Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 20 de julho de 2004 - Nº 1079 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Região registra as férias de julho mais chuvosas desde 95


Caraguatatuba
48º Jogos Regionais bate recorde de cidades
Operação conjunta vistoria restaurantes em Caraguá
Cadeia de Caraguá vive "pré-rebelião"
Cemitério de Caraguá está sem vagas
Mulher morre ao ser atropelada por moto

Ilhabela
Feira da Troca em Ilhabela 
Ilhabela é destaque nas áreas de Saúde e Educação


São Sebastião
Alunos das Oficinas Culturais se apresentam no Teatro Municipal

Ubatuba
Suelen busca 1º título brasileiro
Sesmaria terá asfalto até escola
Tapa-buraco no Perequê-Mirim
Vacinação contra a Hepatite B


Seções
Política
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Região registra as férias de julho mais chuvosas desde 95
Em alguns municípios, o volume de chuva já se aproxima do dobro da média

Litoral Norte - O mês de julho deste ano já é o mais chuvoso dos últimos nove anos no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A chuva e o vento dos últimos dias têm aumentado a sensação de frio nas pessoas.
De acordo com o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista, os índices de chuva deste mês já são praticamente os mesmos índices registrados em julho de 95. Em algumas cidades a chuva registrada no mês, até ontem, já estava quase o dobro da média.
Chove na região desde o último sábado por causa da presença de uma massa de ar frio, que chegou no Vale após a passagem de uma frente fria, segundo a pesquisadora do Cptec Viviane Algarve.
A previsão é que o sol volte a aparecer na região a partir de quinta-feira. Até amanhã ainda devem ocorrer chuvas em toda a região.
Em São José dos Campos já choveu em julho 46,7 milímetros. Segundo o Cptec, a média de chuva na cidade no mês de julho é de 25 milímetros.
Em Campos do Jordão choveu até ontem 47,9 milímetros, contra a média de 38 milímetros. Em Ubatuba foram 128 milímetros de chuva até ontem --a média é de 106 milímetros.
Segundo Viviane, a média foi tirada usando os índices registrados de 1960 a 1990. Ela disse que a alta umidade relativa do ar faz com que as pessoas tenham a sensação de um clima mais frio do que apontam as temperaturas. Ontem o Cptec registrou 100% de umidade no Litoral, 90% no Vale e 85% na Serra.
A dona-de-casa Naide Galvão, 60 anos, de São José, disse que a chuva e o vento faz com que ela sinta mais frio e que a chuva incomoda quando ela tem que sair de casa. "Não é fácil carregar guarda-chuva e sacolas ao mesmo tempo."
A dona-de-casa Patrícia Barbosa, 32 anos, disse que não liga de sair na chuva. "Temos que curtir tudo o que a natureza oferece."
TEMPERATURA - Para hoje e amanhã estão previstas temperaturas mínimas de 14ºC em São José, 8ºC em Campos e 16ºC em Caraguatatuba. Na quinta a mínima deve cair dois graus em São José e Caraguá. Em Campos, a temperatura deve se manter.
No domingo a mínima foi de 7,9ºC em Campos, 13,9ºC em São José e 15,9ºC em Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Capitão Campos Junior - Fale Comigo O Guaruçá Pousada das Cachoeiras

48º Jogos Regionais bate recorde de cidades
Prefeitura, Policia Militar e Polícia Rodoviária já tem operações de trânsito e segurança visando manter a a ordem durante os Jogos Regionais.

Caraguatatuba - O 48º Jogos Regionais terá a sua largada oficial em Caraguatatuba nesta terça-feira, dia 20, às 19 horas, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (mudança decidida nesta manhã em função das chuvas). A abertura contará com a presença do Governador Geraldo Alckmim e do secretário da Juventude, Esportes e Lazer do Estado, Lars Grael, além de autoridades e atletas de toda a região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e interior do estado. Haverá desfile de apresentação das delegações e também de ex-atletas. Os Jogos Regionais estão entre os cinco de maior concentração de atletas, do mundo.
Segundo o chefe do Comitê Dirigente, Mauro Tadeu Koenigkan, da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, a 48ª edição dos Jogos bateu recorde na região, com 40 cidades participantes. O evento irá reunir 8 mil atletas, além dos organizadores, sendo 300 profissionais só da Secretaria da Juventude, mais funcionários municipais, além de familiares e torcida em geral. Segundo o secretário de Esportes Nivaldo Alves, o evento manterá um público de 50 mil pessoas por dia, destacando que este número aumenta de acordo com as modalidades, como volei, basquete, futsal, biribol, tênis, que deverão atrair mais de 10 mil pessoas. 
De acordo com o Capitão da PM, Walter Padula, o Comando de Policiamento da PM do Interior, sede em São José dos Campos disponibilizou 24 policiais e seis motocilistas; o 20º Batalhão da PM do Interior, sede em São Sebastião disponibilizou o efetivo da ronda escolar da 1ª Cia PM, de São Sebastião e da 3ª Cia de Ubatuba, além de disponibilizar a força tática do Batalhão para eventos de maior complexidade. A 2ª Cia, com sede em Caraguatatuba, além do reforço policial que irá receber de outras companhias e do CPI-1, contará também com o trabalho de policiais militares em escalas extraordinárias, havendo ainda o cancelamento de afastamentos no período do evento. O efetivo de policiais terá um aumento de 50 policiais, distribuídos em pelotões para atuação nos locais dos jogos. Também serão feitas rondas nas escolas e nos locais de alojamentos das delegações. Será utilizado policiamento com viaturas leves, bicicletas, motocicletas, policiamento ostensivo a pé e tático móvel. (Mais informações pelos telefones 3882-2333/3883-9797.
O sargento da Polícia Rodoviária, João Caetano dos Santos Filho declarou que está tratando os Jogos Regionais como a temporada de verão na cidade, e por isso terá reforço de policiais, com comandos próximo ao Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, e os dois principais acessos a locais dos jogos no Morro do Algodão e no Travessão. O sargento declarou que foi pedido ao DER, que promova, dentro do possível, a liberação de trânsito visando evitar o congestionamentos.
A Divisão de Trânsito (Ditran) está instalando 208 banners de indicação dos locais dos jogos e dos alojamentos. O diretor Celso Rapacci acredita que haverá maior concentração no dia 20, com a abertura dos jogos. Para evitar tumultos no trânsito, a Ditran fará interdições parciais próximo Centro Esportivo, a partir das 16 horas do dia 20, para facilitar o embarque e o desembarque de atletas, mas o trânsito permanece livre para outros veículos. Com a recente contratação de agentes de trânsito, a Ditran dará cobertura total nos locais dos jogos e alojamentos.
Todos os participantes dos Jogos poderão participar de passeios turísticos programados por alunos do curso de Turismo das Faculdades Integradas Módulo.
Os 48º Jogos acontecem nos centros e ginásios esportivos, campos de futebol, pista de skate, pista de bicicross e pista de ciclismo, Ceprolin, Faculdades Integradas Módulo, o Clube Ilha Morena, o Princes Clube, o Centro de Convivência da Terceira Idade - Estrela do Mar e a Academia de Tênis Top Spin. Diversos locais passaram por reformas, como o campo do Travessão, a quadra do Tinga, o Centro Esportivo Municipal, os campos do Indaiá, Poiares e Porto Novo. 
Para receber as delegações dos 40 municípios participantes, a Prefeitura utilizará 47 locais para alojamento, entre eles escolas municipais, estaduais e particulares, centros esportivos e comunitários, a APAE, a sub-prefeitura da zona sul, entre outros. Cada alojamento foi designado a um município. A delegação de Ubatuba, por exemplo, ficará alojada na EMEF Profa. Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu; a de São Sebastião, na E.E. Thomaz Ribeiro de Lima; a de Ilhabela, na EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz; e a de Caraguá, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, no Jd. Britânica. Mais informações sobre os jogos podem ser obtidas no site www.jogosregionais.caraguatatuba.sp.gov.br 

Números: 
Atletas participantes - 8 mil
Atletas de Caraguá - 400
Modalidades disputadas - 29 
Locais dos jogos - 30 
Alojamentos - 47
Investimentos - R$ 2 milhões
Cidades participantes - 40 (Fonte: PMC)

Operação conjunta vistoria restaurantes em Caraguá
Vinte e cinco restaurantes de Caraguatatuba foram vistoriados na última sexta-feira, dia 16, numa operação conjunta entre a Vigilância Sanitária de Caraguá, a Vigilância Sanitária do Estado, o Ibama e a Polícia Ambiental. O objetivo da ação era coibir a venda de palmito clandestino

Caraguatatuba - Uma ação conjunta entre a prefeitura de Caraguá, por meio da Vigilância Sanitária, o Ibama, a Polícia Ambiental e a Vigilância Sanitária do Estado, vistoriou 25 restaurantes em Caraguatatuba, na última sexta-feira, dia 16, das 15 às 20h, visando coibir a venda de palmito clandestino. Nenhuma apreensão ou multa foi realizada no município. 
Segundo o diretor da Saúde Coletiva de Caraguá, o veterinário Guilherme Garrido, as vistorias aconteceram em todo o Litoral Norte e terão continuidade ao longo do ano.
Ele informou que o consumo do palmito mal manipulado, ou seja, produzido em condições inadequadas de higiene, pode causar uma doença denominada botulismo. “Essa doença se desenvolve no organismo de 12 a 36 horas após o consumo, e os sintomas são paralisia muscular e respiratória, e distúrbios visuais, levando muitas vezes à morte”, afirmou Garrido.
O diretor orienta as pessoas para que não consumam um produto que não seja registrado e produzido adequadamente. “O botulismo se desenvolve a partir de uma toxina da bactéria Clostridium botulinum encontrada no solo, no intestino dos animais, e em conservas de vegetais caseiras. Pode ser encontrada também no mel e no palmito mal manipulados”, disse.
Se encontrado palmito clandestino nos estabelecimentos de comércios de alimentos, a multa da Vigilância Sanitária do município pode variar entre 250 e 1000 VRMs (Valor de Referência do Município R$1,5342). A multa do Ibama é de R$500 para cada quilo de palmito encontrado in natura, e a multa da Polícia Ambiental é de R$ 36,70 para cada dúzia de palmito in natura e R$11,58 para cada vidro de palmito em conserva. (Fonte: PMC)

Cadeia de Caraguá vive "pré-rebelião"
Após fuga de sete presos, PM reforça segurança; moradores reclamam de medo e insegurança devido à superlotação

Caraguatatuba - A Polícia Militar reforçou a segurança na Cadeia Pública de Caraguatatuba após a fuga de sete presos na madrugada do último domingo. "O clima no interior da cadeia é de pré-rebelião", afirmou o delegado Renato Coletes, diretor da cadeia, em razão da superlotação.
Um grupo de 141 presos está alojado em cinco celas devido à interdição de três celas no fim-de-semana. São quase 30 presos abrigados em cada cela. A cadeia, construída em 1976, tem capacidade para 48 presos.
O delegado titular de Caraguá, Leon Nascimento Ribeiro, afirmou que a situação é insustentável devido à fagilidade da cadeia e à superlotação.
Foi a terceira fuga registrada na cadeia no período de um ano. As fugas e tentativas ocorridas na cadeia, localizada em bairro nobre da cidade, têm gerado medo e insegurança aos moradores e turistas.
Dezenas de tentativas de fuga, uma delas ocorrida na manhã de ontem, já foram evitadas pela polícia.
Devido às ocorrências no local, há seis meses tramita na Justiça um processo para a interdição da Cadeia Pública.
FUGA - A fuga dos sete presos aconteceu por volta das 5h de domingo. Os presos da cela 10 abriram um túnel de cerca de 5 metros de extensão e fugiram sem serem vistos.
Até o final da tarde de ontem, nenhum deles tinha sido recapturado pela polícia. Segundo o delegado Renato Coletes, diretor da cadeia, fugiram traficantes, assaltantes, estrupadores, presos que estavam alojados em uma cela improvisada, pelo fato de estarem "jurados de morte" pelos demais detentos.
Por volta da 9h30 da manhã de ontem, uma tentativa de fuga foi evitada pela polícia, dessa vez, na cela 3.
A Polícia Civil solicitou ao delegado seccional João Barbosa Filho a transferência de 50 dos 141 detentos. "Estou insistindo junto à Secretaria de Segurança Pública a remoção dos presos, mas está complicado", afirmou ele.
A Polícia Militar reforçou a segurança dentro e fora da cadeia. Três viaturas estão de plantão nas proximidades da delegacia.
MEDO - As fugas e tentativas na cadeia, situada no bairro residencial Jardim Primavera, um dos mais tracionais da cidade, têm gerado medo e insegurança aos moradores.
A professora Vera Nunes, que mora há 26 anos no bairro, disse que tem evitado sair à noite ou chegar muito tarde em sua casa. "A gente vive insegura", disse.
Vera afirmou que a cadeia deveria ser transferida para um local mais distante do centro da cidade.
O medo atinge também aqueles que possuem casa de veraneio nas proximidades da cadeia. "A gente pensa até mesmo em vender a casa e procurar um local mais distante", afirmou o veranista Caio Roberto Fabri, 38 anos, que mora em São Paulo e tem casa de veraneio em frente à cadeia de Caraguá.
Segundo ele, a família tem convivido com tiroteios, gritarias e muita movimentação dentro e fora da cadeia. "Nós ficamos muito preocupados com toda essa agitação, principalmente, por causa das crianças", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Cemitério de Caraguá está sem vagas

Caraguatatuba - O Cemitério Municipal de Caraguatatuba será desativado parcialmente pela prefeitura local por falta de vagas para novos sepultamentos.
A prefeitura só tem permitido o sepultamento de pessoas cujas famílias possuem jazigos permanente. O cemitério foi construído em 1956 e registra 17.221 sepultamentos --eram 50 sepultamentos por mês.
Segundo informou a Prefeitura, não existem mais espaços para novos jazigos, as 1.420 gavetas estão ocupadas e existe dificuldades para implantação de um novo cemitério municipal.
As famílias que não possuem jazigos permanente estão sepultando seus mortos no cemitério particular Bela Vista, a 6 km do centro da cidade. O cemitério possue um convênio com a prefeitura, que garante 127 vagas para o sepultamento de pessoas carentes ou indigentes.
Segundo a funcionária do Cemitério Bela Vista Maria Teresa Guerra, um jazigo familiar no local custa R$ 4.320 que podem ser pagos em até 36 parcelas. No Cemitério Municipal o sepultamento custava R$ 283. (Fonte: ValeParaibano)

Mulher morre ao ser atropelada por moto

Caraguatatuba - Cláudia Cristina José, de 27 anos, morreu na madrugada de ontem ao ser atropelada por uma motocicleta no km 113 da SP-55, no trecho Caraguá-São Sebastião. O piloto fugiu. O delegado Múcio Machado de Alvarenga, do 3ª de São Sebastião, disse que a polícia tentará identificar a moto e o piloto a partir das análises dos pedaços de carenagem da motocicleta encontrados no acostamento. No fim de semana, a Polícia Rodoviária Estadual registrou 14 acidentes em rodovias do Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)



Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Feira da Troca em Ilhabela 

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, organiza a Feira de Troca. Este evento busca promover a troca, compra e venda de objetos usados ou reciclados, mostrando assim que nem tudo que está usado deve ser jogado fora, e para algo ser útil e bonito não precisa ser novo. As pessoas que queiram participar da Feira podem trazer objetos, livros, discos, fitas, roupas, brinquedos e móveis usados para trocar ou vender. Durante o evento, os participantes serão responsáveis pelo cuidado e segurança de seus objetos; expor somente objetos necessariamente usados ou feitos a partir de materiais reaproveitados; levar de volta qualquer material que não tenha sido vendido ou trocado durante a feira, de forma a não deixar qualquer resíduo na praça; evitar o uso de embrulhos, ou, nos casos estritamente necessários, preferir embalagens alternativas ou reutilizadas e não entregar panfletos, folders ou outros materiais que aumentem a geração de lixo. A Feira acontecerá domingo dia 20 de junho das 9 às 14 horas, na Praça da Mangueira no Bairro do Perequê. Participe! (Fonte: PMI)

Ilhabela é destaque nas áreas de Saúde e Educação 

Ilhabela - Ilhabela ficou bem colocada no Índice Paulista que mede a Responsabilidade Social, realizado pelo Seade. De 2000 para cá, dois quesitos mostraram considerável melhora; Educação e Saúde. 
Segundo o prefeito Manoel Marcos, este avanço se deve a um generoso aumento nos investimentos destinados a estas duas áreas."Com a cobertura quase total do município pelo programa Saúde da Família, os novos postos de saúde, o funcionamento impecável do Hospital Gov. Mário Covas Jr. e o treinamento do pessoal, tivemos realmente uma considerável melhora nos serviços de Saúde prestados a população". 
"Na Educação a volta do transporte escolar, a construção, reforma e a ampliação de várias outras unidades em todos os pontos possíveis do município e os programas de capacitação dos professores, realmente colocaram nosso município em uma situação de destaque perante os demais municípios do estado" 
Segundo a fundação nosso município ocupa hoje o 67º lugar, entre os mais de 640 municípios paulistas, no quesito riqueza. A fundação Seade divulgou também que apesar dos 20.000 habitantes, em 2000, apenas 3,8% eram servidos pela rede de esgoto e 27,9% das residências foram consideradas inadequadas. Sobre este tema o prefeito comentou que "realmente o maior problema que temos hoje no município é na área de Saneamento Básico. Apesar da luta para reverter esta situação os avanços tem sido muito pequenos nesta área". No que diz respeito a qualidade das residências Manoel Marcos acha que o próprio desenvolvimento do País e a conseqüente melhora no nível social em geral vai frear um pouco a migração, fixando melhor as famílias em seu lugar de origem. Isto sem dúvidas contribuirá para um planejamento melhor e uma melhora nas condições sociais de nossa população, com reflexos na qualidade das moradias. 
A Fundação Seade é, hoje, um dos mais especializados centros nacionais de produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Descendente da repartição de Estatística e Arquivo do Estado, criada em 1892, transformou-se em Fundação, em dezembro de 1978. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Alunos das Oficinas Culturais se apresentam no Teatro Municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Turismo e Cultura (Setec) deu início ontem, dia 19, à Programação das Oficinas Culturais, que conta com uma série de “Noites de Gala”, que prosseguem até o dia 23 de julho, no Teatro Municipal, sempre às 19 horas. Ontem, ocorreram apresentações de Jazz, Jazz adaptado (grupo da 3a idade) Ballet Clássico, Sapateado e Esquetes Teatrais. Os alunos do Projeto Cidadão Criança e do Projeto Viração também fizeram apresentações, sepradamente, de Capoeira Angola.
Hoje, dia 20, as atrações serão de Teatro (estátuas vivas), Teclado, Violão, Esquetes Teatrais, Cavaquinho e Dança estilo livre. Amanhã, dia 21, serão apresentadas Esquetes Teatrais, Jazz, Dança estilo livre, Street Jazz infantil, Dança Clássica livree Dança Contemporânea. Logo em seguida, defronte ao teatro, haverá a exibição de Capoeira Regional e Samba de Roda. Já no dia 22, quinta-feira, os alunos das oficinas culturais farão apresentações de Cavaquinho, Street Dance, Dança Recreativa e Hip Hop. Nessa noite ainda, a BAMISS (Banda Municipal Infantil de São Sebastião) fará uma apresentação muito especial. Finalmente, encerrando a programação, no dia 23, sexta-feira, a Noite de Gala contará com a presença da Camerata e do Coral Municipal.
Para quem tiver interesse em assitir às apresentações, os convites estão sendo distribuídos na bilheteria do Teatro Municipal, sempre à partir das 14 horas. Crianças de até 12 anos de idade somente podem comparecer acompanhadas dos pais ou responsáveis. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia 

Suelen busca 1º título brasileiro

Ubatuba - Líder do SuperSurf 2004, a ubatubense Suelen Naraisa pode conquistar, com uma etapa de antecedência, o título de campeã brasileira de surfe profissional. O feito pode acontecer entre amanhã e domingo, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.
Só a cearense Silvana Lima pode atrapalhar o sonho de Suelen, que poderá se tornar a primeira paulista na "Galeria das Campeãs Brasileiras da Abrasp (Associação Brasileira de Surfe Profissional)".
HOMENS - Depois de 9 anos do segundo título brasileiro de Ricardo Toledo, Renato Galvão e Odirlei Coutinho estão de novo na briga para tentar recolocar Ubatuba no topo do ranking nacional.
Assim como no ano passado, o principal adversário é o carioca Leonardo Neves. Os três são os únicos que estarão disputando a liderança entre os homens. (Fonte: ValeParaibano)

Sesmaria terá asfalto até escola

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vem dando continuidade ao asfaltamento do prolongamento da rua Fluminense, na Estufa II em direção ao bairro da Sesmaria. Um novo trecho foi pavimentado e, de acordo com a Secretaria de Obras, terá como ponto final a EM “João Alexandre”. Além disso a pavimentação da rua Bangu seguirá até a rua 7 de Setembro e, neste ponto, seguirá em frente até atingir a estrada principal de acesso à Sesmaria. “ Com estas obras os dois bairros, Estufa II e Sesmaria contarão com um grande eixo rodoviário asfaltado”, afirma Jeriel Rocha, Secretário de Obras.
A travessa da rua Gurgel, no final do bairro da Sesmaria foi concretada tendo a Prefeitura fornecido o material e a comunidade participado com a mão de obra. Para o morador Ivo Julio da Silva, a concretagem mudou totalmente as condições de acesso pois até agora ficava impossível a chegada de veículos, principalmente ambulância e caminhões de entrega.
A Prefeitura vem realizando ainda a urbanização ao redor da ponte da Bela Vista. Todos os acessos a ponte serão asfaltados. Ainda no bairro vem sendo pavimentada a terceira travessa da rua Ivo Júlio da Silva. (Fonte: PMU)

Tapa-buraco no Perequê-Mirim

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vem realizando os serviços de tapa-buraco na estrada principal do Perequê-Mirim do início do bairro até as proximidades do Morro do Funhanhado. Os serviços em andamento não comprometem o futuro recapeamento. Alguns trechos da Av. Rio Grande do Sul também vem sendo recuperados estando programados ainda as ruas Taubaté e Irene, no Itaguá. No Saco da Ribeira, a Secretaria de Obra realiza limpeza, capinação e retirada de entulho no trevo de entrada bem como na av. Marginal. No bairro do Lázaro foram executados também a limpeza e capinação das principais ruas. (Fonte: PMU)

Vacinação contra a Hepatite B

Ubatuba - A Secretaria de Saúde do Estado e Municipal, decidiram aproveitar o período de férias escolares para convocar crianças e adolescentes de 0 a 19 anos para tomarem a vacina contra a hepatite B, gratuitamente nos Postos de Saúde de todo o Município. Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde revela que 57% das pessoas dessa faixa etária ainda não foram imunizadas contra a doença.
Desde 2001, quando a vacinação contra a hepatite B foi instituída pelo Ministério da Saúde , cerca de 4,6 milhões de crianças e adolescentes paulistas tomaram a vacina. Estima-se que 6 milhões de pessoas ainda precisam comparecer aos postos de todo o Estado.
Os pais e responsáveis devem aproveitar esse período de descanso para levarem os filhos aos postos de saúde de suas cidades , com a caderneta de vacinação. 
A Hepatite B é uma doença grave, mas que pode ser evitada se a pessoa estiver vacinada.
Ë preciso tomar 3 doses da vacina para ficar imune a hepatite B.A primeira é , geralmente após o nascimento e as outras duas nos dois próximos anos. Mas caso você só tenha tomado uma só dose ou nenhuma , criança ou adolescente ,compareça ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Política Topo

Bastidores Político de Ubatuba

Nada de novo no front, parece que vamos continuar nesse ritmo até agosto. 
Segundo informações colhidas junto às lideranças das campanhas a coisa só vai pegar mesmo depois que começarem os programas de rádio. 
Ontem eu comentava os métodos que alguns candidatos usam para chegar ao poder. 
Na impossibilidade de convencer os moradores da terra de suas qualidades e obter os votos que precisam, eles vão buscar moradores de outras terras e os colocam a seu serviço. Já sabemos o que isso acarreta em termos de custo social. 
No último dia de transferência de título um grupo que há pouco descera na rodoviária perguntava na fila do TRE o nome desta cidade. As práticas são sempre as mesmas, até que a vitória nas urnas seja conseguida. Depois a coisa muda de figura, como estamos acostumados há muito tempo. 
Os que foram usados na eleição são abandonados à própria sorte, gerando a cada dia que passa um contingente maior de excluídos. Outro costume nefasto é o de comprar votos usando cestas básicas como mercadoria. 
Há um candidato armazenando centenas delas, alguns dizem milhares. Ele pensa que vai distribui-las sem que ninguém perceba. Desta vez essa prática poderá significar impugnação, eu sei de um exército de gente preparada para fiscalizar. 
Estão espalhados pelos quatro cantos da cidade, munidos de câmeras e gravadores. 
Em vez de tentar comprar o voto seria melhor convencer os eleitores usando um programa de governo sério, abrangente, que tocasse nos pontos chave, que mostrasse ter o candidato disposição de atacar os problemas que afetam esta bela cidade. Vamos esperar para ver. 
Por falar em candidatos, esta coluna teve a oportunidade de dialogar com um jovem cheio de boas idéias e dono de grande dinamismo. É o Dr. Fabrício, engenheiro idealista e trabalhador. Vai enfrentar a disputa com coragem e vontade. Ele representa o novo surgindo na política ubatubense. Ubatuba precisa de gente assim, pessoas bem-preparadas e com disposição para o trabalho. 

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html 

Carta do Leitor Topo

Resposta ao Pedido de Socorro - Como procurador do Dr. Waldemar Marques Ferreira e em resposta a coluna Carta do Leitor, assinada por Maria de Lourdes Cavalcanti, bairro do Perequê-Mirim, embora concorde com a reclamação da missivista, não posso aceitar os termos tidos como denúncia dos fatos que vem ocorrendo em sua casa, localizada naquele bairro, isto porque a pessoa que lá se encontra recusa-se a sair da casa e retirar seus animais. Para tanto já foi solicitado e reiterado pedido à Secretaria Municipal de Saúde – processo nº SS/7659/04, reiterado em 05/07/04 – e notificação para rescisão do contrato de comodato, protocolado no Cartório de Notas da Comarca.
Por outro lado, embora respondendo os termos do “Pedido de Socorro”, em nome do Dr. Waldemar, agradecemos a manifestação do leitor e estamos encaminhando cópia aos autos do processo administrativo em epígrafe.

Herbert Marques
Advogado 
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Itaguá

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor