Litoral Virtual últimas notícias do litoral
sexta-feira, 23 de julho de 2004 - Nº 1082 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Tempo fica nublado no Litoral Norte
2 são mortos a tiros no litoral


Caraguatatuba
Chuva alaga fazendas e mata 58 animais
Juíza rejeita acusação contra Antonio Carlos
Atleta de Caraguá é ouro na natação
Skatistas torcem para chuva dar trégua
48º Jogos Regionais em Caraguatatuba
Foccus Promoções realiza festa para atletas dos Jogos Regionais

Ilhabela
Transbordo do "Lixão"
Serão apenas 80 casas populares 


São Sebastião
Sabesp explica procedimentos usados para verificar qualidade da água
Suposto ladrão de Juquehy é assassinado dentro de casa

Ubatuba
Festival revela sabor do camarão
Suelen é eliminada e adia sonho de título
Rodoviária Federal prende ladrões de som de carro na BR-101
Ladrões levam aparelhos de escola da Bela Vista
Pescador, comerciante e mestre de obras são vítimas de atentados
Foragida há seis anos de penitenciária de Butantã é capturada na Casanga
Dois roubos são registrados próximo ao shopping do Itaguá


Seções
Crônica
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Tempo fica nublado no Litoral Norte

Litoral Norte - O Litoral Norte deve ter um dia hoje nublado e com períodos de chuviscos, de acordo com previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Cachoeira Paulista. Já no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira o sol aparecerá entre nuvens.
Para o final de semana a previsão é que o sol continue aparecendo entre poucas nuvens no Vale e Serra e, no Litoral a nebulosidade deve se manter.
As temperaturas devem continuar baixas em toda a região e a previsão é que caiam até dois graus entre amanhã e segunda-feira.
Ontem, a temperatura mínima foi registrada em Campos do Jordão --3,1ºC. Em Cachoeira Paulista a mínima foi de 6,0ºC, em São José dos Campos foi de 9,2ºC, em Guaratinguetá de 10ºC e, em Ubatuba, a mínima foi de 12,4º.
A umidade relativa do ar ontem continuava alta na região --90% no Litoral Norte, 85% no Vale do Paraíba e, 80% na Serra da Mantiqueira.
FRIO - Em São José dos Campos a temperatura mínima amanhã esperada pelo Cptec é de 11ºC. No domingo deve ser de 12ºC e na segunda volta a cair, chegando a 10ºC.
Em Caraguatatuba a temperatura máxima deve cair de 20ºC amanhã para 19ºC na segunda e a mínima deve ser de 12ºC amanhã e segunda e, de 14ºC no domingo.
Para Campos do Jordão a previsão é que a temperatura mínima seja de 5ºC amanhã, 4ºC no domingo e, 3ºC na segunda-feira. (Fonte: ValeParaibano)

2 são mortos a tiros no litoral

Litoral Norte - Duas pessoas foram executadas no Litoral Norte. Em Ubatuba, Marcelo Ramos da Paixão foi encontrado morto às 21h da última quarta-feira, na rua Benedito Henrique, no bairro do Perequê-Mirim.
Segundo a Polícia Militar, a vítima, de aproximadamente 25 anos, teria sido baleado com seis tiros, quatro deles disparados no rosto.
Ele foi encontrado na rua pelo pescador Rogério Lopes. Segundo a polícia, a vítima foi reconhecida por um familiar. A polícia não tem pistas do autor dos disparos.
Em São Sebastião, às 5h da manhã de ontem, na rua Amazonas, próximo ao centro da cidade, C.E.L.C, 35 anos, foi encontrado ainda com vida, mas não resistiu ao ferimento. Ele levou um tiro na cabeça.
A Polícia Civil preferiu não revelar o nome da vítima. C.E.L.C. teria passagens na polícia por envolvimento com drogas.
As duas cidades já registraram homicídios no início da semana. O ajudante-geral Michael Batista de Oliveira, 23 anos, foi executado no bairro Juqueí, em São Sebastião. Em Ubatuba, o mestre-de-obras Marco Antônio da Silva Cardoso, 31 anos, foi assassinado na estrada principal do Monte Valério. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Capitão Campos Junior - Fale Comigo O Guaruçá Pousada das Cachoeiras

Chuva alaga fazendas e mata 58 animais
Inundação de rios atinge duas propriedades em Caraguá; donos pedem socorro ao Daee e Secretaria da Agricultura

Caraguatatuba - As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte nos últimos dias provocaram a morte de 58 animais em fazendas localizadas na região sul de Caraguatatuba.
Vacas e bois morreram afogadas devido às cheias dos rios Pirassununga e Marisco. Em algumas fazendas, o nível da água chegou a atingir até dois metros. O prejuízo para os criadores de gado com a morte dos animais é estimado em R$ 40 mil.
Para um dos criadores, a inundação ocorrida entre terça e quarta-feira teria sido a maior já registrada nos últimos 30 anos. Os proprietários rurais pediram ajuda ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a Secretaria Estadual de Agricultura, cujos técnicos só puderam vistoriar as áreas inundadas na manhã de ontem.
A região sul de Caraguá tem 12 criadores de gado. As chuvas fizeram os rios transbordar --com as águas invadindo a maioria das fazendas.
Segundo a Defesa Civil, nos três dias a chuva atingiu índice de 178,8 milímetros --superior ao volume registrado durante todo o mês de janeiro.
A Fazenda Boi na Água ficou totalmente inundada. O proprietário, Mauro Andrade, disse ter perdido 46 animais, a maioria das raças Nelore e Girolando.
Para evitar a morte de mais animais, Andrade foi obrigado a transferir cerca de 700 animais para áreas mais elevadas de fazendas vizinhas. "Fiquei com 50 alqueires de terras debaixo de 2 metros de água", lamentou.
A Fazenda Serramar, a maior do Litoral Norte, também teve animais mortos devido à inundação. Segundo o administrador da fazenda, Vitor José Rodrigues, 12 vacas foram encontradas mortas.
Ele afirmou que o prejuízo não foi maior, porque a fazenda havia feito há um dique de areia nas margens do rio Pirassununga para impedir que as águas das cheias atingissem as áreas da Serramar.
A fazenda mantém 11 mil cabeças de gado. "Mesmo assim, alguns locais chegaram a ficar com até 1,5 metros de água", afirmou.
A Casa da Agricultura de Caraguatatuba não soube informar se outros criadores também perderam animais com as inundações provacadas pelos rios que ficam na região sul.
Os animais morreram afogados e por terem ficado muito tempo expostos às baixas temperaturas provocadas pela água (hipotermia).
Os animais mortos serão recolhidos hoje. Para evitar riscos de doenças, serão enterrados na própria fazenda.
SOCORRO- Os responsáveis pelas fazendas Serramar e Boi na Água pediram ajuda do Daee e da Secretaria da Agricultura por entenderem que é preciso aumentar a vazão dos rios Marisco e Pirassununga.
Eles querem também que os técnicos orientem os fazendeiros e produtores rurais a construir diques dentros das técnicas.
"Minha fazenda foi a mais prejudicada por ficar na parte mais baixa e ter recebido quase todo o volume da água dos dois rios", disse Andrade.
Ele também solicitou ao Daee que as calhas dos rios sejam desassoreadas, para facilitar a vazão das águas em direção ao mar.
O engenheiro César Galdino, do Daee, visitou ontem a região atingida e afirmou que a calha dos rios não tem suportado o volume de águas que descem as encostas da serra e atingem a bacia do Rio Claro.
"A extravazão provocou as inundações das margens dos dois rios", afirmou. Segundo Galdino, o Daee fará um estudo adequado da bacia para procurar solucionar o problema das inundações. (Fonte: ValeParaibano)

Juíza rejeita acusação contra Antonio Carlos

Caraguatatuba - A juíza eleitoral de Caraguatatuba, Regiane dos Santos, decidiu ontem pelo arquivamento da denúncia feita pelos diretórios do PMDB e PSB, que consideravam propaganda política ilegal as placas de obras instaladas na cidade pelo prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). A juíza manteve assim o mesmo parecer dado pela promotora eleitoral, Maria Cristina Tadeu Garcia, na quarta-feira, rejeitando a denúncia dos partidos. (Fonte: ValeParaibano)

Atleta de Caraguá é ouro na natação
Disputando na categoria Portador de Deficiência, atleta ganha sua terceira medalha em três participações em Jogos Regionais

Caraguatatuba - O atleta de Caraguatatuba, Fabiano Freitas Daniel, conquistou a medalha de ouro nos 100 metros livres, e espera bom desempenho, na prova de 50 metros livres no 48º Jogos Regionais. A disputa aconteceu hoje, dia 22, pela manhã, na piscina do Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves".
Fabiano é destaque da equipe de natação da cidade. Em sua terceira participação em Jogos Regionais, já ganhou três medalhas, duas de bronze, durante sua primeira participação nos Jogos que disputou por São Sebastião, e, a mais recente, de ouro. Para o atleta, a deficiência nunca representou um obstáculo, ao contrário, sempre buscou vencer todos os desafios. 
Ele pode ser considerado um vencedor. Na infância, por indicação médica, começou a nadar. Sua treinadora, Juliana Oliveira, o incentivou a começar a disputar provas oficiais. Ele não se rendeu aos obstáculos que teria de enfrentar e foi à luta, apesar de nunca ter pensado em disputar provas oficiais.
Hoje, ele diz se sentir orgulhoso por seu desempenho e que, quando compete, sempre tem em mente outros deficientes. "É isso que me dá força para continuar", afirmou.
A medalha, para Fabiano, representa muito mais do que o 1º lugar, ela serve de incentivo aos outros atletas portadores de deficiência que, por algum motivo, ainda têm receio de disputar provas oficiais. (Fonte: PMC)

Skatistas torcem para chuva dar trégua

Caraguatatuba - Os skatistas que vão disputar os Jogos Regionais estão de olho no céu hoje. Ontem, por causa da chuva, os atletas não puderam fazer o reconhecimento da pista de skate. A tarefa foi transferida para hoje, às 8h, mas continua sujeita a alteração por causa da chuva. A competição está programada para acontecer a partir das 10h30. O skate é uma das modalidades vinculadas e vale um ponto. Na categoria masculino (livre e sub-18) estarão competindo skatistas de Caçapava, Caraguá, Jacareí, Mogi das Cruzes, Pinda, São Sebastião e Ubatuba. No feminino, disputam Caraguá e Pinda. No total, serão cerca de 60 atletas. (Fonte: ValeParaibano)

48º Jogos Regionais em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Saiba tudo que está acontecendo dia a dia nos 48º Jogos Regionais. Boletins diários, programação, resultados e muito mais você fica sabendo acessando http://www.jogosregionais.caraguatatuba.sp.gov.br 

Foccus Promoções realiza festa para atletas dos Jogos Regionais
A Foccus Produções e eventos estará realizando no sábado, 24, no Espaço Bijus, a Sport Night a Festa. Atletas dos Jogos Regionais terá desconto especial

Caraguatatuba - A Foccus Produções e Eventos estará realizando a "Sport Night a Festa", no próximo sábado, 24, no Espaço Bijus, às 22 horas. Uma festa feita especialmente para os atletas, que estão participando do 48º Jogos Regionais. A noite promete muita animação com dois DJs, três bares, área vip e show de pirofagia.
A festa que tem o apoio da Secretaria de Esportes e recreação, terá um preço especial para os atletas que apresentarem o flayer/convite. Os turistas e moradores da cidade poderá adquirir os ingressos na bilheteria com o preço normal. Os ingressos não estão a venda com antecedência. 
Para animar ainda mais, a Foccus estará realizando o concurso "Musa dos Jogos Regionais". Para participar do concurso, cada delegação terá que fazer inscrição de sua candidata ao título. Ela terá que ser atleta e fazer parte da delegação.
Mais informações no telefone 9152-5969 com Edivaldo. (Fonte: PMC)



Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Transbordo do "Lixão"

Ilhabela - Os problemas decorrentes do acumulo de lixo tem trazido enormes transtornos às cidades. Em geral, a falta de local apropriado para a disposição final acaba por transformar os lixões em verdadeiras armadilhas para os mananciais e para a saúde pública. O solo e o subsolo são contaminados pela infiltração do chorume, o caldo do lixo, tornando o lençol d´agua poluído, por dezenas de anos. 
Em Ilhabela, pelas características geográficas e limitações naturais, este problema é ainda mais grave e urgente; buscar soluções adequadas demanda recursos técnicos e financeiros que estão fora do município. Foi na busca de uma solução definitiva ao problema do lixo que a Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Divisão de Promoção Ambiental, apresentou ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Humanos) o projeto de readequação, encerramento e recuperação da área do vazadouro municipal. A primeira ação consiste num estudo que prevê: a readequação da área para a disposição de resíduos específicos como os restos de poda, os da construção civil; a implantação do sistema de drenagem de águas pluviais; a ampliação das instalações do "Centro de Triagem", o encerramento das atividades no "lixão" e a recuperação da área atual e sistema de monitoramento do material acumulado na área, durante todos esses. 
A implantação do novo sistema de disposição final do lixo urbano que compreende uma estação de transbordo (transferência) do lixo e o transporte do mesmo até um Aterro Sanitário licenciado pela CETESB.. Segundo Maria Inez Fazzini Biondi, Diretora de Promoção Ambiental da Prefeitura, de Ilhabela "o encerramento das atividades do 'lixão' irá reduzir em muito os impactos sobre o meio ambiente e sobre a saúde das populações vizinhas dos Bairros da Água Branca, Cocaia, Reino, Green Park, alem de projetar Ilhabela no cenário global da sustentabilidade". Para o prefeito Manoel Marcos "é de grande importância a retirada do lixo de nosso município, pois essa medida visa solucionar os diversos problemas ambientais e de saúde pública, gerados pelo lixão". 
Complementam o Plano Integrado de Gestão dos Resíduos Sólidos o projeto de educação ambiental Lixo Legal, também com recurso do FEHIDRO, a parceria Centro de Triagem e Prefeitura Municipal, através de convênio, o Programa de Ilhabela Sem Lixo e o Plano de Resíduos da Construção Civil que deverá ser implantado até Junho de 2004 segundo resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). (Fonte: PMI)

Serão apenas 80 casas populares 

Ilhabela - Apesar do anuncio de que o CDHU autorizou o início da construção de 100 moradias populares em Ilhabela, apenas 80 casas serão construidas. As acirradas discussões sobre a construção de 20 dos 100 apartamentos, na parte mais baixa do terreno, em um terceiro pavimento, acabaram por influir na decisão do Prefeito. Em reunião com a diretoria do CDHU o prefeito decidiu pela construção de apenas 80 unidades habitacionais. A decisão foi tomada dias antes de um mandato judicial, fruto de uma ação popular, onde se pedia a paralisação das obras, chegasse até o gabinete. A intenção era atender a um maior número de famílias carentes com um custo menor. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Sabesp explica procedimentos usados para verificar qualidade da água

São Sebastião - Em ofício encaminhado ao presidente da Câmara Municipal, Marcos Leopoldino (PTB), o gerente da Sabesp em São Sebastião, Josival Alves de Souza, explicou como são os procedimentos para verificar a qualidade da água na região do Litoral Norte de São Paulo. 
Os dados foram fornecidos em resposta a um requerimento do vereador Wagner Teixeira de Oliveira (PV), aprovado no início do mês passado, devido a divulgação na mídia de que a qualidade da água na região não estaria sendo boa para o consumo. 
Segundo Souza, todos os métodos de análises utilizados para verificação da qualidade da água são baseados na Standard Methods For The Examination of Water and Wasterwater 20 Edition e nos procedimentos laboratoriais dos Procedimentos para Controle Sanitário (PCS) adotados para atendimento da ISO 9.001, cujo laboratório está em fase de certificação. Os laboratórios da Sabesp executam análises físicas, químicas e bacteriológicas de todos os sistemas do litoral norte. 
A periodicidade dos exames é de duas vezes por semana na rede de distribuição e a cada duas horas na saída das estações de tratamento de água, atendendo as exigências da Portaria 518, do Ministério da Saúde.
Ele também informa que a estatal não possui, conforme indagava Teixeira, nenhum convênio ou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, e que o responsável pela verificação da água, em unidades da Sabesp, é a Divisão de Controle Sanitário. 
Própria - De acordo com o engenheiro civil e diretor de sistemas regionais, Enéas Oliveira de Siqueira, a água da Sabesp é 100% própria ao consumo, podendo e devendo ser consumida sem preocupações e preferida às águas de fontes alternativas que podem representar riscos reais à saúde. 
Segundo ele, todos os sistemas de produção e distribuição de água do litoral norte são monitorados 24horas por dia por equipes que acompanham todo o processo. 
O grupo pode, conforme explica, providenciar a interrupção do fornecimento nos casos em que não seja possível garantir condições técnicas de continuar operando com a mínima qualidade exigida. As alterações na água ocorrem, normalmente, por causa das chuvas que modificam as características da água captada.
Oliveira declara, ainda, que várias ações estão em andamento para solucionar de vez as questões, como, por exemplo, a aquisição de novos sistemas de filtração para o bairro de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, dentre outros do litoral norte. 
Ele também informa que para os sistemas dos bairros de Maresias e Paúba, ainda na Costa Sul, já foi iniciada a construção de uma Estação de Tratamento de Água, com capacidade de produção de 50 l/s. A previsão de conclusão da obra é para o final de 2.004. 
“O fato da água se apresentar esporadicamente com alterações de cor não significa que não possa ser consumida, pois mesmo assim ela conserva as características de potabilidade à saúde pública”, destaca o engenheiro. 
Em 2.003, de acordo com Siqueira, foram efetuadas 40.842 
análises e, segundo o relatório emitido pelo núcleo regional de saúde do litoral norte, o IPQ (Índice de Performance da Qualidade da Água) a água está excelente.
Complexos - Conforme explica o engenheiro, os procedimentos para coleta de água são complexos e não é raro que a amostra fique comprometida por uma contaminação externa em função de problemas no acondicionamento, transporte ou manuseio. 
O engenheiro também destaca a questão da limpeza das caixas d’água pela sociedade, já que a região tem um alto contingente de casas de veraneio. Segundo Enéas, a água que fica parada nos reservatórios particulares acaba apresentando algum tipo de problema após um certo período. “A Sabesp garante a qualidade de seu produto até o hidrômetro”, diz. 
Entretanto, ele frisa que a estatal, nas agências de atendimento, orienta os usuários sobre os procedimentos de limpeza e cuidados com as instalações hidráulicas. 
“Temos certeza absoluta de que o produto distribuído pelas redes de abastecimento de água da Sabesp é sinônimo de saúde, conforto, bem-estar, qualidade de vida e indutor de desenvolvimento social e econômico”, conclui Siqueira. (Fonte: Imprensa Livre)

Suposto ladrão de Juquehy é assassinado dentro de casa

São Sebastião - O ajudante geral Michel Batista de Oliveira, de 24 anos, que já esteve preso por suspeita de furto na Costa Sul, foi assassinado dentro de sua casa na rua Caramuru, bairro Juquehy, na madrugada de ontem.
O pai dele contou à polícia que estava no quarto quando ouviu vários tiros. A casa tinha sido invadida por um bando com sete pessoas. O ajudante recebeu dois tiros, que atingiram o seu nariz e ouvido. 
Na residência também estava a companheira dele, que se encontrava no banheiro no momento da invasão. Oliveira foi alvo de investigação da Polícia Civil quando iniciou uma onda de criminalidade no bairro há cerca de dois meses. 
Na ocasião ele esteve na cadeia cumprindo uma prisão temporária por envolvimento em furtos no bairro. 
A Polícia Militar atendeu o caso no pronto-socorro de Boiçucanga, para onde ele foi levado por familiares. O homicídio está registrado no 2° Distrito Policial.
Segundo o delegado do setor, Marcelo de Abreu Magalhães, Oliveira também seria usuário de drogas. O crime pode estar relacionado com briga entre bandidos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia 

Festival revela sabor do camarão
Na Praia da Almada, em Ubatuba, crustáceo é servido em 15 versões até domingo

Ubatuba - Ingrediente nobre, de sabor inconfundível, rico em proteínas, sais minerais e vitamina B, o camarão é a principal estrela do 11º Festival do Camarão da Praia da Almada, que será realizado até o dia 25, em Ubatuba.
Tradicional vila de pescadores, a Almada se transforma em pólo culinário para apresentar aos turistas e apreciadores da boa gastronomia as delícias caiçaras preparadas a base do camarão -- aproveitando a temporada de pesca do crustáceo que acontece no mês de julho.
A organização do Festival é realizada pela Saba, Sociedade de Amigos de Bairro da Almada, e conta com a participação de toda a comunidade. Ao todo, sete barracas fazem parte do evento: uma com refeições e as demais com aperitivos e salgados -- todas com o camarão como ingrediente principal. As barracas estão reunidas em uma área livre em frente à praia.
Este ano, cerca de uma tonelada de pescado está sendo preparada para mostrar ao público toda a versatilidade do camarão, em receitas da tradicional culinária caiçara.
"A praia da Almada é uma baia que tem muito camarão nesta época. Os antigos caiçaras observaram essa grande quantidade do camarão e tiveram a idéia de promover um festival para aproveitar a fartura de matéria-prima e ao mesmo tempo difundir a riqueza da culinária de sua cultura, que traz receitas simples e saborosas", disse Agnaldo de Souza, um dos organizadores do evento.
Entre os pratos que poderão ser apreciados no festival estão a "Moqueca de Camarão" (R$ 50 para 4 pessoas e R$ 30, para duas), "Camarão na Moranga" (R$ 60 para 4 pessoas e R$ 35 para duas), "Estrogonofe de Camarão com Arroz e Maionese" (R$ 15 por pessoa) e "Risoto de Camarão" (R$ 15 por pessoa).
A porção de "Bolinho de Camarão" custa R$ 8 e salgados como pastéis, bolinhos e espetinhos podem ser encontrados por preços a partir de R$ 1,50.
Toda a renda arrecadada será revertida em benefício dos pescadores da comunidade.
Trabalhando como cozinheira no Festival do Camarão da Almada há 4 anos, Gisele Gomes Alves dos Santos, acredita que o sucesso do evento se deve ao capricho com que os pratos são preparados.
"A nossa comida é preparada com muita atenção e carinho, para agradar todas as pessoas que nos prestigiam. Nossas receitas são simples, mas são muito gostosas e são feitas com muito amor", disse Gisele.
O 11º Festival de Camarão da Almada será realizado até 25 de julho, das 10h às 2h. Além dos pratos à base do crustáceo, haverá shows todas as noites e música ao vivo durante o dia para animar o público.
"Estamos esperando cerca de 8 mil pessoas durante o festival. E mesmo que esteja chovendo o festival irá funcionar normalmente", disse um dos organizadores do evento, Fernando Florindo.
11º Festival do Camarão da Almada - Até 25 de julho, das 10h às 2h. Rodovia Rio-Santos, km 13, Praia da Almada, Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Suelen é eliminada e adia sonho de título

Ubatuba - Por essa ninguém poderia esperar, mas a ubatubense Suelen Naraisa foi eliminada logo em sua estréia na Praia de Itamambuca e perdeu a chance de conquistar o título brasileiro do SuperSurf 2004 por antecipação e em casa. A disputa feminina, agora, ficou transferida para a última etapa da temporada, marcada para os dias 13 a 17 de outubro no Rio de Janeiro.
Mesmo sendo derrotada, a única surfista que poderá lhe tirar a liderança do ranking em Ubatuba é a cearense Silvana Lima, mas só se ela vencer a quarta e penúltima etapa da divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional nesse ano.
Silvana estreou bem junto com a defensora do título do SuperSurf de Ubatuba, sua conterrânea Tita Tavares, com ambas registrando as maiores pontuações femininas nas ondas de 1 metro de altura da Praia de Itamambuca.
As cearenses disputaram o último confronto de ontem, com Tita Tavares e Silvana Lima totalizando 14,84 e 14,73 pontos, respectivamente, novos recordes da categoria feminina no SuperSurf 2004.
Juliana Guimarães, que barrou Suelen, também estava feliz com sua segunda vitória nas ondas de Itamambuca.
"A Suelen vem fazendo uma performance muito boa em todas as competições e eu sabia que ia ter que surfar muito bem prá passar a bateria. Infelizmente ela não passou, mas é uma chance que a gente tem de vencer essa etapa e não ter uma campeã brasileira antecipada, porque perde um pouco a graça do circuito", disse Juliana. (Fonte: ValeParaibano)

Rodoviária Federal prende ladrões de som de carro na BR-101

Ubatuba - A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite de terça-feira, S.E.F., de 18 anos, e mais um adolescente de 17 anos por furto de toca CD de carro. Eles estavam próximo da quadra do bairro Itaguá.
Os agentes faziam patrulhamento de rotina pela rodovia quando receberam pelo rádio a informação de uma tentativa de furto no carro do caseiro J.J.H., de 42 anos. 
Como eles estavam próximo ao local, ficaram procurando os suspeitos, encontrados em atitudes suspeitas no Km 52.
Os dois foram conduzidos à delegacia, onde S. ficou recolhido acusado de tentativa de furto. (Fonte: Imprensa Livre)

Ladrões levam aparelhos de escola da Bela Vista

Ubatuba - Ladrões furtaram durante a madrugada de terça-feira um aparelho de som, uma máquina fotográfica e um vídeo cassete da Escola Municipal Professor Joaquim Luiz Barbosa, no bairro Bela Vista. 
O crime foi descoberto pela manhã, na entrada dos funcionários, que depararam com a janela da secretaria arrombada. Faltavam os aparelhos do interior da sala. A direção registrou o caso na delegacia. A unidade atende crianças de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e funciona das 9 às 15 horas. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescador, comerciante e mestre de obras são vítimas de atentados

Ubatuba - O pescador H.S., de 44 anos, o comerciante C.S., de 32 anos, e o mestre de obras M.A.S.C, de 31 anos, foram vítimas de dois atentados distintos na noite de terça-feira. Os três foram baleados por desconhecidos.
O primeiro aconteceu na Rua Principal, bairro Monte Valério, próximo da casa do mestre de obras, atingido quando andava na rua por cerca de 20 tiros disparados de uma espingarda. A Polícia Militar o encontrou com diversos ferimentos no pescoço feitos por “chumbinho”.
A mulher da vítima, a dona de casa J.A.C., de 20 anos, contou à polícia que estava em casa quando ouviu os tiros. Ao sair para verificar, deparou com o companheiro caído e sangrando muito na rua. Ela não soube informar o motivo ou autoria do crime, uma vez que o mestre de obra não teria inimigos.
Duas horas depois, a mesma equipe da PM atendeu outra tentativa de homicídio na rua Terezinha Fernandes Roque, bairro Perequê-Açu, com duas vítimas. H. e C., que estavam em um bar cujo primeiro é proprietário e o segundo era cliente. Ambos foram atingidos por tiros.
O comerciante recebeu tiro na barriga e o outro no peito. Ambos foram socorridos pela polícia. No local a polícia apreendeu projétil de calibre 38. 
Os três foram atendidos no pronto-socorro e posteriormente internados na enfermaria da Santa Casa. Segundo o setor, o estado de saúde deles é estável. As tentativas de homicídios foram registradas na delegacia de polícia, onde o setor de investigação apura as autorias. (Fonte: Imprensa Livre)

Foragida há seis anos de penitenciária de Butantã é capturada na Casanga

Ubatuba - A dona de casa R.C.S., de 36 anos, foi capturada na manhã de ontem em sua casa na Estrada da Casanga, bairro do mesmo nome. Condenada a 18 anos e 18 meses de reclusão por homicídio, ela estava foragida desde 1998.
A Polícia Civil recebeu informação de que a mulher viveria em Ubatuba. R. fugiu da penitenciária de Butantã, onde cumpria sua pena. Desde a fuga ela estava em Ubatuba. 
A mulher foi conduzida à delegacia, ficando recolhida na cadeia feminina até que seja removida para o presídio de regime fechado. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois roubos são registrados próximo ao shopping do Itaguá

Ubatuba - Dois roubos foram registrados na noite de terça-feira nas ruas próximas ao shopping do bairro do Itaguá. As vítimas caminhavam na área quando foram abordadas por assaltantes em bicicletas.
Por volta das 19 horas, a estagiária B.W.F., de 22 anos, estava na avenida Milton de Holanda, voltando do shopping, quando foi abordada por um desconhecido portando revólver em uma bicicleta. Ele exigiu dinheiro e depois de pegar R$ 63 fugiu rumo ignorado.
O segundo caso foi por volta das 21 horas, na rua Bernardino Querido. O ajudante de pedreiro J.R.S., de 19 anos, foi rendido por dois desconhecidos em bicicletas, que anunciaram o roubo e levaram uma jaqueta e um telefone celular. 
A Polícia Militar foi chamada nos dois casos, fazendo patrulhamento na cidade, sem localizar os suspeitos. O primeiro roubo foi registrado na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral

Crônica Topo

Onde? 
Sidney Borges

Algumas coisas estranhas estão acontecendo e dão margem para acreditar nas especulações de esotéricos que afirmam que o mundo vai acabar em breve.
O clima constitui o primeiro detalhe ao qual deitei minha atenção. Estamos em vias de atingir patamares de primeiro mundo em se tratando de frio.
Não tenho recordação de ter tido necessidade de colocar tanta roupa e ainda assim sentir os rigores do inverno. Meias de lã eram troféus de viagens, como são aquelas fotografias abandonadas no fundo de gavetas que nunca ou quase nunca são abertas.
Gorros de Berlim, comprados entre outros souvenires do "Checkpoint Charlie" eram enfeites que só tinham serventia em dia de banquete de traças. Estão em uso, com furos e tudo o mais.
Enquanto isso, no Japão, as pessoas estão procurando piscinas para se refrescar, a temperatura está beirando os 40º C. A propósito, a fotografia que a Folha publicou ontem na página 10 me lembrou da canção "Oriente" de Gilberto Gil.
As duas garotas à beira da piscina merecem a consideração de ir para o Japão, num cargueiro do Loide, lavando o porão.
Mas o assunto que me faz pensar no apocalipse é o candidato petista que foi fundador da UDR. Uma pergunta não quer calar no meu pensamento:
"Em que país estamos?"

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html 

Artigo Topo

Esculpindo Ubatuba 
Carlos Rizzo


Logo quando me mudei para Ubatuba e pelo meu envolvimento com a arte, tive a felicidade de conhecer o escultor Bigode. Mostrei o meu trabalho para ele com o intuito de me candidatar a seu aluno e aprimorar a minha técnica.
Mestre Bigode não gostou dos meus trabalhos e, num primeiro momento, me deixou melindrado, tive que me recolher na minha insignificância para continuar tendo aulas com ele e isso me ajudou muito. Lembro de uma frase que ele sempre dizia a respeito da criação: "você tem que olhar a madeira e ver o que ela quer ser".
Como artista de finais de semana que eu sou, nunca "ouvi" essa frase e sempre buscava dentro de mim mesmo a inspiração para a criação dos meus trabalhos. Alguns anos mais tarde, quando estava lixando uma escultura, percebi que não era a minha técnica de polimento que estava determinando o acabamento. Que não bastava atingir o grano 400 com as lixas que eu usava. Aquela escultura estava pedindo mais atenção, ela estava impondo que eu mostrasse todos os veios da madeira onde ela estava se concretizando. Só ali entendi a frase que o Bigode sempre me repetia e, só ali entendi porque ele não gostou dos meus trabalhos. Hoje, num livro que estou lendo, encontrei a mesma frase do Mestre Bigode, numa resposta de um outro artista popular: "Por que esculpi um elefante? Eu peguei a madeira, escutei a madeira, ouvi o que ela queria dizer e tirei tudo o que não era elefante".
O livro a que me referi, chama-se "Arte e identidade cultural na construção de um mundo solidário" de Hamilton Faria e Pedro Garcia. O conteúdo podemos reduzir na frase de Michel Sauquet "todo mundo está de acordo acerca do papel da arte para reencantar o mundo, a questão é ver como o reencantamento intervém concretamente para o desenvolvimento social, para a redução das injustiças e desigualdades e na luta contra a exclusão".
Não precisamos ir muito longe para constatar que existe alguma coisa de muito errado nesse nosso mundo e, se a gente ousar a reduzir as causas, veremos que a perda da expressão, a perda da linguagem é uma das causas fundamentais. O jovem que não é educado a se expressar, ou não lhe é dado o direito de se expressar, tende às drogas e à violência. Ao cidadão, dia-a-dia aviltado nos seus direitos, resta o desanimo e a revolta.
Veremos que não basta construir escolas se não damos educação (cabe lembrar o étimo, educatio-onis: trazer de dentro); veremos que não basta ampliar a Santa Casa se não damos saúde; veremos que não basta construir presídios se não damos futuro; veremos que um povo sem arte e identidade é um povo niilista, sem rumo e violento.
E nesse sentido, um prefeito que destina um vergonhoso ATÉ 3% para a cultura do seu município, deve ser responsabilizado por boa parte de tudo que vemos de errado. Um prefeito que se preocupa com edificar sem construir não serve para um município.
Nós do povo, que sabemos muito bem a cidade que queremos para nós, devemos fazer à maneira dos escultores. Olhar para a nossa cidade, ouvir a nossa cidade e, ir tirando com o nosso voto, cada coisa que não é a Ubatuba que desejamos construir.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Bicicletas - Excelente a matéria do Rizzo sobre bicicletas. Será que Ubatuba, que recebe tantos visitantes (e que não tem estatísticas de visitantes muito menos de acidentes de bicilcetas) tem ninguém responsável para aplicar a lei em quem não aplica a lei? A lei? Ora a lei! Somos ou não iguais? Mudos de ouvidos muocos. Com a palavra o MP.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Curiosidades do Brasil - Curiosidades de nosso Brasil sem inflação, segundo este Comunicado nº 4007, de 30/06/1994, fixa taxa de devolução de cheques em R$ 0,35. Note a 10 anos atrás, um pais que nos últimos 10 anos não teve tanta inflação assim, cobra uma tarifa de devolução de cheques em 1º apresentação hoje no valor de R$ 9,50 o que da a bagatela de quase 2715 % de aumento...Isto mesmo quase 3 mil por cento de aumento.
Quem mandou nos não sermos banqueiros.
Já imaginaram se tudo tivesse aumentado como as tarifas bancarias.

Josias Saboia "Jija"
Ubatuba, SP 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia das Galhetas

Praia das Galhetas
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor