Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 29 de julho de 2004 - Nº 1086 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Vem aí o 2º Caraguá Bike Week 


Caraguatatuba
Ciclismo de Caraguá participa do Valeparaibano
Caraguatatuba premia melhores professores
MACC mostra exposição “...do Nosso Mar”

Ilhabela
PM revista usuário de droga e descobre que é procurado
Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela recebe Cláudia Kerber


São Sebastião
Receita e Prefeitura preparam a 1ª Semana de Educação Fiscal
Expedição estuda costa de São Sebastião

Ubatuba
Dra. Elizabeth e Danilo do PV assinam compromisso no Ubatuba Viva
Obra Polêmica: Igreja do litoral faz manifestação
Revista oferece recompensa para recuperar notebook furtado
Maranduba Surf Fest
Trinca de assaltantes rouba residência no Jardim Carolina


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Vem aí o 2º Caraguá Bike Week 

Litoral Norte - O maior encontro de motociclistas do litoral brasileiro vai reunir, em Caraguá, de 11 a 15 de agosto, amantes da adrenalina e da emoção, com atrações esportivas e radicais, além de shows musicais com Erasmo Carlos, Pitty, entre outros nomes do rock´n´roll
O Litoral Norte Paulista será, em breve, a rota preferida dos amantes do motociclismo. Em Caraguatatuba, de 11 a 15 de agosto, acontecerá o 2º Caraguá Bike Week, um encontro de motociclistas que deverá atrair cerca de 100 mil pessoas, segundo os organizadores. 
O evento movimentou a cidade, em setembro do ano passado, e já tem em sua programação fortes atrativos como shows musicais de Erasmo Carlos e Pitty, provas de motocross, shows de manobras radicais, entre outros. Tudo acontece na Praça de Eventos, que será preparada para oferecer aos visitantes a estrutura necessária, tanto no aspecto comercial quanto na segurança.
A Secretaria Municipal de Turismo promove o evento em parceria com o empresário José Lopes, que é também o organizador do Moto Road, em Campo Grande (MS). Em 2003, o Caraguá Bike Week atingiu sua proposta de mudar o conceito de motociclismo na região, mostrando que os motociclistas são embalados pelos ideais de solidariedade e irmandade. Segundo o organizador José Lopes, é dentro desse espírito que está sendo preparada a segunda edição do evento. 
O primeiro Caraguá Bike Week se mostrou uma ótima opção para os comerciantes da cidade. Tanto aqueles que participaram com estandes como os demais avaliaram positivamente o evento, pela movimentação de visitantes que trouxe. Outro setor que aprovou foi o da hotelaria, que ampliou consideravelmente seu índice de ocupação. 
Para este ano, a promessa da organização é de trazer novamente grupos que se destacam no gênero musical preferido dos motociclistas: o rock´n´roll.
Outro ponto alto do evento é o desfile de motociclistas pelas ruas da cidade. Em 2003, o ator americano Lorenzo Lamas fez a frente do passeio. 

Motocross - Entre as atrações de peso, que o evento promete trazer, estão as provas de motocross nos dias 13 e 14, numa etapa do Campeonato Paulista, que deverá reunir 80 equipes. O evento promete um show de manobras e saltos com os melhores pilotos do Brasil. 
Também está confirmada a presença da equipe Força e Ação, um grupo de pilotos profissionais que realiza um show de manobras radicais com motocicletas e bikes, desde 1989. Durante uma hora, serão exibidas mais de 50 manobras diferentes, com efeitos especiais, explosões, moto lança-chamas, derrapagens, pirâmides, saltos em arcos de fogo, envolvendo 1 bike, 1 quadriciclo e 6 motocicletas de 125 a 900 cilindradas. Um show arrojado e imperdível em que máquinas e pilotos entram em fusão com a adrenalina e a emoção. A equipe Força e Ação marca presença nos melhores eventos do país e, nestes 14 anos de estrada, já realizou mais de duas mil apresentações por todo o Brasil e países da América latina. 
Na área musical, as atrações confirmadas até agora são Erasmo Carlos com show no dia 14 de agosto, e Pitty, que se apresenta no dia 13.

Erasmo Carlos, uma história de sucesso - O que é tempo? Se a vida nos concede épocas atemporais, deslocadas, inteiras! É verdade, o tempo não pára. Mas as festas têm o dom da eternidade. Há 40 anos alguns jovens organizaram uma festa de arromba que envolveu um país. Literalmente uma festa. Tudo perfeito. Jeans super apertados, botas, jaquetas, medalhões, anéis, correntes, pulseiras, chapéu de cowboy, ingenuidade, brotos, carrões importados, rolls royces envenenados, velocidade, alegria, juventude e muito rock. É claro que estamos falando da jovem guarda. Mas ela teve que abrir seu leque e, com ele, a possibilidade de seus integrantes seguirem caminhos diferentes. Um rapaz sentou-se à beira desse caminho e sentiu como ninguém o fim do sonho das tardes de domingo. De longe esse rapaz, considerado cérebro deste movimento, que também mantinha fama de mau, era um homem que entendia tudo, mais tarde o país entendeu que ele era apenas uma criança e para isso foi preciso voltar inteiro, consciente que é preciso saber viver, para falar de amor e outras coisas. Erasmo Carlos nos palcos e arromba mais uma vez o tempo. Conforme ele mesmo diz: - "Sou um nômade mas tenho uma casa sempre cheia de amigos, o nome dela é ... Brasil".

Pitty, a revelação do rock nacional - Vencedora na categoria Revelação Solo do Prêmio Multishow 2004, Pitty completa um ano de turnê do CD Admirável Chip Novo. Há quase um ano morando entre a Rua Augusta e a Consolação, percorrendo os inferninhos e lojas do centro de São Paulo, a baiana Pitty, completa uma ano de banda e de estrada do CD. Pitty foi eleita Revelação Solo pelo Prêmio Multishow e o seu disco de estréia ganhou como melhor álbum de rock no Prêmio Dynamite 2004, o mais conceituado da cena alternativa brasileira. Sucesso em todo o Brasil, Pitty é a grande revelação de 2003. A banda acabou de gravar seu primeiro DVD, que será lançado em outubro, com imagens de bastidores, shows e gravações em estúdio.
O clipe da música Máscara está e alta rotação na programação da MTV-U americana, e, em julho, a banda parte para a primeira turnê nos Estados Unidos.
O Caraguá Bike Week, Pitty vai mostrar o repertório que vem apresentando pelo Brasil, tocando pesos pesados do disco e lançando sua versão para clássicos como Deus lhe Pague, de Chico Buarque, e Love Buzz, dos holandeses Shocking Blue, regravado por Nirvana. 

Outras bandas - Também está confirmada a presença das bandas Caos e Mr. Johnny. A primeira com músicas atuais, rock´n roll de qualidade e sangue jovem. Com um repertório diversificado, a banda Caos garante a platéia pulando o tempo todo. Já abriu shows de grandes bandas como Detonautas e LS Jack, e participações em rádio e TV como no programa Sabadaço, de Gilberto Barros. A banda Mr. Johnny é inspirada na musicalidade do rock inglês dos anos 60, com timbres inconfundíveis dos Beatles. A banda é referência de fidedignidade aos lendários garotos de Liverpool e seus acordes. No ano passado, conquistou o 2º lugar no Beatles Festival, o maior festival de bandas covers dos Beatles do Brasil. Durante o show, a Mr. Johnny apresenta um repertório abrangente da carreira do quarteto de Liverpool, com mais de 50 músicas de suas várias fases, além de músicas próprias. Vestidos e produzidos a caráter, a Mr. Johnny enfatiza em seu show todas as quatro fases musicais dos Beatles. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Capitão Campos Junior - Fale Comigo O Guaruçá Pousada das Cachoeiras

Ciclismo de Caraguá participa do Valeparaibano

Caraguatatuba - Em um circuito montado em frente ao paço municipal, no dia 25, domingo, em São José dos Campos, os atletas de ciclismo de Caraguá conseguiram boa colocação na prova, pelo Campeonato Valeparaibano. Os competidores também participaram dos Jogos Regionais conquistando a 6ª colocação no ranking final, passando a frente de muitas equipes do Vale do Paraíba e todas do Litoral Norte
A equipe de ciclismo de Caraguá participou da etapa de ciclismo válida para o Campeonato Valeparaibano, no domingo, 25, em São José dos Campos, onde estiveram presentes cerca de 150 atletas, e a equipe "Nossa Caraguá" trouxe bons resultados.
Na categoria Júnior, Jéfferson Bonifácio conquistou o 4º lugar; na Master, Francisco Alves ficou com a 8ª colocação e na categoria Sênior A, Ivair Alves ficou em 4º lugar, João Carlos chegou logo em seguida e conquistou o 5º lugar e Sérgio Minato ficou com a 10ª colocação. 
O circuito foi montado em frente ao paço municipal da prefeitura de São José dos Campos, especialmente para o evento, e tinha cerca de quatro mil metros. O vento forte castigou os atletas, provocando vários acidentes e muitas bikes ficaram quebradas.
Os atletas da equipe Nossa Caraguá participaram, no período de 22 a 24 de julho, do 48º Jogos Regionais. Incansavelmente, os atletas buscaram quebrar seus próprios recordes, e tentaram vencer as equipes de Suzano e São José dos Campos, consideradas as melhores do país, e as principais equipes do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
No dia 22, a disputa foi na prova contra o relógio, na qual os competidores teriam que fazer mil metros no menor tempo possível. João Carlos conseguiu chegar em 13º e Ângelo Arantes em 14º. No mesmo dia, foi disputada a prova de velocidade, Sérgio Minato chegou em 8º e Ivair Alves em 13º.
No dia 23, a prova foi a de critério por pontos, na qual foram disputados 50 pontos em 50 voltas, que são somados aos pontos da chegada final, em um circuito de mil metros. Numa acirrada disputa, João Carlos terminou em 8ª colocação, mas com a soma final dos pontos, ele ficou na 12ª posição. 
No último dia de competição, 24, a prova foi a de 100km, e as equipes favoritas dominaram a prova. A equipe de Caraguá não teve chance de conquistar colocação na disputa.
Na classificação final, Caraguá ficou em 6º lugar, conquistando melhor posição que muitas equipes do Vale, e à frente de todas as equipes do Litoral Norte, entre elas São Sebastião que contratou vários atletas e não conseguiu pontuação. (Fonte: PMC)

Caraguatatuba premia melhores professores

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba abriu inscrições para o 2º concurso Professor Destaque. A iniciativa premia trabalhos pedagógicos realizados na rede municipal de ensino entre o segundo semestre do ano passado e primeiro deste ano. O objetivo é divulgar boas experiências implantadas nas unidades para levá-las à toda rede municipal. Cada professor pode inscrever somente um projeto. O trabalho deve ser entregue em forma de relato, conforme o regulamento do concurso. Os prêmios serão entregues na festa do dia dos professores, em 15 de outubro. Mais informações pelos tels. (12) 3897-7010 e 3897-7027. (Fonte: ValeParaibano)

MACC mostra exposição “...do Nosso Mar”

Caraguatatuba - A Fundacc promove no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba até 22 de agosto de 2004 a exposição “...do Nosso Mar”, do Museu Oceanográfico do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IOUSP.
“A exposição ‘...do Nosso Mar’ dá a oportunidade ao público de conhecer parte da riqueza do ecossistema e da biodiversidade da região costeira do Litoral Norte de São Paulo, e dessa maneira, aprender um pouco mais sobre a região” - comenta Eloiza Antunes de Oliveira, presidente da Fundacc.
Estarão expostos dois aquários de 200 e 400 litros, com peixes e organismos capturados na região pela equipe do IOUSP, e também organismos marinhos preservados em formol e álcool; o público também vai poder ver animais marinhos taxidermizados como tartarugas, cabeça de tubarão martelo e arcadas de turarões. Faz parte do acervo também, a exposição fotográfica Expoantártica com 50 imagens sobre pesquisas do IOUSP no Continente Antártico -PROANTAR - Projeto Antártico - além de espécies como krill(crustáceo parente do camarão) e antípodas, isópodas, entre outras.
O público também vai poder conhecer os projetos apoiados pelo IOUSP em outras localidades. Segundo Sérgio Teixeira de Castro, biólogo e chefe do Museu Oceanográfico da IOUSP, os objetivos são a difusão da ciência oceanográfica, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – “Queremos mostrar as pesquisas, cursos de graduação e pós-graduação, os serviços prestados à comunidade como um todo, principalmente por meio de nossa Base Norte de Apoio a Pesquisa “Clarimundo de Jesus”, inserida na BR 101 Rio-Santos, na Praia do Lamberte, Saco da Ribeira, em Ubatuba. Exposições como essa, em parceria com a Fundacc e o MACC são muito importantes para nosso trabalho, pois estreitam as relações com a comunidade por meio de visitas públicas, e assim podemos divulgar as propostas futuras de cursos de difusão e atualização”finaliza. 
O Museu Oceanográfico do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo foi aberto ao público em outubro de 1988, fruto de uma comissão implantadora do Museu e Aquário, criada em1986. Seu principal objetivo é dar apoio às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de Serviços a Comunidade, tornando o Instituto Oceanográfico da USP acessível ao público em geral.
O MACC abre de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas e fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, centro de Caraguá. Mais informações e agendamentos de visitas pelo telefone (12) 3883 9188. (Fonte: PMC)



Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

PM revista usuário de droga e descobre que é procurado

Ilhabela - A Polícia Militar fazia patrulhamento de rotina, na noite de segunda-feira, na rua Prefeito Geraldo Junqueira, no bairro Perequê, quando flagrou três pessoas fazendo uso de maconha. Uma revista e pesquisa revelaram que um deles é procurado da Justiça.
O fumo não estava mais com eles, que já teriam consumido tudo, mas o cheiro da maconha ainda estava nas mãos dos suspeitos. 
Uma pesquisa dos antecedentes criminais mostrou que M.A.F.J., de 25 anos, tem um mandado de prisão expedido em seu nome, desde o último dia 21. Ele responde a processo por roubo. 
M. foi conduzido à delegacia, onde ficou recolhido na cadeia local e posteriormente seria removido para cadeia masculina de São Sebastião. Já os amigos que faziam uso de droga em sua companhia, foram liberados. (Fonte: Imprensa Livre)

Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela recebe Cláudia Kerber

Ilhabela - Claudia Kerber, candidata do PT à prefeitura da Ilhabela esteve ontem em encontro com a LECI (Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela) no Esporte Clube de Ilhabela para tratar do assunto Carnaval 2005.
Claudia reiterou o interesse em apoiar eventos que possam colocar Ilhabela como um destino turístico de destaque e que a Liga tem papel fundamental articulando as escolas e blocos enquanto a prefeitura forneceria a infraestrutura. Disse ainda que a Liga tem que buscar parcerias com a iniciativa privada e que sua atuação pode se estender a outras atividades do calendário de eventos como as festas tradicionais. Desta forma, disse Claudia, eventos de enorme potencial turístico como a Congada, a Festa da Pedroeira e de São Pedro, poderiam ser potencializadas e oferecer opções de eventos inclusive durante a baixa temporada.
Claudia chamou a atenção dos diretores da entidade no sentido de que a liga seja independente e apartidária, pois o favorecimento de políticos pode desmoralizar a instituição.
Cláudia também convidou os presentes para o evento "Encontro de lideranças na área de turismo" que vai ocorrer no Hotel Ilhaflat neste sábado dia 31 de julho às 19 horas, aberto ao público pois além do presidente da EMBRATUR, Sr Eduardo Sanovicz, estará presente o Sr Rubens Boffino da Anhembi Turismo, responsável pelo carnaval em São Paulo na administração Marta Suplicy, reforçando que o PT de Ilhabela tem boa articulação com o governo federal.
A LECI está ouvindo todos os candidatos a prefeito da cidade.

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Receita e Prefeitura preparam a 1ª Semana de Educação Fiscal

São Sebastião - A Delegacia da Receita Federal, em parceria com a Prefeitura, realizará entre os dias 2 e 6 de agosto, no Teatro Municipal, a 1a Semana de Educação Fiscal do Litoral Norte. O objetivo é capacitar professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas estaduais, municipais e particulares, além de propiciar o trabalho em oficinas pedagógicas.
As atividades, posteriormente, serão aplicadas aos alunos dos diversos ciclos de educação (pré-escola, 1ª a 4ª série, 5a a 8a série e Ensino Médio). As faculdades da região também foram convidadas para o evento. 
Um ciclo de sete palestras com o tema “Educação Fiscal e Oficinas Pedagógicas” já vem sendo preparado. Todo este complexo faz parte do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).
Segundo o delegado da Receita Federal de São Sebastião, Carlos Nacif, esta semana é decisiva para implementação do programa. “Há ainda que se destacar as parcerias com todas as prefeituras das cidades envolvidas, que colocaram a disposição infra-estrutura física e logística para a realização da semana, além dos diversos órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Fazenda e a Secretaria de Estado da Educação e também a Diretoria Regional de Ensino”, disse Nacif.
As palestras são as seguintes: Visão de Mundo (Eugênio Celso Gonçalves/Secretaria da Receita Federal), Teoria Geral de Estado (procuradora Ana Carla), Sistema Tributário Nacional (Júlio Curvo/SRF), Orçamento e Lei de Responsabilidade Fiscal (Celso Pegoraro), Lei de Responsabilidade Social (Rudá Ricci), Temas Sociais Contemporâneos (Najla Veloso), Metodologia Pedagógica (Zelita Hahn).
Em maio deste ano, prefeitos do Litoral Norte participaram de um debate sobre Educação Fiscal na sede da Receita Federal, em São Sebastião. Na ocasião, a secretária de Educação do município de Pará de Minas (MG), Cristina Gabriela Miranda, falou sobre a experiência do programa. 
“Abre muitas possibilidades para fazer a educação que o Brasil precisa. Nenhuma escola ensina a constituição, a não ser nas faculdades, e ainda assim em cursos específicos. Qual escola que estuda o código civil, debate o estatuto da criança e do adolescente? A educação fiscal prepara os alunos para o amanhã”, concluiu Cristina Gabriela. (Fonte: Imprensa Livre)

Expedição estuda costa de São Sebastião
Grupo vai passar dois dias no mar para elaborar diagnóstico ambiental da costa do município

São Sebastião - Ambientalistas, técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Cebimar (Centro de Biologia Marinha), Instituto Terra e Mar, Instituto Educa Brasil e das Faculdades São Sebastião iniciaram ontem a expedição "Visão Costeira", que tem como objetivo realizar o primeiro diagnóstico ambiental costeiro do município.
Durante dois dias, será percorrido cerca de 150 quilômetros de costa, entre as divisas com Caraguatatuba (ao Norte) e Bertioga (ao Sul).
A tripulação composta por nove pessoas percorre a costa na embarcação Grilo I, que mede 15 metros de comprimento. Os integrantes da expedição passarão dois dias no mar, navegando a cerca de 1 quilômetro da costa. Ontem, a expedição registrou em foto e vídeo o trecho entre o rio Perequê-Mirim e a Praia de Boiçucanga.
Segundo o advogado ambientalista Eduardo Hipólito do Rêgo, 38 anos, coordenador da expedição, o mar estava tranquilo no final da tarde de ontem, apesar da ondulação de leste e dos fortes ventos. Segundo Rêgo, a idéia da expedição é fazer um catálogo da região costeira de São Sebastião, incluindo lajes e as ilhas. Rêgo, adiantou que, a expedição não passara por Alcatrazes devido ao letígio entre os ambientalistas e a Marinha. Os ambientalistas são contra a utilização de Alcatrazes para exercícios de tiros pela Marinha.
Rêgo afirmou que serão avaliadas as áreas de proteção especial do Costão do Navio e o trecho de costa, onde está o Cebimar. "Vamos avaliar também, trechos da Estação Ecológica Tupinambás, a ocupação da costa e o parque estadual da Serra do Mar", disse.
Entre os objetivos da expedição estão o recolhimento de dados ambientais, avaliação do Parque Estadual da Serra do Mar, oferecer informações para projetos do Comitê de Bacias Hidrográficas e a elaboração de um atlas costeiro para as Faculdades São Sebastião, que custeia a expedição.
Márcio Henrique da Silva, 26 anos, técnico do Ibama, afirmou que, durante a expedição, procurará detectar as possíveis infrações ambientais, o que possibilitará mais eficácia na fiscalização feita pelo órgão. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia 

Dra. Elizabeth e Danilo do PV assinam compromisso no Ubatuba Viva

Dra. elizabeth, candidata a prefeita pelo PVUbatuba - O Grupo Ubatuba Viva, através de uma campanha de transparência política, está convidando os candidatos às eleições municipais de 2004 a assinarem um compromisso que reafirma publicamente suas intenções de governarem Ubatuba de forma clara e transparente. 
Estiveram presente ontem na reunião semanal do grupo os candidatos Elizabeth Maluf Zago de Carvalho (Dra. Elizabeth) e Danilo Miranda (ambos do PV), que assinaram o compromisso de transparência elaborado pelo grupo. O convite será estendido à todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores em Ubatuba. O candidato Eduardo Cezar (PL) já assinou o documento no último dia 14.
Esta é uma das ações sugeridas na cartilha "Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil", publicado pela AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito, disponível em www.amarribo.com.br  
Danilo Miranda, candidato a vice-prefeitoO grupo Ubatuba Viva é um movimento pelo resgate da cidadania, aberto a todos os cidadãos de Ubatuba e sem conotação ou cor político-partidária. Congrega as mais diversas correntes de pensamento e representantes das mais diversas atividades econômicas do município mas tem um objetivo único e unânime: fazer uma Ubatuba melhor.
Dentre os seus trabalhos está a busca da transparência nos poderes municipais e para isto está se estruturando nos moldes da Amarribo e com orientação de diversas entidades nacionais que possam colaborar no pleno êxito dos nossos anseios.
Independente da pessoa vitoriosa nas próximas eleições, o grupo trabalha para que o Prefeito, a Câmara de Vereadores e os cidadãos tenham em mente o futuro limpo, honesto e desenvolvimentista que Ubatuba merece. 
Toda a comunidade está convidada a participar das reuniões que acontecem todas as quarta-feiras, as 19:30h, no salão da ACIU, Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba, R. Dona Maria Alves, 587, Centro. 
O site do Movimento Ubatuba Viva pode ser acessado em www.ubatubaviva.com.br  

Modelo do documento que candidatos a prefeito de Ubatuba são convidados a assinar:



Compromisso Público de Candidato a Prefeito

Eu _______, brasileiro, residente a______, portador do RG _____, candidato a ____ no município de _____, pelo partido ___, prometo publicamente a cumprir rigorosamente os compromissos a seguir:
1. Adotar transparência total na administração, fornecendo prontamente todas as informações requeridas pelos cidadãos, organizações não governamentais, e Ministério Público.
2. Coibir o uso de quaisquer recursos públicos em benefício próprio ou de terceiros.
3. Fornecer mensalmente a lista de todos os pagamentos feitos, individualmente, pelos órgãos da prefeitura, incluindo verbas de Saúde, FUNDEF , mesmo que a origem da verba tenha vinculações com a administração estadual ou federal, com valores, nome dos beneficiários, CNPJ ou CPF , e a título de que foi feito o pagamento.
4. Levar ao Ministério Público e às autoridades constituídas a apuração de qualquer suspeita de desvio de recursos que recaia sobre membros da administração pública ou dos órgãos sob o meu comando direto ou indireto.
5. Colocar à disposição da população, até dois anos após assumir o mandato, em sitio próprio para acesso via Internet todas as informações requeridas pelos órgãos fiscalizadores da administração pública, e a listagem prevista no item 3.
6. Promover uma reestruturação administrativa na Prefeitura para dar melhor eficiência aos serviços e reduzir os custos da máquina administrativa evitando-se contratações desnecessárias de pessoal.
7. Não favorecer parentes, amigos e apaniguados em aquisições e licitações de qualquer órgão da prefeitura.
8. Não contratar parentes até terceiro grau em cargos de confiança.
9. Adotar orçamento democrático, promovendo audiências para priorização na alocação dos recursos da prefeitura.
10. Apoiar a alteração da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal para adoção do voto aberto pela Câmara Municipal em todas as matérias.
11. Utilizar os serviços de entidades qualificadas e independentes na eventualidade de realização de concursos públicos para contratação
de funcionários.
12. Não utilizar órgãos, funcionários, e equipamentos da administração pública em proveito próprio, ou de terceiros.
13. Permitir a qualquer momento a realização de auditorias solicitadas pelo Ministério Público, Câmara de Vereadores, e entidades representativas da sociedade para verificação de contas e documentos.
14. Declaro conhecer o conteúdo da publicação e me comprometo a tomar medidas administrativas para prevenir no futuro a ocorrência dos tipos de fraude mencionados na mesma.

Assinatura do Candidato

Obra Polêmica: Igreja do litoral faz manifestação

Ubatuba - A Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Maranduba, em Ubatuba, promoverá uma manifestação no próximo domingo, com o intuito de sensibilizar a comunidade local em prol da construção de uma igreja no bairro. A expectativa é que cerca de 1.000 fiéis compareçam ao ato público, marcado para às 15h.
Segundo o padre José Ailton Figueiredo, parte da comunidade do bairro teria sido orientada por igrejas pentecostais para se posicionar contra a construção da matriz. "Estamos enfrentando um impasse religioso e político", disse.
O padre afirmou que na área de 1.000 metros quadrados, doada à igreja em 1956, já foram construídos a Casa Paroquial e o Centro Pastoral, a um custo de R$ 140 mil. A igreja pretende investir mais R$ 150 mil na construção da sede.
A moradora Helena Naumoff, que mora em frente ao local onde está sendo construída a igreja, moveu duas ações judiciais contra a obra. Ela afirmou ao ValeParaibano que é contra a obra porque a praça deveria ser um espaço destinado à comunidade e não destinado à igreja. Helena alegou que não pertence a nenhuma igreja pentecostal.
O líder da Igreja Ágape, na Maranduba, Davi Lemos, afirmou que tudo não passa de um forte boato com interesse político. "Espalharam no bairro que eu teria sido o autor de uma das ações, mas não é verdade", afirmou. Lemos é candidato a vereador pelo PL, partido de oposição ao atual prefeito.
Lemos alegou que não existe nenhum movimento de sua igreja contra a obra. O apóstolo Alexandre do Amaral Nunes, da Ágape, não foi localizado para comentar o assunto.
O procurador jurídico da prefeitura, Luiz Bitteti, não retornou as ligações do ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Revista oferece recompensa para recuperar notebook furtado

Ubatuba - A revista Fluir, vítima de um furto ocorrido na tarde de sábado em Itamambuca, está oferecendo R$ 1 mil para quem achar ou recuperar um notebook que foi levado da residência que a equipe de jornalismo, que cobria o SuperSurf 2004, havia alugado no bairro. 
A recompensa independe da identificação ou não dos autores do crime.
Para a Fluir, o furto do computador, um Macintosh Powerbook G4, foi o maior prejuízo dentre os outros objetos levados, pois contém documentos e arquivos importantes da revista. 
A equipe fazia cobertura da quarta e penúltima etapa do evento. 
No sábado, enquanto todos os profissionais envolvidos no trabalho estavam na praia, que se encontrava lotada de gente prestigiando a competição, alguns ladrões se aproveitaram para invadir a casa alugada e levar o computador entre outros objetos.
As vítimas foram os jornalistas S.M.A., de 26 anos, morador em São Paulo, e M.S.F.F., de 42 anos, de Osasco. Os ladrões levaram mochilas, pouco mais de R$ 1 mil, cartões de crédito e agenda eletrônica. 
O roubo está registrado na delegacia de polícia da cidade. 
Quem tiver qualquer informação que ajude a recuperar o equipamento da revista pode entrar em contato pelo telefone (11) 3049-3165. (Fonte: Imprensa Livre)

Maranduba Surf Fest

Ubatuba - Acontecerá neste final de semana o Maranduba Sur Fest, com a entrewga da premiação dos participantes no dia 31 (sábado), no calçadão da Maranduba, em frente ao Posto Canto da Sereia.
Durante o evento haverá a apresentação da Banda Praieira. Entrada franca.
Maiores informações pelos fones (12) 3849.5382 ou 9709.2190 ou joaniz@hotmail.com 

Trinca de assaltantes rouba residência no Jardim Carolina

Ubatuba - Três assaltantes roubaram na noite de domingo a casa de E.A.C., de 29 anos, na rua Avenca, no bairro Jardim Carolina.
O trio invadiu a residência pela porta da cozinha. 
Eles pegaram DVD, jóias e celular, fugindo em um carro branco. A vítima não anotou a placa.
E., moradora em São Sebastião, contou à polícia que durante o roubo, eles fizeram perguntas sobre moradores de Tremembé. 
A vítima não deu respostas. Após a fuga do trio, a vítima chamou a Polícia Militar, que fez patrulhamento, sem localizar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral

Carta do Leitor Topo

História de Terror na Educação - Carta aberta ao Prof. Corsino Aliste Mezquita, Secretário Municipal de Educação da Prefeitura de Ubatuba.
Com referência a carta da semana passada de Vossa Senhoria, gostaria de esclarecer que embora não se lembre, já nos conhecemos sim, foi na gestão do Sr. Zizinho, que por estar afastado, o cargo estava ocupado pelo Sr. Andrade. 
Também naquela época Vossa Senhoria ocupava o cargo de Secretário Municipal de Educação e foi a quem recorri junto a outras mães, diretores de escola, presidente de Assoc. de Bairro e posso dizer que, com muita competência e dignidade, o Sr. nos recebeu, nos acompanhou por duas vezes a reuniões com o Prefeito, e não nos abandonou até conseguir de volta o prédio que hoje compõe a E.M. Tereza dos Santos, pois estava sendo tomado posse pela Secretaria da Saúde, enquanto alunos estavam sem sala de aula, inclusive minha filha. 
Eu sou a mãe que iniciou aquela batalha e muitas outras. Quanto as suas palavras de que por não me conhecer não poderia emitir juízo de valor sobre minha pessoa, cultura, honestidade, interesses que me animam a tais atitudes, peço ao Sr. que pergunte a Prof. Ana Faria, residente aqui no Sertão da Quina, e Diretora de uma escola em Caragua, sei que a conhece e é pessoa de sua confiança, ela poderá lhe dizer que cor são minhas mãos.
O Sr. teve razão quando disse que estou mal informada sobre os programas educacionais que estão sendo desenvolvidos, eu e muita gente, pois aqui no Sertão da Quina não tem uma Banca de Jornal, não recebemos transmissão da rádio de Ubatuba. Eu ainda tenho a internet... e quem não tem? Mesmo assim, não tenho a obrigação de saber de tudo, nem o Sr. de cortar cabelo, pois essa é a minha profissão. 
Também questionou sobre o título "História de Terror na Educação, então, para quem está chegando agora, pediria para ler minha carta do dia 19.07 e avaliasse se a pessoa que passou por tudo aquilo está vivendo a história da "Alice no Pais das Maravilhas".
Agora vamos ao que interessa, quanto as ações positivas do PAS - PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, da aluna do Rio da Prata que fez a melhor redação, eu e muitas outras pessoas sabemos, pois passou até na televisão, o que as pessoas não sabem é que as professoras que estão trabalhando para o PAS este ano, pelo menos até a data de 19.07, não haviam recebido seus salários desde o inicio do ano. Se o Governo Federal não tem repassado as verbas a UNITAU, o que fazer? Ninguém vai atrás? Me desculpe por ter se ofendido, mas se não é de responsabilidade de Vossa Senhoria, é de quem? Dos vereadores? Eles não estão lá para representar o povo em suas necessidades e buscar soluções? E o Sr. Prefeito? Ele não teria mais força junto ao Governo Federal do que eu? Posso estar mal informada, mas o que quero é poder cobrar providências de quem tem mais informações, cultura, poder e responsabilidade. Tenho o direito de cobrar sim, mesmo que digam que estou fazendo julgamentos levianos, o que tentei foi chamar a atenção para que procurem uma solução, estou simplesmente tentando defender o direito de outros, e não ficar calada e pecar por omissão. Mas de qualquer forma gostaria de agradecer Vossa Senhoria por ter se pronunciado a respeito, seria muito bom se todas as Secretarias fizessem o mesmo. Com certeza todos nós estaríamos mais informados e saberíamos melhor a quem cobrar e, quem sabe, eu não teria sido chamada de leviana por tentar defender o direito de alguém.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Ubatumirim

Ubatumirim
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor