Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 03 de agosto de 2004 - Nº 1089 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Representantes de UCs estarão reunidos em São Sebastião
Diocese fará debates com candidatos do Litoral Norte


Caraguatatuba
Campeão curte o descanso em Caraguá
Caraguá encerra 48º Jogos Regionais com chave de ouro
Comércio teve aumento de 30% nas vendas durante os Jogos Regionais
Câmara de Caraguá retorna às atividades
Legislativo vota projetos do semestre anterior
Errata: Rio Juqueriquerê

Ilhabela
Encontro das Lideranças de Turismo discute novos rumos
Atleta de Ilhabela fatura seu primeiro título Brasileiro pela categoria Elite


São Sebastião
'Piratas' fazem arrastão em embarcações no Litoral Norte
Marina tem segurança reforçada após roubo
Adolescente morre após ser atropelada por bicicleta
Rock pela paz em Boiçucanga

Ubatuba
Médicos da Santa Casa entram em greve
Nota de esclarecimento
Cavalo causa acidente na Rio/Santos
Sabesp realiza manutenção emergencial em Ubatuba 
Programação do Festival Gastronômico e Cultural
Atleta de Ubatuba leva o ouro no campeonato mundial de Jiu-Jitsu
Surfistas de Ubatuba fazem a festa na 2ª etapa do Paulista


Seções
Política
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Representantes de UCs estarão reunidos em São Sebastião

Litoral Norte - Representantes das UCs (Unidades de Conservação) do Litoral Norte estarão reunidos no próximo dia 16, sexta-feira, a partir das 14h, na sede da Estação Ecológica Tupinambás, no centro de São Sebastião. 
O diretor do Parque Estadual de São Sebastião, Edson Marque Lobato, explica que a reunião das UCs federal, estadual, municipal e particulares é prevista na lei federal 9.985, de 18 de junho de 2000, que institui o Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
“O objetivo é fortalecer o conceito das unidades de conservação, traçar o mosaico destas unidades, criar seu conselho consultivo e buscar recursos financeiros em todos os níveis de governos, e também de instituição estrangeiras para a gestão e proteção”.
Esta será a segunda reunião das UCs do Litoral Norte. A primeira ocorreu no mês passado. 
Devem participar do encontro, além dos diretores das unidades do Parque Estadual de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, também do Parque Estadual de Ilhabela, da Ilha Anchieta (Ubatuba), da APA (Área de Proteção Ambiental de São Sebastião), além das Áreas sob Proteção Especial da Praia Brava e do Costão do Navio, também em São Sebastião, e RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), entre outros do Litoral Norte, como a Estação Ecológica Tupinambás, que reúne o Arquipélago dos Alcatrazes, em São Sebastião, e Ilhas Ilhotas de Ubatuba.
Conforme Lobato, do Conselho Consultivo ainda a ser formado, devem participar representantes do governo federal, estadual e da sociedade civil organizada. (Fonte: Imprensa Livre)

Diocese fará debates com candidatos do Litoral Norte

Litoral Norte - Começa nesta 5ª feira, dia 5 de agosto, a sequencia de debates com candidatos as prefeituras das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e lhabela.
A primeira a relalizar o evento político será Ubatuba. Acontecerá no salão da Igreja São Francisco, a partir das 20horas. A participação no recinto do debate é restrita às lideranças pastorais, religiosas e da comunidade. A imprensa também terá acesso, desde que credenciada antecipadamente. Um telão será colocado do lado de fora do recinto onde será realizado o debate, para que os interessados possam acompanhar. Segundo o assessor da Pastoral Fé e Política, organizadora do debate, "esta restrição pretende apenas manter a ordem, fazendo com que o debate transcorra sem interrupções." 
A intenção para realização destes debates é a de tornar sempre e mais transparente as plataformas de governo dos candidatos, além de incentivar e trabalhar questão do voto consciente.
A radio Costa Azul, de Ubatuba, será responsável pela gravação e retransmissão, na íntegra, do debate, a partir ds 9 horas da manhã. A transmissão ao vivo não será possível pois coincide com horário de outra instituição. A emissora também reproduzirá as entrevitsas que serão feitas com todos os candidatos, momentos antes do debate, que tem uma previsão de duração de 2 horas e a participação credenciada de aproximadamente 200 pessoas. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Capitão Campos Junior - Fale Comigo O Guaruçá Anuncie Aqui

Campeão curte o descanso em Caraguá
O meia Edu, que ajudou o Brasil a conquistar o título da Copa América, fica no Litoral Norte até quinta

Foto: Salim BurihanCaraguatatuba - O meia Edu, 26 anos, um dos destaques da seleção brasileira na conquista da Copa América, curte merecidas férias no Litoral Norte. Em companhia da mulher Paula, do filho Luigi, de quatro meses, dos pais e amigos, Edu, passa o dia na praia, jogando bola, nadando e curtindo uma cervejinha com os amigos.
A presença do craque vem chamando a atenção de moradores e turistas, inclusive, do exterior. A portuguesa Elaine Cristina Antunes, 30 anos, da cidade de Aveiro, entre Porto e Coimbra, fez questão de tirar fotos e pedir autógrafo ao jogador. "Acompanho em Portugal sua performace no Arsenal", comentou ela.
Mesmo em férias, o jogador tem sido atencioso as pessoas que lhe procuram. Edu permanece na região até quinta-feira, quando retorna à capital e de lá para a Inglaterra. O Arsenal, clube que defende, inicia a temporada a partir do dia 17.
"Ganhei três semanas de férias do clube devido a minha participação na Copa América", comentou.
Segundo ele, apesar de existirem propostas de outros clubes europeus, deve permanecer no Arsenal até janeiro, quando vence o seu contrato.
Sobre a conquista da Copa América, Edu disse que o jovem time formado por Parreira mostrou seu valor. "Ganhar da Argentina foi muito bom", comentou.
Segundo ele, Brasil e Argentina, tem rixa dentro e fora do campo. O destaque da Copa, segundo ele, foi o jogador Adriano. Edu acredita que será novamente convocado para o jogo contra o Haiti.
INVESTIMENTO -- Edu tem casa de veraneio no Condomínio Costa Verde Tabatinga, um dos mais valorizados da região desde 99.
Além disso, tem investimento na cidade. Constrói o Condomínio Villagio de Luigi, que homenageia o filho. São sobrados, no valor de R$ 90 mil cada. O jogador procura novas áreas para investir o dinheiro que ganha na Europa.
"O ramo imobiliário é excelente para se investir, principalmente, em Caraguá, cidade que se modernizou muito", afirmou.
A beira mar, Edu acorda cedo e vai para a praia. Curte o sol com a mulher Paula, joga bola, nada e se diverte bastante. "Lá em Londres, onde moro, é muito díficil tomar sol", conta. VALE

Caraguá encerra 48º Jogos Regionais com chave de ouro
São José dos Campos sagra-se campeã dos jogos de 2004, seguida por Suzano e Mogi das Cruzes. Caraguá ficou em 6º lugar na classificação geral.

Caraguatatuba - Caraguá fechou com "chave de ouro" o 48º Jogos Regionais. Autoridades municipais e estaduais, atletas, funcionários da prefeitura e moradores estiveram presentes à cerimônia que lotou o Centro Esportivo Municipal no sábado, dia 31 de julho. A presidente da Fundação Cultural de Caraguatatuba, Eloísa A. A. de Oliveira, representou o prefeito municipal Antonio Carlos da Silva, na cerimônia. 
O secretário municipal de Esporte e Recreação de Caraguá, Nivaldo Alves passou a bandeira oficial do estado para o diretor de Esporte de Taubaté, Valdevino Luis Maria Neto, que representou o prefeito. Taubaté é a cidade que sediará os Jogos Regionais em 2005. 
Os três primeiros colocados receberam os troféus do chefe dos jogos Mauro Duque. São José dos Campos sagrou-se campeã dos Jogos. Suzano foi a vice-campeã, seguida por Mogi das Cruzes em terceiro. Na classificação geral, os dez primeiros colocados foram Pindamonhangaba, em 4º lugar; Taubaté, em 5º lugar; Caraguatatuba, em 6º; São Sebastião, em 7º lugar; Jacareí, em 8º; Aparecida, em 9º; Poá, em 10º. No quadro de medalhas, São José dos Campos foi a que mais se destacou com 181 medalhas, sendo 102 de ouro, 49 de prata e 30 de bronze; em segundo Suzano, com 123, sendo 17 de ouro, 39 de prata e 37 de bronze; Mogi das Cruzes, em terceiro com 116, sendo 29 de ouro, 51 de prata e 36 de bronze; São Sebastião, em quarto lugar com 30 medalhas, sendo 9 de ouro, 10 de prata e 11 de bronze; em quinto Pindamonhangaba com 41, sendo 8 de ouro, 17 de prata e 16 de bronze; Cruzeiro vem em sexto, com 18, sendo 6 ouro, 6 prata e 6 bronze; Taubaté em seguida com 33, sendo 5 ouro, 13 prata e 15 bronze; e Caraguatatuba em sétimo, com 22, sendo 5 de ouro, 4 de prata e 13 de bronze. (classificação geral e quadro de medalhas completos no site ww.jogosregionais.caraguatatuba.sp.gov.br.
A secretaria da Juventude Esporte e Lazer entregou placas de homenagem ao prefeito municipal, ao secretário de Esportes e Recreação e ao diretor de Esporte, Luis Cláudio Passos Ribeiro dos Santos (dado). A prefeitura de Caraguá também prestou homenagens, entregando placas ao chefe do Comitê Dirigente, Mauro Duque, ao assistente Alexandre Couvellieer de Oliveira, ao secretário Nivaldo Alves e ao diretor de esporte, Dado.
"Estamos encerrando o evento com chave de ouro", disse o secretário municipal de Esporte e Recreação, Nivaldo Alves. O evento, em sua opinião, trouxe muitos benefícios para o município, que ganhou em infra-estrutura esportiva e também em experiência. "Foi o maior evento da história do esporte no Litoral Norte. Nossos atletas desta vez se sentiram em casa. O intercâmbio entre os atletas também foi importante", comentou Nivaldo Alves.
Segundo o secretário, o 48º Jogos Regionais foi um marco para Caraguá, que bateu recordes em número de cidades participantes e também em modalidades extras. Foram 38 cidades e 6 modalidades extras.
O evento também gerou renda e emprego para muitas famílias, que através da secretaria de Assistência Social puderam vender seus produtos nas barracas montadas no Centro Eportivo Municipal. A renda será revertida para o próprio projeto, e em alguns casos para as famílias que trabalharam.  (Fonte: PMC)

Comércio teve aumento de 30% nas vendas durante os Jogos Regionais

Caraguatatuba - A ACE (Associação Comercial e Empresarial) da cidade divulgou ontem o resultado de uma pesquisa com cerca de 30 comerciantes do centro e dos bairros, informando que durante os 10 dias dos Jogos Regionais houve um aumento geral de 30% sobre as vendas no comércio local.
Os restaurantes no centro da cidade aumentaram em 10% as vendas, já os mercados dos bairros registraram movimento superior a 30%. 
“O aumento nas vendas não foi o esperado, assim como as ocupações nos hotéis ficou também em 30%. Somente um hotel teve 100% de ocupação, mas isso porque era o alojamento oficial dos dirigentes dos jogos”, informou o gerente da ACE, Idésio Kashiura.
Segunda a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, toda a imprensa convidada e os delegados ficaram hospedados em hotéis da cidade. 
“Pelo menos umas 100 pessoas se hospedaram em hotéis. Cerca de 40 por dia eram da organização dos jogos, sem falar dos atletas convidados”, informou o assessor Bruno Sales.
O assessor ainda informou que cada atleta gasta em média R$ 40,00 durante os jogos, multiplicando o valor pelos 8 mil atletas que a cidade recebeu, chega-se ao coeficiente de R$ 320 mil gastos no comércio local. 
“Não estamos falando da economia informal dos carrinhos de cachorro quente, pipoca e outros que ficavam próximos aos locais de jogos”.
Por fim, Bruno Sales elogiou a infra-estrutura preparada para os jogos. “As escolas que serviram de alojamento eram praticamente novas. As quadras estavam pintadas e limpas. 
Devido a toda a receptividade, tem grandes chances da cidade ser sedo dos Jogos na edição de 2006. Outro diferencial foi a população, que acompanhou os jogos de perto, comparecendo nas quadras esportivas”. IMP 

Câmara de Caraguá retorna às atividades
Legislativo paralisou seus trabalhos devido a férias coleticas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba retornou hoje, segunda-feira, dia 2 de agosto às suas atividades normais. A paralisação ocorreu durante o mês de julho, quando normalmente acontece o recesso Parlamentar. Extraordinariamente este ano, a Presidência deu Férias Coletivas aos funcionários e assessores.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara o mês de julho é tradicionalmente conhecido como o de Recesso Parlamentar, onde apenas os Vereadores tiram férias. Com o intuito de manter a política de austeridade financeira, com vistas a compra de uma área para a implantação do novo prédio do Legislativo, o Presidente do Parlamento Municipal, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) resolveu conceder Férias Coletivas para Assessores e Funcionários, para a redução de custos.
De modo algum a paralisação afetou os trabalhos do Legislativo, bem como do Executivo, que bastava apenas convocar os Vereadores para a votação de um projeto de interesse popular, para que todos comparecessem para a discussão e votação das proposituras. Quanto ao Legislativo os pagamentos prioritários foram feitos dentro da ordem e cronograma de interesses, datas e valores, mantendo-se o trâmite normal dos trabalhos. CMC

Legislativo vota projetos do semestre anterior
Projetos não votados em junho entram na pauta em agosto

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba retorna às suas atividades e já marcou a sua tradicional Sessão Ordinária semanal, para esta terça-feira, dia 3 de agosto, a partir das 19h30. Esta será a primeira sessão do semestre e sem a transmissão via rádio.
A Sessão Ordinária semanal desta terça-feira, dia 3 de agosto, será a primeira do segundo semestre de 2004, no 4º ano Legislativo e na 13ª Legislatura, que compreende a gestão 2001-2004. Esta também será a primeira sessão sem a transmissão via rádio local, leia-se Oceânica, devido a Lei Eleitoral. 
Ao mesmo tempo, obedecendo alteração na Lei Orgânica Municipal, o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), não fará a sua tradicional Prestação de Contas neste mês, repassando-a para o mês de novembro. Na Ordem do Dia, apenas os projetos que não foram votados em junho, antes das Férias Coletivas.
Dessa maneira, constam projetos como a discussão do espaço aéreo e subsolo do município, de autoria do Executivo, do Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), projeto que cria o Título de Cidadão Desportista, do Vereador Anderson Silva Bertoncini – Pastor Anderson (PL), que altera o horário das Sessões Ordinárias semanais e da Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto – Vera Peixoto (PSDB), que cria a Casa Municipal de Apoio à Mulher – Casa Abrigo.
Há projetos também, como da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), que cria Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), para estudar e propor soluções para as obras do Teatro Municipal. A Vereadora Vera Peixoto, já citada, quer denominar de Coronel Edgard Pereira Armond a rotatória localizada na rodovia SP-99, no bairro da Ponte Seca e o Vereador Nilson Lopes da Silva – Nézão (PPS), denomina rua Benedito Ferreira da Silva – “Dito Mineiro” a atual rua Recanto Ana, localizada no loteamento do mesmo nome, no bairro do Rio do Ouro. CMC

Errata: Rio Juqueriquerê

Caraguatatuba - O rio Juqueriquere é o mais importante e o maior em volume de água de Caraguatatuba, e não o mais antigo. E a profundidade é de 2,50m (metros) e não 2,5 metros cubico. OBS:Favor se possivel corrigir estes equivocos (materia do dia 02/08/04).

Auracy Mansano Filho
Secretario de Meio Ambiente de Caraguatatuba




Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Encontro das Lideranças de Turismo discute novos rumos

Ilhabela - Foi realizado no sábado o Encontro das Lideranças de Turismo de Ilhabela. O evento foi promovido pela candidata a prefeita pelo PT Claudia Kerber. O objetivo era reunir as lideranças de turismo e diversas personalidades da área. Dois palestrantes não puderam comparecer por imprevistos na agenda, Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur e José Nelson de Moura, Diretor Consultivo da AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Turístico) para Assuntos de Turismo Náutico.
Claudia Kerber abriu a reunião e falou sobre o desenvolvimento do turismo em Ilhabela sob o ponto de vista do seu plano de governo. “Nosso plano de governo contempla o desenvolvimento do Turismo Sustentável.Todas nossas Secretarias estão amarradas em torno desse objetivo.” Disse também que o modelo econômico que existe hoje em Ilhabela, ou seja, toda a economia é calcada somente na especulação imobiliária e construção civil, contribui para o aumento de dois grandes problemas da cidade: a forte migração e a falta de emprego.
Jarbas Favoretto, presidente da AMITur discursou sobre a Importância de um Conselho de Turismo. Sua apresentação foi centrada em todos os aspectos que envolvem o tema. “O conselho deve ser montado de uma forma que haja continuidade.” 
Marcelo Pedroso, membro do Convention Visitors Bureau de Santos falou em nome do Presidente da Embratur. “O desenvolvimento do Turismo é compreendido como um dos principais fatores para a retomada de desenvolvimento do país. A Embratur e todo o Ministério do Turismo estão concentrados em torno das metas do Governo Federal para o Turismo no País.” Uma delas é aumentar o número de turistas que visitam o país para 9 milhões até 2007.
Pedroso também fez uma explanação sobre a Importância do Destino Regional. “Primeiro nós vendemos o destino, depois o produto”. O Convention Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos de caráter misto (público e privado) de gestão empresarial que tem como missão a promoção, comercialização e gestão da oferta de instalações e serviços de uma região para o desenvolvimento turístico. “O nosso ponto de partida é sempre a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região.”
Armando Arruda Pereira de Campos Mello, Diretor Superintendente da UBRAFE e SINDIPROM, discursou sobre o Calendário de Turismo para Ilhabela. “É preciso discutir as festas populares, o carnaval, a melhoria das trilhas, entre outros e para isso o Conselho de Turismo é fundamental”. Devem ser criadas novas alternativas, pois a baixa temporada é um problema para o Turismo, não só em Ilhabela.
Rubens Boffino, Assessor de Projetos Estratégicos do Anhembi Turismo e Eventos fechou o encontro. Falou sobre a importância da articulação entre o governo federal, estadual e muncipal, para que o turismo seja encarado de forma profissional e que haja realmente uma melhoria na qualidade de vida das pessoas da região. Para ele, o poder público precisa estar articulado com todos os segmentos de turismo para tornar não só Ilhabela, mas todo o Litoral Norte em um destino turístico que traga Emprego, Renda, Cidadania e Dignidade. Boffino resume o Turismo nestas cinco palavras: Emprego, Renda, Cidadania e Dignidade. “Turismo é você arranjar emprego, de forma que um evento envolva desde o pipoqueiro até o proprietário do Hotel, que gire renda por toda a cidade. Um processo de construção da cidadania que nos dá dignidade”.

Atleta de Ilhabela fatura seu primeiro título Brasileiro pela categoria Elite

Ilhabela - Edivando de Souza Cruz, de 26 anos, comemora seu primeiro título brasileiro de Mountain Bike Cross Country, na categoria elite (a partir dos 23 anos), conquistado no domingo, na Estância Alto da Serra em São Bernardo do Campo (SP). Foram 42 quilômetros de prova.
Bicampeão brasileiro pela sub-23 (1997 e 2000) e de maratona na categoria Elite (2003 e 2004), Vando recebeu como prêmio uma camiseta, que deverá ser usada pelo atleta durante todas as competições nacionais, além de uma medalha.
“Fiquei muito contente com esse título na categoria elite, que foi o primeiro”. Em 2001 o ciclista de Ilhabela, da equipe Extra Caloi Suzano, fez sua estréia na competição, terminando em 6º lugar; já no ano seguinte pulou para vice e em 2003 foi o 3º colocado.
Os melhores ciclistas do país estiveram presentes no evento nacional mais esperado do ano, como Márcio Ravelli, Odair Pereira, Albert Morgen, Abraão Azevedo, além de Edivando Cruz, que é o atual número um no ranking nacional.
Durante a semana Odair quebrou a mão e Morgen teve problemas de saúde, ficando fora da competição. O duelo foi travado entre Ravelli e Edivando, que já na segunda volta saiu na liderança isolada. Ravelli, sem muitas chances, passou a concentrar seus esforços para segurar a segunda colocação com o atleta Ricardo Pscheidt, da Joel Bikes de Santa Catarina, que estava próximo a cada volta e consegui ultrapassar Ravelli, terminando em 2º lugar.
Na categoria feminino o título nacional ficou com Érika Gramiscelli, de Minas Gerais. A mineira foi campeã dos principais eventos da temporada como Copa Ametur e Volta de Santa Catarina. 
O segundo lugar ficou com Roberta Stoppa e Gabriella Morelli, atual campeã brasileira de Maratonas, na 3ª colocação. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

'Piratas' fazem arrastão em embarcações no Litoral Norte
Cinco barcos têm equipamentos levados por bandidos; polícia planeja blitz

São Sebastião - Dois homens, utilizando uma lancha, furtaram na madrugada de ontem equipamentos de cinco embarcações de turismo que se encontravam atracadas na praia da Figueira, em São Sebastião.
Os 'piratas' furtaram um reversor (câmbio), duas telas de sonar (aparelho utilizado para conhecer a profundidade do mar), dois rádios VHF e dois aparelhos de CD. O prejuízo foi calculado em cerca de R$ 18 mil. Ninguém foi preso.
O ataque de ontem teria sido o maior praticado por 'piratas' este ano na região. Os ladrões levaram cerca de quatro horas para invadir as embarcações Argun, Camacuã, Antonella, Diana e Ge Gringo. Em outros dois barcos, Ge Gringo 1 e Sossego, os ladrões chegaram a entrar, mas não levaram nada.
Segundo Gilson Leandro, 31 anos, uma das vítimas, um grupo de pelo menos cinco homens teria feito de refém o marinheiro de seu barco Diana, Nilo Alves Moreno, 18 anos, que, sob a ameaça de armas, teria sido obrigado a ajudar na retirada dos equipamentos.
Moreno, segundo Leandro, teria sido agredido e lançado ao mar a uma distância de 1,5 km da costa.
O marinheiro teria nadado até a praia e comunicado o furto aos proprietários das embarcações e às autoridades policiais.
O delegado Múcio Mattos Monteiro Alvarenga, do 3º Distrito Policial, no bairro da Enseada, após ouvir o depoimento de Moreno, no início da noite de ontem, disse que o furto foi praticado por apenas dois homens, ambos desarmados. Moreno foi a única testemunha dos furtos.
"Em seu depoimento, Moreno contou que os ladrões utilizaram uma pequena lancha de fibra e estavam munidos de um pé-de-cabra e uma faca", disse.
O delegado disse acreditar que o depoimento de Moreno deverá esclarecer os furtos. Até as 19h30, o marinheiro ainda era ouvido pela polícia.
Um dos pontos que a polícia quer esclarecer é o fato de os bandidos não terem entrado nos barcos que possuem alarme.
O delegado disse que não foi constatado nenhum sinal de agressão na cabeça de Moreno. Aos proprietários de embarcações, ele teria alegado que foi atingido por um soco e uma coronhada.
INSEGURANÇA - O presidente da Associação Sebastianense de Pesca Esportiva e Turismo, Mizael Domingos, 38 anos, esteve ontem na delegacia. Ele cobrou das autoridades providências para combater a ação dos 'piratas' na região. "Desde o início do ano, os piratas vem agindo na região."
Algumas marinas vêm adotando medidas extras de segurança para impedir o furto de equipamentos eletrônicos das embarcações (leia texto nesta página).
BLITZ - O comandante-interino do 20º Batalhão da Polícia Militar do Litoral Norte, capitão Walter Padula, informou ontem que será feita uma operação em conjunto com a Polícia Militar para coibir a ação dos bandidos. (Fonte: ValeParaibano)

Marina tem segurança reforçada após roubo

São Sebastião - O Yate Clube de Ilhabela, que tem cerca de 250 barcos, alguns avaliados em até US$ 1 milhão, reforçou a segurança para coibir a ação dos 'piratas'. Foram contratados 20 guarda-piers e instaladas 20 câmeras de vídeo.
Os guardas fazem a vigilância das embarcações 24 horas por dia, em terra e no mar.
Segundo o diretor Djalma Nascimento, o aumento da segurança afugentou os 'piratas'. Segundo ele, a última ação no local ocorreu há oito meses, quando tentaram levar uma lancha Cabrasmar, pertencente ao filho do empresário Antonio Ermírio de Moraes, na praia de Santa Tereza.
Os guardas surpreenderam os 'piratas', que fugiram abandonando a embarcação. O delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão-de-fragatas Luiz Fernando Pereira da Cruz, disse que não compete à Marinha o combate aos bandidos. "Nossa competência é checar a documentação, cuidar do tráfego marítimo e dos equipamentos de segurança." (Fonte: ValeParaibano)

Adolescente morre após ser atropelada por bicicleta

São Sebastião - A adolescente Elizangela Alves do Carmo, de 15 anos, morreu na manhã de ontem no hospital de São Paulo após ter sido atropelada por uma bicicleta, no acostamento do Km 133,5 da SP-55, bairro Barequeçaba, região central. 
O ciclista fugiu sem prestar socorro. O acidente aconteceu por volta das 8h40. A adolescente foi levada ao pronto-socorro Central, onde a Polícia Rodoviária foi chamada para atender o caso. 
A mãe da vítima contou à polícia que a menina atravessava a pista quando veio a ser atingida pela bicicleta conduzida no sentido São Sebastião/Caraguatatuba. O local trata-se de uma descida em curva. O ciclista devia estar em velocidade.
Até a manhã de ontem o caso não havia sido registrado na delegacia, mas a família, abalada com o fato, estaria providenciando o boletim de ocorrência. (Fonte: Imprensa Livre)

Rock pela paz em Boiçucanga

São Sebastião - Durante anos promovemos festas por toda a Costa Sul de São Sebastião e como resultado tivemos uma mudança significativa da arte musical dentro de nossa comunidade. Não só grupos aprendendo a tocar, compor e se apresentar, mas descobrindo novos sons e realidades que infelizmente não fazem parte do nosso ambiente praiano.
Nosso último empreendimento aconteceu dia 13 de Julho de 2004, Dia Mundial do Rock. Esta data foi escolhida pois foi no mesmo dia só que no ano de 1985 aconteceu o Live Aid, o objetivo era reverter toda a renda obtida para as vítimas da seca que devastava a África.
A festa aconteceu em Barra do Una, contava com 6 grupos da região, muitos patrocinadores, uma comissão organizadora, mais de 500 pessoas na platéia de diversas praias e por causa de UMA BRIGA fomos obrigados a dar a festa como encerrada antes do previsto.
Repudiamos este tipo de comportamento. Um garoto de 20 anos levar 3 facadas é coisa demais para aguentar! Mas acalme-se o pior não aconteceu. O garoto está internado, mas vai se recuperar. As cicatrizes vão ficar para sempre no corpo dele e em nossas memórias.
MANIFESTE-SE conosco! Traga sua bandeira, cartaz, faixa, ou um kilo de alimento. A mudança vem através da Educação e da Cultura! Faça parte desta idéia!
As mesmas bandas e o mesmo Rock 'n Roll estarão presentes, só que agora mais confiantes do nosso lugar dentro da sociedade!
Local: Tribus - Boiçucanga
Data: 11 de Agosto - Quarta-feira
Entrada: 2 reais (serão revertidos para o garoto internado)
Informações: (12) 8117-7719 - Diogo ou (12) 9141-0443 - Silvão

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio  

Médicos da Santa Casa entram em greve

Ubatuba - O corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia, em Ubatuba, entrou em greve ontem. Mas o movimento não está afetando atendimentos de urgência e emergência, segundo disse ontem o advogado da instituição, Fernando Salles. 
A Santa Casa é mantida pela Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba. “Aguardamos a lista detalhada de reivindicações da categoria”, ele disse.
Conforme o advogado, a única informação que existe sobre o movimento é “melhores condições e transparência administrativa”. Ele declara que a Santa Casa está trabalhando dentro da maior normalidade possível. “Mas estamos preocupados”, completou.
O médico cirurgião Lavoisier de Leite, membro do corpo clínico, em entrevista ontem ao Imprensa Livre, afirmou que a greve existe, mas os profissionais têm o bom senso de não prejudicar o atendimento essencial à população. 
Ele afirma que a própria Santa Casa, há certo tempo, já comunicou ao Ministério Público e à Prefeitura o fato de não ter mais condições de se manter. 
O médico afirma que a situação é crítica há mais de um ano. “Faltam medicações, equipamentos, alimentos para os funcionários”. Segundo ele, só são feitas cirurgias de emergências por falta de materiais. “Um médico cirurgião vascular já apresentou documento ao Comitê de Ética do hospital, atestando que não mais existe condição de realizar este procedimento por falta de condições”. 
Leite também afirma que o setor de pediatria é precário, inclusive em termos de limpeza. Diz que toda situação provoca animosidade entre o corpo clínico e a administração da Santa Casa. Conforme Leite, cerca de 30 médicos compõem o corpo clínico.
Ontem mesmo ele disse que houve reunião entre médicos e a administração. “Querem que a gente pontue as reivindicações, como se não soubessem dos problemas”. 
A greve é por tempo indeterminado. Ontem, em nota à imprensa, o secretário municipal da Saúde, Carlos Augusto Fragnan, relatou que lamenta a situação e espera que o impasse seja resolvido rapidamente. 
Também relata que a secretaria da Saúde mantém os serviços de atenção básica por meio do PSF (Programa Saúde da Família) e que são mantidos os repasses de recursos da prefeitura à Santa Casa, decorrentes de subvenção. (Fonte: Imprensa Livre)

Nota de esclarecimento

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba vem a público informar que lamenta o encaminhamento dado as negociações que envolvem a Provedoria e o Corpo Clínico da Santa Casa que resultaram em alteração no ritmo normal de atendimento do Pronto Socorro.
Fomos informados que os atendimentos dos casos de urgência e emergência vem sendo mantidos. Manifestamos o desejo de que o impasse seja resolvido o quanto antes, retornando as atividades normais essa instituição de importância fundamental para a assistência à saúde da população.
Estão funcionando normalmente as atividades da Secretaria da Saúde, desenvolvidas na área de atenção básica por meio do Programa Saúde da Família - PSF. Informamos ainda que vem sendo mantido inalterados os repasses de recursos da Prefeitura Municipal decorrentes de subvenção. 

Carlos Augusto Fragnan
Secretário Municipal da Saúde

Cavalo causa acidente na Rio/Santos

Ubatuba - A Polícia Rodoviária Federal, que tem feito uma campanha visando acidentes com animais na pista, deteve na manhã de ontem o estudante M.F.C., de 20 anos, por omissão na guarda e cautela de animais. 
Na noite anterior seu cavalo, tipo alazão, provocou uma colisão no Km 52 da BR-101 e ferimentos em Elaine Alves do Nascimento, de 24 anos.
A mulher conduzia uma moto Yamaha, de Ubatuba, no sentido bairro/centro, quando ao passar pelo Km 52 um cavalo atravessou a pista. A motociclista perdeu o controle, vindo a cair na pista e a sofrer ferimentos na barriga.
A vítima foi conduzida ao pronto-socorro da Santa Casa de Ubatuba, onde recebeu medicação sendo liberada após ficar em observação. 
Na manhã seguinte o agente federal José Paulo Fortes, em patrulhamento pela BR-101, encontrou o dono do cavalo, que foi apreendido pela prefeitura.
O proprietário foi conduzido à delegacia para registro da omissão na guarda e cautela de animais.
O estudante teve que pagar R$ 300 para poder ir embora com seu cavalo. Conforme a Polícia Rodoviária, é grande o número de animais encontrados sozinhos na rodovia. 
O fato tem preocupado o setor, que vem apreendendo os animais localizados antes que se envolvam em acidentes.
O setor também procura os proprietários para que sejam responsabilizados pelo acidente, uma vez que infringiram a Lei de Contravenções Penais, que trata da omissão de cautela na guarda ou condução de animais. A pena é prisão simples, de dez dias a dois meses, ou multa. (Fonte: Imprensa Livre)

Sabesp realiza manutenção emergencial em Ubatuba 

Ubatuba - A Sabesp, empresa ligada à Secretaria Estadual de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, realiza nesta terça-feira, dia 3, serviços de manutenção na rede adutora da Estação de Tratamento de Água Central de Ubatuba.
Os serviços serão na altura da Rodovia BR-101 com Rua Vasco da Gama no bairro de Estufa II. Esse tipo de atividade é de natureza emergencial e tem o objetivo garantir a segurança operacional de todo o sistema de distribuição de água.
Para realização dos trabalhos, das 6 às 18 horas, será necessário interromper o fornecimento de água para os moradores de Perequê-Açú, Taquaral, Lázaro, Perequê-Mirim, Estufa I e II, Ponta Grossa, Cais do Porto, Itaguá, Jardim Carolina, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Marafunda, Samambaia, Ipiranguinha, Parque Viva Mar, Praia Grande, Toninhas, Morro das Moças e Centro.
Durante o período, a Sabesp recomenda à população afetada que utilize racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais, evitando desperdícios. O retorno do abastecimento será gradual, logo após o término dos serviços.
Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195, que funciona ininterruptamente, durante 24 horas. A ligação é gratuita.
Lembre-se: economizar água é esbanjar inteligência
· Diminua o tempo do banho.
· Cinco minutos no chuveiro são suficientes para a boa higiene.
· Quando estiver fazendo a barba ou escovando os dentes: feche a torneira.
· Ao lavar a louça, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa.
· Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágüe e aproveite esta para lavar o quintal e a área de serviço. (Fonte: O Guaruçá)

Programação do Festival Gastronômico e Cultural

Ubatuba - O Projeto do Festival Gastronômico e Cultural é idealizado pela Comissão de Restaurantes de Ubatuba, que se formou em 2000. Neste ano, a Comissão solicitou apoio na coordenação do evento à COMTUR, na elaboração da programação cultural a FUNDART, e apoio técnico da UNITAU, Ubatuba Fácil e Sindicato de Hotéis Bares Restaurantes e Similares. O Festival conta com o patrocínio da Visa e apoio da e prefeitura Municipal de Ubatuba, Miolo, ARCOR, Projeto Tamar/Ibama e Ponto Frio. 
Segue a programação oficial do evento:

06/08 - Sexta - Feira
09:00 h Oficina Senzala & Miolo de Gastronomia - UNITAU
18:00 h Enquetes e Sombras - Roteiro restaurantes
19:00 h Sexta Básica Musical “Relembrando a boa música” com Euri - Praça da FUNDART
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro restaurantes
20:30 h Abertura Oficial - Lira P. Anchieta - FUNDART

07/08 - Sábado
09:00 h Oficina Spaguetto de Gastronomia - UNITAU
15:00 h Oficina Bucaneiros de Gastronomia - UNITAU
18:00 h Esquetes e Sombras - Roteiro Restaurantes
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes
20:30 h Banda na Praça - Praça da Matriz

08/08 - Domingo
08:00 h Manhã Zen - Yoga na Praça - Praça Capricórnio
10:00 h Manhã Musical - Praça Capricórnio
18:00 h Esquetes e Sombras - Roteiro Restaurantes
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes

13/08 - Sexta Feira
09:00 h Oficina Perequim & Miolo de Gastronomia - UNITAU
18:00 h Esquetes e Sombras - Roteiro Restaurantes
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes
21:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes
20:30 h Palestra Astrologia “Uma Fenda no Tempo” Walter Egon - FUNDART

14/08 - Sábado
09:00 h Oficina Trattoria de Gastronomia - UNITAU
15:00 h Oficina Bucaneiros de Gastronomia - UNITAU
18:00 h Esquetes e Sombras - Roteiro Restaurantes
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes
21:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes

15/08 - Domingo
08:00 h Manhã Zen - Yoga na Praça - Praça Capricórnio
10:00 h Manhã Musical - Praça Capricórnio
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes
20:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes
20:30 h Banda na Praça -Praça da Matriz

20/08 - Sexta Feira
09:00 h Oficina Rei do Peixe & Miolo de Gastronomia UNITAU
18:00 h Esquetes e Sombras - Roteiro Restaurantes
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes
21:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes

21/08 - Sábado
09:00 h Oficina Rei do Peixe de Gastronomia - UNITAU
15:00 h Oficina Spaguetto de Gastronomia - UNITAU
18:00 h Esquetes e Sombras - Roteiro Restaurantes
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes
20:30 h Madrigal Música na Catedral - Igreja da Matriz
21:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes

22/08 - Domingo
08:00 h Manhã Zen - Yoga na Praça - Praça Capricórnio
10:00 h Manhã Musical - Praça Capricórnio
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes 22/08 - Domingo
19:00 h Projeção e Debate - “Rashomon” - FUNDART
20:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes

27/08 - Sexta Feira
09:00 h Oficina Senzala & Miolo de Gastronomia - UNITAU
21:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes

28/08 - Sábado
09:00 h Oficina Peixe com Banana de Gastronomia - UNITAU
15:00 h Oficina Giorgio de Gastronomia - UNITAU
18:00 h Esquetes e Sombras - Roteiro Restaurantes
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes
20:30 h Seresta e Seresteiro - FUNDART
21:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes

29/08 - Domingo
08:00 h Manhã Zen - Yoga na Praça - Praça Capricórnio
10:00 h Manhã Musical - Praça Capricórnio
10:00 h Corrida de Garçons e Garçonetes - Av. Iperoig
18:00 h Esquetes e Sombras - Roteiro Restaurantes
19:00 h Malabarista com Fogo - Roteiro Restaurantes
21:00 h Música na Rua 2 apresentações -Roteiro Restaurantes

OFICINAS - Inscrições gratuitas, vagas limitadas
UNITAU (12) 3832-2460 - Débora

20/08 à 12/09 FUNDART
Exposição o Imaginário Religioso Brasileiro
Mércia Borges

06/08 à 15/08 FUNDART
Exposições de Artes Plásticas
Todos os finais de Semana de Agosto
Atelier de Artes

Casanga - 09:00 h às 18:00 h
Não abrirá dias 13/14e15
Est. da Casanga, 474 Casanga - Tel: 9141 - 2701
Utensilios de decoração, esculturas...

Juan Falcón- 10:00 h às 22:00 h
Av. Chico Santos,27 Itaguá - Tel: 3832 -2504
Telas, cerâmicas ...

Mosaico - 10:00 h às 19:00 h 
R. Gonçalves Dias, 236 Itaguá - Tel: (12) 3833-4306
Peças decorativas e utilitárias, cerâmicas...

Osvaldo Pires-10:00 h às 22:00h
Rod. Oswaldo Cruz, 4775 Horto Tel: (12) 3832 - 6914
Pinturas em acrílico, oficina de confecção de mini telas...

Refazendo Arte - 10:00 h às 20:00 h
Av. Leovegildo Dias Vieira, 638 Itaguá - Tel:(12) 3832-6204 
Luminárias naturais, papel reciclado e outros materias

Sapê Arte - Tel: 10:00 h às 22:00h 
R. Velho Barroso, 110 Tenório - Tel:(12) 3835-3192
Telas, tapetes, peças de decoração... (Fonte: COMTUR)

Atleta de Ubatuba leva o ouro no campeonato mundial de Jiu-Jitsu

Ubatuba - Leonardo Thomas, o Brodinho, de 20 anos, fez o nome de Ubatuba brilhar no Rio de Janeiro, no sábado, dia 24 de julho. Ele levou pra casa nada mais nada menos que a medalha de ouro do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu.
Para sair campeão, Brodinho encarou um americano, um japonês e o paulista Daniel Garcia na final, para quem perdeu o campeonato brasileiro. Foram no total seis lutas de oito minutos cada, sendo duas finalizações e as demais vitória por pontos.
Brodinho, que faz parte da Equipe Liga Jiu-Jitsu, começou a lutar em 1998, incentivado pelo irmão. Hoje ele treina e dá aulas em Ubatuba e em São José dos Campos. Tem ficado mais em São José, onde consegue se dedicar melhor ao treino, principalmente em temporada de campeonatos.
Além desse último e mais importante título, Brodinho tem em seu currículo o tricampeonato paulista, o bicampeonato carioca, um vice brasileiro e um vice da Copa do Brasil.
Hoje, com a faixa marrom pena (até 70kg), Brodinho ainda está sem patrocínio. Mesmo com tantos títulos, ele ainda passa algumas dificuldades para competir. Conta com alguns apoios como o Restaurante Peixe com Banana de Ubatuba, o Assaí Natureba, de São José dos Campos e a Nutri Station suplementos, que dão uma força para ele.
“Espero que agora, com o título mundial, as coisas comecem a melhorar. Preciso de patrocínio para competir”, diz Brodinho, que ainda este ano disputa a Copa do Brasil no Rio de Janeiro. 
Para o ano que vem o atleta de Ubatuba está se preparando, pois irá aos Estados Unidos disputar o pan-americano. 
Há sete meses com a faixa marrom, Brodinho já está prestes a pegar a faixa preta, mas prefere esperar mais um pouco, já que normalmente os atletas ficam cerca de três anos com cada faixa.
“Pretendo passar a lutar Vale Tudo também e para isso vou treinar mais a luta em pé”, conta o atleta. (Fonte: Imprensa Livre)

Surfistas de Ubatuba fazem a festa na 2ª etapa do Paulista

Ubatuba - Só deu Ubatuba na 2ª etapa do Okdok Paulista de Surf. Os surfistas ubatubenses faturaram três das quatro categorias do evento, realizado na praia do Tombo, em Guarujá, no final de semana. 
Numa final reunindo quatro grandes nomes da modalidade, os veteranos deram um show de habilidade nas ondas de até 1,5 metro. 
Depois de ter vencido a open na etapa de abertura, Ricardo Toledo, de Ubatuba, faturou na master, numa disputa acirrada contra três lendas: o santista Almir Salazar e os irmãos do “Tombo”, Neno e Paulo Matos.
Os ubatubenses João Santana, na open, e Luana Coutinho, na feminino, foram os campeões da etapa, que reuniu 134 atletas.
Na categoria longboard os surfistas locais levaram a melhor. Danilo Rodrigo, o Mulinha, foi o 1º colocado, seguido pelos colegas Adriano Alemão e Marcelinho do Tombo. Kleber Silvano, de Itanhaém, foi o 4º colocado na etapa.
Na disputa por cidades, Guarujá, com 4.176 pontos, saiu vitoriosa por uma diferença pequena da vice Ubatuba, com 4.159. Santos ficou em 3º lugar e São Vicente em 4º. A equipe de São Sebastião terminou a etapa em 5º lugar. Na somatória das duas etapas, Guarujá está em 1º, seguida por Ubatuba e São Sebastião. 
A disputa que causou mais expectativa foi a master, para surfistas com mais de 35 anos. Na final, Ricardo Toledo, que está estreando na categoria nesta temporada, não deixou dúvidas quanto à vitória. Sabendo escolher bem as ondas, ele conseguiu ligar uma manobra a outra, sem perder a velocidade, num mar com ondas difíceis, arrancando um 7,5 pontos, e não foi ameaçado pelos rivais. 
Bicampeão brasileiro profissional em 1991 e 95, ele estava afastado das competições desde 2000 e ficou o ano passado praticamente sem surfar em função de uma hérnia de disco. “Foi uma final muito difícil, porque são três grandes nomes, que respeito muito. Competir ao lado deles é uma honra, vencer então nem se fala. 
Os três têm história e muito o que contar. Merecem todo o respeito”, comemorou Ricardo, que está com 36 anos, referindo-se aos adversários. Vale destacar que ele foi o único atleta a participar de três categorias e da open. Ricardo Toledo segue com chances de faturar o título, em 2º lugar no ranking.
João Santana, de 19 anos, foi a surpresa da etapa na categoria open. Com um surfe inovador, mesmo correndo o risco de o equipamento partir ao meio, arriscou e voou, depois de uma batida de back side (costas para a onda), assegurando a vitória. 
“Eu sabia que poderia quebrar a prancha, mas decidi ir com tudo”, disse o atleta, que não participou da etapa de abertura. Mike Richard, de Guarujá, foi o 2º colocado; Ricardo Silva, também de Guarujá, ficou em 3º lugar, seguido de Eduardo Silva, de Ubatuba. No ranking, Jaime Pereira, de Itanhaém, que perdeu na semifinal, é o líder. 
Surfe feminino - Na final feminina, Luana Coutinho, de apenas 15 anos, mostrou um surfe bem forte. Com uma batida numa esquerda ela garantiu nota 8 e abriu boa vantagem sobre a 2ª colocada, a vicentina Rose Santana. “Estou bastante feliz, porque estou sem patrocínio e esse resultado pode me ajudar muito”, disse a surfista, que passou a liderar a categoria, invertendo a posição com a sua conterrânea Jahia Bettero, que venceu a etapa de abertura e desta vez foi a 3ª colocada. 
Os melhores surfistas da etapa em cada categoria ganharam cadernetas de poupança. No total, são R$ 4.500 por disputa, além de pranchas, kits, troféus e medalhas. 
A próxima etapa do Circuito Paulista está marcada para a Praia do Boqueirão, em Praia Grande, no mês de outubro.

RESULTADOS DA 2ª ETAPA 

CATEGORIA OPEN 
1 – JOÃO SANTANA – UBATUBA
2 – MIKE RICHARD – GUARUJÁ
3 – RICARDO SILVA – GUARUJÁ

CATEGORIA MASTER 
1 – RICARDO TOLEDO – UBATUBA
2 – ALMIR SALAZAR – SANTOS
3 – PAULO MATOS – GUARUJÁ

CATEGORIA LONGBOARD 
1 – DANILO “MULINHA” – GUARUJÁ
2 – ADRIANO “ALEMÃO” MELO - GUARUJÁ
3 – MARCELINHO DO TOMBO – GUARUJÁ

CATEGORIA FEMININA 
1 – LUANA COUTINHO – UBATUBA
2 – ROSE SANTANA – SÃO VICENTE
3 – JAHIA BETERO – UBATUBA

DISPUTA POR CIDADES 
1 – GUARUJÁ – 4.176 PONTOS
2 – UBATUBA – 4.159 
3 – SANTOS – 2.205
4 – SÃO VICENTE – 2.083
5 – SÃO SEBASTIÃO – 1.886

RANKING – APÓS 2 ETAPAS 

CATEGORIA OPEN 
1 – 1.431 – JAIME PEREIRA – ITANHAÉM
2 – 1.312 – JÚNIOR FARIA – GUARUJÁ
3 – 1.185 – RICARDO TOLEDO – UBATUBA
4 – 1.092 – CLAYTON NUNES – UBATUBA

CATEGORIA MASTER 
1 – 1.900 – ALMIR SALAZAR – SANTOS
2 – 1.531 – RICARDO TOLEDO – UBATUBA
3 – 1.431 – TEKINHO TOMBO – GUARUJÁ
4 – 1.385 – NENO MATOS – GUARUJÁ

CATEGORIA LONGBOARD 
1 – 1.900 – ADRIANO “ALEMÃO” – GUARUJÁ
2 – 1.556 – CARLOS BAHIA – S. SEBASTIÃO
3 – 1.430 – DANILO “MULINHA” – GUARUJÁ
4 – 1.341 – AMARO MATOS – GUARUJÁ

CATEGORIA FEMININA 
1 – 1.900 – LUANA COUTINHO – UBATUBA
2 – 1.810 – JAHIA BETTERO – UBATUBA
3 – 1.260 – SILVIA NABUCO – GUARUJÁ
4 – 1.182 – ROSE SANTANA – SÃO VICENTE

CIDADES 
1 – 3.800 - GUARUJÁ
1 – 3.800 – UBATUBA
3 – 3.086 – SÃO SEBASTIÃO
4 – 2.777 – SÃO VICENTE (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral

Política Topo

Bastidores Políticos de Ubatuba

Um dos notáveis da cultura brasileira é Millor Fernandes. Desenhista, jornalista, teatrólogo, tradutor, chargista, pintor, poeta, filósofo, poderíamos escrever muito mais sobre as habilidades desse notável criador, uma espécie de Leonardo da Vinci da área das artes. Sim porque Leonardo fez tudo o que Millor faz, mas também era cientista, inventava coisas, era engenheiro, projetava máquinas de guerra e era visionário, antevia o futuro. O que há de comum entre esses dois homens, além do talento? Poucos sabem, mas ambos descobriram o conhecimento sozinhos, sem freqüentar bancos escolares. Foram autodidatas, Millor continua sendo. Uma vez assisti a uma entrevista em que ele abordou o assunto. Vejam bem, ele faz traduções consideradas muito boas, de textos ingleses. Ele estudou inglês sozinho, o que convenhamos não é tarefa fácil. Na entrevista, perguntado se a escola fez falta, ele respondeu que ap enas num quesito. O método. A escola ensina como abordar uma questão, como avaliar os dados disponíveis, separar o que interessa e depois caminhar em busca de soluções. Ele continuou dizendo que perdeu muito tempo descobrindo coisas que os alunos das escolas formais aprendem facilmente. Um homem que é símbolo de conhecimento, não tripudiou sobre a escola formal, antes lamentou não ter podido freqüentá-la. Em Ubatuba, pelo contrário, há um flagrante desrespeito pelo conhecimento formal e pela sabedoria. É o que normalmente acontece em terras de coronéis. Mandam os que têm dinheiro, sendo esse dinheiro produto de escambo na maioria das vezes. A tradução dessa mentalidade quase medieval é a ausência de uma mídia responsável, que primeiramente informe com isenção e depois cuide da formação dos cidadãos. Sem essa mídia, na verdade o quarto poder, a cidade continua vendo políticos tentando trocar votos por mercadorias básicas, é a mentalidade vigente, aceita e que tende a prevalec er. A tradição é passada oralmente, como acontecia antes de Gutenberg ter inventado a imprensa. A pouca mídia existente tem um lema: “servimos ao nosso amo” não tendo credibilidade junto aos formadores de opinião. O maior problema numa sociedade com essas características é dominar o imediatismo que permeia as cabeças dos coronéis, ou dos que pensam ser coronéis, mas são apenas mercadores. Acostumados a vender o boi e receber o dinheiro, eles não entendem ações que possam demorar em surtir efeitos. Não há interesse em planejar o futuro. Ontem, na Flórida, foi lançada uma sonda em direção ao planeta Mercúrio. Ela só vai mandar respostas no ano 2011. Isso seria impensável em Ubatuba. Aqui tudo é para agora. Aqui os políticos gastam fortunas para se eleger vereadores e depois receber salários que perfazem um décimo do que investiram na campanha. Sem outra fonte de renda além desses salários, aumentam o patrimônio em progressão geométrica. Observem se há compatibilidade entre pro ventos e bens dos nossos homens públicos. Com uma mídia atuante isso poderia ser menos danoso ao município, haveria indignação da população, haveria cobrança. A sociedade ubatubense não entendeu que não bastam paisagens bonitas, é preciso mais, é preciso servir bem aos que aqui vem buscar sossego e encontram desmandos, desmazelo, sujeira e falta de imaginação. Isso é o pior de tudo, Ubatuba não tem imaginação. Quem sabe se houver investimentos em educação isso um dia mude? O problema é que os que mandam na cidade não têm educação. Como poderiam investir no que desconhecem? Pensem bem antes de votar.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html 

Carta do Leitor Topo

Camarões - Não é de se admirar que o produto esteja escasso visto que é decorrente da indiscriminada pesca predatória praticada em nossos águas. Também os peixes estão escassos e tudo é pela mesma razão todos sabemos incluindo os órgãos que se dizem defensores do meio ambiente ou ecossistema, sei lá... Muito em breve os predadores de hoje não terão mais nada a capturar mesmo utilizando as formas e processos menos recomendáveis, aí a miséria real se abaterá definitivamente sobre esta comunidade que hoje clama sob uma bandeira denominada necessidades.
Devemos todos levantar hoje nossa vozes contra a depredação, contra a poluição e sobretudo contra a ganância burra que é a mola mestra da destruição, doa a quem doer. Temos hoje algumas dezenas de elementos que se dizem sobreviver da pesca e certamente teriam dificuldades para adaptarem-se a processos preservacionistas, todavia ao tomar medidas necessárias hoje deixaremos de ter amanhã, centenas ou milhares de elementos em profunda miséria.
Vamos preservar nossas águas com um controle sério da poluição e principalmente da pesca predatória e com certeza permitir que nossos camarões, bem como nossos peixes, sobrevivam procriem e reapareçam para felicidade de todos.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Sem contra indicações - O crescente número de visitantes atingirá proporções insuportáveis e não haverá saída. Seremos obrigados a estabelecer ações regulatórias de uso e ocupação dos espaços urbanos e periféricos. Antes da degradação total, qualquer atitude de contenção deve ser considerada, muito embora, politicamente, este assunto seja "desconfortável". A protelação de atitudes até mesmo da conscientização é erro fatal. Sempre os munícipes irão optar pela qualidade, ante a opção já vivida e conhecida da quantidade. A zona azul municipal, implantada com sucesso em tantas outras cidades, inclusive na capital, parece encontrar resistência dos menos esclarecidos e e dos escaldados da má administração (passada) desta fonte "ecológica" de renda municipal. Quem quizer, pode brincar e fazer alguns cálculos matemáticos. O resultado, além de uma ocupação e uso ordenado e racional dos espaços, é que os recursos oriundos desta "fonte" poderiam, até mesmo, substituir o tal do IPTU. Não seria maravilhoso? A receita é simples. Sem contra indicações. Não requer prática. Apenas coragem. 

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Ave Ubatuba

Obrigado Senhor nosso Deus pelo carinho com que criaste Ubatuba, este pedacinho 
de Brasil no litoral atlântico. 

Obrigado Senhor pela mãe-natureza que aqui colocaste 
deslumbrando os nossos olhos. 

Pelos pássaros que planam em nosso céu e pelas nossas praias 
onde Teu servo Anchieta homenageou Maria, mãe de Jesus. Nelas se deita um mar de águas cristalinas, nossos peixes, golfinhos e toda fauna e 
flora maravilhosa que habita essas águas. 

Pela brisa serrana que desce as encostas da Serra do Mar 
conduzindo um cheiro da mata virginal, 
verde vivo da moldura de nossos limites. 

Obrigado Pai nosso, pela umidade marinha que nos envolve, 
trazida pelas ondas do mar que diuturnamente beijam nossas praias, 
acarinhando-as num vai e vem constante... 
levando nossas preces... trazendo Suas bênçãos.

Obrigado Senhor de justiça, pela certeza que Sua mão, 
estará estendida sobre os filhos de nossa Ubatuba, conduzindo-os na 
escolha de seus futuros governantes. 

E permita Deus piedoso, que os escolhidos se preparem para essa disputa, 
mostrando dignidade, sinceridade e honestidade para obterem 
a confiança e o respeito daqueles que tenham o sagrado exercício do voto. 

Que as suas promessas, seus projetos e planos para nos governar, 
estejam alicerçados num amor cristão, em atitudes de autênticos 
filhos de Deus e na plena certeza de suas realizações.

Liberta-nos sábio Senhor, dos políticos que desejem comprar 
nossos direitos, nossas consciências por uma cesta básica, 
uma conta atrasada de água ou luz, um botijão de gás, 
ou uns míseros litros de combustível, aproveitando-se de 
nossas necessidades, de nossas carências.

Por não merecerem a Tua confiança, que sejam banidos desse paraíso 
como ervas daninhas, filhos da corrupção.

Finalmente Pai eterno, obrigado por nos deixar em alerta a fim de 
exercermos a nossa cidadania e através de um voto consciente, 
e elegermos os que verdadeiramente amam essa terra, os que tenham 
capacidade e competência para administrar nossa amada Ubatuba, 
a pérola do Atlântico que nos foi dada de presente.
Muito obrigado Senhor nosso Deus

E permita Deus piedoso, que os escolhidos se preparem para essa disputa, 
mostrando dignidade, sinceridade e honestidade para obterem 
a confiança e o respeito daqueles que tenham o sagrado exercício do voto. 

Que as suas promessas, seus projetos e planos para nos governar, 
estejam alicerçados num amor cristão, em atitudes de autênticos 
filhos de Deus e na plena certeza de suas realizações.

Liberta-nos sábio Senhor, dos políticos que desejem comprar 
nossos direitos, nossas consciências por uma cesta básica, 
uma conta atrasada de água ou luz, um botijão de gás, 
ou uns míseros litros de combustível, aproveitando-se de 
nossas necessidades, de nossas carências.

Por não merecerem a Tua confiança, que sejam banidos desse paraíso 
como ervas daninhas, filhos da corrupção.

Finalmente Pai eterno, obrigado por nos deixar em alerta a fim de 
exercermos a nossa cidadania e através de um voto consciente, 
e elegermos os que verdadeiramente amam essa terra, os que tenham 
capacidade e competência para administrar nossa amada Ubatuba, 
a pérola do Atlântico que nos foi dada de presente.
Muito obrigado Senhor nosso Deus.

Dorival C. Fernandes
Enviado por Angela Parrilo 
Toninhas, Ubatuba, SP


Festa Julina na Picinguaba - A Vila Picinguaba agradece a todos pela participação em nossa 2a. Festa Julina realizada nos dias : 30 e 31/julho/2004. Seguem as fotos da festa: Apresentação de capoeira das crianças e jovens do CCP (Centro de Convivência Picinguaba) Prof. Gordo do Grupo Ginga Caiçara Ubatuba, e da apresentação da nossa animada Quadrilha !!!!
Nossos sinceros agradecimentos,

EQUIPE SABP
(Soc.Amigos B.Picinguaba)
sapicinguaba@itelefonica.com.br
Picinguaba, Ubatuba, SP


Foto do Dia Topo

Ubatuba

Costão da Picinguaba

Costão da Picinguaba
©Carlos Castro


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor