Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 04 de agosto de 2004 - Nº 1090 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Caraguá Bike Week atrairá motociclistas para o litoral
Presença da Associação Brasileira de Motociclistas 
Exames Supletivos 2004 terão inscrições abertas no início de agosto 


Caraguatatuba
'Vestibular' para candidatos provoca polêmica em Caraguá
Pescadores fazem curso e aprendem a recuperar baterias
Teatro Macunaíma apresenta-se em Caraguá
Conselho de Alimentação Escolar fará nova eleição em 25 de agosto
IV Semana de Prevenção às Deficiências
1ª Semana de Educação Fiscal reúne profissionais de Caraguá
Colônia de pescadores luta para manter bolsas de estudo com colégio
MACC mostra exposição Amigo da Onça
Caraguá segue com vacinação anti-rábica
Confira os locais e horários para vacinar o seu animal de estimação

Ilhabela
Mercados recebem cheques roubados no dia anterior
Campanha de doação de sangue na Ilha
Câmara pede estruturação das polícias Civil e Militar ao governador


São Sebastião
Seminário Internacional de Ecoturismo reúne mais de 300 pessoas
Bocha da Sampoc fica em terceiro no Metropolitano de Santos 
Polícia acusa vítima de favorecimento pessoal nos roubos dos barcos

Ubatuba
Educação ambiental vira experiência divertida 
Rodoviária Federal apreende tabletes de maconha na BR-101
Estrangeiro é roubado na Praia Grande
Santa Casa de Ubatuba fica com atendimento prejudicado por greve
II Convenção Ágape Internacional - Uma geração a ser alcançada
Comunicado da SEL


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Caraguá Bike Week atrairá motociclistas para o litoral

Litoral Norte - O evento movimentou a cidade no ano passado, e já tem na programação fortes atrativos como provas de motocross, danceteria itinerante, manobras radicais e shows musicais com Erasmo Carlos, Pitty, entre outras bandas.
O 2º Caraguá Bike Week acontece em Caraguatatuba, de 11 a 15 de agosto, tornando o Litoral Norte Paulista na rota preferida de amantes do motociclismo de todo o país. O evento deve atrair cerca de 100 mil pessoas, segundo os organizadores. As atrações se concentram na Praça de Eventos. Saiba mais sobre o 2º Bike Week em http://www.motoroad.com.br/caragua/ 

Segurança - A 2ª edição do Caraguá Bike Week vai contar com o reforço das Polícias Militar e Rodoviária Estadual durante os cinco dias de evento. O esquema, anunciado no último dia 22, prevê o aumento do efetivo da PM vindo do Vale do Paraíba e instalações de bases móveis em pontos estratégicos do município. Haverá também fiscalização nas estradas que dão acesso à cidade e a Ditran (Divisão de Trânsito) da prefeitura vai implantar desvios nas principais ruas e avenidas. 
A Secretaria Municipal de Turismo promove o evento em parceria com o empresário José Lopes, organizador do Moto Road, em Campo Grande (MS). Em 2003, o Caraguá Bike Week atingiu sua proposta de mudar o conceito de motociclismo na região, mostrando que os motociclistas são embalados pelos ideais de solidariedade e irmandade. Segundo o organizador José Lopes, é dentro desse espírito que está sendo preparada a segunda edição do evento. 

Lucro para o comércio e emprego - O primeiro Caraguá Bike Week se mostrou uma ótima opção para os comerciantes da cidade. Tanto aqueles que participaram com estandes como os demais avaliaram positivamente o evento, pela movimentação de visitantes que trouxe. Outro setor que aprovou foi o da hotelaria, que ampliou consideravelmente seu índice de ocupação. Este ano a organização do evento fez uma parceria com o comércio da região, onde o público poderá retirar seu ingresso para o evento. A secretaria de Assistência Social estará realizando uma exposição dos projetos de geração de renda.

Atrativos - Para este ano, a promessa da organização é de trazer novamente grupos que se destacam no gênero musical preferido dos motociclistas: o rock´n´roll. Outro ponto alto do evento é o desfile de motociclistas pelas ruas da cidade. Em 2003, o ator americano Lorenzo Lamas fez a frente do passeio. 
Outro grande atrativo do evento são as provas de motocross nos dias 13 e 14, que deverá reunir 80 equipes. O evento promete um show de manobras e saltos com os melhores pilotos do Brasil.
Também está confirmada a presença da equipe Força e Ação, um grupo de pilotos profissionais que realiza um show de manobras radicais com motocicletas e bikes, desde 1989. Durante uma hora, serão exibidas mais de 50 manobras diferentes, com efeitos especiais, explosões, moto lança-chamas, derrapagens, pirâmides, saltos em arcos de fogo, envolvendo 1 bike, 1 quadriciclo e 6 motocicletas de 125 a 900 cilindradas. Um show arrojado e imperdível em que máquinas e pilotos entram em fusão com a adrenalina e a emoção. A equipe Força e Ação marca presença nos melhores eventos do país e, nestes 14 anos de estrada, já realizou mais de duas mil apresentações por todo o Brasil e países da América latina. 

Música - Na área musical, as atrações confirmadas até agora são Erasmo Carlos com show no dia 14 de agosto, e Pitty, que se apresenta no dia 13. 
Na sexta-feira, 23 de julho, o cantor Erasmo Carlos foi entrevistado por Jô Soares, em seu programa. Dentre os vários assuntos da entrevista, que teve dois blocos, o tremendão falou sobre sua participação no evento Caraguá Bike Week, no dia 14 de agosto, além de falar sobre o Moto Road, lembrando da entrevista que o Jô Soares fez com o ator Peter Fonda. Na agenda de seu site oficial, Erasmo também já anuncia sua participação no encontro. Para conferir, acesse: www.erasmocarlos.com.br 
Vencedora na categoria Revelação Solo do Prêmio Multishow 2004, Pitty completa um ano de turnê do CD Admirável Chip Novo. Há quase um ano morando entre a Rua Augusta e a Consolação, percorrendo os inferninhos e lojas do centro de São Paulo, a baiana Pitty, completa uma ano de banda e de estrada do CD. Pitty foi eleita Revelação Solo pelo Prêmio Multishow e o seu disco de estréia ganhou como melhor álbum de rock no Prêmio Dynamite 2004, o mais conceituado da cena alternativa brasileira. Sucesso em todo o Brasil, Pitty é a grande revelação de 2003. A banda acabou de gravar seu primeiro DVD, que será lançado em outubro, com imagens de bastidores, shows e gravações em estúdio. O clipe da música Máscara está e alta rotação na programação da MTV-U americana, e, em julho, a banda parte para a primeira turnê nos Estados Unidos. O Caraguá Bike Week, Pitty vai mostrar o repertório que vem apresentando pelo Brasil, tocando pesos pesados do disco e lançando sua versão para clássicos como Deus lhe Pague, de Chico Buarque, e Love Buzz, dos holandeses Shocking Blue, regravado por Nirvana. 

Outras bandas - Também está confirmada a presença das bandas Caos e Mr. Johnny. A primeira com músicas atuais, rock´n roll de qualidade e sangue jovem. Com um repertório diversificado, a banda Caos garante a platéia pulando o tempo todo. Já abriu shows de grandes bandas como Detonautas e LS Jack, e participações em rádio e TV como no programa Sabadaço, de Gilberto Barros. A banda Mr. Johnny é inspirada na musicalidade do rock inglês dos anos 60, com timbres inconfundíveis dos Beatles. A banda é referência de fidedignidade aos lendários garotos de Liverpool e seus acordes. No ano passado, conquistou o 2º lugar no Beatles Festival, o maior festival de bandas covers dos Beatles do Brasil. Durante o show, a Mr. Johnny apresenta um repertório abrangente da carreira do quarteto de Liverpool, com mais de 50 músicas de suas várias fases, além de músicas próprias. Vestidos e produzidos a caráter, a Mr. Johnny enfatiza em seu show todas as quatro fases musicais dos Beatles. 

Baladas - Nesta segunda edição do Caraguá Bike Week, está sendo preparado um espaço para quem gosta das baladas e curte o ritmo eletrônico. Serão 400 m² de área reservada para quem pretende esticar a noite após os shows no palco principal. Muita música tecno e outros ritmos que serão conduzidos pelos melhores DJ's irão rolar na boate que vai funcionar nas cinco noites do evento. (Fonte: PMC)

Presença da Associação Brasileira de Motociclistas 

Litoral Norte - O Caraguá Bike Week contará com a presença do presidente da ABRAM, o Sr. Lucas Pimentel, um dos nomes de maior prestígio do motociclísmo nacional. A ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas), é uma entidade civil de direito privado, uma organização não governamental de caráter filantrópico, com sua sede nacional no Estado de São Paulo, foi fundada em março de 1997, por Lucas Pimentel e um grupo de motociclistas, com firme propósito, finalidade e missão de prestigiar, valorizar e defender o motociclista independente da marca ou cilindrada de sua motocicleta. A ABRAM, oferece serviços de apoio na solução de problemas, desenvolvendo nos motociclistas uma consciência crítica de cidadania, meio ambiente e de segurança no trânsito. A ABRAM também promove eventos para maior integração, como a Semana do Motociclista e Campanhas como: "Sobre duas rodas, há uma vida". Para saber mais sobre a ABRAM, visite o site www.abram.com.br 

Postos para aquisição de ingressos no Vale

São José dos Campos
Shopping Colinas, Fone: (12) 3921-6099, 
Center Vale Shopping, Fone: (12) 3913-6696
Jacareí
R. Cel. Carlos Porto, 102 - Fone: (12) 3951-2088
Jacareí Shopping - Fone: (12) 3954-8458
Taubaté
Taubaté Shopping - Fone: (12) 221-6004
Art Rock - São José dos Campos - SP
Center Vale Shopping - Fone: (12)3933-3360

Concessionárias autorizadas

Honda
S. J. dos Campos - Av Adhemar de Barros, 192 - Fone: (12) 3925-6300
Taubaté - Av. Emílio Winther, 271 - Fone: (12) 221-8746 / 221-9021
Yamaha
Caçapava - Av. Cel. Manoel Inocencio, 1054 - Fone: (12) 3655-4553
S. J. dos Campos - Av. Adhemar de Barros, 416 - Fone: (12) 3925-8000
Suzuki
São José dos Campos - Av. Nelson D' Avila, 1420 - Fone: (12) 39214699
Taubaté - Av. Charles Schnneider, 1661 - Fone: (12) 222-4500
Kasisnki
São José dos Campos - Av. Dr. Nelson D´Avila, 1426 - Fone: (012) 3922-2811 (Fonte: PMC)

Exames Supletivos 2004 terão inscrições abertas no início de agosto 

Litoral Norte - As inscrições para Exames Supletivos de Ensino Fundamental e Médio estarão abertas de 9 a 13 de agosto na Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba. A data para abertura das inscrições foi definida por meio da portaria DRHU-7, de 21 de julho de 2004, expedida pela Secretaria de Estado da Educação.
O objetivo das inscrições é dar chance aos candidatos que ainda não possuem certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. A orientação sobre os Exames Supletivos foi fornecida pela Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba para orientação aos alunos das telessalas 
Podem se inscrever para as provas os alunos das telessalas da rede municipal e/ou estadual e demais interessados em obter a certificação de Ensino Fundamental. Segundo informou a Secretaria Municipal de Educação, na próxima semana será realizada uma reunião com professores do Telecurso, na qual serão dadas as principais informações para que os mesmos possam orientar os alunos sobre o Exame Supletivo, inclusive com relação ao conteúdo das provas, inscrições e datas.
Para fazer a prova para certificação do Ensino Fundamental, o candidato deve ter idade mínima de 15 anos completos ou a completar até o último dia de inscrição para o exame. Na área de Ensino Fundamental constarão os seguintes conteúdos: a) Língua Portuguesa, Inglês e Educação Artística; b) Ciências Físicas, Biológicas e Matemática; e c) História e Geografia.
A inscrição poderá ser feita por área de conhecimento, para isso o candidato deverá apresentar a carteira de identidade. De acordo com a Portaria DRHU-7, o candidato inscrito na Diretoria de Ensino de Caraguá deverá retornar ao local de inscrição no período de 27 a 30 de setembro para confirmar sua inscrição e seus dados cadastrados. O candidato que não constar na relação de inscritos da Diretoria de Ensino deverá solicitar sua inclusão no cadastro de candidatos somente neste período indicado. É importante informar que o local e horário de realização dos exames serão divulgados a partir de outubro na própria DRE, ou pelo site www.educacao.sp.gov.br.
Para o Ensino Médio - Os interessados em obter a certificação de Ensino Médio também serão orientados na Diretoria Regional de Ensino, assim como o Exame de Ensino Fundamental, as inscrições para o Exame de Ensino Médio vão de 9 a 13 de agosto, sendo que, o principal quesito para participar da prova é ter no mínimo 18 anos. As escolas estaduais de Ensino Médio também estarão prestando informações aos alunos interessados em obter o certificado durante esse período. Para o Exame de Ensino Médio, constarão as seguintes disciplinas: a) Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Inglês e Educação Artística; b) Física, Química, Biologia e Matemática; e c) História e Geografia. 
Mais informações sobre os Exames Supletivos poderão ser obtidas na sede da Diretoria Regional de Ensino, que fica na avenida Engenheiro Germano Luiz Duanetto nº 539, no bairro Indaiá, em Caraguatatuba. O telefone da DRE é (12) 3882-4488. Participe. Obtenha seu certificado! (Fonte: SME/PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Capitão Campos Junior - Fale Comigo O Guaruçá Anuncie Aqui

'Vestibular' para candidatos provoca polêmica em Caraguá
Políticos correm contra o tempo para comprovar escolaridade; teste será aplicado hoje

Caraguatatuba - A Justiça Eleitoral aplica hoje, às 10h, um exame para atestar a escolaridade de 25 candidatos a vereador em Caraguatatuba. O 'vestibular do voto' provoca polêmica na cidade e os postulantes a vagas na Câmara correm contra o tempo para comprovar que sabem ler e escrever --exigência legal para disputar o pleito de outubro.
Em meio à polêmica sobre a prova, um dos convocados para o 'processo seletivo', o pedetista Aristides de Paula, 55 anos, desistiu de concorrer ao Legislativo.
Outros candidatos tentam, no afogadilho, providenciar a documentação para se livrar da prova. Jorge Jacinto (PSDC), 48 anos, apresentou na segunda-feira um diploma de primeiro grau de uma escola de Leopoldina (MG) e escapou do teste.
"Graças a Deus", disse Jacinto ao ser comunicado pelo cartório de que não precisaria passar pela avaliação de alfabetização.
A única mulher chamada pela Justiça, Rosângela Machado Souza (PSDB), entregou ao cartório uma declaração da escola Dr. Eduardo Correia da Silva, para comprovar sua escolaridade. "Não vou conseguir fazer a prova. Só se for de para marcar com X", afirmou a tucana, alegando problemas no braço direito.
O candidato Carlos Oliveira (PTB), 46 anos, ameaçava desistir ou acionar a Justiça para evitar a prova.
Eleitores consultados ontem pelo ValeParaibano concordaram com a aplicação do teste para os candidatos (leia texto nesta página).
DITADO- O 'vestibular', exigido pela juíza Regiane dos Santos, será realizado na Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba).
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Eline Oliveira, o procedimento é obrigatório de acordo com a resolução nº 21.608/2004 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os candidatos terão que se apresentar 10 minutos antes do horário da prova, munidos de caneta azul ou preta e documento de identidade.
Eline afirmou que, caso seja necessário, os funcionários do cartório exigirão a comprovação da identidade do candidato.
"A prova constará de um ditado, que será feito pela juíza", afirmou Eline. Segundo ela, em 2000, os candidatos tiveram como teste a seguinte frase: "É proibida a boca de urna no dia da eleição". Apenas um dos candidatos não teria sido aprovado à ocasião.
A princípio, foram chamados 29 dos 126 candidatos inscritos no Cartório Eleitoral. Na semana passada, a juíza baixou uma portaria liberando do testo quatro candidatos que já cumprem mandato no Legislativo. (Fonte: ValeParaibano)

Pescadores fazem curso e aprendem a recuperar baterias

Caraguatatuba - Recuperar baterias velhas, saber identificar o problema do motor em alto mar e saber resolvê-lo para continuar a pescar são a tônica do curso que a Fundacc e o Ceprolin em parceria com a Wintershall vem proporcionando a 30 pescadores artesanais, otimizando seu trabalho
Os pescadores artesanais de Caraguatatuba estão fazendo um curso oferecido pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba em parceria com a Wintershall do Brasil no Ceprolin- Centro de Educação Profissional do Litoral Norte.
O curso Manutenção de Motores Diesel, Meio Ambiente e Ecologia é gratuito, voltado para a Colônia de Pescadores de Caraguatatuba. 
O curso acontece no Ceprolin e os pescadores já estão colhendo os frutos do aprendizado - o pescador Marcelo Bueno Brandão, do Massaguaçu recuperou uma bateria que havia afundado com seu barco e com as informações do curso, conseguiu recuperá-la - A bateria ficou parada um ano depois de ter ficado seis dias afundada no mar. Seguindo as instruções do curso e fazendo os procedimentos corretos, conseguimos reativar a bateria. O nível do curso é excelente" - comenta Brandão.
Já o pescador Anaildo Ezequiel dos Santos do Porto Novo, perdeu três baterias antes do curso - Estamos tendo muitas informações e aprendendo a resolver situações que antes não sabíamos, como no caso das baterias" comenta Santos.
O professor Valter Sanches, do CEFET -SP - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - vem ao longo do curso transmitindo aos pescadores formas de resolver seus problemas no mar, ensinando-os a mexer nos motores - 
"Estamos passando as informações sobre motor diesel e seus periféricos, e eles estão tendo grande interesse, pois podem fazer as manutenções e passarão a depender cada vez menos dos profissionais da área, e saberão identificar os problemas em alto mar e saber como resolvê-los para poder voltar a pescar" - finaliza Sanches.
As aulas estão acontecem em dois períodos, manhã e tarde. "Objetivamos a melhor qualificação dos pescadores dando oportunidades de conhecerem melhor os equipamentos e assim otimizar seu trabalho"- comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc. (Fonte: PMC)

Teatro Macunaíma apresenta-se em Caraguá

Caraguatatuba - No próximo dia 7 de agosto, sábado, apresenta-se em Caraguatatuba um espetáculo do Teatro Escola Macunaíma, de São Paulo: Uma Peça Por Outra, de Jean Tardieu, direção de Mônica Granndo, comédia livre, contando com 21 atores no elenco. Os ingressos custam R$8,00 e R$4,00 para estudantes e terceira idade. A apresentação acontece no Auditório da Fundacc às 20h30. A peça tem uma hora de duração.
O espetáculo faz parte do projeto Caraguá em Cena realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promovendo um intercâmbio entre os grupos da região, abrindo espaço para apresentações das companhias teatrais, e oferecendo entretenimento para a população a preços populares.
Segundo Eloiza Antunes, presidente da Fundacc, são muitos os projetos na área de artes cênicas em 2004 - "Estamos investindo bastante na área de teatro, com projetos diversificados, sempre visando envolver os grupos teatrais, atores e dramaturgos no processo de fortalecimento da arte cênica, criando encontros, promovendo espetáculos, leituras dramáticas, festivais de teatro e concursos de dramaturgia. É com grande satisfação que recebemos um espetáculo do Teatro Escola Macunaíma em Caraguatatuba" comenta.
O espetáculo "Uma Peça Por Outra" fez parte da 60ª Mostra do Teatro Escola Macunaíma, que aconteceu entre os dias 17 de junho a 18 de julho deste ano em São Paulo. Segundo Granndo - "nesta peça, Tardieu ridiculariza os usos e costumes de nossa sociedade substituído-os por outros de aparência absurda. Com isso, quer nos chamar a atenção sobre a condição das coisas absurdas que consideramos obrigatórias a cada dia" - comenta a diretora.
No elenco do espetáculo está Junior Magresco, responsável pela área de teatro da Fundacc, o elo entre a Fundacc e o Macunaíma nesta apresentação. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, centro. Mais informações pelo telefone 3883 7555/3883 3737. (Fonte: PMC)

Conselho de Alimentação Escolar fará nova eleição em 25 de agosto

Caraguatatuba - O Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba completou neste mês seu segundo ano de mandato e realizará no dia 25 de agosto uma nova eleição para a composição do próximo conselho, que atuará frente à Educação Municipal nos próximos dois anos.
Atualmente o CAE é composto por membros do poder Executivo e Legislativo, além de professores, pais de alunos e representantes dos Trabalhadores Rurais do Município. Uma das grandes metas cumpridas pela atual gestão foi a elaboração do Regimento Interno do CAE. Entre as principais atividades do Conselho estão a fiscalização da qualidade da merenda nas escolas, e ainda a aplicação de recursos destinados à alimentação escolar, entre outros.
Desde sua composição, os conselheiros do CAE se reúnem uma vez por mês na SME para discutir assuntos relacionados à merenda.
A nova eleição para o Conselho será no dia 25 de agosto, às 16h, na sala Carlos Drummond de Andrade, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. Para conhecer o regimento do CAE, visite a página http://www.caraguanet.com.br/conselho/cae.php  (Fonte: SME/PMC)

IV Semana de Prevenção às Deficiências

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo, através do curso de Pedagogia e da APAE de São Sebastião e Caraguatatuba, realizam a IV Semana de Prevenção às Deficiências, nos dia 25, 26 e 27 de agosto. As inscrições podem ser feitas de 11 a 20 de agosto na Central de Práticas Pedagógicas da Faculdade. 
Sob o tema "Semana de Prevenção às deficiências: políticas de Inclusão e a Importância da Arte, do Esporte e da Tecnologia", o evento visa apresentar todos os aspectos da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na sociedade. "Enfocaremos o processo educacional e social da inclusão, propondo uma reflexão na real aceitação desses indivíduos como pessoas de direitos. Neste ano, com a chegada das Olimpíadas e, especialmente, das Paraolimpíadas, enfocaremos também a importância dos esportes neste contexto", comenta a Profa. Ms. Maria Antonia de Lima Ribeiro Furgeri.
"Tais vidas, que já nascem ou em meio ao curso da sua vida, são acometidos por tais necessidades, não tiveram a opção de escolher. As "diferenças" são encontradas nos seres humanos, que se dizem perfeitos, por sua beleza exterior ou por um poder aquisitivo altíssimo. Mas, onde está esta diferença? Nos corações dos mesmos, que não conseguem amar. "Amar o próximo como a ti mesmo" é um mandamento divino, deixado por Deus a todos aqueles que têm a felicidade de deixar sempre as portas da sua vida abertas", comentam Profª Enaida Rodrigues Gomes e Profª Márcia Donata Zumpano.
Mais informações entrar em contato pelo telefone: (12)38972038 ou 38972041. 
O que é inclusão social - A Inclusão Social é um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. Logo, inclusão implica transformação nas relações sociais estabelecidas e sedimentadas em grupos humanos. A escola como espaço de inter e intra-relações, necessita de mudanças tanto em seus aspectos organizacionais como relacionais a fim de atender às especificidades de cada aluno. Com isso é fundamental que para atender os portadores de necessidades especiais a escola adote uma estrutura e funcionamento que garanta tanto o acesso como a permanência destes educandos em seu espaço. Nesse sentido a figura do professor é imprescindível nesse processo, numa postura coerente, adotando uma metodologia que propicie a aprendizagem e o crescimento desses alunos. Pois, o principal indicador do sucesso da inclusão depende da capacitação e mudanças de atitude dos professores, diretores e da comunidade escolar em geral. (Fonte: PMC)

1ª Semana de Educação Fiscal reúne profissionais de Caraguá

Caraguatatuba - A 1ª Semana da Educação Fiscal, realizada pelo Ministério da Fazenda por meio da Receita Federal em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e prefeituras do Litoral Norte, está acontecendo simultaneamente nas quatro cidades da região, e em Caraguatatuba reúne profissionais da Educação Municipal e Estadual no auditório das Faculdades Integradas Módulo.
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira 2, com a presença da Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, e em seguida foi iniciada a palestra ministrada pelo auditor fiscal Eugênio Gonçalves, sob os temas Leãozinho e Visão de Mundo.
Este encontro dá continuidade à primeira palestra sobre Educação Fiscal realizada na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, no mês de junho, que reuniu diretores de escolas estaduais e municipais para discutir os primeiros passos da Educação Fiscal.
Nesta segunda fase, está sendo apresentado o Programa de Educação Fiscal para a Cidadania, que de acordo com a Receita Federal tem como principal objetivo instituir em definitvo o tema Educação Fiscal como prática pedagógica a ser implantada de forma permanente, no sistema educacional do país.
De acordo com o Governo Federal, a partir do contato com a Educação Fiscal a comunidade escolar passa a compreender como o cidadão sustenta o poder público com o pagamento de impostos. É possível perceber também a necessidade de fiscalizar a administração escolar para que os recursos sejam redistribuídos para a comunidade na forma de serviços e políticas públicas.
Nesta terça-feira 3, os educadores presentes tiveram a primeira palestra com a Procuradora da Fazenda, de Minas Gerais, Anna Carla Duarte, sobre Teoria Geral do Estado. Estiveram ainda em discussão outros temas como Sistema Tributário Nacional, Orçamento e Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros.
Segundo a Receita Federal, o que se era até o final do evento é que todos os participantes compreendam a Educação Fiscal adquirindo conhecimento do conteúdo, e, podendo assim, inseri-lo nas atividades de ensino e aprendizagem como valor a ser incorporado.
Nesta quarta-feira 4, os profissionais participarão de oficinas pedagógicas, que terão continuidade também na quinta-feira 5, no Campus II das Faculdades Módulo. O resultado das oficinas será apresentado no auditório da Fundacc, das 13h às 17h30, e o encerramento acontecerá às 18h. (Fonte: SME/PMC)

Colônia de pescadores luta para manter bolsas de estudo com colégio

Caraguatatuba - Há cerca de 10 anos a Colônia dos Pescadores Z-8 oferece uma área no Indaiá para o Colégio Objetivo, que, em contra partida, oferecia 25 bolsas de estudos aos filhos dos pescadores. 
Sob nova direção este semestre, o Colégio mudou de local e está instalando na Avenida Frei Pacífico Wagner, centro da cidade, na antiga escola de idiomas CNA.
O impasse surgiu na semana passada, quando os pescadores -pais dos alunos- foram fazer a matrícula para o segundo semestre deste ano e a atual Direção se recusou a matriculá-los, alegando que o Colégio foi vendido e por isto o convênio com a Colônia não existe mais.
Segundo Eliúde Darico, mãe de um aluno, o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) e a secretária de Educação Roseli Batista Murillo se reuniram na semana passada com os pais e mostraram interesse em assumir a área no Indaiá, onde funcionava o Objetivo e assim resolver o impasse mantendo as bolsas de estudos.
“Mesmo depois de uma semana da reunião nenhuma atitude concreta foi definida. No começo do ano já sabíamos que o colégio mudaria de dono, mas se comprometeram em manter as 25 bolsas até o final deste ano”, explicou Eliúde, que trabalha na Colônia Z-8.
A mãe ainda explica que a Colônia dava atendimento médico e odontológico aos pescadores em troca das bolsas de estudos para os filhos destes profissionais.
“Quem perde são os pescadores e os nossos filhos. Existia um acordo de comodato entre a Colônia e o Colégio”.
Um dos novos proprietários do Colégio, José Governo, explicou que a escola mudou de local porque o antigo prédio estava deteriorado. “Somos uma nova franquia. 
O sistema de ensino será o mesmo, mas não temos nada a ver com a antiga administração do colégio. Estamos em fase final de obras de adaptação no novo prédio”, disse.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação não souberam informar sobre a reunião ocorrida com os pais dos alunos e informou que nenhuma decisão oficial foi tomada neste caso. (Fonte: Imprensa Livre)

MACC mostra exposição Amigo da Onça
Obras do cartunista Péricles Albuquerque Maranhão no MACC

Caraguatatuba - Até o dia três de outubro está em cartaz no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a mostra de charges de Péricles Albuquerque Maranhão - "O Amigo da Onça", título da série de ilustrações mais famosa do cartunista, que era publicada na extinta revista "O Cruzeiro". A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. 
A exposição "O Amigo da Onça" esteve em cartaz na SETEC - Secretaria de Turismo e Cultura de São Sebastião em fevereiro de 2003. São 30 "baners" com reproduções das charges.
O responsável pela mostra é Edvaldo Nascimento, 53 anos, fotógrafo de São Sebastião, que vem ao longo das décadas, resgatando a história, seja do município ou ainda dos fatos e personalidades que marcaram época no Brasil. Segundo ele, a exposição "O Amigo da Onça" era um desejo antigo. Nascimento conta que, em 1994, encontrou um lote com aproximadamente 100 edições de "O Cruzeiro" jogado no lixo. "Guardei e fui estudando, pois percebi que coisas importantes estavam ali armazenadas". 
A revista deixou de ser publicada na década de 70. "Lembro que quando ia à barbearia, todo mundo gostava de ler O Cruzeiro. É uma coisa saudosista e tenho certeza que todos vão gostar". Antes da mostra das charges de Péricles Albuquerque Maranhão, o fotógrafo sebastianense já tinha feito uma exposição de antigas propagandas, também tiradas do acervo. "Agora quero mostrar O Amigo da Onça, que era uma seção adorada por todos os leitores da revista". Com apoio do comércio local, Edivaldo Nascimento preparou 30 "baners" com reproduções das charges. "Além do meu trabalho de resgate fotográfico na cidade, também busco mostrar outras coisas importantes que marcaram época no país. Pra mim, isso é cultura", finalizou o fotógrafo. 
Péricles de Albuquerque - O chargista Péricles de Albuquerque Maranhão nasceu no Estado de Pernambuco, em 1924. Foi para o Rio de Janeiro em 1943, após ter estudado arte na cidade de Recife. Um ano depois, Péricles entrou para a revista "A Cigarra", época em que já era cartunista dos Diários Asso-ciados. Somente em 1952 ele criou a série "O Amigo da Onça" para "O Cruzeiro", no formato painel único em página inteira. Logo passou a ser atração da revista. Porém, em 31 de dezembro de 1961, acabou cometendo o suicídio. A série "Amigo da Onça" ainda continuou por mais 20 anos, no traço de Carlos Estevão e outros cartunistas da época, inclusive Ziraldo. 
O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. Informações (12) 3883 9188. (Fonte: PMC)

Caraguá segue com vacinação anti-rábica

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguá, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulga mais uma semana da Campanha de Vacinação Anti-rábica, que teve início no dia de 3 de agosto e vai até o dia 3 de setembro, em todos os bairros do município 
A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Epidemiológica, segue com a Campanha de Vacinação Anti-rábica, para cães e gatos, que teve início no dia 3 de agosto (terça-feira) e vai até o dia 3 de setembro (sexta-feira).
Novos bairros receberão a equipe de saúde na próxima semana.
No dia 9 de agosto, segunda-feira, a vacinação acontece nos bairros Sumaré, Benfica, e Centro. No dia 10, terça-feira, será a vez dos bairros Estrela D’Alva, Caputera e Jardim Primavera. Dia 11, quarta-feira, as equipes da Saúde estarão no bairro Rio do Ouro. No dia 12, quinta-feira, a vacinação acontece nos bairros Jaraguazinho, Ponte Seca, Jardim Jaqueira, Indaiá/Tinga. E no dia 13 é a vez do bairro Indaiá.
A Vigilância solicita a todos que não esqueçam de levar o certificado de vacinação dos seus animais. (Fonte: PMC)

Confira os locais e horários para vacinar o seu animal de estimação

Dia 9 de agosto, segunda-feira
Sumaré – Praça do Fórum e volante das 8h às 11h
Benfica – Rua Sebastião Mariano Nepomuceno (próximo ao morro) EMEF Jardim Califórnia , das 13h às 17h
Centro – Casa do Agricultor (Rua Mariano Nepomuceno), 

Dia 10 de agosto, terça-feira
Jardim Estrela D’Alva – Praça Esperanto (Três Coqueiros), das 8h às 11h – 13h às 17h
Caputera – final da rua Irmã São Francisco (próximo ao tronco da torre), das 8h às 11h
Jardim Primavera – Pátio II da prefeitura (próximo a delegacia) e volante, 13h às 17h

Dia 11 de agosto, quarta-feira
Rio do Ouro – Av. Américo T. do Rosário (Capela N Sra das Graças) , das 8h às 11h e das 13h às 17h
Horto florestal (Centro comunitário) e volante, das 8h às 11h
Próximo ao Recanto Ana

Dia 12 de agosto, quinta-feira 
Jaraguazinho - Próximo ao posto de saúde / Rua Sebastião M César ( próximo igreja evangélica, das 8h às 11h
Ponte Seca – Centro Comunitário, das 8h às 11h
Jardim Jaqueira – Terminal Rodoviário e volante, das 13h às 17h
Indaiá/Tinga – Final da Av. Brasília (Esquina com a praça de esportes), das 13h às 17h

Dia 13 de agosto, sexta-feira
Indaiá – Estacionamento do antigo supermercado silva, das 8h às 11h
Praia – Quiosque 32 / 33
Diretório Regional de Ensino (antiga sudelpa) (Fonte: PMC)



Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Mercados recebem cheques roubados no dia anterior

Ilhabela - Dois supermercados receberam na noite de segunda-feira cheques que haviam sido roubados no dia anterior de um restaurante na cidade, lesado em cerca de R$ 2 mil entre cheques e dinheiro. Seguindo a pista destes cheques, a Polícia Militar chegou aos suspeitos, que fazem parte da família do “Ratinhos Brancos”, conhecida no meio policial.
A Polícia Militar recebeu a informação de que os estabelecimentos haviam recebido os cheques. Atrás dos documentos, estava o nome de uma adolescente, também conhecida da polícia por envolvimento em tráfico de drogas.
Os policiais encontraram a garota, que confessou ter recebido dos “Ratinhos Brancos”. Na casa de um deles, a polícia não encontrou o suspeito, mas a namorada dele, C.F.S., de 27 anos, que também entregou o cheque para adolescente fazer compras, foi conduzida à delegacia e autuada por receptação.
Os cheques eram no valor de aproximadamente R$ 200. Segundo a polícia, da família dos “Ratinhos Brancos” há seis pessoas presas, uma foragida e seis respondem processo criminal, entre irmãos e primos.  (Fonte: Imprensa Livre)

Campanha de doação de sangue na Ilha

Ilhabela - Desde 2003, quando foi inaugurado a Agencia Transfusional do Hospital Municipal Governador Mário Covas Jr, a cidade já realizou 443 transfusões, atendendo 205 pacientes.
Sabendo que os bancos de sangue estão com estoque reduzidos e a importância da doação, a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com o Hemonúcleo de Taubaté, estarão realizando a campanha de doação de sangue na cidade no próximo dia 12 de agosto, das 10 às 15 horas, na UBS –Unidade Básica de Saúde do bairro da Água Branca.
Segundo o secretario de Saúde, Arquimedes Hyppolito, o sangue e seus derivados têm grande importância no atendimento ao paciente, particularmente no âmbito hospitalar e nas emergências.
Para doar - O doador deve ter de 18 a 65 anos, ter mais de 50Kg e não ter contraído doença infecto contagiosa, além de portar o RG. Informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde 012 - 38969200 r. 9219/9222.  (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara pede estruturação das polícias Civil e Militar ao governador

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou na última segunda-feira uma moção de apelo ao governador Geraldo Alckmin, de autoria do vereador Rogério Ribeiro de Sá, o Professor Catolé. Trata-se de um pedido de estruturação das polícias Civil e Militar no município. 
No documento ele relata quatro reivindicações principais: “que o pelotão da PM de Ilhabela seja transformado em companhia; que haja aumento do efetivo policial não só para a temporada, mas para o ano inteiro; que volte o telefone 190 para Ilhabela; e que haja apoio estrutural para as polícias civil e militar”. 
Tais pedidos já fizeram parte de um requerimento aprovado em 2002. “Ilhabela conta hoje com cerca de 26 mil habitantes. Nos finais de semana, durante o ano inteiro, recebemos grande número de turistas, o que se repete com maiores proporções durante as temporadas de férias”, enfatizou.
De acordo com o vereador, proporcionalmente, há um significativo aumento da criminalidade e da violência no município. Catolé diz que existe apenas um policial para cada mil habitantes, quando o indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) é de um por 350. 
"Dependemos do turismo, que corre sérios riscos se não houver um aumento no policiamento e de melhorias de condições de trabalho para estes policiais, além da volta do telefone 190. Sem segurança não há turismo”, concluiu.
Para o vereador Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo, somente uma manifestação poderá dar resultado. “Boiçucanga, bairro da cidade de São Sebastião, conseguiu o aumento de seu efetivo porque os moradores fizeram um bate-panela. É o que temos que fazer: lotar ônibus e ir bater panela em São Paulo, um movimento forte”.
O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto avalia que o critério encontrado pelo governo estadual para o envio de mais policiais, baseado no aumento do número de ocorrências, é errado.
“Eles alegam que Ilhabela tem um índice pequeno de ocorrências, o que é absurdo. Com isso, querem que o efetivo só venha quando a criminalidade for grande”.
Homenagens - Ainda na primeira sessão pós-recesso parlamentar, a Câmara aprovou algumas homenagens. O vereador Almir Mariano apresentou moção de louvor à entidade filantrópica Casa de Acolhida Filhos Prediletos.
Já o presidente da Câmara de Ilhabela, José Donizette da Silva, propôs um projeto de lei para denominar a creche da Barra Velha com o nome de Terezinha de Jesus Ferreira, caiçara do bairro.
Também encontram-se sob avaliação das comissões permanentes projetos de denominação de logradouros públicos em homenagem a Gilson e Gibson Tangerino. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Seminário Internacional de Ecoturismo reúne mais de 300 pessoas
Durante o evento, foi criado o Fórum Permanante de Ecoturismo, Desenvolvimento Sustentável e Turismo Sustentável

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, em parceria com a Editora Ecoturismo - responsável pelo jornal e revista Ecoturismo - realizou, nos dias 30 e 31, no Teatro Municipal, o "II Seminário Internacional de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável", cujo tema central foi "A Água é Puro Meio Ambiente - Salve o Ecossistema Marinho e Fluvial do Brasil". Voltado a empresários do setor ecoturístico; docentes e estudiosos no assunto Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável no país e no exterior; profissionais do turismo e ecologistas; estudantes e interessados em geral na proposta de desenvolver o ecoturismo - o evento teve como objetivo reforçar e adequar as necessidades de preservação ambiental dos municípios, dando continuidade aos movimentos já existentes, e contou com a presença de uma série de palestrantes, que discutiram a utilização racional dos recursos ambientais e a questão da água no planeta. Durante o seminário - que contou com a presença de mais de 300 inscritos - também foram apresentados projetos que demonstram resultados positivos já em andamento ou em fase de execução. "A questão do ecoturismo tem duas vertentes: respeito à necessidade de preservação dos bens naturais, e a transformação desse grande potencial em algo sustentável na indústria do turismo. Em São Sebastião, temos buscado, incansavelmente, a preservação do potencial que temos, discutindo, ainda, alternativas, definições, caminhos para o turismo na forma de algo que gere economia, desenvolvimento e, principalmente, emprego para a população", disse o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, que também aproveitou a ocasião para anunciar a geração de recursos para a implantação, até o final desse ano, de uma infra-estrutura adequada na trilha de Ribeirão de Itú, em Boiçucanga, e na trilha da Praia Brava, ambas na costa sul do município. 
Paralelamente ao seminário transcorreu no Teatro uma exposição com produtos de alguns participantes e apoiadores do evento, entre eles o "Projeto Rio Vivo", da BandVale, o "Projeto Tamar", a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de São Sebastião.

Palestras - Guy Marcovaldi, fundador do Projeto Tamar, foi um dos mais aplaudidos conferencistas. Ele lembrou a bem sucedida experiência do Projeto, que tem mais de 24 anos de conceituada existência em vários pontos do território brasileiro.
O antropólogo da Universidade de São Paulo (Usp), Celso Prudente, abordou filosoficamente a questão da preservação dos patrimônios históricos, artísticos e naturais do Brasil, dentro de seus aspectos culturais. Já a professora doutora Keylah Tavares, da Biosfera Ambiental do Rio de Janeiro, comandou ampla discussão sobre o tema "Patrimônio Cultural", questionando se seria trunfo ou obstáculo para o desenvolvimento do turismo, o que causou muita polêmica entre os participantes. 
O Secretário Especial do Governo do Amapá, que representou o Governador Valdez Góes, um dos ganhadores do "Prêmio Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável 2004", balançou a seleta platéia falando da grandiosidade do território amapaense e das reservas naturais daquele estado na região amazônica brasileira.
O polêmico Roberto Mourão, engenheiro carioca - um dos fundadores da Associação Brasileira de Ecoturismo, abordou a temática da sinergia do ecoturismo brasileiro entre os entes públicos e privados no usufruto ecoturísico.

Mais palestras - No último dia do seminário, que teve início por volta das l0 horas da manhã, a conferência inicial foi proferida por Romildo de Souza, um dos idealizadores do Projeto Rio Vivo, do Grupo midiático BandVale, e que sacudiu os presentes com a questão da conscientização da preservação do Rio Paraíba do Sul, entendendo que a água deve ser preservada integra.
Na seqüência, um dos mais polêmicos temas foi sustentado por Nivaldo Simões, responsável pela Diretoria do Meio Ambiente sebastianense, que propôs o ideal para a criação de um Programa de Ecoturismo, sendo muito questionado por uma platéia de muita gente ligada ao Parque Florestal e à reserva natural da cidade, na Mata Atlântica.
O diretor de Relações Institucionais da Itaipu Binacional, Nelton Friederich, trouxe dados alarmantes sobre a questão da importância do cultivo da Água Boa e de que grande maioria da população brasileira está sujeita doenças crônicas e fatais por causa do consumo indiscriminado de agrotóxicos.
A doutora Doris Ruschmann, PHD da Usp e da Univale, foi ovacionada por muito tempo ao abordar a questão do Ecoturismo como apoio ao Desenvolvimento Sustentável. Ela chamou a atenção dos presentes sobre a questão da Responsabilidade Social, com debatedores importantes - secretários de estado brasileiro e professores universitários - que bateram de frente com alguns pontos levantados pela respeitada mestra.
João Meirelles Filho, ambientalista polêmico e controvertido, filho do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, tem teses bem distantes do chamado stablisment brasileiro, questionando entre outros fatos de que deveriam desaparecer do Planeta as 34 milhões de cabeças de gado amazônico, responsáveis por grande parte da poluição ambiental naquele território. Já o italiano Marcelo Notarianni, vindo diretamente de Milão para o II Seminário, abordou com felicidade as experiências bem formuladas do Ecoturismo na Europa e América Latina e as conexões entre as regiões .
A ex-presidente da República do Equador, Rosália Arteaga, atual Secretária Geral da Organização do Tratado dos Paises Amazônicos, fez um contundente pronunciamento levantando a importância da junção dos interesses dos oito paises amazônicos, entre eles o Brasil, o Equador e a Colômbia, falando da questão Panamazônica e da internacionalização da Amazônia.
O II Seminário de Ecoturismo, que foi um marco no segmento sustentável em 2004, recebeu ainda grandes autoridades nacionais que participaram ativamente como debatedores, entre eles o Secretário de Turismo do Estado de Minas Gerais, Herculano Anguinetti; o Secretário de Estado Executivo do Turismo de São Paulo, Castelo Branco; o Secretário chefe da Casa Civil do Amapá, Alberto Góes; o Secretário de Comunicação Social do mesmo estado, Olympio Guarany; o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião; Rogério Raupp Ruschell, diretor da Fiecotur, além de vários secretários municipais de inúmeros municípios brasileiros.

Prêmio Ecoturismo - O Prêmio Ecoturismo, que fechou o segundo dia do evento, foi entregue a celebridades e projetos nacionais como Edemar Cid Ferreira, da Brasil Connects, representado por um dos diretores do seu Banco Santos; Edgar Werbloski, um dos diretores da Toi, uma entidade da Onu que é voltada para os operadores de turismo; Cláudio Jordani, da BandVale, e o Projeto Rio Vivo; Adenauer Góes, presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Turismo e seu projeto pan amazônico, Fazenda San Francisco, um modelo bem sucedido de empreendimento rural ecoturístico no pantanal do Mato Grosso do Sul; Guilherme Paulus, presidente da CVC, pelo pioneirismo na expansão de pacotes ecoturisticos; A Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na região amazônica; Waldez Góes, governador do Amapá, Itaipu Binacional; Oreni Braga, presidente da Amazonasturismo, e Jorge Viana, Governador do Acre.
O Prêmio Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável tem 3 anos de existência, e os escolhidos são pinçados por uma Comissão que integra, entre outros, jornalistas, publicitários, professores, membros do trade e internautas. 
Várias cidades se candidataram a sediar o próximo Seminário e o Prêmio em 2005 e entre as mais votadas ficaram as cidades de Macapá, no Amapá; Caxambu e Araxá, em Minas Gerais; Joinville, em Santa Catarina, Porto Velho - Rondônia , e algumas do litoral norte paulista, cuja escolha será feita nos próximos meses, já que a escolha dependerá além de algumas circunstâncias especiais, e do apoio de internautas que acessam o site www.jornalecoturismo.com.br, que já está disponibilizando alguns dos temas abordados nas importantes palestras.

Fórum Permanente - Mais de 220 pessoas, entre autoridades nacionais e estrangeiras, assinaram o livro de abertura do "Fórum Permanente do Ecoturismo, Desenvolvimento Sustentável e Turismo Sustentável", criado durante o evento. Hércules Góes explicou que esse fórum pretende ser um organismo supra religioso, supra político, e reunir, anualmente, pessoas dos setores públicos e privados para discutir permanentemente a questão da sustentabilidade do Brasil e do Planeta.
Foi delegada ao Jornal e Revista Ecoturismo a incumbência de presidir o organismo preliminarmente, sendo considerados todos os membros signatários fundadores do Fórum, que levará as questões suscitadas para autoridades nacionais como os Ministros do Turismo, Meio Ambiente, Congresso Nacional e para o Fórum Mundial do Turismo e pela Paz, que será realizado dia 0l de dezembro, em Salvador .

A Carta de São Sebastião - Durante o evento, foi feita a leitura da carta de São Sebastião. A Carta homologa os termos do intróito de criação do Fórum Permanente do Ecoturismo, Desenvolvimento Sustentável e Ecoturismo, que foi aprovado por unanimidade. "O Fórum é uma organização da Sociedade Civil organizada que tem por objetivo opinar, ascultuar, sugerir posicionamentos, orientar e deliberar sobre as mais variadas questões que envolvam o Ecoturismo, o Desenvolvimento Sustentável, assim como Turismo Sustentável", afirmou Hércules Góes. Segundo ele, esta ação objetiva a permanente construção de idéias e proposituras que já tem sido discutidas nos vários encontros realizados nos últimos anos pelos componentes e signatários. Esta entidade sem fins lucrativos, tem caráter suprapartidário, sem discussões de credos religiosos ou ideológicos, tão somente com o objetivo de construir um Brasil e um Planeta que esteja permanentemente preocupado com as questões ambientais e da ótica do turismo como alavancador de riquezas para todas as sociedades.
O Fórum permanece criado nesta cidade de São Sebastião, terá sede itinerante e reunir-se-á anualmente em uma cidade brasileira, por ocasião do Seminário, ficando todos os signatários considerados membros fundadores. (Fonte: PMSS)

Bocha da Sampoc fica em terceiro no Metropolitano de Santos 

São Sebastião - A equipe de Bocha da Sampoc/São Sebastião ficou com a terceira colocação no Torneio Metropolitano de Santos, encerrado no domingo passado. A equipe sebastianese havia perdido para Santos na semi final por 2 a 0 e venceu Praia Grande por 2 a 1, na disputa do terceiro e quarto lugares.
No Sábado, dia 31, a bocha da Sampoc/São Sebastião esteve em São José dos Campos disputando no Campeonato da Liga Joseense, empatando em 2 a 2 com a equipe do Sávia.
Os próximos jogos acontecem no dia 7 contra a equipe de Arujá, pela Campeonato Estadual (Taça de prata) e no domingo, dia 8, contra a equipe Luso Brasileiro, pela Liga Joseense. Ambos serão realizados em São Sebastião, na quadra do Pontal da Cruz. (Fonte: PMSS)

Polícia acusa vítima de favorecimento pessoal nos roubos dos barcos

São Sebastião - O delegado Múcio Mattos de Alvarenga investiga a possibilidade do marinheiro D.A.M., de 18 anos, que teria sido vítima nos roubos em barcos da praia da Figueira, no bairro São Francisco, ter agido com favorecimento pessoal. A hipótese foi levantada em razão das contradições dele durante o interrogatório.
Segundo o delegado, o rumo dado pela vítima dos assaltantes após o crime estava errado. O marinheiro disse que a fuga aconteceu no sentido Caraguatatuba, mas a polícia descobriu que os autores seguiram na direção contrária.
A arma utilizada no crime também não era revólver ou pistolas, mas sim um pé de cabra e uma faca. Não eram cerca de cinco assaltantes, mas apenas dois, que estavam em um bote pequeno e não em uma lancha, como D.A.M. informou inicialmente.
O delegado lembra que os fatos errados acabaram trazendo destaque ao episódio, divulgado em vários veículos de comunicação, que ouviram as vítimas que receberam a informação do marinheiro. 
De acordo com o delegado, as investigações prosseguem para encontrar a autoria. Pelo menos seis barcos teriam sofrido o roubo e furto na praia, na madrugada de segunda-feira. 
As embarcações estavam atracadas no píer existente no local, onde D.A.M. é funcionário. Dos barcos, foram levados reversor, aparelho de sonar, CD player e rádio VHF, entre outros aparelhos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio  

Educação ambiental vira experiência divertida 
Aprendendo fora da escola, de forma agradável e diferente, crianças adquirem conhecimentos históricos e culturais

Ubatuba - A volta às aulas pode ser uma gostosa diversão, aliada ao conhecimento. Pensando nisso, o Refúgio Ambiental, na praia da Fortaleza, em Ubatuba, oferece para as escolas, um programa pedagógico com atividades ambientais, pesquisas de campo e aventuras, de acordo com o nível do ensino em curso (fundamental ou médio).
O conteúdo do projeto é uma abordagem entre a sala de aula e o inusitado. Educacional, amplo e fundamentado, vai desde uma abordagem dos ecossistemas da Mata Atlântica, exposições sobre as fontes de energia alternativas, passa pela relação do homem com a natureza e faz uma comparação entre os diferentes reinos.
A Usina Hidroelétrica de Paraibuna, Mangue do Rio Escuro, Ilha Anchieta, Parque Estadual da Serra do Mar, Aldeia Boa Vista e Vila Caiçara, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba estão na programação de visitas. Segundo Carla Beatriz Barbosa, bióloga responsável e coordenadora do Refúgio Ambiental, mover a sensibilidade através da razão, propiciando atitudes de maior integração dos alunos com a sociedade e a natureza, é a melhor forma de desfrutar da beleza exuberante de Ubatuba. 
Foi em um cenário cinematográfico, sede própria, com 120 metros de frente para o mar, ideal para a realização de atividades ambientais, que nasceu o R.A. "O programa foi elaborado por uma equipe de biólogos, com vasta experiência. Foram os precursores da educação ambiental no Brasil", conta Ronaldo Dias, diretor administrativo do Refúgio. 
Seguindo a linha de integração com a natureza, o programa oferece também aos estudantes, alguns esportes de aventura como: o snorkeling, rapel, tirolesa, rafting e canoagem no rio São Luiz do Paraitinga. Para isso, o Refúgio Ambiental conta com profissionais formados e capacitados, monitores especializados; infraestrutura e equipamentos adequados; serviços de hotelaria hospedagem e alimentação. 
"Também podemos contemplar em nossa programação, um conteúdo de interesse específico da escola ou do professor. Os valores estão calculados para 30 alunos e incluem: Transporte São Paulo/Ubatuba/São Paulo ou equivalente; traslados terrestres e marítimos locais; todas as refeições; lanches; hospedagem em apartamentos (com serviço de hotelaria); equipe de biólogos, monitore; taxa de entradas dos os locais a serem visitados; cortesia de até 3 adultos acompanhantes", explica Ronaldo Dias, diretor administrativo do projeto. (Fonte: Expressa Comunicação)

Rodoviária Federal apreende tabletes de maconha na BR-101

Ubatuba - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu esta semana quatro tabletes de maconha com o peso de quase 40 gramas durante um bloqueio no Km 32 da BR-101, bairro do Félix.
Os policiais decidiram revistar o ambulante V.G.S., de 25 anos, que apresentou atitude suspeita ao passar pelo bloqueio, conduzindo uma bicicleta com uma mochila nas costas. Uma revista pessoal revelou a presença da droga.
O ambulante foi conduzido à delegacia, onde confessou que a maconha era para consumo próprio. 
A delegada Fernanda Rangel da Silva registrou o porte de entorpecente, liberando o ambulante após depoimento. (Fonte: Imprensa Livre)

Estrangeiro é roubado na Praia Grande

Ubatuba - O bairro Praia Grande registrou mais um roubo esta semana. Desta vez a vítima foi o auditor N.F., de 26 anos, natural de Israel. O crime ocorreu no final da tarde de segunda-feira.
Eram 18 horas, quando dois encapuzados, um deles com uma pistola, invadiram o apartamento da vítima e pegaram R$ 1 mil, máquina fotográfica, discman e dois óculos. Em seguida a dupla fugiu em bicicletas.
A cidade ainda registrou outro roubo no mesmo horário, no bairro Marafunda. O açougueiro J.A.P., de 36 anos, foi rendido por uma dupla, que entrou em seu estabelecimento e roubou R$ 50.
A Polícia Militar foi chamada para atender os dois casos. O setor fez patrulhamento a procura dos suspeitos, que não foram localizados. (Fonte: Imprensa Livre)

Santa Casa de Ubatuba fica com atendimento prejudicado por greve
Médicos antendem somente casos de urgência; falta remédios e equipamentos

Ubatuba - Uma greve do corpo clínico e funcionários da Santa Casa de Ubatuba paralisou parcialmente o atendimento no hospital. Os médicos estão fazendo triagem entre os pacientes e só atendem casos de urgência e emergência. A greve acontece devido a um impasse entre o corpo clínico e a direção do hospital. Os atendimentos que não são de urgência ou emergência estão sendo encaminhados para a rede municipal de saúde.
Segundo o diretor do Pronto Socorro, médico Lavosier Pereira Leite, a greve ocorre devido a falta de condições de trabalho, atraso de sete meses em parte do pagamento dos profissionais, falta de remédios, sucateamento dos equipamentos e até da falta de comida para os funcionários.
A Santa Casa de Ubatuba foi inaugurada em 1854, tem 99 leitos, 300 funcionários e 50 médicos. O hospital, único na cidade, atende cerca de 8.000 pessoas por mês. O diretor do Pronto Socorro disse que a situação é das mais precárias no hospital. "Não temos medicamentos e nem equipamentos em condições para trabalhar, o que coloca em risco a população", comentou.
Segundo ele, as círurgias eletivas, que chegam a 100 por mês, estão suspensas. "Estamos atendendo apenas urgência e emergência", informou. O cirurgião vascular, Renato Luckner, confirmou que teve de suspender cirurgias por falta de medicamentos e equipamentos.
Leite acusou a atual direção do hospital de fazer "terrorismo" com os médicos e funcionários. Segundo ele, quatro funcionários já foram demitidos por aderirem ao movimento. Os grevistas distribuem uma carta aberta à população informando da paralisação. Cerca de 250 pessoas procuram o pronto-socorro por dia.
O diretor jurídico da Santa Casa, Fabiano Salles, afirmou que o hospital enfrenta problemas financeiros como qualquer outro hospital da região. "As condições não são as ideais", confirmou ele. Salles, disse que, aguarda uma reunião com os médicos para tentar acabar com a greve.
O secretário municipal de Saúde, Carlos Fragnan, informou através de nota oficial que a Prefeitura está em dia com os repasses para o hospital, no valor de R$ 250 mil mensais. Fragnan comunicou ainda que os 25 postos da prefeitura estão atendendo os casos mais simples. O promotor público Osvaldo de Oliveira Coelho afirmou que a situação no hospital é preocupante.
Os usuários defendem os médicos e críticam a diretoria e a prefeitura. "É um absurdo a situação neste hospital", reclamou Mário Celso dos Santos, 34 anos. Alcione Batista dos Santos, moradora do Corcovado, comentou que a Prefeitura deveria repassar mais verba para a Santa Casa.
Antonia Rosa Marques, do Ipiranguinha, disse que, nos postos de saúde da Prefeitura o atendimento também anda precário, devido a falta de médicos e medicamentos. Para Lígia Benedita de Arruda, 64 anos, "é uma vergonha uma cidade turística como Ubatuba ter um hospital em situação tão lamentável". Segundo ela, com a greve, as pessoas de mais recursos estão procurando atendimento nos hospitais de Taubaté e Caraguá. (Fonte: ValeParaibano)

II Convenção Ágape Internacional: Uma geração a ser alcançada
"Pede-me, e Eu te darei as nações por herança" - Sl 2:8

Ubatuba - A Igreja Ágape vai realizar, de 12 a 15 de agosto, a Convenção que vai avivar o povo que atendeu ao chamado de Deus de alcançar o grande desafio que Jesus Cristo deixou de evangelizar todas as nações: "É tempo de conquista, mas é necessário estar preparado. O Senhor está equipando Sua Igreja para a tarefa até hoje inacabada", diz apóstolo Alexandre Nunes, organizador e um dos preletores da Convenção.
Milhares de discípulos de Cristo e renomados ministros evangélicos de diferentes igrejas e localidades, irão se reunir na II Convenção Ágape Internacional: "Ubatuba - Cidade Refúgio. Creio que esta é a vocação de Deus para esta cidade, que está se consolidando a partir da implantação em 1º de março da "Restauração do Tabernáculo de Davi", com intercessão e adoração 24 horas ao dia, até a volta do Senhor", comenta ap. Alexandre Nunes, pastor-presidente da Igreja Ágape.

Programação
 
12/AGOSTO - QUINTA - 20h 
Abertura - Louvor
Ap. Alexandre Nunes 
13/AGOSTO - SEXTA - 20h 
Louvor
Bp. Vilmar Dacampo 
14/AGOSTO - SÁBADO - 14h30
Louvor
Pr. Cláudio Luis Neto 
Pr. Adajor Firme
20h - Louvor
Ap. Arles Marques 
15/ AGOSTO - DOMINGO
9h - Louvor
Prª. Kátia Nunes
Pr. Tadeu Pereira
19h - Louvor
Ap. Alexandre Nunes
Encerramento
LOCAL: Ginásio Municipal de Esportes
Benedito Pinho Filho - TUBÃO
Av. Prof. Thomaz Galhardo - Centro - Ubatuba - SP
ENTRADA FRANCA
Traga 1 item para a Cesta Básica 
Projeto José
Nesses dias teremos
Ato profético
Uma unção nova para os líderes de células
Consagração de pastores
Ministração especial de louvor e dança ao Senhor
Novas direções do Senhor para a Igreja Ágape
Venha juntar-se a nós nestes dias para buscarmos a unção fresca do avivamento. A "nuvem do Senhor" move-se rapidamente quando Seu povo atende ao chamado. É tempo de conquista!" (Fonte: Igreja Evangélica Ágape)

Comunicado da SEL

Ubatuba - A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, vem comunicar que no dia 16 de agosto de 2004, a partir das 09:00 h, na Piscina Municipal, estará sendo realizado um Sorteio para Vagas Remanescentes da Escola Municipal de Natação (turmas de Adaptação II) e Natação Noturna (alunos acima de 12 anos), para os inscritos nos processo de vagas no ano de 2004.
Às 09:00 h, será realizado o sorteio das vagas para a Escola Municipal de Natação (infantil), e às 10:00 h será realizado o sorteio para alunos da Natação Noturna.
Maiores informações: 3832-4261 - Piscina Municipal. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Opinião Topo

Tamoios – Um desserviço ao turismo 
Ernesto F. Cardoso Jr.

Rodovia dos Tamoios SP-99, a rodovia mais perigosa da região: 27 mortes neste ano, até junho – 35% mais que em 2003; 510 acidentes - 358 sem vítimas e 152 com vítimas - aumento de 11,2% sobre 2003. 
A fiscalização é feita por trinta e dois patrulheiros em seus 83 km de extensão. Este número sobe para 60 nos períodos de férias, ou na temporada de verão. Considerando-se que em razão das escalas apenas 6 patrulheiros atuem, em regime regular, em cada turno, distribuídos pelos 83 km, caberia a cada um fiscalizar 14 km da rodovia. 
Pela Tamoios trafegam, em média, 5.000 veículos/dia, o que daria, em fluxo uniforme, 208 veículos/hora, ou 104 em cada sentido. Como esta uniformidade não ocorre, pode-se estimar que nos horários de maior tráfego chegue-se a 350 veículos/hora, ou 175 em cada sentido. Numa dispersão espacial uniforme teríamos uma média de 4 veículos a cada quilômetro, dois em cada direção. Pode-se ter daí uma idéia de quão baixa é a intensidade do tráfego nessa rodovia.
Nenhum destes dados fornecidos pelo DER, justifica, ou explica, por si só, incidência tão alta de acidentes e vítimas.
Essa rodovia não apresenta tráfego intenso como demonstrado acima; não tem traçado de perigo maior, exceto na serra; não há defeitos de pista significativos e é razoavelmente bem sinalizada. 
Como explicar, então, tamanha mortandade: 27 fatalidades dentre 152 vítimas, só no primeiro semestre deste ano? Sem dúvida existe a desobediência dos motoristas e a imperícia, todavia, examinado-se os números acima pertinentes à extensão da estrada, à intensidade do tráfego e ao número de patrulheiros destacados, é forçoso concluir que a fiscalização é inepta e ineficaz. Entre as informações fornecidas pelo DER há de se destacar a de que “com a nova estratégia de fiscalização que está sendo montada pelo DER, as viaturas da Polícia Rodoviária devem ser posicionadas nos trechos mais críticos”. 
Ora, o que há de novo nesta estratégia? Não é ela, de fato, o que comumente se observa em todas as estradas brasileiras sendo, também, a principal causa do desrespeito dos motoristas e da ineficácia da fiscalização? Patrulhamento significa “percorrer sistematicamente uma área ou zona de passagem com o objetivo de detectar”. Patrulhamento rodoviário, pois, se faz com viaturas – carros e, melhor ainda, motocicletas – acompanhando o tráfego, detectando no ato as infrações, fazendo sentir presença em toda e qualquer parte da rodovia, impondo os limites de velocidade pelo próprio deslocamento do patrulheiro, enfim, movendo-se, já que é de tráfego de veículos que se pretende fiscalizar e não, apenas, “posicionando-se”, como a espreitar um inimigo para liquidá-lo. Mas, é isto o que efetivamente ocorre, não só na Tamoios, mas, em todas as estradas brasileiras. Policia-se dispersamente, mas não se patrulha. “Alveja-se” o motorista infrator com a multa, mas, não se lhe impõe disciplina e obediência. Policiamento rodoviária, no Brasil, significa engendrar “pegadinhas”, escondendo-se no mato, ou em lugares de difícil visão à distância, para multar infratores que naquele trecho, de apenas algumas centenas de metros, superem a velocidade permitida, ou façam ultrapassagens proibidas. Pior, ainda, concentra-se o maior esforço no exame da documentação e das taxas devidas, numa nítida prioridade para a arrecadação fiscal e não para o disciplinamento do tráfego. É tão notória a inadequação desta estratégia que a grande maioria, senão a totalidade dos acidentes, ocorre longe dos pontos de “posicionamento” e mais distantes, ainda, dos Postos de Fiscalização, esses “quarteizinhos” perante os quais o motorista deve “bater continência” movendo-se abaixo da velocidade permitida para 200 m adiante retomar a velocidade proibida. E lá dentro, enjaulado, encontra-se um suposto patrulheiro, mas, na realidade, apenas, mais um policial comum, pretendendo fiscalizar os veículos que rodam pela estrada. É até cômico pelo ridículo da estratégia.
A verdade é que há dinheiro para comprar viaturas, mas, há muito pouco para mantê-las trafegando, todavia, patrulhamento rodoviário estático, “posicionado”, é uma antinomia, é mais um “faz de conta”, entre muitos outros neste País. Tal patrulhamento só serve para acumular multas que não educam, antes causam revolta; não reduzem as infrações, nem os acidentes e as vítimas. 
Onde esse patrulhamento funciona, como nos EUA, Canadá e Europa, acompanha o tráfego; obriga, por seu próprio deslocamento, a obediência à velocidade limite. Oculta-se, sim, não “posicionando-se” em “pegadinhas” para multar apenas, mas, movendo-se até em veículos não identificáveis para agir no momento exato da infração e fazer sentir ao motorista que estará onde menos se espere. 
Todo este patrulhamento voltado a resultados – poupar vidas preciosas, à educação no tráfego, ao disciplinamento do motorista, portanto, de grande eficácia, é possível por em prática sem se dispor de meios eletrônicos de visualização e de comunicação e de técnicas de fiscalização à distância que melhorariam ainda mais a eficácia do processo. 
A verdade é que, fosse a vida humana de tão pouco valor aos olhos das nossas autoridades e da sociedade – síndrome terrível do subdesenvolvimento, e o que criticamos aqui poderia ser prontamente corrigido, já que tudo o que foi exposto pode ser visto em qualquer filme americano da sua Polícia Rodoviária.
Se é falta de recursos, modifique-se a legislação, para que os valores arrecadados pelas multas (que aumentariam muito com o efetivo patrulhamento) revertam, integralmente, para a modernização e o custeio desse patrulhamento eficaz. Paguem-se, em conseqüência, melhores salários que inibam agentes de achacar motoristas faltosos corrompendo-se, desta forma, todo o processo educativo e disciplinador que deveria ser o objetivo primordial de uma Polícia Rodoviária . È impossível obter eficácia com policiais mal pagos, mal orientados, pois, mais preocupados em vistoriar documentação – policiamento fiscal, do que em fazer, de fato, patrulhamento rodoviário. É o tráfego indisciplinado e desrespeitador que mata, não a documentação porventura irregular.
Deixemos de fazer “pegadinhas” e exijamos um policiamento apto e competente, digno de uma instituição séria, cujos recursos sejam gastos com eficácia – vidas salvas e disciplinamento forçado. 
Avaliemos o custo social e econômico de cada vida ceifada no trânsito, ou das vítimas desabilitadas para a vida produtiva. É difícil estimá-lo, tal o número inacreditável de vítimas em nossas estradas, comparável ao de um país conflagrado.
Quatorze quilômetros para cada patrulheiro, numa estrada que movimenta 104 veículos por hora, em cada direção, só registra 27 vítimas em 6 meses por absoluta inépcia do policiamento, que não é patrulhamento. É um contundente desserviço ao turismo do litoral norte.

Ernesto F. Cardoso Jr.
Efcardosojr@uol.com.br 

Artigo Topo

Eleições Municipais - V
Irineu Nalin

Procuramos demonstrar nesta série de artigos algumas informações de dados dos municípios do Litoral Norte, como forma de comparação entre os mesmos.
O ideal é que em cada um deles, candidatos e eleitores, procurem aprofundar de forma mais analítica, a situação individual e, com isso proporcionar um debate mais amplo.
Iniciamos esta série lamentando que a Reforma Política, necessária a proporcionar melhores condições nesse processo esteja parada no Congresso. Chamamos a atenção dos partidos pela responsabilidade no lançamento dos candidatos e, ainda nos referimos a omissão de segmentos da sociedade que se julgam em melhores condições e cuja atitude limita-se a conduzir as campanhas pelo lado emocional e pessoal deste ou daquele candidato, sem que com isso possamos evoluir no debate técnico de propostas e ações em benefício da comunidade.
Por outro lado, notamos que a Justiça Eleitoral também preocupada com a qualificação de candidatos, iniciou ainda que em escala modesta um simples processo de avaliação. Isso já demonstra que estamos evoluindo, muito embora, seja lamentável constatar, por exemplo, que procedimento nesse sentido efetuado no Guarujá, tenha demonstrado o que já era sobejamente conhecido.
Como pode uma pessoa que não consegue demonstrar qualquer noção de entendimento de um texto querer postular um cargo à Câmara de Vereadores, cuja principal função é de elaborar e aprovar Leis?
O mais incrível ainda foi que nesse caso do Guarujá havia entre os postulantes não aprovados nesse teste, pessoas que já exerciam mandato por várias legislaturas.
Não será por isso também que em São Sebastião alguns vereadores tenham se manifestado que: "não sabiam o que estavam votando", quando a sociedade civil organizada se mobilizou contra a famigerada e absurda alteração da legislação de uso do solo?
Nesse processo, os órgãos de divulgação independentes, contribuem muito na formação de opinião e, deveriam cobrar dos partidos a responsabilidade em colocar como candidatos pessoas como essas que não foram capazes de passarem nesse teste.
Não estamos defendendo que os partidos apresentem candidatos apenas com nível de escolaridade superior, pois os representantes da sociedade devem refletir uma amostra da mesma mas, é preciso apresentar candidatos com um mínimo de condição. A reforma Política deve prever e exigir isso dos partidos.

Irineu Nalin
Ir./04/08/04
Consulte aqui Artigos anteriores

Carta do Leitor Topo

São Pedro vai a míngua - Volto às vésperas das eleições passadas, fins de agosto de 2000. O jornal A Cidade publicou em agosto de 2000 um artigo em que eu tinha esperança. Peço licença a este jornal para transcrever alguns trechos de falsas ilusões. Quantas ilusões... 

PORQUE NÃO UBATUBA

A festa é em Barretos, cidade com 120.000 habitantes, situada entre os poderosos núcleos de S. José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto, as três maiores bocas do Sertão do Noroeste Paulista. Números de dar água na boca: 
“Comendo pelas bordas, a Festa do Peão, em Barretos, SP, cavalgou o pódio de maior evento popular do Brasil. Maior que os carnavais do Rio, Salvador e Recife. Maior que as festas de São João no Nordeste ou que os picos religiosos de Aparecida, SP, as romarias de Juazeiro, CE, ou o Círio de Nazaré, em Belém do Pará. (...) O negócio é consumido pela classe média urbana, com ou sem raiz na terra prenhe. (...) Mais de 1.200 rodeios, que dão carona a feiras e leilões de bois e cavalos, estão sustentando, este ano, perto de 240.000 empregos diretos e indiretos. O dobro da festejada ocupação das 17 montadoras de automóveis em operação no País” (O Estado, Caderno de Economia, 19/08/2000, Joemir Beting).”
Senhor Prefeito, por que não incentivar, incrementar essa bela festa de São Pedro Pescador, tornando-a referência dos guias turísticos? Por que não aprimorá-la, buscar recursos junto ao poder público e à iniciativa privada?
Ubatuba é uma linda caiçarinha, pés no chão, roupinha de pobre chita. Por que não lhe dar um banho de top model? Vamos em frente, senhor Prefeito, se não passam sobre nós, nos deixam a ver navios! E aí, só restará saudade.”

Agosto de 2000, véspera de eleição, novas esperanças... Ah Ubatuba, os anos de abandono estão no fim, o povo sente necessidade de mudar, mudar completamente do falso para o verdadeiro, do leviano, do obscuro, do escondido para o exposto às claras. Que o novo prefeito tenha como lema honestidade e trabalho. E muito trabalho, como fez Andrade ao assumir por apenas 4 meses a prefeitura, quando foi afastado o então prefeito. Entusiasmado com as mudanças que surgiram, como por um passo de magia, chamei-o de PREFEITO SOLAR! Que esse sol volte a nos iluminar nos futuros 4 anos. VIVA UBATUBA! 

Ubatuba, 4 de agosto de 2004

Flávio Girão
Ubatuba, SP

Jacaré na lagoa da Praia Vermelha do Norte - Como leitor do Litoral Virtual, encaminho as fotos que recebi do fotografo Marcelo Lima, que mora na praia Vermelha do Norte, mostrando um dos jacarés que habitam a lagoa. Segundo o próprio Marcelo Lima, o jacaré da foto é um dos menores (cerca de 1,80m). Um outro, com quase 3 metros, já foi flagrado nadando tranquilamente pelo lago.

Mário Trindade
Ubatuba, SP


Fotos: Marcelo Lima

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Costão da Picinguaba

Costão da Picinguaba
©Carlos Castro


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor