Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 18 de agosto de 2004 - Nº 1100 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Transpetro realiza simulado de vazamento de óleo amanhã

Caraguatatuba
Justiça veta propaganda em Caraguá
Litoral aposta na audiência das rádios
2ª etapa de vacinação acontece no próximo final de semana
Fundacc mostra obras da caiçara Maria de Fátima Garcez
Fundacc comemora folclore e agita as praças da cidade
Caraguá conquista ótimos resultados na 6º etapa do Campeonato Paulista de Bicicross 
Inscrições para cursos do Ceprolin podem ser feitas até dia 20

Ilhabela
PM encontra objetos e aparelhos furtados de escola e mercados

São Sebastião
Tebar faz simulado de acidente
Vereadores aprovam projeto que obriga AETU a prestar contas
Polícia Militar prende suspeito de furtar casas na Costa Norte
Adolescente de 15 anos é suspeito de atirar em pintor no Sítio Velho em Barra do Una
Fala o Povo
Moradores de Montão de Trigo recebem melhorias

Ubatuba
André Rafael fatura mais um título no futmesa ubatubense 
Rodoviária Federal apreende quase meio quilo de maconha com motociclista

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Transpetro realiza simulado de vazamento de óleo amanhã

Litoral Norte - A Transpetro, subsidiária da Petrobras, realizará amanhã, quinta-feira, um simulado de acidente no Canal de São Sebastião, a partir das 8h30. O simulado, que também envolverá as cidades de Ilhabela e Caraguatatuba, será caracterizado por colisão do navio Roncador contra a popa do navio Marlin, provocando vazamento de mil litros de petróleo. Serão usados os rebocadores Procion e Taurus para representar os navios petroleiros. O exercício será realizado entre 8h30 e 11h. Conforme o engenheiro Rogério Picado, responsável pelo SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), órgão da Transpetro, o simulado tem por objetivo integrar as equipes da empresa da sociedade civil e de diversos setores da coletividade para o treinamento de ações de emergência. Ele explica que não se trata da série do Simulado Appel (Alerta e Preparo da Comunidade para Emergências Locais), realizada anualmente, mas as equipes do Appel também participarão do treinamento a ser feito amanhã. Segundo o técnico de segurança da SMS, Osvaldo Rocha, organizador do simulado, cerca de 150 pessoas deverão participar diretamente do treinamento. Entre elas estão 60 agentes ambientais, que são moradores de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, treinados pela Petrobras/Transpetro para os casos de derramamento de óleo nas praias, encostas e pela mata. Durante o simulado, os agentes ambientais irão atuar nas praias de São Francisco e Cigarras, em São Sebastião, Juqueriquerê e Palmeiras, em Caraguatatuba, e Perequê e próximo ao Iate Clube, em Ilhabela. Outras firmas que prestam serviços à Transpetro cederão apoio voluntário por meio de 27 embarcações com pelo menos três tripulantes cada. Colônias de Pescadores das três cidades também participarão, cada uma com duas embarcações. O simulado também contatará com o Corpo de Bombeiros. Para assistir ao programa foram convidados Cetesb, Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Ambiental, entre outros segmentos oficiais. “Estamos torcendo para que o simulado seja bem sucedido”, diz Osvaldo Rocha.
Roteiro - Conforme o roteiro, os navios Roncador e Marlin estarão posicionados no Canal de São Sebastião, próximo à Vila e ao Iate Clube de Ilhabela, às 8h30. Às 9h será anunciada a colisão e o vazamento de petróleo. Na seqüência, operador do Píer comunicará o acidente ao supervisor de turno, que irá disparar o Fluxo de Comunicação do PCL (Plano de Contingência Local) e aciona do CRE (Centro de Respostas a Emergências), da Petrobras/Transpetro. A estrutura do navio Rebello XV também será usada no simulado. O Rebello XV, contratado pela Petrobras, está em São Sebastião desde fevereiro deste ano. É especialmente destinado a combater derrames de petróleo. 
Durante o treinamento, duas pessoas irão simular serem vítimas, uma de queda ao mar e outra de fratura, também causada por queda. Serão resgatadas pela embarcação Comandante Cianciulli, do Corpo de Bombeiros, e removidas para o Pronto-Socorro de São Sebastião em ambulâncias da Transpetro e dos Bombeiros. Às 13h30 haverá reunião na chamada Sala de Crise, na sede da Transpetro, para avaliação do simulado. (Fonte: Imprensa Livre)

 

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

 Justiça veta propaganda em Caraguá

Caraguatatuba - A Justiça Eleitoral de Carguatatuba concedeu um prazo de 24 horas para que seja retirada propaganda política feita em muros de templos e comércios. Um total de 13 candidatos foram denunciados por uso de propaganda irregular pela coligação PMDB,PSB e PSL, do candidato a prefeito Álvaro Trindade. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Ediline Alves Santos, das 13 propagandas denunciadas, dez foram consideradas irregulares pela juíza Regiane dos Santos. A denúncia foi acompanhada de fotos das propagandas. Os funcionários do cartório foram vistoriar cada uma das propagandas, a maioria de candidatos a vereador. Duas das propagandas pertenciam ao candidato José Pereira Aguilar (PSDB), uma delas feita no muro da Congregação Rio do Ouro, um templo evangélico, e a outra, no muro da Marina Camaroeiro, no acesso a Praia Martim de Sá. "As propagandas feitas em faixas e pinturas de muros utilizavam comércios e um templo, o que desrespeita a resolução 21.610 do TSE(Tribunal Superior Eleitoral), que em seu artigo 14ª, proíbe propaganda eleitoral em bens de uso comum", disse Ediline. A assessoria do PSDB informou que todas as propagandas consideradas irregulares pela Justiça Eleitoral já estavam sendo retiradas a partir da tarde de ontem. Nenhum representante da coligação do PMDB foi localizado a partir das 18h de ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral aposta na audiência das rádios

Caraguatatuba - Sem direito ao uso da televisão, os candidatos a prefeito de Caraguatatuba, prometem inovar no rádio para conquistar seus eleitores. Os três candidatos, José Aguilar (PSDB), Álvaro Trindade(PMDB) e Maurice Mansour (PT) utilizarão, hoje, pela primeira o horário gratuíto nas três emissoras da cidade. Aguilar terá o maior tempo 14m22; Trindade, 8m97; e Mansour, 6m40. O candidato do PSDB foi o único a contratar uma agência, a Supera Comunicação, para a produção dos seus programas. Os candidatos do PT e PMDB, optaram em utilizar pessoas da cidade. Mansour disse que pretende usar o rádio para divulgar suas propostas relacionadas à Saúde, Educação, Cultura, Saneamento Básico e geração de empregos. Aguilar abre seu programa de rádio sendo entrevistado e respondendo sobre sua vida política e sua família. O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) dará seu testemunho. Trindade afirmou que vai aproveitar os programas de rádio para fazer denúncias sobre possíveis irregularidades cometidas pela atual administração. (Fonte: ValeParaibano)

2ª etapa de vacinação acontece no próximo final de semana
A segunda etapa da campanha de vacinação, contra poliomielite, acontece no próximo final de semana, 21, sábado, e a expectativa é que 7.800 crianças com idade entre 0 a 5 anos sejam vacinadas 

Caraguatatuba - Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá, por meio da Vigilância Epidemiológica, prepara-se para a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, contra a poliomielite, que acontece no próximo final de semana, 21, sábado, em todo o município, para crianças com idade de zero e 5 anos. Junto com a segunda fase da campanha será aplicada a vacina tríplice viral.
A expectativa é que as 7.800 crianças vacinadas na primeira fase da campanha, tomem a segunda dose. O objetivo é que nenhuma criança nessa faixa etária fique sem ser vacinada. A enfermeira da Vigilância Sanitária, Luciana Fadel Locatelli, informa a todas as mães que, em virtude da campanha do dia 21, as crianças que completaram um ano após o dia 6, não estão recebendo a vacina tríplice viral nas unidades de saúde. Todas as crianças receberão a dose no dia da campanha, devido o intervalo necessário entre uma vacina e outra ser de 15 dias. Neste período a criança não corre o risco de pegar a doença. Ela alerta ainda, que não esqueçam de levar a carteira de vacinação. (Fonte: PMC)

Fundacc mostra obras da caiçara Maria de Fátima Garcez

Caraguatatuba - De 14 de agosto a 4 de setembro de 2004, acontece no salão de exposições da Fundacc, a exposição de Maria de Fátima Garcez, artista plástica caiçara. São 18 obras em óleo sobre tela, com temática livre. 
Natural de Caraguatatuba, a artista cursou aulas de pintura com Mitsuco e pinta há três anos, sempre buscando novas técnicas em seus trabalhos. O público vai poder conferir seu trabalho que mostra nus, abstratos e marinas de segunda a sábado, das 9 às 20 horas. A entrada é franca. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguatatuba. Informações pelo telefone (12)38837555. (Fonte: Fundacc)  

Fundacc comemora folclore e agita as praças da cidade

Caraguatatuba - Festejando o folclore, comemorado dia 22 de agosto, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza uma série de apresentações no centro e nos bairros entre os dias 16 e 20 de agosto, fruto do trabalho realizado pelos monitores e alunos das oficinas culturais de dança, teatro e música.
No dia 16, realizou a aula aberta de dança de salão que agitou a praça Dr. Cândido Motta no centro da cidade, com a participação dos alunos do professor Reinaldo Anjos e do público que assistia e aos poucos foi entrando para aprender alguns passos de forró e gafieira entre outros. No dia 18, quinta-feira a Fundacc leva a aula aberta de dança de salão para a praça do Travessão às 19h30. No dia 19, sexta-feira, na Oficina Cultural do Travessão, acontecem apresentações musicais e também de ballet, jazz e dança de rua, também a partir das 19h30.
No dia 20, sexta-feira, na Praça do Travessão às 19h30, acontece a apresentação teatral do Bumba-Meu-Boi, com direção de Junior Magresco, assim como apresentação de dança da fita e dança de rua. “O bumba-meu-boi de Caraguá, foi baseado no boi de Pernambuco, e além do boi, tem também cavalo marinho, e a ema, contando a história da mulher que grávida, queria comer a língua do boi do capitão. Depois do boi morto, o capitão chama todos os tipos de curandeiros e padres para trazer a vida ao boi, retratando a história de morte e ressurreição, sempre presentes nas apresentações por todo o Brasil” – comenta Magresco. Na dança da fitas, os movimentos representam vários momentos de plantio; preparam a terra, escolhem a semente, semeiam, e formam-se as raízes. Quando termina o movimento executado pelas crianças o mastro é transformado simbolicamente em belíssima árvore, sendo este o final da dança. É a comemoração da colheita pelos ancestrais. (Fonte: Fundacc)  

Caraguá conquista ótimos resultados na 6º etapa do Campeonato Paulista de Bicicross 

Caraguatatuba - Pilotos de Bicicross de Caraguá disputaram com cerca de 382 pilotos e 19 clubes, vindos do estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a 6ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross na cidade de Sorocaba - SP, no último domingo, dia 15 de agosto. 
Foram disputadas 34 categorias em uma pista totalmente reformulada, o que exigiu dos pilotos muita habilidade e técnica. Pela primeira vez a competição foi transmitida on line via Internet através do site do clube anfitrião de Sorocaba. Cada vez mais este esporte, que a partir de 2008 fará parte das Olimpíadas de Pequim, vem atraindo novos pilotos com seus participantes e espectadores fazendo desta modalidade um esporte totalmente familiar. A equipe Caraguatatuba Bicicross Clube foi representada por 21 pilotos. Na categoria 19 anos acima Paulo “Mineiro” Carvalho passou bem pelas eliminatórias e semifinais chegando em 4º lugar na classificação final, e está em 8º lugar no ranking geral; na Júnior Man William de Paula sofreu uma queda e abandonou a disputa ainda na fase eliminatória ele ocupa a 15ª colocação no ranking geral, enquanto Alexandre Lima, que também não passou da fase eliminatória, está em 32º lugar no ranking. Na categoria 16 anos expert, Cainã Cézar teve problemas mecânicos na sua bike e não passou da fase eliminatória e ocupa a 9ª colocação no ranking geral; na categoria 15 anos expert Danilo “Seco” Oliveira não passou da eliminatória e é o 15º no ranking, enquanto Danilo Reis chegou às finais e conseguiu a 8ª colocação, ele passou a ocupa o 7º lugar no ranking. Na categoria 13 anos expert, Evandro Castilho foi o 3º colocado e ocupa a 4ª colocação no ranking geral; na 8 anos expert, Renye Oliveira ficou em 4º lugar e continua em 2º na classificação geral; na categoria até 6 anos o piloto Matheus Prazeres (J.Bike / Curumim / Dr.Olegário / 100%Genuino), que também pratica surf, skate e natação e vem evoluindo bastante, chegou em 7º lugar e está em 8º no ranking geral; na 7 anos novatos, Luís “Guga” Santos manteve a regularidade e ficou em 4º lugar e se manteve em 3º lugar no ranking final. Na 8/9 anos novatos, Lucas Batalha parou nas eliminatórias e esta em 7º lugar no ranking; na 10/11 anos novatos, o piloto Rodolfo Corrêa ficou com a 5ª colocação e está em 6º no ranking; na 12/13 anos novatos, Paulo “Baiano” Leal com problemas mecânicos na bike não passou das eliminatórias e ocupa o 13º lugar no ranking geral; na 14/15 anos novatos, Everton Silva e Francisco Batalha pararam na fase eliminatórias e ocupam o 32º e 39º lugares respectivamente no ranking geral; na 16/17 anos novatos, o nosso medalhista de prata nos jogos regionais Celso Bugarelli liderou as fases eliminatórias e semifinais, mas na final vacilou e foi ultrapassado no trecho final e foi vice-campeão da etapa e ocupa a 2ª colocação no Ranking geral, está a 11 pontos do líder. Já os pilotos Diego Januário e Leonardo Oliveira não passaram das eliminatórias e ocupam a 42º e 44º lugares respectivamente; na 18 anos novatos Jonatham Fabrico não passou das eliminatórias e esta na 37º colocação.
As meninas medalhista dos jogos regionais Carolina Spielkamp e Talita Ingrid mantiveram a regularidade e ficaram em 5º e 7º lugares e ocupam a 5ª e 6ª colocação no ranking final. Faltam 3 etapas para o encerramento do Campeonato Paulista e a próxima corrida será disputada em Jacareí no dia 12 de setembro e até lá a equipe de Caraguá continuará treinando para representar a cidade. (Fonte: PMC)

Inscrições para cursos do Ceprolin podem ser feitas até dia 20

Caraguatatuba - Em pleno andamento das atividades, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba inicia novos cursos no CEPROLIN – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte. Segundo a presidente da Fundacc, Eloiza Antunes. “Estamos empenhados em proporcionar às pessoas que estão à procura de qualificação, e recolocação no mercado de trabalho, novos cursos. Dessa maneira, o acesso à educação profissional está sendo mais viável para a população” comenta.
São seis cursos livres - Informática Básica, Corel Draw, Eletricista Residencial, Topografia, Contabilidade e Fluxo de Caixa. A pré-matrícula acontece entre os dias 16 e 20 de agosto. As vagas são limitadas e a idade mínima é de 16 anos. O valor dos cursos varia entre R$ 5 e R$ 80 reais. O resultado das matrículas será divulgado dia 27 de agosto e o início dos cursos está previsto para setembro.
Mais informações pelo telefone (12) 3888 - 3888 ou no Ceprolin – Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá. (Fonte: Fundacc


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

PM encontra objetos e aparelhos furtados de escola e mercados

Ilhabela - Um projetor e um grampeador de inox, furtados da Escola Estadual Ana Leite Julião Torres, e mais outros produtos e até alimentos, retirados de mercearia, foram encontrados na tarde de ontem na casa do desocupado E.N., de 28 anos, conhecido por “Buiu”, no bairro Praia Grande. A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima de que “Buiu” estaria com os objetos em casa. O suspeito não estava na residência, mas a companheira dele, a doméstica P.A.A., de 19 anos, permitiu a entrada dos policiais, que em revista localizou o produto do crime. A mulher não soube explicar aos policiais a procedência dos objetos. Ela ainda disse que também havia perguntado ao companheiro, que não teria respondido. Mas as vítimas, o comerciante F.M., de 34 anos, a diretora S.M.A., de 34 anos, e o comerciante E.M.C., de 48 anos, sabiam sobre as mercadorias, que tinham sido furtadas da escola e de dois estabelecimentos comerciais no último final de semana.
O caso foi conduzido à delegacia, onde se registrou apreensão de objetos/receptação. O delegado Eliel Rizziolli deverá indiciar E.N. por furto ou receptação. O suspeito já tem passagens pelo setor por porte ilegal de armas e furto, tendo inclusive sido preso em flagrante em um destes delitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Tebar faz simulado de acidente

São Sebastião - O Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) realiza amanhã um exercício simulado no canal de São Sebastião. Será simulada uma colisão entre dois navios --substituídos por rebocadores, com derramamento de mil litros de óleo no mar e nas praias de São Sebastião, Ilhabela e Caraguá. Um pó vegetal chamado peat-sorb substituirá o óleo. O simulado visa o treinamento dos funcionários do terminal e da comunidade, em casos de acidente com óleo no mar. Serão utilizadas 27 embarcações e um helicóptero, além de barreiras de contenção. O Tebar é maior terminal marítimo da América do Sul. (Fonte: ValeParaibano

Vereadores aprovam projeto que obriga AETU a prestar contas

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou ontem à noite, em regime de urgência especial, o projeto de lei 063/2004, de autoria do vereador Erwin Edson Aparecido da Mota, que altera dispositivos da lei 1623/2003. Trata-se da prestação de contas mensal da AETU (Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários). A partir de agora, a entidade também terá de enviar à Câmara o relatório sobre a aplicação da verba pública repassada pela prefeitura para transporte dos estudantes. Até então, a AETU prestava contas às secretarias municipais de Educação e Fazenda. Durante a sessão de ontem, o vereador Erwin Mota comentou sua proposta. “Este projeto trata da inclusão de um parágrafo na lei 1623, do repasse de verba à AETU, em que mal educadamente o presidente da entidade respondeu dois requerimentos de vereadores. Estamos exigindo a prestação de contas para que esteja afixado e que os estudantes possam ter acesso aqui. Para que, como fiscais do povo, também possamos acompanhar onde está sendo usado”, declarou o autor. O vereador Marco Antônio de Souza informou que, na próxima semana, irá pedir uma auditoria na AETU. “Temos urgência de que esta prestação de contas venha ao Legislativo”. Na semana passada o secretário da Fazenda, Oswaldo Julião, esteve no plenário para apresentar o balanço da verba destinada à entidade nos últimos meses. Ele foi convocado pelos vereadores no início do mês, após o presidente da AETU, Fernando Ubirajara Leite Clementino, ter recusado o convite. 
Ainda na semana passada, Clementino comentou a proposta de prestação de contas à Câmara e a possibilidade de auditoria. “Será mais uma cópia da prestação que vai para a Fazenda e Educação. Já atestamos a regularidade. Vão procurar pêlo em ovo, mas se esse é o anseio dos vereadores. Não será isso que resolverá o problema, e sim aumento da verba e alteração dos critérios da lei. Que pautassem o trabalho por aí e não em uma queda de braço com o presidente da associação”, concluiu. O projeto aprovado ontem foi encaminhado à sanção.
(Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Militar prende suspeito de furtar casas na Costa Norte

São Sebastião - A Polícia Militar prendeu na madrugada de ontem o autônomo N.P.S., de 25 anos, na rua Euclides da Cunha, bairro Canto do Mar, na Costa Norte. Ele é suspeito de fazer furtos em casas da região. Para a PM, ele e mais o irmão J.L.P., de 26 anos, se preparavam para invadir algum imóvel no momento da abordagem. Uma viatura da PM fazia patrulhamento pelo bairro, que tem registrado casos de furto em residências, quando deparou com a dupla em frente a uma casa fechada. Eram 3 horas e os dois, sozinhos na rua, demonstraram nervosismo, não conseguindo explicar o que faziam naquele lugar de madrugada. Os irmãos ainda tentaram fugir, mas foram detidos pelos policiais. O autônomo portava um pé-de-cabra, uma marreta e uma lanterna. Para os policiais, eles iriam invadir uma casa, sendo impedidos da ação.
Os dois, que moram no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, foram conduzidos ao 1° Distrito Policial. A pesquisa dos antecedentes criminais revelou que N. é procurado da Justiça. Ele responde a quatro processos de furto e ficou recolhido na cadeia pública. Já o irmão foi liberado após depoimento. Os objetos que eles portavam ficaram apreendidos. 
Roubo - A Costa Norte da cidade ainda registrou um roubo na manhã de segunda-feira, na avenida Brasil, bairro Enseada. A comerciante M.A.S.M., de 31 anos, dona de uma mercearia, foi rendida por um desconhecido armado e encapuzado, que levou R$ 140 do caixa. (Fonte: Imprensa Livre)

Adolescente de 15 anos é suspeito de atirar em pintor no Sítio Velho em Barra do Una

São Sebastião - Um adolescente de 15 anos foi detido por policiais civis do 2° Distrito Policial, na manhã de ontem, como suspeito de ter atirado no pintor E.S.D., de 25 anos, no último domingo no Sítio Velho, bairro Barra do Una, na Costa Sul. A espingarda cartucheira usada no crime também foi apreendida.
Segundo os policiais do 2° DP, o adolescente também é suspeito de esfaquear uma pessoa no mês passado, quando teria brigado com a mãe após ficar bêbado. Desta vez o menor, que seria nervoso, supostamente queria novamente fazer “justiça com as próprias mãos”. O pintor teria tentado estuprar a irmã do adolescente, que tem 11 anos. Este fato não chegou a ser registrado na delegacia. 
De origem humilde, o adolescente costuma andar pelo Sítio Velho, um vilarejo do bairro, com um facão na cintura. Após ser interrogado, ele foi liberado para a mãe, que foi buscá-lo no 2° Distrito Policial de Boiçucanga.
O pintor foi baleado com um tiro na mão. Ele estava conversando com um vizinho quando teria surgido o menor, disparando vários tiros. Um deles teria acertado sua mão e o restante o barraco da vítima.
O outro crime registrado neste mesmo vilarejo, que vitimou Michel de Faria, de 16 anos, morto no último domingo no Hospital das Clínicas de São Sebastião, após ficar mais de 15 dias internado, ainda não teve solução. Segundo a polícia, embora a arma desde crime já tenha sido apreendida, as investigações para descobrir a autoria ainda prosseguem. (Fonte: Imprensa Livre)

Fala o Povo

São Sebastião - O diretor do Parque Estadual de São Sebastião, Edson Marques Lobato, constatou grave lançamento de esgoto na Rua Pantanal, bairro Juquehy, na tarde de ontem. “Está jorrando grande quantidade de esgoto a cerca de dois metros de um corpo d’água natural que deságua na praia”, ele disse por meio de telefonema ao Imprensa Livre, por volta das 17h30. Conforme Lobato, moradores disseram que o problema acontece há cerca de um mês e que já comunicaram o fato à Sabesp. Lobato suspeita que se trata de vazamento da rede coletora da estatal. “É que a quantidade de esgoto é muito grande e o problema ocorre próximo à Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp”. O Imprensa Livre entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sabesp ontem. Segundo a empresa, o problema em relação ao esgoto já é de seu conhecimento, mas não se trata de vazamento da sua rede coletora. “Há uma favela ao fundo da Rua Pantanal; possivelmente os efluentes são desta área”, comunicou a assessoria. Em razão do horário avançado, não foi possível ouvir a Secretaria de Obras e Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião.  (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores de Montão de Trigo recebem melhorias

São Sebastião  - Profissionais das áreas de Saúde e Meio-Ambiente da Prefeitura de São Sebastião realizaram, na semana passada, um mapea-mento das moradias da ilha Montão de Trigo. 
Segundo o coordenador do Programa Saúde da Família, Silvio Pimentel, que foi acompanhado pela equipe de PSF de Barra do Una, este trabalho se consistiu em verificar as condições para a construção de fossas assépticas. 
Na ocasião, também foi definido um local para captação de água, o que irá facilitar o abastecimento das 13 casas da ilha.
O coordenador do PSF aproveitou para reafirmar que o local irá contar com uma sala para atendimento médico e odontológico.
“É um trabalho realizado entre as Secretarias da Saúde e Meio Ambiente que nos deixa satisfeitos, já que tem como objetivo atender às principais necessidades da comunidade local”, comentou Pimentel. A equipe também realizou a manutenção das placas de energia solar danificadas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio  

André Rafael fatura mais um título no futmesa ubatubense 

Ubatuba - O maior botonista de ubatuba nos últimos anos, André Rafael, continua realizando um ano quase perfeito. Em mais um evento realizado pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa), André bateu o Dr. Adauto na finalíssima da Copa Canecão por 3x2 e conquistou seu segundo título na história da competição (havia sido campeão em 2002) e é agora um dos maiores campeões do tradicional torneio caiçara (Ralph Solera e Daniel Gusmão também têm dois títulos cada). No torneio disputado em dois turnos, André faturou o 1o Turno e Adauto o 2o, classificando-se assim para a grande final. Em terceiro na competição ficou o Dr. Alexandre Augusto, agora também o terceiro colocado no ranking municipal. O futmesa ubatubense segue sua temporada já no próximo Sábado com a volta da disputa da Taça Iperoig, um dos mais antigos torneios realizados em Ubatuba, mas que nos últimos anos havia sido deixado de lado. Logo após a disputa da Taça Litoral, a AUFM realizará o mais importante evento das mesas caiçaras, o Campeonato Municipal. Os torneios promovidos pela AUFM são disputados na Academia Table Sports (centro para esportes de mesa de Ubatuba), que fica na Av. Bráulio Santos - 916, Jd. Carolina. Mais detalhes no site da associação www.futmesaubatuba.hpg.com.br. (Fonte: AUFM)

Rodoviária Federal apreende quase meio quilo de maconha com motociclista

Ubatuba - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na tarde de ontem quase meio quilo de maconha com o motociclista R.A.B., de 24 anos, que conduzia uma moto Honda XLX, placas CTL-7371, de Paraty/RJ. 
Os agentes federais pararam o veículo no Km 6 da BR-101, bairro Cambury, cerca de um quilômetro da divisa dos Estados. 
O motociclista não tinha documentos da moto. Uma revista no suspeito revelou a presença de 455 gramas de maconha em forma de tijolo, que estava em uma bolsa na cintura de R..
Como passageiro da moto estava um adolescente de 17 anos. Os dois seriam moradores de Paraty e teriam ido buscar o entorpecente em Ubatuba. No momento da abordagem eles retornavam para Paraty. 
Pela manhã a Polícia Rodoviária Federal chegou a encontrar os dois na cidade, em atitudes suspeitas. Na ocasião, uma revista não revelou a posse da maconha, mas eles alegaram aos policiais que estavam indo embora.
Como o setor conhece Camburi como uma região de tráfico de entorpecentes, foi feito um bloqueio na rodovia, que teve resultado positivo com a apreensão e a prisão do motociclista. (Fonte: Imprensa Livre)


Ação Litoral

Carta do Leitor Topo

Palavras - 181 palavras, 955 caracteres foram utilizados para noticiar uma ausência, que não é a primeira, e uma só pessoa assinou. Simples e direto, a realidade nua e crua.
698 palavras, 4298 caracteres e três signatários justificando o injustificável, o tempo não volta atrás. O prefeito tinha coisa mais importante para fazer e o candidato não foi ao debate do Deolindo. Douraram a pílula do remédio amargo que estão tomando.
Só para começar a refrescar a memória dos signatários do injustificável: no dia 11 de agosto de 1992 o PRO não compareceu ao debate realizado para 1500 estudantes na Escola Tancredo Neves, justificando-se que não voltaria em tempo hábil de uma viagem que ele teve que fazer até a longínqua Taubaté. Querem mais refrescos ou mais faz de conta?

Carlos Rizzo
Ubatuba - SP

Resposta à Arlete Neves - Minha cara, não podemos nos enganar. Os presos do Litoral Norte não somam mais que 200 e o CDP é para quase 600. Vão entupir o CDP daqui com presos de outras regiões, como, aliás, tem ocorrido nas cidades que foram "premiadas" com os cadeiões. Tem prefeito botando a mão na cabeça, endoidado com a fauna que chega aos finais de semana para as visitas. Quem pode ficar em hotéis e pensões se hospeda. Quem não pode arma barracas em frente aos cadeiões. E aí, além das famílias que tentam entrar nos presídios com drogas, celulares e armas chegam os ambulantes vendendo pastel, quibe, churrasquinho, óculos de sol e cedês pirateados.
Não podemos esquecer que somos, todos, municípios turísticos, com vocação explícita. A gente precisa desenvolver, ainda, todo o potencial que temos. Um CDP por aqui vai matar a galinha dos ovos de ouro! E aí?

Regina Helena de Paiva Ramos
São Sebastião - SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia Grande

Praia Grande
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor