Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 20 de agosto de 2004 - Nº 1102 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Simulado da Transpetro de vazamento de petróleo é considerado bem sucedido
Faltará energia em São Sebastião e Caraguá
Banco do Brasil acolhe termos de acordo do INSS 
Mais de 23 mil crianças devem ser vacinadas contra paralisia


Caraguatatuba
4ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento
Ondas na Martin de Sá incentivam surfistas
Sem espaço, Caraguá é obrigada a "exportar" lixo para Santa Isabel
Cleidimar canta em Caraguatatuba
Festas Populares são reverenciadas em evento no Módulo
Agentes ambientais participam de simulado de acidente com vazamento de óleo 
Resposta à dona Arlete Neves, de Caraguatatuba
Gestante é atropelada por moto na SP-55
Adolescente é baleada por companheiro
Caraguá sedia 4ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento
Pesquisa revela perfil do motocilista que vem ao Caraguá Bike Week
Motociclistas têm perfil solidário

Ilhabela
-

São Sebastião
Receita recupera R$ 1,2 mi no litoral
São Sebastião se prepara para Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo 
Condenados da cadeia de São Sebastião seguem para presídios
Mega operação da Polícia Militar faz bloqueio no bairro São Francisco

Ubatuba
Final de semana com Festival Gastronômico
ONG lança carta para candidatos em Ubatuba
Praia Grande recebe amanhã campeonato “Confronto entre amigos do surfe”

Seções
Política
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Simulado da Transpetro de vazamento de petróleo é considerado bem sucedido

Litoral Norte - O simulado de acidente no Canal de São Sebastião, realizado ontem pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, foi considerado bem sucedido, segundo declara o engenheiro Rogério Picado, responsável pelo SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), órgão da Transpetro. Conforme Picado, o simulado se desenvolveu dentro do tempo previsto, entre 9 e 11h. O treinamento, que também envolveu as cidades de Ilhabela e Caraguatatuba, foi caracterizado por colisão do navio Roncador contra a popa do navio Marlin, provocando vazamento de mil litros de petróleo. Os rebocadores Procion e Taurus foram usados para representar os navios petroleiros.
Picado explica que houve algumas falhas, mas de dimensões não comprometedoras. Segundo ele, trata-se de aspectos que necessitam de sofisticação. Ele cita sistema de comunicação, que ficou congestionado. Também declara que houve problema de logística em termos de transporte de agentes ambientais, o que provocou informação de localização errada, mas ocorrida via rádio. Participaram do simulado cerca de 150 pessoas, entre representantes da Defesa Civil das três cidades, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, da Cetesb, do Ibama, além de empresas particulares, entre outros. O simulado envolveu equipes que também fazem parte do Appel (Alerta e Preparo da Comunidade para Emergências Locais), exercício realizado anualmente. Mas o treinamento, ontem, foi específico da Transpetro, para também integrar as equipes da empresa, da sociedade civil e de diversos setores da coletividade para o treinamento de ações de emergência. Na ocasião, também foi usado o navio Rebello XV, contratado pela Petrobras, que está em São Sebastião desde fevereiro deste ano. É especialmente destinado a combater derrames de petróleo. Conforme Rogério Picado, o Simulado Appel está previsto para outubro, mas sem prejuízo ao período das eleições municipais. (Fonte: Imprensa Livre)

Faltará energia em São Sebastião e Caraguá

Litoral Norte - A Bandeirante Energia informa que precisa, eventualmente, interromper o fornecimento de energia elétrica em algumas localidades de sua área de concessão para a realização de serviços de melhoria na rede. Embora o fornecimento esteja interrompido, como medida de segurança, os clientes deverão considerar energizados todos os seus equipamentos durante o período do serviço. Para chamadas de emergência, deve-se ligar o 0800-55-0800.
Serão realizados serviços nas seguintes localidades: 
São Sebastião:
Dia 23/8/2004 (Segunda-feira)
Bairro Sahy - Das 8h00 às 9h00 - Via Prestes Maia (do nº 01 ao nº 12), rua Maré Mansa (do nº 1 ao nº 49), rua Presidente (do nº 2 ao nº 8), rua Benedito Ferreira Leite (do nº 12 ao nº 1.997).
Dia 24/8/2004 (Terça-feira)
Bairro Massagu - Das 13h00 às 14h30 - Estrada dos Tourinhos (do nº 1.609 ao nº 1.800).
Dia 25/8/2004 (Quarta-feira)
Camburi - Das 10h30 às 12h00 - Rua Tipiti (do nº 20 ao nº 900).
Caraguatatuba:
Dia 24/8/2004 (Terça-feira)
Bairro Porto Novo - Das 9h00 às 10h00 - Avenida Miramar (do nº 47 ao nº 960), rua Tatuapé (do nº 33 ao nº 49).
Para maior comodidade dos clientes que possuem acesso à Internet, a Bandeirante publica também em suas páginas na Web a relação das localidades onde realizará serviços de melhoria na rede, por município e com atualização semanal. (Fonte: Imprensa Livre)

Banco do Brasil acolhe termos de acordo do INSS 

Litoral Norte - As agências do Banco do Brasil começam a receber, hoje, o termo de acordo extra-judicial para aposentados e pensionistas com direito à revisão dos benefícios concedidos no período de fevereiro de 1994 a janeiro de 1997, conforme Medida Provisória 201/04. 
Além do termo de acordo, os beneficiários ou requerentes deverão apresentar também um documento com foto, CPF e comprovante de residência. Outras informações e a situação de cada beneficiário podem ser por obtidas nas agências do INSS, no site 
(Fonte: Imprensa Livre

Mais de 23 mil crianças devem ser vacinadas contra paralisia

Litoral Norte - A meta de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) nas quatro cidades do Litoral Norte supera 23,7 mil crianças, até 5 anos. Em Ubatuba, a estimativa é de 7.500; em Caraguatatuba, o mesmo número, São Sebastião 6.767 e Ilhabela cerca de 2.100 crianças. A campanha nacional será realizada neste sábado, a partir das 8h.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde 172 mil crianças com menos de 5 anos, no Vale do Paraíba devem ser imunizadas nesta segunda fase da campanha Nacional. A vacinação contra poliomielite acontece no país há 24 anos e há 15 não ocorre registro da doença. Em 1988 foram confirmados casos nos no Rio Grande do Norte na Paraíba. “Manter as crianças longe de doenças como a pólio e o sarampo, garantindo um futuro mais saudável, é um compromisso do governo paulista. Por isso, esperamos que todos os pais levem seus filhos aos postos de saúde a partir do próximo dia 21 de agosto”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Em algumas cidades do Litoral Norte, a vacinação começou no início desta semana, em locais mais afastados. A Prefeitura de São Sebastião, sábado, vai mobilizar os Postos de Saúde da Família, Postos Volantes, além de outros locais estabelecidos pela Secretaria da Saúde para a realização da segunda fase da campanha contra poliomielite e também contra o sarampo para crianças com idade até cinco anos. No total serão 27 postos fixos e nove volantes. Durante todo o dia, 305 funcionários estarão empenhados. Mais 5505 crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra o sarampo. Também serão aplicadas vacinas contra rubéola e caxumba, e atualizadas outras vacinas. Para atender a demanda municipal, foram encomendadas 13 mil doses da gotinha contra paralisia infantil e 9 mil doses contra a tríplice viral. A diretora da Vigilância Epidemiológica de Ilhabela, Fabiana Cristina Gonçalves, afirma que a meta de aproximadamente 2.100 crianças a serem imunizadas contra a pólio nesta fase da campanha é a mesma realizada na campanha anterior, e cobre o universo de crianças menores de 5 anos na cidade.
A imunização, também contra o sarampo, se estenderá até o dia 2 de setembro, nos postos de saúde de todo o município. No sábado, 21, além dos postos de saúde, a campanha estará ocorrendo em unidades móveis e durante a semana, até o dia 2 de setembro, nas Unidades de Saúde. A técnica da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Patrícia Sanches, afirma que 47 postos fixos e volantes de vacinação contra a pólio e o sarampo estão atendendo desde segunda-feira. No sábado, mais 17 postos distribuídos nas principais unidades de Saúde estarão realizando a campanha, das 8 às 17h. Caraguatatuba, que também começou a campanha na segunda-feira, na região norte do município, pretende vacinar 6 mil crianças de 1 a 5 anos contra o sarampo, alem de 7.500, de 0 a 5, contra a paralisia infantil. (Fonte: Imprensa Livre

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

4ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento

Caraguatatuba - Acontece neste domingo, 22, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, a 4ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento. A prova é promovida pela Federação Paulista de Pesca e reunirá aproximadamente 150 pescadores vindos de todo o estado de São Paulo. O Clube de Pesca de Caraguá irá participar representando o município com cerca de 25 pescadores. A prova se realizará das 7 às 13horas, na Praia das Palmeiras.
Caraguá já está na programação de outros campeonatos para 2004. Nos dias 28 e 29 de agosto acontece na Praia de Massaguaçu, a Prova de Pesca - GIPASSEM Gabarito 15 cm Aberto Trio. Nos dias 11 e 12 de setembro acontece, também na Praia de Massaguaçu, a Prova de pesca ADC Embraer/Avibrás Gabarito 15 cm Aberto Trio. (Fonte: PMC)

Ondas na Martin de Sá incentivam surfistas
2°Surf Treino 2004 em Caraguá reuniu surfistas na Praia Martin de Sá esta semana, incentivando novos talentos do surf de Caraguá e Ubatuba.

Caraguatatuba - A A.S.C (Associação de surf de Caraguatatuba) e M.S.C (Missão Surfistas de Cristo), realizaram no domingo, dia 16 um surf treino para aprimorar a performance dos surfistas da cidade. 
Segundo a Associação, as ondas chegaram a um metro com muita força quebrando até pranchas. Os maiores destaques foram os alunos da escolinha de surf da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba – Projeto antes no Mar do Que na Rua, do professor Luciano Sant’anna. Os alunoso deram um "show" de surf e coragem para enfrentar as ondas da Martin de Sá que quebram muito fortes nessa época do ano. 
"Resolvemos fazer o surf treino de última hora e convidamos os surfistas que estavam na praia para participarem do evento", explicou o professor Luciano Sant´anna.
"Luciano Brulher venceu o surf treino realizando manobras inovadoras como aéreos (quando o surfista executa um vôo e retorna a onda) e rabetadas (quando o surfista inverte a direção da prancha na onda), além de pegar tubos durante as sessões de free surf (quando não se está competindo) e levando os expectadores ao delírio. Outro que surfou muito bem e não se intimidou com o tamanho das ondas em relação a sua estatura, foi Pedro Oliveira o Pedrinho que ficou com a 2ª colocação, outros destaques foram João Ricardo o "Sangue B" que aproveitou uma interferência do surfista Igor Silva na bateria anterior e acabou se classificando para a final e Fábio Junior o "Juninho do Sapê" que tinha grandes chances de vencer, mas se machucou com uma pranchada na cabeça e acabou ficando de fora da final, mas terminou em 4º lugar", contou Luciano.
Os surfistas finalistas receberam troféus e brindes oferecidos pela Walking on Waves e pranchas Tom Pool. A A.S.C aproveitou que as ondas dessa época do ano apareceram para realizar este evento, enquanto a entidade busca patrocínio no comércio local para a realização do circuito oficial da cidade. "Já temos apoio das Faculdades Módulo que pratrocinam com bolsas de estudos nosso circuito, mas ainda falta mais apoio para que a gente possa fazer um circuito e para que nossos atletas possam melhorar seus resultados no surf paulista e brasileiro", explica o presidente da Associação.
"O maior objetivo além de incentivar os surfistas, é de evangelizá-los e procurar afastá-los das drogas e das mas atitudes que deturpam a imagem do esporte perante a sociedade. Em Caraguá isso está sendo possível porque a associação de surf é comandada por surfistas de Cristo, que quer o melhor para os atletas. O surf treino da A.S.C e M.S.C, teve o apoio da Working on Waves e pranchas Tom Pool. (Fonte: PMC)
Mais informações pelo telefone (12) 3883.9417 / ou 9145.4429. site : www.ascsurf.com.br  

Sem espaço, Caraguá é obrigada a "exportar" lixo para Santa Isabel

Prefeitura vai gastar R$ 120 mil por mês para realizar o transporte do lixo

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba decidiu enviar o lixo produzido no município para a cidade de Santa Isabel. A decisão pela transferência do lixo aconteceu na quarta-feira, após reunião com representantes do Ministério Público e da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Para iniciar o transporte do lixo imediatamente, a Prefeitura necessita de aprovação da Fazenda Serramar, em cuja área ficará provisoriamente a estação de transbordo (local onde os caminhões são carregados).
Sem ter áreas para implantar um novo aterro sanitário e enfrentando uma ação na Justiça para que deixe imediatamente de depositar o lixo em uma área da Fazenda Serramar, a prefeitura não encontrou outra alternativa a não ser enviar todo o seu lixo para uma empresa licenciada pela Cetesb em Santa Isabel, a Anaconda Ambiental e Empreendimentos. Segundo o procurador jurídico, Sidnei de Oliveira Andrade, a prefeitura continua depositando o lixo no aterro da fazenda, graças a uma liminar obtida no TJ (Tribunal de Justiça) em março deste ano. Na ação, movida pela Serramar, a empresa cobrava o fim do depósito do lixo no local e a recuperação da área degradada. O desembagador Alberto Gentil, da 5ª Câmara de Direito Público do TJ, concedeu a liminar alegando que a interrupção imediata do lixão poderia levar riscos à saúde pública. A ação continua tramitando e a próxima audiência acontece segunda-feira, no Fórum de Caraguá. Segundo Andrade, a prefeitura precisa do aval da Serramar para continuar usando provisoriamente o atual lixão como estação de transbordo. O diretor da Serramar, Tadeu Penido, não retornou as ligações feitas pelo ValeParaibano. Segundo Sylvio Bohn, da Cetesb, o lixo tem que ser levado para um local licenciado pela empresa. A Anaconda tem autorização da Cetesb. O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), disse que não tem outra alternativa para o lixo do município. Segundo ele, a prefeitura irá gastar cerca de R$ 120 mil mensais para enviar o lixo para Santa Isabel. Atualmente, a prefeitura gasta R$ 60 mil para coletar e depositar 60 toneladas/dia. Na temporada, a prefeitura coleta cerca de 150 toneladas/dia. Em 2002, um grupo formado pelo governo do Estado, discutiu com as prefeituras, a implantação de um aterro regional para receber o lixo das cidades da região. O projeto não evoluiu porque segundo o prefeito Antonio Carlos, encontrou muita resistência por parte dos moradores. "Ninguém quer saber de aterro sanitário em seu bairro", comentou. (Fonte: ValeParaibano)

Cleidimar canta em Caraguatatuba
Canção Nova apresenta-se nesta 6ª feira

Caraguatatuba - Um dos mais queridos cantores de música mensagem do momento, Cleidimar Moreira, apresenta-se nesta sexta-feira, em Caraguatatuba. O cantor e sua banda, da Canção Nova, acompanhara o Pe. Wagner que inicia este grande momento de louvor com uma Missa que será celebrada às 18 horas, na Praça de Eventos da cidade.
O objetivo deste momento, organizado pela Renovação Carismática Católica da Diocese de Caraguatatuba, Setor Caraguá, é promover um encontro com os simpatizantes do movimento religioso; divulgar a TV católica – TV Canção Nova – e servir de momento de preparação para ao 1º Retiro de Cura e Libertação que começa no sábado, 21 e vai até o domingo, 22, na Catedral Divino Espírito Santo. O retiro terá a pregação do servo Onazir Conceição, da RCC do Estado do Paraná.
Cleidimar tem 34 anos. Em 1983 começou a cantar em coral e durante 10 anos foi integrante de um Grupo Musical em Goiânia. Em 1987 conheceu a Renovação Carismática e, atraído por suas músicas, começou a participar de ministérios e festivais musicais. Em 1996, Cleidimar participou de um encontro para jovens na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, intitulado “Ou Santos ou Nada”. Esse encontro mudou a sua vida e, em agosto de 1998 decidiu fazer parte da Comunidade Canção Nova. Começou seu pré-noviciado em Londrina – PR, passou por Queluz – SP e por Cachoeira Paulista – SP, onde está a quatro anos. Atualmente, Cleidimar é apresentador do Programa “Na Trilha do Som” veiculado pela TV Canção Nova toda terça-feira as 20:00h e faz parte do ministério de música da Canção Nova. O seu CD, Neste Nome há poder, é composto por 12 músicas, as quais foram inspiradas nos momentos de alegria, adoração, dor e expectativa da vida do cantor. “Espero que esse seja o primeiro de outros que virão, peço orações e rezo para que Deus me inspire para compor o que Ele quer, e não o que quero”, diz Cleidimar.
O CD foi gravado entre os meses de abril e julho deste ano, e teve participação de alguns cantores e cerca de 80 membros da Comunidade Canção Nova e já vendeu até esta data, 30 mil cópias.
(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Festas Populares são reverenciadas em evento no Módulo

Caraguatatuba - A Folia de Reis, a Festa do Divino, a Catira e o Bumba-Meu-Boi foram o centro das atenções no evento “Cultura Popular: debates e reflexões”, promovido nos dias 12 e 13 de agosto, pelo curso de História das Faculdades Integradas Módulo. Mais do que festejar o folclore, o evento teve o objetivo de incentivar a pesquisa e o estudo da nossa cultura popular. Segundo a coordenadora do curso, Rosângela Dias Ressureição, a nossa região é fortemente influenciada pela cultura negra e africana e por isso temos o jongo, a congada, a folia de reis, o moçambique, entre outras danças, como fortes manifestações culturais. 
O evento contou com o apoio de professores como João Alves de Oliveira, coordenador do grupo folclórico MareBoi, de Boiçucanga, que usa a cultura como ferramenta de aprendizagem de seus alunos. Sua experiência começou no interior de São Paulo, e agora o litoral colhe os frutos com a oportunidade de conhecer suas mais antigas festas populares, através de apresentações na rua com o projeto MareBoi. João Alves contou com a colcaboração do historiador Kiko Guimarães, com seu violão
Outro colaborador foi o maestro Zé Maria, que como filho de congadeiro de Caraguá, contou um pouco de sua experiência musical em festas populares. Ele colocou à disposição dos alunos o seu acervo sobre a congada. 
Os alunos do 4º semestre pesquisaram as festas profanas e sagradas, apresentando ao público, curiosidades sobre a Festa do Divino, com uma exposição dos símbolos: pomba, bandeira, mastro, imagem e música utilizados na procissão do Divino Espírito Santo. O segundo trabalho dos alunos contou a história da festa de Santo Antonio; com distribuição do pãozinho bento e consagrado. O terceiro grupo apresentou a catira, que é também conhecida como bate-pé.
Na opinião do aluno Joaquim Paulo da Silva, o evento mostrou a necessidade de revitalizar a cultura popular. “É nossa identidade nacional que está sendo oprimida em função do processo de urbanização, e esquecida e dizimada pela globalização. As culturas mais influentes estão substituindo as tradicionais”, comentou. A professora Rosângela concorda e lembra que há espaço para todas as `tribos`. (Fonte: ValeParaibano

Agentes ambientais participam de simulado de acidente com vazamento de óleo 
Cerca de 150 pessoas participaram diretamente do treinamento, sendo que 20 agentes ambientais voluntários eram da Defesa Civil de Caraguá, e os outros 40 agentes ambientais, moradores de São Sebastião e Ilhabela. 

Caraguatatuba - Agentes ambientais de Caraguatatuba e do litoral participaram de um simulado de acidente com derramamento de óleo, na manhã de quinta-feira, dia 19. Promovido pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, o simulado envolveu também as cidades de Ilhabela e São Sebastião.
Os agentes foram treinados pela Petrobras/Transpetro para os casos de derramamento de óleo nas praias, encostas e mata. Os agentes ambientais atuaram na Praia das Palmeiras e boca da Barra do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, Praia do Perequê, em Ilhabela, e Praia de São Francisco e Cigarras, em São Sebastião. O secretário Municipal de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, participou do exercício e achou o trabalho excelente, mas com falhas a serem corrigidas, como o atraso do veículo que transportou as equipes. "O horário marcado para a Van chegar era 8 horas, mas só chegou às 11 horas. Atrasos como esses não podem acontecer num acidente de verdade para não comprometer o resultado. "A iniciativa foi válida, é a primeira vez que Caraguá participa. A Petrobrás está de parabéns, o trabalho foi bem feito, as explicações técnicas foram ótimas, a infra-estrutura excelente", comentou.
Cerca de 150 pessoas participaram diretamente do treinamento, sendo que 20 agentes ambientais voluntários eram da Defesa Civil de Caraguá, e os outros 40 agentes ambientais, moradores de São Sebastião e Ilhabela. Foram usados na operação, os rebocadores Procion e Taurus para representar os navios petroleiros. O simulado teve por objetivo integrar as equipes da empresa, da sociedade civil e outros setores para o treinamento de ações de emergência, de acordo com o engenheiro Rogério Picado, responsável pelo SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), órgão da Transpetro. Outras firmas que prestam serviços à Transpetro apoiaram com 27 embarcações com pelo menos três tripulantes cada. Colônias de Pescadores das três cidades também participaram, cada uma com duas embarcações. O simulado também contou com o Corpo de Bombeiros e a presença da Cetesb, Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Ambiental, entre outros. (Fonte: PMC

Gestante é atropelada por moto na SP-55

Caraguatatuba - A dona de casa Márcia Fernanda Rosa de Jesus, de 19 anos, foi atropelada na tarde de ontem no Km 111,8 da SP-55, no Perequê-Mirim, por uma moto Yamaha 125, de Caragua-tatuba, conduzida pelo entregador de gás, R.F.C., de 28 anos.
Ele estava trafegando no sentido Caraguatatuba/São Sebastião, quando avistou a mulher que atravessava a pista. O motociclista não conseguiu frear, atingindo a vítima, que estaria grávida. A dona de casa foi socorrida por uma viatura da PM. Já o condutor também ficou ferido, sendo resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Márcia deu entrada no pronto-socorro e iria ser internada na Casa de Saúde Stella Maris. O acidente foi registrado no 1° Distrito Policial. Não foi possível obter informação sobre o estado de saúde da gestante. Segundo a Polícia Rodoviária, a situação dela seria grave. Ela teria acabado de desembarcar do ônibus, quando foi atravessar a pista. (Fonte: Imprensa Livre

Adolescente é baleada por companheiro

Caraguatatuba - Uma adolescente de 16 anos foi baleada dentro de sua casa na rua Porto Novo, no Perequê-Mirim. O autor do crime, ocorrido na tarde de ontem, seria o companheiro da mulher, R.L.S., de 24 anos.
A Polícia Militar foi chamada por familiares. O suspeito teria fugido após os disparos. Uma revista no imóvel revelou cinco porções de maconha, com o peso de 15 gramas, dentro do guarda-roupa do quarto do suspeito. Também foram apreendidos no local 160 reais. A adolescente foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. A tentativa de homicídio e a apreensão da maconha foram registradas no 1° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)  

Caraguá sedia 4ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento

Caraguatatuba - Acontece neste domingo, 22, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, a 4ª Etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento. A prova é promovida pela Federação Paulista de Pesca e reunirá aproximadamente 150 pescadores vindos de todo o estado de São Paulo. O Clube de Pesca de Caraguá irá participar representando o município com cerca de 25 pescadores. A prova se realizará das 7 às 13horas, na Praia das Palmeiras.
Caraguá já está na programação de outros campeonatos para 2004. Nos dias 28 e 29 de agosto acontece na Praia de Massaguaçu, a Prova de Pesca - GIPASSEM Gabarito 15 cm Aberto Trio. Nos dias 11 e 12 de setembro acontece, também na Praia de Massaguaçu, a Prova de pesca ADC Embraer/Avibrás Gabarito 15 cm Aberto Trio.
(Fonte: Imprensa Livre)  

Pesquisa revela perfil do motocilista que vem ao Caraguá Bike Week

Caraguatatuba - A secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba fez uma pesquisa com os participantes do Caraguá Bike Week, e o resultado, divulgado pelo organizador José Lopes, em entrevista coletiva com a imprensa, mostrou que a maioria dos motociclistas ficou satisfeita com a organização do evento, sendo que 64% considerou o evento bom, 19% disse que o evento foi ótimo, 13 % achou regular e apenas 4% considerou o evento ruím.
A pesquisa também revelou que público do Caraguá Bike Week tem potencial turístico, a começar pela hospedagem. Segundo a Associação de Hotéis e Pousadas, 74% dos hotéis ficaram lotados durante o evento. Na pesquisa de opinião, as estatísticas apontaram que 42% dos entrevistados ficou hospedada em hotéis, 16% em pousadas, 36% em residências, e apenas 1% em camping, e 5% não ficaram hospedados.
Foi concluído que o público, 69% masculino e 31% feminino, ficou sabendo do evento por meio de amigos, motoclubes e revistas, o que demonstra que o Caraguá Bike Week é um encontro bem disseminado no meio motociclístico. Foi detectado ainda que 23% ficou sabendo do evento pela internet e 13% através de jornais, o que demonstra que os motociclistas possuem bom nível intelectual. Apenas 3% dos visitantes ficou sabendo pela rádio e 1% pela TV.
A maioria dos participantes do Caraguá Bike Week, 84%, utilizou motocicletas como meio de transporte para chegar à Caraguá, os outros utilizaram carro, 13%; e ônibus, apenas 3%. A pesquisa também apurou os motivos que influenciaram a vinda dos visitantes, revelando que 80% foi atraído pelo evento, 10% interessado em assistir os shows musicais e 10% pelos atrativos da cidade. 
A pesquisa de opinião pública foi realizada por um grupo de alunos do curso de Turismo das Faculdades Integradas Módulo, por meio de um questionário aplicado à uma amostra de 100 pessoas, na Praça de Eventos. O trabalho também foi coordenado pela Profa. Karla de Moraes. Segundo o coordenador do curso, Fernando Hanaoka, o objetivo da pesquisa foi detectar o perfil do público. (Fonte: PMC

Motociclistas têm perfil solidário

Caraguatatuba - Os motociclistas que vieram à Caraguá para participar do Caraguá Bike Week, foram recepcionados com toda a cortesia caiçara. Receberam boas-vindas de estudantes de Turismo das Faculdades Integradas Módulo. Também foram recebidos pelo motoclube Hárpias do Litoral na tenda do Caraguá Bike Week; e pelo motoclube Tamoios Br 99 Caraguá que ofereceram sua sede, com área para camping, chuveiro quente e até churrascada. 
Por sua vez, os motocilistas também mostraram seu lado receptivo, além de um forte e supreendente espírito solidário. Eles são aventureiros e adoram liberdade, mas têm olhos para o próximo, mesmo quando estão distantes da sua cidade de origem. 
O motoclube Falcões que tem integrantes em todo o país, contou que os associados fizeram uma festa para comemorar os 9 anos e arrecadaram 80 toneladas de alimentos que foram doados para instituições de caridade. "Temos uma facção em C
ampinas que promove campanhas para arrecadar agasalho, brinquedo, entre outros, e conta com o apoio Warrior Motos", comentou Túlio Augusto Martins Siqueira. Segundo ele, para fazer parte do motoclube Falcões é preciso ser um cidadão de bons costumes.
O motoclube Hárpias do Litoral levou outros motoclubes para visitar escolas infantis de Caraguá, conversando com as crianças, dando autógrafos e tirando fotos. Para o motocilista Rino Faloppa, levar alegria para as crianças e ajudar um azilo, por exemplo, faz a consciência ficar tranqüila. 
A motociclista Eliana Alves da Silva, do motoclube Estilo Livre do Asfalto, de Cruzeiro, contou que todos os motoclubes de sua cidade são unidos em prol das entidades de caridade. "Nos reunimos sempre para trocar idéias e aproveitamos para programar ações assitenciais", disse.
E, por falar em ação social, os projetos de Geração de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social marcaram presença no Caraguá Bike Week, com uma barraca para a venda dos produtos confeccionados por famílias do município. Foram vendidos aos motociclistas, cachecóis, gorros, roupas de tricô e crochê, mochilas, chaveiros, bonecas de pano, além de chaveiros temáticos e bonequinhas motoqueiras. (Fonte: PMC

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop


Ilhabela  

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Receita recupera R$ 1,2 mi no litoral

São Sebastião - A Delegacia da Receita Federal de São Sebastião, responsável pelo Litoral Norte, já recuperou aos cofres públicos R$ 1,2 milhão, na Operação Malha Fina iniciada em abril deste ano.
Dos 1.000 contribuintes fiscalizados na região, 200 sonegadores tiveram que "acertar suas contas com o leão".
Segundo o delegado Carlos Nacif, a operação, que será totalmente concluída no final do mês, foi um sucesso sob todos os sentidos. "O montante arrecadado até agora, surpreendeu", afirmou. O delegado afirmou, que há dois anos a Receita Federal não fazia este tipo de operação no Litoral Norte. Um total de 40 funcionários da receita trabalhou na operação. A região tem 25 mil contribuintes.
Nacif disse que a fiscalização foi feita apenas para pessoas físicas, checando as despesas com serviços médicos não comprovados, movimentação financeira incompatível com os valores declarados e contribuintes omissos. "Fizemos o cruzamento de dados com hospital e clínicas particulares, bem como, com as agências bancárias", detalhou. Segundo ele, foram constatados dados interessantes. Um médico, por exemplo, tinha cinco fontes de renda, uma inclusive no setor público, e nunca havia declarado imposto de renda. O médico, cujo nome foi mantido em sigilo, foi multado em 150% do valor da declaração. O delegado da Receita no Litoral Norte afirmou que vereadores, cujos nomes foram mantidos em sigilo, também caíram na malha fina. 
SÃO JOSÉ - O delegado da Receita Federal em São José dos Campos, Ronaldo Yamasaki, informou ontem, que estão sendo investigados 1.000 contribuintes da região por apresentação de recibos médicos nas declarações do imposto de renda. O total de recibos médicos apresentados pelos contribuintes, chega a um montante de R$ 3 milhões em deduções. Na malha fina estão incluidos ainda contribuintes de Jacareí, Paraibuna, Monteiro Lobato, Santa Branca e Igaratá. A receita, segundo ele, está checando todos o recibos utilizados por contribuintes ou pelos médicos, de maneira irregular. "Estamos cruzando os dados entre contribuintes e os médicos que forneceram os recibos. Quem estiver irregular terá que acertar as contas com a receita", disse. Em Taubaté, a Delegacia da Receita Federal informou que ainda não há dados disponíveis sobre a operação. (Fonte: ValeParaibano

São Sebastião se prepara para Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo 

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai mobilizar no sábado, dia 21, os Postos de Saúde da Família, Postos Volantes, além de outros locais estabelecidos pela Secretaria da Saúde para a realização da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo para crianças com idade até cinco anos. No total serão 27 postos fixos e nove volantes. 
Durante todo o dia 305 funcionários estarão empenhados na campanha que, na primeira fase, teve uma cobertura de 94,95%, com o atendimento de 6425 crianças. Para esta segunda fase a previsão é atender 6767 menores de cinco anos contra a Paralisia Infantil e 5505 crianças com idade de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias contra o Sarampo. A meta municipal é vacinar, no mínimo, 95% deste total contra Paralisia Infantil, Sarampo, Rubéola e Caxumba, além de atualizar outras vacinas em atraso. Para atender a demanda municipal, foram encomendadas 13 mil doses da gotinha contra Paralisia Infantil e nove mil doses contra a Tríplice Viral. A vacinação contra Poliomielite acontece no país há 24 anos e há 15 não há registro da doença, sendo que os últimos foram confirmados em 1988 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.
(Fonte: PMSS 

Condenados da cadeia de São Sebastião seguem para presídios

São Sebastião - Seguiu ontem para penitenciárias, a última leva dos dez condenados, que ganhou vagas no sistema, oferecidas pela Secretaria de Administração Penitenciária, que agilizou a liberação depois que o local passou por uma interdição parcial da Justiça.
Na manhã de ontem, cinco presos foram para presídios de Taubaté. No dia anterior, três detentos haviam feito a mesma viagem. Com o Poder Judiciário agilizando os processos e promovendo toda semana sentenças, há um acúmulo de condenados, já que são poucas vagas colocadas à disposição pela secretaria. Na semana passada, ocasião da interdição, a cadeia contava com 18 condenados. Ontem, após a transferência, ficaram 11, sendo oito em regime fechado e três no semi-aberto. Situação semelhante tem a cadeia de Caraguatatuba, que foi interditada totalmente pela Justiça. Mesmo tendo “zerado” o número de condenados no início do mês, removendo dez sentenciados, ontem o local estava com seis destes presos. Mais de uma semana depois das ações judiciais de São Sebastião, que limitaram o local para receber 90 detentos, e Caraguatatuba, que deve retirar todos, as duas cadeias mantinham ontem, juntas, 305 presos, tendo capacidade para 108 pessoas. 
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que a Procuradoria Geral do Estado já tinha entrado com recursos contra as duas liminares judiciais. O documento está tramitando no Tribunal. (Fonte: Imprensa Livre)

Mega operação da Polícia Militar faz bloqueio no bairro São Francisco

São Sebastião - Um bloqueio, intitulado “Grande Envergadura”, aconteceu na tarde de ontem, no bairro São Francisco. Desencadeada pela Polícia Militar, trata-se de uma operação rotineira da PM, que emprega todos os recursos e efetivo e tem ocorrido toda semana em dias diferentes, simultaneamente nas quatro cidades do Litoral Norte.
Em São Francisco, mais de dez policiais em cinco viaturas se posicionaram em frente à Escola Estadual Nair Ferreira Neves. Até as 18 horas de ontem, um carro sem documentação tinha sido apreendido e um menor foi flagrado dirigindo moto sem habilitação. 
Os policiais também fizeram o trabalho preventivo dando orientações aos motoristas. 
A mega operação ainda se desenvolveu nas demais cidades do Estado. Segundo o setor de comunicação da PM, o bloqueio, iniciado às 13 horas, tinha previsão de término às 19 horas, quando seriam colocados mais de três mil pontos de fiscalização simultânea, com quase dez mil policiais militares. Estas operações visam intensificar a ostentação do policiamento e conseqüentemente a prevenção de crimes.
Marcada pela ação da presença dos policiais militares e a realização de bloqueios, a “Grande Envergadura” teve a participação das unidades do comando de policiamento da Capital, Metropolitano e do Interior (que abrange o Litoral Norte).
No Estado a operação ainda teve a presença do comando de policiamento rodoviário, ambiental, de choque e rádio patrulha aérea, com o apoio de quatro aeronaves. Os principais objetivos desta fiscalização, além da prevenção de crimes e infrações pela ação ostensiva preventiva, são apreensão de armas e drogas, recuperação de veículos roubados ou furtados, recaptura de pessoas procuradas pela Justiça e a fiscalização geral dos carros. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Arborismo Ubatuba 

Final de semana tem Festival Gastronômico
Ubatuba - Com o final de semana chegando nada melhor que se programar e curtir as atrações do "1° Festival Gastronômico e Cultural de Ubatuba". Em seu terceiro final de semana muita musica, atividades de lazer e cultura para todos os tipos e gostos. 
Quer uma dica? Comece o final de semana na sexta feira ,dia 20 de agosto, aprendendo e provando, gratuitamente, como se faz uma deliciosa Caldeirada na Oficina "Rei do Peixe e Miolo de Gastronomia" às 9:00 na Unitau, faça sua inscrição pelo telefone 3832-2460 com a Débora. Se você vai começar o final de semana no sábado, aproveite as aulas de gastronomia em dois horários às 9:00 com a Oficina "Rei do Peixe" e às 15:00 com a Oficina "Spaghetto"
À noite no roteiro dos restaurantes, várias atrações, que tem encantado o público, estão programadas confira abaixo:

20 de Agosto
Spaghetto - 19:30 - Malabarista
Bucaneiros - 20:30/21:30 - Esquetes e Sombras/Duo
Peixe com Banana - 20:30 - Malabarista
Perequim - 21:00 - Malabarista
Senzala Itaguá - 20:00 - Madeira
Rei do Peixe I e II - 20:00 - Metal
Senzala Centro - 21:00/21:20 - Esquetes e Sombras/Duo 
Trattoria - 22:00 - Malabarista

21 de Agosto
Spaghetto - 19:30 - Coral
Senzala Itaguá - 20:30 - Malabarista
Rei do Peixe I e II - 20:30/22:00 - Esquetes e Sombras/Duo 
Igreja da Matriz - 20:30 - Madrigal
Senzala Centro - 20:00 - Madeira
Peixe com Banana - 21:00 - Duo
Trattoria - 21:00 - Coral
Perequim - 21:30 - Duo
Giorgio - 21:30 - Malabarista
Bucaneiros - 21:40 - Esquetes e Sombras 

22 de Agosto
Rei do Peixe I e II - 13:30 - Malabarista
Spaghetto - 13:00 - Malabarista
Trattoria - 14:30 - Malabarista

A Fundart preparou duas atividades especialmente para você. A Exposição "Imaginário Religioso Brasileiro" de Mércia Borges que irá até o dia 12 de setembro e no domingo, dia 22, a projeção e debate do filme " Rashomon" as 19:00 horas.
No domingo de manhã, à partir das 8:00, na Praça Capricórnio ( em frente ao Aeroporto), tire um tempo para relaxar e movimentar o corpo e a alma, faça uma deliciosa aula de Yoga com o Prof° Deni da Yoga Expansão e curta o alongamento com a Profª Daniela.
Para fechar com chave de ouro leve sua família para Manhã Musical à partir das 10:00 na Praça Capricórnio. 

(Fonte: COMTUR

Oficina de Gastronomia Rei do Paixe I
Caldeirada de Frutos do Mar - Chef Joel - 2 porções

Ingredientes:
100 g Camarão Rosa limpo
80 g Camarão Sete Barbas limpo
90 g Polvo pré cozido
50 g Marísco - Mexilhão pré cozido
60 g Lula
60 g Isca de Peixe
440 g Postas de Peixes
01 und Cebola
01 und Tomate
10 g Salsinha
01 und Pimentão
Sal à gosto
01 colher Azeite de Dende
03 colheres Azeite de Oliva
Aginomoto à gosto
01 Extrato de tomate
100 ml Leite de Coco

Modo de preparo:
Dourar a cebola, alho, o pimntão e o tomate no azeite de oliva e no azeite de dende, em uma panela de pedra. Em seguida coloca-se leite de coco, a massa de tomate e 02 copos de água. Após alguns minutos +/- 03 a 04, colocar as postas de peixes (previamente temperadas, com sal e limão) e os frutos do mar. Deixar cozinhar aproximadamente 15 minutos.

Pirão: 
Fazer o mesmo. Adicionar um filé pequeno de peixe desfiado. Quando estiver bem cozido, adicionar a farinha de mandioca crua bem devagar e mexer sempre para não embolar. Servir com arroz branco.

 

Restaurante Rei do Peixe
Rua Guarani, 480 - Centro - Ubatuba
Fone: (12) 3832.3272
www.reidopeixe.com.br 

ONG lança carta para candidatos em Ubatuba

Ubatuba - O grupo Ubatuba Viva, entidade que atua em defesa da transparência na política, distribuiu uma carta-compromisso aos seis candidatos que disputarão a prefeitura da cidade nas eleições deste ano. No documento, os integrantes do grupo exigem, entre outras coisas, que o futuro prefeito da cidade não utilize recursos públicos em benefício próprio e não empregue parentes e amigos. "Após as eleições, vamos cobrar isso do novo prefeito", afirmou Carlos Rizzo, integrante do Ubatuba Viva. Entre os candidatos da cidade, o único que fez ressalvas em relação ao documento foi o atual prefeito Paulo Ramos (PFL), que hoje emprega dois irmãos na administração municipal. (Fonte: ValeParaibano 

Praia Grande recebe amanhã campeonato “Confronto entre amigos do surfe”

Ubatuba - Amanhã, das 9h às 16h, o canto esquerdo da Praia Grande (Baguari) recebe os surfistas locais em um campeonato tag-team (por equipes), denominado “Confronto entre amigos do surfe”. Serão 16 equipes formadas por um atleta profissional, um júnior, um iniciante, um máster, um longboard e um feminino. Grandes nomes do esporte em Ubatuba e surfistas que competem no SuperSurf marcarão presença, como Saulo Júnior, Hizunomê Bettero, Isaíaz Silva, Alexandre Costinha, Luana Prado e Luíza Romann, entre tantos outros, que totalizam 96 surfistas. 
As equipes foram montadas de acordo com bairros, escolinhas ou a gosto de cada “turma”. Medalhas e kits serão entregues para os campeões e vice e brindes serão sorteados durante o evento. (Fonte: Imprensa Livre)

 


Ação Litoral

Política Topo

“Política e politicalha”
Angelo Nogueira*

A importância do poder é tamanha que a história nos mostra que seus detentores sempre tentaram criar dispositivos para mantê-lo, valendo-se dos mais variados engenhos. Embora a legislação e o processo eleitoral tenham se aperfeiçoado, no sentido de garantir ao cidadão a oportunidade de manifestar livremente sua vontade, há ainda que se combater o abuso do poder econômico, as falsas promessas e o uso da máquina pública por parte dos que ocupam o poder.
A democracia se define pelas liberdades que assegura aos cidadãos e pelos limites que impõe aos que exercem o poder. Como ainda estamos longe dessa realidade, nada mais atual do que as palavras do grande Rui Barbosa:
“A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.
Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.”
Política ou politicalha?
Cabe a nós, somente a nós eleitores, a escolha!

*Angelo Fonseca Nogueira Junior
Caraguatatuba / SP 
angelonogueira@modulo.br 

Artigo Topo

Andar com fé eu vou...

...não sei porque, toda vez que se fala que precisamos de eventos, logo vem alguém propor conjuntos musicais. Conjuntos de qualquer tipo ou tribo, desde que promovam muitos decibéis, para o deslumbre e animação (dançante) dos mendigos recém chegados e, para o incômodo dos que já, embalados pelo teor alcoólico, dormem, tranqüilos, espalhados pelas calçadas e praças da cidade. Linda, a cena! E eventos, por aqui, rima também com feirinhas. Aquelas, de barraquinhas multicoloridas, de péssima apresentação que perpetuam-se, décadas após décadas, como regra. Justificam-se, pois “não há verbas”. Nem para eventos nem mesmo para os “carentes” dependentes das parcas arrecadações das barraquinhas. “Dinheirinhos” dizia, o falecido Dorival Mathias. Quanta falta de imaginação e criatividade. Assim, vamos esperando. Esperando um milagre ou um taumaturgo. Esperando que alguém faça alguma coisa melhor e maior. Esperando pelo amanhã. Esperando pelo resultado das próximas eleições. Esperando que alguém se responsabilize. Esperando que alguém faça por nós. Alguém que se arrisque, que vá na frente. Não criamos nada novo. Perdemos até a capacidade de copiar o que está sendo feito sem verbas públicas (com sucesso) pelos municípios vizinhos (conheçam a programação de Caraguá para o próximo feriado e, o Guia Turístico de Campos de Jordão). Aqui, não damos partida. Fingimos não precisar. Quando ameaçamos partir, paramos. Desistimos. Debandamos. Somos campeões de lançamento de pedras fundamentais. Vivemos da fé. Fé, no próximo final de semana, no próximo mês, no próximo verão, fé na próxima temporada. São nossas escolhas! Com tanta fé, creiam, merecemos tudo o que temos e tudo o que não temos.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo


Resposta à dona Arlete Neves - Pessoa educada e civilizada como dona Arlete merece resposta à altura. Dona Arlete: a cadeia de São Sebastião já teve quase duzentos presos, sim, mas não só detentos do nosso município, mas de outros municipios do litoral norte e até de São Paulo. Ainda há alguns meses houve uma grita na cidade, pois presos perigosíssimos de São Paulo estavam aqui. Fazendo o quê e porquê não sei. Não tenho dúvida nenhuma que um CDP aqui estouraria a sua capacidade em pouquíssimo tempo e teríamos a situação desastrosa de algumas cidades do interior O jornal O Estado de São Paulo,(10/06/2001) descreveu o drama da população e dos prefeitos de Iaras, Avaré, Alvaro de Carvalho,Itaí, Paraguaçú Paulista, Sertão Azul e de outras muitas cidades. Dizia a reportagem que a cada final de semana saem de São Paulo - o ponto de encontro é no Carandirú - cerca de 100 ônibus e 50 vans ( e isto foi escrito em 2001) com parentes de presos. Levam o "jumbo", como é chamado o farnel para os detentos e tentam entrar com armas, celulares, drogas. Também muito recentemente uma mulher foi apanhada na revista policial com um celular escondido na vagina. (Todos os jornais e televisões noticiaram isso). A reportagem falava também que a Prefeitura de Avaré tentava impedir, na justiça, a instalação de mais um cadeião. "Eramos conhecidos como a cidade do verde, da água e do sol", dizia à reportagem o vice prefeito Nilson Calamita, do PSDB, afirmando que a cidade atraiu 5 mil parentes e muitos se estabeleceram em áreas urbanas. "O tráfico de drogas explodiu e os homicícios triplicaram" ( são palavras dele á reportagem) "e os turistas estão deixando de vir". A reportagem tem uma página inteira e conta o drama das prefeituras de várias das cidades citadas. Não vamos nos iludir: aqui no Litoral Norte será a mesma coisa. Volto a insistir que os presos das quatro cidades do Litoral Norte não ocupariam um CDP inteiro, de 600 a 800 vagas. E virão os de fora. Ora se virão! 
Fora os problemas dos parentes há as rebeliões, as fugas, as transferências de presos que fazem a cidade sediada pelos cadeiões virar uma praça de guerra ( palavras dos prefeitos à reportagem do Estadão) O debate sobre CDPs é extenso, complexo, não cabe em cartas para jornais. Espero que o Governo Estadual e os Municipais também abram oportunidade para especialistas falarem e para a sociedade civil organizada ser ouvida. Quanto ao sr. Pavão, de Ubatuba, se quer baixar o nível, baixe sozinho. Não respondo a ofensas, ainda mais dentro do Litoral Virtual, um jornal eletrônico de respeito e que tem serviços prestados ao Litoral Norte. Se quiser continuar me chamando de hipócrita e mal educada venha me dizer isso pessoalmente, e não pelo Litoral Virtual, onde não posso vê-lo. Gostaria muito de saber se tem coragem pra tanto.

Regina Helena de Paiva Ramos
São Sebastião, SP

Festival de cultura e gastronomia em Tiradentes (retirado do UOL 19/08) - Acontece a partir de amanhã, até o dia 29, o 7º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, em Minas Gerais. Devem participar os chefs Christian Guillut (Elle-et-Vire, França), Francesco Carli (Copacabana Palace), Marc Le Cornec (Costa do Sauípe), Philippe Gobet (Escola Lenôtre de Pâtisserie, França), Roland Villard (Sofitel), Dadette e Luca (Belo Horizonte), Jaya Loyola (Quartier Latin e Pequi Roído, em Tiradentes), Noraldino Ballesteros (Bendita Gula, Belo Horizonte), Paulo Martins (Lá em Casa, de Belém do Pará) e Roberto Ravióli (Empório, de SP). A programação cultural é extensa e inclui exposições de pintura, porcelana, escultura, shows de jazz e blues, música instrumental, música erudita e MPB, dança, teatro e performances de circo. Tiradentes fica a 189 km de Belo Horizonte, a 354 km do Rio e a 472 km de São Paulo.

Enviado por Ronaldo Dias
Mais em
www.portaltiradentes.com.br


Notícia da Federação Pró Costa Atlântica - A Federação Pró Costa Atlântica, entidade que reúne as 17 sociedades de amigos da Costa Sul de São Sebastião estará reunindo neste sábado, às 9 horas, os candidatos a prefeito e a vice-prefeito do município para que falem sobre suas plataformas e respondam perguntas. 
No ofício enviado aos cinco candidatos a Federação diz que “conhecer e fazer conhecer a classe política de São Sebastião, seus pensamentos, seus propósitos, seus programas, é desenvolver cidadania e provar mais uma vez amor e respeito ao Município que muitos escolheram como seu, mesmo sem ter aqui nascido”.
O formato do encontro será o seguinte: inicialmente os vice-prefeitos terão dez minutos cada para falar de sua biografia e de como vêm a ação do vice num governo municipal. Em seguida, cada sociedade de amigos fará uma pergunta ao vice que escolherem. 
A partir das 11 horas os candidatos a prefeito terão dez minutos para falar de suas biografias e de seu programa de governo e logo após o mediador, o presidente da Federação, Teo Balieiro, fará perguntas aos candidatos. Na etapa seguinte será a vez das sociedades de amigos questionarem os candidatos, inscrevendo-se, antes, para tal. A reunião será realizada em Camburizinho, na Pousada das Praias. 

Regina Paiva 
Federação Pró Costa Atlântica

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Itaguá

Praia Grande
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor