Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 24 de agosto de 2004 - Nº 1104 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Empregos: Região tem melhor saldo em 4 anos
Ubatuba teve o pior saldo de empregos
Nuvens na região prometem chuvisco


Caraguatatuba
Polícia quer ouvir Câmara sobre passes
Caraguá sedia evento que trata sobre o ecoturismo no município
Faculdade tem curso de primeiros-socorros
Músicos alemães dão show na Praça do Coreto
Caraguá vacina 70% de crianças
Programa de Ação Cata-Vento acontece em Caraguá
Câmara vota projeto de lei ‘inócuo’ para reduzir número de vereadores
Legislativo mantêm projetos na pauta
Câmara discute projetos sobre emergências e segurança

Ilhabela
-

São Sebastião
Associações de bairro promovem debate com candidatos a prefeito
Justiça nega liminar contra a Petrobras
Duas unidades do PSF mudarão de endereço 

Ubatuba
Carro de Ramos é envolvido em colisão
"Ladrão de chocolate" é preso
Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 24/08

Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Empregos: Região tem melhor saldo em 4 anos
De janeiro a julho deste ano foram criados 10.253 postos de trabalho, segundo Ministério do Trabalho

Litoral Norte - O número de empregos gerados entre os meses de janeiro e julho deste ano no mercado formal de trabalho no Vale do Paraíba e Litoral Norte é o maior dos últimos quatro anos, comparado ao mesmo período dos anos anteriores.
É o que revela os dados divulgados ontem pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, que apontou que foram criados 10.253 novos postos na região.
O número também é quase dez vezes maior que as 994 vagas geradas nos primeiros sete meses do ano passado. No mesmo período de 2002 e 2001, foram gerados 4.208 e 8.404 postos de trabalho, respectivamente.
O saldo registrado entre janeiro e julho desse ano só não foi maior ao obtido em 2000, quando as 11 maiores cidades da região incluídas no levantamento criaram 10.950 empregos com carteira de trabalho assinada.
No levantamento, foram analisados os resultados de São José, Taubaté, Jacareí, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Caçapava, Lorena, Cruzeiro, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião.
Das 11 cidades, São José teve o maior número de empregos criados --6.351 postos de trabalho. Já Ubatuba e Caraguá foram as únicas que registraram saldo negativo neste ano (leia texto nesta página).
AQUECIMENTO - O economista Roberto Koga, diretor do Sindicato dos Economistas em São Paulo, disse que o crescimento no saldo de empregos da região está ligado ao reaquecimento da ecomonia brasileira.
"Em 2003 a economia ficou estagnada por conta do processo político ocorrido em 2002 e pela expectativa gerada quanto ao novo governo, de esquerda. Os investidores e consumidores se retraíram observando o novo governo, que não fez nada inesperado, deixando o mercado e os consumidores mais seguros e então houve investimento" disse.
Carro-chefe da economia regional, a indústria foi responsável pela abertura de 5.589 vagas --54.51% do total registrado entre janeiro e julho deste ano. Em seguida, ficou o setor de serviços, com 2.172 vagas (21.18%) e a contrução civil, com 1.291 postos de trabalho (12.59%).
REFLEXO - Para o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José, Claudir Bustamante da Silva Pinto, a boa fase da indústria acaba criando um ciclo econômico positivo, que se reflete em melhorias nas vendas do comércio e desenvolvimento do setor de serviços.
"Nós tivemos no comércio [de São José] 11.616 contratações em 2003 e 11.080 demissões, um saldo de 536. Esse ano, em sete meses, foram 11.917 admissões e 10.425 demissões, saldo de 1.492. Praticamente triplicou", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba teve o pior saldo de empregos

Litoral Norte - Município da região com pior saldo de emprego em 2004, Ubatuba aposta em atrair turistas fora da temporada para conseguir aquecer o setor econômico e abrir novos postos de trabalho. Nos primeiros sete meses deste ano, a cidade teve saldo negativo de 418 postos de trabalho.
O assessor de assuntos comunitários de Ubatuba, Arimar Vieira, afirmou que a Secretaria de Turismo tenta atrair turistas de municípios vizinhos na época de baixa temporada. Além disso, Vieira destacou a criação de um centro de convenções e o incentivo ao setor turístico.
MIGRAÇÃO - Para o prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB), o saldo negativo de emprego registrado na cidade tem como principal causa o alto número de migrantes.
Como opção para geração de renda, ele afirmou que pretende enviar à Câmara projeto criando um distrito industrial no bairro Barranco Alto. "Estamos fazendo nossa parte, mas há dez anos a população da cidade cresce mais de 10% ao ano. As pessoas vêm para cá atrás de emprego, mas não tem", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Nuvens na região prometem chuvisco

Litoral Norte - O dia de hoje no Vale do Paraíba e Litoral Norte deve ser nublado e com chuviscos, de acordo com previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista. Na Serra da Mantiqueira, hoje haverá sol e poucas nuvens.
O chuvisco será causado por uma circulação marítima, provocada por uma frente-fria que passou ontem de manhã pelo oceano, provocando tempo nublado na região. Amanhã e quinta o tempo será de sol entre nuvens no Vale, litoral e serra.
No final de semana, as temperaturas ficaram quentes na região, aumentando até o número de banhistas nas praias do Litoral Norte.
No domingo foram registradas temperaturas máximas de 32,2ºC em Guaratinguetá, 30,8ºC em São José dos Campos, 30,5ºC em Cachoeira Paulista, 26,6ºC em Ubatuba e, 24,4ºC em Campos do Jordão.
Para hoje, a previsão é que as temperaturas máximas sejam de 27ºC no Litoral Norte, 26ºC no Vale e 23ºC na serra. Amanhã, a máxima em São José deve ser de 28ºC e na quinta, de 30ºC. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Polícia quer ouvir Câmara sobre passes

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguá intimou pela terceira vez os 17 vereadores da cidade para prestarem depoimento sobre o recebimento de passes da empresa PraiaMar Transportes.
Os vereadores foram acusados em 2003 de receberem mensalmente 150 passes cada um para distribuir aos eleitores.
Segundo o delegado Gilberto Carlos Ferreira Júnior, caso os vereadores continuem se negando a depor, ele irá usar de força policial para colher os depoimentos. Dos 17 vereadores, apenas dois, Madalena Fachini(PSB) e Laércio Andrade (PPS) prestaram depoimentos.
Madalena afirmou, que recebia 150 passes que eram entregues mensalmente a APAE (Associação de Proteção aos Excepcionais) e a Asilo Pró + Vida.
Segundo Madalena todos os vereadores recebiam os passes. "Em uma reunião perguntei para os representantes da PraiaMar porque que eles davam os passes aos vereadores, mas eles não souberam responder."
O presidente da Câmara, Wilson Gobetti(PPS), afirmou que nunca pegou passes. Gobetti alegou ainda que nunca recebeu qualquer intimação para depor à polícia.
A gerente da PraiaMar Transportes, Simone Oliveira Leal, disse ontem, que já prestou depoimento à justiça. Simone negou-se a explicar por que a empresa entregava 150 passes por mês para cada vereador. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá sedia evento que trata sobre o ecoturismo no município

Caraguatatuba - A Praça de Enventos de Caraguá vai sediar o primeiro Ecoadventur, de 2 a 7 de setembro. O evento é uma iniciativa da ONG Caraguatá, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. A intenção é apresentar o Litoral Norte como um centro de ecoturismo em potencial. Com isso, os organizadores do evento querem atrair investidores, amantes da natureza e praticantes de esportes radicais para a região. A Caraguatá é uma organização não governamental que trabalha pela recuperação e preservação da mata atlântica do Litoral Norte. O evento vai reunir 3 exposições de diferentes segmentos do ecoturismo. A Expo 2004 vai trazer um feira de produtos e serviços para a prática de esportes radicais. Serão comercializados vestuário, calçados, equipamentos e acessórios para os esportistas. A Enpro Eco será destinada a empresários e investidores do segmento. A exposição contará com palestras e debates sobre diversos temas, como o aspecto econômico da região, a mata atlântica da região como fonte de renda, turismo ecológico, conservação da biodiversidade da natureza da região, problemas e soluções para o atendimento ao ecoturista e roteiros relacionados ao Litoral Norte. O Fera Caraguá é voltado para praticantes desses esportes e trará palestras e debates sobre como funcionam as atividades. Os temas abordados serão o turismo de aventura, o futuro dos esportes radicais no Litoral Norte, o impacto ambiental dos esportes na Mata Atlântica e a segurança no turismo de aventura. A Ecoadventur funcionará das 14h às 22h. Mais informações pelo telefone (12) 3883-1355. (Fonte: ValeParaibano)

Faculdade tem curso de primeiros-socorros

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo, de Caraguatatuba, abriu inscrições para o curso de primeiro socorros em acidentes com animais marinhos. A aula acontece dia 28 de agosto, das 8h às 18h. O curso é uma iniciativa da Módulo e o programa será ministrado pelos alunos de biologia na própria instituição. Os participantes vão aprender o que fazer em situações como o envenenamento por peixes, ferimentos com ouriços-do-mar, bagres ou raias e queimaduras por água-vivas. Serão ensinadas também formas de prevenção, tratamentos, indentificação dos tipos de animais marinhos e o que fazer em caso de emergência. (Fonte: ValeParaibano)

Músicos alemães dão show na Praça do Coreto

Caraguatatuba - O grupo alemão Fanfarenzug Kluftern esteve em Caraguatatuba no domingo, 15, e deu um show na Praça Cândido Mota, com seus 36 músicos, todos com indumentária e instrumentos musicais medievais que eram usados originariamente em caçadas. O espetáculo atraiu o público que pôde assistir ao show de cultura alemã. Os instrumentos de sopro produzem notas que são geradas na boca do músico. 
O grupo é uma facção da fanfarra do sul da Alemanha Bade-Baden, que está se apresentando em várias cidades do interior de São Paulo. Alguns dos instrumentos tem mais de 300 anos. Moradores de Caraguá, descendentes de alemães, aplaudiram o espetáculo com muito entusiasmo. 
Os músicos estão hospedados em Jarinú e foram convidados pela Secretaria Municipal de Turismo de Caraguá para fazerem a apresentação. (Fonte: PMC)

Caraguá vacina 70% de crianças
Campanha vai até 3 de setembro

Caraguatatuba - A campanha de Vacinação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, com a equipe da Vigilância Epidemiológica, vacinou 5.368 crianças de 1 a 4 anos, na segunda etapa da Campanha Nacional contra a poliomielite, realizada no sábado, 21 de agosto, em todo o município. Além disso, 4.200 crianças da mesma idade foram vacinadas contra tríplice viral. 
A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde era vacinar 8.018 crianças, ou seja 100% da população de 1 a 4 anos, de Caraguá. Mas a campanha continua e os pais ainda poderão vacinar seus filhos até o dia 3 de setembro em qualquer unidade de saúde do município, das 8 às 17 horas. 
O objetivo é que nenhuma criança nessa faixa etária fique sem ser vacinada. A Vigilância esperava um número maior, mas acredita que até o final da campanha todas as crianças sejam vacinadas. É importante que os pais levem a carteirinha de vacinação da criança. (Fonte: PMC)

Programa de Ação Cata-Vento acontece em Caraguá
O Programa será implantado em quatro municípios: Caraguatatuba, Campinas, Itapeva e São Paulo. O objetivo é potencializar e disseminar suas ações contra uma das quatro piores formas de trabalho infantil selecionadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT); a exploração sexual.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Assistência Social vai apresentar no próximo dia 26, aos segmentos ligados à crianças e adolescentes, o Programa de Ação Cata-Vento - contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a Fundação Orsa. 
A Palestra será ministrada pela psicóloga Linda Simone Mallake, Coordenadora do Programa Respeitar, da Fundação ORSA, na sala Cecília Meirelles às 14 horas, na Secretaria Municipal de Educação. 
O Programa de Ação Cata – Vento será implantado em quatro municípios e as ações serão disseminadas para as suas regiões. O objetivo é trabalhar de maneira diferenciada em cada um deles, respeitando suas peculiaridades. Os municípios são Caraguatatuba, Campinas, Itapeva e São Paulo. 
Em cada um desses municípios, o Programa de Ação Cata - Vento potencializará suas as ações contra uma das quatro piores formas de trabalho infantil selecionadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). 
O objetivo é também fortalecer o trabalho existente no município e na sua região. Um dos critérios da escolha era que o município já desenvolvesse projetos da Fundação Orsa.
Em Caraguatatuba deverão ser potencializadas as ações de prevenção e erradicação da “Exploração Sexual Comercial no Município”, devido às características da demanda e dos indicativos de presença da problemática na região, hoje explorada pelo turismo litorâneo, e a falta de serviços específicos, mesmo possuindo um trabalho interessante e de destaque nas áreas da educação, cultura e saúde. (Fonte: PMC)

Câmara vota projeto de lei ‘inócuo’ para reduzir número de vereadores

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votará um projeto de lei ‘inócuo’ na noite de hoje. Trata-se da proposta apresentada pelo vereador e presidente Wilson Gobetti, que altera o artigo 9º da Lei Orgânica Municipal para reduzir o número de vereadores de 17 para 10 a partir de 2005. 
Tal medida já está prevista na determinação do TSE, que cortou cerca de 14,1% das vagas de vereador em todo o país, no mês de abril. Em junho o senado tentou aprovar um projeto de emenda constitucional (PEC) para reverter o quadro, porém a proposta acabou barrada.
Segundo a Câmara de Caraguá, o projeto que será votado em dois turnos visa apenas ratificar o que já foi feito anteriormente. Além da alteração na lei orgânica, os vereadores discutem hoje projetos de lei que constavam na pauta da sessão anterior, mas que acabaram de fora por causa de votações em regime de urgência. 
Entre eles, estão: criação do título de cidadão desportista (vereador Laércio Bolha), a polêmica mudança do horário das sessões de 19h30 para 14h (Anderson Bertoncini), constituição de uma comissão de assuntos relevantes sobre obras do Teatro Municipal (vereadora Leonor Diniz), e dois projetos de denominação de rotatória e rua. 
Também consta na pauta um título de cidadão ao médico Ibrahim Antônio Bittar Júnior, de autoria do vereador Laércio Bolha. 
São Sebastião - Em São Sebastião, constam na ordem do dia, conforme pauta divulgada ontem, dois projetos de autoria do vereador Wagner Teixeira, que tratam de denominações de escola e rua.
Outro projeto que será votado hoje é o 044/04, de Edvaldo Reimberg, para realização de um seminário antidrogas. A sessão terá ainda mais quatro moções de aplausos e reconhecimento. (Fonte: Imprensa Livre)

Legislativo mantêm projetos na pauta
Ordem do Dia se mantêm inalterada em decorrência da sessão anterior

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira, dia 24 de agosto, a partir das 19h30, durante a sua 26ª Sessão Ordinária semanal, diversos projetos de Lei, todos de autoria dos Vereadores. Estes projetos constavam na Ordem do Dia da sessão anterior e não foram votados devido a projetos em Regime de Urgência.
Com discussão e votação em 2 turnos, a Ordem do Dia abre com propositura do Vereador e Presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que altera o artigo 9º da Lei Orgânica Municipal e reduz o número de Vereadores dos atuais 17 para 10. A medida já foi sancionada com base num acórdão do STF (Supremo Tribunal Federal) e ratificada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A medida do Parlamentar visa apenas ressaltar o que já foi feito anteriormente. Este projeto terá 2 turnos de votação. Caso seja rejeitado em primeiro turno não irá para votação em segundo turno. Caso seja aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo turno, a propositura será rejeitada. Para ser aprovado necessita de maioria simples nos 2 turnos de votação.
A seguir vem o projeto do Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), que cria o Título de Cidadão Desportista. O Vereador Anderson Silva Bertoncini – Pastor Anderson (PL), quer alterar a Resolução 04/90 quanto ao horário das Sessões Ordinárias semanais, das atuais 19h30 para 14 horas.
A Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), quer propor uma CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) sobre as obras do Teatro Municipal no bairro do Indaiá. Já a Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto – Vera Peixoto (PL), quer denominar Coronel Edgar Pereira Armond a rotatória localizada na SP-99, a Rodovia dos Tamoios, no bairro da Ponte Seca.
Finalizando o Vereador Nilson Lopes da Silva – Nézão (PPS), quer denominar rua Benedito Ferreira da Silva – Dito Mineiro a atual rua Recanto Ana, localizada no Loteamento do mesmo nome, no bairro do Rio do Ouro. O Vereador Laércio Aparecido de Andrade aparece novamente na Ordem do Dia, desta vez concedendo Título de Cidadão ao médico ortopedista Ibrahim Antonio Bittar Júnior. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute projetos sobre emergências e segurança
Cerca Elétrica e Telefones Úteis nos eventos são os temas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute hoje, segunda-feira e na próxima quinta, dia 26, sempre às 16 horas, projetos de interesse da comunidade. Os projetos tem a autoria dos Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Madalena Fachini (PSB), Antonio Estevam de Matos (PSDC) e Dalva Ricardo Santana (PMDB).
O projeto de Dalva Santana disciplina a instalação de Cercas Elétricas no município e o do trio composto por Aurimar, Madalena e Antonio, dispõe sobre a obrigatoriedade da colocação de placa com os números de telefones de emergência nos eventos públicos da cidade.
Com respeito as Cercas Elétricas, a propositura disciplina o tipo de equipamento e a maneira com a qual deve funcionar, bem como seus avisos à população. Já o projeto dos telefones de emergência deverão constar os números da Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia de Polícia, Pronto-Socorro, Bombeiros, Delegacia da Mulher e Conselho Tutelar.
A realização de Audiências Públicas está baseada no artigo 134 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop



Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Associações de bairro promovem debate com candidatos a prefeito

São Sebastião - A Federação Pró Costa Atlântica, entidade que reúne dezessete Sabs (Sociedade Amigo de Bairros) da Costa Sul do município, organizou um debate entre os candidatos à vaga de majoritário em São Sebastião. 
O encontro aconteceu no último sábado e os candidatos Gabriel Rosa (PSDC/PCB), Ernane Pilloti Primaze (PSC/PV), Juan Pons Garcia (PPS), Luiz Ramos (PT) e o atual prefeito em exercício, Paulo Julião (PSDB) debateram e responderam perguntas elaboradas pela Federação e pelo público presente no hotel Pousada das Praias, localizado no bairro de Cambury. 
O evento começou com a apresentação de Edson Angel (PSC/PV), Marco Antonio de Souza (PSDB), Paulo Henrique Santana (PPS) e Rogester Alves (PT), todos candidatos à vice-prefeitura municipal. 
A única exceção foi a candidata Débora Trindade (PSDC/PCB), que não pode comparecer ao encontro por motivos pessoais. Cada um fez uso da palavra por cinco minutos para expor a sua biografia e outros cinco minutos para esclarecer, sob sua ótica, o que ser vice-prefeito de São Sebastião representa.
Em seguida, Teo Baliero, que é o atual presidente da Federação Pró Costa Atlântica e desenvolveu o papel de mediador do debate, leu as perguntas redigidas pela platéia para que cada candidato opinasse sobre o assunto em questão. 
O encontro entre os candidatos a prefeito começou sem a presença de Paulo Julião, o que esquentou um pouco os ânimos da platéia. O atual prefeito alegou uma crise de labirintite e chegou cerca de meia hora após o inicio das apresentações dos seus concorrentes. 
Basicamente o mesmo procedimento foi adotado para que os candidatos a prefeito pudessem desenvolver suas idéias. Depois das respectivas introduções, o mediador leu outras questões escritas pela platéia e perguntou algumas elaboradas pela própria Federação.
Cada candidato contou com três minutos para realizar as suas explanações sobre determinado tópico e o clima foi amistoso, com os presentes aplaudindo ao término das considerações de todos os candidatos. 
“Foi muito positivo e todos colaboraram. Não ocorreram brigas ou ataques, a platéia respeitou os candidatos e eles também mantiveram o respeito entre si”, disse Teo Baliero durante o encerramento da assembléia. 
Os assuntos mais abordados foram: o orçamento participativo, a emancipação da Costa Sul, os atuais índices de criminalidade, o plano de turismo sustentável, a descentralização administrativa e financeira de São Sebastião, a questão da ocupação e uso do solo, a migração desordenada, o sistema de transporte coletivo municipal, a instalação de um Centro de Detenção Provisória (CDP) no município e a questão do saneamento básico e do plano comunitário de melhorias- um dos tópicos mais polêmicos do debate.
“Somos contra o plano comunitário de melhorias nos padrões atuais. A população já paga os devidos impostos e isso tem que ser levado em conta”, ressaltou Luiz Ramos. 
Outro assunto muito discutido na assembléia foi a descentralização administrativa e financeira do município. “É fundamental que a população participe efetivamente dos rumos políticos de São Sebastião. O ideal é organizar assembléias como essa e debater, junto com os moradores, o que é melhor para cada bairro”, enfatizou Gabriel Rosa. 
Os presentes no debate questionaram os candidatos sobre a regulamentação fundiária da Vila Baiana, região localizada no bairro de Cambury. “Esse não é um problema exclusivo da Vila Baiana. Ao longo do município existem diversas regiões que precisam ser regularizadas. 
Os moradores de São Sebastião merecem respeito durante os quatro anos de gestão e não somente durante o período pré-eleitoral”, respondeu o candidato Ernane.
“Acabei sendo um pouco ausente com relação aos bairros na minha última gestão, creio que esse foi um dos meus maiores erros. Quero corrigir isso e voltar a ser o velho Paulo Julião”, acrescentou o atual prefeito. 
A instalação de recifes artificiais no bairro também foi outro assunto bastante citado durante o evento. “Todos sabem que mesmo quando você joga um pneu no fundo do mar ele sai recoberto de vida marinha apenas algumas semanas. A praia da enseada é o lugar ideal para instalação de um recife artificial, isso potencializaria a vida marinha do local e conseqüentemente a pesca e o nosso eco-turismo”, completou Juan Pons Garcia. 
As pessoas presentes no debate pareciam animadas ao término das apresentações. “Foi excelente, todo mundo se respeitou e eu acredito que ninguém saiu insatisfeito. Todos os candidatos abordaram idéias possíveis e o nível das conversas foi muito bom”, completou Éder Ávila Castanha Monteiro, ex-presidente e atual membro do Conseg de Boiçucanga (2º distrito). (Fonte: Imprensa Livre)

Justiça nega liminar contra a Petrobras

São Sebastião - A Justiça negou ontem liminar em ação impetrada pela Prefeitura de São Sebastião contra a Petrobrás na tentativa de garantir arrecadação de R$ 1,6 bilhão com o ICMS de 2005 referente à movimentação de petróleo.
Segundo a prefeitura, na decisão, o juiz Fernando Henrique Pinto, indeferiu o pedido alegando que os dados da Petrobrás confirmam queda do ICMS. A prefeitura vai pedir a reconsideração da decisão, já que a retração pode atingir 80%.
"O valor adicionado do ICMS em 2002 foi de mais de R$ 1,6 bilhão, mas caiu para R$ 388 milhões em 2003, sem que houvesse queda na movimentação do petróleo no terminal", disse o prefeito Paulo Julião (PSDB).
A Petrobrás não comentou o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Duas unidades do PSF mudarão de endereço 
Uma nova unidade também será inaugurada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião readequará e ampliará o atendimento do PSF (Programa de Saúde da Família) no município. No mês de setembro, as unidades dos PSF´s dos bairros Itatinga e Pontal Cruz passarão a funcionar em novo endereço. 
O PSF do Pontal da Cruz, a partir do dia 29 de setembro, funcionará nas instalações do Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), que fica na Avenida Manoel Hipólito do Rêgo, nº 1100. Esta medida visa otimizar o atendimento da saúde neste bairro. Até o dia 29 o atendimento continuará a ser realizado na Rua Maria Francisca, nº 80. Já a unidade do Itatinga, que fica na rua Tancredo Neves, nº 98, passará a funcionar na Rua Benedito Pedro, nº 14, a partir do dia dois de setembro, visando garantir melhor atendimento aos usuários, já que, segundo Adriana Maria Bravo de Queiroz, da Coordenação Técnica dos PSF´s, na sede atual há uma escada que dificulta o acesso aos consultórios.
Atendendo uma reivindicação da comunidade, o bairro Canto do Mar, na Costa Norte, também passará a contar com uma unidade do PSF, que funcionará na Rua Penélope, nº 600. A inauguração acontece no dia 10 de setembro. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Arborismo Ubatuba 

Carro de Ramos é envolvido em colisão

Ubatuba - Um veículo oficial da Prefeitura de Ubatuba, um Passat cinza, placas BPY-5333, importado, ficou totalmente destruído em acidente ocorrido na noite da última sexta-feira, na rodovia Oswaldo Cruz, que liga Ubatuba a Taubaté. Os ocupantes do veículo, o secretário de Finanças, Luiz Nunes, e o motorista Antonio Carlos dos Santos, 40 anos, nada sofreram no acidente.
Segundo o motorista, o acidente ocorreu por volta das 20h30, quando retornava de uma viagem à capital. O secretário Nunes tinha ido ao Tribunal de Contas resolver assuntos relacionados ao município. "No km 40, um cavalo cruzou a pista e a batida foi inevitável."
"Não tive como desviar", disse Santos. Segundo ele, o airbag foi acionado imediatamente, salvando a vida dos dois ocupantes do carro.
O carro foi guinchado para a UBA (Unidade Básica de Atendimento) em Taubaté.
Santos e Nunes ficaram até as 22h30 no local do acidente, aguardando a remoção do carro pela polícia rodoviária. Em seguida, pegaram uma carona em outro veículo da Prefeitura de Ubatuba. Santos passou por exames na Clínica Santa Cruz, em Ubatuba, no sábado, devido as fortes dores musculares.
O Passat foi guinchado ontem até a concessionária Original do Vale, em São José dos Campos, que avaliou os danos como perda total.
O prefeito Paulo Ramos não foi localizado ontem para comentar o acidente.
COMPRA POLÊMICA - A Prefeitura pagou R$ 126 mil pelo carro importado em 2001. A compra foi questionada na Justiça. Em 2002, Ramos chegou a perder o mandato por 10 dias devido a ação que questionava a compra do carro. Ramos recorreu e conseguiu mandato de segurança para permanecer no cargo até o julgamento final da ação.
O vereador Rogério Frediani (PTB) afirmou ontem que o Passat sempre deu dor de cabeça ao prefeito. "O carro vivia na oficina", comentou. (Fonte: ValeParaibano)

"Ladrão de chocolate" é preso

Ubatuba - O flanelinha Ricardo Pinto Ribeiro, de 28 anos, foi preso em Ubatuba, acusado de furtar chocolates. É a terceira vez que Ribeiro é preso pelo mesmo motivo. Ele alegou à polícia ser "viciado" em chocolate.
Ribeiro foi flagrado por funcionários do Supermercado Rosado, no centro da cidade, furtando sete barras de chocolate. Eles acionaram a polícia. Na delegacia, Ribeiro teria alegado que tentava furtar os chocolates porque não tinha dinheiro para comprá-los.
O delegado José Eduardo Cembranelli, essa alegação é a mesma usada por ele em detenções anteriores. "Trata-se de furto famélico, ou seja, praticou o furto para saciar a fome", disse. Ribeiro não tem outros registros na polícia.
Para o médico Lavosier Pereira Leite, é possível uma pessoa ser "viciada" em chocolate. "Não se trata de dependência física, mas sim, psicológica", afirmou. Segundo o médico, trata-se de um ato compulsivo.
"Para se livrar do vício, Ribeiro teria que receber ajuda médica, possívelmente de um psicólogo", disse o médico.
Ribeiro foi transferido ontem para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. (Fonte: ValeParaibano)

Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 24/08 

Ubatuba - Ordem do Dia da 26ª Sessão Ordinária, a realizar-se no dia 24 de agosto de 2004, às 19h30, na Câmara Municipal de Ubatuba, avenida Iperoig, 218 - Centro. 
01 - VETO AO PROJETO DE LEI Nº 30/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que concede isenção do ISSQN à concessionária do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros de Ubatuba.
02 - VETO AO PROJETO DE LEI Nº 75/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, que altera a Lei 711/84 que dispõe sobre o Plano Diretor Físico de Ubatuba, reclassificando as construções para fins habitacionais constantes do Anexo III - Tabela dos Grupos de Uso, dessa Lei.
03 - VETO AO PROJETO DE LEI Nº 96/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que reenquadra o vencimento de Jardineiro, passando da referência 02, para a 05, da escala de vencimentos do Funcionalismo Municipal, vigente.
04 - VETO AO PROJETO DE LEI Nº 98/04, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, que dispõe sobre a criação de Banco de Leite Humano no Município de Ubatuba e dá outras providências. 
05 - PROJETO DE LEI Nº 219/03, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, que dá denominação de rua Santa Lúcia ao trecho de rua que se inicia na via marginal à Rodovia SP-55, no bairro da Maranduba.
06 - PROJETO DE LEI Nº 100/04, do EXECUTIVO, que autoriza o Executivo Municipal a firmar Convênio com o Poder Judiciário, através do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, objetivando a cessão de servidores municipais.
07 - PROJETO DE LEI Nº 109/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, que altera a Lei 1294/93 que dispõe sobre comercio ambulante, autorizando a transferência de licença de artesanato, em caso de doença grave.
08 - PROJETO DE LEI Nº 114/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que dá a denominação de Rua das Bromélias, à viela da Estrada Principal do bairro da Casanga.
09 - PROJETO DE LEI Nº 121/04 - do Ver. DOMINGOS DOS SANTOS - PT, que dá denominação a logradouro público no bairro do Sertão Águas do Ingá: Rua Roldão Batista da Mata.
10 - PROJETO DE LEI Nº 129/04 - do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que dá a denominação de "Rua do Kito" à Rua Projetada 300, no Bairro do Sertão da Quina.
11 - MOÇÃO Nº 52/04 - do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, de Congratulações ao ciclista Aguinaldo dos Santos pelas conquistas alcançadas.
12 - MOÇÃO Nº 53/04 - do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, de Congratulações a Giasone Rebuá Filho pelos bons trabalhos prestados ao Turismo de nosso Município.
13 - MOÇÃO Nº 54/04 - do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, de Congratulações A Pastoral da Juventude pelo 2º Recar Reggae, energia com Jesus do Grupo de Jovens da Perseverança.
14 - REQUERIMENTO Nº 117/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Telefônica, instalação de um aparelho telefônico de uso público, no Centro comunitário no Quilombo Caçandoca. (Fonte: O Guaruçá)

Ação Litoral

Opinião Topo

Persistir nos Erros
Ronaldo Dias
Publicado em 21/06/2002 

Criticar é mais fácil. Mas, ao mesmo tempo, a persistência dos erros na condução de nosso desenvolvimento turístico é passível de critica. Os recursos são escassos. As verbas conseguidas não são muitas, muito menos substanciais para permitir a execução de obras (quero crer) carregadas de vaidades pessoais em detrimento de um planejamento de prioridades que possam sim, trazer benefícios diretos à crescente demanda de infraestrutura turística, revitalização do urbanismo municipal e, por conseguinte a criação de postos de trabalho. 
Tenho insistido no número crescente de jovens que estão aptos a ingressar no nosso (quase inexistente) mercado de trabalho. Uma projeção dos índices de natalidade, e de migração, agravam (e muito) o problema no futuro próximo. Desemprego e vadiagem “forçada” é sinônimo de crescentes índices de violência e consumo de drogas. Com certeza esta preocupação não é só minha, mas, de muitos pais que não sabem que “futuro” poderá oferecer a seus filhos. 
O “oferecimento” de “circo”, geralmente com intenção de votos, já não convence e será em breve, duramente criticados e seus resultados estarão disponíveis para determinados políticos nas próximas urnas. Outra “persistência errada” cantada como tábua salvadora do turismo, é a construção do centro de convenções. É muito fácil saber que, além de não termos essa “vocação” a geografia, a estrada, os acessos e as características dos meios de hospedagem inviabilizam, de saída, tal malfadada idéia. Assim, como o elefante branco do Pereque-Açú (terminal turístico???) e outros elefantes que em breve se tornarão brancos, vamos persistindo. Errando. Não temos definição do PRINCIPAL e nos perdemos nos ACESSÓRIOS. 
Tenho dúvidas se querem mesmo acertar. Erros de alvos. Alvos tão óbvios. Não vou cita-los. Estão ai, bem na frente de quem quiser ver. Temos apenas dividido as fatias do mesmo pão de 20 anos atrás. Não temos feito o pão crescer. Somos os mesmos e vivemos... Um favorzinho aqui, outra barraquinha, uma licencinha ali, um carrinho de lanche acolá. Esse tem sido o “PÃO” do “circo”. O que sobra para os filhos desta terra? Entrar nesta “fila”? Ou um emprego de balconista na próxima loja de biquínis? Na próxima farmácia? No próximo restaurante de Kilo ou pizzaria? Na próxima sorveteria? Moto boy? 
Muitos dos filhos desta terra se esforçam, trabalham e ainda estudam, com muito sacrifício, para terem estas perspectivas de futuro. Ficarão decepcionados? Já estão? Cabe a nós a responsabilidade de pelo menos tentar, com algum critério, simples que seja, planejar um futuro para essa esperançosa criançada. Vamos parar de aplicar o método da “tentativa e erro”. Vamos deixar de lado as vaidades pessoais. Vamos persistir sim, em arquitetar um futuro, em construir um caminho verdadeiro por um rumo sólido e conseqüente. O futuro, já é amanhã. O peso na consciência dos irresponsáveis, dos omissos e dos inconseqüentes será um fardo pesado. Serão sempre lembrados, por todos os filhos, para sempre, pelo que fizeram, pelo que não fizeram e pelo que deixaram fazer. Quem duvida?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Artigo Topo

Ubatuba, um polo receptivo gigante, que está engatinhando
Raymond Valente 

Ubatuba ainda não está consciente nem preparada para ser um polo receptivo de turistas.
Um forasteiro, turista nacional ou internacional, que participar de feiras de turismo ou entrar em alguma agência, verá uma cidade longe de ser competitiva, mais do que tudo, timida e ausente em muitos spots de promoção.
Ainda na gestão do Secretário de Turismo anterior, pude denunciar a péssima foto que compunha o catálogo da Secretaria Estadual de Turismo que divulgava o Litoral Norte. Ubatuba estava representada por uma foto muito fraca, com um dia nublado, uma foto de uma praia que certamente não mostrava a beleza de Ubatuba.
Ao adentrar em Ubatuba o visitante verá os pedintes e moradores de rua da praia do Cruzeiro, somados aos urubus, e ao parque de diversões da época do mazzaropi, que certamente decepcionam.
O criador magno concedeu a Ubatuba uma beleza natural inigualável, é só ir para Picinguaba, Felix, todas Vermelhas, Prumirim, sair de escuna para Anchieta, conhecer as trilhas ecológicas, mas o pecado capital do homem mais uma vez estraga tudo. Que pecado Capital ?
Ainda em um restaurante na praia do Itaguá, após uma passeio de Jet Sky, fomos a um restaurante, e um Garçom barrigudo, com a blusa de um botão aberto mostrava seu umbigo, e seu atendimento foi incômodo ao invés de agradável.
Me lembrei da atual propaganda da TAM, que reporta seus atendentes com gentilezas e sorrisos, tipo, sim nós temos, sim nós podemos, sim nós estamos felizes em atendê-lo e tê- los conosco. O Humor do ubatubano certamente pode melhorar, considerando que a cidade é invadida de uma só vez por 250 mil turistas na época das férias de julho, e 500 mil turistas nas férias de fim de ano, pode se perceber que há atendimento sim, uma população de 69.000 habitantes que luta para arrecadar seu sustento, mas a qualidade do atendimento é a chave mestra do negócio, aquele treinamento que mantém a defesa de Ubatuba de pé. Como receptivos que são, os os profissionais de Ubatuba certamente precisam de incentivos, premiações, treinamentos, condicionamento físico, disciplina, indumentária, educação, um sorriso estampado e a satisfação de lutar num momento bom. Mas na verdade o time de recepção de Ubatuba, é triste, bonito mas calado, orgulhoso, que ainda não aprendeu que estão recebendo seus hospedes e nessa hora é preciso muita preparação, muita atenção, para fazer valer um atendimento que fará a diferença.
Lembrei do meu salário e fiquei desanimado, se fosse americano minha vida não seria assim (Texto extraído da Música de Ed Mota). É, talvez com uma gestão transparente, e com a participação nos resultados tanto pelas pessoas que são os mestres de honra na hora do receptivo, e investimentos em infra estrutura e treinamento melhorariam a imagem de Ubatuba como um polo receptivo competitivo e não na posição medíocre que se encontra, perdendo para os vizinhos Caraguatuba e Paraty. A vocação de Ubatuba é o Turismo, mas os números mostram que o dinheiro não aparece, Ubatuba ainda tem muitos Urubus.

Raymond Valente
(Pernambuco)
São Paulo, SP

Carta do Leitor Topo

Fora Clodovil - Concordo plenamente com o leitor Eduardo G. Gomes com relação ao "ilustre" proprietário de imóvel de Ubatuba, Sr. Clodovil. Para quem tem imóvel, comércio, frequenta ou simplesmente simpatiza com Ubatuba é deprimente ter que escutar as constantes reclamações, baixas e vulgares deste cidadão, que poderia, ao contrário, usar a mídia para tentar fazer algum bem por esta cidade, bela por natureza mas que sofre como qualquer outra com a pobreza, desemprego, trânsito e falta de estrutura ocasionados pela temporada, entre outros. A minha avó não conhece minha casa em Ubatuba mas me ligou nesta semana só pra falar que eu deveria vendê-la pois a cidade está um caos de violência, sujeira, insegurança, que "o Clodovil vive falando no programa dele".
Bom, já dizia minha avó mesmo, "os incomodados que se retirem"! Por que ele simplesmente não vende seu imóvel e nos deixa em paz??? A indignação é sadia se a pessoa se coloca como parte da solução e não parte do problema!

Ana Claudia Ferreira
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Rio Ubatumirim

Praia do Ubatumirim
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor