Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 25 de agosto de 2004 - Nº 1105 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Frente fria pode chegar ao litoral

Caraguatatuba
Caraguá tem maratona de comícios
Caraguá vai combater prostituição infantil
Módulo discute prevenção às deficiências
Atletas Módulo se destacam na 2ª Etapa do Triathlon de Inverno
Vem aí 7ª Copa Caraguá Aquathlon Triathlon e Duathlon
1º Campeonato Municipal de Teg Team
Caraguá participa da etapa final do concurso Multimídia Undime/Visual Class nesta sexta-feira 27
Projeto de turismo premiado de Caraguá emociona representantes da USP/AVT
Caraguá constrói nova Estação de Tratamento de Esgoto
Prefeitura de Caraguá implanta rotatória para evitar acidentes
CIASE inicia atividades com comunidade
Ladrões levam alimentos de escola municipal de Caraguá

Ilhabela
Nadadora Ilhabelense de destaca em campeonato Universitário de Maratonas aquáticas
5ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontece neste domingo
Vereadores suspendem uso da Tribuna Popular antes das eleições
OAB encaminha ofício pedindo melhorias para conselho tutelar

São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião traz Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo para o município
A união faz a força
Geração de Emprego
Escola e ruas de Cambury ganham nome de antigos caiçaras
Porto de São Sebastião realiza quinto embarque de automóveis
Pedreiro suspeito de assalto é preso por porte ilegal de armas
Mais um turista sofre roubo em Maresias na madrugada
Cooperativa de Sucata sofre furto

Ubatuba
Guias de turismo realizam city tour no centro
Ubatuba retoma obra no centro
Começa a Taça Iperoig de futebol de mesa

Seções
Homenagem
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Frente fria pode chegar ao litoral

Litoral Norte  - A nova frente fria que chega ao Sul do país deixa hoje o tempo nublado na maior parte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. A mínima na região deverá ficar em 4°C e a máxima em 24°C. Essa frente não deverá ser sentida na maior parte do país devido à presença de uma grande massa de ar seco. Em toda a região Sudeste o céu deverá ficar com sol e pouca nebulosidade nesta quarta. Amanhã o céu ficará de claro a parcialmente nublado, com névoa seca e temperatura um pouco mais mais elevada, com os termômetros registrando mínima de 16°C e máxima de 25°C. A chuva deverá chegar só na sexta, com temperatura entre 15°C e 25°C.
Geada - Na madrugada de ontem, a mínima na região Sul foi de -0,2°C em Cambará do Sul (RS). Em Santa Catarina, o município de Lages teve 0,2°C, e no Paraná, a mínima foi de 6,6°C em Irati. Segundo o Inmet houve geada em pelo menos 13 municípios da região Sul: Cruz Alta, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Bom Jesus, Santa Maria, Caxias do Sul, Livramento, Cambará do Sul, Teutônia, Pelotas (RS), São Joaquim, Campos Novos e Lages (SC). (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Caraguá tem maratona de comícios

Caraguatatuba - Sem muitos recursos financeiros, os candidatos à Prefeitura de Caraguatatuba retomaram a estratégia dos comícios nos bairros para discutir suas propostas com os eleitores. O início dos comícios agitou a campanha política na cidade. O primeiro deles, realizado pelo PSDB, aconteceu no sábado, no bairro do Travessão, um dos mais populosos da cidade. O PMDB começa seus comícios hoje, no bairro do Pereque Mirim. O PT ainda não definiu a sua programação. O comício do candidato José Pereira Aguilar(PSDB) no sábado, contou com a participação do atual prefeito Antonio Carlos da Silva e de uma mensagem de apoio em vídeo, do governador Geraldo Alckmin. Aguilar surpreendeu ao lançar o atual aprefeito Antonio Carlos a deputado estadual. O PSDB fará um total de 24 comícios na cidade.
O PMDB, do candidato Álvaro Trindade, fará 15 comícios, o primeiro deles, na região sul. "Estamos sem recursos, mas o comício é importante para atrair o eleitor", afirmou Sidnei Fernandes, coordenador da campanha. Maurice Mansour(PT), disse que, ainda não foi definida a programação dos comícios. Segundo ele, o PT aguarda a confirmação da apresença do deputado João Paulo Cunha e do ministro José Dirceu para programar seus comícios. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai combater prostituição infantil

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai participar do projeto piloto Ação Cata-Vento promovido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) para combater a exploração sexual infanto-juvenil. O projeto terá duração de um ano, com início previsto em setembro. Segundo a secretária de Assistência Social, Carolina Stringari, o projeto será realizado também em Campinas, Itapeva e São Paulo. Ele será apresentado amanhã, às 14h, na Secretaria Municipal da Educação, aos representantes do Conselho Tutelar, SABs e entidades ligadas a crianças e adolescentes. O projeto será desenvolvido por meio da Fundação Orsa, entidade parceira da prefeitura em programas educacionais. Segundo a fundação, inicialmente será feito um diagnóstico do problema no município para, posteriormente, serem definidas as ações a serem implantadas, com apoio das secretarias de Educação, Cultura e Saúde.
"O problema existe e temos que fazer um trabalho para minimizá-lo", afirmou a secretária. Segundo ela, Caraguá é uma cidade turística, sujeita à exploração sexual de crianças e adolescentes. A secretária disse que será feito também um acompanhamento do envolvimento de crianças e adolescentes com o comércio formal e informal. AJUDA - Maisa Nascimento de Oliveira, do Conselho Tutelar, disse que o Ação Cata-Vento vai ajudar muito a combater a prostituição infanto-juvenil, que aumenta no período da temporada de verão.
Segundo ela, no verão é comum ver adolescentes de Caraguá e de São José dos Campos envolvidas com protistuição. Segundo ela, na última blitz efetuada pela polícia foram encontrados quatro adolescentes atuando na prostituição na cidade.
O conselheiro Roberto Folter, disse que o principal local de prostituição juvenil é a avenida Rio Branco, que liga Caraguá a São Sebastião.
Segundo ele, na avenida já foram encontradas adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. "As denúncias aumentaram muito", afirmou.
O delegado Fábio Telis, que assumiu interinamente a Delegacia de Defesa da Mulher, não foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Módulo discute prevenção às deficiências

Caraguatatuba - tegradas Módulo, realizam nos dias 25, 26 e 27 de agosto, a IV Semana de Prevenção às Deficiências, promovida pelo curso de Pedagogia e APAE de São Sebastião e Caraguatatuba. O evento acontece na Unidade Centro da Faculdade e contará com especialistas em políticas de inclusão, deficiências, empregabilidade, novas tecnologias, ong´s, reabilitação, fonoaudiologia para crianças especiais, compromissos do poder público, entre outros. O evento conta ainda com exposição de trabalhos das crianças e mães da APAE de Caraguá e de São Sebastião, e de produtors da Associação Laramara. O evento é gratuito e aberto ao público.
Sob o tema Políticas de Inclusão e a Importância da Arte, do Esporte e da Tecnologia, o evento visa apresentar todos os aspectos da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na sociedade. "Enfocaremos o processo educacional e social da inclusão, propondo uma reflexão na real aceitação desses indivíduos como pessoas de direitos. Este ano, com a realização das Olimpíadas e, especialmente, das Para-olimpíadas, enfocaremos também a importância dos esportes neste contexto", comenta a Profa. Ms. Maria Antonia de Lima Ribeiro Furgeri.

Programação:
Dia 25 
10h – Palestra com a fonoaudióloga para crianças especiais com Alessandra S. Fernandes. 
19h – Abertura oficial com a diretora do ISE, Profa. Dra. Silvia Cristina O. Quadros, a coordenadora do curso de Pedagogia Profa. Ms. Maria Antonia L. R. Furgeri, e Elisabete L. Ferreira, da APAE São Sebastião.
20h – Palestra: Políticas Públicas de Inclusão, Compromissos do Poder Público, da Escola e dos Professores, com a Profa. Dra. Rosângela G. Prieto.
Dia 26
8 h – Palestra: Sorri: o trabalho da Ong na Inclusão Social do Portador de Deficiência, com Elizete Helena P. Duarte Nossabein. 
10h – Oficina: Bailarino dos Ventos, com a profa. Adriana Eduardo Moraes.
10h – Oficina: APAE de Caraguatatuba.
19h – Palestra: Reabilitação através da dança, com Elisabete L. Ferreira.
21h – Palestra: Língua de Sinais, com Mauren de Abreu.
Dia 27
8h – Palestra: Por uma Cidade sem Mancada, com o Prof. Ms. Maurício Ribeiro da Silva.
8h – Oficina: SACI, com a Profa. Dra. Elisabeth Grillo.
10h30 – Apresentação de dança com alunos da APAE de Caraguatatuba e APAE de São Sebastião. 
19h – Coral: Deficientes Auditivos EMEF Maria Francisca Tavoláro de São Sebastião, classe especial: Proa. Georgeanne.
20h – Palestra – Empregabilidade, com Rosângela Barqueiro – Laramara.
21h30 - Palestra: Novas tecnologias, com Antonio Carlos Barqueiro – Laramara.
(Fonte: Módulo)

Atletas Módulo se destacam na 2ª Etapa do Triathlon de Inverno

Caraguatatuba - Quatro atletas do projeto bolsa-esporte Módulo se destacaram na 2ª Etapa do Triathlon de Inverno Tri Paulista, realizada no último domingo, 22, na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba.
Andréa Azevedo foi campeã na categoria feminino 20 a 24 anos, Luis Cláudio Graglia (Huka) foi vice-campeão na categoria 35 a 39 anos. 
A prova teve representantes de todo o país, com cerca de 300 atletas participando da short triathlon e desafiando distâncias de 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Os atletas pedalaram da Praia do Cruzeiro até a Praia Vermelha, pela Rodovia Rio – Santos; e a corrida aconteceu na orla marítima até a Praia do Itaguá.
(Fonte: Módulo)

Vem aí 7ª Copa Caraguá Aquathlon Triathlon e Duathlon

Caraguatatuba - Caraguá também está na mira dos triatletas, com a realização da 7ª Copa Caraguá Aquathlon Triathlon e Duathlon, que acontece no dia 5 de setembro na Praia do Indaiá, a partir das 9 horas, no quiosque 29. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de setembro pela Internet – site: www.ativo.com. (Fonte: Módulo)

1º Campeonato Municipal de Teg Team

Caraguatatuba - Os atletas do projeto bolsa-esporte das Faculdades Integradas Módulo fizeram bonito no 1º Campeonato Municipal de Teg Team, realizado na Praia Grande, em Ubatuba, no último dia 21. Os destaques foram para o surfista Edgar Bishoff, do 1º ano do curso de Direito. Sua equipe foi a campeã do campeonato, que contou com 66 atletas disputando em diversas categorias. 
Outra equipe que se destacou foi a dos surfistas Rafael Pícolo, do 2º ano do curso de Educação Física e Ricardinho Toledo, 1º ano de Educação Física, ambos do projeto bolsa-esporte Módulo. A equipe conquistou o terceiro lugar. A prova foi dividida em 10 equipes de 6 surfistas que disputaram em categorias diferentes.
(Fonte: Módulo

Caraguá participa da etapa final do concurso Multimídia Undime/Visual Class nesta sexta-feira 27

Caraguatatuba -  Caraguá foi selecionada para disputar a etapa final do Concurso Multimídia Undime Visual Class e será representada pelos alunos da EMEF “Luiz Ribeiro Muniz”, da Martim de Sá, Daiane Ramos de Souza, Leonardo Vicente Moreira Marzulo e Luara Cristina Rosa Machado, que venceram a segunda etapa do concurso, em nível municipal, no mês de julho, sob a organização do setor de Informática Educativa, coordenado pela supervisora Cláudia Burihan. O trabalho dos alunos teve como tema principal a diversidade cultural e foi abordada sob o título “Criança: diga não à discriminação e seja um grande cidadão”. O projeto incluiu pesquisa de raças, e durante a apresentação os alunos mostraram aos presentes o número de índios, negros, portugueses, italianos, entre outros, que formam a árvore genealógica dos alunos do 4º ano da EMEF Martim de Sá.
Após a apresentação feita no mês de julho em Caraguá, quando a EMEF da Martim venceu a EMEF do Travessão com 348 pontos, os alunos prepararam o material para a seleção de trabalhos que competiriam na etapa final em São Paulo.
O concurso Multimídia Undime/Visual Class tem O objetivo de estimular professores a utilizarem a tecnologia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Neste projeto, alunos e professores atuaram em conjunto, ambos ensinando e aprendendo e, juntos, construindo conhecimento. Os professores orientaram seus alunos na pesquisa de conteúdos, os alunos retribuíram, ensinando aos professores os recursos dos programas. 
Durante a final, os grupos das três escolas realizaram a apresentação do projeto montado por meio do software Visual Class, utilizado nas unidades escolares para montagem de aulas de temas diversificados.
Vale lembrar que todas as cidades selecionadas para a etapa final do concurso ganharão certificados de honra ao mérito. 
A etapa final acontece nesta sexta-feira 27, das 11h às 13h, ocasião em que os alunos de Caraguá apresentarão o trabalho vencedor da etapa municipal no ITM Expo, durante a Tec Educ@tion - 1º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. No local, os alunos terão 10 minutos para apresentarem o trabalho e serão avaliados por jurados especialistas em Informática Educacional.
O projeto ganhador será publicado numa das revistas da editora CD Expert e ganhará uma cópia de Visual Class Office Suíte (valor de R$ 1.800,00) e uma cópia de Kid Class Office Suite (valor R$ 900,00). Vale lembrar que os três primeiros colocados poderão participar de um curso de 3 (três) dias de aprofundamento em Visual Class na cidade de Ubatuba (SP), com hospedagem e alimentação gratuitas. Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas pelo site www.teceduc.com.br
(Fonte: SME/PMC)

Projeto de turismo premiado de Caraguá emociona representantes da USP/AVT
Membros da USP vêm a campo conhecer projeto turístico que levará Educação de Caraguá para Alemanha


Caraguatatuba - Caraguatatuba recebeu neste fim-de-semana a visita de uma equipe de Doutores e Mestres da USP e membros da AVT – Academia de Viagens e Turismo, que vieram à cidade especialmente para acompanhar de perto o trabalho de campo que está sendo desenvolvido por meio do projeto “Turismo, Cultura e meio-ambiente, as belezas da cultura caiçara”, o qual ganhou recentemente o prêmio Aldo Papone e será apresentado em novembro, durante uma conferência em Frankfurt, na Alemanha.
Os visitantes chegaram no município no domingo 22, acompanhados pela supervisora Gislene Angélica Conceição, responsável pelo projeto de turismo e pelo setor de Projetos e Capacitações, visitaram o Núcleo de Cerâmica TerrAmar, passearam pelo rio Juqueriquerê, o Entreposto de Pesca do Porto Novo, o Terminal Turístico e fizeram entrevista com o presidente da ONG de preservação do rio, a ACAJU.
Na segunda-feira 23, os representantes da USP almoçaram com o prefeito Antonio Carlos e visitaram a Fazenda da Maricultura, onde entrevistaram os membros da Associação de Maricultores, conheceram as EMEF’s Maria Thereza Souza Castro, do Getuba, e Benedita Pinto, do Casa Branca, onde assistiram a apresentação feita pelos alunos com relação ao trabalho de turismo desenvolvido com esses alunos no 1º semestre. Foram visitados também o Museu de Caraguá e o atelier de Alfeu Croce.
Em seguida, os visitantes foram conhecer a Secretaria Municipal de Educação, onde foram recepcionados pela Secretária Roseli Morilla Baptista dos Santos, que falou um pouco sobre os projetos desenvolvidos nas escolas municipais, e a grande importância desse projeto de turismo para a cidade.
A dra. Regina Almeida, falou em nome do grupo presente sobre a emoção de conhecer de perto esse trabalho desenvolvido em Caraguá. “Essa é a primeira vez que acompanhamos de perto um projeto vencedor. Já levamos outros premiados para apresentar trabalhos no exterior, entretanto, a cada nova experiência que era levada até nós com relação ao desenvolvimento do projeto nos despertou a vontade de acompanhar esse processo. Estamos muito satisfeitos e meio felizes com o respeito que lidam com o turismo aliado à educação”, explicou. Estiveram também presentes Marcelo Machado da Silva, Sergio Ricardo Fiori e Pedro Bittencourt César, da área de Geografia da USP – AVT, Beatriz Veroneze, da ECA – AVT, Maristela Lemos e Waldirene Carmo, do LEMADI – USP.
(Fonte: SME/PMC)

Conheça o projeto que levará Caraguá para Frankfurt

Caraguatatuba - Este trabalho é coordenado pela supervisora de ensino e coordenadora do setor de Projetos e Capacitações da Secretaria de Educação de Caraguá, Gislene Angélica Conceição.
Esse trabalho está sendo desenvolvido com alunos da 8ª série, do Ensino Fundamental pela professora Karina Soares, e tem como principal objetivo desenvolver o estudo do Turismo, principal fonte de sobrevivência dos municípios do Litoral Norte, como Caraguatatuba, que não possuem indústrias.
De acordo com o projeto, a preocupação da Secretaria Municipal de Educação é explorar, estudar e investigar, junto aos alunos, as questões relacionadas ao turismo da cidade, ao resgate e à preservação da cultura local, ao incentivo à pesca e à preservação do Meio Ambiente.
Com a parceria da AVT (Academia de Viagens e Turismo), entidade sediada no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências, da USP, que tem como principal proposta a implantação do programa "Aprendiz de Turismo" (para jovens do Ensino Fundamental), Caraguatatuba lançou esse projeto para alunos da rede municipal. A opção foi trabalhar o tema proposto pela AVT, neste ano, "Turismo com base Comunitária", com a comunidade ribeirinha do Porto Novo, por meio de atividades planejadas para conhecimento e preservação do Rio Juqueriquerê, rio que significa a principal fonte de renda da população local, que sobrevive da pesca artesanal. 
A educação municipal, durante o desenvolvimento do projeto, inscreveu-se no prêmio sendo a escolhida, entre os 10 trabalhos concorrentes em termos de qualidade, competência de equipe e importância do estudo proposto, segundo informou Maristela Lemos, da AVT.
O prêmio "Aldo Papone" é organizado pela Fundação AMEX e tem o patrocínio da Lufthansa, ACCOR e Amadeus, por meio dos quais os premiados viajam para o exterior com acomodações, alimentação e viagem garantidos pelas empresas participantes do prêmio.
A conferência internacional, da qual Caraguatatuba participou, é organizada pela GTTP (Global Travel & Tourism Partnership). Anualmente, o evento reúne estudantes e professores, que representam países participantes desta convenção e realizam estudos sobre um tema importante relacionado ao Turismo. Essa conferência já foi sediada pela Hungria, Estados Unidos, França e, neste ano, acontecerá em novembro, na Alemanha, com a participação de Caraguatatuba.
(Fonte: SME/PMC)

Caraguá constrói nova Estação de Tratamento de Esgoto
Com o apoio da FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a prefeitura de Caraguá irá construir uma Estação de Tratamento e Rede Coletora de Esgoto na Ilha do Sol, no bairro Rio do Ouro. 

Caraguatatuba - A Ilha do Sol, localizada no bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba, irá receber uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e uma Rede Coletora de Esgoto Sanitário. 
A viabilidade está sendo feita graças a uma parceria entre a prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da secretaria de Meio Ambiente e a FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). A obra que custará 
R$ 332.436,88, receberá financiamento de R$ 190.453,24 da FEHIDRO e a prefeitura custeará os outros R$ 141.183,64.
A Rede Coletora de Esgoto Sanitário vai receber todo o esgoto vindos das residências e levar até a ETE, onde todo o líquido orgânico será tratado antes de ser lançado no Rio Santo Antônio. Com a nova ETE e Rede Coletora de Esgoto, o rio passará a receber líquido sem nenhuma contaminação. A obra já foi licitada e agora só está dependendo de questões burocráticas para ser iniciada. A empresa responsável pela execução dos serviços será a Samic Engenharia e Construção, vencedora da licitação.
(Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá implanta rotatória para evitar acidentes
Uma mini rotatória está sendo implantada no encontro das ruas João Fonseca, Castelo Branco e Altino Arantes. O objetivo é desafogar e organizar o trânsito, evitando acidentes 

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Ditran (Divisão de Trânsito) está implantando uma mini rotatória na altura das ruas João Fonseca com a Castelo Branco e a Altino Arantes, no centro da cidade. O objetivo é desafogar o tráfego no cruzamento. A finalidade é direcionar o trânsito possibilitando conversões possíveis como forma de segurança, para pedestres ciclistas e automóveis.
Segundo o diretor da Ditran, Coronel Celso Rapaci, com a mini rotatória o trânsito vai ficar disciplinado, evitando acidentes. “Antes da execução da obra, foram feitos testes durante uma semana para verificar se a mini rotatória resolveria os problemas de trânsito no local, e os resultados foram positivos e tiveram boa aceitação,” declarou Rapaci.
Ele disse ainda que o pedestre também terá mais segurança, pois a rua João Fonseca é bastante larga, isso facilitará a visibilidade do pedestre quando for atravessar a avenida.
No ano passado foram registrados pela Polícia Militar, dois casos de acidentes, que não foram graves, mas com o não direcionamento do trânsito, o local estaria propício para outros acidentes.
O local terá sinalização com emplacamento, pintura de solo e taxão refletivo, na rua Dr. Altino Arantes, também, será feito o serviço de drenagem.
Para a implantação da mini rotatória, a prefeitura não teve gastos, todos os serviços foram executados com mão de obra própria, a confecção das placas foram feitas pela equipe de sinalização viária da Ditran.
A prefeitura vem trabalhando para a prevenção de acidentes na cidade. No mês passado foram implantados guardirreios no canal da Av. Paulo Ferraz da Silva Porto. No local havia sido registrado um caso de acidente no ano passado, e oferecia riscos para que outros acidentes acontecessem. O canal não tinha mureta, portanto, não tinha proteção para veículos sem direção, por exemplo. Foram colocados aproximadamente 600 metros de guardirreios como medida preventiva de acidentes.
(Fonte: PMC)

CIASE inicia atividades com comunidade

Caraguatatuba - O Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas do bairro Travessão em Caraguá, inicia as atividades com a comunidade nesta quarta-feira, dia 25. A partir de agora crianças, adolescentes e familiares poderão participar dos inúmeros projetos esportivos, culturais, educacionais e sociais, que serão desenvolvidos pela prefeitura em parceria com as Faculdades Integradas Módulo. 
Além das atividades esportivas como natação, futebol de campo, futebol de salão, ginástica, capoeira, dança, entre outras, o CIASE, oferecerá projetos dirigidos para idosos hipertensos, crianças com propensão à Hipertensão, dança recreativa para idosos, dança lúdica para crianças, escolinha de circo, dança de salão, entre outras.
Os projetos já iniciados foram desenvolvidos com base nas necessidades da população local. De acordo com uma das coordenadoras dos projetos, Profa. Milene Olga de OLiveira Bastos, crianças que nunca fizeram atividades físicas estão sendo avaliadas para serem encaminhadas para a atividade mais indicada. Segundo ela, vinte crianças do bairro apresentam sintomas de hipertensão, com peso acima da média e outros sintomas indicativos da doença. Outro projeto visa cuidar da saúde de 200 idosos hipertensos do bairro. Em parceria com a Unidade de Saúde do Travessão, será desenvolvido com os idosos um programa que inclui caminhadas monitoradas, hidroginástica e ginástica localizada. O objetivo é reduzir os sintomas, o uso de medicamentos e prevenir complicações.
Outra atividade já confirmada para acontecer no CIASE é a escolinha de circo, na qual os participantes aprenderão malabarismos, performances no tecido, perna-de-pau, acrobacias, entre outras técnicas circenses. 
Os idosos também poderão participar das aulas de dança de salão e dança recreativa. Já a oficina de dança lúdica visa além da recreação, melhorar o lado psicomotor de crianças acima de 4 anos, usando brincadeiras e jogos motores que exercitem a lateralidade, por exemplo. Segundo o diretor do CIASE, João Fernando Lopes, não houveram até agora inscrições para crianças de 7 a 9 anos. Os interessados já podem se inscrever para as diversas atividades no próprio local. O CIASE fica na Av. João Carlos Bali, nº 240. Mais informações pelo telefone 3887-9431.
(Fonte: PMC

Ladrões levam alimentos de escola municipal de Caraguá

Caraguatatuba - Ladrões levaram durante a noite e madrugada de segunda-feira vários gêneros alimentícios da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Jaraguazinho, no bairro do mesmo nome. Chamado furto famélico, no qual o indivíduo impelido pela fome ou frio, subtrai alimentos ou roupas para necessidade, o ladrão pegou carne, mistura para pudim, bolacha, macarrão, entre outros produtos alimentícios.
O furto foi descoberto pela merendeira na manhã. Para alcançar os objetos, os ladrões arrombaram o vidro do depósito. A funcionária avisou a direção da unidade, que chamou a Polícia Militar. Posteriormente, o crime foi registrado na delegacia.
(Fonte: Imprensa Livre)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Nadadora Ilhabelense de destaca em campeonato Universitário de Maratonas aquáticas

Ilhabela - A nadadora ilhabelense Maíra de Souza Morais (UNIMONTE), 20 anos, participou no último domingo, dia 22, na ponta da praia, em Santos, do Campeonato Universitário Paulista de Maratonas Aquáticas realizado pela Federação Universitária Paulista.
Maíra participou das provas de mil e três mil metros conseguindo a primeira colocação em sua categoria na prova de mil e o vice-campeonato na prova de três mil.
Treinando diariamente na piscina da Faculdade UNIMONTE em Santos, a nadadora se prepara agora para a 5ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela, onde irá nadar um percurso de três mil metros e para o Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas que acontecerá em setembro, em Ilhabela.  ANA PAULA FERREIRA

5ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontece neste domingo

Ilhabela - No próximo domingo, dia 29, acontecerá a 5ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela. A prova terá início às 10h no bairro do Perequê, ao lado do Píer e a largada deverá acontecer depois do congresso técnico. 
A chegada e entrega de certificados serão Campo da Aviação, na praia do Pequeá. O percurso desta etapa é de três mil metros, o maior do circuito até agora repetindo o percurso do Campeonato Paulista realizado em Ilhabela no ano passado. 
A prova longa exigirá mais resistência e atenção dos atletas que enfrentarão alguns obstáculos como a ponta do pequeá, que aumentarão o grau de dificuldade a prova. Devido à melhora na temperatura são esperados para esta etapa, além dos visitantes de Santos, Santo André e São Paulo, equipes de Bertioga, Caraguatatuba e Ubatuba. Destacam-se entre os nadadores de Ilhabela os atletas Eros Pinna (CAT B) Filhos do Sol, Moana Kojin (Cat A) do Colégio São João e Harry Finger (Cat H) Ilhabela Imóveis e entre os convidados Bruno Ruhl (CAT C) UNIMONTE, Marcos Fuschini (cat G) Pousada dos Marinheiros e Maíra Moraes (cat B) UNIMONTE.
As provas de Menor e Melhor Idade acontecerão minutos antes da prova principal e deverá ser dividida em dois percursos diferentes para os mais experientes e os iniciantes. A inscrição é aberta para todas as idades e a taxa de inscrição é de um quilo de alimento não perecível.
O evento é organizado pelo Panathlon Club de Ilhabela e conta com o apoio do comércio local e Prefeitura Municipal de Ilhabela com botes de apoio e ambulância de plantão durante todo evento.
Equipe de Natação de Ilhabela – TUBAN – dá treinamento gratuito
A TUBAN – Equipe Tubarões Maratonistas de Ilhabela – e Panathlon club de Ilhabela estão iniciando treinamento gratuito semanais para nadadores ou iniciantes nas praias do município.
A iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática de natação de maratonas aquáticas além da saúde e qualidade de vida que o mar pode oferecer a praticantes regulares do esporte.
A princípio serão três vezes por semana, mas deverão acrescentar mais dias conforme o número de participantes.
Confira os horários:
As segundas-feiras as 8h na Praia do Perequê (em frente ao Ilha Flat), técnico Harry Finger;
As quartas-feiras as 8h30 na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras), técnica Bia Bello;
As quartas-feiras as 15h30 no Campo de Aviação (Praia do Pequeá), técnico Tuto.

5ª Etapa Prova Principal e Prova de Incentivo Menor e Melhor Idade
Data: 29/08/2004 - Domingo
Horário: 10h
Local: Largada no Píer do Perequê (Perequê) e chegada no Campo de Aviação (Praia do Pequeá)
Percurso: 3.000 metros 
Inscrições: no local
Taxa de inscrição: um quilo de alimento não perecível
O evento é aberto para todas as idades

Vereadores suspendem uso da Tribuna Popular antes das eleições

Ilhabela - A partir de agora, o uso da Tribuna Popular na Câmara de Ilhabela estará suspenso até o término das eleições para prefeito e vereadores. Trata-se do projeto de resolução 015/04, do vereador Luiz Antonio dos Santos (PL), o Luiz Lobo, aprovada na última segunda-feira. Lobo acredita que, neste período, muitos podem tirar proveito eleitoreiro deste recurso. O projeto, segundo ele, evitará transtornos para os vereadores, que durante algumas vezes, foram alvos de pessoas que utilizaram a Tribuna Popular. 
A vereadora Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza (PSDB), a Gracinha, não concorda com a medida. Para ela, o correto seria disciplinar o uso e fazer uma pré-triagem dos assuntos a serem discutidos. “A tribuna não deve desaparecer, ela tem de ser usada seja por quem for”.
Outro que criticou a medida foi Rogério Ribeiro de Sá (PT), o professor Catolé. “O próprio presidente da Casa pode chamar a atenção de quem está usando a tribuna e evitar que isso aconteça”, disse o vereador petista.
Catolé considera que a Tribuna Popular é um espaço democrático e deve existir, independente da época. “Votei favorável porque a Tribuna não deve ser usada com fins eleitoreiros”, defendeu o vereador Almir Mariano.
O uso da Tribuna Popular foi regulamentado em setembro de 1989, pela então presidente da Câmara Municipal, vereadora Nilce Signorini. O objetivo era proporcionar ao povo condições para livre manifestação de pensamento. 
Os inscritos podem falar durante cinco minutos. As inscrições dos interessados são feitas na secretaria da Câmara, em livro próprio, no limite de dois oradores por sessão, até às 18 horas da sexta-feira. O mesmo orador não pode se inscrever em duas sessões consecutivas.
O presidente concede tempo em dobro ao orador que estiver representando entidades de classe ou categoria social da cidade. No ato da inscrição é obrigatório apresentar o assunto a ser abordado na tribuna, assumindo a responsabilidade pelo teor do discurso. 
Qualquer vereador pode fazer uso da palavra após a manifestação dos oradores. (Fonte: Imprensa Livre)

OAB encaminha ofício pedindo melhorias para conselho tutelar

Ilhabela - A Subseção de São Sebastião/Ilhabela da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), encaminhou ontem ao prefeito de Ilhabela um ofício pedindo melhorias para o Conselho Tutelar do município. 
No documento, a Ordem alega ter conhecimento da grave situação que se encontra o conselho tutelar, que não possui condições de atender devidamente à comunidade Ilhabelense. É relatado ainda, que atualmente o conselho não está instalado numa sede adequada e faltam outros recursos materiais essenciais para um bom desenvolvimento, como computadores, veículos, entre outros. 
O ofício, assinado pelo presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, pede providências pois considera que o menor abandonado de hoje seja o marginal do futuro, aumentando os índices de violência. Até ontem a noite, o prefeito de Ilhabela ainda não tinha tomado ciência do ofício. Apesar disso, a conselheira tutelar Marilia da Silva Barbosa disse que os problemas do conselho já foram resolvidos. Ela conta que foram feitas algumas solicitações este ano, principalmente após a antiga sede ser assaltada, mas que já foram atendidas. 
Até que a situação fosse resolvida, o Conselho Tutelar passou a funcionar numa sede provisória. Há cerca de duas semanas, uma reunião realizada entre o prefeito e os conselheiros definiu a mudança para a nova sede, que a partir do dia 1º de setembro passa para a rua São João, nº 599. Além disso, o conselho já possui um veículo e computador para a realização dos trabalhos. Marilia diz que a denuncia não partiu do Conselho Tutelar, e acredita que algum morador ou vereador possa ter feito o pedido de melhorias.
(Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Prefeitura de São Sebastião traz Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo para o município

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou na última segunda-feira, dia 23, no Porto Grande Hotel, uma reunião com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e a comunidade para a discussão do futuro do Turismo no município. Na ocasião, foi apresentado um "Plano de Ação", especificamente para a região central e a costa norte da cidade, elaborado pelos membros do COMTUR - que tem como objetivo planejar e desenvolver o turismo da cidade - e por importantes colaboradores do Grupo Gestor de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo. Esse último vem se reunindo, há cerca de três meses, com um consultor do Sebrae, fazendo um levantamento dos recursos naturais e culturais da região. Foi verificado que o município possui duas vocações turísticas: a histórico-cultural (Centro Histórico, Igrejas, Sítios Arqueológicos), e a Náutica (Canal, praias calmas, Porto). Essa reunião faz parte do "Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo" (PDTR), do Sebrae-SP, trazido pela prefeitura para o município, e que já está sendo desenvolvido na Costa dos Alcatrazes. Durante o encontro, o empresário Cláudio Delgado apresentou três temas aos cerca de 80 presentes: "Sensibilização e Envolvimento da Comunidade"; "Desenvolvimento de Produtos Turísticos"; e "Estrutura de Recepção a Turistas". Em seguida, foram formados três sub-grupos, ficando cada um responsável por um dos temas. Todos os presentes foram convidados a integrar um desses grupos para ajudar na elaboração de planos de ações que concretizem o plano turístico como um todo na cidade. Os objetivos gerais são: estimular a criação de um Parque de Negócios, organizar o Turismo Receptivo, capacitar empresários e empreendedores na formatação e gestão de produtos de Turismo. "É preciso organizar a alta temporada e manter a ocupação de turistas o ano todo, através de um Turismo de Eventos, de Negócios, Ecológico e Cultural, eliminando a sazonalidade", disse Delgado. (Fonte: PMSS)

A união faz a força

São Sebastião - A reunião também teve por objetivo fortalecer e estruturar o COMTUR, órgão formado pela Iniciativa Privada e pelo Poder Público. "A prefeitura é responsável pela infra-estrutura, por manter a cidade limpa, bonita, bem cuidada, incentivar a cultura (Teatro Municipal, restauração do centro histórico, capelas, festas típicas), oferecer estrutura de atendimento ao turista (Secretaria de Turismo e Cultura, Centro de Informações Turísticas, investir na formação de monitores e na construção de portais), e promover e incentivar o investimento privado, com a construção de equipamentos âncoras, como marinas, Centro de Convenções e o Teatro Municipal", disse Delgado. À iniciativa privada cabe a elaboração e a venda de produtos. "No comércio em geral é preciso ter boa apresentação, qualidade no atendimento, preço 
de acordo com o serviço prestado, e comissão de emprego (selo de qualidade)", disse a Assessorapara Assuntos Comunitários, Rose Costa. "Sem o envolvimento de ambos não é possível tornar o Turismo um produto de consumo. A idéia é ver o turismo como negócio, transformando os recursos em produtos turísticos para serem vendidos para os turistas", complementou.
Segundo Rose, a comunidade também tem um papel muito importante: "Ela deve ser hospitaleira , consciente, participativa, e, integrada ao Poder Público, contribuir para a manutenção da qualidade de vida". (Fonte: PMSS)

Geração de Emprego

São Sebastião - A assessora também lembrou que o desenvolvimento do Turismo leva à geração de renda e emprego, não só para alguns, mas para toda a comunidade. A Indústria do Turismo é a que mais cresce e movimenta a economia no mundo, que cria o maior número de empregos diretos em todos os níveis (de gerente a encarregado da limpeza), e indiretos, através da cadeia produtiva (material de construção, móveis, louças, mesa, cama e banho, limpeza, comestíveis, combustíveis).
Esse projeto está programado para ser realizado também em Maresias, na costa sul, e nos municípios de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Segundo Rose, as reuniões estão sendo realizadas separadamente devido às características únicas de cada local, pois cada qual tem sua realidade, como recursos naturais e culturais diferenciados. "O objetivo final desse programa será formatar um grande destino turístico regional, unindo os três projetos em somente um", concluiu Rose. (Fonte: PMSS)

Escola e ruas de Cambury ganham nome de antigos caiçaras

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou, ontem à noite, três projetos de lei de autoria do vereador Wagner Teixeira para homenagear antigos caiçaras da Costa Sul. As propostas alteram o nome de uma escola e duas avenidas.
O primeiro projeto muda a denominação da “Estrada de Cambury”, que passa a se chamar “Avenida Patriarca Antônio José Marques”. Segundo Teixeira, Marques foi um dos primeiros caiçaras a morar no bairro. 
Já o segundo projeto de lei altera o nome da Estrada do Camburizinho para “Avenida Pescador Sebastião Juvenal dos Santos”. De acordo com o vereador, trata-se de uma homenagem ao conhecido Tiãozinho, cuja vida sempre foi voltada para a pesca.
“Era comum vê-lo, com seu irmão, tecendo redes para a pesca, esculpindo canoas e remos, no Camburizinho, onde havia o rancho de canoas da família”, relembra Wagner. 
O homenageado também se destacou como artesão, produzindo objetos peculiares da cultura caiçara. “Sua maior tristeza, relatada por familiares, foi a destruição do rancho de canoas que existia ao lado esquerdo da praia de Camburizinho. Hoje, no lugar do rancho, há um muro e um jardim”, lamentou o vereador.
Por último, a Câmara de São Sebastião aprovou a alteração do nome da escola “Sementinha” para “Professor Lino Marques Vicente”. 
Conforme justificou Wagner Teixeira, Lino Marques foi um dos primeiros professores da praia de Cambury, entre os anos de 1936 e 1955, em uma época em que não havia escola, lecionando na casa de um parente. Ele faleceu em março deste ano.
(Fonte: Imprensa Livre)

Porto de São Sebastião realiza quinto embarque de automóveis

São Sebastião - Hoje mais um navio carregado de automóveis deixa o Porto Dersa São Sebastião rumo à Argentina. A montadora Volkswagen exportará mais 1.001 veículos modelos Gol e Parati fabricados em sua unidade de Taubaté, no Vale do Paraíba. 
Este é o quinto embarque de veículos para exportação que ocorre no Porto. A Volkswagen - que tem programado embarques mensais até dezembro deste ano - já exportou um total de 5.016 veículos e 45 caminhões nos carregamentos realizados entre abril e julho. 
A Daimler Chrysler utilizou o Porto para transportar 58 caminhões para a Argentina e a Fiat exportou, no mês de junho, 482 veículos Palio e Uno. No total, 5.498 veículos e 103 caminhões foram exportados utilizando o Porto Dersa até julho.
Zebu Express - O Porto Dersa São Sebastião também serve de corredor de exportação para animais vivos. Carregamentos mensais de mil cabeças de gado com destino aos países do Mercosul estão sendo realizados desde maio. No próximo dia 27 está programado um novo embarque de mil cabeças de gado para a Venezuela, totalizando 3.891 animais em quatro viagens.
Corredor de exportação - Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 251,8 milhões para alavancar o novo corredor de exportação, que compreende as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte. 
Foram executadas obras como a construção da terceira faixa na Serra da rodovia dos Tamoios; a duplicação de 14 quilômetros da rodovia Rio-Santos (SP-55), entre Caraguatatuba e São Sebastião; além do prolongamento da rodovia D. Pedro I, entre a Via Dutra e a rodovia Carvalho Pinto.
Além das obras de infra-estrutura viária entre o Planalto e o Litoral Norte, a Dersa investe na adequação do Porto de São Sebastião. Foi concluída a regularização e pavimentação do pátio 2, com 22 mil m² de área. 
Em setembro estará concluída a construção de dois novos berços de atracação (dolphins), com investimento da ordem de R$ 2 milhões. 
Hoje o Porto está apto a receber navios com capacidade para transportar 2,5 mil veículos. Com a conclusão das obras dos novos dolphins será possível a atracação de navios com capacidade para até 3,5 mil veículos. 
(Fonte: Imprensa Livre)  

Pedreiro suspeito de assalto é preso por porte ilegal de armas

São Sebastião - O pedreiro D.S.O., de 23 anos, suspeito de roubar um posto de gasolina no final de semana, foi preso na noite de segunda-feira portando um revólver calibre 38, em uma rua do bairro São Francisco. Momentos antes ele teria abordado o mecânico E.L.P.S., de 20 anos, que testava um Golf de um cliente, no atracadouro da balsa e o obrigaram a dirigir até São Francisco.
A Polícia Militar fazia patrulhamento de rotina no bairro, quando deparou com o pedreiro, que andava pela rua em atitude suspeita. Ele tentou “dispensar” a arma e sair correndo, mas foi detido pelos policiais, que nas imediações encontraram o mecânico e o Golf.
E. contou aos policiais que saiu de Ilhabela e atravessou para São Sebastião. Quando parou em uma banca, ele foi abordado pelo pedreiro, que invadiu o veículo e, mostrando o revólver, pediu que dirigisse sentido Caraguatatuba. 
Quando chegou em São Francisco, mandou a vítima parar e desceu caminhando pela rua até ser localizado pela Polícia Militar.
O caso foi encaminhado ao 1° Distrito Policial e atendido pela delegada plantonista Arlete Maria Alves, que registrou o porte ilegal de armas e constrangimento ilegal. Neste caso o roubo não teria sido configurado, uma vez que o pedreiro não chegou a anunciar o assalto, exigindo mais uma “carona” forçada.
Informalmente D.S.O. confessou à polícia que tinha forçado uma carona até o bairro, onde iria buscar droga em um ponto de tráfico, uma vez que seria usuário de entorpecente. O pedreiro ficou recolhido na cadeia pública e autuado em flagrante por porte ilegal de armas. Posteriormente ele teria sido reconhecido pela vítima de um roubo no posto de combustível.  (Fonte: Imprensa Livre)  

Mais um turista sofre roubo em Maresias na madrugada

São Sebastião - O bairro Maresias, na Costa Sul, registrou mais um roubo na madrugada de ontem, atingindo turistas. Desta vez, três encapuzados renderam um grupo de amigos de São Paulo, que fazia um churrasco em uma casa na rua Sudelpa.
Eram meia noite e meia quando cinco pessoas foram rendidas ainda no quintal da residência. As vítimas foram levadas para dentro do imóvel, onde o trio fez uma sessão de tortura: quatro vítimas foram agredidas a coronhadas na cabeça e rosto.
Depois de amedrontar os turistas, os assaltantes fugiram levando celulares, roupas, tênis, relógios, mochilas, R$ 150, cartões bancários e documentos pessoais. Posteriormente, as vítimas registraram o crime no 2° Distrito Policial. No dia anterior, um grupo de amigas, também de São Paulo, já tinha sido vítimas de dois assaltantes, que roubaram relógios, carteiras com documentos, celulares e cartões. (Fonte: Imprensa Livre)  

Cooperativa de Sucata sofre furto

São Sebastião - A Coopersuss (Cooperativa de Triagem de Sucata) localizada na rua Benedito Frugoli, no Centro, sofreu furto na madrugada de ontem. Ladrões arrombaram o local, levando vários aparelhos e talão de cheques.
Para invadir a entidade os ladrões danificaram dois cadeados no portão de entrada do galpão, “forçando” a porta do escritório. 
Do interior da sala, levaram aparelho telefônico, relógio de ponto digital, CPU, computador, monitor, televisão, garrafas térmicas e botijão de gás. Para o colaborador Dirceu Gardelin, foi uma grande perda para a entidade, que recebeu a maioria dos aparelhos como doação. Do material furtado, apenas o relógio de ponto havia sido comprado pela cooperativa, que nem chegou a instalar a máquina, pois havia sido adquirida recentemente. O que também preocupou Gardelin foram os talões de cheques da Caixa Econômica Federal, levados pelos ladrões. Ele faz um alerta aos comerciantes para que fiquem atentos caso recebam algum cheque da entidade, da agência 1357, conta corrente 553-2, correntista Coopersuss.  (Fonte: Imprensa Livre)  

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Arborismo Ubatuba 

Guias de turismo realizam city tour aberto ao público

Ubatuba - A Associação Ubatubense de Guias de Turismo - Grupo Tapeyara - realizará hoje as 16:30h um city tour aberto a todos, principalmente indicado aos empresários do ramo de turismo. A saida será na Associação Comercial e Empresárial de Ubatuba e fará o seguinte percurso: Cadeia Velha, Igreja Matriz, sobradão do Porto, Farol da Barra, Anchieta, Cruzeiro e Câmara Municipal. A apresentação dos pontos será feita pelos guias credenciados que se revezarão durante o city tour.
Segundo Terezinha Wolf (Terê), esta é uma iniciativa para fazer a apresentação a Associação Ubatubense de Guias de Turismo para os empresários do ramo de hotéis, pousadas, agências, receptivos e demais segmentos do setor mostrando a importância de se ter uma pessoa preparada e treinada para atender ao turismo local.
Maiores informações na Terê Turismo, fone (12) 3833-4214.

Ubatuba retoma obra no centro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba reiniciou ontem a pavimentação de oito ruas da região central. A obra, orçada em R$ 736 mil, foi paralisada em abril do ano passado, um mês após serem iniciadas.
O motivo foi a falta de projetos de drenagem e de autorização do SPHAN (Serviço de Proteção aos Bens Históricos e Artísticos Nacionais) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), exigidos pelo Ministério Público. A retomada das obras ocorreu depois de uma reunião entre o procurador jurídico da prefeitura, Luiz Bitetti, e a promotora regional do Meio Ambiente, Elaine Taborda de Ávila, na última segunda-feira. 
Segundo a promotora, as obras foram liberadas porque a prefeitura apresentou os projetos de drenagem das águas pluviais e os pareceres do Sphan e Condephaat. Segundo a promotora, os projetos de drenagem impedirão ocorrências de alagamento nas ruas do centro. Os pareceres do Sphan e Condephaat visam a proteção de bens tombados, como o Casarão do Porto, atual sede da Fundação Cultural de Ubatuba.
Elaine Taborda disse, no entanto, que o Centro de Apoio ao Meio Ambiente do Ministério Público aguarda os relatórios da prefeitura para avaliação dos projetos. "Se for constatado qualquer problema durante a execução das obras, os serviços serão paralisados", afirmou.
RUA - A empreiteira Consterpla começou ontem a preparar a Rua Conceição para receber o asfaltamento. Serão pavimentados 155 mil metros quadrados de ruas. A implantação de 800 metros de guias e sarjetas será feita pela empreiteira Ecopave.
Segundo a prefeitura, a Rua Conceição, uma das mais importantes da cidade, receberá também iluminação de sódio, substituindo as atuais luminárias de mercúrio. A nova iluminação será garantida pelo projeto Reluz, do Governo federal, que garantirá a substituição de 6.115 luminárias de mercúrio pelas lâmpadas de vapor de sódio. (Fonte: ValeParaibano)

Festival gastronômico terá corrida de garçons e garçonetes

Ubatuba - Uma das atrações do 1º Festival Gastronômico e Cultural de Ubatuba será a corrida de garçons, que acontecerá no próximo final de semana. Inscriçõe gratuitas. Informações pelo fone (12) 3833.9887. (Fonte: COMTUR)

Começa a Taça Iperoig de futebol de mesa 

Ubatuba - Começou no último Sábado a disputa pela Taça Iperoig, um dos mais "charmosos" torneios de futmesa promovidos pela AUFM. Inspirado na "Paz de Iperoig", o primeiro tratado de paz das Américas, a competição é uma homenagem da AUFM ao evento que uniu os portugueses aos índios brasileiros em 1563, na aldeia de Iperoig em Ubatuba, numa luta contra os franceses e holandeses, permitindo que o nosso país mantenha a atual unidade, pois, do contrário, poderia ter sido fragmentado em 3 nações distintas: uma colônia portuguesa, uma francesa e outra holandesa. Neste primeiro dia de competição, André Rafael, líder do ranking local e vencedor de 8 dos 9 torneios disputados em 2004, terminou com a melhor campanha e o "status" de ter sido o único com 100% de aproveitamento, liderando o Grupo "A", à frente de Flávio Bellard, a grande surpresa da Taça Iperoig juntamente com Fábio Aparecido, que aparece na 3ª colocação. No Grupo "B", Adauto Júlio lidera 1 ponto à frente de Ralph Solera. O atual campeão da Taça Iperoig, Sílvio César Fonseca, é a grande decepção do torneio até o momento, ocupando a lanterna do Grupo "B", atrás até do estreante Renan Rossi, que teve atuações acima das expectativas, para quem jogava pela primeira vez o futebol de mesa. Outro estreante, Bruno Ferrari, também mostrou um bom jogo e, apesar de estar em último no Grupo "A", é uma boa promessa para o futuro. O maior destaque do evento até o momento foi a vitória de Fábio Aparecido sobre um dos favoritos ao título, Rodrigo Lobo, por 1x0. Foi a primeira vitória oficial do agora Top10 Fábio sobre um botonista classe "A" (conforme ranking da entidade). A Taça Iperoig continua no próximo Sábado, na Academia Table Sports (centro para esportes de mesa de Ubatuba), que fica na Av. Bráulio Santos - 916, Jd. Carolina, a partir das 16:00h. Mais detalhes no site da AUFM www.futmesaubatuba.hpg.com.br. (Fonte: AUFM)

Ação Litoral

Homenagem Topo

Mulheres 114

“A mulher merece ser homenageada pelo salto que deu em curto espaço de tempo (curto em relação aos séculos de submissão) da condição de subjugada para uma realidade de SER atuante na sociedade” (Maria Luiza Curti)

Em 26 de agosto é comemorado o dia da igualdade da mulher, data tão importante para todas nós, mas que poucas sabem. Ainda há muito a conquistar. Espero, em futuro próximo, que essa submissão seja apenas má memória.
Curioso o que conta Simone de Beauvoir em O Segundo Sexo: por volta do ano de 114, as mulheres romanas foram conquistando cada vez mais seus direitos, mas não souberam manter a conquista: “Em verdade, é principalmente pelo seu amor aos prazeres e pelos seus vícios que elas rivalizam com os homens; para visar metas mais elevadas carecem de uma educação suficiente. Nenhum fim lhes é proposto, alias a ação permanece-lhes proibida”.
E assim seus direitos foram perdidos.
Hoje a mulher compreendeu ser inteira no mundo, com base sólida, fazer cursos, adquirir estudos e com os pés no chão, conquistar direitos. Hoje, há muitas garotas entrando para a vida a dois com uma visão errada da emancipação feminina: direitos iguais, deveres iguais. È tão verdadeiro pensar que a mulher, exceto anatomicamente, é igual ao homem, quanto é falso acha-las com mais qualidades. Nos igualamos nas virtudes e nos defeitos. Sabe muito bem agir sem perder feminilidade. Aproveito para uma citação de autor desconhecido.
“Todas as mulheres deveriam ter...
Um velho amor que pudessem recordar... E alguém que se lembrasse dela como uma pessoa especial, dinheiro próprio para poder ter um lugar só dela... Mesmo que ela nunca precise ir até lá.
Uma roupa perfeita para usar se o chefe ou o namorado pedir para ela estar pronta em uma hora. Uma juventude que ele tenha deixado para traz com satisfação. Um passado interessante que lhe permita revive-lo quando for mais velha. A percepção de que ela realmente terá uma velhice com algum dinheiro guardado. Um jogo de chaves de fenda, uma furadeira sem fio e um sutiã preto de renda... Uma amiga que sempre a faça sorrir...E outra que a permita chorar...Um lindo móvel que não tenha herdado de ninguém da família. Oito pratos iguais, copos altos de vinho, e uma receita que faça com que seus convidados se sintam honrados. Um recomeço que não seja desrespeitado. Uma sensação de controle sobre seu destino. Cuidado com a pele e com o corpo para contrabalançar outros aspectos da vida que não melhoram após os 30.
Todas as mulheres deveriam saber como se apaixonar sem se perder. Como se sentir com filhos. Como sair de um emprego, terminar um romance e discutir com uma amiga, sem destruir o relacionamento.Quando insistir e quando desistir...Como se divertir em uma festa que não queria estar. Como pedir o que quer de maneira que sinta que irá conseguir. Que ela não pode mudar o comprimento de suas panturrilhas, a largura de seus quadris e nem o temperamento de seus pais. Que sua infância pode não ter sido perfeita...Mas já passou. O que ela faria ou não por um amor. Como viver sozinha...Mesmo que não goste.Em quem confiar e por que ela não poderia resolver pessoalmente Aonde ir... Ficar com sua melhor amiga, na mesa da cozinha ou em uma pousada na floresta.Quando sua alma precisa se acalmar.O que se pode ou não realizar em um dia...Um mês...Um ano.”

Não posso deixar de citar Adélia Prado em “Com licença poética (parodia a Carlos Drummond de Andrade)

Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombetas, anunciou:
Vai carregar bandeira
Cargo muito pesado pra mulher, esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem, sem precisar mentir!
Não sou tão feia que não possa casar,
Acho o Rio de Janeiro uma beleza, e ora sim ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linguagem, fundo reinos (dor não é armadura).
Minha tristeza não tem pedigree, já minha vontade de alegria, sua raiz vai a meu mil avô.
Vai ser coxo na vida, é maldição para homem.
MULHER È DESDOBRAVEL. Eu sou.”

Bem mulheres, nesse e em todos os dias do ano, ser feliz, amar e se deixar amar é muito importante. Não esquecer daquelas que lutaram pelos nossos direitos e que não mais se encontram entre nós.
Que nesse ano de renovação política pensemos com carinho na pessoa que irá nos representar, naquele que poderemos acreditar e confiar, que fará de nossa Ubatuba uma cidade atuante onde a voz dos munícipes será ouvida. Que no dia 3 de outubro nossos olhos se voltem para aquele que nos trará a Ubatuba dos nossos sonhos. Que Deus perdoe nossos pecados, alivie nossa carga e nos abençoe.
Amém.

Márcia Martino
Ubatuba, SP

Artigo Topo

O vazio das promessas

...Naquele império, a arte da Cartografia alcançou tal perfeição que o mapa de uma província ocupava toda uma cidade, e o mapa do império ocupava toda uma província. Com o tempo, estes mapas desmesurados não mais satisfaziam e o colégio de Cartógrafos fez um mapa do império que tinha exatamente o tamanho do império coincidindo ponto por ponto. Menos adictas aos estudos da Cartografia, as gerações seguintes entenderam que o dilatado mapa era inútil e sem piedade abandonaram-no às inclemências do sol e dos invernos. Nos desertos do oeste perduram despedaçadas ruínas do mapa, hoje habitadas por animais e por mendigos e em todo o país não há outra lembrança das disciplinas geográficas... (História Universal de la Infâmia – Jorge Luis Borges)

Ouvindo as promessas dos candidatos a prefeito me lembrei deste conto. O que já teve duas oportunidades para fazer, e diz que faz, passou os últimos anos sem uma secretaria de planejamento e nunca deu importância a um Plano Diretor para a cidade, espalhou obras pela cidade sem o mínimo planejamento ou critério nos expondo a um futuro incerto e duvidoso. Exemplo prático do tipo que faz, é o nosso centro da cidade. Ele resolveu asfaltar, mandou fazer as guias e sarjetas e perdeu a grande oportunidade de aumentar as larguras das calçadas. Na contra mão da história ele vai lambuzar as ruas da cidade privilegiando os automóveis em prejuízo do povo, que vai continuar se apertando e dividindo espaço com os ciclistas pelas vergonhosas calçadas do centro. Mas ele faz. Na gestão anterior quando ele falou em urbanizar a Maria Alves, depois de três ou quatro tentativas frustradas ele simplesmente refez o asfalto e espalhou floreiras pelas calçadas. Ou seja, ele não mexeu nas calçadas e ainda as entulhou com flores. Fica difícil conversar com um prefeito que confunde urbanizar com ajardinar. Que confunde vida com votos quando se recusa a cumprir a lei de uso das bicicletas. Que confunde esmola com verba quando insiste no até 3% para a cultura do município. Que confunde globo terrestre com uma gaiola das loucas. Que confunde veranista com turista. Que confunde cidadão como um simples e ocasional eleitor.
Por outro lado, outros candidatos se aproveitam que atual só Faz de conta e nos apresentam um pacote de obras assemelhado a um cenário hollywoodiano, diferente da cidade que queremos ter. São tantas obras que a gente se pergunta, e nós? Onde ficamos? Obras ungidas por um colegiado de ilustres marqueteiros que a gente se pergunta: cadê o recheio? Cadê o povo? Quem irá usar as obras? Que fatalmente me lembra o destino dos mapas na historia acima.
Não seria mais simples se os senhores candidatos, quando falam em obras e do destino da nossa cidade, se comprometessem com o Plano Diretor já elaborado pela comunidade e que se encontra engavetado?

Carlos Rizzo

Carta do Leitor Topo

CDP no litoral - O Sr. Vitório M.M.Papini definiu com precisão a questão de combate à criminalidade no litoral norte. O Sr. Ângelo Nogueira desde 2003 vem nos alertando. Dona Regina Helena e muitos outros. Pena que todas essas considerações não sejam a pá de cal sobre o assunto, pois enquanto tivermos pessoas confundindo Segurança com sistema prisional vai ser difícil argumentar e continuaremos sustentando essa classe de políticos que vivem da miséria humana e usam o assistencialismo para o resguardo de suas benesses.
Para se falar com propriedade sobre segurança devemos encarar o sistema prisional como a ultima conseqüência do problema. Segurança começa na gestante. No saneamento básico e dignidade da moradia, com educação e cultura. Com esporte e lazer. Com oportunidades de trabalhos. Com um futuro claro e limpo e sempre mais promissor que o presente.
É indigno o Estado gastar cerca de R$1.500,00 por detento enquanto obriga seus cidadãos honestos e trabalhadores a viverem com um salário a partir de um mínimo de R$260,00 em que cada dia que passa é simplesmente a sobrevida do horizonte estreitado pela inversão de valores imposta pelo descaso do poderes constituídos. 
Vamos dar um basta e parar de insistir nos erros que nos obrigam construir presídios.
Vamos construir cidadãos.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Moção de Repúdio - (Estatuto do Magistério) Nós, professores da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião, vimos através desta, manifestar nosso total desacordo com o Plano de Carreira elaborado pelo IBAM e veiculado pela Secretaria de Educação para nossa análise e revisão. Não podemos concordar com um Plano que não nos valoriza em nada. O documento na íntegra com todas as adesões foi protocolado na Secretaria de Educação de São Sebastião, com cópias ao Gabinete, Câmara Municipal e Sindicato. 

Professores da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião
São Sebastião, SP

Fogos de orificios - Tudo pela democracia. Concordo plenamente que os comícios façam parte do processo político. He um momento importante na vida dos munícipes, onde as pessoa tem o direito de ouvir as propostas e avaliar o que he viável e emergencial para nossa cidade. Só não consigo entender pra que tanto barulho. Pra que tanto grito com punhos cerrados como se fosse um Collo... Estou no Itaguá e neste exato momento ouço os fogos de artifícios que vem do Pereque Acú. Nunca vi tanta falta de respeito com o ser humano, principalmente com as crianças, pessoas doentes e idosos hipertensos. Assim como os animais que fogem das bombas e acabam sendo atropelados. O barulho das bombas mais parece que estamos no IRAQUE, Sem contar com o abuso de fechar uma via pública, Av Capitao Felipe, ontem (23) no Itaguá bem em frente ao Lar do Menor., para mais um comício...
Alguém pode me responder se isso he permitido??? 
E tirar pessoas do bairro para esvaziar o comício do outro candidato, é política limpa???
Com tudo isso que me incomoda, tenho vontade de mandar esse candidato enfiar esses fogos (bombas) num certo ORIFICIO!!!

Helena Rodrigues
Jd Itaguá - Ubatuba

O Passat importado - Agora cabem as seguintes perguntas: O polêmico passat importado da PMU, comprado pelo prefeito Paulo Ramos, estava segurado? Qual é a empresa seguradora?

Thomas De Carle
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Almada

Praia do Almada
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor