Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 31 de agosto de 2004 - Nº 1109 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Polícia Ambiental constata três casos de degradação ambiental no Litoral Norte
Receita Federal orientará candidatos a prefeito de cidades do Litoral Norte
Coral Deficientes Auditivos e grupo de dança das APAES emocionam em apresentação

Caraguatatuba
Vem aí a 1ª prova Natatória da Independência
Ciclistas participaram de Interestados em Ubatuba
CIASE terá Escolinha de Circo
Fundacc realiza Festival Estudantil de Teatro e prorroga inscrições até 10 de setembro
Torneio prepara atletas para Campeonato Paulista de judô
Cidadão Desportista e CAR do Teatro dominam a pauta
Caraguá é campeã nacional no Concurso Multimídia Undime/Visual Class
Prefeito desiste de desapropriar área
Compra de quadro é investigada
Capotamento provoca morte de motorista
Câmara pode criar comissão para avaliar ‘morosidade’ de obras do Teatro Municipal
OAS retira terra do Rio Guaxinduba após ser autuada pela Polícia Ambiental
1ª Semana de Biologia em Caraguá

Ilhabela
Vereador Ilhabelense é preso por cometer Crime Ambiental
5º Etapa do Campeonato Municipal de Maratonas Aquáticas 

São Sebastião
TJ libera envio de presos à Cadeia de São Sebastião
Quatro fogem por túnel no fim-de-semana
Quatro presos escapam da cadeia de São Sebastião em uma fuga que seria em “massa”
Secretário de Transportes aprova ‘dolphins’ e destaca aumento das exportações de veículos

Ubatuba
Taça Iperoig de futmesa termina neste Sábado
Obra fecha a BR-101 em Ubatuba
Adolescente em debate
3º Etapa do IV Torneio Inter-Estados de Ciclismo
Curso de Formação de Aquaviários.
Jogos Escolares
Morro das Moças: concluída a pavimentação
Prêmio Gestor Eficiente “Merenda Escolar”
Pronto Socorro em setembro
Vacinação contra Poliomielite e Sarampo
VII Semana Técnica de 30 /08 a 3/09 na Escola Tancredo Neves 
Sexta Básica Musical

Seções
Crônica
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Polícia Ambiental constata três casos de degradação ambiental

Litoral Norte - A Polícia Ambiental autuou três pessoas por degradação ambiental no último fim de semana, em São Sebastião e Ilhabela. 
O caso mais grave ocorreu no bairro de Boiçucanga, atingindo 385 metros quadrados de APP (área de preservação permanente), o que implica acusação de crime ambiental. O autuado é o artesão S.D.P., 50 anos. A denúncia foi registrada na Delegacia de Polícia de Boiçucanga, para averiguação de crime ambiental.
Segundo explica o soldado Antonio Felix Pimenta Neto, S.D.P. também sofreu multa no valor de R$ 293,70. Conforme a Polícia Ambiental, ele pretendia construir residência na área. O acusado é de São Sebastião. 
Outro caso em Boiçucanga foi descoberto pela Polícia Ambiental, no sábado, 28, na rua Pindamonhangaba. O vendedor J.M.M.O., 56 anos, é acusado de desmatar 4.484 metros quadrados de área de sub-bosque, sem licença ambiental. Ele foi multado em 366,63. 
O soldado explica que apesar de o local degradado estar fora de APP, depende de licenciamento ambiental para desmatamento.
De acordo com o soldado, no sábado, 28, foi constatado desmatamento de 888 metros quadrados de capoeira fora de APP, na Av. Perimetral Norte, bairro Jabaquara, Ilhabela. O autuado é o empresário O.U.Z., 38, de São Paulo, também multado em R$ 293,39. 
Os três casos foram constatados graças a denúncias à Polícia Ambiental. As áreas atingidas estão sob embargo. Segundo o soldado, os três acusados pretendiam construção de residências. (Fonte: Imprensa Livre

Receita Federal orientará candidatos a prefeito do Litoral Norte

Litoral Norte - A Delegacia da Receita Federal em São Sebastião, em parceria com a Justiça Eleitoral e o Ministério Público, realizará palestra para todos os candidatos a prefeito das quatro cidades do Litoral Norte. O programa será desenvolvido na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, às 14h, no auditório da Receita Federal em São Sebastião. O delegado da Receita Federal, Carlos Nacif, explica que a palestra tem por objetivo orientar os candidatos sobre controle de contas bancárias dos comitês financeiros de campanha.
As informações versarão sobre as formas de arrecadação dos recursos para a campanha eleitoral, e os cuidados a serem observados quanto às doações recebidas e na realização e contabilização das despesas para efeito da prestação de contas exigida pela Justiça Eleitoral. Segundo ele, há necessidade da instituição de um Fundo que deverá ser submetido à auditoria, conforme normas do Tribunal Superior Eleitoral, em conjunto com a Receita Federal. Os candidatos serão informados sobre todos os processos, desde constituição do comitê de campanha, as funções do presidente do comitê, do tesoureiro, a correta capitação de recursos, o recibo eleitoral, a prestação de contas sobre as despesas de cada candidato e a fonte de recursos que cobriram suas dívidas. A palestra também contará com a presença de representantes do Ministério Público e dos Juízes Eleitorais. (Fonte: Imprensa Livre)  

Coral Deficientes Auditivos e grupo de dança das APAES emocionam em apresentação

Litoral Norte - As Faculdades Integradas Módulo discutiram na semana passada, por meio do curso de Pedagogia e APAE de São Sebastião e Caraguatatuba, a IV Semana de Prevenção às Deficiências. As grandes atrações foram as apresentações de dança no auditório da faculdade com os alunos da APAE de Caraguatatuba e APAE de São Sebastião na quadra do Módulo, e do coral Deficientes Auditivos da EMEF Maria Francisca Tavoláro, de São Sebastião, classe especial Prof. Georgeanne. O evento discutiu, através de palestras, a fonoaudiologia especial para crianças especiais, políticas públicas de inclusão, compromissos do poder público, da escola e dos professores, reabilitação através da dança, língua de sinais, empregabilidade e novas tecnologias, apresentando todos os aspectos da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na sociedade.  (Fonte: Imprensa Livre)  

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Vem aí a 1ª prova Natatória da Independência
Atletas de todo os estado Estado de São Paulo federados ou não à Federação Paulista Aquática já podem se inscrever para a 1ª Prova Natatória da Independência, que será realizada em Caraguá, no dia 12 de setembro, domingo, na praia Martim de Sá. Informações pelo telefone (12) 3887-4240 ou (13) 9119-0077

Caraguatatuba - Caraguá será sede da 1ª Prova Natatória da Independência troféu "Éden Pimenta", que acontecerá no dia 12 de setembro, domingo, na Ppraia Martim de Sá. A expectativa é que 700 atletas de todo o estado Estado comparecerão ao evento. 
A prova é dividida nas categorias Infantil I (de 8 a 11 anos);, Infantil II (de 12 a 13 anos); ), categoriaa A (de 14 a 16 anos), B (17 a 19 anos); ), C (20 a 24 anos); ), D (25 a 29 anos); ), E (30 a 34 anos); ), F (35 a 39 anos); ), G (40 a 44 anos); ), H (45 a 49 anos); ), I (50 a 54 anos); ), J (55 a 59 anos) e L ( acima de 60 anos). Categoria M (policiais militares) e a categoria N (para portadores de deficiência física), todas nas modalidades masculino e feminino. Os atletas inscritos receberão, no dia da prova, um kit contendo camiseta e toca. Quanto a à premiação, todos os participantes que concluírem a prova receberão medalhas. Na classificação geral, os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas, troféus e prêmios em dinheiro. Durante o evento, acontecerá haverá o sorteio de uma bicicleta e brindes para os participantes. As inscrições já estão abertas, para atletas federados os ou não à Federação Paulista Aquática,. eEm Caraguá, as inscrições podem ser feitas na Academia Ativa, no bairro IpirangaSite. Em São Paulo, as inscrições podem ser feitas na Academia 4X1 e Academia Aquaplay, informações pelo telefone (12) 3887 - 4240 ou (13) 9119 - 0077. Para se inscrever os atletas terão que de pagar uma taxa, os policiais militares terão inscrições gratuitas, desde que se inscrevam na categoria M. O evento é organizado pela MA Promoções e Eventos, com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e recreaçãoRecreação. (Fonte: PMC)

Ciclistas participaram de Interestados em Ubatuba
Atletas de Caraguá participaram no domino, 29, da etapa do Campeonato Interestado de Ciclismo, em Ubatuba, e conseguiram boa colocação. Estiveram presentes na prova cerca de 150 atletas de todo o eEstado São Paulo.

Caraguatatuba - Os atletas da Associação de Ciclismo de Caraguá participaram, no domingo, 29, do Campeonato Interestado de Ciclismo que aconteceu em Ubatuba, na rodovia Rodovia Rio- Santos, onde participaram cerca de 150 atletas de todos o estadoEstado de São Paulo.
A equipe Nossa Caraguá marcou presença com 8 atletas que disputaram quatro categorias. Na Master (acima de 60 anos), Francisco Alves terminou em 4º lugar; na Open A (17 a 34 anos), largaram 80 atletas e o caraguatatubense Selmo Alves, após disputar a categoria Sprint, chegou em 7º lugar;; Jéefferson Bonifácio, em 10º; João Carlos, em 11º; Marcos Patrício, em 12º; Ângelo Arantes, em 16º e Marcos Rangel, em 20º lugar. Já na categoria Open B (35a 49 anos), Ivair Alves e Alexandre Magno tiveram pneus furados e não concluíram a prova.
A largada da competição aconteceu na Praia Vermelha, para a categoria acima de 50 anos e Júnior. oO retorno aconteceu nos 20 km, totalizando 40 km finais, para as outras categorias, o retorno aconteceu próximo a à divisa do estadocom o Estado do Rio de Janeiro, nos 35 km, totalizando 70 km, no total. O trajeto tinha muitos buracos o que causou furos nos pneus e abandono da provas por vários atletas, além disso, o calor intenso causou aumentou o cansaço aos dos atletas o que, também, ocasionou a desistência de alguns competidores.
Os atletas de Caraguá teve tiveram o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)  

CIASE terá Escolinha de Circo
O Módulo está promovendo o curso de técnicas circenses para capacitação dos professores que irão trabalhar no CIASE-Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, na Escolinha de Circo, que atenderá a mais de 100 crianças. O curso também é aberto ao público.

Caraguatatuba - Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo (CIASE) do Travessão em Caraguatatuba vai oferecer à comunidade, entre outras atividades, a Escolinha de Circo, devendo atender a mais de cem crianças a partir de 5 anos. Os professores das Faculdades Integradas Módulo serão capacitados para ministrar o curso. Para isso, o Módulo está promovendo o Curso de Técnicas Circenses. 
Durante a primeira fase do curso, os participantes aprenderão técnicas de perna-de-pau, performances no tecido, malabarismo, hope skipping, acrobacias, lira, monociclo, trapézio e trampolim acrobático.
O curso será aberto a outros interessados e terá a sua primeira etapa no dia 18 de setembro, na academia Biodance em Ubatuba, com a Profa. de Artes Cênicas Daniela Miranda de Figueiredo. As vagas são limitadas e o custo é de R$ 60,00, com apostila e camiseta inclusas. Inscrições até o dia 15 de setembro. Mais informações pelo telefone (12) 3836-1172. 
Segundo a coordenadora, Profa. Milene Olga, a Escolinha de Circo do CIASE fará outras fases do curso de capacitação para os professores e irá oferecer algumas vagas para adultos interessados, especialmente profissionais da área. No CIASE os cursos serão gratuitos.
(Fonte: Módulo)  

Fundacc realiza Festival Estudantil de Teatro e prorroga inscrições até 10 de setembro

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba prorrogou as inscrições para o 3° FET - Festival Estudantil de Caraguatatuba - que visa oferecer espaço a artistas novos e a grupos amadores, desenvolver o teatro na região e torná-lo acessível à comunidade, principalmente a estudantes. 
O festival que acontece de 2 a 24 de outubro de 2004, teve suas inscrições prorrogadas devido ao grande interesse de grupos de outros estados participarem. A inscrição agora vai até dia 10 de setembro. 0 3° FET será dividido em 4 categorias: Infantil, Adulto, Rua e Esquetes. As Mostras Infantil e Adulto, acontecerão no Auditório Maria Stella de Oliveira, sede da Fundacc; a Mostra de Rua na Praça do Caiçara e a Mostra de Esquetes na Praça do bairro Travessão. 
Os prêmios serão assim distribuídos: Mostra Infantil 2 colocações:
1° Lugar R$ 1.000,00 + Troféu e Certificado; 2° Lugar R$ 500,00 + Troféu e Certificado; Mostra Adulta 2 colocações: 1 ° Lugar R$ 1.000,00 + Troféu e Certificado; 2° Lugar R$ 500,00 + Troféu e Certificado; Mostra de Rua 1 colocação: 1 ° Lugar R$ 1000,00 + Troféu e Certificado; Mostra de Esquete 1 colocação: 1° Lugar R$ 500,00 + Troféu e Certificado; Poderá haver premiação com troféus e certificados para: melhores ator e atriz, ator e atriz coadjuvantes, diretor, cenógrafo, iluminador, figurinista, maquiador e sonoplasta. Todas as despesas relativas a transporte, alimentação e hospedagem dos grupos durante sua permanência na cidade serão de responsabilidade dos mesmos. A organização do Festival oferecerá, a título de ajuda de custo, R$ 200,00 para cada grupo selecionado para as Mostras Infantil e Adulto. Para a Mostra de Esquete não será oferecida ajuda de custo. Os grupos interessados podem acessar www.fundacc.com.br onde encontra-se todo o regulamento e ficha de inscrição. (Fonte: Fundacc

Torneio prepara atletas para Campeonato Paulista de judô

Caraguatatuba - O instrutor de judô Marino Junior representou Caraguá no Campeonato Paulista, que aconteceu no dia 21 de agosto no Ginásio do Morumbi em São Paulo. O instrutor disputou com os 32 melhores atletas do Estado, sendo o único na categoria senior do Litoral Norte. Ele garantiu o 5º lugar na categoria.
Marino Junior está preparando os atletas de Caraguá para o campeonato paulista de 2005. No último final de semana, cerca de 40 judocas da Academia Linha D ´Água e Academia Caraguá Training participaram de um torneio interno realizado na Linha D Água. "Estou treinando uma garotada boa, com talento e vontade de competir", comentou o instrutor. 
Os atletas da Academia Linha D´Água irão representar Caraguá na 5ª e última etapa do Circuito Shihan, em 17 de outubro, em Ubatuba. O instrutor Marino Junior acredita no potencial dos atletas de Caraguá e aposta no sucesso da equipe que representa a cidade. O instrutor foi o campeão nas três etapas do Circuito Shihan do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sagrando-se bi-campeão na categoria senior ligeiro até 60 kg. (Fonte: PMC

Cidadão Desportista e CAR do Teatro dominam a pauta
Projetos que tramitam desde junho ainda continuam na Ordem do Dia

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba continua votando os projetos remanescentes de junho, juntamente com aqueles que surgem na forma de Regime de Urgência. Esta semana, na 27ª Sessão Ordinária semanal o destaque vai para o Título de Cidadão Desportista e a CAR do Teatro Municipal.
O Projeto de Resolução do Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), cria o Título de Cidadão Desportista para aqueles que incentivaram, deram apoio e participaram do esporte na cidade. O projeto vem sendo adiado a pedido do autor, sem apresentar quaisquer razões.
Já o Projeto da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP) espera desde o final de junho para ser discutido e votado. A Parlamentar quer estudar a situação e conhecer as razões, bem como apresentar maneiras para a morosidade das obras do Teatro Municipal.
O restante dos projetos versa sobre denominações de rua. A Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto – Vera Peixoto (PL), quer denominar Coronel Edgar Pereira Armond a rotatória localizada na SP-99 – a Rodovia dos Tamoios, no bairro da Ponte Seca. O Vereador Nilson Lopes da Silva – Nézão (PPS), denomina rua Benedito Ferreira da Silva – Dito Mineiro a atual rua Recanto Ana, localizada no loteamento do mesmo nome, no bairro do Rio do Ouro. Finalizando, o Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS) quer conceder Título de Cidadão para o médico ortopedista Ibrahim Antonio Bittar Júnior. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba

Caraguá é campeã nacional no Concurso Multimídia Undime/Visual Class

Caraguatatuba - Caraguá é a campeã nacional do concurso multimídia Undime/Visual Class. Os alunos Leonardo Vicente Moreira Marzulo e Luara Cristina Rosa Machado, que venceram a eliminatória municipal do concurso no início de julho, participaram da etapa final do concurso nesta última sexta-feira, 27 de julho, representando Caraguatatuba por meio da EMEF “Luiz Ribeiro Muniz”, do bairro Martim de Sá.
Segundo explicou a Supervisora da área de Informática Educativa, Cláudia Burihan, nesta última fase, “os alunos tiveram apenas 10 minutos para realizar a apresentação do trabalho, que comprovou a qualidade do projeto dos alunos, com relação ao domínio do software. A satisfação em ter conquistado o prêmio foi ainda maior, uma vez que nossos alunos do 4º ano competiram com municípios de todo Brasil, em nível de igualdade, inclusive com trabalhos de alunos de 5º ao 8º ano”, explicou.
Participaram da etapa final os municípios de Ilha Solteira (SP), Manaus (AM), São Bernardo do Campo (SP), Tarumã (SP), Vitória (ES), Lucélia (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Roque (SP), Ubatuba (SP), Macapá (AP), Rosana (SP) e Caraguatatuba (SP).
Os alunos de Caraguá apresentaram um projeto sobre discriminação que teve como tema principal a diversidade cultural, abordada sob o título “Criança: diga não à discriminação e seja um grande cidadão”. O projeto incluiu pesquisa de raças, e durante a apresentação os alunos mostraram aos presentes o número de índios, negros, portugueses, italianos, entre outros, que formam a árvore genealógica dos alunos do 4º ano da EMEF Martim de Sá. Entre os principais temas apresentados na etapa final, destacaram-se Cultura, Meio Ambiente e Preservação, Ciências, Educação (Infância), entre outros. O concurso Multimídia Undime/Visual Class teve como objetivo estimular professores a utilizarem a tecnologia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Neste projeto, alunos e professores atuaram em conjunto, ambos ensinando e aprendendo e, juntos, construindo conhecimento. Os professores orientaram seus alunos na pesquisa de conteúdos, os alunos retribuíram, ensinando aos professores os recursos dos programas. Caraguatatuba foi a grande campeã da etapa final; os 2º e 3º lugares ficaram para os municípios de Lucélia e São Bernardo do Campo, respectivamente. Estiveram presentes na etapa final a Supervisora de Informática, Cláudia Burihan, a Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos, a equipe da escola Martim de Sá (diretor, professor, monitor de informática), e representantes da SME. Outra presença importante no evento foi a do criador do software Visual Class, Celso Tatizana.
O prêmio para os alunos e para a professora responsável, Marly Elenir, é um treinamento com estadia inclusa, a ser realizado em Ubatuba ou Ilha Solteira, do qual participarão os 3 grupos finalistas. De acordo com o regulamento do concurso Caraguatatuba poderá ter também o projeto publicado numa das revistas da editora CD Expert e ganhará uma cópia de Visual Class Office Suíte (valor de R$ 1.800,00) e uma cópia de Kid Class Office Suite (valor R$ 900,00). A Secretária Roseli Morilla comemorou a vitória junto aos alunos assim que o resultado foi divulgado pela comissão julgadora. “Já seria motivo de muito orgulho para a Educação de Caraguatatuba ter chegado na final do concurso. Vencer essa etapa foi um grande presente e mais que isso, a certeza de que estamos no caminho certo”, explicou. Nesta segunda-feira 30, em comemoração à vitória em nível nacional, proporcionada pela boa apresentação de Caraguatatuba durante a etapa final do concurso, os alunos chegaram à EMEF Martim de Sá com o carro do Corpo de Bombeiros, e foram recepcionados pelos demais estudantes da unidade e pela equipe escolar. Acompanharam o passeio a diretora da escola, a professora responsável, e o monitor de informática.
(Fonte: SME/PMC

Prefeito desiste de desapropriar área

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), recuou e decidiu ontem cancelar a desapropriação de uma área de 11 mil metros quadrados pertencente à Colônia de Pesca Benjamin Constant.
O decreto que previa a despropriação do terreno foi publicado na última quinta-feira e revoltou os pescadores da cidade.
Antonio Carlos havia declarado de utilidade pública a área para construir uma escola municipal no local.
Os pescadores já haviam alugado a área para a implantação de uma escola técnica e profissional, que, além do aluguel mensal, garantiria 25 bolsas de estudos para os filhos dos pescadores. O prefeito decidiu suspender a desapropriação depois de se reunir com a diretoria da Colônia de Pesca. "A maioria dos diretores se posicionou contra a desapropriação, por isso, decidi rever o decreto", afirmou o prefeito ontem ao ValeParaibano. O presidente da Colônia, Odair Ezequiel, afirmou que a entidade tinha conseguido uma abaixo-assinado contendo 1.200 adesões contra o decreto publicado pelo prefeito. "Nós fomos surpreendidos com o decreto do prefeito", afirmou o presidente.
Segundo Ezequiel, os pescadores não estão interessados em vender a área, mas sim em alugá-la, recebendo em troca bolsas de estudos para seus filhos. 
Contrato - A Colônia havia assinado contrato na semana passada com o Cetep (Centro de Educação Técnica Profissional), empresa privada que será responsável pela instalação da escola técnica na área.
Pelo contrato com o Cetep, a colônia receberá R$ 3.000 de aluguel mensal e 25 bolsas de estudo para os filhos dos pescadores.
Segundo Ezequiel, o aluguel será reajustado para R$ 4.000 em 2006, mantendo-se as bolsas de estudo. A colônia tem 500 associados.
Área tem 11 mil metros quadrados e pertence à Colônia Benjamin Constant Grupo teve 1.200 adesões contra o ato de desapropriação da área feita pelo prefeito. (Fonte: ValeParaibano)

Compra de quadro é investigada

Caraguatatuba - O Ministério Público instaurou inqúerito civil para investigar a compra de um quadro por R$ 687 com recursos da Câmara de São Sebastião para ornamentar um templo de Assembléia de Deus na cidade.
O presidente do Legislativo, Marcos Leopoldino (PTB), que teria autorizado a confecção da obra, será ouvido hoje às 10h pela Promotoria.
Segundo denúncia protocolada pelo vereador José Irineu de Souza (PL) no MP, Leopoldino teria orientado o marceneiro João Carlos Barbosa produzir o quadro, que foi doado à igreja evangélica no centro da cidade.
"Não é permitido fazer política com recursos públicos", afirmou Souza. Segundo Souza, o quadro medindo 2,10m por 1,20m, foi doado à igreja com 'objetivo político', já que Leopoldino teria sua base eleitoral ligada à Assembléia de Deus. O presidente da Câmara será ouvido pela promotora Ana Cristina Chami. Segundo ela, o marceneiro confirmou, em depoimento, ter instalado o quadro na igreja e recebido pagamento com cheque da Câmara. A promotora afirmou ontem que, se constatadas as irregularidades, poderá propor uma ação civil pública por improbidade administrativa contra contra Leopoldino. O presidente da Câmara não foi localizado ontem para comentar o assunto. Segundo sua assessoria, ele não poderia atender a reportagem e só se pronunciaria ao Ministério Público sobre o tema. (Fonte: ValeParaibano

Capotamento provoca morte de motorista

Caraguatatuba - Um homem morreu depois do capotamento de um caminhão no km 79 da rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba, às 13h20 de ontem.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o motorista Marcos Barros dos Santos, 35 anos, morreu após o choque de seu caminhão com um barranco à margem da rodovia.
O caminhão trafegava no sentido Paraibuna/Caraguatatuba, carregado com massa asfáltica quando perdeu o controle, bateu no barranco e tombou. A Polícia Rodoviária informou que a carga soterrou Santos, que foi encontrado morto no local. Santos é natural de São Roque e estava a trabalho. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituton Médico Legal) de Caraguatatuba.
(Fonte: ValeParaibano

Câmara pode criar comissão para avaliar ‘morosidade’ de obras do Teatro Municipal

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba pode criar, hoje à noite, uma CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) para avaliar a ‘morosidade’ da obra do Teatro Municipal. O projeto foi apresentado no fim de junho pela vereadora Leonor Diniz. 
Contudo, a votação vem sendo adiada há várias sessões. Grande parte da obra do teatro, localizado no Indaiá, já foi executada, porém, resta o acabamento. Ainda hoje, a Câmara também votará um projeto de resolução de autoria do vereador Laércio Aparecido de Andrade, que cria o Título de Cidadão Desportista. As demais propostas tratam denominação de rua.
A vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto quer denominar Coronel Edgar Pereira Armond a rotatória localizada na Rodovia dos Tamoios (SP-99), no bairro da Ponte Seca. Já o vereador Nilson Lopes da Silva denomina rua Benedito Ferreira da Silva – Dito Mineiro a atual rua Recanto Ana, no bairro do Rio do Ouro. Também será votado nesta noite um título de cidadão ao médico Ibrahim Antonio Bittar Júnior, proposto por Laércio Andrade. As Câmaras de São Sebastião e Ubatuba não divulgaram as pautas das sessões de hoje até o fechamento desta edição.
(Fonte: Imprensa Livre

OAS retira terra do Rio Guaxinduba após ser autuada pela Polícia Ambiental

Caraguatatuba - A OAS empreiteira licitada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo) para a duplicação da Rodovia Dr. Manoel Hypólito Rego (SP-55) no trecho de Caraguá à Ubatuba, retirou no final de semana os caminhões de areia despejados na semana passada dentro do Rio Guaxinduba. 
Na tarde da última quarta-feira a Polícia Ambiental havia paralisado temporariamente a obra, porque a empreiteira não apresentou todas as licenças ambientais.
Novamente o Imprensa Livre tentou contato com o engenheiro Jorge Campos, da OAS, e não obteve retorno. O sub-tenente da Polícia Ambiental, Camargo, explicou que a empresa foi autuada e que no dia do flagrante um boletim de ocorrência também foi feito na Polícia Civil para instauração de inquérito.
A OAS havia colocado dois tubos de concreto para a vazão da água do Rio Guaxinduba, jogando caminhões de terra sobre o rio para a construção de uma ponte, para duplicar a rodovia. Na ocasião os engenheiros da OAS haviam dito ao tenente da Ambiental Ulisses Barbosa Schonevald que o licença do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) seria entregue nos próximos dias, o que não aconteceu. Inclusive, Schonevald enviou as fotos do local para o DAEE.
A vereadora Madalena Fachini (PSB) foi quem denunciou ao Ministério Público o fato e oficializou a denúncia entregando também no Ministério Público.
(Fonte: Imprensa Livre)  

1ª Semana de Biologia em Caraguá

Caraguatatuba - A 1ª Sebio abre as Faculdades Módulo para estudantes, profissionais e comunidade em geral, uma programação de filmes, mini cursos, oficinas, palestras, teatro e exposições sobre meio-ambiente
O curso de Biologia das Faculdades Integradas Módulo promove, de 1 a 4 de setembro, a 1ª Sebio –Semana de Biologia, sob o tema ‘Biólogos por Natureza’. O evento é aberto ao público e oferece oficinas, mini-cursos, mesa redonda, palestras exposições, stands, teatro e até uma mostra de filmes ambientais.
A Mostra Ecocine e algumas palestras são gratuitas e abertas ao público, que poderá participar, por exemplo da palestra ‘Vida Marinha’, às 17 horas, no dia 02 de setembro, e outra sobre Mergulho, no dia 03 de setembro, no mesmo horário. O evento também contará com uma exposição da Vale Verde e outra de fotos sobre animais.
Durante o dia, o evento promove filmes ambientais que foram apresentados no ECOCINE, e agora trazidos para as Faculdades Módulo, por meio de uma parceria entre o Curso de Biologia e a ONG ‘São Sebastião tem Alma’. Os filmes serão exibidos gratuitamente e acontecem pela manhã, no horário das 9:00 as 12:00 horas e à tarde, no horário das 14:00 às 18:00 horas.
À noite serão apresentadas palestras e mesas-redondas. Na sexta-feira, durante o dia haverá também uma oficina de taxidermia, que ensinará como empalhar animais. No sábado haverá cursos sobre plantas medicinais e sobre monitoramento e manejo de fauna. Para participar de todo evento e ganhar certificado, a taxa é R$ 5,00 para estudantes e R$ 10,00 para profissionais. Os cursos e oficinas custam R$ 10,00 para profissionais e R$ 5,00 para estudantes.
(Fonte: Módulo)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Vereador Ilhabelense é preso por cometer Crime Ambiental

Ilhabela - O vereador e candidato a reeleição José Pereira Brandão, o Zé Brandão (PSDB) foi detido em flagrante na tarde de sábado em Ilhabela por cometer Crime Ambiental. José Brandão estava cortando árvores com uma moto-serra em área de preservação permanente (APP). A denúncia foi feita por integrantes do Partido dos Trabalhadores, que faziam campanha pelo local. José Brandão foi levado à delegacia e pagou fiança no valor de R$350,00, sendo liberado em seguida. Ele responderá em juízo e terá que pagar ainda uma multa de R$ 440,55, além de ter sua moto-serra apreendida. José Brandão alegou que estava “adiantando” um serviço para a Prefeitura, pois no local será construída uma ponte e as três árvores seriam um empecilho para o guincho colocar os suportes de metal. O vereador afirmou ainda que o licenciamento ambiental expedido pelo DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais) se encontra em poder da prefeitura, mas segundo a polícia ambiental o documento deveria estar no local no momento em que se realiza o corte, além da licença ambiental do Ibama autorizando o uso da moto-serra. Por não portar nenhum dos documentos, o vereador foi autuado, infringindo o artigo 2°, alínea “A” item 1 da lei 4771/65 do Código Florestal e a Lei 9605/98 de Crimes Ambientais. A Polícia Militar deteve a moto-serra e acionou a Polícia Ambiental. Os Soldados PMs Ramos e Dorinilson, da Polícia Ambiental conduziram o vereador para a delegacia. Uma funcionária da Prefeitura chegou a ir ao local representando a Secretaria do Meio Ambiente e apresentou um Termo de Reflorestamento, mas o mesmo só é válido para a construção da ponte e não serve como licença ambiental. José Brandão permaneceu calado em seu depoimento na Polícia Civil e só responderá em juízo. 
Durante o ato, alguns moradores o apoiavam e um carro de som tocava o jingle da sua campanha. O vereador ainda incitou os moradores locais dizendo que os integrantes do Partido dos Trabalhadores eram contra a construção da ponte, e os integrantes do PT retrucaram dizendo que são a favor de que se faça a ponte, mas são extremamente contra os crimes ambientais, fato que gerou a denúncia.
(Fonte: Leninha Viana

5º Etapa do Campeonato Municipal de Maratonas Aquáticas

Ilhabela - Cerca de 25 nadadores participaram da 5ª etapa do Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela que foi realizada no último domingo, dia 29. A prova longa, de aproximadamente três km, contou com a maré a favor e temperatura agradável colaborando com os nadadores que completaram o percurso, do Perequê até Praia do Pequeá, entre 34 e 59 minutos.
O tiro de largada foi dado as 11h30 na Praia do Perequê pelo gerente do Hotel Pelicano Gildo. A prova de incentivo Menor e Melhor idade teve início após o término da prova principal com a participação de sete nadadores iniciantes entre eles Cleuza Santana de 71 anos e Rafaela Selicani Roras de 8 anos. Todos nadaram um percurso de 100 metros e receberam certificado de participação.
O destaque da prova foi à abertura da categoria “Necessidades Especiais” com a nadadora Rosana Aparecida Selicani Magalhães (Cat G – NE/FADEMP) de São José dos Campos. A nadadora, que sofreu um amputamento na perna esquerda, nadou todo percurso em 55 minutos dando um grande exemplo a todos os presentes. Segundo a organização do evento, espera-se a participação de mais pessoas nesta categoria a cada etapa.
Já na prova principal o grande vencedor foi o santista Wlamir Alexandre Reis (Cat F/Pousada dos Marinheiros) que completou o percurso em 34 minutos e 30 segundos. Em segundo lugar, o nadador santista Klauss Monteiro de Souza (Cat F/Pousada dos Marinheiros) completou em 36 minutos e 46 segundos seguido por Marcos Fuschini (Cat G/Pousada dos Marinheiros), que fez a prova em 36 minutos e 47 segundos. 
Os atletas de Ilhabela também ficaram entre as primeiras colocações desta etapa entre eles, o nadador Harry Finger (Cat H/Ilhabela Imóveis) foi o primeiro a completar o percurso ficando em 5º na classificação geral com 38 minutos. Em seguida o nadador Eros Santiago Pinna (Cat B/Bar Atlântico) terminou a prova com o tempo de 41 minutos e 31 segundos. O terceiro ilhabelense a completar a prova foi Reinaldo Leandro Garcez, com o tempo de 41 minutos e 55 segundos. 
Na categoria feminino a ilhablense Maíra de Souza Morais (Cat B/UNIMONTE) foi a primeira a completar o percurso com o tempo de 37 minutos e 59 segundos ficando em 4º na classificação geral. A segunda a terminar a prova foi à nadadora Moana Kojin, com o tempo de 42 minutos e 05 segundos e em 9º lugar na geral. 
Ainda entre os dez primeiros está o nadador de Caraguatatuba Gustavo Mendes dos Santos (Cat A/Linha D’Água) que desde o início do campeonato vem se destacando com o primeiro lugar na categoria.
Ainda de Ilhabela se destacaram os nadadores José Ricardo Silva (Cat F/ACEI/Panathlon Club), Sohan Bello (Cat A/ASCA), Adrian Kojin (Cat G), Manoel Carvalho (Cat H/Marina Paolo) e Marcos Cardial (Cat G/Padaria Central). 
A 6ª etapa do III Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontecerá dia 18 de setembro (sábado), com largada na praia do Barreiros (norte de ilhabela) e chegada na Praia do Sino (1.600 metros). A taxa de inscrição é de um quilo de alimento não perecível a serem entregues no dia da prova.
O evento foi organizado pelo Panathlon Clube de Ilhabela e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria da Saúde, Secretaria de Turismo, Cerimonial, Hotel Pelicano, Quiosque do Guilherme, Supermercado Frade, Centro Náutico Ilhabela, Dicley Modas e Ari Carvalho no caiaque. Apoio náutico com botes da Diretoria Náutica e caiaques.
Os treinos de natação continuam em Ilhabela!
Nadadores e nadadores iniciantes são convidados a treinar com a equipe TUBAN - Equipe Tubarões Maratonistas de Ilhabela – gratuitamente em Ilhabela. Informações sobre os treinos e o Campeonato Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela com Harry Finger (12) 9715-5656.
Confira os horários:
As segundas-feiras as 8h na Praia do Perequê (em frente ao Ilha Flat), técnico Harry Finger;
As quartas-feiras as 8h30 na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras), técnica Bia Bello;
As quartas-feiras as 15h30 no Campo de Aviação (Praia do Pequeá), técnico Tuto.
(Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

TJ libera envio de presos à Cadeia de São Sebastião

São Sebastião - O Tribunal de Justiça cassou a liminar que interditou a Cadeia Pública de São Sebastião. A Secretaria de Segurança Pública foi comunicada ontem da decisão. Com a medida, a cadeia volta a receber presos de Ubatuba e Caraguatatuba.
A unidade foi interditada em 10 de agosto pelo juiz Fernando Henrique Pinto, que acatou pedido feito pelo Ministério Público local. Desde então, a cadeia não recebe presos de Ubatuba e Caraguá. 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a cadeia de Caraguá permanece interditada.
A decisão do TJ ocorreu na última quinta-feira. Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Tâmara, "a decisão judicial, embora, insista-se, com bons propósitos, acentua o déficit prisional, gerando incremento no atual quadro de superpopulação carcerária, que, a par de representar risco efetivo à segurança de todos os presos do Estado, poderá ser um elemento facilitador de rebeliões e fugas, com reflexos para toda a coletividade". O diretor da cadeia local, Múcio Matos Monteiro de Alvarenga, disse que a cadeia abrigava ontem 189 presos, apesar de ter capacidade para apenas 60 detentos. Uma fuga ocorrida no sábado interditou uma das dez celas (leia texto nesta página). O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, considerou "absurda" a decisão do TJ. Segundo ele, a suspensão da liminar que interditava a cadeia vai contra os interesses da comunidade. "A cadeia está superlotada, sem condições para alojar adequadamente os presos, está localizada próximo a três escolas e as residências", afirmou.
O presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Aldo Amadei, também criticou a decisão do TJ. Segundo ele, o Estado deveria solucionar de vez o problema carcerário em São Sebastião, desativando a cadeia e construindo um CDP (Centro de Detenção Provisória) na cidade. (Fonte: ValeParaibano

Quatro fogem por túnel no fim-de-semana

São Sebastião - Quatro presos fugiram da cadeia de São Sebastião na tarde de sábado. Segundo o diretor, Múcio Alvarenga, os presos fugiram por um túnel aberto na cela 10. O túnel tinha três metros de extensão e cerca de 40 centímetros de largura. Nenhum dos presos foi recapturado. Os presos, através do túnel, atingiram o pátio externo da cadeia. Segundo a polícia, eles tiveram ajuda de Joseline Santos, mulher do detento Fábio de Sá. Os presos renderam um taxista e fugiram. Estão foragidos Denilson Clayton, Daniel Silva e Nilson Jesus, além de Sá. Foi a primeira fuga na cadeia este ano. (Fonte: ValeParaibano 

Quatro presos escapam da cadeia de São Sebastião em uma fuga que seria em “massa”

São Sebastião - Dois dias depois do Tribunal de Justiça suspender a interdição da cadeia pública, quatro presos fugiram na tarde de sábado por um túnel que desembocava no estacionamento do 1° Distrito Policial, no lado do prédio da Seccional. 
O tamanho do buraco na saída é um dos maiores já feitos em fugas por baixo. Era um horário em que todos estavam, embora com chuva naquela hora, no chamado “banho de sol”, ou seja, fora de suas celas. Se não fosse a descoberta, quase que “por acaso”, de uma policial, poderia acontecer uma “fuga em massa”.
O túnel começava na cela dez, próximo à cama de alvenaria. Para alcançar a parte de fora, os presos foram cavando, fazendo um “V” no túnel, até passar por debaixo da chapa de aço, que fica ao redor da cadeia e tem um metro e meio. Nem a água do solo úmido impediu a saída deles.
Uma policial civil, que não teve o nome revelado, que fazia o plantão do dia, tinha saído da sala e ia até a Seccional, quando viu três homens correndo e o buraco, que tinha mais de um metro de diâmetro. 
Mais presos estavam no túnel, que devia contar com uma “fila” no buraco que tinha até uma lâmpada improvisada. 
A policial ficou em vigília, forçando a entrada dos outros, que não conseguiram escapar.
Os fugitivos - Mas a fuga foi bem sucedida para Fábio Nunes de Sá, o “Baratão”, preso por tráfico de drogas; Anderson Clayton Nardini, o “Faísca”, também tráfico; Nilson Gonçalves de Jesus, o “Nil”, assalto; e Daniel Almeida Rodrigues da Silva, o “Danielzinho”, tráfico.
Os quatro entraram no táxi da taxista M.L.C.S., que estava estacionado na rua ao lado com J.F.S., de 18 anos, namorada de “Baratão”. A mulher, que se encontra grávida do preso, obrigou a taxista a esperar pelos detentos. Quando eles invadiram o veículo, M.L. saiu do táxi, correndo a pé dos fugitivos, que levaram o carro.
Posteriormente o veículo foi localizado abandonado no Morro do Abrigo, no bairro São Francisco, e J.F.S. também foi encontrada. Ela negou a participação, mas foi reconhecida pela taxista. J. foi autuada por roubo de veículo e facilitação de fuga, sendo recolhida na cadeia feminina de Ubatuba. Na sexta-feira a cadeia havia passado por uma revista que não revelou o túnel da cela dez, mas tinha localizado buracos nos xadrezes três e quatro. Ou o verdadeiro túnel foi feito de um dia para o outro ou estaria bem “camuflado” nesta inspeção. 
Embora tivessem muitas tentativas, fazia mais de um ano que o local não registrava uma fuga. Os dois carcereiros que estavam de plantão foram indiciados por facilitação de fuga. A cadeia local ficou com 184 presos, com capacidade para 60 pessoas. Para o diretor da cadeia, Múcio Mattos Alavarenga, em um local com quase 200 pessoas fica difícil colocar disciplina. (Fonte: Imprensa Livre

Secretário de Transportes aprova ‘dolphins’ e destaca aumento das exportações de veículos

São Sebastião - O secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, vistoriou, ontem à tarde, a construção de dois ‘dolphins’ de atracação no Porto de São Sebastião. Ele destacou a possibilidade de aumento das exportações de veículos com a nova estrutura. “Os dolphins dão maior segurança na atracação e ainda possibilitam a operação com navios maiores”, considerou.
Lopes chegou de helicóptero por volta das 14h e foi recebido pelo prefeito Paulo Julião e o gerente do Porto/Dersa, Paulo Rogério de Souza Almeida. Durante pouco mais de uma hora, eles percorreram a área do cais e os dois pátios de armazenamento de cargas. 
Hoje, o Porto/Dersa recebe embarcações com capacidade de 2,5 mil veículos. Segundo o secretário, a partir da entrega dos novos dolphins, navios para até 3,5 mil carros poderão atracar no cais. “Isso significa 40% a mais na capacidade de embarque”, enfatizou.
De acordo com o secretário de Transportes, os investimentos na infra-estrutura portuária da cidade já trazem bons resultados. “Não foi fácil trazer a primeira empresa para exportar veículos novamente pelo Porto de São Sebastião, mas hoje estão batendo na nossa porta”.
Dario Lopes confirmou o interesse da General Motors em utilizar o sistema para exportação. Conforme informou, o Governo do Estado de São Paulo pretende investir, já a partir de setembro, na recuperação do segundo pátio, incluindo obras de pavimentação e iluminação. Isto deve agilizar a vinda da GM. Posteriormente, três novos armazéns também serão construídos, num investimento de mais R$ 3 milhões. Só com a obra dos ‘dolphins’, o governo estadual já gastou R$ 2,5 milhões. No início do ano, a Dersa pavimentou o primeiro pátio, cerca de 22 mil m² de área. Esta obra, conforme o secretário, ajudou a viabilizar tanto a exportação de veículos quanto de animais vivos.
De abril a agosto foram exportados para a Argentina 6.602 carros (a maioria Volkswagen) e 103 caminhões. Além disso, mais 3,9 mil cabeças de gado foram para a Venezuela.
Ampliação - Ainda este ano, a Dersa finaliza o projeto executivo para a ampliação do Porto de São Sebastião. Foram analisados o potencial de mercado de cargas e as alternativas de acesso. O projeto prevê a construção de uma nova ponte de acesso, com estrutura para receber mais dois berços de atracação de navios, e o aumento de calado, que passará de 8,5 metros para 15 metros. A obra está orçada em R$ 57,8 milhões.
Dario Rais Lopes ressalta que a idéia é que esta segunda etapa tenha investimento da iniciativa privada. “Já passou pelo conselho de desestatização e estamos detalhando formas de arrendamento”. A proposta também inclui uma obra de interligação entre o trecho duplicado da SP-55, na Enseada, e o porto. Ou seja, uma pista por trás da serra, incluindo alguns túneis. “Não queremos a iniciativa privada só para fazer a ponte no porto; precisamos dar garantia de acesso”. Todas estas obras de ampliação dependem de licenciamento junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (EIA-Rima). A previsão da Secretaria de Transportes é que em 2010 o Porto de São Sebastião esteja apto a movimentar um volume superior a 3 milhões de toneladas anuais. Hoje, a movimentação média é de 400 mil toneladas/ano. 
Lopes não descarta saída de pescadores do cais, mas ‘nada será feito às pressas’. Durante a visita, na tarde de ontem, o secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, não descartou a possível saída dos pescadores em razão da aplicação de um plano internacional de segurança. Porém, ele afirmou que tal medida não será imediata. “Ao longo do processo é provável que algumas atividades tenham de sair, mas nada será feito às pressas. Vamos arranjar um jeito dos pescadores não serem prejudicados”.
Tais normais são exigidas para que o porto possa operar cargas com destino aos Estados Unidos e Europa. Trata-se do ISPS Code (Código Internacional de Segurança a Navios e Instalações Portuárias).
Em entrevista recente, o gerente do Porto de São Sebastião, Paulo Rogério de Souza Almeida, informou que toda a área portuária passou por uma avaliação de risco. O plano de segurança será elaborado e aplicado com apoio do Governo Federal. Tanto os americanos quanto os europeus não aceitam navios que tenham passado por portos sem o registro.
Como a permanência dos pescadores na bacia interna do cais ainda é permitida, o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, pediu ao secretário a instalação de um flutuante para melhorar a atracação dos barcos de pesca. Lopes disse que irá tratar do assunto na próxima quarta-feira, quando terá uma reunião com o gerente do Porto/Dersa.
SP-55: prefeito cobra adequação de rotatória para facilitar acesso à Enseada e ao Jaraguá 
O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, aproveitou a visita do secretário de Transportes para pedir a adequação da rotatória instalada próxima à quadra de esportes da Enseada. Segundo ele, não há ponto de acesso ao bairro neste trecho para quem trafega no sentido Centro-Costa Norte. Antes da duplicação havia uma área de conversão em frente à avenida Dario Leite Carrijo (próximo à padaria). Julião ressaltou que a comunidade cobra tal melhoria. 
Isto porque, após a liberação das duas pistas, a única alternativa de acesso estará localizada a cerca de 1km do local, perto da avenida Machado de Assis. Tal mudança também beneficiaria moradores do Jaraguá.
O secretário Dario Rais Lopes garantiu que, na semana da pátria (entre 6 e 10 de setembro) irá agendar um dia para vistorias às obras da SP-55. “Vou percorrer o trecho da Costa Sul de São Sebastião até Ubatuba”, adiantou.
Segundo ele, o ponto mais preocupante é a saída de Caraguá para Ubatuba, onde uma ação judicial movida por moradores paralisou as obras durante alguns meses. “Vamos chamar a comunidade para a discussão, pois parte das pessoas ainda não está convencida que a solução que demos é boa”. Lopes afirmou que irá verificar o problema apontado pelo prefeito, mas não garantiu mudanças no projeto. “Quando se duplica uma rodovia o número de locais de transposição é reduzido, pois atenta quanto à segurança”, justificou.
Ele também comentou que a situação dos postes no meio da pista, no trecho de serra entre Guaecá e Toque-Toque Grande, onde havia um entrave jurídico com a empresa concessionária de energia, já está praticamente resolvida. “Isso não é o que me preocupa mais”. 
Entretanto, não informou quando os postes serão retirados. A obra da SP-55 deverá ser totalmente concluída até dezembro.
(Fonte: Imprensa Livre

Ação Litoral

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Arborismo Ubatuba

Taça Iperoig de futmesa termina neste Sábado

Ubatuba - Vai ser conhecido no próximo Sábado, 4 de Setembro, o campeão da Taça Iperoig de futebol de mesa, um dos mais importantes e, até agora,
empolgantes torneios de botão promovidos pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) em 2004. No último fim-de-semana foram disputadas as rodadas iniciais do 2° Turno, que acabaram deixando conhecidos 4 dos 5 finalistas do torneio. No Grupo "A", o invicto André Rafael, líder do ranking municipal, lidera com folga e já garantiu sua vaga nas Finais. Flávio Bellard, surpreendendo outros favoritos, também garantiu sua classificação e está em segundo. Em terceiro aparece a grande surpresa da Taça Iperoig até o momento, Fábio Aparecido, que disputa com Alexandre Augusto e Renan Rossi a última vaga nas Finais. Pelo Grupo "B", Ralph Solera lidera invicto e já carimbou a passagem para a Fase Final, assim como Adauto Júlio, vice-líder do grupo, que também já está garantido. Num torneio que promete uma grande disputa pelo título na Fase Final, o favoritismo absoluto de André vê alguns rivais querendo surpreender e tentar tirar a taça das mãos do "Schumacker" caiçara: Ralph está invicto e não sofreu nenhum gol no campeonato (batendo o récorde anterior de Fernando Macedo), além de marcar a maior goleada do evento em cima de Bruno Ferrari (6x0) e Adauto, vice-líder do ranking, criou um esquema tático que incomoda André e não o permite jogar como gosta. Além dos dois, Flávio também pode surpreender, pois está na melhor fase de sua carreira. As grandes decepções da Taça Litoral são os experientes Sílvio Fonseca e Rodrigo Lobo, que não mostraram um bom jogo e praticamente não tem mais chances de se classificarem. Já os estreantes Renan Rossi e Bruno Ferrari, apesar da inexperiência e de algumas goleadas, mostraram evolução já no 2° Turno e, principalmente Renan, podem até beliscar a tão disputada 5ª vaga nas Finais. A Taça Iperoig é disputada na
Academia Table Sports (centro para esportes de mesa de Ubatuba), que fica na Av. Bráulio Santos - 916, Jd. Carolina, aos Sábados à tarde. A entrada é franca para os visitantes e a inscrição nos campeonatos é feita mediante a filiação na AUFM. (Fonte: AUFM)  

Obra fecha a BR-101 em Ubatuba

Ubatuba - A rodovia Mário Covas (BR-101), que liga Ubatuba a Paraty, será interditada a partir do dia 3 de setembro na altura do km 50 + 500 metros para obras de construção de um túnel. A interdição deverá durar 90 dias. O tráfego de veículos será desviado por ruas do bairro da Estufa. A construção do túnel de concreto será feita pela empresa Consterpla. O túnel com 18 metros de comprimento, 4 metros de largura e 2,5 metros de altura servirá para ligar a rua Corinthians, no bairro Estufa 2, à rua Pacaembu, na Estufa 1. A obra está orçada em R$ 402 mil. O Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte) prestou assessoria à Prefeitura de Ubatuba na liberação da obra.
A rodovia recebe em média 2.000 veículos/dia. (Fonte: ValeParaibano

Adolescente em debate

Ubatuba - A Secretaria de Saúde de Ubatuba abriu hoje ( 23) a 1a Oficina de Capacitação em Saúde Integral do Adolescente visando preparar profissionais de nível superior nesta área. O encontro será realizado em duas etapas: a primeira hoje e a segunda no próximo dia 30 de agosto no auditório da Escola Tancredo Neves, das 8:30h às 17h00.
De acordo com a psicóloga Josiane Brunácio Grunval , coordenadora da oficina, os temas a serem abordados são: crescimento e desenvolvimento na adolescência, problemas mais frequentes na mulher adolescente, problemas mais frequentes no homem adolescente, vulnerabilidade ( proteção e risco), cidadania e protagonismo juvenil, grupo ( estratégia importante no trabalho adolescente) e o papel da equipe multiprofissional na abordagem integral do adolescente “ O imporante é aflorar potencialidades dos jovens no caminho do bem” afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Fragnan.
O encontro contará com palestras da equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde sob a coordenação da doutora Albertina Duarte Takiuti.
(Fonte: PMU)

3º Etapa do IV Torneio Inter-Estados de Ciclismo

Ubatuba - No próximo domingo, dia 29 de agosto, Ubatuba sediará a “3º Etapa IV Torneio Inter Estados de Ciclismo”, competição esta que Dará a nossa cidade grandes equipes do estado e do Brasil.
A largada acontecerá na Praia Vermelha do Norte, as 09:30 Hs sentido Paraty com um percurso de 50 Km para as categorias Veterano, Feminino Jr., Feminino Máster, Feminino Juvenil e Mountain Bike Feminino.
As 10:30 Hs largarão para um percurso de 82 Km as categorias: Pró-Elite, Feminino Elite, Mountain Bike Masculino e Open B.
Estão confirmadas as equipes do Fadenp de São José dos Campos, Suzano Caloi, Memorial de Santos, Araraquara, Jundiaí, Iracemapolis, Assis, toda Grande São Paulo, Vale Paraibano e Litoral Norte.
O evento é organizado pela Liga vale Paraibana de ciclismo com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
(Fonte: PMU)

Curso de Formação de Aquaviários.

Ubatuba - A Colônia Z10, a Secretaria de Agricultura e Pesca e a Prefeitura de Ubatuba promovem o curso de formação para preparar os pescadores para tirarem a carteira profissional de pesca. Este ano 25 pescadores participaram do curso de quatro dias, coordenado pelo Sargento Régis da Marinha de São Sebastião e todos passaram no exame. Receberão suas carteiras profissionais na próxima sexta feira. Este Curso é obrigatório e acontece uma vez por ano no município. (Fonte: PMU)

Jogos Escolares

Ubatuba - Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação, o 22º Jogos Escolares Semana da Pátria.O evento acontecerá do dia 01 a 11 de setembro, sendo a abertura no dia 01 de setembro, as 09:00 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “Tubão”.
Com a presença de 21 escolas da rede estadual, municipal e particular, disputando 10 modalidades esportivas, os jogos deverão ter o mesmo sucesso alcançado nos anos anteriores.
(Fonte: PMU)

Morro das Moças: concluída a pavimentação

Ubatuba - A Secretaria de Obras está conclui até o próximo sábado ( 28) a pavimentação da rua Maria Divina do bairro Morro das Moças, na região do Ipiranguinha. Este serviço completa toda a pavimentação do bairro que teve um serviço inicial de colocação de guias e sarjetas e bloquete realizado em parceria com os moradores. Ainda na região a Prefeitura forneceu parte do material e, em parceria com o DER, completou a ciclovia até o Pé da Serra. O local para manobra de veículos, principalmente ônibus, também foi asfaltado.
As ruas Boa Esperança e Canaã, no bairro do Ipiranguinha, estão com pavimentação em fase final.
Itamabuca - O acesso ao bairro Recanto Itambuca será asfaltado e a principal ponte do bairro de madeira reconstruída em concreto. A estrada que dá acesso ao Ranário foi cascalhada e nivelada e vem sendo concluída uma tubulação que vai resolver o problema de interrupcão durante as fortes chuvas. O bairro também será beneficiado com iluminação.
O Posto de Atendimento de Saúde, no Itamambuca vem sendo reformado com troca de piso e telhado e adaptadas as instalações internas para o melhor atendimento da população do bairro.
(Fonte: PMU)

Prêmio Gestor Eficiente “Merenda Escolar”

Ubatuba - Trezentos e oitenta e três Municípios de todas as regiões do País foram inscritos para a primeira fase da edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar (PNAE ) que pretende disseminar as boas iniciativas municipais na administração, produção e fornecimento de alimentação nas unidades públicas de ensino. 
Ubatuba está entre estes 383 municípios, onde 11 receberão prêmios para os prefeitos que se destacaram na administração dos recursos públicos voltados à alimentação escolar em 2003 em diversas categorias.
(Fonte: PMU)

Pronto Socorro em setembro

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba deverá entregar na primeira quinzena de setembro próximo a reforma do Pronto-Socorro que teve a estrutura modificada para melhorar o atendimento. O primeiro contato do paciente com o hospital é por meio do posto de enfermagem para depois seguir para observação, alterando o fluxo anterior. Antes os pacientes que procuravam o Pronto-Socorro tinham que ficar próximos a outros em observação médica. A ampliação da sala de acolhimento vai acabar com este contato.
Os recursos da ordem de R$ 100 mil foram solicitados pelo Secretario Municipal de Saúde, Carlos Fragnan a doutora Rosana Gravena ,da Diretoria Regional 21 da, Secretaria de Saúde do Estado, durante visita de inspeção.
Foram ampliados a sala de acolhimento ( pré-consulta) e modificados a pintura e o piso do prédio. “ Apesar das dificuldades da Santa Casa no momento, seguimos em frente para dar a população um atendimento de qualidade”, conclui o secretário.
(Fonte: PMU)

Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Ubatuba - Informamos que a Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomietile e Sarampo continuam até o dia 03/09/2004 por ordem do Ministério da Saúde. Durante este período de continuidade estarão funcionando os seguintes postos de vacinação:
PAS Puruba
PAS Picinguaba
Centro de Saúde da Av. Rio Grande do Sul
PAS Ipiranguinha
PAS Rio Escuro
PAS Saco da Ribeira
PAS Perequê Mirim
PAS Itaguá
Unidade Mista da Maranduba
O Horário de funcionamento dos postos de vacinação:
de 2ª a 6ª feira - das 08:00 às 16:00 horas 
Se você ainda não vacinou seu filho lembre-se que a segunda dose é tão importante quanto a primeira. Mesmo que a carteira de vacinação esteja em dia, leve ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa para vacinar a criança. 
“Lembramos que todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas”.
(Fonte: PMU)

VII Semana Técnica de 30 /08 a 3/09 na Escola Tancredo Neves 

Ubatuba - A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, tradicionalmente , há sete anos vem oferecendo a seus alunos uma semana diversificada, com o objetivo de proporcionar oportunidades de aprendizado para atender às necessidades de atualização exigidas pelo mercado de trabalho. Dia 30 segunda feira, haverá uma solenidade de abertura às 19:00 com apresentação teatral com o Grupo “Trancos e Barrancos” e às 21:00 palestra do Porfº Emílio Gama. Nos outros dias, até o dia 3 de setembro farão palestras: Prof.ª Selma Gomes, Profº Nestor Bertini Júnior, Profª Janir Fraga, Profº Marcos F. de Lima, ProfºÊnio Pinto, Profº Ronaldo Guimarães, Profº Danilo Moreno de Alencar, Profª Lígia Manccine de Oliveira. Os cursos ministrados serão de administração pública, de etiqueta, de cerâmica, de cartografia e jogos cooperativos. Na sexta feira dia 03 de setembro haverá uma confraternização às 19:00h e encerramento às 22:30h.
“A escola ativa pressupõe uma comunidade de trabalho, com alternância entre o trabalho individual e o trabalho em grupo”. Jean Piaget.
(Fonte: PMU)

Sexta Básica Musical

Ubatuba - Grupo musical Ctrl Alt Del. Som pesado e melodioso para os amantes do Rock e Blues. O grupo musical Ctrl Alt Del, formado por: Gustavo Moassab (vocal), Dario Venturi (Guitarra), Giasone Rebuá (baixo) e Celso Gnomo (bateria), apresentará músicas próprias e alguns couvers de nomes consagrados do Rock nacional e internacional.
Nesta Sexta-Feira, 03 de setembro, Sexta Básica Musical da Fundart, av. Iperoig no centro de Ubatuba, a partir das 19 horas até às 22 horas. Uma ação cultural, prestigie.
(Fonte: Revista Local)

Crônica Topo

Amor, essa doce loucura...

O que é o amor? O que faz com que as pessoas entrem nesse estado de doce doidice, de quase catatonia, não enxergando nada no mundo além do ser amado. Há uma corrente científica que diz que tudo não passa de química. Quando você encontra o par certo, que emite os feromônios capazes de ligar a máquina reprodutiva, desencadeia-se a loucura inebriante. 
Eu tenho certas reservas, é muito científico. Não imagino isso acontecendo com Vinicius de Moraes, que dizia não haver nada melhor na vida do que comer papos de anjo tendo ao lado a mulher amada. Como escrever coisa tão tocante motivado apenas pelos caprichos de células olfativas? 
Apesar da beleza da figura, não concordo totalmente com o poeta, questão de ordem, como dizem os políticos quando trabalham, uma vez por semana. Melhor comer a mulher amada tendo ao lado os papos de anjo e depois comer os papos de anjo junto com a mulher amada. 
Os biólogos dizem que os organismos multicelulares têm compulsão pela reprodução. É verdade, as meninas, como bem diz a música de Luiz Gonzaga, a partir de certa idade, só querem, só pensam em namorar. Antigamente os garotos começavam mais tarde, hoje estão iguais às meninas. A partir dos cinco anos, ficam noivos. 
É importante não confundir o verdadeiro amor com mera atração sexual. Esta acontece mediante um simples estímulo visual, pelo menos acontece com os homens, as mulheres parecem ser um pouco diferentes. A visão de uma mulher bonita seja na praia ou mesmo numa revista, com ou sem Photoshop, é capaz de perturbar um homem por algum tempo. Na maior parte dos casos, cessado o estímulo, cessa a excitação. Há exceções, como aconteceu com um tio meu que desde que viu as pernas da Cid Charisse, no cinema, em 1954, nunca mais foi o mesmo. Até trocou de nome!
Um homem pode sentir atração por inúmeras mulheres ao longo da vida, mas amará poucas, duas ou três, no máximo. O amor ao qual me refiro é aquela sensação boba que faz com que um PHD em Ciências Espaciais apanhe uma margarida e fique brincando de bem-me-quer-mal-me-quer, depois passe horas apreciando abelhas trabalhando, passarinhos chilreando e outras coisas do gênero. Mesmo estando longe da amada. 
O processo amoroso (do verdadeiro amor) desperta alguma coisa no organismo. Algum hormônio é liberado na corrente sanguínea e torna o apaixonado feliz. É a definição de felicidade no seu sentido mais amplo, não há nada que se compare. Não descobriram ainda uma droga que reproduza tal estado, quem o fizer certamente vai enriquecer, é a fase da vida em que as coisas parecem fazer sentido. 
O que me levou a refletir sobre o tema foi um vagalume atraído pela luz do carregador de bateria. Ele ficou louco, ensandecido, voou em volutas convidativas, fazendo charme, piscando em diversas freqüências, exibindo todo o repertório do macho querendo conquistar a fêmea. Quando fui verificar, a bateria estava carregada, desliguei o carregador a luz apagou. 
O vagalume sentiu uma dor no peito indescritível. Foi como se tivesse levado uma punhalada no coração. Rodopiou desesperado procurando, suponho que com a alma aos prantos. Depois voou para longe frustrado. Queria saber do paradeiro da amada, onde andarás querida, por ti tudo farei, inclusive lutarei contra o rei. 
Hoje deve estar escrevendo poesias, ou foi comido por algum passarinho. C’est la vie.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Artigo Topo

Quem semeia eventos...
Carlos Rizzo

Na sala de espera de um dos assessores do candidato Já Ganhou Estourado e no meio de um monte de revistas de carros importados, encontrei uma que falava sobre atrações turísticas. Havia uma imensa reportagem sobre a nossa vizinha cidade de Cunha. Eles não falavam que Cunha, em 1974, foi o último município do estado de São Paulo a receber os sinais de televisão. Falavam da importância da Cerâmica e do Festival do Pinhão. Depois sobre São José do Barreiro e sua arquitetura. Depois sobre Queluz e o Festival da Moranga e sobre o Museu Malba Tahan. Tudo isso numa revista de primeira qualidade.
Se a gente lembrar que a TV Vanguarda anunciou Cunha o inverno inteiro devemos reconhecer que eles entenderam primeiro que Ubatuba a importância daquele veículo recém implantado no município. Pela Vanguarda também pudemos acompanhar como eles venderam diariamente o inverno em Campos de Jordão. Os engarrafamentos de trânsito e as ausências de semáforos foram vendidos como terapia anti-stress. As imensas florestas homogêneas de pinnus caribea foram vendidas como exuberante natureza. De qualquer forma, parabéns para Cunha, para Queluz, para Campos de Jordão e para a TV Vanguarda.
Sempre me lembro dos filmes americanos que mostram aquelas cidadezinhas inventando os motivos mais ridículos para atrair turistas, desde o dia em que a marmota abandona a toca, até a coleta dos ovos de borboletas, tudo vira atração e funciona como opção de renda.
Nossos vizinhos são mais criativos. Paraty criou o Festival Literário. Ilha Bela o Festival da Vela e o receptivo de navios de cruzeiro (na verdade eles são “de dólar”). São Sebastião o Festival de Filmes Ecológicos. Caraguá cria um evento atrás de outro. Até São Luiz do Paraitinga dá baile em nós (e com marchinhas). E Ubatuba?
Tirando os eventos judiciais e policiais envolvendo prefeitos, o evento mais forte e constante de Ubatuba é a migração de desvalidos eleitores. De resto vivemos da exploração do turista e da cafetinagem da natureza que Deus nos abençoou. Que me desculpem pela palavra e a minha ignorância, mas não conheço outro termo que defina melhor aquele que explora em benefício próprio a beleza e o prazer que não lhe pertencem e não dá nada em troca.
Doze anos atrás um candidato a prefeito, num ato de molecagem, mandou alguns amigos danificarem a torre de retransmissão da Rede Globo para impedir o pronunciamento de um adversário. Os autores da proeza ganharam 15 dias de férias em Fortaleza, e Ubatuba teve o seu nome riscado da lista das boas vontades das emissoras de televisão. O resultado é o que vemos: notícias de Ubatuba, só as policiais. Engarrafamento em Campos de Jordão é terapia. Festival Gastronômico em Ubatuba só em matéria paga. Se a previsão é de sol, é para todo o Litoral Norte. Se for de chuva, é só para Ubatuba. Não fazemos eventos, não geramos mídia positiva, não temos dinheiro, não vemos futuro. Tem razão o meu amigo Van Grog quando diz em suas Novas Interpretações para Antigos Ditados “Quem ama o feio, é porque o bonito não lhe aparece” ou ainda melhor “Quem semeia eventos colhe prosperidade”.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Carta aberta aos parceiros do festival - Qual o tamanho de uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. 
Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho! 
E foi com grande satisfação que grandes pessoas encerraram juntos no dia 29 de agosto de 2004, o I Festival Gastronômico e Cultural de Ubatuba. Foi pouco tempo de planejamento, organização e muitos sentimentos que envolveram a realização deste Projeto. Cada pedacinho deste novo "Projeto" tem um pouco de cada um de nós. Sentimo-nos começando; porém, com um grande empenho, dedicação e seriedade com que realizamos todos os nossos trabalhos. Muito obrigada a todos as pessoas que se envolveram direta ou indiretamente na realização deste evento. Que bom poder ter todos vocês ao nosso lado! Venham nos visitar, a COMTUR está de portas abertas para grandes pessoas, com grandes pensamentos e seriedade! E a você, Emílio, grande parceiro, obrigado!

Equipe Comtur
Ubatuba, SP


Rumo ao destino da cidade
- Estamos ha pouco mais de 30 dias para o pleito eleitoral... Temos candidatos para todos os gostos. O candidato fogueteiro, comprometido com a elite da cidade se destaca nas intenções de votos, só não contaram para os entrevistados que esse cidadão esta de férias em nossa cidade, trouxe seu trio elétrico e tenta animar a festa, aproveitem todo, a cidade esta carente de eventos. O canditado que diz que faz e faz... Faz buraco nas ruas, faz acabar com atendimento a saúde, faz uso indevido do dinheiro publico, destrói a auto-estima das pessoas, enfim faz de conta que administra... Além desses temos mais quatro muito bem intencionados, que se mostram sabedores dos problemas do município, mas só um deles aparece na sua simplicidade, com propostas sólidas, viáveis e imediatas. Sabendo votar, vamos mostrar que nos amamos Ubatuba Cidadãos ubatubense... Vamos unir forças e não deixar cair em tentações... Cuidado, promessas hollywoodianas, só faz aumentar os impostos, e beneficia somente os que forem da panelinha... Os donos das pesquisas que me desculpem, que tal pesquisar no Pe da Serra, Sertão do Puruba, Ubatumirim,enfim ir onde esta o povo carente, conhecer de perto suas dificuldades, ai sim ... vou acreditar... 

Helena Rodrigues
Jd Itaguá 
Ubatuba,  SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Félix

Praia do Félix
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor