Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 02 de setembro de 2004 - Nº 1111 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Litoral espera a visita de 600 mil em 7 de setembro
Problemática carcerária da região e CDP são discutidos em reunião de segurança

Caraguatatuba
Tudo pronto para o início do Ecoadventure
Fundação assume PSF em Caraguá
DER reinicia obra na rodovia Rio-Santos
Desfile de 7 de Setembro leva 5 mil participantes para a Avenida em Caraguá
6º Etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart
1º Inter Bairros de Caraguatatuba
Copa do Comércio
Merenda Escolar de Caraguá marca presença em evento em Brasília
Aprovado Título Desportista e CAR do Teatro

Ilhabela
Empresário sofre transtornos por causa da falta do Speedy
Tripulação feminina da BL3 lidera o Paulista de Oceano

São Sebastião
Porto de São Sebastião amplia capacidade

Ubatuba
Neste Domingo tem Pirão da Primavera
Sexta Básica Musical
Espaço Refazendo Arte

Seções
Artigo
Crônica
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral espera a visita de 600 mil em 7 de setembro

Litoral Norte - As quatro cidades do Litoral Norte esperam receber no feriadão de 7 de setembro 600 mil turistas de acordo com a previsão das prefeituras da região. O comércio aposta no movimento intenso de turistas e projeta um aumento nas vendas de até 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. O otimismo para tanto movimento no litoral está baseado na previsão do tempo que prevê sol na região durante o feriadão. O presidente da ACE (Associação Comercial e Industrial) de Caraguatatuba, Jorge Washington, afirmou que o reaquecimento da economia do país é outro motivo que está elevando as previsões do comércio. "A previsão é de tempo bom e por isso esperamos um grande movimento. O fato de a economia do país estar em situação melhor que a do ano passado faz com que o turistas viajem e gastem mais", disse Washington.
Previsão - Segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), o tempo apresentará pequena nebulosidade com presença de sol no Litoral Norte até domingo. As previsões para segunda e terça-feira não foram divulgadas. Uma frente fria que chega a região hoje deverá derrubar as temperaturas e provocar chuvas leves nesta sexta-feira. O Cptec coloca a disposição do turista a partir de hoje, no site do órgão, informações sobre a previsão do tempo no Brasil e na região referente ao feriado de 7 de setembro. O endereço é www.cptec.inpe.br 
(Fonte: ValeParaibano

Problemática carcerária da região e CDP são discutidos em reunião de segurança


Litoral Norte - Com o objetivo de discutir a problemática situação carcerária da região e a criação de um CDP (Centro de Detenção Provisória) no Litoral Norte, o Conselho Municipal de Segurança mais uma vez levou o assunto à reunião ordinária do setor, ocorrida na tarde de ontem com representantes de entidades.
Desta vez o encontro teve a exposição de um vídeo apresentando a situação atual das cadeias de São Sebastião e Caraguatatuba, que somam mais de 300 presos, com capacidade para 108, e fotos de um CDP, cujo espaço e acomodação são maiores e com melhores divisões.
A reunião também teve a presença do delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, que respondeu às perguntas dos representantes de Sociedades Amigos de Bairros, Conselho de Seguranças, entre outras entidades representativas da cidade, somando cerca de 30 pessoas.
O delegado explicou aos presentes que com o número de presos, as cadeias locais já são CDPs. “Só que funcionando precariamente, uma vez que não há a infra-estrutura material e humana existentes nos centros”, destacou.
Esta estrutura seria comandada diretamente com o Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, que conta com funcionários próprios para atuar nas unidades. Hoje o que acontece, disse o delegado, é que as cadeias estão sob o comando de policiais civis da Secretaria de Segurança Pública, sobrecarregando com escoltas e vigília de presos, policiais que poderiam estar nas ruas.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança, Rui Nogueira de Lima, disse que a reunião teve resultado positivo, no sentido de mais uma vez expor a situação à sociedade. “Muitos ainda não sabiam a diferença de cadeia e CDP”, completou.
Segundo Lima, estas discussões irão continuar, cada vez atingindo outros segmentos. A idéia é levar sempre adiante até chegar aos prefeitos dos quatro municípios. O assunto ainda será tratado com a população em outras regiões do município. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Tudo pronto para o início do Ecoadventure

Caraguatatuba - Após muita correria, envolvimento e trabalho de várias pessoas, chega ao fim os preparativos para o Ecoadventure, que tem inicio hoje a noite na Praça de Eventos de Caraguatatuba. A partir de agora, e até o dia 7, moradores e turistas de toda a região poderão acompanhar palestras e debates que enfocam questões ligadas ao meio ambiente e principalmente o turismo ligado aos esportes radicais e de aventura na natureza. 
De acordo com o idealizador do projeto, Carlos Cavalcanti, as expectativas para o evento são positivas. “Tudo o que estávamos esperando que fosse bom, até agora, está sendo melhor ainda”, conta. Ele também diz que as pessoas que estão vindo de fora para participar estão ficando surpresas devido à organização e a proposta do primeiro Ecoadventure. 
Participam do programa diversas empresas que, segundo Cavalcanti, entenderam a importância da preservação da Mata Atlântica e do Ecoturismo na região. Ele ainda ressalta: “Esses dias de evento não serão uma festa, mas sim espaços destinados à discussões, para o aprendizado”.
A idéia de realizar o Ecoadventure surgiu logo após a Festa de Santo Antonio, como meio de realizar um evento de grande porte para atrair melhorias para a cidade por meio do turismo de aventura. Isso ocorreu devido às condições naturais das quatro cidades do Litoral Norte, que possuem muita Mata Atlântica. 
A Ong Caraguatá foi convidada para realizar o evento, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e patrocínio da Nestlé. Para desenvolve o projeto houve a integração do Sebrae. 
Para Cavalcanti, no inicio do projeto tudo era apenas esperanças, diferente de agora, onde a realização já é certeza. Ele fala que nesse período houve muita polemica sobre tal realização, principalmente porque ele tinha como objetivo mobilizar as pessoas para mostrar esse lado do litoral, ainda não muito explorado. 
Pedro dos Santos Raymundo, presidente da associação de amigos do grande parque ecológico e turístico de Caraguatatuba, mais conhecido como Ong Caraguatá, disse estar bastante satisfeito em integrar esse projeto. A organização existe há sete anos na cidade, mas passou a ter mais destaque a partir de 2001, quando formou 314 voluntários. Para essa realização ela contou com um apoio grande da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
O fato de acontecer em período de feriado, Cavalcanti acredita que vai possibilitar que o Ecoadventure receba um numero significante de visitas, principalmente por turistas que estarão na região e poderão conhecer a exposição por interesse específico nessa área ou até mesmo por curiosidade. Os organizadores do evento esperam contar com boas condições climáticas para garantir o sucesso do Ecoadventure, que tem sua abertura hoje, a partir das 18h. 
Programação - Hoje a organização do Ecoadventure realiza a distribuição dos folders com toda a programação que será realizada em Caraguatatuba. Mas adianta que durante o evento,haverá três grandes atrações: a Expo 2004, a Enpro-Eco e o Fera-Caraguá. A Expo 2004 será uma feira de produtos e serviços, uma vitrine do Ecoturismo e da Aventura, com empresários da Hotelaria; vestuário e calçados; acessórios e veículos para a prática de esportes de aventura ou radicais na natureza; cursos; equipamentos fotográficos e de vídeo. 
O Enpro-Eco será um encontro nacional pró-ecoturismo na Mata Atlântica do LN, com palestras e debates sobre temas ligados ao meio ambiente, que tentam trabalhar com a realidade do Litoral Norte em diversas questões. 
O Fera Caraguá será um festival de esportes radicais que abordará temas como: O turismo de Aventura, Esportes de Aventura e Radicais frente ao futuro do Litoral Norte, entre outras. Para as palestras no geral já foram realizadas pelo menos 350 inscrições antecipadas. 
Diferente da previsão inicial, o grande estande que seria montado foi adaptado para dois espaços: um voltado para as Ongs e outra para o esporte de aventura. 
As delegações dos quatro municípios devem destacar o evento e prometem apresentar bons trabalhos.
Outras alterações, que Cavalcanti considera como melhorias, foram feitas em relação a alguns expositores. Nesse exemplo estão alguns expositores que já começaram a ter resultados no aumento de venda com o anuncio do evento e pediram um aumento da área onde irão atuar nos dias do Ecoad-venture. Ontem a Nestlé estava montando o estande para sua participação, que veio de Gramado/RS direto para Caraguatatuba.
O Jeep Clube Tamoios estará oferecendo passeios pela região, entre eles para o Morro Santo Antonio.
Cavalcanti diz que as parcerias são a peça chave para a realização do primeiro evento, que segundo ele é apenas um trabalho inicial que vai integrar as cidades do litoral para fortalecer o turismo de aventura na região como um todo.
“Esse é um jogo em conjunto, que vai privilegiar o meio ambiente. Daqui há algum tempo, não haverá problema se cada cidade começar a caminhar sozinho nessa área, porque o importante agora é se estruturar”, finaliza. (Fonte: Imprensa Livre)

Fundação assume PSF em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá firmou parceria com a Fundação Zerbini para gerenciamento do PSF (Programa Saúde da Família). A Prefeitura irá repassar à fundação verba mensal de R$ 400 mil para capacitação e gerenciamento do PSF. Segundo o secretário de Saúde, Pedro Norberto dos Santos, a tercerização do PSF vai garantir melhores serviços à população. Santos explicou que a fundação irá coordenar e gerenciar o trabalho de 20 equipes do PSF e duas equipes do PAC (Programa de Agentes Comunitários de Saúde). Para dar início à tercerização, a Prefeitura irá realizar concurso de seleção para contratação de 20 médicos, 22 enfermeiros, 44 auxiliares de enfermagem e 176 agentes de saúde. (Fonte: ValeParaibano

DER reinicia obra na rodovia Rio-Santos
Acordo firmado com moradores garante mudanças no projeto para aumentar segurança no trecho de Caraguá

Caraguatatuba - O DER (Departamento de Estrada de Rodagem) reiniciou, na última terça-feira, as obras entre os km 97 e 99 da rodovia Rio-Santos em Caraguatatuba. As obras estavam embargadas desde abril pelo Ministério Público, porque o projeto inicial do DER isolaria três bairros. A liberação das obras ocorreu a partir de uma liminar obtida pelo DER no TJ (Tribunal de Justiça) no último dia 13 e depois de um acordo firmado com o MP, Prefeitura e Associação dos Moradores dos Bairros Cidade Jardim, Canta Galo e Martin de Sá.
Segundo a advogada Sandra Mascari, que representa a associação de moradores, o DER aceitou atender 6 das 7 propostas apresentadas pela associaçãos para aumentar a segurança no trecho. "Ficou pendente apenas a implantação de uma rotatória no acesso ao bairro Cidade Jardim, ainda em estudos por parte do DER", disse.
O promotor de Habitação e Urbanismo de Caraguá, Fábio Rodrigues Lima, disse que o DER se comprometeu respeitar e acatar todas as alterações propostas pelos moradores. Segundo ele, engenheiros da prefeitura ficaram de apresentar ao MP um projeto para viabilizar o acesso ao bairro Cidade Jardim. O promotor afirmou que a associação ficará atenta às obras para checar se as alterações propostas serão acatadas.
Entre as revindicações que serão atendidas pelo DER estão equipamentos de segurança e sinalização para travessia de pedestres no trecho, implantação de uma alça de retorno em frente ao Hospital São Camilo e a abertura do canteiro central em vários trechos para facilitar a travessia de pedestres. 
Cronograma - O diretor técnico do DER, Jorge Jobran, confirmou ontem que todas as reivindicações feitas pelos moradores serão acatadas, menos a implantação da rotatória no acesso ao bairro Cidade Jardim. "Estamos estudando um alternativa para permitir o acesso de veículos ao bairro", afirmou. Segundo Jobran, as obras entre os km 97 e 99 serão finalizadas até o final de setembro.
De acordo com Jobran, no trecho em frente ao Fórum, parte dos equipamentos de segurança serão viabilizados pela prefeitura por se tratar de perímetro urbano da cidade. As obras ao longo dos 43 km entre Caraguá e Ubatuba devem ser finalizadas, segundo ele, até o início de dezembro para que não seja prejudicado o tráfego de veículos durante a temporada de verão.
Investimento - O governo está investindo cerca de R$ 97 milhões na recuperação de cinco trechos da Rio-Santos que cortam o Litoral Norte. A obra teve início no mês de março de 2003. A recuperação do trecho que corta a Martin de Sá foi embargada pela Justiça no dia 20 de abril, que acatou iminar em ação civil pública proposta pelo Ministério Público. Em maio, os moradores vizinhos à obra chegaram a realizar um protesto no local, pedindo mudanças no projeto original do DER.
(Fonte: ValeParaibano

Desfile de 7 de Setembro leva 5 mil participantes para a Avenida

Caraguatatuba - “Caraguá... Cidade dos Esportes – Um presente para o futuro”, é o tema do desfile cívico de 7 de setembro, que levará 5 mil participantes para a Avenida da Praia, na próxima terça-feira, às 9h Caraguatatuba, que neste ano foi sede dos 48º Jogos Regionais, mais uma vez mostrará que é a cidade dos esportes levando para a Avenida da Praia 5 mil participantes durante o desfile cívico comemorativo a 7 de setembro, sob o tema “Caraguá – cidade dos esportes... Um presente para o futuro”. Em 2003, o desfile teve como tema principal “Independência e Paz”, e neste ano, o desfile cívico, organizado pela Secretaria Municipal de Educação terá toda sua temática ligada às atividades esportivas.
De acordo com o roteiro traçado pela organização, o desfile terá dois momentos, o primeiro será representado pelas escolas de Educação Infantil da Prefeitura e particulares, que entrarão na Avenida representando a união dos povos (continentes), a segunda parte será feita pelas demais escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura, Ensino Médio(estaduais), escolas particulares e demais participantes). Cada escola ou entidade representada, levará uma modalidade esportiva para o desfile cívico. Neste ano, desfilará novamente a fanfarra da EMEF “Prof. Alaor Xavier Junqueira”, do Travessão, e uma novidade será a participação da escola de Educação Infantil Casulo, com sua fanfarra infantil. A previsão de participantes é maior em relação a 2003, e o desfile está previsto para ter início às 9h.
Além de mostrar o esporte de maneira cultural e educativa, o tema deste ano celebra os Jogos Regionais, sediados por Caraguá, e os Jogos Olímpicos de Atenas, que estão em andamento. Haverá hasteamento de pavilhões no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, e às 9h terá início o desfile. A concentração ficará a partir da rua Saturnino Mariano Nepomuceno, e o palanque estará localizado entre as ruas Pedro Waack e Mato Grosso. O desfile será na Avenida da Praia, que no trecho do Indaiá leva o nome de Geraldo Nogueira da Silva. 

Confira a ordem de entrada dos participantes:
1. Batedores
2.Banda Municipal
3.Diretoras Municipais
4.CEIs 
5.EMEIs
6.Creche Santo Antônio
7.Creche Meimei
8.Centro Educacional AMA
9.Escola Arco-Íris
10.Jardim Escola Casulo
11.11.APAE
12.EMEF Alaor Junqueira
13.EMEF Masako Sone
14.EMEF Lúcio Jacinto
15.EMEF João B. Gardelin
16.EMEF João B. Marcondes
17.EMEF Carlos A. Rodrigues
18.EMEF Oswaldo Ferreira
19.EMEF Bernardo Louzada
20.EMEF Carlos A. Ortega
21.EMEF Maria A. Ujio
22.EMEF Antonia Rib. da Silva
23.EMEF Aída Grazioli
24.EMEF Benedito I. Soares
25.EMEF Jorge Passos
26.EMEF Luiz Ribeiro Muniz
27.EMEF João T. do Rosário
28.EMEF Geraldo de Lima
29.EMEF Pedro João de Oliveira
30.EMEF Benedita Pinto 
31.EMEF Maria Teresa S. Castro
32.EMEF Antonia A. Arouca
33.EE Antonio A. Bernardino
34.EE Colônia dos Pescadores
35.EE Ângelo Barros
36.EE Dr. Eduardo Corrêa C. Jr.
37.EE Maria Esther D. Damásio
38.EE Antonio de Freitas Avelar
39.EE Thomaz R. de Lima
40.EE Ismael Iglesias
41.EE. Ver. Benedito Paes Sb.
42.EE Alcides C. Galvão
43.Colégio Nova Geração
44.Centro Educ. Curumim
45.Colégio Tableau
46.Colégio Sigma
47.Centro Educ. Lippi
48.Colégio/Faculdades Módulo
49.Centro de Conv. da 3ª Idade
50.Secretaria de Assist. Social
51.Fundacc
52.Secretaria de Esportes
53.CPP
54.Pastoral da Criança
55.85º G. Escoteiros Caraguatá
56.218º G. Escoteiros Gideões
57.GAC Albatroz
58.Assoc. Guardadores de Carros
59.S.O.S. Resgate da Cidadania
60.Bombeiros Mirins
61.11º Corpo de Bombeiros
62.17º Grupamento Marítimo
63.Sabesp
64.Polícia Ambiental
65.Plícia Militar
66.Plícia Rodoviária
67.D7E.R.
68.Priamar
69.Sec. de Serviços Municipais
70.Cavaleiros.
(Fonte: SME/PMC

6º Etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart
Pilotos da Capital descem para o litoral e esquentam a disputa pelo Campeonato

Caraguatatuba - Caraguá presenteou os kartistas com muito sol tanto no Sábado quanto no Domingo, e para que o evento organizado pelo K R T Motors Club tivesse ainda mais brilho, no Domingo, contamos com a presença do Prof.: Rubens Carpinelli que foi prestigiar e verificar de perto como anda o Campeonato.
A primeira prova do dia foi a da categoria Cadete que teve como vencedor o 5º colocado no Campeonato Brasileiro de Kart (Cacé) Carlos Almeida (Birel-Softmed-Girotto Racing) que comemorou sua primeira vitória no kart, fazendo ainda a melhor volta 46.990 (recorde da pista) e Pole Position, mais esta vitória não foi nada fácil pois Luca Travaglini (Parilla-Rubi) travou uma disputa desde a tomada de tempo onde os dois fizeram o tempo de classificação em 47.220 e no desempate Cacé fechou a segunda melhor volta em 47.230 e Luca em 47.240, até a última volta da corrida cruzando a linha de chegada com 0.340 de diferença um do outro. Isto mostra o equilíbrio proporcionado pelos motores que são alugados.

1.
Carlos Almeida ( Cacé ) São Paulo
2. Luca Travaglini São Paulo
3. Pedro Henrique Jacareí
4. Leonardo Gimenes São Bernardo do Campo
5. Matheus Rotta São José dos Campos

Já na categoria RD 135cc Luiz Tonho ( Vasitex-Fac-Birel ) testou com muito sucesso seu novo chassis da Birel e na tomada de tempos cravou o recorde da pista 40.700. Na corrida Tonho não conseguiu largar devido a problemas em seu motor , e foi quando Antônio Cerveira ( Marinho Motors ) largou na posição de honra seguido por Thiago Lara ( Zézinho – Multilub ) vencedor das últimas etapas. Antônio Cerveira com problemas no motor não resistiu e em poucas voltas já havia perdido várias posições até abandonar, sendo assim o caminho ficou livre para Thiago Lara vencer mais uma etapa e se distanciar ainda mais de Luiz Tonho.

1.
Thiago Lara São Paulo
2. Mauro faro São Paulo
3. Amorosino Caraguatatuba
4. Dinho Reis Mogi das Cruzes
5. Mario Silvani São Paulo

Na categoria Parilla Graduados Fábio Varella ( Fattus – Comella Racing ) fez a pole position e venceu a etapa de ponta a ponta, com Leandro Foltran ( Ventriglio ) em segundo após ter se consagrado Campeão Brasileiro em 1999 ficou dois anos parado e voltou a ativa nesta prova. A disputa mesmo ficou para Nathan Oliveira ( Marquinhos Preparações ) e Daniel Buck ( São José dos Campos ). Nathan resistiu firme até o final as investidas de Buck que no final aliviou e poupou equipamento.

1.
Fábio Varella São Paulo
2. Leandro Foltran São Bernardo do Campo
3. Nathan Oliveira Caraguatatuba
4. Daniel Buck São José dos Campos
5. Renan Reis Mogi das Cruzes

A categoria Parilla Sênior Andréia Octaviano ( SV Labs ) foi implacável, foi dona da pole position, da melhor volta e venceu de ponta a ponta com tranquilidade. Enquanto isso a disputa pela Quarta posição entre Jesus Rodrigues e Edu Molina não durou muito, na tentativa da ultrapassagem Molina se enroscou com Jesus que não conseguiu terminar a prova com avarias em seu kart e Molina perdeu várias posições. José Feliciano ( 2º ) levou a melhor na disputa com Marcos Pelli ( 3º ) , que na tentativa de ultrapassagem subiu em Feliciano e foi parar nos pneus, retornando em último até se envolver em outro acidente que acabou com a direçào de prova o desclassificando por atitude anti-desportiva. A categoria Parilla Sênior contou com a presença de 17 pilotos recorde da categoria até agora.

1.
Andréia Octaviano São Paulo
2. José Feliciano São Paulo
3. Karly Koelln São Sebastião
4. Lúcio Pinto São José dos Campos
5. Robert Landgraft São Sebastião

A K R T Motors Club agradece a presença de todos os pilotos que compareceram a esta 6º Etapa, a Prefeitura de Caraguatatuba, Fasp, Softmed, Cine Caraguá, Spinery Soldas, Parilla, PPK, Imprensa Livre, Guara Power, Comella Racing, Revista Racing, Birel Sudam, Mega Kart, Shop Kart, Extinpaul, Os Malas, All Kart, Planet Kart, Crono Speed, Box News, Top Karting e Stúdio A Motel.
(Fonte: PMC

1º Inter Bairros de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Começa no próximo sábado, 4 de setembro, o 1º campeonato Inter Bairros de Futsal. O evento é dividido nas categorias FM (Fraldinha Masculino de 9 e 10 anos); PMM (Pré Mirim Masculino de 11 a 18 anos); IM (Infantil Masculino de 15 e 16 anos) e MM (Mirim Masculino de 13 e 14 anos). Os primeiros jogos acontecem na quadra de esporte do Massaguaçu, no bairro Massaguaçu, a partir das 8 horas. 
Desta competição sairá duas equipes classificadas que disputarão a final, prevista para o dia 12 de outubro. A próxima rodada do campeonato acontece no bairro da olaria, prevista para o dia 11 de setembro.
(Fonte: PMC)

Copa do Comércio

Caraguatatuba - Começou na última terça-feira 30, o IV Torneio de Futsal Integração Copa SESC. Fazem parte do grupo A o supermercado Semar, A.A Promoções, Adil Car, Loja Seller e a Center Trevo. No grupo B está a Lokal, Jd. América, Central Carnes, Sabesp e o supermercado Formigão.
A primeira partida aconteceu no CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves) e a AA Promoções enfrentou o Adil Car e empatou de 5X5, o supermercado Semar disputou com a loja Seller e venceu de 6X3. A próxima rodada acontece no dia 1º de setembro e a Lokal enfrentará a Sabesp e o Jd. América enfrentará a Central Carnes. Já no dia 3 de setembro as disputas acontecem entre a Central Carnes e Sabesp e Jd. América enfrentará o supermercado Formigão. O evento é organizado pela LIFUSAC (????) e tem o apoio da secretaria de Esportes e Recreação, todos os jogos acontecem no CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves).
(Fonte: PMC

Merenda Escolar de Caraguá marca presença em evento em Brasília

Caraguatatuba - Caraguá estará presente no 1º Encontro Nacional de Experiências Inovadoras e Exitosas em Alimentação Escolar. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, em Brasília (DF), sob a organização do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
O município será representado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Diretor da Merenda Escolar, Manoel Vicente da Silva, que coordena a equipe responsável pela alimentação dos estudantes de Caraguatatuba.
O encontro, que reunirá cerca de 300 representantes de vários municípios brasileiros, tem como principal objetivo compartilhar e divulgar as experiências bem sucedidas e inovadoras na execução do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. O convite para a participação da reunião foi feito pelo sr. Daniel Silva Balaban, diretor da DIRAE – Diretor de Ações e Assistência Social, por meio de um ofício do Ministério da Educação. Segundo explicou o diretor da merenda de Caraguá, encontros como este são muito importantes. “Por meio de reuniões como a que acontecerá em Brasília, é que podemos levar nossa experiência e interagir com outros municípios para ampliar nossas expectativas, obter outros conhecimentos, e melhorar ainda mais a merenda escolar do município”. finalizou.
(Fonte: SME/PMC

Aprovado Título Desportista e CAR do Teatro
Sessão contou também com pedido de Comissão Processante contra Dalva Santana

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou Projeto de Resolução e um substitutivo da mesma modalidade, durante a Ordem do Dia da 27ª Sessão Ordinária semanal, ocorrida na noite da última terça-feira, dia 31 de agosto. Durante o Expediente os Vereadores analisaram e rejeitaram pedido de abertura de Comissão Processante contra a Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB). O pedido foi formulado pela ex-assessora da Parlamentar.
Os únicos projetos votados foram os de Resolução. O primeiro, de autoria do Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), cria o Título de Honra ao Mérito Desportista, que será concedido a todo aquele que incentivar, orientar e der apoio efetivo ao esporte amador no município, ou seja, que tenha se destacado no esporte, seja como atleta, praticante ou incentivador.
Outro projeto tem a autoria da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP) e constitui Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) para analisar e propor soluções para as obras do Centro de Treinamento do Professor e Teatro Municipal. Após muita discussão o projeto foi aprovado. A partir de sua aprovação deverá ser montada a Comissão de Assuntos Relevantes, que terá como presidente a Vereadora autora, Leonor Diniz Santos Ferreira, mais 2 Vereadores, que farão o papel de Relator e Membro. A CAR do Teatro, como já está sendo chamada terá 90 dias de prazo, com prorrogação automática por igual período. Durante o Expediente foi apresentado para análise e votação, pedido de formação de Comissão Processante, contra a Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB), feito por sua ex-assessora, Débora Cristina de Andrade. A sessão chegou a ser interrompida por 10 minutos e após isso, os Vereadores votaram pela rejeição do pedido, alegando que processo idêntico encontra-se no Ministério Público e uma decisão política do Parlamento poderia ser diferente daquela que o Judiciário venha a dar. Ainda no Expediente foram lidos e encaminhados 5 projetos para às Comissões Permanentes. Foram votadas e aprovadas 1 Moção e 2 Requerimentos. No intervalo foram lidas 13 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Empresário sofre transtornos por causa da falta do Speedy

Ilhabela - Antes de aceitar convites sobre a disponibilidade do Speedy para acesso a internet, serviço da Telefônica, pode ser interessante se precaver contra transtornos, pelo menos, em termos de esgotamento de paciência e empenhos em vão. Estes problemas já atingiram moradores de Ilhabela. O empresário Fábio Negrini é um deles. 
Ele conta que tudo começou em julho, quando recebeu o primeiro telefonema da Telefônica oferecendo o Speedy, o que ele aceitou, mas até hoje não conta com o serviço e não há previsão para tanto.
Negrini afirma que após comprar e instalar o modem, cumprindo orientação da Telefônica, um técnico da empresa declarou que a área do Perequê, em Ilhabela, está fora do limite de alcance, ou seja, mais de 4 quilômetros da central do Speedy, no centro da cidade. 
Conforme Negrini, em 18 de julho a Telefônica, por meio de telefone, ofereceu o serviço Speedy. “Optei por um dos planos e transferiram a ligação para o setor de auditoria, onde informaram que o Speedy estava disponível para minha região”. Daí a ligação telefônica foi transferida para setor de venda de modem.
Negrini conta que a Telefônica mantém parceria com a Americana.com para a venda do modem. “Fui informado que em caso de não funcionamento do Speedy, este serviço não seria cobrado, e o modem poderia ser devolvido. Ainda não devolvi o modem por falta de tempo; mas ainda não sei se o valor já foi debitado no meu cartão de crédito”.
Negrini explica que, instalado o modem, telefonou para a Telefônica a fim de receber o sinal do Speedy.
“Não funcionou; disseram que mandariam um técnico no prazo de 48 horas; ele chegou em 24 horas e me deu protocolo de cancelamento do pedido, uma vez que o Speedy não funcionaria em razão da distância”.
Negrini afirma que desde o primeiro telefonema da Telefônica para o oferecimento do serviço até a constatação de que o processo foi em vão, foram muitas as ligações que ele fez para o 0800 da Telefônica, informando repetidas vezes nome, RG, CPF, endereço e vários outros dados pessoais.
Negrini ainda afirma que disse ao técnico da empresa o fato de um morador de Ilhabela contar com o serviço Speedy, mesmo estando distante a mais de 4 quilômetros da central. 
“O técnico me disse que isto ocorre por causa de cabo novo; me informou também que não havia previsão de atendimento para a minha área por falta de demanda; sugeriu-me que reunisse um grupo de pessoas para solicitarem o serviço à Telefônica; como se eu tivesse tempo para isto”. 
Negrini também declara que enviou e-mail à Telefônica pedindo providência para a instalação do Speedy, mas a empresa declarou que não havia previsão.
“Pedi que meu nome ficasse em uma lista de espera para quando o serviço ficasse disponível, também negaram; esgotei minha paciência e fiquei frustrado; é difícil evitar ser vítima desta situação provocada pelo monopólio gigantesco”, completa. 
A advogada Keller Cristina Ferreira, assessora jurídica da Prefeitura de Ilhabela e coordenadora do Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor) na cidade, afirma que o Procon ainda não recebeu queixas sobre problemas relacionados ao Speedy da Telefônica.
Ela afirma que em reunião, em São Paulo, com a empresa, teriam sido citadas queixas sobre a falta de alcance do Speedy. “O que temos registrado no Procon de Ilhabela são várias reclamações pertinentes a contas telefônicas”, diz a advogada. 
Ela orienta para que as pessoas que se sentirem prejudicadas por conta da falta do Speedy, formulem a reclamação ao Procon a fim de terem seus direitos garantidos e recuperação de eventuais valores.
O Imprensa Livre, na terça-feira, informou à Telefônica, por meio de sua assessoria de imprensa, que moradores de Ilhabela reclamaram sobre o caso do Speedy. 
A Telefônica solicitou telefone para contato dos reclamantes para que o caso fosse apurado mais rapidamente. Mais tarde, às 17h36, a Telefônica enviou ao Imprensa Livre, por meio de e-mail, a seguinte nota: “A Telefônica informa que a instalação do Speedy depende de avaliação a disponi-bilidade técnica do local. 
O caso informado pelo jornal não se enquadra na área disponível. O cliente está ciente e não terá de arcar com nenhuma despesa. A empresa lamenta qualquer transtorno e coloca-se à disposição por meio da Central de Relacionamento 103, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A ligação é gratuita”. (Fonte: Imprensa Livre)

Tripulação feminina da BL3 lidera o Paulista de Oceano


Ilhabela - A tripulação feminina do BL3(foto) Armação venceu a 4ª etapa do Paulista de Vela Oceânica, em Santos, que foi disputada durante dois finais de semana com 4 regatas. Sob o comando de Ralf Bruder, o BL3 Armação velejou com Valéria Ravani no leme, Cristina Lueth e Juliana Gomiero nas catracas, Marcia Sato na secretaria, Bibiana Carneiro no mastro e Elke Buergers na proa.
No quadro geral das regatas, as meninas tiveram duas vitórias, um segundo lugar e não terminaram uma delas. Assim, continuam na liderança do campeonato, na regra RGS, que prosseguirá com a próxima 4ª etapa também em Santos, em data a ser definida. 
Também estão na briga pelas primeiras posições os veleiros Pipoca e Nosso. 
Windsurf - Após o Campeonato Brasileiro em Fernando de Noronha, Semana do Monotipo de Ilhabela e o Estadual do Rio de Janeiro, os velejadores de Fórmula Windsurf se encontraram em Ilhabela no final de semana. A 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Formula Windsurf, disputada na BL3 Armação, teve vento sul forte no sábado (16 - 22 nós), tornando as regatas bastante desafiadoras. Já no domingo, o vento ficou na casa dos 13 - 16 nós. No total foram oito regatas, com vitória tranqüila de Paulo dos Reis, o Paulão, que se prepara para disputar o sul-americano na Colômbia. Luca Pascolato ficou em segundo e Cid Outi teve em terceiro. Nos estreantes, Kurt obteve sua primeira vitória. A próxima etapa do Circuito Ilhabela deve acontecer nos dias 18 e 19 de setembro. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Porto de São Sebastião amplia capacidade

São Sebastião - A Secretaria de Estado dos Transportes vai inaugurar até o próximo dia 15 a primeira fase das obras de ampliação do Porto de São Sebastião. A conclusão de dois novos 'dolphins' vai permitir o atracamento de navios com capacidade para transportar até 3.500 veículos. A capacidade atual é para o recebimento de navios que transportam até 2.500 carros. Os dolphins são estruturas de concreto armado apoiadas em estacas metálicas que aumentam a capacidade de atracação e amarração de navios de maiores dimensões.
Segundo o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, a conclusão da obra vai permitir a ampliação das exportações por São Sebastião.
"A conclusão dessa fase é importante porque estamos criando alternativas para exportação. O Porto de São Sebastião poderá ser usado pelas montadoras para escoar a produção de veículos para o exterior", disse.
De abril a agosto deste ano, foram exportados 6.602 veículos e 103 caminhões por São Sebastião. Foram investidos na construção dos dolphins R$ 2,3 milhões. O restante da ampliação está orçada em R$ 57,8 milhões. A Volkswagen informou que o Porto de São Sebastião é uma lternativa para a empresa exportar seus veículos. Em média, a Volks de Taubaté usa o porto para exportar por mês entre 1.500 a 2.000 carros para a Argentina. (Fonte: ValeParaibano)

Ação Litoral

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Arborismo Ubatuba

Neste Domingo tem Pirão da Primavera

Ubatuba - Oficina de pinturas, Recreação, Performance, Sarau Literário, Shows musicais, e o musical Boi de Conchas. Convidamos todos para que compareçam no Pirão da Primavera. O convite vai também para todo e qualquer artista que queira mostrar sua arte e seu trabalho. O Pirão é um espaço livre cultural, que acontece na praça Nóbrega, atrás da Cadeia Velha, a partir das 15:00hs. Contamos também com sua presença. Julinho Mendes, Ubatuba, SP.

Sexta Básica Musical


Ubatuba - Este mês a Fundart apresenta o grupo Ctrl Alt Del. Som para os amantes do Rock e Blues. O grupo Ctrl Alt Del, formado por: Gustavo Moassab (vocal), Dario Venturi (guitarra), Giasone Rebuá (baixo) e Celso Gnomo (bateria), apresentará músicas próprias e alguns couvers de nomes consagrados do Rock nacional e internacional.
Nesta sexta-feira, 03 de setembro, Sexta Básica Musical da Fundart, Praça Anchieta, 38 no centro de Ubatuba. O evento terá inicio às 19:00 horas até 22:00 horas. Uma ação cultural, não deixe de prestigiar. (Fonte: Fundart  

Espaço Refazendo Arte

Ubatuba - Elementos da natureza, como troncos, galhos, cascas e espatas de palmeiras, folhas, cachos, sementes, fibras, transformados artesanalmente em peças únicas. Luminárias naturais, arandelas, acessórios femininos, incensários, painéis p/fotos, e o que as formas naturais podem proporcionar com criatividade e arte.
Adelaide Quaglio/ Flávio Bueno, Rua: Fernado Almada A. Barros, 19 V. Sumaré - Fones: (12) 3832-6204 ou 9715-7895 e no Espaço Refazendo Arte, Av. Leovigildo D. Vieira, 638 Itaguá, Ubatuba, SP.
Artigo Topo

Decadência - um fantasma - uma maldição 

Esta cidade, out’ora florescente, hoje, depois da extinção do trafego, caminha para uma decadencia espantosa, no entanto que seu terreno, em grande parte ainda de matta virgem, é fértil e produz o café, a canna, o milho, a mandioca e outros generos; mas a decadencia e falta de braços tem obrigado os fazendeiros a abandonarem as suas fazendas, as quais podem ser obtidas pela quarta parte de seu justo valor. (ALMANAK da Corte da Província do Rio de Janeiro - Pub. 1864) - trecho transcrito no original.

O texto acima foi extraído de uma publicação anual sobre a Província do Rio de Janeiro sob o título de Almanak de Laemmert, à época, a mais importante editora do Império, onde incluía Ubatuba como o XXXV Município daquela Província. Aduz-se daí, a importância da cidade embora relatado como em franca decadência após a extinção do tráfego, o que presume-se após 1826, quando o Brasil e a Inglaterra assinaram tratado que proibia o trafego de escravos no atlântico, mesmo porque a abolição somente veio a partir de 13 de maio de 1888 (Lei Áurea).
Assim, na falta de maiores registros, subtende-se que a cidade agonizou por muitos anos até chegar ao início do século XX, quando não passava de um amontoado de casas em ruínas contornando uma igreja inacabada, uma destruída por um raio e outra demolida para dar lugar a um prédio onde hoje está instalada a Câmara Municipal.
Observando-se o mesmo veículo de informação de seis anos anteriores, vamos ver, pelas instalações e equipamentos relatados como existentes na cidade, uma Ubatuba bem mais ativa comercial e socialmente, embora nos dois relatórios oficiais muitas das pessoas ocupantes de relevantes cargos já haviam morrido ou simplesmente desaparecido de seu posto. Contudo, o último relatório a que nos referimos, além do relato desanimador, é nítido, quando comparados, a decadência caminhando a paços largos.
Por outro lado embora os historiadores de plantão afirmem que o causador da decadência de Ubatuba foi a construção da estrada de ferro Santos - Jundiaí, matando nosso porto exportador e por conseguinte, falindo a estrada de ferro que estava sendo construída de Taubaté para Ubatuba, esta versão, pelo que tudo indica, não foi a real causa da decadência, mesmo porque a onda verde do café estava se deslocando para o oeste do Estado e a crise da rubiácea e a construção da estrada ocorreram após a entrada do século XX, quando a cidade já estava no fundo do poço.
Mas, por que fantasma, por que maldição? Renato Nunes, arquiteto radicado em Ubatuba desde sua juventude pós-escolar, no convívio diário com esta exuberante natureza, inclusive relatada no Almanak de Laemmert de 1864, pelo que diz, em uma de suas noites insones teve um contato virtual com Cunhambebe que por sua vez, demonstrando-se irritadíssimo com a terra que tanto defendeu e foi traído, deitou uma maldição das mais cruéis. Que a cidade não iria para a frente nunca em razão do povinho que habitaria por aqui. É mais ou menos aquela piada de Deus quando criou o mundo e excepcionalmente o Brasil.
Esta matéria, embora de cunho presumidamente informativo, tem como segundo objeto propor uma reflexão. Estamos nas vésperas de uma eleição municipal e com ela a possibilidade de lembrarmos da estória do Renato Nunes ou mesmo, o relatório de Laemmert de 1864.

Herbert José de Luna Marques
Ubatuba, SP

Crônica Topo

Manhã de setembro

Setembro chegou, luminoso, radiante, esperançoso, repetindo o ciclo anual que permeia a vida dos humanos. Sempre que o fim do ano se aproxima as pessoas se enchem de afazeres voltados para as festas, para as férias, para o verão. 
Os jovens sentem o calor do Sol como um sinal para liberar os hormônios, as emoções e as ações. Para eles abrem-se infinitas perspectivas, novos amigos, novos amores, novas descobertas. Os mais velhos, que já passaram por esse palco, preferem o recolhimento, querem se reunir com a família e com os amigos, já não há tantas descobertas a fazer. Há que consolidar laços. 
Nos finais de ano nossa alma se enche de expectativas, embora no fundo a gente saiba que nada vai mudar. No Hemisfério Norte a chegada do mês de setembro é saudada de forma diferente, lá o verão está indo embora, deixando saudades, lembranças, esperanças, frustrações e algumas cicatrizes. 
O advento do outono, com toda a beleza e esplendor que o caracteriza, vem acompanhado do frio e da escuridão, os dias ficam mais curtos e a alma mais sensível, mais introspectiva. Hoje lembrei-me de uma canção que fez muito sucesso no final dos anos 60. Bastava ligar o rádio e logo o conjunto Gary Lewis and the Playboys se apresentava, “I’ll see you in September, when summer is gone”. 
Há dias de melancolia, o que fazer? Esperar, geralmente passa!

Sidney Borges 
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Abandono Total do Bairro - Tenho apartamento a mais de 10 anos no Jardim Anchieta mais propriamente na Av. das Bandeiras com a Rua João Ramalho, anos que sofremos com as ruas completamente esburacadas e com as águas formando bacias e poças intrafegáveis diversos prédios jogam suas águas no meio da rua , isto é uma situação complicada pelo abandono.
Quando chove fica tudo alagado, pois na á natural das águas, não tem nem por onde caminhar.
Já estive na prefeitura no setor de obras com eng. Vital, falei varias vezes por telefone com o sr. Napoleão que prometeu mandar uma maquina para fazer o escoamento natural providenciando a saída natural para as águas evitando das mesmas na ficarem mais represadas,
SOLUÇÃO simples e barata de serem feitas, por que a prefeitura não toma uma providencia pois o Jardim Anchieta da Praia Grande tem um grande numero de apartamento que contribui com o IPTU da nossa querida e amada UBATUBA.
Aproveito para solicitar a colocação de placas com os nomes das ruas do Jardim Anchieta pois é inexistente as placa de nomes de ruas no bairro ,É um direito de cidadania que deve ser providenciado.
Tenho até medo em pensar como vai ficar o Jardim Anchieta com as chuvas de setembro. Um forte abraço a todos.

Wilson Ambrósio
Ubatuba, SP

Ongs ambientalistas promovem encontro com candidatos em Caraguatatuba – As organizações não governamentais Instituto Ambiental Ponto Azul, Instituto Onda Verde e Vale-Verde Associação de Defesa do Meio Ambiente, participes do Fórum Coletivo das Entidades Ambientalistas do Litoral Norte, com apoio das Faculdades Integradas Módulo, promovem no dia 5 de setembro de 2004, no auditório da Faculdade, encontro com os candidatos a prefeito do município para conversa informal sobre temas ambientais afetos à cidade de Caraguatatuba. Os três candidatos confirmaram presença.
O programa do evento prevê duas rodadas de perguntas. Na primeira delas serão sorteadas perguntas formuladas pelos organizadores do evento e sociedade civil, a serem respondidas em ordem alfabética de nome dos candidatos. Na segunda rodada os convidados poderão dirigir perguntas ao candidato de sua escolha. Todas as perguntas ou temas terão tempo limitado para resposta. O encontro cívico não tem conotação político-partidário, nem de debate entre os candidatos, objetivando tão somente discutir questões de natureza ambiental e suas afetações na qualidade e padrão de vida dos munícipes. Contará ainda com a presença de um moderador, responsável por dirigir os trabalhos sendo os cidadãos presentes convidados dos organizadores.

Ligia Moammar
Comissão Organizadora
Caraguatatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Itaguá

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor