Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 10 de setembro de 2004 - Nº 1115 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Dia Mundial de Limpeza das Praias acontece na próxima semana
Resultados positivos no Ecoadventur Mata Atlântica

Caraguatatuba
Caraguá atinge meta em vacinação infantil
Morador ameaça fechar a Rio-Santos
Prefeito é homenageado por sua dedicação à cultura
Projeto de Turismo de Caraguá é apresentado durante reunião no Ceprolin
Caraguá prolonga vacinação anti-rábica
Vigilância Epidemiológica de Caraguá é premiada
Caraguá recebe visita de franceses
Concerto de Violões Cordas Caiçaras

Ilhabela
-

São Sebastião
Roubo na Balsa: Polícia usa satélite em investigação
Presidente estadual do PSDB visita PJ e critica ‘onda de denúncias’
São Sebastião define controle da orla
Fundo Social recebe doação
Prefeito de Caraguá fala de administração nas Faculdades São Sebastião
Inscrições de 1ª à 8ª série

Ubatuba
Defesa Civil ganha duas novas viaturas e alerta contra incêndios
Instituições de meio ambiente e turismo querem compromissos de candidatos a prefeito
Canto de praia e avenida ganham iluminação
Educação entrega reformas de escolas em setembro
Festa popular resgata canoagem
Rodovia terá trânsito alterado após feriado
Ubatuba é Campeã - Academia OCTAGON
Ubatuba inicia asfalto do centro
Palestra de Atendimento ao Cliente
Carta Aberta ao ex-Secretário Municipal de Turismo, ex-Diretor Presidente da Comtur e ex-Foragido da Justiça Sérgio Luiz Alves Carvalho

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Dia Mundial de Limpeza das Praias acontece na próxima semana
O Instituto Terra & Mar coordenará evento no Estado de São Paulo. Voluntários ainda podem se inscrever

Litoral Norte - O Instituto Terra & Mar, em São Sebastião, que atua no Litoral Norte, coordenará a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 2004”, em todo Estado. 
O programa será desenvolvido no próximo dia 18, sábado, a partir das 9h. Trata de um evento internacional destinado à educação ambiental por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma organização não governamental norte-americana.
Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, voluntários de todas as partes do mundo vão às praias coletar o lixo depositado por banhistas e por navios em mar ou rios. 
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias tem tido participação crescente de voluntários.
Em 2003, cerca de 100 países e mais de 450 mil voluntários contribuíram com o programa, limpando 28 mil quilômetros de praias e coletando cerca mais de 3 mil toneladas de lixo. No Brasil, em 2003, 9.500 voluntários de 11 estados brasileiros (AM, PA, PI, CE, RN, PE, AL, BA, RJ, SP, RS) coletaram cerca de 50 toneladas de lixo nas praias.
Participantes 
A oceanógrafa Shirley Pacheco de Souza, diretora do Instituto Terra & Mar, explica que no Estado de São Paulo participarão 13 municípios litorâneos (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia, Ilha do Cardoso) e dois interioranos (Brotas e Dourado). 
Serão 3.400 voluntários de 80 entidades em mutirão ao longo de 100 praias, margens de rios e cachoeiras. 
Algumas das ONGs e instituições que estarão coordenando o evento em cada município são: Associação Somos Ubatuba (Assu), Associação Cunhambebe, Associação Caiçara Juqueriquerê (Acaju), Instituto Peabirú, Associação de Amigos do Meio Ambiente (AMA), Unimonte, Centro de Estudos sobre Encalhes de Mamíferos Marinhos (CEEMAM), Escola Técnica Estadual Adolpho Berezin, ECOSURFI, Grupo Ecológico Guaraú (Greg), Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec), Movimento Rio Vivo e Instituto Bioma. 
Para os voluntários inscritos previamente serão fornecidos sacos de lixo, luvas, camisetas e água mineral, sob patrocínio da Coca-Cola, Transpetro, Sabesp e de comerciantes.
Os interessados em participar como voluntário devem em contato com os coordenadores de cada município, por meio de consulta no site www.terraemar.org. (Fonte: Imprensa Livre)

Resultados positivos no Ecoadventur Mata Atlântica 

Litoral Norte - Evento mostrou que a união dos quatro municípios do Litoral Norte de São Paulo é o caminho para o desenvolvimento do ecoturismo e turismo de aventura de forma sustentável. 
Encerrou-se na última terça-feira, 07 de setembro, em Caraguatatuba, o Ecoadventur Mata Atlântica, evento voltado para promoção e desenvolvimento sustentável do ecoturismo e esportes de aventura dos municípios do Litoral Norte de São Paulo que foi uma iniciativa da ONG Caraguatá com o patrocínio da Nestlé e que teve organização da C. B. Cavalcanti Marketing e Comunicação. O Sebrae SP, Prefeitura de Caraguatatuba e a Rede TV Vanguarda deram um grande apoio ao evento. Durante os seis dias, 25 mil visitantes percorreram os corredores do evento.
Na sessão de encerramento estiveram presentes: o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica Mário Mantovani, o Tenente da Polícia Ambiental Sonevald, o organizador do evento Carlos B. Cavalcanti, o presidente da ONG Caraguatá Pedro Raymundo e o Pesquisador cientifico Dr João Evangelista de Mello Neto.
Dr João Evangelista de Mello Neto afirmou que o evento obteve pleno êxito. "Foi lançada a semente para outros eventos futuros no Litoral Norte, junto à sociedade e empresários do ecoturismo, discutindo assuntos para o desenvolvimento sustentável".
Mário Mantovani demonstrou a satisfação em finalizar o evento exatamente no dia 07 de setembro. "Somos nós que vamos fazer o 07 de setembro existir de verdade, o que é essa independência para a gente? Nosso ato cívico é ouvir a natureza. Temos que deixar o país melhor do que encontramos. Qualquer um pode estar fazendo um pouco, basta gostar de meio ambiente e com o ecoturismo, cada vez mais gente está indo para a natureza o que é muito importante, pois quem não convive não protege".

Balanço geral do evento - O Ecoadventur Mata Atlântica contou com 20 expositores no Pavilhão principal, além de duas tendas específicas: Tenda da Aventura - que reuniu empresas de Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilha Bela que trabalham com esportes de aventura e a Tenda das ONGs - que contou com a presença dos voluntários do GAC - Grupo de Apoio Civil, da Polícia Ambiental e do Corpo dos Bombeiros.
No ENPRO-ECO (Encontro Nacional Pró Ecoturismo na Mata Atlântica) foram realizadas 25 palestras de especialistas das áreas de meio ambiente, turismo e esportes de aventura. Foi a primeira vez que grandes nomes do mercado como Renato Cunha, João Allievi, Mário Mantovani, entre outros estiveram reunidos para discutir os problemas e apresentar soluções voltadas fundamentalmente para uma micro região como o Litoral Norte.
O organizador do evento, Carlos B. Cavalcanti, afirma que o modelo do Ecoadventur Mata Atlântica foi extremamente positivo. "Nesta primeira edição aliamos o conhecimento à exposição. Os visitantes puderam, num mesmo espaço, ter acesso a informações e a cases importantes", explica.
Cavalcanti acredita na união dos municípios daqui para frente. "O evento mostrou que é possível pensar no Litoral Norte como um todo. Os receptivos perceberam que mais do que competir podem estar ajudando uns aos outros", afirma.
Pedro Raymundo, presidente da ONG Caraguatá, parceira na realização do evento, disse que o fato do Instituto Florestal sair de suas Unidades de Conservação para conversar com a população foi um dos maiores ganhos. "Na Mesa Redonda que contou com a presença dos diretores dos Parques Estaduais do Litoral Norte conseguiu-se uma abertura que era desejada há muito tempo. Os diretores disponibilizaram a discussão de questões que até então eram praticamente de caráter sigiloso", declara. "Foi fundamental a presença de ambientalistas que vieram doar seus conhecimentos, dando um ótimo recado para oportunistas e degradadores", complementa.
Cavalcanti destacou que a contribuição do poder público é fundamental para que ações como o Ecoaventur Mata Atlântica sejam realizadas unindo a comunidade e a iniciativa privada, entendendo que a responsabilidade social fomenta a melhoria da qualidade de vida. "O que a Nestlé fez ao patrocinar este Projeto demonstra a grande preocupação que a empresa tem quanto à responsabilidade social", disse.
O coordenador do FERA Caraguá - Festival de Esportes Radicais e de Aventura - Pedro Cavalcanti que também participou da administração do evento durante os seus dias de funcionamento mostrou-se satisfeito nos resultados das palestras proferidas. "As palestras foram idealizadas visando atender as necessidades tanto do setor empresarial quanto da informação do esporte em si. A palestra do proprietário da Caiaker, Ennio Roba é um exemplo. Ele abordou desde o panorama da canoagem para situar o visitante até as possibilidades do negócio em si", declarou. Pedro também destacou a importância das palestras voltadas à questão da segurança. "A presença de palestrantes como Silvia Basile, Marcelo Vazzoler, entre outros, trouxe uma grande riqueza de informações aos visitantes para melhor conhecerem seus direitos como consumidores de turismo e ecoturismo".
A edição do ano que vem já está confirmada. O Ecoadventur Mata Atlântica 2005 acontecerá em setembro de 2005. 

Fórum Virtual e Concurso de Redações - O Fórum Virtual e o Concurso de Redações que aconteceram paralelamente ao evento também obtiveram resultados interessantes. Dentre as dezenas de projetos recebidos no Fórum, os dois escolhidos são complementares: um visa implementar o turismo nas Unidades de Conservação e o outro apresentou sugestões para que se possa utilizar essas Unidades sem prejudicá-las. Já o Concurso de Redações mostrou que as escolas abrirão mais espaço para as crianças interagirem nas questões ligadas ao meio ambiente.

Balanço dos expositores - Muitos expositores demonstraram satisfação em participar do Ecoadventur Mata Atlântica. A Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, ficou muito satisfeita com o resultado conquistado. "Realizamos sorteios de hospedagens, o que nos possibilitou levantar um mailing potencial de aproximadamente 1000 contatos para trabalhos posteriores", declarou a presidente da Associação, Marília S. Machado.
A Revista ADVENTURE, publicação especializada no segmento de ecoturismo e turismo de aventura presente no evento, parceira da ONG Caraguatá na organização do evento, surpreendeu-se com a quantidade e qualidade de visitantes em seu estande. "Fico feliz e honrado de participar de algo que uniu tantas pessoas capazes e importantes que trabalham e se dedicam ao crescimento de um ideal", afirmou o diretor da publicação, Fernando Oller. "Como resultados efetivos acredito em dois potenciais anunciantes", complementou. O estande da publicação distribuiu 5000 revistas.
"Julgamos a participação em eventos como esse, de muita importância para a divulgação de nossas atividades e conscientização de uma exploração econômica responsável dos recursos naturais, principalmente a preservação da Mata Atlântica", disse o presidente do Jeep Clube Tamoios, Eduardo de Pereira Junior.
O idealizador-fundador do GAC, Luiz Carlos dos Santos, disse que o evento superou suas expectativas. "Pudemos fazer chegar até a população a importância do nosso trabalho. Além disso, novas adesões ao grupo e promessas de apoio foram discutidas". (Fonte: O Guaruçá)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Caraguá atinge meta em vacinação infantil

Caraguatatuba - O Ministério da Saúde prolongou até o dia 10 a campanha de vacinação contra a Poliomielite e Tríplice Viral. Caraguá apesar de ter atingido a meta estadual, também estará aplicando as doses das vacinas em todas as unidades de saúde. O objetivo é que 100% das crianças com idade de 0 a 5 anos sejam vacinadas 
Caraguá vacinou 99,18% de crianças com idade de 1 a 4 anos contra o sarampo (tríplice Viral) e 99,70% com idade até 5 anos contra a poliomielite. Um total de 6.469 crianças receberam a vacina Tríplice Viral e 7.994 receberam a vacina contra a Poliomielite.
A campanha foi prorrogada até o dia 10, pelo Ministério da Saúde, porque alguns municípios não atingiram a meta estadual de vacinar 95% das crianças. Caraguá, apesar de estar acima da meta, também aderiu ao prolongamento da campanha e espera vacinar 100% das crianças do município. No total serão 6.522 doses contra o sarampo e 8.018 contra a pólio. O objetivo é que nenhuma criança deixe de receber as doses das vacinas.
Segundo a enfermeira responsável, Eliene Maria de Lima Santos, a meta é possível. “Basta que as mães se conscientizem e não esqueçam de levar seus filhos para receber a dose da vacina na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa”. PMC

Morador ameaça fechar a Rio-Santos

Caraguatatuba - Associação dos Moradores dos Bairros Cidade Jardim, Canta Galo e Martin de Sá pretende interditar a rodovia Rio-Santos no dia 26 das 9h às 12h em protesto contra a não implantação pelo DER (Departamento de Estrada de Rodagem) de uma rotatória de acesso ao bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba.
No acordo feito entre a associação, Ministério Público, prefeitura e DER, que garantiu a retomada das obras, paralisadas desde abril, teria ficado acertado que a Prefeitura e o DER buscariam uma alternativa técnica para garantir o acesso ao bairro, o que acabou não ocorrendo.
O engenheiro do DER Silas de Oliveira confirmou ontem que não será possível atender a reivindicação dos moradores. Pelo projeto do DER, para acessar o bairro, os moradores terão que utilizar uma rotatória nas proximidades do Hospital São Camilo.
O empresário Marcos Salomão disse que devido ao impasse pretende mudar sua firma para Ubatuba. "O projeto original, além de prejudicar os moradores, prejudica também os comerciantes." VALE

Prefeito é homenageado por sua dedicação à cultura
Desfile cívico exalta o esporte

Caraguatatuba - O esporte foi dignamente reverenciado no desfile cívico de 7 de setembro, que levou mais de 5 mil pessoas para Avenida Geraldo Nogueira. O tema ‘Caraguá: cidade dos esportes – um presente para o futuro’ foi exaltado pelos 70 grupos participantes. Além de mostrar o esporte de maneira cultural e educativa, o tema deste ano celebrou os Jogos Regionais, sediados por Caraguá, e os Jogos Olímpicos de Atenas.O hasteamento do pavilhões aconteceu no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, com a apresentações musicais do Água Viva Coral e da Banda Municipal Carlos Gomes, além da presença de autoridades, secretários municipais, vereadores, entre outros. Durante a solenidade, a presidente da Fundação Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), enfatizou que o dia 7 de setembro deve ser comemorado todos os dias, já que simboliza a independência do Brasil, fato de grande importância para todos nós. 
Moradores e turistas foram presenteados com o sol, que iluminou ainda mais o desfile. O ponto alto foi a homenagem feita pela Fundacc ao prefeito, com a entrega de uma medalha de ouro, representando simbolicamente o prêmio para o campeão da cultura, apoio merecido para quem valorizou e incentivou a cultura e as artes durante todo o seu mandato. 
O desfile da Fundacc apresentou os projetos e oficinas culturais que a cidade desenvolve atualmente, como o Projeto Guri, Educação Continuada da Terceira Idade, Corpo de Baile, grupos de Moçambique, Puxada de Rede, os Bonecões, entre outros. O destaque foi a canoa a pano, que levou dois dos mais antigos pescadores da cidade, revivendo momentos da história da pesca artesanal, com a canoa que era utilizada há muitas décadas.
Para o prefeito Antonio Carlos da Silva, este foi o melhor desfile em homenagem à independência. Ele considerou o desfile uma apresentação equivalente à prestação de contas, já que mostrou tudo o que é feito pela Prefeitura. ‘Foi um fechamento de todo trabalho realizado’, comentou o prefeito.
O público também pôde conhecer um pouco do que é feito pela secretaria de Assistência Social, que apresentou todos os projetos sociais, entre eles o ‘Aprender e brincar é só começar’, ‘Xadrez na biblioteca’, ‘Fortalecendo a família’, ‘Vivendo e Aprendendo’, Lar Cinzel, Casa Beija-flor, entre outros. Já a Fundação Cultural apresentou 
Além da apresentação de todas as secretarias municipais com seus projetos, o desfile contou a presença de escolas da rede pública municipal e estadual, e particulares, e diversas entidades como Apae, Centro do Professorado Paulista, Grupo de Ação Livre Albatroz, Associação de Combate ao Câncer, Escoteiros, Associação de Guardadores de Carro, Sabesp, 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava, Batedores da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Ditran, Praimar, Sabesp, DER, entre outros. 
Cada escola ou entidade representou uma modalidade esportiva. Uma das atrações foi fanfarra da EMEF "Prof. Alaor Xavier Junqueira", do Travessão, e uma novidade foi a participação da escola de Educação Infantil Casulo, com sua fanfarra infantil. (Fonte: PMC)

Projeto de Turismo é apresentado durante reunião no Ceprolin

Caraguatatuba - O projeto “Turismo, Cultura e Meio Ambiente: as belezas da cultura caiçara”, desenvolvido em Caraguatatuba a partir do Programa Aprendiz de Turismo, por meio de uma parceria firmada entre a AVT-BR – Academia de Viagens e Turismo e USP, foi apresentado no auditório do Ceprolin, pela coordenadora do projeto, a supervisora Gislene Angélica Conceição, e pelos alunos participantes do programa, que envolve 210 alunos de sete 8º anos das EMEF’s dos bairros Getuba, Casa Branca e Massaguaçú, pertencentes à rede municipal. A professora Karina Soares, que desenvolve o trabalho com os estudantes também participou da apresentação, onde estiveram presentes os Secretários de Turismo, Paulo Noronha, Educação, Roseli Morilla, Assistência Social, Ana Carolina Muri Simões Stringari, supervisoras de ensino da SME, diretores de escola, professores, alunos, o proprietário da Oficina de Turismo, Ricardo Gaspar, o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, e pescadores da comunidade do Porto Novo, srs. Pedro e Pimenta. 
A Secretária de Educação Roseli Morilla abriu o encontro falando da importância desse projeto para a cidade. “Esse trabalho dos alunos é muito importante, estamos apostando nele para que cresça e que seja conhecido não pelo prêmio, mas pelo desenvolvimento e disseminação desse projeto, que tem a participação de jovens que, graças a iniciativas como essa, hoje são mais conscientes e participativos”, explicou.
A coordenadora do trabalho, Gislene, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio de todos os pescadores envolvidos com o projeto, moradores do Porto Novo, ACAJU, SME, alunos, AVT e USP e empresas que apóiam o prêmio Aldo Papone, do qual Caraguatatuba foi vencedora com este projeto de turismo com base comunitária.
“Os alunos criaram agências fictícias e, a partir disso, fizeram pesquisas de campo e planejaram ações para o bairro do Porto Novo que visam melhorar as condições turísticas preservando o meio ambiente”.
A aluna Débora, do 8º ano da EMEF do Getuba, explicou o objetivo do projeto ao público presente. “Nossa principal tarefa é trazer benefícios à comunidade, receber bem os turistas e preservar o meio ambiente. Uma de nossas ações foi sugerir a ampliação do espaço para ônibus no terminal turístico do Porto Novo e instalar duchas”, disse. O estudante José Gentil, da EMEF do Casa Branca, também teve boas idéias junto ao seu grupo, para melhorar o terminal. “Nossa proposta é distribuir lixeiras e tornar o local mais atrativo, porque quando o turista chega, não há muito o que fazer no espaço. Seria ideal reformar a quadra existente, fazer um campo de futebol e ter guias turísticos à disposição para mostrar o bairro do Porto Novo. Outra idéia foi fazer um aquário com a fauna e flora da região para que os turistas conheçam nossas espécies”, enfatizou José Gentil.
Além da apresentação e depoimento dos estudantes, o público presente pôde conferir duas músicas no estilo “Rap” que falam da importância na preservação da natureza.
No encerramento do trabalho, o prefeito Antonio Carlos da Silva fez o uso da palavra e cumprimentou os alunos e equipe pelo desenvolvimento do trabalho. “Eu acredito que pela Educação nós podemos mudar o mundo. Não dá para fazer tudo, mas temos a certeza que em 6 anos de história na Educação, fizemos o possível para proporcionar um ensino de qualidade para os alunos de Caraguá. Nossa rede conta hoje com 92% de professores com Nível Superior, e além de todos os projetos temos a Informática nas escolas, que tornará nossos alunos de hoje cidadãos muito diferentes e com melhores chances daqui 10 anos. Um projeto como esse que tem como objetivo desenvolver o turismo é de grande importância para a cidade, porque nossa cidade é turística e precisa de união com a iniciativa privada, que hoje representa 60%, para alavancar o turismo na região. Se tivermos a participação de todos, inclusive da Associação Comercial, Associação de Hotéis e outras organizações, conseqüentemente nossos filhos e netos terão uma qualidade de vida muito além de nossas expectativas, e eu acredito que quando nos envolvemos e vestimos a camisa, o universo conspira em nosso favor”, finalizou.
Vale lembrar que esse projeto será apresentado pela supervisora Gislene, que representará a Educação Municipal em Frankfurt, na Alemanha, no mês de novembro, por ter conquistado o prêmio Aldo Papone. (Fonte: PMC)

Caraguá prolonga vacinação anti-rábica

Caraguatatuba - Foi prolongada até o dia 17, sexta-feira, a campanha de vacinação anti-rábica promovida pela secretaria de Saúde de Caraguatatuba. As pessoas que ainda não vacinaram seus animais poderão recorrer aos postos volantes 
nos bairros da cidade 
A Secretaria de Saúde, por meio da seção de Zoonoses, prolongou até o dia 17, sexta-feira, a campanha de vacinação anti-rábica. A campanha teve início no dia 3 de agosto em todos os bairros do município, e se encerraria no dia 3 de setembro, mas devido a baixo índice de animais vacinados, o setor de Zoonoses da prefeitura resolveu prolongar a campanha por mais uma semana.
Até o momento já foram vacinados 17.600 cães e 1.770 gatos, num total de 19.370 animais. O valor está abaixo da meta em relação ao ano passado. 
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Guilherme Garrido, as pessoas que ainda não vacinaram seus animais poderão vaciná-los nos postos de vacinação volantes, nos bairros da cidade. Quem não teve condições de levar seus animais para serem vacinados deve entrar em contato com o setor de Zoonozes pelo telefone (12) 3883-3939/3882-5025. O setor providenciará a visita à domicílio para as pessoas que têm dificuldades para levar seus animais para serem vacinados.
Ele alerta ainda que os gatos precisam ser vacinados, assim como os cães, poi eles correm o mesmo risco de se contaminarem com a Raiva, uma doença contagiosa que mata tanto o animal quanto o homem. (Fonte: PMC)

Vigilância Epidemiológica de Caraguá é premiada

Caraguatatuba - A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba, Luciana Fadel Locatelli, recebeu no dia 1º de setembro o prêmio “Intensidade de Busca Maior de 70%”. A premiação aconteceu no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2004. 
O prêmio foi ganho pela pesquisa de Sintomático Respiratório maior de 70% e foi entregue pela Dra. Vera Galessi, coordenadora CVE Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Saúde do Estado de São Paulo. Durante o Fórum, que acontece uma vez ao ano, aconteceram palestras, premiações e avaliações dos municípios. Além da entrega do prêmio “Intensidade de Busca Maior de 70%”, houve entregas de outros prêmios na área da saúde.
A pesquisa do Sintomático Respiratório é feita nas Unidades Básicas de Saúde pelo setor de Pneumologia, com pacientes que apresentam tosse e febre há mais de 3 semanas. Para esses pacientes é solicitado o exame de escarro (pesquisa do bacilo de koch no escarro).
Segundo a enfermeira Luciana, estima-se que 1% da população seja sintomática respiratório, e que esta parcela deva ser investigada quando apresentar os sintomas. 
Ela disse ainda que taça equipe do programa Saúde da Família foi capacitada para aprender a abordar e procurar esses sintomas. Para comemorar o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, no dia 17 de novembro do ano passado, as equipes participaram de um curso de capacitação, ministrado pela médica pneumologista Edinalva Maria Mendonça. “Grande parte deste prêmio deve-se ao esforço das equipes de Saúde da Família, área de Tisiologia, Vigilância Epidemiológica e Laboratório Central. “
Em 2003 foram solicitados 1.036 exames de escarros, com 82 casos 
positivos. No período de janeiro a julho de 2004 foram realizados 519 exames sendo 28 positivos. O tratamento da tuberculose é gratuito na rede pública. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe visita de franceses
Aventureiros franceses visitaram Caraguá na terça-feira, 07, onde permaneceram até a quarta-feira, 08. Quatro amigos estão dando a volta ao mundo de bicicleta e Caraguá fez parte do roteiro. 

Caraguatatuba - Passaram em Caraguá, na última terça-feira, 7, quatro franceses que estão dando a volta ao mundo de bicicleta. Os aventureiros, que há um ano saíram de Paris - França, com o objetivo de conhecer o mundo de uma maneira diferente, escolheram Caraguá como parte do roteiro. Os amigos já visitaram vários países, e estão à pouco tempo no Brasil. Antes de passarem por Caraguá, eles passaram pela a cidade de São Paulo, o roteiro São Paulo - Caraguá levou três dias.
Os amigos Fredéric Pineau, Matthieu Bardin, Matthieu Marquenet e Elénore Auvoux disseram que gostaram muito da cidade. Segundo eles, Caraguá além de ser bonita, é hospitaleira.
Na quarta-feira, 08, eles seguiram para o Rio de Janeiro, caminho que levará 10 dias para chegar. Do Rio de Janeiro, eles seguem para a África. Para completar o percurso e voltar para a França, os ciclistas terão mais três meses de viagem.
O grupo viaja de cidade em cidade em suas bikes, levando na bagagem, comida, objetos pessoais, equipamentos, primeiros socorros e barracas, onde ficam acampados nas cidades que visitam. Os amigos moram em Paris e resolveram sair de bicicleta conhecendo o mundo. Eles recebem ajuda de patrocinadores. Para saber mais sobre estes aventureiros, acesse o site www.3velos.com 

Concerto de Violões Cordas Caiçaras
Apresentação de violonistas de Caraguá e Itanhaém dia 11 na Fundacc

Caraguatatuba - A Fundacc e a Associação Amigos da Orquestra de Câmara de Violões, apresentam no dia 11 de setembro a Noite das Cordas Caiçaras no Auditório da Fundacc às 20 horas, com entrada franca. Nesta noite, apresentam-se a Orquestra de Câmara de Violões Cordas Caiçaras, de Caraguatatuba, sob a condução de Eduardo Fróis e a Orquestra de Violões de Itanhaém.
A Orquestra de Violões Cordas Caiçaras, formada em setembro de 2003, tendo como integrantes alunos e ex-alunos das oficinas culturais da Fundacc vem realizando concertos muito aplaudidos pelo público da cidade e em seu repertório apresenta o melhor da música erudita e popular.
A outra atração da noite, a Orquestra de Violões de Itanhaém, é composta por 17 jovens violonistas da cidade, que buscam a valorização da arte e vão apresentar vários estilos musicais; da Bossa Nobva de Jobim aos grandes temas das telas de cinema, passando também por compositores famosos, como Garoto, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento.
O evento conta com apoio cultural da AMAI – Associação de Moradores do Indaiá e Sindicato do Comércio dos Empregados de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop


Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Roubo na Balsa: Polícia usa satélite em investigação

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião recorreu a fotos de satélite dos bairros de Caraguatatuba para tentar localizar o cativeiro onde ficaram a mulher e o filho do encarregado de arrecadação do Terminal da Balsa durante o feriado. Os bandidos mantiveram as vítimas reféns e roubaram R$ 123 mil.
As fotos foram solicitadas à prefeitura na manhã de ontem. A partir do depoimento do encarregado, ocorrido na quarta-feira e que durou 4h30, a Polícia Civil obteve informações que poderão levar à localização do cativeiro.
Ontem pela manhã, uma equipe de investigadores percorreu várias ruas de um bairro da região sul da cidade. Segundo o delegado Múcio Alvarenga, o uso das fotos pode agilizar a localização da casa.
A polícia já conseguiu várias pistas, entre elas, detalhes da casa e o prefixo do celular dos assaltantes. Segundo a polícia, 10 pessoas teriam participado do roubo. VALE

Presidente estadual do PSDB visita PJ e critica ‘onda de denúncias’

São Sebastião - O presidente estadual do PSDB, deputado federal Antônio Carlos Pannunzio, participou ontem à tarde de uma reunião no comitê central do candidato à reeleição, Paulo Julião. Ele criticou a postura de alguns grupos políticos, o que caracterizou como ‘onda de denúncias’. 
“Não serão denúncias vazias, acusações estéreis, que tirarão um gigante do combate. A presunção da inocência é um direito constitucional, ou seja, se alguém me acusa de alguma coisa, tem que provar. Estão tentando inverter esta regra aqui no Brasil, e os políticos são as primeiras vítimas”, manifestou o deputado.
Pannunzio disse que o PSDB é um partido que fez história na região. “O governador quer continuar com as parcerias e acredito que a luta nesta eleição não será tão árdua, pois quem votou no Geraldo Alckmin, vai votar no Paulo Julião”, concluiu.
O prefeito lamentou os casos ocorridos nos últimos meses que envolveram seu nome e também criticou alguns veículos de comunicação. “Vamos ganhar a eleição com apoio do governador e dos nossos partidos aliados”, finalizou. 
O secretário geral do PSDB, Evandro Luiz Losacco, também participou do encontro, que contou com a presença de candidatos a vereadores, presidentes de partidos, vereadores da bancada governista e do candidato a vice Marquinho Souza. IMP

São Sebastião define controle da orla
Câmara analisa projeto de convênio que transfere para prefeitura a administração da área

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião decide na próxima terça-feira se ratifica ou não o convênio firmado entre o Executivo e o Ministério do Meio Ambiente e Planejamento, que prevê a descentralização da fiscalização de imóveis e terrenos sob o domínio da União. Atualmente, o monitoramento é feito pelo órgão federal.
Se aprovada, a parceria [assinada em Brasília no dia 24 de agosto] renderia aos cofres públicos o repasse de até 50% da taxa cobrada pelo SPU (Serviço de Patrimônio da União).
Com a assinatura do convênio, funcionários do ministério já providenciaram a capacitação técnica de profissionais da prefeitura, sociedade civil e entidades ambientais.
O dinheiro proveniente do repasse da taxa seria aplicado no embelezamento da orla.
"Em um primeiro momento é isso, mas ainda não discutimos. O melhor é que a cidade receberá uma parcela maior de receita", disse ontem o prefeito Paulo Julião (PSDB).
O convênio cede esta autonomia aos municípios porque o SPU conta com defasagem de pessoal para fazer a monitoração.
De acordo com o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino (PTB), o projeto de lei vem sendo analisado pelas comissões da Casa.
"Se estiver correto, votamos. Isso deve acontecer na próxima sessão [terça-feira]", explicou.
São Sebastião e Caraguatatuba são as primeiras cidades do litoral norte a aderirem ao 'Projeto Orla - Gestão Integrada da Orla Marítima', que tem o objetivo de proporcionar aos municípios a capacidade de decidirem sobre seu patrimônio paisagístico e fomentar a preservação de áreas. Os próximos devem ser Ilhabela e Ubatuba.
CASO ENESS - O vereador Erwin Mota(PTB), que preside a CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apura possíveis irregularidades na contratação da Eness Construtora pela Prefeitura de São Sebastião, informou que o relatório final dos trabalhos será apresentado à Câmara no próximo dia 22.
Mota decidiu cancelar os depoimentos de Edney Simões e Vantuil Ferreira, solicitados pelo prefeito Paulo Julião (PSDB), devido a dificuldades em localizar os dois.
A CEI teve início no dia 11 de maio, a partir de duas ações judiciais que questionam a contratação da Eness pela Prefeitura.
Um total de 24 pessoas foram ouvidas pelos vereadores membros da CEI. O prefeito foi a última pessoa a depor na CEI.
Julião negou qualquer irregularidades na liberação de obras pela prefeitura à Eness, que tem entre seus sócios, seu genro, Marco Caldeira. (Fonte: ValeParaibano)

Fundo Social recebe doação

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião recebeu ontem, quinta-feira, dia 9, parte dos alimentos arrecadados durante a 14ª festa do grupo Haofa, realizada no final de agosto no Canto do Mar. Este grupo é formado por moradores da Costa Norte que buscam, nas suas atividades, realizar ações voltadas ao social. 
A entrega foi realizada por Adriano Devaza Figueiredo, um dos membros da diretoria do Haofa à primeira dama, Elsa Julião. (Fonte: PMSS)

Prefeito de Caraguá fala de administração nas Faculdades São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, abriu nesta quarta-feira, 8, o ciclo de palestras promovido pelas Faculdades São Sebastião, em comemoração ao Dia do Administrador, a convite do coordenador da instituição, Prof. Leandro José Giovanni Boaretto.
A Secretária de Educação de Caraguá, Roseli Morilla Baptista dos Santos, acompanhou a palestra que teve como temática a administração pública.
O prefeito Antonio Carlos da Silva, durante seu encontro com os universitários falou sobre como gerir uma empresa pública. “O princípio para se realizar uma administração satisfatória é ter um bom planejamento e, acima de tudo, uma boa equipe. Com isso, em Caraguá, conseguimos concretizar alguns projetos como orçamento participativo, e cerca de 85% de esgoto tratado e coletado até o final deste ano. Fora isso, procuramos investir em todas as áreas como Assistência Social, Saúde, Educação, e infra-estrutura, o que conseqüentemente proporciona melhor qualidade-de-vida”.
Segundo explicou o coordenador das Faculdades São Sebastião, Prof. Leandro Boaretto, o prefeito de Caraguá foi convidado para ministrar a palestra para os alunos em razão de seu modo de governar. “Na nossa opinião ninguém mais poderia falar em administração pública empreendedora do que o prefeito da cidade de Caraguatatuba, que mudou o perfil e a identidade do município para melhor”, declarou, completando que “como administradores e profissionais de ensino, nós das Faculdades São Sebastião, temos a consciência de que uma administração pública deve se pautar também na vocação empreendedora”, enfatizou.
Após a palestra Antonio Carlos respondeu algumas questões formuladas pelos estudantes. Outras perguntas foram trazidas pelo prefeito de Caraguá que se comprometeu em respondê-las por escrito. Os principais questionamentos dos universitários de São Sebastião estiveram relacionados à administração pública, meio ambiente, política, turismo e infra-estrutura. (Fonte: SME/PMC)

Inscrições de 1ª à 8ª série

São Sebastião - A Secretaria da Educação estará realizando até o dia 30 de setembro as inscrições de 1ª à 8ª Série do ensino fundamental para 2005. As inscrições poderão ser feitas das 09h às 11h e das 14h às 16h. As vagas são destinadas às crianças que estão fora da escola ou as que não freqüentaram a escola em 2004, de segunda a sexta,. O responsável deverá comparecer a escola mais próxima de sua residência com a certidão de nascimento da criança. Lembrando que os alunos que estão estudando em qualquer escola pública, não devem fazer a inscrição.
“Senhores pais, a responsabilidade pela matrícula da criança é da família, não perca o prazo, inscreva seu filho,” disse a secretaria da Educação, Irma Sanches. (Fonte: PMSS)

Ação Litoral

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Dema 22000

Defesa Civil ganha duas novas viaturas e alerta contra incêndios

Ubatuba - A Defesa Civil de Ubatuba recebeu a doação de duas viaturas modelo D20 para serem usadas no atendimento de emergências no município.
A doação veio por parte da Polícia Rodoviária Federal que cedeu os carros já completos e em prefeitas condições.
A Defesa Civil pintou e reformou as viaturas, sendo que uma delas já está circulando e a outra está sendo reformada para trabalhar como ambulância.
Para o presidente da Defesa Civil de Ubatuba, Arly de Oliveira Cruz, “o entrosamento da Polícia Rodoviária foi essencial. Isso vai melhorar e muito o atendimento ao público, principalmente nas emergências. Quero agradecer a doação”.
Antes disso, a Defesa Civil contava apenas com um veículo, já que um outro foi acidentado. A Prefeitura também providenciou a doação de um automóvel Gol 0 Km para ajudar ainda mais no trabalho da Defesa Civil.
Aproveitando o gancho do recebimento das novas viaturas, que já fizeram dobrar o atendimento, Arly de Oliveira Cruz alerta para a época de incêndios nas matas: “Pedimos para que ante qualquer sinal de fogo, ligue para o 199 para que possamos chegar rápido e combater o problema”. 
Ele conta também que graças à divulgação feita pela imprensa durante todo o ano, a população se conscientizou e em comparação ao ano passado as queimadas diminuíram na proporção de ¼. (Fonte: Imprensa Livre)

Instituições de meio ambiente e turismo querem compromissos de candidatos a prefeito

Ubatuba - O Ceau (Coletivo de Entidades Ambien-talistas de Ubatuba), o Centro Acadêmico da Unitau (Universidade de Taubaté) – Campus Ubatuba - e a Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba) convidam os candidatos a prefeito da cidade para um evento de compromisso com nas áreas de meio ambiente e de turismo, incluindo para todo Litoral Norte.
O programa será realizado no próximo dia 12, sábado, às 15h, no Itamambuca Ecoresort, com a presença de 100 convidados. Convites deverão ser retirados até esta sexta-feira, 10, na Comtur. 
Não haverá perguntas aos candidatos, somente explanação dos temas Meio Ambiente e Turismo. Às 15h15, será feito sorteio para pronunciamento dos candidatos, com início às 15h30. Caso algum candidato chegue atrasado perderá seu tempo para se pronunciar.
Das propostas de compromisso fazem parte três “Agendas Mínimas de Governo”: de Meio Ambiente Regional (Litoral Norte), de Meio Ambiente Local e de Turismo Local. 
A Agenda Mínima de Meio Ambiente Regional - Litoral Norte é consenso de ONGs ambientalistas do Litoral Norte Paulista, por meio do coletivo Realnorte (Regional Ambiental Litoral Norte) e poderá ser assinada pelos candidatos sem direito a ressalvas. As Agendas Mínimas de Meio Ambiente e de Turismo locais, poderão ser assinadas com as ressalvas que os candidatos acharem pertinentes.
Os compromissos com as Agendas Mínimas assinadas e as ressalvas feitas pelos candidatos serão divulgados e monitorados pelo Realnorte e Ceau em relação ao tema meio ambiente (regional e local). Alunos do Centro Acadêmico da Unitau - Campus Ubatuba e alguns monitores de turismo e empresários locais, farão o acompanhamento quanto ao tema Turismo. 
Avaliações anuais sobre o cumprimento da Agenda Mínima de Meio Ambiente Regional/Local serão expostas no “De Olho nos Políticos”, que poderá ser acessado por um dos sites das ONGs envolvidas, uma delas a www.cunhambebe.org.br. (Fonte: Imprensa Livre)

Canto de praia e avenida ganham iluminação

Ubatuba - A avenida Leovigildo Dias Vieira, no canto do Itaguá, está iluminada desde o último final de semana. O projeto foi executado pela Prefeitura de Ubatuba mediante convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias - DADE e compreende ainda a construção de ciclovia, calçada e dois ranchos para pescadores com 8 vagas para canoas.
A urbanização revitaliza um local que sempre foi um reduto de pescadores além de ser passagem para o Cais do Porto, cuja estrada também ganhou calçada. O trecho iluminado valorizou o bairro e passou a ser mais frequentado.
A Secretaria de Obras da Prefeitura informou que foram concluídos os serviços de reforma e readequação do sistema de iluminação do trevo da Praia Grande até a entrada da cidade, altura da rua Thomaz Galhardo. As antigas lâmpadas de mercúrio ( brancas) foram substituídas pelas amarelas ( sódio) mais eficientes e econômicas. Está prevista ainda a colocação de luminárias nas entradas dos bairros Pedreira, Usina Velha, Sumidouro, Taquaal e Trevo do Indaiá. O projeto vem sendo detalhado pela Elektro e Denit. 
Ipiranguinha - Foi concluída a pavimentação das ruas Boa Esperança e Canaã no Ipiranguinha. Com o término do asfaltamento da rua Maria Divina, no Morro das Moças, o bairro fica totalmente pavimentado. A Secretaria de Obras comunica ainda que a realização da pavimentação das ruas do Condomínio Itamambuca está na dependência de parceria a ser formalizada com os moradores conforme acordado em reunião. No Recanto Itamambuca será executada a melhoria do acesso bem como a construção de uma ponte de concreto em substituição a atual, de madeira. 
Já foi adquirida a grama necessária para a recuperação do campo de futebol da Estufa II, na Praça Maracanã. O material será colocado nos próximos 20 dias após os serviços de aterro e terraplanagem. (Fonte: PMU)

Educação entrega reformas de escolas em setembro

Ubatuba - A Prefeitura concluiu e estará entregado em setembro as obras de reforma e ampliação de escola na área central e no Rio Escuro. No dia 21 a Secretaria de Educação formaliza, na escola Maria das Dores Carpinetti, no Rio Escuro, a entrega da ampliação em mais 2 salas de aula, sala de secretaria, reforma geral do telhado e ampliação do pátio coberto para 300 m2 . A escola conta com 210 alunos na sede além de 105 na creche do bairro. A ampliação viabiliza alternativa para que a Secretaria programe a ampliação da creche.
No dia 29 será a entrega das obras da escola Olga Gil, no centro. A cozinha, o telhado e o piso foram reformados e a instalação elétrica substituída. O prédio não passava por reformas de vulto há mais de 20 anos. Os alunos passarão a contar ainda com uma área de refeitório bem maior do que a atual. (Fonte: PMU)

Festa popular resgata canoagem

Ubatuba - A canoa, símbolo maior da cultura de Ubatuba, será o foco principal da festa que será realizada nos próximos dias 24,25 e 26 de setembro na praia da Barra Seca. Promovida pela Sociedade Amigos da Barra Seca - SOMBAS com apoio da Prefeitura, a II Festa da Canoagem Caiçara, terá uma série de atrações como competições esportivas, apresentação de bandas, artesanato e pratos típicos. As provas de canos serão de 1, 2 e3 remos e, como novidade, a categoria turista. Cerca de 20 barracas serão montadas para a degustação de pratos como bolinho de arraia, peixe assado na folha de bananeira, lambe-lambe ( marisco), peixe frito, lula e batidas de todos os tipos. A festa começa pela manhã e estende-se até a noite com o acompanhamento de bandas e duplas da cidade.
No domingo, dia 26, será realizada no local o III Circuito de Águas Abertas que foi transferido da Praia do Cruzeiro para a Barra Seca para movimentar ainda mais o evento. A Secretaria de Esportes e Lazer - SEL informa que a competição já conta com mais de 750 nadadores inscritos incluindo atletas de cidades vizinhas e da Capital.
A ONG Ação Radical estará iniciando na Barra Seca o projeto de plantio de mudas que vai estender-se pelo município. Na oportunidade serão plantadas 100 mudas e a a Associaçãp de Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba - APRU estará responsável pela limpeza e conscientização quanto a proteção do meio-ambiente.
Luiz Henrique dos Santos, presidente do SOMBAS, diz que esta segunda edição da festa tem todas as condições de transformar-se em um encontro da população local e turista para conhecer um pouco da tradição caiçara. “ A Barra Seca tem sua história ligada à pesca e a canoagem e é isto que estaremos mostrando”, afirma Luiz. (Fonte: PMU)

Rodovia terá trânsito alterado após feriado

Ubatuba - O trânsito na rodovia Mário Covas ( Rio Santos) sofrerá alteração após o feriado de 7 de setembro. As mudanças do trânsito no local serão necessárias tendo em vista a construção de uma passagem ( túnel) sob a rodovia ligando os bairros Estufa I e II. As alterações estavam previstas inicialmente para acontecer no dia 3 do corrente. A Prefeitura de Ubatuba e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte - DENIT, em cuja jurisdição está localizado o projeto, acordaram em transferir a data para não prejudicar o comércio daqueles bairros. “ A obra está contratada pela Prefeitura, mas houve solicitação dos comerciantes para manter o tráfego sem interrupções e o pedido foi atendido “, afirma o engenheiro Guilhermo Salazar, que fiscaliza a obra pela Prefeitura. Durante a execução do túnel com 18 m de comprimento, 4 m de altura e 2,5 m de altura, o trânsito será desviado para ruas paralelas à rodovia. (Fonte: PMU)

Ubatuba é Campeã - Academia OCTAGON
A academia Octagon Conquista dois Títulos Brasileiros para Ubatuba

Ubatuba - No dia 29 de agosto a academia” OCTAGNON de Kiek Boxing de Ubatuba” foi convidada a participar do Campeonato Brasileiro ISKA Aberto de 2004 na cidade de Jundiaí/SP, onde a Academia levou dois atletas para representarem Ubatuba, onde o Atleta Diego de Ubatuba lutou na modalidade “FU22 Contact” contra Cleberson do Estado de Mato Grosso, onde garantiu a vitória por pontos e o Atleta Ricardo de Ubatuba lutou na mesma modalidade só que em categoria diferente,contra o atleta Aroubo também de Mato Grosso, vencendo seu adversário no 2º Round por nocaute técnico. Os professores e treinadores , Duval M. Neto faixa preta 3º Dan e o faixa Preta Sgt Rolim se orgulham de seus atletas, mas vem em primeiro lugar agradecemos a Deus por esta vitória; agradecemos também a colaboração do prof Miguel atual personal training da academia, que nos auxiliou no condicionamento físico dos atletas.
A Academia OCTAGNON , agradece aos patrocinadores que apoiaram e puderam acreditar em nosso trabalho, incentivando assim o esporte nessa modalidade, sendo que muitas vezes a arte marcial é descriminada ficando em primeiro plano outros esportes. Agradecemos à Dª Eliza Chefe de Gabinete da Prefeitura e Professor Corsino Secretário da Educação, que nos deram um grande amparo fazendo com que chegássemos aquela cidade. Obrigado e Parabéns Ubatuba pela conquista. (Fonte: PMU)

Ubatuba inicia asfalto do centro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou hoje (31) a pavimentação das ruas da área central da cidade. Os serviços estão começando pela Rua Conceição que tem início na Av. Iperoig estendendo-se até a rua Paraná com cerca de 600 m. As obras foram interrompidas desde abril do ano passado e, com a conclusão do levantamento planimétrico e aprovação do CONDEPHAAT e IPHAN, estão sendo retomadas. Os serviços vem sendo executados pela empresa Ecopav utilizando contrato anterior da ordem de R$ 736 mil para colocação de 155 mil m2 de asfalto e 800 m de guias e sarjetas. Estas últimas já foram construídas.
Secretário de Obras, Jeriel Rocha, pede desculpas à população pelos transtornos decorrentes dos serviços mas que serão compensados com ruas modernas e seguras beneficiando pedestres, motoristas e ciclistas. “ A rua Conceição asfaltada será uma alternativa para os ciclistas que utilizam a contramão da rua Thomaz Galhardo, principal entrada da cidade “, afirma Jeriel.
Ruas a serem asfaltadas - O projeto completo da Prefeitura compreende a pavimentação as seguintes ruas que utilizarão as bases de bloquete e paralelepípedo: Rua Conceição, Esteves da Silva, Condessa de Vimieiro, Maria Alves, Salvador Correa, Jordão Homem da Costa, Coronel Domiciano e Hans Staden . Será executado ainda a drenagem para águas pluviais interligando a rede de água da rua Conceição com o sistema já existente na rua Dna. Maria Alves. O Serviço Municipal de Trânsito - SMT vem acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos sinalizando os trechos que serão alterados. (Fonte: PMU)

Palestra de Atendimento ao Cliente

Ubatuba - Acontecerá nesta segunda-feira, dia 13 de setembro, a partir das 14:00 horas, no auditório da Escola Tancredo Alves Neves, uma palestra gratuita oferecida pelo SEBRAE com o tema “Atendimento ao Cliente”. Todos os interessados poderão se dirigir ao local, para maiores informações ligar para Secretaria de Assistência Social – Projeto Cidadão, fone: 3832-6038 ramal 208. Esta incitativa tem a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba. 

Enrico Bonomo - PMU-SAS-Projeto Cidadão
Rua Paraná, 375 - Centro - Ubatuba/SP
CEP: 11680-000 Fone: (12) 3832-6038 Ramal 208

De ontem para hoje...

Ubatuba - Registrar o passado é falar dos que participaram de uma certa ordem de interesses e de visão do mundo, no momento particular do tempo que se deseja evocar o armistício entre índios confederados e colonizadores portugueses entrou para a história, em 14 de setembro em 1563, como o 1º tratado de paz do Brasil e das Américas, fato que só foi possível graças a intervenção dos jesuítas Padre Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.
Uma unidade precoce e sólida, que apesar de possuir um território vasto a América Portuguesa conservou-se até hoje unida por um sentimento comum, formando no Brasil, uma só nação embora regionalmente diversificada e desigualmente desenvolvida.
Uma reflexão de maior importância se traduz diretamente em formas de expressão capaz de compreender as esperanças de qualquer transformação profunda, ou seja, a convergência unido a democracia, o aviamento do sentimento de brasilidade, a exaltação do entendimento pacifico ao mesmo tempo rígido e conciliatório como opção para a solução de demandas.
Assim espera-se que devam agir aqueles que hoje participam do jogo político das nações. 

Irene Moreira Valente do Couto
Setor de História e Geografia da Fundart
Ubatuba, SP

Carta Aberta ao ex-Secretário Municipal de Turismo, 
ex-Diretor Presidente da Comtur e ex-Foragido da Justiça 
Sérgio Luiz Alves Carvalho

Ex-prezado e atualmente desprezado Senhor,

                  
Em carta aberta publicada no Litoral Virtual na seção “Últimas Notícias do Litoral – Ubatuba”  do dia 04/09/2004  ao dia 07/09/2004  o Senhor fez diversas afirmações e  acusações, às quais temos por obrigação para com esta cidade e as pessoas de bem que nela vivem, desmentir.
                   
Isto se faz necessário, pelo menos uma vez, pois segundo o dito popular, quem se cala, consente.
                   
Nesta suposta Carta Aberta, o senhor afirma que:  

1.O Senhor sofreu diversos linchamentos públicos por parte dos Srs. Rogério Frediani (Câmara de Vereadores), Hugo Gallo (Aquário de Ubatuba), Patrícia Ortiz (COMTUR), Samantha Rassan (COMTUR) e Robinson Ricciardi Sandin (MDU).

Isto não é verdade. Todas estas pessoas, em algum momento inclusive o apoiaram no processo que deveria ser o de implementação de uma política honesta de turismo na cidade. Infelizmente para o senhor, estas pessoas e muitas outras, mas em diferentes momentos  (e não em um complô, como o Sr dá a entender) , descobriram suas verdadeiras identidade e intenções. Aí sim, no melhor exercício de  cidadania, passaram a combater a presença do Sr. à frente do setor mais importante para o desenvolvimento da cidade que é o turismo.  

2.Seu currículo do qual tanto diz se orgulhar, ostentando supostos trabalhos à frente de  empresas particulares e órgãos públicos deveria ser atualizado com suas passagens pela polícia. Temos certeza de que com isso, o Senhor conseguiria enganar um número bem menor de empresários e administradores. Por uma incrível coincidência, a empresa Holandesa (pela qual o Sr foi responsável no Brasil) é a mesma que está sendo investigada pela Polícia Federal por remessa ilegal de Euros. Provavelmente, muito em breve, tenha que ocultá-la também de seu currículo...

3. A sua afirmação de que o Sr. Rogério Frediani impediu a  aprovação do projeto da Adentur por razões pessoais é absolutamente infundamentada. Da forma como o Sr. propunha o projeto, o mesmo criaria um novo órgão a tratar do turismo na cidade (seria o terceiro), com recursos e gestão própria, segundo o Senhor, “blindado políticamente”. O que esta “blindagem política” realmente significa é a criação de um “feudo. Neste “feudo”, o Sr.( Sérgio Carvalho) seria o Superintendente ( ou “Rei”) que nomearia um conselho, que depois seria responsável por sua própria re-eleição. Desta forma, Sr. Sérgio, parece que o Sr. pretendia se perpetuar no poder à frente de recursos públicos e “blindado” não politicamente, mas sim contra questionamentos. Ubatuba, Sr. Sérgio, não é Parintins e São Paulo não é a Amazônia. Aqui não é terra de bois. Tanto os vereadores, quanto a sociedade em geral, questionaram a ADENTUR, o que levou a uma discussão de questões como: Com que recursos se fecha uma COMTUR que crônicamente vinha devedora em mais de 1 milhão de reais? E a EMDURB, em situação semelhante? Por que fechar a FUNDART que tanto tem feito pela nossa cultura? Por que mais um órgão a tratar do turismo na cidade? Como se garante que o presidente da ADENTUR ao cometer irregularidades possa ser afastado? O  projeto previa que as licenças de ambulantes e cessões de uso de áreas públicas fossem feitas pela ADENTUR sem opinião do executivo e legislativo. O projeto previa ainda cargos comissionados sem previsão orçamentária. O Sr. nunca respondeu a estes questionamentos, motivo pelo qual o projeto permaneceu aguardando respostas e  finalmente foi retirado pelo executivo. Ao invés de responder às questões acima, O Sr. passou a atacar o Sr. Rogério Frediani, acusando-o públicamente de haver pedido suborno para a apresentação do projeto. Por este motivo inclusive, o Sr. está sendo processado e deverá perder o processo, até mesmo  porque as testemunhas que o Sr. apresentou resolveram contar a verdade também.

4.O Sr. mostra uma pesquisa na qual aparece uma aprovação de 55% na gestão do turismo e urbanismo da cidade durante o verão de 2004. É uma vil e muito conveniente estratégia , Sr. Sérgio, se utilizar do chapéu dos outros para  fazer cortesia. Ao colocar o quesito urbanismo conjuntamente com o turismo, o Sr. nada mais fez do que usar o bom trabalho do arquiteto Sidney Giraud e dos que o sucederam à frente da  Secretaria de Arquitetura e Urbanismo (leia-se calçadões, Praça Capricórnio, Av 9 de Julho, Avenida Abreu Sodré, Caminho do Cais, etc) para engrossar sua fraca e incipiente gestão do turismo.(Centro de Convenções que nunca saiu, o escandaloso folheto dos ladrões além do outro com o seu e-mail pessoal, Projeto Verão 2004 - onde está mesmo o Gilberto Gil?- Feira de Berlim sem resultados, etc, etc,etc.). O Sr. deixou os cofres da COMTUR e SETUR devedores e propaga pela cidade que os atuais responsáveis por estes órgãos não fazem nada. Sr. Sérgio, se eles tivessem em mãos o orçamento que passou pelas suas, teríamos no mínimo 4 vezes mais resultados do que na sua época.

5. É uma grande injustiça e uma falta de caráter absoluta de sua parte, Sr. Sérgio, usar para a Sra. Patrícia Ortiz os adjetivos com os quais  tenta desqualificá-la. Não cumpre aqui repeti-los. Só uma pessoa de baixo nível como o Sr se valeria deste tipo de estratégia. Nenhuma outra pessoa nesta nossa cidade  ajudou-o mais do que a Sra. Patrícia Ortiz. Ética e profissionalismo, o Sr. deveria ter aprendido, é com ela. Talvez com isso não fosse exonerado de ambos os cargos. Não se esqueça de que ela o auxiliou e aconselhou até onde os princípios éticos e morais nos quais ela felizmente acredita, não a permitiram continuar na Secretaria de Turismo. Ela o avisou de seus erros e ilegalidades. Quem avisa, Sr. Sérgio, amigo, é. Ou melhor, foi.

Quanto a Sra. Patrícia Ortiz roubar o seu cargo na COMTUR, devemos lhe informar que parente bem próximo dela é político de prestígio e exerce há pelo menos 24 anos, cargos públicos. Foi prefeito em três gestões e entre uma gestão e outra elegeu os dois candidatos a prefeito que apoiava. Foi Deputado Estadual do Estado de SP e Diretor Presidente do DAEE. Não concorreu a qualquer eleição que não tenha obtido sucesso. Com esse histórico na família, se o objetivo fosse “um emprego em cargo público ou poder”, com certeza não seria a COMTUR que a Sra. Patrícia iria almejar. Ela aceitou esse cargo porque mesmo alertando-lhe sobre sua irresponsabilidade, não obteve qualquer êxito, e resolveu sim, comprar a briga! Depois que os questionamentos sobre a sua pessoa, Sr. Sérgio, já não eram só dúvidas e sim fatos concretos, pediu demissão e enumerou os motivos pelos quais se demitia (em carta protocolada no gabinete). Aceitou o convite do Prefeito e do Conselho Administrativo da COMTUR, acreditando que no mínimo poderia demonstrar que a COMTUR mesmo sem recursos, sem credibilidade e com um grande passivo  (uma vez que havia a decisão política de que ela devia continuar existindo) poderia e deveria ser administrada com transparência, com seriedade, sem favorecimentos pessoais ou políticos. Se qualquer cidadão de Ubatuba - honesto, sem antecedentes criminais e com coragem suficiente - quiser substituí-la nesta empreitada, o cargo estará imediatamente a disposição dos acionistas (majoritários e/ou minoritários).

Quanto a equipe de funcionários da COMTUR: todos são concursados. O Sr. não sabia que o concurso público foi realizado em sua gestão – por imposição do Ministério do Trabalho - e que a falta de planejamento ignorando a importância da adequação da folha de pagamento à situação da COMTUR também foi em sua gestão? Além de funcionários concursados, a COMTUR tem também em sua equipe, os alunos e estagiários da UNITAU.

Quanto ao Boletim Informativo Financeiro, a COMTUR envia mensalmente aos acionistas com detalhamento (principalmente sobre as empresas contratadas, os valores gastos ou arrecadados, e os números dos processos administrativos correspondentes). Dêem uma olhada nos boletins publicados no ex-jornal  “A SEMANA”... O Sr. agrupava os gastos sob o titulo p. ex. de “Feira de Berlim” ou simplesmente “Reveillon”. Quem se interessar vá a COMTUR, pois  podemos detalhar esses gastos aos moradores de Ubatuba que não viram retorno nem da Feira de Berlim (o segundo folheto, em inglês, foi elaborado com o e-mail pessoal do Sr. Sérgio como contato de Ubatuba) e tão pouco gostaram das bandas e fogos contratadas para o Reveillon 2004. Todo o dinheiro gasto sem prioridade e mais os R$35.000,00 utilizados na execução do vídeo institucional de Ubatuba (passagem esta rica em detalhes interessantes que a promotoria investiga), retirados de aplicação financeira no Banco do Brasil e que tinham como objetivo único o pagamento de acordo com o INSS e o cumprimento da folha de pagamento dos funcionários em baixa temporada. Estes recursos, Sr Sérgio, fazem falta hoje na COMTUR. 

Sr. Sérgio, o Sr. alega que quando assumiu a COMTUR não recebia salário dessa empresa. O Sr não sabia que não fez mais do que a sua obrigação? O Sr. já recebia como Secretario de Turismo do município, quando assumiu a COMTUR. Como explica uma verba de representação no valor de R$1.200,00 retirada da COMTUR para gastos com viagem (enquanto era e recebia como secretário) e que foi comprovada meses depois, com uma nota de serviços de terceiros?

A Sra. Patrícia Ortiz e a equipe da COMTUR receberam de herança o exposto acima e muito, muito, mais. O exposto acima é só a ponta do “iceberg”. Mesmo assim, em conjunto com a equipe de funcionários, diretores, acionistas, advogados e contador, além do  apoio de empresários e pessoas de bem, vem administrando a empresa com todas as dificuldades expostas acima. Ter coragem, idealismo e obstinação para lutar por aquilo em que acreditamos, buscando um futuro melhor para a cidade. Isto está errado???

6. Acusar a Sra Samantha Rassan de roubo? O Sr. se lembra que assinou um documento enquanto presidente da COMTUR isentando por falta de provas, a todos os funcionários, de qualquer responsabilidade no ocorrido? Falar de sua filha? Sr. Sérgio, o criminoso, que fugiu do cumprimento de pena por roubo é o Sr. O Sr. já foi preso em flagrante por furto qualificado com rompimento de barreira e já passou pela cadeia, tendo fugido do cumprimento da pena até que seu crime prescrevesse. Se temos que desconfiar de alguém por sumiço de dinheiro de uma gaveta trancada dentro da COMTUR, de quem seria? E os outros roubos acontecidos na SETUR e COMTUR durante a sua gestão?  A filhinha da Sra. Samantha terá para o resto da vida , motivo para orgulhar-se da mãe, uma vez que  tendo visto e acompanhado suas ilegalidades na presidência da COMTUR, ela teve a coragem (que poucos homens teriam) de estabelecer uma sindicância interna, colocando seu próprio emprego em risco. É por este motivo, Sr. Sérgio, que o Sr. a ataca. Cabe aqui, ao Sr, uma pergunta: Será que seus filhos e esposa sabem que seu pai e marido foi um foragido da justiça? Se sabem, tem orgulho disso? Aliás, todos os documentos apresentados à justiça, a eles também podem ser esclarecedores. É uma pena. Diferentemente da filha da Sra. Samantha, os seus terão que carregar isto pelo resto de suas vidas.

7. O Sr. diz que a denúncia feita pelo MDU ao Ministério Público é covarde. Covarde, Sr. Sérgio, é aquele que não assume a conseqüência de seus próprios atos. É aquele que rouba, é preso em flagrante e depois de condenado foge do cumprimento da pena. Confiar na Justiça é fugir dela? Não é covardia negar a própria mãe? Na matéria publicada no jornal imprensa livre no site http://www.imprensalivre.com/busca/top_busca.php?edit=3&id=8099  e também em http://www.imprensalivre.com/busca/top_busca.php?edit=3&id=8100 o Sr. afirma para a repórter não ser nascido no Rio de Janeiro e não ser filho de Therezinha Alves  Carvalho. É interessante ver como a mentira tem pernas curtas. Ao assumir cargo público nesta cidade, o Sr. apresentou cópia autenticada do RG abaixo desmentindo a si próprio. Nascido sim  no Rio de Janeiro e filho sim de Therezinha Alves  Carvalho. Sr. Sérgio, falsidade ideológica também é crime passível de condenação, especialmente quando não se é mais primário... Porque será que o Sr. possui mais de um RG? As certidões em anexo são falsas? Para quem lê estas certidões e não as entende, cabe um esclarecimento: Artigo 155 parágrafo 4o do Código Penal Brasileiro = Furto qualificado com rompimento de barreira .  A quem o Sr. ainda está tentando enganar? Em 1984 aos 23 anos o Sr. já era irresponsável como é até hoje, só que agora com nossos cofres públicos.

Realmente deveremos travar uma batalha judicial, uma vez que quem realmente pode pedir ressarcimento dos prejuízos morais e econômicos advindos de declarações falsas, são estas pessoas e instituições às quais o Sr. está atacando sistematicamente por não se conformar em ter sido desmascarado. Estas pessoas, Sr. Sérgio, têm família, tiveram berço e educação. Sabem discernir moralidade de imoralidade, ética da falta dela, legalidade de ilegalidade e, acima de tudo, conhecem seus direitos como cidadãos.

Nenhuma delas foi presa em flagrante, julgada e condenada para depois fugirem da justiça.

Tem mais Sr. Sérgio. Todas elas tem um sentimento em comum: Amam esta cidade e brigarão até o fim para que ela não seja manipulada por bandidos.

8. Em relação às acusações feitas ao Sr Rogério Frediani, cumpre destacar que se fossem da forma que o Sr. coloca, ele já teria seus direitos políticos cassados e não estaria atualmente concorrendo como candidato à Prefeitura. Cabe aqui perguntar: Que tipo de candidato a prefeito gostaria realmente do apoio e daria espaço a um ex-foragido da justiça após ter ciência disso e de todo o resto?

9.O projeto de Lei que beneficiaria tributáriamente ao Aquário de Ubatuba, nunca foi de autoria do Sr. Rogério Frediani como o Sr. vil e intencionalmente afirmou. O projeto de lei ao qual se refere, foi de autoria do então vereador Andrade Henrique (durante a gestão anterior) que reconhecendo a importante e única contribuição do Aquário de Ubatuba para o turismo na cidade, tentou dar ao mesmo uma isenção de ISS (e não de todos impostos municipais como de novo vil e intencionalmente o Sr. afirmou). O projeto na época não foi combatido   por toda a sociedade, mas sim por um único empresário não ligado ao turismo que,  sentindo-se prejudicado pelo fato do Aquário como empresa receber uma isenção deste tipo e a empresa dele não, considerou-se injustiçado. O projeto não foi aprovado. Cabe aqui ressaltar que nenhuma empresa particular nesta cidade, incluindo a própria COMTUR durante sua gestão, divulgou mais Ubatuba do que o Aquário. Para se ter uma idéia, esta empresa teve diversas matérias positivas em inúmeros meios de comunicação tais como O Globo do Rio, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Revista Caminhos da Terra, Globo Ciência, Galileu, Revista Náutica, Mergulho, Repórter Eco, Angélica, Ratinho, Marcos Mignon, MTV, Jornais da Band, Globo, Record, SBT tendo sido publicamente elogiada também por pessoas do gabarito de Ignácio de Loyola Brandão, Ivo Pitanguy, Marisa Ortez, Kadu Moliterno, dentre muitos outros. Talvez Sr. Sérgio, se houvesse uma política de incentivo e assim existissem em Ubatuba outras empresas como o Aquário de Ubatuba, não estivéssemos vivendo a atual lastimável situação.Quando o Sr. alega que enquanto secretário o Sr. Hugo Gallo tentou obter favores para sua empresa, realiza uma enorme injustiça com um dos empresários que mais  divulga o nome da cidade sem nunca ter recebido nenhum reconhecimento em troca. Talvez   ataque o Sr. Hugo Gallo por ele ter desde o início reconhecido no Senhor, o embusteiro que é, e ter se colocado, ainda na elaboração da então Câmara Setorial de Ecoturismo com uma posição claramente crítica aos seus métodos arbitrários e manipuladores. Nada como o tempo para desmascarar  uma mentira, não é mesmo Sr. Sérgio? O Aquário de Ubatuba, que o Sr. diz possuir um lobby de favorecimento junto ao poder público, nunca foi beneficiado com nenhuma isenção de qualquer tipo. Possui convênios com mais de 25 universidades e instituições, incluindo USP, Unicamp, UNESP, FURG, Unitau, Univale, Universidades Federais do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Instituto Butantan e é reconhecido como um centro de divulgação científica e de educação ambiental em todo território nacional. Já recebeu mais de 1 milhão de visitantes e deu consultorias para a construção da maior parte dos outros Aquários no Brasil, incluindo os de capitais como  Aracaju e Belo Horizonte. Nenhum de seus proprietários é, ou foi condenado pela justiça.

Querer discutir o último folheto feito pela SETUR, (graças a deus já sem a sua funesta presença) querendo demonstrar favorecimento ao Aquário é no mínimo absurdo.O Aquário é uma das maiores atrações da cidade e se o Sr. ainda não percebeu isto, é mais uma prova de que realmente não entende nem do básico quando se fala de turismo. Não colocá-lo no folheto por ser uma empresa, é  tentar castigar a uma iniciativa única  que ajuda a melhorar o receptivo local. No mínimo burrice para não dizer perseguição. Aliás, falando em folhetos de turismo, quem não se lembra daquele folheto dos ladrões feito pelo Sr.? Aquilo é que é turismo ou o Sr. não queria concorrentes? Depois das críticas e do dinheiro gasto, tudo foi jogado fora ou o Sr. os utilizou e denegriu a imagem da cidade assim mesmo? Quem sabe, vendo o atual folheto feito pelo atual Secretário, o Sr. aprenda como se faz, não é mesmo? Ele dá no mínimo de 100 à zero no que você fez, com outra grande diferença: Custou muito menos aos cofres públicos. Coincidência? Não acreditamos. Quem será o covarde, Sr. Sérgio? Um empresário que luta com dificuldades para manter seu negócio e levantar o nome da cidade inclusive se expondo para isso, ou um elemento condenado pela justiça e que a engana? Quanto a obra da praça Alberto Santos (há muito ela não se chama Santos Dummont), Sr. Sérgio, a mesma partiu do que se chama democracia. Talvez de onde o Sr. veio, ela não exista. Um prefeito eleito pelo povo senta com mais de 60 proprietários, comerciantes e representantes do bairro e decide, democráticamente,  o que será feito numa praça. Poderia ser qualquer outra. Nenhum Sérgio Carvalho ou qualquer outro asno que zurra (ió,ió!), pode tirar a legitimidade  de um processo como este. Por fim, Sr. Sérgio, forasteiro ou não, o Sr e seus amigos já deveriam saber quem é o MDU. É sim uma ONG e como tal, sem fins lucrativos, composta por pessoas de bem e que luta, com o trabalho voluntário de seus membros, para preservar nossos direitos de cidadãos. Em seu currículo constam diversos feitos, dentre os quais, em seu nascimento, o de impedir aqui a instalação de uma fábrica de mísseis (artefatos de guerra) da Avibrás, atividade absolutamente incompatível com o turismo. Isto foi só o começo, Sr. Sérgio. Para uma ONG como esta, um tipo da sua estirpe é fichinha. Dizer ou afirmar que ela é manipulável, é no mínimo absurdo. O Sr. deveria se informar melhor a respeito e passar a preocupar-se doravante em responder à Promotoria que com certeza, irá lhe intimar.

Desta forma, Sr. Sérgio, está muito claro um fato. Algumas pessoas em Ubatuba, ainda apóiam a sua presença à frente de órgãos públicos. Como cidadãos de bem que somos, conseguimos discernir nelas duas facções: as que ainda não sabem da verdade e estão realmente iludidas. Para estas, dedicamos estas linhas. E as outras, que junto com o Sr. se beneficiaram diretamente de sua presença à frente da COMTUR e da SETUR.

Por estas, assim como pelo Sr, só podemos ter desprezo.

Samantha Rassan
Robinson Ricciardi Sandim
Patrícia Ortiz
Rogério Frediani
Hugo Gallo Neto

E lembrem-se:

...“podemos enganar poucas pessoas durante muito tempo ou muitas pessoas durante pouco tempo mas não podemos enganar todas as pessoas todo o tempo”...  

Abraham Lincoln

Artigo Topo

A Cidade do Futuro

Uma perspectiva a ser considerada, já que as mudanças para a cidade do futuro, de uma sociedade rica em lazer, que pode nos afigurar como remotas, já estão ocorrendo e muito rapidamente. Enquanto Ubatuba perdeu-se no marasmo, Curitiba no Paraná e São Caetano na Grande S. Paulo, para falar das mais evidentes, avançaram para essa visão de futuro. Há uma preocupação para tornar a cidade desfrutável nessa visão futura de muito lazer, provocando mudanças urbanísticas como a ampliação dos espaços para reuniões, debates, eventos, shows, etc. Ampliando e embelezando tais espaços para que haja intensa participação dos habitantes, nas áreas centrais e periféricas.
Na cidade do futuro a organização administrativa será baseada nos anseios da comunidade e não como ocorrem com planejamentos técnicos de arquitetos, engenheiros, médicos, economistas, etc. encomendados pela classe dominante. Tais planos, em quase a totalidade, não funcionaram por não consultar as comunidades. Elas, por serem sensíveis às reivindicações do seu pedaço, devem ser previamente ouvidas. Depois, sim, virão os técnicos com os projetos.
Experiências levadas a cabo em cidades progressistas do mundo (Alemanha é um exemplo marcante), evidenciaram-se como a melhor solução para resolver os graves problemas de segurança, desemprego, transporte, etc. A administração será realmente pública através dos representantes de base e não de políticos que se arvoram a tal papel. Essas comunidades fiscalizam a execução das propostas e, assim participativas, não irão permitir corrupção. 
Cada vez mais este será o tema para os anos vindouros. A boa administração não precisa se acobertar em conchavos a portas fechadas, mas tirar a couraça e se expor. Nestes anos, letais à cidade, viveu-se um quadro político de opacidade, puniu-se a originalidade e premiou-se a banalidade. Uma administração começa a morrer ao se isolar em gabinetes, em tertúlias, em conchavos. Mumifica-se. O povo é o centro de gravidade! O novo prefeito de nossa cidade precisa com urgência reinventá-la, jogar fora esse roteiro falso burocrata e avançar inovando, não com meias medidas que contemporizam, mas transformando nossa cidade dando-lhe esperança, propondo grandes realizações. Nos acostumamos tanto ao medíocre que nos contentamos com uma pequena reforma na Santa Casa, em lugar de desejarmos e lutarmos para termos um novo hospital enunciado no conceito de eficiência. Porque há mais em cada um de nós que em qualquer estrutura cultural. Porque o ser humano busca sempre se aproximar desse infinito chamado felicidade. Porque ao cairmos em nostálgica indiferença, muito conveniente ao poder estabelecido, “deixamos as coisas do jeito que estão para ver como é que ficam.” E aceitamos a mediocridade em detrimento da originalidade.
Façamos de Ubatuba A CIDADE DO FUTURO.

Flávio Girão
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Separar o Joio do Trigo
Angelo Nogueira

Estamos em plena campanha para as primeiras eleições municipais do século e do milênio. Não que isso faça alguma diferença, mas que a idéia tem um certo charme e impacto ninguém pode negar, não é mesmo? Na prática, é apenas mais uma reprise do mesmo espetáculo mambembe de sempre, com a maioria dos candidatos repetindo as mesmas falas que já consagraram outros atores do mesmo jaez. E o que é pior: toda as noites, em horário nobre!
Quase sempre, a intenção de cada candidato é firmar uma imagem idealizada de si mesmo, imagem esta que, é claro, será bombardeada pelos adversários. É neste momento que a tensão aumenta, as máscaras caem, os candidatos se revelam e nos oferecem a oportunidade de detectar aqueles que são capazes de utilizar qualquer artifício para enganar os eleitores. Imaginem do que serão capazes, se eleitos!
Precisamos conhecer as propostas dos candidatos e saber distinguir política particularista da que se orienta para os reais interesses do município, o que é viável daquilo que não passa de promessa fantasiosa. 
Em cidades grandes, a imprensa é o melhor, se não o único, canal de informação para os eleitores. Entretanto, em cidades menores, é fácil conhecer a vida pregressa e o passado político de cada candidato, seus interesses, os grupos a que está ligado, a evolução do seu patrimônio, sua condição perante a justiça. Só não sabe quem não quer!
É, meu caro eleitor, exercer a cidadania não é moleza não! Se quisermos votar direito, temos ainda que conhecer as competências do prefeito e dos vereadores para não engolir qualquer balela. Por exemplo, duas questões afligem os brasileiros: desemprego e segurança. Acenar com soluções para esses problemas é atrair eleitor na certa.
Entretanto, é muito pouco o que um prefeito – vereador, então, nem se fale! – pode fazer para atacar o desemprego, pois este é decorrente da política econômica adotada pelo governo federal. Se o candidato prometer a criação de empregos, desconfie. Se prometer cargo público, denuncie. É tentativa de compra de voto, crime previsto pela lei eleitoral e passível de punição.
A segurança pública é competência dos governos estaduais e, em alguns casos, do governo federal. Não compete ao município o combate direto à criminalidade, sua contribuição nesta área é pequena e indireta, o mais é pura demagogia.
É responsabilidade do prefeito fazer bom uso do dinheiro público, zelando, entre outras coisas, pela educação básica, pelos centros de saúde, pelo saneamento básico, pela infra-estrutura do município, pelo transporte público, pela defesa do meio ambiente e, principalmente, pela prestação de contas de sua administração. 
Quanto aos vereadores compete apresentar projetos de lei de interesse público, que não entrem em conflito com a real vocação do município, e fiscalizar o poder executivo e a própria Câmara.
Pelo que temos visto até agora, parece que os candidatos estão mais interessados em apresentar uma política-espetáculo do que propostas factíveis. 
E quanto a nós? Vamos continuar aplaudindo canastrões e pedindo bis, ou vamos exigir mais qualidade?

Angelo Fonseca Nogueira Junior
Caraguatatuba / SP 
E-mail: angelonogueira@modulo.br 

Carta do Leitor Topo

Cidadania pede Passagem - Nesse fim de semana foi lançado o livro “Cidadania pede Passagem” em comemoração aos trinta anos de história das sociedades amigos de bairro da Costa Sul de São Sebastião. A primeira Sociedade Amigos da região foi a SABARE, de Barequeçaba, fundada em 1973. Motivadas pela falta de infra-estrutura e a ausência do Poder Público, vieram as associações de: Paúba, Maresias, Toque-Toque Grande e Pequeno, Guaecá, Santiago, Boracéia, Juréia, Engenho, Cambury, Sahy, Una, Santiago, Juquehy, Boiçucanga, Baleia e Camburizinho. Em 1991, sob o lema, “A Costa Sul também é São Sebastião essas praias se juntaram e formaram a Federação Pró Costa Atlântica. A união começou em 1986, no 1º encontro das sociedades amigos da Costa Sul, organizado pela então presidente da SAMJU, Regina Helena de Paiva Ramos, autora do livro “ Cidadania Pede Passagem” e que merece um capítulo a parte na história de São Sebastião.
Na “carta de Juquehy”, documento fruto do encontro de 1986, constam o comprometimento total na luta pela preservação da Mata Atlântica, o engajamento contra a pesca predatória, o apoio ao planejamento urbano, repúdio aos empreendedores imobiliários de atitude imediatista e antiética e a condenação aos loteamentos em morros que desrespeitam o Código Florestal. No final, deixam claro que “as sociedades reunidas em Juquehy não são contra o progresso e ocupação da Costa Sul, mas que esse progresso chegue planejado urbanisticamente e disciplinado”. Parece que as coisas não mudaram muito. O que se consolidou foi a atuação das SABs na participação ativa em questões ligadas ao saneamento básico, com a ajuda na implantação de sistemas de água e esgotos, incentivo a coleta seletiva, limpeza de praias, liderança em grandes mobilizações – contra a verticalização, por mais segurança, participação social na política urbana e ambiental - e sempre fiscalizando os abusos e desvios de políticos não comprometidos com a Costa Sul.
O livro também é um reconhecimento para aqueles que algum dia se dedicaram a sua comunidade e aos que atuam em sociedades amigos de bairro. Um trabalho voluntário que muitas vezes não é reconhecido, sempre criticado e que em diversas vezes conflita com as boas relações pessoais.
Outra qualidade é tornar público e registrar a atuação silenciosa de pessoas que mesmo não tendo o vínculo de nascimento com a cidade, possui o afeto, amam e se dedicam com muito entusiasmo ao desenvolvimento com qualidade de vida e preservação ambiental de seus bairros.
Deixa claro o papel dessas associações que se empenham por melhorias, controle, fiscalização, capacitação, e que, em nenhum momento deve se diminuir a responsabilidade do poder público. Compartilhar sim, mas para isso deve haver políticas que contemplem a participação da sociedade civil organizada na tomada de decisão. Os papéis se complementam, não se substituem. Não dá para a Prefeitura querer influenciar na organização das sociedades amigos e nem as sociedades fazerem as funções da Prefeitura.
Vale a pena ler o livro e verificar a belíssima história das sociedades amigos de bairro da Costa Sul, contada pela jornalista fundadora da SAMJU e Federação Pró Costa Atlântica, Regina Helena de Paiva Ramos, que além de colher o depoimento de ex-presidentes, vasculhar arquivos e pesquisar, essa incansável batalhadora, viveu intensamente cada momento da história que está registrada no livro “Cidadania Pede Passagem”.
Para adquirir o livro o telefone é (12) 3863 1272 ou envie um e-mail para federacao@procostaatlantica.org.br 

Teo Balieiro
Presidente da Federação Pró Costa Atlântica
www.procostaatlantica.org.br 


Valor da Juventude - Dr. Herbert não descarta as crenças da juventude: além de reconhecidamente teimoso, conforme confessa no artigo "A eleição e suas conseqüências", mantém a ilusão juvenil de que o eleitor possa, aqui, votar consciente. Se houvesse a mínima possibilidade de tal, a grande maioria dos candidatos nem se apresentaria para evitar vexame. 

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


O Povo Quer Saber! - É pessoal, eu venho acompanhando de perto essas notícias, se tiver mais coisa nos porões: que digam os que sabem como o Ricardo Bento Siqueira bem disse - O Povo Quer Saber!

Maria da Penha
Da comunidade de Ubatuba


Frases para momentos distintos:
"O que deve ser perdoado além da paixão, da inocêcia e da (digamos) ingenuidade?"
"O fogo do inferno aos que se escondem, conspiram e manipulam atrás de inocentes!" 

FDMA

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Lázaro

Vista da Praia do Lázaro
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor