Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 15 de setembro de 2004 - Nº 1116 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Na reta final rumo às eleições, candidatos investem em megacomícios
Praias do Litoral Norte passam por faxina
1º Simpósio de Turismo do Litoral Norte

Caraguatatuba
2º Caraguá Tuning Show 
Caminhão-tanque é retirado da Tamoios
Roubos assustam moradores de comunidades de Caraguá
3ª Idade divide passarelas com modelos 
1ª prova Natatória da Independência é adiada por causa das chuvas
Fundacc participa do 1º Simpósio de Turismo do Litoral Norte 
CIASE abre inscrições para diversas atividades
Semana Jurídica abre palestras ao público
2ª Semana das Profissões
Comissão de Saúde fala com Secretário sobre Hospital Regional
Câmara vota redução de cadeiras em segundo turno

Ilhabela
6ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 

São Sebastião
Justiça analisa fita em São Sebastião
Estado libera R$ 800 mil para o porto
Ventos desabrigam 30 em São Sebastião
SEJUV doa alimentos arrecadados durante Iª Corrida para a vida
Prefeitura de São Sebastião fecha convênio com Banco do Brasil
Gerente do Tebar recebe agradecimento por apoio ao time de Volei
TEBAR tem seu lançamento no Programa de Avaliação de Gestão dos Terminais Aquaviários
Capacitação de educadores através de Programa Vivendo Valores na Educação 

Ubatuba
Hoje tem palestra sobre Empretec na ACEU
Ubatuba faz bloqueio de telefones
Debate político em Ubatuba
Atraso impede Fabrício Gomes de participar do debate
Programa Ponto de Vista realizará entrevistas com candidatos
Começa a Copa Caiçara de futebol de mesa
Encontro de Bandas promete agitar o Ipiranguinha

Seções
Artigo
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Na reta final rumo às eleições, candidatos investem em megacomícios

Litoral Norte - Os candidatos a prefeito de Caraguatatuba e São Sebastião estão investindo em megacomícios para conquistar votos para a disputa eleitoral. Na reta final rumo ao pleito, marcado para o dia 3 de outubro, vale tudo para chamar a atenção dos moradores. 
Os comícios com direito a apresentações musicais e telões têm agradado a municípes e candidatos, apesar de que parte do público vai aos encontros interessada nas atrações e pouco, nas propostas
de governo.
Em Caraguatatuba, o concorrente à vaga do Executivo, José Pereira de Aguilar (PSDB), disse que os comícios são um meio de chegar até a população, de maneira coletiva.
"Nos encontros, conseguimos atingir um número maior de pessoas e apresentar as propostas de governo para os moradores em diversos bairros".
Ele também ressaltou que é possivel analisar a aceitação da candidatura por parte da população.
"É muito grande o carinho recebido das pessoas, que sempre acompanham as propostas".
Para o peemedebista Álvaro Alencar Trindade, seus comícios têm registrado boa movimentação na cidade. 
"O número de participantes varia por regiões, pois há bairros com menor número de moradores. O comício é um instrumento importante para divulgação do nosso trabalho".
O petista Maurice Mansour, que começa hoje, pela primeira vez, sua "batalha' eleitoral nos comícios, considera importante a interação com o eleitor, que vai em busca do seu candidato e analisa as propostas. "O eleitor tem a chance de conhecer o candidato e também questionar".
Ele afirmou que nos comícios não se tem uma imagem muito fiel dos eleitores, já que muitas pessoas vão mais por causa dos shows. 
"Hoje, são feitos "showmícios". Acredito que o comício perdeu sua essência. Não temos estrutura para shows, que são caros. Estamos fazendo uma campanha pés no chão".
Mansour declarou que todas as maneiras de divulgação da campanha são válidas. "Não tem nenhuma que seja melhor que a outra, o importante é saber aproveitá-las".
São Sebastião - O candidato Juan Manoel Pons Garcia (PPS), de São Sebastião, ressaltou que nos comícios os moradores podem ver a firmeza e o equilíbrio dos concorrentes ao cargo.
"Dá para apresentar o potencial do candidato, apesar de não ser um momento ideal para mostrar as propostas, que devem ser feitas em encontros, para haver uma discussão junto com a população", explica.
Juan alegou que nos encontros é possível ver a aceitação da população. "Vemos o interesse das pessoas, que também participam dos comícios".
Para Ernane Primazzi (PSC), o momento serve para a divulgação das propostas para uma maior quantidade de pessoas. "Não ficamos levando as pessoas de um lado para o outro, como fazem por aí. As propostas são de um modo geral, mas cada bairro tem as suas dificuldades e propomos a ajuda".
Ele disse que o melhor tipo de campanha é o boca-aboca, em que a confiança é maior. "Apesar da importância do comício, o debate é o
único que pode fazer a diferença nesta reta final das eleições, mas os candidatos fogem dos debates. Só com o debate é possivel desmascarar os concorrentes".
O concorrente do PT, Luiz Ramos, afirmou que é uma oportunidade de passar a expêriencia do candidato, a propagação das propostas e
ter uma expansão maior das idéias. 
"Há uma boa aceitação do público, mas a diferença é que as pessoas que vão aos nossos comícios não são cativas (vão por vontade própria), querem ouvir as propostas do partido. Ele disse que nos encontros não há muitas atrações (megashows), pois o interesse é propagar as futuras ações.
"As propostas são partidárias e iguais em todo o Município. Acredito que a campanha "corpo-a-corpo" é a mais forte, pois no comício, o palanque não traduz confiança".
Para o estreante na corrida ao cargo do Executivo, Gabriel Rosa Alves (PSDC), o momento ajuda os moradores a conhecer suas idéias e projetos para a cidade. 
"O povo quer saber quem é Gabriel. Temos sido bem-aceitos pelo público e abordamos questões para toda a comunidade".
Ele disse que a propaganda que atinge mais os eleitores é a caminhada pelos bairros. "Dessa maneira, além de apresentarmos
nossas propostas, também ouvimos a população e tenho aprendido muito com o povo".
Já o tucano Paulo Julião ressaltou que o momento serve para mostrar a força dos candidatos. "Somos bem-aceitos em todos os bairros e tenho certeza de que vamos ganhar a eleição. Falamos das nossas propostas em geral e para cada bairro por onde passamos".
Shows agitam comícios - Não só as propostas dos candidatos agradam ao público nos comícios. Os shows e a agitação também são fortes atrativos para os eleitores. É o caso das amigas Andréa Pereira, 27, e Rosângela Aparecida Oliveira, 29, que se consideram as "marias-comícios", pelo fato de marcar presença em todos os encontros políticos de um candidato da região.
"Vamos a todos os comícios, pois nos divertimos", disse Andréa. Já Rosângela declarou que além da diversão, aproveita para ouvir as propostas do candidato. 
"Já participamos de mais de cinco en-contros, uma forma de lazer nesta época".
A auxiliar administrativa Rosa Elidia André, 30, disse que procura os comícios pelas propostas de governo dos candidatos.
"Estou indo a vários encontros, apesar de já ter o meu candidato, procuro ouvir suas propostas".
Já a estudante Mayara Munholi, 17, contou que vai aos encontros, mas não presta atenção nas propostas dos candidatos. 
"Os shows atraem as pessoas. Eu participo por causa do movimento, pois não há outra opção de lazer durante a semana". (Fonte: Correio do Litoral)

Praias do Litoral Norte passam por faxina

Litoral Norte - No próximo sábado, 18, o Litoral Norte passa por uma faxina em suas praias e margens de rios e cachoeiras.
Trata-se do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, coordenado pelo Instituto Terra & Mar, entidade ambientalista do Litoral Norte,
com sede em São Sebastião, que orienta o trabalho realizado em todo o Estado. 
A limpeza se inicia às 9h, com previsão de término para as 13h.
Oceonógrafa e diretora do instituto, Shirley Pacheco conta que o evento, iniciativa da The Ocean Coservancy, ONG (Organização Não-Governamentel) norteamericana, existe desde 1986, tendo o objetivo de conscientizar a população sobre a situação do destino dado ao lixo. 
Na região, somente em 2000 a idéia foi implantada. "Como o trabalho é realizado por voluntários, é uma forma de conscientizar sobre a dimensão do impacto que estamos causando na natureza em relação ao destino correto que devemos dar ao lixo que produzimos.
Através do evento, queremos mudar nossa atitude sobre o consumo desnecessário de embalagens e produtos descartáveis".
Em todo o litoral paulista, o número de voluntários se aproxima dos 3.400, coordenados por algumas ONGs dos municípios, pessoas que separam o lixo, fazem a pesagem por material, entre outras funções.
Os voluntários têm como ferramenta de trabalho, sacos de lixo e luvas, e ainda recebem água e uma camiseta, durante o evento.
Todos os anos, o terceiro sábado de setembro é dedicado a essa limpeza, que consegue sensibilizar e movimentar voluntários do mundo inteiro. O volume de pessoas dispostas a colaborar com a iniciativa aumenta a cada edição. (Fonte: Correio do Litoral)

1º Simpósio de Turismo do Litoral Norte
Discussão terá como tema a preservação e a valorização de patrimônios da região

Litoral Norte - O curso de Turismo das Faculdades Integradas Módulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Caraguá, promove de 16 a 18 de setembro, o 1º Simpósio de Turismo do Litoral Norte. Sob o tema 'Turismo e Formação Profissional para a Preservação e Valorização de Patrimônios Históricos e Culturais, o evento terá atrações como inéditas como o Salão de Turismo que apresentará os diversos segmentos turísticos da região em estandes montados na quadra poliesportiva da Instituição. 
Paralelamente ao Salão de Turismo, o evento oferecerá atrações como Teatro de Bonecos, lançamento de livro, exposição do Trade Turístico, palestras, além de diversas atrações culturais. 
Programação:
Dia 16
19h - abertura oficial.
20h - Palestra 'Os Albergues da Juventude no Brasil'.
21h - Palestra 'O Processo de Locação de Veículos para Turismo'.
Dia 17
19h - Painel 'Realidade Turística no Litoral Norte', com secretários municipais de turismo do Litoral Norte.
20h - Palestra 'Sociedade, Cultura e Turismo', com membros da secretaria de estado da Cultura.
Dia 18 
10h - Palestra 'Turismo e Sua Realidade Profissional com a Cultura'.
11h - Formação Profissional e Tursística, com a Profa. Ms. Marlene Matias, presidente da Abbtur do estado de São Paulo.
12h - Encerramento. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Nuno Motos

2º Caraguá Tuning Show 
Evento promove encontro e concurso de carros personalizados e de som automotivo. A novidade este ano é o encontro de motos personalizadas.

Caraguatatuba - O Caraguá Tuning Show acontece pela segunda vez em Caraguatatuba, com uma grande exposição e campeonato de carros personalizados e de som automotivo. Tudo vai acontecer na Praça de Eventos, no dia 19 de setembro, das 9 às 17 horas, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Ditran.
Como atrações, o evento oferece exposição de carros antigos, hot-roud (carro com motor V 8) e veículos turbinados. Tuning (sintonia em inglês) significa que o veículo foi transformado para aumentar a sintonia com o proprietário.
Além da exposição de carros, serão montados estandes de lojas e fábricas de peças do setor automobilístico. A inovação, este ano, é que motociclistas também poderão participar do encontro, com motos personalizadas. 
Outra atração será o campeonato de carros, com julgamento e premiação para os primeiros vencedores. Serão disputadas as categorias: tuning passeio pequeno, médio e grande, Pick ups, carros antigos e importados. Segundo o organizador do evento, quanto menos original for o veículo, melhor. Já o campeonato de som automotivo premia duas categorias: Sound Presure Level (SPL) que é o som grave dentro do veículo, e o Trio Elétrico, que mede o som agudo para fora do carro, como os trios elétricos da Bahia. Vence o campeonato quem tiver o maior pico de decibéis. O julgamento é feito pela MTM Brasil (site www.mtmbrasil.com.br com todos os eventos do calendário).
O organizador e idealizador Wagner Arruda é um entusiasta. Já participou de encontros em outras cidades e passou a realizar o evento em Caraguá porque acredita que na cidade existem muitos amantes do Tuning. Para ele, o sucesso deverá ser ainda maior que no ano passado, quando reuniu cerca de 250 participantes. Segundo o secretário municipal de Turismo, Paulo Noronha, o evento movimentou a cidade em 2003 e demonstrou que pode ser mais um atrativo turísticos para a cidade. 
O Caraguá Tuning Show é aberto ao público tem entrada franca, mas o participante poderá colaborar com a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, doando um quilo de alimento. O organizador ajudará paralelamente a campanha para arrecadar alimentos em numa tenda ao lado da portaria. “Não custa ser solidário. Conheço o trabalho da entidade e tenho certeza que merecem o apoio de todos. Eles têm um trabalho muito bonito pois cuidam voluntariamente de pessoas doentes”, comentou.  (Fonte: PMC)

Caminhão-tanque é retirado da Tamoios

Caraguatatuba - A Polícia Rodoviária Estadual interditou ontem por duas vezes a rodovia dos Tamoios para retirada do caminhão que caiu em uma ribanceira no km 73 no sábado.
A pista de descida foi fechada entre 10h45 e 12h para retirada da cabine do caminhão. Entre 16h e 16h20, as duas pistas foram interditadas para a retirada do tanque. As interdições não provocaram congestionamentos, segundo a Polícia Rodoviária.
Técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) vistoriaram ontem novamente as encostas atingidas por cerca de 13 mil litros de óleo que vazaram do tanque do caminhão. A área poluída pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar de Caraguatatuba. O material recolhido pela Cetesb deve ser encaminhado para a Petrobrás em São Sebastião.
Pelo menos 55 homens devem continuar hoje a limpeza das pedras e das margens do rio Santo Antônio atingidas pelo óleo. A limpeza está sendo feita em um trecho de 1,5 km do rio. A população ribeirinha, cerca de 500 famílias, continua proibida de consumir a água devido aos riscos de contaminação. As praias não foram atingidas.
A Cetesb não informou, até o final da tarde de ontem, se foi aplicada multa à empresa responsável pelo caminhão que transportava o óleo. (Fonte: ValeParaibano)

Roubos assustam moradores de comunidades de Caraguá
Polícia Militar da cidade registra em dois meses um total de 72 assaltos

Caraguatatuba - Os casos de roubos registrados em Caraguatatuba, praticados com exagerada violência, vem deixando os moradores assustados. A Polícia Militar recomenda aos moradores que adotem medidas de precaução para evitar a ação dos assaltantes.
A Polícia Militar registrou desde julho 72 roubos na cidade. Entre os bairros centrais mais visados pelos assaltantes estão Indaiá, Poiares, Martim de Sá, Centro, Jardim Aruan e Massaguaçu. Na região sul, onde foram praticados 24 roubos nos últimos dois meses, os bairros que lideram as ocorrências são Morro do Algodão, Perequê-mirim e Porto Novo.
A Polícia Civil não permitiu ontem o acesso aos boletins de ocorrência. Alguns roubos tem chamado a atenção pela excessiva violência praticada pelos assaltantes. Em um deles, um casal foi amarrado e jogado dentro de um rio; em outra ocorrência, jogaram álcool na vítima e ameaçaram incendiá-la. Em outro roubo, violentaram uma das vítimas.
O último roubo registrado na cidade ocorreu na noite de anteontem. Três homens armados surpreenderam uma família no Jardim Aruan. Enquanto dois assaltantes mantinham mãe e filho como reféns, outro assaltante seguiu com B.P.P., 61 anos, até uma agência bancária para sacar R$ 1.000. Os assaltantes fugiram com o carro da vítima.
O presidente da OAB local, Almir Alves, disse que foi pessoalmente conversar com o delegado-titular da cidade, Leon Ribeiro Nascimento, para cobrar providências da polícia. Segundo Alves, os assaltantes tem agido com crueldade e isso vem deixando os moradores assustados. O comerciante J., 43 anos, que mora no Indaiá, disse que não tem saído mais aos sábados devido à falta de segurança.
O comandante da PM, capitão Valter Padulla, disse ontem que o combate a criminalidade não depende, hoje, apenas da polícia, mas também da colaboração dos moradores. "A cidade cresceu muito e tem atraído todo o tipo de pessoas", comentou. Segundo Padulla, os moradores devem se prevenir mais para evitar a ação dos marginais.
"As pessoas devem evitar falar em público de negociações feitas envolvendo grande soma de dinheiro; evitar o uso abusivo de jóias; não deixar portas e janelas abertas; não sacar dinheiro em grande quantidade nos caixas eletrônicos; evitar atender a porta tarde da noite; enfim, adotar várias medidas de segurança", recomendou.
Segundo Padulla, as quadrilhas tem procurado agir em residências onde sabem que vão encontrar jóias, dólares e até armas. Ele disse acreditar que os assaltantes são pessoas da própria cidade. A PM prendeu na semana passada 14 pessoas de uma mesma quadrilha. (Fonte: ValeParaibano)

3ª Idade divide passarelas com modelos 
O Caraguá Fashion Weekend reúne duas gerações diferentes no mesmo palco neste sábado, dia 18

Caraguatatuba - O Centro de Convivência da Terceira Idade ‘Estrela do Mar’’ promove no próximo sábado, dia 18, o Caraguá Fashion Weekend. Um desfile de modas que reunirá duas gerações diferentes no mesmo palco. A 3ª idade dividirá as passarelas com as modelos que irão desfilar a coleção de moda praia e social.
Além do desfile, os apreciadores de moda poderão apreciar um coquetel, e ao final haverá muita música eletrônica para animar a noite. 
O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo, Lojas Seller, Cor de Laranja, Sem Comentário de Marili Noivas. Os ingressos custam 5 reais e já podem ser adquiridos nas lojas patrocinadoras. O CCTI fica na Alameda dos Cipestres, no bairro Cidade Jardim. (Fonte: PMC)

1ª prova Natatória da Independência é adiada por causa das chuvas
Devido às fortes chuvas do final de semana, a 1ª Prova Natatória da Independência foi adiada para o dia 26, domingo, às 9h, na praia Martim de Sá, em Caraguá. O evento aconteceria no último domingo,12. As inscrições continuam abertas até o dia da competição 

Caraguatatuba - Foi adiada para o dia 26, domingo, a 1ª Prova Natatória da Independência Troféu "Éden Pimenta". O evento aconteceria em Caraguá no domingo, 12, mas as chuvas e o forte vento do final de semana impossibilitaram os atletas de entrarem no mar. A competição acontecerá na praia Martim de Sá, às 9 horas.
A organização do evento espera reunir cerca de 700 atletas de todo o estado Estado. A prova é dividida nas categorias Infantil I (de 8 a 11 anos);, Infantil II (de 12 a 13 anos); ), categoria A (de 14 a 16 anos), B (17 a 19 anos); ), C (20 a 24 anos); ), D (25 a 29 anos); ), E (30 a 34 anos); ), F (35 a 39 anos); ), G (40 a 44 anos); ), H (45 a 49 anos); ), I (50 a 54 anos); ), J (55 a 59 anos) e L ( acima de 60 anos). Categoria M (policiais militares) e a categoria N (para portadores de necessidades especiais) todas nas modalidades masculino e feminino. 
Todos os participantes que concluírem a prova receberão medalhas. Na classificação geral, os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas, troféus e prêmios em dinheiro. Durante o evento, acontecerá haverá o sorteio de uma bicicleta e brindes para os participantes. Os atletas inscritos receberão, no dia da prova, um kit contendo camiseta e toca. 
Atletas, federados os ou não, ainda podem se inscreverem,. eEm Caraguá, as inscrições podem ser feitas na Academia Ativa, no bairro IpirangaSite. Em São Paulo, as inscrições podem ser feitas na Academia 4X1 e Academia Aquaplay, informações pelo telefone (12) 3887 - 4240 ou (13) 9119 - 0077. 
Para se inscrever, os atletas terão que de pagar uma taxa, os policiais militares terão inscrições gratuitas, desde que se inscrevam na categoria M.
O evento é organizado pela MA Promoções e Eventos, com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Fundacc participa do 1º Simpósio de Turismo do Litoral Norte 
Palestra fará apresentações folclóricas e musicais

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba participa do 1º Simpósio de Turismo do Litoral Norte, uma realização do curso de turismo das Faculdades Módulo e a Secretaria Municipal de Turismo, que acontece entre os dias 16 e 18 de setembro. 
Estão previstas apresentações artísticas e culturais, como bumba meu boi, puxada de rede e palestra com Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor técnico do DARC – Departamento de Atividades Regionais da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, e estande com exposição dos projetos e publicações da Fundacc.
Em seu estande, o público vai conhecer as publicações realizadas pela Fundacc sobre a história oficial da cidade, e também causos e contos de moradores antigos da cidade. Lá também poderá apreciar exposição de fotos sobre a pesca artesanal, realizada pelos fotógrafos da Comissão Setorial Municipal de Cinema Vídeo e Fotografia da Fundacc.
Sob o tema 'Turismo e Formação Profissional para a Preservação e Valorização de Patrimônios Históricos e Culturais’, o simpósio contará na abertura oficial, dia 16, às 19 horas, com apresentação do Àgua Viva Coral, com a regente Eliana Banheza, com um repertório escolhido para a ocasião. 
Durante a abertura, Eloiza Antunes, presidente da Fundacc, faz uma fala sobre cultura e o trabalho que a fundação vem realizando nos últimos anos, e apresenta ao público, o vídeo Pesca Artesanal – Patrimônio Imaterial, dirigido pela jornalista Adriana Coutinho, sobre os saberes dos pescadores artesanais, transmitidos de geração a geração. 
No dia 17, às 20 horas, a Fundacc traz Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor técnico do DARC – Departamento de Atividades Regionais da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura com a palestra Sociedade, Cultura e Turismo. Sartini tem sido um grande parceiro da Fundacc em seus projetos, estreitando cada vez mais os laços da Secretaria de Estado da Cultura e o município de Caraguatatuba. Seguida da palestra, às 20h30, acontece a Puxada de 
Rede, realizada pelo TEC – Teatro Experimental de Caraguatatuba, direção Junior Magresco.No dia 18, a Fundacc encerra o evento às 12 horas, com a apresentação do Bumba Meu Boi, das oficinas de teatro, com direção de Junior Magresco. (Fonte: Fundacc)

CIASE abre inscrições para diversas atividades

Caraguatatuba - Além de capoeira, futebol, vôlei, basquete, atletismo e natação, o CIASE inova com aulas de frescobol, xadrez, dama, tênis, bocha, malha, e projetos de aprendizagem como ‘Histórias em Quadrinhos’, ‘Ler e Escrever Poemas’, ‘O Contador de Histórias’, entre outros.
O Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo (CIASE) do bairro Travessão em Caraguá está com inscrições abertas para os diversos projetos esportivos e culturais que já foram iniciados ou estão para começar. Há atividades para pessoas de todas as idades.
Os projetos são desenvolvidos em parceria com as Faculdades Integradas Módulo, alguns já têm o apoio do Centro de Convivência da Terceira Idade ‘Estrela do Mar’ e de voluntários que utilizam o espaço oferecido pelo CIASE. 
Está sendo viabilizada uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para um projeto que visa a prevenção de doenças. A Fisioterapia também está na programação do CIASE, como um recurso para o desenvolvimento social de crianças portadoras de problemas como desvio na coluna e outros que possam acarretar dificuldades na aprendizagem. O trabalho é da Fisioterapeuta voluntária Profa. Elaine Silva Campos, que também foi responsável pelos atletas do 48º Jogos Regionais.
"Queremos que a comunidade participe. O CIASE é um espaço aberto a todos e nosso objetivo é promover atividades e projetos que atendam às necessidades da população local", comenta o diretor do CIASE, João Fernando Lopes. Quanto aos exames médicos, o diretor disse que o exame feito para a educação física escolar no início do ano será aceito.
No CIASE há projetos para a terceira idade, como o ‘Não à Hipertensão’ e as aulas de ginástica localizada. Há opções também para as donas de casa, como o ‘Segredo de Mãe’, projeto que reunirá mulheres para troca de receitas e sugestões para que seja editado um livro com receitas das participantes no final do ano.
Entre as atividades esportivas, o CIASE oferece aulas de futebol de salão e campo, vôlei, basquete, capoeira, atletismo e natação (assim que a piscina estiver pronta). As atividades extras também podem ser praticadas por quem já faz algum esporte, entre elas estão disponíveis xadrez, dama, tênis, bocha, malha, frescobol.
Outros projetos visam entreter a garotada, como ‘Brinquedos e Brincadeiras’, que ensina brincadeiras de rua e a fazer pipas, pára-quedas, pião, bilhar de mão e brinquedos com sucatas.
O CIASE também promoverá a oficina ‘História em Quadrinhos’, que tem o objetivo de ensinar as crianças a desenvolverem textos narrativos para histórias em quadrinhos, visando complementar a aprendizagem de crianças e adolescentes. Outro projeto que visa reforçar a aprendizagem das crianças é o ‘Ler e Escrever Poemas’ e ‘O Contador de Histórias’, que irá desenvolver o gosto pela leitura no momento, considerado mágico, pelas crianças. 
Um horta comunitária também faz parte dos projetos e visa ensinar os segredos da mata com dicas sobre sementes, adubos e o efeito medicinal das plantas. 
No domingo, o CIASE é aberto e funciona como um clube aberto à comunidade. 
Programação:
- Futebol de Salão
Aulas às segundas e quintas, das 8 ás 10h40 e das 13h30 às 16h10.
- Voleibol
Terças e sextas das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30.
- Basquete
Quartas e sábados, das 9 às 12h e das 13h30 às 17h30.
- Futebol de Campo
Terças e sábados e quartas e sextas, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30
- Ginástica Localizada
Segundas e quintas, aulas das 7h15 às 17h30.
- Natação
De segunda à sábado, das 8 às 11h e das 13 às 17h.
- Hidroginástica
De segunda à sábado, das 16h às 17h30. (Fonte: PMC)

Semana Jurídica abre palestras ao público

Caraguatatuba - O curso de Direito das Faculdades Integradas Módulo promovem a Semana Jurídica e oferece palestras gratuitas de 20 a 24 de setembro. O evento reunirá autoridades como o Dr. Josué Pimentel, Juiz Titular da Vara Distrital de Ilhabela; Dr. João Barbosa, delegado de Polícia Seccional do Litoral Norte; o Dr. Mário Sérgio de Oliveira, Advogado representante do Conselho de Ética da OAB/SP; entre outros profissionais para discussão, através de palestras, sobre assuntos de interesse da comunidade. 
A Semana Jurídica é aberta ao público, que poderá se informar sobre temas como ‘Inovações do Código Civil no Direito de Família’, ‘O Poder Judiciário na Atualidade’, ‘Crimes Ambientais’, ‘Ética no Direito Eletrônico’, ‘Direito Empresarial no Novo Código Civil’, ‘Direito do Consumidor’, entre outros. Todas acontecem no auditório Angelo Fonseca Nogueira, na Unidade Centro da Faculdade. Os organizadores do evento este ano são os professores Daniel Gomes, Mara Vidigal, Silas D’Ávila e a aluna Ana Carolina Moretti. Confira a programação.
Programação
2ª feira - 20/09
20h – Abertura
Inovações do Código Civil no Direito de Família
Palestrante: Dr. Ricardo Algarve Gregório (Mestre em Direito de Família)
3ª feira - 21/09
9h - O Poder Judiciário na Atualidade
Palestrante: Dr. Abem Atar (Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo)
20h – Direitos Reais no Novo Código Civil
Palestrante: Dr. Josué Pimentel (Juiz Titular da Vara Distrital de Ilhabela)
4ª feira - 22/09
9h – Crimes Ambientais 
Palestrante: Cap. Eugênio Campos Júnior 
(Comandante da Polícia Ambiental de Caraguatatuba e Região)
20h – Crimes da Imprensa
Palestrante: Dr. João Barbosa (Delegado de Polícia Seccional do Litoral Norte)
5ª feira - 23/09
9h – Ética no Direito Eletrônico 
Palestrante: Dr. Marco Antônio Araújo Júnior 
(Advogado e Professor Universitário)
20h – Direito Empresarial no Novo Código Civil 
Palestrante: Dr. Mário Sérgio de Oliveira 
(Advogado representante do Conselho de Ética da OAB/SP)
6ª feira - 24/09
9h – Direito do Consumidor 
Palestrante: Dr. Moratto (Advogado Militante em São Paulo). (Fonte: Módulo)

2ª Semana das Profissões

Caraguatatuba - Acontece de 27 de setembro a 1 de outubro, uma semana de palestras com professores universitários para estudantes que querem tirar dúvidas sobre sua futura profissão, saber mais sobre diferentes carreiras e o atual mercado de trabalho. A entrada custa apenas 1 Kg de alimentos não perecíveis e as vagas são limitadas. 
De segunda, dia 27, a quinta-feira, dia 30, haverá palestra com o consultor de Empresa Douglas Peternela sob o tema 'Fazer o que se gosta o gostar do que se faz?'. Na segunda-feira, dia 27, o evento se direciona para as áreas de Ciências Contábeis, Administração e Turismo. Na terça-feira, o destaque vai para as áreas de Direito, Arquitetura e Sistemas de Informação. Já na quarta-feira serão discutidas as profissões de Pedagogia, Normal Superior e Educação Física. 
Na quinta-feira são os cursos de Letras, Ciências Biológicas e História que estarão em debate. Já na sexta-feira, os assuntos serão 'Motivação de Estudo: estudar por que, quando, quanto e onde?', com o palestrante Prof. Pierluigi Piazi, que é consultor de Ensino do Anglo; e 'Orientação Vocacional: dinâmicas e vivências' com psicólogos. 
O evento também promove sorteio de uma parcela da semestralidade e durante todos os dias sorteio de inscrição para o vestibular. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento Módulo, na Av. Frei Pacífico Wagner, nº 653, ou por telefone (12) 3897-2044. Mais informações sobre o evento e currículo dos palestrantes no site www.modulo.br 

Comissão de Saúde fala com Secretário sobre Hospital Regional
Vereadores discutiram outros assuntos relativos a pasta

Caraguatatuba - A CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) da Saúde, da Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve reunida na manhã desta quinta-feira, dia 9 de setembro, para realizar suas tarefas de praxe para a elaboração do Relatório Trimestral. Desta vez a escolha recaiu sobre a Secretaria Municipal de Saúde, numa entrevista com o Secretário Pedro Norberto dos Santos.
Além dos funcionários da Câmara, estiveram presentes os Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Presidente da Comissão e Leonor Diniz Santos Ferreira (PP), membro. A entrevista informal durou cerca de 90 minutos e foi realizada na varanda do gabinete do Secretário.
A Comissão iniciou falando sobre o número de leitos. De acordo com Pedro Norberto dos Santos, Secretário Municipal de Saúde, a obra da Maternidade da Casa de Saúde Stella Maris trará um relativo aumento no número de leitos. O Secretário estima que a cidade chegue aos 100 leitos, o que ainda é pouco, dentre as expectativas dos órgãos da Saúde, que estabelecem para uma cidade como Caraguá, uma média de 200 leitos.
A partir daí o assunto girou em torno do Hospital Regional, que segundo cálculos do Ministério da Saúde, feitos em 2002, deverá chegar a região nos próximos 10 (dez) anos, mas se não for bem administrado, poderá se transformar num “grande elefante branco”.
Sobre o Programa Saúde da Família (PSF) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o Secretário advertiu que a Fundação Zerbini deverá fazer o gerenciamento, pois até o momento o Comus (Conselho Municipal de Saúde) aprovou apenas a mudança de gestão, sendo que o sistema está em fase de ajustes, através de uma comissão mista. O trabalho só terá início, segundo o Secretário, quando o Plano de Trabalho for aprovado e a Fundação Zerbini realizar uma seleção de currículos.
A falta de verba e dotação orçamentária está emperrando o dia-a-dia da Secretaria de Saúde. De acordo com Pedro Norberto, as cirurgias eletivas tem prazo de espera de até 18 meses e isto vem ocorrendo devido as emergências, que chegam em grande quantidade. A falta de verba também emperrou a contratação de profissionais como Neurologistas, Cardiologistas, Dermatologistas, Oftalmologistas, Endocrinologistas, Vascular, Otorrinolaringologista e Oncologista.
Ainda falando em verbas, não poderá ser feita a compra de um intensificador de imagens, pois seu custo chega a casa dos R$ 80 mil. Ao mesmo tempo, uma verba vinculada conseguiu que um Microscópico fosse comprado. Este aparelho está sendo usado para a Neurologia e a Cardiologia na Casa de Saúde Stella Maris. A falta de verba emperrou uma orientação dos órgãos de Saúde, sobre a criação de Unidades de Pronto-Atendimento nos extremos da cidade, para reduzir a demanda hospitalar, que chega a casa dos 70%. Já os Dentistas, Assistentes e Agentes de Zoonose estão a espera do Concurso Público, para serem chamados somente em 2005.
Uma das requisições da Comissão de Saúde foi quanto a compra e utilização de aparelhos de Raio-X, nas UBSs do Centro, região Norte e Sul, devido a emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Vereador Aurimar Mansano, Presidente da Comissão de Saúde. O Secretário confirmou que os aparelhos já foram licitados, estando a espera apenas de sua chegada e início das operações e que os casos de Dengue cresceram no município devido a uma média de 40% dos domicílios estarem fechados.
Para o Vereador a Comissão de Saúde obedece a caminhada normal quando se almeja algo de interesse público. “Ao longo destes anos tivemos conquistas e derrotas, além de inúmeras reivindicações. Devo dizer que realizamos um bom trabalho”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota redução de cadeiras em segundo turno
Projetos de Emenda à Lei Orgânica necessitam de 2 votações

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba volta a realizar suas Sessões Ordinárias semanais, depois do feriado de 7 de setembro, terça-feira. A 28ª Sessão Ordinária, que acontece amanhã, dia 14 terá projetos com votação em primeiro e segundo turno. Devido a Lei Eleitoral, as Sessões Ordinárias semanais continuam ocorrendo sem a transmissão ao vivo, via rádio local.
Iniciando a Ordem do Dia, Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, de autoria do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), Presidente deste Parlamento Municipal, que limita o número de Vereadores a 10(dez). A propositura já foi votada em primeiro turno e foi aprovada, necessitando de maioria simples para ser aprovada em segundo turno. Caso seja rejeitada em segundo turno, o projeto será rejeitado.
Entre os projetos de votação e discussão única, constam o da Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto (PL), que denomina de Coronel Edgar Pereira Armond, a rotatória localizada na rodovia SP-99, no bairro da Ponte Seca. O Vereador Nilson Lopes da Silva (PPS) denomina de rua Benedito Ferreira da Silva – “Dito Mineiro”, a rua Recanto Anna, localizada no loteamento do mesmo nome, no bairro do Rio do Ouro.
Já o Vereador Laércio Aparecido de Andrade (PPS), quer conceder Título de Cidadão Caraguatatubense para o médico ortopedista Ibrahim Antonio Bittar Júnior. Finalizando o Vereador Aurimar Mansano (PTB) apresenta projeto que declara de Utilidade Pública a Associação Internacional de Combate ao Câncer – AICC, fundada recentemente, no primeiro semestre deste ano, em Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

6ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 

Ilhabela - No próximo sábado, dia 18, às 14h, acontecerá em Ilhabela a 6ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas. A largada será na praia do Barreiros (região norte) com chegada na Praia Garapocaia (Pedra do Sino). O percurso desta etapa é de 1.600 mil metros.
As provas de Menor e Melhor Idade acontecerão minutos antes da prova principal e deverá ser dividida em dois percursos diferentes para os mais experientes e os iniciantes. 
A inscrição é aberta para todas as idades e a taxa é de um quilo de alimento não perecível.
O evento é organizado pelo Panathlon Club de Ilhabela e conta com o apoio do comércio local e Prefeitura Municipal de Ilhabela com botes de apoio e ambulância de plantão durante todo evento.
O treinamento de natação gratuito continua em Ilhabela 
A TUBAN – Equipe Tubarões Maratonistas de Ilhabela – e Panathlon club de Ilhabela continuam dando treinamento gratuito três dias por semana para nadadores ou iniciantes nas praias do município.
A iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática de natação de maratonas aquáticas além da saúde e qualidade de vida que o mar pode oferecer a praticantes regulares do esporte.
Os treinos são acompanhados por pelos nadadores profissionais e professores de Educação Física Harry Finger, Bia Bello e Tuto.
Confira os horários:
As segundas-feiras às 8h na Praia do Perequê (em frente ao Ilha Flat);
As quartas-feiras as 8h30 na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras);
As quartas-feiras as 15h30 no Campo de Aviação (Praia do Pequeá);
As sextas-feiras às 8h na Vila (Próximo a Barraca do Samba).
6ª Etapa Prova Principal e Prova de Incentivo Menor e Melhor Idade
Data: 18/09/2004 - Sábado
Horário: 14h
Local: Largada na Praia do Barreiros (Norte) e chegada na Praia Garapocaia (Pedra do Sino)
Percurso: 1.600 metros 
Inscrições: no local
Taxa de inscrição: um quilo de alimento não perecível. O evento é aberto para todas as idades. 

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Justiça analisa fita em São Sebastião
Coligação de Paulo Julião acusa rival de suposto crime eleitoral; assessor de Pons Garcia não comenta denúncia

São Sebastião - A Coligação "São Sebastião Vive Melhor", que sustenta a candidatura à reeleição do prefeito Paulo Julião (PSDB) apresentou ontem denúncia de suposto crime eleitoral envolvendo o adversário Juan Pons Garcia (PPS), além dos postulantes a vagas na Câmara Arthur Ramirez Balut (PFL) e Estevão Flávio Ciapina (PFL).
Na denúncia encaminhada ao juiz eleitoral Josué Vilela Pimentel, os três candidatos, além do comerciante Benedito Alexandre, que seria ligado a Pons Garcia, são acusados de supostamente desrespeitar a legislação eleitoral ao captar recursos para a campanha.
Garcia e os dois candidatos a vereador teriam exigido dinheiro do empresário Luiz Carlos dos Santos em troca de possíveis benefícios depois de eleitos.
O empresário, proprietário da empresa de transportes Autoviass, teria gravado as conversas. Quatro fitas VHS e CDs de aúdio foram anexados à denúncia feita no final da tarde de ontem.
Segundo o advogado Luis Antonio Nascimento Curi, procurador da coligação, o empresário teria sido visitado várias vezes desde o ano passado pelos candidatos.
"Nas gravações, Garcia chega a insistir para que a 'doação' do empresário fosse feito por fora para não aparecer nas contas do partido", afirmou Curi.
O advogado disse que pedirá a impugnação da candidatura de Garcia, Balut e Ciapina por suposto crime eleitoral.
O empresário Luiz Carlos dos Santos não foi localizado para comentar o assunto. O gerente da empresa, Juvenal Ferreira, afirmou ao ValeParaibano que teria ocorrido o pedido de dinheiro. "Inicialmente, pediram R$ 600 mil, depois aumentaram para R$ 1 milhão", afirmou Ferreira, que teria participado das conversas.
OUTRO LADO- O candidato Juan Pons Garcia não atendeu o ValeParaibano ontem à noite. Ele teria participado de uma reunião e de um comício no bairro do Toque Toque Grande, o que teria impossibilitado um contato com a reportagem.
O candidato a vereador Arthur Balut (PFL) disse que não poderia comentar o assunto porque participava de um debate no clube da Terceira Idade na noite de ontem.
O advogado Alberto Carline, assessor jurídico da coligação 'Novos Tempos', que apóia Garcia, disse que foi a coligação que teria solicitado à Justiça Eleitoral a apresentação de 'possíveis fitas' envolvendo o candidato.
"Existia muito boato sobre a fita então solicitamos que o partido que tivesse algo que apresentasse à Justiça", afirmou.
Carline não quis comentar as denúncias feitas contra o candidato. Ele alegou que somente hoje, após tomar ciência delas, irá se manifestar. Ciapina e Alexandre não foram localizados para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Estado libera R$ 800 mil para o porto

São Sebastião - O Estado liberou mais R$ 800 mil para a realização de obras de melhoria e ampliação no porto de São Sebastião.
A verba será utilizada para a pavimentação, regularização e iluminação do pátio 1 de armazenagem de cargas, que possui 20 mil metros quadrados. As vias de acesso internas também serão recuperadas.
A obra será licitada pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) até o final do mês e deverá começar até dezembro, com previsão de conclusão em dois meses.
Até o final da semana, a Secretaria de Estado dos Transportes pretende inaugurar a primeira fase das obras de ampliação do porto, com a conclusão de dois novos dolphins.
Os dolphins são estruturas de concreto armado apoiadas em estacas metálicas que aumentam a capacidade de atracação e amarração de navios de maiores dimensões.
A obra vai permitir o atracamento de navios com capacidade para transportar até 3.500 veículos. A capacidade atual do porto é para o recebimento de navios que transportam até 2.500 unidades.
As obras começaram em janeiro e receberam investimento de R$ 2,3 milhões. O restante da ampliação do porto está orçada em R$ 57,8 milhões.
"Esses dois novos dolphins significam um aumento de até 40% a mais na capacidade de embarque. Com mais essas melhorias, vamos atrair novas empresas e devemos fechar em breve novos contratos", disse o secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, por meio de nota. (Fonte: ValeParaibano)

Ventos desabrigam 30 em São Sebastião
Risco de queda de árvores em casas faz Defesa Civil remover famílias; mar continua agitado e impede saída de barcos

São Sebastião - Os ventos de até 90 quilômetros por hora que atingiram o Litoral Norte na última segunda-feira deixaram 30 pessoas desabrigadas no bairro de Maresias, em São Sebastião. A Defesa Civil removeu as famílias porque havia risco das árvores caírem em cima das casas.
A ventania perdeu força ontem, mas os barcos não saíram para pescar porque o mar ainda estava agitado. Os desabrigados retornaram para suas casas na manhã de ontem. As famílias foram levadas para a escola Dulce Tavares.
A Defesa Civil informou que foram registradas 49 ocorrências entre as 17h da segunda-feira e às 4h30 da manhã de ontem, período em que os ventos atingiram maior intensidade na costa sul.
Foram registradas a queda de nove árvores e de um poste em bairros da região. Nos bairros de São Francisco e Enseada, na região norte da cidade, os moradores chegaram a improvisar barricadas para impedir que o mar invadisse as suas casas devido à ressaca.
Segundo a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela travessia entre São Sebastião e Ilhabela, o serviço de lancha que faz o transporte de pedestres entre as duas cidades foi normalizado a partir das 17h de ontem.
A travessia de balsa voltou ao normal a partir das 6h de ontem. Na segunda-feira, devido ao vendaval, a Dersa suspendeu a travessia feita pela lancha e substituiu as balsas pequenas pelas de maior porte devido aos ventos e as ondas registradas no canal.
A Defesa Civil de São Sebastião informou que a previsão do tempo para a região entre hoje e domingo prevê ventos com média de 25 quilômetros por hora, além de possibilidade de chuvas no sábado e domingo e maré alta.
PESCA - Os pescadores de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela passaram o dia de ontem checando suas embarcações para apurar possíveis danos provocados pelo forte vendaval.
Segundo Guilmer Cássio, presidente da Colônia de Pescadores de São Sebastião, as 245 embarcações ficaram atracadas ontem. "O mar ainda está muito agitado, dificultando a navegação e colocando em risco a vida dos pescadores", disse.
O presidente da Colônia de Pesca de Ilhabela, Nilo Duarte, disse que os 156 pescadores da ilha também mantinham suas embarcações atracadas. Os pescadores devem sair para a pesca na manhã de hoje.
Em São Sebastião, o vendaval afundou um barco e arrastou outros dois até a praia. Em Ilhabela, um barco teve a casaria (cabine) destruída pelo vento e uma outra embarcação foi arrastada até a areia da praia.
Em Caraguá, nenhum barco sofreu avaria com o vendaval, segundo informou a Colônia de Pesca.
O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista, informou que os fortes ventos foram provocados pela passagem de um frente fria
Segundo o centro, fenômenos como esse ocorrem porque os ventos ganharam força em razão da frente fria ter se delocado para outra área. (Fonte: ValeParaibano)

SEJUV doa alimentos arrecadados durante Iª Corrida para a vida

 
São Sebastião - A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer entregou hoje, terça-feira, dia 14, os 70 quilos de alimentos arrecadados durante a Iª Corrida para a vida, realizada no domingo, dia 12, pela Prefeitura de São Sebastião. O evento foi uma comemoração à Independência do Brasil e teve como objetivo promover atividade física, conscientizando a população e visando uma melhor qualidade de vida. 
“A corrida visou a inclusão das pessoas que nunca participaram da corrida por vergonha de não adquirir uma colocação ou não conseguir completar a prova”, disse o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Luiz Carlos de Melo Cardim.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso, agradeceu a colaboração da Sejuv e disse que os alimentos arrecadados irão ajudar nos trabalhos desenvolvidos pela secretaria. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião fecha convênio com Banco do Brasil
Empréstimos a partir de 1,79% para servidores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião fechou, na última sexta-feira, um novo convênio com o Banco do Brasil. É o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) - Consignação e Folha, que entra em vigor essa semana. O convênio tem como finalidade disponibilizar crédito pessoal aos servidores públicos com taxas especiais e cobrança das prestações em folha de pagamento. 
Os servidores passam a ter o benefício de pagar taxas a partir de 1,79% (*taxa válida para essa data), em prazos que vão de dois a 36 meses. Os limites são de R$ 100 reais a R$ 40 mil reais, com prestações mínimas de R$ 10 reais e máximas de 30% do salário. 
Pode obter o empréstimo o funcionário da Prefeitura que receba salário pelo Banco do Brasil. A contratação pode ser feita na sala de auto-atendimento do Banco do Brasil, que funciona 24 horas. Depois, basta solicitar a confirmação na agência pessoalmente ou através do BB Responde, que é o 0800-785678 e também funciona 24 horas. 
Outra vantagem é que não existe obrigatoriedade de consumir outro produto bancário, como por exemplo um seguro de vida. Num empréstimo de R$ 1.000 reais, por exemplo, a ser pago em seis vezes, o servidor pagaria seis parcelas de R$ 179,98 reais. “A redução da taxa disponibilizada pelo Banco do Brasil decorre da tradição e solidez da Prefeitura de São Sebastião”, disse a gerente do Banco do Brasil, Bernadete de Lourdes Silva. 
Maiores informações podem ser obtidas através do 0800-785678. (Fonte: PMSS)

Gerente do Tebar recebe agradecimento por apoio ao time de Volei

São Sebastião - O time de Voleibol feminino de São Sebastião visitou o gerente do Tebar, Geraldo Marfurte, na última sexta-feira, 10, para agradecimento do apoio com transporte que o Terminal disponibiliza, aproveitando para pedir mais apoio, com relação aos treinamentos realizados no Tebar Praia Clube.
As meninas foram parabenizadas pelo gerente, por serem campeãs invictas da primeira fase da liga máster, realizada neste ano, o que as proporcionou subir para do nível “C” para o nível “B”.
Segundo Marfurte, possibilidades de mais apoio estarão sendo estudadas, com chances de acontecer para o próximo ano. (Fonte: Transpetro)

TEBAR tem seu lançamento no Programa de Avaliação de Gestão dos Terminais Aquaviários

São Sebastião - Aconteceu na tarde desta terça-feira, 14, por volta das 14horas, no auditório do TEBAR, o lançamento do Programa de Avaliação de Gestão dos Terminais Aquaviários, com o objetivo de analisar e avaliar todos os setores dos Terminais, padronizando e melhorando seus sistemas de trabalho, operando com eficiência, com o menor risco às pessoas, às instalações e ao meio ambiente, obtendo sempre o melhor resultado.
Com este Programa, a Gerência Geral dos Terminais Aquaviários, terá um conhecimento mais detalhado sobre as condições operacionais, as condições de segurança, de integridade e de gestão dos 23 Terminais Aquaviários; podendo assim acionar todas as providências cabíveis para a imediata correção das não-conformidades que forem observadas; identificando também as melhores práticas de gestão existentes em cada Terminal, para disseminá-las pelos demais, promovendo a padronização dos procedimentos.
Esta avaliação se dará em forma de auditoria, em cada Terminal, com sistema de Chek List dos técnicos das áreas envolvidas; sendo que esta gestão será avaliada pelos próprios profissionais da Transpetro, e o mesmo empregado pode ser em determinado momento o avaliador e em outro o avaliado. 
De acordo com o chefe de manutenção do TEBAR, Guilherme Augusto Machado Simão, a Avaliação do Terminal acontecerá entre os dias 21 e 22 deste mês. (Fonte: Transpetro)

Capacitação de educadores através de Programa Vivendo Valores na Educação 

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Educação, vem realizando há dois anos a capacitação dos educadores das creches municipais e conveniadas, através do Programa “Vivendo Valores na Educação”, um programa educativo internacional, apoiado pela ONU, UNESCO e UNICEF. O objetivo principal do programa é a valorização da auto-estima profissional, além da possibilidade de transmitir valores às crianças, que passam o dia inteiro na creche. 
Na última segunda-feira, o primeiro curso do semestre, realizado na Creche São Sebastião, envolveu educadores não só dessa creche, mas também da Creche Dona Laurinda e da Creche de Barequeçaba.
O curso foi ministrado pela coordenadora do Núcleo São Sebastião, professora Rita de Cássia dos Santos, e pela coordenadora de Educação Infantil, a professora Sandra Pereira da Silva, além da pisicopedagoga Ana Paula P. Siqueira, da supervisora educacional, Marilene dos Santos Monteiro e da Fonoaudióloga da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Juliana.
No período da manhã, a professora Rita de Cássia falou sobre o Programa “Vivendo Valores na Educação”. “Nossa intenção é criar uma atmosfera baseada em valores, promover a valorização da parte afetiva e cognitiva”, disse. Segundo ela, também são discutidos os quatro pilares da Educação, que são “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”. “Através de dinâmicas de grupo, frisamos os direitos humanos, em especial os da criança, e falamos da importância do educador no desenvolvimento da personalidade da criança, para que esta saiba ser um indivíduo equilibrado emocionalmente, com valores morais”, complementou. “A criança deve ser amada, respeitada, valorizada, para que possa ser um indivíduo completo, enfim, se desenvolva como um todo”, completou Marilene Monteiro.
Ainda de manhã, a fonoaudióloga Juliana falou sobre o desenvolvimento da fala e sobre os problemas e conseqüências do uso de chupetas e mamadeiras.
No período da tarde, a professora Sandra trabalhou “A Bricadeira e a Matemática”. “O objetivo é salientar a importância do brincar”, disse. No curso, ela ensina a confecção de jogos e brinquedos com sucata. “Minha intenção é mostrar que conceitos as crianças podem aprender através de um jogo e como a brincadeira influencia na aprendizagem, no querer aprender”, afirmou.
O Programa “Vivendo Valores na Educação” também é trabalhado com os pais. “Fazemos também reuniões com os pais das crianças, de forma a trabalhar este tema com toda a família”, contou Marilene.
Segundo Rita de Cássia, São Sebastião é um núcleo desse Programa Educacional. “Em 2005, representaremos o Brasil em Oxford, na Inglaterra, em Encontro Internacional de Educadores”, contou.
A cada dois meses, três creches passam pelo treinamento, que tem duração de 30 horas e dá direito a um certificado. Educadoras de dez creches do município já participaram do programa. “O objetivo geral é treinar todas as educadoras”, finalizou Marilene. (Fonte: PMSS)

Ação Litoral

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Dema 22000

Hoje tem palestra sobre Empretec na ACEU

Ubatuba - O Movimento Ubatuba Viva, o SEBRAE e a Associação Comercial convidam os empresários de Ubatuba a participar de Palestra sobre o curso “Empretec” que será realizado nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, a partir das 19:00 horas na Associação Comercial na Rua Dona Maria Alves, 587, Centro. O SEBRAE vem desenvolvendo varias ações voltadas para o treinamento, através de cursos e palestra, qualificando o profissional do nosso município, a qual vem adotando os ensinamentos em seu próprio estabelecimento, isso reverte na melhora no atendimento junto aos turistas que visitam nossa bela cidade, como também uma sensível modernização do próprio empreendimento.
O Programa Empretec baseia-se no fato do sucesso empresarial não depender apenas das habilidades dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoraveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Com isso são treinados e desenvolvidos os comportamentos e características pessoais como iniciativa e persistência que marcam os empresários de sucesso.
Maiores informações junto ao SEBRAE, Agencia Litoral Norte e Associação Comercial de Ubatuba.

Ubatuba faz bloqueio de telefones

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba decidiu bloquear os seus telefones para evitar o abuso cometido pelos vereadores no período eleitoral. Segundo o presidente Rogério Frediani(PTB), os vereadores e seus assessores vêm utilizando os telefones para telemarketing e pesquisas eleitorais.
O gasto com telefone dobrou nos últimos dois meses, segundo Frediani, e chegou a R$ 21 mil mensais.
O presidente da Câmara negou que os aparelhos tenham sido cortados por falta de pagamento. Segundo ele, quando decidiu bloquear os aparelhos para evitar os abusos cometidos durante o período eleitoral, acabou dando um defeito no PABX. Os telefones estão mudos desde quarta-feira passada.
Dos 13 vereadores, 2 deles concorrem a prefeitura, 1 deles a vice-prefeito e 10 à reeleição.
O vereador Domingos Santos(PT), candidato a vice prefeito, negou fazer uso do telefone com fins eleitorais. Segundo ele, o comentário é que os telefones teriam sido cortados por falta de pagamento. VALE

Debate político em Ubatuba

Ubatuba - O Sindicato dos trabalhadores na administração publica de Ubatuba, realizou na última segunda-feira, 13 de setembro, um debate com os candidatos a prefeito da cidade de Ubatuba.
O debate foi assistido por convidados, assessores e funcionários públicos municipais, que estiveram presentes no salão de eventos do hotel São Charbel. Entre o público estavam as torcidas dos candidatos que puderam acompanhar o evento através de um telão armado na praça em frente ao hotel. Participaram do debate os candidatos Eduardo César, Rogério Frediani, Pedro Tuzino e Elizabeth Maluf. O candidato Fabrício Gomes esteve presente, mais não participou por ter chegado depois do tempo combinado entre os assessores e a coordenação do evento. O atual prefeito e candidato á reeleição, Paulo Ramos, não compareceu ao debate.
O debate foi dividido em blocos de: apresentações dos candidatos, perguntas feitas por funcionários publico, perguntas feitas por membros do sindicato, perguntas dos candidatos a outros candidatos (com direito a replica e tréplica), uma leitura da pauta das reivindicações dos funcionários públicos e as considerações finais dos candidatos participantes.
No final, todos foram bastante aplaudidos pelo publico presente, pela forma democrática e limpa que se comportaram durante todo o evento. Depois de mais de duas horas de debate, os candidatos saíram e foram recebidos por suas torcidas e correligionários, alguns sendo literalmente carregado nos braços de seus colaboradores, mostrando que Ubatuba também participa da grande festa da democracia. O debate será retransmitido na integra pela rádio costa azul na próxima sexta-feira, as 9 horas. (Fonte: André Vital)

Atraso impede Fabrício Gomes de participar do debate

Ubatuba - O candidato a prefeito de Ubatuba, Fabrício Gomes (PSB), foi impedido de participar do debate por ter chegado atrasado. Segundo o Gomes, ele chegou cinco minutos após o candidato Rogério Frediani, e que o debate ainda não havia começado. "Quando chegei ao salão, os candidatos ainda não haviam tomado assento junto a mesa, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Silvia Stefani, estava fazendo as apresentações e ainda não havia passado a palavra ao mediador do debate".
Fabrício salientou que os demais candidatos chegaram a ser consultados se aceitavam, apesar do atraso, sua participação. Somente a assessoria do canditato Pedro Tuzino se manifestou contra, os demais não se opuseram.
O candidato do PSB considera que foi vítima de cerceamento de direito extremamente arbitrário por parte da organização e registrou boletim de ocorrência de preservação de direitos na noite de segunda-feira. "Caberá ao nosso departamento jurídico acionar as medidas cabíveis contra aqueles que nos impediram de participar do debate, já que não fui o único a chegar atrasado. Somente o candidato Eduardo Cesar chegou no horário", finalizou.
Até o fechamento desta edição não conseguimos contatar os organizadores do debate para se pronunciarem sobre o epísódio.

Programa Ponto de Vista realizará entrevistas com candidatos

Ubatuba - A Rádio Costa Azul, através do Programa Ponto de Vista realizará uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Ubatuba. Segue abaixo o regulamento do programa:

DA REALIZAÇÃO
a) Os programas serão realizados nos dias 20, 21, 22, 23, 24 e 27 de setembro e transmitidos ao vivo pela Radio Costa Azul.
b) Cada programa terá aproximadamente 01 hora e 30 minutos de duração e será transmitido ao vivo a partir das 09 horas.
c) O programa será realizado através de perguntas previamente enviadas por entidades convidadas pela radio Costa Azul, e sorteadas na hora para serem respondidas pelo candidato participante.

DA PARTICIPAÇÃO
a) Para estes programas serão convidados todos os candidatos à Prefeitura de Ubatuba, sendo que de cada programa participará um candidato por dia, devendo estar acompanhado de seu respectivo Vice.
b) A Ordem de apresentação dos candidatos será decidida através de sorteio realizado nos estúdios da Radio Costa Azul no dia 15 de setembro às 09 horas, sendo facultada a presença de representantes dos candidatos e das entidades participantes.
c) Os candidatos deverão chegar ao local do programa com meia hora de antecedência.
d) Cada Coligação receberá da organização do evento 05 convites por dia para distribuir a seus convidados ou assessores.
e) Os candidatos a prefeito e a vice prefeito terão suas entradas liberadas no local do evento em todos os dias.
f) Cada entidade participante (OAB, Associação dos Engenheiros e Arquitetos, Assoc. Comercial e Empresarial, Unitau) receberá 10 convites para distribuir como quiser.
g) a Radio Costa Azul, organizadora do Evento, premiará os autores das perguntas escolhidas para participar com uma credencial pessoal e intransferível.
h) No interior do local onde se realizará o evento é proibido a colocação de material promocional dos candidatos.
i) Não será permitida a manifestação do publico presente ao local, caso em que o responsável será convidado a se retirar. 
j) Os assessores só poderão se comunicar com os candidatos durante os breaks.
k) As ausências deverão ser informadas aos organizadores através de oficio protocolado na Radio Costa Azul com antecedência mínima de 24 horas. Neste caso será convocado com a devida antecedência o próximo candidato para que tome o lugar do ausente que não terá o direito de participar do programa em outra data.

DO PROGRAMA
a) Cada candidato a Prefeito responderá a 12 perguntas e o candidato a vice-prefeito responderá a 08 perguntas previamente enviadas pelas entidades participantes.
b) O candidato a Prefeito não poderá se pronunciar na hora em que a pergunta for dirigida a seu Vice-prefeito, o mesmo ocorrendo com o candidato a Vice quando a pergunta for dirigida ao candidato a Prefeito.
c) Cada entidade convidada enviará até o dia 17 de setembro 24 perguntas.
d) As perguntas devem ser enviadas em envelopes individuais, lacrados, com o timbre da entidade.

DAS ENTIDADES
a) Serão convidadas para participar enviando perguntas as seguintes entidades:
1ª) OAB – Ordem dos Advogados do Brasil
2ª) ACE – Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba
3ª) Unitau – Universidade de Taubaté- Campus Ubatuba
4ª) Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba
b) A assessoria dos candidatos devem também enviar 02 perguntas para serem sorteadas. Estas perguntas serão consideradas como se feitas por uma 5ª Entidade participante.
c) A Radio Costa Azul sorteará 12 perguntas enviadas por seus ouvintes até o dia 17 de setembro e as considerará como feitas pela 6ª entidade participante, sendo que o nome do sorteado e o bairro onde reside serão divulgados junto com sua pergunta.

DA FORMATAÇÃO
a) O programa será dividido em 06 blocos da seguinte forma:
1° Bloco – Abertura e apresentação dos Candidatos que participarão no dia.
duração 05 minutos
Break – duração 02 minutos
2° Bloco – 03 perguntas ao candidato a prefeito, intercaladas por 02 perguntas ao candidato a vice-prefeito.
duração 16,5 minutos
Break – duração 02 minutos
3° Bloco - 03 perguntas ao candidato a prefeito, intercaladas por 02 perguntas ao candidato a vice-prefeito.
duração 16,5 minutos
Break – duração 02 minutos
4° Bloco - 03 perguntas ao candidato a prefeito, intercaladas por 02 perguntas ao candidato a vice-prefeito.
duração 16,5 minutos
Break – duração 02 minutos
5° Bloco - 03 perguntas ao candidato a prefeito, intercaladas por 02 perguntas ao candidato a vice-prefeito.
duração 16,5 minutos
Break – duração 02 minutos
6° Bloco – Encerramento e considerações finais.
duração – 05 minutos
DOS TEMPOS
a) cada pergunta será feita em 30 segundos.
b) O candidato terá 03 minutos para responder a cada pergunta.
c) No primeiro bloco será lido um texto de apresentação do candidato a prefeito e um do candidato a vice-prefeito, de no maximo dois minutos e enviados pela assessoria dos candidatos.
d) No encerramento cada candidato terá 02 minutos para as considerações finais.

Começa a Copa Caiçara de futebol de mesa

Ubatuba - Começou a disputa pelo título da Copa Caiçara 2004, um dos 4 maiores torneios realizados ao longo do ano, que dá ao seu campeão uma vaga direta no Masters do fim do ano. O sistema de disputa (mata-mata), garante muita emoção do início ao fim da competição, considerada pelos associados, uma das melhores de se jogar ao longo da temporada.
André Rafael, campeão em 2003 e cabeça-de-chave número 1, passou um sufoco diante de Flávio Bellard, classificando-se apenas nos pênaltis, após uma derrota e uma vitória (0x1 e 1x0). O cabeça-de-chave número 2, Adauto Júlio, campeão da recente Taça Iperoig, também suou para se classificar, após uma vitória e um empate (2x1 e 1x1) diante de Fábio Aparecido, conseguindo o gol da classificação nos últimos instantes da partida.
Outros classificados foram Alexandre Augusto, único a passar com tranquilidade na 1a Fase, que bateu Renan Rossi duas vezes (5x1 e 1x0) e Ralph Solera, que quase sofre a maior zebra do torneio ao classificar-se com 1 gol de saldo diante de Bruno Ferrari (2x0 e 0x1).
A Copa Caiçara é disputada na Academia Table Sports (centro para esportes de mesa de Ubatuba), que fica na Av. Bráulio Santos - 916, Jd. Carolina, aos Sábados à tarde. A entrada é franca para os visitantes. Mais detalhes no site da AUFM www.futmesaubatuba.hpg.com.br 

Encontro de Bandas promete agitar o Ipiranguinha

Ubatuba - Devido ao grande sucesso do 1º Encontro de Bandas, realizado nos dias 6 e 7 de setembro, na avenida Iperoig, o Comitê Jovem 14 realizará nos próximos dias 25 e 26 deste mês no bairro do Ipiranguinha o Encontro de Bandas Gospel e de Louvor. As inscrições são limitadas e poderão ser feitas no Comitê Jovem 14, localizado a rua Félix Guisard Filho nº 85, em frente a Sucolândia. Participem. “Gostaríamos de agradecer as bandas Criativa, D´Jahga, Ynsanus, Chapados e Ramam, além de todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do evento, por isso daremos continuidade a ele”, disse Reinaldo Zerbini Júnior, presidente do Comitê Jovem 14. 
Comitê Jovem 14 – Jovem Cidadão, Jovem Ação! (Fonte: Luana Camargo)

Artigo Topo

Nos Aproximamos do Caos?
Fernando Pedreira

Ao estudarmos o passado, entendemos o presente e podemos prever o futuro. Baseado nesta premissa podemos afirmar NOS APROXIMAMOS DO CAOS. Senão vejamos:
Na transição do governo Paulo Ramos x Zizinho, ficamos a mercê dos borrachudos, sem coleta de lixo, ruas intransitáveis, com total liberdade dos ônibus de excursão, falta de água, quedas de energia, e uma enorme invasão de ambulantes descredenciados (quando digo ficamos, me refiro à região sul de Ubatuba).
Isto se deu, em função do revanchismo que é a característica dos governantes que passam por este município.
Não também que isto não ocorra nos outros anos, mas em proporções bem menores.
Na transição Zizinho x Paulo Ramos tivemos a repetição dos acontecimentos.
Agora nos vemos nas seguintes possibilidades:
a) A situação permanecer no poder: como na região sul, pela analise do passado podemos crer que não será bem votada, sabendo que no quadriênio em que pretendia a reeleição nada fez para mudar a opinião pública desta região sobre sua administração, o que podemos esperar agora que não poderá se reeleger?
b) A oposição ganhar a eleição: assumindo dia 1º de janeiro, em pleno pico de temporada, nas condições acima expostas, que chance terá o governante de resolver o problema antes do fim da temporada.
Gostaria imensamente que me provassem o contrário, não com argumentações, mas sim com ações para que possamos, no ano que esperamos a redenção de nossas temporadas em função do tempo e da economia ver o turista ser tratado com um mínimo de respeito.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP

Opinião Topo

Horário Eleitoral Fortuito 2
Álvaro Gonçalves


Estamos caminhando rapidamente para os últimos dias de campanha. A disputa em Ubatuba ainda está totalmente indefinida. Três candidatos disputarão voto a voto na apuração que determinará o novo prefeito de Ubatuba. A não ser que aconteça alguma reviravolta muito grande. Nestes dias que restam antes das eleições, todos devem fazer uma última análise fria e calculista do que pretendemos para nossa cidade nos próximos anos. Seguem algumas coisas importantes para analisarmos.
- Tem campanha que não decolou mesmo. Está mais fria que o pé do próprio candidato. Será que as reuniões são feitas na Fábrica de Gelo?
- O prefeito eleito deveria começar a trabalhar no dia 4 de outubro para organizar a temporada 2005. Há alguma promessa neste sentido?
- Quem sumiu foi o Zizinho. A quem ele está dando apoio mesmo?
- Quem disse que Ubatuba está dando certo? 
- Quem acompanha a novela das oito, reconheceu o candidato POP, dando churrasquinho PRO povo? Este personagem deve ter sido baseado em uma figura mitológica de Ubatuba.
- Tem candidato que divulgou pesquisa como líder e fica batendo no terceiro colocado. Por que será? Não seria mais apropriado, como estratégia lógica, atacar o segundo?
- E não se esqueça: 'a vantagem para o segundo colocado era grande e para o terceiro era maior ainda.' Ai... Será que foi essa a irregularidade?
- 50.000 UFIRs representam quase dois comícios a menos! Nossos ouvidos e os de nossos animais domésticos e silvestres agradecem.
- Estão depredando material de campanha dos candidatos e jogando no rio. É necessário esperar ganhar a eleição para começar a proteger o Meio-Ambiente?
- A iluminação pública da cidade está ficando uma beleza! Quem passou pelo trevo de Taubaté recentemente à noite pôde confirmar isto.
- O painel gigante no trevo tem até vigia noturno! Alguém fez alguma coisa além da sua OBRIGAÇÃO para ostentar desta maneira?
- De onde surgiram as cartinhas anônimas de ataque a candidatos? 
- E o asfalto das ruas do Centro foi liberado a menos de 30 dias da eleição, depois de quase um ano embargado. Isso mesmo, parabéns pela eficiência!
- Tem candidato que vai lançar material de divulgação novo (e muito bonito!) na reta final, prometendo que vai virar o jogo. Fique atento! 
- Os programas de governo de todos os candidatos (dos que têm um) poderiam ter apenas as capas trocadas. O conteúdo... é todo praticamente a mesma coisa. Aliás, a mesma coisa das eleições de 1992, 1996, 2000... Será que alguma coisa vai sair do papel desta vez?
- Quer dizer: todos sabem o que precisa ser feito. O que falta, então? 
- Dá para usar o mandato para pagar o investimento da campanha e colocar as promessas em prática ao mesmo tempo? 
- E quem se endividou mais (com verba ou favores), precisará de mais tempo ainda. Principalmente se perder! Que desespero!
- Mas existe um dos candidatos que promete algo inédito: Academias de Ginástica Públicas. 
- Uma coisa é verdade: ninguém fala nada do que aconteceu há mais de quatro anos. Passaram uma borracha no passado ou a memória do povo é que não merece respeito?
- Fazer pose na Estação de Tratamento de Esgoto é uma boa estratégia? Existe Estação de Tratamento de Ego? Ou seriam iguais?
- O Joãozinho Trinta deve ser o estrategista de um dos candidatos porque, como ele diz: "Pobre gosta é de glamour". 
- Passamos quatro anos sem um showzinho sequer. Nem nas temporadas. Agora, estamos tirando a barriga da miséria: diversas bandas animam nossa cidade todos as noites. Aproveite que está acabando. Depois desta oportunidade, dependendo de quem ganhar, só na próxima eleição.
- Vamos criar o Projeto "Campanha Eleitoral da Família". Comícios com som baixinho só até as 10 e nada de gritaria, nem fogos, por favor. Isso é coisa do Demo! 
- Inveja, Gula, Ira, Avareza, Orgulho, Luxúria e Vaidade. Os sete pecados capitais valem também para o interior e para o litoral?

Álvaro Gonçalves
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Carta Aberta - Ao tomar conhecimento referente a esta empresa na edição de 10 do corrente ano, solicito a publicação desta mensagem em vosso sítio na integra sobre o qual nos responsabilizamos pelo seu total teor.
Em primeiro lugar, informamos que o senhor Sérgio Luiz Alves Carvalho, durante o período que compreendeu aos anos de 2001 até fevereiro de 2003 ocupou a posição de Diretor e Sócio-delegado para o Brasil de nossa empresa, responsável direto pela aplicação e despesas dos investimentos diretos de 4,5 milhões de reais no Amazonas, de onde saiu por sua livre e expontânea vontade, mesmo após diversos pedidos de sua permanência em nossa empresa fosse considerada.
Portanto, informamos que o senhor Sérgio Luiz Alves Carvalho exerceu com toda a competência, honestidade e profissionalismo o exercício de suas funções, merecedor de toda a confiança e consideração e que esperamos em mais uma vez poder contar com a sua competência profissional.
Em segundo lugar, a nossa empresa e bem como as pessoas á sua frente não possuem qualquer envolvimento ou denúncia no âmbito do Brasil, e que tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis contra as todas pesssoas que utilizam indevidamente o nosso bom nome e a credibilidade internacional adquirida em anos de atividades empresariais na Europa e agora no Brasil.
Sem mais, com estima e consideração;

P Jan Tilanusesvsk
pjtilanus@tiscali.nl 
Tiwa Teambuilding & Adventure
Postbus 463
3070 AL Nunspeet
NEDERLAND


Engana-se quem quer! - Engana-se o desinformado; o desavisado e o ignorante. Infelizmente a nossa cidade, é um lugar que a todos  acolhe, indiferentemente de mérito e honradez. Isto não fosse, certamente todos nós, seríamos mais atentos aos nossos atos e também, a todos os atos de quem nos relacionamos, exigindo destes, nosso compromisso para com o reflexo e contrastes de todos esses atos para com a sociedade e por afim, para com todos os cidadãos.
Em outras palavras: RESPONSABILIDADE; COMPROMISSO e RESPEITO.
Podem me atirar pedras, pois não sou perfeito e mais me torno imperfeito, quanto mais me calo!
Peco, mas peco com coragem (Lutero). Jamais, desamparei um amigo e também, jamais os defendi em seus erros. Amparei-os em meus atos e reorientei-os, enquanto me foi possível, alertando-os de seus erros.
Solidarizo-me com todos que buscam a verdade e buscam torná-la visível, pois sei que esses, em minha ausência, saberão preservar meus descendentes, com RESPONSABILIDADE; COMPROMISSSO e RESPEITO.
Orgulho-me de conviver nesta comunidade com cidadãos da estirpe do Sr Hugo Gallo, que tem COMPROMISSO social com esta cidade; tem RESPONSABILIDADE  empresarial com todos os que com ele se relacionam e RESPEITO para com TODOS os cidadãos que se dão ao respeito.

Wagner Aparecido Nogueira e Guilherme Ferreira
Wagner_nog@yahoo.com.br 


Liberdade de Expressão - Este informativo não pode sofrer pressões, pois é o único meio de comunicação que alguns aqui da Região Sul tem, nem a Rádio de Ubatuba chega aqui. Sem ele não saberíamos nada do que acontece em nosso Município e vizinhos.
Liberdade de expressão, não deve ser apenas uma frase, mas sim um direito adquirido que devemos fazer uso, se um atacou... o outro deve se defender, agora vamos aguardar o final da história e ver quem será capaz de provar o que falou. Estamos aguardando os próximos capítulos.

Bel Dergham 
Sertão da Quina
Ubatuba, SP


Zona Morta - Prezada Patrícia Ortiz. Li, comovido, sua carta, firmada por outros, também. Sei de sua visão reta e cidadã dos problemas sociais, não fosse você filha e sucessora dos princípios de um grande cidadão, exemplo para nosso sofrido e necessitado Brasil.
Assim, me animo a externar o que me vai no coração e na mente, com respeito à COMTUR e, por analogia, à SANTA CASA. Por serem problemas tristes, socorri-me de termos e imagens fortes e adequadas à conjuntura.
A COMTUR é inadministrável. 
Ela teve problemas de parto insanáveis. Faltou-lhe, no parto, o hálito de vida.
Qualquer discussão a respeito de sua etiologia é falar de 'sexo de anjo decaido'.
É cadaver de natimorto insepulto.
Por incrível que pareça, ela teve sua concepção, amorosamente, projetada para ser viva e atuante. 
Seu competente e bem intencionado criador, tudo indica, foi traído por usurpação e inveja de terceiros incompetentes. 
Como soe acontecer nesta terra amaldiçoada por Cunhambebe, mataram a criatura, por avidez e incompetência dos ávidos e incompetentes de plantão na época. Sempre os há.
Desde então, a COMTUR fede. 
A (des)administração desta massa pútrida, ao longo de sua tanatologia, só agravou sua inservibilidade. 
Ela esta contaminada, irremediavelmente, de nulidades. Só resta a missa de sétimo dia. 
Qualquer tentativa que não seja a de reconhecer o óbito resulta em gastar vela boa com defunto ruim. 
Qualquer pessoa que se disponha, de boa fé, a agir em sentido diverso deste, contaminar-se-á do material viciado, nausebundo e imprestável, que se acumulou desde seu prematuro passamento. 
Lembrar-se que o inferno está cheio de boas intenções. 
Neste andar, o que impressiona são os comentários e as disputas pela posse e desfrute do cadáver. 
Não é seu caso, Patrícia, mas tudo indica que tem gente que gosta ... 
Outros, talvez até em maioria, são desavisados idealistas, talvez almas ingênuas, eventualmente manipulados e que não percebem estarem lidando com o imponderável, com uma mistificação macabra.
Pela perspectiva da COMTUR, é notório que cadáver não reclama.
Espero que o ‘requiem’ acima sirva de epitáfio para os que ainda disputam o espólio. 
'Just in case', por analogia, é a mesma situação da Santa Casa. 
Anos passados, com companheiros competentes e vocacionados ao engrandecimento e salvação da Misericórdia, assumimos a provedoria da Santa Casa. 
Em nossa diretoria havia outros que, pouco tempo passado, percebemos que não rezavam no mesmo missal. 
Quando de nossa posse havia dívidas da Santa Casa de cerca de R$ 80.000,00. 
Dois meses passados, tínhamos pago mais da metade. 
A Irmandade era viável: cabia administrá-la eficazmente. 
Contudo, fomos vencidos por ala dissidente, que determinou rumos diversos que levaram a situação atual de insolvabilidade.
À época renunciamos e hoje vemos a Santa Casa na mesma situação da COMTUR. 
Paciência. 
"En pasant", não me lembro de qualquer insatisfação expressa de terceiros pelo andar da carruagem à época do descambar da COMTUR e/ou SANTA CASA..
COMTUR e SANTA CASA estão falidas. 
Aqui cabe divisor de assuntos. 
A diferença é que COMUTR é uma sociedade cujo âmago expressa-se em contratos e em conceitos de Direito, tratando de objetivos materiais.
Diferente a SANTA CASA que é um patrimônio social, com material e pessoal-profissional do mais alto relevo e serventia da sociedade. 
É entidade que, aqui em Ubatuba, por ser o único hospital e pronto socorro, tem vida e utilidade próprias, que transcende até o Direito e os insanos apetites dos insensatos responsáveis por sua (des)existência. 
Ela sobrepaira até na excludente legal do ESTADO DE NECESSIDADE, ou seja, ela tem mais direitos que os demais.
Será que não é chegada a hora do grito, 'SALVEMO-NOS TODOS' ?
Enterremos a COMTUR, com a averiguação e condenação dos responsáveis pelo infanticídio e vilipêndio de cadaver. 
Criemos algo para substituí-la livre de vícios, que nasça do bom senso e seja criada no ambiente do discernimento e da boa fé.
No mesmo andar, salvemos, ao menos, o patrimônio da SANTA CASA, até para nossa e dos nossos, eventual, sobrevivência.
TENHAMOS, UMA VEZ NA VIDA, UM ÁTIMO DE PROVIDENCIAL GRANDEZA E BOM SENSO. 

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Ataques sem defesa - O Mancha ataca novamente. Agora já são cinco outdoors da Coligação Resgate Ubatuba pichados covardemente. Os painéis, colocados em ruas centrais da cidade e também na rodovia, têm amanhecido, dia após dia, com grandes manchas de tintas. Ao que parece, os adversários estão tentando esconder, com tintas fortes, o crescimento da candidatura de Eduardo César e Domingos dos Santos. 
Ao picharem os painéis da Coligação Resgate Ubatuba, esses covardes demonstram que a democracia é uma palavra inexistente em seus vocabulários e principalmente nula nas suas ações. Esses vândalos demonstram também sua incompetência para “lutar o bom combate”. Ao invés de ficarem no campo das idéias, das propostas, das soluções para os graves problemas que atingem nossa cidade, partem para o ataque baixo, sorrateiro, covarde. 
E como se não bastassem as pichações, na semana passada arrancaram e roubaram dois painéis, um instalado na rodovia BR 101, próximo ao trevo de entrada da cidade e outro no Sertão da Quina. Quanto medo de resgatar Ubatuba! Que desespero! Por certo conhecem bem o resultado das reais pesquisas de intenção de voto, não daquelas divulgadas irregularmente e já condenadas pela Justiça de nossa cidade. 
E tem mais: quase todos os dias nossos cabos eleitorais e simpatizantes encontram banners jogados em vielas e margem de rios. Centenas de banners já foram covardemente arrancados e destruídos. 
O que buscam essas pessoas? Tapar o sol com a peneira? Esconder da população a candidatura limpa, honesta, transparente e participativa de Eduardo César? Esconder da população a adesão cada dia maior à sua campanha? Esconder os verdadeiros números das pesquisas? 
Quanto a esses números reais, verdadeiros, honestos, logo mais serão conhecidos da população. E a cidade vai poder conhecer os motivos de tantos ataques a candidatura de Eduardo César e Domingos dos Santos. E sabem por que? Como diz o velho ditado na política:
“NINGUÉM BATE EM CACHORRO MORTO”

Sônia Manzano
Jornalista voluntária na campanha de Eduardo César
Ubatuba, SP


Agradecimento - Com a proximidade das eleições gostaria, ao final desta triste e melancólica gestão do atual Prefeito de Ubatuba, de manifestar-me neste momento de apagar das luzes agradecer ao Sr. Prefeito.
OBRIGADO pelas ruas esburacadas e bairros inteiros sem asfalto.
OBRIGADO por nos dar um Posto de Saúde onde se marcam consultas para daqui a 3 (três) meses quando encontramos médicos na especialidade necessitada.
OBRIGADO por termos o único hospital da cidade numa situação caótica e em greve. 
OBRIGADO por termos lindas praias como a do Itaguá e Iperoig impróprias para o banho.
OBRIGADO por sua política de geração de emprego que não dá oportunidade aos jovens recém saídos dos bancos escolares.
OBRIGADO por não termos creches nem pré-escolas que atendam a necessidade da população.
OBRIGADO por fazer licitações condenadas nos tribunais (coleta de lixo, transporte urbano, merenda escolar, Passat importado, etc. etc.).
OBRIGADO pelas cestas básicas compradas pela Prefeitura com valores superfaturados.
OBRIGADO por ter uma eficiente e leal equipe de assessores, de uma lealdade quase canina, como no recente episódio de perda total do carro importado e que até o presente a Prefeitura não se manifestou sobre questionamentos feitos neste mesmo informativo se o tal carro se encontrava ou não segurado e por qual valor e qual a companhia seguradora.
E, principalmente, MUITÍSSIMO OBRIGADO, meu e de toda uma população por nos ensinar o tipo de político que devemos banir da vida pública nas próximas eleições.
Ubatubense, vote consciente. Seu voto não tem preço tem conseqüências.

Afonso Ricca
Ubatubense por adoção


Caros Editor e Internautas Eleitores de Ubatuba - Acaba de sair do forno da Justiça Eleitoral de Ubatuba, (Proc. Eleitoral nº091/04), a sentença de mérito, condenando a Coligação do candidato fogueteiro. (...) Transcrevo literalmente a parte final da r. decisão: " Julgo ainda procedente a presente representação, para condenar a COLIGAÇÃO VIVA UBATUBA ao pagamento de multa no valor equivalente a cinquenta mil UFIR´s, por ofensa ao artigo 6º, com fundamento no artigo 7º, ambos da Resolução 21576." " Determino ainda a imediata suspensão da divulgação irregular da pesquisa feita no horário do programa eleitoral divulgada pela COLIGAÇÃO VIVA UBATUBA".
Parabéns aos advogados da COLIGAÇÃO UBATUBA DE TODOS pelo feito. Embora a dura realidade seja outra. Isto é, o estrago da fajuta pesquisa provocou alvoroço na cidade e se misturou nos ares da população ouvintes das rádios. Se, se tivesse a Liminar postulada, mas indeferida, o estrago seria menor.
Até porque, já se sabe nos quatro ventos, que o candidato fogueteiro munido da fajuta pesquisa, conseguiu angariar fundos de vários patrocinadores da elite, que eu chamo de "oportunistas de plantão" para custear seus foguetórios e shows.
Estão dizendo, por aí, que esse cara vai trazer uma cantora bem popular, "Baiana da Gema" por 50 mil para a festa de encerramento de seu comício. Haja grana para a festança e depois quem paga as contas somos nós.
Ainda, não sei se estou triste... ou feliz... com a vossa primeira vitória.

Orlando Vicente Sales
Eleitor indignado de Ubatuba 


Pense! - Não podemos mais acreditar em pessoas que estão a muito tempo no poder e Ubatuba parada no tempo, sem turismo, emprego, sem perspectivas e esperança. O eleitor esta triste e à duras penas aprendendo que seu voto é muito importante. Chega de abusos, asfalto eleitoreiro, compra de votos, enfim a população precisa de trabalho o ano inteiro e a ultima novidade que há 23 dias das eleições estão fazendo o que não fizeram em 4 anos. Investimentos e serviços mostrados em outdoor são lindos e caros, mas infelizmente a realidade não é tão bonita quanto as imagens.
Temos mais de 80 praias com potencial turistico talvez único no mundo e nada e investido no turismo, que poderia trazer estabilidade financeira a população. Temos que ter a consciência de que só alguem arrojado, corajoso e inteligênte, pode mudar o rumo da cidade, tão sofrida e abandonada a sua propria sorte todos esses anos.
Pedro Tuzino e Andrade Henrique hoje para nós significa esperança e junto com o governo do Estado, finalmente o caminho do desenvolvimento se abrirá a nossa frente. 
Pense!!! Só depende de nós!!!!

Sabrina Gouvea
Eleitora de Ubatuba 

Nota do Editor

Como nossos leitores puderam perceber através dos artigos e cartas publicadas acima, o Litoral Virtual se esforça para se manter imparcial diante das tendências que regem a política local, porém o bom senso e a ética nos levam, a partir da próxima edição, a não publicar carta, artigo ou opinião que seja caracterizada propaganda política, contra ou a favor de qualquer candidato. Publicaremos apenas material relacionado a idéias, propostas e sugestões que visem o resultado positivo do exercício democrático de cidadania que teremos no próximo dia 3 de outubro.
Até lá, qualquer material que se caracterize propaganda política positiva ou negativa, favorável ou desfavorável, contra ou à favor, não será publicado.

Emilio Campi
Editor

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Lázaro

Vista da Praia do Lázaro
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor