Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 17 de setembro de 2004 - Nº 1118 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Cetesb aponta a ocorrência de 10 praias impróprias na região

Caraguatatuba
FET: espetáculos teatrais vão invadir Caraguá
Sarau infantil resgata a arte de brincar e ser feliz
2ª Semana das Profissões orienta estudantes
Caraguá receberá prêmio no Palácio do Planalto
Defesa Civil fiscaliza remoção de óleo
Caraguá participa dos Jogos Abertos de Barretos
Câmara aprova concessão para Associação Matinatta
Pastor pede providências urgentes ao MP

Ilhabela
Torben sai na frente em Ilhabela
Velejadores se preparam para mais uma etapa do Circuito Ilhabela de Fórmula Windsurf
Ilhabelense Renye Oliveira é campeão de etapa do Paulista de Bicicross

São Sebastião
São Sebastião vota salário de prefeito
Ex-funcionário, com ajuda de populares, impede roubo contra empresa no Centro
Professores de educação física expõem projetos nas escolas

Ubatuba
Polícia Ambiental multa prefeitura
Foragido de Hortolândia rouba roupas em Ubatuba
Assaltantes fazem vítimas nas ruas da cidade
1ª Conferência Municipal de Agricultura, Pesca e Maricultura reúne candidatos
Ministério da Educação libera verbas
Madrigal – Música na Catedral
Projeção e Debate do Filme “O Jarro”
Programação de Eventos SETUR


Seções
Crônica
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cetesb aponta a ocorrência de 10 praias impróprias na região

Litoral Norte - O mais recente boletim de análise da balneabilidade das praias, emitido pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), aponta 10 praias contaminadas na região.
A principal justificativa está nas fortes chuvas dos últimos dias, que trouxeram para o mar uma grande quantidade de bio-poluentes, proveniente de ligações clandestinas de esgoto.
Caraguatatuba lidera o número de praias contaminadas relacionando COCANHA, MARTIM DE SÁ, INDAIÁ, e do CENTRO.
Em seguida vem Ilhabela onde estão poluídas as praias do PINTO, ITAGUAÇU e PEREQUÊ
São Sebastião inclui na lista as praias do PONTAL DA CRUZ e SÃO FRANCISCO.
E em Ubatuba, a praia do PEREQUÊ-AÇU também é desaconselhada. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Nuno Motos

FET: espetáculos teatrais vão invadir Caraguá
Uma comissão de seleção está trabalhando para escolher os 40 melhores espetáculos inscritos nas categorias Infantil, Adulto, Rua e Esquetes. Caraguatatuba vai respirar teatro entre os dias 1º e 24 de outubro. Esse é o 3º FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba, uma realização da Fundacc, Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e iniciativa privada.

Caraguatatuba - Em sua terceira edição, o FET - Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - acontece de 1º a 24 de outubro. O evento conta com total apoio da Prefeitura Municipal e parceria da Secretaria de Estado da Cultura e da iniciativa privada.
Valorizar e estimular as manifestações das artes cênicas, oferecendo espaço a artistas novos e a grupos amadores é a meta do FET, desenvolvendo o teatro na região e tornando-o acessível à comunidade. O Festival incentiva com prêmios a produção cuidadosa de todos os aspectos do espetáculo e valoriza a apresentação de mensagens bem elaboradas.
Os prêmios em dinheiro, num total de R$ 4.500 reais, serão distribuídos entre os melhores trabalhos de cada categoria.
Segundo a organização, poderá haver premiação com troféus e certificados para o melhores ator e atriz, ator e atriz coadjuvantes, diretor, cenógrafo e iluminador.
Eloiza Antunes, presidente da Fundacc, não mediu esforços para a realização da terceira edição do festival – “O FET tem por objetivos oferecer aos estudantes do ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior, experiências complementares ao ensino formal que favoreçam a cultura e o convívio social. Assim, estimulamos a produção teatral nas escolas o gosto dos adolescentes e dos jovens pela leitura, por sua cultura e pela reflexão sobre temas sociais. Estamos formando um público consciente e opinante, e tornando o teatro acessível à comunidade” comenta. Segundo a presidente, as comissões julgadoras, serão compostas por profissionais da área teatral numa parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.
0 3° FET será dividido em 4 categorias: As Mostras Infantil e Adulto acontecerão no Auditório Maria Stella de Oliveira, sede da Fundacc; a Mostra de Rua na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos e a Mostra de Esquetes na Praça do bairro Travessão.
A Comissão de Seleção poderá indicar, para concorrerem à premiação, até dez espetáculos para a Mostra Infantil, dez espetáculos para a Mostra Adulta, cinco espetáculos para a Mostra de Rua e 15 esquetes para a Mostra de Esquetes.
No dia 1º de outubro acontece a abertura do Festival, com uma peça convidada; de 2 a 11 de outubro é a vez Mostra Competitiva Infantil; de 15 a 17 de outubro acontece a Mostra Competitiva Esquetes e de 15 a 24 de outubro, acontece a Mostra Competitiva Adulta.
A cerimônia de premiação do 3º FET está prevista para final de outubro.
Nas primeiras edições do festival, houve a participação de grupos do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais, proporcionando uma produtiva troca de cultura entre os envolvidos e o público presente.
Em 2004, foram enviados trabalhos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e todas as regiões do estado de São Paulo.
O cronograma das apresentações, definido por sorteio, será divulgado a partir de 24 de setembro aos grupos selecionados. (Fonte: PMC)

Sarau infantil resgata a arte de brincar e ser feliz

Caraguatatuba - O Sarau Literário ‘Viver e Vencer: a arte de viver’, com os alunos de 1ª a 4ª série do Colégio Módulo resgatou, através da poesia, a arte de brincar e ser feliz. “Criança deve ser tratada como criança. Esta foi a mensagem do Sarau Literário”, conta a coordenadora pedagógica Marisabel Guilhermina Francesca.
O evento aconteceu na semana passada e emocionou os familiares e convidados, com apresentações de coreografias baseadas em autores, escritores e poetas famosos como Cecília Meireles, Ziraldo, Helena Pinto Vieira, Arnaldo Coelho de Carvalho Neto, Paulo César Dantas, além de músicas como Canção do Direito da Criança, de Toquinho e Andreato, entre outras.
Após as apresentações, o público foi convidado para uma festa de confraternização na quadra, para complementar a arte de ser feliz, com brinquedos para a garotada, pipoca, algodão doce e sorvete. evento foi fechado com um momento de integração dos alunos com a família, lembrando que é preciso brincar para ser feliz. (Fonte: Módulo)

2ª Semana das Profissões orienta estudantes

Caraguatatuba - Acontece de 27 de setembro a 1 de outubro, uma semana de palestras com professores universitários para estudantes que querem tirar dúvidas sobre sua futura profissão, saber mais sobre diferentes carreiras e o atual mercado de trabalho. A entrada custa apenas 1 Kg de alimentos não perecíveis e as vagas são limitadas.
De segunda, dia 27, a quinta-feira, dia 30, haverá palestra com o consultor de Empresa Douglas Peternela sob o tema 'Fazer o que se gosta o gostar do que se faz?'. Na segunda-feira, dia 27, o evento se direciona para as áreas de Ciências Contábeis, Administração e Turismo. Na terça-feira, o destaque vai para as áreas de Direito, Arquitetura e Sistemas de Informação. Já na quarta-feira serão discutidas as profissões de Pedagogia, Normal Superior e Educação Física.
Na quinta-feira são os cursos de Letras, Ciências Biológicas e História que estarão em debate. Já na sexta-feira, os assuntos serão 'Motivação de Estudo: estudar por que, quando, quanto e onde?', com o palestrante Prof. Pierluigi Piazi, que é consultor de Ensino do Anglo; e 'Orientação Vocacional: dinâmicas e vivências' com psicólogos.
O evento também promove sorteio de uma parcela da semestralidade e durante todos os dias sorteio de inscrição para o vestibular. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento Módulo, na Av. Frei Pacífico Wagner, nº 653, ou por telefone (12) 3897-2044. Mais informações sobre o evento e currículo dos palestrantes no site www.modulo.br

Caraguá receberá prêmio no Palácio do Planalto

Caraguatatuba - Caraguá receberá no dia 15 de outubro, no Palácio do Planalto, o Prêmio de Incentivo à Educação Fundamental 2004. O próprio presidente da república, Luz Inácio Lula da Silva, junto do ministro da educação entregará o Prêmio aos 20 professores. O projeto 'Anjos de Prata, da Profa. Merilene Mendonça Abel, valoriza o idoso e promove momentos de troca e reflexão sobre a velhice, com alunos de 1ª série.
Caraguá está entre os 20 vencedores do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004, promovido pelo Ministério da Educação e Fundação Bunge (antiga Fundação Santista), do qual participaram 81 concorrentes encaminhados pelas Secretarias Estaduais de Educação e também do Distrito Federal. No dia 15 de outubro, Dia do Professor, o ministro da Educação Tarso Genro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrega a premiação aos 20 professores, no Palácio do Planalto.
O Prêmio tem por objetivo reconhecer o mérito de professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental da rede pública que estejam desenvolvendo experiências pedagógicas relevantes.
O projeto 'Anjos de Prata' da EMEI / EMEF Profa. Maria Aparecida Ujio, foi o escolhido, entre outros que também foram enviados pela Prefeitura Municipal para concorrer. O projeto é da Profa. Merilene Mendonça Abel, e foi desenvolvido com as crianças da 1ª série no ano de 2003, com o tema 'Idosos'.
O tema foi escolhido porque em um trabalho de pesquisa sobre a família e a idade das pessoas que conviviam, a professora percebeu que os alunos não tinham em seu convívio nenhum contato com pessoas idosas. "Quando o tema 'idoso' foi citado, a maioria dos alunos apresentou certa rejeição dizendo que os 'velhos' eram chatos e só atrapalhavam, foi então que surgiu a idéia de mostrar que os idosos eram pessoas maravilhosas e que tinham muito a nos ensinar", conta a professora.
A professora explicou que a escola mantém dentro da Proposta Pedagógica, o projeto 'valores', no qual uma turma trabalha com temas mensais. Segundo ela, no primeiro ano, um dos temas elencados foi o respeito, assim nasceu o interesse no idoso. A escola passou a desenvolver o projeto com o objetivo de valorizar os idosos, promover o convívio e momentos de troca, reflexão sobre a velhice e suas necessidades, resgatar causos e histórias passadas e valorizar a diversidade cultural e social.
O projeto levou idosos para a escola por meio de várias atividades, envolvendo dança senior, receitas e histórias da vovó, histórias da avó índia, visita ao Azilo Pró+Vida, orientações de médicos geriatras da Unidade de Saúde do bairro, além de jogos, brincadeiras e artesanato. O encerramento do projeto contou com os idosos que participaram dos Jogos Regionais
"Esse prêmio dá oportunidade para os professores ousarem, desafiarem. E o aluno só aprende por meio de convites, de desafios, não de pressões", afirma Ivanilde K6ul Fernades, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), outra integrante da comissão nacional do concurso. (Fonte: PMC)

Defesa Civil fiscaliza remoção de óleo

Caraguatatuba - A Defesa Civil de Caraguatatuba está trabalhando na retirada do óleo que atingiu o Rio Santo Antônio em um acidente que aconteceu no último sábado, 12. Desde que foi acionada pela CETESB, a Defesa Civil se encarregou de acionar uma equipe de agentes ambientais, que foram treinados pela Petrobrás, e voluntários para contenção do material. A Defesa Civil também orientou a comunidade para não consumir a água do rio, pois com as fortes chuvas o óleo atingiu o rio.
Todos os dias a CETESB, Defesa Civil, as transportadoras SOS Cotec e Starnot e secretaria de Meio Ambiente fazem reuniões para avaliação dos trabalhos realizados durante o dia.
No local do acidente foi retirado os begs com barreiras absorventes e colocadas novas barreiras, o caminhão e o tanque já foram removidos, e o local já foi vistoriado por uma equipe da CETESB. Na altura da Casa de Recuperação Divina Providência também foi colocado barreira de absorção. Foram contratados 40 agente ambientais pela empresa Starnort para a limpeza ao longo do rio. Na ponte da divisa do Caputera com o Rio do Ouro foram colocadas barreiras de contenção e absorção. Quinze begs contendo cerca de 700 litros de detritos foram retirados e colocados em tambores que estão em local adequado e cobertos.
O material derramado é grosso e de difícil absorção, por isso foi solicitado pela CETESB a remoção manual desse material e colocação de tufas de absorção. O GAC Albatroz (Grupo de Apoio Civil) fará esse trabalho com 7 homens. O local é de difícil acesso e a equipe foi treinada para esse tipo de trabalho. O grupo também ficou encarregado dos primeiros socorros e contato com o Corpo de Bombeiros em caso de acidente.
Estão trabalhando para a resolução do problema 63 homens. Ainda não se sabe o grau de toxidade do produto, a CETESB já está fazendo a análise do material.
O acidente aconteceu no último sábado, 12, quando um caminhão de óleo combustível tipo 1 A emulsão (material asfáltico) capotou e caiu no km 73 da Rodovia SP 99 sentido São José dos Campos/Caraguatatuba.
Mais informações, pelo telefone 199, com José Ernesto, presidente da Defesa Civil ou Cláudia Prado, diretora. (Fonte: PMC)

Caraguá participa dos Jogos Abertos de Barretos
Com uma delegação composta por 50 participantes Caraguá viajou, na última segunda-feira, 13, para participar do 68º Jogos Abertos do Interior que acontece de 13 a 26 de setembro em Barretos

Caraguatatuba - A delegação de Caraguatatuba composta 50 pessoas, entre atletas e dirigentes, viajou para a cidade de Barretos na última segunda-feira, 13, para participar da 68º Jogos Abertos do Interior, que acontece de 13 a 26 de setembro.
A equipe de Caraguá irá disputar as modalidades vôlei feminino livre, vôlei masculino sub-21, xadrez masculino e feminino sub-21, dama misto sub-21 e natação masculino e feminino livre.
Os atletas Caraguatatubense já começaram a disputa. Na quarta-feira, 15, a equipe de vôlei feminino livre enfrentou a equipe de São José do Rio Preto e perdeu de 0x2, a equipe de vôlei masculino sub-21 também perdeu para a equipe da cidade de Paraguaçú Paulista de 0x2. A equipe de Dama também disputou no mesmo dia e perdeu para a cidade de Terra Roxa de 2x18.
No sábado, 18, haverá congresso específico de xadrez às 13h e as competições começam logo em seguida. Já no domingo, 18, acontece congresso técnico de natação. As competições terão início na segunda-feira, 20.
Estão participando do evento 181 cidades de todo o estado de São Paulo, disputando 31 modalidades oficiais.
Para a chefe da delegação de Caraguá, Priscila Dalprat, os jogos estão em altíssimo nível, em todos os sentidos. “Os jogos estão muito bem organizados, sem contar que grandes nomes do esporte estão competindo entre eles atletas olímpicos”, declarou.
Dentre os nomes consagrados do esporte que competirão nos jogos abertos estão Nalbert, Rodrigão e André Nascimento, medalha de ouro no vôlei nas Olimpíadas de Atenas 2004; Fabíola Molina, recordista brasileira de natação; Diogo Yabe e Daniela Hipólito que também participaram dos jogos olímpicos em Atenas, entre outros.
No dia 19, segunda-feira acontece o congresso para a escolha da cidade sede dos Jogos Abertos em 2006, as cidades de São Bernardo do Campo e Limeira são as candidatas, 130 cidades tem direito ao voto.
Apesar de alguns jogos já terem começado no dia 13, a cerimônia oficial de abertura acontecerá no dia 17, sexta-feira, às 19h30. (Fonte: PMC)

Câmara aprova concessão para Associação Matinatta
Projeto entrou em Regime de Urgência e contou com lobby de associados

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Regime de Urgência, projeto de autoria do Executivo, que autoriza concessão por 20 anos, para a Associação Ogum Matinatta, com o objetivo de ampliação de sua entidade. A Matinatta tem um amplo trabalho social de atendimento ao mais carente. Os membros da associação lotaram as dependências da Câmara, realizando um lobby discreto visando a aprovação.
A Associação Ogum Matinatta recebeu do Executivo 2 lotes de terra, com o intuito de ampliar seus domínios e melhorar a infraestrutura, visando o atendimento ao mais carente. A Associação pratica a Umbanda e a concessão tem prazo prorrogável de 20 anos.
O segundo e último projeto votado na Sessão Ordinária do dia 14 de setembro tem a autoria da Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto (PL) e denomina Coronel Edgar Pereira Armond a rotatória localizada na rodovia SP-99 – Rodovia dos Tamoios, no bairro da Ponte Seca.
Pela ordem o primeiro projeto votado após o Regime de Urgência seria o do Presidente Wilson Gobetti (PPS), mas o mesmo cedeu lugar para a propositura da Vereadora Vera Peixoto, mas devido ao adiantado do horário, não chegou a ser votado, assim como os outros constantes na Ordem do Dia.
Durante o Expediente, foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 5 projetos, além da discussão e votação de 10 Requerimentos. Durante o intervalo foram lidas 6 Indicações. Os projetos não votados serão incluídos na Ordem do Dia da próxima sessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pastor pede providências urgentes ao MP
Resposta de ofício fala em ação imediata

Caraguatatuba - O Vereador Anderson Silva Bertoncini (PL), encaminhou ofício no início deste mês a Promotora de Justiça e responsável pela Vara da Infância e Juventude, Maria Cristina Tadeu Garcia, do Fórum local, pedindo providências urgentes quanto a “Feira da Barganha”, localizada no bairro do Tinga, que contêm material inadequado a crianças e adolescentes, exposto de forma indevida e agressiva. O MP prometeu uma ação direta o quanto antes.
No início deste mês o Vereador Anderson Silva Bertoncini (PL), encaminhou ofício a Promotora de Justiça e responsável pela Vara da Infância e Juventude, Maria Cristina Tadeu Garcia, pedindo providências quanto a situação da Feira da Barganha, localizada no bairro do Tinga e que funciona semanalmente aos domingos, na avenida Rio Grande do Norte.
Segundo o Vereador, foi constatada a venda, exibição e exposição de revistas e publicações com material impróprio e inadequado a crianças e adolescentes, sem a devida embalagem, o que contraria o Estatuto do Adolescente, no seu artigo 81 – inciso 5.
Para encerrar a questão, o Parlamentar pede uma ação direta e imediata do Ministério Público, pois o local é freqüentado por mulheres, idosas e crianças.
O ofício foi enviado em 8 de setembro, com a resposta vindo no dia 16, quinta-feira, por intermédio do Oficial de Justiça de nome Paulo, segundo declarações do Parlamentar, que reiterou, nas declarações repassadas, que a Promotora está preparando o envio de uma equipe para apreensão do material e o arrolamento das pessoas envolvidas, o que deverá acontecer neste próximo domingo, dia 19 de setembro. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Torben sai na frente em Ilhabela
O líder do Match Race Brasil vence as duas regatas que disputou no litoral norte

Embarcação capitaneada pelo iatista Torben Grael durante o primeiro dia do Match Race Brasil em Ilhabela - Foto: Jules VerneIlhabela - O bicampeão olímpico Torben Grael, vencedor do ano passado e da primeira etapa, disputada em junho, em Búzios (RJ), saiu na frente também na segunda etapa do Match Race Brasil, que começou ontem em Ilhabela. A tripulação comandada pelo maior ganhador de medalhas da história olímpica brasileira venceu as duas regatas disputadas, a primeira contra a equipe de Alan Adler e depois contra João Joca Signorini.
"Começamos bem. A minha tripulação é fantástica e conseguiu fazer duas boas regatas", comentou o velejador, de 44 anos, considerado o favorito na competição. "Porém, o evento está só começando e muita coisa vai acontecer até domingo."
A equipe de Torben é integrada por iastistas experientes. O tático, por exemplo, é Marcelo Ferreira, proeiro de Torben na classe Star e também bicampeão olímpico. Estão no grupo ainda Clínio de Freitas e Kiko Pellicano, ganhadores de medalha de bronze na Tornado ao lado de Lars Grael nos Jogos de Seul/88 e de Atlanta/96, respectivamente. Andréa, mulher de Torben, também está na tripulação. Ela tem muita experiência em regatas de Oceano.
A segunda etapa do Match Race Brasil, competição barco contra barco, que termina domingo, reúne pela primeira vez os velejadores que representaram o país na Olimpíada de Atenas. Além de Torben e Marcelo Ferreira, da classe Star, competem em Ilhabela Robert Scheidt, da Laser, Joca Signorini (Finn), André Bochecha Fonseca e Rodrigo Link (49er), Maurício Santa Cruz (Tornado) e Fernanda Oliveira e Adriana Kostiw (470).
Os oito comandantes do evento são Alan Adler, campeão mundial de Star e medalha de prata na J24 no Pan-Americano de Santo Domingo; Joca Signorini, campeão brasileiro de Finn; André Bochecha Fonseca, bicampeão mundial de Snipe Júnior e velejador olímpico da 49er; Daniel Glomb, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano de Soling; Maurício Santa Cruz, campeão mundial de Snipe e prata na J24 em Santo Domingo; e o argentino Santiago Lange, tricampeão mundial de Snipe e campeão mundial e medalha de bronze em Atenas na Tornado, além de Torben e Robert.
REGATAS ADIADAS - Por causa dos ventos inconstantes, apenas seis regatas foram realizadas ontem.
As provas do Nívea Sun Match Cup, que reúne quatro tripulações femininas, foram adiadas para sexta-feira.
O sistema match racing, como pôde ser constatado ontem, é muito simples. É barco contra barco, num confronto direto. Todas as decisões, inclusive protestos, são tomadas na hora.
BARCO A BARCO -- Resultados de ontem: Santa Cruz 1 x 0 Signorini, Adler 0 x 1 Grael, Santa Cruz 0 x 1 Adler, Grael 1 x 0 Signorini, Lange 0 x 1 Glomb, Scheidt 0 x 1 Fonseca.
Regatas desta sexta-feira: Scheidt x Glomb, Fonseca x Lange, Lange x Scheidt, Glomb x Fonseca, Signorini x Adler, Grael x Santa Cruz, Scheidt x Signorini, Lange x Santa Cruz, Scheidt x Santa Cruz, Lange x Signorini, Santa Cruz x Glomb, Fonseca x Grael.
Nivea Sun Match Cup: Malpighi x Oliveira, Malpighi x Bejar, Ficker x Malpighi, Bejar x Ficker. (Fonte: ValeParaibano)

Velejadores se preparam para mais uma etapa do Circuito Ilhabela de Fórmula Windsurf

Ilhabela - Uma das mais disputadas regatas de Fórmula Windsurf prosseguem, neste final de semana, com a 4ª Etapa do Circuito Ilhabela que tem sido o maior sucesso entre os velejadores.
Mais uma vez, grandes nomes deste esporte se encontrarão para um final de semana de disputas nas águas de Ilhabela tendo a BL3 Armação como sede.
Coma ausência do Paulão, atual campeão brasileiro que está na Colômbia para a disputa do Campeonato Sulamericano, terá na briga vários pretendentes ao primeiro lugar como Luca, Fabinho, Anjinho e Cid entre outros. (Fonte: Correio do Litoral)

Ilhabelense Renye Oliveira é campeão de etapa do Paulista de Bicicross

Ilhabela - A cidade hoje já é parte importante do cenário do bicicross nacional. O piloto ilhabelense Renye Oliveira (Guará Power/Mônaco), de 8 anos, venceu neste domingo, 12, a 7ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, que aconteceu na cidade de Jacareí, SP. Com o resultado, ele, que ocupa a vice-liderança com 55 pontos, se aproxima do líder Anderson Ezaqueu, de Varginha, e já pode pensar em conquistar o título do Paulista 2004, já que ainda existem 20 pontos em disputa. Anderson está agora com 71 pontos.
Participaram do evento atletas de cidades do interior, Vale do Paraíba, Litoral de São Paulo além de pilotos de Minas Gerais, representando as cidades de Betim, Varginha e Belo Horizonte.
A prova, que contou com a participação de 285 pilotos divididos em 61 baterias de oito pilotos, com idades entre 7 e 60 anos. A cidade também foi representada por mais seis pilotos na categoria Novatos, competindo pelo Ilhabela Bicicross Clube.
Renye já compete na categoria Expert (profissional) desde 2003, quando conquistou a terceira colocação no Campeonato Paulista. No Campeonato Brasileiro, o piloto já conquistou a etapa de Campo Bom, RS, e ocupa a 3ª colocação.
Acumula ainda as lideranças da Copa Caiçara de BMX, de Caraguatatuba, o campeonato Jacareiense de Bicicross e a vice-liderança da Copa Mônaco de BMX.
Neste final de semana Renye Oliveira já tem compromisso na cidade de Piracicaba, SP, onde acontecerá a 2ª etapa da I Copa Mônaco de BMX, e nos dias 25 e 26/9 em Brasília, DF, onde acontecem as 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

São Sebastião vota salário de prefeito

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deve votar até o dia 28 projeto de lei que altera o salário do futuro prefeito da cidade de R$ 11 mil para R$ 15 mil --um aumento de 36%.
O texto, apresentado na terça-feira, está sendo analisado pelas comissões da Casa e tem até a última sessão deste mês para, em uma eventual aprovação, passar a ser valer a partir de 2005.
Se os vereadores aprovarem a medida, a cidade do Litoral Norte será a que melhor remunerará o chefe do Executivo em toda a região.
Para efeito comparativo, em São José dos Campos, Emanuel Fernandes (PSDB) recebe R$ 13.783,84; em Taubaté, o contra-cheque de Bernardo Ortiz (PSDB) é de R$ 10.314. Marco Aurélio Souza (PT), de Jacareí, ganha R$ 9.000.
O texto começa a causar polêmica no Legislativo de São Sebastião. O vereador Erwen Aparecido da Mota (PTB) disse ontem que é contrário à medida.
"Com a situação atual do país é um absurdo conceder um reajuste de R$ 4 mil ao prefeito. Mesmo porque a cidade não deve ter esta dotação orçamentária para o ano que vem."
O ValeParaibano tentou ouvir o prefeito Paulo Julião (PSDB), que tenta a reeleição, para comentar o assunto, mas, até às 22h de ontem, ele não retornou os recados. (Fonte: ValeParaibano)

Ex-funcionário, com ajuda de populares, impede roubo contra empresa no Centro

São Sebastião - O vigilante S.A.S., de 32 anos, ex-funcionário da Autoviass (Auto Viação São Sebastião), impediu com ajuda de populares, um roubo contra a própria empresa que trabalhava.
Os assaltantes E.M.S., de 35 anos, e Fábio Nunes de Sá, de 31 anos, conhecido por “Baratão” e fugitivo da cadeia local, foram ousados ao tentar roubar um malote em plena luz do dia e na rua Duque de Caxias, a mais movimentada do Centro.
Por volta das 13 horas, o fiscal da Autoviass J.B., de 75 anos, caminhava pela rua, próximo ao Bradesco, quando se aproximou E., que puxou o malote que carregava. J. segurou com mais força, entrando em conflito com o assaltante. Na briga, o malote, que estava com cerca de R$ 2 mil, que seria para pagamento de contas, caiu no chão.
“Baratão”, comparsa do primeiro, pegou a bolsa e saiu correndo com E. logo atrás. O vigilante, que estava em uma moto, assistiu a cena, ouvindo ainda o fiscal, que já o conhecia do ex-trabalho, gritar: “Pega ladrão”.
Mais que depressa S. e outros pedestres na rua foram atrás dos suspeitos, que entraram no Shopping Fama, onde conseguiram ser detidos.
O vigilante contou à polícia que enquanto segurava, E., que estava sem camisa, falava: “Tira a mão, não encosta, senão atiro”, levando a mão na cintura, por debaixo da bermuda, simulando uma arma.
Mas S. não se abalou, uma vez que tinha percebido que o assaltante, pelo menos naquele momento, estava desarmado.
A dupla foi contida até a chegada da Polícia Militar, avisada por populares, que conseguiram recuperar o malote roubado.
Os dois foram levados ao 1° Distrito Policial. Posteriormente a polícia recebeu um telefonema de um funcionário do Banco do Brasil, que tinha encontrado uma bolsa caída na calçada, próxima ao local do crime. Em seu interior tinha um revólver, calibre 38, totalmente municiado.
O bancário entregou a bolsa à polícia. Testemunhas contaram que viram os assaltantes segurando a mesma sacola apreendida, momentos antes do crime. Os suspeitos negaram a posse da arma.
A dupla foi autuada por tentativa de roubo, sendo recolhidos na cadeia pública local, onde inclusive um deles, o “Baratão”, estava até o final do mês passado, quando fugiu por um túnel com mais três presos.
Na ocasião, a polícia prendeu a namorada de “Baratão”, que teria ajudado na fuga, conseguindo um táxi, e ficando no carro, aguardando eles saírem. A polícia a prendeu já em casa, mas os fugitivos não foram localizados.
Sá entrou pela primeira vez na cadeia em 2000, por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, sendo condenado a seis anos pelos crimes. Antes da sentença, ele chegou a receber um alvará de soltura, mas em julho deste ano entrou na cadeia por porte de entorpecente, ficando recolhido em razão da condenação.
Desta vez não foi a droga que o levou à prisão, mas outra modalidade de crime, que ele não tinha, o assalto. (Fonte: Imprensa Livre)

Professores de educação física expõem projetos nas escolas

São Sebastião - Professores de educação física da Prefeitura de São Sebastião farão apresentação de projetos hoje e amanhã, em escolas da cidade.
As atividades, destinadas aos alunos, serão supervisionadas por profissionais do IEE (Instituto Esporte e Educação IEE), presidido pela ex-jogadora Ana Moser, medalha de bronze em Atlanta em 1996 e coordenadora de Núcleos do Centro Rexona-Ades no Estado de São Paulo.
Desde o início deste ano, a Prefeitura de São Sebastião e o IEE realizam programa de formação continuada aos professores de educação física, por meio de aulas teóricas e práticas.
O coordenador de Educação Física, da prefeitura, Hipólito Carvalho Santana, explica que 25 professores que participam da formação, o que representa 50% do total desta disciplina, da rede municipal, por iniciativa própria elaboraram os projetos que serão apresentados hoje e amanhã.
No próximo dia 29, sábado, todas as escolas envolvidas nos projetos de autoria dos professores estarão reunidas em um evento de lazer e esporte, na praia de Barequeçaba. A previsão é da presença de mil alunos neste programa. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Dema 22000

Polícia Ambiental multa prefeitura

Ubatuba - A Polícia Ambiental de Ubatuba multou ontem em R$ 1.102 a Secretaria de Obras da prefeitura por crime ambiental. Segundo a polícia, dois funcionários da prefeitura faziam a extração de terra com saibro, no sítio Recanto Natureza, no bairro do Taquaral, costa norte de Ubatuba. As duas máquinas foram apreendidas e o local isolado. O secretário de Obras, Jeriel da Silva Rocha, 44 anos, afirmou que tinha autorização do proprietário doador do terreno para fazer escavações. Ele também disse que a área não é de preservação permante. (Fonte: ValeParaibano)

Foragido de Hortolândia rouba roupas em Ubatuba

Ubatuba - Um assaltante foragido do presídio de Hortolândia foi preso ontem, às 12h30, em Ubatuba, enquanto roubava roupas de um varal na rua Rubi, número 62. Segundo a Polícia Civil, Aderito Oliveira Lima, 28 anos foi encontrado detido por moradores e com as roupas que teriam sido roubadas. O assaltante não portava documentos e teria informado um nome falso aos policiais. Ele só foi identificado em razão do grande número de tatuagens que possui. Aderito cumpria pena de 5 anos e 4 meses por roubo e não retornou ao presídio depois do indulto de Páscoa. Ele ficará preso no CDP de Taubaté até retornar a Hortolândia. (Fonte: ValeParaibano)

Assaltantes fazem vítimas nas ruas da cidade

Ubatuba - Na manhã e noite de terça-feira não foram moradias nem comércios os alvos dos assaltantes, que preferiram atacar pessoas que estavam nas ruas da cidade.
A primeira vítima do dia foi o autônomo F.R., de 31 anos, morador em Poá, abordado por volta das 11h30. Ele estava com a namorada na praia do Perequê-Açu quando surgiram três assaltantes, que aparentavam serem menores de idade.
Um deles portava um revólver, de calibre 38, e mandou a vítima dar todo o dinheiro. Após pegar R$ 110, o trio fugiu rumo ignorado.
O segundo crime do dia aconteceu por volta das 21 horas, quando a doméstica K.R.O., de 25 anos, caminhava pela rua Taubaté, bairro Itaguá. Três desconhecidos se aproximaram, sendo um deles armado, levando o celular da vítima. (Fonte: Imprensa Livre)

1ª Conferência Municipal de Agricultura, Pesca e Maricultura reúne candidatos

Ubatuba - A 2ª Conferência Municipal de Agricultura Pesca e Maricultura, promovida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro de Ubatuba, realizado no último sábado, dia 11, no bairro da Casanga reuniu líderes comunitários e cinco candidatos a prefeito para apresentarem suas propostas com relação a essas áreas. O candidato Paulo Ramos não compareceu. “Devemos priorizar essas áreas de maneira distinta nas características de cada uma delas, mas com apoio igual na distribuição de recursos em todos os aspectos. As pesquisas devem ser incentivadas e as parcerias com os governos federal e estadual devem ser ampliadas. As principais reivindicações são quanto à infra-estrutura, essencial para o desenvolvimento de cada setor, por isso devemos descentralizar o problema para que o governo esteja mais presente. O que é bom tem que continuar, o que é ruim tem que melhorar. Trabalhando com seriedade, sendo competente e transparente, as soluções ocorrerão de maneira natural”, disse Frediani. (Fonte: Luana Camargo)

Ministério da Educação libera verbas

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), na última semana, recebeu ofícios do Ministério da Educação (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) informando a liberação de recursos financeiros destinados a garantir a execução de programas desenvolvidos pelo Fundo. Para a rede municipal foram enviados R$25.589,64; rede estadual, R$14.727,00 e filantrópica R$99,00 (programa nacional de alimentação escolar). (Fonte: Luana Camargo)

Madrigal – Música na Catedral

Ubatuba - Apresentação de música elaborada, em geral erudita, terá como atração este mês o Coral da Fundart apresentando polifonia clássica, com a regência do maestro Alexandre Tavares.Será uma apresentação deliciosa para os amantes da música em geral. A apresentação tem início logo após o término da missa.
Dia 21 às 20:30h - Local: Igreja Matriz, localizada na Praça Exaltação à Santa Cruz. (Fonte: Fundart)

Projeção e Debate do Filme “O Jarro”

Ubatuba - Neste Fim de Semana, a Fundart traz a todos, mais uma Projeção e Debate, dessa vez com o filme “O Jarro”. Um excitante filme, que traz em sua história algo sobre doação, sobre ajudar o outro sem esperar alguma coisa em troca, sobre pensar em conjunto para o bem de si mesmo.
A história é sobre um jarro de uma escola no deserto do Irã que racha, fazendo com que os alunos tenham que andar até um riacho longe da escola para matar a sede. Enquanto o professor tenta solucionar o caso, sabendo que o pedido ao governo demorará muito para ser atendido, um menino aponta para o pai de seu colega, que poderia conserta-lo. Mas o pai do garoto demonstra má vontade e diz que não tem tempo. Interessante notar o respeito profundo que aquelas crianças nutrem pelo professor, fazendo com que o menino fique com vergonha de voltar à escola no dia seguinte e acabe fugindo. Depois da confusão, o homem decide consertar o jarro, mas exige os materiais: cinza, argila e ovos. Para quem não sabe, a clara do ovo serve de ligadura. Enfim, como as famílias são pobres e um ovo é muitas vezes a refeição do dia, muitos se recusam a doar ovos e ainda fazem fofoca do professor, dizendo que ele quer os ovos para comer. Profundamente decepcionado o professor quase abandona a escola. Até que uma mulher, contrariando o machismo local, decide sair pelas ruas com as crianças pedindo dinheiro e alimentos para poder comprar um jarro novo. Também vira vítima de fofocas. Com algo tão simples, o autor desenvolve uma história fascinante em que trará para nós uma realidade simples e mágica. (Fonte: Fundart)

Programação de eventos SETUR

Ubatuba - A SETUR - Secretaria de Turismo de Ubatuba apresenta a programação de eventos da semana entre 16 e 23 de setembro:

De 15 a 19 – 48ª Festa de Nossa Senhora das Dores – Bairro do Itaguá
Quarta-feira às 19h30 – Procissão saindo da casa dos festeiros João e Juliana, na Rua Projetada B, 36 – Itaguá. Em seguida Santa Missa
Quinta-feira às 19h30 – Celebração da Palavra
Sexta-feira às 19h30 – Celebração da Palavra e às 21h30 – Show Musical e rodadas de bingo
Sábado às 19h30 – Celebração da Palavra e às 21h30 – Show Musical com a Banda Lira Padre Anchieta e rodadas de bingo
Domingo às 9h – Corrida de Pedestres; 10h- Benção das canoas e início da corrida e canoas; 12h30 – almoço caiçara (azul marinho) R$ 5, 00 o prato; 13h30 – apresentação parafolclóricos “O Boi de Conchas”; 19h30 – missa de encerramento; 20h45 – dança da fita e 21h30 – show musical e rodadas de bingo

Dia 18 às 20h30 – Madrigal Música na Catedral
apresentação do coral da Fundart. Na Igreja Matriz.

Dia 18 – Clean Up Day – Dia Mundial de Limpeza das Praias
Ações de limpeza em praias no continente e na Ilha Anchieta

Dia 19 às 19h – Projeção e debate do filme “O Jarro”
de Ebrahin Forouzesh. No Auditório da Fundart.

Dia 18 a 21 - Exposição de Artes
celebração ao centenário do Rotary. Na Avenida Leovigildo Dias Vieira, nº240, Itaguá

Dia 18 às 20:30h - Baile da Primavera
show musical de Hugo e Marcos da cidade de Santos. As reservas podem ser feitas até o dia 17 e associados tem desconto.
Mais informações pelo tel 3832-5898. (Fonte: SETUR)

Ação Litoral

Crônica Topo

Ar rarefeito e juros. Vide estratosfera!

Os juros aumentaram, quando deveriam ter diminuído. No patamar em que se encontram impedem o desenvolvimento. É uma balela afirmar que a economia está crescendo. Há setores envolvidos com exportação que vão bem, o resto vai mal, muito mal. O controle a qualquer preço da inflação, bandeira neoliberal, poderá custar caro ao projeto de poder de José Dirceu e de Lula. Palocci joga no time de Malan, tem prestígio, é levado a sério. Dirceu parece nervoso, não tira do rosto o sorriso “Monalisa”, ele quer o poder total, absoluto, quer ser o Trotsky dos trópicos, o salvador do povo das garras do capitalismo selvagem. Dirceu parou no tempo, acredita no socialismo-científico. Fé religiosa, a mesma que fez prestes dizer que Lula não servia para o comunismo, não era um operário-científico. Dirceu jamais chegará ao poder pelo voto. Falta cacife. E carisma. Na concepção do timoneiro do PT, o partido chegou para ficar, para ele não interessa a alternância. A democracia é “relativa”. Esta idéia ainda permeia a cabeça de parte da esquerda, sua origem está fundamentada em Cuba, onde é inegável o avanço de setores básicos. Também é notório o descontentamento da população pela falta de liberdade. Mas o que é liberdade? Conceito pequeno-burguês. Melhor culpar o bloqueio americano, há que haver um culpado. O contraditório é que em Cuba, Lula nunca passaria de torneiro-mecânico, já que não é chegado aos estudos formais. Enquanto os verdadeiros donos do poder estiverem anestesiados pelo festival “pantragruélico” de favores que lhes foi concedido, tudo bem, Dirceu poderá alimentar a ilusão do “paraíso socialista”, com ele no poder. Vai ficar na ilusão. Há uma grande parcela dos brasileiros que não está disposta a tolerar alterações no jogo democrático. Lutamos pela democracia, estamos avançando politicamente, devagar mas de forma constante. Não queremos voltar aos tempos de Golbery. Haverá alguma semelhança entre Dirceu e Golbery?

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Artigo Topo

Caminhos para o turismo. O que será?

Posso sentir claramente que a conscientização da população sobre a importância do turismo em suas vidas esta crescendo em ritmo acelerado. Era só o que estava faltando. Agora, ninguém mais vai “segurar” essa idéia. O interesse pelo assunto, dos menos esclarecidos, as discussões dos estudantes, e o despertar dos já envolvidos, sentindo as dificuldades resultantes do “laissez-faire” vem formando uma corrente consistente e dinâmica cujo crescimento, em breve, se dará em progressão geométrica.
Esse movimento, inicialmente silencioso, não tardará, forte e de bom som, a cobrar dos responsáveis atitudes, posturas profissionais e responsabilidades. A discussão gerada pela proposta do legislativo da suspensão da cobrança do estacionamento de R$ 3,00 pela COMTUR trás à tona a RAIZ do assunto. A própria COMTUR, e sua justificativa de ser criada e de existir. Esta empresa, repito, é a nossa (e de qualquer outro município que não tem uma) única alternativa para o desenvolvimento do turismo.
Porque ainda não é? Simples, porque primeiro, necessita (do LEGISLATIVO) de sua regulamentação. Esta “regulamentação” em forma de lei é que, juntamente com seu “contrato social” (primitivo e não o alterado) dará as condições necessárias para sua “sobrevivência” e determinará os parâmetros, as condições e os limites de sua atuação. Eu disse que este trabalho é do LEGISLATIVO. A COMTUR, sem esta REGULAMENTAÇÃO é, simplesmente, NADA. Então, ao contrário de pedir prestações de contas (daquilo que ela não pode fazer), discutir se convém ou não cobrar míseros R$ 3,00 nas praias etc, deveria o legislativo determinar sim, EM LEI, o que ela deve fazer, e de que forma. Tim tim, por tim Tim; qual a origem de suas receitas, suas fontes e qual o destino (orçamentário) destes recursos; determinar em lei (complementar) todas as paralelas de seu caminho. Assim caberia a COMTUR, segui-los. Simples? Sim, é simples! E porque não uma SECRETARIA DE TURISMO? Simples também.
A lei que determina as diretrizes e bases orçamentárias do município, dificultam ou melhor impedem a distribuições dos recursos conforme se pretenda. Ou seja, jamais seria possível destinar, por exemplo, 5% da arrecadação para o Turismo. Mesmo porque, tal destinação descobriria outro setor como educação, saúde etc, que tem percentuais de aplicação orçamentária também e já definidos em lei. Se, por exemplo, o dinheiro arrecadado pelo “estacionamento da Comtur” fosse depositado na conta da prefeitura, x por cento deste dinheiro iria para a educação, outro x, para a saúde e, assim por diante, até que para o turismo mesmo, nada caberia. Aliás, qual é o percentual do orçamento da prefeitura que esta destinado à secretaria do turismo, que não seja para o pagamento da folha de seus funcionários?
Esta legislação complementar, necessária á COMTUR é na verdade, uma faca de inúmeros “gumes” políticos. A COMTUR, cumprindo seus verdadeiros objetivos, tornar-se-á rapidamente uma entidade autônoma e politicamente MUITO FORTE dentro do município. Tão forte, que (não quero acreditar) seja esse o motivo do Legislativo, com todo o poder que tem, até hoje não regulamenta-la. Será?
Ou será que é chegada a hora? Tem pessoas no legislativo, principalmente seu presidente, dentre outros, que não teêm os “rabos” presos. Quem tem demonstrado pulso firme e coerência política. Também esta perto, muito perto, a hora de que todos os jovens, homens, mulheres (carentes de empregos e oportunidades) comerciantes em geral, hoteleiros, donos de pousadas, quiosques., bares, restaurantes, lanchonetes, receptivos etc, irão perguntar em uma só voz:
Porque será que o Legislativo não regulamenta de uma vez a COMTUR e nos dá um futuro melhor? Seria um “ovo de Colombo?” Será que é tão difícil? Será que faltam recursos para esta tarefa tão simples? Será que não há assessoria necessária? Ou será, que é chegada a hora?
Artigo publicado em 27/01/2003

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Resposta ao Sidney Borges - Gostaria saber porque o Sr. Sidney Borges acha uma lastima a residência de argentinos no Brasil, como escreveu na sua crônica "Lula na berlinda". O comentário do Sr. Babenco pode não ter sido simpático nem pertinente, mais tem muitos argentinos trabalhando, gerando emprego e pagando impostos no Brasil, não necessariamente no comercio de bananas. E se estrangeiros vem morar no Brasil e porque valorizam as qualidades deste pais, na natureza, no povo e ainda no comercio e industria. Achei o comentário do Sr. Borges cheio de preconceito e xenofobia, e se ele gosta de publicar suas opiniões, deveria ser mais responsável ao escolher as palavras.

Ligia Paola Lobo de Colombini
argentina, residente e comerciante em Ubatuba


Acho que não é pedir muito - Ser cidadão é, essencialmente, participar das decisões da sociedade, para melhorar a vida de todos, sentindo-se responsável por cada uma dessas decisões.
A Cidadania deve ser praticada todos os dias, todas as horas, em todos pensamentos e atitudes.
Ser cidadão significa respeitar e educar os outros sobre sinais de trânsito, respeitar e ensinar os outros a respeitar o patrimônio alheio, preocupar-se e ensinar os outros a se preocupar com o abandono e exclusão de pessoas necessitadas, prover e conscientizar os outros a prover recursos sociais para os menos assistidos. Significa, enfim, a participação de todos na busca de benefícios e igualdade social.
Não existe melhor hora para exercitarmos nossa participação como cidadãos, conscientemente. A eleição para prefeito e vereadores está chegando.
É hora de escolhermos as pessoas de bem que estão comprometidas com o exercício da cidadania.
Não podemos permitir que a idéia de alienação e desinteresse se instale de forma geral.
Nós somos RESPONSÁVEIS por tudo que acontecerá nos próximos 4 anos em nossa cidade.
Eleitores de Ubatuba, façam todo o possível para que possamos ser chamados de CIDADÃOS e ter orgulho disso.
Antes de votar, analisem profundamente seu candidato, conheçam sua história, conheçam suas origens, conheçam seus compromissos morais e éticos, atuais e do passado, procurem conhecer a equipe técnica que o auxilia a formatar o programa de governo, e que provavelmente o ajudará a governar a cidade, conheçam seus amigos e seu círculo de influência. Procurem conhecer tudo sobre ele.
Talvez vocês consumam algumas horas para fazer isso. Serão as horas mais importantes para toda a população de Ubatuba nos próximos 4 anos.
Acho que todos nós, moradores de Ubatuba, merecemos que vocês façam isso.
Acho que não é pedir muito.

Sizenando Cristo
Morador e cidadão de Ubatuba


Entrevistas Políticas - Sr. Emilio Campi. Fiquei deveras surpresa com sua recusa em colocar as entrevistas em seu jornal, alegando que são políticas. Porque as mesmas são de cunho estritamente pessoal. Elas tem como único objetivo, informar o eleitor sobre a vida, personalidade e preferências dos candidatos a prefeito. Julguei que isto fosse importante. Os dados pessoais, nao são políticos, mais porem ajudar o eleitor a votar com mais segurança. Por sua vez os candidatos gostaram muitíssimo de ter tido uma oportunidade de se aproximar do eleitor de uma forma pessoal, mais intima. Lamento que alguns segmentos da população de Ubatuba, que tem por habito ler o seu jornal, não possam ter o prazer de ficar mais bem informados. Obrigada.

Solange Mazzei
Ubatuba, SP


Parabéns! - Oi, Emilio Campi. Concordo em gênero, grau e número com o que você disse na "Nota do Editor", do Litoral Virtual n.1116, de 15/09/2004. Acredite meu amigo, não dá realmente para publicar "tudo" principalmente em época de eleições. O pessoal confunde opinião, princípios, ética, cidadania, etc... com publicidade e propaganda eleitoral e, o que é mais grave, muitos colocam "de graça" a carapuça em artigos genéricos.
E.T. Só falta agora dizerem que isto é "censura prévia".
Parabéns e Continue Assim!
Um abraço do amigo

Angelo Nogueira
Caraguatatuba, SP


Parabéns II - Parabéns pelas fotos diárias, são de excelente qualidade e muito bonitas, mostram o que o nosso Brasil tem de melhor.
Espero que continuem esse trabalho de fotos diárias e com diversas fotos de diversas praias do litoral norte. O site LitoralVirtual está maravilhoso, além das informações claras e objetivas. Ideal para quem quer passar um final de semana, férias ou temporada.
O Site é realmente uma enciclopédia eletrônica do Litoral Norte de São Paulo.
Parabéns. Atenciosamente,

Reginaldo Guarezi
São Paulo, SP

Nota do Editor

O Litoral Virtual se esforça para se manter imparcial diante das tendências que regem a política local. O bom senso e a ética nos levam a não publicar carta, artigo ou opinião que seja caracterizada propaganda política, positiva ou negativa, favorável ou desfavorável, contra ou a favor de qualquer candidato. Publicaremos apenas material relacionado a idéias, propostas e sugestões que visem o resultado positivo do exercício democrático de cidadania que teremos no próximo dia 3 de outubro.

Emilio Campi
Editor

Foto do Dia Topo


Ubatuba

Praia do Itaguá

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor