Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28 de setembro de 2004 - Nº 1125 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Nenhum eleitor poderá ser preso após terça-feira
Blitz acha remédio proibido
SEBRAE faz palestra gratuita em Caraguá

Caraguatatuba
Caraguá recebe "Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar" em Brasília
Conheça o projeto Tempero de Mãe
Ciclistas de Caraguá na Final do Campeonato Valeparaibano
Creche de Caraguá realiza festa Country
Jornalista Leonardo Morelli em Caraguatatuba
Produto tenta conter óleo no rio e serra
XV vence no 1º jogo sem parceria

Ilhabela
Pesquisa encomendada mostra Manoel Marcos com mais de 60% das intenções de voto em Ilhabela
Estado autoriza celebração de convênio para pavimentação de ruas da Barra Velha

São Sebastião
USP e Instituto Educa Brasil fazem 1ª análise de água para projeto de bacia hidrográfica
ONG e OAB propõem compromisso ambiental entre os candidatos

Ubatuba
Guarda Municipal volta para a rua em Ubatuba
Ubatuba começa obra para desassorear o Rio Grande
Ubatubense Odirlei Coutinho "vira" na final e fatura Seletiva Petrobras de Surf em SC

Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Nenhum eleitor poderá ser preso após terça-feira

Litoral Norte - A partir da terça-feira (28), nenhum eleitor poderá ser preso, prazo que se estende até 48 horas depois da votação. Durante esse período, só poderá ocorrer prisão ou detenção nas hipóteses de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.
Terça-feira é também o último dia para que partidos e coligações indiquem aos juízes eleitorais os representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização, bem como os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais para fiscais e delegados. O Comitê Interpartidário tem a função de fiscalizar o andamento dos trabalhos nas seções eleitorais no dia da votação, denunciando abusos ou eventuais irregularidades ao juiz ou ao Ministério Público.
Na quinta-feira (30), se encerra a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. As emissoras também terão como limite essa data para a realização de debates entre os candidatos. Quinta é também o último dia para a realização de propaganda de rua conhecida como "showmício".
Mas a quinta-feira não é o último dia para todo tipo de propaganda na rua, pois partidos e candidatos têm até o dia 2 de outubro, véspera da votação, para fazer propaganda por alto-falantes e amplificadores de som ou promover carreatas e distribuição de material de campanha. (Fonte: O Guaruçá)

Blitz acha remédio proibido

Litoral Norte - A Polícia Civil do Litoral Norte instaurou inquérito policial ontem para apurar a venda irregular do medicamento Pramil, indicado para disfunção de ereção, em oito farmácias da região.
Segundo o delegado Marcelo Magalhães, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) do Litoral Norte, o produto, fabricado por um laboratório do Paraguai, tem sua venda proibida no país.
Uma blitz feita na última sexta-feira pela ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), com apoio da DIG, apreendeu 500 comprimidos Pramil. Os nomes das farmácias não foram revelados.
O produto foi encontrado à venda em quatro farmácias de Caraguatatuba, três de São Sebastião e uma em Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

SEBRAE faz palestra gratuita em Caraguá

Litoral Norte - Para orientar empresários sobre exportação, o Sebrae promoverá gratuitamente a Palestra Básico de Exportação, hoje, dia 28 às 14:00, no Auditório do Sebrae (Av Dr Arthur Costa Filho, nº 979. Centro. Caraguatatuba)
A palestra apresentará as principais exigências e restrições para exportar; quem pode exportar, pesquisa de mercado; prospecção de clientes, termos internacionais e termos de pagamento.
Os interessados poderam realizar sua inscrição e obter maiores informações pelo telefone 38821744. As vagas são limitadas.
Sebrae SP - Av Dr Arthur Costa Filho,nº 979. Centro.Caraguatatuba/SP - Fone: (12) 3882.1744. (Fonte: SEBRAE-SP)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Caraguá recebe "Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar" em Brasília

Caraguatatuba - Caraguá recebeu no último dia 16, o certificado de participação do prêmio ‘Gestor Eficiente da Merenda Escolar’, em Brasília, (DF). O evento aconteceu no mesmo dia do 1º Encontro Nacional de Experiências Inovadoras e Exitosas em Alimentação Escolar, organizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Caraguá foi representada pelo diretor de divisão da Merenda Escolar, Manoel Vicente da Silva, o Manu, que disse que o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso, parabenizou todos os participantes e elogiou a iniciativa das escolas.
Segundo o diretor, no evento foi possível trocar idéias e experiências com municípios de outras regiões e constatar que Caraguá oferece um excelente serviço de merenda escolar. Ele ressaltou ainda que conheceu a realidade de municípios que oferecem produtos formulados como leite e biscoitos, merenda self-service e com produtos integrais.
"A nossa merenda foi bastante elogiada pela variedade de pratos e por ser distribuída várias vezes ao dia", comentou o diretor.
As escolas municipais e estaduais de Caraguá recebem café da manhã (bolachas e bebida láctea) e almoço (arroz, feijão, carne com legumes, risoto de frango ou macarronada). No lanche da tarde, é servido leite com biscoitos e mais uma refeição no jantar. Nas creches, é servido nos intervalos das refeições principais suco e gelatina para bebês e crianças.
Manu ressaltou que desde 1997, o setor da merenda em Caraguá passou por uma reformulação, quando as refeições começaram a ser feita nas escolas. Hoje, são 50 pontos de distribuição de merenda na cidade e há uma central de abastecimento, onde os produtos alimentícios são rigorosamente fiscalizados.
"Em algumas escolas a merenda é preparada pelas mães de alunos, atendendo a proposta do projeto 'Tempero de Mãe' ". (Veja texto abaixo). Para ele, o sucesso da merenda em Caraguá também é por causa do empenho do Conselho de Alimentação Escolar. (Fonte: PMC)

Conheça o projeto Tempero de Mãe

Caraguatatuba- O projeto ‘Tempero de Mãe’ visa garantir a qualidade da merenda escolar, com as relações de interatividade com a comunidade e o envolvimento sócio-afetivo de mães de alunos. Elas têm a oportunidade de participar do desenvolvimento de seus filhos através do preparo da comida caseira nas escolas.
Para serem contratadas, as merendeiras (mães) são capacitadas e aprendem noções sobre o valor nutricional, aproveitamento integral e contaminação dos alimentos, higiene pessoal e no local de trabalho, organização das atividades da merenda e prevenção de acidentes.
O projeto 'Tempero de Mãe' tem conseguido atingir seus objetivos como valorizar a importância da merenda no processo de desenvolvimento físico e mental da criança, valorizar a higienização dos alimentos, evitar o desperdício e melhorar a saúde da comunidade através de um programa de reeducação alimentar. O ‘Tempero de Mãe’ também colabora no projeto ‘Horta Escolar’, que incentiva o cultivo de legumes e verduras em escolas municipais.
O projeto envolve a APM (Associação de Pais e Mestres) e o Conselho de Escola na contratação das mães e tem o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, Secretarias de Educação, de Agricultura e Meio Ambiente, Conselho de Alimentação Escolar e Sociedade Amigos do Bairro. (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá na Final do Campeonato Valeparaibano
Com a participação de 150 atletas, a final do campeonato Valeparaibano aconteceu no dia 26, domingo, em São José dos Campos. O ciclista João Carlos conseguiu o 2º lugar na classificação final e o atleta Jefferson Bonifácio a terceira posição.

Caraguatatuba - Dois ciclistas de Caraguatatuba conquistaram a segunda e terceira posição na última etapa do campeonato ValeParaibano de Ciclismo, realizado no domingo, 26, em São José dos Campos. O evento reuniu em torno de 150 atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que disputaram um circuito de 2.500m.
Na categoria Sênior A, João Carlos, da equipe Nossa Caraguá, abriu vantagem e conquistou o segundo lugar, a mesma posição ocupada na classificação final. O atleta Ivair Alves terminou em sexto e também manteve essa colocação na final. Já Marcos Patrício terminou a prova em 10º, ficando apenas a 13ª posição final.
Mas nem o intenso calor e as dificuldades da prova, como as subidas, atrapalharam o desempenho do cicilista Jefferson Bonifácio, da categoria Júnior. Ele consquistou o 6º lugar na prova e a 3ª colocação na final. Na categoria Sênior ‘B’, Alexandre Magno terminou em 10º e em 9º lugar na final. (Fonte: PMC)

Creche de Caraguá realiza festa Country
A II Festa Country organizada pela creche Meimei será realizada no dia 9 de outubro. O objetivo é preservar a cultura country e oferecer oportunidades para novos grupos de dança da cidade.

Caraguatatuba - A creche Meimei de Caraguatatuba realiza dia 9 de outubro, sábado, a “II Festa Country”, a partir da 16h, no Ginásio de Esportes ‘Luiz Cláudio do Prado’, no bairro do Tinga. Várias atrações vão animar o evento, que tem o objetivo de preservar a cultura country da cidade.
Os atrativos do evento serão barracas de comidas e bebidas típicas, brincadeiras, apresentações de danças country e um espaço reservado especialmente para os ‘amantes’ do forró. Também faz parte da festa a segunda edição do concurso “Boneca Viva”, no qual crianças de 2 a 6 anos vão desfilar caracterizadas de bonecas. Uma comissão julgadora vai escolher as duas melhores crianças nos quesitos simpatia, desenvoltura e originalidade. As vencedoras vão receber brinquedos doados pelo comércio local.
A coordenadora da Creche Meimei, Célia Maria Simon, disse que espera um maior número de participantes neste ano. “Em 2003, participaram em torno de 500 pessoas, mas agora esperamos um público de 700 pessoas”.
Ela ressaltou que o trabalho mostra a cultura country da cidade. “Os novos grupos de dança, de qualquer estilo, também têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos”, afirmou Célia.
Para fazer apresentações na festa, os grupos interessados devem entrar em contato com a direção da creche Meimei pelo telefone (12) 3882-6090. (Fonte: PMC)

Jornalista Leonardo Morelli em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Numa parceria entre a Escola estadual Ismael Iglesias, do bairro do Porto Novo, e a Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica, estará apresentando palestra em Caraguatatuba, AMANHÃ, dia 28 de setembro, o jornalista Leonardo Morelli. A Campanha da Fraternidade deste ano trabalhou a questão da água sob o tema: Água fonte de vida” e a escola foi a 5ª colocada na 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente realizada em Brasília e anunciada este ano.
O projeto “Juqueriquerê pede socorro” trabalhou a conscientização dos alunos e da comunidade sobre a importância do rio na vida cotidiana. Muitos moradores do bairro trabalham nas diversas marinas instadas ao longo do Rio. A pesca também é fonte de renda da comunidade local. Através dos alunos Priscila Thales Narra Rodrigues e Milton Felix dos Santos, eleitos delegado e sub-delegado do Projeto, os alunos desenvolveram, ao longo do ano, diversas atividades dentro e fora da escola, além de receber o apoio de ONGs e autoridades interessadas.
Por considerar um trabalho de suma importância para a qualidade de vida das pessoas e de cunho educativo, a equipe responsável pela Campanha da Fraternidade na Diocese de Caraguatatuba, através de sua coordenadora Eva Falcão, traz na próxima 3ª feira um dos mais famosos ativistas ambienta, o jornalista Leonardo Morelli. Líder do movimento ecológico e autor de livro de denúncias e educação ambiental, ambos sob o mesmo nome de O Grito das Águas dará duas palestras na escola, uma às 10h30 e outra 15 horas. O evento é aberto à comunidade.
Como fechamento deste projeto, está previsto para o dia 6 de novembro uma descida de caiaque pelo Rio Juqueriquerê e o plantio de mil mudas de árvores nativas pelos estudantes. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Produto tenta conter óleo no rio e serra

Caraguatatuba - A empresa SOS Cotec, contratada pela Petrobras para limpeza do óleo que atingiu a serra e o rio do Ouro, em Caraguatatuba, vai aplicar um produto conhecido como pytsorb --uma espécie de gelatina-- para conter o óleo ainda presente na vegetação e no solo, afetados pelo derramamento ocorrido no último dia 1º. A cada dois dias será feita uma nova vistoria no local. Ontem, técnicos da Cetesb, SOS Cotec, prefeitura e Defesa Civil fizeram uma reunião para avaliar a situação. A Petrobras e a transportadora ABC foram multadas. (Fonte: ValeParaibano)

XV vence no 1º jogo sem parceria

Caraguatatuba - O time de juniores do XV de Caraguatatuba, que preferiu prosseguir no Paulista Sub 20 da Segunda Divisão sem a parceira Jota Dias Sports, conseguiu uma importante vitória no domingo à tarde, recebendo o Ecus de Suzano e fazendo 1 a 0.
Com o resultado, o XV tomou a terceira colocação do adversário e agora, somando nove pontos contra sete do concorrente, poderá tentar classificação.
Voltando a ser dirigido pelo técnico Édson da Silva, o Edinho, o XV fez o gol logo nos primeiro minutos, quando Fabinho concluiu uma boa trama de ataque com Bahia.
No sábado, o Atlético Joseense havia empatado por 2 a 2 na visita ao Jacareí e mantido a liderança do Grupo 6, com 13 pontos. O Jacareí passou a 11. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Pesquisa encomendada mostra Manoel Marcos com mais de 60% das intenções de voto em Ilhabela

Ilhabela - Uma pesquisa encomendada pelo atual prefeito de Ilhabela e candidato a reeleição, Manoel Marcos (PTB), mostra sua ampla vantagem sobre seus principais concorrentes à cadeira máxima no arquipélago.
A pesquisa, registrada sob o número 001/04 no Cartório Eleitoral de São Sebastião da 132ª Zona Eleitoral, foi aplicada entre os dias 10 e 11 de setembro pela empresa Ipempi (Instituto de Pesquisa e Marketing Político e Informática), sediada na cidade de Mogi das Cruzes.
O universo da pesquisa Ipempi foi a população eleitoral, estimada em 14.656 eleitores, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com idade a partir de 16 anos.
A amostra é distribuída em oito setores, ou seja, um (Curral, Veloso e São Pedro), dois (Bexiga, Portinho e Praia Grande), três (Água Branca, Barra Velha, Barra Velha Alta, Green Park e Reino), quatro (Cocaia e Perequê), cinco (Itaguassu, Itaquanduba e Morro dos Mineiros), seis (Pequeá e Saco da Capela), sete (centro) e oito (Armação, Praia do Pinto, Santa Tereza e Viana).
Ao todo, foram 407 entrevistados. A margem de erro desta pesquisa é de 4,7 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa custou R$ 8 mil.
Por regiões - E o candidato Manoel Marcos tem o melhor percentual de votos nos setores oito (Armação, Praia do Pinto, Santa Tereza e Viana) e seis (Pequeá e Saco da Capela), respectivamente, com 81% e 78% das intenções de voto.
O resultado mais baixo do candidato do PTB está no setor 3 (Água Branca, Barra Velha, Barra Velha Alta, Green Park e Reino) com 55% das intenções de voto.
Já Nilce Signorini tem seus melhores percentuais nos setores um (Curral, Veloso e São Pedro) e sete (Centro), com 17% e 16% das intenções de voto, respectativamente.
O setor em que a candidata tem o pior percentual é o cinco (Itaguassu,
Itaquanduba e Morro dos Mineiros), com apenas 9% dos votos.
Rejeição - A pesquisa Ipempi traz ainda o percentual de rejeição dos candidatos.
Nilce Signorini é rejeitada por 18,92% dos eleitores, seguida por Antônio Luiz Colucci, com 16,22%, e Cláudia Kerber, com 14,99%.
A menor rejeição é do candidato Manoel Marcos, com 8,35%.
Mas a maioria dos eleitores, 41,52%, não sabe ou não quis opinar na pesquisa.
Problemas - Entre os questionamentos feitos aos 407 entrevistados na pesquisa, perguntou-se sobre os maiores problemas dos bairros e para surpresa o item "nenhum problema" teve 26,04% das respostas.
A seguir, o maior problema citado pelos eleitores, foi a questão do saneamento básico, com 25,55%, seguido por pavimentação (12,53%), segurança (7,37%), não sabe ou não opinou (5,41%), saúde (5,41%), transporte público (4,67%), áreas de lazer (4,42%), limpeza pública
(1,97%) e praias poluídas (1,23%).
Demais itens citados pelos eleitores não chegam a 1%.
Ampla vantagem - A corrida eleitoral pela prefeitura de Ilhabela mostra que, se as eleições fossem hoje, o candidato do PTB, Manoel Marcos, segundo a pesquisa, seria eleito com facilidade.
Na intenção estimulada de voto, considerando a margem de erro da pesquisa (4,7 pontos percentuais), Manoel Marcos aparece na liderança, com 63,64%.
A segunda colocada é Nilce Signorini (PDT), com 12,78% dos votos, seguida por Cláudia Kerber (PT), com 2,70% e Antônio Luiz Colucci (PSDB), com 1,97% das intenções de votos.
De acordo com o levantamento, o número de eleitores indecisos supera a porcentagem da segunda colocada na pesquisa, Nilce Signorini.
Eles (indecisos) somam 16,95%, enquanto brancos e nulos, 1,97%, número igual ao do último colocado na disputa, candidato Antônio Colucci.
Intenção espontânea mantém diferença a favor de Manoel Marcos - Na intenção espontânea de voto, considerando a margem de erro da pesquisa (4,7 pontos percentuais), Manoel Marcos se mantêm isolado em relação aos demais candidatos.
Ele aparece com 61,92% das intenções de voto.
Nilce Signorini vem em segundo, com 12,04%, seguida por Cláudia Kerber, com 1,97% e Antônio Colucci, com 1,72%.
Os indecisos somam 19,90%, enquanto brancos e nulos, 2,46%.
A intenção espontânea ocorre quando o entrevistado fala do candidato em quem pretende votar, sem estímulo por parte do pesquisador.
Avaliação dos candidatos - "A pesquisa mostra o reconhecimento da população", diz Manoel Marcos. O candidato da dianteira, Manoel Marcos, disse que a pesquisa retrata o reconheicmento da população nesses três anos e nove meses de sua administração.
"Nesse tempo, identifiquei os problemas da cidade, como saneamento básico, pavimentação, e fiz esforços para dar o melhor para a população. Mas faltam coisas, tanto que no meu plano de governo, priorizamos aqueles problemas detectados nas pesquisas, como saneamento básico, segurança e turismo".
Ele disse não ter ficado surpreso com os dados, em relação inclusive aos outros candidatos.
"É o que vemos na ruas. O político colhe o que planta. Fizeram tantas denúncias contra mim e não provaram nada. A resposta está aí".
Para finalizar, ele salienta ter como meta nessa eleição atingir o percentual recorde de eleitores.
"É difícil, mas almejo chegar aos 74% dos votos".
Nilce questiona pesquisa na Justiça - A candidata Nilce Signorini (PDT) disse estar questionando na Justiça, a legalidade da empresa que fez a pesquisa.
"Pois nem a empresa e nem os responsáveis estão registrados no Conselho Regional de Estatística, muito embora, surgiu após o despacho do senhor juiz, uma profissional de estatística que não estava com a responsabilidade do trabalho na inicial e nem agora, quando juntaram cópia do registro dela no CRE".
Nilce alega que a assessoria do candidato Manoel Marcos, depois do despacho do juiz eleitoral, anexou folhas de informações técnicas que deveriam constar no processo, quando foi protocolado.
"Tecnicamente, a pesquisa é ridícula, vem sendo divulgada verbalmente, caindo no descrédito. Tudo isso é desespero de causa, sendo esta mais uma "mentira" que se soma a tantas outras que vêm sendo desmentidas em nossos comícios".
"A pesquisa é uma piada", diz Cláudia Kerber - Segundo a candidata petista Cláudia Kerber, a pesquisa divulgada e encomendada pelo candidato é uma verdadeira piada.
"Foi uma pesquisa contestada na Justiça e que não reflete o que a gente vê na rua. Temos um apoio muito grande", esclarece.
"E mais, essa empresa é de fundo de quintal".
Colucci alega que números são manipulados - O candidato Antônio Luiz Colucci disse que a população deve escolher o melhor candidato e as melhores propostas e não se iludir com as pesquisas.
"Tanto o atual prefeito quanto a exprefeita fizeram pesquisas e dizem que estão na frente, é meio estranho", avalia.
"Os eleitores devem esquecer as pesquisas que só servem para iludir e tentar manipular a população". (Fonte: Correio do Litoral)

Estado autoriza celebração de convênio para pavimentação de ruas da Barra Velha

Ilhabela - O governo do Estado autorizou no último dia 10 de agosto a celebração de convênio com a prefeitura de Ilhabela para execução de obras de pavimentação e construção para assentamentos de guias, confecção de sarjetas e infra-estrutura de vias urbanas do bairro da Barra Velha.
O documento para liberação do convênio foi assinado pelo chefe de gabinete do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Fernando Pirró.
Segundo o despacho, a verba destinada para a obra será na ordem de R$ 101,3 mil, mas pode ocorrer uma contrapartida de verba da prefeitura.
São mais de 15 ruas, entre avenidas e travessas. Algumas são conhecidas, como a avenida São João, que vai ter parte do trecho pavimentada.
De acordo com o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), o início da obra deve ocorrer após a eleição.
"É uma reivindicação da população a questão da pavimentação, valorizando inclusive o bairro".
A prefeitura, até o final do ano e do mandato do prefeito Manoel Marcos, deverá entregar 250 mil m² de ruas pavimentadas, seja através de bloquetes ou asfalto.
Praticamente todos os bairros serão beneficiados no investimento que deve beirar os R$ 7 milhões.
Os bairros beneficiados são Barra Velha, Centro, Itaquanduba, Perequê, Água Branca, Engenho D'Água, Bexiga, Green Park, Cocaia, Jardim do
Edem, Reino, Portinho, Quilombo, Praia Grande, Curral, Santa Tereza, Ponta Azeda, Ilhote e Vila. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

USP e Instituto Educa Brasil fazem 1ª análise de água para projeto de bacia hidrográfica

São Sebastião - A Faculdade de Saúde Pública da USP e o Instituto Educa Brasil - ONG ambientalista de São Sebastião -, fizeram ontem a 1ª coleta de amostras de água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Fazenda, no bairro da Reserve du Moulin. Participaram dos trabalhos os alunos de Gestão Ambiental das Faculdades São Sebastião, que ajudaram na coleta das amostras em 9 pontos, das nascentes até a foz do Ribeirão, para uma avaliação da qualidade água, utilizando parâmetros físicos, químicos e biológicos.
A etapa de ontem faz parte do Projeto de Monitoramento, Controle e Recuperação Ambiental da Bacia do Ribeirão da Fazenda, projeto financiado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e que durante 12 meses fará coletas mensais e outros trabalhos no local. Também pelo projeto, já está em operação na Bacia desde o início do mês, uma estação meteorológica, que registra dados 24 horas por dia.
Na fase de estudos hidro-climatológicos da bacia a parceria do projeto é com a USP, que para cada um dos pontos de coleta, analisará 22 parâmetros de qualidade da água, com destaque entre os físico químicos para temperatura, pH, oxigênio dissolvido, nitrogênio, fósforo, DBO e turbidez, e entre os biológicos, fito e zooplâncton, organismos bentônicos e coliformes fecais.
Para o Coordenador do Projeto e Diretor Jurídico do Instituto Educa Brasil, essa etapa é importante porque durante o ciclo das 4 estações do ano, será evidenciada a real condição das águas da bacia, e em especial, “em que pontos do ribeirão, há lançamentos de esgoto e despejos clandestinos, ajudando a identificar pontos que necessitam de correção ou fiscalização”. Para ele, isso é bastante oportuno, tendo em vista as condições de balneabilidade da Praia do Pontal da Cruz, local onde deságua o ribeirão: “em uma das nossas amostras anteriores, havia 130 mil coliformes fecais, lembrando que uma praia é considerada imprópria quando o limite for superior a 1 mil. Isso pode nos mostrar onde se deve trabalhar para corrigir o problema.”
Todos os resultados serão divulgados e publicados, para que a comunidade científica, universidades, poderes públicos e iniciativa privada tenham acesso e orientem suas atividades. (Fonte: IEB)

ONG e OAB propõem compromisso ambiental entre os candidatos

São Sebastião - A ONG (Organização Não-Governamental) Real Norte e a comissão de meio ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião promovem nesta segunda-feira, 27, um encontro com os candidatos que disputam a Prefeitura de São Sebastião, para assinatura de um termo de compromisso para preservação do meio ambiente, a chamada Plataforma Ambiental Mínima de São Sebastião.
Os candidatos vão falar das propostas de seus planos de governo em relação ao tema.
Logo depois, assinam o termo de compromisso que visa, entre outros itens, a fiscalização de empreendimentos e atividades de impacto ambiental, bem como revisão das estruturas administrativas, efetivando um processo eficaz no licenciamento ambiental desses empreendimentos e propriedades em áreas preservadas.
Buscam também uma maior compatibilidade entre as políticas públicas para o fortalecimento do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente).
Outro item citado no compromisso se refere ao aumento da fiscalização sobre as áreas citadas.
Mas também idealiza parcerias com iniciativa privada ou mesmo o Poder Público, na fiscalização aérea e marítima.
Segundo o presidente da comissão de meio ambiente da OAB, José Mauro Botelho, o objetivo do encontro é fazer com que os candidatos tomem consciência do tema.
"Muitos deles dão prioridade, por exemplo, à educação e saúde, mas se esquecem de propor projetos ligados à área ambiental".
Botelho acredita que o termo de compromisso servirá como um documento para que o candidato possa ser cobrado no futuro.
"Tivemos o cuidado de elaborar o termo, definindo tópicos e que necessitam de imediata intervenção, como por exemplo, a questão da Lei de Uso e Ocupação do Solo".
O encontro será realizado na sede da OAB de São Sebastião, a partir das 14h30. Somente a imprensa poderá acompanhar a cerimônia. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Dema 22000

Guarda Municipal volta para a rua em Ubatuba

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba retorna hoje a partir das 8h a prestar serviços nas ruas. Desde quinta-feira, o trabalho havia sido suspenso devido ao recolhimento das armas.
A Associação dos Guardas Municipais conseguiu no início da noite de ontem uma liminar na Justiça autorizando o uso de armas durante o expediente de trabalho.
Os revólveres tinham sido recolhidos na quinta-feira à noite pelo comando, atendendo a uma determinação da Polícia Federal. Os portes foram cancelados em razão do Estatuto do Desarmamento, que exige que as prefeituras criem órgãos de ouvidoria para conceder nova autorização aos guardas. Por lei, os guardas flagrados nas ruas armados poderiam ser presos e ter as armas apreendidas.
Segundo o comando da Guarda, a associação encaminhou ação na manhã de ontem. A liminar foi concedida às 18h30 pela juíza-substituta da 2ª Vara, Simone Cristina de Oliveira.
"Os serviços retornam à normalidade a partir de amanhã (hoje)", disse o comandante da Guarda, sargento Ivo José da Silva.
QUARTEL- Os 65 guardas municipais permaneciam no quartel fazendo apenas atividades físicas ou burocráticas. Os serviços de patrulhamento no centro comercial e de segurança patrimonial no Paço e nas escolas tinham sido suspensos.
Segundo o representante da associação, Osiel Hecher, os guardas estavam com receio de ir às ruas desarmados, temendo alguma represália por parte dos marginais. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba começa obra para desassorear o Rio Grande

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba começou a desassorear a barra do Rio Grande, com o objetivo de aumentar o calado do rio e facilitar a entrada e saída das embarcações de pesca. A obra, executada pela empresa Ecopave está orçada em R$ 450 mil, sendo R$ 350 mil da prefeitura e o restante financiado pela Fehidro (Fundação Estadual dos Recursos Hídricos). Segundo a prefeitura, a barra do rio ficará com 1,5 metro de profundidade após a conclusão das obras. A entrada do rio é muito utilizada pelos pescadores para descarregar o pescado. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatubense Odirlei Coutinho "vira" na final e fatura Seletiva Petrobras de Surf em SC

Ubatuba - Depois de liderar praticamente toda a grande final, o catarinense Marco Polo acabou perdendo o título da II Seletiva Petrobras de Surfe Masculino para o ubatubense Odirlei Coutinho nos últimos minutos da bateria.
Com a vitória em Florianópolis (SC), o atual vice-líder do SuperSurf 2004 assumiu a ponta no ranking de acesso para a divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional.
Na decisão disputada neste domingo de sol e ondas de meio metro na praia Mole, o fenômeno Adriano "Mineirinho" de Souza perdeu sua invencibilidade ao terminar em quarto lugar, atrás ainda de outro ubatubense, Edgley Santos.
Mineirinho conquistou os três campeonatos que tinha disputado no Brasil neste ano e prometeu brigar pelo título brasileiro da divisão de acesso no Rip Curl Guarujá Pro, que será realizado nos dias 7 a 10 de outubro na praia do Tombo, onde mora.
"Eu estava na maior expectativa de vencer este campeonato. Vim para Florianópolis com este objetivo, mas infelizmente fiquei em quarto lugar", lamentou Adriano "Mineirinho" de Souza, 17 anos, que não encontrou boas ondas na bateria decisiva da II Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.
"Mesmo assim, estou superfeliz com este resultado e espero conquistar esse título brasileiro lá em casa, com toda a minha torcida a favor", deseja Adriano, que sai de Florianópolis com os recordes do campeonato, registrados em sua estréia na Praia Mole, quando recebeu uma nota 9,33 e totalizou 17,66 pontos de 20 possíveis.
Mas, na bateria decisiva ele só conseguiu somar 8,40 pontos e quem largou na frente foi o catarinense Marco Polo, que levantou a torcida logo no primeiro dos 30 minutos da grande final.
Ele ganhou 5,33 pontos e em sua segunda onda recebeu nota 6,33 para abrir uma grande vantagem sobre os adversários.
O ubatubense Odirlei Coutinho demorou para pegar sua primeira onda boa e começou com uma nota 5,17. Já nos minutos finais sacramentou a vitória aplicando várias batidas radicais jogando a rabeta da prancha para receber nota 7,17 dos juízes.
Ninguém mais conseguiu nenhuma onda consistente para poder virar o resultado e Odirlei Coutinho comemorou ainda dentro da água a conquista do título da II Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, que rendeu um prêmio de R$ 10 mils e a liderança isolada na divisão de acesso do Circuito Brasileiro.
Com a vitória na Praia Mole, Odirlei ainda conseguiu vingar a derrota sofrida em casa, em Ubatuba (SP), onde Adriano de Souza venceu a I Seletiva Petrobrás e ele terminou em terceiro lugar.
"Só quando faltavam menos de 5 minutos é que consegui achar uma ondinha boa e eu sabia que tinha que radicalizar ao máximo para poder tirar uma nota alta. Fui chutando a rabeta pro tudo ou nada e os juizes souberam reconhecer a dificuldade das manobras, soltando a nota que eu precisava para vencer", contou Odirlei, que agora está na briga direta pelos dois títulos brasileiros, o da divisão de acesso e o do SuperSurf.
"Estou muito feliz com esta vitória e isso vai me dar um gás especial para a grande final do SuperSurf, pois também estou na briga pelo título brasileiro que será decidido lá em Saquarema (de 13 a 17 de outubro), contra principalmente o meu grande amigo Renato Galvão".
Mesmo perdendo o título nos minutos finais, o catarinense Marco Polo não abandonou o seu bom humor característico. "Nooossaaa, tinha três paulistas na final e eu queria muito ganhar aqui para a gente fazer uma festa completa em casa. Liderei até os minutos finais, mas o Odirlei teve muita sorte em achar uma ótima onda para virar em cima de mim", falou Marco Polo, que confessou que se preocupou mais em marcar o Mineirinho do que os dois ubatubenses.
"Foi isso mesmo, porque ele não pode dar um pulinho (aéreo) na onda que os juizes já lhe dão um 8. Então, depois que peguei minha segunda onda boa fui lá para perto dele e os outros dois ficaram mais livres", contou Marco Polo, que levou 5.000 reais e agora aparece em sexto lugar na classificação geral das duas etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.
Já o ubatubense Edgley Santos vibrou bastante com o resultado, principalmente por estar atualmente sem patrocínio. "Eu só consegui pegar uma onda boa, mas Glória à Deus porque eu vim para cá sem patrocínio, vim ralando desde as primeiras fases e só chegar na final já foi uma vitória para mim", falou o atleta-de-cristo Edgley Santos, que faturou 3.000 reais de prêmio pelo terceiro lugar e subiu para a 16a. posição no ranking que garante vinte vagas na elite nacional do SuperSurf no ano que vem.
Com organização da RM Sports, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Florianópolis teve a Petrobras como principal patrocinadora e esta segunda e última etapa também contou com o co-patrocínio da Siemens, Claro e Rip Coast Renner, além do importante apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes, numa realização conjunta da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Federação Catarinense de Surf (FECASURF).

Ranking da Seletiva Petrobras após a segunda etapa:
1 Odirlei Coutinho (SP) 1730
2 Adriano de Souza (SP) 1670
3 Fábio Gouveia (PB) 1220
4 Daison Pereira (RS) 1165
5 Cristiano Guimarães (SP) 1120
6 Marco Polo (SC) 1100
7 Pablo Paulino (CE) 1010
8 Alexandre Almeida (RJ) 950
9 Beto Fernandes (SP) 930
10 Tânio Barreto (AL) 915
11 Tadeu Pereira (SP) 900
11 Claudemir Lima (CE) 900
13 Sávio Carneiro (PE) 860
14 Raphael Becker (SC) 850
14 Jano Belo (PB) 850
16 Edgley Santos (SP) 828  (Fonte: Correio do Litoral)



Pesquisa
 

Ação Litoral

Opinião Topo

Dê um presente ao seu futuro
Carlos Rizzo

Quando morava em São Paulo a época das eleições não passava de um dever cívico. O voto obrigatório, a distancia dos candidatos que a gente só conhecia nas campanhas pela televisão reduziam o exercício de cidadania a um simples dever cívico. Que era cumprido ou trocado por algum programa melhor.
Nas eleições de 1982, Ubatuba era uma cidade pequena e havia a sublegenda que permitia que cada partido lançasse vários candidatos a prefeito. O PMDB havia lançado três candidatos que fui conhecendo a ponto de poder decidir em quem eu votaria. Senti-me no dever de avisar os outros dois candidatos sobre a escolha que eu levaria até a urna. Sofro até hoje o ressentimento de um dos candidatos preteridos naquela época.
Essa sanha de levar as desavenças pessoais para o cargo alcançado é típica na política rasteira, o excesso de personalismo impede que muitos ocupantes de cargos eletivos atinjam o status de políticos, quiçá estadistas.
Em 1987/8 tive a oportunidade de trabalhar e conviver com o Serra, Franco Montoro e Dna Lucy, Mario Covas e Ulisses Guimarães durante os trabalhos de elaboração da nossa atual constituição. Me atrevo a sentir um certo orgulho quando reconheço algum parágrafo que tive a oportunidade de elaborar e ver incluído no texto final. Digo atrevimento de minha parte porque numa reunião com Ulisses Guimarães ele se definiu como um simples catalisador do futuro dos nossos filhos, netos e bisnetos. Que no trabalho de Presidente da Assembléia Constituinte, Ulisses Guimarães não era nada. Imagine eu.
Dna Lucy Montoro, em reunião com o nosso grupo de trabalho nos definiu como os catadores da cidadania por este Brasil afora, numa alegoria ao nosso trabalho de trazer até Brasília os anseios encontrados nos municípios e transformá-los em Carta Magna. Estávamos saindo de uma ditadura e começando a preparar os alicerces dessa democracia ainda incipiente que vivemos. Hoje me sinto menos que um catador.
É impossível sentir orgulho num processo eleitoral como o que atualmente se desenrola em Ubatuba. Primeiro quando a cidade foi emporcalhada com bilhetinhos e cartas anônimas, ver pessoas tirando cópias e ajudando a distribuir como se isso não fosse crime também. A destruição e o vandalismo nos materiais de propaganda de alguns candidatos. A afronta à miséria do município com aquele imenso painel no trevo para Taubaté. A hostilidade entre as duas principais torcidas, tudo acontecendo nas madrugadas, no escuro da noite.
A ostensiva demonstração de poder econômico como argumento para angariar votos. A censura que está se impondo com ameaças veladas e retaliações comerciais aos principais veículos de mídia eletrônica Litoral Virtual e Ubaweb.
Tudo isso é temerário ao se imaginar que algum ditadorzinho travestido de democrata está pretendendo governar Ubatuba.
F.D.Roosevelt perguntado se preferia um governo forte com uma imprensa fraca, respondeu que a verdadeira democracia se baseava justamente no contrário.
Estamos a menos de uma semana para decidir como será a nossa vida nos próximos quatro anos. Vamos olhar para o futuro que desejamos para os nossos filhos. Podemos, todos, construir a democracia que tanto desejamos, começa na coragem e determinação de não se permitir a ascensão de ditadores ególatras.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Artigo Topo

Libertinagem de Expressão: Política do Pão e Circo

Nesse fim-de-semana, fui assistir ao comício de um candidato que eu ainda não havia tido a oportunidade de prestigiar. Acho que todo cidadão que se preze deve, no mínimo, conhecer os homens que estão pleiteando cargos públicos. Pois bem: Qual não foi minha surpresa ao constatar que o personagem principal do “evento” era uma moça semi-nua, com cabelo de boneca que ia até a cintura e um traseiro enooorme chacoalhando voluptuosamente, para o delírio dos adolescentes que se apinhavam frente ao palanque. O que ocorria ali, para uma grande platéia, era simulação de sexo explícito.
Quando os candidatos entravam para se pronunciar, o que ocorria era uma debandada geral da frente do palanque e o locutor dizia, animado: Não saiam daí, que a Andréia Garcia já volta para apresentar a Dança da Manivela!
Então, eu compreendi o seguinte: os meninos saiam da frente do palanque para visualizar melhor o telão, que continuava mostrando a loira, em diversos trajes que deixavam à mostra seu traseiro avantajado.
Eu, que não sou careta, nem hipócrita, confesso que fiquei chocada. Talvez não pela loira em si, exibindo-se, esfregando-se e dançando com os meninos que subiam extasiados no palco. Afinal, pagode e loira do Tchan, temos aos montes. O que me indigna é a mistura insólita de política com sacanagem.
Sei que a política no Brasil é pura sacanagem, mas para um candidato que propõe mudanças, isso não é um bom começo.
A mídia já se encarrega de “emburrecer” a nossa juventude. Na nossa falsa liberdade de expressão, o que realmente importa não é divulgado. O pior é que os políticos gostam de cultivar a ignorância da nossa gente, para que não haja senso crítico, para que as pessoas não preencham suas mentes com pensamentos saudáveis, úteis à construção de uma sociedade mais justa.
É, amigos... a ditadura continua. Tão cruel e mortífera quanto na época da Tropicália. Iludidos pela velha política do pão e circo, o povo se diverte com as bundas e come migalhas. Contenta-se com asfalto feito às vésperas da eleição e vende seu voto por cesta básica.
Agora, faltando menos de uma semana para as eleições, ainda resta a esperança de que uma luz se abra nas trevas, que as pessoas não elejam a bunda mais bonita, nem o comício mais barulhento e nem comprador compulsivo de votos.
VAMOS FAZER VALER A DEMOCRACIA E O PRIVILÉGIO QUE TEMOS DE VOTAR! LEMBREM-SE QUE HÁ POUQUÍSSIMO TEMPO NÓS NÃO TÍNHAMOS ESSE DIREITO. DEPOIS QUE O CONQUISTAMOS, À CUSTA DE SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS (LITERALMENTE), MUITAS CATÁSTROFES ACONTECERAM PELA FALTA DE CONSCIÊNCIA, ANÁLISE E BOM SENSO NA HORA DE VOTAR.

Aline Rezende
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Casa da Mãe Joana - Envio a minha solidariedade ao Movimento de Defesa de Ubatuba e à Sociedade de Amigos do Tenório pela denúncia na carta intitulada Casa da Mãe Joana. Ah! Se não fossemos nós, das sociedades de amigos, o que seria deste litoral norte de São Paulo? As coisas se repetem nos quatro municípios e a Mãe Joana faz sua morada em todos eles. A gente briga, grita, denuncia, às vezes consegue algumas coisas. Aconselho aos amigos procurar orientação com o eficientíssimo Dr. Daniel Fink, coordenador dos Centros de Apoio ao Meio Ambiente do Ministério Público, em São Paulo. E aconselho também a leitura do prefácio desse mesmo promotor de justiça no meu livro "Cidadania Pede Passagem - A História das Sociedades de Amigos da Costa Sul de São Sebastião". Daniel Fink é uma das raras pessoas que entende, ajuda e quer participar da luta das Sabs do Litoral Norte.
Abraço a todos. E continuem a luta. Vale a pena. As gerações futuras é que vão nos agradecer.

Regina Helena de Paiva Ramos
secretária da Federação Pró Costa Atlântica
São Sebastião, SP


Cidadania
- Gostaria de pedir a todos, que no próximo dia 03 de outubro, possamos ter uma eleição tranqüila, sem brigas e acontecimentos desagradáveis, vamos mostrar a todos que sabemos exercer nossa CIDADANIA, dando um exemplo de paz e fraternidade nas ruas, torcendo, mas não brigando por seu candidato.
Vote tranqüilo, não se deixe intimidar por ninguém que disser que o candidato que você escolheu vai perder, ou ainda, é isso ou aquilo e também não venda seu voto por nada, vote com a sua consciência naquele que realmente você acredita que seja o melhor para a nossa cidade.
Lembro ainda que após a eleição, o nosso trabalho vai aumentar, pois devemos aprender mais um exercício de nossa CIDADANIA, o de COBRAR as promessas daquele que colocamos para trabalhar por nós durante quatro anos.

Aldo Amadei - Presidente
CONSEG - São Sebastião Maresias
Construindo uma Comunidade mais Segura!

Pesquisas I - Caro Emilio. Como você sabe, não sou Jornalista, mas meu Amigo Ednelson Prado é, fiquei muito triste com a noticia que ele divulgou na edição passado do Litoral Virtual.
Mas vamos os fatos, em primeiro lugar a pesquisa nº. 001/2004 registrada em Ubatuba, foi a do Jornal A Semana Quando ele diz que: (A entidade foi a única a encomendar um levantamento sobre a disputa eleitoral no município.) ele até esta correto, pois o Jornal A Semana, não é uma entidade e sim um veiculo de comunicação.
Meu amigo Ednelson Prado, que era um dos fundadores do A Semana, sempre foi correto em suas matérias e sempre teve ética no jornalismo, mas sou obrigado a questionar uns fatos que ele divulgou nesta ultima pesquisa, em matéria de rejeição dos candidatos.

Este é o verdadeiro quadro de rejeições, nas três pesquisas registradas até a presente dada, completamente diferente ao que meu amigo Ednelson apresentou, não vou analisar este quadro, qualquer um sabe ler números.
Mas meu amigo Emilio Campi, disponibilizou está ultima pesquisa, do Sindicato aqui na Internet, e convido a todos para analisarem as pesquisas bem a fundo, tem coisa muito interessantes, vejam quem é a melhor segunda opção de voto, ou na parte da pesquisa onde se pergunta ao eleitor se ele já tem candidato a prefeito, aparecem dois nomes que não são candidatos, como Andrade e Osmar,
Tem candidato a prefeito falando por ai que a pesquisa do Jornal a Semana é manipula, falsa e mais um monte de besteiras, mas o dado de rejeição das duas ultima pesquisas são bem parecidos, se consideramos uma margem de erro médio nas pesquisas de 4% as duas são quase idênticas em termos de rejeição, o que tem uma disparidade louca é a intenção de voto para prefeito, como pode a rejeição ser tão parecida e a intenção de voto tão diferente.
Falar de pesquisa é complicado Ubatuba nunca viu tanta pesquisa para prefeito como viu nesta eleição, mostra um amadurecimento por parte da população, vejam o Sindicato de hotéis (do Litoral Norte) tão preocupado com os fatos políticos da cidade encomendou duas pesquisas, ou melhor, outra correndo, após saber que o jornal a semana tinha registrado uma pesquisa, se o sindicato de hotéis se preocupa tanto com situação política do Litoral, porque não encomendou duas pesquisas em Caraguá São Sebastião e Ilha, afinal de contas ele é ou não é o Sindicato de hotéis, bares, similares do litoral.
Ou só Ubatuba interessa para o Sr. presidente do Sindicato, será que o interesse é voltar a ser diretor financeiro da Comtur, e Luiz Bichof de presidente.
Pois, Bichof que tem um dos filhos como diretor do sindicato, esta com seu partido coligado com o candidato que aparece em 1º nas pesquisas do Opinião, não quero mais me estender só gostaria de perguntar para os donos de hotéis do Litoral Norte se eles pagam sindicato obrigados (pois são obrigados a pagar) para o dinheiro ser gasto em pesquisa em Ubatuba a ultima custou R$ 6,000 (mil reais) é só para levantar uma duvida um advogado me informou que é proibido sindicatos participarem de eleições de todas as formas, encomendar pesquisa pode.

Josias Sabóia (JIJA)
Diretor do Jornal a Semana, ex-presidente do Conseg
e da Associação comercial de Ubatuba


Pesquisas II
- Sr. Emílio. Ou eu estou louco ou a segunda pesquisa do sindicato não tem data? Repare na pesquisa datavale encomendada pelo Jornal A Semana:
...A pesquisa foi realizada no dia 16 de setembro, registrada no cartório eleitoral de Ubatuba sob número 001/2004 e protocolo número 1457...
Já a pesquisa do sindicato dos hoteleiros:
...A entidade foi a única a encomendar um levantamento sobre a disputa eleitoral no município.
Como assim? E a pesquisa do Jornal A Semana?
Continuando...
O sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos realizada em Ubatuba.
Mais uma? Quando?
Continuando...
...Na pesquisa estimulada, Pedro Tuzino continua em primeiro lugar com 31,23 %...
...Sobre rejeição, a pesquisa aponta o que havia sido constatado no trabalho realizado no mês passado.
...A pesquisa foi registrada junto à Justiça eleitoral sob o número 002/04, que autorizou a publicação.

Sr. Emílio, em qual data foi registrada a pesquisa do sindicato? Isso não fica claro.
A fonte, o Sr. Ednelson Prado, é funcionário do sindicato dos hoteleiros ou da empresa de pesquisas?
Sorry, mas sou pela clareza dos fatos.
Abraços,

Jorge Lee
Ubatuba, SP

Nota do Editor

Em resposta ao leitor Jorge Lee, e também a outros que questionaram o resultado da pesquisa nº 002/04 do Opinião Pesquisa, encomendada pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Similares, segue o link para acesso a pesquisa completa contendo intenção, rejeição e segunda opção de voto por localização, classe social, escolaridade nas opções múltipla escolha e espontânea: Pesquisa 002/2004

Emilio Campi
Editor

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do itaguá em Ubatuba

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor