Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 29 de setembro de 2004 - Nº 1126 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
-

Caraguatatuba
Jeep Clube Tamoios traz troféus para Caraguá
TRE mantém multa para candidato
Centro de animais deve deixar prédio
Caraguá inicia os Jogos Inter-Secretarias
Vem aí o 1º ‘Jogos Municipais da Melhor Idade’
Pilotos de Caraguá vencem na 1º Copa Joseense de Bicicross
Conferência discutirá turismo receptivo em Caraguá
Caraguá comemora a Semana do Idoso
Com equipe nova, XV de Caraguá vence o Ecus de Suzano por 1 a 0
Escola Municipal do Ipiranga visita a Câmara
Câmara discute Vetos em sua Ordem do Dia
Emef Gardelin termina série de visitas à Câmara

Ilhabela
Tubarão bambú nasceu no Aquário de Ilhabela


São Sebastião
Pescadores pedem a demolição de obra de diretor da Dersa
Gabriel Melchert vence fácil Taça Porto Grande Hotel
Rap da Consciência
Comércio do Centro é alvo de assaltantes no final de semana

Ubatuba
Coligação de Tuzino pede cassação de candidatos do PL-PT
Circuito Costa Verde no Domingo na Paulista
Ubatuba tem o primeiro telefone para surdos
Em busca do naufrágio perdido
Pedreiro é baleado por motociclista
Assaltantes invadem casa e acabam com jogo de cartas de amigos
Resultado da 3ª Etapa do Circuito Ubatuba de Aguas Abertas

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Jeep Clube Tamoios traz troféus para Caraguá

Caraguatatuba - Os jipeiros de Caraguá Lau, Júnior, Mário e Leandro trouxeram dois troféus para Caraguá, depois da 6ª etapa da 7ª Copa Vale Raid, que aconteceu neste fim de semana, em Taubaté
A dupla de piloto e navegador do Jeep Clube Tamoios, Laucio Augusto Secco e Eduardo Norberto Pereira Júnior, venceram a 6ª etapa da 7ª Copa Vale Raid, na categoria Turismo, no último sábado, dia 25, em Taubaté. O piloto Mário Pires e o navegador Leandro Borella, também do Jeep Clube Tamoios, conquistaram a quinta colocação na etapa, na categoria Graduados.
Lau e Júnior perderam apenas 325 pontos, o que os colocou à frente de outros oitos carros que competiam pela mesma categoria. Mário e Leandro perderam 153 ficando à frente de mais de 30 jipes participantes.
A prova foi organizada pelo jipe clube taubateano 'Os Marvado' e a trilha teve diversos obstáculos, pelos quais, os jipeiros caraguatatubenses passaram. A premiação e a festa de confraternização aconteceram no Hotel Fazendo Pé da Serra, em Pindamonhangaba, no sábado, dia 25, após a trilha. (Fonte: PMC)

TRE mantém multa para candidato

Caraguatatuba - O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) rejeitou anteontem, por unanimidade, o recurso impetrado pelo candidato a prefeito de Caraguá, Álvaro Trindade (PMDB), acusado de desrespeitar a legislação eleitoral ao pintar os postes da cidade com as cores verde e amarela, que identifica seu partido em nível nacional.
Denunciado pela coligação 'Caraguá no Caminho Certo', de José Pereira Aguilar (PSDB), Trindade havia sido punido pela juíza eleitoral, Regiane dos Santos, pela propaganda irregular. Além de pedir a retirada da propaganda, a juíza aplicou multa de R$ 15 mil à coligação. Os advogados da coligação recorreram da decisão junto ao TRE.
O candidato Trindade disse ontem que ainda não havia sido comunicado da decisão do TRE. Segundo ele, os advogados, assim que forem notificados, irão procurar recorrer da decisão junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "Minha campanha é simples e nunca procurou desrespeitar a legislação." (Fonte: ValeParaibano)

Centro de animais deve deixar prédio

Caraguatatuba - A ONG Cecan (Centro Comunitário de Apoio aos Animais) tem um prazo de 60 dias para desocupar o prédio pertencente à prefeitura. A administração obteve ontem liminar na Justiça para a retomada do prédio, utilizada pela ONG desde 2001.
O Cecan pretende recorrer da decisão e até mesmo cobrar R$ 4 milhões de indenização da prefeitura.
A prefeitura propôs a ação de reintegração de posse no último dia 2, por alegar que o Cecan não vinha cumprindo o contrato firmado com a municipalidade ao cobrar taxas para recebimento de animais e implantar uma clínica veterinária, que estaria fazendo concorrência desleal com as demais clínicas existentes na cidade.
A liminar foi concedida ontem, pela juíza Regiane dos Santos. Dorival de Paula Júnior, procurador-judicial-chefe da Prefeitura, disse que, caso o Cecan desobeça a ordem judicial, ele requisitará força policial para desalojar a ONG do prédio público. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá inicia os Jogos Inter-Secretarias
A V edição dos jogos Inter-Secretarias tiveram início na quinta-feira, 23, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), reunindo funcionários da administração municipal de Caraguá .

Caraguatatuba - O V edição dos Jogos Inter-Secretarias teve as primeiras eliminatórias na última quinta feira, 23, no Cemug (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves), com disputas nas modalidades futebol de campo, futsal feminino (F) e masculino (F), vôlei misto e biribol (M) e (F).
As competições de futebol de campo aconteceram na quinta-feira, 23, quando a equipe da Administração enfrentou a equipe da Secretaria de Urbanismo e perdeu de 0X6. Já a equipe da Secretaria de Educação venceu a Fundacc por 2X1.
Na sexta-feira, 24, foram disputados o futsal F e M. No feminino, a equipe da Sesep enfrentou a equipe da Educação e perdeu de 2X6. Já no categoria M, a Educação venceu a Sesep de 10X3.
Sábado, 25, a equipe de futsal F da secretaria de Urbanismo disputou com a equipe da Saúde, perdendo por 1X6. No jogo de futsal M entre as equipes da secretaria de Esportes e Saúde deu WO, vencendo a equipe do Esporte. No vôlei misto, a equipe do Esporte perdeu para a equipe da Fundacc de 0X2.
As competições de biribol também aconteceram no sábado, com a disputa entre as equipe M da Sesep e equipe do Paço deu WO, vencendo o paço. A equipe do urbanismo para a Educação, em mais um jogo com WO; e a Fundacc venceu o Esporte por 2X0. Já a equipe F da Educação venceu por 2X0 a equipe da Sesep e o Urbanismo venceu o Paço por 2X0.
Na segunda-feira, 27, aconteceram as competições de tênis de campo. No jogo entre a equipe da Administração e a da Orsa deu outro WO, e quem venceu foi a administração. A equipe da Educação venceu a de Urbanismo por 9X1. Já o Paço enfrentou o Esporte e perdeu de 1X9 e a Educação enfrentou a Orsa e venceu com 9X4.
As competições continuam esta semana. Na terça, 28, acontecem as disputas na modalidade tênis de campo M, quando a Fundacc enfrenta a Saúde e a Educação enfrenta a Sesep. No F, a Saúde disputa com a Sesep e o Urbanismo contra a Administração. Na modalidade Futebol de Campo, o Esporte enfrentará a Saúde e a Sesep enfrentará a Fundacc.
Na quarta-feira, 29, o Urbanismo enfrenta o Paço; o Paço enfrenta a Administração (vencedor do jogo 1), a modalidade tênis de campo M; n categoria F, o Esporte enfrenta a Saúde e o urbanismo enfrenta o Esportes (vencedor do jogo 1).
Já na quinta-feira, 30, serão disputados tênis de campo M e F e futebol de campo. No tênis de campo M, a Administração jogará contra a Sesep e o Esporte contra a Saúde. No categoria F, a Sesep enfrenta a Administração e o Paço enfrenta a Fundacc. No futebol de campo, a Saúde disputa com a Administração e a Educação com a Sesep.
Todos os jogos acontecem a partir das 19h30, no Cemug. (Fonte: PMC)

Vem aí o 1º ‘Jogos Municipais da Melhor Idade’
A Melhor Idade de Caraguá disputa a partir de 8 de outubro, modalidades como atletismo, malha, biribol, vôlei adaptado, tênis de mesa, futebol de campo, natação, tênis de campo, bocha, a partir de 8 de outubro, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação está promovendo o primeiro “Jogos Municipais da Melhor Idade”. As competições terão início no dia 08 de outubro, sexta-feira e seguem até o dia 9, sábado. Serão disputadas as modalidades atletismo, malha, dominó, buraco, biribol, vôlei adaptado, tênis de mesa, futebol de campo, natação, tênis de campo, truco e bocha, todas nas categorias feminino e masculino.
No dia 8, os jogos acontecem no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), a partir das 8h30, com as competições de atletismo, malha, dominó, buraco, biribol, vôlei adaptado, tênis de mesa e futebol de campo.
No dia 9, sábado, os jogos terão início às 10h, com as competições de natação, tênis de campo, truco e bocha. A previsão para as finais das competições é as 16h.
Podem participar dos jogos todas as pessoas com idade acima de 50 anos que praticam esporte.
Toda a população está convidada para prestigiar os jogos que prometem ser um espetáculo. Este é mais um evento que marcará o ano do esporte em Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Pilotos de Caraguá vencem na 1º Copa Joseense de Bicicross

Caraguatatuba - A equipe de bicicross de Caraguá participou no último domingo, dia 26 de setembro, da 1ª Copa Joseense de Bicicross, na cidade de São José dos Campos, na inauguração da nova pista da cidade.
Contando com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Secretaria de Esportes e Lazer, cerca de 80 pilotos vindo de 6 cidades (São Jose dos Campos, Caçacapa, Ilha Bela, Jacareí, Caraguatatuba, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão), disputaram a prova debaixo de um sol de 35ºC e umidade relativa do ar abaixo de 20%, o que exigiu muito dos pilotos.
A equipe Caraguatatuba Bicicross Clube levou 15 pilotos, conseguindo vencer em 4 categorias de 11 disputadas e os principais resultados foram: na categoria até 6 anos, Matheus Prazeres ( J.Bike / Curumim ), foi o Campeão, Fábio Mingeriani fazendo sua estréia chegou em 4º lugar e o pequeno Lucas Prazeres de apenas 3 anos de idade fez a sua estréia e chegou em 6º lugar; na categoria 9 / 11 anos, Alan "Capetinha" Cezar foi o campeão, Paulo "Baiano" Leal o 4º colocado, Rodolfo Corrêa o 5º colocado e Cezar Esperandio o 8º colocado; na 12 / 14anos, Alexsandro Fernandes ficou em 2º Lugar, Jorge Santos em 4º lugar e Rebert de Algemem em 10º lugar; na 15/16 anos Rodrigo Sampaio foi o Campeão; na Junior Man, o piloto Junior Ferreira foi o vice –campeão; na categoria Elite Pró, os pilotos Evandro "Oreia" Castilho e Danilo "Seco" Oliveira competiram com os profissionais e chegaram em 4º e 5º lugares respectivamente e, finalmente, na categoria 15+ feminino a piloto medalhista de ouro nos jogos Regionais Talita Ingrid foi a Campeã.
As próximas corridas a serem disputadas são a 8º etapa do Campeonato Paulista, no dia 17 de outubro em Indaiatuba e, em seguida, no dia 24 de outubro será a vez da 2ª etapa da 2ª Copa Caiçara que será realizada na Pista de Bicicross Ton Ferreira na Avenida da Praia do Indaiá. Mais informações no site www.caragua_bmx.ubbi.com.br. (Fonte: PMC)

Conferência discutirá turismo receptivo em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba promove no dia 6 de outubro, quarta-feira, uma conferência para discutir o Plano de Ação do Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR), na cidade. O evento é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e o Sebrae.
O Plano de Ação tem o objetivo de aperfeiçoar o receptivo aos visitantes através de uma nova política de atendimento, e incentivar ainda mais o turismo náutico e o de negócios, apontados como as maiores vocações do município.
O PDTR vem sendo estudado e desenvolvido em Caraguá desde julho deste ano, por um grupo formado por membros do Conselho Municipal de Turismo e colaboradores do Grupo Gestor de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, que participaram de oficinas e reuniões com o Sebrae. O grupo está aberto a outros interessados.
"O objetivo do Plano é gerar ações que incentivem o turismo e principalmente as questões que dizem respeito ao receptivo turístico", explica a diretora de Turismo, Selma Galo. Após a conferência será feito um relatório que gerará projetos de fomentação turística no município.
A apresentação do Plano de Ação vai acontecer no dia 6 de outubro, quarta-feira, às 19 horas, no Ceprolin, que fica na Avenida Rio Grande do Norte, 450, Indaiá. A conferência será apresentada pelo consultor do Sebrae, Euvécio Cunha Junior. (Fonte: PMC)

Caraguá comemora a Semana do Idoso

Caraguatatuba - Dando início à programação oficial da Semana do Idoso, a secretária de Assistência Social, Ana Carolina Stringari, representou o prefeito Antonio Carlos da Silva, nesta segunda-feira, na abertura da Exposição de Fotos "10 anos da Educação Continuada", que está acontecendo no auditório da Fundacc. . Também participou da abertura a diretora de Cultura da Fundacc, Maria do Carmo, representando a presidente da Fundacc, Eloísa A. A. de Oliveira.
Diversas atividades estão sendo promovidas pela Secretaria de Assistência Social e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, até o dia 1º de outubro. Na terça-feira, o Ceprolin também foi palco de atividades para os idosos, que puderam assistir vídeo, apresentação de Paródias de grupos da Educação Continuada e participar da palestra sobre 'Envelhecimento da População Brasileira".
Nesta quarta-feira, dia 29, o delegado seccional do Litoral Norte, Dr. João Barbosa, fala sobre o tema "Conscientização dos Direitos", em palestra às 17h30, no Ceprolin. Ás 19 horas, será o geriatra Dr. Osvaldir Vieira, que orientará os idosos com a palestra "Viva bem a idade que você tem".
Na quinta-feira, dia 30, haverá atividades no Centro de Convivência da terceira Idade, às 14 horas. Truco, malha, bocha e tranca são as preferidas.
Até o dia 1º de outubro, na praça Cândido Mota (praça do Coreto), os integrantes do instituto Pro+Vida, estarão pintando e expondo seus quadros para a população, das 14 às 17h.
E, para finalizar a Semana do Idoso, a prefeitura está promovendo o baile "Feliz Idade", com animação da banda Feira Livre, na Praça Cãndido Mota, às 20h30.
A secretária de Assistência Social, Ana Carolina Stringari falou que é muito importante comemorar o dia do idoso. " Vocês tem que se unir para conquistarem cada vez mais o espaço de vocês", disse a secretária, lembrando que o município faz a sua parte com as ações da Educação Continuada e com as ações sociais e culturais desenvolvidas no município. (Fonte: PMC)

Com equipe nova, XV de Caraguá vence o Ecus de Suzano por 1 a 0

Caraguatatuba - O XV de Caraguá venceu por 1 a 0 o Ecus de Suzano, em partida realizada este domingo na Toca do Leão. Como o XV rompeu contrato com a empresa Jota Dias na última semana, a nova equipe quinzista realizou somente um jogo treino antes de vencer a partida.
Aos 4 minutos do primeiro tempo, o atacante do XV Fabinho marcou o único gol da partida. “Tivemos só um treino tático no sábado, por isto o resultado do jogo foi bem positivo.
A maioria dos jogadores que convocamos atuou no primeiro semestre deste ano, no profissional, mas precisamos de pelo menos mais cinco jogadores para formar uma equipe de reservas. Este jogadores são meus guerreiros”, explicou Edson da Silva, o atual técnico do XV no Campeonato Paulista de Juniores Sub 20.
Na sexta-feira, o presidente do XV, José Carlos de Oliveira, o Kibinho estava inscrevendo os novos jogadores na Federação Paulista de Futebol.
A equipe quinzista atuou com o goleiro Robson; os zagueiros Coxinha, Cicinho e Maicon; o ala esquerda Rodrigo; o ala direita Eduardo; os volantes Biba e Tiago; o meia campista Benati e os atacantes Bahia e Benati.
A próxima partida do XV acontece sábado, dia 2 de outubro, em Jacareí, contra a equipe da casa. (Fonte: Imprensa Livre)

Escola Municipal do Ipiranga visita a Câmara
Foi a primeira e única escola infantil da rede pública a visitar o Legislativo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba recebeu a visita dos alunos do CEI (Centro de Educação Infantil) Messias Mendes de Souza, no bairro do Ipiranga, nos arredores do centro da cidade. A visita faz parte do ano eleitoral e foi a primeira e única escola infantil a visitar a sede do Legislativo este ano.
Ao contrário das demais escolas, o CEI Messias Mendes de Souza visitou o Parlamento Municipal no período da manhã. O Cerimonial da Câmara, tendo em vista o horário concentrou os alunos no plenário, mantendo ali uma conversa amigável, respondendo a diversas perguntas formuladas pelos alunos.
Conforme o praxe, a Câmara entregou a professora responsável, Simone Germano, um resumo da história da Câmara Municipal de Caraguatatuba, extraído do livro “Memorial de sua Excelência”, de autoria de Justo Arouca. Neste resumo é contada a história da Câmara desde a sua fundação, em 1857.
A visita durou cerca de 30 minutos e ao final os alunos foram fotografados com a professora no plenário, tendo ao fundo o pavilhão nacional e o Brasão de Armas da República. Antes da Câmara as crianças haviam visitado a Prefeitura e o gabinete do Prefeito Municipal. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute Vetos em sua Ordem do Dia
Dos 7 itens da pauta, 6 são vetos do chefe do Executivo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute e vota na Ordem do Dia da sua 31ª Sessão Ordinária semanal, na sua maioria, os Vetos do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), contra projetos de autoria de Vereadores. Dos 7 itens da pauta, apenas um é um Projeto de Decreto Legislativo, sendo o restante de Vetos.
A Sessão Ordinária semanal desta semana na Câmara de Caraguatatuba, a 31ª é sui generis, pois discutirá em sua maioria, Vetos Totais e Parciais do Prefeito Antonio Carlos da Silva a projetos de autoria de Vereadores e que foram aprovados em plenário.
Os projetos vetados são 5 (cinco) de denominação de nome de rua e o restante do projeto de lei do Vereador Valmir Gonçalves (PSDB), a respeito do programa “Terreno Limpo”.
Os projetos de denominação de rua que foram vetados, tem irregularidades técnicas, segundo o Executivo, enquanto que o projeto de Gonçalves está desconforme as normas constitucionais.
As denominações vetadas tem a autoria dos Vereadores Nilson Lopes da Silva (PPS), Dalva Ricardo Santana (PMDB), Celso Pereira (PSDB) e até do falecido João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL).
O único projeto que não consta no roll dos vetos tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PL) e concede Título de Cidadão para a religiosa Irmã Inocência Giliberti. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Emef Gardelin termina série de visitas à Câmara
Em 5 dias foram 6 classes e pelo menos 150 alunos

Caraguatatuba - A Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) João Batista Gardelin, localizada no bairro do Poiares, na zona sul da cidade, terminou na tarde de hoje, terça-feira, 28 de setembro, a série de visitas a sede do Legislativo local. Em 5 dias 6 classes visitaram o Parlamento Municipal, num total de 150 crianças.
No total foram classes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental que visitaram o prédio da Câmara de Caraguatatuba. A idade das crianças variou entre 6 e 8 anos de idade e todas vieram com ônibus da Secretaria Municipal de Educação e acompanhadas de suas respectivas professoras.
As crianças conheceram as dependências do prédio, bem como o funcionamento da Casa de Leis nos seus setores Legislativo e Administrativo, além da obra de arte dos artistas plásticos Antonio Carelli, Sandra Mendes e Antonio Cordeiro, o poema Canção do Caiçara e a Galeria de Presidentes.
Estiveram presentes, além da professora Julia Scalpelli, que abriu a série, as professoras Paula Campos Bueno, Valdete Aparecida Nepomuceno, Ângela Pancheri, Mirian Maldonado e Aline Okuda. As visitas fazem parte de um programa que visa ambientar a criança na política local, tendo em vista as eleições municipais do próximo domingo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Tubarão bambú nasceu no Aquário de Ilhabela

Ilhabela - Nasceu sexta-feira, no Aquário de Ilhabela, onde ocorreu o final de seu desenvolvimento ,o Tubarão “Bambu”,. Da espécie ovípara, natural do oceano Índico, esse tipo de tubarão é considerado próprio para ser criado em aquário, devido ao seu porte pequeno - ele cresce em média até 1,10m.
A aquisição do ovo se deu no mês de julho, e só foi possível graças ao convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a AMAI, Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela.
A AMAI se encontra instalada na área da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e tem como objetivo o desenvolvimento de projetos educativos ligados ao meio ambiente. Segundo seu coordenador, o naturalista Cícero Spíritus, a sede definitiva do Aquário será construída nesta área, integrada a um projeto de eco turismo e Educação Ambiental.
Este projeto envolverá: um horto florestal, jardim botânico, planetário, observatório e laboratório didático onde os alunos do município poderão participar de visitas, a partir do dia 10 de outubro. “As visitas terão que ser programadas, e serão monitoradas, onde os alunos terão acesso ao laboratório didático, equipado com microscópios, computadores e vídeos da biodiversidade do arquipélago”, esclareceu Cícero.
Além do Tubarão Bambu, o Aquário conta com várias espécies de peixes marinhos, de águas doces e águas salobras e um acervo de animais preservados para estudos, ilustrando a variedade das espécies existentes em Ilhabela.
Para o desenvolvimento de seus projetos, o Aquário de Ilhabela já contou com o patrocínio da Petrobrás, em 2001 e subvenções da Prefeitura, em 2002 e 2003. Em maio de 2004, visando a continuidade de seus trabalhos, a AMAI firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Pescadores pedem a demolição de obra de diretor da Dersa

São Sebastião - Um documento, acompanhado de um abaixo-assinado contendo 150 assinaturas de moradores e pescadores do bairro de São Francisco, em São Sebastião, foi protocolado ontem na prefeitura pedindo a imediata demolição de uma obra que impede a passagem dos pescadores a um rancho de pesca na praia da Figueira.
A obra, que pertence ao diretor jurídico da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Luis Tavolaro, estaria em área pertencente à Marinha.
A fiscalização da prefeitura constatou a irregularidade e emitiu um auto de notificação e demolição no último dia 4, dando um prazo de 24 horas para que Tavolaro demolisse a obra.
Até agora, a demolição não foi feita. A prefeitura informou que vai vistoriar o local amanhã e, caso a demolição não tenha sido feita, o caso será encaminhado ao Departamento Jurídico.
Segundo Daniel de Oliveira, morador do local, a obra trará prejuízos aos pescadores e frequentadores do local.
Ele disse que o rancho de pesca existe no local há 56 anos. "Além de estar irregular, a construção contraria a Lei Orgânica Municipal, que proíbe construção em área da Marinha", afirmou.
Tavolaro afirmou ontem ao ValeParaibano que não fará a demolição da obra, porque ela está sendo regularizada junto à prefeitura. Tavolaro disse que existem algumas pessoas interessadas em prejudicá-lo. "Comprei a área há dois anos e tenho autorização do SPU (Serviço de Patrimônio da União) para utilizar o local", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Gabriel Melchert vence fácil Taça Porto Grande Hotel


São Sebastião - O canal da cidade recebeu neste final de semana 41 velejadores de todo Estado para a disputa da Taça Porto Grande Hotel, da classe Optimist. A regata, válida para o Ranking estadual, é uma das etapas para classificar os 22 melhores velejadores de São Paulo para o Brasileiro de 2005.
O evento do Porto Grande contou cinco regatas realizadas, três no sábado com vento sudoeste variando de 8 a 12 nós e duas lindas regatas no domingo com ventos do quadrante leste, com rajadas de até 18 nós, consagrando o canal de São Sebastião como um dos melhores do país para regatas do iatismo.
Velejadores jovens de 8 a 15 anos mostraram que dominam perfeitamente seus barcos em condições até difíceis para muitos deles. É o futuro do esporte que mais medalhas olímpicas trouxe para o Brasil, aqui neste lugar especial para velejar.
O atual campeão Brasileiro de Optimist, Gabriel Melchert, 15 anos, mostrou superioridade no evento, vencendo quatro regatas com muita técnica e boa velocidade. Gabriel está no auge da carreira e deve deixar a classe depois do campeonato paulista, em outubro.
Em pelo menos duas regatas o sebastianense teve uma disputa muito acirrada com o velejador de Ilhabela, Baepi Pinna, e acabou levando a melhor. Baepi ficou em segundo lugar, seguido por João Mario Posso, também de Ilhabela, que terminou na terceira posição.
A paulista Anna Pineda ficou em quarto, mostrando que esta em ótima forma para representar bem o Estado, na categoria feminina, no próximo Brasileiro, que acontece em Niterói, em janeiro de 2005.

Resumo das colocações:
1° Gabriel Melchert São Sebastião
2 ° Baepi Pinna Ilhabela
3° João Mario Posso Ilhabela
4° Anna Pineda São Paulo
5° Fernando Cardial Ilhabela
6° Fabio Melchert São Sebastião
7° Felipe Caldeira São Paulo
8° Nicolas de Jesus Ilhabela
9° Carlo Mazzaferro São Paulo
10° Stefano Mazzaferro São Paulo

Paulista de Oceano segue sábado - A quarta etapa do Campeonato Paulista de Oceano, iniciada no fim de semana, prosseguirá no próximo sábado, dia 2 de outubro, na sede do Guarujá do Iate Clube de Santos, um dos mais tradicionais clubes náuticos do País. A entrega de prêmios será realizada logo após a finalização da última das três regatas que compõem o último dia da etapa.
No sábado passado, primeiro dia de regatas da quarta etapa, foi de ventos fracos na direção sudoeste, e a raia foi montada a duas milhas e meia, mais afastada da Baía de Santos. Já no domingo, com a entrada do vento leste, a raia foi montada a uma milha e meia, paralela à orla da praia de Santos.
Os três primeiros colocados no primeiro fim de semana da quarta etapa foram, respectivamente, os barcos Dreamer, de Guga Zarif; Touché Light, de Dario Galvão, e Asa Alumínio, de Mário Martinez, pela classe IMS; Royal Red Nose, de Marcelo Massa; Newport, de Rui Mendes Vita e Mystic, comandado por Dieter, na classe ORC Club, e Aramis, de Vicente Manzoni, BL 3 Armação, de Valéria Ravani, e Pipoca, de Germano Lima, na classe RGS.
As três primeiras etapas do Campeonato Paulista de Oceano foram realizadas em Ilhabela, Ubatuba e Santos. A quinta e última etapa da competição terá provas em Ilhabela, em outubro e novembro. (Fonte: Imprensa Livre)

Rap da Consciência

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, recebeu ontem em seu gabinete Bianca Rodrigues de Jesus, aluna da 7ª série da Escola Municipal Dulce César Tavares, do bairro de Maresias, costa sul de São Sebastião, que esteve, entre os dias 19 e 23 de julho, em Connecticut, Estados Unidos, onde foi, junto com outras três representantes brasileiras, na “Conferência Mundial Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – TUZAN”, para apresentar o “Rap da Consciência”.
O evento, que reuniu aproximadamente seiscentas crianças com idades entre dez e treze anos, de mais de cem países, faz parte do UNEP (United Nations Environment Program), programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que visa reunir anualmente crianças de diferentes nacionalidades e promover a realização de debates, estudos e publicações sobre meio ambiente em todo o planeta.
A programação contou com palestras, debates e passeios a museus e aquários. (Fonte: Imprensa Livre)

Comércio do Centro é alvo de assaltantes no final de semana

São Sebastião - Pelo menos dois estabelecimentos comerciais sofreram roubos durante o final de semana na área central da cidade.
O primeiro aconteceu na madrugada de sábado, na Farma Conde, na avenida Armando Sales de Oliveira, onde dois encapuzados pegaram R$ 80 do caixa, após render o gerente.
O outro caso foi por volta das 19h30 do mesmo dia, na Livraria Satélite, na avenida Altino Arantes, onde também dois assaltantes invadiram o estabelecimento, rendendo J.S.C., de 69 anos, que estava no caixa.
A dupla tinha o rosto coberto e um deles simulava estar com arma embaixo da blusa. Eles pegaram R$ 300 e vários cartões telefônicos, fugindo em seguida.
O primeiro roubo foi registrado no plantão da Seccional, mas do segundo crime, até a tarde de ontem, ainda não havia sido dada a queixa. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio Dema 22000

Coligação de Tuzino pede cassação de candidatos do PL-PT
Ação pede cassação do registro de Eduardo César e Domingos dos Santos

Ubatuba - A Coligação “Viva Ubatuba”, formada pelo PSDB, PDT, PRTB, PAN e PSC, entrou com pedido de cassação de registro dos candidatos a prefeito e vice da coligação “Resgate Ubatuba”, respectivamente, Eduardo César (PL) e Domingo dos Santos (PT).
O pedido foi baseado no artigo 73 da lei número 9.504/97, que veda o uso de bens públicos para a realização de reunião de cunho eleitoral por parte dos candidatos.
O pedido de cassação feito pela coligação do candidato Pedro Tuzino (PSDB) se fundamenta no fato de Eduardo César e seu vice terem utilizado, no domingo, a Câmara Municipal para realização de campanha política, em evento com a presença do presidente nacional do PL, deputado federal Valdemar da Costa Neto.
A representação à justiça eleitoral relata o envio de mensagens pela internet convocando a população para o evento, e anexa fotos do recinto da Câmara Municipal com símbolos partidários do PT e PL e respectivos números de registro de candidaturas.
A acusação contra a coligação “Resgate Ubatuba” descreve também que os representados se beneficiaram da condição de vereadores para a realização do ato de campanha eleitoral, “em prejuízo da condição de igualdade entre os demais candidatos”.
A representação pede que os candidatos do PT e PL sejam enquadrados também no § 7°, do art. 43, da Resolução/TSE n° 21.610, que profere punição à prática de ato vedado ao agente público. O descumprimento do disposto neste artigo acarreta suspensão imediata e pagamento de multa que varia de R$ 5.320,50 (cinco mil trezentos e vinte reais e cinqüenta centavos) a R$ 106.410,00 (cento e seis mil quatrocentos e dez reais).
O pedido da cassação, assinado pelo advogado Luiz Gustavo Bastos de Oliveira, data do próprio domingo e solicita que seja também promovida ação civil pública, por ato de improbidade administrativa. (Fonte: Imprensa Livre)

Circuito Costa Verde no Domingo na Paulista

Ubatuba - Nesse Domingo 26/09 o Consórcio Regional do Litoral Norte Paulista "Circuito Costa Verde" formado pelas cidades: Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba esteve em São Paulo na 18ª edição do evento "Domingo na Paulista" que dava inicio à primavera. O projeto é de iniciativa da Prefeitura de São Paulo e da Associação Paulista Viva, várias atrações estiveram na avenida relacionadas ao tema em estações.
Das 9h às 14h o Consórcio divulgou imagens das belas praias do Litoral Norte Paulista, exposição e vendas de artesanatos e de gastronomia, chamando a atenção dos visitantes. Ubatuba foi representada pela COMTUR - Companhia Municipal de Turismo com o apoio da Secretaria de Turismo, levando imagens e informações da cidade com banners, folheteria dos meios de hospedagens e restaurantes, bem como as atrações do município, entre elas o Projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba. O artesanato de Ubatuba esteve representado pelos artesãos Menguelli do Refazendo Arte, Almir e Alex da Associação de Artesãos da Casanga. A gastronomia foi uma atração a parte com os produtos feito com gengibre da produtora local D. Alaíde e as famosas bananadas do Tachão de Ubatuba. Ilhabela contou com a presença do Diretor de Turismo Alfredo Cirillo que juntamente com sua equipe da Secretaria de Turismo, divulgou os famosos atrativos da Ilha. Caraguatatuba foi representada pela Associação de Hotéis e Pousadas que expôs o artesanato local e disponibilizou informações da cidade. Os visitantes do stand ainda puderam concorrer a uma hospedagem na cidade. São Sebastião foi representada pela Cooperativa de Artesanato que divulgou peças de cerâmica.
Com a temperatura de 40 graus nesse Domingo em São Paulo a exposição das cidades do Litoral Norte foi uma viagem ao paraíso para os paulistanos! (depoimento de visitante). Com imagens do verde da Mata Atlântica e o azul do mar.
O evento na Paulista contribuiu para o fortalecimento e desenvolvimento da regionalização na Costa Verde, consolidando a região como destino turístico e comercialização de um produto diferenciado que pode atender as novas exigências do mercado. (Fonte: COMTUR)

Ubatuba tem o primeiro telefone para surdos

Ubatuba - A Aduba (Associação dos Deficientes de Ubatuba) instalou na cidade o primeiro telefone para deficientes auditivos. O aparelho funciona com um visor que reproduz na tela a conversa entre dois deficientes auditivos. Na conversa entre um deficiente e uma pessoa normal, uma telefonista serve como intérprete. Segundo o presidente da Aduba, André Luiz dos Santos, outros sete aparelhos serão instalados na cidade em locais de grande movimentação de pessoas, como prefeitura, Santa Casa e escolas. A Aduba tem 927 associados. (Fonte: ValeParaibano)

Em busca do naufrágio perdido

Ubatuba - Ubatuba tem uma grande possibilidade de entrar definitivamente no mapa do Brasil como um dos destinos prediletos para prática do turismo subaquático.
Segundo Aldhemar “Dema” Freitas (Presidente licenciado da Sociedade Amigos de Itamambuca) existia um projeto em andamento de criar um recife artificial através de um naufrágio controlado, mas por razões do pouco apoio do poder publico, ele está, atualmente, estagnado.
Nesta ultima sexta-feira, 24/set, em reunião organizada pelo Dema, um grupo de empresários do setor se reuniu para que fosse retomado o cronograma de execução do naufrágio nas águas de Ubatuba.
Para o município isso seria um grande acontecimento que iria refletir diretamente na economia local, trazendo benefícios para o turismo subaquático, pesca e para cursos amadores e profissionais em naufrágio e, indiretamente em todo o comércio, como meios de hospedagem e alimentação.
“Já temos o navio e a melhor equipe técnica para executar o projeto, o que precisamos é de um pouco de apoio”, comentou Rafael de Nicola (Proprietário da Divers University), que conta com a colaboração do professor Roberto Ávila professor da USP. Oceanógrafo e responsável pelo desenvolvimento e implantação de recifes artificiais da FUNDESPA)
Estavam presentes na reunião Pedro Paulo e Alexandre Baccaro (proprietários da Omnimare e NDS respectivamente).
Vamos fazer de Ubatuba definitivamente a capital do Turismo subaquático do Estado de São Paulo, já que outros municípios muito próximos estão realmente aproveitando para captar esse tipo único de turista que agrega valores em todos os seguimentos de comércio d a nossa cidade.
Vamos fazer que definitivamente o mergulhador paulista não use Ubatuba somente como corredor para chegar a Paraty e consumir não só em outra cidade mais também em outro estado.

Pedreiro é baleado por motociclista

Ubatuba - O pedreiro F.V., de 35 anos, foi baleado na madrugada de domingo, quando estava próximo de casa, na rua Praia do Pulso Forte, bairro Perequê-Açu.
A companheira da vítima contou à polícia que estava na residência, quando ouviu os tiros e viu o pedreiro com a mão no pescoço, sangrando muito.
Uma testemunha, que não quis se identificar, relatou que quatro tiros foram disparados por ocupantes de uma moto. Um deles atingiu o pedreiro no maxilar. A vítima foi levada à Santa Casa de Ubatuba, onde permaneceu internada. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes invadem casa e acabam com jogo de cartas de amigos

Ubatuba - Dois assaltantes invadiram no início da madrugada de domingo uma casa no bairro Enseada. A dupla acabou com o jogo de cartas de oito amigos, todos moradores em São Paulo, que descansavam em um final de semana na praia.
As vítimas foram trancadas em um dos quartos da residência, enquanto os assaltantes pegaram celulares, dinheiro, documentos, fugindo rumo ignorado.
A cidade registrou mais dois roubos no final de semana pela Polícia Militar. Na tarde de sexta-feira, um assaltante pegou R$ 100 e R$ 180 em cartões telefônicos de um estabelecimento no Perequê-Açu.
Já na madrugada de ontem, o assalto foi com o marinheiro S.S., de 44 anos, rendido por dois ocupantes de uma moto, quando estava em frente a uma chopperia no bairro Itaguá. Um deles levou sua moto Twister, placas DJY-4038, de Paraty/RJ. (Fonte: Imprensa Livre)

Resultado da 3ª Etapa do Circuito Ubatuba de Aguas Abertas - Barra Seca

Ubatuba - Classificação Geral por Equipes:

1º	Prefeitura Municipal de Ubatuba			196 pontos
2º	Academia Vitor Natação/Esporte Clube Taubaté	134 pontos
3º 	Academia Winner – São José dos Campos		124 pontos
4º	Academia Aquatic Baroni – Jacarei		096 pontos
5º	Atleta Cidadão    São José dos Campos		060 pontos
6º	Academia RH +    Ubatuba			048 pontos
7º	Academia Surf Team – São Paulo			045 pontos
8º	Associação Esportiva São José			044 pontos
9º	Escola Noctiluca – São José dos Campos		042 pontos
10º	Clube Literário de Guaratinguetá		034 pontos
11º	Academia Barros Acqua Sport – Ubatuba		020 pontos
12º 	DEP   Pindamonhangaba				011 pontos
13º	Academia  Blue Swin    Águas de Lindóia		010 pontos
14º	Escola Anjos D’Água   Jacareí			007 pontos
15º	Clube Itaguará   Guaratinguetá			005 pontos
16º	Academia Spazio   Ubatuba			000 pontos
        

Categoria – 7 e 8 anos masculino – 250 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

06:44

Jean Rick Teixeira Basso Vitor Natação/ E C Taubaté

06:56

Patrick de Barros Graglia Academia R H + Ubatuba

07:53

Pedro Henrique Bueno P. M. Ubatuba

08:53

Fabio Rio Godinho Academia R H + Ubatuba

09:05

Caio Marciane Kussama Academia Winner S J Campos

09:08

Eduardo Rio Godinho Academia R H + Ubatuba

09:15

Humberto Pedrosa Atleta Cidadão S J Campos

09:21

Matheus Ribeiro Carneiro Atleta Cidadão S J Campos

09:49

Matheus Vitorio Gomes Atleta Cidadão S J Campos

10º

10:16

Leonardo Marciane Borges Academia Winner S J Campos

Categoria – 7 e 8 anos feminino – 250 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

07:45

Priscila Silva Marcelino Academia Winner S J Campos

07:52

Tais dos Santos Rezende Clube Literário Guaratinguetá

09:26

Kiani Linardi Lobão P. M. Ubatuba

10:20

Yara Fernanda Marcelino Atleta Cidadão S J Campos

10:52

Ana Caroline Cunha Atleta Cidadão S J Campos

10:57

Fernanda Scutti Academia R H + Ubatuba

11:14

Larissa B. da Silva Academia Winner S J Campos

11:33

Brenda Fernanda de Oliveira P. M. Ubatuba

12:05

Atalie Niara Batista Academia Winner S J Campos

10ª

12:18

Anne Caroline de Paula Atleta Cidadão S J Campos

11ª

12:48

Monique Silva Dias Atleta Cidadão S J Campos

12ª

13:16

Iandra Freitas Academia R H + Ubatuba

13ª

14:57

Debora Marcondes Neves Atleta Cidadão S J Campos

Categoria – 9 e 10 anos masculino – 250 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

06:02

Mateus Alex Santos Vitor Natação/E C Taubaté

06:55

Luan Basilio de Mendonça P. M. Ubatuba

06:56

Matheus Filipe de Lima Vitor Natação/E C Taubaté

06:57

Gabriel Felipe Silva Atleta Cidadão S J Campos

06:58

André Luiz Almeida Rosa Atleta Cidadão S J Campos

07:04

Caio Roberto Ribeiro Academia Winner S J Campos

07:05

Kauê de Mattos P. M. Ubatuba

07:06

Wellington Vinicius Freitas Atleta Cidadão S J Campos

07:10

Alexandre Ripamonte Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

10º

07:11

Derek Wendel Paula Atleta Cidadão S J Campos

11º

07:25

Renan de Barros Graglia Academia R H + Ubatuba

12º

07:27

Gustavo Henrique Santos Atleta Cidadão S J Campos

13º

07:33

Daniel Rio Godinho Academia R H + Ubatuba

14º

07:34

Renan Abreu Paixão Atleta Cidadão S J Campos

15º

07:37

Alisson Willian Silva Atleta Cidadão S J Campos

16º

07:43

Dener Aislan Rosa Atleta Cidadão S J Campos

17º

07:47

Rafael Simões de Paula Atleta Cidadão S J Campos

18º

07:49

João Pedro Pereira Quirino Atleta Cidadão S J Campos

19º

08:02

Abner Nathy França Ubatuba

20º

08:40

Leonardo Santos Atleta Cidadão S J Campos

21º

08:49

Higor Lopes Rodrigues Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

22º

09:10

Alexandre Eduardo Junior Atleta Cidadão S J Campos

23º

09:15

Diego Soares Silva Atleta Cidadão S J Campos

24º

09:21

Leonardo Carvalho Atleta Cidadão S J Campos

25º

09:59

Eduardo Gabriel Faria Atleta Cidadão S J Campos

26º

11:17

Matheus Sana Atleta Cidadão S J Campos

Categoria – 9 e 10 anos feminino – 250 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

06:15

Jenifer Vieira Fernandes

Academia Winner S J Campos

06:25

Amanda Pereira Barbosa

Academia Winner S J Campos

06:26

Mariana Lilian Cunha

Atleta Cidadão S J Campos

06:45

Vitória Gomes Ramos

Vitor Natação/E C Taubaté

07:09

Lidiane Aparecida Santos

Atleta Cidadão S J Campos

07:30

Ana Paula Barbosa

Atleta Cidadão S J Campos

07:32

Samanta Beatriz Alves

Atleta Cidadão S J Campos

07:35

Juliana Corrêa

Atleta Cidadão S J Campos

07:36

Tatiane Gabriele de Paula

Atleta Cidadão S J Campos

10ª

07:50

Jenifer Roberta Oliveira

Atleta Cidadão S J Campos

11ª

08:03

Cintia Godoi

Atleta Cidadão S J Campos

12ª

08:07

Tainara Alves Silva

Atleta Cidadão S J Campos

13ª

08:12

Laide Nascimento Silva

Atleta Cidadão S J Campos

14ª

08:25

Larissa Fernanda Lima

Atleta Cidadão S J Campos

15ª

08:54

Maira Oliveira Silva

P. M. Ubatuba

16ª

09:00

Vanessa Andrade Castilho

Atleta Cidadão S J Campos

17ª

09:05

Vanessa Gondim

Atleta Cidadão S J Campos

18ª

09:12

Tais Pereira Dias

Academia R H + Ubatuba

19ª

10:07

Juliana F. Camargo

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

20ª

10:45

Cibele Fátima Amorim

Atleta Cidadão S J Campos

21ª

12:15

Isabella L. Maciel

Academia Winner S J Campos

Categoria –11 e 12 anos masculino – 500 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

09:18

Rômulo A Cabral Santos

AcBarros AcquaSport Ubatuba

09:18

Danilo Galdini dos Santos

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

09:41

Alan Maiko Teixeira

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

09:49

Fabio Monteiro Junqueira

Itaguará/ Col Albert Einstein

09:58

Danilo Souza Andrade

Vitor Natação/ E C Taubaté

10:04

Daniel Alves Rosa

Atleta Cidadão S J Campos

10:27

Caio César Prado dos Santos

P. M. Ubatuba

10:36

Paulo Henrique Rosa

Atleta Cidadão S J Campos

10:40

Luiz Carlos M. Junior

Atleta Cidadão S J Campos

10º

10:41

Marcelo Alexandre Oliveira

Atleta Cidadão S J Campos

11º

10:42

Kaique Almeida Montemor

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

12º

10:50

Lucas Fernandes Barros

AcBarros AcquaSport Ubatuba

13º

11:16

Geraldo Bergamo Pedrosa

Atleta Cidadão S J Campos

14º

11:17

Felipe Peres da Silva

Atleta Cidadão S J Campos

15º

11:19

Gabriel Gomes Velloso

P. M. Ubatuba

16º

11:20

Felipe Moreira Alves

DEP – Pindamonhangaba

17º

11:21

Rafael Monteiro

Vitor Natação/ E C Taubaté

18º

11:22

Felipe Rodrigo Matilde

Atleta Cidadão S J Campos

19º

11:40

Cesar Camargo

Esc Anjos D’Água Jacareí

20º

11:41

José Diogo Arantes Souza

Atleta Cidadão S J Campos

21º

11:45

Reinando Luiz da Silva

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

22º

11:46

Lucas Vinicius da Silva

Atleta Cidadão S J Campos

23º

11:50

Alexandre Louzada Reis

DEP – Pindamonhangaba

24º

11:51

Felipe Maciel Silva

Academia Winner S J Campos

25º

11:52

Roberto Camargo Portes

Atleta Cidadão S J Campos

26º

11:53

Rafael de Castro David

DEP – Pindamonhangaba

27º

11:54

Nicolas Wenceslau Leite

Academia Winner S J Campos

28º

11:57

Lincon Alves Meireles

P. M. Ubatuba

29º

12:04

Julio Cesar dos Santos

DEP – Pindamonhangaba

30º

12:07

Jeferson Junior Simões

Atleta Cidadão S J Campos

31º

12:19

Breno Pelogia Prado

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

32º

12:48

Ronildo de Carvalho Furtado

Atleta Cidadão S J Campos

33º

12:56

Hiago Rafael de Souza

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

34º

12:57

Eduardo Willian Martiniano

Atleta Cidadão S J Campos

35º

12:58

José Fernando Berthold

DEP – Pindamonhangaba

36º

13:00

Fabio Fernandes de Faria

Atleta Cidadão S J Campos

37º

13:17

Rafael Rodrigues Amorim

Clube Literário Guaratinguetá

38º

13:55

Rafael de Souza Santos

Atleta Cidadão S J Campos

39º

14:02

Diego Augusto R. Ribeiro

DEP – Pindamonhangaba

Categoria – 11 e 12 anos feminino – 500 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

08:43

Ariane Elina Santiago

Assoc. Esportiva São José

09:37

Ana Rosa Rangel França

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

09:40

Stefany Ingrid Luz

P. M. Ubatuba

09:56

Flavia Fernandes

P. M. Ubatuba

09:57

Priscila Rebouças Santos

P. M. Ubatuba

09:59

Tainara Poliana Guimarães

Assoc. Esportiva São José

10:05

Rubia Suelen Faria

Assoc. Esportiva São José

10:17

Fernanda Aparecida Sartorio

DEP – Pindamonhangaba

10:30

Marcela Cabral Souza

Atleta Cidadão S J Campos

10ª

10:57

Marina Andrade Miranda

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

11ª

11:00

Marilia Cassia Silva

Atleta Cidadão S J Campos

12ª

11:01

Lais Pereira Leite

Atleta Cidadão S J Campos

13ª

11:05

Aline Gomes

DEP – Pindamonhangaba

14ª

11:06

Barbara Andrade Mortl

Atleta Cidadão S J Campos

15ª

11:14

Sara dos Reis Sartorato

P. M. Ubatuba

16ª

11:15

Larissa Gomes Chagas

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

17ª

11:18

Marilia Sales Martins

Atleta Cidadão S J Campos

18ª

11:30

Ana Caroline Guerra

Atleta Cidadão S J Campos

19ª

11:47

Jaciara Maia Alves

Atleta Cidadão S J Campos

20ª

11:55

Fernanda Cursino

DEP – Pindamonhangaba

21ª

11:56

Gabriela Cruz Santos

Atleta Cidadão S J Campos

22ª

12:05

Nayara de Almeida Silva

Academia Winner S J Campos

23ª

12:06

Raquel Maeoca Oliveira

P. M. Ubatuba

24ª

12:25

Mariana Andrade Dias

Atleta Cidadão S J Campos

25ª

12:40

Ana Laura Moromizato

P. M. Ubatuba

26ª

12:59

Leticia Góes Costa

P. M. Ubatuba

27ª

13:09

Tamires F. Alves

Atleta Cidadão S J Campos

28ª

13:18

Isabela R. de Moraes

Clube Literário Guaratinguetá

29ª

13:26

Caroline Gondim Mondini

Atleta Cidadão S J Campos

30ª

15:05

Stephanie Nayara Pinto

Atleta Cidadão S J Campos

Categoria –13 e 14 anos masculino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

16:17

Pedro Luiz Alvin

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

16:18

Felipe Atilli Costilhas

P. M. Ubatuba

16:19

Rodrigo Vinicius Guimarães

Assoc. Esportiva São José

17:28

Igor Barros Gonçalves

AcBarros AcquaSport Ubatuba

17:32

Rafael Barros Lima

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

18:00

Diogo Gonçalves Prudencio

DEP - Pindamonhangaba

18:05

Luiz Adriano Santos

Esc. Anjos D’Água Jacareí

18:08

Juan Silva Dias

Atleta Cidadão S J Campos

18:20

Vinicius Barbosa de Paula

P. M. Ubatuba

10º

18:45

Estevão Batista Orico

Vitor Natação/ E C Taubaté

11º

18:46

Everton Rodolfo Santos

Academia Winner S J Campos

12º

18:56

Daniel Capella Mateus

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

13º

19:30

Lucas Augusto Pereira

Atleta Cidadão S J Campos

14º

19:35

Anderson Fernandes

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

15º

19:36

Alan Dutra Rodrigues

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

16º

19:52

Glauber Mtheus Vieira

Atleta Cidadão S J Campos

17º

20:03

Luiz H. Rodrigues

Esc. Anjos D’Água Jacareí

18º

20:06

João Gabriel Santos

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

19º

20:25

Renan Rodrigues Amorim

Clube Literário Guaratinguetá

20º

20:26

Rubens Campos Godoi

Atleta Cidadão S J Campos

21º

20:27

Guilherme W. Leite

Academia Winner S J Campos

22º

20:36

Caio Alvarenga

Academia Winner S J Campos

23º

22:25

José Pedro Fernandes Neto

Atleta Cidadão S J Campos

24º

2226

Danilo Silva de Souza

Atleta Cidadão S J Campos

25º

22:30

Mauricio Cepinho

Esc. Anjos D’Água Jacareí

26º

22:54

Juliano Souza Santos

P. M. Ubatuba

27º

23:22

Leonardo Fereguette

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

28º

26:00

Rafael Toledo Sambo

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

29º

27:42

Anderson Rodrigues

P. M. Ubatuba

Categoria –13 e 14 anos feminino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

16:26

Larissa Silvério Pereira

Assoc. Esportiva São José

16:57

Ana Sofia Gutierrez

Assoc. Esportiva São José

17:51

Aila Myara Dutra Pedrozo

Assoc. Esportiva São José

18:20

Camila C. Santos

P. M. Ubatuba

19:05

Leticia Maiara Faria

Atleta Cidadão S J Campos

19:11

Mariana Nolasco Faria

Atleta Cidadão S J Campos

20:10

Vanessa Santos

P. M. Ubatuba

20:26

Elaine C. dos Santos

Clube Literário Guaratinguetá

20:40

Camila A Guimarães

Academia Winner S J Campos

10ª

21:42

Aline dos Reis Sartorato

P. M. Ubatuba

11ª

21:53

Tamires dos Anjos Freitas

Atleta Cidadão S J Campos

12ª

21:59

Thais Juliana Silva

Atleta Cidadão S J Campos

13ª

22:03

Toufica Mohamed

Academia Spazio Ubatuba

14ª

23:05

Daniele Ferreira Gola

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

15ª

23:06

Taysa P. Fernando

Academia Winner S J Campos

16ª

23:40

Yara Aparecida Simões

Atleta Cidadão S J Campos

17ª

23:57

Bruna Alana Domingos

Atleta Cidadão S J Campos

18ª

24:05

Andressa da Cruz Silva

Atleta Cidadão S J Campos

19ª

24:11

Milene Aparecida Rodrigues

Atleta Cidadão S J Campos

20ª

25:04

Janaina A Soares da Silva

Academia Winner S J Campos

21ª

28:57

Aline G. Silva

P. M. Ubatuba

22ª

30:11

Hemanoelle Pires Branco

DEP - Pindamonhngaba

Categoria –31 a 39 anos masculino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

18:44

Yuri Capi

Esc. Noctiluca S J Campos

19:04

Marcos Mestieri Iacopi

Academia R H + Ubatuba

20:04

Lucas Eduardo Darrigo

Esc. Noctiluca S J Campos

20:33

Ricardo Araújo

P. M. Ubatuba

21:02

Sergio Petroni

Ac. Surf Team São Paulo

21:30

Rômulo Martins Magalhães

P. M. Ubatuba

22:12

André Luiz Castrezana

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

22:31

Ramiro Godinho

Academia R H +/ P M Ubatuba

23:10

Francisco Pacifico Arouca

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

10º

25:51

Flavio do Rosário

P. M. Ubatuba

11º

31:07

Vantuir Pereira Gomes

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

Categoria –31 a 39 anos feminino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

24:57

Rose Graglia

Academia R H + Ubatuba

25:22

Elisa Frisanco

P. M. Ubatuba

27:45

Aparecida M. S. Oliveira

Academia Winner S J Campos

27:57

Rosana Aparecida Selicani

Academia Winner S J Campos

28:21

Cristiane Slivka

Academia Winner S J Campos

28:23

Eliane Graça S. Prado

P. M. Ubatuba

28:29

Adriana Godinho

Academia R H + Ubatuba

28:41

Camila Guimarro

Ac. Surf Team São Paulo

30:08

Ana Lucia Ibelli Silva

Academia R H + Ubatuba

10ª

33:35

Claudia Regina Fernandes

P. M. Ubatuba

11ª

35:58

Angela Gondim

Atleta Cidadão S J Campos

12ª

35:39

Gislane Angelica Coelho

Academia Winner S J Campos

13ª

43:40

Sandra Regina S. Miranda

Atleta Cidadão S J Campos

Categoria –40 a 49 anos masculino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

18:23

Edward Luiz Silva

Esc. Noctiluca S J Campos

18:43

Vitor Geraldo Ramos

Vitor Natação/ E C Taubaté

19:45

José Donizete R. Belarmino

P. M. Ubatuba

20:15

Amadeu Pessini

Academia Winner S J Campos

21:19

Claudio Jacinto

Esc. Noctiluca S J Campos

21:27

Ivan da Costa

P.M.Ubatuba/EMI embalagens

23:01

Pedro Alceu Cardoso

Ac. Surf Team São Paulo

23:07

Rubens Rodovalho

Esc. Noctiluca S J Campos

23:15

Edgar Feldmann

Ac Blue Swin Aguas Lindóia

10º

24:12

Wilson Novaes Nunes

Clube Literário Guaratinguetá

11º

25:44

Petit Alan

Ubatuba

12º

29:00

Joel do Prado

P.M.Ubatuba/EMI embalagens

13º

29:20

Antonio Celso A Guimarães

Vitor Natação/ E C Taubaté

14º

30:37

Isac Mango Souza

Academia Winner S J Campos

15º

37:05

Manoel Ignácio R de Moraes

Clube Literário Guaratinguetá

16º

37:27

Elcio Luiz Neves Azevedo

Clube Literário Guaratinguetá

Categoria –40 a 49 anos feminino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

24:20

Monica Chiste

P. M. Ubatuba

24:25

Helena França

Academia Winner S J Campos

25:08

Rosangela Cordeiro Souza

Clube Literário Guaratinguetá

25:26

Regina Célia Silva

Academia Winner S J Campos

27:00

Maria Conceição Vilhena

Academia Winner S J Campos

27:11

Silvana Maria Oliveira

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

30:35

Roseni da Silva Pinto

Academia Winner S J Campos

31:28

Marcia Tamasiro

P. M. Ubatuba

35:20

Rita Aparecida Novaes

Academia Winner S J Campos

10ª

36:54

Ana Aparecida O Cohen

Esc. Anjos D’Água Jacareí

Categoria – 50 a 54 anos masculino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

21:18

Joaquim Roberto

Academia Winner S J Campos

21:25

Nelson Domingos Batista

P. M. Ubatuba

22:35

Helcio Andrade

Vitor Natação/ E C Taubaté

25:32

Antonio Carlos

P. M. Ubatuba

25:45

Fernando Pereira Filho

Academia Winner S J Campos

28:23

Dionisio Roque Leite

P. M. Ubatuba

Categoria – 50 a 54 anos feminino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

28:33

Lucia Vieira Piza

Academia Winner S J Campos

37:28

Isabel C. da Silva

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

Categoria – 55 a 59 anos masculino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

20:02

Mario Feldmann

Ac Blue Swin Aguas Lindóia

24:15

Aldoger F. de Aguiar

Esc. Noctiluca S J Campos

26:30

Benedito Graça

P. M. Ubatuba

36:52

Rivaldo de Oliveira

Academia R H + Ubatuba

Categoria – 55 a 59 anos feminino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

24:56

Tomoco Burgarelli

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

29:13

Isabel Camargo Ferraz

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

36:23

Nadir Moura Carvalho

Vitor Natação/ E C Taubaté

Categoria – 60 a 64 anos masculino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

23:40

Paulo Henrique Galhanome

Vitor Natação/ E C Taubaté

Categoria – 60 a 64 anos feminino – 1000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

36:33

Maria Gracia Botan

Vitor Natação/ E C Taubaté

41:55

Neli do N. Santos

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

Categoria –15 e 16 anos masculino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

42:20

Vitor Fillipo Dias

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

46:00

Felipe Pires Martin

P. M. Ubatuba

46:02

Bruno Soares Ceccato

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

46:28

Paulo Dutra Rodrigues

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

47:06

Daniel Isidoro Caetano

Esc. Noctiluca S J Campos

47:57

David Costa

Esc. Anjos D’Água Jacareí

47:58

Glauco Sthefano C. Silva

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

48:02

Lucas Pereira de Moura

P. M. Ubatuba

51:20

Antonio Pinto Neto

P. M. Ubatuba

10º

52:51

Fernando Barros Esquero

Academia Winner S J Campos

11º

51:20

Jeferson Rodrigo Lima

Academia Winner S J Campos

12º

51:35

Luiz Henrique B. Martin

Clube Literário Guaratinguetá

13º

51:55

Tiago Campos dos Santos

Clube Literário Guaratinguetá

14º

56:42

Diego Franco Martins

P. M. Ubatuba

15º

1.08:13

João Henrique Passos Silva

Vitor Natação/ E C Taubaté

16º

1.11:35

Clayton M. Marcondes

Vitor Natação/ E C Taubaté

Categoria –15 e 16 anos feminino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

48:57

Lívia Santos Gonçalves

P. M. Ubatuba

49:02

Camila Montini de Faria

P. M. Ubatuba

50:03

Luciana Vieira Piza

Academia Winner S J Campos

51:06

Tais Takayama

Vitor Natação/ E C Taubaté

58:45

Andrielle Simões

Academia Winner S J Campos

Categoria –17 e 18 anos masculino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

39:11

Daniel Rangel França

Vitor/ECT/ Col Albert Einstein

42:19

Julian Ribeiro Rocha

Vitor Natação/ E C Taubaté

42:44

Jorge Eduardo Oliveira

P. M. Ubatuba

43:17

Carlos Henrique Santos

Vitor Natação/ E C Taubaté

44:17

Alan Pereira Coelho

Vitor Natação/ E C Taubaté

45:31

Luiz Carlos Manfredini Jr

Clube Literário Guaratinguetá

48:14

Caio Rodrigo Cardoso Soares

P. M. Ubatuba

48:15

Ramadan Mohamad El Ali

P. M. Ubatuba

53:00

Lucas Carvalho Pontes

Vitor Natação/ E C Taubaté

10º

53:07

Gustavo Almeida de Paula

Vitor Natação/ E C Taubaté

11º

57:25

Manoel Ignácio R. Moraes

Clube Literário Guaratinguetá

12º

1.01:04

Gabriel Ferreira

Academia Winner S J Campos

13º

1.08:12

Germarley Willian dos Anjos

Clube Literário Guaratinguetá

Categoria –17 e 18 anos feminino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

56:09

Flavia Rodrigues Amorim

Clube Literário Guaratinguetá

Categoria –19 a 24 anos masculino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

39:10

Patrick Winkler

Ac. Surf Team São Paulo

41:40

Gustavo Kenji Ebinuma

Clube Literário Guaratinguetá

42:18

Raphael David da Silva

Vitor Natação/ E C Taubaté

42:54

Bruno Fernandes Barros

AcBarros AcquaSport Ubatuba

45:25

Alexandre Tekenaka

P. M. Ubatuba

46:53

Bruno Nasser Pappa

P. M. Ubatuba

50:40

Frederico Vicente Fernandes

Esc. Anjos D’Água Jacareí

56:58

Ederson Leite Nunes

P. M. Ubatuba

59:52

Michel Cardoso

Ac. Surf Team São Paulo

10º

1.00:00

Rafael Vieira de Oliveira

P. M. Ubatuba

Categoria –19 a 24 anos feminino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

49:52

Bruna C. de Almeida

Atleta Cidadão S J Campos

53:11

Raquel Stein Viana

Academia Winner S J Campos

54:50

Giselly Pinheiro Leite

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

59:09

Hozany Epifanio Santos

P. M. Ubtuba

59:55

Joana Angélica

Academia Winner S J Campos

1.02:43

Shaiane Carolina

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

1.07:16

Marcela dos Reis Paula

DEP - Pindamonhangaba

Categoria –25 a 30 anos masculino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

45:49

Luiz Cláudio C. Rodrigues

P. M. Ubatuba

50:01

Luiz Gustavo Coimbra

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

50:21

Ronaldo Teodoro da Silva

P. M. Ubatuba

54:10

Vinicius

Ac. Surf Team São Paulo

Categoria –25 a 30 anos feminino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

46:49

Giorgia Lunardelli

Ac. Surf Team São Paulo

58:05

Sirlene Aparecida Vieira

Ac. Aquatic Baroni - Jacareí

1.00:04

Patricia Aparecida Santos

P. M. Ubatuba

1.05:10

Denise Maria Loureiro

Academia Winner S J Campos

Categoria –31 a 39 anos masculino – 3000 metros

Class

Tempo

Nome

Clube/Cidade

42:38

Waldyr Arid Junior

P. M. Ubatuba

46:33

Mauricio Lima Abud

Ac. Surf Team São Paulo

46:35

José Alexandre Pigatto

Ac. Surf Team São Paulo

47:27

Luiz Cláudio Graglia

Academia R H + Ubatuba

48:16

Vanderson Dias xavier

DEP – Pindamonhangaba

49:22

João Ricardo Toledo

P. M. Ubatuba

54:00

Thiago Penha Ferreira

P. M. Ubatuba

55:05

Carlos Alberto da Silva

DEP – Pindamonhangaba

59:36

José Eduardo Barros

P. M. Ubatuba

10º

1.03:25

Lincon Brasil Pereira

Academia Winner S J Campos

11º

1.08:00

Rodolfo Rodrigues Santos

Academia Winner S J Campos

(Fonte: SEL/PMU)



Pesquisa
 

Ação Litoral

Carta do Leitor Topo

Percentagens e pontos percentuais - Minha mensagem expressa apenas indignação em relação a maneira que estão sendo divulgadas as pesquisas, principalmente no que se refere à margem de erro.
Em pesquisas, seja lá qual for a finalidade, eleitoral ou mercadológica, deve ser informada a margem de erro em pontos percentuais e não em percentagens. Porque 4% (por cento) de margem de erro em um resultado de 20% seria igual a 19,20% para menos e 20,80% para mais. Esta afirmação aponta para uma margem de erro de 0,8 p.p. (ponto percentual) para mais ou para menos, pois, para obter este resultado teriam que ser ouvidas 10.000 pessoas. Quando estamos afirmando que possuimos um resultado de 20% com uma margem de erro de 4 p.p., significa que temos um resultado que pode variar entre 16% a 24%. É inadmissível afirmar que uma pesquisa possa apresentar apenas 4% (quatro por cento) de margem de erro, afinal de contas, os grandes institutos trabalham com margens muito maiores que 0,8 p.p.
Aproveito a oportunidade para divulgar o site da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) - http://www.abep.org/m-arquivo.htm  - para que os profissionais como o jornalista Ednelson Prado aprendam a divulgar melhor suas informações sobre pesquisas, uma vez que o papel de um jornalista é informar corretamente os fatos.

Alessandro Terra Palhares
MEDIMIX DO BRASIL


Ainda as pesquisas - Pode parecer que estou batendo na mesma tecla, mas não é verdade. A pesquisa da Opinião, mais uma vez, não foi publicada na íntegra. Veja clicando aqui e compare com a pesquisa do DataVale. Não foi divulgada a metodologia, o formulário de perguntas, nem a quantidade de entrevistas nem por região, nem por sexo, nem por idade e nem por escolaridade. Somente apareceram os cruzamentos dos resultados. Isto significa que podem ter sido feitas mais entrevistas em uma região ou perfil de eleitor que interessa e menos em outras regiões ou perfis de eleitores menos favoráveis. Parece que há algo muito sério a ser escondido. Estamos falando apenas de TRANSPARÊNCIA, meus caros!
Só mais dois detalhes:
- A pesquisa da Opinião mostra os candidatos Andrade e Osmar. Ora, eles não são candidatos! Estes nomes, mesmo que citados por algum entrevistado, deve ser colocado como nulo. Então, o entrevistador passa para a pergunta estimulada. Isto é metodologia correta!
- A diferença entre porcentagem e pontos percentuais, se tratando de resultado de pesquisa é muito importante. Quando se diz, por exemplo que a pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para cima ou para baixo, quer dizer que um candidato que tem 20% pode variar de 16 a 24%. Se é dito que a margem é de 4 por cento, quer dizer que o candidato que tem 20% pode variar de 19,2 até 20,8%, dando uma margem de 0,8 ponto percentual para cima ou para baixo. Para chegar neste parâmetro, haveria necessidade de aproximadamente 30.000 entrevistas em Ubatuba e não apenas 522.

Álvaro Gonçalves
Ubatuba, SP


Esclarecimento - Caro leitor, pela primeira vez utilizo-me deste espaço para emitir opinião e não apenas para informar, como tenho feito já há algum tempo. Tomo a iniciativa para reparar falhas cometidas na última matéria publicada com minha assinatura, referente à pesquisa realizada pela empresa “Opinião’ entre os dias 21 e 22 de setembro.
Mas é preciso deixar claro que não há porque responder aos críticos que foram em busca de tais falhas, e sim por respeito a você que tem o direito constitucional à informação, mas a informação correta. Este é um dos princípios éticos que mais respeito, o da verdade dos fatos e sua divulgação imparcial.
Diante disso, explico que o item referente à rejeição dos candidatos realmente não condiz com os números exatos, porque dizem respeito ao constatado no levantamento setorizado, no caso o que foi levantado junto aos moradores da Enseada. É que durante a análise do que a pesquisa apresentava e com a preocupação em elucidar os percentuais e divulgar os resultados, houve confusão entre os vários gráficos analisados. Não houve, em nenhum momento, má fé, sim um erro (grotesco, admito), que pode ocorrer com qualquer um. Os números podem ser vistos na pesquisa cujo link se encontra nesta página.
Sobre quem encomendou a pesquisa, reafirmo o que foi dito na matéria e depois explicado pelo senhor Josias Sabóia. O Sindicato dos Hotéis foi a única entidade a encomendar pesquisa no município, porque o jornal “A Semana”, realmente é apenas um veículo de comunicação.
E quando me referi a uma segunda pesquisa é porque o referido Sindicato já havia divulgado em agosto um primeiro levantamento sobre a corrida eleitoral no município. Agora, quanto ao motivo que levou a entidade a se preocupar apenas com Ubatuba, a resposta deve vir da direção da entidade representativa. Não tenho procuração para responder. Porém, posso ter o direito, assim como qualquer outro munícipe, de me perguntar se não seria pelo fato de Ubatuba estar em situação bem mais delicada econômica e politicamente em relação às demais cidades do Litoral Norte?
A resposta pode ser dada ou pelos diretores, ou por qualquer um que viva na cidade a acompanhe os acontecimentos políticos e econômicos dos últimos anos, que têm sido de administrações questionáveis e de falta de ações que resultem em desenvolvimento e crescimento que atenuem o sofrimento do povo que há muito espera mudanças.
Por último, sou jornalista, formado, com registro profissional junto ao Ministério do Trabalho, profissional liberal e posso prestar serviços para entidades, empresas ou colaborar com quem quer que seja, desde que aja de maneira ética e responsável. Portanto, meu compromisso é com a informação e com a sociedade.
Agradeço o espaço e espero ter corrigido a falha e deixado clara minha posição como profissional, que vem antes de qualquer tendência ou posicionamento político.

Ednelson Prado
Jornalista – MTB 35173
e-mail: ednelsonfsprado@uol.com.br

Nota do Editor

Segue abaixo link para as duas últimas Pesquisas Eleitorais de Ubatuba, assim como institutos e patrocinadores das mesmas:

Pesquisa 001/2004 - Data Vale - Jornal A Semana
Pesquisa 002/2004 - Opinião Pesquisas - Sindicato de Hotéis, Bares e Similares

Emilio Campi
Editor

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Vista do Caisinho Ubatuba

Vista do Caisinho
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor