Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 30 de setembro de 2004 - Nº 1127 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Comércio deve ficar fechado até 17h no domingo, diz Justiça Eleitoral
Região tem três praias poluídas por esgoto doméstico
Circuito Costa Verde no Domingo na Paulista
Caraguatatuba e Ubatuba comemoram a Semana do Idoso


Caraguatatuba
Pró Bandas acontece em Caraguá reciclando maestros e músicos de bandas
Teatro invade Caraguá em outubro
PMDB de Caraguá pede cassação de Aguilar
Juíza orienta partidos sobre 'boca-de-urna'
Estado promete liberar Rio-Santos em dezembro
Fundacc encerra Projeto Leitura Viva com participação maciça da comunidade
Biker de Caraguá é ouro em prova internacional
Câmara aprova Título de Cidadão para Laércio Albaricci
Jogo soleciona jovens para base do clube
Concurso de Trovas sobre Santo Antonio premia autores na Praça do Caiçara
Pró Bandas acontece em Caraguá reciclando maestros e músicos de bandas
Câmara aprova título de cidadão ao dirigente regional de ensino

Ilhabela
Ilhabela embarga obra atribuída ao presidente da Câmara de São Sebastião

São Sebastião
Delegação de São Sebastião faz bonito no Festival de Jogos Adaptados à Terceira Idade
Candidatos a vereador participam de debate no bairro de Maresias
Prefeitura denuncia ao MP “indícios de parcelamento irregular de solo”
Arte Comunidade: escola abre espaço para exposição na Enseada
Médicos africanos recebem orientação

Ubatuba
Suposto segurança de candidato é preso por porte ilegal de arma
Quilombolas de Ubatuba recebem kits
Eventos da SETUR
Programação da Fundart - Outubro 2004
Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal - 2004

Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Comércio deve ficar fechado até 17h no domingo, diz Justiça Eleitoral

Litoral Norte - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) divulgou nota informando que é proibida a abertura do comércio neste domingo, 3 de outubro, até às 17 horas.
A exceção são estabelecimentos ligados à saúde, transportes, alimentação e entretenimento, desde que sejam garantidos aos seus empregados tempo e condições para o exercício do voto.
A proibição está no artigo 103, da Resolução nº 21.633, do TSE. (Fonte: Correio do Litoral)

Região tem três praias poluídas por esgoto doméstico

Litoral Norte - Esgoto lançado ao mar seria um dos principais causadores da poluição da praia do Pontal da Cruz
O laudo da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) divulgado ontem revela que três praias do Litoral Norte estão poluídas por esgoto doméstico.
No laudo anterior, válido até terça-feira, eram quatro nesta condição. Os laudos semanais da Cetesb mostram que a praia do Pontal da Cruz, em São Sebastião, está poluída por esgoto doméstico, desde o mês de agosto.
Em Caraguatatuba também se mantém impróprias as praias da Cocanha e Tabatinga. As praias de Ilhabela e Ubatuba estão livres para os banhistas, segundo o laudo. O mesmo ocorre em Bertioga, Baixada Santista. No Guarujá, também nessa região, continua poluída a Praia do Perequê. As coletas de amostras para análises foram feitas entre 30 de agosto e dia 26, domingo passado, uma por semana. Chuvas podem alterar a balneabilidade porque arrastam para as praias esgoto de áreas sem saneamento básico. (Fonte: Imprensa Livre)

Circuito Costa Verde no Domingo na Paulista

Litoral Norte - Nesse Domingo 26/09 o Consórcio Regional do Litoral Norte Paulista “Circuito Costa Verde” formado pelas cidades: Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba esteve em São Paulo na 18ª edição do evento “Domingo na Paulista” que dava inicio à primavera. O projeto é de iniciativa da Prefeitura de São Paulo e da Associação Paulista Viva, várias atrações estiveram na avenida relacionadas ao tema em estações. Das 9h às 14h o Consórcio divulgou imagens
das belas praias do Litoral Norte Paulista, exposição e vendas de artesanatos e de gastronomia, chamando a atenção dos visitantes. Ubatuba foi representada pela COMTUR - Companhia Municipal de Turismo com o apoio da Secretaria de Turismo, levando imagens e informações da cidade com banners, folheteria dos meios de hospedagens e restaurantes, bem como as atrações do município, entre elas o Projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba. O artesanato de Ubatuba esteve representado pelos artesãos Menguelli do Refazendo Arte, Almir e Alex da Associação de Artesãos da Casanga. A gastronomia foi uma atração a parte com os produtos feito com gengibre da produtora local D. Alaíde e as famosas bananadas do Tachão de Ubatuba. Ilhabela contou com a presença do Diretor de Turismo Alfredo Cirillo que juntamente com sua equipe da Secretaria de Turismo, divulgou os famosos atrativos da Ilha. Caraguatatuba foi representada pela Associação de Hotéis e Pousadas que expôs o artesanato local e disponibilizou informações da cidade. Os visitantes do stand ainda puderam concorrer a uma hospedagem na cidade. São Sebastião foi representada pela Cooperativa de Artesanato que divulgou peças de cerâmica.
Com a temperatura de 40 graus nesse Domingo em São Paulo a exposição das cidades do Litoral Norte foi uma viagem ao paraíso para os paulistanos! (depoimento de visitante). Com imagens do verde da Mata Atlântica e o azul do mar.
O evento na Paulista contribuiu para o fortalecimento e desenvolvimento da regionalização na Costa Verde, consolidando a região como destino turístico e comercialização de um produto diferenciado que pode atender as novas exigências do mercado. (Fonte: COMTUR)

Caraguatatuba e Ubatuba comemoram a Semana do Idoso

Litoral Norte - As prefeituras de Caraguatatuba e Ubatuba realizaram eventos culturais e atividades físicas para celebrar a Semana da Terceira Idade. A data oficial que homenageia os idosos foi comemorada na segunda-feira (27/09).
A Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Caraguá e a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realizam desde segunda-feira até sexta-feira , atividades na praça Cândido Mota.
Integrantes da instituição Pró + Vida estão expondo e pintando quadros no local, das 14 às 17 horas. Além da atividade de pintura, uma palestra sobre o tema “Conscientização dos Direitos” foi proferida ontem, no Ceprolin, às 17h, pelo delegado seccional do litoral norte, Dr.João Barbosa. A secretária de Assistência Social, Ana Carolina Stringari, explica que o objetivo do evento é reconhecer que o trabalho com os idosos é um aprendizado, já que busca o respeito, a experiência e a dignidade. “É um meio que encontramos para auxiliar a reconstrução de projetos de vida” afirma.
Os participantes das atividades da Semana do Idoso de Caraguá estão empolgados com a realização do evento. “Pretendo aprender e passar este conhecimento para minhas amigas. Na verdade, até o ano passado eu não vivia, este ano estou nova por estar participando da Educação Continuada”, conta Geralda Josefa da Conceição, de 60 anos.
O mesmo entusiasmo é demonstrado por Augusto Farias, de 62 anos. “Estou gostando de participar desta semana. Gosto de ir nos bailes da terceira idade” declara.
Em Ubatuba as comemorações foram realizadas pela Secretaria dos Esportes, e contaram com apoio do Fundo de Solidariedade e do Conselho Municipal do Idoso.
As atividades tiveram início na última sexta-feira e se estenderam até segunda-feira. A cerimônia de abertura aconteceu no ginásio poliesportivo do Tubão e contou com apresentação do grupo de cordas da FUNDART. No sábado, ocorreu um baile no mesmo ginásio e a entrada para menores de sessenta anos foi a doação de um quilo de alimento não perecível.
Toda a quantia arrecadada foi cedida à instituições de caridade da região que cuidam da terceira idade.
As celebrações em Ubatuba continuaram no domingo com a realização de um bingo de caráter solidário. Os prêmios destinados aos vencedores do jogo foram cestas feitas com alimentos e utensílios domésticos doados pela comunidade.
No evento de encerramento, que ocorreu na segunda-feira na praça Capricórnio, os idosos puderam realizar diversos exames de avaliação física, como medição da massa corporal e pressão, teste de equilíbrio e stress.
Para a professora de educação física da Secretaria de Esportes de Ubatuba e coordenadora do projeto “Atividade Física, Uma Questão de Saúde”, Mônica Alix da Silva, a satisfação do trabalho é a maior recompensa.
“Trabalhar com idosos é sensacional, dá pra se divertir ao mesmo tempo em que se percebe a melhora na qualidade de vida deles”, diz empolgada. A professora afirma também que as atividades melhoraram a saúde dos idosos. “Eles falam que problemas como hipertensão, dores musculares e até mesmo complicações cardíacas foram aliviados com a prática de exercícios”, conclui.
As atividades em Ubatuba registraram uma média de cento e cinqüenta idosos por dia de evento. (colaborou Bruna Vieira) (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Pró Bandas acontece em Caraguá reciclando maestros e músicos de bandas

Caraguatatuba - A Secretaria de Estado da Cultura promove em parceria com a Fundacc - Fundação Eo Pró Bandas, um programa de apoio às Bandas nos dias 23 e 24 de outubro, no Ceprolin em Caraguatatuba. As oficinas acontecem das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 no dia 23, sábado e das 8h30 às 12h30 no dia 24, domingo.
O Programa conta com oficinas técnicas gratuitas para maestros e músicos de bandas realizadas pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, sendo um veículo eficaz na reciclagem e reestruturação das bandas de música, além de apresentar fortes subsídios para a formação de novas gerações de músicos e maestros.
Aliando técnicas, métodos e profissionais qualificados, o Pró Bandas desenvolve oficinas dos cursos de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão além dos curso especial Informática aplicada à música, Harmonia e Arranjos.
Nesta edição do Pró Bandas em Caraguatatuba, as oficinas serão de Informática aplicada à música, harmonia e arranjos com Antonio Carlos Neves Campos; Improvisação e Arranjos com Hector Costita; Regência com Dario Sotelo; Flauta com Otávio Blóes; Clarineta com Márcia Guirra; Saxofone com Eric Heimann; Trompete com Oscarindo Roque; Trombone com Marcelo de Jesus Silva; Tuba com Luciano Vaz Vieira e Percussão com Luis Marcos Caldana.
Consolidando um dos mais sérios e importantes projetos culturais voltados para atividades desenvolvidas pelas bandas de música, o Pró Bandas efetua um resgate do passado, um aprimoramento do presente e uma antecipação do futuro para as bandas de música. Com exclusividade, e de forma inteiramente gratuita, os alunos terão acesso a métodos e partituras digitais contidas em um CD desenvolvido especialmente para o Pró Bandas.
Mais informações na Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, no centro ou pelos telefones 3883 3737, 3883 3727, ou 3883 7555. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte 450, no Indaiá. (Fonte: PMC)

Teatro invade Caraguá em outubro

Caraguatatuba - Caraguá será invadida por estudantes e amantes do teatro de 1º a 28 de outubro, quando começam a chegar os participantes do Festival Estudantil de Teatro, promovido pela Fundação Cultural. O Festival acontece durante o mês de outubro e reúne grupos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O Festival que, em sua terceira edição, está oferecendo R$ 4.500,00 em prêmios, tem chamado a atenção dos estudantes e atraído novos adeptos, a cada ano.
A organização do FET selecionou 40 espetáculos dos 83 inscritos. Os participantes são estudantes de diversas idades, incluindo universitários. O evento vai contar também com atrativos que acontecem gratuitamente em toda a parte da cidade, entre mostras paralelas, workshops, mostras de rua, teatro invisível, sessão maldita, buscando envolver a população no festival. Apenas os ingressos para a mostra competitiva são pagos e custam R$ 2,00 para adultos e R$ 1,00 para crianças. Informações e horários na Fundacc, ou pelo telefone (12) 3883-3737.
O diretor de Teatro da Fundacc, Júnior Magresco, acha que o FET ganhou credibilidade porque sempre recebeu os grupos com a devida atenção e aconteceu sem problemas de organização. "Isso faz com que o Festival ganhe reconhecimento, tanto no meio estudantil quanto artístico. O princípio básico do teatro é a integração entre ator e público, é o que ocorre no FET. A mostra é importante para descobrir o que as pessoas estão pensando atualmente. Para o público é válido para a formação de opinião, do senso crítico e estético e também para a reflexão", opina Magresco.
O FET é realizado pela Fundação Educacional e Cultural e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, além de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com a iniciativa privada.
Valorizar e estimular as manifestações das artes cênicas, oferecendo espaço a artistas novos e a grupos amadores, desenvolvendo o teatro na região e tornando-o acessível à comunidade, é o objetivo do FET.

Programação:

Sessão Maldita - 8 e 9, às 23h55,
'Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, direção Júnior Magresco.
Local: auditório da Fundacc.

Esquetes - dias 15, 16 e 17
Local: Centro Cultural do Travessão.

Mostra Paralela - 13 e 14
Infantil 'Dois Corações e Quatro Segredos', da Cia Genéricos, direção Rafael Andrade, da EEPG Colônia dos Pescadores.
Local: auditório da Fundacc, 20 horas.

Teatro de Rua - dias 20 e 21
Com Renata Abreu
Local: Praça do Caiçara.

Mostras de Rua - de 20 a 24, às 17 horas
Local: Praça do Caiçara.

Teatro do Meio Dia - de 2 a 11, e de 15 a 24
Local: Praça Cândido Mota.

Esquetes de cinco a dez minutos que mostram um trecho do que será passado à noite, na mostra competitiva.
Teatro Invisível
Acontece em locais como ônibus, ruas, praças, shoppings, com grupos de teatro de Caraguá, sem data e hora marcada.

Workshops de Teatro
Dias 6 e 7

'Dinâmica e Formação de Grupos', com Paulo Cardoso.
Dias 9 e 10

'A Filosofia do Teatro'
Dias 16 e 17

'Teatro de Animação', com Valéria Nardi.
Dias 19 e 20

'Interpretação', com Beto Vieira.
Dias 23 e 24

'Direção', com Fernando Rino.
Local: Ceprolin

Mostra Competitiva Infantil – 17 Horas – Auditório da Fundacc

02/10 – O Tic-Tac das Folhas – Hipersense Escola De Arte – Taubaté – SP.
03/10 – O Fantástico Mistério de Feiurinha – EMEF Carlos Altero Ortega – Caraguatatuba – SP.
04/10 – A Lenda do Reino Mágico – EE Dolores Martines de Castro – Pontal – SP.
05/10 – Uma Lição no Reino de Avelã – EMEF D. Pedro de Alcântara – São José dos Campos – SP.
06/10 – Boa Noite, Felipe! – Secretaria Municipal da Educação – São Sebastião – SP.
07/10 – O Baú da Inspiração Perdida – Biblioteca Monteiro Lobato – São Paulo – SP.
08/10 – A Vaca Lelé – Espaço Cultural "Esther Góes" – Santos – SP.
09/10 – Esqueceram de Nós – CAC Walmor Chagas – São José Dos Campos – SP.
10/10 – A Flauta Mágica -EE Prof. Yonne Cesar G. de Oliveira -Pindamonhangaba – SP.
11/10 – Quem Casa Quer Casa, Ou Não? – EMEF Prof. Francisco Mendes De Almeida – Cesário Lange – SP. Mostra Competitiva Adulta – 20 Horas
15/10 – Chocolate, Cravos e Espinhas – Escola de 2º Grau Monsenhor Miguel de Sanctis – Guaçuí – ES.
16/10 – O Senhor Porcenhac – Faculdade Paulista de Artes – São Paulo – SP.
17/10 – A Pedra de Savannah – N.E.I. Núcleo de Ensino e Integração – São Paulo – SP.
18/10 – O Pôr-do-Sol – Técnica Estadual Fernando Prestes – Sorocaba – SP.
19/10 – Morte e Vida Severina – EE Prof. Murilo do Amaral – Aparecida – SP.
20/10 – Auto da Barca do Inferno – EE Ivens Vieira – Angatuba – SP.
21/10 – Minha Alma Está Repleta de Escorpiões-Escola Livre de Artes Cênicas-Santos-SP.
22/10 – Se Correr o Bicho Pega, se Ficar o Bicho Come – UFMG – Belo Horizonte – MG.
23/10 – Arlequim, Servidor de Dois Amos – EE Joseano Costa Pinto – Salto – SP.
24/10 – Enamorados – ONG Palco Social – Rio de Janeiro – RJ.

Mostra Competitiva Rua – 17 Horas – Praça do Caiçara

20/10 – Zé Jacuné - Um Homem Azarado, Porém, com Muita Fé – EE Alcides de Castro Galvão – Caraguatatuba – SP.
21/10 – Farsa e Justiça do Juiz Corregedor – UNESP – Guaratinguetá – SP.
22/10 – Milkshakespeare – ONG Guardiões da Natureza do Brasil – São José dos Campos – SP.
23/10 – Pra lá de Bagdá – UNISANTA – Universidade Santa Cecília – Santos – SP.
24/10 – Bumba-Meu-Boi – FASC – Faculdade Santa Cecília – Pindamonhangaba – SP.

Mostra Competitiva Esquetes –Praça do Travessão

15 de Outubro
16h00 – Diga Que Me Ama!!! – Colégio Sigma – Caraguatatuba – SP.
16h20 – Bacantes – Colônia Dos Pescadores – Caraguatatuba – SP.
16h40 – Romeu e Julieta – Educ. Continuada da Terceira Idade – Caraguatatuba – SP.
17h00 – A Crônica Do Punk – Colégio Progresso – São Sebastião – SP.
17h20 – O Castigo Da Soberba – ONG Guardiões da Natureza do Brasil – São José Dos Campos – SP.

16 de Outubro
16h00 – Namoro no Carro – Salto – SP.
16h20 – Burundanga – EE Angelo Barros de Araújo – Caraguatatuba – SP.
16h40 – Amores e Amores – EE Antonio de Freitas Avelar – Caraguatatuba – SP.
17h00 – Precheca – EE Josepha de Sant’Anna Neves – São Sebastião – SP.
17h20 – A Comédia e a Tragédia – EMEF. Alaor Xavier Junqueira – Caraguatatuba – SP.

17 de Outubro
16h00 – O Barão Do Travessão – EE Avelino Ferreira – Caraguatatuba – SP.
16h20 – Parlapatões, Patifes e Paspalhões – EE Antonio Alves Bernardinho – Caraguatatuba – SP.
16h40 – O Inquiridor – Aparecido Garcia – Jundiaí – SP.
17h00 – Um Bonde Chamado Desejo – Secretaria Municipal da Educação – Caraguatatuba – SP.

17h20 – Duas Idiotas Sentadas Cada Qual No Seu Barril... – EE Thomaz Ribeiro de Lima – Caraguatatuba – SP. (Fonte: PMC)

PMDB de Caraguá pede cassação de Aguilar

Caraguatatuba- O PMDB procolou ontem no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba representação pedindo a cassação do candidato a prefeito José Pereira Aguilar (PSDB). Segundo o advogado José Beraldo, foi pedida a cassação da candidatura de Aguilar porque o candidato da Coligação Caraguá No Caminho Certo teria cometido infrações eleitorais, entre elas o uso da letra A e as cores amarelo e azul como símbolos da campanha. A letra A estilizada e as cores são encontradas em prédios públicos e obras da atual administração.
O advogado também acusou Aguilar de usar a máquina administrativa durante a campanha eleitoral. Segundo ele, a prefeitura tem feito a limpeza dos bairros onde acontecem os comícios de Aguilar e funcionários da prefeitura participam da campanha.
Aguilar não foi localizado ontem para comentar o assunto. Sidnei de Oliveira Andrade, delegado do PSDB e representante das coligações, rebateu as acusações feitas pelo PMDB.
Segundo ele, o uso da letra A e das cores amarela e zul foi considerado legal pela Justiça Eleitoral. Com relação à limpeza dos bairros, Andrade disse que a medida beneficia todos os candidatos.
Sobre participação na campanha eleitoral, Andrade afirmou que a lei garante seu direito de militar na política mesmo exercendo cargo público, desde que atue fora do horário de expediente da prefeitura.
Até as 19h de ontem, o pedido de cassação não havia sido encaminhado à juíza Regiane dos Santos. (Fonte: ValeParaibano)

Juíza orienta partidos sobre 'boca-de-urna'

Caraguatatuba - A juíza eleitoral de Caraguatatuba, Regiane dos Santos, convocou ontem representantes dos partidos, das polícias Civil e Militar e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para esclarecer as regras para o dia 3 de outubro. A promotora eleitoral, Maria Cristina Tadeu Garcia, também participou da reunião. Segundo Regiane, no dia das eleições não será permitida a boca-de-urna nem o transporte de eleitores pelos partidos. A fiscalização, segundo ela, será rígida, contando com o apoio da polícia. "Não será permitida a aglomeração de pessoas nos locais de votação." (Fonte: ValeParaibano)

Estado promete liberar Rio-Santos em dezembro

Caraguatatuba - O secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, disse ontem, durante vistoria nas rodovias do Litoral Norte, que as obras na Rio-Santos deverão ser totalmente concluídas e liberadas ao tráfego a partir do dia 15 de dezembro deste ano.
"Nossa preocupação é liberar a rodovia a partir desta data, quando terá início oficialmente a temporada de verão na região", afirmou.
No Programa de Recuperação de Rodovias, feito em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Estado está investindo R$ 31,6 milhões para obras de melhorias na Rio-Santos.
O trecho entre São Sebastião e Caraguá recebe obras de melhorias em 17,6 quilômetros. São obras de duplicação (12,6 quilômetros), acostamento (31 quilômetros) e ciclovia (10 quilômetros). No trecho entre Caraguá e Ubatuba, as obras acontecem em 46,4 quilômetros. As obras nesse trecho estão orçadas em R$ 17,9 milhões. São 4,2 quilômetros de duplicação; 8 quilômetros de terceira faixa; 53 quilômetros de acostamento e 13 quilômetros de ciclovia.
Em Caraguá, Rais Lopes disse que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) fará estudos para avaliar a possibilidade de implantar uma rotatória no acesso ao bairro Cidade Jardim, obra reivindicada pelos moradores.
"Temos que avaliar se a implantação da rotatória não causará prejuízos à rodovia ou às marginais, já que existe um espaço reduzido para executar a obra", disse.
Esgoto - Com relação à denúncia feita por comerciantes da avenida Castelo Branco, em Caraguá, sobre ligação irregular de esgoto por parte da empreiteira OAS, Lopes constatou o problema, e disse que dentro de um mês tudo será solucionado.
Segundo o comerciante Carlos Ferreira da Silva, a OAS e os fiscais do DER foram alertados pelos lojistas sobre o problema, mas que teriam afirmado que a ligação estava correta.
"O mau cheiro é insuportável, além disso, em dias de chuva, o esgoto retorna para o interior do meu estabelecimento", afirmou Silva.
O secretário disse que a empreiteira encontrou duas redes coletoras, uma delas clandestina, e que, para evitar que o esgoto corresse a céu aberto, ela optou por fazer a ligação do esgoto à rede de águas pluviais.  (Fonte: ValeParaibano)

Fundacc encerra Projeto Leitura Viva com participação maciça da comunidade

Caraguatatuba - O projeto Leitura Viva, uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – realizou sua última edição nesta terça 27, na Praça do Caiçara com a leitura do texto “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico Garcia Lorca com os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e da Assistência Social. O projeto teve início no dia 17 de fevereiro e aconteceu a cada última quinta-feira de cada mês.
O objetivo do projeto é estimular grupos de estudo sobre literatura dramática, apontar gêneros literários, estilos e escolas estéticas, assim como formar uma comunidade de leitores que reflitam sobre questões históricas e suas influências na literatura e também divulgar novos autores.
No início do programa participaram grupos teatrais, como Cia Popatapataio, Cia Junior Magresco, Cia Genérico, entre outros.
Segundo a presidente da Fundacc, Eloiza Andrade Antunes, aconteceu um fato muito interessante durante a realização do Leitura Viva – “O público que assistiu às apresentações, formado por professores, alunos, e comunidade em geral, acabou sendo despertado a participar também. Isso vem mostrar que a comunidade está se envolvendo na vida cultural da cidade, e o projeto alcançou seus objetivos” comenta .
Desse modo, realizaram a Leitura Viva além dos grupos e cias. teatrais, os funcionários da Fundacc, a Educação Continuada da Terceira Idade, e professores e alunos da E.E Antonio de Freitas Avelar, e fechando o projeto, os profissionais da Educação e Assistência Social da Prefeitura Municipal. (Fonte: Fundacc)

Biker de Caraguá é ouro em prova internacional

Caraguatatuba - O piloto de montain bike de Caraguá, Adolfo José Mariano, conquistou medalha de ouro na prova Internacional "Iron bike", em Minas Gerais, deixando para trás nomes consagrados como o ex-campeão brasileiro e mundial, Eduardo Ramires e outros favoritos.
O ciclista de Caraguá Adolfo José Mariano conquistou medalha de ouro na prova Internacional de Montain Bike, o "Iron bike", na categoria Sênior, na prova que aconteceu no último final de semana, em Mariana -MG, reunindo atletas de 17 países e 16 estados brasileiros, com a participação de aproximadamente 1.100 atletas, que disputaram 22 categorias.
No sábado, Mariano disputou na sua categoria com mais de 100 atletas, em um percurso de 75 km e venceu com o tempo de 3h52. Já no domingo, ele foi o 3º colocado, com o tempo de 3h39 percorrendo os 69 km de percurso. Na soma final dos pontos, sagrou-se campeão deixando para trás nomes consagrados na modalidade, como o ex-campeão brasileiro e mundial da categoria, Eduardo Ramires, e outros favoritos, mostrando que nem mesmo os obstáculos ao longo do percurso desanimaram.
Nos dias da prova o sol esteve forte e o trajeto inúmeras dificuldades como travessia de rios com as bikes nas costas, cavernas, pontes estreitas, fortes subidas, trechos de single track, sem falar na multidão de atletas que largaram juntos. Tudo isso não impediu que o atleta caraguatatubense conquistasse a medalha de ouro.
Mariano contou com o apoio da prefeitura municipal de Caraguá e da loja J. Bike para realizar o sonho de ser campeão. Ele faz parte da equipe Nossa Caraguá da Associação de Ciclistas de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Câmara aprova Título de Cidadão para Laércio Albaricci
Projeto entrou em Regime de Urgência e teve superlotação no Parlamento Municipal

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve superlotada na Sessão Ordinária semanal de 28 de setembro, terça-feira, quando da votação e aprovação, em Regime de Urgência, de Projeto de Resolução de autoria do Vereador Antonio Estevam de Matos (PSDC), que concede Título de Cidadão para o Dirigente Regional de Ensino Laércio Albaricci. Ao final apenas esta propositura foi votada.
Mais de 240 pessoas estiveram presentes nas galerias da Câmara Municipal de Caraguatatuba, para a votação, em Regime de Urgência, do Projeto de Resolução, do Vereador Antonio Estevam de Matos, que concede Título de Cidadão para o Dirigente Regional de Ensino, Laércio Albaricci.
A superlotação era de professores, supervisores de ensino, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos, assistentes e funcionários do setor escolar, que juntos vieram prestigiar a propositura que concede honraria ao Dirigente Regional de Ensino.
Ao final o projeto foi aprovado por unanimidade e devido ao horário, por volta das 23 horas, foi encerrada a sessão. Os projetos constantes na pauta, a maioria vetos do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), serão discutidos na próxima sessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Jogo seleciona jovens para base do clube

Caraguatatuba - O Sport Clube Internacional realizará nos dias 06 e 07 de novembro de 2004 um evento no centro esportivo de Caraguatatuba, com o objetivo de selecionar garotos de 11 á 19 anos para fazer parte das categorias de base do clube.
As inscrições serão realizadas de 13 de outubro á 06 de novembro, no centro esportivo de caraguatatuba, fisk (caraguatatuba, são sebastião e ubatuba) e agrocampo (perequê), o valor da inscrição é de r$ 5,00 e um quilo de alimento não perecível. Os candidatos deverão levar calção, meia e chuteira para o local da seleção. Maiores informações pelo telefone: 12-9722 2368 com vitor ou nos locais de incrição.
Patrocinio: organização Campo Santo.
Apoio: sorvetes Nestle, Fisk, Agrocampo (perequê) e prefeitura municipal de Caraguatatuba.
Organização: projeto integração e ver eventos esportivos.
Divulgação: Mix Arte Comunicação.

Trovas sobre Santo Antonio premia autores na Praça do Caiçara

Caraguatatuba - A premiação do Concurso de Trovas sobre Santo Antonio aconteceu na terça 28, na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, durante o encerramento do Projeto Leitura Viva, com a presença da presidente da Fundacc, Eloiza Andrade Antunes, da diretora de cultura Maria do Carmo Ferreira, e de grande público e autores.
O primeiro lugar ficou para Sra. Argemira Fernandes Marcondes, de Taubaté e o Sr. Marcos Augusto da Silva Fonseca, de Caraguatatuba ficou com a segunda colocação. Os autores premiados receberam certificados e livros sobre a história da cidade.
Realizado pela Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, o Concurso de Trovas sobre Santo Antonio fez parte das comemorações às festividades do Mês de Santo Antonio de Caraguatatuba, projeto realizado pela Prefeitura Municipal, Fundacc, Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, com apoio do Sebrae-SP.
O concurso teve por objetivo incentivar a composição poética sob a forma de trova, das manifestações populares ligadas a Santo Antonio, abrindo espaço para novos talentos, valorizando e divulgando seus trabalhos.
A Fundacc recebeu 30 trabalhos concorrentes, sendo 16 de Caraguatatuba, três de São Sebastião, quatro de Taubaté, também quatro de Guaratinguetá, e um de Lorena, um de São Bernardo do Campo, e também um de Campo Grande, MS.
A trova, entre outras definições, é uma composição poética de quatro versos de sete sílabas poéticas, que tem de ter rima no mínimo da 2ª com a 4ª linha. (Fonte: Fundacc)

Pró Bandas acontece em Caraguá reciclando maestros e músicos de bandas

Caraguatatuba - A Secretaria de Estado da Cultura promove em parceria com a Fundacc o Pró Bandas, um programa de apoio às Bandas nos dias 23 e 24 de outubro, no Ceprolin em Caraguatatuba. As oficinas acontecem das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 no dia 23, sábado e das 8h30 às 12h30 no dia 24, domingo.
O Programa conta com oficinas técnicas gratuitas para maestros e músicos de bandas realizadas pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, sendo um veículo eficaz na reciclagem e reestruturação das bandas de música, além de apresentar fortes subsídios para a formação de novas gerações de músicos e maestros.
Aliando técnicas, métodos e profissionais qualificados, o Pró Bandas desenvolve oficinas dos cursos de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão além dos curso especial Informática aplicada à música, Harmonia e Arranjos.
Nesta edição do Pró Bandas em Caraguatatuba, as oficinas serão de Informática aplicada à música, harmonia e arranjos com Antonio Carlos Neves Campos; Improvisação e Arranjos com Hector Costita; Regência com Dario Sotelo; Flauta com Otávio Blóes; Clarineta com Márcia Guirra; Saxofone com Eric Heimann; Trompete com Oscarindo Roque; Trombone com Marcelo de Jesus Silva; Tuba com Luciano Vaz Vieira e Percussão com Luis Marcos Caldana.
Consolidando um dos mais sérios e importantes projetos culturais voltados para atividades desenvolvidas pelas bandas de música, o Pró Bandas efetua um resgate do passado, um aprimoramento do presente e uma antecipação do futuro para as bandas de música. Com exclusividade, e de forma inteiramente gratuita, os alunos terão acesso a métodos e partituras digitais contidas em um CD desenvolvido especialmente para o Pró Bandas.
Mais informações na Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, no centro ou pelos telefones 3883 3737, 3883 3727, ou 3883 7555. O Ceprolin fica na Av. Rio Grande do Norte 450, no Indaiá.  (Fonte: Fundacc)

Câmara aprova título de cidadão ao dirigente regional de ensino

Caraguatatuba - Foi aprovada na sessão de câmara da última terça-feira o projeto de resolução apresentado pelo vereador Antônio Estevam de Matos, que concede o título de cidadão caraguatatubense ao atual dirigente regional de ensino, Laércio Albarici.
O projeto entrou em regime de urgência e contou com a presença de professores, alunos e funcionários da rede estadual de ensino, que lotaram a Câmara para acompanhar de perto a votação.
Como a maioria dos vereadores quis comentar a indicação do título, não houve mais nenhuma votação na sessão, que terminou por volta das 23h. Antonio Estevam, o Toninho Caroba, disse que a entrega desse título é de grande importância devido aos trabalhos que vêm sendo desenvolvido por Albarici em todo o Litoral Norte.
Juarez Pardim comentou que a Câmara está cumprindo seu papel: “Sempre divergiu quando foi preciso, assim como sempre reconheceu as pessoas quando preciso”. Ele completou tal afirmação, dizendo que hoje o legislativo não tem divergência alguma com o dirigente, como ocorreu em ocasiões passadas e, ao contrário, reconhece seu trabalho.
Os projetos constantes na pauta, a maioria vetos do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), serão discutidos na próxima sessão. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Ilhabela embarga obra atribuída ao presidente da Câmara de S. Sebastião

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela aplicou auto de embargo de obra no Bonete, em Ilhabela. O auto foi aplicado contra Marcos Leopoldino, presidente da Câmara de São Sebastião. O fato ocorreu na quinta-feira da semana passada e confirmado ontem pelo fiscal da Prefeitura de Ilhabela, José Eduardo de Souza.
O secretário municipal de Obras, João Marques da Costa, complementa que o embargo se deve à falta de projeto sobre a obra.
O vereador de Ilhabela Rogério Ribeiro de Sá, o Catolé, é autor de requerimentos à prefeitura, que pedem esclarecimentos sobre eventuais obras na praia do Bonete e também de Castelhanos, outra no entorno do Parque Estadual de Ilhabela. Catolé conta que em abaixo-assinado da Sociedade Amigos do Bonete, os moradores pedem “contenção” de obras relacionadas a pousadas e chalés.
Segundo o parlamentar, o abaixo-assinado cita entre outros assuntos, “nove chalés em propriedade de Marcos Leopol-dino”. O abaixo-assinado foi encaminhado à Prefeitura de Ilhabela, ao Ministério Público, e ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).
“Por estes dias, vi Marcos Leopoldino e ele negou estar construindo algum empreendimento no local”, Catolé declarou.
Conforme o fiscal José Eduardo de Souza, o embargo foi aplicado em razão de informações prestadas pela comunidade do Bonete. “Não havia ninguém na obra, caracterizada pela instalação de um alicerce em torno de 16 metros quadrados; aparentemente seria para uma casa”, ele completou. Segundo o fiscal, o terreno não é cadastrado pela prefeitura.
Ontem Marcos Leopoldino, atendendo ao Imprensa Livre, declarou não ter qualquer envolvimento com o fato do embargo de obra. “A Prefeitura de Ilhabela está equivocada”.
Declarou que tem um terreno nesta praia há cerca de 2,5 anos, cujo contrato de compra e venda está registrado em cartório. “O que fiz foi apenas limpar o terreno e instalar uma cerca por causa de uma área de servidão; há obras à beira do rio e estão me vinculado a tudo isto”.
Outras obras - O vereador Catolé, por meio dos requerimentos à Prefeitura de Ilhabela, também quer informações sobre um projeto que seria destinado à construção de pousada com 25 unidades no Bonete. Pelo abaixo-assinado da Sociedade Amigos do Bonete, a obra seria de propriedade da “Organização Bonete Brasil, do sócio Luiz Chemin”.
O secretário de Obras, João Marques da Costa, confirma que este projeto para construção de pousada foi protolocado na prefeitura, mas seria para 16 unidades. “A obra ainda não existe e me parece que o projeto foi retirado para avaliação e licenciamento de órgãos estaduais e federais”, o secretário disse ontem.
Ele declarou que o projeto é bem feito e que o empreendedor comprou o terreno para preservá-lo.
O vereador Rogério Ribeiro de Sá, por meio de requerimento, também quer esclarecimentos sobre a instalação de um eventual complexo turístico na praia de Castelhanos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Delegação de São Sebastião faz bonito no Festival de Jogos Adaptados à Terceira Idade

São Sebastião - Com um terceiro lugar na classificação geral do 11º Festival de Jogos Adaptados à Terceira Idade, a delegação da cidade comemora o ótimo resultado. Foram 23 cidades participantes nos jogos de Osasco, realizados entre os dias 22 e 26.
O vôlei para maiores de 60 anos misto (medalha de prata) e gincana de circuito (ouro) foram os destaques da equipe de São Sebastião, formada por atletas do Centro de Convivência Polvo e Clube de Bocha do Pontal da Cruz.
As primeiras colocações nos jogos ficaram com Piracicaba e Praia Grande.
“Faz três anos que participamos destes jogos e também de outros da terceira idade. Mais ainda precisaria que a prefeitura apoiasse um pouco mais, fora dos jogos, com um suporte técnico esportivo”, analisou a assistente social Denise Luz de Moura Estevaletto, que acompanhou a delegação.
O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião prestou apoio ao grupo com condução e alimentação.
O desempenho do grupo caiçara foi muito festejado, tendo em vista o alto nível técnico das outras cidades. Os atletas atribuíram o sucesso no Festival de Jogos Adaptados à Ana Maria de Andrade Luciano, presidente do CCTI-Polvo e à assistente social Denise Estevaletto.
Recentemente, a equipe da Terceira Idade de São Sebastião participou dos Jogos Estaduais do Idoso – JEI, em Guarujá, onde figuraram quase 50 cidades do Estado, conquistando a medalha de ouro na modalidade dança. (Fonte: Imprensa Livre)

Candidatos a vereador participam de debate no bairro de Maresias

São Sebastião - Quatro dos cinco candidatos a vereador que residem na praia de Maresias participaram de um debate promovido pela comunidade do bairro ontem à noite. Edvaldo Reimberg (PPS), Solange Rodrigues (PV), Paulinho do Cartório (PV) e Rubinho (PPS) participaram dodebate. Félix Geléia (PP), não compareceu ao encontro.
O mediador foi o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do 1º distrito (Maresias), Aldo Amadei. “Nós estamos organizando esse debate porque acreditamos que essa é a melhor forma de apresentar as opções que a população do nosso bairro possui.
Ataques de natureza pessoal não serão aceitos e caso julguemos necessário iremos desconsiderar determinada pergunta”, explicou Aldo durante a introdução do debate.
O encontro aconteceu na pousada Bella Luna e aproximadamente setenta pessoas estavam presentes. “É importante que as pessoas saibam porque cada um de nós quer se tornar vereador e quais são suas idéias.
Eu cansei de ficar apenas observando e perceber que as coisas não funcionavam adequadamente, por isso decidi me candidatar”, respondeu o candidato Rubinho, quando questionado sobre a sua motivação para concorrer ao cargo de vereador municipal.
Um dos assuntos mais polêmicos do debate foi a questão da fidelidade partidária. “Na atual gestão nós procuramos desenvolver o melhor trabalho possível e eu jamais fui manipulado por ninguém, mesmo porque sou homem e tenho firmeza de caráter”, disse o vereador Edvaldo.
“Eu sou do Partido Verde e isso é fato, mas o vereador é eleito para representar a população e nós vamos trabalhar em parceria com qualquer um dos candidatos que seja eleito prefeito”, afirmou Solange.
“Nós estamos desenvolvendo a campanha porque acreditamos no trabalho sério e honesto que sempre realizamos.
Esse encontro é importante porque a população merece ouvir as idéias de cada pessoa que se candidata a representar a sociedade”, completou Paulinho.
Durante todo o debate o clima foi amistoso e os presentes aplaudiram ao término de praticamente todas as explanações de cada candidato. “Nós somos amigos e esperamos que algum dos nossos candidatos consiga ser eleito para representar nosso bairro.
Não importa o que aconteça nós ainda vamos nos encontrar nas ruas e ainda vamos continuar sendo amigos”, concluiu Aldo. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura denuncia ao MP “indícios de parcelamento irregular de solo”
Desmatamento e edificação em área de Barequeçaba, no entorno do Parque Estadual, foram motivos de embargo na semana passada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, protocolou na última terça-feira, 28, denúncia ao Ministério Público sobre “indícios de parcelamento irregular de solo”.
O procurador jurídico da prefeitura, Célio Alves Moreira Junior, que assina o documento, explica que o caso está relacionado ao fato da Fiscalização de Obras Particulares ter constatado desmatamento de área em Barequeçaba e início de edificação, sem autorização da prefeitura, assunto já publicado no Imprensa Livre, na edição do sábado passado.
A fiscalização em Barequeçaba ocorreu no dia 22 deste mês, por meio de operação conjunta da prefeitura e da Polícia Ambiental. Em razão de desmatamento no final da Rua Casemiro de Abreu, no Bairro de Barequeçaba, entorno do Parque Estadual, a prefeitura aplicou auto de embargo.
Segundo a prefeitura, havia na área demarcação de lotes e início de construções irregulares, sem autorização dos órgãos competentes.
A Fiscalização da Prefeitura apurou que João Felício de Oliveira desmatou área em torno de 50 metros quadrados e deu início aos preparativos para edificação. A Fiscalização Ambiental e Polícia Ambiental também constataram desmatamento maior em torno de 5.400 metros quadrados, com demarcação de lotes, além da área de João Felício.
Conforme o procurador Moreira Junior, João Felício informou que comprou o lote de Thales Guilherme Carlini.
“O senhor João Felício também nos forneceu cópia do Contrato Particular de Cessão de Direitos Possessórios”, completa o procurador. Na cópia consta que Carlini vendeu área de 214 metros quadrados a João Felício de Oliveira. A cópia é datada em 18 de fevereiro de 2002.
Embargada pelo IPT - Conforme a Fiscalização Municipal, a área em questão no Barequeçaba também está embargada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológica), por se tratar de área de risco de deslizamentos. Ainda de acordo com a prefeitura, o decreto municipal 2188/1998, em vigor, suspende licenças para edificações na área considerada pelo IPT com acentuado risco de movimentação do solo, “na base do Morro do Topo, em Barequeçaba”. No documento apresentado ao Ministério Público, o procurador Moreira Júnior relata que lei municipal estabelece 400 metros quadrados como área mínima de lote por estar inserida em Zona de Baixa Restrição. Além disto ele afirma que não existe qualquer autorização emitida pela Prefeitura de São Sebastião para loteamento da área. O procurador Moreira Junior observa, portanto, os fatos da área embargada pelo IPT, o decreto que suspende licenças para edificação, a lei que proíbe lotes inferiores a 400 metros quadrados, a falta de autorização para loteamento, desmatamento e edificação. Ontem, o Imprensa Livre tentou ouvir o engenheiro Thales Guilherme Carlini, mas ele não quis conceder entrevista. A Polícia Ambiental informou ontem que ainda não havia aplicado autuação contra responsáveis por desmatamento na área porque aguardava comunicado da prefeitura sobre as identidades dos proprietários da área.
A promotora Ana Chami recebeu e encaminhou a denúncia da Prefeitura de São Sebastião à 3ª Promotoria de Justiça de São Sebastião, que trata de casos sobre Habitação e Urbanismo. A 3ª Promotoria de Justiça informou que a promotora Eloísa Belizaro ainda iria tomar conhecimento sobre o caso exposto pela prefeitura. (Fonte: Imprensa Livre

Arte Comunidade: escola abre espaço para exposição na Enseada

São Sebastião  - Despertar e difundir a produção artístico-cultural na sociedade. A proposta é da Escola Municipal “Maria José da Penha Frúgoli”, do bairro Enseada, que desde o ano passado desenvolve o “Projeto Arte Comunidade”.
Trata-se de um espaço destinado à exposição de telas, esculturas e as mais variadas expressões artísticas. O corredor de acesso a salas de secretaria, coordenação e diretoria ganhou novo visual com os quadros pintados por alunos e artistas da comunidade.
A galeria fica aberta à visitação pública. “Acho muito bonito e até já tentei pintar”, disse o estudante Alan Dias, 15 anos, aluno da 1ª ano do Ensino Médio.
Atualmente, a mostra conta com telas produzidas pelos artistas plásticos Antônio Samuel de Oliveira e Elisete Marcondes Vieira. Oliveira estuda na escola da Enseada. Sua técnica é a de tinta acrílica sobre tela.
Elisete Vieira utiliza a pintura a óleo. Ambos costumam retratar as mais variadas formas encontradas na natureza.
O artesão Ubiratan Santana Matsumoto mostrou, recentemente, produtos confeccionados a partir de materiais como parafina, areia e plantas desidratadas. Ele também passou pelas salas de aula da escola Maria José da Penha Frúgoli.
Os idealizadores do “Projeto Arte Comunidade” são os professores de educação artística Janice de Paula Assis, Roberto Luiz da Silva e Emanuel Araújo. “A arte contribui para a auto-estima dos alunos. Nossa idéia é mostrar que a arte não é uma coisa distante, mas que é feita no dia-a-dia da comunidade”, declarou Araújo.
Já a diretora Kathia da Motta Ramos lembra que a educação artística faz parte do currículo escolar dos alunos. “Além de ser origem de muita coisa, a arte também serve como desabafo da sociedade”, concluiu. Os interessados em conferir os principais trabalhos expostos, o endereço da escola é avenida Emílio Granatto, 5513, bairro Enseada. (Fonte: Imprensa Livre)

Médicos africanos recebem orientação
Encerrado o Programa de Capacitação de Médicos de São Tomé e Príncipe

São Sebastião - O Programa de Capacitação de Médicos de São Tomé e Príncipe, na África, aplicado no município, foi encerrado ontem. Os médicos Alzira Rosário, Antonio Amado Vaz e Bonifácio Souza chegaram a São Sebastião no último dia 12 e receberam orientações do infectologista Carlos Mello de Capitani, consultor internacional do Ministério da Saúde para as questões relativas ao tratamento dos pacientes HIV/Aids.
Capitani forneceu orientações sobre medicamentos genéricos, anti-retrovirais de combate a Aids, fabricados no Brasil.
O Brasil cedeu os anti-retrovirais a São Tomé e Príncipe, por meio do Programa de Cooperação Internacional Sul-Sul, do Ministério da Saúde do Brasil. Os três médicos africanos obtiveram a capacitação em São Sebas-tião em termos do manejo clínico dos pacientes.
Capitani já esteve na África neste ano, em missão do Ministério da Saúde. A cidade de São Sebastião foi escolhida para a orientação aos médicos africanos em razão da presença do infectologista Capitani, profissional altamente qualificado, atuante na rede pública, e também pelo sucesso da cidade em termos do combate à chamada transmissão vertical do HIV – da mãe para o filho, durante o parto ou amamentação.
Desde 1993 não acontece este tipo de transmissão pelas gestantes submetidas ao acompanhamento pré-natal no município.
Para a cerimônia de encerramento, realizada no Porto Grande Hotel, além dos médicos africanos e Capitani, compareceram o secretário de Saúde de São Sebastião, Paulo Jorge, o provedor do Hospital de Clínicas na cidade, Décio Moreira Galvão, e o diretor clínico do hospital, Luiz Teruo, entre outros.
A República de São Tomé e Príncipe tem cerca de 140 mil habitantes, e o idioma oficial é o português. O médico Antonio Amado Vaz, em entrevista ao Imprensa Livre, disse que atualmente há 140 casos de Aids, ou seja, 1% da população em seu país. O primeiro caso da doença ocorreu em 1987.
Os três médicos devem deixar São Sebastião hoje. Simpáticos, afirmam que gostaram de São Sebastião e consideraram a comunidade alegre e descontraída, parecida com a população de São Tomé e Príncipe, país formado por arquipélago, com área total de 964 km2. São Tomé tem 834 km2, território equivalente a 55% da área do município de São Paulo. Príncipe tem 128 km2. O arquipélago fica a oeste da África.  (Fonte: Imprensa Livre

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio

Juíza indefere liminar contra o Litoral Virtual
A coligação Viva Ubatuba tenta impedir na justiça veiculação de propaganda eleitoral no boletim Últimas Notícias do Litoral

Ubatuba - A coligação Viva Ubatuba entrou no último dia 28 com uma representação com Pedido de Liminar contra o Studio Maranduba, representada por Emilio Campi, editor do boletim Últimas Notícias do Litoral. A alegação era que o Litoral Virtual - www.litoralvirtual.com.br vinha desde o dia 27 publicando propaganda eleitoral dos candidatos Eduardo César e Dra. Elizabeth, o que seria terminantemente proibido pela legislação eleitoral.
Na representação, o advogado da coligação Viva Ubatuba, Dr. Luiz Gustavo Bastos de Oliveira, requer a concessão de medida liminar para fazer cessar a propaganda eleitoral em desacordo com a legislação, a intimação do responsável pela propaganda e a aplicação da penalidade na forma do art. 23, parágrafo 3º, da resolução do TSE nº. 21.610, que estabelece o pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00 a R$ 106.410,00.
A MMª Juíza Eleitoral, Dra. Eva Lobo Chaib Dias Jorge, indeferiu a representação através do seguinte despacho:
"Indefiro de plano a presente representação, uma vez que a manutenção de sites na internet para realização de propaganda eleitoral é permitida. Com efeito, veda o Parágrafo 4º do artigo 23 da Resolução nº. 21.610, a propaganda efetuada por 'páginas mantidas pelas empresas de comunicação social na internet'. No caso, a propaganda está inserida dentro do site particular, nada havendo, portanto de irregular em sua divulgação".

Segundo Emilio Campi, editor do Litoral Virtual, essa é mais uma das pressões que vinha sofrendo durante a campanha eleitoral pelo fato de seu informativo se manter imparcial diante das notícias e opiniões publicadas. "O nosso maior patrimônio é a credibilidade e imparcialidade que conquistamos em mais de 9 anos de internet. Esta credibilidade não pode ser abalada com pressões políticas que tentam manipular a imprensa local. O Litoral Virtual não se dobrará a essas pressões, e manterá a todo custo à imparcialidade que tento lutou para conquistar", afirmou Campi.

Suposto segurança de candidato é preso por porte ilegal de arma

Ubatuba - O gerente de quiosque A.J.R.S., de 23 anos, foi preso na madrugada de segunda-feira portando um revólver, calibre 32, na cintura. Ele alegou à Polícia Militar que andava armado porque era segurança particular do atual vereador, presidente da Câmara e candidato a prefeito Rogério Frediani.
Em razão da Operação Duas Rodas, que acontecia na cidade, com fiscalização intensa em cima dos motociclistas, a Polícia Militar fazia patrulhamento de rotina na rodovia Osvaldo Cruz, decidindo abordar o gerente, que estava em uma moto próxima à rotatória.
A revista pessoal revelou a arma na cintura, que estava totalmente municiada. O suposto segurança disse aos policiais que o revólver era de seu avô. Ele ainda declarou que pegou a arma depois que o vereador o chamou para fazer a segurança em um comício.
O gerente foi conduzido à delegacia e autuado por porte ilegal de armas. Ele ficou recolhido em uma cela separada na cadeia feminina local até a tarde de ontem, quando recebeu o alvará de soltura, devendo responder o processo em liberdade.
A reportagem entrou em contato com o candidato a vereador Rogério Frediani, que negou fazer uso de segurança. “Se alguém usou meu nome é política. Pode perguntar para qualquer pessoa na cidade se ando com segurança”, disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Quilombolas de Ubatuba recebem kits


Ubatuba - A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, entrega nesta quarta-feira, dia 29, kits horta a 11 famílias da comunidade remanescente de quilombo de Caçandoca, em Ubatuba (SP).
Cada kit contém dez variedades de hortaliças. A iniciativa faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Itesp e tem o objetivo de estimular a produção de alimentos para o consumo familiar. O cultivo de hortas também oferece uma alternativa de geração de renda para as famílias quilombolas.
Localizada em uma área de Mata Atlântica bastante preservada, a comunidade de Caçandoca foi oficialmente reconhecida como remanescente de quilombo em 2000. Desde então, conta com assistência técnica do Itesp voltada para o desenvolvimento sustentável. Já estão sendo desenvolvidos projetos de ecoturismo e criação de mexilhões. (Fonte: O Guaruçá)

Eventos da SETUR

Ubatuba - A Secretaria de Turismo (SETUR) informa os principais eventos a acontecer em Ubatuba entre os dias 28 de setembro e 07 de outubro:

· De 27 de setembro a 01 de outubro – Semana do Aleitamento Materno, promovida pela Santa Casa e Secretaria Municipal de Saúde. Das 9h às 16h, no estacionamento do hospital e no dia 1º no calçadão, com exposição de fotos, filmes e teatro
· De 27 de setembro a 06 de outubro – 18º Campeonato Mundial de Jogos de Damas. As partidas acontecem no Ubatuba Palace Hotel
· De 1 a 12 de outubro – Festa de São Benedito na Estufa I.
Programação:
Dia 1º: Às 18h30 - procissão da bandeira de São Benedito 18h30, saindo da Rua Corinthians, 334.
Às 19h30 – missa em rito Afro com Pe. Alessandro.
Dia 9: show com banda
Dia 10: Missa solene, procissão e bingo
Dia 11: Concurso Miss São Benedito, capoeira, som ambiente e barracas típicas.
Dia 12: Às 9h30 – Missa de Nossa Senhora Aparecida
Das 12h às 15h – Almoço festivo
Às 16h – recreação com as crianças
· Dia 01 – Sexta Básica Musical com o grupo Samba Show Pagode. Às 19h no Casarão do Porto
· Dia 02 – Banda no Bairro – apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba. Às 20h na Paróquia Imaculada Conceição no Perequê-Açú
· Oficina Cultural de Teatro – De 2ª e 5ª feira, das 14h30 às 17h30, a partir das 12 anos. De 2ª e 5ª feira, das 19h às 22h para adultos a partir de 16 anos. Com a professora Marilena Cabral. Informações: 3833-7000 ou 3833-7001
· Curso de Massagem Terapêutica – Todos os sábados das 8h30 às 11h30. Inscrições e local das aulas: Centro de Terapia Alternativa Vida à Rua Amazonas, 187. Tel: 3832-6660. (Fonte: SETUR)

Programação da Fundart - Outubro 2004

Dia 01 às 19h00 - Casarão do Porto - "Sexta Básica Musical" - com o grupo Samba Show Pagode.
Dia 02 às 20h00 - Perequê-Açú - Paróquia Imaculada Conceição - "Banda no Bairro" - Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 09 às 20:30 - Praça da Igreja Matriz - "Banda na Praça" - Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 13 às 18h30 - Casarão do Porto - "Dia dos Novos e Sarau Cultural" - Inscrições na Fundart até o dia 06 de outubro.
Dia 16 às 20h30 - Igreja Matriz - "Madrigal Música na Catedral" - Apresentação da Camerata Zajdenbaum em comemoração ao aniversário da cidade.
Dia 17 às 19h00 - Auditório Fundart - "Cine Debate" - Houve uma Vez Dois Verões de Jorge Furtado.
Dia 24 às 20h30 - Praça da Igreja Matriz - "Banda na Praça" - Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 28 das 08h00 às 16h00 - Casarão do Porto - "Maratona Pintando Ubatuba".
Dia 28 às 20h00 - Salão do Tamoios Iate Clube - Abertura do "II Salão de Artes Plásticas de Ubatuba".
Dia 30 às 19h00 - Auditório da Fundart - Entrega da premiação do "1º Encontro com a Cultura".
Dia 30 às 20h30 - Casarão do Porto - Encontro musical - "Seresta e Seresteiros".
Mais informações pelo telefone (0**12) 3833-7000 ou pelo e-mail: eventos@fundart.com.br 

Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal - 2004

05/10/04 - terça-feira
Picinguaba - Posto Fixo (PAS) - Manhã
Picinguaba Estrada e Morro da Cabeçuda - Volante - Tarde
Camburi - Volante - Dia todo
Fazenda da Caixa / P. da Fazenda - Volante - Dia todo

06/10/04 - quarta-feira
Almada/ Ubatumirim Estaleiro - Volante - Dia todo
Ubatumirim/P. da Justa/ Vila Rolim/ Vila das Índias - Volante Dia todo
Ubatumirim Sertão - Volante Dia todo

07/10/04 - quinta-feira
Sertão do Cambucá / Poruba ( vila e sertão) - Volante Dia todo
Promirim (Praia e Sertão) -Volante -Dia todo
Estrada da Aldeia/Praia do Félix/ Praia do Léo - Volante Dia todo

08/10/04 - sexta-feira
Itamambuca - Condomínio - SAI - Posto fixo -Manhã
Itamambuca - Recanto - Volante -Tarde
Casanga - Volante - Dia todo
Barra Seca, Praia Vermelha do Norte, Ranário e Morro do Tiagão - Volante - Dia todo

09/10/04 - sábado
Colônia de Férias/Pé da Serra/Sitieto - Volante - Dia todo
Figueira /Cachoeira dos macacos - Volante - Dia todo
Horto / Morro das Moças - Volante - Dia todo
Ipiranguinha - Parque dos Ministérios - Posto Fixo - Dia todo
Ipiranguinha - Polícia Militar - Posto Fixo -Dia todo
Ipiranguinha - EMEI Helena Maria Mendes Alves - Posto Fixo - Dia todo
Ipiranguinha - Emaús /Vale do Sol/Estrada - Volante - Dia todo
Marafunda - Fundart - Posto Fixo - Dia todo
Bela Vista - EM Prof. Joaquim Luis Barbosa - Posto Fixo - Dia todo
Centro de Saúde - Posto Fixo - Dia todo
Jardim Carolina - Volante - Dia todo
Mato Dentro / Jardim Samambaia - Volante - Dia todo
Pereque-Açú - EMEI Profª. Maria Alice Leite da Silva - Posto Fixo - Dia todo
Pereque-Açú - Terminal - Posto Fixo - Dia todo
Pereque-Açú - Guarda Municipal ( r. Manoel da Nobrega) - Posto Fixo -Dia todo

13/10/04 - quarta-feira
Taquaral - PAS - Posto fixo - Manhã
Taquaral - EM Prof. José Souza Simeão - Posto fixo - Tarde
Sumidouro - Rua Imaculada Conceição, 1.215 - Posto fixo - Dia todo
Pedreira Alta - em frente a igreja - Posto fixo - Manhã
Pedreira Baixa e Usina Velha - Volante - Tarde

14/10/04 - quinta-feira
Cais do Porto / Ponta Grossa / Praia Vermelha / Tenório - Volante - Dia todo
Monte Valério / Sertão das Cotias -Volante - Dia todo
Rio Escuro - PAS - Posto fixo - Manhã
Rio Escuro - Volante - Tarde

15/10/04 - sexta-feira
Praia Grande -Volante- Dia todo
Toninhas - Hotel Candeias - Posto fixo - Manhã
Toninhas - Volante - Tarde
Enseada - Peixaria Eduardo Graça - Posto fixo - Manhã
Saco da Ribeira / Sununga - Volante - Tarde

16/10/04 - sábado
Centro de saúde - Posto fixo - Dia todo
Praça 13 de maio - Posto fixo - Dia todo
Policia Florestal - Posto fixo - Dia todo
Ressaca / Vila Sumaré - Volante - Dia todo
Itaguá - Campo de futebol - Posto fixo - Dia todo
Itaguá - Praça Santos Dumont - Posto fixo - Tarde
Estufa I - Asel - Posto fixo -Dia todo
Estufa II - Campo de futebol - Posto fixo
Sesmaria - Volante - Dia todo
Pereque- Mirim - EMEI - Posto fixo
Pereque- Mirim - PAS - Posto fixo - Dia todo
Praia do Lázaro - Ponto de ônibus - Posto fixo -Manhã
Vila Mariana / Vila do Sossego- Posto Volante - dia todo
Maranduba - Posto Fixo - Posto Policial -Manhã
Maranduba - PAS - Posto Fixo - Tarde
Sertão da Quina - Posto Fixo -PAS - Dia todo

21/10/04 - quinta-feira
Saco da Raposa / Caçandoca / Caçandoquinha / Praia do Pulso - Volante - Dia todo
Ilhas/ Bonete/Saco das Bananas - Posto Volante - Dia todo
Pedra Preta / Sertão do Ingá - Volante - Dia todo

22/10/04 - sexta-feira
Plantão (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Opinião Topo

As pesquisas eleitorais são confiáveis?
Podemos abrir esta discussão afirmando que as pesquisas eleitorais vieram para ficar na medida em que a democracia consolida-se no país e os métodos modernos de campanha afirmam-se.

Nesta perspectiva, após a redemocratização do país nos anos 80, houve um crescimento do número de institutos de pesquisa que se dedicam a estas atividades, ocorrendo uma verdadeira enxurrada de dados e informações nos jornais a respeito das eleições e dos candidatos.
Todavia, em meio a um elevado número de pesquisas publicadas na imprensa, principalmente nas últimas semanas de uma corrida eleitoral, com números muitas vezes discrepantes, leva o leitor mais atento a indagar-se se são as pesquisas eleitorais instrumentos confiáveis. E o quanto podemos confiar em seus resultados. "E não há a possibilidade de fraude?", muitos se perguntam.
O número crescente de institutos no país traz, de certa forma, um ponto positivo para os consumidores de pesquisa, pois a própria concorrência no mercado torna a fraude muito mais arriscada. Excluindo a possibilidade de fraude, temos ainda de admitir que as pesquisas podem errar sim! Inclusive, elas foram projetadas para esta possibilidade, muito embora este erro cometido seja previamente calculado pelo pesquisador através de um cálculo estatístico que forneça a margem de erro da pesquisa.
Numa pesquisa eleitoral é impossível pesquisar o total da população votante de uma cidade, estado ou país, para se ter certeza absoluta dos resultados, então opta-se em estudar um "pedaço", uma amostra desta população ou universo. Esta amostra deve ser representativa da população pesquisada.
Nesta pesquisa, vamos perguntar apenas a um número reduzido de pessoas selecionadas da população (a amostra) em quem irão votar, por exemplo. Neste sentido, como não perguntamos para o total da população, o resultado obtido admitirá um erro dentro de uma determinada margem, ou seja, a famosa margem de erro.
Se numa pesquisa a margem de erro é de 3% (para mais ou para menos) e um dos colocados ficou com 30% das intenções de voto, isto significa que este candidato pode variar para cima até 33% ou para baixo até 27% das intenções de voto de seus eleitores. Mas quem me diz o quanto eu posso confiar nestes resultados? Será que meu candidato está com 30%, 33%?
Quem me diz isto é a margem de confiança que aparece na metodologia das pesquisas e que as pessoas pouco olham. Normalmente, usa-se 95%. O que significa dizer que se a pesquisa for aplicada 100 vezes com a mesma metodologia, em 95% das vezes o erro deverá ficar em torno destes percentuais de 3% para mais ou para menos.
Mas atenção: há 5% de chances desta pesquisa estar errada e portanto fora da previsão do erro calculado. Como podemos ver, a pesquisa, além de ter uma margem de erro previsível, pode extrapolá-la a uma chance de até 5%!
Quando os números das pesquisas apresentam resultados discrepantes veja:
Se a margem de erro das pesquisas não são diferentes;
Se a margem de confiança utilizada não é diferente;
As datas em que as pesquisas foram realizadas;
Se realmente houve variação dos números ou ficaram nas margens previstas;
A metodologia aplicada pelo instituto;
O instituto que aplicou;
Os fatos da conjuntura política que podem influir nos resultados;
Quem contratou a pesquisa;
Como uma consideração final podemos dizer que as pesquisas eleitorais são confiáveis dentro de determinados parâmetros, mas que indiscutivelmente são instrumentos extremamente úteis nas modernas campanhas eleitorais.

Extraído do site
http://www.politicaparapoliticos.com.br

Artigo Topo

O Poder Econômico nas Eleições
Angelo Nogueira *

As campanhas eleitorais, a despeito da legislação que as regule, tornaram-se muito mais um confronto econômico do que de idéias. São as extravagantes quantias de dinheiro, que não aparecem na prestação de contas de certos candidatos, que exercem grande influência sobre o eleitor e, quase sempre, decidem a eleição, subordinando o processo político ao poder econômico.
Uma importante parcela dos recursos que alimentam as campanhas eleitorais vem das empresas. Até aí, não há nada ilegal ou imoral. O problema surge quando os candidatos se comprometem com os patrocinadores. Uma vez eleitos, deverão retribuir, concedendo-lhes favores legislativos ou administrativos e defendendo seus interesses, mesmo que estes sejam contrários aos da população que os elegeu.
Pronto! A eleição virou comércio e o voto, mercadoria. O que varia é o preço, como já antevia o ditado.
Os grupos que participaram do financiamento ilegal de campanhas ganharão com favorecimentos, tais como licitações fraudulentas, aluguel de imóveis ou venda de produtos e serviços superfaturados, isenção de impostos, entre outros.
Dos que se elegerem de maneira ilegal não se pode esperar moralidade, quando eleitos. Rapidamente seus bens pessoais, assim como os de sua família e de sua corriola, aumentam. Foram constatados indícios de corrupção e desvio de dinheiro público em 70% das 281 prefeituras inspecionadas, por sorteio, pela Controladoria Geral da União. A amostra é bem significativa, não?
A legislação existente ainda não consegue coibir o abuso do poder econômico nem definir parâmetros claros para os partidos ou para a Justiça Eleitoral. Exige a prestação de contas, mas baseia-se apenas nas informações prestadas pelo próprio interessado.
Segundo o advogado Dallari Júnior, as leis sobre infrações político-administrativas cometidas por prefeituras são pouco precisas. A Constituição de 1988 aumentou a importância dos municípios, dotando-os de maior autonomia administrativa, política e financeira, de maneira que suas leis orgânicas sejam auto-suficientes. Em muitas localidades, porém, não há definição do que se trata de infração, na Lei Orgânica do Município. Portanto, há muitas condutas lesivas que ainda não foram criminalizadas de forma específica. É a deixa para a farra municipal.
A corrupção eleitoral não passa da apropriação de cargos e de recursos públicos por parte de oportunistas. Onde a sociedade não se impõe de forma organizada, não são gerados controles efetivos do poder. Assim, seus detentores não se sentem obrigados a prestar contas e a corrupção corre solta.
É evidente que existe uma relação direta entre pobreza e corrupção. Mas o grande entrave para a atuação eficaz da Justiça é a existência de leis casuísticas que protelam ao máximo a apuração e o julgamento dos candidatos ou políticos infratores. Assim, “enquanto os corruptos agem como formigas saúvas, a justiça trabalha em passos de tartaruga.”
Quanto àqueles que pretendem vender seu voto em troca de uma vantagem material qualquer, dêem-se por satisfeitos com ela e não fiquem depois choramingando por causa da má qualidade dos serviços básicos, como saúde e educação. Seu preço já foi pago!

Angelo Fonseca Nogueira Junior
Caraguatatuba

Carta do Leitor Topo

Não se chuta cachorro morto - O Super-Homem vem assustando o Japonês (ou seria colombiano?), que para tentar retirá-lo da competição entrou com um pedido de cassação de registro dos candidatos a prefeito e vice, baseado no fato de Eduardo César (PL) e Domingos dos Santos (PT) terem utilizado, no domingo (26), o prédio da Câmara Municipal de Ubatuba (SP) para a realização de campanha política em evento com a presença de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal.
Parece que o candidato da coligação "Viva Ubatuba", Pedro Tuzino (PSDB), ainda não conhece muito bem Ubatuba, pois é na Câmara Municipal que sempre são recebidos os políticos importantes que visitam o município.
Como disse, Alberto Silva Franco em Código penal e sua interpretação jurisprudencial: "Direito não se esgota na lei. A lei é um momento do Direito. Outras normas devem ser consideradas. Os usos e costumes estão presentes, a todo instante, em nossas vidas, vale dizer, nas relações jurídicas de que participamos."

Mauro Polsin
Ubatuba, SP

Correção - Quando fiz meu comentário na edição de ontem sobre os resultados das pesquisas, cometi um erro (leve, avalio!) ao escrever que seriam necessárias 30.000 entrevistas para haver uma margem de erro de 0,8p.p. em uma pesquisa eleitoral em Ubatuba. O Alessandro Terra Palhares me corrigiu antecipadamente, dizendo que seriam necessárias APENAS 10.000. Refiz os cálculos com base nas fórmulas da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e o Alessandro está certo. Mesmo assim, a diferença é muito grande em relação às 522 entrevistas realizadas pela Opinião Pesquisa. Mas é bom ver que outras pessoas também enxergaram o quanto os números podem ser enganosos quando usados e divulgados de maneira errada.

Álvaro Gonçalves
Ubatuba, SP

A Morte do Senador - Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.
"Bem-vindo ao Paraíso!" diz São Pedro .
"Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você."
- "Não vejo problema, é só me deixar entrar", diz o antigo senador.
- "Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores."
Vamos fazer o seguinte:
Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso Aí, pode escolher onde
quer passar a eternidade.
- "Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso" diz o senador.
- "Desculpe, mas temos as nossas regras."
Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.
Ao fundo ele vê o clube na frente do qual estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado. Todos muito felizes em traje social. Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.
Quem também está presente é o Diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.
Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora. Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe. Ele sobe, sobe, sobe e a porta se abre outra vez.
São Pedro está esperando por ele. Agora é a vez de visitar o Paraíso.
Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.
- " E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna." Ele pensa um minuto e responde:
- "Olha, eu nunca pensei ... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno."
Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.
O Diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador.
- "Não estou entendendo", gagueja o senador . "Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados". "O Diabo olha pra ele, sorri e diz":
- "Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto".
Nosso inferno se cumpre ao elegermos os inadequados.

e-mail recebido

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Félix Ubatuba

Praia do Félix
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor