Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 01 de outubro de 2004 - Nº 1128 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Moradores de ilhas do Litoral Norte iniciam maratona para votar no dia 3
Vale Verde inicia entrega das maquetes para Rede Municipal


Caraguatatuba
Exército pede apoio à prefeitura
Caraguá investe na sinalização com novas placas
Caraguá aprova reajuste de 18%

Ilhabela
Bombeiros fazem buscas a procura de pescador

São Sebastião
Disputa está acirrada em São Sebastião
Queda de laje fere três pessoas em São Sebastião

Ubatuba
Juíza indefere liminar contra o Litoral Virtual
Resgate Ubatuba pede suspensão de divulgação de pesquisa eleitoral
Grupo denuncia uso de prédio público
Mundial de Damas esquenta Ubatuba
Ubatuba é sede de mundial de damas
1º Pré Fórum de Educação Ambiental Ubatuba 2004
Surfe: ubatubense domina 1º dia no Sul
Secretaria de Turismo solicita ao SEBRAE implantação do PDTR
Sexta Básica Musical
Programação de Outubro da FUNDART

Seções
Editorial
Nota de Agradecimento
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Moradores de ilhas do Litoral Norte iniciam maratona para votar no dia 3
Eleitores dependem de embarcações maiores e das condições do mar para comparecer às urnas

Litoral Norte - Os eleitores que moram em ilhas de São Sebastião e Ilhabela dependem das condições do tempo e do mar e de embarcações maiores para comparecerem às urnas no domingo.
Preocupados com as condições do mar no domingo, parte dos eleitores da Ilha de Búzios decidiu antecipar para hoje cedo a viagem de barco até Ilhabela.
A Ilha de Búzios fica distante 36 km de Ilhabela. A viagem de barco leva 2h30, navegando em mar calmo. Quando o mar está revolto, os barcos não conseguem deixar a ilha. Búzios tem 180 eleitores e a maioria vota em Ilhabela.
A eleitora Benedita Leite Costa, 42 anos, antecipou para hoje a viagem até Ilhabela. "A gente quer votar e tem que aproveitar as condições do mar para comparecer às urnas", disse.
Ela disse que vai ficar de hoje até domingo na casa de parentes em Ilhabela. No domingo, depois de votar, retorna para Búzios.
A eleitora Mercedes Elias Alves, 29 anos, também seguirá para Ilhabela na manhã de hoje. Benedita afirmou que os moradores já solicitaram à Justiça Eleitoral a instalação de uma sessão em Búzios nas eleições. "Tem muita gente de idade que quer votar, mas tem receio de enfrentar o mar no dia da eleição", disse.
Felipe Ubirajara, do Cartório Eleitoral de São Sebastião, responsável pela votação na Ilhabela, disse que já foram feitos alguns pedidos nesse sentido, mas que não compensa instalar uma urna na ilha devido o reduzido número de eleitores.
A Ilha Montão de Trigo, distante 16 km de São Sebastião, tem 29 eleitores. Ontem, eles tentavam um barco da Capitanias dos Portos para comparecer às urnas no domingo. "Nossas canoas não conseguem enfrentar o mar revolto, precisamos de uma lancha grande para chegar a Barra do Una", explicou Benedita Salgues, 60 anos.
Segundo ela, os eleitores terão ainda de percorrer 10 km a pé para votar em uma escola de Juquehy, na costa sul.
ABANDONO - Nenhum dos candidatos a prefeito de Ilhabela ou São Sebastião visitou as ilhas de Búzios e Montão de Trigo durante a campanha eleitoral. Em Búzios, estiveram apenas dois candidatos a vereador.
Na ilha Montão de Trigo, os três candidatos que foram até lá fazer campanha eleitoral foram "expulsos"pelos moradores, segundo Benedita Salgues.
"Passamos o ano todo aqui, isolados e abandonados. Apenas nas eleições é que se lembram da gente", afirmou Benedita. (Fonte: ValeParaibano)

Vale Verde inicia entrega das maquetes para Rede Municipal de ensino

Litoral Norte - A ONG Vale Verde vai entregar no próximo dia 07 de outubro, às 9h30, nas dependências da Secretaria Municipal de Ensino, as maquetes destinadas às escolas municipais do Projeto Maquete Ambiental do Vale do Paraíba.
O Projeto, desenvolvido pela Vale Verde tem o patrocínio da Petrobrás e utiliza-se de vários instrumentos didáticos para levar aos alunos o processo de transformação ambiental ocorrido no Vale de 1500 até os dias de hoje.
O projeto Maquete Ambiental do Vale do Paraíba foi iniciado em 2002 com um grande trabalho de pesquisa e desenvolveu além das maquetes, um vídeo documentário, 9 painéis ilustrativos e Livro de apoio ao professor. O projeto conta com o apoio do INPE, da UNIVAP, da Dutrafer e da UNITAU. (Fonte: www.valeverde.org.br)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Exército pede apoio à prefeitura

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva concedeu apoio ao Exército Federal que fará treinamento na cidade. O batalhão do Exército Federal fará um treinamento na região para prestar assistência ao povo haitiano.
Representantes do batalhão do Exército Federal, que farão treinamento em Caraguatatuba, estiveram na quinta-feira, 30, no gabinete do prefeito Antonio Carlos da Silva para pedir apoio da prefeitura durante os onze dias em que permanecerão na cidade.
O batalhão do Exército Federal fará um treinamento na região para prestar assistência ao povo haitiano. Em torno de 1.200 homens partem em dezembro para o Haiti. Caraguá foi uma das cidades escolhidas por ser geograficamente parecida com o Haiti.
O quadro de efetivos do exército é grande e por isso eles precisam de infra-estrutura para se instalarem na cidade. Solicitaram local para alojamento, equipamentos de informática e escritórios, materiais esportivos e de recreação. O prefeito concedeu ao batalhão o CIASI (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativo), o CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), o Ginásio de Esportes e Centro Comunitário do bairro massaguaçu.
O prefeito se disponibilizou a dar o apoio no que for necessário, sugerindo que enviassem por fax uma relação de equipamentos e outros materiais que o batalhão precisar durante o período em que os oficiais do exército se encontrarem na cidade. Neste período, eles disponibilizarão a prestação de serviços à comunidade na área de educação, saúde, social e segurança.
O batalhão chegará à cidade para começar os treinamentos no próximo dia 6 de outubro e permanecerá até dia 17.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Esportes, Nivaldo Alves, o diretor de Esportes, Augustinho Moreira Chaves, a secretária de educação, Roseli Morilla, o diretor da Ditran, Coronel Celso Rapacci, o presidente da Defesa Civil, José Ernesto Pires e o secretário de serviços públicos, Roberti Costa. (Fonte: PMC)

Caraguá investe na sinalização com novas placas

Caraguatatuba - Um total de 176 novas placas de sinalização estão sendo instaladas em Caraguatatuba para a indicação de logradouros públicos, serviços, bairros e pontos turísticos. O objetivo é facilitar a orientação dos motoristas, principalmente na temporada de verão.
A prefeitura de Caraguá está investindo na instalação de novas placas de indicação de logradouros públicos, serviços, bairros e pontos turísticos. O objetivo é facilitar a orientação dos motoristas. As placas também devem influenciar na melhoria do trânsito durante a temporada de verão.
O investimento da prefeitura com as novas placas foi de R$ 661 mil. A coordenação do trabalho é da Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba) e a instalação das 176 placas está acontecendo desde julho no centro da cidade, nos bairros, nos pontos turísticos e no acesso para Ubatuba. A previsão da Ditran é de terminar as instalações até o final de outubro.
O diferencial das novas placas está na matéria-prima utilizada na sua confecção. Elas são feitas com uma película prismática que reflete cinco vezes mais que as películas tradicionais, utilizadas na confecção de placas, e chega a durar mais de 30 anos. A estrutura dos suportes também foi feita em material especial com tratamento anti-ferrugem, que garantirá longa durabilidade. Segundo o diretor da Ditran, Cel.Celso Rapacci, Caraguá é a primeira cidade da região a utilizar esta película.
Parte das placas seguem o padrão internacional de indicativos turísticos, com a cor marrom e os pictogramas mundiais indicando atrativos turísticos. As placas na cor azul indicam serviços (Hospital, Fórum, Câmara, Prefeitura) e as placas na cor verde, indicam logradouros (ruas, avenidas, praças).
Segundo o diretor da Ditran, o município está bem sinalizado 'Queremos que o usuário receba as informações com a maior precisão possível, e que ele seja direcionado de forma correta", afirmou o diretor da Ditran.
A Ditran também está pintando as faixas de pedestres e instalou três novas rotatórias em cruzamentos considerados perigosos, para aumentar a segurança de motoristas e pedestres. (Fonte: PMC)

Caraguá aprova reajuste de 18%

Caraguatatuba - Em 'sessão-relâmpago', a Câmara de Caraguatatuba aprovou ontem, por sete votos a seis, um aumento de 18% nos salários dos vereadores a partir de janeiro de 2005.
Com o reajuste, os subsídios dos vereadores acumularam um reajuste de 65% desde janeiro de 2000. A partir de janeiro, os novos parlamentares vão receber vencimentos de R$ 3.800.
"Foi uma vergonha", afirmou o presidente do Sindserv (Sindicado dos Servidores Municipais), Hélio Santos.
Segundo ele, há oito anos os servidores não têm aumento de salários. Santos afirmou acreditar que a sessão tenha sido marcada para às 15h justamente para evitar a presença e a manifestação de repúdio por parte dos servidores.
A sessão extraordinária marcada para ontem tinha como pauta a apreciação de sete vetos dados pelo prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) a projetos de lei de autoria dos vereadores. Os vetos não foram apreciados.
Os vereadores votaram apenas o projeto de resolução da mesa diretora que definia os novos subsídios.
A votação demorou 20 minutos. Votaram contra o aumento dos subsídios os vereadores Madalena Fachini (PSB), Dalva Santana (PMDB), Celso Pereira (PSDB), Aurimar Mansano (PTB), Antonio Caroba (PSDC) e Agostinho Lobo (PSDB). Estiverem ausentes da sessão os vereadores Leonor Diniz (PP), Omar Kazon (PL), Anderson Silva (PL) e Nilson Lopes (PPS).
A votação terminou empatada, ficando para o presidente Wilson Gobetti (PPS), o voto de minerva. "Não houve aumento, mas apenas atualização, dentro do que permite a legislação", disse Gobetti.
Os vereadores decidiram não reajustar os salários do prefeito (R$ 11.600), vice (R$ 3.100) e secretários municipais (R$ 3.100).
A Câmara terá uma redução de 17 para 10 vereadores a partir de janeiro de 2005. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Bombeiros fazem buscas a procura de pescador

Ilhabela - Os bombeiros começaram ontem à tarde as buscas ao pescador Laércio Germano dos Santos, 40 anos, desaparecido desde o último sábado, na Ilha de Búzios, a 38 quilômetros de Ilhabela. O mar revolto e os fortes ventos dificultaram as buscas no mar. Apesar do pescador ter desaparecido no sábado, os familiares afirmaram que só conseguiram acionar as autoridades depois da elaboração de um boletim de ocorrência na Delegacia de Ilhabela. Os familiares do pescador suspeitam que ele possa ter cometido suicídio. Na segunda e terça-feira, os parentes chegaram a procurar por Santos nas matas da ilha, sem sucesso. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Disputa está acirrada em São Sebastião

São Sebastião - Na reta final da campanha eleitoral em São Sebastião, predomina na cidade o clima hostil entre os candidatos Juan Pons Garcia (PPS) e Paulo Julião (PSDB), atual prefeito.
Durante o último mês, os dois trocaram acusações e monopolizaram as atenções, em uma campanha classificada por ambos os postulantes como "pesada" e com "jogo sujo".
Juan Pons Garcia (PPS) disse que a campanha não transcorreu da maneira como previa, mas conseguiu mostrar suas propostas.
"Estou um pouco triste pelos ataques recebidos dos adversários, mas a minha campanha foi bem, fruto de um trabalho que apresentou propostas e apontou equívocos da atual administração. Minha principal crítica foi sobre a incompetência e a corrupção da máquina pública", afirmou.
Paulo Julião (PSDB) também lamentou a maneira com que foi conduzida a campanha em São Sebastião, mas se mostrou confiante. "Estou em minha quinta eleição e nunca vi uma campanha com tanta baixaria. Estou horrorizado com o jogo sujo. Sofri uma inquisição do nosso adversário desde o começo do meu mandato. Vou ganhar, nem que seja por um voto", afirmou o atual prefeito.
Os outros concorrentes ao Executivo de São Sebastião são os candidatos Ernane Bilotte Primazzi (PSC), Gabriel Rosa Alves (PSDC) e Luiz Antonio Ramos (PT). (Fonte: ValeParaibano)

Queda de laje fere três pessoas em São Sebastião

São Sebastião - Três pessoas ficaram gravemente feridas com a queda de uma laje em uma construção no bairro de Maresias, em São Sebastião, na tarde de ontem. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu às 15h, quando três pessoas trabalhavam na construção de uma residência. Parte da laje de concreto despencou sobre os pedreiros. A polícia informou que os pedreiros, ainda não identificados, foram levados para o Pronto-Socorro de São Sebastião. O Corpo de Bombeiros também esteve no local e auxiliou na remoção dos escombros, além de isolar a área. (Fonte: ValeParaibano)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio

Juíza indefere liminar contra o Litoral Virtual
Coligação Viva Ubatuba tenta impedir na justiça veiculação de propaganda eleitoral no boletim Últimas Notícias do Litoral

Ubatuba - A coligação Viva Ubatuba entrou no último dia 28 com uma representação com Pedido de Liminar contra o Studio Maranduba, representada por Emilio Campi, editor do boletim Últimas Notícias do Litoral. A alegação era que o Litoral Virtual - www.litoralvirtual.com.br - vinha desde o dia 27 publicando propaganda eleitoral dos candidatos Eduardo César e Dra. Elizabeth, o que seria proibido pela legislação eleitoral.
Na representação, o advogado da coligação Viva Ubatuba, Luiz Gustavo Bastos de Oliveira, requer a concessão de medida liminar para fazer cessar a propaganda eleitoral em desacordo com a legislação, a intimação do responsável pela propaganda e a aplicação da penalidade na forma do art. 23, parágrafo 3º, da resolução do TSE nº. 21.610, que estabelece o pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00 a R$ 106.410,00.
A MMª Juíza Eleitoral, Dra. Eva Lobo Chaib Dias Jorge, indeferiu a representação através do seguinte despacho:
"Indefiro de plano a presente representação, uma vez que a manutenção de sites na internet para realização de propaganda eleitoral é permitida. Com efeito, veda o Parágrafo 4º do artigo 23 da Resolução nº. 21.610, a propaganda efetuada por "páginas mantidas pelas empresas de comunicação social na internet". No caso, a propaganda está inserida dentro do site particular, nada havendo, portanto de irregular em sua divulgação".
Segundo Emilio Campi, editor do Litoral Virtual, essa é mais uma das pressões que vinha sofrendo durante a campanha eleitoral pelo fato do Litoral Virtual se manter imparcial diante das notícias e opiniões publicadas. "O nosso maior patrimônio é a credibilidade e imparcialidade que conquistamos em mais de 9 anos de internet. Esta credibilidade não pode ser abalada com pressões políticas e tentativas de manipular a imprensa local. O Litoral Virtual não se dobrará a essas pressões, e manterá a todo custo a imparcialidade que tanto lutou para conquistar", afirmou Campi. (Fonte: Litoral Virtual)

Resgate Ubatuba pede suspensão de divulgação de pesquisa eleitoral

Ubatuba - A advogada da coligação Resgate Ubatuba, Maridete Alves Sampaio Cruz, protocolou ontem, dia 30 de setembro, na Justiça Eleitoral da cidade, uma representação com pedido de liminar para suspender a divulgação da pesquisa registrada sob número 003/2004. A pesquisa, que aponta a liderança do candidato Pedro Tuzino, foi realizada pela empresa Brasmarket e encomendada pela Associação dos Comerciantes do Bairro do Itaguá. A principal alegação do pedido judicial é a falta do depósito do resultado da pesquisa no Cartório Eleitoral, fato que compromete a sua confiabilidade.
Segundo a advogada Maridete Alves Sampaio Cruz, referida pesquisa foi divulgada no programa eleitoral gratuito do candidato Pedro Tuzino do dia 29 de setembro de 2004, e, conforme certificou o Cartório Eleitoral, até às 18 horas do dia 30 de setembro, o resultado da pesquisa não havia sido entregue no Cartório conforme determina a legislação.
Multa - A divulgação do resultado da pesquisa sem observância das disposições legais sujeita os responsáveis – instituto de pesquisa, contratante, órgão de imprensa, candidato ou partido político, ou coligação – à multa que varia de R$53.205,00 a R$106.410,00.
Esta é a terceira vez que a Coligação Viva Ubatuba enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral por causa de irregularidades na divulgação de pesquisas. A divulgação da pesquisa realizada nos dias 23 e 24 de agosto, que, como esta última, colocava o candidato Pedro Tuzino em situação confortável em relação aos demais candidatos, lhe acarretou multas de 50 mil Ufirs e 75 mil Ufirs por desrespeito à lei.
Empate técnico - A única pesquisa, cuja confiabilidade não foi questionada, colocou três candidatos - Eduardo César, Paulo Ramos e Pedro
Tuzino - em situação de empate técnico em primeiro lugar. A pesquisa foi realizada pela empresa Data Vale e registrada sob número 001/2004, e pode ser conhecida em detalhes nos sites www.litoralvirtual.com.br, www.jornalasemana.com.br e www.ubaweb.com. (Fonte: Sônia Meire Manzano - Jornalista – MTSP 15776)

Grupo denuncia uso de prédio público

Ubatuba - A coligação Viva Ubatuba, encabeçada pelo candidato Pedro Tuzino (PSDB), protocolou esta semana representação na Justiça Eleitoral de Ubatuba pedindo a cassação da candidatura de Eduardo César (PL), da coligação Resgate Ubatuba, por suposto uso da máquina pública em sua campanha.
Eduardo César também é vereador e é acusado pelos adversários de usar, sem solicitação prévia, o prédio da Câmara para receber a visita do deputado federal Valdemar Costa Neto (PL), no último domingo.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Rogério Frediani (PTB), que também é candidato a prefeito, o vereador Eduardo César não poderia ter utilizado o prédio por não ter feito solicitação prévia e por se tratar de um evento de campanha. "O vereador não comunicou a ninguém sobre o evento", disse.
ACORDO - Para o candidato Eduardo César (PL), o PTB e o PSDB teriam feito um acordo para prejudicá-lo. "Eu fiz a solicitação para a secretaria da Câmara, mas há gente lá que é ligada ao PSDB", disse.
O candidato Pedro Tuzino (PSDB) negou o acordo com o PTB. Ele afirmou que as pesquisas do partido o colocam em primeiro lugar na disputa e que por isso estaria sendo atacado.
Para o atual prefeito e candidato à reeleição, Paulo Ramos (PFL), a disputa compromete o processo democrático. "A cidade só tem a perder com isso", disse.
Os candidatos Fabrício Gomes (PSB) e Elizabeth Carvalho (PV) não foram encontrados para comentar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Mundial de Damas esquenta Ubatuba
Campeonato reúne dois campeões mundiais e seis nacionais até o dia 6; prêmio é de US$ 5.000

Ubatuba - A badalação dos esportes radicais em Ubatuba abriu espaço esta semana para uma das práticas esportivas mais nobres do mundo, o jogo de damas.
Até o dia 6, quarta-feira, algumas feras mundiais como Yuriy Anikeev, da Ucrânia, I. Kybartas, da Letmania, Ian Dosca, da Moldóvia, os brasileiros Francisco Jovino, Francisco Marcelo Araújo, Fernando Moretti, e o joseense Augusto Carvalho, estarão concentrados no Ubatuba Palace Hotel disputando US$ 5.000 e o título mais cobiçado da modalidade, a categoria absoluto.
Segundo o presidente da Federação Paulista de Damas, Lélio Sarcedo, a realização deste tipo de torneio em Ubatuba foi um pedido do secretário de esportes do Estado de São Paulo, Lars Grael, para que a modalidade pudesse se desenvolver melhor no Vale do Paraíba.
"Nós observamos que de todas as regiões do Estado o Vale do Paraíba é o que menos pratica damas", disse Sarcedo.
De acordo com dados da Secretaria de Esportes do Estado, São Paulo tem 100 mil crianças que praticam este esporte, e 500 professores ensinam a modalidade.
"O Brasil é uma potência, a damas aqui é cultura popular", afirmou o presidente.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Jogos de Damas, Ricardo Ferrero, Ubatuba foi uma ótima escolha para abrigar os 16 competidores do Mundial.
"Temos aqui cinco campeões nacionais e dois mundiais, que foram muito bem recebidos, inclusive o mestre russo, Iser Kuperman, de 82 anos, que foi sete vezes campeão mundial, autor de muitos livros", disse Ferrero.
Participam do Mundial nove países - Rússia, Moldavia, Estados Unidos, Ucrânia, Cazaquistão, Estônia, Polônia, Holanda e Brasil.
SURPRESA - Um dos fatores que mais surpreenderam os anfitriões foi o comportamento diferente dos competidores de damas, em relação a outros esportistas que já estiveram na cidade.
"É interessante, eles são discretos, o nível cultural é muito alto", disse o secretário de esportes de Ubatuba, Richard Ricardo dos Santos, que está aproveitando o Mundial de Damas para incentivar as escolinhas da cidade na prática da modalidade. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba recebe os melhores do mundo para mundial de damas

Ubatuba - O 18º. Campeonato Mundial de Damas teve início nesta segunda-feira, em Ubatuba, e conta com 14 participantes , a maioria do Leste Europeu. O destaque fica por conta do norte- americano Kuperman, com 82 anos, 7 vezes campeão mundial. O damista mais jovem é o ucraniano Belocheev, com 18 anos. O campeonato, que vai de 27 a 06 de outubro, é realizado no Ubatuba Palace Hotel e conta com apoio da Federação Mundial, Confederação Brasileira e Paulista de Damas e Associação Comercial. A promoção é da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e de Turismo.
A modalidade do jogo de damas brasileiro tem 64 casas ( 12 pedras) enquanto o internacional é de 100 casas ( 20 pedras). Serão realizadas 9 rodadas com os participantes enfrentado-se entre sí. No sábado, dia 02, às 16h00 está agendando um torneio-relâmpago com partidas cronometradas em 5 minutos.
Os melhores - A relação de participantes registra a presença dos melhores do mundo, todos eles detentores de títulos internacionais como Kandaurov ( Rússia), Doca ( Moldávia), Anikeev ( Ucrânia), Kuperman ( EUA), Belocheev ( Ucrânia), Augusto Carvalho ( tetracampeão brasileiro), Fernando Moretti ( Brasil), Usenov ( Kazaquistão), Grziak ( Polônia), Dijkstra ( Holanda), Varik ( Estônia), Tem ( Kazquistão), Francisco Jovino ( Ceará) e Fracisco Marcelo ( campeão brasileiro categoria internacional, 100 casas). A arbitragem está sob responsabilidade do russo Lemon e de Edson Duarte, ambos da Federação Mundial. A coordenação geral do campeonato é de Lélio Marcos, presidente da Confederação Brasileira de Damas. “ Assim como no xadrez, também no Leste Europeu que se encontram os mestres de jogos de damas no planeta. Vários desses mestres estão em Ubatuba em busca do título mundial”, afirma Lélio. (Fonte: PMU)

1º Pré Fórum de Educação Ambiental Ubatuba 2004

Ubatuba - Nos dias 4 e 5 de outubro, no auditório do Aquário de Ubatuba, será realizado o “I Pré - Fórum de Educação Ambiental- Ubatuba 2004”, um evento que será promovido através da parceria entre a Rede Brasileira de Centros de Educação Ambiental, Aquário de Ubatuba e Companhia Municipal de Turismo - COMTUR. Visa propiciar aos participantes: a troca de experiências em Educação Ambiental e promover a discussão sobre a atuação da Rede Brasileira de Centros de Educação Ambiental no “V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental” que acontece no mês de novembro em Goiânia. Participarão educadores, ambientalistas, autoridades de todo o Litoral Norte além de todos os Centros Educacionais Brasileiros. A programação do dia 4 de outubro (segunda-feira) começa às 14:00 horas, com o credenciamento dos participantes.
O 1º dia de programação será reservado para integração, formação e abertura dos grupos de trabalho, encerrando com uma visita técnica ao Aquário de Ubatuba. No 2º dia os trabalhos terão continuidade e também serão realizadas as apresentações e conclusões.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, na página do Aquário de Ubatuba: www.aquariodeubatuba.com.br ou no local.
Maiores informações no telefone (12) 3832-1382 com Marta Penha. (Fonte: COMTUR)

Surfe: ubatubense domina 1º dia no Sul

Ubatuba - O surfista Diego Santos, de Ubatuba, conhecido como Ronaldinho, foi o destaque do primeiro dia do Billarbong Pro Junior, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. O surfando ondas de média de 1,5 metro, o atleta conseguiu a melhor nota do dia em uma onda, 8,33, e a melhor somatória das duas melhores ondas, 13,33. "Foi um dia muito bom. Melhor porque eu consegui esses 8,33 que vão me dar tranqüilidade para as outras baterias", disse. O Billabong Pro Junior é uma das duas seletivas para o Mundial Pro Junior que será realizado em janeiro do ano que vem, em North Narrabeen, Austrália. (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria de Turismo solicita ao SEBRAE implantação do PDTR

Ubatuba - Na última semana, a Secretaria de Turismo de Ubatuba – SETUR, protocolou junto ao SEBRAE, pedido de implantação do PDTR – Programa de Desenvolvimento Turístico e Receptivo, em Ubatuba.
O PDTR consiste na organização, qualificação e planejamento dos serviços de atendimento ao turista, disponibilizando, de imediato, 150 horas de consultoria técnica, para sua implantação. O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo.
O Programa já está sendo aplicado em 128 municípios do Estado de São Paulo envolvendo 3560 empresários e empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo.
Por meio de sua tecnologia, o PDTR identifica qual é a situação do Sistema de Recepção a Turistas de uma localidade ou região. A partir disso, por meio da transferência de conhecimentos e de instrumentos, conduz à elaboração de projetos de aprimoramento desse Sistema.
É um programa completamente flexível, pois se adequa a qualquer nível de desenvolvimento no qual se encontra a localidade. Não dispensa qualquer outro projeto já existente, pelo contrário, busca contextualizar ações já em curso. Desde que estas ações sejam compatíveis com os conceitos de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo.
O processo de Desenvolvimento acontece a partir da Identificação da Vocação Turística da Localidade. Esta Vocação é identificada por meio da constatação e avaliação dos Recursos Naturais e Culturais existentes na localidade.
O PDTR é dirigido a grupos interessados na organização, sistematização e desenvolvimento do Turismo Receptivo.
Pode ser aplicado, preferencialmente para grupos formais e organizados: Conselhos Municipais de Turismo, Associações Comerciais e empresariais, Cooperativas e outras organizações similares. Trabalha também com grupos informais conduzindo-os à formalização (grupos
de produtores e proprietários rurais – interessados em Turismo Rural).
Segundo o Sr. Rigoberto Soler Braga Roman, responsável pela agência regional do SEBRAE no Litoral Norte e também responsável técnico pelo projeto, a cidade de Ubatuba oferece todas as condições necessárias para a viabilização deste importante empreendimento. (Fonte: SETUR)

Sexta Básica Musical

Ubatuba - O projeto Sexta Básica Musical, promovido pela Fundart, ocorre todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, das 19 às 22 horas, na praça do Casarão do Porto, ou em caso de mau tempo no auditório da fundação.
Sempre com apresentações de qualidade, privilegiando os músicos de nossa cidade, o evento é sucesso de publico e de critica e ótima opção de lugar para quem aprecia a boa música, um papo descontraído com os amigos, num autêntico “happy hour”.
Nesta sexta-feira teremos a apresentação do grupo Samba Show Pagode, pelo nome do grupo já sabemos que a apresentação será deliciosa.
Mais um evento cultural em Ubatuba. Prestigie!!! (Fonte: Fundart)

Programação de Outubro da FUNDART

Dia 01 às 19:00h - Casarão do Porto - “Sexta Básica Musical” - com o grupo Samba Show Pagode.
Dia 02 às 20:00h - Perequê Açú - Paróquia Imaculada Conceição - “Banda no Bairro” Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 09 às 20:30h - Praça da Igreja Matriz - “Banda na Praça” - Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 13 às 18:30h - Casarão do Porto - “Dia dos Novos e Sarau Cultural”- Inscrições na Fundart até o dia 06 de outubro.
Dia 16 às 20:30h - Igreja Matriz - “Madrigal Música na Catedral” - Apresentação da Camerata Zajdenbaum em comemoração ao aniversário da cidade.
Dia 17 às 19:00h - Auditório Fundart - “Cine Debate” - Houve uma Vez Dois Verões de Jorge Furtado.
Dia 24 às 20:30h - Praça da Igreja Matriz - “Banda na Praça” - Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 28 das 08:00 às 16:00h - Casarão do Porto “Maratona Pintando Ubatuba”.
Dia 28 às 20:00h - Salão do Tamoios Iate Clube Abertura do “II Salão de Artes Plásticas de Ubatuba”.
Dia 30 às 19:00h - Auditório da Fundart - Entrega da premiação do “1º Encontro com a Cultura”.
Dia 30 às 20:30h - Casarão do Porto - Encontro musical - “Seresta e Seresteiros”.
Informações: Tel.: (12) 3833-7000 ou 3833-7001 - www.fundart.com.br - (Fonte: Fundart)

Ação Litoral

Editoral Topo

Quero o poder, não importa na cabeça de quem eu tenha que pisar!

A disputa eleitoral em cidades pequenas como Ubatuba sempre foi acirrada, com estratégias muitas vezes questionáveis. Mas uma coisa não podemos esquecer: passada às eleições, todos retornam a convivência diária, ao relacionamento social típico das cidades em que todo mundo conhece todo mundo. Desafetos acabam sendo esquecidos, provocações são relevadas e a paz volta a reinar.
Mas o que me decepciona são certas "estratégias", aliadas a soberba de jovens profissionais impulsivos que provocam o maior fuzuê, e depois somem, deixando para trás um rastro de desentendimento entre a sociedade, e até entre correligionários das campanhas que comandaram. Isso sem falar nos "conselhos" internos, formados por pessoas boas e bem intencionadas, conselhos esses criados como dispositivos para controle e cobranças futuras, que ficam sem saber o que fazer diante da infalível "estratégia" de campanha.
O que é ético em uma disputa eleitoral? O que não é? Quem atacar? Quem pressionar? Quem calar? Quais cabeças pisar? Lutar por qual ideal? Pela vitória, transparência, participação, por uma cidade melhor, e muitos outros argumentos são as respostas. Mas será que vale a pena aplicar tal "estratégia"?
O Litoral Virtual sofreu pressões e se manteve firme em seus ideais. Imparcialidade a toda prova. Tanto que foi um dos primeiros a publicar as pesquisas via internet. Todas as pesquisas registradas e autorizadas pelo Cartório Eleitoral de Ubatuba foram disponibilizadas no site, assim como espaço para propaganda, informes publicitários e opiniões dos leitores. Tivemos que coibir os excessos, mas a imparcialidade prevaleceu.
Agora, atacar a publicação de publicidade de concorrentes chega a ser hilário. O espaço comercial está e sempre esteve aberto à todos. E não custa caro. Se o problema for falta de verba, poderíamos colaborar, facilitando o pagamento, ou até cedendo o espaço como doação de campanha. Ficou feio esse pedido de liminar... Pegou mal... Que vergonha, café... pequeno.
Penso com meus botões: se um candidato ao poder, enquanto disputa esse poder, concorda com tal "estratégia" contra uma imprensa que é referência em termos de imparcialidade, imagine o que vai fazer com o município quando obtiver definitivamente o poder?
Questiono se vale a pena pisar em tantas cabeças para conseguir o poder. Acredito que mesmo numa batalha, a ética, a moral e o bom senso devem prevalecer sempre.
As eleições passam e os relacionamentos voltam ao normal. Só tem um detalhe: quem bate, esquece; mas quem apanha, não.
Isso me faz lembrar um ditado popular bem pertinente à ocasião:
"Cuidado com os calos que você pisa hoje, pois eles podem estar diretamente ligados aos sacos que você terá que puxar amanhã".

Emilio Campi
Editor do Litoral Virtual

Nota de Agradecimento Topo

Mundial de Damas

A cidade está recebendo grandes nomes do jogo de damas mundial, que estão lutando pelo título no 18º. Campeonato Mundial de Damas, realizado no período de 27 de setembro à 06 de outubro, nas dependências do Ubatuba Palace Hotel.
Diante disso, gostaríamos de manifestar nossos agradecimentos a esse conceituado veículo de comunicação, bem como a todos os hotéis e restaurantes que participam, apóiam e colaboram com a realização deste importante empreendimento, para o qual atribuímos a viabilização e êxito do evento.
HOTEIS E POUSADAS: Chalés Portal do Sol, Hotel Candeias, Hotel Giprita, Hotel São Charbel, Maré Hotel Ubatuba, Pousada Acquarius, Pousada do Marcão, Pousada Paramar, Pousada Peixes do Mar, Pousada Recanto Margerie, Pousada Taiwan, Pousada Tropical, Pousada Tulipa, Pousada Vila Sissi, Ubatuba Palace Hotel.
RESTAURANTES: Baleia Branca, Gauchão, Ismael, Peixe Com Banana, Perequim, Rei do Camarão, Rei do Peixe, Senzala, Sérgio, Spaghetto – Cusina Mediterrânea.

Secretaria de Esportes e Laser - SEL
Secretaria de Turismo - SETUR
Fundação de Arte e Cultura
FUNDART
Associação Comercial Empresarial de Ubatuba – ACE

Carta do Leitor Topo

Apoio I - Caro Emílio, Lamentável este episódio envolvendo você e seu site. Quem te conhece a tantos anos quanto nós se admira por saber que você, justo você possa ser alvo de perseguição política e pressões. É claro que se a justiça fosse feita, há muito tempo você deveria ter recebido inúmeras moções de congratulação da Câmara Municipal e reconhecimento do poder público, por esse trabalho incrível que você faz pelo turismo de Ubatuba.
Lamento que a Coligação Viva Ubatuba que teve pesquisas que lhe davam vantagens, cartas de seus assessores publicadas unicamente neste Boletim, não suportem a idéia ou desconheça o que é democracia. Ao contrário de artimanhas utilizadas por alguns candidatos para fazer notícia grátis, o espaço destinado aos candidatos Dra. Elizabeth e Eduardo César eram pagos, como deixava bem claro o título de Informe Publicitário.
Voltamos a dizer que conhecemos poucas pessoas tão democráticas, honestas e sérias quanto você. Que o próximo governante tenha olhos para enxergar e ver o valor de pessoas como você no destino de Ubatuba.
Dos amigos de sempre

Moysés e Mauri
Ubatuba, SP


Apoio II - Parabéns Emilio, todos nós sabemos muito bem quem é você e quanto o seu trabalho é digino! Quem muito o admira profissionalmente e seu carater pessoal,
Abraços,

Claudia Oliveira
Ubatuba, SP

Apoio III - Parabéns pela conquista! Apesar de que não deveria ser necessária em 1ª Estância.
abrs

Sergio Pinch
São Paulo, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Puxada de rede cinzenta em Ubatuba

Manhã cinzenta
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor