Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta, 06 de outubro de 2004 - Nº 1132 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Eleições 2004:
Apuração das cidades do Litoral Norte


Região
-


Caraguatatuba
Aguilar estabelece emprego e saúde como metas em Caraguá
Meta é regionalizar ações, afirma eleito
Trindade diz que vai fiscalizar o governo
FET de Caraguatatuba inicia competição entre espetáculos infantis
27ª Exposição de Orquídeas em Caraguá
Fundação Orsa visita Casa Beija-Flor
Caraguá prepara festa para as crianças
Prefeitura faz festa para a 'Melhor Idade'
Creche de Caraguá realiza festa Country
O 5º Swing Show será no fim de semana
2ª Semana das Profissões atrai mais de 500 pessoas

Ilhabela
Ilhabela à Vista
Vereadores comentam resultado das Eleições
Moradores do Bonete fazem abaixo-assinado para reclamar de construções
Atleta ilhabelense Paulão da BL3 é vice-campeão no Sul-Americano de Fórmula Windsurf

São Sebastião
-


Ubatuba
Ubatubenses são atração no Guarujá
Paulistanos do Surf duelam em Ubatuba

Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Aguilar estabelece emprego e saúde como metas em Caraguá
Depois de 7 anos como vice, eleito também aponta necessidade de melhorar segurança no litoral

Caraguatatuba - Há 22 anos militando na vida política de Caraguatatuba, o prefeito eleito José Pereira Aguilar (PSDB) disse que irá realizar seu maior sonho: administrar sua cidade.
As metas já estão estabelecidas. Ele pretende melhorar o atendimento na área de saúde e garantir empregos à população.
Aguilar, atual vice-prefeito, se elegeu com 28.454 votos --62,73% do total de válidos. O segundo colocado, Álvaro Trindade (PMDB), obteve 15.204 votos (33,52%).
Durante a entrevista ao ValeParaibano, concedida ontem à tarde, Aguilar recebeu três ligações do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que apoiou sua candidatura.

ValeParaibano - Como o senhor avalia a campanha?
Aguilar - Desde o início, foi boa. Foi uma campanha simples, sem ostentação. Na reta final, achei que deveria aumentar o número de colaboradores e isso ajudou mais ainda. Meu jeito de conversar com as pessoas, com humildade e otimismo, sempre foi bem aceito.

VP - O resultado das urnas surpreendeu até os opositores...
Aguilar - Eu esperava uma vitória com 10 mil votos de diferença, mas a vantagem foi maior, também para minha surpresa. Acho que as caminhadas, os comícios e o corpo-a-corpo ampliaram minha aceitação junto ao eleitorado no último mês da campanha. Acho também que meu plano de governo agradou boa parte da população.

VP - O apoio do atual prefeito Antonio Carlos da Silva foi importante?
Aguilar - O apoio do prefeito Antonio Carlos foi muito importante, sem dúvida nenhuma. Antonio Carlos com seu governo de oito anos fez a diferença na cidade. Isso ajudou muito na minha campanha.

VP - Sua esposa e seus filhos tiveram atuação efetiva em sua campanha eleitoral. O senhor pretende aproveitá-los na administração?
Aguilar - Reconheço que minha família teve papel fundamental na minha campanha, mas não pretendo aproveitá-los na administração. A Rose, como primeira-dama, irá cuidar do Fundo Social.

VP - Como o senhor avalia o desempenho de seus adversários?
Aguilar - O doutor Mansour (PT) fez uma campanha simples, sem qualquer agressão. Já o candidato Álvaro Trindade (PMDB) acabou fazendo agressões que, no final, acabaram me ajudando. Enquanto ele se preocupava com as agressões, eu divulgava meu plano de governo.

VP - Quais as principais reivindicações feitas ao senhor durante a campanha e como pretende atendê-las?
Aguilar - Os três principais itens reivindicados foram saúde, emprego e segurança. Por isso, pretendo atuar nessas áreas, buscando melhorar o atendimento à saúde, garantir mais emprego e mais segurança à nossa população.

VP - O senhor participa da administração há sete anos e nove meses, exercendo as secretarias de Esportes e de Serviços Municipais. Isso lhe garante experiência suficiente?
Aguilar - Com certeza. Se eu não tivesse passado pelo Legislativo, se não tivesse exercido essas funções no Executivo, não teria experiência suficiente para administrar a cidade.

VP - Vários dos vereadores que lhe apoiaram não conseguiram a reeleição. O senhor pensa em aproveitá-los na sua administração?
Aguilar - Isso eu pretendo ver depois. Vou ter um grupo técnico na administração. Vou depender de muitas pessoas com conhecimento técnico para me ajudar a administrar a cidade.

VP - O senhor vai administrar sem nenhum vereador de oposição. Como vê isso?
Aguilar - Isso eu já sabia, tinha certeza que iria eleger os dez vereadores. O fato dos dez eleitos serem da minha coligação não quer dizer que não venha a ter oposição. Quero o compromisso desses dez vereadores com a cidade.

VP - O senhor assume no dia 1º de janeiro. Tem idéia de como estarão as finanças da prefeitura?
Aguilar - Eu acredito que as contas estarão em ordem. O prefeito tem afirmado que deixará dinheiro em caixa para quando eu assumir a prefeitura.

VP - É difícil assumir no dia 1º de janeiro, quando a cidade passa de 80 para 400 mil pessoas (Ano Novo e temporada)?
Aguilar - Pretendo me reunir com o prefeito Antonio Carlos, junto com meu grupo de assessores, no início de dezembro para traçar as diretrizes para a nossa posse. Tenho que montar um esquema de trabalho para a temporada para assumir a prefeitura com tudo programado.

VP - O senhor pensa em administrar fazendo economia?
Aguilar - Com certeza, vou mexer na parte administrativa, procurando fazer muita economia. Reduzir despesas com água, luz, combustível... Com certeza, vou fazer uma administração econômica, mas sem afetar a parte funcional.

VP - O piso salarial da prefeitura é o menor da região. O senhor pretende melhorar essa situação?
Aguilar - Vou procurar manter um bom relacionamento com os servidores e com o sindicato. Nosso piso salarial sempre foi o mais baixo da região, mas também temos o menor orçamento. Pretendo garantir o reajuste da inflação deste ano e, se possível, dentro das nossas possibilidades melhorar as condições de trabalho.

VP - Em seu primeiro comício, o senhor lançou o nome de Antonio Carlos para deputado estadual. O senhor vai trabalhar nesse sentido?
Aguilar - Acho importante a região ter representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. Antonio Carlos é um grande nome. Já mantive contato com os prefeitos eleitos para viabilizar um trabalho nesse sentido.

VP- Antonio Carlos deixa uma marca do prefeito que fez obras e mudou a característica da cidade. Qual será a marca do futuro prefeito Aguilar?
Aguilar - Vamos procurar manter esse visual da cidade, mas vou investir firme na parte social. Existe muita cobrança nesse sentido. O Aguilar vai atuar com muita vontade na parte social. VALE

Meta é regionalizar ações, afirma eleito

Caraguatatuba - O prefeito eleito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), planeja se reunir com seus colegas eleitos nas outras cidades do Litoral Norte para discutir a regionalização de ações administrativas.
A reunião deve ocorrer nos próximos 15 dias, com a participação de Juan Pons Garcia (PPS), de São Sebastião, Eduardo César (PL), de Ubatuba, e Manoel Marcos (PTB), de Ilhabela.
"Vamos tentar solucionar regionalmente os principais problemas do Litoral Norte, entre eles, a construção de um hospital regional, definir um local para destinação do lixo da região e, principalmente, resolver o problema da superlotação nas cadeias", disse.
Segundo Aguilar, com relação à segurança pública, os quatro prefeitos pretendem reivindicar ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) o aumento dos efetivos das polícias.
Outra proposta que deverá ser discutida será a possibilidade de implantação de um pedágio na rodovia dos Tamoios, cuja arrecadação seria destinada às prefeituras. (Fonte: ValeParaibano)

Trindade diz que vai fiscalizar o governo

Caraguatatuba - O candidato Álvaro Trindade (PMDB), segundo colocado no pleito em Caraguá, considerou surpreendente a votação obtida pelo prefeito eleito José Pereira Aguilar (PSDB).
Segundo Trindade, as pesquisas feitas por seu partido na reta final da campanha garantiam que, quem vencesse o pleito, ganharia por uma diferença de 3.000 a 4.000 votos. Aguilar foi eleito com vantagem de mais de 13 mil votos.
Apesar do resultado, Trindade fez um balanço positivo da campanha. Ele disse que fez uma campanha limpa e otimista, procurando levar a "esperança de uma cidade melhor" para seus eleitores. "Pela votação, tivemos uma excelente receptividade da população."
Para o candidato, Aguilar representa a continuidade da administração de Antonio Carlos da Silva (PSDB).
"Ele (Aguilar) vai se preocupar em fazer obras, deixando de lado os reais interesses da população --busca por empregos e melhorias na saúde."
Trindade disse que, apesar de sua coligação não ter eleito nenhum vereador, procurará acompanhar e fiscalizar a nova administração. "Nos casos em que entendermos que houve desvio de conduta, tanto por parte da administração como por parte do Legislativo, procuraremos os movimentos sociais e a imprensa para denunciar."
Trindade lamentou o fato de a Câmara não contar com nenhum vereador de oposição a partir de 2005. "Infelizmente, os vereadores eleitos dificilmente vão se preocupar em fiscalizar a administração, pois a maioria foi reeleita tendo o apoio do Aguilar", disse o candidato.
FALTA DE APOIO - Maurice Mansour (PT), terceiro colocado na corrida à prefeitura, afirmou que sua campanha foi feita dentro das suas possibilidades. Ele lamentou a falta de apoio dos diretórios regional e estadual. "Trabalhei apenas com 10 pessoas e uma Kombi."
Segundo Mansour, o diretório estadual lhe enviou apenas 6.000 banners, oito dias antes da eleição.
Os 1.705 votos obtidos nas urnas, segundo ele, estavam dentro do previsto pelo diretório municipal. Ele disse que, sem apoio dos diretórios estadual e federal, o PT não conseguirá crescer em Caraguá.
Para ele, Aguilar fará uma boa administração e não terá oposição, já que o PT também não elegeu nenhum vereador. É a segunda eleição consecutiva que o PT fica fora da Câmara. (Fonte: ValeParaibano)

FET de Caraguatatuba inicia competição entre espetáculos infantis

Caraguatatuba - O Festival Estudantil de Teatro teve início no dia 1º de outubro com a abertura oficial realizada pela presidente da Fundacc, Eloiza Andrade Antunes, na presença dos grupos participantes.
Na seqüência, a apresentação do espetáculo convidado “O Comecim das Coisas”, de São José dos Campos, encantou o público presente.
Em sua terceira edição, o FET - Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - acontece até 24 de outubro.
O evento conta com total apoio da Prefeitura Municipal e parceria da Secretaria de Estado da Cultura, assim como apoio cultural de Nice Calçados, Associação Paulista de Medicina e FETACA – Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba.
Valorizar e estimular as manifestações das artes cênicas, oferecendo espaço a artistas novos e a grupos amadores é a meta do FET, desenvolvendo o teatro na região e tornando-o acessível à comunidade.
No dia dois, sábado, teve início a mostra competitiva infantil que segue até dia 11 de outubro no Auditório da Fundacc. Os ingressos estão sendo vendidos a R$1.
Os jurados da mostra infantil são: Lilih Cury, João Otávio e Wilma de Souza - Lilih Cury, mestranda em artes pela Unicamp com o projeto "Processos Criativos em Frida Kahlo - da performance à criação do espetáculo teatral".
Formada como atriz pelo centro de pesquisas teatrais do Sesc-SP e pelo TU da UFMG. estagiou com o Thèâtre du Soleil na França e estudou teatro físico e clown na Inglaterra. No Brasil, além de atuar e produzir, trabalhou com os diretores Antunes Filho e Zé Celso Martinez Corrêa.
Como performer foi premiada no festival nacional de performance do Centro em Cena - 2003 com "Frida Kahlo - Na Cinza das Horas".
João Otávio, ator e professor de teatro, integrante da cia dos viajantes, coordenou nos últimos três anos o espaço cultural Studio das Artes.Entre os espetáculos: "Os Lusíadas" dir. Márcio Aurélio, "Primavera No Vaso" Dir. Simone Shuba, "Primeira Olimpíada De Teatro Instantâneo" Dir. Adriano Cypriano.
Wilma de Souza, atriz, diretora, produtora e professora de teatro formada pela Ead e Eca na Usp. Realizou diversos trabalhos como diretora de teatro, rádio e tv.
Como atriz atuou em teatro, comerciais para tv, rádio novelas e cinema. Em seu currículo traz diversos prêmios, entre eles APETESP, APCA e Mambembe.
Confira os espetáculos participantes: Já se apresentaram “O Tic Tac das Folhas” de Hipersense Escola De Arte, de Taubaté,SP; ”O Fantástico Mistério de Feiurinha” da EMEF Carlos Altero Ortega de Caraguatatuba, SP.
No dia 4 , apresenta-se “A Lenda do Reino Mágico” da EE Dolores Martines de Castro, de Pontal, SP.
No dia 5, é a vez do espetáculo “Uma Lição no Reino de Avelã”, da EMEF D. Pedro de Alcântara, de São José dos Campos, SP.
Baseada em uma comédia tirada de Moliére (O Médico), essa peça traz à tona um dos assuntos que mais incomodam a sociedade e a violência.
"Um lenhador tinha por hábito bater em sua esposa e é chamado para medicar a filha do rei que estava com uma espinha de peixe enroscada em seu gogó. O lenhador não era médico...como poderia socorre-la...Uma grande lição irá aprender, esse violento lenhador".
No dia 6, “Boa Noite, Felipe!” da Secretaria Municipal da Educação , de São Sebastião,SP. A peça retrata a história de um menino e um peruzinho que vivem na rua e são capturados por bandidos que percebem que podem utilizar o menino para ajudar em seus roubos.
Eles fogem e são amparados pela velha do Vale e também seus animais o galo, a pata, a porca e o gato. A peça retrata os bons princípios de Pedroca, a solidariedade da Velha do Vale, assim como a união dos personagens de boa índole contra a avareza dos vilões. (Fonte: Correio do Litoral)

27ª Exposição de Orquídeas em Caraguá
Encontro reúne várias espécies de orquídeas cultivadas na região; mostra acontece de 8 a 10 de outubro com entrada gratuita.

Caraguatatuba - A 27ª Expo-Orquídeas vai reunir em Caraguatatuba os mais belos exemplares de orquídeas trazidos por colecionadores do Litoral Norte, Vale do Paraíba e outras regiões. O evento acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, ao lado da Praça de Eventos, no centro. A abertura será às 19h e a entrada é gratuita.
Segundo uma das organizadoras do evento e integrante da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, Vera Lúcia Pereira Gonzales, a expectativa é aumentar o número de variedades de flores, neste ano, comparado com a última exposição. A tradicional exposição chama a atenção pela variedade da flor como as orquídeas que são cultivadas com alta tecnologia.
Já estão confirmadas as participações das associações de Caraguá, São Sebastião, Pindamonhangaba, São Paulo, Guarujá, Assis, Santos, São Bernardo do Campo e Belo Horizonte. No ano passado, foram expostas em torno de 500 plantas, sendo 40 do Litoral Norte.
O público poderá apreciar e comprar vários exemplares de orquídeas como laelias, dendróbiuns, paphilo-pedinus e a cattléya, que é a típica da Mata Atlântica e símbolo da associação. "Comprando as orquídeas direto do produtor, o preço se torna mais acessível", disse Vera.
Ela ressaltou que em cada exposição é possível encontrar um novo exemplar da planta. "Sempre encontramos novidades, pois são 35 mil espécies nativas, 1.500 gêneros e mais de 50 mil híbridos (espécies produzidas em laboratórios) no mundo".
A associação do Litoral Norte foi fundada em 1977 pelo médico Keiiti Nakamura. Hoje, tem 20 sócios.
A abertura da exposição acontece às 20 horas, ao lado da Praça de Eventos, na avenida Arthur Costa Filho (avenida da Praia), no centro. No sábado, dia 9, o evento será realizado das 9h às 22h e no domingo das 9h às 18h.
Curiosidades - Antigamente, as orquídeas eram um presente oferecido entre os reis. Consta que a rainha de Sabá presenteou o rei Salomão com lindas orquídeas. Hoje, a flor já faz parte de nossa sociedade e graças ao trabalho desenvolvido em laboratórios por produtores, as espécies são mais fortes, sadias, resistentes e com flores maiores. Uma orquídea leva de seis a oito anos para dar flores pela primeira vez.
A baunilha é um extrato retirado de uma espécie de orquídea.
Dicas para que sua orquídea floresça o ano todo:
Luz: evite exposição direta ao sol.
Temperatura: onde você se sente bem, as orquídeas também vão se sentir.
Umidade: as orquídeas possuem um tecido nas suas raízes que absorve a umidade do ar, portanto elas não precisam de muita água.
Vento: o local da orquídea deve ter ventilação permanente.
Replantio: as orquídeas necessitam ter seus meios de crescimento trocados a cada dois anos.
Fertilizantes: use a metade da dose indicada pelo fabricante.
Pragas: para pulgões e outros insetos use inseticida aerosol doméstico, mas pulverize de longe da planta. (Fonte: PMC)

Fundação Orsa visita Casa Beija-Flor
Técnicos e assistente social conhecem a ‘Casa Beija-flor’ e projetos de geração de renda do município para futura implantação de trabalhos à mulheres de ruas de São Paulo

Caraguatatuba - Um grupo de técnicos e uma assistente social da Fundação Orsa estiveram em Caraguatatuba na quinta-feira, 31, para visitar a Casa Beija-Flor e os projetos de geração de renda da Secretaria de Assistência Social da cidade. O objetivo foi conhecer a casa, que atende famílias carentes, e levar essa experiência como ‘modelo’ para a implantação de um projeto da prefeitura de São Paulo voltado ao atendimento de mulheres de rua.
A assistente social da Fundação Orsa, Patrícia Shimabukuro, disse que foi muito satisfatória a visita. Na capital paulista está sendo criado o programa ‘Assistência Social á Família’.
“Trouxemos 14 mulheres que vão participar do projeto. A idéia foi conhecer um grupo que já tem uma infra-estrutura, para as mulheres sejam estimuladas e visualizem o estilo dos seus projetos”, disse Patrícia. A proposta é realizada em parceria com a fundação e a Faculdade de Serviço Social.
A casa Beija-Flor atende 120 famílias das crianças e adolescentes abrigadas do CIEC I e II (Centro Integrado de Educação e Cidadania - Ciranda do Crescer). O centro abriga crianças de 0 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos, em risco social. O objetivo da Casa Beija-Flor é cuidar das famílias dessas crianças dando apoio psicossocial e geração de renda, para que esses pais e mães possam futuramente recuperar seus filhos.
A casa, que é a única do Litoral Norte, tem o apoio da Assistência Social, secretaria da Educação, Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba) e do Fundo Social de Solidariedade. A instituição fica na rua Sergipe, 955, bairro Indaiá (antiga Casa do Menor). Contatos com a presidente da Casa, Ana Neves ou vice-presidente, Cristina Marques, pelo telefone (12) 3883-5984 e 3883-5062. (Fonte: PMC)

Caraguá prepara festa para as crianças
Prefeitura realiza 'Anima-Ação' para estimular a criatividade das crianças

Caraguatatuba - Para comemorar o Dia da Criança, a prefeitura de Caraguatatuba realiza o Anima-Ação, com quatro dias de diversão para as crianças. O evento será realizado de 9 à 12 de outubro, na Praça de Eventos, a partir das 14h.
Entre os dias 9 e 11, haverá tendas com recreação e brincadeiras. Já no ‘Dia da Criança’, 12, a animação ficará por conta das apresentações com bonecos, que acontecerão durante todo o dia. As sessões dos bonecos terão 30 minutos de exibição com intervalos de 15 minutos.
O objetivo do evento é desenvolver atividades como gincanas e brincadeiras para explorar o imaginário das crianças. O Anima-Ação vai contar com uma equipe de monitores e recreadores treinados. Para garantir a segurança, todos os participantes serão identificadas com crachás. Não é necessário a presença dos pais, caso eles não desejem acompanhar as atrações.
O evento é realizado por meio das secretarias de Educação, Assistência Social, Turismo e Esportes, em parceria Faculdades Módulos, Foccus Eventos, Amilton Eletrocenter e Jorge Lee que faz a animação com bonecos. O GACC (Grupo de Apoio Civil) também é parceiro e ajudará na segurança. (Fonte: PMC)

Prefeitura faz festa para a 'Melhor Idade'
Diversas atividades foram promovidas durante a Semana do Idoso, que aconteceu de 27 de setembro a 1º de outubro.

Caraguatatuba - O Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte) foi o ‘palco’ de algumas atividades em comemoração a Semana do Idoso. A programação incluiu apresentações de vídeo, de paródias, palestras e discussão pública.
No ciclo de palestra, o delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, falou sobre a 'Conscientização dos Direitos do Idoso' e o médico geriatra Osvaldir Vieira, orientou os idosos com o tema ‘Viva bem a idade que você tem’. Na discussão aberta, o espaço foi para o tema 'Envelhecimento da População Brasileira’
Os idosos (chamados de melhor idade) puderam também curtir as partidas de truco, malha, bocha e tranca, realizadas no Centro de Convivência da Terceira Idade, e acompanhar a abertura da exposição de fotos "10 anos da Educação Continuada", que contou com a presença da secretária de Assistência Social, Ana Carolina Stringari, que estava representando o prefeito Antonio Carlos da Silva.
Já na praça Cândido Mota, no centro, os integrantes do instituto Pro+Vida fizeram uma exposição de quadros e pintura ‘ao vivo’. O encerramento da semana do Idoso aconteceu com o baile ‘Feliz Idade’, que teve a animação da banda Feira Livre.
Para a secretária, Ana Carolina, a comemoração da data é importante. "Os idosos têm de se unir para conquistar mais espaço". Ela ressaltou que no município há vários projetos voltados para os idosos como a educação continuada e as ações sociais e culturais. (Fonte: PMC)

Creche de Caraguá realiza festa Country
A II Festa Country organizada pela creche Meimei será realizada no dia 9 de outubro. O objetivo é preservar a cultura country e oferecer oportunidades para novos grupos de dança da cidade.

Caraguatatuba - A creche Meimei de Caraguatatuba realiza dia 9 de outubro, sábado, a “II Festa Country”, a partir da 16h, no Ginásio de Esportes ‘Luiz Cláudio do Prado’, no bairro do Tinga. Várias atrações vão animar o evento, que tem o objetivo de preservar a cultura country da cidade.
Os atrativos do evento serão barracas de comidas e bebidas típicas, brincadeiras, apresentações de danças country e um espaço reservado especialmente para os ‘amantes’ do forró. Também faz parte da festa a segunda edição do concurso “Boneca Viva”, no qual crianças de 2 a 6 anos vão desfilar caracterizadas de bonecas. Uma comissão julgadora vai escolher as duas melhores crianças nos quesitos simpatia, desenvoltura e originalidade. As vencedoras vão receber brinquedos doados pelo comércio local.
A coordenadora da Creche Meimei, Célia Maria Simon, disse que espera um maior número de participantes neste ano. “Em 2003, participaram em torno de 500 pessoas, mas agora esperamos um público de 700 pessoas”.
Ela ressaltou que o trabalho mostra a cultura country da cidade. “Os novos grupos de dança, de qualquer estilo, também têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos”, afirmou Célia.
Para fazer apresentações na festa, os grupos interessados devem entrar em contato com a direção da creche Meimei pelo telefone (12) 3882-6090. (Fonte: PMC)

O 5º Swing Show será no fim de semana

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar no final de semana, o 5º Swing Show, uma competição de lambaeróbica com aulas abertas, festa, showteen e shows de dança. O evento conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e será realizado na Praça de Eventos.
O evento promove um show teen com apresentações de grupos de dança infantis de Caraguá e região, aulas abertas, eleição do garoto e da garota Swing Show, Axé Night Dance, encontro técnicos e as competições. A festa Axé Night Dance terá a presença dos melhores dançarinos de lambaeróbica do Brasil, e acontecerá dia 11 de outubro, no Prince's Club.
O Swing Show vem atraindo novos adeptos a cada ano. Cidades como São José dos Campos, Santa Branca, São Vicente, Campinas, Guarulhos, São Paulo, Belo Horizonte-MG, entre outras já confirmaram presença na competição. O organizador Marílio Rodrigues estima que o número de participantes seja maio este ano, comparado ao ano passado, pois o número de cidades inscritas já é maior que nos outros anos. Em 2003, 50 dançarinos participaram da competição.
Mais informações e inscrições pelos telefones (12) 3882-6190, 3882-1240, das 12 às 14 h, ou pelo (12) 9115-3199, com o coordenador Marílio Rodrigues.
Programação:
Dia 09/10 - 20h Swing Show eliminatória
Dia 10/10 - 20h Swing Show - semifinal
Dia 11/10 - 18h Aula aberta, 22h - Axé Nigth Dancing - Prince's Club
Dia 12/10 - 10h Showteencrianças e jovens, 14h Swing Show grande final (Fonte: PMC)

2ª Semana das Profissões atrai mais de 500 pessoas

Caraguatatuba - Mais de 500 pessoas participaram da 2ª Semana das Profissões, que reuniu na semana de 27 de setembro a 1º de outubro, profissionais de diversas áreas e estudantes de todo o Litoral Norte. Além dos estudantes, o evento também contou com a presença de pessoas de diversas idades em busca de informação atualizada sobre as diferentes carreiras e o atual mercado de trabalho.
Para a cabeleireira Sra. Erondina de Luca, o evento veio em boa hora, já que ela está pensando em realizar o grande sonho de ser professora. "Sempre tive vocação para educar, quero fazer a Faculdade, por isso estou aqui, acho que devo me informar sobre a profissão, os cursos e o mercado de trabalho".
O público pôde tirar suas dúvidas com profissionais conceituados, como o consultor de Empresa Douglas Peternela, que exibiu, com maestria, o tema 'Fazer o que se gosta ou gostar do que se faz?' e o Prof. Pierluigi Piazi, que é consultor de Ensino do Anglo e abordou o tema 'Motivação de Estudo: estudar por que, quando, quanto e onde?. Houve ainda a palestra 'Orientação Vocacional: dinâmicas e vivências', com psicólogos.
A Semana das Profissões também contou com a participação de ex-alunos da instituição, que realizaram palestras sobre suas atuais profissões. Alguns ex-alunos do Módulo também prestigiaram o evento, comparecendo às palestras.
A instituição sorteou para o público uma parcela da semestralidade de uma semestralidade na instituição e várias inscrições para o vestibular. O evento também arrecadou alimentos não perecíveis com as inscrições. (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Ilhabela à Vista
Cidade se prepara para faturar cerca de R$ 1,8 milhão com turistas que chegam nos cruzeiros na temporada

Ilhabela - Ilhabela receberá 60 mil turistas nos cruzeiros marítimos agendados no próximo verão. A presença de turistas nacionais e estrangeiros será cerca de 70% superior ao registrado no verão passado, quando 35 mil pessoas participaram dos cruzeiros com paradas na ilha. O comércio local deve faturar este ano R$ 1,8 milhão com os passageiros dos navios. No verão passado, o faturamento foi de R$ 1 milhão.
A temporada de cruzeiros começa mais cedo este ano, no dia 28 de novembro, com a chegada do navio Island Scape, com capacidade para 1.500 passageiros. Ao longo do verão, Ilhabela receberá 29 cruzeiros, o último deles, no dia 1ª de março de 2005. Os navios ficarão atracados em frente ao píer da vila, das 8h às 20h, período em que os passageiros poderão frequentar as praias, os restaurantes, lojas e realizar passeios pela ilha.
Segundo Rafael Oliveira Moraes, do Setor de Operações Turísticas da Prefeitura de Ilhabela, apesar do número de cruzeiros ser o mesmo da temporada passada, o número de turistas será maior porque as embarcações previstas para atracar na ilha possuem tem maior capacidade de passageiros.
O navio Costa Victória, da Costa Cruzeiros e o Harmonya, da MC Cruzeiros, possuem capacidade para 2.394 e 2.223 passageiros, respectivamente.
ESTRANGEIROS - Moraes informou que, em média, cada turista gasta na ilha, R$ 90. Segundo ele, uma pesquisa feita pelas operadoras constatou que cerca de 10% dos passageiros são de origem estrangeira, o restante, de turistas brasileiros. Este ano, Prefeitura e Sebrae, estão realizando cursos para melhorar o receptivo na ilha.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Marcelo Freitas Carlos, disse que os turistas provenientes dos cruzeiros representam quase 50% do movimento turístico registrado na ilha durante o verão. Segundo ele, a ilha deve receber cerca de 150 mil pessoas na temporada. "O número de passageiros vai aumentar porque uma pesquisa comprovou que Ilhabela é um do destinos mais procurados pelos turistas", afirmou.
O lançamento da temporada de cruzeiros acontece hoje, no Ilha Flat.
(Texto: Salim Burihan - Fotos: Jules Verne)  (Fonte: ValeParaibano)

Vereadores comentam resultado das Eleições

Ilhabela - Os vereadores presentes à sessão do dia 4 de outubro usaram a Tribuna da Câmara para comentar o resultado das Eleições 2004. Reeleitos ou não, todos se manifestaram para parabenizar os colegas que integrarão o Legislativo a partir de 2005 ou lamentar a falta de alguns deles.
O vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT), o professor Catolé, aproveitou a presença do mais jovem candidato eleito, Beto, do PMN (326 votos), para pedir: “Espero que ele venha me substituir aqui porque eu estou saindo”. Durante sua manifestação, o vereador petista parabenizou os colegas reeleitos Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos, o mais votado de Ilhabela, com 573 votos; o vereador Luiz Antonio dos Santos (PL), o Luiz Lobo, (489 votos), o vereador Jadiel Vieira (PV), o Keko (358 votos) e também citou a votação expressiva obtida pelo vereador José Pereira Brandão (554 votos).
“Ele (Brandão), como no meu caso, apesar da votação expressiva ficou de fora”. Catolé encerrou agradecendo aos seus 296 eleitores. Apesar de ser oposição ao atual prefeito, o petista desejou-lhe felicidades através de seu vice, Antonio Cajado Simões, presente à sessão. “Foi a vontade do povo e nós respeitamos. E que viva a democracia”.
Brandão - Apesar dos 554 votos, o vereador José Brandão ficará de fora do Legislativo a partir de 2005. “Fiquei muito agradecido pela confiança que todos eles me deram, mas não foi possível eu ser eleito porque nós tínhamos uma pessoa desequilibrada no meu partido que causou essa derrota do PSDB”. O vereador referiu-se ao candidato a prefeito Antonio Colucci, derrotado nas urnas, com apenas 559 votos.
Brandão avaliou que o seu candidato, apesar de ser uma pessoa trabalhadora, deixou a desejar. “Ele não escutou as minhas reclamações dizendo que não era a hora e o momento dele. Como não escuta ninguém e troca seus amigos e sua família por política, causou essa desgraça para o PSDB”. O vereador diz que somente continuará no partido se o mesmo não for dirigido por Colucci ou mesmo pela atual presidente, Sônia Monteiro.
“Isso foi uma injustiça, porque aquele povo precisa e confiou em mim”. Apesar da revolta, ele agradeceu à sua família e aos seus eleitores. Desculpou-se com os colegas vereadores do PSDB que estavam com ele na disputa de uma vaga na Câmara, mas que ficaram de fora – dentre eles, a vereadora Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, também derrotada nas urnas. “Se o partido tivesse nos dado condições nós teríamos feito mais votos, mas como o nosso candidato a prefeito só pensava nele eu não posso deixar de dizer que foi lamentável o que aconteceu”.
Durante seu pronunciamento, Brandão mandou um abraço ao prefeito reeleito, Manoel Marcos. Segundo o vereador, ele mostrou ter prestígio e teve reconhecido o trabalho que fez durante esses 3 anos e 8 meses. Desejou aos eleitos Beto, vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), Carlinhos, Luís Lobo, Keko e todos os demais uma boa sorte. “Espero que eles lutem pelo povo de Ilhabela”.
Nanci
A vereadora Nanci (PTB), reeleita com 270 votos, agradeceu a Deus por ser reconduzida ao cargo, além de citar os eleitores que confiam em seu trabalho. “Foi uma eleição expressiva. O prefeito (Manoel Marcos) foi conduzido à prefeitura há quatro anos com uma diferença de 1038 votos. Agora, foi reeleito com uma diferença de quase 5 mil votos e isso pra nós é uma grande honra. Eu sou orgulhosa de pertencer a este partido”.
Nanci solidarizou-se com o vereador José Brandão. “Eu fico triste com as palavras do meu colega José Brandão. Ele não pode estar orgulhoso do partido dele igual eu estou do meu”, definiu. Ela também cumprimentou o jovem eleito, Beto, e disse esperar que ele faça um bom trabalho e que conviva em harmonia com os demais vereadores. “Tenha a certeza de que você será respeitado e honrado por todos nós”, declarou. “Eu serei nesta Casa de Leis a única mulher, mas você terá todo o meu respeito”.
O vereador mais votado de Ilhabela, Carlinhos, também cumprimentou os demais colegas eleitos. Disse ao jovem Beto que dará a ele todo seu apoio e estará sempre a disposição para ajuda-lo nesses próximos 4 anos. Carlinhos avaliou que o resultado obtido das urnas refletiu o trabalho e a dedicação que tem ao povo de Ilhabela. Foi, segundo ele, uma prova de reconhecimento. Prometeu seguir a mesma linha de trabalho e continuar sua luta para que o município cresça e se desenvolva da melhor forma para todos.
Durante o uso da Tribuna, Carlinhos leu uma carta recebida de uma de suas eleitoras. Ela parabenizou-o por sua atuação dentro da Câmara, e citou seu slogan de campanha: “O que é bom, tem que continuar”.
Luiz Lobo, o segundo candidato mais votado, também agradeceu aos seus eleitores. Ele citou que apesar de ter sido alvo de várias injustiças, ter sido caluniado e perseguido, sofrer falsas acusações e todas as demais perseguições, valeu o que sempre disse anteriormente: “O tempo mostrará quem está certo”.
Para Lobo, o fato de ter sido reeleito, com mais que o dobro de votos que obteve na Eleição de 2000, prova que a população confia e acredita em seu trabalho. “Meus eleitores foram duplicadores de votos”, também citou. O vereador parabenizou os demais eleitos, desejando-lhes boa sorte a partir da próxima legislatura. Lamentou a falta que farão alguns dos vereadores que deixarão a Casa e até fez uma crítica bem-humorada à oposição.
“Quero agradecer à oposição porque graças a um telão fiquei ainda mais conhecido em Ilhabela”. Lobo referia-se às imagens mostradas pela Coligação Verdade e Honestidade Com Certeza, da candidata Nilce Signorini (PDT), em que ele aparecia falando da ex-prefeita. Para o vereador, o tiro saiu pela culatra porque isso somente o fortaleceu.
Também usaram a Tribuna os vereadores José Garcia de Souza (PSB) e Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT). Ambos não conseguiram a reeleição, mas se dizem satisfeitos com os resultados do pleito.
Para Garcia, agora é tempo de voltar a cuidar de sua família, uma vez que nos últimos anos sequer pôde acompanhar o crescimento das filhas como poderia. Ele se dirigiu ao jovem Beto pedindo que este lute, como ele, pelos menos favorecidos. Espera que o rapaz faça um trabalho digno e citou: “Quem está aí de fora não sabe as dificuldades que temos”, explicando que exercer o cargo de vereador parece fácil, mas passa por uma série de entraves. Ele agora espera ajudar o seu irmão eleito, Márcio Garcia, a atuar dentro do Legislativo
Também a dra Rita agradeceu pelos votos recebidos. Disse que a coligação, infelizmente, não conseguiu estar representada dentro próximo Legislativo, mas espera que todos tenham boa sorte.
Outro que se manifestou foi o vereador reeleito, Keko. Ele parabenizou o prefeito Manoel Marcos. Agradeceu a todos os seus eleitores e a Deus. Falou das dificuldades por que passou para fazer a campanha nas ruas, lembrou que deve muito àqueles que o ajudaram pois, muitas vezes não tinha sequer tempo de divulgar o seu trabalho, e aproveitou para dizer que fará, na próxima legislatura, o melhor para a cidade. Ele, que é caiçara, foi eleito pelo PV com 358 votos. Deixaram de comparecer à sessão de 4 de outubro o presidente, José Donizette da Silva (Sem Partido), Almir Mariano (PPS) e Romeu Pedro Persch (PTB). Apenas o presidente não era candidato a reeleição. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Moradores do Bonete fazem abaixo-assinado para reclamar de construções

Ilhabela - Em plenário, os vereadores tomaram conhecimento do abaixo-assinado feito pela Sociedade Amigos do Bonete. Com 47 adesões, o documento assinado pela comunidade do Bairro do Bonete e amigos requer da Prefeitura Municipal, da Câmara, do Ministério Público, do CONDEPHAAT e dos órgãos ambientais a contenção das obras de uma pousada, com 25 unidades, de propriedade da Organização Bonete Brasil, do sócio – senhor Luiz Chemin, o qual está tramitando dentro da Prefeitura. Eles também pedem a interrupção da construção de nove chalés em propriedade de Marcos Leopoldino - atual presidente da Câmara Municipal de São Sebastião. A obra não tem projeto protocolado na Prefeitura.
No documento, os membros da Sociedade de Amigos expõem a situação perigosa a que o bairro – um dos mais isolados do município, uma vez que o acesso é feito por mar ou trilha – estará submetido caso as construções sejam concluídas. Eles temem o impacto ambiental causado pelo excesso de turistas e visitantes. Lembram que não existe suporte para exercer a hospedagem de muitas pessoas, uma vez que não há rede de água, esgoto, e mesmo linhas telefônicas abastecendo as casas. A energia também funciona de forma precária, pois um gerador é responsável pelo fornecimento de eletricidade às casas.
A comunidade ainda lembra que o impacto cultural poderá desgastar a vida dos moradores. Outra questão levantada é que o bairro poderá, assim, tornar-se alvo da especulação imobiliária, entre outros problemas que virão seguidos destas construções. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Atleta ilhabelense Paulão da BL3 é vice-campeão no Sul-Americano de Fórmula Windsurf

Ilhabela - Disputado no Lago Calima, em Darien, Colômbia, a 18ª edição do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Windsurfing teve como campeão o argentino Gonzalo Costa pelo 4º ano consecutivo.
Em segundo ficou o brasileiro Paulo dos Reis, o Paulão, com Wilhelm Schurmann, em terceiro.
Para Paulão, o campeonato foi muito bom, principalmente pela hospitalidade dos colombianos e dos organizadores.
Com regimes de ventos bastante confiáveis, começando em 12 nós de manhã e aumentando gradualmente durante o dia até 20 - 25 nós em todas as regatas.
Foram disputadas 12 baterias de Fórmula e para completar, no último dia foi disputada uma long-distance, que consistiu em arribar toda a extensão do lago e voltar orçando.
O vencedor, Gonzalo, fez o percurso em 44 minutos. Todos elogiaram muito o local escolhido, um clube às margens do lago com um amplo gramado distante cerca de uma hora da cidade de Cali. No ano que vem o Brasil sediará o campeonato sul-americano, provavelmente em Fernando de Noronha. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

-
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio

Ubatubenses são atração no Guarujá

Ubatuba - Amigos desde a infância e concorrentes diretos pelo título do Super Surf, os ubatubenses Renato Galvão e Odirlei Coutinho são destaques no Rip Curl Guarujá Pro, evento válido pelo ranking Brasil Tour, que começa amanhã e segue até domingo na praia do Tombo, em Guarujá.
A disputa, com a apresentação de Kaiser Summer Draft, pode ser a última do Circuito, no qual Odirlei é o líder. Serão R$ 40 mil em premiação, sendo R$ 10 mil para o vencedor, e 1.000 pontos no ranking brasileiro da divisão de acesso, que classifica 20 atletas para o Super Surf 2005.
Aos 25 anos de idade, Odirlei está animado com a chance de comemorar mais um título profissional.
"Estou atravessando um momento muito bom. Estou na disputa direta dos dois principais títulos profissionais no Brasil. Espero que tenha chegado a minha vez", disse Odirlei.
"Quero muito ganhar nesse final de semana para ficar mais animado ainda para o Super Surf", acrescentou o surfista.
SEM CHANCES - Campeão do Super Trials (antigo nome do Brasil Tour) no ano passado, Renato Galvão não tem chances de brigar pelo título desta vez, mas mostra empolgação em relação ao Rip Curl Guarujá Pro.
"Meu foco esse ano foi o Super Surf e o WQS. Tanto que nem participei da etapa de Florianópolis, porque estava na Califórnia preparando minhas pranchas novas", afirma o surfista, que está indo bem em suas escolhas.
Além de ser o líder do Super Surf, venceu o Rip Curl Board Masters, etapa nível 4 estrelas no WQS, em Fristal Beach, na Inglaterra.
Na praia do Tombo, ele diz que vai surfar sem pressão.
"Vai ser um treino mais do que especial, porque o nível vai ser muito forte. Vamos mostrar que Ubatuba está chegando forte. Junto com a gente, tem o Edgley (Santos), o Hizunomê (Bettero), o Saulo (Júnior), todas da mesma geração", ressaltou o surfista de 22 anos.
OUTRAS ATRAÇÕES - A competição vai contar com outros destaques, como o paraibano radicado em Florianópolis, Fábio Gouveia, considerado o maior surfista brasileiro de todos os tempos. VALE

Paulistanos do Surf duelam em Ubatuba

Ubatuba - Maior e mais tradicional campeonato para surfistas da capital paulistana, o Uluwatu ZN terá a sua 8ª edição nos dias 22, 23 e 24 de outubro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
A competição conta com três categorias exclusivas para moradores da Zona Norte da Cidade de São Paulo: Open, Longboard e 30+, além da disputa aberta para atletas locais de Ubatuba.
A grande novidade deste ano será a realização simultânea do Campeonato Paulista de Longboard Profissional, reunindo alguns dos melhores surfistas do mundo nos pranchões.
“O Uluwatu ZN foi o 1º campeonato organizado exclusivamente para atletas da capital, o que tem mais atletas e melhor premiação. No ano passado, conseguimos reunir mais de 130 competidores só da cidade de São Paulo. A expectativa é de sucesso novamente, ainda mais agora com o Profissional de Longboard”, comenta Denílson Garcia, diretor da Uluwatu, que acaba de completar 21 anos de história.
Os campeões de cada categoria recebem um cheque de R$ 1,5 mil para ser trocado por produtos e/ou serviços em qualquer uma das Uluwatu Surfstores. Os vice-campeões levam pranchas e os terceiros colocados, roupas de borracha.
Já no Paulista Profissional de Long são R$ 5 mil de premiação, com R$ 2,5 mil em dinheiro para o vencedor. As inscrições já estão abertas e custam R$ 40, com direito a camiseta alusiva ao evento e um boné da Uluwatu.
Os competidores do evento da ZN podem fazer sua reserva antecipada através dos telefones (0xx11) 6203.8015 e 6204.5088, pelo e-mail uluwatu@uluwatu.com.br ou em uma das Uluwatu Surfstores, na Avenida Água Fria, nº 1.187, ou no Shopping West Plaza, piso térreo.
Já para o Paulista Profissional de Longboard as inscrições custam R$ 80 e devem ser feitas na Federação Paulista de Surf. Mais informações pelo telefone (0xx13) 3273-4319.
No ano passado, os vencedores da ZN foram os surfistas Bruno Kock, na Open, que comemorou o bicampeonato; e Marcelo Guerreiro, nos pranchões, faturando o tri (ele também chegou à final open, sendo o 3º colocado). Outro destaque do evento foi Alexandre Ramirez, finalista no Longboard, onde já venceu dois anos, em 99 e 2000.
Para este ano, os três aparecem novamente como cotados, junto com Denis Rodrigo, Fernando Moribe e Márcio Seiji. Já nos pranchões a lista é grande, com Picuruta Salazar, Amaro Matos, Diego Rosas, Paulo Kid, Danilo Mulinha Rodrigo e Jaime Viudes, todos tops do ranking mundial.
O 8º Uluwatu ZN de Surf 2004 tem o patrocínio da Hang Loose, Reef, Wagon, Rip Curl, HB, Goofy, Rusty, Local Motion, OnBongo e MCD. Apoio da Storm Rider, BXEL e Pro-Lite.
O Campeonato Paulista Profissional de Longboard tem o patrocínio da Rip Wave. Organização da Uluwatu, com a colaboração da Prefeitura de Ubatuba, Associação Amigos de Itamambuca e Associação Ubatuba de Surf. Supervisão da Federação. (Fonte: Correio do Litoral)

Ação Litoral

Opinião Topo

PARABÉNS
Angelo Nogueira *

Parabéns aos prefeitos e vereadores que por esse Brasil afora já festejam a vitória nas urnas! Que Deus dê a todos os eleitos sabedoria e humildade.
Em breve, vocês ocuparão seus cargos e, durante quatro anos, deverão representar não apenas aqueles que os elegeram, mas também os que lhes fizeram oposição. Vocês serão prefeitos e vereadores de todos!
Precisarão de sabedoria para não esquecer que seu objetivo explícito é trabalhar com zelo e lisura, unicamente em benéfico do povo, visando um tipo de desenvolvimento que não desvirtue o interesse natural da cidade.
O município não pertence a nenhum grupo, é da comunidade, portanto nele não deverá haver espaço para privilégios, acobertamentos, empreguismo ou favorecimentos em acordos e contratações lesivos ao patrimônio municipal.
Precisarão de humildade para lembrar que os habitantes de suas cidades são seus concidadãos, não seus súditos, e, como tais, não lhes devem obediência ou reverência.
Prestar contas faz parte das obrigações de uma pessoa pública, pois não existe democracia sem transparência, crítica, fiscalização, imprensa livre e autônoma.
Parabéns especiais à Justiça Eleitoral pelo importante papel que vem desempenhando no contínuo aperfeiçoamento do processo eleitoral e democrático. De eleição em eleição podemos notar essas diferenças.
Parabéns também aos eleitores que tiveram satisfeita sua vontade, nas urnas! Que Deus os defenda do fascínio exercido pelo poder, para que não se sujeitem, como servos, aos arbítrios dos mandatários, nem almejem os benefícios de sua “generosidade”.
Parabéns, principalmente, àqueles que, vencedores ou não, participaram com dignidade do processo eleitoral! Que Deus lhes preserve a capacidade de se indignar perante os desmandos e os indícios de corrupção.
A soberania popular não se limita à escolha dos representantes, ela só se manifesta quando o povo exige que lhe sejam garantidas a participação no aprimoramento democrático e a fiscalização dos atos públicos.
A democracia não deve e não pode se resumir simplesmente ao ato de votar em uma eleição, ela é e deve ser um processo permanente e contínuo, só assim podemos acreditar em dias melhores!

Angelo Fonseca Nogueira Junior
Caraguatatuba, SP
E-mail: angelonogueira@modulo.br

Artigo Topo

Sob meu ponto de vista
Aline Rezende *

Sei que corro o risco de parecer repetitiva, mas preciso expressar meus sentimentos em relação ao que ocorreu nessas eleições. Eu trabalhei na Equipe Resgate Ubatuba e tenho orgulho em dizer que o que houve durante toda a campanha foi muita esperança, muita fé e, acima de tudo, muito amor e vontade de mudar Ubatuba. Cada pessoa envolvida viu em Eduardo César e Domingos dos Santos a serenidade dos homens justos, a sabedoria de quem acredita da justiça divina. O bem, realmente, derrotou o mal.
O mais importante de tudo, acho que foi a forma como as coisas foram conduzidas desde o início. A nossa campanha foi feita com pouco dinheiro, nossos comícios aconteciam em tom de conversa amigável, as diretrizes do plano de governo foram literalmente escritas por muitas mãos. A nossa identidade visual deixava transparecer a limpeza do branco, a sobriedade do azul e a força do vermelho. Letras comuns, textos simples e o resumo de tudo o que significa a nossa luta: RESGATE UBATUBA. Mais simples impossível. Não precisamos de grandes manobras, uma vez que a verdade esteve conosco o tempo todo.
A luta foi dura, fomos atacados, os adversários trataram de tirar a credibilidade das pesquisas. Mas a nossa pesquisa foi a única verdadeira. Agora posso dizer isso sem que as pessoas fiquem teimando que não. Tentaram confundir os eleitores, desviar a atenção, desacreditar nossas chances reais de ganhar...
Enfim, indo para o dia 3: A cidade amanheceu chuvosa, o material sujo do pior dos adversários virou papel machê, cobrindo de arte divina o asfalto eleitoreiro do outro candidato.
Tudo o que aconteceu, somado ao peso dos adversários, deixou em nós o clima de suspense total até o último momento. Nós sabíamos das nossas chances mas, definitivamente, não era possível prever nada, já que acreditávamos na veracidade das pesquisas que fizemos. Segundo elas, os três candidatos estavam empatados tecnicamente.
A chuva que caiu nos comícios que profetizaram nossa vitória também se fez presente no dia da eleição. Mas o mais bonito de tudo foi ver o povo vestido de branco nas ruas. Trabalhei como fiscal, com a camiseta Resgate Ubatuba dentro da escola. Via o olhar de simpatia e reconhecimento das pessoas. Nesse momento, fiquei a pensar se aquilo tudo era realidade ou se eu, com todo o meu envolvimento emocional, estava imaginando coisas...
E assim o dia transcorreu, historicamente em minha vida. Tive a oportunidade única de ver o Tuzino em desespero na escola, arrancando o cumprimento dos eleitores na fila, distribuindo sorrisos tensos, plastificados. Vi também o Sr. Rogério Frediani, ao lado da loira e sem o Ruyter. Sem muitos comentários, só posso dizer: Foi bizarro. E, ainda assim, acho que a loira merece os olhares admirados que recebe. É uma moça bonita, apesar do cabelo sintético e a sensualidade vulgarizada. Além disso, teve sua imagem explorada ao máximo.
Uma impressão marcante foi o passar das horas no dia D: Parecia que estava mais fácil dar meia-noite do que cinco horas da tarde. Mas essa hora aconteceu. Percorremos as salas, arrecadando as filipetas. Eduardo tinha mais votos em todas as sessões do colégio onde eu estava. Saí do colégio vazio, radiante e esperançosa. Foi então, que encontrei o terceiro candidato do dia, na porta da escola do Perequê-Mirim: Eduardo César. Esse eu abracei com admiração sincera e alegria indisfarçável. – Aqui nós ganhamos, Eduardo! Foi o que eu disse.
Fomos acompanhar a apuração do escritório, alguns adversários ligaram para dizer que já tínhamos conseguido. Mas o grito de vitória só veio depois da apuração de 99% das urnas. Depois não dava mais para segurar. Explode coração!

Aline Rezende
ex-assessora de imprensa da
Equipe Resgate Ubatuba

Carta do Leitor Topo

Um desagravo merecido - Caro Emílio, de retorno à nossa terra, depois de um afastamento providencial em sintonia com meus valores e a ética mínima que as circunstâncias me impuzeram, cumprimento-o pela cobertura isenta da campanha eleitoral que me permitiu, em revista, conhecer os fatos e episódios tristes, mas, também, os alentadores de um promissor futuro para a nossa cidade, que antecederam as eleições. Nossa Justiça fez-lhe justiça e também o fez o apoio de seus leitores. Meus parabens.
Ernesto F. Cardoso Jr.
Ubatuba, SP

Eleições - Gostaria de mandar um recadinho para o Sr Álvaro. Primeiro gostaria de comentar sobre sua falta de ética e de conhecimento do assunto dando a entender que o candidato Caribé se fortaleceu na campanha devido a sua g(r)ana, que absurdo.... sua campanha foi a mais criativa e insentivadora já feita na cidade, pouco se viu de papelada pela rua e de muros pintados.
Com um grupo seleto de amigos e colaboradores conseguiu uma campanha honesta e limpa com camisetas doadas por gente que acredita nele e na cidade de Ubatuba.Uma mentira lavada foi a de que Caribe não ajudou seus companheiros de partido,ele conseguiu por exemplo um doador para todo o papel utilizado nos folhetos e santinhos para o partido, canetas e carteirinhas foram doadas também . Grana Sr Alvaro é trabalho de uma vida, é bom relacionamento, e graças a Deus uma coisa que o Caribé tem de sobra é bons amigos e carisma.Se grana valesse tanto assim Eduardo Cesar nao teria sido eleito . Parabéns ao nosso Prefeito Eduardo Cesar.
Nina Carvalho
Ubatuba, SP

Parabéns! - Primeiramente, quero agradecer e parabenizar ao Litoral Virtual, pelo maravilhoso trabalho que vem realizando, levando diversas informações aos internautas. Como representante dos surfistas de São Sebastião, quero parabenizar o Dr. Juan Pons Garcia, pela grande vitória obtida nessa eleição e todos os 10 novos vereadores pelo expressivo número de votos computados nessa eleição. Realmente, venceram quem o povo escolheu, pois a grande diferença de votos entre os candidatos foram enormes. À todos, aloha!!
Presidente da
Associação de Surf de São Sebastião, SP
ASSS - 18 ANOS

Uma história que só depende de nós! - Uma nova etapa se inicia e todos nós fazemos parte dela. Construir uma história não depende apenas de um governante, mas sim de todos aqueles que lhe confiaram o voto. É como se o povo selasse um acordo “Um por todos e todos por um”. Por isso, agora não cabe as indiferenças e todos nós respondemos pela opnião da maioria, assim se faz democracia. O momento agora é de união para que possamos alcançar juntos um único objetivo, reeguer a nossa “Ubatuba”. Espero que o futuro prefeito não traga com sigo maus hábitos como: acabar com que esta dando certo só para que a população esqueça de outros governantes, pois isso infelizmente é comum; mas pelo contrario valorize o que esta dando certo e invista ainda mais. Que traga de volta bons projetos que não foram dados continuidade e que não crie coisas mirabolantes de impossíveis realizações. E que pense e tenha visão de valorizar acontecimentos que destaquem nossa cultura, nossa identidade. Assim como de atenção a inúmeros projetos em andamento e que só faltam apoio público para que possamos ganhar destaque no vasto mercado do turismo. Enfim, para este árduo trabalho, acredito que não dependa somente de um governante mas sim de todos, pois ele é apenas um e mesmo com uma equipe significativa, juntos somos aproximadamente 80 mil (me desculpem pelo exemplo, pois este número com certeza não esta correto). Acredito que não cabe apenas ficarmos esperando os resultados e sim contribuir com eles, acompanhando de perto, apresentando soluções, idéias e cobrando uma postura. Também acredito que todos aqueles que se candidataram as eleições, e não foram poucos, tenham realmente intenções verdadeiras de contribuírem para o município, não importa que não foram eleitos, mas agora é a hora de provar que não eram promessas eleitorais, e que ‘arregassem as mangas’, pois Ubatuba é de todos, por isso temos compromisso para com ela, com nós mesmos e com os futuros filhos da terra tamoia. Peço aos céus que este novo prefeito tenha a sabedoria para governar e a humildade para ouvir o seu povo. Pois como um dos seus organizadores de campanha mesmo diz: “Ubatuba precisa de água, sabão e boa vontande”! E espero que particularmente quando eu voltar encontre um motivo de alegria para continuar contribuindo com o resgate de nosso município, minha terra, e que não tenha que estar sempre em outros lugares deste Brasil dando Consultoria de Turismo, como estou atualmente, no norte do Paraná, com muitas saudades e tendo que justificar o meu voto. Abraços a todos munícipes e boa jornada!
Claudia Oliveira
Técnica em Turismo em Ubatuba
 
Foto do Dia Topo

Inauguramos o novo espaço da Foto do Dia com colaborações de leitores que tenham uma imagem que mereça ser divulgada. Enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Rio Escuro/Praia Dura

Rio Escuro - Praia Dura - Ubatuba


©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor