Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta, 08 de outubro de 2004 - Nº 1134 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Eleições 2004:
Apuração das cidades do Litoral Norte


Região
Litoral Norte espera 350 mil turistas

Caraguatatuba
Exército inicia treinamento em cidades do Litoral Norte
Exposição de Orquídeas é transferida para o Museu de Artes
Caraguá receberá prêmio no Palácio do Planalto
Montanaro ministra palestra na abertura do 1º Jogos Solidários
'Pipas com Segurança' em Caraguá é adiada
Solange Giro mostra pintura mediúnica


Ilhabela
Meninas da BL3 Ilhabela mantém a liderança no Paulista de Vela Oceânica
Vela: ll Encontro Vento em Popa de Catamarans

São Sebastião
Estão abertas inscrições para educação infantil
Trinta alunos do curso de Mecânico Diesel do Ceprom se formam esse mês
Antônio Carlos apresenta “As Canções do Roberto” em São Sebastião
Licitação para obras no Porto deve ser aberta até o fim do mês
Secretário de Saúde nega ter feito redução do quadro de funcionários

Fizeram reféns para conseguir carona até a divisa com Caraguá
Dois assaltantes fazem radialista vítima de roubo na Costa Sul

Ubatuba
Eventos em Ubatuba
Torneio de Judô
Conheça os vereadores eleitos de Ubatuba

Construção de muro provoca atentado no Centro de Ubatuba
Sexta Básica Musical

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte espera 350 mil turistas

Litoral Norte - As cidades do Litoral Norte esperam receber 350 mil turistas durante os quatro dias do feriado de 12 de outubro. A previsão corresponde as quatro cidades do Litoral --Caraguatatuba, Ilhabela , Ilhabela e Ubatuba. Os hotéis já estão praticamente lotados. Segundo o presidente da Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba, Wilson de Oliveira, a lotação dos hotéis da cidade está praticamente esgotada. "Estamos a quase 100% de lotação. Esperamos um bom movimento neste feriado", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Exército inicia treinamento em cidades do Litoral Norte

Caraguatatuba - Os militares do Exército Brasileiro que vão participar da Missão de Paz no Haiti iniciam hoje seus treinamentos no Litoral Norte. Cerca de 1.100 soldados foram divididos nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela para exercícios fictícios das situações que podem encontrar naquele país.
No Haiti, os militares brasileiros vão participar de patrulhamentos, escoltas de comboios, segurança de pontos sensíveis e autoridades, entre outras atividades.
O Litoral Norte foi escolhido para o treinamento devido às semelhanças de relevo e clima com o país, localizado na América Central. O grupo deve embarcar em dezembro e irá substituir o primeiro contingente de militares brasileiros enviados para a missão.
A força de paz foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ajudar o país, em processo de transição política que acabou deflagrando conflitos armados entre governo e movimento oposicionista.
Dos 1.100 militares enviados ao Litoral Norte, 529 pertencem às unidades do Exército de Caçapava, Lorena e Pindamonhangaba. Os demais são de Osasco e Barueri.
EXERCÍCIO MILITAR - O treinamento foi denominado pelo Exército de "Além de Vanguarda". Oficiais do Cadex (Centro de Avaliação e Adestramento do Exército), do Rio de Janeiro, irão programar de surpresa as ações fictícias que os militares terão que cumprir na região.
Segundo o coronel Carlos Alberto Barcellos, do Centro de Comunicação Social do Exército, a missão será destinada a cada pelotão, que é formado por 30 homens. "Eles vão receber como missão, por exemplo, fazer a defesa de um ponto estratégico. A missão será avaliada pelos oficiais do Cadex", disse.
Segundo Barcellos, o Cadex, após avaliar a operação, procurará melhorar o desempenho dos militares, sempre com objetivo de deixá-los preparados para uma boa atuação na missão. Para Barcellos, a missão ajudará na projeção política do país no cenário internacional.
Apesar de estarem designados para uma missão humanitária, os militares garantem que estão preparados para participar de combates, caso seja necessário. "Estamos indo para atuar como força de paz, mas caso seja necessário atuar em combates, estamos bem treinados", afirmou o cabo Pedro Leandro dos Santos, do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Caçapava. O grupo fica no Litoral Norte até o dia 15. (Fonte: ValeParaibano)

Exposição de Orquídeas é transferida para o Museu de Artes
A 27ª Exposição de Orquídeas foi transferida da avenida da Praia para o MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), para oferecer melhores condições ao público e colecionadores

Caraguatatuba - A 27ª edição da Expo-Orquídeas reúne em Caraguatatuba, a partir do dia 8, vários exemplares de orquídeas trazidos por colecionadores do Litoral Norte, Vale do Paraíba e região. O evento acontece, pela primeira vez, no MACC (Museu de Arte e Cultura) com encerramento no dia 10 de outubro.
A organização mudou o local do evento para oferecer mais conforto aos orquidófilos (cultivadores), colecionadores e público. A exposição com entrada franca começa na sexta-feira, 8, a partir das 20h. No sábado, a exposição acontece das 10h às 22 horas e no domingo, até às 18 horas.
Segundo uma das organizadoras do evento e integrante da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, Vera Lúcia Pereira Gonzales, neste ano, a expectativa é aumentar o número de variedades de flores, comparado com a última exposição. O evento chama a atenção pela variedade da flor como as orquídeas cultivadas com alta tecnologia.
Para a exposição, já está confirmada a participação das associações de Orquidófilos de Caraguá, São Sebastião, Pindamonhangaba, São Paulo, Guarujá, Assis, Santos, São Bernardo do Campo e Belo Horizonte. No ano passado, foram expostas em torno de 500 plantas, 40 cultivadas no Litoral Norte.
O público poderá apreciar e comprar vários exemplares de orquídeas como laelias, dendróbiuns, paphilo-pedinus e a cattléya, que é típica da Mata Atlântica e símbolo da associação. "Comprando as orquídeas direto do produtor, o preço se torna mais acessível", disse Vera.
Ela ressaltou que em cada exposição é possível encontrar um novo exemplar da planta. "Sempre encontramos novidades, pois são 35 mil espécies nativas, 1.500 gêneros e mais de 50 mil híbridos (misturas de espécies da planta) no mundo".
A associação do Litoral Norte foi fundada em 1977 pelo médico Keiiti Nakamura. Hoje, tem 20 sócios. (Fonte: PMC)

Caraguá receberá prêmio no Palácio do Planalto
Caraguá receberá no Palácio do Planalto o Prêmio de Incentivo à Educação Fundamental 2004. O próprio presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, junto do ministro da educação entregará o Prêmio aos 20 professores. O projeto 'Anjos de Prata, da Profa. Marilene Mendonça Abel, valoriza o idoso e promove momentos de troca e reflexão sobre a velhice, com alunos de 1ª série.

Caraguatatuba - O projeto 'Anjos de Prata' da Profa. Marilene Mendonça Abel, realizado em 2003 na EMEI / EMEF Profa. Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, foi o escolhido, entre os três únicos da região Sudeste, que participaram do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004, juntamente com todos os outros estados brasileiros.
Caraguá está entre as 20 vencedoras do Prêmio, que tem por objetivo reconhecer o mérito de professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da rede pública que estejam desenvolvendo experiências pedagógicas relevantes. O prêmio é promovido pelo Ministério da Educação e Fundação Bunge (antiga Fundação Santista), do qual participaram 1.168 trabalhos de professores de todo o país.
A professora receberá o prêmio do ministro da Educação Tarso Genro e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 15 de outubro, Dia do Professor, no Palácio do Planalto. Neste dia serão entregues as premiações aos 20 professores que tiveram seus projetos escolhidos.
O projeto foi desenvolvido com as crianças da 1ª série no ano de 2003, e fundamentado no tema 'Idosos'. O tema foi escolhido porque em um trabalho de pesquisa sobre a família e a idade das pessoas que conviviam, a professora percebeu que os alunos não tinham em seu convívio nenhum contato com pessoas idosas. "Quando o tema 'idoso' foi citado, a maioria dos alunos apresentou certa rejeição dizendo que os 'velhos' eram chatos e só atrapalhavam, foi então que surgiu a idéia de mostrar que os idosos eram pessoas maravilhosas e que tinham muito a nos ensinar", conta a professora.
A professora explicou que a escola mantém dentro da Proposta Pedagógica, o projeto 'valores', no qual uma turma trabalha com temas mensais. Segundo ela, no primeiro ano, um dos temas elencados foi o respeito, assim nasceu o interesse no idoso. A escola passou a desenvolver o projeto com o objetivo de valorizar os idosos, promover o convívio e momentos de troca, reflexão sobre a velhice e suas necessidades, resgatar causos e histórias passadas e valorizar a diversidade cultural e social.
O projeto levou idosos para a escola por meio de várias atividades, envolvendo dança senior, receitas e histórias da vovó, histórias da avó índia, visita ao Azilo Pró+Vida, orientações de médicos geriatras da Unidade de Saúde do bairro, além de jogos, brincadeiras e artesanato. O encerramento do projeto contou com os idosos que participaram dos Jogos Regionais
A professora declara que ficou surpresa com o prêmio mas tinha certeza que o seu trabalho fazia diferença, porque este foi o ano em que melhor alfabetizou uma classe. "Mais do que o retorno da aprendizagem, para mim o mais forte neste foi a integração que o projeto promoveu entre a escola e a comunidade. Muitas mães vinham me contar fatos que aconteciam devido às atividades com o idosos, histórias que mudaram atitudes e comportamento não só da criança como de toda a família", declarou a professora de Caraguá.
Saiba mais sobre o projeto - "Tudo começou com uma aula sobre o Estatuto do Idoso, quando eu percebi a aversão de algumas crianças com relação ao idoso", conta a professora. Ela explicou que a idéia surgiu com o propósito de sensibilizar as crianças e ao mesmo tempo dar vazão à todos os processos da aprendizagem, da alfabetização às aulas de informática.
"O projeto proporcionou oportunidades de trabalhar com o alunos a produção de textos, lista de palavras, matemática e todas as outras disciplinas. Ficou mais fácil, por exemplo, ensinar adição e subtração, divisão e multiplicação com a utilização dos bolinhos de chuva deliciosos preparados pelas vovós, assim como aprender a ler o relógio no chá das 5 horas", explica a professora.
As crianças passaram a ler e escrever melhor com as receitas das vovós convidadas, a maioria do bairro, algumas da própria família", relata.
As crianças também aprenderam um pouco sobre diferenças culturais com a visita de uma avó índia e outra branca que no mesmo encontro contaram como era a escola quando elas eram crianças, assim como os costumes na casa de cada uma.
A saúde e o envelhecimento foram estudados de maneira muito mais divertida nas aulas de Ciências, após a palestra mirim na qual as crianças respondiam perguntas dos idosos, após as orientações de médicos geriatras sobre as perguntas mais freqüentes dos idosos.
A arte foi trabalhada na confecção de lembrancinhas feitas pelas crianças junto com as vovós e depois levados a um asilo numa visita coletiva, quando se trabalhou também os diferentes tipos de moradia, em Geografia.
Através das pesquisas em casa, dos encontros com a vó índia e do baile de época, as crianças aprenderam histórias passadas e costumes.
A Educação Física também pôde ser trabalhada por meio das aulas de ginástica com a turma de vovós, dos jogos e brincadeiras antigas, e da apresentação da Dança Senior, da Associação da Terceira Idade de Caraguá.
Os eventos promovidos pelo projeto na escola foram o 'Chá das Cinco', 'Organizando a penteadeira', 'Senta que a vovó índia vai contar história', 'Aprendendo ginástica com a turma da vovó', 'Vem brincar comigo', entre outros.
"Para mim o projeto prova que a aprendizagem tem que ter significado para o aluno. Quando a criança começa a se apaixonar, ela segue sozinha. Gostaria que este prêmio incentivasse outros professores a trabalharem desta maneira.", declara a professora Marilene Mendonça Abel. (Fonte: PMC)

Montanaro ministra palestra na abertura do 1º Jogos Solidários

Caraguatatuba - O jogador de vôlei, José Montanaro Junior, ministrará uma palestra em Caraguá, nesta sexta, dia 8 de outubro.
Montanaro abordará o tema "Responsabilidade Social" e contará sobre as ações sociais que tem participado, às 19h no "auditório Angelo Fonseca Nogueira - Unidade Centro", como parte da programação da abertura do 1º Jogos Solidários que acontece nos dias 13, 14 e 15.
Professores e alunos das Faculdades Integradas Módulo participam de jogos de diversas modalidades nas quadras esportivas da Unidade Central e da Martin de Sá.
O 1º Jogos Solidários é realizado pelos alunos do 4º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas Módulo e promoverá partidas de futebol de campo, voleibol, truco, xadrez, dominó e dama.
O evento é aberto ao público e irá doar os alimentos e produtos de limpeza arrecadados com os ingressos, à Instituição Divina Providência. Os jogos acontecem das 19 às 22h30.
Alunos da instituição devem levar um quilo de alimento não perecível e o público externo, um produto de limpeza. (Fonte: Correio do Litoral)

'Pipas com Segurança' em Caraguá é adiada
O projeto ‘Revoa Educativa’ ensina crianças a soltar pipas com segurança; evento acontece no dia 17 de outubro.

Caraguatatuba - O projeto “Revoa Educativa - Pipas com Segurança” será a grande atração para as crianças no dia 17 de outubro, às 10h, na praça de Eventos, no centro de Caraguatatuba. O evento realizado pela empresa Bandeirante Energia e Coats Corrente tem o apoio da Secretaria de Turismo.
O objetivo é unir o lazer e a educação para ensinar as crianças como soltar pipas e papagaios com segurança. Vários monitores também vão ensinar técnicas de empinar e construir uma pipa, aviões e planadores de papel. O material para confecção será distribuído gratuitamente.
Haverá ainda a entrega de gibis educativos, pipas, cata-ventos, bumerang e outros brindes. A empresa quer conscientizar ainda sobre os riscos de acidentes ao soltar pipas como choques elétricos e cortes pelo uso de cerol nas linhas. (Fonte: PMC)

Solange Giro mostra pintura mediúnica

Caraguatatuba - A pintora mediúnica Solange Giro estará na cidade esta sexta-feira, a partir das 20h, no multi clube Ilha Morena, bairro do Morro do Algodão. Solange é presidente da Associação Beneficente Caminheiros do Bem, entidade espírita.
Em apenas duas horas, a pintora consegue produzir mais de 40 pinturas, que serão vendidas no local e a verba revertida à entidades sociais.
Solange Giro leva suas pinturas para o Brasil sem ao menos ter feito nenhum curso especializado. Ela já esteve em Caraguatatuba em outras ocasiões. O evento é gratuito e os interessados em comprar as telas devem comparecer minutos antes no evento.  (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Meninas da BL3 Ilhabela mantém a liderança no Paulista de Vela Oceânica

Ilhabela- As meninas do veleiros BL3 Armação seguem de vento em popa. Elas lideram, após 4 etapas, o Campeonato Paulista de Vela Oceânica, na regra RGS.
Nas última etapa, em Santos, as ex-alunas da BL3, sob o comando de Ralf Bruder, não deram moleza para os marmanjos e acabaram vencendo duas das três regatas disputadas.
A equipe, segundo Ralf, vem demonstrando bastante evolução e os resultados são fruto da dedicação aos treinos e às regatas.
As meninas também participaração da regata Santos-Rio, agora em outubro. (Fonte: Correio do Litoral)

Vela: ll Encontro Vento em Popa de Catamarans
Ilhabela sedia nesse final de semana, 9 e 10 de outubro, na praia da Armação, o "ll Encontro Vento em Popa de Catamarans".

Ilhabela - O evento reunirá velejadores de "calibre", como "Beto Pandiani", "Baby", "Tom", entre outros, para um final de semana onde o objetivo é a troca de experiências e revelações de macetes e regulagens de seus "brinquedos" para o pessoal que está começando.
Você que veleja de catamaran não pode perder esta oportunidade !
Estão previstas as seguintes atrações: Dia 9 passeio com os barcos participantes, de acordo com o vento - na edição anterior o destino foi a Praia do Jabaquara, com direito a muitas caninhas, risadas, causos e mentiras ao vento.
De noite, pizza na Armação dos Ventos com exibição do dvd da última balada do Betão - Atlantic 1000.
A programação do dia seguinte será decidida nesta ocasião.
Organização - BL3
Tratar com Maurício Candusso, tel. 9931-2211 e Tomas Hofmaister, tel. 9325-5255.
Não perca !!! (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Estão abertas inscrições para educação infantil

São Sebastião - A Secretaria da Educação estará realizando até o dia 30 de outubro as inscrições de educação infantil (creche e pré - escola) para o ano letivo de 2005. As inscrições poderão ser feitas das 09h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta. As vagas são destinadas às crianças que estão fora da escola ou as que não freqüentaram a escola em 2004. O responsável deverá comparecer a escola mais próxima de sua residência com a certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e no caso da vaga na creche levar a declaração do trabalho da mãe.
“Senhores pais, a responsabilidade pela matrícula da criança é da família, não perca o prazo, inscreva seu filho,” disse a secretaria da Educação, Irma Sanches. (Fonte: PMSS)

Trinta alunos do curso de Mecânico Diesel do Ceprom se formam esse mês

São Sebastião - Trinta alunos das duas turmas do curso de “Mecânico Diesel” do Ceprom (Centro Profissionalizante Municipal) de São Sebastião tiveram ontem, dia 07, seu último dia de aulas. Direcionado para os pescadores da região, esse é o mais novo curso do Ceprom e foi oferecido pela prefeitura municipal, em parceria com a Wintershall do Grupo Basf. “Aprendi muito durante o curso. Espero que continuem surgindo cursos como esse aqui no Ceprom”, disse o aluno José de Souza Costa, que também já fez o curso de Cabelereiro. “É muito importante para a comunidade que a prefeitura ofereça, de forma permanente, cursos como esse, que condizem com a necessidade do mercado de trabalho no município”, falou o marinheiro Manoel da Paciência.
Os alunos (10 da Ilhabela e 20 de São Sebastião) receberão os certificados no próximo dia 18 de outubro no Ceprom da Topolândia. Mais duas turmas serão iniciadas no dia 19 de outubro. O curso, de 100 horas, segue até 16 de dezembro. (Fonte: PMSS)

Antônio Carlos apresenta “As Canções do Roberto” em São Sebastião

São Sebastião - O cantor e compositor Antônio Carlos, acompanhado por Banda & Coral, apresenta no dia 10 de outubro, às 19h, no Teatro Municipal, o show “As Canções do Roberto”. No espetáculo, que estreou em 2002, é possível conferir toda a nostalgia das canções do rei Roberto Carlos, rever músicas antigas dos anos 60 e 70 - canções eletrizantes que não fazem parte do repertório atual de Roberto em seus shows, além de músicas da Jovem Guarda e canções românticas.
Compõem a banda os músicos Jorginho (teclado) e Dedega (guitarra), além de Almir Clemente (sax e flauta), Ricardo (trombone) e Dudu (trumpete), da Banda Municipal. Os coralistas são João Papai, Vanderley e a cantora Didi. Fã do cantor desde a infância, Antônio Carlos é morador do Bairro de São Francisco, e há onze anos dá aulas de violão e teoria musical nas oficinas culturais da prefeitura, chegando a ensinar mais de 100 crianças por ano. Os ingressos antecipados custam R$ 10,00. No dia do show, o ingresso será vendido a R$ 15,00. 10% da bilheteria será encaminhada para o Fundo Social de Solidariedade. Outros 10% serão doados para a Creche Dona Laurinda, no Morro do Abrigo. “Pretendemos fazer duas sessões, mas isso ainda não está confirmado”, disse o cantor. Maiores informações e contato para show através dos telefones 3862-1726 e 3892-4489.  (Fonte: PMSS

Licitação para obras no Porto deve ser aberta até o fim do mês

São Sebastião - A licitação do Governo do Estado de São Paulo para novas obras no Porto de São Sebastião deve ser aberta até o fim do mês. Esta informação foi confirmada ontem pela Secretaria Estadual de Transportes.
Em agosto o governador Geraldo Alckmin anunciou a liberação de R$ 800 mil para a pavimentação e regularização do “pátio 1” de armazenagem de cargas, com 20 mil m², e também nas melhorias das vias de acesso internas. Também estariam previstas obras de recuperação do acesso à balsa. Recentemente, a Dersa concluiu a construção de dois novos dolphins - estruturas de concreto armado apoiadas em estacas metálicas cravadas – que aumentam a capacidade de atracação e amarração de navios.
Com isso, o porto pode receber navios maiores.
Em visita à cidade no mês passado, o secretário de Transporte, Dario Rais Lopes, informou que a obra representa 40% de aumento na capacidade de embarque. No início do ano, o governo estadual já havia concluído a regularização e pavimentação do pátio 2, com 22 mil m² de área. Ainda este ano a Dersa quer terminar o projeto executivo para a ampliação do Porto de São Sebastião. Um estudo realizado pela Secretaria de Estado dos Transportes analisou o potencial de mercado de cargas e alternativas à disposição.
O projeto prevê a construção de uma nova ponte de acesso em “L”, com estrutura para receber mais dois berços para atracação de navios e o aumento do calado, que passará de 8,5 metros para 14 metros. Tal obra demanda um investimento de R$ 57,8 milhões, além de R$ 20 milhões em equipamento. Para a ampliação há necessidade de autorização da Secretaria do Meio Ambiente (EIA/Rima). (Fonte: Imprensa Livre)

Secretário de Saúde nega ter feito redução do quadro de funcionários

São Sebastião - O secretário de Saúde de São Sebastião, Paulo Jorge, nega que a prefeitura esteja demitindo funcionários das equipes contra a dengue ou do PSF (Programa de Saúde da Família). As supostas demissões foram citadas pelos vereadores Edvaldo Reimberg (PPS) e Aldo Conellian (PV), durante sessão da Câmara na terça-feira.
“Não sei se foi pelo resultado das eleições, mas pessoas da dengue, PSF, estão sendo mandadas embora”, disse o vereador Edvaldo Reimberg. “Com aproximadamente 40 casos até agora, não podemos dispensar mais pessoas; não acredito em revanchismo, mas em necessidade de fechamento de caixa”, disse Conellian.
O secretário de Saúde afirma que três pessoas da equipe contra a dengue (do setor administrativo) foram dispensadas, mas por motivos de indisciplina. “As vagas já foram preenchidas porque temos uma lista de espera de pessoas já treinadas”. Paulo Jorge diz ainda que representantes da DIR (Divisão Regional de Saúde) estiveram recentemente em São Sebastião e elogiaram o número de agentes contra a dengue. “Disseram que o a equipe é suficiente até para situação de epidemia”, o secretário completou. São 32 funcionários.
O secretário afirma que desde o início deste ano, há 44 casos de dengue confirmados no município. “Historicamente, sabemos que a cada cinco anos acontece surto da doença; assim, o surto está previsto para o próximo ano em todo o país”, avisa.
Quanto às equipes do PSF, ele descarta quaisquer demissões para substituição de pessoal ou para redução do quadro. “Temos dez equipes do PSF, cada uma com um médico, um enfermeiro, dois auxiliarese seis agentes comunitários”, conclui.  (Fonte: Imprensa Livre

Fizeram reféns para conseguir carona até a divisa com Caraguá

São Sebastião - O professor C.H.C., de 31 anos, e o inspetor de alunos J.M.J., de 30 anos, foram feitos reféns de supostos assaltantes, que os obrigaram a dar uma carona na noite de quarta-feira. As vítimas chegavam com o carro em casa, no bairro Barequeçaba, quando foram rendidas pelo estudante E.V.C., de 23 anos, e o azulejista R.G.J., de 34 anos, no portão.
Os desconhecidos entraram no veículo Gol do professor, exigindo que este saísse rapidamente do local. A vítima seguiu sentido Caraguatatuba. O caso teria sido avisado à Polícia Militar por algum vizinho das vítimas, anonimamente.
Policiais militares em uma viatura na rodovia ouviram pelo rádio que um roubo com retenção da vítima estava em andamento, passando as características do carro.
Os policiais acabaram por deparar com o Gol na divisa de São Sebastião e Caraguatatuba, iniciando uma perseguição. Os assaltantes resolveram deixar a vítima parar o carro, no Travessão, próximo ao Auto Posto Flecheiras.
Uma revista no veículo revelou duas toucas embaixo do banco do passageiro e um revólver, calibre 38, com seis munições intactas.
A polícia suspeita que a dupla não chegaria a roubar o professor e o inspetor, que somente teriam sido obrigados a darem carona, mas é possível que fossem fazer o crime em outro local em razão dos objetos encontrados. A pesquisa da numeração da arma revelou que ela é produto de um furto.
Os supostos assaltantes foram conduzidos ao plantão da Polícia Civil de Caraguatatuba, onde se registrou porte ilegal de armas, receptação, constrangimento ilegal e retenção dolosa. Os dois ficaram recolhidos na cadeia pública. (Fonte: Imprensa Livre)  

Dois assaltantes fazem radialista vítima de roubo na Costa Sul
Vítima acredita que bairro deveria ter mais atenção policial

São Sebastião - O radialista W.S.S., de 49 anos, que prefere não ser identificado, foi vítima de roubo na noite de quarta-feira, na rua Cláudio Izidoro, bairro Juquehy, na Costa Sul. Dois assaltantes invadiram a casa de veraneio da vítima, que tem sua residência fixa em São Paulo.
O radialista contou à polícia que a dupla o rendeu, obrigando-o a carregar televisão, receptor de antena, celular, aparelho de som, roupas e calçados para seu carro, um Corsa.
Em seguida, a vítima foi levada até a rodovia, no mesmo bairro, sendo libertada a pé. W. avisou a Polícia Militar que encontrou o Corsa, abandonado a um quilômetro adiante. O roubo foi registrado no 2° Distrito Policial de Boiçucanga.
Bairro visado - O delegado José Lamartine Fagundes acredita que Juquehy tem sido visado por assaltantes na Costa Sul em razão de um maior movimento comercial em relação aos demais bairros da região. Esta também é a opinião da vítima, que acrescenta ainda que por esta razão Juquehy merecia um policiamento mais intenso que os outros.
Para o radialista, Juquehy é vulnerável devido sua extensão, com muitas entradas, e é pouco “policiado”. No local, alerta a vítima, tem tido a concentração de bandidos nos últimos meses. “Por isso o bairro deve ter um atendimento diferenciado das Polícias Militar e Civil”, completou. A vítima sugere mais. “Em razão da grande população, Juquehy merecia uma base da PM ou uma delegacia”, disse. Esta última sugestão não está longe de ser uma realidade, uma vez que o local já conta, criado oficialmente no “papel”, com o 4° Distrito Policial, que ainda não foi instalado.  (Fonte: Imprensa Livre)  

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio

Eventos em Ubatuba

Ubatuba - De 1 a 12 de outubro – Festa de São Benedito na Estufa I.
Programação:

Dia 9 -  show com banda
Dia 10 -  Missa solene, procissão e bingo
Dia 11 -  Concurso Miss São Benedito, capoeira, som ambiente e barracas típicas.
Dia 12 -  Às 9h30 – Missa de Nossa Senhora Aparecida das 12h às 15h – Almoço festivo às 16h – recreação com as crianças
Dia 09 - Banda na Praça – apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba. Às 20h30 na Praça da Igreja Matriz
De 12 a 17 - Festa de Nossa Senhora Aparecida – Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Ipiranguinha
Dia 13 -Dia dos Novos e Sarau Cultural. Às 18h39 no Casarão do Porto
Dia 16 - Madrigal Música na Catedral – apresentação da Camerata Zajdenbaum em comemoração ao aniversário da cidade. Às 20h30 na Igreja Matriz
Dia 17 - Cine Debate – Houve uma Vez Dois Verões, de Jorge Furtado. Às 19h no auditório da Fundart
Dia 17 -Torneio de Aniversário de Ubatuba e Festival. 6ª Etapa do Circuito Shihan de Competições. No Ginásio Municipal (Tubão), a partir das 9h. Oficina Cultural de Teatro – De 2ª e 5ª feira, das 14h30 às 17h30, a partir das 12 anos. De 2ª e 5ª feira, das 19h às 22h para adultos a partir de 16 anos. Com a professora Marilena Cabral. Informações: 3833-7000 ou 3833-7001
Curso de Massagem Terapêutica – Todos os sábados das 8h30 às 11h30. Inscrições e local das aulas: Centro de Terapia Alternativa Vida à Rua
Amazonas, 187. Tel: 3832-6660 (Fonte: SETUR)

Torneio de Judô

Ubatuba - Será realizado, pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer em conjunto com a Academia Dojo Kano e a 2ª Delegacia Regional de Judô da Federação Paulista de Judô, domingo, dia 17 de outubro, as 09:00 horas, no Ginásio Municipal de Esportes (Tubão), o “Torneio de Judô Aniversário de Ubatuba – 6ª Etapa do Circuito Shihan de Competições ”, em comemoração ao aniversário da cidade. (Fonte: SEL/PMU)

Construção de muro provoca atentado no Centro de Ubatuba

Ubatuba - A construção de um muro dividindo dois terrenos causou uma tentativa de homicídio, na avenida Rio Grande do Sul, bairro Centro, na tarde de quarta-feira. A dona de casa M.B.C., de 66 anos, foi atingida a coronhadas pelo carpinteiro A.B.S., de 69 anos, que ainda teria disparado um tiro na direção dela.
Os dois são vizinhos e há tempos discutem por causa da divisão de dois terrenos. A briga complicou mais quando ele construiu um muro que, para a vítima, deixou seu lado sem sol.
Cansado das brigas, na tarde de quarta o carpinteiro teria se armado com um revólver, calibre 38, indo à vizinha, que foi atingida a coronhadas. A mulher correu no momento que ele empunhava a arma, disparando um tiro, que não a atingiu.
A Polícia Militar foi acionada e em patrulhamento encontrou o carpinteiro no bairro Estufa I, tendo no bolso da bermuda o revólver com uma munição deflagrada e quatro intactas.
A.B.S. já tem passagem por homicídio e lesão corporal. O projétil que teria sido disparado foi localizado preso a uma madeira no quintal. O carpinteiro ficou recolhido na cadeia pública por tentativa de homicídio.  (Fonte: Imprensa Livre)


Conheça os vereadores eleitos de Ubatuba


Dos dez vereadores da cidade, cinco são reeleitos. O Imprensa Livre organizou um breve relatório sobre cada um desses vereadores, que representarão a população na Câmara a partir de 2005, com dados pessoais e principais projetos.

Luciana Machado (PDT)
Nascida em Ubatuba e moradora do bairro do Sertão da Quina, Luciana, eleita com 488 votos, vai ser a primeira mulher dentro da Câmara em 12 anos. Ambulante, Luciana vende pastéis em um carrinho na Praia de Maranduba.
É nesse setor que está um de seus principais focos de atuação dentro do Legislativo: lutar pelo comércio ambulante no município.

Osmar (PFL)
Em seu segundo mandato, o vereador  reeleito, com 916 votos, pretende continuar trabalhando bastante na área social e com melhorias em hospitais, asfalto para lugares mais afastados e construção de ginásio de esportes.
Nascido em Januário – MG, casado, com um filho e morador de Ubatuba há 23 anos, no bairro do Sertão da Quina, Osmar já desenvolveu projetos como a construção da ciclovia na região sul, creches, e escolas.
Luciana desenvolve trabalhos dentro de associações de bairros e pretende dar continuidade a eles, apoiando todos os segmentos. Já foi presidente da SUSQ (Sociedade Unida do Sertão da Quina) e vice-presidente da Associação dos Ambulantes de Ubatuba. Casada e com uma filha, Luciana diz que esteve confiante durante a campanha, resultado de muito trabalho em vários anos de dedicação.

Jairo dos Santos (PT)
Natural de Ubatuba e morador do bairro da Maranduba, Jairo é irmão do vice-prefeito eleito, Domingos dos Santos.
Sua principal linha de atuação é junto à população caiçara. Jairo foi idealizador e fundador da Associação de Defesa do Povo Caiçara.
Ele pretende firmar compromisso com a cultura e manutenção do modo de vida do caiçara, como já faz com um projeto que se chama Reserva de Desenvolvimento Sustentável, dentro da área de Parque Estadual.
Com 505 votos, Jairo dos Santos quer assumir um trabalho sério voltado para a organização de associações, gestão participativa e diretrizes de trabalho desenvolvidas por um conselho de mandato.

Gerson de Oliveira “Biguá” (PMDB)
Vereador reeleito com o maior número de votos, 919. Nascido em São Paulo, Biguá tem uma empresa prestadora de serviços.
Procura atender todas as camadas da sociedade e sua principal meta é tentar atrair o turismo, procurando obter recursos do governo estadual e federal.
Morador de Ubatuba há 40 anos, casado, com três filhos, Biguá mora na região central da cidade e este será seu 4º mandato.
Pretende também incrementar os esportes, buscando verbas para valorizá-lo cada vez mais.

Romerson “Mico” ( PFL)
Mico é natural de Ubatuba e morador do Perequê-Mirim. Solteiro, seu principal objetivo dentro da Câmara vai ser o desenvolvimento turístico em conjunto com os demais vereadores e o Poder Executivo. Foi durante quatro anos presidente da SDPM (Sociedade em Defesa do Perequê-Mirim).
Mico pretende também desenvolver projetos de urbanização, áreas para prática de esportes e melhorar a situação da saúde no município, como membro do COMUS (Conselho Municipal de Saúde).
Esta foi a primeira vez que entrou como candidato e já obteve 626 votos, o que segundo ele é resultado de muito tempo de trabalho com a comunidade.

Edílson Félix (PSC)
Edílson Félix tem 35 anos e é nascido e criado no bairro do Ipiranguinha. Esta foi a sua 3ª tentativa a uma cadeira na Câmara Municipal. Em 1996 teve 275 votos ficando como 3º suplente. Em 2000 teve 518 votos confirmando-o como 1º suplente obtendo mais votos do que quatro vereadores eleitos. Desta vez Edílson teve uma votação expressiva (774 votos) o que garantiu a sua eleição.
Félix foi presidente de bairro por dois mandatos e implantou o posto de saúde do Ipiranguinha. Também conquistou o direito de uso de uma área de aproximadamente 6 mil m² para a construção de um campo de futebol durante a gestão do então prefeito de Ubatuba Zizinho e do governador do estado, Mário Covas.
Durante seu mandato pretende estruturar melhor o posto de saúde para servir melhor a comunidade e concretizar o projeto da construção do campo de futebol do bairro, além de fiscalizar o Executivo e elaborar leis.

Claudinho (PMDB)
Eleito com 785 votos, Claudinho é nascido em Presidente Prudente – SP e mora em Ubatuba há 25 anos. Casado, pai de dois filhos e morador da Marafunda, Claudinho pretende focalizar seu mandato no desenvolvimento turístico, levando a imagem de Ubatuba a todo o território nacional.
Segundo ele, estava confiante na vitória, pois possui muita força na comunidade cristã do município.
Outro enfoque de seu mandato será o apoio às festas populares, como a de São Pedro e do Divino.

Charles Medeiros (PSDB)
Reeleito para o segundo mandato, com 823 votos, Charles Medeiros é nascido em Ubatuba e morador do bairro Estufa I.
Trabalha no desenvolvimento do município, na fiscalização e na viabilização do crescimento sustentável de Ubatuba.
Casado, com três filhos, Charles diz que o sonho de mudança na cidade aconteceu nessas últimas eleições com a ida dos eleitores às urnas. “O desejo da população não é a rivalidade, mas o desenvolvimento político do município”.
Para ele, são extremamente necessários o entendimento e amadurecimento entre o Legislativo e Executivo e uma de suas principais metas é o resgate da auto-estima do povo ubatubense, com uma cidade evoluída, com recursos, renda e geração de empregos.

Dr. Ricardo (PFL)
Médico ortopedista, reeleito para seu segundo mandato com 730 votos, Dr. Ricardo é nascida em Itararé – SP. Foi vice-prefeito de Ilhabela entre 1992 e 1996, onde morou durante 12 anos.
Sua área de atuação é a saúde, com atendimento médico e trabalhos junto à Vigilância Epidemiológica.
Morador de Ubatuba há oito anos, como vereador desenvolveu projetos como a instituição das libras nas escolas, implantação de telefones exclusivos para deficientes auditivos e da “Farmácia Solidária”, na qual as pessoas doam remédios que sobram em suas casas.

Marquinho Tio Sam (PSC)
Outro vereador reeleito (728 votos), Marquinho vai exercer seu segundo mandato em Ubatuba. Nascido em Tubarão – SC, é empresário, dono de restaurante.
Casado, com dois filhos, o vereador pretende lutar pela construção do Centro de Convenções e atuar em melhorias como na segurança, nos acessos às praias e em construções de boulevards junto às rodovias para os turistas apreciarem a natureza.
Segundo ele, “se o prefeito eleito atender às suas indicações, vai ser um bom prefeito e ele um bom vereador”.
Entre os projetos de sua autoria dentro da Câmara está o que derrubou a taxa de iluminação pública. (Fonte: Imprensa Livre)

Sexta Básica Musical

Ubatuba - A Fundart começa o mês de outubro com uma programação bem agitada, na Sexta Básica Musical apresentou-se o Grupo Samba Show Pagode, que apresentou clássicos do samba de raiz e do pagode carioca, dos quais o malandro, o amor não correspondido e a própria música são temas constantes.
O Grupo se formou há 5 anos e já se apresentou em diversas festas populares como a do Divino Espírito Santo, Festa da Canoa, além de já terem tocado em outras cidades como São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba.
Os integrantes são antigos conhecidos da cidade, Galvão é referência a todos que querem conhecer a cultura musical de Ubatuba, bem acompanhado ele se apresenta com Vanderlei no cavaquinho, Zeca no pandeiro e na voz, Marquinho no pandeiro e na voz, Wilian na timba e Maurício no rebolo.
A apresentação avançou noite adentro, a previsão era acabar às 22:00 horas, no entanto o entusiasmo do público era tanto que os músicos só pararam de tocar quando a noite começou a ficar muito fria. A Sexta Básica Musical acontece toda a primeira sexta-feira do mês na Praça Anchieta, em frente ao prédio da Fundart, a apresentação é gratuita e tem inicio as 19:00 horas.
Para quem perdeu a Sexta Básica Musical, mas ainda quer participar das outras atividades da programação de outubro segue os outros eventos que acontecerão até o final do mês.

Dia 01 às 19:00h - Casarão do Porto - “Sexta Básica Musical” - com o grupo Samba Show Pagode.
Dia 02 às 20:00h - Perequê Açú - Paróquia Imaculada Conceição - “Banda no Bairro” Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 09 às 20:30h - Praça da Igreja Matriz - “Banda na Praça” - Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 13 às 18:30h - Casarão do Porto - “Dia dos Novos e Sarau Cultural”- Inscrições na Fundart até o dia 06 de outubro.
Dia 16 às 20:30h - Igreja Matriz - “Madrigal Música na Catedral” - Apresentação da Camerata Zajdenbaum em comemoração ao aniversário da cidade.
Dia 17 às 19:00h - Auditório Fundart - “Cine Debate” - Houve uma Vez Dois Verões de Jorge Furtado.
Dia 24 às 20:30h - Praça da Igreja Matriz - “Banda na Praça” - Apresentação da Lira Padre Anchieta de Ubatuba.
Dia 28 das 08:00 às 16:00h - Casarão do Porto “Maratona Pintando Ubatuba”.
Dia 28 às 20:00h - Salão do Tamoios Iate Clube Abertura do “II Salão de Artes Plásticas de Ubatuba”.
Dia 30 às 19:00h - Auditório da Fundart - Entrega da premiação do “1º Encontro com a Cultura”.
Dia 30 às 20:30h - Casarão do Porto - Encontro musical - “Seresta e Seresteiros”.
Informações:
Tel.: (12) 3833-7000 ou 3833-7001
www.fundart.com.br  (Fonte: Fundart)

Ação Litoral

Artigo Topo

Viagens
Flavio Girão

Passados os dias tumultuados da eleição, vamos falar de livros. Vamos falar de flores. Vamos falar de um dos sonhos mais desejado, o sonho de viajar. Antigamente, no tempo das tropas com cangalhas, à noite, em torno da fogueira, um Homero narra uma viagem, arfando a voz nos cansaços, elevando-a nos perigos, confidenciando amores. E tudo me ocorreu quando encontrei Marcos Bernardes Gil, de cócoras na porta da Biblioteca. Perdi o lançamento de seu livro TERREAR. Havia lido o anterior, que me agradou.
Marcos é andarilho, no sentido mundo. Percorri suas viagens, confesso, como inevitável crítico que há em quem escreve. Temia encontrar situações passionais descritas com falsa modéstia, feitos vaidosos e, que os deuses me livrem, esses longos e tediosos filosofares. Ainda bem que Marcos alcança a leveza do pássaro. Flui fome, carona difícil, pernoite cavado, sem forçar a barra. Peregrina alheio à vaidade. TERREAR é leitura palatável como água de fonte, instigante como amor confidenciado, simples sem se perder em vulgaridade.
E mais, Marcos fez o livro no computador, literalmente! Nesse artesanato carece da precisão das editoras, mas nesta época da barriga vazia é uma forma de expor o trabalho. Quem gosta de viajar, de peregrinar pelas muitas vertentes desta terra, vale a pena pegar uma carona com o Marcos.
E, boa viagem!

Flavio Girão
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Super Prefeito - A vitória de Eduardo César é histórica. Sua postura e estratégia durante a campanha mostrou dignidade e amadurecimento.O lema de sua candidatura "resgatar Ubatuba" gerou a comoção que o elegeu. Passada a fase das comemorações, a realidade presente exigirá trabalho Hercúleo. Que a população e a Câmara lhe dê o tempo e o apoio necessário para trabalhar e mostrar a que veio. Além do apoio, vamos torcer para que, realmente recoloque Ubatuba no lugar e no caminho que merece. Vamos lembrá-lo, que o futuro dos filhos desta terra encontra-se em sua mãos. Vamos livrá-lo das Kriptonitas. Afinal não é qualquer cidade que tem a chance de ter um super prefeito. Meus parabéns desta vez, "Super Homem".

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


E tome mais 4 anos sem mudança - É com uma grande tristeza que eu caiçara e eleitora de Ubatuba escrevo hoje dia 05 de outubro de 2004, para dizer que o povo de Ubatuba deixou ir embora a única esperança que Ubatuba tinha de crescer, na área da saúde, do emprego,
do trabalho, e essa esperança se chamava Pedro Vicente Tuzino leite. Eu mesma estou assustada com tamanha traição que fizeram com ele, não tenho vergonha de dizer que chorei ao saber que o Pedro Tuzino tinha perdido a eleição para o quatro olho, porque na minha opinião vergonha é esse povo que ainda não sabe ir as urnas e escolher um verdadeiro líder para a cidade. Tuzino não se sinta culpado, você fez tudo certo, tudo o que você pode fazer você fez, pois estive em todos os seus comícios na região sul, foram todos magníficos, você e todos os vereadores estavam com propostas muito boas, com exceção de alguns vereadores (PSC) que nem da coligação era, e estava atacando diretamente você e todos os vereadores do PSDB. Espero que daqui a 4 anos você tente de novo, porque eu acredito que o povo de Ubatuba uma hora vai querer o melhor para a sua cidade, e o melhor é Pedro Tuzino.
Trabalho é a nossa praia. Onda vai onda que vem Pedro Tuzino 45. Ele é bom ele é do bem
Espero Tuzino que em 2008, você seja como essa onda, da musica da sua campanha, que você volte para tentar outra vez, seja persistente pois Ubatuba precisa de você.

Amy Facchini
Lagoinha
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Inauguramos o novo espaço da Foto do Dia com colaborações de leitores que tenham uma imagem que mereça ser divulgada. Enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ilhabela-SP

Ilhabela - Foto: Adriano Perna


©Adriano Perna


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor