Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta, 14 de outubro de 2004 - Nº 1136 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Portal da Palmeira Locação

Região
Novo laudo da Cetesb aponta 14 praias impróprias no Litoral
Litoral adia aval para perueiros
Crimes preocupam prefeitos eleitos no Litoral Norte

Começou a temporada de exames vestibulares nas faculdades da região

Caraguatatuba
População vê treinamento de militares curiosa e assustada

Exército realiza desfile em agradecimento à população de Caraguá
Começam inscrições e matrículas nas escolas municipais
'Pipas com Segurança' em Caraguá é adiada
Swing Show atrai turistas para a Praça de Eventos
Mais de 6 mil pessoas visitam a 27ª Exposição de Orquídeas
Teatro invade Caraguá
Prefeitura promove ‘Tarde de Lazer’ no CIASE
CIASE inicia natação e escola de circo
Garoto sofre queimaduras com álcool
Vítimas são removidas para capital

Ilhabela
Nadadores terão prova longa na 7ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela

São Sebastião
Dois roubos em ônibus da Autoviass acontecem na Costa Sul no feriado

Dia de festa das crianças no Tebar
Fim de festa: partidos iniciam retirada de propaganda política
Zézinho faz requerimentos para questionar gestão de Leopoldino
Neide Palumbo lança livro em que retrata histórias da juventude

Ubatuba
Charles Medeiros assina compromisso com Movimento Ubatuba Viva

Duas pessoas morrem afogadas no litoral

Seções
Ubatuba Viva
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Novo laudo da Cetesb aponta 14 praias impróprias no Litoral Paulista
Erosão da pista, em São Sebastião, revela vazamento de esgoto na altura da Praia do Pontal da Cruz

Litoral Norte - O laudo da Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental) divulgado ontem revela que 14 praias do Litoral Paulista estão poluídas por esgoto doméstico. No laudo anterior, válido até a terça-feira, eram cinco poluídas: Perequê-Açu e Perequê-Mirim (Ubatuba), Tabatinga e Centro (Caraguatatuba) e Perequê (Ilhabela), todas no Litoral Norte.
Pelo laudo atual, ambas as praias de Ubatuba continuam comprometidas. Em Caraguatatuba, Tabatinga e Centro também continuam impróprias, entrando para o rol das poluídas a praia do Indaiá.
Em Ilhabela, a praia do Perequê saiu da lista e entrou a do Itaguaçu. Em São Sebastião, todas as praias estavam despoluídas segundo o laudo anterior. Agora, entrou para o estado crítico a praia do Porto Grande, na região central.
Na Baixada Santista, estão poluídas as praias do Perequê e da Enseada, no Guarujá, Milionários e Gonzaguinha, em São Vicente, e Ocian, Guilhermina e Vila Tupi, na cidade de Praia Grande. No Litoral Sul, todas estão liberadas para banhos.
A praia do Pontal da Cruz, em São Sebastião, pela segunda semana consecutiva, está livre da poluição. O resultado é interessante, já que esta praia estava poluída desde o mês de agosto e freqüentemente fica sob estado crítico.
A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Sabesp, tem trabalhado para acabar com a poluição das praias da região central. Conforme o assessor da prefeitura, Geraldo Julião, é possível que o resultado da operação Caça-Esgoto, que detecta lançamento irregular dos efluentes, já esteja beneficiando resultados positivos, mas também considera que a falta de chuvas seja o motivo da melhor condição da praia do Pontal da Cruz.
É que chuvas arrastam esgoto doméstico lançando em córregos e sistema de águas pluviais para as praias.
Na Alameda Santana, bairro Pontal da Cruz, 83 imóveis foram inspecionados pela operação Caça-Esgoto. Entre eles, 14 apresentaram problemas. Pelo menos sete residências resolveram os problemas. Ontem, Geraldo Julião disse que iria se informar sobre a situação das outras sete residências.
Vazamento descoberto - Ao final da tarde de terça-feira, um caminhão da empresa desentupidora Serrat ficou preso por mais de uma hora em um buraco, na esquina da Alameda Santana com a avenida Manoel Hyppolito do Rego, no Pontal da Cruz. O fato foi positivo porque a Sabesp pôde descobrir um vazamento de esgoto, não visível na superfície, conforme conta Geraldo Julião.
Na ocasião, o veículo realizava serviço de limpeza de sistema de esgoto. O buraco foi causado por uma erosão ao lado do poço de visita da Sabesp.
A erosão ocorreu em decorrência do vazamento de esgoto interno. Geraldo Julião explica que um problema no poço de visita provocou entrada de areia dentro do sistema, entupindo tubulação. Detectada a situação, a Sabesp começou, na noite de terça, a instalar melhorias no local.
“Trata-se de um sistema mais confiável”, diz Geraldo Julião. Ele espera que com mais esta iniciativa contra vazamentos de esgoto, a Praia do Pontal da Cruz possa ser beneficiada.
O Projeto “Nossa Praia é Praia Limpa”, destinada à despoluição das praias da região central, surgiu em outubro de 2003. Desde então, foram feitas reuniões com a comunidade e formadas comissões para obter diagnóstico da situação dos bairros, com apoio da Sabesp.
Além de Geraldo Julião está à frente do projeto a assessora de Relações Comunitárias da Prefeitura, Rose Costa. Geraldo Julião espera que em menos de dois anos as praias da região central estejam livres do lançamento de esgoto.
Próximo governo - Geraldo Julião também espera que o próximo governo possa criar uma equipe específica do programa Caça-Esgoto. “Os funcionários deste programa hoje também atuam em outros setores de fiscalização, o que dificulta um trabalho permanente de combate ao lançamento irregular de esgoto”.
Geraldo Julião afirma que no atual governo não foi e não será possível criar esta equipe específica por falta de recursos.
Ontem, o prefeito eleito Juan Pons Garcia afirmou ao Imprensa Livre que manterá o programa de despoluição das praias e criará um grupo específico da fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo para o trabalho de caça-esgoto.
Juan também disse que constatou funcionários da Sabesp aplicando cloro na saída das galerias pluviais que desembocam nas praias de São Francisco e do Arrastão, na região central. “Não sei se este procedimento é técnico, seria por este motivo a praia de São Francisco estar despoluída”, questionou.
A Sabesp, por meio de sua assessoria de imprensa, confirma uso do cloro nestes pontos. Segundo a empresa, a medida faz parte de plano de contingência técnico-operacional, durante troca de rede coletora de esgoto e outros serviços na altura da Alameda Santana onde foi constatado grande vazamento de esgoto e água, após erosão da pista.
Na hipótese de extravasamento de esgoto, durante os serviços, a aplicação do cloro neutralizará os agentes patológicos, conforme a explicação da Sabesp. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral adia aval para perueiros

Litoral Norte - As Câmaras de São Sebastião e Ilhabela decidiram adiar ontem a votação da liberação do transporte alternativo nos dois municípios.
Em São Sebastião, o projeto de lei, de autoria do vereador Edvaldo Amarante Reimberg (PPS), foi colocado na pauta do dia, mas o departamento jurídico da Câmara deu parecer contrário à proposta, afirmando que o texto deve partir do Executivo.
Em Ilhabela, o projeto de lei ainda está sob análise das comissões da Câmara e nem sequer foi colocado na pauta do dia. Segundo a assessoria da Câmara, não há previsão para a votação da propo.
A "ressaca" do feriado de Nossa Senhora de Aparecida fez com que as Câmaras de Caraguatatuba e Ubatuba não realizassem sessões esta semana.
Em Caraguá, a próxima sessão só irá ocorrer na próxima terça-feira. Em Ubatuba, as votações também só serão realizadas na terça-feira que vem. (Fonte: ValeParaibano)

Crimes preocupam prefeitos eleitos no Litoral Norte

Litoral Norte - Preocupados com aumento da criminalidade no Litoral Norte, os prefeitos eleitos preparam medidas alternativas para reforçar a segurança na região. Uma delas será cobrar do governo do Estado o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar.
Em Ubatuba, no feriado prolongado, foram registradas 102 ocorrências. O número é quase o dobro do registrado fora de feriados ou temporada de verão.
O prefeito eleito Eduardo César (PL) disse que pretende dobrar o efetivo da Guarda a partir de janeiro de 2005 e implantar câmeras de vídeo na cidade. Segundo ele, a Guarda tem atualmente 61 homens. Ele disse que também irá colocar monitoramento com câmeras nas saídas para Taubaté, Paraty (RJ) e Caraguá.
O prefeito eleito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), disse que o aumento da segurança consta de seu plano de governo. "Vamos cobrar o aumento do efetivo da PM em Barra do Una e Boracéia, onde os postos foram instalados mas faltam soldados para prestar serviço", afirmou.
Garcia afirmou ainda que irá implantar a guarda no município. O 2º Distrito Policial de Boiçucanga registrou 49 ocorrências no feriado. Em dias de pouco movimento, a delegacia registra sete boletins.
O prefeito eleito de Caraguá, José Pereira Aguilar (PSDB), não foi encontrado ontem para comentar o assunto. Em entrevista anterior, Aguilar adiantou que pretende implantar uma Secretaria de Segurança Pública, com o intuito de aumentar a segurança na cidade.
Em Caraguá, foram registradas mais de 100 ocorrências no feriado. A mais grave resultou na morte de uma menina de 5 anos e ferimentos graves em duas vítimas (leia texto nesta página).
O delegado seccional João Barbosa Filho não foi localizado para comentar o assunto. O comandante da Polícia Militar, Oswaldo Silva Filho, não retornou às ligações para comentar o caso. (Fonte: ValeParaibano

Começou a temporada de exames vestibulares nas faculdades da região
Univap realiza prova em duas fases; sábado será a vez da Universidade de Mogi das Cruzes fazer os testes

Litoral Norte - As principais universidades do Vale do Paraíba, Mogi das Cruzes e Baixada Santista já abriram o período de inscrição dos vestibulares para 2005. Cada uma a sua maneira tenta elevar o número de candidatos a uma vaga nos cursos de graduação oferecidos nas mais diversas áreas de atuação profissional.
Esse aumento no número de calouros pôde ser percebido pelas universidades durante o prazo de inscrição. Na Universidade de Mogi das Cruzes, por exemplo, até ontem cerca de três mil estudantes estavam inscritos para realizar a prova que ocorre neste sábado. As inscrições nesta universidade terminam hoje.
“A universidade oferece 43 cursos. A prova será feita nas duas unidades da UMC”, explicou o presidente da Comissão Permanente de Vestibular Adamílton Andreucci. Segundo ele, no dia 16, os futuros universitários farão exame classificatório para 42 áreas com exceção de Medicina “que tem prova marcada para o dia 11 de dezembro.
Este curso é um dos mais concorridos com uma relação candidato/vaga apertada. Em média são 75 candidatos concorrendo a 60 vagas”, diz. “No dia da prova é recomendado que o candidato chegue, no mínimo, com uma hora de antecedência para que ache a sala onde fará o exame”, completou o presidente da comissão.
Para evitar problemas com os retardatários, este ano, a UMC aperfeiçoou sua inscrição. “O aluno inscrito sai sabendo o número da sala e o prédio onde fará a prova”.
A Universidade Braz Cubas, também em Mogi das Cruzes, aplica o processo seletivo tradicional apenas em 20 de novembro. O prazo de inscrição termina no dia anterior no campus. Pela internet, os interessados podem preencher a ficha de inscrição até o próximo dia 17. Esta instituição está oferecendo 50 cursos.
Conforme a faculdade, o exame é aplicado em duas modalidades. Na primeira, via computador, o estudante agenda por telefone – dentro de calendário pré - estabelecido – a data que prefere fazer a prova.
São José dos Campos, Taubaté e Caraguatatuba
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap), maior faculdade da região, realiza o processo vestibular em duas fases.A primeira aconteceu entre os dias 9, 10 e 12 deste mês para os cursos das faculdades de Comunicação e Artes e Educação.
A segunda fase ocorre neste domingo para os cursos da área de Ciências da Saúde e Ciências da Computação. O exame começa às 9h da manhã e tem duração de até três horas. De acordo com a Univap, ao todo, os estudantes podem escolher entre 36 opções de cursos diferentes.
Já na Universidade de Taubaté, os exames serão aplicados somente em 23 de janeiro. O prazo de inscrição inicia na próxima segunda-feira, dia 18. Em Medicina, as provas estão marcadas para 22 de janeiro. A Unitau tem no cronograma 39 cursos de graduação disponíveis aos calouros.
O estudante ainda pode escolher entre as opções de carreira profissional nas Faculdades Integradas Módulo, de Caraguatatuba. Lá, a prova ocorre no dia 24 deste mês a partir das 9h. São 14 cursos disponíveis. As inscrições terminam oficialmente amanhã, mas segundo o Módulo pode haver prorrogação no prazo.
Baixada Santista - Considerada uma das mais conceituadas universidades desta região, a Universidade Católica de Santos efetuará a inscrição do Vestibular 2005 até o dia 23 deste mês. A prova está marcada para dia três de novembro das 14h às 17h.
A instituição montou postos de inscrição em pontos da cidade com concentração de jovens. Entre eles, o cursinho Objetivo da avenida Doutor Conselheiro Nébias e no Shopping Praia Mar.
Os mais procurados - Segundo as faculdades, entre a infinidade de cursos oferecidos os 10 primeiros são: Biologia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Administração, Direito, Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia e Odontologia.
Preparação segue em cursinho de São Sebastião - Os alunos do cursinho Poliedro, que fica na região central de São Sebastião, mantém o ritmo de estudos para não desanimar durante a fase que antecede o exame.Muitos deles optam por ingressar em universidade pública para cursar o ensino superior. Ontem à noite, durante as aulas, estavam aparentemente tranqüilos com relação à proximidade da data do exame.
A vestibulanda Elizabeth Jesus, 20 anos, conta que busca uma vaga no curso de química. Ela fará o vestibular da Fuvest e Universidade Federal Fluminense. “Estou decidida. Escolhi essa área no colegial. A maneira que o professor ensinava despertou meu interesse”. Confiante, está na terceira tentativa. “Estudo duas horas no cursinho.
Em casa, revejo o que não estou muito bem”.
Já Robson Gandra, de 20 anos, sonha em lecionar e para isso tentará uma vaga no curso de Geografia na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade de Taubaté (Unitau) e Universidade de Campinas (Unicamp).
Rafael Santana, 17 anos, também vestibulando, diz que atualmente estuda cerca de 4h por dia. Além do cursinho, ainda faz curso técnico. O objetivo dele é sair da faculdade bacharel em Sistemas de Informação. “Vou fazer Usp Leste e Unesp”. (Fonte: Imprensa Livre)

Sieeesp prevê reajuste de 10% nas mensalidades escolares para 2005

Litoral Norte - As escolas particulares iniciam as reservas de vagas para 2005 e os pais já podem ir preparando o bolso. O Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo) projeta aumento próximo de 10% no preço das mensalidades.
Esse índice inclui o reajuste previsto no acordo coletivo com os professores da rede e os investimentos pedagógicos e em infra-estrutura. “Cada escola vai calcular seus custos e seu reajuste. Mas acreditamos que ficará muito próximo disso”, afirmou José Augusto de Mattos Lourenço, presidente do Sieeesp.
Segundo ele, o que mais pesa nessa conta são os gastos com a folha de pagamento, cerca de 80% dos custos das escolas. No ano passado, de acordo com o sindicato, patrões e empregados não chegaram a um acordo sobre o índice de reajuste e o caso foi parar na Justiça.
Os estabelecimentos ofereceram 13% e a Justiça concedeu 16,42%.
A diferença foi parcelada e ainda deve ser contabilizada no ano que vem. Isso vale para a Capital, Região do ABC, Baixada Santista e Litoral Norte. “É impossível calcularmos o impacto dessa diferença no reajuste para 2005. Mas sabemos que algum impacto haverá”, conclui José Augusto.
Aumentos diferenciados - Para os pais de alunos a pesquisa de preços pode ser uma maneira de economizar, levando em conta a qualidade de ensino oferecida. Na opinião do diretor financeiro Jorge Alberto Orellana, do Colégio Sigma, de Caraguatatuba, o aumento depende de cada instituição.
Por isso, ele acredita que não são todas as escolas que efetuarão a mudança nos preços das mensalidades. “Cada um tem sua planilha de custos, que depende de vários fatores. O aumento não é uma regra geral. Nossa escola, por exemplo, não aumenta mensalidade há quatro anos”, finalizou Orellana.  (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

População vê treinamento de militares curiosa e assustada

Caraguatatuba - O treinamento final da Missão de Paz no Haiti, que está acontecendo desde o último dia 6 no Litoral Norte e Vale do Paraíba, envolvendo 1.100 militares, têm causado, na população local, reações que variam da curiosidade ao medo.
Diariamente, eles são vistos nas ruas de Caraguá, executando ações semelhantes às que desenvolverão nos próximos seis meses em Porto Príncipe: patrulhamento ostensivo nas vias públicas motorizadas e a pé, proteção dos prédios públicos, comboios e escolta de autoridades, entre outras.
“Achei diferente a cidade estar cheia de homens fardados. Chega a ser engraçado ver as simulações e a reação da população, que assiste sem saber o que está acontecendo. Mas uma missão de Paz é uma ótima causa”, comenta a estudante Bianca Santana.
Para a secretária Carina Almeida, que mora perto de um dos locais de treinamento, é assustador sentar no quintal de casa e assistir a cenas de guerra. “Vi um soldado caindo em cima do muro, achei que tinha morrido. Depois veio outro dizendo que era para o soldado sobreviver”.
O professor Sérgio Boldrin disse que o primeiro impacto é de medo. “Passa a impressão de que está havendo violência na cidade. Fiquei assustado, mas depois me tranqüilizei ao saber que se tratava de um treinamento”.
O Litoral Norte foi escolhido para o coroamento do último treinamento devido às semelhanças topográficas e climáticas com Porto Príncipe. Os militares que estão treinando pertencem à 12ª Brigada de Infantaria Leve e Aeromóvel de Caçapava, e permanecem na região até amanhã.
“Queremos causar o mínimo impacto na cidade. Esperamos que a população de Porto Príncipe nos receba de braços abertos, como fomos recepcionados no Litoral Norte”, afirmou o coronel Carlos Alberto Neiva Barcellos, responsável pela Comunicação Social do Exército nesta missão.
A primeira missão brasileira, composta por 1200 militares, retorna do Haiti em dezembro, após ter atuado junto com 6.700 militares de outros países. “É uma honra participar de uma missão de paz.
Os militares brasileiros terão um crescimento humanitário, pela oportunidade de viver outra realidade, num país diferente, o que enriquece o currículo de cada um”, finalizou Barcellos. (Fonte: Imprensa Livre

Exército realiza desfile em agradecimento à população de Caraguá

Caraguatatuba - A Brigada do Exército Brasileiro, que está em treinamento em Caraguá,
 realizará hoje, quinta-feira, 14, às 17h30, em frente o museu Adaly Coelho Passos, um desfile com a participação de aproximadamente 300 soldados que irão para o Haiti em missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).
O objetivo do desfile é agradecer a população local. Uma forma de demonstrar o carinho recebido durante os dias em estão na cidade.
No local ainda haverá uma banda de música do exército que tocará musica popular brasileira.
A brigada permanecerá na cidade até o dia 16, sábado. (Fonte: PMC)

Começam inscrições e matrículas nas escolas municipais

Caraguatatuba - Começou o período de matrículas para a educação infantil e fundamental da rede municipal para o ano letivo de 2005. As matrículas para a Educação Infantil deverão ser efetuadas de 14 de outubro à 4 de novembro, para alunos que já freqüentam a Educação Infantil e Maternal Nível 1 e 2. As matrícula para alunos ingressantes no Nível 1 e 2 devem ser feitas de 11 a 22 de novembro.
Já as inscrição para alunos ingressantes no Maternal deverão ser feitas de 24 a 29 de novembro. As matrículas para os alunos ingressantes no maternal devem ser feitas de 1 a 6 de dezembro.
De acordo com o cronograma de idade para matrículas na Educação Infantil, crianças de 3 meses a 3 anos e 11 meses são matriculadas nas creches; de 4 anos completos ou a completar até 31 de dezembro, no maternal; de 5 anos completos ou a completar até 31 de dezembro, no nível 1; e crianças de 6 anos completos ou a completar até 31 de dezembro, no nível 2.
Caraguatatuba oferecerá o Ensino Infantil e Fundamental nas Unidades Escolares municipais e municipalizadas, atendendo dentro do convênio com o Governo do Estado. O município possui 3 escolas municipalizadas que oferecem ensino de 5ª a 8ª séries: EMEF Profa. Antonia Antunes Arouca, EMEF Profa. Maria Thereza de Souza Castro e EMEF Benedita Pinto Ferreira.  (Fonte: PMC)  

'Pipas com Segurança' em Caraguá é adiada
O projeto ‘Revoa Educativa’ ensina crianças a soltar pipas com segurança; evento acontece no dia 17 de outubro.

Caraguatatuba - O projeto “Revoa Educativa - Pipas com Segurança” será a grande atração para as crianças no dia 17 de outubro, às 10h, na praça de Eventos, no centro de Caraguatatuba. O evento realizado pela empresa Bandeirante Energia e Coats Corrente tem o apoio da Secretaria de Turismo.
O objetivo é unir o lazer e a educação para ensinar as crianças como soltar pipas e papagaios com segurança. Vários monitores também vão ensinar técnicas de empinar e construir uma pipa, aviões e planadores de papel. O material para confecção será distribuído gratuitamente.
Haverá ainda a entrega de gibis educativos, pipas, cata-ventos, bumerang e outros brindes. A empresa quer conscientizar ainda sobre os riscos de acidentes ao soltar pipas como choques elétricos e cortes pelo uso de cerol nas linhas. (Fonte: PMC)  

Swing Show atrai turistas para a Praça de Eventos

Caraguatatuba - A segunda edição do Swing Show, concurso de lambaeróbica, que aconteceu em Caraguá durante todo o fim de semana, atraiu mais de 6 mil pessoas, entre turistas e moradores para a Praça de Eventos. O evento promoveu concurso de dança com 40 competidores e apresentações de 60 pessoas, entre grupos da cidade e da região.
Os troféus e prêmios foram para o caraguatatubense Andrelino, do grupo Swing Brasil, campeão na categoria individual masculino; Keila, do grupo Balança Brasil, de São José dos Campos, que foi campeã na categoria individual feminino, e a dupla Carlos e Diego, também de Caraguá, que foram os vencedores da categoria dupla. Os classificados em segundo e terceiro lugares também foram premiados.
O evento, que contou com o apoio da secretaria de Turismo, foi o destaque do final de semana, pois ofereceu diversão para as crianças, com os shows teens e as apresentações infantis de São Vicente, Santa Branca, São José dos Campos, Campinas e Litoral Norte.
O organizador do 2º Swing Show, Marílio Rodrigues, disse que o evento foi realizado com sucesso e que o público foi bem maior do que no ano passado, inclusive de participantes. “Quando vi o público dançando e se divertindo debaixo de chuva constatei o sucesso do evento”, afirmou. (Fonte: PMC)  

Mais de 6 mil pessoas visitam a 27ª Exposição de Orquídeas

Caraguatatuba - Mais de 6 mil pessoas visitaram a 27ª edição da Exposição de Orquídeas de Caraguá, que reuniu nos dias 8, 9 e 10, no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), expositores de Belo Horizonte, São Paulo, Assis, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guarujá e Litoral.
De acordo com uma das organizadoras, Vera Lúcia Pereira Gonzales, o novo local agradou os participantes e nem mesmo as intempéries evitaram a presença do público. ‘A exposição foi um sucesso! Mesmo com toda a ventania, o público compareceu. Tivemos até mesmo visitantes alemães e americanos”, afirmou.
Durante a exposição, foram premiadas uma Catléia Chilleriana, de Pindamonhangaba, escolhida como a melhor planta por sua grande e perfeita floração. Também houve premiação para outros destaques da exposição como um arranjo de Dendóbrium, de São José dos Campos, e outro de Catléia Intermédia, do Guarujá.
A mostra contou com aproximadamente 250 vasos e arranjos da planta, com presença marcante de espécies asiáticas, como as Phalaenóposis, as Vandas, as Asconcendas, Phaphiopedilus; e Brasileiras, como as Rodriguéias, Miutônias, Onfídios e as famosas Catléias. Muitas outras orquídeas foram premiadas como as terrestres Epidendros e Symbidium, entre outras.
O público pôde apreciar e comprar exemplares das orquídeas, que custaram de R$ 5,00 a R$ 70,00. (Fonte: PMC)  

Teatro invade Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá foi invadida por estudantes e amantes do teatro. Até dia 24 de outubro, o Festival Estudantil de Teatro, promovido pela Fundacc reúne 40 grupos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O Festival que em sua terceira edição está oferecendo R$ 4.500,00 em prêmios.
O FET é realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal, além de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e apoio cultural da FETACA, Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba, Associação Paulista de Medicina e Nice Calçados.
A mostra infantil foi sucesso, de 2 a 11, com as escolas da cidade reservando ingressos para alunos, e o Centro Cultural tomado pelas crianças. Segundo os jurados da mostra infantil, Lilih Cury, João Otávio e Wilma de Souza o nível dos espetáculos selecionados foi de alto nível e o vencedor será conhecido por todos no dia da premiação geral, dia 28 de outubro.
O evento conta também com atrativos que acontecem gratuitamente em toda a cidade, entre mostras paralelas, workshops, mostras de rua, teatro invisível, buscando envolver a população no festival. Apenas os ingressos para a mostra competitiva são pagos e custam R$ 2,00 para adultos Informações e horários na Fundacc, ou pelo telefone (12) 3883-3727 ou 3883 7666.
Valorizar e estimular as manifestações das artes cênicas, oferecendo espaço a artistas novos e a grupos amadores, desenvolvendo o teatro na região e tornando-o acessível à comunidade, é a meta do FET.

Confira a programação:
 Mostra Competitiva Esquetes - dias 15, 16 e 17 - grátis
Local: Centro Cultural do Travessão.
15 de Outubro
16h00 – Diga Que Me Ama!!! – Colégio Sigma – Caraguatatuba – SP.
16h20 – Bacantes – Colônia Dos Pescadores – Caraguatatuba – SP.
16h40 – Romeu e Julieta – Educ. Continuada da Terceira Idade – Caraguatatuba – SP.
17h00 – A Crônica Do Punk – Colégio Progresso – São Sebastião – SP.
17h20 – O Castigo Da Soberba – ONG Guardiões da Natureza do Brasil – São José dos Campos – SP.
16 de Outubro
16h00 – Namoro no Carro – Salto – SP.
16h20 – Burundanga – EE Angelo Barros de Araújo – Caraguatatuba – SP.
16h40 – Amores e Amores – EE Antonio de Freitas Avelar – Caraguatatuba – SP.
17h00 – Precheca – EE Josepha de Sant’Anna Neves – São Sebastião – SP.
17h20 – A Comédia e a Tragédia – EMEF. Alaor Xavier Junqueira – Caraguatatuba – SP.
17 de Outubro
16h00 – O Barão Do Travessão – EE Avelino Ferreira – Caraguatatuba – SP.
16h20 – Parlapatões, Patifes e Paspalhões – EE Antonio Alves Bernardinho – Caraguatatuba – SP.
16h40 – O Inquiridor – Aparecido Garcia – Jundiaí – SP.
17h00 – Um Bonde Chamado Desejo – Secretaria Municipal da Educação – Caraguatatuba – SP.
17h20 – Duas Idiotas Sentadas Cada Qual No Seu Barril... – EE Thomaz Ribeiro de Lima – Caraguatatuba – SP.

Mostra Competitiva Adulta – 20 Horas
15/10 – Chocolate, Cravos e Espinhas – Escola de 2º Grau Monsenhor Miguel de Sanctis – Guaçuí – ES.
16/10 – O Senhor Porcenhac – Faculdade Paulista de Artes – São Paulo – SP.
17/10 – A Pedra de Savannah – N.E.I. Núcleo de Ensino e Integração – São Paulo – SP.
18/10 – O Pôr-do-Sol – Técnica Estadual Fernando Prestes – Sorocaba – SP.
19/10 – Morte e Vida Severina – EE Prof. Murilo do Amaral – Aparecida – SP.
20/10 – Auto da Barca do Inferno – EE Ivens Vieira – Angatuba – SP.
21/10 – Minha Alma Está Repleta de Escorpiões-Escola Livre de Artes Cênicas-Santos-SP.
22/10 – Se Correr o Bicho Pega, se Ficar o Bicho Come – UFMG – Belo Horizonte – MG.
23/10 – Arlequim, Servidor de Dois Amos – EE Joseano Costa Pinto – Salto – SP.
24/10 – Enamorados – ONG Palco Social – Rio de Janeiro – RJ.

Teatro de Rua - dias 20 e 21
Com Renata Abreu
Local: Praça do Caiçara.

Mostra Competitiva Rua – 17 Horas – Praça do Caiçara
20/10 – Zé Jacuné - Um Homem Azarado, Porém, com Muita Fé – EE Alcides de Castro Galvão – Caraguatatuba – SP.
21/10 – Farsa e Justiça do Juiz Corregedor – UNESP – Guaratinguetá – SP.
22/10 – Milkshakespeare – ONG Guardiões da Natureza do Brasil – São José dos Campos – SP.
23/10 – Pra lá de Bagdá – UNISANTA – Universidade Santa Cecília – Santos – SP.
24/10 – Bumba-Meu-Boi – FASC – Faculdade Santa Cecília – Pindamonhangaba – SP.

Conferências e Vivências de Teatro
Dias 16 e 17
'Teatro de Animação', com Valéria Nardi.
Dias 19 e 20
'Interpretação', com Beto Vieira.
Dias 23 e 24
'Direção', com Fernando Rino.
Local: Ceprolin – Inscrições na Fundacc – grátis. (Fonte: Fundacc)

Prefeitura promove ‘Tarde de Lazer’ no CIASE

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá está preparando uma grande festa para as crianças dos projetos da Secretaria de Assistência Social, para o dia 19 de outubro. A ‘Tarde de Lazer’ irá oferecer muitas atividades para as crianças no CIASE (Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo). Atrações como pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador, gangorra, jogos, brincadeiras, bolo, guaraná e sorvete farão a festa da garotada, das 13 às 17 horas.
O evento conta com o apoio das Faculdades Integradas Módulo, Distribuidora de Bebidas Gaivota, Supermercado Silva Indaiá, Distribuidora de Bebidas Linarte, Caravela, Kids, Sabesp, Bombeiros, Sorveteria Wilson. (Fonte: PMC)

CIASE inicia natação e escola de circo

Caraguatatuba - O Ciase tem novidades em sua programação. Uma delas é a natação, atividade que a comunidade da região sul aguarda ansiosamente. A outra é a Escola de Circo para crianças e adultos, que terá início nos próximos dias.
A prefeitura já está providenciando a compra da cama elástica, do colchão e do tatame, que serão utilizados nas aulas de circo. Os monitores foram capacitados pelas Faculdades Integradas Módulo no mês passado.
Já na piscina haverá aula de natação e hidroginástica para adultos e crianças, incluindo os participantes do projeto ‘Não a Hipertensão e a Diabetes’.
Outra novidade é que o CIASE estará aberto até as 21 horas nas terças e quintas-feiras. O CIASE também abre espaço para a comunidade aos domingos. Os interessados em utilizar quadras e campos neste dia devem reservar horários. Para participar das atividades de recreação basta procurar os monitores.
Segundo o diretor do CIASE, João Fernando Lopes, novas atividades estão em andamento como a Horta Comunitária e o judô, além de projetos como História de Bairro, no qual a população está levantando dados históricos do Travessão para utilização em edição que contará a história do bairro.
Os interessados em praticar esportes ou participar dos projetos devem se inscrever no CIASE, que fica na Avenida João Carvalho Balli, 240, Travessão. Os exames médicos são feitos por médicos da rede. As crianças podem usar o exame médico feito na escola no início do ano. O telefone do CIASE é 3887-9431. (Fonte: PMC)

Garoto sofre queimaduras com álcool

Caraguatatuba - Uma brincadeira entre três crianças provocou um acidente grave na tarde da última terça-feira, no bairro do Rio do Ouro, em Caraguá. Anderson José dos Santos Modesto, 12 anos, sofreu queimaduras em 26% do corpo após ser atingido por um frasco de álcool em chamas. Anderson foi atendido na Santa Casa da cidade e em seguida removido para o Hospital de Queimados, em Guaratinguetá.
Anderson sofreu queimaduras de 1º e 2º graus no tórax, braços e coxas. Segundo a enfermeira Rosalba Gall, do hospital de Guará, Anderson não corre risco de morte, mas deverá permanecer internado por cerca de 15 dias.
A enfermeira disse que os médicos começaram ontem os preparativos para retiradas da pele queimada e avaliar se será preciso fazer o implante de pele nos ferimentos provocados pelas chamas. Segundo ela, Anderson não teria sofrido queimadura no rosto.
Ademir Modesto, 33 anos, pai de Anderson, afirmou que o acidente ocrreu por volta do meio-dia, quando seu filho, acompanhado de dois amigos da mesma idade, preparavam um fogueira. "O frasco de álcool se incendiou e foi jogado para cima por uma das crianças, atingindo Anderson", disse.
Ademir disse que estava num bar, quando Anderson, em chamas, correu em sua direção gritando por socorro. O menino foi colocado em cima de uma mesa de bilhar, enquanto a família aguardava a chegada do resgate. Uma ajudante de enfermagem que apareceu no local, ajudou a cuidar do menino no bar enquanto o resgate não chegava.
"Foi um susto muito grande. Meu filho gritava desesperadamente por socorro. Ele achava que ia morrer", contou. Segundo ele, as crianças que brincavam com Anderson no momento do acidente, afirmaram que teriam encontrado o frasco de álcool no mato.
A dona-de-casa Regina Gusmão, que viu o menino passar correndo em busca de socorro, disse que quase desmaiou ao ver Anderson em chamas. "Fiquei muito nervosa com a cena", afirmou ela.
Segundo a enfermeira Rosalba Gall, do hospital de Guará, a maioria dos casos envolvendo crianças são de queimaduras provocadas por álcool. (Fonte: ValeParaibano)

Vítimas são removidas para capital

Caraguatatuba - Karen Raimondi e Alzira Kutler, vítimas de um sequestro-relâmpago em Caraguá, foram transferidas na noite de anteontem para o Hospital São Luiz, na capital paulista.
Segundo a Santa Casa de Caraguá, o estado de Karen é o mais delicado. Ela sofreu traumatismo craniano e fratura de clavícula quando o carro conduzido por um dos sequestradores colidiu com uma ponte no bairro do Sumaré.
No acidente, ficaram feridos ainda o empresário Leandro Vergara Raimondi, 39 anos, e Rodrigo Raimondi, 13 anos. A filha do casal, Bianca Raimondi, 5 anos, morreu no acidente.
A PM prendeu os três homens suspeitos do crime. A família reside em São Paulo e passava o feriado prolongado na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Nadadores terão prova longa na 7ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela

Ilhabela - No próximo domingo, dia 17, às 10h30, acontecerá em Ilhabela a 7ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas. A largada será na Praia Grande (região sul) com chegada na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras) com um percurso de 4.000 mil metros. O conselho técnico poderá inverter o percurso dependendo das condições da maré.
As provas de Menor e Melhor Idade acontecerão minutos antes da prova principal e deverá ser dividida em dois percursos diferentes para os mais experientes e os iniciantes.
A inscrição é aberta para todas as idades e a taxa é de um quilo de alimento não perecível.
O evento é organizado pelo Panathlon Club de Ilhabela e conta com o apoio do comércio local e Prefeitura Municipal de Ilhabela com botes de apoio e ambulância de plantão durante todo evento.
O treinamento de natação gratuito continua em Ilhabela - A TUBAM – Equipe Tubarões Maratonistas de Ilhabela – e Panathlon club de Ilhabela continuam dando treinamento gratuito três dias por semana para nadadores ou iniciantes nas praias do município
A iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática de natação de maratonas aquáticas além da saúde e qualidade de vida que o mar pode oferecer a praticantes regulares do esporte.
Os treinos são acompanhados por pelos nadadores profissionais e professores de Educação Física Harry Finger, Bia Bello e Tuto.

Confira os horários:
As segundas-feiras às 8h na Praia do Perequê (em frente ao Ilha Flat);
As quartas-feiras as 8h30 na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras);
As sextas-feiras às 8h na Vila (Próximo a Barraca do Samba).

7ª Etapa Prova Principal e Prova de Incentivo Menor e Melhor Idade:
Data: 17/10/2004 - Domingo
Horário: 10h30
Local: Largada na Praia Grande (Sul) e chegada na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras)
Percurso: 4.000 metros
Inscrições: no local
Taxa de inscrição: um quilo de alimento não perecível
O evento é aberto para todas as idades (Fonte: Assessoria de Imprensa)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Dia de festa das crianças no Tebar
Festa foi realizada para sócios do clube; quem não era sócio teve de ficar do lado de fora

São Sebastião - A criançada passou o dia brincando, dia 12, durante a festa em sua homenagem promovida pelo Tebar Praia Clube. Elas aproveitaram para gastar energia e se divertir em vários brinquedos como o pula – pula. Além disso, também atualizaram a criatividade pintando desenhos. A cama-elástica também fez a alegria da criançada, ontem, no TPC, em São Sebastião
Como o dia foi dedicado aos pequenos, o cardápio não podia ser menos especial. Aproveitaram a distribuição de algodão doce, cachorro quente e refrigerante.
O presidente do clube, Nelsino da Conceição Silva, disse que a expectativa de público foi alcançada. “Esperamos cerca de 600 crianças. É uma festa que é tradicionalmente realizada já há 15 anos com o apoio da Transpetro”, disse ele em meio à agitação das crianças.
No pátio do restaurante, onde as pessoas costumam almoçar, estavam sendo realizadas as brincadeiras, entre elas a dança da cadeira. O local foi decorado com balões. “Gostei da festa e pretendo brincar até o fim”, contou a pequena Tamara Andrade, de 8 anos, moradora da região central do município.
Samuel Furtado, de 6 anos, morador do Itatinga, também aproveitou. “A festa foi boa. Gostei mais da sala de desenhos”.
Quanto às crianças que não puderam entrar no clube, Nelsino disse que lamenta a falta de uma confraternização para todos.
“Somos um clube privado e fazemos a festa para os sócios, mas gostaríamos de atender a todos. A municipalidade deveria fazer uma festa para elas na Rua da Praia”. (Fonte: Imprensa Livre

Dois roubos em ônibus da Autoviass acontecem na Costa Sul no feriado
Motoristas ameaçam abandonar linha na Costa Sul após as 19 horas

São Sebastião - Dois roubos foram registrados no feriado contra o expressinho que faz a linha Cascalho/Boracéia, na Costa Sul, da Autoviass (Auto Viação São Sebastião). Motoristas do setor estão ameaçando não trabalhar no trajeto após as 19 horas, período em que os criminosos atacam. Foram três casos desde o início do mês.
O último aconteceu por volta das 21 horas de terça-feira. O motorista C.T., de 44 anos, fazia a última viagem sentido Barra do Una/Boiçucanga, e passava na ponte de Barra do una, quando três pessoas fizeram sinal no ponto.
Na descida do bairro Juquehy, o trio acionou o sinal de parada. Mas antes de desembarcar, um deles mostrou um revólver e anunciou o assalto. Eles pegaram R$ 200 do caixa e do bolso de C.T., descendo do coletivo em seguida.
No dia anterior, e no mesmo horário, o coletivo foi alvo de um dos três assaltantes, no bairro Cambury. Na ocasião foi roubado do motorista V.S., de 54 anos, R$ 56. O primeiro crime do mês tinha ocorrido no dia 4, quando R$ 125 foram levados por um assaltante, que embarcou na Vila Baiana, descendo em Juquehy.
O diretor de tráfego da Autoviass, Juvenal Ferreira da Silva, disse que os roubos são cometidos pelo mesmo assaltante, que arrumou mais dois comparsas para o último crime. Os três seriam moradores na região.
Conforme o diretor, a recusa dos motoristas em fazer esta viagem se deve a insegurança que sentem, uma vez que há cerca de três meses os roubos acontecem e ninguém foi preso. (Fonte: Imprensa Livre)

Fim de festa: partidos iniciam retirada de propaganda política

São Sebastião - Após dez dias das eleições municipais, grande parte dos partidos políticos iniciou a retirada de suas propagandas que, durante três meses, mudaram o visual da cidade. Muros começam a ser pintados, faixas são retiradas dos postes e comitês já estão sendo desmontados. Ontem à tarde já não havia nenhuma propagando no comitê do PPS, no cruzamento da Duque de Caxias com a Guarda Mor Lobo Viana, no Centro de São Sebastião
Entretanto, ainda há muito que limpar ao longo do município.
Na região da Topolândia, por exemplo, a propaganda política toma conta da maioria das ruas.
Ontem à tarde, no Centro, o comitê do prefeito eleito Juan Manoel Pons Garcia já estava praticamente desativado. Além das cercas, todos os ‘banners’ foram retirados.
Antes de ser transformado em sede do diretório do PPS, o local abrigava um posto de gasolina. Ainda não informações sobre o que será feito na área, uma das mais nobres do município, no cruzamento da rua Duque de Caxias com a avenida Guarda Mor Lobo Viana.
Em frente ao comitê do PSDB, na avenida Guarda Mor, os outdoors de Paulo Julião já foram retirados
Os ‘outdoors’ do comitê do PSDB, também na Guarda Mor, também já foram recolhidos.
Todos os partidos políticos têm prazo de 30 dias, a contar a partir do dia seguinte às eleições, para retirarem toda propaganda eleitoral dos bens públicos. Além da limpeza, os responsáveis pela colocação de cartazes e banners devem restaurar, caso necessário, os postes de iluminação, vias públicas e outros patrimônios municipais danificados pela poluição visual.
A medida consta no artigo 85 da Resolução 21.610 do Tribunal Superior Eleitoral, e data de 5 de fevereiro de 2004. Em reportagem recente, o juiz eleitoral de São Sebastião e Ilhabela, Josué Vilela Pimentel, ressaltou que caso ocorra alguma infração os responsáveis serão punidos.
“Os partidos que não cumprirem a retirada no prazo previsto em lei, sofrerão punições administrativas ou judiciais”, disse o juiz. O prazo para retirada de toda a propaganda vence no dia 2 de novembro. (Fonte: Imprensa Livre

Zézinho faz requerimentos para questionar gestão de Leopoldino
Vereador pede esclarecimentos sobre reforma, uso de telefone celular em gabinete e prestação de contas desde janeiro de 2003.

São Sebastião - O vereador José Irineu de Souza, o Zézinho da Piscina, apresentou, em sessão realizada ontem à noite, três requerimentos para questionar a administração de Marcos Leopoldino a frente da Presidência da Câmara. Todos foram aprovados por unanimidade.
Pelo requerimento 060/2004, ele pede cópia dos contratos de licitações desde janeiro de 2003, dos contratos com dispensa de licitação, de empenhos por dotação orçamentária, livro razão, livro diário e balancete mensal receita e despesas. Na semana passada, o vereador José Cardim de Souza já havia feito um requerimento semelhante, porém, pedindo informações somente deste ano.
No requerimento 062/2004, Zézinho quer saber o motivo pelo qual telefones comerciais dos gabinetes de vereadores estariam identificando como números celulares. “Todas as linhas deveriam ser comerciais e não celular. Quero saber se fica mais barato”.
Já no requerimento 063/2004, o vereador José Irineu de Souza pergunta “onde estão os patrimônios que foram trocados com a reforma do plenário da Câmara”.
Ele cita os seguintes equipamentos: mesa completa de som, caixas de som, microfones, ventiladores, lustres, móveis e utensílios, computadores e televisores usados. “Alguém já me falou que está espalhado pelo município. Quero saber se estão no almoxarifado ou se houve doação”, justificou.
Durante a discussão de um dos requerimentos, o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino comentou a iniciativa do vereador. “É uma chuva de requerimentos e acho que é assim que tem de ser. Vamos colocar as coisas com transparência. Nunca me escondi ou deixei nada que os vereadores não pudessem ver”.
Quanto ao questio-namento de linhas comerciais com números de celulares, Leopoldino explicou que houve mudança no sistema. Segundo ele, as ligações feitas dos gabinetes para celulares de vereadores passam por uma central com outros telefones celular, barateando as ligações.
“Não sabe falar de celular, até porque a área técnica dele (Zézinho) é outra, não é telefonia e sim piscina. Estamos falando de economia”.
Marcos Leopoldino ainda sugeriu que outros requerimentos fossem apresentados para exposição das contas de todos os vereadores. “Não precisa enviar requerimento para o Tribunal de Contas, pois vem aqui de três em três meses”.
Ainda na sessão, o vereador José Cardim de Souza frisou que o requerimento da semana passada não tem cunho político. “Eu fiz um questionamento e tenho certeza que vai responder. Não tenho nada contra a presidência da Casa”.
Tribuna - Na tribuna da Câmara, Zézinho da Piscina ainda falou sobre uma suposta compra de antena parabólica. “Não vou falar onde ela está. Fui procurar o dono da loja e a nota demorou 15 dias para aparecer na minha mão.
O dono me disse que foi pago com cheque da Câmara. Está no Ministério Público e nós também temos que resolver”, concluiu.
Após a sessão, o presidente Marcos Leopoldino falou sobre os relatos do vereador. “Vai entrar no Ministério Público, mas é bom ele saber que se estiver mentindo estará sujeito a retratação”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre

Neide Palumbo lança em sorveteria do Centro livro em que retrata histórias da juventude

São Sebastião - Uma boa ocasião para investir em cultura. Assim deve ser o lançamento do livro “São Sebastião do meu tempo de menina” da moradora Neide Palumbo, que acontece às 17h, neste sábado, na sorveteria Rocha.
Ainda dá tempo de se programar durante a semana para conhecer o trabalho que, segundo a autora, mostra um “município que não existe mais. Uma boa oportunidade para quem não conheceu a cidade de 50 anos atrás quando ainda não passavam carros pelas ruas. Também para aqueles que conheceram possam relembrar”, afirmou ela.
Neide ainda afirma tratar-se de um livro de histórias verídicas. Narram as “aventuras” que passou durante os anos de juventude. “Na escola, no carnaval e nas férias de janeiro durante a festa de São Sebastião”. O livro é divido em 25 capítulos que estão distribuídos em 96 páginas com ilustrações leves que ajudam a compor a história. (Fonte: Imprensa Livre

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Giorgio

Charles Medeiros assina compromisso com o Movimento Ubatuba Viva

Ubatuba - O Grupo Ubatuba Viva, através de uma campanha de transparência política, está convidando os candidatos eleitos a vereador nas últimas eleições municipais a assinarem um compromisso que reafirma publicamente suas intenções de legislarem de forma clara e transparente.
Esteve presente ontem na reunião semanal do grupo o candidato eleito e atual verador Charles Medeiros (PSDB), que assinou o compromisso de transparência elaborado pelo grupo. O convite será extendido a todos os vereadores que formarão a nova Câmara Municipal a partir de 2005.
Esta é uma das ações sugeridas na cartilha "Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil", publicado pela AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito, disponível em www.amarribo.com.br 
O grupo Ubatuba Viva é um movimento pelo resgate da cidadania, aberto a todos os cidadãos de Ubatuba e sem conotação ou cor político-partidária. Congrega as mais diversas correntes de pensamento e representantes das mais diversas atividades econômicas do município mas tem um objetivo único e unânime: fazer uma Ubatuba melhor.
Dentre os seus objetivos está a intenção de focar sua atuação no Poder Legislativo por ser este o que mais próximo se encontra da população, favorecendo o entrosamento dos vereadores com o povo e também levando em conta que é do Legislativo que surgem as Leis e também é ele o órgão controlador das ações do poder Executivo.
Toda a comunidade está convidada a participar das reuniões que acontecem todas as quarta-feiras, as 19:30h, no salão da ACIU, Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba, Rua Dona Maria Alves, 587, Centro.
O site do Movimento Ubatuba Viva pode ser acessado em www.ubatubaviva.com.br 

Abaixo, modelo do documento assinado pelo vereador:
Compromisso Público de Vereador

Eu,..................(qualificação)................,  prometo publicamente a cumprir rigorosamente os compromissos a seguir:

1. Participar ativa e assiduamente das sessões de Câmara
2. Fiscalizar os atos do executivo
3. Exigir transparência na administração da Prefeitura e da Câmara Municipal
4. Trazer o Ministério Público e as autoridades constituídas para apuração de qualquer suspeita de desvio de recursos que recaia sobre membros da administração pública.
5. Analisas as contas de executivo somente aprovando as mesma se estiver aprovadas pelo Tribunal de Contas, e se as mesmas obedeceram a Lei de Responsabilidade Fiscal, e as regras de transferência e probidade
6. Não legislar em causa própria, promovendo a concessão de benefícios e compensação fora da capacidade do município.
7. Não controlar parentes até terceiro grau em cargos de confiança
8. Adaptar a lei orgânica do município para permitir a adoção de orçamento democrático, promovendo audiência para priorização na alocação dos recursos municipais
9. Trabalhar ativamente para que sejam aprovados e implantados o Plano Diretor para o município, o Conselho deliberativo de turismo e fundo de turismo elaborado e discutido pelo PNMT
10. Analisar e aprovar o orçamento anual da Prefeitura depois de estabelecidas as propriedades
11. Não utilizar órgãos, funcionários e equipamentos da administração pública em proveito próprio, ou de terceiros.
12. Comprometo-me a conhecer o conteúdo da publicação o combate à corrupção nas prefeituras do Brasil e me comprometo a tomar medidas administrativas para prevenir no futuro a ocorrência de tipos de fraude mencionados na mesma.

Data e Assinatura do Vereador

Duas pessoas morrem afogadas no litoral

Ubatuba - O Salvamar (Salvamento Marítimo) registrou duas mortes por afogamento em Ubatuba durante o feriado prolongado. Marcelo Severino da Silva, 33 anos, afogou-se na praia do Tenório no sábado, considerada de ondas fortes. O corpo foi encontrado na terça-feira na praia Grande. Marina da Silva, 54 anos, afogou-se na praia Grande, na terça-feira. Ela chegou a ser socorrida com vida, mas acabou morrendo ao dar entrada na Santa Casa de Ubatuba. O Salvamar fez ainda o resgate de ocupantes de três embarcações na praia de Guaecá, na costa sul de São Sebastião, também durante o feriado prolongado. (Fonte: ValeParaibano)

Ação Litoral

Ubatuba Viva Topo

Toda pessoa tem direito a:
Votar de forma consciente nos seus representantes políticos e governantes.
Fiscalizar e acompanhar os trabalhos desses representantes políticos.
Fiscalizar a aplicação dos recursos arrecadados pelos Governantes.
Participar ativamente da cidadania, exigência do sistema democrático.
Divulgação através dos meios de comunicação dessas ações de cidadania.
Garantir através da Justiça o direito e a eqüidade das ações dos governantes.
Promover a Assistência Social, do desenvolvimento econômico e combate à pobreza.


O Movimento - Apresentação

O Movimento Ubatuba Viva - é uma organização não governamental sem fins lucrativos, objetivando uma cidadania ativa, voltada para o bem comum, e a melhoria na qualidade de vida de todos, buscando um Brasil melhor.
Os participantes reúnem-se todas as quartas-feiras às 19:00 horas na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba, à rua Dona Maria Alves, nº XX , na cidade de Ubatuba, Estado de São Paulo.
Iniciou seus trabalhos informalmente em fevereiro de 2004, com a formação de um grupo de pessoas que sentiam o desejo de expressar e participar ativamente da vida e do governo de sua cidade, conscientes de que todos, enquanto cidadão brasileiro, no regime democrático, tem o direito de influir sobre as decisões do governo.
"Nós não vivemos no estado nem na nação, mas no município", frase dita por Franco Montoro, é o lema do Movimento, pois queremos mostrar o quanto é importante "municipalizarmos as nossas cabeças para uma Ubatuba melhor" através da mobilização e conscientização de todos.
Durante este ano várias pessoas passaram pelo grupo, enquanto os membros buscavam, dentro de cada troca de experiências, o fortalecimento de suas idéias iniciais, e direcionar as atitudes a serem tomadas.
Nesse percurso decidimos nos mantermos apartidários e atuarmos principalmente junto ao Poder Legislativo, por ser este o poder central da democracia, com a representatividade de todos os cidadãos e com possibilidade de maior acesso aos representantes políticos, para a justa reivindicação de medidas de igualdade social.
O movimento crê que após o atual processo de amadurecimento porque passou, tanto nas discussões como na sua forma de atuação, também deverá estar voltada ao acompanhamento do Poder Executivo, que resultará em grandes avanços e conquistas, não só propondo ações judiciais em defesa do consumidor, mas também, sem dúvida, enfrentando pressões políticas e tentativas de desqualificação dos seus membros.
Com total certeza acreditamos que gerações futuras virão a colher os frutos de nossos ideais e esforços.

Movimento Ubatuba Viva - Carta de Intenções

É princípio básico do movimento agir à favor da comunidade, tendo como intuito atrair novas pessoas que queiram se integrar ao mesmo e que estejam interessadas em detectar com clareza onde se encontram os obstáculos à solução dos problemas da população.

O grupo não está a serviço de nenhum partido político em particular nem assume atitude a favor ou contra qualquer grupo político. Presa pelo principio da isenção. Se fará representar sempre que necessário por membros indicados por sessões ordinárias, não se responsabilizando por qualquer ato ou pronunciamento de caráter individual de qualquer um de seus membros. Todo participante com intenções de se candidatar a qualquer cargo eletivo deve se afastar do grupo a pelo menos 10 meses das eleições e fica a partir de então proibido de se manifestar em nome do grupo ou usar seu nome para se promover de qualquer forma.

O grupo é formado por representantes de todo seguimento da sociedade, e se reúne semanalmente, com pessoas efetivamente dispostas para o trabalho, organizadas em comissões. As comissões se reúnem periodicamente para estimulo mútuo, decisões comuns e troca de informações e experiências, estudando temas específicos tratados na Câmara de Vereadores, tais como Orçamento anual e plurianual da Prefeitura, saúde, educação, turismo, urbanismo e outros, e acompanhando atividades relacionadas aos trabalhos da Câmara (sessões plenárias, comissões, ação dos vereadores fora da câmara), com avaliação do perfil dos vereadores.

O interesse de apresentarmos o movimento para a comunidade tem o sentido de nos assegurarmos da sua imagem, e não corrermos o risco do mesmo ficar conhecido através de versões que não correspondam a realidade do grupo ou a seus objetivos verdadeiros, pois é neste sentido que entendemos a força construtiva do "Ubatuba Viva" , que se propõe a lutar a favor da justiça e do bem comum, pois nos atos dos Poderes Constituídos devem estar presentes a ética, a moralidade administrativa, a postura e o decoro.

Objetivos

Estar interessado em despertar a consciência cívica do eleitorado no sentido de cooperar positivamente com os que estão à frente do poder e ao mesmo tempo zelar pelo bom andamento de sua ação pública, elaborando documentos, estudos e manifestos a serem divulgados pela imprensa e meios de comunicação, referentes a assuntos estritamente ligados a políticas públicas ou relevantes para com os cidadãos.

Focar sua atuação no Poder Legislativo por ser este o que mais próximo se encontra da população, favorecendo o entrosamento dos vereadores com o povo e também levando em conta que é do Legislativo que surgem as Leis e também é ele o órgão controlador das ações do poder Executivo.

O movimento sempre terá que identificar objetivos para sua atuação, que logo após definidos, começando a se discutir e a pôr em prática a estratégia da ação necessária para realiza-los. Zelar para que os objetivos e intenções do grupo sejam respeitados pelos membros do Legislativo.

Lutar pelos direitos da cidadania no sentido de que o reconhecimento dos mesmos é uma exigência do sistema democrático e lutar por esses direitos como se isto fosse uma coisa sagrada.

Despertar o senso de uma cidadania ativa no sentido de conscientizar e motivar a todos os cidadãos de modo a fazer de cada um, um lutador pelo caminho justo não só do ponto de vista legal como do ponto de vista moral e ético de toda ação.

Difundir ao máximo possível a ação do grupo no sentido de estendê-la às instituições, como escolas, igrejas, etc. e também levar estas intenções a todos os representantes de bairro e entidades da cidade, estimulando seus representantes a participarem das sessões da Câmara na Tribuna Livre.

Flavio Medici
Membro do Movimento Ubatuba Viva

Carta do Leitor Topo

Prédios no lado norte? -  Maracutaia Pode Trazer Prédios Para a Região Norte de Ubatuba: Prezados, temos informações de que existe uma grande força para aprovação até o final do ano do PL106/02 - Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo, que deverá substituir a atual Lei 711. Acontece que esse projeto foi, por insistência da sociedade civil organizada, estudado e como resultado desse estudo foi feita uma proposta de alteração em quase sua totalidade. De acordo com o que foi acertado com a Comissão da Câmara, mais propriamente com o Vereador Charles Medeiros, responsável por levar esse projeto a audiências públicas, essa proposta deveria ser analisada pelos responsáveis que elaboraram o projeto original e eventualmente feito algum ajuste para depois ser submetido novamente à apreciação em audiência pública. Pedimos o esforço de cada um para que essa manobra de aprovação não resulte em grande desastre para Ubatuba e principalmente para as praias do norte, onde a especulação imobiliária voltou sua atenção. Gratos pela sua atenção e dedicação.

Sociedade Amigos de Itamambuca
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia Topo

Inauguramos o novo espaço da Foto do Dia com colaborações de leitores que tenham uma imagem que mereça ser divulgada. Enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ilhabela-SP

Ilhabela - Foto: Adriano Perna


©Adriano Perna


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor