Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 19 de outubro de 2004 - Nº 1139 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Ventania no Litoral Norte volta a provocar estragos
Abertas inscrições para curso de guarda-vidas temporários no Litoral Norte

Caraguatatuba
Secretário de Alckmin usa carro oficial em Caraguá
Veículo teria sofrido pane
Inpe prevê ventos menos intensos hoje
Caraguá prepara o 3º Festival do Mexilhão da Praia da Cocanha
Bombeiros abrem inscrições para o curso de guarda- vidas temporários
Ciclistas de Caraguá são destaque em Caçapava
Caraguá comemora Dia Mundial da Saúde Mental
Professor Destaque premia projetos de incentivo à escrita e brincadeiras folclóricas
Semana Mundo Unido termina com saldo positivo em Caraguá
Caraguá será sede da 8ª etapa do Campeonato de Kart

Ilhabela
Nadadores enfrentam prova difícil na 7ª etapa do circuito de maratonas aquáticas

São Sebastião
Projeto libera obra em área preservada
Ponte interditada
Moradores reclamam de restrição ao estacionamento da balsa
Ponte quebra após passagem de caminhão e moradores ficam ‘ilhados’
São Sebastião Tem Alma, luta pela liberação de ‘caxetais’ para artesãos
Delegados flagram roubo em pizzaria e prendem autores
Inconformado com a separação, lavrador acaba por matar ex-sogro
Homem é executado com mais de dez tiros na cabeça no Itatinga
Asasf/ 7 de Setembro comemora o acesso à 1ª Divisão do Paulista
Polícia Civil captura fugitivo “pegando onda” em Guaecá

Ubatuba
Renato Galvão, de Ubatuba, vence o SuperSurf no Rio
Eletricista coloca fogo na casa após brigar com mulher

Seções
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Ventania no Litoral Norte volta a provocar estragos
Balsa, aeroporto e Tebar interrompem as operações

Litoral Norte - Ventos fortes, com rajadas que atingiram 120 quilômetros por hora, voltaram a causar estragos no Litoral Norte no último domingo. A ventania provocou a queda de árvores e telhados e interrrompeu o serviço de travessia de balsas e as operações no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso).
Segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), os ventos devem continuar hoje, mas com menor intensidade (leia texto nesta página).
São Sebastião foi a cidade mais atingida pelos fortes ventos que atingiram a região entre 5h e 10h da manhã do domingo.
O chefe da Defesa Civil, Emerson Alonso, disse que foram atendidas mais de 40 chamadas durante a ventania. A Defesa Civil registrou a queda de 13 árvores, 4 delas sobre residência, e de 3 postes de iluminação pública.
"Fomos pegos de surpresa. Não estava previsto ventos tão fortes", disse Alonso. Segundo ele, ventos fortes normalmente atingem a região entre julho e agosto.
No domingo retrasado, uma ventania interrompeu a travessia da balsa e o Salvamar (Salvamento Marítimo) fez o resgate em quatro embarcações na região.
Alonso disse que os fortes ventos atingiram todos os bairros. A queda de uma árvore sobre uma residência em Boiçucanga, na costa sul, provocou ferimentos leves em um morador, que foi atendido no pronto-socorro e liberado.
Segundo a Defesa Civil, também houve queda de árvores sobre residência no Portal da Olaria e na Enseada.
Alonso afirmou que muitas casas ficaram destelhadas devido à intensidade dos ventos. No centro da cidade, o posto Kagya sofreu danos no telhado.
O local foi interditado pela Defesa Civil e liberado depois das providências adotadas pelo proprietário do estabelecimento.
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) foi obrigada a interromper a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, das 5h30 às 8h50 do domingo, por medida de segurança. Cinco balsas estavam em operação.
Interrupção - O Tebar também suspendeu as operação de carga e descarga nos navios Nordic e Dilya das 5h às 10h do domingo, também por segurança.
Em Caraguatatuba, foram registradas queda de árvores nos bairros Jardim Gaivotas, Prainha e Martim de Sá. No condomínio Bahamas, na Prainha, uma árvore atingiu um carro, segundo a Defesa Civil.
Várias casas e quiosques tiveram telhas e coberturas prejudicadas pelo vento, mas não houve registro de feridos.
O Aeroporto de Ubatuba suspendeu pousos e decolagens na manhã de domingo por medida de segurança. O Salvamar comunicou que não registrou nenhuma ocorrência no mar.
As colônias de pesca de São Sebastião e Ilhabela informaram que, após serem alertadas pela Capitania dos Portos, os pescadores evitaram ir ao mar no domingo. Não foram contabilizados estragos provocados pela ventania nas cidades vizinhas. (Fonte: ValeParaibano)

Abertas inscrições para curso de guarda-vidas temporários no litoral norte de São Paulo

Fotos: Celso Moraes / PMSS

Litoral Norte - O 17° GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) do litoral norte de São Paulo abriu as inscrições para o curso de guarda-vidas temporários nos municípios de São Sebastião, Caraguá e Ubatuba. Pessoas de ambos os sexos podem se inscrever, atendendo as seguintes condições: ser maior de 18 anos; ter completado, no mínimo, o ensino fundamental (até a 8a série); não ter antecedentes criminais de natureza dolosa; estar quite com as obrigações de alistamento no serviço militar e ter boas condições físicas e de saúde comprovadas através de atestado médico.
O candidato deve pagar uma taxa de R$ 5 no ato da inscrição, além de apresentar identidade, CPF, atestado médico e carteira de trabalho. Aqueles que já possuem diploma de curso de guarda-vidas temporário também devem apresentar uma cópia do certificado de conclusão do curso.
Em Ubatuba, a inscrição deve ser feita na avenida Guanabara, 18 (Posto de Bombeiros da praia do Perequê Açu – telefone: 3832-1290); em Caraguatatuba, na avenida Aldino Schiavi, 1.200 (Posto de Bombeiros da Martin de Sá - telefone: 3883-0383); e em São Sebastião, na avenida Francisco Loup, 631 (Posto de Bombeiros de Maresias – telefone: 3865-6700).
As seleções acontecerão em novembro, no mesmo local da inscrição, sempre às 8h30. No dia 3 em Caraguatatuba; dia 4 em São Sebastião e dia 5 em Ubatuba.
A seleção será composta de corrida de 1.700 metros na areia em até 8 minutos (eliminatória) e natação (qualquer estilo) 500 metros no mar em até 12 minutos (classificatório).
O curso tem duração de 16 dias úteis entre 8 de novembro e 2 de dezembro das 8h30 às 13h com matérias de suporte básico da vida, pronto-socorrismo, prática de salvamento aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos, telecomunicações entre outros.
As inscrições podem ser feitas até 28 de outubro ou até que 150 candidatos estejam inscritos. Serão fornecidas 40 vagas por cidade. (Fonte: PMSS)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Secretário de Alckmin usa carro oficial em Caraguá
Ex-deputado passa folga no litoral com Santana do Estado

Caraguatatuba - O secretário-adjunto da SERT (Secretaria Estadual das Relações do Trabalho), Dorival Braga, utilizou o carro oficial da secretaria durante sua estadia no fim-de-semana em Caraguatatuba.
O Santana azul, com placas oficiais SERT/127, foi flagrado pelo ValeParaibano na garagem da casa de veraneio de Braga, no condomínio Delfim Verde, região norte da cidade.
As normas que regulamentam a utilização de veículos oficiais, de forma geral, proibem o uso do veículo fora do expediente normal de trabalho, especificamente, para fins particulares.
Braga, não foi localizado ontem para comentar o assunto. Segundo Ney Sigolo, assessor direto do secretário estadual das Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, o veículo de Braga teria sofrido problemas mecânicos.
Ainda segundo a secretaria, ele teve que aguardar o conserto em Caraguá porque o Estado exige que o serviço seja feito em concessionárias autorizadas (leia texto nesta página).
Braga frequenta a casa no condomínio há cerca de 15 anos. Segundo alguns moradores, a casa pertence à sua família. Ele é conhecido no local como "deputado". Braga ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa pelo PTB, até 2002, mas não conseguiu a reeleição.
Toalha - No fim-de-semana, ele procurou esconder com uma toalha a placa oficial do veículo que ficou estacionado na garagem da casa. Com o vento, a toalha foi parar no chão, ficando à mostra as placas oficiais do Santana azul, de propriedade da SERT.
Braga foi visto também no domingo, de bermudas e acompanhado de uma mulher, quando retirava o lixo da casa de veraneio. Ele deixou o condomínio da tarde de ontem, ao volante do Santana azul da secretaria. Na SERT informaram que às segunda-feiras, Braga começa seu expediente a partir das 16h.
"O secretário-adjunto aproveita o dia para visitar os PAT (Postos de Atendimento do Trabalhador) em algumas cidades do interior", informou uma de suas assessoras, de nome Rosana. Segundo ela, Braga tem residência na cidade de Porto Ferreira (SP).
Desconhecimento - A chefe do PAT de Caraguá, Ana Cristina Reis de Souza, disse ontem que "há anos nenhum secretário visita o PAT de sua cidade". Ela alegou desconhecer Braga.
Em São Sebastião, a chefe do PAT local, Elmar Soares, informou que, Braga nunca esteve visitando o posto de atendimento da cidade. "Pelo o que eu sei, ele esteve por aqui há cerca de um mês para uma reunião com o prefeito." (Fonte: ValeParaibano)

Veículo teria sofrido pane

Caraguatatuba - O secretário-adjunto de Relações de Trabalho, Dorival Braga, não foi localizado ontem para comentar o uso de carro oficial em viagem ao litora. Segundo informações da assessoria da SERT, Braga só presta expediente a partir das 16h às segundas-feiras na sede da secretaria.
O secretário de Estado das Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, também não foi localizado ontem para comentar o assunto.
Ribeiro estaria participando de um evento no Memorial da América Latina.
Ney Sigolo, assessor direto do secretário, afirmou no início da tarde que, não poderia adiantar nada ao jornal, sem antes conversar com Braga. No início da noite de ontem, Sigolo retornou as ligações para informar que o carro do secretário- adjunto teria sofrido um problema mecânico durante sua estada em Caraguá.
Segundo Sigolo, o secretário-adjunto teve uma reunião com a Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba) para tratar da realização de cursos de capacitação no município. A presidente da Fundacc, Eloiza Andrade, disse que teve uma reunião com Braga na sexta-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Inpe prevê ventos menos intensos hoje

Caraguatatuba - O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista, ligado ao Inpe, informou que a ventania que atingiu o Litoral Norte na manhã de domingo foi provocada pela chegada de uma frente fria à região.
Segundo o centro, quando a frente fria chega no período de transição de uma estação para outra, nesse caso entre o inverno e o verão, os ventos registram maior intensidade.
O Cptec informou que o Litoral Norte não foi a única região atingida pelos fortes ventos. A ocorrência de ventanias também foi verificada em todo o Estado de São Paulo e nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A previsão do Cptec para hoje é de céu nublado, com pancadas de chuvas, acompanhado de trovoadas. O centro também prevê ventos, mas sem a mesma intensidade registrada no último domingo.
No mar, estão previstas ondas de até 2 metros de altura, segundo informou o Iate Clube de Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano

1º Seminário de Pesca e Maricultura em Caraguá

Caraguatatuba - As atenções estarão voltadas para a pesca e a maricultura na primeira semana de novembro em Caraguatatuba, quando acontece o 1º Seminário de Pesca e Maricultura do Litoral Norte e o 3º Festival de Mexilhão, na Praia da Cocanha e o 6º Festival Estadual de Mexilhão de Cultivo, que acontece também na praia. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de novembro e é voltado para pescadores artesanais e empresários.
Os objetivos principais do seminário são a discussão das formas administrativas e técnicas da área da pesca no Litoral Norte, a busca de linhas de financiamentos para a implantação de projetos no setor e a criação de um modelo de cooperativa ou associação para os pescadores.
Para o seminário foram convidados várias autoridades como os ministros do Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento e da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, o delegado federal da Agricultura em São Paulo, o secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, prefeitos da região, Instituto de Pesca, Secretaria Estadual da Agricultura, conselhos municipais, sindicatos, colônias de pesca, maricultores e pescadores.
A realização é do escritório Regional do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento), da (SEAP) Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, da Prefeitura de Caraguatatuba e do Sebrae.
O seminário acontece no Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral) localizado na avenida Rio Grande do Norte, 450, bairro Indaiá. Contatos: (12) 3888-3888 ou 3883-7555.

Programação:
Dia 4:
8h às 9h – inscrições e credenciamento
9h – abertura e composição da mesa.
10h – Palestra ‘Perspectivas do Agronegócio Brasileiro’, com o Delegado Federal da Agricultura em São Paulo, Dr. Francisco Sérgio Ferreira Jardim.
10h30 – Apresentações das Ações e Diretrizes Municipais para o Desenvolvimento da Pesca e Maricultura, com o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva.
11h às 11h45 – ‘Monitoramento Ambiental Marinho’, com o presidente da Cetesb, Dr. Rubens Lara.
14h às 14h40 – Serviço de Inspeção Federal, com o direotr da Dipes/Mapa/Br, dr. Célio Faulhaber.
14h50 às 15h30 – Ações da Marinha do Brasil Aplicadas ao Setor da Pesca e da Maricultura, com o Capitão de Fragata Fernando Pereira da Cruz, delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião.
16h às 16h40 – Ações do Ibama Aplicadas ao Setor da Pesca e da Maricultura, como o chefe do Escritório Regional de Caraguatatuba, Sr. Markus Otto Zerza.
16h50 às 17h30 – Ações da Polícia Ambiental Aplicadas ao Setor da Pesca e da Maricultura, com o Comandante da Polícia Ambiental/SP, Cel. Pm João Leonardo Mele.
Dia 5:
8h- Apresentação da Polícia Nacional para o Desenvolvimento da Pesca e Maricultura, com o Sr. Ministro da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca.
8h45 às 9h45 – Mesa Redonda: Processamento de Pescado, com Dr carlos Alberto Zikan, da Universidade Metropolitana de Santos, Ddra. Marília Oetterer, Dra. Agara Costa Alexandrino de Perez e Dra. Cristiane R. P. Neiva, do Instituto de Pesca.
10h às 10h40 – Estatística Pesqueira, ,com o Dr. Antonio Olinto/IP/APTA/SAA.
10h50 às 11h30 – Desenvolvimento Ordenado e Responsável da Maricultura no Litoral Norte Paulista, com Valéria Gelli/IP/APTA/SAA.
13h30às 15h50 – Plenária de Discussão: Apresentação da Atividades pelo Setor Produtivo – Colônias de Pesca, Pescadores, Maricultores e Associações de Pescadores.
15 às 16h30 – Associativismo e Cooperativismo, Sebrae.
16h40 às 17h20 – Mesa redonda: Linhas de Crédito e Fontes de Financiamento – Banco do Brasil, Banco Mundial e FIAPE.
Programação paralela:
Dias 4 e 5
Das 8h às 18h
Feira de Produtos Pesqueiros.
Dias 5 a 7
Festival Estadual de Mexilhão de Cultivo e 3º Festival de Mexilhão da Praia da Cocanha.
Local: Praia da Cocanha. (Fonte: PMC)

Caraguá prepara o 3º Festival do Mexilhão da Praia da Cocanha

Caraguatatuba - Os preparativos para mais uma edição do Festival de Mexilhão da Praia da Cocanha estão movimentando Caraguatatuba. O evento, que dá continuidade ao Festival Estadual do Mexilhão (em sua sexta edição), é realizado pela Prefeitura junto com a Associação de Maricultores e Pescadores da Praia da Cocanha, Instituto de Pesca e restaurantes da região.
O 3º Festival do Mexilhão acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, das 11h às 23h, com atrações gastronômicas, venda do produto in natura, shows musicais e cuturais e exposição de artesanato.
Segundo o secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha, o evento deve atrair mais pessoas neste ano por causa do reconhecimento e do maior número de restaurantes participantes. Em 2003, o festival atraiu em torno de 10 mil pessoas.
Paulo Noronha disse que o local reservado para o evento será maior que os anos anteriores. "O festival merece um espaço amplo, pois divulga a cultura dos pescadores, incentiva a venda do produto e atrai os turistas que vêm degustar as maravilhas da culinária à base de mexilhão”. Na cidade, o produto é cultivado por 20 famílias. Entre as principais atrações da culinária estão o Lambe-Lambe, o Marisco ao Bafo e ao vinagrete. (Fonte: PMC)

Bombeiros abrem inscrições para o curso de guarda- vidas temporários
Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba oferecem vagas para guarda-vidas temporários; inscrições podem ser feitas até dia 28 de outubro

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para o curso de guarda-vidas temporários (verão 2004/2005) do Corpo de Bombeiros nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Os interessados em participar do curso devem procurar um posto dos Bombeiros até o dia 28 de outubro, mas o ideal não é deixar para a última hora, pois estão disponíveis apenas 150 inscrições.
Os candidatos devem ter 18 anos completos ou mais, estar em dia com o serviço militar, não ter antecedentes criminais dolosos, ter completado no mínimo o ensino fundamental (até 8ª série) e apresentar boas condições físicas e de saúde, que devem ser comprovadas por meio de atestado médico.
Para se inscrever, o candidato deverá levar o documento de identidade (RG), o CPF, a carteira de trabalho, o atestado médico e uma cópia do certificado de conclusão de escolaridade. A taxa de inscrição é de R$ 5 (cinco reais).
Os candidatos vão passar por um processo seleção. Haverá uma prova de corrida em um percurso de 1.700 metros na areia, que deve ser realizada em um tempo de 8 minutos (eliminatório) e os concorrentes terão de nadar 500 metros no mar, em qualquer estilo, em até 12 minutos (classificatório). A seleção será nos mesmos locais das inscrições (confira os endereços abaixo).
Em Caraguá o processo seletivo será no dia 03 de novembro, em São Sebastião no dia 4 e em Ubatuba no dia 5. O horário será às 8h30, em todos os municípios. Serão oferecidas 40 vagas por cidade.
As pessoas classificadas terão de participar de um curso preparatório entre os dias 8 de novembro a 2 de dezembro, das 8h às 13h. As aulas serão de condicionamento físico, prevenção de afogamentos, telecomunicações e outros.
As inscrições podem ser realizadas nos postos dos Bombeiros nos municípios. Em Caraguá, o posto fica na praia Martim de Sá, na avenida Aldino Chiavi, 1200; já em São Sebastião o endereço é avenida Francisco Loup, 631, na praia de Maresias e em Ubatuba as inscrições podem ser feitas na praia do Perequê-Açu, na Av. Guanabara, 18. Mais informações pelo telefone (12) 3887-3151. (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá são destaque em Caçapava
Ciclistas disputaram o campeonato Valeparaibano no domingo, 17, e conquistaram o 5º e o 7º lugar

Caraguatatuba - Dois ciclistas da equipe ‘Nossa Caraguá’ participaram da última etapa do Campeonato Valeparaibano, em Caçapava, no domingo, 17. O eventos contou com cerca de 120 atletas.
Na categoria Sênior ‘A’ depois de 1h40 e 65 quilômetros de corrida, a prova foi definida e o ciclista caraguatatubense Sérgio Minato terminou em quinto lugar e Ivair Alves, em sétimo.
Nesta última fase, a competição foi considerada de resistência. O percurso longo, de em torno de dois mil metros, e com subidas testou o preparo físico dos atletas. A intensa chuva também foi uma das dificuldades encontradas pelos ciclistas durante a competição. (Fonte: PMC)

Caraguá comemora Dia Mundial da Saúde Mental

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá preparou uma programação para o Dia Mundial da Saúde Mental (comemorado em 10 de outubro), com atividades que visam a integração e a inserção social. A abertura aconteceu nesta segunda-feira, dia 18, com uma ação de confraternização com técnicos, familiares e pacientes da rede públcia, pela manhã, no CPAS (Centro de Atendimento Psico-Social), onde também aconteceu uma preparação de apresentação de 'talentos'.
Nesta terça-feira, dia 19, o CAPS fará um pic-nic na praia, com o pacientes. Na quarta-feira, dia 20, serão promovidos jogos psicopedagógicos e filmes na videoteca do MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba).
Na quinta-feira, dia 21, haverá jogos esportivos e gincana na praia. À tarde, será feito com os pacientes um ensaio para a apresentação de talentos.
Na sexta-feira, dia 22, acontece a apresentação de show de talentos, pela manhã, além de apresentação de esquete, montada pela equipe para os pacientes, à tarde.
Na terça, na quarta e na quinta-feira, os pacientes do CAPS participam de um almoço no restaurante 'Aconchegos'. (Fonte: PMC

Professor Destaque premia projetos de incentivo à escrita e brincadeiras folclóricas

Caraguatatuba - A EMEI do Indaiá e a EMEF do Morro do Algodão receberam por meio de seus professores o prêmio Professor Destaque 2004, durante a festa à fantasia realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em comemoração ao Dia dos Professores. O evento, que contou com o apoio da Pousada Tabatinga, Cota Zero Engenharia, Tv Band Vale, Enter Informática, Verdurama Alimentos, Lion Locação e Serviços, Nova Visão Vídeo Produções, Praiamar Transportes, Selectron Processamento de Dados, Gama Engenharia, Eletromar e Casamar Imóveis, aconteceu na Pousada Tabatinga, na última quinta-feira 14, ocasião em que reuniu mais de mil convidados.
O prêmio Professor Destaque 2004, criado em 2003, tem como principal objetivo premiar boas experiências realizadas pelos docentes em sala-de-aula. A comissão julgadora dos projetos foi composta, pela Profª Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, Presidente da Fudancc, Profª Urda Ferreira Soares Batista, diretora da E.E. Alcides de Castro Galvão (Ipiranga), Profª Zenaide Bicudo Vernizzi, diretora do Colégio Nova Geração, Profª Regina Helena Machado Scarpel, do Departamento de Educação Integrada de São José dos Campos e Profª Leny Compagno Cirino, coordenadora de creche do município de Ubatuba.
Durante a festa em homenagem ao Dia do Professor, promovida pela SME foi exibido um vídeo com todos os professores participantes do prêmio e em seguida foi realizada a entrega dos prêmios nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental. O prefeito Antonio Carlos da Silva e a Secretaria de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos premiaram as professoras Elisane Trindade Coimbra de Mello, da EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez, com o projeto de Educação Infantil “Resgatando o Prazer do Brincar”, e Thelma Cícero Gorgati, da EMEF Carlos Altero Ortega, do Morro do Algodão, com o projeto “Autores Mirins”, desenvolvido no Ensino Fundamental.
Durante a entrega do prêmio o prefeito Antonio Carlos falou da importância de estar encerrando seu mandato com chave-de-ouro na área da Educação, “a grande prova do sucesso desse investimento da Prefeitura na área da Educação, está em trabalhos como esses que assistimos aqui hoje, desenvolvidos com alunos de nossas escolas”, disse o prefeito.
O projeto Resgatando o Prazer do Brincar, desenvolvido pela professora Elisane, teve como principal objetivo resgatar as brincadeiras tradicionais que fazem parte do folclore popular, as quais estão ligadas a mitos, lendas e poesias e são transmitidas de geração para geração. Além de estimular a convivência, as brincadeiras folclóricas proporcionam o prazer do brincar por meio de um aprendizado oral que transcende o tempo, as regiões e permanece original.
O trabalho premiado em Ensino Fundamental, da professora Thelma, teve como proposta desenvolver um contato direto das crianças com diferentes obras e autores, despertando nelas o interesse pela leitura e escrita. Um dos grandes incentivos para a realização desse trabalho foi a falta de contato da autora do projeto, com livros durante sua infância. Isso contribuiu efetivamente para o desenvolvimento desse trabalho que visa incentivar os alunos a ler, deixando-os à vontade para reproduzir histórias infantis de maneira interativa e prazerosa.
Os troféus entregues às professoras vencedoras foram produzidos pelo artista plástico Fabrin, que talhou em madeira o símbolo do prêmio Professor Destaque instituído em 2003. As professoras vencedoras, além dos troféus, ganharam uma viagem (5 dias) para Porto Seguro com acompanhante. (Fonte: SME/PMC)

Semana Mundo Unido termina com saldo positivo em Caraguá

Caraguatatuba - A Semana Mundo Unido, que aconteceu durante toda a semana passada, terminou com saldo positivo. Jovens da cidade entregaram um boletim com propostas de ações solidárias para estudantes da Escola Antonio de Freitas Avelar e Colônia dos Pescadores, além da distribuição na porta de supermercados e no FET (Festival Estudantil de Teatro), que está acontecendo na Fundacc.
“Apesar de singela, a nossa ação em Caraguá valeu a pena. Tivemos vários testemunhos de pessoas que mudaram suas ações e ajudaram as pessoas. Teve um jovem que abraçou um ‘inimigo’”, relatou Bianca Santana, uma das participantes da ação.
Desde 1996, a Semana é realizada anualmente em todo o mundo, através de eventos, manifestações e ações concretas de solidariedade, de paz e de fraternidade. A comemoração faz parte do calendário anual do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich em 1943 (Trento-Itália), presente em 182 países no mundo.
O Movimento congrega cerca de cinco milhões de pessoas e tem por objetivo construir pontes de diálogo e de fraternidade em todos os setores da sociedade, sintetizado na expressão ‘mundo unido’. Chiara alcançou notoriedade especialmente pelo seu trabalho em favor do ecume-nismo e no campo inter-religioso. Dentre os reconhecimentos que recebeu por sua atividade no campo espiritual, social e cultural, destaca-se o Prêmio Unesco de Educação para a Paz em 1996. Mais informações podem ser obtidas no site www.focolares.org.br/sudeste/mundounido ou através do telefone 3882.5264 com as jovens de Caraguá, que se reúnem semanalmente.  (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá será sede da 8ª etapa do Campeonato de Kart
Pilotos da capital e interior virão para Caraguá, no próximo domingo, dia 24, para disputar a 8ª etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart , que contará com a presença de renomes do automobilismo

Caraguatatuba - Caraguatatuba irá sediar a 8ª Etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart. A prova será realizada no kartódromo de Caraguá, no próximo dia 24, domingo, com a participação de pilotos da capital e interior. Os pilotos irão. Serão cinco categorias a serem disputadas.
Estarão presentes renomes de recordes nos grids do automobilismo, que prometem um final de semana de muita diversão para os apreciadores de alta velocidade. No local será montada uma tenda com um telão onde será transmitido ao vivo a Fórmula 1. A competição acontece no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Em todas as categorias há um equilíbrio muito grande entre os competidores, todos terão chance de vencer a competição.
A prova, que é organizada pela KRT Moto Clube com a supervisão da FASP (Federação Automobilística de São Paulo) tem o apoio da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba,
A próxima etapa do campeonato acontecerá no dia 21 de novembro no Kartódromo de Caraguá. Para informações complementares ligue (11) 6950-6538/8141-7727 com Alexandre ou via e-mail kart@softmed.com.br (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Nadadores enfrentam prova difícil na 7ª etapa do circuito de maratonas aquáticas de Ilhabela

Ilhabela - A 7ª etapa do Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela contou com a presença de 20 corajosos nadadores que caíram no mar agitado no último domingo, dia 17. O percurso foi mudado pela comissão técnica devido as condições do mar reduzindo de 4 mil para 2. 500 metros de natação, mas mesmo assim, a prova foi considerada uma das mais difíceis do circuito.
A largada aconteceu na praia do Julião as 11h05. Os atletas nadaram cerca de um quilometro até uma pedra localizada na Praia Grande, voltaram até a Ilhota e terminaram na Praia Grande, onde também aconteceu a entrega dos certificados feita pelo artista plástico Giba Ilhabela Pina e a professora Beth Padilla.
O santista Wlamir Alexandre Reis (Cat F/Pousada dos Marinheiros) completou o percurso em 35 minutos vencendo na geral pela terceira vez consecutiva no circuito. Em 2º lugar chegou Marcos Fuschini (Cat G/Pousada dos Marinheiros), também santista, com o tempo de 38 minutos.
Os ilhabelenses também se classificaram bem nesta etapa. Em 3º na geral ficou a Ilhabelense Maíra de Souza Morais (Cat B/UNIMONTE) com o tempo de 39 minutos e por mais uma vez a primeira mulher a completar a prova, e Harry Finger (Cat H/Harry Imóveis) que chegou apenas alguns segundos depois ficando com a 4º colocação na geral.
O nadador de Caraguatatuba Gustavo Mendes dos Santos (Cat A/Linha D’Água) se superou nesta etapa chegando em 5ª lugar na classificação geral com o tempo de 42 minutos e mantendo a liderança na categoria.
Entre os atletas de Ilhabela, Eros Santiago Pinna (Cat B/Bar Atlântico) chegou em 2º lugar e em 1º na categoria, em 3º chegou José Ricardo Reis (Cat F/Panathlon) e em 3º na categoria, em 4º José Edson Barreto (Cat H/Americana) e em 2º na categoria, em 5º Manoel Carvalho (Cat H/Marina Paolo) em 3º na categoria, em 5º Eduardo Salinas (Cat D/Ilhabela) e em 2º na categoria, em 6º João Paulo Silva (Cat B/ Restaurante Ilha Sul) e em 2º na categoria e finalmente Douglas Rodrigues de Carvalho (Cat B/ CNI) em 7º lugar e em 3º na categoria.
A 8ª etapa do III Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontecerá dia 7 de novembro (domingo) às 10h, com percurso da Praia do Perequê até o Centro Náutico Ilhabela, onde também será comemorado o aniversário de 15 anos do Centro Náutico. A taxa de inscrição é de um quilo de alimento não perecível a serem entregues no dia da prova.
O evento foi organizado pelo Panathlon Clube de Ilhabela e contou com o apoio da Escola Anna Leite Julião (Praia Grande) e Associação de Nadadores de Ilhabela/Panathlon. Apoio náutico com caiaques de Belo e Rubinho (Praia Grande).
6ª etapa do Circuito Metropolitano de Águas Abertas - A 6ª etapa do Circuito Metropolitano de águas abertas acontecerá no próximo dia 23 de outubro às 13h no Grêmio Recreativo da Fortaleza do Itaipu na reserva ecológica da Juréia em Peruíbe.
Dentro do objetivo de nadar na mata atlântica, esta etapa terá uma trilha junto da prova, onde os competidores andarão na reserva para dentro do rio Guaraú em direção a Serra do Mar.
Inscrições para atletas de Ilhabela apenas R$15 até quarta-feira, dia 20. Informações e inscrições com Harry Finger tel 9715-5656.
Os treinos de natação continuam em Ilhabela - Nadadores e nadadores iniciantes são convidados a treinar com a equipe TUBAM - Equipe Tubarões Maratonistas de Ilhabela – gratuitamente em Ilhabela. Informações sobre os treinos e o Campeonato Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela com Harry Finger (12) 9715-5656.
Confira os horários:
As segundas-feiras às 8h na Praia do Perequê (em frente ao Ilha Flat);
As quartas-feiras as 8h30 na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras);
As sextas-feiras às 8h na Vila (Próximo a Barraca do Samba). (Fonte: Assessoria de Imprensa)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Projeto libera obra em área preservada

São Sebastião - Um projeto de lei protocolado na semana passada na Câmara de São Sebastião provocou polêmica antes mesmo de ser encaminhado para votação. A proposta prevê a liberação de construções em áreas marinhas e ilhas, hoje vetado pelo artigo 150 da Lei Orgânica do município.
Para evitar que o projeto seja aprovado, um grupo de ambientalistas iniciou a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado contra a idéia.
A proposta de emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Benedito Amâncio dos Santos (sem partido), quer mudar o artigo, que considera ilhas, praias e os costões rochosos como espaços territoriais especialmente protegidos, onde são vetadas quaisquer novas edificações particulares.
O projeto de lei está nas comissões para análise e não tem prazo para ser encaminhado para votação.
O vereador, que também é corretor imobiliário, não foi reeleito em 3 de outubro. Ele admite alterar seu projeto, liberando para fins de ocupação as áreas de marinha. "Está tudo ocupado. É só percorrer as praias para se constatar isso", disse.
Santos afirmou que quer promover um debate com os ambientalistas para explicar o assunto.
O vereador Wagner Teixeira (PV) afirmou que o projeto de Santos é uma afronta às leis que preservam o meio ambiente da cidade. "Não esperava isso dele (Santos). Apresentar uma proposta desta no fim do mandato", disse o vereador.
Cinco vereadores assinaram o projeto de Santos, mas os nomes não foram divulgados ontem. Não foi informado o prazo final para a análise nas comissões, que podem vetar a proposta e impedir que seja votada.
Mobilização - Os ambientalistas já se movimentam no sentido de barrar a proposta de Santos nas comissões da Câmara.
Segundo Eduardo Hipólito do Rego, do Instituto EducaBrasil, um abaixo-assinado contra a aprovação do projeto já foi iniciado na cidade. "Trata-se de um retrocesso grande para o município", afirmou o ambientalista.
Téo Balieiro, presidente da Fundação Pró-Costa Atlântica, disse acreditar que a proposta de Santos atenda a interesses de grupos imobiliários. "Com a aprovação do projeto, seria liberada a construção em áreas até então preservadas", afirmou Balieiro.
Em junho, os ambientalistas conseguiram na Justiça a revogação pela Câmara local de um projeto que liberava a verticalização no município. A proposta também foi alvo de polêmica (Fonte: ValeParaibano)

Ponte interditada

São Sebastião - A ponte que atravessa o rio de Barra do Una está interditada devido aos danos causados por um veículo que trafegava acima do peso suportável.
O prefeito Paulo Julião chegou poucas horas após para conferir de perto o ocorrido, acompanhado do secretário de Infra-Estrutura, Ueneri Reich. “Vim prestar minha solidariedade à comunidade devido ao transtorno da interdição da ponte”, comenta Julião.
O sub-prefeito Vanderlei de Matos informa que todas as providências estão sendo tomadas para que em um prazo de três dias a ponte seja liberada. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores reclamam de restrição ao estacionamento da balsa

São Sebastião - Moradores do município que trabalham em Ilhabela e usavam o estacionamento na área da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) para deixar seus automóveis, há cerca de um mês não podem mais utilizá-lo.
O problema, de acordo com eles, teria se agravado com a colocação de uma placa de estacionamento proibido na rua do Aterro, que fica próximo ao local.
Por conta disso, realizaram um abaixo-assinado com mais de 60 assinaturas pedindo para que a medida seja revista. Eles alegam que a restrição ao estacionamento seria uma forma de induzir os usuários a sempre pagar a travessia.
“O estacionamento sempre esteve ali. Agora, de uma hora para outra, fecham sem dar explicação”, disse um dos usuários, que pediu para não ser identificado pois teme represálias.
Explicação - A Dersa informou que o local foi fechado para aumentar a segurança aos veículos dos funcionários da empresa e também da área operacional. Informou ainda que em nenhum outro local que administra há estacionamento gratuito para motoristas – no local já foram registrados furtos a automóveis. Portanto, diz a Dersa, para evitar problemas foi fechado.
Com relação à placa de “estacionamento proibido” a diretoria do Departamento de Tráfego afirmou à reportagem que compreende apenas a uma área de 80 metros do lado esquerdo da rua. No outro lado, o estacionamento continua livre.
Foi colocada, segundo o departamento, para dar espaço a veículos de grande porte – como ônibus, caminhões e carretas – já que na rua está instalado o canteiro de obras da Queiroz Galvão, que recebe modelos deste tipo. Ainda conforme o Detraf, a colocação da placa deve diminuir o número de reclamações de portas de veículos amassadas no local. (Fonte: Imprensa Livre)

Ponte quebra após passagem de caminhão e moradores ficam ‘ilhados’

São Sebastião - Uma ponte localizada no final da rua Professor José Leandro, na Enseada, desabou após a passagem de um caminhão carregado com materiais de construção, no início da tarde de ontem. Com isso, cerca de 20 famílias ficaram impossibilitadas de transitar com veículos no local.
Segundo o segurança patrimonial Eduardo Aparecido Victor, 29 anos, a estrutura necessitava de reparos. “Faz oito anos que a gente pede a construção de uma ponte de concreto, mas só aparecem aqui, trocam as vigas e passam óleo queimado. Isso já não adianta mais”, declarou o morador.
Mesmo com a queda da ponte de madeira, ontem à tarde, ainda é possível transitar a pé por sobre o córrego. Victor disse que esta não é a primeira vez que a ‘pinguela’ desaba. “Um outro caminhão já havia caído no mesmo local”, enfatizou.
De acordo com os moradores do final da rua Professor José Leandro, uma estrutura de concreto é justificada pelo número de famílias. “Constantemente a gente recebe entregas por caminhões de supermercado, de depósitos, além dos carros e motos que passam pela ponte”. Preventivamente, há pouco mais de uma semana, o caminhão de lixo já havia deixado de seguir até o fim da rua. Eduardo Victor disse que tentou contato com a Regional Costa Norte, logo após o incidente de ontem, por volta das 13h30. “Não consegui falar com ninguém, pois a regional só atende até às 13h”, concluiu. O Imprensa Livre também não conseguiu contato com a Regional Costa Norte até o fechamento desta edição. A reportagem tentou falar com o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, que estava em Barra do Una, na Costa Sul, onde uma ponte foi interditada para manutenção, mas seu celular estava desligado ou fora da área de operação. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião Tem Alma luta pela liberação de ‘caxetais’ para artesãos
Centro Cultural propõe alteração de lei ambiental, em Encontro Nacional do Ministério Público do Meio Ambiente

São Sebastião - O Centro Cultural São Sebastião Tem Alma continua lutando pela liberação dos ‘caxetais’ para exploração por artesãos. Trata-se de áreas com grande volume de ‘caxeta’, espécie de árvore comum em regiões litorâneas.
A madeira é utilizada no artesanato por ser de fácil manuseio.
Entretanto, segundo a diretora do Centro Cultural, Tereza Aguiar, a legislação ambiental vem impedindo este tipo de atividade. No mês passado, o São Sebastião Tem Alma participou do 2º Encontro do Ministério Público do Meio Ambiente, em Santos.
“Foi muito importante o convite para este evento, pois entregamos uma proposta de alteração na legislação ambiental no sentido de que se torne mais clara”, disse Tereza.
Segundo ela, existe um artigo da lei que proíbe a exploração dos caxetais. “Por outro lado, existe um ponto da lei que permite arrasar um manguezal quando houver interesse público”, lamentou.
Tereza Aguiar cita, por exemplo, a expansão de condomínios sobre tais áreas de preservação. “Permitem a construção nestes terrenos desde que deixem 20% para manejo. É uma lei contraditória. O próprio Deprn (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais) diz que a lei é difícil de ser aplicada. Apresentamos uma proposta de alteração e revisão de casos específicos”.
Ainda de acordo com a diretora do Centro Cultural, os 20% de área deixados por condomínios devem ser contínuos. “Hoje deixam pequenas áreas espalhadas, ou seja, secionadas, o que acaba matando o caxetal”, enfatizou.
Além disso, há dificuldade para a entrada do artesão. “Buscamos reservas de áreas para manejo”. Na Costa Sul, a grande concentração de ‘caxetais’ está na praia da Baleia.
Ainda durante o Encontro do Ministério Público do Meio Ambiente, o São Sebastião Tem Alma apresentou um projeto de recuperação do mangue da Enseada, na Costa Norte. Nesta região, a idéia também é colocar barreiras que impeçam a entrada e saída de barcos de arrasto. (Fonte: Imprensa Livre)

Delegados flagram roubo em pizzaria e prendem autores

São Sebastião - Os delegados Leon Nascimento Ribeiro e Fábio Luiz Machado flagraram na noite de sábado um roubo em uma pizzaria do Centro. Os dois, que jantavam no estabelecimento com amigos, testemunharam três pessoas invadindo o local e roubando o caixa.
Eles seguiram os autores, conseguindo prender dois deles. O terceiro foi detido ontem.
O restaurante, com cerca de 30 clientes, foi tomado de assalto por um trio. Enquanto um ficou na porta com uma garrucha, dois, um deles com um revólver, entraram anunciando o roubo e pegando dinheiro do caixa.
A ação rápida do trio foi o tempo suficiente para assustar os clientes. E foi justamente pensando nos fregueses e funcionários (somando cerca de 40 pessoas), que os delegados preferiram não arriscar, decidindo esperar a fuga para agir. Os dois seguiram os assaltantes, que se separaram pelas ruas do Centro Histórico.
Segundo o delegado Leon, antes mesmo que eles anunciassem o crime o outro delegado, que estava sentado de frente para a porta e caixa, percebeu que o roubo iria ocorrer. Ambos ficaram quietos até a saída do trio.
Leon contou que correu atrás de um deles, que estava com a mochila com o produto do crime. Próximo ao hospital ele perdeu o suspeito de vista. Depois, ele soube que a fuga se deu pelos telhados das casas. Na hora, uma varredura, com apoio de mais policiais, chegou a ser feita nos terrenos vazios da área.
Prisão - O outro delegado, Fábio, que tinha seguido outros dois assaltantes, teve sucesso na captura dos dois, que são menores de 17 anos, e foram conduzidos à delegacia. Uma investigação se desencadeou e na manhã de ontem. O delegado, juntamente com o investigador Marco Antônio Freitas Santana, conseguiu encontrar o terceiro assaltante que havia fugido.
Trata-se de C.A.L., de 20 anos, que é irmão de um dos menores detidos. C. foi localizado em uma obra no Guaecá, onde trabalha. Ele confessou o crime, alegando ainda que a garrucha, usada no assalto, estava escondida em um matagal próximo ao hospital, onde teve a perseguição.
Já o revólver, calibre 38, também utilizado no crime, e mais a mochila com o dinheiro do restaurante, estavam no quintal de sua casa, no bairro Itatinga, onde ainda moram os comparsas.
A prisão do trio acabou esclarecendo outros roubos pelo Centro. Pelo menos no ocorrido na farmácia do centro eles já teriam sido reconhecidos. A polícia suspeita que eles possam ser os autores de mais assaltos em estabelecimentos da região.
Os menores estão sob cuidados da Vara da Infância e Juventude e se encontram custodiados na cadeia, onde C. também ficou recolhido pelo roubo e ainda porte ilegal de armas. (Fonte: Imprensa Livre)

Inconformado com a separação, lavrador acaba por matar ex-sogro

São Sebastião - Inconfor-mado com a separação da adolescente E., de 17 anos, o lavrador J.R.S., de 28 anos, matou com uma facada o ex-sogro Edivaldo André Fonseca, de 38 anos. O crime aconteceu na noite de sábado, na Estrada Morrote, bairro Barra do Una, na Costa Sul. A faca do crime era da própria vítima, que a usava na cintura.
J. e E. tiveram um relacionamento de seis meses. Há três dias o casal havia se separado por iniciativa da adolescente, mas o lavrador não aceitava, querendo reatar a relação.
Para isso, ele procurou o ex-sogro e padrasto de E.. A princípio ele queria que Fonseca intermediasse a reconciliação. Mas a recusa do ex-sogro em se envolver, acabou levantando à ira do lavrador.
O ex-genro pegou a bicicleta do pedreiro emprestada. Depois, ele retornou sem o veículo, falando para a vítima ir buscar na casa dele. O pedreiro, acompanhado de E., foi à casa do acusado, que ofereceu pinga para eles beberem.
A vítima chegou a beber alguns goles, mas depois parou. O lavrador continuou bebendo e em dado momento da conversa, os dois começaram a discutir. J. xingou Fonseca e a família.
Eles acabaram entrando em luta corporal. O lavrador pegou a faca que a vítima usava na cintura, golpeando-a na barriga. E. começou a gritar, pedindo que o acusado parasse.
O lavrador foi para cima dela também com a faca em punho. A adolescente correu do agressor, buscando ajuda na casa da mãe. A Polícia Militar foi avisada, encontrando a vítima caída na rua, já morta.
Populares delataram que o acusado estava escondido em uma casa nas imediações.
Os policiais encontraram o lavrador atrás de algumas cadeiras, onde buscava refúgio. Ele foi conduzido à delegacia e autuado pelo homicídio, permanecendo recolhido na cadeia pública local.
Edivaldo, que deixou sete filhos, foi enterrado na tarde de ontem no cemitério de Barra do Una.
O pedreiro era natural de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre

Homem é executado com mais de dez tiros na cabeça no Itatinga

São Sebastião - Eli Afonso Santos, de 30 anos, foi executado com mais de dez tiros na cabeça na noite de sábado, na escadaria da Travessa Antonio Tenório dos Santos, região central, local conhecido por ponto de tráfico de drogas, que já foi palco de outras mortes.
A vítima foi identificada somente no dia seguinte. Embora morasse na mesma rua do crime, a Polícia Militar não conseguiu informações de pessoas que fizessem o reconhecimento dele ou levassem à autoria do crime.
Como desconhecido, o corpo foi levado ao IML (Instituto Médico legal). No dia seguinte, uma companheira dele apresentou os documentos da vítima, que nasceu em Águas Formosas/MG.
Próximo ao corpo, a polícia encontrou 11 cápsulas deflagradas de pistola calibre 380; mais duas de revólver, calibre 38 e outras duas de pistola 45.
Isso indica que foram usadas pelo menos três armas para matar a vítima, que ainda segurava sete pedras de crack e R$ 20, dentro de um saco plástico. Envolvimento com droga pode ter motivado o crime.
O homicídio foi registrado no 1° Distrito Policial, onde o setor de investigação irá apurar a autoria e motivo. (Fonte: Imprensa Livre

Asasf/ 7 de Setembro comemora o acesso à 1ª Divisão do Paulista

São Sebastião - Mesmo perdendo a segunda partida da final do Campeonato Paulista de Futebol Society da 2ª Divisão para o Santo Américo, a Asasf/ 7 de Setembro ainda comemora o acesso à 1ª Divisão da liga paulista.
O time de São Sebastião venceu no tempo normal por 4 a 1, mas como havia perdido na primeira partida da final por 6 a 3, a decisão foi para prorrogação.
Na prorrogação, mesmo com a vantagem do empate, o time da Asasf
foi derrotado por 1 a 0.
O Santo Américo surpreendeu. Após ter se classificado na oitava e última posição para a segunda fase do campeonato, o antes desacreditado time do Santo Américo foi chegando pela beiradas e arrebatou o troféu.
Os jogadores do Santo Américo entraram em quadra relaxados contra a equipe de São Sebastião, porque na primeira partida da final haviam vencido por 6 a 3. Talvez por isso, acharam que a parada já estava ganha. Mas não foi isso que aconteceu.
O time caiçara, vice-campeão da 3ª Divisão do ano passado, chegou com muita vontade de vencer o duelo para levar a definição para o tempo extra, onde teria a vantagem do empate devido à sua melhor campanha.
Logo aos 4 minutos o goleiro Diogo Nascimento tirou o primeiro zero do placar após cobrança de bola parada. Com um forte esquema de marcação pressão, idealizada pelo técnico Régis Dias, a equipe do litoral conseguiu seu segundo gol aos 8 minutos, com Giovan.
No inicio da segunda etapa, aos 13 minutos, o defensor Tomera foi ao ataque e, no bate-rebate, descontou, de coxa, para o Santo Américo: 2 a 1.
O ataque do Santo Américo desperdiçava as poucas chances criadas e a aplicada equipe do ASASF queria mais. Aos 20 minutos novamente Giovan ampliou para 3 a 1.
Após o terceiro gol, a equipe do Santo Américo ficou abatida e seu técnico resguardou sua equipe para a disputa no tempo extra, onde uma simples vitória serviria para conquistar o título. Mas, ainda com um ritmo forte e querendo devolver o placar da primeira partida, o ASASF, no fim do jogo, fez mais um gol, com Edinho, terminando em 4 a 1, levando a partida para a prorrogação.
Prorrogação - Na prorrogação a vantagem do empate era do time do litoral, em função da melhor campanha na fase anterior. Até por conta disso, a equipe retornou para a decisão muito defensiva, aproveitando somente os contra-ataques.
Mas o adversário não deu moleza e no final da primeira etapa, aos 6 minutos, o camisa 9 do Santo Américo, Caio, o artilheiro da competição, estava lá no momento certo para fazer o gol da vitória.
O time do litoral não tinha outra saída a não ser atacar. Foram várias tentativas e em uma delas, no ultimo lance da partida, Zé Luiz bateu forte da entrada da área e a bola explodiu no travessão. Na seqüência, o árbitro apitou o fim da partida e o titulo ficou com o Santo Américo.
“Não era o nosso dia, a bola batia na trave e não entrava. Fizemos o nosso papel e levamos o nome de São Sebastião ao pódio”, disse o técnico Régis Dias. “Mais do que nunca queremos agradecer os patrocinadores, que sem eles ficaria muito difícil fazer esta caminhada. Para o ano que vem vamos precisar deste apoio e de mais ainda, porque a primeira divisão é mais cara, porque tem mais jogos televisionados”.
Pelo segundo ano consecutivo, a Asasf conquistou o troféu de defesa menos vazada do campeonato paulista, representada pelo goleiro Diogo Nascimento, que recebeu a premiação do Presidente da Federação Paulo Roberto Antunes. A equipe vice-campeã paulista da 2ª Divisão, que tem o apoio da União do Litoral, Padaria São Francisco, JR Construtora, Dalton José da Silva e Farma Vida, é composta por: Rafael Dias, Fábio Pombo, Fábio César, o Fabele, Edson Lemes, o Edinho, Márcio Domingos, Giovan, Genivaldo, Jessé, Augusto, Gustavo, Bruno Santos, Thiago Galvão, Alexandre, Luiz Fernando, o Nando, José Luiz, Leonardo, Diogo, Douglas e Celso Rego, como auxiliar técnico.  (Fonte: Imprensa Livre

Polícia Civil captura fugitivo “pegando onda” em Guaecá

São Sebastião - O fugitivo Daniel Almeida Rodrigues da Silva, de 21 anos, o “Danielzinho” bem que tentou ficar longe das ondas desde que fugiu da cadeia local, no final do mês passado.
Mas, na manhã de sábado, ele não resistiu, fazendo valer sua vontade de “pegar uma onda” em Guaecá. A informação de sua aparição ao público acabou chegando até a Polícia Civil, que o prendeu ainda na praia.
Os investigadores da DIG (Delegacia de Investigações gerais) do Litoral Norte conduziram “Danielzinho” ao 1° Distrito Policial, onde se registrou a captura de procurado. O fugitivo retornou para cadeia local, de onde havia escapado com mais três presos por um túnel.
“Danielzinho” tem passagens por porte ilegal de armas e tráfico de drogas. Esta última seria a razão de sua prisão na ocasião da fuga.  (Fonte: Imprensa Livre

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes  Barra da Lagoa

Renato Galvão, de Ubatuba, vence o SuperSurf no Rio

Ubatuba - Já com o título Brasileiro conquistado por antecipação no sábado, Renato Galvão, de Ubatuba, e Silvana Lima faturaram também a quinta e última etapa do SuperSurf 2004, encerrada neste domingo na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).
Depois de um dia de altas ondas no último sábado, no domingo o mar amanheceu pequeno, com cerca de meio a 1 metro. Um forte vento sul acabou com a formação das ondas, tirando um pouco do brilho das baterias finais da competição.
Galvão ficou sabendo que era o novo campeão do SuperSurf no sábado, depois que seu conterrâneo Odirlei Coutinho foi eliminado na quarta rodada do evento. Empolgado com a conquista, ele seguiu derrubando seus adversários um a um até chegar na final.
“Estou muito feliz, é uma sensação indescritível e nem sei bem o que dizer. Treinei muito para chegar até aqui e quero agradecer a todos que me apoiaram, especialmente minha esposa (Aline), meu técnico Carlinhos e meu patrocinador”, disse Galvão, que faturou R$ 22 mil pela vitória na etapa e uma Saveiro Volkswagen pelo título brasileiro.
Além de todos estes prêmios, Renatinho foi chamado para disputar como convidado do Nova Schin Festival WCT Brasil 2004, etapa brasileira do circuito mundial, entre os próximos dias 1º e 10 de novembro, em Santa Catarina. “Isso é alucinante. Ainda não caiu a ficha de ser campeão brasileiro e isso é uma das recompensas que vieram. No ano passado eu fui lá ver os melhores surfistas do mundo e agora vou poder competir com eles. É realmente a realização de um sonho e tudo está vindo muito rápido. Estou muito feliz”, disse Galvão.
Silvana Lima, 19, comemorou o título de campeã brasileira logo após a derrota da ubatubense Suelen Naraísa para Andrea Lopes na segunda semifinal. Embalada, ela já havia vencido a local Taís de Almeida e chegou na final com muita vontade de vencer. Com uma melhor escolha de ondas, superou a veterana Andréa para se consagrar como a melhor atleta do evento.
Silvana, a mais jovem campeã brasileira da história, embolsou R$ 5 mil pela vitória e um carro Gol pelo título do SuperSurf 2004.
Além dos títulos brasileiros, também foi definida a lista dos surfistas que vão permanecer na elite do surfe nacional no ano que vem.
Os paulistas Costinha e Eric Miyakawa confirmaram seus nomes entre os 36 que ficam na categoria masculina, enquanto Pedro Henrique (RJ), Jojó de Olivença (BA), Fábio Gouveia (PB), Yuri Sodré (RJ) e o vice-campeão Andreas Eduardo (SC) ingressaram no seleto grupo dos top-16, que serão cabeças-de-chave no SuperSurf do ano que vem.

SuperSurf 2004 - Ranking final (após 5 etapas):
1 Renato Galvão (SP) 3470
2 Odirlei Coutinho (SP) 2530
3 Leonardo Neves (RJ) 2270
4 Wagner Pupo (SP) 2240
5 Tânio Barreto (AL) 2240
6 Lucinho Lima (CE) 2230
7 Pedro Muller (RJ) 2200
8 Beto Fernandes (SP) 2040
9 Pedro Henrique (RJ) 2030
10 Flávio Costa (BA) 2010
11 Andreas Eduardo (SC) 1980
12 Jojó de Olivença (BA) 1980
13 Maicon Rosa (PR) 1910
14 Dunga Neto (CE) 1900
15 Fábio Gouveia (PB) 1900
16 Yuri Sodré (RJ) 1900

Ranking Brasileiro Feminino:
1 Silvana Lima (CE) 3720
2 Suelen Naraisa (SP) 3590
3 Andréa Lopes (RJ) 2930
4 Taís de Almeida (RJ) 2800
5 Juliana Guimarães (RJ) 2680
6 Juliana Quint (SC) 2470
7 Alessandra Vieira (RJ) 2400
8 Francisca Pereira (SP) 2330 (Fonte: Imprensa Livre)

Eletricista coloca fogo na casa após brigar com mulher

Ubatuba - O eletricista A.M.S., de 51 anos, quase destruiu sua casa após brigar com a mulher I.M.R., de 47 anos. O caso ocorreu na noite de domingo, na rua Campos de Jordão, bairro Perequê-Açu.
Após uma discussão entre o casal, o eletricista jurou a mulher de morte. Ele saiu do imóvel, retornando horas depois. A. pulou o muro e ateou fogo na casa. Vizinhos conseguiram conter as chamas, mas não evitaram que móveis fossem destruídos.
A Polícia Militar foi chamada, conduzindo o caso à delegacia, onde o incêndio criminoso foi registrado. Ninguém ficou ferido. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Ação Litoral

Opinião Topo

Ao apagar das luzes
Teo Balieiro


Sinceramente tenho muita curiosidade de saber qual a motivação do vereador que entra com um projeto de Lei na Câmara com a proposta de retirar da “Constituição Municipal” - a Lei Orgânica – o artigo que visa proteger a Mata Atlântica, a Serra do Mar, a Zona Costeira, as ilhas, o canal de São Sebastião, as praias, costões rochosos, manguezais e restingas. Foi isso que aconteceu na sessão da Câmara do último dia 13, quarta-feira. O “nobre” vereador Benedito Amâncio propôs a revogação do artigo 150 da Lei Orgânica municipal que tem a finalidade de impedir a obstrução do acesso ao mar, a realização de aterros, o corte, queimada e poda de vegetação nativa nos ecossistemas citados acima.
Será que ele acha que esses ecossistemas já estão suficientemente preservados e, portanto, não precisa mais de Lei para protegê-los? Ou será que acredita que a partir da aprovação da “Lei Amâncio”, deve-se permitir a construção nas praias, Ilhas e costões rochosos? O que tenho certeza é que o vereador não acompanhou o processo de fortalecimento da sociedade civil organizada no município onde legislou nos últimos quatro anos. A última alteração de Lei na Câmara Municipal de São Sebastião que representou retrocesso na legislação ambiental e urbanística foi suspensa pelo Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e posteriormente revogada pela maioria dos vereadores com o voto do próprio Amâncio, depois de uma grande mobilização da Federação Pró Costa Atlântica, ONGs e associações de classe. Acho que pelo menos uma coisa o vereador aprendeu; o projeto não entrou em regime de urgência especial.
O debate promovido pela FASS - Faculdade São Sebastião que reuniu estudantes e lideranças de entidades da sociedade civil do litoral norte na última quinta-feira, foi um momento interessante para se discutir o infeliz projeto de Lei. Esse fato trouxe à reflexão o papel do cidadão sebastianense na efetiva aplicação da legislação ambiental. Antes das discussões, houve a apresentação do projeto Visão Costeira com imagens de “flagrantes” da destruição ambiental em São Sebastião e um depoimento riquíssimo da Sra. Jandira - caiçara, pescadora e professora da praia da Enseada. Relatando sua história de vida, Jandira nos mostrou na prática o que é desenvolvimento sustentável e também como o pescador(a) artesanal vem perdendo qualidade de vida com a degradação. No caso da Enseada, em função do aterro do mangue, poluição por esgotos e construções irregulares que avançam sobre a praia, pedras (costão) e manguezal. Se com Lei protegendo acontece isso, imagina se a “Lei Amâncio” é aprovada?
Já foi iniciada uma campanha contra o espúrio projeto de Lei proposto pelo vereador sebastianense. Será absolutamente inaceitável qualquer manobra política para viabilizar tal absurdo e tenho certeza que a sociedade organizada se manifestará de forma contundente para evitar a perda de garantias constitucionais ao meio ambiente saudável e equilibrado.
Por fim, sugiro que o projeto de Lei seja retirado da Câmara e que, de agora, até o “apagar das luzes” desse mandato, acompanhemos especialmente de perto o trabalho do legislativo e executivo municipais.

Teo Balieiro
Presidente da Federação Pró Costa Atlântica
São Sebastião, SP

Carta do Leitor Topo

Violência no Litoral Norte - Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar o "Litoral Virtual" pelo serviço de interesse público prestado não só aos moradores da região, mais também a todos que a visitam.
Infelizmente venho através desta registrar o meu (e de toda a minha família) descontentamento com a crescente onda de violência que assola toda a região e com a fraca (par não dizer coisa pior) atuação por parte das autoridades, que além de não oferecerem segurança e não terem nenhum plano de ação para combate-lá (conforme evidenciado na edição de Litoral Virtual de 18/10/04), ainda tem uma política agressiva com os turistas, que estes sim são vitimas de diversos constrangimentos no litoral.
Isto é uma pena porque toda a região sobrevive basicamente do turismo que já está sendo diretamente afetado, tendo em vista a minha reação e de minha família, que temos um imóvel e visitamos esta região há quase 40 anos. Eu já não tenho mais muita vontade de descer a serra, que além de enfrentar o trânsito das rodovias que dão acesso, ainda temos que nos preocupar com esta onda de violência.
Esta deveria ser uma preocupação não só das autoridade e da imprensa em geral, mais sim de todos os moradores, principalmente dos comerciantes, pois estão sendo diretamente afetados (no bolso).
Saudações e mais uma vez parabéns pela qualidade deste site.

Luis Carlos
Via e-mail

Foto do Dia Topo

Inauguramos o novo espaço da Foto do Dia com colaborações de leitores que tenham uma imagem que mereça ser divulgada. Enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Av. Nove de Julho Ubatuba


Av. Nove de Julho
©Fumagalli


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor