Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 20 de outubro de 2004 - Nº 1140 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Vice-prefeitos prometem atuação no próximo mandato
PTB, PSDB e PL dominam cenário político regional

Caraguatatuba
Secretário é exonerado após usar cargo oficial no litoral
Ex-deputado quer retornar à Assembléia
Avô salva neto de 2 anos de piscina em Caraguá
Continuam as apresentações do FETMódulo convida para a ‘Feira do Saber’
Projeto Escola de Pais Cidadãos abre novas turmas nos CEIs Travessão II e Olaria
Rotary e Lions abrem programas de intercâmbio para jovens de 15 a 19 anos
Prefeito vai a Câmara pela última vez
Interlegis promove Fórum na Câmara de Caraguá

Ilhabela
Pés no Chão promove o 8º Dança e Movimento
A faceta cidadã da dança
Programação do 8º Dança e Movimento

São Sebastião
Candidato a presidente da Aciss questiona suposta “falta de protocolo” de chapa
Diretor regional promete nova ponte para Enseada em 15 dias
Piloto de São Sebastião vence Copa do Brasil de Kart em Farroupilha
Cobrador é vítima de roubo em Juquehy

Ubatuba
Quatro assaltantes levam mais de R$ 35 mil de caixa eletrônico do Banco do Brasil
Itamambuca sedia etapa do campeonato paulista profissional de longboard

Seções
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Vice-prefeitos prometem atuação no próximo mandato

Litoral Norte - Longe dos holofotes da mídia a que se submete um prefeito quando assume o cargo conquistado nas eleições, a seu lado e fiel escudeiro na campanha eleitoral, bem como na tomada de decisões a partir de 1º de janeiro, o viceprefeito está pronto para assumir sua parte em uma administração.
Mas não pode se restringir à expectativa de, um dia, usufruir o poder, por morte ou afastamento do titular do cargo, mas sim, contribuir com o prefeito eleito na solução dos problemas de sua cidade e, paralelamente, ouvir os anseios de sua população.
O CORREIO DO LITORAL traz nesta edição os quatro viceprefeitos da região eleitos no último dia 3 de outubro.
Trata-se de Paulo Henrique Santana (PHS), o PH, companheiro de chapa de Juan Manoel Pons Garcia (PPS) para assumir a Prefeitura de São Sebastião; Antônio Cajado Simões (PL), parceiro de reeleição do atual prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB); Lúcio Fernandes (PSDB), eleito vice em Caraguatatuba com José Pereira de Aguilar (PSDB); e Domingos dos Santos (PT), companheiro do jovem prefeito eleito de Ubatuba, Eduardo César (PL), colegas que são, até o final de dezembro, na Câmara da cidade, e repetidores da dobradinha, ainda que inversa, dos comandantes do governo federal.
O mais jovem entre os viceprefeitos e o primeiro eleito da Costa Sul, o advogado Paulo Henrique Santana pretende contribuir para a execução do plano de governo.
"Faço parte de um projeto político de gestão pública para o Município. Estou assumindo responsabilidades, como trabalhar no plano de carreira do servidor, para a criação do estatuto do servidor. Quero ser o elo entre a administração e o servidor público".
Perguntado sobre o fato de ser o único vice-prefeito oriundo da Costa Sul e passar a ter suas atenções voltadas para aquela região, Paulo Henrique Santana disse que vai lutar.
"Em nossa campanha, percebemos o abandono daquela região, mas também em outras áreas da cidade. Vamos construir parcerias com as SABs para solucionar problemas".
Já Antônio Cajado Simões (PL), braço direito do atual prefeito, o reeleito Manoel Marcos (PTB), quer levar para a administração sua forma embativa de agir, como quando foi vereador.
"Na época que estive no Legislativo, cobrei da admnistração o hospital, transporte escolar e muitas outras coisas em prol da população. Agora, estarei do outro lado e a responsabilidade aumenta, mas eu não tenho dúvidas, pela amizade que tenho com o prefeito, de que vamos fazer uma administração voltada para a população".
A reportagem questionou se a escolha de uma Secretaria para o vice valorizaria seu papel em uma admnistração, e Simões disse o que pensa a respeito.
"Sim, porque é uma forma de mostrar o trabalho com maior visibilidade. Nesse sentido, temos a possibilidade inclusive de montar uma equipe boa. Mas, ainda acredito que um político para ser reconhecido tem de cumprir o que falou e propôs".
Caraguatatuba e Ubatuba - Em Caraguatatuba, o viceprefeito eleito Lúcio Fernandes (PSDB) acredita que o vice não é um cargo possuidor de direito, mas de expectativa de direito. "Hoje, o prefeito eleito Aguilar foi utilizado na administração, em uma Secretaria. Se ocorrer a mesma coisa comigo, estou preparado para assumir".
Fernandes acredita que seu papel é estreitar o relacionamento da população com a administração pública.
O vereador e vice-prefeito eleito em Ubatuba, Domingos dos Santos, esclareceu que seu trabalho será em torno de uma administração voltada para a tolerância zero em relação à corrupção. "Queremos fazer um governo com transparência, seja em compras ou licitações, ou em outras áreas. A população precisa estar bem-informada e aprender a fiscalizar".
Santos disse ainda que a população vai sentir a diferença, naquilo que ele chama de governo participativo. "A nossa campanha da paz e da esperança venceu a campanha da violência e do medo", referindo-se às estratégias de ataques e ameças supostamente utilizadas por seus adversários, entre eles, o atual prefeito e candidato à reeleição, Paulo Ramos (PFL). (Fonte: Correio do Litoral)

PTB, PSDB e PL dominam cenário político regional

Litoral Norte - As eleições municipais na região mostraram que os partidos PTB, PSDB e PL foram as legendas consideradas vitoriosas, pelo menos no que diz respeito aos números.
Das 47 vagas oferecidas a cargos políticos da região (quatro para prefeito, quatro para vice e 39 cadeiras legislativas), os três partidos
elegeram 21 nomes, entre eles, três prefeitos, dois vices e 16 vereadores.
O PTB garantiu a prefeitura de Ilhabela com o único reeleito da região, Manoel Marcos, e seis vereadores (Marcos Leopoldino e Modesto Koji Ono, o Kotian, em São Sebastião; Nanci Peres de Araújo Zanato e José Pereira, o Zeca de São Pedro, em Ilhabela; Aurimar Mansano e AG Pereira, em Caraguatatuba).
"O número de candidatos petebistas vencedores no pleito de 2004 ficou acima do esperado", a avaliação é do deputado estadual Marcelo Bueno, um dos líderes da legenda na região.
"Levando-se em conta a redução do número de cadeiras nas Câmaras, o PTB apresenta um resultado além do esperado. Em muitos locais onde não obteve a vitória, o PTB mostrou uma performance expressiva".
Já os tucanos conquistaram a prefeitura de Caraguatatuba, com o sucessor de Antônio Carlos da Silva, José Pereira de Aguilar.
De quebra, o partido ainda elegeu o vice na cidade, Lúcio Fernandes.
Nos legislativos, o PSDB conquistou cinco cadeiras (Carlos Augusto Azevedo Senatore, o Guto, em São Sebastião; Celso Pereira, Agostinho Lobo de Oliveira e Carlos de Oliveira, o Carlinhos da Farmácia, em Caraguatatuba; e Charles Medeiros, em Ubatuba.
O PL, que começa a aparecer na região como força política, elegeu o prefeito mais jovem da região, o advogado Eduardo César, de Ubatuba, um vice em Ilhabela, Antônio Cajado Simões, e ainda cinco vereadores (Dalton Silva, em São Sebastião; Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo, e Márcio Garcia, em Ilhabela; Omar Kazon e Baduca Filho, em Caraguatatuba).
"Isso mostra a força e o crescimento que o partido vem conquistando na região, graças à parceria do governo federal", avaliou o prefeito eleito de Ubatuba, Eduardo César, que deve comandar as articulações regionais da legenda para os próximos anos.
Outros partidos - A legenda que pode ser vista como a "zebra" regional nas eleições municipais é o PPS, pela primeira vez elegendo um prefeito na região, o médico e advogado Juan Pons Garcia, nome confirmado em São Sebastião.
O PPS elegeu ainda cinco nomes nos Legislativos da região, em três das quatro cidades do Litoral Norte (Robson Ceará, em São Sebastião; Joadir Capucho, em Ilhabela; Germínio de Souza, Juarez Pardim e Wilson Gobetti, em Caraguatatuba.
A legenda ficou à frente de partidos mais tradicionais como PFL e PMDB que elegeram, cada um, quatro nomes na região.
Os pefelistas conquistaram vagas nas Câmaras de São Sebastião, com Luiz Antônio Barroso, o Coringa, e em Ubatuba, com Osmar Dias de Souza, Ricardo Augusto da Costa e Romerson de Oliveira, o Mico, em Ubatuba.
Já os peemedebistas elegeram dois nomes em Ilhabela (Carlos Alberto de OliveiraPinto e Guilherme Henrique Maia) e outros dois em Ubatuba,
Gerson de Oliveira e Cláudio Francisco Gulli. Os chamados verdes, do PV, fizeram três cadeiras legislativas.
O resultado mais expressivo foi em São Sebastião, elegendo dois nomes entre os cincomais votados (Wagner Teixeira e Solange Rodrigues de Araújo, a Solange de Maresias).
Outra vaga foi preenchida em Ilhabela, com o parlamentar reeleito, Jadiel Vieira.
PP e PSC fizeram dois vereadores cada legenda. Os pepistas eleitos foram José Cardim de Souza e Marcelo Mattos, ambos em São Sebastião.
O PSC elegeu nomes em Ubatuba (Edílson Félix e Marcos Francisco Demo).
Na contramão da tendência nacional, o PT não obteve bons resultados na região.
Elegeu um vice-prefeito em Ubatuba, o vereador Domingos dos Santos, repetindo a dobradinha inversa do governo federal, com o PL na capital do surfe, que terá Eduardo César no comando da administração.
O PT elegeu ainda o vereador Jairo dos Santos, também em Ubatuba.
Apesar de ser um dos caçulas da região, o PHS acaba de fazer história neste litoral, não pelo número de nomes, afinal conquistou um cargo, o de vice em São Sebastião, com Paulo Henrique Santana.
A conquista do partido foi ver eleitos nas quatro cidades da região, os prefeitos apoiados pela legenda na disputa eleitoral de 2004.
PMN e PDT fecham a lista das legendas que garantiram cargos em 2005.
O primeiro conquistou uma vaga em Ilhabela, com o vereador mais jovem da região, José Roberto de Campos, de apenas 21 anos.
Já o PDT elegeu Luciana Machado, em Ubatuba. (Fonte: Correio do Litoral)
 
Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Secretário é exonerado após usar cargo oficial no litoral
Flagrado com veículo do Estado em Caraguá, ex-deputado deixa cargo de confiança de Alckmin

Caraguatatuba - O secretário-adjunto da SERT (Secretaria Estadual de Relações do Trabalho), Dorival Braga, será exonerado do cargo nesta quarta-feira. Braga foi flagrado pelo ValeParaibano utilizando um carro oficial da SERT no fim de semana em Caraguá.
Braga ocupava pela primeira vez um cargo no governo Alckmin (leia texto nesta página).
O ValeParaibano flagrou o carro oficial, um santana azul, de placas SERT-127, na garagem da casa de veraneio de Braga, localizada no condomínio Delfim Verde, região norte da cidade. Uma tolha chegou a ser colocada sobre as placas do veículo oficial mas devido ao vento, a toalha caiu e as placas ficaram à mostra.
O ValeParaibano checou os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador na região e constatou que nenhum deles tinha sido visitado pelo secretário-adjunto da SERT.
Segundo Braga, a saída do governo foi decidida na tarde de ontem, após uma reunião entre ele e o secretário Francisco Prado de Oliveira Ribeiro. A exoneração do secretário-adjunto deverá ser publicada no Diário Oficial de hoje ou amanhã.
"A reportagem ganhou destaque na capital e no interior, causando uma imagem muito negativa ao governo do estado", afirmou.
As normas que regulamentam a utilização de veículos oficiais, de forma geral, proibem o uso do veículo fora do expediente normal de trabalho, especificamente, para fins particulares.
O secretário Francisco Pradode Oliveira Ribeiro não foi localizado ontem para informar se a exoneração de Braga foi feita a pedido ou por determinação do governo. Ribeiro não retornou as ligações feitas pelo ValeParaibano até as 20 horas de ontem.
O assessor do secretário, Ney Sigolo, chegou a informar inicialmente na segunda-feira que era comum o secretário-adjunto participar de eventos nos finais de semena, mas após receber as informações apuradas, afirmou que não poderia declarar nada sobre o assunto sem conversar com Braga.
No final da tarde de segunda-feira, Sigolo retornou as ligações, alegando desta vez que o carro oficial que estava com Braga teria sofrido problemas mecânicos.
Braga deixou Caraguá na manhã de ontem. Antes de seguir para a capital ele esteve no gabinete do prefeito Antonio Carlos da Silva, mas o prefeito não estava na prefeitura. (Fonte: ValeParaibano)

Ex-deputado quer retornar à Assembléia

Caraguatatuba - Dorival Braga ocupava pela primeira vez um cargo no governo de Geraldo Alckmin. Deputado estadual por um período de dez anos, Braga não conseguiu a reeleição em 2002.
Na negociação entre o PSDB e o PTB, ele foi indicado em 2002 para assumir o cargo de secretário-adjunto da SERT (Secretaria Estadual das Relações do Trabalho).
Braga informou que elegeu-se deputado pelo PSDB e depois pelo PTB. Ele é natural da cidade de Porto Ferreira (SP). "A reportagem constrangeu muita gente no governo, por isso, decidi pedir a exoneração", afirmou o ex-deputado.
Ele disse que, como primeiro suplente do PTB na Assembléia Legislativa, poderá voltar a ocupar uma cadeira como deputado.
No condomínio Delfim Verde, em Caraguá, ele até hoje é conhecido como "deputado". Sobre o flagrante do carro oficial em sua casa de veraneio, Braga afirmou que teve de permanecer na cidade porque o câmbio do Santana da secretaria teria quebrado. "Gastei R$ 9 para consertá-lo", comentou. (Fonte: ValeParaibano)

Avô salva neto de 2 anos de piscina em Caraguá

Caraguatatuba - O menino Igor da Silva Moreira Antonielo, 2 anos, foi internado ontem à noite na Santa Casa de Caraguatatuba após quase se afogar na piscina da casa dos vizinhos, no bairro Perequê-Mirim.
A criança foi salva pelo avô, Dimas Silva Santos, 52 anos, e permanecia até as 20h de ontem internada em estado grave. O menino teria sofrido parada cardíaca após ser retirado da água.
O acidente teria acontecido no momento em que a mãe e os avós conversavam com os vizinhos na sala da casa. Segundo o Corpo de Bombeiros, acidentes como o ocorrido com Igor são muito comuns na região e os pais precisam ficar alertas (leia texto nesta página).
Segundo o avô, o acidente ocorreu quando a família visitava os vizinhos, que residem na Capital e possuem casa de veraneio no Perequê-Mirim.
Santos, sua mulher, Mariana, e a filha Bárbara, mãe de Igor, conversavam na sala quando deram pela falta do menino. "Bárbara viu Igor caído na piscina e gritou desesperada. Pulei na água e tirei o menino", disse o avô.
Segundo ele, a piscina era pequena e tinha cerca de 1 metro de profundidade. O menino, segundo Santos, estava sem reação quando foi retirado da água. "Mariana e Bárbara fizeram respiração boca-a-boca e massagens no peito do menino para tentar reanimá-lo", disse Santos.
A avó Mariana disse que, no momento de desespero, tentou de tudo para fazer com que o neto voltasse a respirar. "Eu procurei fazer massagens no coração dele para que ele se recuperasse, mas ele (Igor) parecia estar desmaiado", disse Mariana.
Santos afirmou que a chegada do Corpo de Bombeiros foi muito rápida. "Eles chegaram em cerca de 10 minutos, colocaram o menino na viatura de resgate e encaminharam até a Santa Casa", afirmou Santos.
Os bombeiros Osias Silva, Simar Fernandes e Sandro Pires disseram que procuraram adotar todas as medidas possíveis para reanimar o menino. "Quando estávamos próximos da Santa Casa, o menino voltou a respirar", disse o bombeiro Silva.
ESTADO - Igor foi atendido pelo médico José Oscar Hermano e, em seguida, encaminhado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital devido à gravidade de seu quadro. A família esteve no hospital, conversou com o médico sobre as condições de saúde de Igor e decidiu aguardar em casa sua melhora.
"Estamos todos rezando pela recuperação dele", afirmou Santos. Ele disse que tem 13 netos e que Igor é o mais novo deles. Bárbara e a avó Mariana estavam abaladas pelo ocorrido.
No início da noite, o hospital informou que, devido à gravidade do estado de Igor, chegou-se a pensar na transferência do menino para um hospital do Vale do Paraíba ou capital. No entanto, como o quadro ainda permanecia grave, o hospital optou em manter Igor na UTI. (Fonte: ValeParaibano)

Continuam as apresentações do FET

Caraguatatuba - Há mais de duas semanas a cidade foi “invadida” pelas artes cênicas e, desde então, moradores e turistas que passam pela região podem conferir o FET (Festival Estudantil de Teatro), que conta com uma programação bem diversificada, que pretende atingir todas as faixas etárias.
As apresentações da mostra infantil reuniram um público numeroso no teatro da Fundacc, o que já vem se repetindo na mostra adulta, iniciada na última sexta-feira.
A abertura da competição teve a presença do grupo que precisou percorrer o maior percurso até chegar a Caraguatatuba: vieram do Espírito Santo para apresentar um espetáculo cuja temática foi o adolescente.
Já no dia seguinte, os atores do Núcleo de Ensino e Integração apresentaram a peça “A pedra de Savannah”, que contou a história de três mulheres unidas por sentimentos muito mais fortes que os aços de sangue.
Na segunda-feira, os representantes da Escola Técnica Fernando Prestes, de Sorocaba, trouxeram ao publico uma peça que também serve como reflexão: a situação de idosos que moram em asilos. A peça retrata a história de duas mulheres, seus anseios e sonhos na terceira idade, quando se vêm sozinhas.
Ontem, um clássico de João Cabral de Melo Neto teve espaço no teatro da Fundacc: Morte e Vida Severina foi encenada pelo grupo Muriart.
No domingo passado a Fundacc encerrou as apresentações da Mostra de Esquetes, que foi realizada no Centro Cultural do Travessão, dando a oportunidade dos moradores de bairros mais distantes do centro terem acesso ao festival.
Várias peças foram exibidas nesse contexto, entre elas algumas montadas por grupos da região. “A crônica do Punk”, que representa o colégio Progresso em São Sebastião foi uma delas. O grupo da terceira idade também mostrou que sabe interpretar, com a esquete Romeu e Julieta, dirigida por Eulália Machado.
Atrações de hoje - Hoje o publico pode conferir duas atrações dentro das atividades oferecidas pelo FET. A primeira delas é o inicio da mostra de teatro de rua, que acontece na Praça do Caiçara a partir das 17h.
As 20h acontece a apresentação da peça “Auto da Barca do Inferno”, com um grupo de atores vindo de Angatuba, interior de São Paulo. O espetáculo foi montado inicialmente para ser apresentado no auditório da escola para a comunidade escolar, mas acabou se ampliando. Ele foi inscrito e selecionado pelo Premio Estimulo Carlos Miranda.
Um diferencial da peça, é que ela tem um estilo próprio e traz ao palco o heavy metal, que tem como objetivo retratar de uma maneira atual o conceito de inferno. O FET segue até o dia 24, com apresentações diárias, sempre a partir das 20h. (Fonte: Imprensa Livre)

Módulo convida para a ‘Feira do Saber’

Caraguatatuba - O evento deve atrair o público nesta sexta-feira, com desafios de raciocínio, ciência em show, laboratório de anatomia e análises, parede de alpinismo, tirolesa entre outras
O Colégio Módulo convida para a segunda edição da Feira do Saber, que acontece no dia 22 de outubro. A feira tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e da comunidade pelas mais diversas áreas do conhecimento, gerando a integração entre a escola e a sociedade.
O público poderá conferir exposições, experimentos, documentários, maquetes, painéis, palestras, demonstrações, shows musicais, dramatização, ciência em show, o Grupo Correios nas Escolas, laboratório de anatomia e análises e ainda participar de diversas atrações como, desafios de raciocínio, parede de alpinismo, tirolesa entre outros. De acordo com os coordenadores, tudo está sendo elaborado para despertar o prazer pelo conhecimento.
O evento acontece das 10h às 15h nas unidades I, II, III, IV e quadra poliesportiva Jane Urbano Focesi; com apresentações dos alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª a 8ª Séries) e Ensino Médio (1ª a 3ª Séries).
“Ao longo dos seus 29 anos, o Colégio Módulo promove atividades extra curriculares e abre ao público atrações como as Olimpíadas Módulo, Gincanas Estudantis, Festa das Nações, Feira de Ciências, e Sarau Literário, sempre integrando a comunidade acadêmica”, disse a coordenadora pedagógica Marisabel Guilhermina Francesca. (Fonte: Módulo)

Projeto Escola de Pais Cidadãos abre novas turmas nos CEIs Travessão II e Olaria

Caraguatatuba - O projeto Escola de Pais Cidadãos... Um sonho Possível, está abrindo novas turmas para pais de alunos dos Centros de Educação Infantil Leonor Mendes de Barros, do Travessão, e Aparecida Maria Pires de Meneses, do bairro Olaria.
Esse trabalho, que é desenvolvido com pais de alunos de Educação Infantil, tem como principal objetivo trazer a família para dentro dos portões escolares, proporcionando-lhes a chance de voltar a freqüentar a escola, uma vez por semana, discutindo temas diversos como direitos da família, relação entre pais e filhos, psicologia, pediatria, entre outros.
As palestras são ministradas por vários profissionais, como diretores de escola, professores, psicólogos, médicos e juizes, que se dispõem a participar do trabalho voluntariamente, discutindo temas de grande relevância no momento.
Esse é o terceiro ano de desenvolvimento do trabalho, que foi estendido também aos pais de alunos do Ensino Fundamental, que participam do projeto Escola de Pais Cidadãos... União e Harmonia, com temas relacionados à pré-adolescência.
O CEI do bairro Travessão, próximo ao CIASE, realizou a abertura da Escola de Pais Cidadãos nesta terça-feira 19, com a participação da Secretária de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos, também voluntária do projeto na abordagem de assuntos relacionados à afetividade e laços familiares.
Nesta quarta-feira 20, será realizada a abertura da Escola de Pais no CEI do Olaria, com o tema “A Paz nasce em casa”. A Secretária Roseli Morilla já confirmou presença no evento, previsto para ter início às 17h. (Fonte: SME/PMC)


Rotary e Lions abrem programas de intercâmbio para jovens de 15 a 19 anos
O conteúdo do programa será explicado durante palestra no auditório das Faculdades Integradas Módulo, nesta quarta-feira, 20 de outubro, às 19h

Caraguatatuba - Acontecerá no próximo dia 20 de outubro às 19h, no auditório Ângelo Fonseca Nogueira, evento informativo sobre os Programas de Intercâmbio Juvenil. Serão expositores do evento, o membro do Lions Club de São José dos Campos, Benjamin Bueno, Diretor Geral do Lions YEP Brasil, e José Paulino da Costa, Chairman do Intercâmbio Juvenil Rotary Internacional. Os palestrantes informarão sobre os Programas de Intercâmbio Juvenil do Lions e do Rotary voltados a jovens de 15 a 19 anos. Explicitarão os países para os quais os intercambistas poderão viajar, bem como, os critérios de seleção, período de inscrição, taxas e outras informações relevantes. Ambos clubes de serviços (Rotary e Lions) apresentam programas de intercâmbio para jovens, contudo, várias características como duração do programa, taxas entre outras, diferem entre os clubes. Os organizadores do evento recomendam que os jovens interessados estejam acompanhados por seus familiares. Os programas são de cunho cultural e não devem ser realizados com objetivos de turismo. (Fonte: PMC)


Prefeito vai a Câmara pela última vez
Esta será a 16ª e última vez que Antonio Carlos presta contas ao Legislativo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira, dia 19 de outubro, a partir das 19h30, pela 16ª vez nos últimos 8 anos a Sessão Especial de Prestação de Contas, conforme inciso 7º do artigo 49 da LOM (Lei Orgânica Municipal). Esta será a primeira sessão após as eleições municipais deste ano.
Conforme o artigo 49 o Prefeito deverá comparecer ao Legislativo 2 vezes por ano, sempre no início do semestre, para prestar contas do semestre anterior. Em virtude do ano eleitoral, a segunda prestação de contas foi alterada, conforme Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, de autoria do Vereador Pastor Anderson Bertoncini (PL), para depois do pleito municipal.
Com base nisso o prefeito deveria ser apresentar no dia 5 de outubro, mas de acordo com o ofício 244/04 do Gabinete do Prefeito, houve o pedido de transferência de data, visto que vários candidatos a Vereador, que são Servidores Municipais, não haviam retornado ao trabalho. Como não havia matéria de relevância para discussão, o presidente Wilson Gobetti (PPS), fez por bem suspender a Sessão, passando a Prestação de Contas para o dia 19 de outubro, pois na semana anterior é comemorado o Dia da Padroeira do Brasil.
Esta será a última Prestação de Contas da Administração Antonio Carlos da Silva e a primeira após o pleito municipal de 3 de outubro. Seguindo a praxe, não haverá expediente e Ordem do Dia, deixando toda a sessão exclusivamente para a Prestação de Contas.
Conforme o Cerimonial a sessão é aberta pela Presidência, haverá a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada e em seguida o Prefeito dará algumas palavras para abertura dos trabalhos. Em seguida os Vereadores fazem perguntas, que poderão ser respondidas pelo próprio Prefeito ou por algum Secretário Municipal. A sessão termina com as declarações finais do Chefe do Executivo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Interlegis promove Fórum na Câmara de Caraguá
Objetivo é orientar e debater aspectos Legislativos com os Parlamentares

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba será sede, de hoje (terça-feira) até quinta-feira, dia 21 de outubro, do 1º Fórum para Dinamização de Legislativo Municipais, promovido pelo Programa Interlegis, ligado ao Senado Federal. O objetivo do Fórum é o de orientar e debater aspectos legislativos com os Vereadores eleitos e reeleitos.
O programa Interlegis é desenvolvido pelo Senado Federal com o objetivo de dar apoio, sustentação, orientação e estreitamento de relações entre o Senado e as Câmaras Municipais de todo o país. Atualmente o Diretor do Programa Interlegis é o Senador Romeu Tuma.
Neste Fórum, que acontece de terça a quinta-feira, das 9h30 às 17h30, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, serão debatidos aspectos legislativos e marcos referenciais propostos pelo grupo de Consultores da Assessoria Técnica do programa, além da orientação básica para um efetivo trabalho Parlamentar.
O grupo de Consultores é formado por especialistas em Educação, Estruturação dos Poderes, Processos de Modernização Legislativa, Organização do Espaço Urbano e Meio Ambiente, Orçamento, Fiscalização e Controle, Saúde, Segurança Pública e Tributação.
Espera-se a presença de Vereadores de outras Câmaras Municipais, já que foram feitos convites para São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra, Redenção da Serra e Jambeiro. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Pés no Chão promove o 8º Dança e Movimento
São 15 dias de arte, magia e cidadania, reunindo o melhor da dança

Ilhabela - Irá até 30 de outubro, o 8º Dança e Movimento, quando Ilhabela receberá nomes consagrados da dança em todo o país. A realização é do Espaço Cultural Pés no Chão, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), de Ilhabela.
Entre os objetivos do evento, destaca-se a construção da cidadania apoiada na produção e na democratização cultural. Isto se concretiza com uma programação que inclui grandes nomes da dança, que além de apresentarem seu trabalho para o público, oferecerão oficinas para jovens aprendizes. Envolve, também, um espaço específico para a apresentação de escolas, fundações e instituições, que realizam importantes trabalhos de arte-educação, além da participação de entidades do 3°Setor.
Este é o 8º ano consecutivo do evento, e o público tem novamente a oportunidade de assistir espetáculos quase sempre restritos aos grandes centros urbanos.
O evento contou ontem com a participação do Balé da Cidade de São Paulo. Neste sábado, dia 16, a bailarina Sônia Galvão irá abrir os espetáculos mostrando uma série de coreografias clássicas tradicionais indianas. Sonia, que é bailarina e professora de dança, dedica-se ao aprendizado e ao aperfeiçoamento da dança indiana, e em especial à técnica Odissi. No sábado, às 10 horas, Sonia dará uma oficina de Dança Clássica Indiana. Fechando a noite, o Distrito Cia de Dança, de Ribeirão Preto, apresentará o espetáculo “Noites de Fortunello”, uma coreografia de Jorge Garcia. Esta companhia é dirigida por Patty Brown que, em seus seis anos de atuação, já se apresentou em teatros de vários estados do país, e também nos Estados Unidos, onde participou da Semana de Artes Brasileiras, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil. (Fonte: Imprensa Livre)

A faceta cidadã da dança

Ilhabela - Nos dias 20 e 21 de outubro, o Dança e Movimento abrirá um espaço para as produções artísticas na área da dança dentro das escolas, fundações e Apaes do Litoral Norte. Nestes dois dias, as apresentações acontecerão às 20 horas. O objetivo é incentivar estas iniciativas, dando-lhes visibilidade e estímulo.
No dia 20, teremos a apresentação da Apae de Ilhabela, em seguida, vários trabalhos da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) e, fechando a noite, a exibição do Grupo Furious Force, de Ilhabela, dirigido por Alexandre Schon.
No dia 21, quinta-feira, as apresentações incluirão a Apae de São Sebastião, Fundacc (Fundação Arte e Cultura de Caraguatatuba), E. E. Eva Esperança Silva, de Ilhabela, E. E. Professora Nair Ferreira Neves, de São Sebastião, Colégio São João Ilhabela e o Colégio ACEI, também de Ilhabela.
Na sexta-feira, dia 22, terá início a mostra dos trabalhos artísticos desenvolvidos por iniciativas do 3° Setor. Irão se apresentar Os Meninos do Barão, grupo de Campinas dirigido por Beto Regina e mantido pela Associação dos Benfeitores e Amigos dos Meninos Bailarinos e Atores. Eles mostrarão as coreografias “Coisas de Minas”, de Beto Regina, “Sonho de Balé”, de Beto Regina e Marina Simões e “Bailando nos Pampas” de Beto Regina.
Em seguida, o Grupo Experimental Cênico e Audiovisual São Sebas mostrará o projeto que vem desenvolvendo sob a direção de Íris Gomes Bertoni. Fechando a programação da noite, o Pavilhão D, uma escola de ballet particular de São Paulo, que também realiza um trabalho social, apresenta um programa de clássicos de repertório e coreografias de Ricardo Sheir, Diretor do Pavilhão D Centro de Artes.
Além dos espetáculos, serão oferecidas várias oficinas de dança, com bailarinos e coreógrafos que participam do evento.
O 8° Dança e Movimento tem o patrocínio da Petrobrás, o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, do Sebrae, Arte Markanti, Prefeitura Municipal de Ilhabela, e a colaboração do Jornal Imprensa Livre, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela e do Centro Gastronômico.
O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua da Cocaia, 720, em Ilhabela. Maiores informações pelo telefone 12 3896 6727, ou no site www.pesnochao.org.br  - (Fonte: Imprensa Livre)

Programação do 8º Dança e Movimento

Dia 20, quarta-feira, 20 hs
Apae Ilhabela
Fundação Arte e Cultura de Ilhabela
Grupo Furious Force

Dia 21, quinta-feira, 20 hs
Apae São Sebastião
Fundação Arte e Cultura de Caraguatatuba
E.E. Eva Esperança Silva – Ilhabela
E.E. Nair Ferreira Neves – São Sebastião
Colégio São João Ilhabela
Colégio ACEI – Ilhabela

Dia 22, sexta-feira, 21 hs
Meninos do Barão
Grupo Experimental Cênico e Áudio Visual São Sebas
Pavilhão D

Dia 23, sábado, 21 hs
Grupo Arte na Trindade
Meninos do Barão
Gradisca Cia de Dança:
“Feito Licor de Tulipas...”

Dia 24, domingo, 18 hs
Erês de Ébano:
“Dança e Etnias”
Pés no Chão:
“Porque um dia a gente cresce...”

DIa 27, quarta-feira, 21 hs
Projeto Dança Comunidade
“Samwaad – a Rua do Encontro”

Dia 29, sexta-feira, 21 hs
Key Sawao:
“Mudas”
Gil Grossi e Lu Bortoletto:
“As formas eram já mera ilusão da vista”
Ballet Sopro:
“Amar é...”

Dia 30, sábado, 21 hs
P.U.L.T.S. – Teatro Coreográfico
“Alguém perdido?”
Escape Cia de Dança:
“Trilhares”  (Fonte: Imprensa Livre)

Oficinas

Dia 23, sábado, 10 hs.
Ballet Clássico - Ricardo Scheir

Dia 23, sábado, 11:30 hs.
Dança Contemporânea e Criação Bárbara Eliask

Dia 24, domingo, 10 hs.
Oficina de Dança - Vera Oliveira

Dia 25, segunda-feira, 16 hs
Movimento Consciente e Reestruturação Corporal
Lu Bortoletto
Dia 26, terça-feira, 16 hs
Movimento Consciente e Reestruturação Corporal
Lu Bortoletto

Dia 29, sexta-feira, 14 hs
Atelier Coreográfico
Key Sawao

Dia 30, sábado, 10 hs
Dança Contemporânea
Roberto Amorim

Dia 31, domingo, 10 hs
Dança Contemporânea Criativa Gabriela Dellias (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Candidato a presidente da Aciss questiona suposta “falta de protocolo” de chapa

São Sebastião - A eleição da nova diretoria da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião) será somente no dia 17 de novembro, porém, a disputa já começou.
Na manhã de ontem, o empresário Olivo Ramirez Balut, candidato a presidente pela chapa de oposição “União e Trabalho”, esteve na sede da entidade para questionar uma suposta falta de protocolo da “Chapa 1”, do atual presidente Fábio José Aranha.
Olivo Balut chegou às 8h40 na Associação Comercial, onde pediu o documento apresentado pela chapa da situação. Uma das secretárias da Aciss mostrou a relação com 13 nomes, porém sem carimbo e data da entrega. “Não tem protocolo.
Nós tivemos de correr para protocolar nossa chapa até sexta-feira (15 de outubro), já que no sábado, 16 de outubro, era o último dia para inscrição”, enfatizou o candidato da “Chapa União e Trabalho”.
Na lista da “Chapa 1” constavam os seguintes nomes: Fábio Aranha (Nexo Informática), Joel Andrade (Big Wave), Kotian (Lord Jim), Luiz (Blue Marlin), Luizinho (Organização Contábil), Sérgio (Nexo), Marilene (Mari Imóveis), Estevão (Náutica Santana), Márcia (Pedreira Krafer), Marcelo (Ecobrasil), Evaristo (Maria Farinha), José Nilton (Bem Bolado) e Wilma (Casa Barateira).
Às 10h13, a lista com o carimbo de protocolo, datado de 16 de outubro, foi encaminhada por fax ao Imprensa Livre. Entretanto, neste documento não constam os nomes de Marilene e Wilma.
Segundo o presidente da Aciss, Fábio Aranha, a situação está regular. “Estão fazendo uma pressão desnecessária, procurando pêlo em ovo.
Deixei a lista da chapa desde sexta-feira”, enfatizou Aranha.
Ele salienta que o documento ficou com um dos diretores da entidade. “Houve um equívoco, mas não tem nada irregular”, garantiu. Fábio Aranha ressalta que vale a lista protocolada.
De acordo com o presidente, a eleição da Aciss não deveria ser levada para o campo jurídico. “Se tiver que tentar algum tipo de impugnação, temos muito mais chance. Por exemplo, para ser diretor da Associação Comercial tem que ser dono de empresa, e não funcionários, como existem na chapa concorrente”, disse Fábio Aranha.
A “Chapa União e Trabalho”, do empresário Olivo Ramirez Balut (Olivo Automóveis), é formada por Nelson Centurião (Anhumas Contábil), Ralf Resta (Costa Marina), Eduardo Roque (Mega), Daniel Davis (Farma Vida), Daiana Sanches (Artur Auto Peças), Leandro Almada (Potencial), Mário Macedo (Casa das Pedras), José Carlos Arruda (775), Flávio dos Santos (Key Marine), Robisson Pinheiro (Potencial Contábil), Gilberto Malagô (Fusati), Evanildo (Organização Contábil). Olivo Balut é irmão do empresário Artur Ramirez Balut, que presidiu a Associação Comercial por mais de três anos.
Para disputar as eleições municipais como candidato a vereador, Artur Balut se afastou da entidade, assumindo o vice Fábio José Aranha. Por causa da escolha da nova diretoria da entidade, Aranha também teve de se afastar.
Atualmente, a Aciss é dirigida pelo conselho consultivo, formado por Geannis Platon, Cláudio Del Porto, José Evanildo e Eliazar Simioni. A eleição será realizada no dia 17 de novembro. (Fonte: Imprensa Livre)

Diretor regional promete nova ponte para Enseada em 15 dias

São Sebastião - O diretor da Regional Costa Norte, Áureo Olegário Leite, afirmou que a nova ponte da rua professor José Leandro, na Enseada, deve começar a ser construída na próxima quinta-feira e ficar pronta em aproximadamente 15 dias.
Ele esteve ontem no local para avaliar a medida da estrutura a ser usada, que será de concreto. “Tem 2,5 de comprimento por 4,30 de largura, compreendendo a extensão da rua”, diz o diretor. Até que a obra seja iniciada, provisoriamente, foram colocadas madeiras para garantir o acesso de pedestres.
De acordo com Áureo, a ponte será construída por funcionários da regional – entre eles carpinteiros e ajudantes de pedreiro.
Na tarde da última segunda-feira a ponte de madeira que existia na rua cedeu quando um caminhão tentou atravessá-la. No local moram cerca de 20 famílias. (Fonte: Imprensa Livre)

Piloto de São Sebastião vence Copa do Brasil de Kart em Farroupilha

São Sebastião - Em sua melhor fase, o piloto João Abreu conquistou o título da 6ª Copa do Brasil, pela categoria cadete, em Farroupilha, Rio Grande do Sul, no final de semana.
A vitória teve um gostinho especial para João Abreu. De fora do campeonato Brasileiro por causa de um acidente de carro na véspera, o piloto disputou a Copa Brasil, uma das provas mais importantes do Kart, com muita vontade e determinação.
A prova disso foi o ótimo resultado do sebastianense. Na competição de sexta-feira João largou na pole-position e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.
Na segunda bateria, realizada no sábado, João Abreu venceu a prova depois de muita disputa. Felipe Fraga, de Tocantins, deu muito trabalho para o paulista, já que, como havia chegado em segundo na primeira corrida, com a vitória poderia tornar-se campeão.
Fraga e Abreu revezaram-se algumas vezes na liderança, mas João Abreu soube controlar a prova e vencer com vantagem de quase meio segundo. Além de ganhar as duas baterias, o piloto de apenas 10 anos bateu o recorde da pista na categoria cadete Honda.
O segundo lugar ficou com Felipe Fraga, seguido pelo paulista Victor Franzoni.
Capacete de ouro - Pela primeira vez, o piloto sebastianense João Abreu irá disputar o concurso Capacete de Ouro. O prêmio é dado anualmente aos três melhores pilotos de cada categoria do automobilismo. A eleição é feita por um grupo de jornalistas.
As boas notícias não param por aí. No dia 24, João irá participar da abertura da Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos, com uma volta de apresentação.
Sobre os planos para o futuro, o troféu da Copa Brasil poderá ser a despedida - com chave de ouro - do piloto na categoria cadete. Com 10 anos, João Abreu pretende mudar para a categoria Junior Menor. Esta mudança poderá acontecer ainda este ano. Segundo João Abreu o ingresso na Junior Menor neste quarto trimestre serviria como preparação para a temporada de 2005.
O piloto tem o apoio da Autoviass, Oceanave, Colégio Positivus, Pousada Tambayba e Nadai Ferro e Aço.

Classificação final Copa Brasil de Kart
1) João Abreu (SP), 22 pontos;
2) Felipe Fraga (TO), 18;
3) Victor Franzoni (SP), 12;
4) Ítalo Leão (DF), 12;
5) Diogo Ribas (DF), 11;
6) Ruan Gemmer (RS)11;
7) Lucas Montovani (RS), 09;
8) Jonathan Louis (PR), 07;
9) Carlos de Almeida (SP), 03;
10) Danilo Sadzinski (SC), 03;
11) Eduardo Banzoli Filho (SP), 03;
12) Sabrina Koronuma (PR), 01;
13) Augusto Mathias (PR), 00;
14) Marcos Vieira (TO), 00;
15) Matheus Rotta (SP), 00;
16) Lucas Chieli (RS), 00;
17) Nicholas Loro (SP), 00;
18) Gabriel Steffen (PR),00 pontos. (Fonte: Imprensa Livre)

Cobrador é vítima de roubo em Juquehy

São Sebastião - O cobrador S.C.B., de 24 anos, foi vítima de roubo na noite de segunda-feira, quando estava na rua Engenheiro Mario Galvão, no bairro Juquehy, na Costa Sul, em sua moto.
Ao reduzir a velocidade na frente da entrada do Morro do Esquimó, onde tem uma favela, ele foi abordado por um homem armado que o obrigou a descer da moto, levando-a embora junto com os documentos.
Segundo a vítima, o assaltante parecia não saber pilotar moto.
Ele chegou a cair e retornar para onde estava a vítima, com a moto desgovernada, mas logo conseguiu sair com ela. O cobrador pegou carona com um amigo, indo atrás do assaltante.
No bairro Barra do Una, o desconhecido parou a moto, abandonando-a. A vítima recuperou seu veículo registrando o fato no 2° Distrito Policial.
Desordenada - O delegado José Lamartine Fagundes alerta sobre o crescimento da ocupação desordenada em Juquehy. Segundo ele, há pelo menos quatro aglomerações do tipo favelas instaladas na área.
Estes barracos em áreas invadidas complicam o trabalho da polícia, pois os bandidos se misturam com demais moradores, encontrando esconderijos.
Lamartine lembra que era no Morro do Esquimó que ficava um criminoso perigoso, suspeito de assassinatos, que hoje está preso.
Para o delegado, os roubos ocorridos na Costa Sul têm sido praticados ou por bandidos de fora, importados de Bertioga e Guarujá, ou moradores destes locais. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes  Barra da Lagoa

Quatro assaltantes levam mais de R$ 35 mil de caixa eletrônico do Banco do Brasil

Ubatuba - Quatro assaltantes levaram na manhã do último domingo, dia 10, mais de R$ 35 mil do caixa eletrônico do Banco do Brasil instalado dentro de uma padaria no bairro Itaguá. O crime somente foi registrado, por um funcionário do banco, na tarde de ontem.
Em uma ação rápida, três assaltantes entraram no estabelecimento, enquanto o quarto ficou na porta. Um deles mirou um revólver na cabeça do proprietário da padaria e os outros dois em poucos minutos arrombaram o compartimento de dinheiro do caixa, pegando R$ 35.570.
Os assaltantes deixaram R$ 300 no aparelho, fugindo rumo ignorado. O caso chegou a ser atendido pela Polícia Militar, que não encontrou os suspeitos.
Outro caso - No início do mês, um caso semelhante ocorreu em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, onde cinco assaltantes roubaram dinheiro do caixa eletrônico também do Banco do Brasil e instalado dentro de uma padaria.
Na ocasião, o delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho havia alertado que estes aparelhos em estabelecimentos comerciais que não contam com segurança são alvos fáceis de criminosos.
O delegado volta a alertar do perigo acrescentando ainda que os comerciantes devem recusar a instalação deles em seus estabelecimentos.
Caso os bancos não coloquem seguranças em seus aparelhos, este crime poderá se tornar rotina. “É um absurdo ter quantia alta de dinheiro em um local completamente sem segurança”, ressaltou o delegado. (Fonte: Imprensa Livre)

Itamambuca sedia etapa do campeonato paulista profissional de longboard

Ubatuba - O guarujaense Paulo Kid, campeão brasileiro de longboard, é um dos destaques no Paulista Profissional da categoria, com início a partir desta sexta-feira (22/10) na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
A competição reúne alguns dos principais nomes da categoria, numa disputa única, valendo o título estadual.
Simultaneamente, será realizado o oitavo Uluwatu ZN de Surf, o maior e mais tradicional campeonato para surfistas da capital paulista.
As duas competições seguem até domingo (24), sendo as últimas disputas oficiais realizadas este ano no local.
Aos 37 anos, Paulo Kid começou a surfar em 1979 e compete nos pranchões desde 99. Antes, teve uma carreira de ponta nas pranchinhas, até 94.
Hoje, divide o seu tempo entre as competições e a carreira de técnico, atuando com talentos da nova geração, como Heitor Pereira, Júnior Faria, Jessé Mendes e Sidney Guimarães, na praia do Tombo, Guarujá.
“Tenho um grupo pequeno porque gosto de dar atenção total”, afirma o atleta, que além de ser o atual campeão nacional, acumula na carreira outros títulos importantes.
Em 99, logo em sua estréia na categoria, foi campeão paulista amador. Depois garantiu o título de campeão europeu (tem cidadania portuguesa) em 2002 e ano passado também venceu uma etapa do Circuito Mundial, em Portugal. Nesta temporada, terminou o Mundial entre os 10 melhores.
“Estou treinando direto e como é uma etapa única, vou determinado, fazer de tudo para chegar ao título. Gosto muito de competir em Itamambuca, com aquelas direitas longas”, destaca, animado.
Além dele, estão confirmados atletas de ponta, como Jaime Viúdes, Amaro Matos, Adriano Alemão e Carlos Bahia. Jaime é outro bem motivado, depois da vitória na etapa do Brasileiro em Pernambuco.
“Estou na vice-liderança do ranking nacional e uma vitória em Ubatuba, num campeonato que praticamente estarão todos os melhores, vai me dar mais confiança para definir o título no próximo mês”, comenta Jaime, que também mora no Guarujá.
As disputas do longboard serão realizadas na sexta-feira, deixando a final para o domingo, quando os competidores disputarão a premiação de R$ 5 mil.
O sábado fica reservado para os atletas da Zona Norte da capital paulistana. Pela oitava vez, eles estarão competindo, divididos em três categorias - Open, Longboard e a 30+. Além disso, os atletas locais também terão seu espaço, com uma disputa somente para surfistas de Ubatuba.
“Temos mais de 100 surfistas somente na Zona Norte de São Paulo, alguns conhecidos, como o Denis Rodrigo, o Bruno Kock e o Marcelo Guerreiro, que competem no Paulista. Além disso, vamos ter alguns dos melhores surfistas de longboard do mundo. Vai ser um grande evento”, comemora Denilson Garcia, diretor do campeonato, lembrando que os campeões de cada categoria paulistana receberão um cheque de R$ 1,5 mil para ser trocado por produtos ou serviços em qualquer Uluwatu Surfstores. (Fonte: Correio do Litoral)

Ação Litoral

Opinião Topo

Bolsa Privilégio
Angelo Nogueira

O Fantástico mostrou, no último domingo, que o programa Bolsa Família - a vitrine do governo petista - não está beneficiando apenas as famílias a que se destina: gente pobre e miserável. Os repórteres concluíram que funcionários das prefeituras têm preferência para conseguir o benefício; quem assistiu, que os "apadrinhados" também.
O governo criou o BF para unificar os programas assistenciais do governo anterior: Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação, Bolsa Escola e Auxílio Gás. Como contrapartida, seriam cobrados das famílias beneficiadas freqüência das crianças na escola e acompanhamento de saúde. Louvável! A única possibilidade de garantir que programas assistencialistas tenham apenas o caráter temporário que devem ter, é que façam parte de um projeto maior que garanta, no futuro, uma sociedade produtiva e auto-sustentável. Sem priorizar a educação, isso é impossível. Mas... e o controle?
O orçamento da educação para todo o ano de 2005 é de R$ 7,6 bilhões. O governo pretende destinar R$ 6,7 bilhões para o BF, prioridade absoluta. Lula declarou que a meta é atender "11 milhões de famílias até o final de 2006". Isso significa que, para o governo, cerca de 54 milhões de brasileiros passam fome. Como chegou a tão formidável número?
Fácil! O cadastramento das famílias é feito pelas prefeituras. Ora, o municipalismo brasileiro combina descentralização administrativa com dependência de recursos federais. Na prática, isso significa que nossas prefeituras rateiam entre si 15% de toda a arrecadação nacional - a média mundial é de 6% -, sem mecanismos efetivos de controle. Não é por acaso que, em agosto, mês de decolagem das campanhas eleitorais, o BF teve o maior número de inclusões de beneficiários dos últimos seis meses: 273 mil famílias.
Em setembro, auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União revelou que "as ineficiências dos programas sociais anteriores foram ampliadas" a partir da implementação do BF, que ele não passa de "um mero programa de transferência de renda", uma vez que não fiscaliza as contrapartidas exigidas das famílias nem o destino do dinheiro. É o chamado desvio de finalidade que, trocado em miúdos, não passa do uso eleitoreiro de verbas federais.
Para justificar as falhas, o Ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, alegou, na ocasião, que "fraude, corrupção e violência fazem parte da condição humana". Melhor seria para o país um ministro que enfrentasse a fraude, a corrupção e a violência como desvios da natureza humana.
Agora, o ministro alega herança do governo passado; afirma que os casos apontados representam uma minoria e que a sociedade deve fiscalizar o programa e a correta aplicação do dinheiro público.
Esquece de dizer, no entanto, que seu ministério, neste ano, não mandou os formulários de controle para nenhuma escola do país; que muitos municípios não possuem postos de saúde e que, após a unificação, os comitês formados por pessoas da sociedade civil, que ajudavam inclusive na seleção das famílias, perderam o poder de fiscalização.
Esquece ainda que este governo já está quase na metade de seu mandato e, portanto, alegar herança do governo passado é, no mínimo um argumento caduco; que o problema é grave e não se resolve com frases feitas, mas com ação via Judiciário e, principalmente, que esse dinheiro todo pertence a nós cidadãos. Queremos que ele seja usado com critério em programas que realmente alcancem seus objetivos!

Angelo Nogueira
Caraguatatuba, SP
angelonogueira@modulo.br

Carta do Leitor Topo

Infeliz Comentário - Surpreendi-me quando li um comentário no Litoral Virtual do dia 15/10, sendo que a fonte de informação foi “O Guaruçá”, dizendo que: a Vereadora eleita Luciana Machado não compareceu ao, que deve ter sido, seu primeiro compromisso político após as eleições.
Já participei de varias reuniões do “Ubatuba Viva” e tive o prazer de conhecer as pessoas que estão à frente deste excelente trabalho, acho ótimo os vereadores eleitos estarem sendo convidados a participarem das reuniões e ali estarem assumindo um compromisso diante do grupo, só não concordo em como está sendo feito o convite ao candidato, pelo menos, como foi com a Luciana, o mais informal possível tipo: Hoje tem reunião do Ubatuba Viva, dá para você participar?, Não houve esclarecimento de que estariam sendo convidados dois Vereadores por reunião e que estariam assinando o compromisso com o “Ubatuba Viva”.
Acho que os candidatos deveriam estar sendo convidados com antecedência para estarem organizando sua agenda, pois, eu sei que este não foi, como disseram, o primeiro compromisso político da Luciana, e logo após este convite tão informal, ela foi convocada a uma reunião urgente onde foram colocadas as razões da convocação.
Então peço ao grupo ”Ubatuba Viva”, para estarem se organizando com antecedência e não colocarem outros candidatos em uma situação tão desagradável.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Inauguramos o novo espaço da Foto do Dia com colaborações de leitores que tenham uma imagem que mereça ser divulgada. Enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Praia do Cruzeiro Ubatuba


Farol - Praia do Cruzeiro
©Fumagalli


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor