Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 21 de outubro de 2004 - Nº 1141 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Chuva contribui para aumento do número de praias poluídas

Caraguatatuba
Palestra sobre Programas de Intercâmbio do Rotary Club e Lions Club
Jornada Pedagógica oferece oportunidade de atualização em diversas áreas
1º Jogos Solidários doa alimentos para a Divina Providência
Caraguá sedia a 2ª Copa Caiçara de Bicicross
Prestação de Contas
Secretaria de esportes faz reunião para discutir eventos de 2005
FET continua a todo vapor e leva mostra de esquetes para Travessão
Prefeito faz suas despedidas na Câmara Sessão de Prestação de Contas tomou ares de fim de festa
Igreja fiscaliza trabalho dos vereadores no litoral
Menino salvo pelo avô é levado ao HU
Caraguá está sem aparelho de ultra-som desde julho
Segunda “Feira do Saber” começa no Módulo
Lions faz palestra sobre intercâmbio cultural

Ilhabela
Manoel Marcos tira férias na Bahia e Donizette assume Prefeitura de Ilhabela
Resgate do Águia salva grávida com hemorragia no Bonete


São Sebastião
Velejador sebastianense conquista primeiro lugar em campeonato de vela
Prefeitura embarga construção de rampa na praia do Portal da Olaria
Sindserv vai ao MP por falta de pagamento de cesta básica
Câmara vai discutir armazenamento de gás com a sociedade civil organizada
Passeios e atividades físicas no tratamento de diabéticos e hipertensos
Novo posto de visita da Sabesp deve ficar pronto na próxima semana

Ubatuba
3ª Semana de Hotelaria e Turismo da Universidade de Taubaté
Calendário de Eventos da SETUR

Falsa granada é encontrada Ubatuba
Governador libera parcelas
Verbas são destinas a saúde
Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 19/10
Paulista Profissional de Longboard em Ubatuba Fábio Maradei


Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Chuva contribui para aumento do número de praias poluídas no Litoral Norte e Baixada

Litoral Norte - As chuvas da primavera já começaram a interferir nas condições das praias da região. A constatação é da Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) que divulgou ontem novo boletim de balneabilidade.
Em relação à última análise, válida até terça-feira, a companhia informa que a mudança foi pouca. Em vez de 14 agora são 15 as praias poluídas por esgoto doméstico nas quatro cidades do Litoral Norte e Baixada Santista.
Pela nova amostragem, Santos é a recordista, com sete praias contaminadas entre as analisadas pela companhia. São elas: Boqueirão, José Menino, Aparecida, Gonzaga, Embaré, Ponta da Praia e José Menino (Rua Olavo Bilac).
Perequê e Enseada (pelos acessos da rua Chile e estrada Pernambuco), estão comprometidas no Guarujá.
De acordo com o boletim, no Litoral Norte, em Caraguatatuba, desde a semana passada continuam vetadas para banho Tabatinga, Centro e Indaiá. Conforme a Cetesb, a mudança no quadro geral de balneabilidade das praias avaliadas não sofreu mudança brusca. Em São Sebastião todas as praias, menos a do Porto Grande, na região central, estão despoluídas.
Ubatuba é o município onde ocorreu alteração positiva. Lá, saíram do “rol das praias poluídas”, Perequê – Açú e Perequê Mirim permanecendo imprópria apenas a praia do Itaguá. Já em Ilhabela, de acordo com o boletim, está vetada para o banho de mar a praia Itaguaçú.
A gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb, Cláudia Lamparelli, disse que nesse período que antecede o verão às chuvas são fatores importantes para mudanças nas condições de balnea-bilidade das praias.
“Em Santos a chuva tem influência importante por causa dos canais, que tem contaminação de coliformes fecais. Quando abrem as comportas a água suja vai toda para as praias”, disse ela.
Ainda segundo Cláudia, depois, na alta temporada, com o aumento da população, além da chuva, os veranistas que levam animais à praia e entram no mar sem os devidos cuidados também contribuem para piorar a qualidade da água.
“Daqui para frente vai piorar. Em julho e agosto, por exemplo, a tendência é um baixo número de praias impróprias. Mas de setembro em diante aumenta”. As amostras de água são recolhidas por técnicos da companhia aos domingos em 148 praias de todo o Litoral Paulista. No Litoral Norte são avaliadas 80 praias. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá Anuncie Aqui

Palestra sobre Programas de Intercâmbio do Rotary Club e Lions Club

Caraguatatuba - Os membro do Lions Club de São José dos Campos, Benjamin Bueno, Diretor Geral do Lions YEP Brasil, e Sebastião Paulino da Costa, Chairman da Associação de Intercâmbio de Jovens de Rotary International, farão uma palestra informativa sobre os Programas de Intercâmbio de Jovens mantidos pela Rotary Club e Lions Club.
Serão abordados os países para os quais os intercambistas podem viajar, os critérios de seleção, período de inscrição, taxas e outras informações relevantes.
A palestra acontece nesta quarta, dia 20 de outubro, às 19h, no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira, das Faculdades Integradas Módulo.
Segundo os organizadores, o programa se destina a jovens de 15 a 22 anos que tenham domínio da língua inglesa. Sugerem que os interessados estejam acompanhados dos seus familiares e salientam que os programas são de cunho cultural e não devem ser realizados com objetivos de turismo. (Fonte: Módulo)

Jornada Pedagógica oferece oportunidade de atualização em diversas áreas
Evento oferece mini-cursos, palestras, oficinas, mesas redondas e presença ilustre do vice-cônsul Dr. Adolfo Núnez Fernández, representante do Ministério da Educação de Cuba no Brasil, que falará sobre o tema ‘As revoluções educacionais no ensino cubano: alfabetização , educação e cultura, qualidade total’

Caraguatatuba - Jornada Pedagógica em sua segunda edição promove uma série de atividades com oportunidade de atualização para profissionais de diversas áreas, de 26 a 29 de outubro. O evento é promovido por professores, alunos e coordenadores do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo,em Caraguatatuba. O evento é aberto ao público com atividades gratuitas.
Na abertura, dia 26, ás 19 horas, haverá apresentações do projeto Guri, Coral dos Surdos da EMEF Maria Francisca Tavoláro de São Sebastião, Dança de Rua com alunos da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba e dança da Terceira Idade, no Ginásio Poliesportivo da Unidade do Centro. Às 19h começa o mini-curso Educação Patrimonial com a Profa. Dilene Zaparoli. Às 20h haverá palestra sobre Bacias Hidrográficas: sua importância na educação, com Denise Maria E. Formaggia. E, às 20h30 terá início a 2ª Oficina Musical, com Marisa M. A. Klinke.
No dia 27, o ponto alto será a palestra com o vice-cônsul Dr. Adolfo Núnez Fernández, representante do Ministério da Educação de Cuba no Brasil, que falará sobre o tema ‘As revoluções educacionais no ensino cubano: alfabetização, educação e cultura, qualidade total’. A programação do dia começa às 8h e vai até as 22h30. A OAB participa com a palestra OAB vai à escola, como Dr. Luiz Tadeu de Oliveira Prado, das 8h às 10h. Das 10h às 12h, uma mesa redonda vai debater Jogo e Educação, Luta na Educação e o Corpo e a perspectiva do movimento, com o Prof. Dr. Alcides José Scaglia, Prof. Serginho Burihan e Prof. Ms. Wellington de Oliveira. Ainda no período na manhã, acontecem mini-cursos como o Plano nacional de educação fiscal, Desenvolvimento pessoal do professor, Lixo vira luxo, entre outros; e oficinas de Poesia, Jogando com o teatro, Autores mirins, Professor venda a sua idéia, ente outras; além de diversas palestras como a Caravelas Kids, que informará sobre acidentes com animais marinhos.
No dia 28, o evento começa às 8h com o mini-curso Plano Nacional de Educação Fiscal, com a Receita Federal de São Sebastião; às 9h Mesa Redonda sobre Ética, indisciplina e violência simbólica nas escolas, com o prof. Ms. Rodolfo Rocha Rachid, Profa. Ms. Maria Zoe Bittencourt e Profa. Laucidéa Sampaio. Haverá ainda outras Mesas Redondas, palestras, oficinas e mini-cursos. Uma ds atrações é a palestra sobre Florais de Bach, com o Dr. Washingotn Novaes, às 19h30.
No dia 29, uma Mesa Redonda às 8h e outra às 19h30 abordarão o CIASE como espaço de práticas multidisciplinares, com o coordenador João Fernando Lopes, a Profa. Nilza Soares e a Profa. Enaida Gomes. Os cursos e oficinas continuam. Um exemplo é a oficina História em quadrinhos, coma Profa. Esp. Vera Ribeiros dos Santos.
Mais informações no Módulo, pelos telefones 3897-2043 ou 3897-2044, ou no site www.modulo.br. (Fonte: Módulo)

1º Jogos Solidários doa alimentos para a Divina Providência

Caraguatatuba - A primeira edição dos Jogos Solidários, promovida pelo 4º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas Módulo, arrecadou 155 quilos de alimentos, além de R$ 158,00 em dinheiro. As doações foram encaminhadas à Instituição Divina Providência, que acolhe moradores de rua em Caraguatatuba.
As doações foram adquiridas na forma de ingressos para o evento que reuniu no início do mês, professores e alunos para disputas de futebol de campo, voleibol, truco, xadrez, dominó e dama, nas quadras esportivas da Unidade Central e da Martin de Sá.
O gerente da equipe de vôlei do Banespa - MasterCard, José Montanaro Júnior, medalhista de prata em Los Angeles (1984), abriu o evento com uma palestra no auditório da Unidade Central. Montanaro falou sobre responsabilidade social e contou ao público sobre os eventos, as parcerias e os projetos nos quais ele trabalha atualmente.
Na opinião da gerente da agência de São Sebastião, Elaine Patrícia Marques Valente, a iniciativa será muito importante para a região. "Eventos como este são fundamentais para que o trabalho de responsabilidade social no litoral seja incentivado, além disso o esporte é muito importante, pois garante qualidade de vida a todos". (Fonte: Módulo)

Caraguá sedia a 2ª Copa Caiçara de Bicicross
A 2ª Copa de Bicicross reunirá pilotos de várias cidades do estado, no domingo, 24

Caraguatatuba - O fim de semana vai ser de muita emoção em Caraguá. A cidade realiza a 2ª Copa Caiçara de Biciccross. O evento acontece no domingo, 24, na pista Ton Ferreira, no bairro Indaiá, às 9h, e é uma boa opção para os apreciadores do esporte.
A expectativa é de que cerca de 150 competidores compareçam à cidade. Já está confirmada a presença de pilotos de várias cidades do estado de São Paulo como Paulínia, Cosmópolis, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia, Jarinu, Salto e Grande São Paulo além de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Os pilotos disputam as categorias de até 6 anos; 7 e 8 anos; 9 e 10 anos; 11 e 12 anos; 13 e 14 anos; 15 e 16 anos e a partir de 19 anos. Disputam também as categorias Júnior Man, Elite Man e Cruiser que é divida em idades de 16 a 18 anos; 19 a 29 anos; 30 a 39 anos e acima de 40 anos.
O evento que é uma realização da Caraguá Bicicross Clube e Secretaria de Turismo, além do apoio da Federação Paulista de Bicicross,que irá premiar com troféus os 1º, 2º e 3º colocados de cada modalidade.
Para se inscrever os interessados devem entrar em contato com César ou Marcus Prazeres nos telefones 9767-9944 ou 9772-4112.
Mais informações no site www.caragua_bmx.ubbi.com.br (Fonte: PMC)

Prestação de Contas

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguatatuba fará no dia 25, segunda-feira, às 16h, uma Audiência Pública para prestação de contas do terceiro trimestre do ano de 2004. A audiência será realizada na Câmara Municipal. Toda a população está convidada para participar. (Fonte: PMC)

Secretaria de esportes faz reunião para discutir eventos de 2005
Representantes de entidades esportivas deverão se reunir com o secretário de esportes de Caraguá, Nivaldo Alves, para tratar de eventos esportivos em 2005, no dia 25, segunda-feira, às 19h

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, por meio do secretário Nivaldo Alves, irá se reunir com representantes de entidades esportivas na segunda-feira, 25, às 19h, para tratar do Planejamento Anual das Modalidades Esportivas para o ano de 2005, o evento será realizado na Secretaria de Esportes e Recreação.
O objetivo do encontro é programar o calendário anual dos eventos esportivos para que não ocorra duplicidade de competições. "Outro tema importante que será discutido é a viabilidade de trazer mais eventos esportivos para a cidade visando beneficiar o turismo local, uma vez que a cidade oferece estrutura adequada para diversas modalidades esportivas", disse o secretário de Esportes, Nivaldo Alves.
Todos os representantes de entidades esportivas estão convidados para participar da reunião, que discutirá assuntos do interesse de todos.
A secretaria fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia (Ginásio de Esportes Municipal Ubaldo Gonçalves). (Fonte: PMC)

FET continua a todo vapor e leva mostra de esquetes para Travessão
Até dia 24, muita coisa ainda tem por acontecer no FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba. São mostras competitivas adulta, teatro do meio-dia, teatro de rua e conferências de teatro.

Caraguatatuba - O FET continua a todo vapor...a mostra de esquetes realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro na Praça do Travessão, numa forma de descentralizar as apresentações e levar a cultura e as artes também para os bairros distantes, oportunizou a comunidade da região sul a assistir a 15 espetáculos, de Caraguatatuba, São Sebastião e São José dos Campos.
Iniciada no dia 15, a mostra competitiva adulto continua até dia 24, com espetáculos às 20 horas no Centro Cultural Maria Estella de Oliveira, sede da Fundacc. Os ingressos custam R$2,00. A mostra competitiva de teatro de rua acontece entre os dias 20 e 24 de outubro, na Praça do Caiçara.
O FET é realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal, além de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e apoio cultural da FETACA, Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba, Associação Paulista de Medicina e Nice Calçados.
Até dia 24 de outubro, 40 grupos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro terão passado por Caraguá e apresentado seus espetáculos. O Festival que em sua terceira edição está oferecendo R$ 4.500,00 em prêmios.
Confira a programação:
Mostra Competitiva – 20 horas – No auditório do Centro Cultural
21/10 – Minha Alma Está Repleta de Escorpiões-Escola Livre de Artes Cênicas-Santos-SP.
22/10 – Se Correr o Bicho Pega, se Ficar o Bicho Come – UFMG – Belo Horizonte – MG.
23/10 – Arlequim, Servidor de Dois Amos – EE Joseano Costa Pinto – Salto – SP.
24/10 – Enamorados – ONG Palco Social – Rio de Janeiro – RJ.
Teatro de Rua - dias 20 e 21 com Renata Abreu
Local: Praça do Caiçara.
Mostra Competitiva Rua – 17 Horas – Praça do Caiçara
20/10 – Zé Jacuné - Um Homem Azarado, Porém, com Muita Fé – EE Alcides de Castro Galvão – Caraguatatuba – SP.
21/10 – Farsa e Justiça do Juiz Corregedor – UNESP – Guaratinguetá – SP.
22/10 – Milkshakespeare – ONG Guardiões da Natureza do Brasil – São José dos Campos – SP.
23/10 – Pra lá de Bagdá – UNISANTA – Universidade Santa Cecília – Santos – SP.
24/10 – Bumba-Meu-Boi – FASC – Faculdade Santa Cecília – Pindamonhangaba – SP.
Conferências de Teatro
Dias 23 e 24
'Direção', com Fernando Rino.
Local: Ceprolin – Inscrições na Fundacc – grátis. (Fonte: Fundacc

Prefeito faz suas despedidas na Câmara Sessão de Prestação de Contas tomou ares de fim de festa

Caraguatatuba - A 16ª e última Prestação de Contas do Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB) transcorreu na maior tranqüilidade, com as galerias lotadas de Funcionários Públicos Municipais de diversos escalões. O que seria uma Prestação de Contas transformou-se numa sessão de despedida, de agradecimentos e anúncio de obras até o final do ano. O Vice-Prefeito e Prefeito Eleito José Pereira de Aguilar (PSDB) não esteve presente a cerimônia, por estar em viagem a Minas Gerais.
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes na Câmara Municipal de Caraguatatuba para a 16ª e última sessão de Prestação de Contas do Prefeito Antonio Carlos da Silva, conforme o artigo 49 – inciso 7º da Lei Orgânica Municipal. Todos os Vereadores estiveram presentes mas nem todos quiseram fazer perguntas ao Chefe do Executivo no último encontro com os Parlamentares. Ao invés de perguntas os Vereadores se detiveram mais em agradecer e enaltecer os 8 anos de administração Antonio Carlos da Silva, que aproveitou o momento para parabenizar os eleitos e reeleitos e chamar de ‘bravos’ e ‘lutadores’ aqueles que enfrentaram as urnas e não conseguiram se eleger. Com poucas críticas o Chefe do Executivo encerrou sua participação na Tribuna da Câmara, anunciando as obras que ainda irá inaugurar até o final do mandato. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Igreja fiscaliza trabalho dos vereadores no litoral

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba, que abrange 15 paróquias no Litoral Norte, vai implantar conselhos para fiscalizar o trabalho dos prefeitos e vereadores eleitos em 3 de outubro nas cidades da região.
Os conselhos serão organizados pela Pastoral Fé e Política, que promoveu debates entre os candidatos em Ubatuba, Caraguá, Ilhabela e São Sebastião.
Segundo o assessor da Pastoral Fé e Política, José Reinaldo Arado, a proposta é participar ativamente do processo político, tendo como fundamento a ética. "Os conselhos vão participar das sessões de câmaras, procurando fiscalizar as ações do legislativo regional", afirmou.
Outra medida que a diocese pretende adotar, também por meio da pastoral Fé e Política, é promover a aproximação com os candidatos para que eles defendam os interesses da Igreja Católica tanto no Executivo como no Legislativo.
Levantamento feito pela diocese constatou que apenas cinco vereadores eleitos na região são católicos praticantes e estão envolvidos nos movimentos pastorais. Nas eleições de 2000 foram eleitos seis vereadores católicos praticantes. O prefeito eleito de São Sebastião, Juan Pons Garcia(PPS) elogiou a formação dos conselhos pela Igreja.
"Quanto mais entidades fiscalizando melhor será a aplicação dos recursos públicos", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Menino salvo pelo avô é levado ao HU

Caraguatatuba - O menino Igor da Silva Moreira Antonielo, 2 anos, salvo pelo avô após cair em uma piscina anteontem em Caraguatatuba, foi removido na madrugada de ontem para o Hospital Universitário de Taubaté.
Segundo o hospital, Igor está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica em estado grave e corre risco de morte.
A criança caiu na piscina da casa dos vizinhos, localizada no bairro do Perequê-Mirim, região sul da cidade. O acidente ocorreu quando os avós e a mãe, Bárbara Moreira, 23 anos, conversavam na sala. Retirado da água pelo avô, Dimas Silva Santos, o menino recebeu os primeiros socorros da mãe e da avó, Mariana Moreira.
O Corpo de Bombeiros também prestou socorros e conseguiu reanimar o menino. Como o seu estado era muito grave, devido à quantidade de água ingerida, a Santa Casa conseguiu a remoção de Igor para Taubaté. "Ele continua respirando por aparelhos e correndo risco", afirmou Bárbara.
Os avós passaram o dia ontem em Taubaté acompanhando a evolução do estado de saúde do neto. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá está sem aparelho de ultra-som desde julho

Caraguatatuba - O único aparelho de ultra-som da rede pública destinado a exames pré-natais em gestantes em Caraguatatuba está quebrado desde o mês de julho.
Para conseguir atender às mulheres, a prefeitura foi obrigada a comprar exames particulares na Santa Casa local, a um preço de R$ 15 cada um. Em média, são feitos 130 exames por mês na cidade.
O aparelho com defeito foi adquirido em 1998 e está instalado no posto de saúde do bairro do Porto Novo.
Segundo o secretário da Saúde de Caraguá, Pedro Norberto dos Santos, o aparelho está parado devido a um problema em uma peça chamada transdutor, utilizada na elaboração de imagens em vídeo nos exames de obstetria, urologia e ginecologia.
De acordo com Santos, a prefeitura já efetuou a compra de uma nova peça, no valor de R$ 18 mil, mas que a empresa responsável pela importação enfrenta problemas com a alfândega e ainda não conseguiu entregar a encomenda.
Enquanto aguarda a chegada da nova peça, a Secretaria da Saúde terá que manter a compra de exames na Santa Casa local para atender às gestantes.
O secretário disse ainda que a prefeitura está investindo R$ 150 mil na compra de um novo aparelho de ultra-som. Ele não informou quando o novo equipamento deverá entrar em funcionamento.
A vereadora Leonor Diniz (PP) disse que o equipamento sofreu defeito devido à falta de aparelho de ar condicionado no local onde foi instalado.
O Comus (Conselho Municipal de Saúde) informou que vem cobrando há tempo providências para reparo do aparelho, bem como, a compra de um equipamento intensificador de imagens, utilizado em casos de ortopedia.
São feitos 130 exames de ultra-som por mês em Caraguá. (Fonte: ValeParaibano)

Segunda “Feira do Saber” começa no Módulo

Caraguatatuba - A segunda edição da Feira do Saber começa amanhã e tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e da comunidade pelas mais diversas áreas do conhecimento, gerando a integração entre a escola e a sociedade.
Na atividade promovida pelo Módulo, o público poderá conferir exposições, experimentos, documentários, maquetes, painéis, palestras, demonstrações, shows musicais, dramatização, ciência em show, o Grupo Correios nas Escolas, laboratório de anatomia e análises e ainda participar de diversas atrações como, desafios de raciocínio, parede de alpinismo, tirolesa entre outros.
De acordo com os coordenadores, tudo está sendo elaborado para despertar o prazer pelo conhecimento.
O evento acontece das 10h às 15h nas unidades I, II, III, IV e quadra poliesportiva Jane Urbano Focesi; com apresentações dos alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª a 8ª Séries) e Ensino Médio (1ª a 3ª Séries).
“Ao longo dos seus 29 anos, o Colégio Módulo promove atividades extra curriculares e abre ao público atrações como as Olimpíadas Módulo, Gincanas Estudantis, Festa das Nações, Feira de Ciências, e Sarau Literário, sempre integrando a comunidade acadêmica”, disse a coordenadora pedagógica Marisabel Guilhermina Francesca. (Fonte: Imprensa Livre)

Lions faz palestra sobre intercâmbio cultural

Caraguatatuba - O Lions Clube da cidade esteve promovendo ontem a noite, às 19h, no auditório das Faculdades Integradas Módulo, uma palestra sobre Intercâmbio Juvenil, com os palestrantes Benjamin Bueno Chairman – Diretor Geral do Lions e YEP do Brasil e José Maurino da Costa –do intercâmbio juvenil do Rotary Internacional.
O público alvo foram jovens de 15 a 19 anos e seus pais, para intercâmbio juvenil cultural com durações distintas. Os palestrantes passaram informações dos programas culturais referente aos países, taxas, períodos de inscrição e duração.
“O intercâmbio não turístico, mas cultural”, explicou a diretora social do Lions, Marli Fabreti. O Lions de Caraguá é presidida por José Ernesto Servidei. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Manoel Marcos tira férias na Bahia e Donizette assume Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela - Pela primeira vez na história política de Ilhabela, um presidente da Câmara toma posse interinamente do cargo de prefeito da cidade. José Donizette assumiu a Prefeitura na tarde de ontem, após a Câmara Municipal autorizar o pedido de licença do prefeito Manoel Marcos, conforme o Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2004.
Na ausência do vice-prefeito Gilson Tangerino, que faleceu este ano, Donizette substitui o prefeito durante o afastamento de 20 dias.
Manoel Marcos revelou que as férias serão gozadas na Costa do Sauípe (BA), também conhecida como a Cancun brasileira.
“Vou tirar estes dias para cuidar melhor da minha saúde e descansar. Quero recarregar as energias para reiniciar o trabalho, no dia 10 de novembro, com ainda mais entusiasmo”, planeja.
Lideranças políticas e empresarias assistiram à cerimônia oficial de transmissão do cargo, que foi marcada pela emoção. Na oportunidade, Donizette agradeceu a confiança depositada pelo prefeito e pelos demais vereadores.
Com a voz embargada, estendeu os agradecimentos à sua família e pediu a colaboração de todos os presentes para seguir a jornada de 20 dias. “Não tenho um planejamento neste momento, mas amanhã mesmo vou me reunir com assessores para definir os primeiros passos a serem dados para a continuidade da administração da Cidade”, explicou Donizette.
De acordo com Manoel Marcos, o presidente da Câmara está preparado para assumir a Prefeitura. “Donizette vai administrar com sabedoria e eficiência. O cargo requer pulso firme, determinação e muita vontade de trabalhar.
Estou feliz por ter sido reeleito com 8.099 votos. Os fatos provaram que as pesquisas não mentem”, ressaltou. Durante a cerimônia, o prefeito reafirmou a parceria com os vereadores e agradeceu a colaboração de todos, enfatizando que não se tratava de despedida, mas de um “até logo.”
Keko toma posse na Câmara - A solenidade contou, entre outros, com a presença do prefeito de São Sebastião, Paulo Julião; do vice-prefeito eleito, Antonio Cajado Simões, que assumiu como suplente do então presidente Donizette; de secretários municipais; vereadores; funcionários publicos e empresários.
O vice-presidente, Jadiel Vieira, o Keko, assumiu a presidência da Câmara entre os dias 21 de outubro e 9 de novembro. “Como caiçara, estou muito feliz por seguir a tradição da família e assumir a presidência da Câmara nestes 20 dias”, conta.
O pai de Keko cumpriu três mandatos como vereador. “Fiquei muito satisfeito por ter sido reeleito neste último 3 de outubro. A população me deu outro voto de confiança e não vai se arrepender”, promete.
Quanto às eleições para a Presidência da Câmara, o vereador garante que não tem pretensões políticas, mas apóia um grupo, cujos integrantes prefere não revelar. (Fonte: Imprensa Livre)

Resgate do Águia salva grávida com hemorragia no Bonete

Ilhabela - Graças ao resgate do helicóptero Águia da Polícia Militar, Zilanda de Jesus, de 25 anos, e seu bebê, ainda no útero, foram salvos no final de semana. A mãe, moradora no Bonete, comunidade isolada, estava com hemorragia, precisando de atendimento médico urgente. Ontem, ela teve alta médica do Hospital Municipal Mário Covas.
Segundo a enfermaria da maternidade, caso não chegasse a tempo, a mãe, que está entrando no oitavo mês de gestação, e o bebê, corriam risco de morte. O transporte pelo mar, que estava agitado no dia, e também por trilha não podia ser feito, havia o perigo de deslocamento da placenta, disse a enfermeira.
Era necessário um transporte de emergência que somente um helicóptero poderia realizar. A enfermaria explicou que a hemorragia foi controlada e a mãe teve alta, podendo repousar em casa.
Não é o primeiro caso em que, graças ao resgate aéreo, uma pessoa em perigo é salva na região. Desde março deste ano, o Litoral Norte tem uma base de rádio patrulha aérea, que fica em São José dos Campos e atende também o Vale do Paraíba.
A base, composta por cinco oficiais e 16 soldados com várias especializações, tem agilizado este e outros tipos de resgate em áreas isoladas e de difícil acesso (que não são poucos) nos municípios. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Arte em Concreto Celular Nautica Superchic

Velejador sebastianense conquista primeiro lugar em campeonato de vela

São Sebastião - No último final de semana (dias 16 e 17), o velejador sebastianense Dionatha Prado conquistou o primeiro lugar no campeonato de Vela, classe Holder, em Presidente Epitácio, divisa de São Paulo com Mato Grosso. Ontem, dia 20, Prado fez questão de agradecer o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, pela ajuda recebida. “Graças ao apoio pessoal do prefeito, eu pude comprar alguns cabos que faltavam para o barco. Não fosse essa ajuda, não teria participado do campeonato”, disse o velejador, que também aproveitou para agradecer seu amigo Fabinho, da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer (Sejuv); o assessor do prefeito, Luis Figueiredo; o Dr. Mário e o professor Rafael pela “força”. (Fonte: PMSS

Prefeitura embarga construção de rampa na praia do Portal da Olaria
Proprietário também foi multado em R$ 2,5 mil por construir sem autorização

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente, embargou esta semana à construção de uma rampa de acesso à residência, na praia Portal da Olaria. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização, Lineu Alvim Coelho Júnior, a obra estava em andamento sem qualquer autorização.
Parte da estrutura de concreto já se encontra sobre a areia da praia. A rampa faz parte da propriedade do ex-deputado e empresário Antônio Veronezzi, que não foi localizado para comentar o assunto.
Fiscais da prefeitura flagraram a obra em andamento na manhã de segunda-feira. Desde então, os serviços foram paralisados. Além do embargo, a fiscalização também lavrou multa de R$ 2,5 mil.
“Não podem mexer enquanto não apresentarem documentação”, enfatizou Lineu Alvim. A construção também depende de autorização do Deprn (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais).
Ontem à tarde, o Imprensa Livre esteve no Portal da Olaria. Além da obra embargada, mais seis rampas dividem a areia da praia. (Fonte: Imprensa Livre)

Sindserv vai ao MP por falta de pagamento de cesta básica
Julião retruca: “É uma questão trabalhista, não de Ministério Público”

São Sebastião - O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião) proto-colou, no último dia 15, junto ao Ministério Público, denúncia de falta de pagamento de cesta básica pela Prefeitura. Trata-se do “vale-alimentação” no valor de R$ 50, fornecido em cartão da empresa Sodexho.
Segundo o presidente do sindicato, Afonso da Silva Vale, o benefício deveria ter sido concedido no final do mês passado ou até o 5º dia útil deste mês. “Este mês estourou o limite legal da lei e até agora nada foi pago”, explicou. Ontem à tarde, o prefeito Paulo Julião informou que a situação está sendo resolvida (leia mais nesta página).
De acordo com o sindicalista, a prefeitura não informou os motivos do não cumprimento da legislação vigente. Conforme salientou, o vale-alimentação é concedido a servidores que ganham até aproximadamente R$ 800.
Silva Vale estima que pelo menos 1,2 mil funcionários estão sendo prejudicados. Ele ressalta que, há cerca de três meses, também foi cortado o vale refeição no valor de R$ 120, que era repassado em talões de tíquetes. “Nesta denúncia ao Ministério Público tratamos do não cumprimento de lei municipal que trata de verba alimentar”, enfatizou.
Afonso da Silva Vale ressalta que o vale-alimentação foi instituído em 1989. “Antes disso era o prêmio assiduidade, onde todos ganhavam”.
Para o presidente do Sindserv, a prefeitura deveria reajustar o valor de R$ 50, o qual considera defasado, e não cortar o benefício.
“Tem servidor desesperado, que chegou a quebrar o cartão dentro do supermercado por vergonha ao verificar que não tinha saldo. Se para muitos R$ 50 significa nada, mas para quem ganha cerca de R$ 500 por mês, esse dinheiro vale muito. Não queremos acreditar que isso seja retaliação devido ao processo eleitoral.
Temos informações desencontradas da prefeitura de que isso estaria sendo provocada por falta de dinheiro, problema com a empresa que fornece os cartões. Nada justifica. Isso é verba alimentar e a lei tem de ser cumprida. Que a Justiça obrigue a prefeitura a pagar”, finalizou o sindicalista. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara vai discutir armazenamento de gás com a sociedade civil organizada
Caso São Sebastião seja escolhida para receber a base, diz Zangado, cerca de 37 mil empregos diretos e indiretos podem ser gerados

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião, por intermédio da comissão que trata de assuntos ligados ao porto, reforma tributária e petróleo, já agendou uma reunião envolvendo a sociedade civil organizada para discutir a possibilidade de instalação de uma base de apoio no município à exploração do gás natural encontrado em área marítima de Ilhabela.
O encontro será no dia 8, às 14h, no plenário.
Nesta semana, a comissão formada pelos vereadores Marco Antônio de Souza, Wagner Teixeira e Carlos Borba esteve reunida com o ex-vereador Luiz Leite Santana, o Zangado, presidente da Associação Civil para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Sebastião.
Conforme reportagem publicada pelo Imprensa Livre no último dia 15, o artigo 157 da Lei Orgânica Municipal proíbe o armazenamento de gás em tanques-cavernas e de superfície, além de transporte por meio de dutos.
A situação foi levantada pelo ex-vereador Zangado. Os membros da comissão demonstraram preocupação com a possibilidade do município ser descartado como base de apoio à exploração do gás por força da lei municipal.
Segundo eles, a idéia é reunir representantes da sociedade civil organizada, ONGs (Organizações Não Governamentais) e autoridades para que, juntos, definam os rumos que a cidade deverá tomar futuramente.
Zangado aponta que, caso São Sebastião seja escolhida para receber a base, cerca de 37 mil empregos diretos e indiretos podem ser gerados. “Vai ser a nossa redenção em questão de desenvolvimento regional”.
No entanto, ele considera que a própria comunidade precisa definir o que quer. “É fundamental a discussão sobre esse assunto”.
Esta é a mesma opinião da comissão da Câmara. “Sabemos da importância do desenvolvimento não só de São Sebastião, como também de todo o Litoral Norte.
Mas precisamos ser cautelosos com tudo que está relacionado ao meio ambiente e a segurança da população. Assim, ouvir a comunidade e fazer com que ela participe de decisões tão delicadas, faz com que a gente erre menos”, argumentou Wagner Teixeira.
Já o vereador Marquinho Souza disse que, apesar da receita do município aumentar significativamente, ainda é necessário o debate. “Não podemos definir os rumos do município sem uma prévia discussão. A participação da sociedade é inquestionável”, salientou.
Souza lembrou que a comissão está tratando de duas ações distintas. Uma é em relação à exploração de gás do município como base de apoio. A outra é sobre o aumento de royalties, na tentativa de incluir os números da movimentação de barris de petróleo.
“São Sebastião movimenta cerca de 300 milhões de barris de petróleo exportado, mas isso não entra na receita do município. O mesmo acontece em Angra dos Reis, que movimenta 75 milhões de barris e já conseguiu um acórdão para receber aproximadamente R$ 5 bilhões a que tem direito”.
Na sessão da última terça-feira, Wagner Teixeira e Marquinho Souza apresentaram um requerimento para pedir informações à prefeitura sobre a existência de um profissional para acompanhar o assunto.
“Precisamos acompanhar e mobilizar todas as forças para aumentar a receita. Se tivermos direito, vamos correr atrás. Quem ganha com isso é a população”, concluiu Souza. (Fonte: Imprensa Livre

Passeios e atividades físicas no tratamento de diabéticos e hipertensos
ASA-D e Grupo Adocicados visitam colecionador de autos antigos no Centro de São Sebastião

São Sebastião - A ASA-D (Associação Sebastianense de Apoio ao Diabético) e o Grupo Adocicados, formado por diabéticos e hipertensos do Centro de Saúde, participaram ontem pela manhã de uma visita ao colecionador de autos antigos, Edson Duarte, na Vila Amélia, região central da cidade. O passeio faz parte de uma série de atividades que visam estimular a integração à sociedade e o auxílio no tratamento dos pacientes. Segundo o médico José Ricardo, coordenador do Programa Municipal de Assistência ao Diabético de São Sebastião, a ASA-D e o Grupo Adocicados fornecem gratuitamente o controle de glicemia e pressão. Atualmente, sem uma sede própria, a associação atende no Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), na rua José David do Vale (rua da vala), 33, todas quartas-feiras, a partir das 8h.
Conforme informou a psicóloga Luzia da Fonseca Oliveira, hoje são aproximadamente 300 associados no programa. “Todos participam de atividades físicas, monito-ramento e recebem atendimento médico.
Também abordamos o aspecto social, cultural, a integração, no que se incluem os passeios monitorados. Tudo isso ajuda no tratamento”, destacou a psicóloga do Grupo Adocicados.
Às terças e quintas, diabéticos e hipertensos se unem por meio do esporte, em aulas ministradas pelo professor de educação física, Luiz Carlos Cavinatti, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. “São atividades de menor intensidade, mas com grande resultado”, destaca Cavinatti.
Ele informou que, além de exercícios com bola e alongamentos, também são realizadas aulas de natação e hidroginástica. Antes das atividades físicas, todo o grupo passa pelo controle de glicemia e pressão.
Mas, para continuar com este trabalho, a ASA-D precisa de mais apoio da comunidade. O principal objetivo é adquirir uma sede própria. Para isso, a entidade tenta obter doações.
A associação busca atrair novos voluntários. Os interessados podem ligar para 3892-4699.
No próximo dia 30 haverá encontro do grupo de crianças e adolescentes diabéticos e hipertensos, no Colégio Porto Grande. Já no dia 14 de novembro, Dia Internacional do Diabetes, serão realizadas várias atividades na Rua da Praia, entre elas, uma caminhada pela cidade.  (Fonte: Imprensa Livre)

Novo posto de visita da Sabesp deve ficar pronto na próxima semana

Márquinas e caminhões da Sabesp bloqueiam a passagem de veículos na entrada da Alameda Santana, no Pontal       Foto: Marcello VeríssimoSão Sebastião - A obra de construção do novo posto de visita (PV) da Sabesp, na esquina da Alameda Santana com a avenida Manoel Hyppolito do Rego, no Pontal da Cruz, deve ser concluída até o fim da próxima semana.
A informação foi dada pela empresa, que iniciou a operação logo após o vazamento de esgoto e água provocado por erosão na pista, depois que um caminhão tombou no último dia 13. A partir daí, a rua foi interditada para que o serviço pudesse ser realizado.
De acordo com a Sabesp, a base do posto de visita, que fica a cerca de cinco metros de profundidade, com a erosão se rompeu e a estrutura foi soterrada. “A obra faz parte de um plano de contingência feito para neutralizar eventual vazamento de esgoto. Foi feito um novo PV.
A Cetesb acompanhou os trabalhos”, disse a assessoria de imprensa.
A Sabesp também já concluiu os serviços de regularização da rede de esgoto na rua Benedito Hipólito de Freitas, no Porto Grande. Conforme a companhia, a obra foi realizada para que o fluxo de esgoto do local pudesse melhorar.
Emergência - Hoje, técnicos da empresa realizam em caráter emergencial reparo em rede adutora de água, em Ilhabela. Por causa disso, o abastecimento estará interrompido entre 8h e 12h nos seguintes bairros: Engenho d’Água, Saco da Capela, Centro, Saco do Indaiá, Morro de Santa Tereza, Barreiros, Viana, Siriúba, Praia do Sino, Praia do Pinto, Armação e Ponta das Canas.
A Sabesp informou que o fornecimento de água será restabelecido gradualmente após a conclusão do serviço. Primeiramente ele estará normalizado nas residências que ficam mais próximas dos reservatórios e estações de bombeamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Ajudantes de pedreiro sobem ao pódio no Circuito Fila das Praias

São Sebastião - Mesmo sem patrocínio e orientação técnica, a dupla formada pelos atletas de Boiçucanga, Danilo Passos Santos e José Reinaldo Santos Santana, ambos ajudantes de pedreiro, ficou em terceiro lugar na Etapa Guarujá do Circuito FILA das Praias 2004, realizada no domingo.
Com o apoio do Conseg de Boiçucanga os atletas conseguiram participar da 6ª etapa, percorrendo os 10 quilômetros da prova em 34 minutos e 22 segundos; a dupla campeã, Cláudio dos Santos e Nilton Sergio, de Guarujá, fez o tempo de 31’55’’; seguidos por Murilo de Souza Ferreira / Sérgio Murilo, de Jundiaí (32’49’’).
“Eles (Danilo e José Reinaldo) estão dando exemplo, tirando meninos das ruas, que já os acompanham nos treinamentos. Isso é muito bom”, comentou o presidente do Conseg, Celestino Jorge Monteiro.
“Eles não têm dinheiro, então estamos procurando patrocinadores, porque eles têm talento, dedicação, esforço e estão levando outros meninos com eles.
Eles querem vitamina, não tem, querem tênis, não tem; falta material, orientação técnica, alimentação correta”, completou.
Segundo o presidente do Conseg, os interessados em patrocinar os atletas da equipe Tornado podem entrar em contato pelo telefone (12) 9786-0926, com Eder.
A próxima competição de Danilo e José Reinaldo será em Praia Grande, Litoral Sul, no Circuito da Tribuna. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes  Barra da Lagoa

3ª Semana de Hotelaria e Turismo da Universidade de Taubaté
“TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA GESTÃO TURISTICA E HOTELEIRA”
Dias 25. 26, 27 e 29 de Outubro de 2004 com oficinas, cursos e palestras nos períodos da manhã, tarde e noite.


PÚBLICO-ALVO: comunidade em geral, professores, acadêmicos e estudantes.
INSCRIÇÕES: na secretaria com Débora Faria, das 14hs às 18hs pelo telefone: (12) 3832-2460 ou no Campus da UNITAU Rua Castro Alves, 392 – Itaguá, e.mail semanaht2004@yahoo.com.br.
Palestras e Apresentações Culturais – gratuitas.
Demais eventos como as Oficinas, Mini-cursos e Cursos serão pagos R$ 2,00 Filiados ao Centro Acadêmico Latitude 23º e R$ 5,00 Não Filiados ao Centro Acadêmico Latitude 23º.
REALIZAÇÃO: Docentes e acadêmicos do curso de Administração com Habilitação em Hotelaria e Turismo da Universidade de Taubaté e Centro Acadêmico Latitude 23º.
APOIO: Comtur – Companhia Municipal de Turismo; Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba; Restaurante Peixe com Banana; Restaurante A Taberna; ABRESI; Vinícola Miolo; Hotel Giprita; Mercado Maná.

CRONOGRAMA

DIA 25/10/04
14:00 – Montagem de Painéis tema TURISMO
19:00 – ABERTURA OFICIAL
19:00 – Palestra Abertura: Dr. Juan Droguet: Turismo, Cultura e Comunicação
21:00 – Apresentação Cultural: Marketing Pessoal Sustentável
DIA 26/10/04
09:00 – City Tour Cultural – Roteiro Itaguá/Centro
09:00 – Oficina de Talentos – Macramê
10:00 – Oficina de Reaproveitamento de Alimentos
14:00 – Mini curso – Elaboração de Eventos:
14:00 – Montagem de Painéis tema ADMINISTRAÇÃO
15:00 – Oficina de Reaproveitamento de Alimentos
19:00 – Oficina de Gastronomia Portuguesa – Restaurante A Taberna
19:00 – Oficina de Recreação – Roberto Francine participação alunos Faculdades Módulo
20:00 – Palestra – Profª Drª Vera Lúcia Ignácio Molina – Comportamento Organizacional em serviços
21:30 – Apresentação Cultural: Surf – História, Teoria e Polêmicas
DIA 27/10/04
09:00 – Vivência em Jardinagem: enfoque em Educação ambiental – Prof. Marcelo De Mario
10:00 – Oficina de Reaproveitamento de Alimentos
10:00 – Oficina de Talentos - Tênis
14:00 – Mini curso Habilidades Sociais – Profª Mirthis Czuba
14:00 – Mini curso – Logística em Serviços – Profª Ms.Quésia Postigo Kamimura
14:00 – Montagem de Painéis tema HOTELARIA
15:00 – Oficina de Reaproveitamento de Alimentos
19:00 – Oficina de Culinária Caiçara – Restaurante Peixe com Banana
20:00 – Palestra: Bovespa vai até Você
21:30 – Apresentação Cultural: Improvisação Teatral – Seu trabalho em Hotelaria
DIA 29/10/04
10:00 – Curso Abresi de Gastronomia Internacional
15:00 – Curso Miolo de Iniciação a Degustação de Vinhos – Thaís Mozer - Sommelier
16:00 – Divulgação dos Melhores Trabalhos Acadêmicos e Melhor Chef Amador e Melhor Receita
18:00 – Oficina de Culinária Indígena
19:00 – Premiação dos Trabalhos Acadêmicos e Melhor Chef Amador e Melhor Receita
20:00 – Mesa redonda – Tendências e Desafios da Gestão Turística e Hoteleira
22:00 – Encerramento (Fonte: COMTUR)

Calendário de Eventos da SETUR

Ubatuba - Relação dos principais eventos a acontecer nos próximos dias em Ubatuba:
Dias 23 e 24 - Curso de técnicas verticais – rapel, canyoning, ascensão em corda fixa Curso introdutório com o Prof. Renato Teruya, formado em Educação Física na Unesp, especializado em esportes de aventura pelo Boyle Rive Outdoor Education Center, na Nova Zelândia. R$75,00 ou 2x de R$40,00. Mais informações: Pró-Trilha – 38336855/38334940/91430375
Dia 24 – 36ª Prova de Pedestre “Cidade de Ubatuba” – às 9h na Av. Iperoig
Dia 28 – “Maratona Pintando Ubatuba” – das 8h às 16h no Casarão do Porto
Dia 28 – Abertura do ‘II Salão de Artes Plásticas de Ubatuba “– às 20h no Salão do Tamoios Iate Clube
Dia 30 – Entrega da premiação do “1º Encontro com a Cultura” – às 19h no auditório da Fundart
Dia 30 – Encontro musical – “Serestas e Seresteiros”, às 20h30 no Casarão do Porto
Dia 31 – 1ª Gincana Infantil Interbairros – às 9h na Quadra da Piscina Municipal
Oficina Cultural de Teatro – De 2ª e 5ª feira, das 14h30 às 17h30, a partir das 12 anos. De 2ª e 5ª feira, das 19h às 22h para adultos a partir de 16 anos. Com a professora Marilena Cabral. Informações: 3833-7000 ou 3833-7001
Curso de Massagem Terapêutica – Todos os sábados das 8h30 às 11h30. Inscrições e local das aulas: Centro de Terapia Alternativa Vida à Rua Amazonas, 187. Tel: 3832-6660. (Fonte: SETUR)

Falsa granada é encontrada Ubatuba


Ubatuba - Uma falsa granada encontrada na manhã de ontem em um entulho no bairro Sertão da Quina, região sul de Ubatuba, assustou os moradores, que acionaram a Polícia Militar. A PM recolheu o artefato e encaminhou a suposta granada para a delegacia de polícia que, por sua vez, requisitou exame pericial no artefato. Segundo o delegado Rodrigo Lobo, que analisou o artefato, tratava-se na verdade de um cinzeiro. "Abrimos o artefato e encontramos apenas pontas de cigarro em seu interior", disse o delegado. Mesmo sendo falso, o artefato ficou apreendido na delegacia de polícia por precaução. (Fonte: ValeParaibano)

Governador libera parcelas

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), na última quarta-feira, recebeu um telegrama do governador Geraldo Alckmin (PSDB) informando a liberação de R$162.600,51 para pavimentação de ciclovia, R$54.500,00, drenagem, guias e sarjetas para o bairro da Estufa II e R$45.400,00 referente à urbanização da avenida Iperoig. Parcelas destinas ao município através de convênios com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). (Fonte: Luana Camargo)

Verbas são destinas a saúde

Ubatuba - Rogério Frediani (PTB), presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, está semana, foi informado através de ofícios, sobre a liberação de recursos financeiros do Ministério da Saúde (Fundo Nacional de Saúde) para a cidade. Foram enviados R$391.749,66 para gestão plena de sistema municipal; R$118.800,00, programa saúde da família; R$36.140,00, agentes comunitários de saúde; R$9.267,65, epidemiologia e controle de doenças; R$6.250,00, programa nacional de HIV Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis; R$5.100,00 saúde bucal; R$5.000,00, incentivo adicional ao PSF (Programa Saúde da Família); R$40.00, assistência pré-natal e R$5.00, registro civil e nascimento. (Fonte: Luana Camargo)

Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 19/10
31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba, realizada no dia 19 de outubro de 2004.

Ubatuba- Projetos - Adiado, por 3 (três) sessões, o Projeto de Lei Nº. 04/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a revogação das Leis Municipais 1385 de 30 de agosto de 1994 e 1763 de 10 de novembro de 1998.
Adiado, por 3 (três) sessões, o Projeto de Lei  Nº. 31/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a Caderneta de Obras nas Construções.
Adiado, por 3 (três) sessões, o Projeto de Lei  Nº. 51/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a revogação da Lei nº 2401/03; que autoriza a concessão de alvará de funcionamento, mediante a apresentação do protocolo do pedido de vistoria da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.
Adiado, por 2 (duas) sessões, o Projeto de Lei  Nº. 82/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que autoriza o Executivo a conceder cesta básica aos voluntários de Defesa Civil, nas condições que estabelece.
Retirado, por ausência do autor, o Projeto de Lei  Nº. 114/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que dá a denominação de rua das Bromélias, à viela da Estrada Principal do bairro da Casanga.
Aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei  Nº. 119/04, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, que garante aos portadores de deficiência auditiva o direito de acompanhar, através da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, as Sessões da Câmara Municipal e cerimônias públicas realizadas no Município.
Adiado, por 4 (quatro) sessões, o Projeto de Lei  Nº. 121/04, do Ver. DOMINGOS DOS SANTOS - PT, que dá denominação a logradouro público no bairro do Sertão Águas do Ingá de rua Roldão Batista da Matta.
Adiado, por 2 (duas) sessões, o Projeto de Lei  Nº. 133/04, do Ver. JOÃO MAZIEIRO - PP, que autoriza o Poder Executivo a conceder 30 (trinta) licenças para venda de artesanato, na Praça Alberto dos Santos, no bairro do Itaguá.
Adiado, por 3 (três) sessões, o Projeto de Lei  Nº. 136/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que dá a denominação de Orzília Maria de Jesus a última travessa da rua Celestino Amaro de Oliveira.
Adiado, por 3 (três) sessões, o Projeto de Lei  Nº.151/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, que dispõe sobre a apresentação de músicos e bandas musicais em bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres em Ubatuba.
Requerimentos - Aprovado, por unanimidade, o Nº. 132/04, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, à Telefônica, a instalação de um orelhão o mais rápido possível, na rua D. João III, próximo ao nº 180, no Centro.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 133/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, à Telefônica, a extensão e implantação de rede telefônica no bairro Morro do Thiagão.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 134/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, à Elektro, providência no sentido de realizar o serviço de iluminação na rua da Usina Velha. (Fonte: O Guaruçá)

Paulista Profissional de Longboard em Ubatuba Fábio Maradei
Campeão brasileiro é um dos destaques no Paulista Profissional de Longboard a partir desta sexta-feira na Praia de Itamambuca. Simultaneamente será disputado em Ubatuba o 8º Uluwatu ZN, o campeonato só para os surfistas da capital paulistana.

Ubatuba - O campeão brasileiro dos pranchões, Paulo Kid, é um dos destaques confirmados no Paulista Profissional de Longboard, a partir desta sexta-feira (dia 22) na praia de Itamambuca, em Ubatuba. A competição vai reunir alguns dos principais nomes da categoria do Brasil e do Mundo, numa disputa única, valendo o título estadual. Simultaneamente será realizado o 8º Uluwatu ZN de Surf, o maior e mais tradicional campeonato para surfistas da capital paulistana. As duas competições seguem até domingo (dia 24), sendo as últimas disputas oficiais realizadas este ano no local.
Aos 37 anos de idade, Paulo Kid começou a surfar em 1979 e compete nos pranchões desde 99. Antes, teve uma carreira de ponta nas pranchinhas, até 94. Hoje, divide o seu tempo entre as competições e a carreira de técnico, atuando com talentos da nova geração, como Heitor Pereira, Júnior Faria, Jessé Mendes e Sidney Guimarães, na praia do Tombo, em Guarujá. "Tenho um grupo pequeno, porque gosto de dar atenção total", afirma o atleta, que além de ser o atual campeão nacional, acumula na carreira outros títulos importantes.
Em 99, logo em sua estréia na categoria, foi campeão paulista amador. Depois garantiu o título de campeão europeu (tem cidadania portuguesa) em 2002 e ano passado também venceu uma etapa do Circuito Mundial, em Portugal. Nesta temporada, terminou o Mundial entre os 10 melhores. "Estou treinando direto e como é uma etapa única, vou determinado, fazer de tudo para chegar ao título. Gosto muito de competir em Itamambuca, com aquelas direitas longas", destaca animado Paulo Kid.
Além dele, estão confirmados atletas de ponta, como Jaime Viúdes, Amaro Matos, Adriano Alemão e Carlos Bahia. Jaime é outro bem motivado, depois da vitória na etapa do Brasileiro em Pernambuco. "Estou na vice-liderança do ranking nacional e uma vitória em Ubatuba, num campeonato que praticamente vão estar todos os melhores, vai me dar mais confiança para definir o título no próximo mês", comenta Jaime, que também mora em Guarujá.
Só para surfistas do Norte - As disputas do longboard, que tem o patrocínio da Rip Wave, serão realizadas na sexta-feira, deixando a final para o domingo, quando os competidores disputarão a premiação de R$ 5 mil. O sábado ficará reservado para os atletas da Zona Norte da capital paulistana. Pela 8ª vez, eles estarão competindo, divididos em três categorias - a open, a longboard (pranchões) e a 30+. Além disso, os atletas locais também terão seu espaço, com uma disputa somente para surfistas de Ubatuba.
"Temos mais de 100 surfistas somente na Zona Norte de São Paulo, alguns conhecidos, como o Denis Rodrigo, o Bruno Kock e o Marcelo Guerreiro, que competem no Paulista. Além disso, vamos ter alguns dos melhores surfistas de longboard do Mundo. Vai ser um grande evento", comemora o diretor do campeonato, Denilson Garcia, lembrando que os campeões de cada categoria paulistana receberão um cheque de R$ 1,5 mil para ser trocado por produtos e/ou serviços em qualquer uma das Uluwatu Surfstores.
O 8º Uluwatu ZN de Surf 2004 tem o patrocínio da Hang Loose, Reef, Wagon, Rip Curl, HB, Goofy, Rusty, Local Motion, OnBongo e MCD. Apoio da Storm Rider, BXEL e Pro-Lite. O Campeonato Paulista Profissional de Longboard tem o patrocínio da Rip Wave. Organização da Uluwatu, com a colaboração da Prefeitura de Ubatuba, Associação Amigos de Itamambuca e Associação Ubatuba de Surf. Supervisão da Federação Paulista de Surf. (Fonte: O Guaruçá)
 

Ação Litoral

Carta do Leitor Topo

A Voz do Povo é a Lei! - Repúdio a atitude egoísta e mesquinha dos srs. Pedro Tuzino e Paulo ramos. Temos que saber perder e sermos humildes para saber onde erramos para poder consertar o nosso próprio erro, não querendo achar um culpado p/ o nosso erro.
Político não é estrela, é empregado do povo. Os srs. não estão pensando na cidade, na população, somente em se dar bem. Não acham que a vontade da população merece respeito?
Os srs. estão desrespeitando a vontade do povo. O povo escolheu Eduardo César p/ ser o prefeito da nossa cidade e esta escolha tem de ser respeitada.
Os srs. já ouviram a opinião da população? será que ela concorda c/ esta atitude mesquinha? que está sendo imposta a ela? Acredito que não... Eu não concordo!
Não quero que a população sofra e a cidade pare mais uma vez, porque não deixaram o prefeito trabalhar. Isto pra mim é uma violência, não respeitar a opinião do povo.
O povo está unido p/ fazer uma manifestação popular a qualquer momento que for preciso.
Pense na cidade, no povo que sofre...
Os srs. não tem nada a perder, tem bom salário, bom emprego, bom carro, boa casa e boa vida. O povo não tem nada, só tem pobreza, miséria e tristeza com tudo o que está acontecendo, e os srs. ainda querem tirar do povo o direito de opinião e de exercer a cidadania? qual será o interesse do Sr. Pedro Tuzino, que ficou em terceiro colocado???

Maria Aparecida da Cunha
Ubatuba, SP

Ruas da Estufa 2 - Gostaria de saber se o atual Prefeito, Sr. Paulo Ramos, vai terminar o túnel por ele começado um pouco antes da eleições, pois as obras estavam em andamento, mas depois de sua derrota, as obras pararam e, nós moradores das ruas da Estufa 2, estamos sofrendo demais, com os buracos, e o lamaçal que fica após as chuvas, sem contar os enormes buracos. Ele manda passar a máquina, chove, faz mais buracos e a situação piora mil vezes. Não se consegue atravessar a pé´, de bicicleta. Por que O Sr. Prefeito não pensou neste túnel bem antes das eleições? Pois quem está sofrendo somos nós, pobres moradores da Av VASCO DA GAMA, principal via de acesso para desviar das obras, a Rua Curitiba, dá vergonha de andar de carro, a pé e de bicicleta, as outras ruas que dão acesso ao asfalto a BR 101 estão PODRES, NOJENTAS, FEIAS, HORROROSAS, FEDIDAS, ESBURACADAS, SEM CONDIÇÕES DE TRÁFEGO. Por caridade Sr. Paulo Ramos, antes de terminar o seu mandato, queira concluir com rapidez uma obra sem razão de ter sido iniciada, pois com certeza a sua rua no Jardim Samambaia é asfaltada e sem buracos. Passe uma vez nestas ruas que mencionei e veja se minto. Pena que não tenho tempo para poder fazer um abaixo assinado e levar a Prefeitura para ao menos asfaltarem essas ruas. Agora, caso o Sr não tenha mais interesse em terminar aquilo que começou, tudo bem, mas nós ficarmos no lamaçal da Estufa 2 por causa de suas obras não está correto. Espero que use o o seu bom senso. Caso contrário, poderemos, (nós todos da estufa 2) chamar um veículo de comunicação, para mostrar o que estamos sofrendo por uma obra ....
Em nome de todos os moradores da Estufa II, agradecemos antecipadamente pelo não feito.

Nelson dos Santos
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Inauguramos o novo espaço da Foto do Dia com colaborações de leitores que tenham uma imagem que mereça ser divulgada. Enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Praia da Enseada Ubatuba


Praia da Enseada
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor