Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 26 de outubro de 2004 - Nº 1144 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Jornada Pedagógica oferece oportunidade de atualização no Litoral


Caraguatatuba
Obras aumentam infra-estrutura para o verão de 2005 em Caraguá
Esporte XV de Novembro convida para Assembléia geral
Câmara entrega Título para João Carlos Simões
AG Pereira quer solução para a UBS do Morro do Algodão
Câmara volta a discutir Vetos na Ordem do Dia
Juíza não aceita o segundo pedido de cassação de Aguilar, feito pelo PMDB
Gerente do TEBAR visita fazendas marinhas
Assaltante é preso após roubo de depósito de construção em Caraguá
Acidente entre uma moto e um fusca mata porteiro na SP-55

Ilhabela
Velejador ilhabelense faz participação vitoriosa em regata Santos – Rio
Antônio Simões assume como suplente de Donizette
Comércio na Praia do Curral em Ilhabela é alvo de assaltante


São Sebastião
São Sebastião vota parcelamento de dívida
Eu não te amo, no Municipal de São Sebastião
Irregularidades nas duas chapas levam Aciss a publicar novo edital
Sindserv não concorda com parcelamento da dívida do Faps
Vereadores definem em sessão de hoje se cortam “férias de julho” a partir de 2005
Solicitação da OAB sobre preso deficiente já foi atendida há 2 meses
Depósito de bebidas é invadido
Turistas são rendidos por assaltantes na praia de Juquehy

Ubatuba
Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 26/10
Polícia acha nova rota do contrabando
TRE nega cassação do prefeito eleito de Ubatuba
Skatistas pedem mais policiamento em pista de skate no centro do município de Ubatuba
Homem invade casa no Centro para tentar o suicídio
Polícia Rodoviária Federal apreende em bloqueio ônibus com contrabando
UBAPESC realiza jantar de confraternização

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Jornada Pedagógica oferece oportunidade de atualização no Litoral
Evento oferece mini-cursos, palestras, oficinas, mesas redondas e presença ilustre do vice-cônsul Dr. Adolfo Núnez Fernández, representante do Ministério da Educação de Cuba no Brasil, que falará sobre o tema ‘As revoluções educacionais no ensino cubano: alfabetização, educação e cultura, qualidade total’

Litoral Norte - A Jornada Pedagógica em sua segunda edição promove uma série de atividades com oportunidade de atualização para profissionais de diversas áreas, de 26 a 29 de outubro. O evento é promovido pelo ISE - Instituto Superior de Ensino que envolve os cursos de Pedagogia, Normal Superior, Letras, Educação Física, História e Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Módulo, em Caraguatatuba. O evento é aberto ao público com atividades gratuitas.
Na abertura, dia 26, ás 19 horas, haverá apresentações do projeto Guri, Coral dos Surdos da EMEF Maria Francisca Tavoláro de São Sebastião, Dança de Rua com alunos da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba e dança da Terceira Idade, no Ginásio Poliesportivo da Unidade do Centro. Às 19h terá início o mini-curso Educação Patrimonial com a Profa. Dilene Zaparoli. Às 20h haverá palestra sobre Bacias Hidrográficas: sua importância na educação, com Denise Maria E. Formaggia. Às 20h30 terá início a 2ª Oficina Musical, com Marisa M. A. Klinke.
No dia 27, o ponto alto será a palestra com o vice-cônsul Dr. Adolfo Núnez Fernández, representante do Ministério da Educação de Cuba no Brasil, que falará sobre o tema ‘As revoluções educacionais no ensino cubano: alfabetização, educação e cultura, qualidade total’. A programação do dia começa às 8h e vai até as 22h30. A palestra ‘OAB vai à escola’, com o Dr. Luiz Tadeu de Oliveira Prado, das 8h às 10h, é outro destaque do dia. Das 10h às 12h, uma mesa redonda vai debater ‘Jogo e educação, luta na educação e o corpo e a perspectiva do movimento’, com o Prof. Dr. Alcides José Scaglia, Prof. Serginho Burihan e Prof. Ms. Wellington de Oliveira. Ainda no período na manhã, acontecem os mini-cursos ‘Plano nacional de educação fiscal’, ‘Desenvolvimento pessoal do professor’, ‘Lixo vira luxo’, entre outros. Também acontecem as oficinas de ‘Poesia’, ‘Jogando com o teatro’, ‘Autores mirins’, ‘Professor venda a sua idéia’, ente outras; além de diversas palestras como a ‘Caravelas Kids’, que informará sobre acidentes com animais marinhos.
A programação do dia 28 começa às 9h com a Mesa Redonda para discussão do tema ‘Ética, indisciplina e violência simbólica nas escolas’, com o prof. Ms. Rodolfo Rocha Rachid, Profa. Ms. Maria Zoe Bittencourt e Profa. Laucidéa Sampaio. Haverá ainda outras Mesas Redondas, além das palestras, oficinas e mini-cursos. A palestra sobre Florais de Bach, com o Dr. Washingotn Novaes, começa às 19h30.
No dia 29, uma Mesa Redonda às 8h e outra às 19h30 abordarão o CIASE como espaço de práticas multidisciplinares, com o coordenador João Fernando Lopes, a Profa. Nilza Soares e a Profa. Enaida Gomes. Os cursos e oficinas continuam. Um exemplo é a oficina ‘História em quadrinhos’, coma Profa. Esp. Vera Ribeiros dos Santos.
Mais informações no Módulo, pelos telefones 3897-2043 ou 3897-2044, ou no site www.modulo.br. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Anuncie Aqui

Obras aumentam infra-estrutura para o verão de 2005 em Caraguá

Caraguatatuba - Obras como rotatórias, pontes, sinalização, revitalização de avenidas e praças, centro de pesca, teatro, entre outras, deverão melhorar a infra-estrutura e o atendimento a moradores, turistas e veranistas.
Para melhorar o tráfego, o atendimento e o lazer na temporada de verão 2004 -2005, a prefeitura de Caraguatatuba entrega, até dezembro, novas obras em diversas regiões da cidade. São rotatórias, pontes, nova sinalização, revitalização de avenidas e praças, centro de pesca, teatro, entre outras.
A construção da Ponte do Rio Santo Antonio, no bairro Indaiá, e a Rotatória e Antenor Trindade, no Jardim Primavera, irão evitar congestionamentos no trânsito na entrada da cidade, além de facilitar o tráfego de motoristas e ciclistas na região, principalmente quem circula em direção à zona sul ou centro da cidade. Também estão sendo pavimentados com blocos sextavados a avenida José Antonio Domiciano e trechos das avenidas São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Amazonas, no Indaiá. A margem esquerda do Rio foi reurbanizada com passeio em mosaico português, paisagismo, iluminação. A construção de 10 decks de madeira tornou Rio Santo Antonio em um agradável ponto de encontro e pescaria. A Praça Antenor Trindade é outra inovação no local.
Caraguá deverá oferecer mais opções culturais com a inauguração do CATP-Centro de Aperfeiçoamento e Treinamento do Professor, também no bairro Indaiá. O CATP abriga um teatro de 3 mil m2, com capacidade para 600 pessoas, além de um centro de convenções e sala de exposições.
Mais uma obra que irá aumentar a infra-estrutura turística da cidade é a revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, tornando a histórica praça em novo atrativo turístico, com as área para namoro, pic-nic, jogos de mesa, feira de artesanato, quiosques, orquidário, banheiro público, entre outros espaços. A praça também terá nova iluminação e parte do calçadão Santa Cruz, que está sendo prolongado até a avenida da Praia.
O município também estará melhor sinalizado com as 176 novas placas que estão sendo instaladas para a indicação de logradouros públicos, serviços, bairros e pontos turísticos. O objetivo é facilitar a orientação dos motoristas, no centro, bairros, pontos turísticos e no acesso a outros municípios do Litoral. As instalações serão finalizadas até o final de outubro. As placas seguem o padrão internacional de indicativos turísticos, com a cor marrom e os pictogramas mundiais indicando atrativos turísticos. As placas na cor azul indicam serviços (Hospital, Fórum, Câmara, Prefeitura) e as placas na cor verde, indicam logradouros (ruas, avenidas, praças). Caraguá é a primeira da região a usar as placas com uma película prismática que reflete cinco vezes mais que as tradicionais.
A reurbanização da Avenida Maria Carlota na Praia da Cocanha, no Massaguaçu é outra inovação para esta temporada de verão. A praia que ganhou obras de revitalização e estacionamentos no início do ano, ficará ainda mais valorizada. Os pescadores da Praia da Cocanha também receberam atenção por parte da prefeitura, que está entregando, em breve, o 'Centro de Apoio aos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha e Massaguaçu'. O turista também se beneficiará com mais um local para a compra do pescado 'in natura'. (Fonte: PMC) 

Esporte XV de Novembro convida para Assembléia geral

Caraguatatuba - A presidência do Esporte Clube XV de Novembro convoca os membros do Conselho Deliberativo, sócios e simpatizantes do clube para a uma assembléia geral que vai acontecer no dia 30 de outubro, às 14 horas na sede do clube.
O objetivo da Assembléia é a recomposição do Conselho Deliberativo e Fiscal, apresentação das prestações de contas do clube pela diretoria atual, apresentação da situação atual do clube junto aos órgão fiscais, Federação Paulista de Futebol e Ministério do Trabalho. Durante a assembléia também será marcado o calendário para apresentação de chapas e eleição da nova diretoria, e do calendário para que o conselho deliberativo se reúna para fazer um planejamento sobre os destinos do Esporte Clube XV de Novembro.
A atual diretoria do Esporte Clube XV de Novembro termina em 31 de dezembro. (Fonte: PMC) 

AG Pereira quer solução para a UBS do Morro do Algodão
Parlamentar constatou problemas na construção da UBS durante visita

Caraguatatuba - O Vereador reeleito Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, esteve visitando nos últimos dias a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Morro do Algodão, na zona sul da cidade e constatou problemas na estrutura do prédio, recém-inaugurado. A visita foi acompanhada por técnico da Prefeitura e o Parlamentar quer uma solução rápida para o assunto. O problema foi constatado pela comunidade do bairro que avisou o Vereador.
O Vereador visitou a UBS acompanhado de funcionários da Câmara, do seu Assessor Parlamentar e do Pastor Paulo Girotto. Alertado pela comunidade, quanto aos problemas no local, o Parlamentar fez uma minuciosa vistoria no prédio da UBS do Morro do Algodão, na zona sul da cidade, que foi recentemente inaugurado.
Acompanhado também pelo assistente da Secretaria Municipal de Obras Públicas, o engenheiro Raul Pesci Jr., o Vereador observou as diversas rachaduras nas paredes e na laje da UBS e ficou temeroso quanto a solidez do prédio. Ao mesmo tempo verificou o atendimento e os médicos do local, constatando alguns problemas.
O assistente Pesci Jr. também fotografou o local e disse que só daria um parecer após estudar o projeto do prédio. Para o Vereador devem ser realizadas medidas para solucionar o problema. “Um problema como este não pode ocorrer num prédio público e em tão pouco tempo. Estamos cobrando e vamos aguardar o parecer e qual solução será dada”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara entrega Título para João Carlos Simões
Honraria tem a autoria do Vereador Celso Pereira (PSDB)

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba entregou na última sexta-feira, dia 22 de outubro, às 19h30, o Título de Cidadão Caraguatatubense para o Ex-Superintendente Regional de Negócios da Sabesp no Litoral Norte, João Carlos Simões. A honraria tem a autoria do Vereador reeleito Celso Pereira – Celsinho (PSDB).
Cerca de 80 pessoas estiveram presentes para a 8ª entrega de Título de Cidadão este ano na sede do Legislativo local. Entre as presenças destacamos a do filho do ex-diretor regional da Sabesp, Vitor Aly, do atual Superintendente da Sabesp, Ernesto Amadei, do Diretor Regional do DER – Joel de Oliveira e do Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Nos discursos todos enalteceram a figura de João Carlos Simões, que participou ativamente do desenvolvimento do sistema de água encanada e esgoto na cidade e região. Na verdade os discursos além de enaltecer, tiveram um tom de lembrança e saudade, dos momentos de alegria, dos problemas resolvidos e das amizades feitas ao longo dos anos.
João Carlos Simões tem um vasto currículo de ações, cursos e participações em seminários. Estiveram presentes também sua esposa, Sônia Simões e seus filhos, entre eles Carolina Simões, atual Secretária Municipal de Assistência Social. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara volta a discutir Vetos na Ordem do Dia
Depois de 3 sessões Parlamentares discutem vetos do chefe do Executivo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba volta a realizar sua Sessão Ordinária semanal, depois de um período de 2 semanas sem atividade e uma sessão de Prestação de Contas. Na Ordem do Dia da 35ª Sessão Ordinária os Vetos do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), contra projetos de autoria de Vereadores.
A Sessão Ordinária semanal desta semana na Câmara de Caraguatatuba discutirá apenas Vetos Totais e Parciais do Prefeito Antonio Carlos da Silva a projetos de autoria de Vereadores e que foram aprovados em plenário.
Os projetos vetados são 5 (cinco) de denominação de nome de rua e o restante do projeto de lei do Vereador Valmir Gonçalves (PSDB), a respeito do programa “Terreno Limpo”.
Os projetos de denominação de rua que foram vetados, tem irregularidades técnicas, segundo o Executivo, enquanto que o projeto de Gonçalves está desconforme as normas constitucionais.
As denominações vetadas tem a autoria dos Vereadores Nilson Lopes da Silva (PPS), Dalva Ricardo Santana (PMDB), Celso Pereira (PSDB) e até do falecido João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Juíza não aceita o segundo pedido de cassação de Aguilar, feito pelo PMDB

Caraguatatuba - A juíza eleitoral da cidade, Regiane dos Santos, decidiu na semana passada não levar adiante a segunda representação do PMDB que pedia a cassação do prefeito eleito José Pereira de Aguilar (PSDB).
Ela reconheceu que houve irregularidade em publicação do semanal Expressão Caiçara em publicidade favorecendo Aguilar, mas que isto não foi suficiente para mudar o resultado das eleições.
O Jornal Expressão Caiçara é o órgão oficial licitado que publica os informativos do Executivo. No mês passado, foi condenado a pagar multa de 50 UFIRs, o que representa mais de R$ 50 mil, por ter publicado a manchete ‘Aguilar vence debate na igreja’, tendo entrevistado apenas quatro espectadores.
A Justiça Eleitoral prevê que para uma pesquisa ser publicada, deve ser registrada em Cartório, primeiramente. Esta segunda representação foi protocolado pelo presidente do PMDB, Wilson Rangel, no dia das eleições, 3 de outubro.
O candidato da oposição, Álvaro Alencar Trindade (PMDB) afirmou que não irá desistir e encaminhará o processo para o Tribunal Regional Eleitoral, do Estado. “Encaminharei até a próxima semana o processo, afim de que haja uma nova interpretação baseada nas fortes provas apresentadas”, ressaltou.
Álvaro Alencar ainda informou que esta semana protocolou a terceira representação contra Aguilar acusando-o de ter feito propaganda subliminar ao utilizar propositalmente em sua campanha as cores e os símbolos da atual administração. “Desta vez não foi só o PMDB que assinou a representação, mas também o PT e os seis partidos que me apoiaram nas eleições”, finalizou.
No dia 29 de setembro, o PMDB protocolou a primeira representação contra Aguilar alegando uso da máquina administrativa e abuso do poder econômico. A juíza Regiane dos Santos já encerrou o processo que está no Tribunal do Estado e provavelmente irá a julgamento no próximo mês. (Fonte: Imprensa Livre)

Gerente do TEBAR visita fazendas marinhas

Caraguatatuba - O gerente do TEBAR, Terminal Marítimo Almirante Barroso, Geraldo Marfurte, visitou no sábado as fazendas marinhas produtoras de mexilhão, na praia da Cocanha, a convite da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha.
A visita, com objetivo de estreitar relacionamentos entre o terminal e a comunidade das fazendas marinhas, composta por 19 famílias que vivem do o cultivo de mexilhão, teve início por volta das 11h00, e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Auracy Mansano, do vice-presidente da Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (AMESP), José Luiz Alves; do presidente da Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, José Roberto Carlota; do fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura no Litoral Norte, Paulo Marcos de França Pereira; da engenheira do TEBAR, Lucia Maria Henriques Matos Leite e do administrador do TEBAR, Cosme Damião Lemes. (Fonte: Imprensa Livre

Assaltante é preso após roubo de depósito de construção em Caraguá

Caraguatatuba - O desempregado P.R.D.S., de 18 anos, foi preso pela Polícia Militar após roubar o depósito de construção na avenida José Herculano, bairro Perequê-Mirim, na tarde de sábado. A cidade ainda registrou mais dois roubos no final de semana.
A comerciante E.S.S., de 22 anos, estava no balcão do depósito quando surgiu um assaltante com um revólver, que entrou logo após a chegada de um cliente. Ele anunciou o roubo, pegando R$ 80 do caixa e fugindo em seguida.
A Polícia Militar estava atendendo outra ocorrência de roubo quando deparou com o suspeito com o dinheiro e um revólver, calibre 38, municiado com quatro projéteis. Ele foi levado à delegacia, onde ficou preso na cadeia local.
A cidade ainda registrou mais dois roubos na Martin de Sá e Praia das Palmeiras, sendo em estabelecimento comercial e uma casa de veraneio. A Polícia Militar foi avisada nos dois, fazendo patrulhamento, mas sem encontrar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre

Acidente entre uma moto e um fusca mata porteiro na SP-55

Caraguatatuba - Um acidente ocorrido na madrugada de sábado, no Km 96,4 da SP-55, no bairro Olaria, matou o porteiro Edson Pinheiro da Silva, de 28 anos. Ele conduzia uma moto, que bateu frontalmente com um Fusca, dirigido por Emanoel Braz da Costa Araújo Júnior, de 21 anos.
Segundo a Polícia Rodoviária, o motociclista pilotava sentido Ubatuba/Caraguatatuba, quando em uma curva perdeu o controle, vindo a invadir a pista contrária e bater no carro. O porteiro morreu no local.
O condutor do Fusca sofreu ferimentos leves. O acidente foi registrado na delegacia. O corpo do porteiro será removido para o Estado de Pernambuco, onde mora a família e seria o enterro.  (Fonte: Imprensa Livre

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Velejador ilhabelense faz participação vitoriosa em regata Santos – Rio

Ilhabela - A equipe do barco OI/Sorsa II (classe IMS) chegou ao final da 54ª Regata Santos - Rio em terceiro lugar. O time, que tem a participação do velejador ilhabelense Thiago Reis, completou o percurso, de 360 quilômetros (200 milhas náuticas), depois de 48 horas. Das 36 embarcações inscritas, apenas 9 completaram a prova – marcada por ventos fortes, de até 60 km/h. O vencedor da regata foi o barco Magia 4, comandado pelo bicampeão olímpico Torben Grael. Já o barco Phoenix - Pajero TR4 comandado por João ficou em segundo lugar geral no tempo corrigido, depois de cruzar a linha de chegada em primeiro.
O ilhabelense Thiago, atualmente, está morando no Rio de Janeiro (RJ). Foi lá que recebeu o convite para participar da equipe do Sorsa. Sob comando de Eduardo Penido (medalha de ouro em Moscou na classe 470), o velejador ilhabelense garantiu mais um bom resultado para o seu currículo – que neste ano tem registrados um vice-campeonato na Semana de Vela de Ilhabela, classe Snipe (30 barcos) e um campeonato obtido neste mês, quando ganhou o Campeonato Brasileiro da classe 420 (18 barcos).
“Esta foi a primeira regata grande do Thiago. Ele começou com um percurso difícil, com mar agitado por muitas ondas, ventos fortes, mas se saiu muito bem”, avaliou Penido. Segundo o comandante do barco, levar novos talentos para dentro das embarcações faz parte de um trabalho de renovação das equipes de vela. Essa experiência, declarou Penido, tem ajudado a formar e revelar talentos. “Nós aproveitamos esses garotos que velejam bem em barcos pequenos e os colocamos dentro das equipes para ganhar experiência e verem como funciona um percurso longo”.
Prova - Além de Penido e Thiago, o Sorsa teve embarcados durante a prova Alfredo Roveri, Gustavo Peixoto, Júlio Falcão, Alexandre Adade, Pedro Tinoco e Ronald Sensft. Durante a prova, o time se revezava nas diversas funções que existem dentro do barco da categoria IMS. A embarcação – que tentava o tricampeonato - chegou a liderar a prova, mas teve problemas durante o percurso, perdendo a colocação para o Magia 4 e o Pajero. "Os ventos estavam em torno de 35 a 40 nós, de leste. Vários barcos quebraram, inclusive o nosso quer dizer de frente... Foi difícil, “Foi uma prova excelente. Vamos esperar para ver o que acontecerá agora, neste final de semana, durante o campeonato”.
Campeões - No barco Magia 4 estavam, além de Torben, o proeiro e bicampeão olímpico Marcelo Ferreira, o medalhista olímpico Kiko Pellicano, André Fonseca, Ricardo Freitas e Andréa Grael, esposa de Torben.
Na categoria dos First 40.7, o barco Capim Canela com Maurício Santa Cruz no comando, venceu, e terminou no resultado geral em quarto lugar.
Regata - A primeira regata Santos-Rio foi realizada em 18 de novembro de 1951 e dela participaram 14 veleiros. O sentido sempre foi percorrer as 190 milhas náuticas entre entre os pontos de Santos e do Rio de Janeiro, exceto nos anos de 1970 e 1972, quando foi feito o inverso (Rio-Santos).
O velejador que mais vezes venceu a Santos-Rio foi Erling Sven Lorentzen (1966, 1969 e 1992) com o barco "Saga", do ICRJ, seguido de perto por Fernando Nabuco (duas vezes) e Pedro Paulo Couto (também duas vezes campeão).
A disputa é organizada pelos Iates Clubes do Rio de Janeiro e de Santos. Ela abre o Circuito Rio que acontece entre os dias 30/10 e 02/11 no Iate Clube do Rio de Janeiro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Antônio Simões assume como suplente de Donizette

Ilhabela - Na sessão da Câmara Municipal de Ilhabela, realizada às 19 horas de ontem, o vice-prefeito eleito Antônio Carlos Cajado Simões (PL) assumiu a vaga de suplente do vereador licenciado José Donizette da Silva (sem partido) que ocupa interinamente o cargo de prefeito de Ilhabela durante as férias de Manoel Marcos.
No período, de 21 de outubro a 9 de novembro, o vereador Jadiel Vieira (PV), o Keko, exerce a presidência da Câmara.
Durante a sessão ordinária, também foram discutidos três projetos. São eles: Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município 02/2004, de autoria do vereador Luis Antônio dos Santos (PL), que modifica o inciso II do artigo 7º da Lei Orgânica Municipal de Ilhabela, dispondo sobre o quantitativo de vereadores na Câmara Municipal de Ilhabela, em primeira discussão e votação; Projeto de Lei 73/2004, do executivo municipal, que autoriza o poder executivo a complementar, no exercício de 2004, subvenção a entidades sociais e beneficentes e Projeto de Resolução 18/2004, de autoria do vereador Rogério Ribeiro de Sá, que modifica a ementa e o artigo 1º da Resolução Nrº 05/2003, que cria na Câmara Municipal de Ilhabela a Sessão Plenária do Estudante. (Fonte: Imprensa Livre)

Comércio na Praia do Curral em Ilhabela é alvo de assaltante

Ilhabela - Um estabelecimento comercial no bairro do Curral, uma das praias mais badaladas da cidade, sofreu a ação de dois assaltantes na noite de sábado.
A comerciante O.B., de 32 anos, contou que dois desconhecidos encapuzados invadiram o estabelecimento.
Um deles armado com um revólver, que estava escondido na manga de uma blusa, pegou R$ 600, fugindo em seguida com o comparsa. A Polícia Militar foi avisada, mas não encontrou os suspeitos após patrulhamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

São Sebastião vota parcelamento de dívida

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deve votar hoje, em regime de urgência, projeto de lei de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que parcela a dívida de R$ 6,9 milhões da prefeitura com o Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais). De acordo com o projeto, a dívida seria paga em 120 parcelas mensais, com o primeiro vencimento em janeiro de 2005, já na administração do prefeito eleito Juan Pons Garcia (PPS). Segundo Julião, a renegociação é necessária devido à queda da receita e à Lei de Responsabilidade Fiscal. O Sindicato dos Servidores convocou a categoria para pressionar os vereadores contra o projeto. (Fonte: ValeParaibano)

Eu não te amo, no Municipal de São Sebastião

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião apresenta hoje, dia 26, às 16h e às 20h, o espetáculo “Eu não Te Amo”, um drama romântico de Kiki Suldário. A peça dirigida por Carlos Pallmer conta a história de um casal de classe média, ele escritor de contos eróticos, que se dedica integralmente ao seu trabalho, ela dona de casa com pretensões de ser estilista, dedica-se completamente ao marido. A trama toda se dá a partir do momento que ela sente-se totalmente ignorada pelo marido, não tendo sequer uma brecha para conta-lhe que está grávida.
O espetáculo tem duração de 60 minutos e tem Carlos Pallmer e Lilia Galrão no elenco.
A entrada custa R$ 10 e R$ 5 para estudantes e professores. Os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Municipal. (Fonte: PMSS)

Irregularidades nas duas chapas levam Aciss a publicar novo edital

São Sebastião - A eleição da nova diretoria da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), marcada para 17 de novembro, segue com uma disputa conturbada. Ontem à noite o empresário e ex-presidente da entidade, José Evanildo da Silva, membro do conselho consultivo, informou que as duas chapas até então inscritas terão de ser novamente registradas.
Isto porque ambas teriam irregularidades em suas composições. Segundo ele, os grupos terão cinco dias úteis para corrigir tais erros.
O edital com o novo prazo de inscrição será publicado amanhã. Com a mudança, outras chapas interessadas também poderão se inscrever para a eleição.
Segundo o atual presidente da Aciss, Fábio José Aranha, candidato à reeleição pela “Chapa 1”, a alteração está baseada no estatuto da entidade. “Foi constatado que existem irregularidades, como o fato de alguns membros não serem donos, sócios ou diretores de empresa. Na nossa chapa também não poderia estar eu e meu sócio”, observou Aranha.
A data da eleição não será modificada. “As duas chapas estavam vendo problemas uma na outra, ou seja, se não mexer agora poderá dar abertura para uma futura impug-nação”, concluiu Fábio Aranha.
Na semana passada, o candidato a presidente pela chapa “União e Trabalho”, Olivo Ramirez Balut, questionou uma suposta falta de protocolo da inscrição da chapa de Fábio José Aranha, que negou tal irregularidade.
Ontem à noite, Balut não foi localizado para comentar a decisão do conselho. (Fonte: Imprensa Livre)

Sindserv não concorda com parcelamento da dívida do Faps

São Sebastião - O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião) quer uma reunião ainda hoje com vereadores e conselheiros do Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor) para discussão do projeto de lei 079/2004, de autoria do prefeito Paulo Julião. Tal proposta prevê o parcelamento de uma antiga dívida da prefeitura junto ao fundo de pensão. Na tarde de ontem, o presidente do sindicato, Afonso da Silva Vale, informou que o pedido de agendamento do encontro seria protocolado na Câmara. “Existe um risco de votação em regime de urgência e queremos nos antecipar a essa situação”, justificou Silva Vale.
Ele afirma que a categoria é contrária a medida. “Não houve consulta ao conselho do Faps e se for preciso vamos mobilizar a classe. O Sindserv não concorda com o parcelamento, pois hoje tem é que se falar em pagamento”, declarou o sindicalista.
De acordo com o presidente, a dívida já foi parcelada em outras três ocasiões. “Além disso, estão solicitando um convênio que autoriza empréstimos. Se o dinheiro que já foi emprestado estivesse com o Faps poderia estar rendendo muito mais”, completou.
Conforme reportagem publicada pelo Imprensa Livre no último sábado, a Prefeitura de São Sebastião apresentou o novo projeto de parcelamento na semana passada. “A medida viabiliza o cumprimento pelo Poder Executivo dessa obrigação financeira de forma equilibrada e diluída, amenizando o ônus orçamentário”, relata o prefeito Paulo Julião, em ofício encaminhado ao presidente da Câmara, Marcos Leopoldino.
O projeto - Pelo projeto de lei 079/2004, que deve ser lido na sessão de hoje, a prefeitura fica autorizada a parcelar o valor do saldo devedor do empréstimo que contraiu junto ao Faps, bem como a dívida relativa à contribuição patronal do período de fevereiro a setembro de 2000, no montante aproximado de R$ 6,9milhões.
Também autoriza a contratar e garantir financiamento com o fundo no valor de R$ 9,5milhões, destinados à execução de obras de infra-estrutura urbana e equipamentos comunitários.
O recurso, no entanto, pode ser corrigido na forma de legislação específica vigente à época da contratação. Para garantia da dívida e demais obrigações decorrentes do empréstimo, a administração poderá ceder e transferir para o Faps, em caráter irrevogável e irretratável, as parcelas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e de prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal de Comunicação e/ou Fundo de Participação dos Municípios, entre outros.
O parcelamento, segundo o prefeito, é necessário em razão da queda de receita e a obrigatoriedade de adequação de despesas. Ele esclarece que, do valor total da dívida, cerca de R$ 5,1milhões foram emprestados na gestão passada. Ou seja, a atual administração contraiu R$ 1,7milhão.
O débito será pago em 120 parcelas mensais, com vencimento da primeira no dia 10 de janeiro de 2005, sobre as quais incidirão juros de 6% ao ano e correção monetária calculada pela tabela Price.
No mês passado, uma proposta semelhante (projeto 067/2004) foi apresentada à Câmara Municipal. O objetivo era pagar a dívida de R$ 4.416.404,21 em 120 parcelas de R$ 50.853,63 a partir de 2005. A reportagem não conseguiu contato com o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, para confirmar a possibilidade da reunião com o sindicato, até o fechamento desta edição. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores definem em sessão de hoje se cortam “férias de julho” a partir de 2005

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião poderá extinguir, na sessão de hoje, o tradicional recesso parlamentar do mês de julho. Trata-se de um projeto de emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Edvaldo Amarante Reimberg, que consta na pauta da ordem do dia, divulgada na manhã de ontem.
A proposta altera a redação do artigo 28 da LOM (Lei Orgânica Municipal), estabelecendo que “independentemente de convocação, a sessão legislativa anual se desenvolve de primeiro de fevereiro a quinze de dezembro”.
Na opinião de Edvaldo Reimberg, o recesso parlamentar de julho é uma cultura colonial, com conotação de férias escolares.
Além disso, ele ressalta que em todo o país Legislativo e Judiciário ficam fechados por quase três meses ao ano. Reimberg ressalta que, no caso das Câmaras, ocorrem “verdadeiras sangrias” nos cofres públicos em razão de convocações extraordinárias.
O vereador acredita que a extinção do recesso de julho poderá gerar economia. Edvaldo Reimberg cita que as Câmaras Municipais de Aparecida, São Carlos e Santana do Parnaíba, todas situadas no Estado de São Paulo, não têm mais recesso no meio do ano.
Outros projetos - Ainda na sessão de hoje, a Câmara de São Sebastião votará um projeto de resolução apresentado pelo vereador Marquinho Souza, que define regras para propostas de denominação de vias, logradouros e bens públicos.
Com a mudança no regimento interno, tais projetos deverão contar obrigatoriamente com documentos que comprovem ser a iniciativa provocada pelos moradores e as razões da homenagem. Os vereadores também votarão hoje um projeto de título de cidadão e mudanças no Conselho Municipal de Saúde. (Fonte: Imprensa Livre)

Solicitação da OAB sobre preso deficiente já foi atendida há 2 meses

São Sebastião - O preso Fabio de Castro dos Santos, que teve sua situação precária denunciada pela Comissão dos Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), já foi removido da cadeia local há quase dois meses.
Segundo a delegada Arlete Maria Neves, diretora da cadeia, em 28 de agosto o preso, que não era paraplégico, mas tinha um problema no osso da bacia, foi para penitenciária de Tremembé, onde tem setor médico.
Santos seria um preso de Ubatuba, na ocasião em que a unidade ainda atendia os detentos do município. Ele tem condenação por crime de receptação. Na cadeia local, Santos, que não tinha cadeira de rodas, conseguiu uma por meio de doação.
Na semana passada o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, enviou um ofício à reportagem relatando as condições do preso que “tratava-se de pessoa paraplégica, com sérios problemas de saúde, privado das mínimas condições de higiene e de dignidade”, relatava em nota.
Ainda conforme a denúncia, o presidente pedia em caráter de urgência acompanhamento médico constante, “o que não vinha sendo dado”, disse o presidente.
Santos seria um condenado do Estado de Rondônia, onde cumpria pena em regime de liberdade condicional. Como não conseguia emprego para sustentar esposa e três filhos, ele veio para São Paulo, rompendo o beneficio. (Fonte: Imprensa Livre)

Depósito de bebidas é invadido

São Sebastião - Dois assaltantes em uma moto fizeram um roubo no final da tarde de sábado em um depósito de bebidas na avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Centro.
A comerciante H.O.T. foi rendida por um assaltante, que usava capacete e portava o que parecia um revólver, calibre 22. Ele anunciou o assalto passando uma sacola de pano com o emblema da prefeitura local para que a vítima colocasse o dinheiro.
Após pegar o saco contendo R$ 300 do caixa, o assaltante subiu em uma moto, onde um comparsa já aguardava na frente do estabelecimento. O roubo foi registrado pela vítima posteriormente no 1° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Turistas são rendidos por assaltantes na praia de Juquehy

São Sebastião - Três amigos, moradores em São Paulo, foram rendidos por um trio na tarde de sábado na praia de Juquehy, na Costa Sul. Eles tiravam um jet sky do mar e colocavam na carreta, engatada em um veículo, quando surgiram os assaltantes, que levaram as vítimas, juntamente com o carro, até a Vila Baiana, onde abandonaram os amigos amarrados em uma árvore na mata.
O estudante G.H.R., de 21 anos, contou à polícia que dos três assaltantes um não usava capuz e estava armado. O trio obrigou-o a dirigir o carro, onde entraram também os dois amigos.
Na Vila Baiana, bairro Barra do Sahy, o assaltante ordenou que G. seguisse por uma viela, indo até o final do morro, entrando em uma garagem. As vítimas desceram do veículo, andando pela mata, onde foram amarradas em uma árvore.
Os amigos conseguiram se soltar, procurando a Polícia Militar, que em patrulhamento pela vila encontrou o carro com o jet sky, abandonado. Porém, do interior do veículo foi levado máquina fotográfica digital, telefone celular, aparelho GPS, relógio, canivete e R$ 300. O caso foi registrado no 2° Distrito Policial como extorsão mediante seqüestro.
Mais roubos - Juquehy registrou outro assalto que até a tarde de ontem não havia sido registrado na delegacia. O roubo, também na tarde de sábado, foi na rua João Antônio dos Santos.
A farmacêutica L.M.E.S., de 52 anos, moradora em São Paulo, retornava da praia a pé, junto com neto e filho, quando surgiram dois assaltantes no momento em que ela abria o portão de casa.
Enquanto um deles apontava a arma para vítima o outro vasculhava o imóvel. Um computador portátil, televisão, aparelho celular e uma mala com roupas foram levadas pela dupla, que ficou na residência por quase uma hora.
A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento, mas sem localizar os suspeitos. Devido ao abalo emocional, as vítimas não quiseram acompanhar os policiais militares para registro na delegacia, ficando de ir posteriormente.
O delegado José Lamar-tine Fagundes, do 2° Distrito Policial, lamenta a atitude de algumas vítimas, que muitas vezes não dão queixa do crime. Isso atrapalha as investigações, pois alguns dados podem conter informações semelhantes a outros roubos, que podem ser cometidos pelos mesmos assaltantes. O cruzamento de dados pode levar a autoria.
Não foi somente Juquehy o alvo de assaltantes no final de semana. Na noite de sábado, teve um outro em Cambury. Quatro pessoas foram tomadas de refém em uma casa de veraneio, invadida por dois encapuzados, que fugiram levando documentos, talões de cheques, máquina fotográfica entre outros objetos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Parabéns Ubatuba

Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 26/10

Ubatuba- Ordem do Dia da 32ª Sessão Ordinária, a realizar-se no dia 26 de outubro de 2004, às 19h30, na Câmara Municipal de Ubatuba, avenida Iperoig, 218 - Centro.
01 - PROJETO DE LEI Nº 219/03, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, que dá a denominação de rua Santa Lúcia ao trecho de rua que se inicia na via marginal à Rodovia SP-55, no bairro da Maranduba.
02 - PROJETO DE LEI Nº 124/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, que dá nova redação ao art. 30-A da Lei 711/84, que dispõe sobre o Plano Diretor Físico de Ubatuba, que autorizou, nas edificações dos grupos de uso pluri-habitacional e hoteleiro que especifica, um acréscimo de até 50% da área coberta, em sobre-elevado, às unidades do último pavimento, passando a autorizar, neste acréscimo, unidades autônomas.
03 - PROJETO DE LEI Nº 131/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, que reenquadra o vencimento de Auxiliar de Serviços Gerais de Escola, da referência 03 para 04, da escala de vencimentos do Funcionalismo Municipal.
04 - PROJETO DE LEI Nº 137/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que dá denominação de "Eufrosina Rita de Jesus", à Escola Municipal de Bonete.
05 - PROJETO DE LEI Nº 138/04, do Ver. MAURO BARROS - PFL, que dá a denominação de rua Bento Lucio de Abreu a primeira rua á direita, logo após o término da praia do Alto sentido Ubatuba- Paraty, no bairro de Itamambuca.
06 - PROJETO DE LEI N° 139/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a instituição de serviço de Sanitários Químicos nas praias do Município.
07 - PROJETO DE LEI Nº 141/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que dá a denominação de "Rua do Indaiá" a marginal da BR-101 antes da Ponte do Rio Indaiá do lado direito, no bairro do Perequê-Açú.
08 - PROJETO DE LEI Nº 143/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, que dá a denominação de Sergio Vieira de Mello à "travessa" da rua Acre, no Parque Guarani.
09 - MOÇÃO Nº 62/04, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, de Congratulações a Francisco Paulino da Silva Filho, que por sua dedicação ao esporte promove de maneira honrosa o nome do nosso Município.
10 - MOÇÃO Nº 63/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, de Congratulações a Renato Galvão - Campeão Brasileiro de Super Surf/2004 na praia de Itaúna - Saquarema - RJ - Cita-se Ordilei Coutinho - 2º colocado do Super Surf/2004.
11 - REQUERIMENTO Nº 135/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao Correio, instalação de uma caixa postal comunitária, no PAS do bairro de Camburi.
12 - REQUERIMENTO Nº 136/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, à Elektro, instalação de uma luminária pública no final da rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Tabatinga.
13 - REQUERIMENTO Nº 137/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, à Telefônica, reparo necessário no aparelho e instalação de mais um telefone, na praia do Estaleiro, em frente ao quiosque do "Dudu", no bairro do Ubatumirim.
14 - REQUERIMENTO Nº 138/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, à Transporte Cidade de Ubatuba LTDA, solicitação dos seguintes horários na linha Centro - Cachoeira dos Macacos, 6h30, 8h30, 16h30 e 20h30. (Fonte: O Guaruçá)

Polícia acha nova rota do contrabando
Para fugir da rígida fiscalização da via Dutra, "muambeiros" estão utilizando estradas do Litoral Norte

Ubatuba - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu no último domingo no km 32 da rodovia Mário Covas, em Ubatuba, um ônibus de excursão com produtos contrabandeados do Paraguai. A apreensão revelou a nova rota do contrabando para fugir da fiscalização na via Dutra.
A Polícia Federal vai indiciar um dos passageiros pela posse de parte da mercadoria apreendida. A Receita Federal, até o final da tarde de ontem, ainda não tinha relacionado a quantidade de produtos apreendidos. O ônibus estava carregado com brinquedos, CDs e videogames.
Segundo a Polícia Rodoviária, os motoristas que vem do Paraguai estão buscando "rotas de fuga" para evitar a rígida fiscalização feita na via Dutra.
O inspetor federal Artur Rodrigues D'Angelo disse que essa foi a primeira apreensão de mercadorias contrabandeadas este ano no trecho do Litoral Norte.
Segundo D'Angelo, o ônibus seguia de Foz do Iguaçu para a cidade de São João do Meriti (RJ), quando foi interceptado às 18h45 de domingo pelos policiais federais.
O ônibus tinha apenas oito bancos para passageiros. O restante tinha sido retirado para armazenagem das mercadorias.
A Polícia Federal deteve as seis pessoas que estavam no ônibus, entre elas, o motorista José Ademar Ferreira da Silva. O ônibus e as mercadorias foram levados para a Receita Federal em São Sebastião.
Segundo o delegado-chefe da Polícia Federal em São Sebastião, Carlos Antonio da Silva, apenas um dos passageiros confessou ser dono de parte dos produtos apreendidos.
Silva disse que ele será indiciado com base no artigo 334, do Código Penal --porte de mercadoria contrabandeada ou sem recolhimento de taxas--, cujo crime prevê detenção de um a quatro anos.
A Polícia Rodoviária Federal informou que seu núcleo de inteligência está monitorando as rotas dos ônibus de turismo provenientes do Paraguai para impedir o contrabando.
Reforço - A Polícia Rodoviária Federal recebeu este ano reforço de 20% no policiamento do Vale do Paraíba para combater o contrabando de mercadorias trazidas do Paraguai.
Nos últimos dois meses, a polícia apreendeu quatro ônibus lotados com mercadorias do Paraguai, avaliadas em mais de R$ 200 mil. As cargas abasteceriam o comércio de Aparecida.
Em maio deste ano, a Polícia Federal apreendeu mais de R$ 1 milhão em mercadorias de contrabando em duas blitze ocorridas no Centro de Apoio ao Romeiro, em Aparecida. Foi a maior apreensão feita este ano pelos policiais federais no Vale.
Em Jacareí, uma ação conjunta das polícias Militar e Civil apreendeu mais de mil produtos sem nota fiscal na Feira do Rolo. Na operação, a feira foi cercada enquanto os policiais realizaram uma varredura (leia texto ao lado).
Rotas de ônibus de excursão são monitoradas pela polícia
Polícia apreende 1 milhões de reais em mercadorias contrabandeadas em maio deste ano em Aparecida. (Fonte: ValeParaibano)

TRE nega cassação do prefeito eleito de Ubatuba
Por cinco votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral rejeitou o pedido de cassação do prefeito eleito Eduardo César, movido pelo candidato derrotado Pedro Tuzino, da coligação Viva Ubatuba

Ubatuba - Na última quinta-feira, dia 21, o Tribunal Regional Eleitoral-SP, decidiu por cinco votos a um negar o pedido de cassação do prefeito eleito de Ubatuba, Eduardo César.
O recurso foi movido pela coligação Viva Ubatuba, do candidato Pedro Tuzino, que já havia perdido em primeira instância, no fórum de Ubatuba. Com essa decisão, Eduardo César não tem nenhum impedimento legal para ser diplomado prefeito e tomar posse no dia primeiro de janeiro.
Eduardo César foi acusado pelo candidato Pedro Tuzino, da coligação Viva Ubatuba, de fazer uso da Câmara durante a campanha, ao receber a visita do presidente do seu partido, o PL, Valdemar da Costa Neto. Dias antes das eleições, a Justiça de Ubatuba indeferiu o recurso que pedia a impugnação de sua candidatura.
Após as eleições, a coligação Viva Ubatuba recorreu da sentença e a ação teve seu julgamento na última quinta-feira, 21, pelo Tribunal do Estado.
O prefeito eleito Eduardo César afirmou estar satisfeito, uma vez que a vontade da população prevaleceu e a justiça foi feita. “Nós estávamos com a consciência tranqüila, pois sabíamos que nenhum crime havia sido cometido.
A Câmara é um espaço público, que pode ser utilizado para receber políticos, independente de seus partidos. Ubatuba só tem a ganhar com esses contatos com representantes dos governos estadual e federal”, acrescentou Eduardo. (Fonte: Imprensa Livre)

Skatistas pedem mais policiamento em pista de skate no centro do município de Ubatuba

Ubatuba - Praticantes do skate com idades entre 15 e 17 anos, que utilizam a pista da praça Capricórnio, da avenida Nove de Julho, no Itaguá, pedem mais atenção da Polícia Militar no patrulhamento durante a noite. Eles dizem que quando o dia termina paira no local a sensação de insegurança, já que moradores de outros bairros com más intenções invadiriam a praça para consumir drogas, arrumar confusão e fazer pequenos roubos.
O local também está repleto de pichações e tem partes danificadas – como as cantoneiras dos bancos e o corrimão. “A pista está destruída. Não são todos que a conservam. O pessoal não tem pena. Falta mais segurança para ficar legal. A prefeitura também poderia arrumar o que está destruído”, conta Elton Junior, que anda de skate há quatro anos. Segundo o rapaz, à noite é perigoso porque os vândalos tentariam “impor respeito na base da força”.
Outro que diz ficar inseguro em andar de skate no local é Rubens Oliveira, de 15 anos. “No mini ramp, do lado da pista, alguns caras fumam maconha e o cheiro incomoda quem não usa. Já vi roubos também”.
Mas nem isso tira a vontade do jovem que diz ter neste esporte um estilo de vida e acha a pista do município boa diversão para aqueles que gostam de andar de skate. “Essa pista é parecida com a de Santos. Antes em Ubatuba não tinha nada para quem anda de skate. Só precisa mais cuidado”.
Para Lucas Terzi, também de 15 anos, o skate é um estilo de vida e precisa ser revisto, pois não são todos que possuem relação com atos criminosos. “Sou a favor de mais policiamento, mas a polícia acaba confundindo.
Não podemos falar nada deles (vândalos) senão depois temos que deixar de treinar por causa da insegurança. Também procuramos voltar para casa sempre em grupo, pois não sabemos o que podemos encontrar em alguma viela de noite”, disse o jovem.
O que diz a PM - O comandante da 3° Companhia de Polícia Militar, capitão Marcos Antônio Marcondes de Carvalho, confirma as ocorrências na área, mas disse que a incidência diminuiu com a prisão de uma quadrilha de seis pessoas que agia no local.
Foram presos há quase um mês no dia 30 de setembro. “Quatro indivíduos maiores e dois menores de idade que foram autuados por roubo e formação de quadrilha. No caso dos adultos também por corrupção de menores”.
De acordo com Marcondes, o policiamento continua a ocorrer na praça e nas demais regiões da cidade. Será intensificado durante os próximos feriados e também na temporada de verão quando deve ser fixada uma base móvel da PM no local.
O comandante pede que, ao sair, principalmente os turistas não demonstrem bens de valor –como telefones celulares e dinheiro -, e ainda que não estacionem automóveis em lugares ermos e evitem ruas pouco iluminadas ao andar a pé. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem invade casa no Centro para tentar o suicídio

Ubatuba - O montador I.V.S., de 27 anos, invadiu uma casa na rua Orlando Carneiro, no Centro, na tarde de domingo, mobilizando vários policiais. Ele se trancou em uma edícula, querendo se matar.
Por duas horas os policiais tentaram dialogar com o montador, que entrou na casa de M.C.B., de 54 anos. I. alegava que sua vida estava uma porcaria e queria dar fim a ela.
Além da arma que portava, o montador ligou o gás da edícula, alegando que iria morrer. Quando os policiais não ouviram mais a voz dele, arrombaram a porta, encontrando I. desmaiado devido ao gás.
Ele portava um revólver, calibre 38, que estava engatilhado com cinco munições. I. foi conduzido à delegacia onde se registrou averiguação de roubo, porte ilegal de armas e tentativa de suicídio. (Fonte: Imprensa Livre)

Briga entre caseiros termina com dois baleados em Maranduba

Ubatuba - Uma briga entre três caseiros na noite de sábado terminou com dois baleados. As tentativas de homicídios ocorreram na rua Welbert Queiroz Júnior, bairro Maranduba.
O caseiro L.F.C., de 26 anos, teria sido confundido com um assaltante pelos também caseiros C.J.B.S., de 29 anos, e A.F.S., de 30 anos. L. contou à polícia que mora no Lázaro e tinha ido ao local levar comida para o irmão.
Quando passava pela rua foi ameaçado pelos caseiros com uma faca e para se defender sacou seu revólver, disparando contra os dois. C. foi atingido na cabeça e perna e A. no braço e abdômen. L. foi conduzido à delegacia e autuado pela dupla tentativa de homicídio, ficando recolhido na cadeia. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Rodoviária Federal apreende em bloqueio ônibus com contrabando

Ubatuba - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, no último domingo, em bloqueio no km 32 da Rodovia Rio-Santos (BR-101), na Praia do Félix, um ônibus carregado de produtos contrabandeados do Paraguai.
Os seis ocupantes do veí-culo, entre eles o motorista, foram detidos e levados à Delegacia da Polícia Federal, em São Sebastião.
De acordo com o inspetor da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Artur Rodrigues D’Ângelo, a fiscalização vem sendo intensificada sobre produtos de contrabando ou “descaminho”. Os materiais apreendidos na operação seguiram para a Delegacia da Receita Federal, também no município de São Sebastião.
Entre os produtos, DVDs, aparelhos de som, brinquedos e equipamentos de informática. Na manhã de ontem, os materiais ainda estavam sendo verificados na Receita.
Os ocupantes do ônibus foram liberados, já que ninguém se responsabilizou pela carga, porém, todos responderão ao inquérito por “descaminho”. (Fonte: Imprensa Livre)

UBAPESC realiza jantar de confraternização

Ubatuba - O Clube de Pesca de Ubatuba está finalizando os preparativos para a realização do 4º Ubapesc, que acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro na Praia do Cruzeiro. Para tanto realizará um jantar de confraternização para apresentar o torneio, na próxima sexta feira, dia 30, onde será servido um delicioso Bobó de Camarão, preparado por integrantes das equipes femininas do Clube. Ainda restam alguns convites para duas pessoas, que podem ser adquiridos na secretaria do C.P.U., no valor de R$10,00.
Solidariedade - O Ubapesc realizado pelo Clube de pesca de Ubatuba, tem como marca registrada, alem do lazer proporcionado aos participantes, a solidariedade. Em suas três edições o evento já doou mais de trezentos quilos de peixe a entidades asistenciais da cidade, como o Lar Vicentino, Missão Jesus é Luz, entre outros. Neste ano o C.P.U. já está recebendo inscrições de entidades interessadas em receber o pescado obtido durante o torneio. Vale lembrar que a quantidade doada, depende da sorte dos pescadores. Os interessados podem entrar em contato atreves do telefone 3833-7074 das 14:00 às 18:00 horas.
Torneio - Continuam abertas as inscrições para o 4º Ubapesc. A prova será disputada sábado, dia 6 das 14:00 ás 18:00 hs, com pesagem em seguida. No domingo, dia 7, as atividades vão das 08:00 ás 12:00 hs, seguida de pesagem e premiação.A inscrição das duplas deverá ser feita antecipadamente, na secretaria do clube ou através de e-mail, se encerrando às 15:00 horas do dia 05 de Novembro. Para o evento, a organização decidiu limitar em 100 o número de duplas participantes, para melhor atender os atletas. Todos os participantes deverão possuir e portar a licença de pesca expedida pelo IBAMA . devendo apresenta-la no momento do sorteio dos boxes. A organização lembra que o sorteio dos boxes terá início às 11 horas de sábado, dia 6. o regulamento está disponível no site www.cpubatuba.com.br 
Taxa de Inscrição : R$ 50,00 por dupla.
Reservas e Inscrições : (12) 3833-7074 das 14:00 às 18:00 horas ou através do e-mail : info@cpubatuba.com.br 
Premiação
1º ao 10º Lugar - Categoria Geral
1º ao 3º Lugar - Clube Federado
1º ao 3º Lugar - Equipe Avulsa
1ª Maior Peça - Geral
2ª Maior Peça - Geral
O 4º Ubapesc é promovido pelo C.P.U., com a direção da CBPDS (Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos), F.P.P.L (Federação Paulista de Pesca e Lançamento) e CNA (Confederação Nacional de Arbitragem).

Ação Litoral
 

Carta do Leitor Topo

Convite - Convido a todos moradores da cidade de Ubatuba e todas as pessoas que se preocupam com o desenvolvimento da cidade, à participar do grupo "Moradores de Ubatuba" criado no ORKUT (detalhes sobre o orkut abaixo) para diuscutir sobre nossa cidade, política, serviços, turismo, cultura, saúde, educação, notícias e tudo aquilo que for interessante para a comunidade em geral!
Participar do forum, também abre a oportunidade de nós, moradores de Ubatuba, nos tornarmos mais unidos para lutar por objetivos comuns, ou até mesmo para cada um divulgar serviços e oportunidades.
Quem quiser participar, basta mandar um email para sharkarts@uol.com.br  que passo o convite com detalhes para participar. O convite só pode ser feito individualmente, pois no Orkut só entra quem for convidado.
Sobre o Orkut para quem ainda não conhece segue a descrição abaixo:
O que é Orkut? A essa altura do campeonato, se você acessa freqüentemente a internet, já deve ter ouvido ou lido esse nome esquisito alguma vez. Se bobear, já é um viciado em Orkut. Porque essa é a mais nova mania na web, que está se espalhando mais rápido que rastilho de pólvora.
O Orkut foi criado pelo mesmo criador do GOOGLE, site de pesquisa que revolucionou a internet, e o Orkut está fazendo uma nova revolução, dessa vez maior que a primeira, quem ficar fora do orkut vai estar fora do mundo virtual.
Uma vez dentro do Orkut, você irá encontrar colegas do seu jardim da infância, cidades onde estiveram, colegial, empresas em que trabalharam, etc. Há comunidades sobre os mais diversos e inusitados assuntos.
Por outro lado, a dinâmica do Orkut proporciona a formação de uma incrível rede de relacionamentos. Pessoas inteligentes têm se aproveitado dessa possibilidade e acabam formando parte de comunidades sérias e construtivas, voltadas a assuntos extremamente relevantes.

Ana Moreira
Shark Arts & Info
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo


Inauguramos o novo espaço da Foto do Dia com colaborações de leitores que tenham uma imagem que mereça ser divulgada. Enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Farol do Cruzeiro Ubatuba, Foto Emilio Campi


Farol do Cruzeiro
©Emilio Campí


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor