Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 29 de outubro de 2004 - Nº 1146 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Horário de verão vai começar à zero hora da próxima terça-feira

Caraguatatuba
Com medo da violência, turistas trocam casas por apartamentos
Clima é de sensação de insegurança, diz PM
Crianças vão à praia pela 1ª vez
Obra no Juqueriquerê deixa rio navegável
Placa erra ao informar as distâncias de três praias
Ladrões levam toda rede de informática de escola em Caraguá
1º Seminário de Pesca e Maricultura em Caraguá
Caraguá prepara o 3º Festival do Mexilhão da Praia da Cocanha
Prefeitura quer aumentar competições esportivas em 2005
Mestre Zé Baiano fala de capoeira angola para alunos em SP
Ceprolin abre inscrições para nova turma de Corel Draw
Jornada Pedagógica abre com apresentações culturais
Vereadores derrubam Vetos do Prefeito


Ilhabela
Assaltante na condicional vem para Ilhabela com carro roubado
Temporada de pesca oceânica 2004 nas águas de Ilhabela


São Sebastião
Sertões de Cambury e Maresias ganham novas linhas de ônibus
Solange quer ser a primeira mulher na Presidência da Câmara da cidade
Assaltantes são presos após roubar ônibus da Autoviass na Baleia

Ubatuba
Adolescentes são flagrados com revólver municiado em Ubatuba
Assaltantes roubam mercado em Ubatuba e atiram antes de fugir
36ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba
1º Encontro com a Cultura
Serestas e Seresteiros de outubro esta imperdível

Seções
Opinião
Crônica
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Horário de verão vai começar à zero hora da próxima terça-feira

Litoral Norte - O horário de verão terá início na próxima terça-feira, feriado de 2 de novembro, à zero hora. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora. De acordo com decreto do governo federal, o esquema vai durar até o dia 20 de fevereiro de 2005 e valerá para o Distrito Federal e 10 Estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O horário de verão deveria ter entrado em vigor no dia 17 de outubro. No entanto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, solicitou ao governo que o início do esquema fosse adiado por causa do segundo turno das eleições municipais, que acontece no próximo domingo. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Anuncie Aqui

Com medo da violência, turistas trocam casas por apartamentos
Imobiliárias apontam aumento na procura por imóveis em prédios e condomínios devido à segurança

Caraguatatuba - Imobiliárias de Caraguatatuba estão enfrentando dificuldades para alugar casas de veraneio para o feriado prolongado de Finados. A maioria dos turistas está optando pela locação de apartamentos por motivo de segurança.
O temor dos turistas é em razão do aumento no número de roubos em residências de veraneio na cidade nos dois últimos feriados.
A corretora Gláucia Almeida, da Caraguá Imóveis, disse que, a partir das ocorrências registradas nos últimos feriados, os turistas têm evitado alugar casas.
"A opção tem sido pelos apartamentos, justamente por oferecerem maior segurança", afirmou.
A diária de um apartamento com dois quartos na cidade custa R$ 120.
"Os roubos com reféns de pessoas assustou os turistas", afirmou Luiz César Floes, da Ferreira Imóveis.
Segundo ele, os turistas evitam bairros como Indaiá e Martin de Sá, onde as ocorrências de roubo têm crescido muito nos feriados. Os corretores reclamam que a procura pela locação está fraca neste feriado.
O CPI-1 (Comdando de Policiamento do Interior) em São José dos Campos, preocupado com as últimas ocorrências registradas na região nos feriados anteriores, reforçou o policiamento no Litoral Norte para este feriado de Finados.
Um total de 200 policiais e até um helicóptero foram descolados para a região a partir desta sexta-feira. Segundo o coronel Sérgio Teixeira Alves, comandante do CPI-1, o objetivo é aumentar a "sensação" de segurança de moradores e turistas (leia texto nesta página).
Efetivo - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva (PSDB), disse ontem que o reforço enviado ao Litoral Norte é importante, mas que continuará insistindo junto ao governo do Estado pelo aumento do efetivo da PM na região.
"A região cresceu muito e o efetivo mantém-se o mesmo", afirmou. Ele disse que já conversou com o governador sobre o assunto.
O prefeito eleito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), elogiou o reforço no feriado, mas adiantou que, logo após tomar posse irá procurar implantar a Guarda Municipal e procurar o governador para solicitar o aumento do efetivo policial na cidade.
Pons Garcia participou ontem de uma reunião com representantes do Conseg (Conselho de Segurança) de Maresias para tratar do aumento da segurança nos bairros da costa sul.
O presidente do Conseg, Aldo Amadei, disse que o reforço no policiamento reduz a criminalidade, mas que quando os policiais deixam a região, retornam os roubos. "Temos que aumentar o efetivo da polícia", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Clima é de sensação de insegurança, diz PM

Caraguatatuba - O comandante do CPI-1, coronel Sérgio Teixeira Alves, afirmou ontem ao ValeParaibano, que o reforço de policiais enviado ao Litoral Norte tem como objetivo garantir maior sensação de segurança aos moradores e turistas.
Segundo ele, os índices da Secretaria de Segurança Pública confirmam que não houve aumento de criminalidade na região.
Para Alves, a ação dos políticos cobrando mais efetivo e a divulgação das ocorrências pela imprensa colaboram para a sensação de insegurança nos moradores e turistas.
"A presença de mais policiais vai garantir maior sensação de segurança para todos, bem como, coibir a ação dos marginais", disse.
O comandante afirmou que o efetivo atual é o ideal para a região. "O que precisamos é reforçar o efetivo em ocasiões excepcionais como os feriados prolongados, quando a população local praticamente triplica", disse.
Alves agendou uma reunião com todos os prefeitos eleitos no dia 9 de novembro no Copom de São José dos Campos, ocasião em que, além de divulgar o serviço, irá propor parcerias entre a Polícia Militar e prefeituras para aumentar a segurança na região. (Fonte: ValeParaibano)

Crianças vão à praia pela 1ª vez

Caraguatatuba - Um grupo de 41 pré-adolescentes, com idades entre 12 a 14 anos, pertencente à unidade Caic Dom Pedro, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), de São José, participou ontem de uma excursão a Caraguatatuba.
Após uma visita ao museu local, eles foram tomar banho de mar na Prainha. Dez adolescentes, que viram o mar pela primeira vez, ficaram encantados.
"Pensava que água do mar fosse doce", afirmou Alexandre Aparecido de Jesus Francisco, 12 anos, morador do Jardim Cruzeiro do Sul.
Francisco disse que só conhecia o mar pela televisão. Ele afirmou que sua família nunca teve condições financeiras de levá-lo à praia.
José Luiz do Nascimento, 12 anos, morador do Dom Pedro 1º, disse que tinha muito medo do mar. "Imaginava que o mar fosse bravo, sem condições da gente entrar na água", disse.
Paulo Júnior, 12 anos, também morador do Dom Pedro, imaginava que a água do mar fosse igual à da torneira. "É muito salgada", reclamou.
Os três amigos passaram a maior parte do tempo dentro da água e nas areias da Prainha, apanhando conchas, pedras, restos de siri e até de mariscos, para levarem como lembrança do primeiro contatos com a praia e o mar. "Gostaria que meus amigos também pudessem ter essa oportunidade", afirmou Nascimento.
Sonho - Daisy Oliveira Rocha, gestora da unidade da Fundhas, disse que o programa feito ontem teve como objetivo concretizar um sonho que parecia distante. "Eles não conseguiram nem tomar café em São José de tão ansiosos que estavam para ir à praia", afirmou.
A unidade Caic Dom Pedro tem 166 adolescentes, mas houve um critério de seleção feito pelos próprios adolescentes para definir o grupo que iria passar o dia em Caraguá --bom comportamento, assiduidade nas aulas e aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ir à praia.
O grupo foi acompanhado por dois salva-vidas, uma monitora da Secretaria de Turismo de Caraguá e dois professores da unidade. (Fonte: ValeParaibano)

Obra no Juqueriquerê deixa rio navegável

Caraguatatuba - O rio Juqueriquerê, o maior de Caraguatatuba, está recebendo obras de desassoriamento. Os serviços começaram na semana passada e deverão durar cerca de seis meses.
Após a obra, o rio voltará a ser navegável, beneficiando o turismo náutico e a pesca artesanal.
Nas margens do rio estão situadas marinas, clubes náuticos, colônias de férias e ranchos de pescadores.
A assoreamento no leito do rio e, principalmente, da sua barra --entrada para o mar-- tem dificultado a navegação turística e de pesca.
Será desassoreado um trecho de 1.400 metros do rio. Em alguns locais, a profundidade chegará a 2,5 metros.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Auracy Mansano, com o desassoriamento do rio, pescadores e turistas poderão navegar a qualquer hora do dia, independente da maré.
O secretário de Obras, João Alarcon, disse que serão retirados do leito do rio 250 mil metros cúbicos de areia. O material será aproveitado para aterro de áreas e estabilização do solo de ruas não-pavimentadas. (Fonte: ValeParaibano)

Placa erra ao informar as distâncias de três praias

Caraguatatuba - Uma das 176 novas placas que estão sendo instaladas pela Prefeitura de Caraguatatuba em avenidas e principais acessos aos bairros e pontos turísticos da cidade, informa incorretamente as distâncias das praias Martin de Sá, Prainha e Brava.
A prefeitura reconheceu ontem o erro e se comprometeu em rever as informações inseridas nas demais placas.
A placa instalada na avenida Arthur Costa Filho, nas proximidades do Entreposto de Pesca, no Camaroeiro, informa incorretamente que as praias Prainha, Martin de Sá e Brava ficam a 3,5 quilômetros, 5,7 quilômetros e 6,6 quilômetros, respectivamente.
O ValeParaibano constatou que, a partir da placa, as praias se localizam a 1,4 quilômetro, 1,7 quilômetro e 5,2 quilômetros, respectivamente.
Na avenida circulam em média 10 mil carros nos fins de semana, a maioria com destino aos bairros da região norte e as cidades de Ubatuba e Paraty.
A diferença entre as informações inseridas na placa e a real distância das praias indicadas é muito grande. Da placa até o início da Praia Martin de Sá, a reportagem do ValeParaibano percorreu 1.700 metros; até o meio da praia deu 2.400 metros; e, até o final da praia, 3.100 metros, ou seja, pela metragem 2.600 metros a menos de distância.
Providência - O secretário de Turismo, Paulo Noronha, que passa diariamente pelo local, afirmou não ter prestado atenção nas informações contidas na placa. Segundo ele, a placa poderia ter sido instalada em local errado.
"Vou checar e se realmente estiver errado solicitaremos ao Ditran (Divisão de Trânsito) a retirada da placa", afirmou Noronha.
O diretor do Ditran, Celso Rapaci, disse ontem que os locais determinados para a instalação das novas placas, bem como as informações das distâncias foram colhidas junto à Secretaria de Planejamento.
"Nunca reparei se as distâncias eram corretas ou não", afirmou. No final da tarde, Rapaci entrou em contato com o ValeParaibano para comunicar que a placa seria alterada para receber as informações corretas quanto as distâncias das praias indicadas.
Rapaci afirmou ainda que iria vistoriar as demais placas para apurar se existem mais erros de informação. A prefeitura investiu cerca de R$ 700 mil na instalação de 176 novas placas de sinalização. (Fonte: ValeParaibano)

Ladrões levam toda rede de informática de escola em Caraguá

Caraguatatuba - Ladrões levaram toda a rede de informática, além de outros aparelhos eletrônicos e elétricos da Escola Estadual Ângelo Barros de Araújo, no bairro Travessão, na madrugada de ontem.
Para a direção da escola, foi um prejuízo incalculável que atingiu não somente funcionários, mas a comunidade atendida pela unidade.
Quatro computadores completos, três impressoras, dois aparelhos de vídeo-cassete, duas televisões, quatro rádio e toca CD, uma máquina fotográfica digital, um amplificador, dois microfones, um telefone, três calculadoras, quatro estabilizadores, e até um liquidificador e uma batedeira, novos, que ainda estavam na caixa, foram furtados.
Para ter acesso a todo estes materiais, os ladrões arrombaram os cadeados do portão de entrada, e das portas da secretaria, direção, biblioteca e outros setores. A unidade é dotada de alarme, que chegou a tocar.
O caseiro da escola chamou a Polícia Militar, que não conseguiu flagrar os ladrões, que já tinham ido embora. Na manhã de ontem o furto foi registrado no 1° Distrito Policial. Uma equipe da perícia técnica foi ao local, assim como investigadores.
Magoada - Para a direção da escola, o prejuízo vai além do material. “Me sinto magoada com o ocorrido. Levaram o trabalho de um ano. Ficamos sem nada”, lamentou a diretora Ana Maria Ferraz Libeana, que assumiu a unidade neste período. Segundo a diretora, a escola praticamente foi levantada neste ano.  Os computadores, além de outros equipamentos, não tinham seguro, e guardavam - sem cópia - tudo referente à escola, que atende cerca de 1.200 alunos dos ensinos fundamental e médio. (Fonte: Imprensa Livre)

1º Seminário de Pesca e Maricultura em Caraguá

Caraguatatuba - As atenções estarão voltadas para a pesca e a maricultura na primeira semana de novembro em Caraguatatuba, quando acontece o 1º Seminário de Pesca e Maricultura do Litoral Norte e o 3º Festival de Mexilhão, na Praia da Cocanha e o 6º Festival Estadual de Mexilhão de Cultivo, que acontece também na praia. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de novembro e é voltado para pescadores artesanais e empresários.
Os objetivos principais do seminário são a discussão das formas administrativas e técnicas da área da pesca no Litoral Norte, a busca de linhas de financiamentos para a implantação de projetos no setor e a criação de um modelo de cooperativa ou associação para os pescadores.
Para o seminário foram convidados várias autoridades como os ministros do Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento e da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, o delegado federal da Agricultura em São Paulo, o secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, prefeitos da região, Instituto de Pesca, Secretaria Estadual da Agricultura, conselhos municipais, sindicatos, colônias de pesca, maricultores e pescadores.
A realização é do escritório Regional do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento), da (SEAP) Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, da Prefeitura de Caraguatatuba e do Sebrae.
O seminário acontece no Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral) localizado na avenida Rio Grande do Norte, 450, bairro Indaiá. Contatos: (12) 3888-3888 ou 3883-7555. (Fonte: PMC)

Caraguá prepara o 3º Festival do Mexilhão da Praia da Cocanha

Caraguatatuba - Os preparativos para mais uma edição do Festival de Mexilhão da Praia da Cocanha estão movimentando Caraguatatuba. O evento, que dá continuidade ao Festival Estadual do Mexilhão (em sua sexta edição), é realizado pela Prefeitura junto com a Associação de Maricultores e Pescadores da Praia da Cocanha, Instituto de Pesca e restaurantes da região.
O 3º Festival do Mexilhão acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, das 11h às 23h, com atrações gastronômicas, venda do produto in natura, shows musicais e cuturais e exposição de artesanato.
Segundo o secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha, o evento deve atrair mais pessoas neste ano por causa do reconhecimento e do maior número de restaurantes participantes. Em 2003, o festival atraiu em torno de 10 mil pessoas.
Paulo Noronha disse que o local reservado para o evento será maior que os anos anteriores. "O festival merece um espaço amplo, pois divulga a cultura dos pescadores, incentiva a venda do produto e atrai os turistas que vêm degustar as maravilhas da culinária à base de mexilhão". Na cidade, o produto é cultivado por 20 famílias. Entre as principais atrações da culinária estão o Lambe-Lambe, o Marisco ao Bafo e ao vinagrete. (Fonte: PMC)

Prefeitura quer aumentar competições esportivas em 2005

Caraguatatuba - A convite do secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, representantes de entidades e associações esportivas do município reuniram-se esta semana na SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), para falarem sobre o calendário de eventos esportivos de 2005.
A reunião teve a participação de 21 representantes de associações, entre eles a Liga Caraguatatubense de Futebol, o Caraguá Bicicross Clube, Associação de Ciclistas, Associação de Vôo Livre, Associação de Surfe, Associação de Canoagem, academias de capoeira, Liga de Judô, Karatê, tae kwon do, atletismo, entre outros.
Além dos campeonatos de modalidades esportivas representativas como Jogos Regionais, Jogos Abertos, JORI(Jogos Regionais do Idoso), Joguinhos do Interior, a SECER quer abrir espaço e oferecer apoio para a realização de novos campeonatos visando.
O secretário Nivaldo Alves solicitou que todos participem da programação de eventos e competições para o calendário de 2005. Segundo ele, a prefeitura dará apoio para a realização de diversos campeonatos, com prioridade para quem apresentar o projeto.
"Ao invés de levarmos nossos atletas para competirem em outros municípios, queremos trazer os atletas para a nossa cidade. Somos uma cidade turística, temos infra-estrutura para realizar campeonatos de qualquer modalidade e além disso, temos a praia e o mar", disse.
O secretário quer que o calendário seja distribuído em janeiro para que os visitantes tenham acesso à programação e possam de preparar. "A prefeitura também poderá se programar para os eventos, promovendo obras de adequação e infra-estrutura. Com esse planejamento, as federações também poderão se programar melhor e também evitaremos duplicidade de campeonatos no mesmo dia ", afirmou.
Quem não participou da reunião também poderá entregar suas propostas na SECER até o final do mês de novembro. Durante este período a diretoria de Lazer e Recreação discutirá e definirá o calendário para o ano que vem.
A SECER também está preparando o projeto de verão e o calendário sócio-educativo para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. (Fonte: PMC)

Mestre Zé Baiano fala de capoeira angola para alunos em SP

Caraguatatuba - O mestre de capoeira José Joaquim de Andrade Filho, conhecido por Zé Baiano, monitor de capoeira angola na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba estará em São Paulo no próximo dia 28, convidado pela Faculdade Uni Sant’anna, de Educação Física, para participar de um grande projeto da instituição.
Convidado pelo coordenador co curso de Educação Física, José Antonio Rabaça, o mestre vai fazer uma palestra sobre Capoeira Angola para os alunos do 4º semestre da faculdade – “É com grande satisfação que faço essas participações em eventos, escolas e faculdades. É uma maneira de divulgar a capoeira angola, aos jovens, e transmitir o conhecimento que venho adquirindo ao longo dos anos por meio dos grandes mestres que tive” finaliza. (Fonte: PMC)

Ceprolin abre inscrições para nova turma de Corel Draw

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para o curso de Corel Draw no Ceprolin. São 20 vagas e as aulas tem início dia oito de novembro. As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras das 19 às 23 horas, com duração de cinco semanas, num total de 40 horas/aula.
O curso, ministrado por Fernando Braun já está na quarta turma e vem formando novos 60 designers gráficos para a cidade. O curso custa R$ 80,00. Mais informações pelo telefone 3888-3888. O Ceprolin fica na Av. Avenida Rio Grande do Norte, 450, Bairro do Indaiá, em Caraguá. (Fonte: PMC)


Jornada Pedagógica abre com apresentações culturais
Coral de Surdos e Mudos de São Sebastião e grupos de dança de Caraguá abrem o evento.

Caraguatatuba - A Jornada Pedagógica está promovendo até sexta, dia 29, oportunidades de atualização para profissionais de diversas áreas. O evento é promovido pelos cursos de Pedagogia, Normal Superior, Letras, Educação Física, História e Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Módulo, e é aberto ao público.
Na abertura, dia 26, houve apresentações do Coral dos Surdos e Mudos da EMEF Maria Francisca Tavoláro de São Sebastião, além de dança com o Corpo de Baile da Fundacc, dança com o grupo da EE Colônia dos Pescadores, entre outras apresentações. Além da palestra sobre ‘Bacias Hidrográficas: sua importância na educação', com Denise Maria E. Formaggia, tiveram início o mini-curso Educação Patrimonial com a Profa. Dilene Zaparoli e a 2ª Oficina Musical, com Marisa M. A. Klinke.
No dia 27, a grande atração foi o vice-cônsul Dr. Adolfo Núnez Fernández, representante do Ministério da Educação de Cuba no Brasil, que falou sobre o tema ‘As revoluções educacionais no ensino cubano: alfabetização, educação e cultura, qualidade total’.
Nesta quinta, a atração deverá ser a palestra sobre Florais de Bach, com o Dr. Washingotn Novaes, às 19h30. Na sexta, 29, uma Mesa Redonda às 8h e outra às 19h30 abordarão o CIASE como espaço de práticas multidisciplinares, com o coordenador João Fernando Lopes, a Profa. Nilza Soares e a Profa. Enaida Gomes.
A programação desta quinta, 28 começa às 9h com a Mesa Redonda para discussão do tema ‘Ética, indisciplina e violência simbólica nas escolas’, com o prof. Ms. Rodolfo Rocha Rachid, Profa. Ms. Maria Zoe Bittencourt e Profa. Laucidéa Sampaio. Haverá ainda outras Mesas Redondas, além das palestras, oficinas e mini-cursos. A palestra sobre Florais de Bach, com o Dr. Washingotn Novaes, começa às 19h30.
No dia 29, uma Mesa Redonda às 8h e outra às 19h30 abordarão o CIASE como espaço de práticas multidisciplinares, com o coordenador João Fernando Lopes, a Profa. Nilza Soares e a Profa. Enaida Gomes. Os cursos e oficinas continuam. Um exemplo é a oficina ‘História em quadrinhos’, coma Profa. Esp. Vera Ribeiros dos Santos.
Mais informações no Módulo, pelos telefones 3897-2043 ou 3897-2044, ou no site www.modulo.br

Vereadores derrubam Vetos do Prefeito
Parlamentares não acataram contra razões do Executivo

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba derrubaram o Veto Total do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), em textos da autoria dos Parlamentares. O único Veto mantido foi sobre Projeto de Lei do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB) e versou sobre o Programa Terreno Limpo. Os Vereadores alegam que não há problemas técnicos para a aprovação deste tipo de projeto.
Os Projetos de Lei vetados são de denominação de rua e de autoria dos seguintes Vereadores; Nilson Lopes da Silva – Nézão (PPS), Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB), Celso Pereira – Celsinho (PSDB) em 2 projetos e o finado João Rodrigues de Godoy Filho – o Baduca, que teve sua propositura subscrita pelo Vice-Presidente Juarez Pereira Pardim – Juarez Pardim (PPS).
O único Veto mantido diz respeito ao Projeto de Lei do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB) e tinha por objetivo criar o Programa Terreno Limpo, que visava a limpeza de áreas particulares. De acordo com o Veto não se pode proibir guias e sarjetas em locais onde não hajam calçadas, pois este tipo de relação não pode existir. Os Vereadores entenderam a mensagem do Prefeito e mantiveram o Veto.
No Expediente e no intervalo foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 4 projetos, além da discussão e votação de 3 Moções e 4 Requerimentos. Foram lidas 9 Indicações no intervalo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Assaltante na condicional vem para Ilhabela com carro roubado

Ilhabela - O condenado Fernando Pedroso, de 26 anos, saiu em liberdade condicional no início deste mês. Na madrugada de ontem foi preso na saída da balsa, dirigindo um carro roubado em Suzano.
Ele pretendia curtir a cidade, com suas belas praias, após um período confinado. Pouco mais de zero hora, a Polícia Militar recebeu informação anônima de que atravessava na balsa um Corsa prata, com os faróis apagados e o vidro traseiro quebrado, cujos ocupantes estavam em atitudes suspeitas.
Estas informações foram suficientes para que um bloqueio fosse montado e o carro parado pelos policiais. Uma primeira inspeção revelou que as letras e números das placas foram modificados com fita adesiva preta.
Isso deve ter ocorrido porque o carro foi roubado de Suzano no último domingo. Para a polícia, Pedroso nada declarou, permanecendo no direito de falar somente em juízo.
Já uma mulher que estava com ele, a dona de casa E.R.S.M., de 30 anos, disse que o carro era de um amigo de seu companheiro, de nome Rubinho, que havia oferecido o carro para ela e Pedroso darem um passeio em Ilhabela.
Ela ainda contou que desconhecia que o veículo era roubado. O casal foi conduzido à delegacia, onde Pedroso ficou preso por receptação.
Ainda ontem, a dona do carro veio buscá-lo e por meio de foto reconheceu Pedroso como autor do roubo no qual foi vítima. A identificação da autoria foi comunicada para Polícia Civil de Suzano, onde o crime aconteceu. (Fonte: Imprensa Livre)

Temporada de pesca oceânica 2004 nas águas de Ilhabela

Ilhabela - Aberta à temporada de pesca. O Yacht Clube de Ilhabela (YCI) dará início neste sábado à Temporada de Pesca Oceânica 2004. São esperados cerca de 200 pessoas no campeonato e um público indireto de aproximadamente 4,5 mil pessoas, vindos de Santos, Ubatuba, São Sebastião e Rio de Janeiro, durante os quatro meses de evento, abrangendo toda a alta estação de verão.
A competição será dividida em oito etapas, sendo que a primeira acontecerá no dia da abertura do evento. Cada etapa do torneio contará com a média de 20 a 40 barcos nas águas de Ilhabela, que é considerada a capital paulista da pesca oceânica e a única cidade de São Paulo a receber esse tipo de evento.
Outras sete etapas serão distribuídas dentro do XV Torneio de Marlin Azul e do XXII Torneio de Peixes de Bico.
A tripulação de cada embarcação é formada por quatro pescadores, dois marinheiros e um fiscal. Os barcos ficarão 11 horas em alto mar, das 5h30 às 16h30.
Preocupados com a preservação do meio ambiente e conscientização dos pesca-dores, todas as etapas da tem-porada são feitas na modalidade tag & release, ou seja, pegue e solte. Além desse trabalho de conscienti-zação, a pesca oceânica tem um convênio com o instituto Billfish Foundation, da Flórida.
“Eles recebem o histórico de cada peixe marcado e solto e fazem um estudo de migração, crescimento e remetem de volta para o Brasil”, explica Cláudio Figueiredo, Diretor de Pesca da temporada.
O evento, que é considerado o de maior duração na alta temporada da cidade, termina no dia 12 de fevereiro do ano que vem com a premiação dos ganhadores.
O YCI busca patro-cinadores e parceiros interessados em interagir com o público que transita pelo local durante toda a temporada. Estão previstas diversas atividades esportivas paralelas no YCI no período da temporada. As inscrições para a competição ainda estão abertas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Sertões de Cambury e Maresias ganham novas linhas de ônibus

São Sebastião - Começou ontem, em caráter experimental, a operação de novas linhas de ônibus nos sertões de Cambury e Maresias, na Costa Sul. A medida adotada pela empresa de transporte coletivo Autoviass (Auto Viação São Sebastião) atende uma antiga reivindicação de moradores dos bairros.
O vereador Wagner Teixeira foi autor de requerimentos na Câmara com pedidos de estudos sobre a viabilidade de ampliação do serviço.
"Antes precisávamos ir até a pista para pegar um ônibus. São mais de 30 minutos andando e, com criança, fica mais difícil ainda", diz a estudante Mônica de Jesus, moradora do sertão de Cambury
“Esta região é carente em transporte. Não há linha para o sertão e quem mora lá acaba sendo prejudicado. Pois muitas vezes precisam caminhar alguns quilômetros até a rodovia em baixo de sol ou chuva para poder se deslocar para outros bairros”, disse Teixeira.
Para a estudante Mônica Maria de Jesus, que mora no sertão do Cacau, no Cambury, atende ao anseio da comunidade. “É bom esses horários. Pois precisávamos ir até a pista para pegar um ônibus. São mais de 30 minutos andando e, com criança, fica mais difícil ainda”, destacou.
Mônica lembra que muitas vezes deixou de fazer trabalhos escolares por causa da dificuldade de transporte.
“Andar até a rodovia sozinha, mesmo que de dia, é perigoso. Então deixo de ir e acabo não fazendo os meus trabalhos”. Desde ontem, dois horários estão disponíveis aos moradores do Sertão do Cacau: 9h30 e 13h50, com destino ao Cascalho, em Boiçucanga.
“Estamos atendendo uma antiga reivindicação do vereador Wagner Teixeira. Por enquanto será em caráter experimental, até para detectarmos as reais necessidades”, concluiu Juvenal Ferreira da Silva, gerente de tráfego da Autoviass.
Outros horários e destinos também foram inseridos na nova programação da empresa. Confira na tabela abaixo.

Linhas e Horários
6h50 - Maresias/Paúba/Centro
8h00 - Rodoviária Centro/Maresias (direto)
8h00 - Boiçucanga/Maresias/Centro
9h00 - Sertão do Cacau/ Cascalho (direto)
11h - Maresias/Sertão de Maresias/ centro
12h - Rodoviária/Sertão de Maresias/Maresias
13h20- Cascalho/Sertão do Cacau (direto)
13h50- Sertão do Cacau/Cascalho (direto)
16h20- Sertão de Maresias/Boiçucanga
21h00-Boracéia/Paúba/Centro
*Esses horários estarão disponíveis somente em dias úteis. (Fonte: Imprensa Livre)

Solange quer ser a primeira mulher na Presidência da Câmara da cidade

São Sebastião - Eleita vereadora com 682 votos no dia 3 de outubro, a líder comunitária Solange Rodrigues de Araújo Ramos quer ser a primeira mulher na Presidência da Câmara de São Sebastião.
Ela afirma que já iniciou a articulação junto aos demais eleitos, na tentativa de chegar ao posto mais alto do Legislativo. “Vou almoçar com seis dos eleitos na próxima sexta-feira”, informou a vereadora.
Solange de Maresias é filiada ao PV (Partido Verde), que ainda manteve Wagner Teixeira de Oliveira, o mais votado da eleição.
“O fato do Wagner ter mais votos no meu partido não atrapalha nem impede minha candidatura. Cada um tem seu espaço”, avaliou.
A vereadora ressalta que, em visita recente a São José dos Campos e a Jacareí, percebeu o crescimento da ala feminina na política regional. “Em São José, por exemplo, são oito secretárias municipais e cinco vereadoras”, observou.
O município de São Sebastião teve até hoje somente duas vereadoras, Eulália de Oliveira, a Lala, e Ivonildes Santos Lima. Por coincidência, todas são da Costa Sul. “Entre os candidatos do meu bairro, fui a única eleita e a mais votada. Tenho sido muito procurada por ONGs (Organizações Não Governamentais) e sei da responsabilidade de representar 55% do eleitorado da cidade, formado por mulheres”, concluiu Solange.
Além dela, outros nomes despontam na disputa pela Presidência da Câmara de São Sebastião (biênio 2005-2006). São eles: Luiz Antônio Santana Barroso (PFL), o Coringa, do grupo do prefeito eleito Juan Garcia (PPS); José Cardim de Souza (PP), que parte para seu segundo mandato tendo na bagagem duas gestões na presidência; Wagner Teixeira (PV), o vereador mais votado da eleição; Dalton Silva (PL), um dos quatro reeleitos.
Região - Ilhabela é a única cidade que já teve representante da ala feminina na presidência da Câmara. E foram em três ocasiões. Nice Cintra Ribeiro foi a primeira a assumir o cargo, seguida por Nanci Perez de Araújo Zanato e Nilce Signorini que, posteriormente, também chegou à prefeitura.
Nanci Zanato é a única que continua no Legislativo. Ela tem chance de voltar a presidência, já que foi reeleita no início do mês. Em Caraguatatuba, a Câmara Municipal elegeu sua primeira vereadora em 1948.
Depois disso, a cidade esperou 52 anos para voltar a ter mulheres no Poder Legislativo. Dalva Santana, Leonor Diniz, Vera Peixoto e Madalena Fachini foram eleitas no ano 2000. Na próxima legislatura, o plenário voltará a ser formado somente por homens. Já o município de Ubatuba voltará a ter uma mulher na Câmara a partir de 2005, após mais de dez anos de espera. A eleita é Luciana Machado Rezende. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes são presos após roubar ônibus da Autoviass na Baleia

São Sebastião - Dois assaltantes foram presos na manhã de ontem após roubarem ônibus da Autoviass (Auto Viação São Sebastião) no bairro Baleia, na Costa Sul. Com ajuda de moradores e vigilantes do bairro, a Polícia Militar conseguiu prender os suspeitos. Um deles ainda tentou fugir a nado.
Um adolescente de 17 anos e A.F.H., de 22 anos, ambos moradores no Morro do Abrigo, no bairro São Francisco, embarcaram no coletivo no ponto do Terminal Rodoviário.
Os dois ficaram quietos até o ônibus chegar na Baleia, onde pediram para descer, mas antes anunciaram o roubo ao cobrador. Não satisfeitos em pegarem quase R$ 176, eles deram coronhadas no cobrador e motorista, além de dar um tiro para o alto, quando estavam na rua.
Instantes depois, as vítimas depararam com uma viatura da Polícia Militar, que patrulhava o bairro. Com ajuda de populares e de vigilantes da Sabaleia (Sociedade Amigos da Baleia), a dupla foi localizada fugindo pela praia.
O menor ainda tentou escapar nadando, mas foi seguido por um vigilante, que o trouxe para a areia. O comparsa saiu pela costeira, sofrendo ferimentos nas pedras, sendo também contido por policiais.
Os dois foram conduzidos ao 2° Distrito Policial com o revólver e o dinheiro do roubo, que eles tinham escondido no mato próximo à praia. A. já tem passagens pela polícia por porte de drogas.
A dupla confessou este roubo. Eles serão submetidos a reconhecimento de outros motoristas que sofreram assaltos na região nos últimos meses. Foram mais de cinco. A polícia suspeita que sejam os mesmos. Pelo menos as características do menor são semelhantes as levantadas nos outros crimes.
O diretor de tráfego da Autoviass, Juvenal Ferreira da Silva, espera que com a prisão destes, os assaltos na Costa Sul terminem. A série de roubos estava preocupando motoristas, que ameaçavam paralisar a linha.
Os funcionários temiam a violência. “E pelo jeito eles estavam piores, pois desta vez até coronhadas chegaram a dar”, disse Silva. O diretor agradeceu o trabalho da Polícia Militar e dos vigilantes na prisão da dupla. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Parabéns Ubatuba

Jairo dos Santos assina compromisso com o Movimento Ubatuba Viva

Ubatuba - O Grupo Ubatuba Viva, através de uma campanha de transparência política, está convidando os candidatos eleitos a vereador nas últimas eleições municipais a assinarem um compromisso que reafirma publicamente suas intenções de legislarem de forma clara e transparente.
Esteve presente ontem na reunião semanal do grupo o candidato eleito verador Jairo dos Santos (PT), que assinou o compromisso de transparência elaborado pelo grupo. O convite será extendido a todos os vereadores que formarão a nova Câmara Municipal a partir de 2005.
Esta é uma das ações sugeridas na cartilha "Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil", publicado pela AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito, disponível em www.amarribo.com.br 
O grupo Ubatuba Viva é um movimento pelo resgate da cidadania, aberto a todos os cidadãos de Ubatuba e sem conotação ou cor político-partidária. Congrega as mais diversas correntes de pensamento e representantes das mais diversas atividades econômicas do município mas tem um objetivo único e unânime: fazer uma Ubatuba melhor.
Dentre os seus objetivos está a intenção de focar sua atuação no Poder Legislativo por ser este o que mais próximo se encontra da população, favorecendo o entrosamento dos vereadores com o povo e também levando em conta que é do Legislativo que surgem as Leis e também é ele o órgão controlador das ações do poder Executivo.
Toda a comunidade está convidada a participar das reuniões que acontecem todas as quarta-feiras, as 19:30h, no salão da ACIU, Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba, Rua Dona Maria Alves, 587, Centro.
O site do Movimento Ubatuba Viva pode ser acessado em www.ubatubaviva.com.br 

Abaixo, modelo do documento assinado pelo vereador:

Compromisso Público de Vereador


Eu,..................(qualificação)................,  prometo publicamente a cumprir rigorosamente os compromissos a seguir:

1. Participar ativa e assiduamente das sessões de Câmara
2. Fiscalizar os atos do executivo
3. Exigir transparência na administração da Prefeitura e da Câmara Municipal
4. Trazer o Ministério Público e as autoridades constituídas para apuração de qualquer suspeita de desvio de recursos que recaia sobre membros da administração pública.
5. Analisas as contas de executivo somente aprovando as mesma se estiver aprovadas pelo Tribunal de Contas, e se as mesmas obedeceram a Lei de Responsabilidade Fiscal, e as regras de transferência e probidade
6. Não legislar em causa própria, promovendo a concessão de benefícios e compensação fora da capacidade do município.
7. Não controlar parentes até terceiro grau em cargos de confiança
8. Adaptar a lei orgânica do município para permitir a adoção de orçamento democrático, promovendo audiência para priorização na alocação dos recursos municipais
9. Trabalhar ativamente para que sejam aprovados e implantados o Plano Diretor para o município, o Conselho deliberativo de turismo e fundo de turismo elaborado e discutido pelo PNMT
10. Analisar e aprovar o orçamento anual da Prefeitura depois de estabelecidas as propriedades
11. Não utilizar órgãos, funcionários e equipamentos da administração pública em proveito próprio, ou de terceiros.
12. Comprometo-me a conhecer o conteúdo da publicação o combate à corrupção nas prefeituras do Brasil e me comprometo a tomar medidas administrativas para prevenir no futuro a ocorrência de tipos de fraude mencionados na mesma.

Data e Assinatura do Vereador

Adolescentes são flagrados com revólver municiado em Ubatuba

Ubatuba - Dois adolescentes de 14 e 17 anos foram flagrados na noite de terça-feira com um revólver, calibre 32, municiado com três cartuchos. Eles levantaram suspeita da Polícia Militar ao correrem da viatura que fazia patrulhamento no bairro Estufa I.
A arma estava na cintura do menor de 14 anos. Ele contou que tinha achado no mato. Os dois foram conduzidos à delegacia, onde se registrou o ato infracional. Após depoimento a dupla foi liberada aos responsáveis.
Ainda na noite de terça-feira, a Polícia Militar conseguiu tirar outro revólver, calibre 32, de circulação, no Centro. A arma estava com o pintor M.T.S., de 24 anos, que alegou usá-la para defesa. O pintor, que também portava uma faca, disse que se desentendeu com uma pessoa no forró do bairro e decidiu se armar por temer represália. A polícia chegou nele após receber denúncia anônima de que pessoas estavam armadas e brigando na praça 13 de maio, no Centro. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes roubam mercado em Ubatuba e atiram antes de fugir

Ubatuba - Dois assaltantes invadiram na noite de terça-feira um supermercado na rua Sérgio Lucindo da Silva, bairro Estufa II. Antes de fugir, um dos assaltantes disparou dentro do estabelecimento, não atingindo ninguém.
O comerciante R.B.R.C., de 35 anos, contou à Polícia Militar, avisada após a fuga da dupla, que os assaltantes entraram, anunciaram o roubo e pegaram R$ 300 do caixa. Antes de fugir eles deram o tiro, saindo rumo ignorado. Os policiais militares não acharam os suspeitos em patrulhamento pelo bairro. (Fonte: Imprensa Livre)

36ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba

Ubatuba- Foi realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, a 36ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba, na Avenida Iperoig, dia 24 de outubro de 2004.
Com a presença de aproximadamente 120 atletas, que disputaram com muito empenho a Prova Pedestre, tivemos como grandes vencedores do percurso de 12 Km, na categoria adulto Luis Paulo da Silva Antunes, na categoria juvenil Jefferson Douglas de Castro e na categoria veteranos Luiz Carlos Laurindo, todos da Equipe Papa Léguas Maxion/ Mizuno de Cruzeiro.
No percurso de 6 Km, o vencedor na categoria infantil foi Emerson Vilela Pereira da Equipe Papa Léguas Maxion/ Mizuno de Cruzeiro
Na categoria feminino até 18 anos a vencedora foi Nathalia Lazarini de Oliveira da Equipe CME de Tremembé e na categoria feminino acima de 18 anos a vencedora foi Tânia Aparecida Barbosa , de São Sebastião.
O primeiro colocado de Ubatuba foi o atleta Antonio Carlos de Jesus, da Equipe A.E.L.I.N. de Ubatuba.

Classificação por categorias dos 05 primeiros colocados:

Categoria Adulto:
1º Luis Paulo da Silva Antunes - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
2º Antonio Carlos de Jesus- A E L I N Ubatuba
3º Ilson de Araújo - Parati
4º Daniel Lopes da Silva - C M E Tremembé
5º Leonardo da Silva de Souza - Parati

Categoria Veteranos:
1º Luis Carlos Laurindo - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
2º João Alves de Araújo - Fac. Módulo/ SECER Caraguatatuba
3º Domingos Licio de Oliveira - Parati
4º Joaquim Gonçalves S. Filho - Baleia Branca Ubatuba
5º Reinaldo José P. Leite - André Reis Atletismo Caraguatatuba

Categoria Juvenil:
1º Jefferson Douglas de Castro - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
2º Robson Pereira Lima - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
3º Thiago da Silva Florentino - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
4º Ricardo Manoel Silva - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
5º Felipe Alberto Monteiro - C M E Tremembé

Categoria Infantil:
1º Ederson Vilela Pereira - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
2º Peterson Pablo S. Magalhães - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
3º Jefferson Henrique T. Souza - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
4º Welber Tiago da Silva Gomes - C M E Tremembé
5º Carlos Galdini Filho - C M E Tremembé

Categoria Feminino A:
1º Nathalia Lazarini de Oliveira - C M E Tremembé
2º Thais Priscila Inácio - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
3º Aline Estefani Silva - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
4º Tamires Fernanda da Silva - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
5º Lídia Helena Pereira Dias - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro

Categoria Feminino B:
1º Tânia Aparecida Barbosa - São Sebastião
2º Lucimeire Barbosa Silva - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
3º Patrícia Moura S. Aguiar - Papa Léguas Maxion/ Mizuno Cruzeiro
4º Vanda Diniz - C M E Tremembé
5º Maria Ismalia Baruffaldi - Ubatuba

Por equipes a classificação foi a seguinte:

1ª Papa Léguas Maxion/Mizuno - Cruzeiro
2ª A.E.L.I.N. de Ubatuba.
3ª Parati
4ª SECER Caraguatatuba
5ª C M E Tremembé
6ª São Sebastião
7ª P. M. Ubaruba
8ª Academia R H + Ubatuba
9ª Policia Militar de Ubatuba

A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a todos os envolvidos direta ou indiretamente na 36ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba. (Fonte: SEL/PMU)

1º Encontro com a Cultura

Ubatuba - A FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba através do seu grupo setorial de História e Geografia realizou o 1º Encontro com a Cultura cujo objetivo principal é o incentivo à pesquisa valorizando os temas que fazem parte da riqueza de Ubatuba.
Destinado aos jovens estudantes do ensino médio ou de quinta a oitava séries do ensino fundamental, tanto das escolas publicas quanto das particulares buscou, nesta primeira edição, despertar o interesse pela pesquisa Histórica ao evocar os primórdios da história de Ubatuba com o episodio da Confederação dos Tamoio e a Paz de Iperoig.
A pesquisa podia-se traduzir em monografias dissertativas ou em trabalhos de artes visuais, não houve apresentação de trabalhos escritos e somente desenhos concorreram. Segundo Irene Couto, coordenadora do concurso, o mais importante era a adequação do aluno ao tema proposto abrindo o caminho para a continuidade do interesse dos jovens à pesquisa como ferramenta no aprendizado.
Cícero Assumpção, Presidente da Fundart, salientou que o concurso colaborou para avaliarmos junto aos jovens sobre a importância da história de Ubatuba com a história do Brasil, já que as duas se confundem desde os primeiros anos do descobrimento.
Os trabalhos premiados foram os desenhos de:
Celso Martines Leite – 11 anos
Lucas Cassiano dos Santos – 12 anos
Thiago Augusto Portes dos Santos – 11 anos
Todos do Colégio Arco Íris e coordenados pelos professores Herlon de educação artística e Fabiana de História e Geografia. Marlene Nunes dos Santos, Diretora pedagógica do Colégio Arco Íris considerou a premiação como conseqüência ao fato da história de Ubatuba compor o currículo da escola e a importância de se conhecer a terra que pisamos antes de se aventurar a vôos maiores.
O concurso foi lançado no dia comemorativo à Paz de Iperoig, 14 de setembro, encerrou-se as entregas dos trabalhos no dia 22 de outubro e a entrega dos prêmios aos trabalhos selecionados será neste sábado, dia 30 de outubro às 19 horas na sede da Fundart.
Grupo Setorial de História e Geografia. (Fonte: Fundart)

Serestas e Seresteiros de outubro esta imperdível

Ubatuba - A Música estará em destaque neste fim de semana na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. Sempre contando com a presença ilustre do casal Sergio e Regina, desta vez ainda teremos a participação da Oficina Musical do Gaiato, na regência estrá Vera Tango e no piano Maria Emilia. Também temos a ilustre participação de alguns convidados como Cícero Assunção, Lair Gomes Montemor, Darcy Bandeirante, Claudia Rodrigues e Ophelia de Oliveira interpretando músicas populares brasileiras.
Serestas e Seresteiros acontece todo ultimo sábado de cada mês. Portanto no próximo dia 30 às 20:30h é dia de comparecer a sede da Fundação e prestigiar mais um ótimo evento cultural realizado pela Fundart. (Fonte: Fundart)

Ação Litoral

Opinião Topo

Colhemos aquilo que plantamos
Emilio Campi

Para entender como as coisas acontecem em Ubatuba, somente assistir as sessões da Câmara Municipal já contribui para um entendimento mais profundo da situação do município e seus rumos quanto ao futuro.
Na última sessão do dia 26, presenciei um fato que parece que poucas pessoas perceberam sua real importância. Quando um vereador, na maior das boas intenções, apresenta um Projeto de Lei dando nomes a determinadas ruas, recebe antes da votação um parecer jurídico da própria Câmara apontando, em determinados casos, que tal ação não teria amparo legal, pois existe alguma irregularidade que impede a ação. Na grande maioria, são ruas em loteamentos irregulares, que não obedecem a legislação, ou em áreas ocupadas ilegalmente, área de risco ou de preservação permanente.
Para que os moradores de tais ruas possam se beneficiar da infra-estrutura básica, como água, luz, telefone ou simplesmente entrega de correspondência, essa rua precisa ter um nome oficial. Para isso, vereadores apresentam seus Projetos de Lei, rejeitam o parecer jurídico, e aprovam os nomes das ruas, regularizando uma situação irregular, mas beneficiando os moradores dessas ruas. Isso vem se tornando rotina.
O vereador Charles Medeiros, em discurso muito pertinente a questão, apresentou claramente o trâmite dessas ações, e suas possíveis conseqüências para o futuro: crescimento desordenado, poluição dos rios e mananciais, doenças, isso sem contar o problema social causado pela migração desordenada, pois numa cidade onde regularizam o irregular, abre precedente para mais ocupação, mais loteamentos irregulares, mais áreas de preservação ambiental invadidas, e no final, o caos.
A Câmara alega que a prefeitura não fiscaliza como deveria, permitindo essas invasões e ocupações. Bem colocado a observação do vereador Eduardo César, prefeito eleito, ao afirmar que "muitas vezes o Brasilit que cobre, e o Maderit que fecha, são doados por políticos". Precisamos acabar com essa troca de condição sub-humana por votos.
Quem conheceu Ubatuba há 10, 20 ou 30 anos? Reavaliem as mudanças que ocorreram. Comparem com o Rio de Janeiro atual. Quem se sente bem vendo aquelas tomadas aéreas focalizando favelas que ocupam morros e mais morros da "Cidade Maravilhosa"? A polícia só entra nos morros com escolta policial fortemente armada, e muitas vezes saem rapidinho por não conseguir enfrentar os donos do morro.
Agora me pergunto: o que tem a ver um simples nome de rua em Ubatuba com as favelas do Rio de Janeiro?
Simples. Regularizando uma rua em loteamento irregular, abre precedente para que a rua de cima, ainda quase sem casas, seja ocupada. Liberando nome de ruas em áreas de preservação permanente incentiva que áreas fronteiriças sejam também ocupadas. Brasilit e Maderit são baratos. Custam votos. Mais casas. Mais migrantes. Mais telefonemas tipo "Vem pra cá, traz mainha, maninha e os mininos... Os homê aqui dá material pra gente fazê o barraco, dispois dá nome de rua, liga luz, água e inté telefone... é só transfiri o titlu...", e está formada a Cadeia Sub-Humana de Ocupação em Troca de Votos.
Charles Medeiros afirmou que ainda acredita que algo possa ser feito para impedir este quadro negativo, mas tem que ser feito já. Eduardo César disse que, quando empossado, pretende estancar essa ocupação, mas que precisa de apoio e da ajuda de todos.
O problema social existe. A lotação está esgotada. Cuidemos para solucionar os problemas existentes e não ficar criando novos. Os atuais já são muitos.
Aos vereadores, novos e reeleitos, fica um pedido: procure analisar as conseqüências de seus projetos, não só para agora. Pensem 10, 20 ou 30 anos à frente, naquilo que seus filhos, seu netos, e vocês mesmos, em suas velhices, poderão colher com as decisões tomadas hoje.

Emilio Campi
Ubatuba, SP

Crônica Topo

Palavras Cruzadas
Roberto de Mamede Costa Leite

Minha mulher faz palavras cruzadas.
Solidária com meus desmandos da idade, procura me ajudar com um necessário exercício da memória: acredito que por isso vem com pedidos de auxilio à eventuais palavras.
Sinto que é mais uma forma sutil de manifestar amor.
Hoje veio o pedido para sugestão da palavra que significasse: ‘Prazer que se sente com o próprio sofrimento’. De imediato, quase que automaticamente respondi: MASOQUISMO.
Com o passar do dia, na monotonia do chuvisqueiro e o vagar da aposentadoria, voltei mentalmente ao vocábulo, seu significado, suas possíveis conseqüências e nuances.
Eis o que me ocorreu.
Se aqui, como ave falconiforme, dou asas a imaginação, estou, pelo adiantado da existência, me sentindo um CONDOR.
Dores eu as tenho várias, dispersas, contínuas e intercaladas, sazonais e inesperadas, enfim, de todo tipo conhecido e desconhecido, com as feiúras próprias de suas naturezas. Dores do corpo e dores d’alma, estas últimas que vêm do conhecimento adquirido com o passar do tempo.
Sempre achei que a virtude está na média, no bom senso natural das coisas espontâneas. Assim, sempre que pude procurei o equilíbrio.
Mesmo em minha sexualidade.
Pano rápido para uma explicação pela invasão abrupta de minha intimidade.
A normalidade nesta área fundamental, sempre é tratada pela literatura e pelas pessoas, de forma discreta e até obscura. A rotina não possui maiores atrativos literários ou coloquiais. Mesmo em se tratando de sexo.
Já não é tão monótono e estéril o assunto quando resvala para o menos comum. Assim, não pertencem a esta rotina comportada, entre outras práticas, o supra citado masoquismo, que se complementa com o antípoda sadismo.
O tempo que hoje nos sobeja para vagares, me levou a divagação seguinte: não seria muito prático e agradável fazer do limão uma limonada ?
Aceita a premissa, há que desenvolver.
Assim, para quem, como eu, que procurou trilhar sempre o caminho do meio, qualquer desvio mereceria grande consideração e análise. E é o que estou tentando fazer.
Neste andar, imagino que um masoca, com uma dor ciática, estaria em êxtase de grande paixão. Com um furúnculo na bunda, que o obrigasse a dormir de bruços, teria ao menos um caso de amor com o leito.
Não é pouca coisa: é, sem dúvida, caso a se pensar.
Nesta linha de pensamento, alguns procedimentos teriam conotações absolutamente novas. Exemplo: caso o velho comprimido de Voltaren não estivesse sendo consumido normalmente, nosso cônjuge iria desconfiar de alguma traição ...
Mais ainda: nada mais de dispendiosos e inconfessáveis Viagras: uma simples canelada na jornada noturna rumo à micção seria o estimulante de nossa libido. Nestes momento, ao invés da exclamação chula, a pergunta: querida, você está dormindo ?
Maravilha.
Até nosso senso de cidadania seria alterado para melhor. Ao invés de sofrermos, sem compensações cívicas nas eleições para escolhermos o menos pior, nossa frustração moral, ao não satisfazermos nossa necessidade ética eletiva, seria compensada pelo erotismo frustrante da mediocridade eleita.
Programas, aproveitamento consciente de equipamentos existentes e espetáculos diversos podem ser instrumentalizados para gáudio dos beneficiários.
É hipótese rica que o chá das cinco da Academia poderia ser exuberantemente enriquecido por vídeos dos improvisos de Lula. À falta de tão excitante material, far-se-ia sarau com Maluf ao piano.
Outra possibilidade: nas ruas toda vizinhança que aceitasse esta idéia de transformação ficaria encantada pelo som das ‘igrejas entra que eu benzo’, barulho excretado nos alto-falantes de porta de garagem montada por cidadão rubicundo, auto-intitulado pastor, que tem por característica portar nauseabunda bíblia contaminada de seu sovaco.
Extraordinário feito seria o Min. Berzoini, com seus insuperáveis talentos, liderar marchas de macróbios ao relento, expostos à chuva, frio e sol, em busca de recadastramentos, e os que sobrevivessem estariam com o sorriso de sentimento de que “é hoje”.
Até a televisão poderia apresentar reportagem de ágape onde D. Martaxa, escoltada por ‘hermano’ mercosulista, trocaria idéias com o Sr. Lula da Silva sobre o Fome Zero, tudo regado por Romaneè Conti, de R$ 7.000,oo a garrafa, caviar Beluga, ouvindo solos ao piano do virtuose e aliado (desde criancinha ???) Maluf.
Assim, quanto mais penso no assunto, mais me convenço que o masoquismo seria a panacéia erótica da meia e da avançada idade, com as mais benfazejas repercussões pessoais e familiares.
E o bem estar que ele irradiaria é muito mais abrangente para o felizardo re-neo-babão, pela sexualidade recém reativada, pois uma libidinagem dolorida, feliz e saciada daria ao vivente superior qualidade de vida, extensiva a todos que lhe querem bem.
É evidente e todo mundo, lendo tão ponderadas observações, ficará careca de se convencer disso.
O sofrimento constrói ...
Pelos padecimentos que antecipo é que tenho dúvida atroz no caminho da mudança: por isso ainda hesito.
Por outro lado, já entrevejo, no horizonte, a luz do nirvana do masoquismo que será o norte desta panacéia.
Será que ainda dá ?
Mas, se não der, aaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

 

-

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Festa de São Pedro - Márcio de Oliveira Naves


Festa de São Pedro
©Márcio de Oliveira Naves


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor