Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 03 de novembro de 2004 - Nº 1148 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
CPTEC/INPE faz previsão para hoje e amanhã

Caraguatatuba
Igreja pede um novo cemitério em Caraguá
Movimento decepciona comerciantes
Crime cai no litoral, diz secretaria

Ilhabela
3º Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela
Campeonato Paulista de Formula Windsurf - Faltam só 10 dias!!!
Regata Volta à Ilha movimenta o Campeonato Paulista de Vela Oceânica
8ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela


São Sebastião
Prefeito eleito planeja Guarda Municipal
Guerra de gangues faz nova vítima em S. Sebastião
OAB planeja ato contra violência
'Guerra' entre traficantes mata professora que tentava salvar crianças
Polícia está sem pistas de suspeitos
Líder acusa grupo rival pelo crime
Família espera 64 h para doação de órgãos
Faxineira é assassinada com tiros na cabeça

Ubatuba
4º Ubapesc 2004
Pega fogo a 1ª Fase do Municipal 2004

Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

CPTEC/INPE faz previsão para hoje e amanhã

Litoral Norte - O CPTEC/INPE informou que na quarta e quinta-feira, haverá predomínio de sol na região.
As temperaturas estarão em elevação, com pancadas de chuva isoladas no fim do dia.
Em Ubatuba, mínima de 18, e máxima de 27 graus.
Caraguatatuba, mínima de 18, e máxima de 28 graus.
São Sebastião, mínima de 18, e máxima de 29 graus
Ilhabela verá os termômetros marcando entre 19 e 29 graus. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Anuncie Aqui

Igreja pede um novo cemitério

Caraguatatuba - A Igreja Católica aproveitou ontem o movimento intenso no Cemitério Municipal de Caraguatatuba para começar a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado, reivindicando um novo cemitério na cidade.
O objetivo é cobrar das autoridades a implantação de um novo Cemitério Municipal em Caraguá. O documento será encaminhado ao Ministério Público e também ao prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
O atual Cemitério Municipal, construído em 1956, está interditado para novos sepultamentos desde julho deste ano. A prefeitura permite apenas o sepultamento das famílias que possuem jazigo permanente no local.
Os sepultamentos estão sendo realizados no cemitério particular Bela Vista, no bairro do Getuba, inaugurado em março deste ano.
Segundo o padre Antonio Messias, da Catedral do Divino Espiríto Santo, a igreja está defendendo os interesses da população que vem reivindicando há algum tempo a construção de um novo Cemitério Municipal.
Despesa - O padre Antonio Messias disse que as famílias não conseguem arcar com as despesas de funeral no cemitério particular. Apenas na manhã de ontem, foram recolhidas 700 assinaturas. O abaixo-assinado também vai circular nos horários das missas e nos bairros. Os moradores apoiaram a iniciativa da Igreja Católica. "A população está enfrentando dificuldades para sepultar seus entes queridos", disse a dona-de-casa Teresa de Jesus Ferreira de Camargo.
O Cemitério Bela Vista informou que tem destinado mensalmente dez campas gratuitas para o sepultamento de famílias carentes. O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Movimento decepciona comerciantes

Caraguatatuba - O movimento turístico no feriado ficou abaixo das expectativas, segundo avaliação feita ontem por comerciantes e hoteleiros do Litoral Norte. Segundo eles, o segundo turno das eleições e o mau tempo registrado na segunda e terça-feira prejudicaram o feriado.
O presidente da Associação de Quiosques de Caraguá, Mozzart Russomano, afirmou que o movimento ficou de 30 a 40% abaixo do esperado. "A realização do segundo turno na capital e em cidades como Guarulhos, Campinas e Ribeirão Preto acabou prejudicando o movimento turístico."
O diretor da Associação Comercial de Caraguá, Ari Carlos Barbosa, disse que, além das eleições, o tempo ruim registrado nos últimos dois dias também prejudicou os comerciantes.
Barbosa afirmou que são grandes as expectativas com relação ao feriado do dia 15. "Será o último feriado do ano e, com certeza, teremos praias lotadas", disse.
Marcelo Freitas Carlos, presidente da Associação Comercial de Ilhabela, comentou que no feriado de Finados o número de turistas foi 30% abaixo do esperado. Carlos disse que vários hotéis da ilha já está com reservas esgotadas para o feriado do dia 15.
A Dersa registrou a travessia de 9.300 carros em direção à ilha no feriado. No feriado anterior, utilizaram a travessia 13 mil veículos. Movimento decepciona comerciantes
Caraguatatuba
O movimento turístico no feriado ficou abaixo das expectativas, segundo avaliação feita ontem por comerciantes e hoteleiros do Litoral Norte. Segundo eles, o segundo turno das eleições e o mau tempo registrado na segunda e terça-feira prejudicaram o feriado. (Fonte: ValeParaibano)

Crime cai no litoral, diz secretaria

Caraguatatuba - O Litoral Norte apresentou entre janeiro e setembro redução na maioria dos índices criminais, segundo relatório oficial da Secretaria de Segurança Pública.
Segundo a secretaria, a maior queda no número de homicídios ocorreu em Caraguatatuba --66%, seguida por Ubatuba, 35%, e São Sebastião, 14,8%.
As ocorrências de furto também caíram nas três cidades --1% em São Sebastião, 10,8% em Caraguá e 13% em Ubatuba.
Apesar dos dados positivos, três casos deixaram a segurança do litoral em alerta. Nenhum deles foi computado no relatório, que abrangeu o período até setembro.
No último dia 12, uma menina de 5 anos morreu depois de ter sido sequestrada com a família em Caraguá.
Na última sexta-feira, a professora Joseane Pereira, 23 anos, foi morta por uma bala perdida em São Sebastião. Ontem, a guerra de traficantes na cidade fez mais uma vítima (leia texto nesta página). (Fonte: ValeParaibano)

Policial é morto em hotel
PM encontra investigador de São José baleado e prende acompanhante, que alega disparo acidental

Caraguatatuba - O investigador José Roberto de Souza, 42 anos, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José dos Campos, morreu na madrugada de domingo em Caraguatatuba atingido por um disparo de pistola calibre 45.
A vítima estava hospedada em um hotel no centro da cidade. Sarita Ribeiro Cardinot, 26 anos, que acompanhava Souza, foi presa em flagrante suspeita de ter atirado no policial.
Ela está detida na Cadeia Feminina de Ubatuba. Segundo a Polícia Civil, Sarita teria alegado que a arma disparou acidentalmente. Ela disse que só falará sobre o caso em juízo.
A Polícia Militar informou que foi acionada pela recepção do hotel, por volta da 1h30 da madrugada de domingo, para apurar o disparo de arma de fogo no apartamento 205.
Os policiais militares encontraram o investigador caído, entre as pernas de Sarita, baleado no peito. Souza foi removido em uma ambulância, mas morreu ao dar entrada no hospital da cidade.
A Polícia Civil apreendeu a arma, uma pistola calibre 45, marca Taurus. Levada à delegacia, Sarita teria alegado ao delegado Renato Coletes que só falaria em juízo, na presença de seu advogado.
O delegado seccional, João Barbosa Filho, disse que Sarita alegou disparo acidental. "Vamos apurar o caso para saber se o disparo foi acidental ou intencional", afirmou.  (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

3º Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela

Ilhabela - A 8ª etapa do 3º Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontece no próximo domingo, dia 7 de novembro, às 10h.
A largada acontecerá na Praia do Perequê com chegada no Centro Náutico Ilhabela.
Todos nadadores receberão certificado de participação além de medalhas para os três primeiros de cada categoria e camisetas para os 60 primeiros colocados. (Fonte: ValeParaibano)

Campeonato Paulista de Formula Windsurf - Faltam só 10 dias!!!

Ilhabela - Nos dias 13 e 14 e 15 de novembro de 2004 será disputado em Ilhabela, na sede na BL3 Armação, o Campeonato Paulista de Fórmula Windsurf de 2004.
Ele está sendo considerado um mini-brasileiro, pois terá a presença de muitos representantes da elite do windsurf nacional, vindos de outros estados: Leo, Pablo e toda a galera amiga de Niterói; os organizadores do brasileiro de FW deste ano, a quem todos somos muito gratos, os pernambucanos Marcelo e Homero Lacerda ; a flotilha de Santa Catarina agitada pelo Mello e Neves; Valéria Matuck e Zé do Rio de Janeiro; além de outras presenças ainda não confirmadas.
De S. Paulo, virão o Mauro e a sempre atuante flotilha da Guarapiranga, o Victor e Lucas Trindade, de Santos, embalado por suas recentes vitórias, toda a galera que costuma velejar na Ilha: Paulão, Luca, Anjinho, João, Cid, Mig, Roger, velejadores que andavam meio sumidos, como o Fernando Pelegrini, etc.
E, finalmente, uma presença internacional muito especial: nada menos que o campeão sul-americano de 2004, o argentino Gonzalo Costa, que vem trazendo os novos equipamentos 2005 para uma revanche, que promete ser sensacional, com o Paulão...
Será uma grande festa! Você vai ficar de fora desta? Claro que não!!!
As regatas dos dias 13 e 14 serão válidas também para a 5ª etapa do Circuito Ilhabela de Fórmula Windsurf.
Classificação do Circuito Ilhabela até aqui...

1 PAULO DOS REIS
2 LUCA PASCOLATO
3 GUILHERME RODRIGUES
4 CARLOS ALBERTO ISAAC
5 MAURO JUNQUEIRA
6 MARCELO MIG
7 FABIO DE MARIA
8 CID OUTI
9 CESAR SERRUYA
10 LUCAS TRINDADE
11 ANDRÉ DIOMELLI
12 ROGER BLAHA
13 JOÃO CALTABIANO
14 WILHELM SCHURMANN
15 LEONARDO MULIM REBELO
16 JOSE EDUARDO L. ASSUNÇÃO
17 JAN CHRISTIAN
18 PABLO SÃO THIAGO
19 JOSE MELLO M
20 MILTON BRANCO
21 VALERIA S MATUCK
22 NELSON BELOW JR
23 MARCOS DENN
24 SIDNEY SECKLER F. FILHO
25 LUCIANO SALVETTI (Fonte: Correio do Litoral)

Regata Volta à Ilha movimenta o Campeonato Paulista de Vela Oceânica

Ilhabela - Última etapa do Campeonato Paulista de Vela Oceânica. A Regata Volta à Ilha deste ano abrirá a 5ª e última Etapa do Campeonato Paulista.
Com realização prevista para os dias 20 e 21 de novembro, a 5ª e última Etapa do Campeonato Paulista de Vela Oceânica, "Regata Volta à Ilhabela" é uma oportunidade de se conhecer o "outro lado da Ilha", sua natureza selvagem, suas belezas, encantos e perigos.
Já no final de semana seguinte, as regatas entre bóias concluirão este animado campeonato que teve etapas nas raias de Ubatuba, Santos e Ilhabela.
As meninas do BL3 Armação prosseguem na liderança da Classe RGS, mostrando bastante evolução e prometendo não dar mole aos concorrentes nesta etapa final!
Inscrições e mais informações: (12)3896-1034 ou (12)3896-5885, com Rizélia ou engenho@bl3.com.br (Fonte: ValeParaibano)

8ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela

Ilhabela - A 8ª etapa do III Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontecerá dia 7 de novembro (domingo), às 10h. A largada acontecerá na Praia do Perequê com chegada no Centro Náutico Ilhabela, onde também será comemorado o aniversário de 15 anos do Centro Náutico.
Todos nadadores receberão certificado de participação além de medalhas para os três primeiros de cada categoria e camisetas para os 60 primeiros colocados.
A taxa de inscrição é de um quilo de alimento não perecível a serem entregues no dia da prova. Informações com Harry Finger tel 9715-5656.
O evento é organizado pelo Panathlon Clube de Ilhabela e conta com o patrocínio do Centro Náutico Ilhabela e apoio da Associação de Nadadores de Ilhabela/Panathlon. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Prefeito eleito planeja Guarda Municipal

São Sebastião - O prefeito eleito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), anunciou ontem que pretende criar na cidade uma Secretaria de Segurança Urbana, que terá como uma das principais finalidades a implantação da Guarda Civil Municipal.
O projeto de lei criando a nova pasta deve ser encaminhado em janeiro e faz parte da reforma administrativa preparada pelo futuro prefeito. Na contramão de outros municípios, São Sebastião não possui uma guarda municipal.
"A insegurança chegou a níveis absurdos em São Sebastião", afirmou Pons Garcia, que é médico da rede municipal.
A segurança e o desemprego foram as principais plataformas de campanha do político do PPS, que derrotou o prefeito Paulo Julião (PSDB) na disputa.
Segundo o prefeito eleito, ele se reuniu há cerca de dez dias com o delegado-geral, Marco Antonio Desgualdo, que prometeu enviar mais delegados e escrivães para a cidade na próxima temporada e priorizar a cidade para receber novos policiais selecionados em concursos públicos do Estado.
"O efetivo hoje é muito pequeno se levarmos em conta que a cidade tem 120 quilômetros de extensão. Temos um efetivo menor do que quatro anos atrás", disse Juan Pons.
A estimativa é que São Sebastião possua cerca de 120 policiais militares. O prefeito eleito também pretende se reunir nos próximos dias com o comando da PM para reivindicar aumento da corporação. (Fonte: ValeParaibano)

Guerra de gangues faz nova vítima em S. Sebastião

São Sebastião - A 'guerra' entre gangues rivais que disputam o controle do tráfico de drogas nos bairros Olaria e Itatinga, na costa norte de São Sebastião, fez ontem a segunda vítima fatal em cinco dias.
A funcionária pública Maria Aparecida Pinheiro Franco, 38 anos, foi executada com vários tiros na tarde de ontem quando subia as escadarias do Itatinga, tradicional ponto de venda de entorpecentes na cidade.
Segundo a Polícia Militar, Maria Aparecida estava acompanhada do pai, Adão de Souza Franco, 77 anos, quando foi atingida pelos disparos. Em depoimento à polícia, ele afirmou que não conheceria o motivo do crime.
Encaminhada ao Pronto-Socorro, a funcionária pública não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela deve ser sepultada às 10h de hoje no Cemitério Municipal de São Sebastião.
Para a PM, a morte de Maria Aparecida está ligada à 'guerra' entre as gangues. "Pode ter sido vingança da gangue do Olaria, em represália à morte da professora de dança provocada pela gangue do Itatinga", disse um PM, que não se identificou.
Moradores ouvidos pelo ValeParaibano afirmaram que Maria Aparecida não teria envolvimento com gangues. No entanto, segundo eles, nos últimos três meses, dois namorados da vítima foram mortos por traficantes do morro.
"Ela não estava envolvida, mas falava demais", comentou um dos moradores do bairro, que preferiu não se identificar por temer represálias.
A tia da funcionária pública, Orelina Pinheiro da Silva, acredita que Maria Aparecida foi executada por vingança. "Ela era uma boa moça, mas, às vezes, falava demais", afirmou.
Carlos Puríssimo, enviado pelo prefeito Paulo Julião (PSDB) para cuidar do sepultamento de Maria Aparecida, disse que a funcionária teria sido atingida por mais de dez tiros.
A PM informou que não tem pistas do autor dos disparos. Anteontem, o comandante da PM, major Milton Pouza Junior, afirmou que a polícia tem dificuldades para combater o tráfico e a briga de gangues no local.
O delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, não comentou o caso alegando que não tinha 'informações detalhadas' do crime. Tragédia - Na última sexta-feira, a professora de dança Joseane Pereira, 23 anos, moradora do Olaria, morreu após ser atingida por uma bala perdida durante troca de tiros entre os traficantes.
Segundo familiares, Joseane foi atingida por uma bala na cabeça quando tentava salvar duas crianças, entre elas um bebê, do meio do fogo cruzado. Ontem, seus órgãos, doados com autorização da família, foram retirados para transplante em um hospital de Santos. "Não vou sossegar enquanto não souber que os responsáveis estão presos", afirmou ontem Geralda Pereira, 47 anos, mãe de Joseane. Segundo ela, sua filha foi morta por integrantes da gangue do Itatinga.
"É um bando de adolescentes armados de pistolas, que mata inocentes e aterroriza os moradores", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

OAB planeja ato contra violência

São Sebastião - O presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Sebastião e Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, afirmou ontem que a entidade estuda realizar um protesto formal contra a violência na cidade durante visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na próxima semana.
Alckmin deve estar em São Sebastião para o embarque de veículos por meio do porto local.
"A grande maioria da população daqueles bairros é pacata e está em pânico com essa guerra de gangues em plena luz do dia. As autoridades precisam tomar providências urgentes", disse Prado.
Ontem, a Ordem dos Advogados divulgou nota oficial repudiando a falta de segurança nos bairros Olaria e Itatinga.
Ainda de acordo com o presidente da OAB, a entidade também pretende encaminhar documentos pedindo providências às polícias Militar e Civil e ao Ministério Público.
Segundo a PM, é difícil combater o tráfico nos bairros devido à facilidade que os bandidos teriam de se esconder nos morros. (Fonte: ValeParaibano)

'Guerra' entre traficantes mata professora que tentava salvar crianças
Vítima é atingida por bala perdida e tem morte cerebral seis horas depois; família espera dois dias para doar órgãos

São Sebastião - A professora de dança Joseane Pereira, 23 anos, morreu após ser atingida por uma bala perdida durante uma troca de tiros envolvendo duas gangues rivais dos bairros Olaria e Itatinga, em São Sebastião. A vítima, ferida com um tiro na cabeça às 14h de sexta-feira, chegou a ser levada ao hospital mas teve morte cerebral constatada pelos médicos às 20h.
Segundo familiares, Joseane foi atingida quando tentava salvar duas crianças, entre elas um bebê, do meio do fogo cruzado entre os traficantes.
A família autorizou a doação dos órgãos mas a remoção só foi feita ontem no início da tarde. A demora revoltou os familiares (leia texto nesta página).
A 'guerra' entre os traficantes seria consequência de uma disputa por pontos de venda de drogas. Joseane, que era moradora do Olaria, estava na rua de sua casa quando um grupo rival do Itatinga teria invadido o bairro disparando diversos tiros.
O eletricista B.S., 47 anos, teve seu carro Fiat perfurado por seis disparos.
No meio do fogo cruzado, a professora teria tentado proteger Gabrieli, de 2 meses, que estava em seus braços, e a menina Carla, de 12 anos, que também estava na rua. Joseane tentou correr mas foi ferida na cabeça. "Ela deu três passos e caiu sobre Gabrieli", disse seu pai, Francisco Pereira, 53 anos.
Pereira disse que estava na cozinha quando ouviu os disparos e correu para a rua. "Vi milha filha ferida e pedi socorro ao vizinho para levá-la ao hospital", disse.
No momento do tiroteio, policiais militares estavam reunidos na 1ª Companhia da Polícia Militar, a poucos metros do local, para iniciar uma operação na cidade.
Os policiais foram até o local mas não encontraram os suspeitos. Para a polícia, é difícil combater o tráfico no local (leia texto nesta página).
Revolta- Joseane era uma pessoa querida em São Sebastião, onde dava aulas de aeróbica e participava de eventos nas praias com o grupo Blue Star. Ela pretendia cursar faculdade de educação física e programava o casamento com o noivo, Ivan César Rosa, assim que construíssem a casa própria.
"Estamos com muito medo. Não temos liberdade nem para conversar na calçada. Perdi minha filha por falta de segurança", disse o pai. Segundo ele, a família pretende processar o Estado pela morte de Joseane.
Eliana Pacheco, vizinha da família, disse que o bairro fará um protesto contra a falta de segurança. Ela afirmou que os moradores devem entregar um manifesto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que visita a cidade no dia 8.
As brigas envolvendo as gangues é antiga. Em 2001, a Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) ocupou o local atrás de traficantes. Há três anos, o cabeleireiro Dernival Rodrigues Oliveira foi morto dentro de seu salão. Até hoje, o crime não teria sido esclarecido. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia está sem pistas de suspeitos

São Sebastião - O comandante da Polícia Militar no Litoral Norte, major Milton Pouza Júnior, disse que a PM encontra dificuldades em combater o tráfico nos dois bairros. "Ali é muito difícil agir. Eles (os traficantes) fogem para o morro quando a polícia chega", afirmou.
Segundo Pouza, a PM ainda não tem pistas dos homens que invadiram o Olaria na sexta-feira. Ele afirmou que não é comum tiroteio entre gangues no local.
Com relação à possível manifestação que é planejada pelos moradores, Pouza disse que é um direito que cabe à população. "Nossas estatísticas comprovam que houve queda no índice de criminalidade na região."
O delegado seccional, João Barbosa Filho, afirmou que ainda não tem informações de que houve realmente uma briga entre gangues rivais. Segundo ele, a polícia está investigando o caso de uma pessoa ferida por uma bala perdida.
Segundo Barbosa Filho, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso e vai ouvir testemunhas. (Fonte: ValeParaibano

Líder acusa grupo rival pelo crime

São Sebastião - 'X1', 28 anos, que se apresenta com um dos dois líderes da gangue do Olaria, afirmou ontem ao ValeParaibano que o grupo do Itatinga, que seria liderado por 'P', invadiu o bairro na sexta-feira com sete homens para aterrorizar moradores. Os nomes foram mantidos em sigilo a pedido do entrevistado.
"Era preferível que um de nós tivesse morrido no lugar dela. A vida no crime não garante o futuro de ninguém", disse.
Segundo ele, o grupo do Itatinga tem agido com muita violência. "Eles estão com bronca da gente porque aqui no Olaria temos um bom relacionamento com a comunidade. Recentemente, demos R$ 250 para pagar o sepultamento da filha de um trabalhador, que estava desempregado", afirmou.
Segundo ele, essa relação com a comunidade tem causado preocupação aos rivais. "O 'P' (do Itatinga) teme perder espaço para nós."
'X1' afirmou ainda que a gangue do Olaria é formada por moradores de São Sebastião, que optaram pelo tráfico devido à falta de empregos. (Fonte: ValeParaibano

Família espera 64 h para doação de órgãos

São Sebastião - A família de Joseane teve que esperar por 64 horas até que ela fosse transportada por uma UTI móvel até a Santa Casa de Santos, onde seria feita ontem a retirada dos órgão.
Joseane teve morte cerebral constatada por volta das 20h de sexta-feira mas somente às 13h de ontem ela foi encaminhada para Santos.
A família ficou indignada com a demora. "Para mim, tratam-se de propaganda enganosa as campanhas feitas na TV pedindo a doação de órgãos", disse uma prima de Joseane.
A médica Silmara Del Zotto, da Central de Transplantes, disse que a captação tem que seguir procedimento rígido para que não haja comprometimento dos órgãos.
Entre sexta e sábado, foram feitos os exames exigidos pela Central de Transplantes e pela OPO (Organização de Procura de Órgão) da Escola Paulista de Medicina, em São Paulo. Ficou acertado que Joseane seria transferida para Santos, onde uma equipe médica faria a retirada dos órgãos.
Um esquema especial foi montado devido à distância, já que os equipamentos do respirador e oxigênio têm capacidade para apenas duas horas.
O hospital de Bertioga ficou responsável pela troca de equipamentos, antes da chegada a Santos, para manter a pressão de Joseane estável e evitar prejuízos aos órgãos.
Uma viatura da Polícia Rodoviária seguiu à frente da ambulância para abrir caminho em caso de congestionamentos nas estradas. Os órgão serão levados para São Paulo. (Fonte: ValeParaibano

Faxineira é assassinada com tiros na cabeça
Local seria o mesmo onde marido teria sido executado no mês passado

São Sebastião - A faxineira Maria Aparecida Pinheiro Franco, de 38 anos, funcionária pública da prefeitura, foi assassinada com vários tiros pelo corpo na Travessa Antônio Tenório dos Santos, no Itatinga, região central da cidade. O crime aconteceu por volta das 13 horas de ontem.
A mulher foi socorrida pela ambulância e levada ao pronto-socorro, aonde chegou morta. Policiais militares e civis estiveram no local do crime, mas não conseguiram informações de moradores que levassem a autoria, permanecendo a “lei do silêncio”.
O pai da vítima, morador na Olaria, contou que ligaram para casa, avisando que “Cida”, como era conhecida, tinha sido baleada. Ele desconhece o motivo ou o autor dos tiros. “Cida” trabalhava no serviço de limpeza da prefeitura.
Informações, não confirmadas pela polícia, davam conta que “Cida” era companheira do homem que foi vítima de execução na mesma travessa, no mês passado, no Itatinga.
Eli Afonso Santos, de 30 anos, foi morto com mais de dez tiros na cabeça na escadaria da travessa, local conhecido por ponto de tráfico de drogas, que já foi palco de outras mortes.
Próximo ao corpo a polícia encontrou cápsulas deflagradas de duas pistolas- 380 e 45- e de revólver, calibre 38, indicando que teria sido usada pelo menos três armas contra Eli.
A morte da faxineira foi registrada no plantão da Seccional, no 1° Distrito Policial, onde se encontra também o homicídio de Eli, ainda sem autoria.
Vítima de bala perdida na Olaria doa órgãos - Se as mortes no Itatinga estão relacionadas com briga entre traficantes, a rivalidade deles já causou uma morte inocente. Josiane Pereira de Jesus, de 21 anos, foi vítima de bala perdida, na cabeça, na tarde da última sexta-feira, próximo de sua casa na Olaria, região central de São Sebastião. Ontem ela morreu na Santa Casa de Santos, onde tinha sido levada para doação dos órgãos.
Josiane foi socorrida ainda com vida para o pronto-socorro Central de São Sebastião, onde os médicos constataram a gravidade do caso, informando a família, que decidiu autorizar a doação. Esta seria a vontade de Josiane, que fez comentários sobre ajudar pessoas com seus órgãos após sua morte.
O assessor de gabinete da prefeitura, Carlos Puríssimo, foi designado pelo prefeito Paulo Julião para acompanhar o caso, uma vez que a família não tem muitos recursos. Ele contou que no dia em que foi atingida, Josiane segurava a sobrinha de dois meses no colo, caindo em cima dela após o disparo.
A criança, que quase se asfixiou, chegou a ficar em observação médica, sendo liberada no mesmo dia sem problemas. Porém, a tia foi atingida com um tiro na cabeça, onde o projétil ficou alojado, destruindo parte do cérebro.
Um exame médico revelou que os órgãos vitais da vítima, que também era atleta, sem vícios, e saudável, estavam intactos. A revelação levou a possibilidade da doação, que somente poderia ser feita após exame específico que constate morte cerebral, não realizado na região.
Burocracia - Foi feito contato com a Central de Transplantes em São Paulo, que teria de enviar uma equipe para transportar Josiane até a capital, uma vez que não daria para realizar os procedimentos no hospital local. Sem profissionais disponíveis, o caso foi passado para uma equipe de transplantes da Santa Casa de Santos.
Segundo Puríssimo, uma doação de órgãos não é algo simples e uma burocracia demorada se seguiu após vontade da família, que quase desistiu. Primeiramente, esta equipe de Santos viria no sábado, mas não pôde.
Depois acertou para o dia seguinte, também sem sucesso, o que foi deixando os parentes sofridos ansiosos. Um dos impasses foi que Josiane somente poderia ser transportada em uma UTI móvel, cujo oxigênio tem durabilidade para duas horas.
Para a equipe, a viagem de São Sebastião a Santos seria mais demorada. O caso foi resolvido quando acertaram que uma mesma viatura médica ficaria em Bertioga, caso necessitasse do aparelho de oxigênio.
E foi o que aconteceu, sendo Josiane levada metade do caminho em outra UTI móvel. Para que o trajeto pudesse ser feito rapidamente, Puríssimo pediu apoio da Polícia Rodoviária, que colocou duas viaturas à disposição para acompanhar o veículo.
Ainda viva - No começo da noite de segunda-feira, Josiane chegou na Santa Casa de Santos, passando por um exame que revelou ela ainda ter 1% do fluxo cerebral, o que impossibilitaria fazer a retirada naquele momento.
A professora de dança permaneceu na UTI do hospital santista e no final da tarde de ontem sofreu a morte cerebral, confirmada em novo exame, sendo a doação autorizada.
A cirurgia foi marcada para às 22 horas e caso pudesse retirar todos os órgãos, que teriam que estar aptos, além de compatíveis com receptores, ela iria durar seis horas.
Conforme Puríssimo, a família só não autorizou a retirada da pele e dos ossos, mas todos os outros órgãos como pâncreas, fígado, coração, córneas, rins, entre outros, poderiam ser reutilizados.
Desde que a vontade da doação foi revelada à Central de Transplantes, pacientes já estavam se preparando para receber os órgãos em São Paulo. Terminada a cirurgia de retirada, o corpo de Josiane iria retornar para São Sebas-tião, com o carro do IML, onde passaria por necropsia para retirada do projétil na cabeça. O enterro está previsto para hoje, no cemitério local.
OAB solicitou mais segurança para moradores dos bairros Itatinga e Olaria - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sub-seção de São Sebastião e Ilhabela, enviou ofícios para autoridades locais pedindo mais segurança aos moradores dos bairros Olaria e Itatinga, na região central de São Sebastião.
Conforme o presidente da ordem, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, a população da área tem sofrido com o estado de insegurança em razão dos constantes tiroteios entre quadrilhas de traficantes.
Os tiros, alertou o presidente, acontecem em plena luz do dia, como foi o caso ocorrido na última sexta feira, quando por volta das 14 horas uma bala perdida atingiu Josiane Pereira de Jesus, de 21 anos.
Luiz Tadeu exige que as autoridades competentes, Polícias Civil e Militar, bem como representante do Ministério Público na Comarca, tomem medidas urgentes para coibir este tipo de ilegalidade, “evitando-se o pânico entre os pacatos moradores daqueles bairros, o que se faz inteiramente necessário”, destacou. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia

4º Ubapesc 2004

Ubatuba- O Ubapesc vem se firmando como um dos maiores torneios de pesca do estado de São Paulo, tendo como diferencial, a disputa em duplas. A principal prova do calendário desportivo nacional dá maior atenção para torneios individuais ou equipes de três ou seis atletas. O 4º Ubapesc espera a participação de atletas de diversos estados, pois a organização já recebeu pedido de informação de pescadores de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que devem se juntar a atletas de diversas partes do estado de São Paulo. Para os pescadores de outras cidades o CPU informa que dispõe de lista com opções de hospedagem. O 4º Ubapesc é promovido pelo C.P.U., com a direção da CBPDS (Conf. Brás.de Pesca e Desportos Subaquáticos), F.P.P. L (Fed. Ptª de Pesca e Lançamento) e CNA (Conf. Nac. de Arbitragem).
Campeões - Alguns pescadores já deixaram seu nome inscrito na história do Ubapesc. Faça como eles, inscreva-se, passe momentos agradáveis e com um bom trabalho, grave seu nome entre os vencedores do principal torneio em duplas do estado de São Paulo. As inscrições estão abertas, e devem ser feitas antecipadamente, na secretaria do clube ou através de e-mail, se encerrando às 15:00 horas do dia 05 de Novembro. A organização lembra que o sorteio dos boxes terá início às 11 horas de sábado, dia 6. O regulamento está disponível no site www.cpubatuba.com.br
Taxa de Inscrição: R$ 50,00 por dupla. Reservas e Inscrições: (12) 3833-7074 das 14:00 às 18:00 horas. ou através do e-mail: info@cpubatuba.com.br (Fonte: AUFM)

Pega fogo a 1ª Fase do Municipal 2004

Ubatuba - A vida não está fácil para os favoritos ao título do Campeonato Municipal de futebol de mesa de Ubatuba. Com exceção de André Rafael, o único com 100% de aproveitamento até aqui, os outros estão tendo que "palhetar" muito para garantir suas classificações à Fase Final.
Pelo Grupo "A", o próprio André é o líder, ao lado de Alexandre Augusto. Ambos estão praticamento classificados, pois só uma tragédia no saldo de gols os tiraria da próxima fase. A grande sensação do grupo é Fábio Aparecido, na 4ª colocação. Rodrigo Lobo, em 6º, é a grande decepção até o momento. No Grupo "B", Adauto Júlio ainda lidera, mas não está garantido ainda. Aliás, com exceção do lanterna Bruno Ferrari, todos no grupo mantém matematicamente suas chances de classificação. A grande surpresa desse grupo é Tom Pires, que pulou da lanterna para a 5ª posição, ganhando inclusive do Dr. Adauto na 4ª rodada (maior zebra do campeonato até agora).
O Campeonato Municipal continua Sábado que vem, quando a 1ª Fase teminará e serão conhecidos os 8 finalistas (4 de cada grupo). Os jogos são disputados na escola Capitão Deolindo, das 15:30 às 18:00h. A entrada é franca para o público e a AUFM disponibiliza duas mesas para os visitantes que quiserem testar suas habilidades com as palhetas. O Municipal é patrocinado pela Secretaria de Esportes de Ubatuba e é o mais antigo e tradicional torneio oficial de futebol de mesa de todo o Litoral Norte de São Paulo, disputado desde 1997. (Fonte: AUFM)

Ação Litoral

Opinião Topo

Tendências e Desafios Da Gestão Turística & Hoteleira
Ronaldo Dias

O mercado de hospedagem não ficou de fora dos efeitos da globalização. A tecnologia das comunicações endossa a dinâmica nas gestões neste disputado segmento de serviços. A oferta de modernos estabelecimentos tem aumentado em ritmo acelerado. As redes de hotéis comerciais adotam pelo mundo, o modelo americano da multiplicação e com tarifas altamente competitivas. Suas localizações são periféricas, em entroncamentos de rotas longelíneas, ou ancorados em centros de convenções. Geralmente, para diminuição de custos e manutenção de suas identidades visuais, mantém, arquiteturas e sistemas de gestão semelhantes. São os Inn, Íbis, Accord etc. Os tradicionais ampliam sua influencia na segmentação, criando conceitos, aparecendo então os “residences”, as pousadas, flats, hotéis fazenda, hotéis spas, hotéis botiques e, os hotéis de longa permanecia. As tendências de gestão seguem as necessidades exigidas pelas atualizações tecnológicas. Estes novos empreendimentos são administrados e geridos por profissionais, até mesmo de setores periféricos, altamente capacitados, ambientados e treinados. Por aqui, na contra-mão do desenvolvimento, o restrito mercado turístico, formado apenas por pequenos empreendimentos, com administração familiar, tende a estagnação e a subsistência, não esboçando, para o médio prazo, qualquer reação otimista. As razões são identificadas pela histórica falta de planejamento e de visão econômica dos dirigentes municipais; O abandono pelo Estado; O clima; A perda da identidade arquitetônica e cultural; as restrições ambientais; a equivocada equiparação da atividade com o veraneio; a migração desordenada (provocada pela ”boom” da construção civil) e, suas conseqüências sociais; o crescimento vertiginoso de estabelecimentos informais (locação temporária de imóveis, comércio ambulante/ feirinhas) e a super utilização dos espaços públicos, acredito que foram e, são, os principais vilões. A transformação deste quadro carece de muito investimento, planejamento estratégico, ações favoráveis e esforço conjunto da União, do Estado e do município.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Artigo Topo

Mais um causo macabro de Abaçaí
Vicente Malta Pagliuso

Sempre tive dificuldades para entender a transgressão de Saul (1SM. 15), ao perdoar Agague rei dos Amalequitas. Mas é a velha questão do "TAPETÃO". Nem todos são dígnos da misericórdia. É como ensina o velho ditado "criar cobra pra ti picar" . Para viabilizar a FUNDAC, digerí um "presente de grego" (velha expressão sem qualquer relação com os gregos), aceitando em cargo de confiança pessoa que, com o máximo respeito, não tinha absoluta confiança. Ou se confia ou não se confia! Com todo respeito aos Tecnicas da área, definitivamente: não confiava! Tapetão na cabeça! Hoje entendi a transgressão de Saul! Deixa pra lá, a questão é outra: caridade x tecnicismo; falsa caridade x falso tecnicismo. Se por um lado a hipocrisia, que se revela no exibicionismo social, através da falsa caridade é ruím, pior são os falsos TÉCNICOS de plantão, prontos para uma boquinha. Voltando à SAMU (Lar do Menor) e à FUNDAC, os antecessores, voltados para a caridade, falsos ou não, proporcionavam AMOR, trabalho, e zelavam pelas crianças a custo reduzido. Com os atuais Técnicos, somando-se às exigências da co-gestão junto ao Mínistério Público, com uma outra entidade, apenas se houve falar de crianças do Lar do Menor (ou Abrigo da FUNDAC): em delegacia, coisa inédida naquela entidade, fugas (também inédito), maus tratos (ausência de adequada assistência médica), piolhos, bernes, brigas de faca... As adolescentes, que antes iam à Igreja, considerando, os argumentos técnicos de direcionamento, hoje fogem, com perigo de prostituição. Enfim, tem tudo para virar uma "febenzinha"; isto não é repugnante? Como presidente fundador, não criei este MOSTRO e nem se reduz a FUNDAC a um sombrio orfanato. Recentemente, uma funcionária da Cooperativa que presta serviços ao abrigo, tomou para sí, poderes, talvez por ser amiga íntima da atual presidenta, e passou a doar bens móveis da SAMU e da FUNDAC, favorecendo terceiros, na mais completa leviandade e ilegalidade. Já pensou se tivesse sido a D. Ana ou este subscritor! Energicas reprimendas judiciais e políticas aconteceriam. Neste embalo, a autoridade impostora do abrigo, possivelmente, com a vênia da presidenta, doou uma mesa do antigo Plenário da Câmara Municipal, móvel histórico, que iria fazer parte do mobiliário que iria compor o Plenário da FUNDAC, em sua sede. Neste Plenário seriam realizados programas de Cidadania, palestras, cursos e outros eventos, em parceria com a OAB/ Câmara Municipal e outras entidades. Recebeu a doação, um Pastor, em nome de uma Igreja, na qual já não mais pertencia. Os móveis (mesa e 45 carteiras) chegaram à igreja em forma de emprestimo do Pastor a um curso realizado por outro Pastor, onde a igreja teria cedido o espaço. Uma história paralela dizia que as carteiras teriam sido emprestadas pela Secretaria de Assistência Social. A mesa, grande e sem utilidade, restou vitima do martelo ou machado do caseiro da Igreja. Tanto a pseuda autoridade doadora e o donatário, possivelmente, mergulharam num mar de improbidade e criminalidade; mas uma vez amigos do rei tudo se ajeita. Pior a história das doações de livros que compunham a biblioteca, construída com todo esforço, desde os tempos idos de D. Ester. Pelo que se comenta, o tecnicismo que invadiu a FUNDAC, pasmem, já achou uma ponte para se perpetuar no poder, através de um Conselheiro, influente na gestão vindoura. Pena, como diz o ditado, "é acender Vela para difundo ruím". O Prefeito Eduardo, foi eleito na urna e transpôs o tapetão, mas o seu maior inimigo está para chegar: o "PUDER". Espero, torço e oro, para que o colega de dias difíceis, continue sendo a pessoa simples que todos conheceram na Câmara, governe o povo e especiamente, as crianças; e não a prefeitura. Somente assim, não sucumbirá como muitos outros. As únicas armas contra o puder são: muita humildade, serenidade, sensibilidade social responsabilidade e trabalho. Espero que aquele sombrio orfanato volte a ser um "Lar" das crianças. Paz e graça. Sai pra lá abaçaí.

Vicente Malta Pagliuso
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Almoço - Na quinta feira passada (28/10), promovemos um almoço com o Prefeito Eleito, Juan Manoel Pons Garcia, para debater projetos que a comunidade de Maresias desenvolveu ao longo destes anos, colocando-os a sua disposição. Foram discutidos também, assuntos relacionados à fiscalização de comércios e ambulantes no verão, recolhimento de lixo, carnaval da praça de Maresias, médicos no posto de saúde na alta temporada, cooperativa de blokret para calçamento do bairro e também a transformação do prédio cedido para o Centro de Controle de Zoonoses que ainda não foi utilizado em um Posto de Saúde que é uma reivindicação antiga da Vereadora eleita Solange.
O almoço se mostrou muito produtivo e foi regado com muita democracia se tornando um bate papo bem informal, agora só nos resta aguardar pelo trabalho da próxima gestão, torcendo que ela seja voltada para a comunidade.

Aldo Amadei
Presidente do CONSEG Maresias
São Sebastião, SP

Ônibus - Venho com grande satisfação e alegria comunicar a todos que o ônibus já esta circulando no sertão de Maresias. Agradeço as mais de 2.000 pessoas que colocaram seus nomes no abaixo assinado, ao Vereador Dr. Sérgio, ao CONSEG de Maresias e a AUTOVIASS que realizaram um sonho dos moradores de Maresias.
Continuaremos com esta união lutando por uma São Sebastião melhor.

Solange Rodrigues de Araújo Ramos
Vereadora - gestão 2005/2008
São Sebastião, SP

Cachorro na praia - Acho muito bom que alguém ou um projeto seja feito em relação a poder levarmos os cães na praia, porém acho um tanto quando ridículo as placas de "proibido cães". Para proibirem as prefeituras primeiro tem que fazer um bom trabalho com os cachorros de rua que usam as praias frequentemente.
As pessoas que tem e levam seus cães tem que ter consciência de limparem as fezes e pra isto as prefeituras podem trabalhar com publicidade “pegue as fezes do seu cão com sacos plásticos e depositem nas lixeiras"... lógico eles teriam que colocarem lixeiras nas praias especialmente pra isto. Quem tem cão e cuida tem consciência.

Tania Pérola Massinger
via e-mail

Convite Bloco Recordar é Viver - Convidamos a todos os interessados a participarem da primeira reunião do BLOCO RECORDAR É VIVER onde iremos conversar sobre o carnaval 2005. Lembramos que somos um bloco voltado ao carnaval dos bons tempos, do bom malandro carioca, com marchinhas dos anos 30 a 50 e fantasias tradicionais dos antigos carnavais. A reunião se dará neste dia 03 de novembro as 19:00 horas à AV.Iperoig,nº 490, na Cervejaria Avenida, no centro. Pedimos desculpas pelo tardar do aviso,mas tivemos alguns problemas técnicos. Maiores informações pelos telefones:
Ophelia 3832.2912, Luiz e Izabel 3832.4985 ou Lucile 3836.2040.

Lucile Andrade Nascimento
Ubatuba, SP

Pirão Geral - Mais uma vez venho te pedir a divulgação do Pirão Geral; será neste domingo, dia 07 de novembro, será o Pirão Pré Proclamação; e como sempre: RECREAÇÃO - OFICINAS - SARAU LITERÁRIO - SHOWS MUSICAIS e finalizando o AUTO DO BOI DE CONCHAS, com encenação de rua - 1ª parte - praia do Cruzeiro - A partir das 15:00 hrs. - Praça Nóbrega - atrás da Cadeia Velha - Ubatuba SP.
Obrigado

Julinho Mendes
Ubatuba, SP

To chegando! - Ola pessoal da cidade de Ubatuba. Acabei de ter o prazer de saber mais algumas coisas que estão acontecendo por ai e fiquei muito feliz qdo senti o entusiasmo e alegria que alguns profissionais estão tendo em se empenhar e dedicar-se e principalmente acreditar na força de comercio e progresso que Ubatuba tem.
Estou comentando isso pq sou paulista e como muitos moradores de cidade grande tem, é vontade de montar um negócio e morar na praia, o negocio eu ainda não tenho mais com esse entusiasmo de vcs ficarei atento a tudo e receberei maiores informaçoes com maior prazer.
Por enquanto só vou continuar pagando meu IPTU da casa que possuo na praia das Toninhas há 4 anos, mas em breve estarei fazendo parte desse progresso que Ubatuba merece. Até breve.

Alexandre Pacheco
São Paulo, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Barra da Maranduba - Emilio Campi


Barra da Maranduba
©2004 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor