Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 04 de novembro de 2004 - Nº 1149 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Defesa Civil Estadual inicia preparação para período de chuvas
Comitê “anti dengue” se reúne em Brasília para traçar metas ao Dia D
Seminário de pesca e maricultura começa hoje
Ministro confirma presença no 1º Seminário de Pesca e Maricultura

Caraguatatuba
Compositores de Caraguá já podem escrever o samba enredo
Escola faz piquenique com idosos na Praia da Cocanha
MACC mostra “Lobato – Cidadão de Taubaté” até dia 15
3º Festival do Mexilhão é atração do fim de semana
Seminário de pesca e maricultura começa hoje
Corpo de Baile de Caraguá leva melhor pontuação no XI Prêmio Imprensa de Dança
Caraguá terá médico oncologista
Associação promove Natal para os pacientes
Escola de Samba “Unidos da Tamandaré” conta a história de Caraguá no Carnaval

Ilhabela
Luiz Lobo e Nanci Peres entram na briga pela presidência da Câmara de Ilhabela

São Sebastião
'Lei do Silêncio' impera em S. Sebastião
Bairros terão rondas reforçadas
Número de crimes cai no feriado
Ônibus bate e cinco pessoas ficam feridas
Câmara de São Sebastião arquiva investigação da CEI do Caso Eness
Empresa japonesa manifesta interesse em investir no Porto
Vereador protesta contra falta de segurança e vítima recebe homenagem
Posto fechado pode ter causado morte de morador em Maresias
Associação Costa dos Alcatrazes realiza entrega de prêmios do I Concurso de Frases
Mais de 800 gramas de maconha e cocaína são apreendidas no feriado

Ubatuba
Ubatuba Viva recebe Promotora Ambiental e Presidente da OAB

Seções
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Defesa Civil Estadual inicia preparação para período de chuvas

Litoral Norte - A Defesa Civil do Estado deu início à preparação dos departamentos para prevenção no período das chuvas quando passa a ser colocado em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).
Para isso, equipes de treinamento estarão até o dia 25 de novembro capacitando grupos municipais para prevenir desastres e atuar em ações emergenciais. Nas cidades litorâneas o treinamento também visa esclarecer os planos para deslizamentos de encostas.
O plano começa efetivamente no dia 1° de dezembro, indo até 31 de março, mas pode ser prorrogado dependendo da previsão dos meteorologistas.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, os 103 municípios paulistas mais suscetíveis a problemas com chuvas são os principais alvos do trabalho. Ainda de acordo com o departamento, na época das chuvas, as principais ocorrências são inundações, escorregamento de encostas, atendimento às vítimas de vendavais ou chuvas de granizo.
Fora isso, no treinamento os agentes ainda se atualizam sobre o reativamento de serviços essenciais, como energia elétrica e saneamento básico.
Em São Sebastião o treinamento ocorre nos dias 24 e 25 de novembro. Conforme o chefe da Defesa Civil do município, Emerson Alonso, durante a reciclagem os 30 agentes que devem participaram poderão atualizar os conceitos de “como avaliar as condições de áreas de risco e condições do tempo e do solo”.
Já em Caraguatatuba, além dos agentes municipais, devem participar do treinamento os funcionários das Defesas Civis de Redenção da Serra, Paraibuna, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba e Pouso Alto. As aulas estão marcadas para os dias 22 e 23 de novembro, das 9h às 15h, no Ceprolim. A reportagem não localizou o diretor da Defesa Civil de Ilhabela, Klaus Bruder, para comentar o assunto.
Na operação verão do ano passado, 139 municípios sofreram prejuízos com as chuvas do período. De acordo com o departamento paulista, foram registradas 29 mortes e mais de quatro mil ficaram desabrigadas por causa das chuvas. Na capital, Baixada Santista e Vale do Paraíba, informa a Defesa Civil, ocorreu uma morte em cada área. No ABC paulista foram três. Os outros 24 óbitos foram registrados no interior. (Fonte: Imprensa Livre)

Comitê “anti dengue” se reúne em Brasília para traçar metas ao Dia D

Litoral Norte - O Ministério da Saúde reuniu ontem, em Brasília, o Comitê de Mobilização contra Dengue para traçar novas estratégias contra a doença, que serão colocadas em prática no verão 2005.
Na ocasião, ainda foi apresentada a campanha publicitária para o “Dia D”, no próximo dia 20, quando todo o país adere à campanha maciça de prevenção. Este ano o tema da ação é “Não deixe a Dengue estragar o seu verão”.
A reunião no Distrito Federal começou por volta de 14h no auditório Emílio Ribas, dentro da Esplanada dos Ministérios, no bloco G, e contou com a participação de representantes da área da saúde de todos os Estados brasileiros que, depois, se encarregam de transmitir as informações para os municípios.
Parceiros que auxiliam o ministério nestas ações – entre eles, a Confederação Nacional das Donas de Casa e Consumidores e a Rede Globo, também participaram.
O MS alerta que a ajuda da população para eliminar os criadouros caseiros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, continua sendo de extrema importância. O secretário da Saúde de Caraguatatuba,Pedro Nor-berto, concorda que os moradores são peça fundamental para manter baixo o índice de casos da doença nas cidades.
Ele diz que “não existe secretaria de saúde capaz de vencer o mosquito se não houver ajuda de todos”. Considera que o debate sobre a dengue, que desde a epidemia em 2002 tem sofrido queda no número de casos, é fundamental nessa época de “troca de gestores” nos municípios, para que o trabalho realizado até agora continue.
De acordo com Norberto, a doença se manteve estabilizada no município durante este ano. Diz que foram confirmados 432 casos e 991 foram notificados. “A tendência a partir de agora é aumentar o trabalho na campanha”.
Em Ubatuba a dengue também não avançou. O chefe do serviço de Saúde Coletiva, Neilton Nogueira de Lima, disse que foram registrados 33 casos suspeitos no município. Destes, três estão confirmados como importados – quando a contaminação é trazida de outra cidade. “Com o inverno geralmente os casos diminuem.
Mesmo assim a preocupação é grande para a temporada. Vamos mapear novamente a área central da cidade para os agentes atuarem nos pontos onde há incidência de focos do mosquito”, diz ele. Para Nogueira, a reunião é importante, pois assim o governo tem a oportunidade de ver “o problema de perto. A situação está controlada, mas a doença ainda existe”.
Segundo Lara Passos, da Vigilância Epidemiológica de Ilhabela, a reunião em Brasília pode unificar mais “a esfera nacional com o trabalho que é realizado nos municípios”. No arquipélago, subiu o número de casos da doença em relação a 2003. Neste ano foram confirmados 73 casos autóctones e um importado, contra 12 autóctones e um importado no ano passado.
A reportagem não localizou o secretário da Saúde de São Sebastião, Paulo Jorge, para comentar o assunto.
Campanha - O Ministério da Saúde informou que a campanha publicitária do “Dia D” de combate à dengue este ano será composta por anúncios de rádio,televisão e em jornais e revistas de circulação nacional. Fora isso, três milhões de folders e mais de meio milhão de cartazes serão espelhados para reforçar a mídia proposta pelo governo.
Conforme o Ministério, no portal Saúde, na página eletrônica na internet da secretaria de Vigilância em Saúde, está disponível a logomarca da campanha para confecção de bonés e camisetas.
Não bastasse, o Governo Federal também investiu em ações na televisão, que é o meio de comunicação que chega à maioria dos brasileiros. A propaganda começou a ser exibida no último dia 29. Com previsão de término de exibição para o dia 13 deste mês, traz como tema a música “Baianidade Nagô”, da banda Beijo.
Além desta, um filme de 30 segundos chama a população para o dia de combate a doença. Explicará sobre como fazer para eliminar os criadouros do mosquito. O spot termina com uma frase dita pelo locutor e que é bem conhecida do público: “Dia 20 é o dia do Brasil se unir contra a dengue”.
Graças às ações de controle da dengue realizadas no país, o governo diz que ocorreu redução de 73,3% dos casos da doença no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados da secretaria de Vigilância em Saúde. Isso mostra que em 2004, 84.535 pessoas contraíram dengue enquanto que, em 2003, os casos chegaram a 299.764. (Fonte: Imprensa Livre)

Seminário de pesca e maricultura começa hoje

Litoral Norte - O Primeiro Seminário de Pesca e Maricultura do Litoral Norte de São Paulo tem início hoje nas dependências do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte).
A abertura está programada para ocorrer às 9h e será feita pelo encarregado do escritório regional do Ministério da Agricultura do litoral norte e da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca na região, dr.Paulo Marcos de França Pereira.
Em seguida será feita a composição da mesa pelas autoridades e serão tocados os hinos nacional e municipal. As presenças dos prefeitos de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela são aguardadas. Às 10h as palestras vão começar a ser proferidas.
O encerramento do seminário vai ocorrer às 18h de amanhã. Nos dois dias estão previstos intervalos para café da manhã e almoço livre. Hoje está marcado um coffee break para às 15h30.
A organização do seminário de pesca e maricultura é realizada pelo escritório regional do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento), Seap (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) e prefeitura municipal de Caragua-tatuba.
Os objetivos do evento são discutir formas administrativas e técnicas da área da pesca, buscar linhas de financiamento para a implantação de projetos no setor e a criação de um modelo de cooperativa ou associação para os pescadores da região.
“O seminário visa oferecer tratamento especial ao produto chamado pescado, desde sua captura, criação, industrialização e venda com lucro. Não somente o aspecto financeiro, como também o lucro social voltado para a cidadania”, explica o dr.Paulo Marcos de França Pereira.
O encarregado do escritório regional do Ministério da Agricultura do Litoral Norte fala também sobre o sistema de escolha dos palestrantes. “Escolhemos os participantes dos órgãos e entidades que estão envolvidos diretamente em toda a cadeia de produção, desde a retirada do animal de seu habitat natural até a comercialização e lucro”.
Estão confirmadas as presenças de autoridades e especialistas como o Delegado Federal da Agricultura em São Paulo, Comandante da Polícia Ambiental da capital estadual, Consultor Jurídico do Sebrae, Delegado da Capitania dos Portos de São Sebas-tião, ministro da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, presidente da Cetesb, professores universitários da Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e representantes do Instituto de Pesca.
O seminário contará também com apresentações do Delegado Regional do Ministério do Trabalho, do representante da Secretaria Estadual da Fazenda do Litoral Norte e de entidades bancárias como o Banco do Brasil e o BNDES (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e Social), que tem como objetivo em suas participações no evento “criar uma identidade” ao pescador e cultivador, para que o mesmo consiga obter recursos e financiamentos através de programas de investimento.
O professor de tecnologia de pescado do curso de veterinária da Unimes, dr. Carlos Alberto Zikan, que durante o seminário vai palestrar e também mediar uma plenária de discussão, analisa a importância do evento.
“É uma grande oportunidade para os produtores terem contato com as normativas técnicas que devem ser implantadas em cultivos, como por exemplo a maricultura, que é a criação de mariscos”, afirma.Dr. Zikan fala ainda sobre o principal objetivo de sua apresentação no Ceprolin. “Segurança alimentar é fundamental. Minha preocupação é fazer com que o produto seja oferecido para a população com alto nível de segurança”. O Ceprolin está localizado na avenida Rio Grande do Norte, 450, no bairro do Indaiá. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3888-3888. Também acontece no local o Terceiro Festival do Mexilhão de Caragua-tatuba e o Sexto Festival Estadual do Mexilhão de Cultivo. (Fonte: Imprensa Livre)

Ministro confirma presença no 1º Seminário de Pesca e Maricultura
O objetivo é fazer uma análise das perspectivas da pesca e da maricultura; Seminário conta com a presença do ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, José Fritsch

Litoral Norte - O 1º Seminário de Pesca e Maricultura do Litoral Norte, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, às 9h, vai fazer uma análise completa dos problemas e perspectivas da pesca e da maricultura na região.
Uma das atrações principais será a presença do ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, José Fritsch, que confirmou sua participação para o dia 5, sexta-feira. Outras autoridades também estarão presentes, dividindo suas experiências com os participantes.
O evento tem como público alvo pescadores e especialistas no setor. A entrada é gratuita, mas os participantes devem chegar às 8h para fazer as inscrições e credenciamento.
Segundo o encarregado do escritório regional do Ministério da Agricultura, Paulo Marcos de França Pereira, será possível a análise completa da situação do setor no litoral. “Pretendemos discutir toda a cadeia produtiva, envolvendo os setores, institutos de pesquisas e órgãos governamentais, respeitando também as responsabilidades de cada um”.
O encarregado ressaltou que no seminário serão apresentados dados estatísticos e possibilidades de desenvolvimento ordenado responsável e sustentável no setor. Além da valorização do produto, como alimento e fonte de renda.
Nesta quinta-feira, 04, a programação inclui palestras para diversas áreas no setor como: Perspectiva de Agronegócio no Brasil, apresentada pelo Delegado Federal de Agricultura de São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim; Ações da Polícia Ambiental Aplicadas ao Setor da Pesca e Maricultura, com o comandante Ambiental de São Paulo, coronel João Leonardo Mele; Monitoramento Ambiental Marinho, ministrada pelo presidente da CETESB, Rubens Lara; Serviço de Inspeção Federal, com o diretor da DIPES/MAPA/BR., Célio Faulhaber; Ações da Marinha do Brasil Aplicadas no Setor, com o capitão de Fragata e delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, Fernando Pereira da Cruz; e Ações do IBAMA, com o chefe do Escritório Regional de Caraguatatuba; Markus Otto Zerza.
No final do dia haverá uma plenária de discussão coordenada pela Colônia de Pescadores Z-8 “Bejamin Constant”, mediada pelo veterinário Carlos Alberto Zikam.
O seminário, organizado pelo escritório regional do Ministério da Agricultura e pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, será realizado no Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte).
Já no dia 05, o ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, José Fritsch, estará presente no evento. Após o encerramento do seminário, as autoridades irão participar da abertura oficial do 3º Festival do Mexilhão, que será realizado na praia da Cocanha, de 5 a 7 de novembro.
O evento que têm apoio da Prefeitura, Sebrae, Banco do Brasil, Instituto de Pesca, Faculdades Módulo e da SECEP (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca). (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Anuncie Aqui

Compositores de Caraguá já podem escrever o samba enredo da escola que vai homenagear a cidade no Carnaval de 2005

Caraguatatuba - História de Caraguá será contada pela “Unidos da Tamandaré”, considerada uma das escolas de samba mais tradicionais de Guaratinguetá.
Caraguatatuba será homenageada pela Escola de Samba “Unidos da Tamandaré”, de Guaratinguetá, no Carnaval de 2005.
E a agremiação está convidando os compositores caraguatatubenses para fazer o samba enredo, que terá como tema “Caraguá, Um Tempero de Mãe”. Os enredos serão julgados pela escola.
Os interessados já podem retirar a sinopse e o regulamento para a apresentação do samba enredo na Secretaria de Turismo, com o Henrique Galvão e/ou na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguá, com a Cléa Santos.
A letra do samba deve ser entregue até o dia 10 de novembro (quarta-feira), na secretaria e/ou na assessoria, localizadas na avenida Dr. Arthur Costa Filho (avenida da Praia), número 457, no Centro. Todas as informações do regulamento devem ser respeitadas, para evitar a desclassificação.
A apresentação dos enredos inscritos será na quadra da escola no dia 14 de novembro (domingo), com a presença dos autores e intérpretes dos sambas.
A eliminatória será no dia 21 e a final do samba no dia 28 de novembro. O evento acontece a partir das 18h na quadra da “Unidos da Tamandaré, que fica na rua Paissandu, nº 250, no bairro Tamandaré.
Informações pelos telefones (12) 3882-5441 e 3882-1240. O site da escola de samba é o www.unidosdatamandare.tripod.com.br (Fonte: Correio do Litoral)

Escola faz piquenique com idosos na Praia da Cocanha

Caraguatatuba - Um grupo de alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues participa de um passeio e piquenique com os idosos da Vila Vicentina, na praia da Cocanha, nesta quinta-feira, das 8h às 11 horas.
O passeio foi a premiação para o grupo vencedor da Gincana promovida na escola em parceria com o PROERD (Programa de Erradicação e Resistência às Drogas). O segundo colocado participou de um café da manhã com os idosos no asilo Vl. Vicentina.
"A proposta foi do tenente De Paula, da Pm, que promoveu o PROERD com muito sucesso este ano na escola.
Em sua opinião, a gincana daria continuidade aos objetivos de solidariedade e respeito que o PROERD dissemina nas escolas. Aceitamos a idéia e desenvolvemos o projeto com os alunos da 4ª série, também com sucesso", conta a diretora da escola, Olímpia Procópio.
A Gincana promoveu diversas competições na escola, de setembro a outubro, envolvendo 120 alunos do 4º ano do ensino fundamental.
Fizeram parte do projeto atividades, jogos e brincadeiras como corrida do saco, boliche, cabo de guerra, todas coordenadas pelo PM De Paula, além de arrecadação de alimentos e produtos de higiene para doação nos asilos. Foram arrecadados 37 kg de açúcar, 35 kg de feijão, 13 kg de arroz, 11 kg de fubá, além de produtos de higiene. (Fonte: Correio do Litoral)

MACC mostra “Lobato – Cidadão de Taubaté” até dia 15

Caraguatatuba - Até dia 15 de novembro, fica em cartaz no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a exposição “Lobato – Cidadão de Taubaté”.
Produzida pela Câmara Municipal de Taubaté, com pesquisa de Pedro Rubim em jornais como O Norte, Jornal de Taubaté, Museu e Arquivo Histórico de Taubaté – MISTAU, Cia da Memória e Memória Viva, a exposição conta também com textos de Monteiro Lobato extraídos do livro “A Barca de Gleyre”.
Com painéis, documentos, cartas e livros de sua autoria, a exposição mostra o homem, o cidadão Monteiro Lobato e sua participação em sua cidade, Taubaté.
Na sala 2, bem colorida, painéis dos personagens do Sítio do Pica-Pau- Amarelo, tão conhecido das crianças, são o cenário para brincadeiras e jogos com as arte educadoras do museu, em suas visitas guiadas aos alunos que vistam o Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos.
O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. (Fonte: Correio do Litoral)

3º Festival do Mexilhão é atração do fim de semana

Caraguatatuba - Tenda das Artes, corrida de canoa caiçara, jogos e venda de mexilhão, Gastronomia são as atrações da terceira edição do Festival.O mexilhão será vendido a R$ 4,00 o quilo.
A terceira edição do Festival acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, das 11h às 23h, com atrações gastronômicas, Tenda das Artes, atividades esportivas, prova de canoagem, shows musicais e a venda promocional de mexilhão são as principais atrações.
O preço do mexilhão in natura este ano será de R$ 4,00.
A culinária à base do mexilhão promete agradar o paladar do público. Entre os pratos preferidos estão o Lambe-Lambe, o Marisco ao Bafo e o Marisco ao Vinagrete.
Além disso, os restaurantes estão preparando variedades para o cardápio da festa.
As atividades esportivas desenvolvidas pela equipe da SECER (Secretaria de Esporte e Recreação) prometem agitar a praia com torneios de Futebol de Areia Livre e Voleibol Duplas Livre, no sábado, a partir das 9 horas.
A nova atração será o Chute a Gol do Casal, com duplas de homem e mulher. Segundo o coordenador Agostinho Chaves é um jogo interessante e divertido no qual a mulher chuta e o homem fica no gol.
Quem gosta de truco também poderá se divertir a partir das 13 horas, quando começam as inscrições.
E no domingo a grande atração deve ser a tradicional corrida de Canoa Caiçara, que acontece a partir das 9 horas com disputa de várias categorias como infanto juvenil, adulto solo, adulto dupla e lobo do mar (acima de 60 anos).
Segundo o organizador Tirso da Rocha Neves, este ano a competição está envolvendo um número maior de jovens na corrida. As inscrições podem ser feitas no local, na hora da corrida.
O evento é realizado pela Prefeitura junto com a Associação de Maricultores e Pescadores da Praia da Cocanha, Instituto de Pesca e restaurantes da região.
Segundo o secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha, o evento deve atrair mais pessoas neste ano por causa do reconhecimento e do maior número de restaurantes participantes.
Em 2003, o festival atraiu em torno de 10 mil pessoas.
O local reservado para o evento este ano também terá inovações. O evento está sendo organizado em dois locais, no Centro de Pesca de Maricultura e no final da Praia, em uma área maior que os anos anteriores.
"O festival merece um espaço amplo, pois divulga a cultura dos pescadores, incentiva a venda do produto e atrai os turistas que vêm degustar as maravilhas da culinária à base de mexilhão”.
Na cidade, o produto é cultivado por 20 famílias. (Fonte: Correio do Litoral)

Corpo de Baile de Caraguá leva melhor pontuação no XI Prêmio Imprensa de Dança

Caraguatatuba - Com as coreografias “Ato” e “Solstício”, o Corpo de Baile Municipal de Caragua-tatuba (foto), com 12 bailarinos, agora sob a direção da bailarina e coreógrafa Cristina Neves, esteve em São Paulo no dia 23, sábado, participando do XI Prêmio Imprensa de Dança, no Teatro Dias Gomes, na Vila Mariana. Obtendo a melhor pontuação do festival, que aconteceu nos dias 23 e 24, o Corpo de Baile levou o primeiro lugar nas duas categorias com as coreografias inscritas. Trabalhando com o grupo há quatro meses, Neves montou as coreografias para o projeto verão 2005, quando o Corpo de Baile estará realizando uma série de apresentações na praia. A primeira apresentação das coreografias aconteceu no 8º Dança e Movimento, no Pés no Chão, em Ilhabela, na sexta-feira, 22, sendo muito aplaudido pelo público presente. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá terá médico oncologista

Caraguatatuba - A notícia de que médicos oncologistas farão consultas em Caraguatatuba, foi dada pela presidente da ACCC (Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba), Carmelinda Silva Carlota, que esteve no Módulo, na semana passada, para receber os alimentos arrecadados na Semana das Profissões. Os participantes do evento doaram 300 quilos de alimentos.
A ACCC também participou da Feira do Saber no Colégio Módulo, dando orientações sobre prevenção e tratamento do câncer. Durante o evento, a presidente recebeu a doação simbólica do Prof. Leo Reis Leite Junior e informou que a partir do dia 11 de novembro, será inaugurado o atendimento com o especialista Dr. Eduardo Abraão, na Unidade de Saúde do Porto Novo, em Caraguá.
“Nossa intenção é implantar um setor de oncologia no município para atender todo o Litoral Norte. Por enquanto um oncologista fará as consultas na Unidade, mas em breve teremos mais um especialista. Até agora, tudo era feito em Jacareí, desde consultas até cirurgias e tratamentos, o que dificultava o diagnóstico precoce da doença e o devido tratamento”, disse a presidente.
O oncologista do Hospital São Francisco, de Jacareí, Dr. Eduardo Abraão, que faz parte do corpo clínico da Santa Casa, também presente no evento. Ele informou que atualmente são atendidos no hospital de Jacareí, em torno de 170 pacientes de Caraguá. A secretaria de Saúde de Caraguá oferece o transporte para os pacientes.
Segundo ele, o atendimento no município vai incentivar as pessoas a procurarem o especialista, possibilitando o diagnóstico precoce. “Queremos pleitear junto ao Governo de Estado da Saúde a implantação de um centro de referência de oncologia no Litoral Norte. (Fonte: Módulo)

Associação promove Natal para os pacientes

Caraguatatuba - A ACCC está preparando uma festa de Natal para as crianças portadoras de câncer de Caraguatatuba, que deverá ser realizada no dia 22 de dezembro na CPP(Centro do Professorado Paulista). Quem quiser colaborar pode entrar em contato com a presidente pelo telefone 3883-1952 ou 9767-1137.
A ACCC foi fundada em Caraguá em 1º de abril de 2004 e já atendeu em torno de 80 pessoas. Os portadores de neoplasia maligna (Câncer) são cadastrados na ACCC e recebem os medicamentos receitados. A triagem dos beneficiados é realizada através de visitas domiciliares. A ACCC também faz doações de cestas básicas e vale-transportes, além do atendimento e apoio psicológico e exames laboratoriais. A ACCC conta com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e dentistas voluntários. A entidade também conta com as doações da comunidade feiras nas campanhas e nos eventos promovidos.
Mais informações pelo telefone (12) 3883-1160. O endereço é Sebastião Mariano Nepomuceno, nº 149, Centro, Caraguá. (Fonte: Módulo)

Escola de Samba “Unidos da Tamandaré” conta a história de Caraguá no Carnaval
Agremiação de Guaratinguetá entra na passarela do samba, em 2005, com o enredo “Caraguá, Um Tempero de Mãe”

Caraguatatuba - O enredo da Escola de Samba “Unidos da Tamandaré”, de Guaratinguetá, fará uma homenagem para Caraguatatuba no Carnaval de 2005. A agremiação vai contar a história da cidade na avenida com o enredo “Caraguá, Um Tempero de Mãe”, mostrando o seu povo, suas lendas, seus costumes, seus fatos marcantes, sua gastronomia e o seu desenvolvimento nos últimos anos em vários setores, como no turismo e na reurbanização do município.
A escola, que representa as cores azul e branco, é considerada uma das mais tradicionais da cidade. Já venceu o Carnaval de Guaratinguetá, o mais tradicional do Vale do Paraíba, por oito vezes.
Em 2005, a escola será a segunda a desfilar. Suas concorrentes são Bonecos Cobiçados, Embaixada do Morro, Mocidade Alegre do Pedregulho, Beira Rio da Nova Guará e a Acadêmicos do Campo do Galvão.
O início - Os preparativos para fundar a escola começou no final da década de 60, com integrantes de um time de futebol do bairro Tamandaré que tinham o desejo de participar do Carnaval de Guará. Mas antes de surgir a escola, eles criaram os blocos “Luar do Sertão”, no final da década de 60, o “Vira Zóio”, o “Pouca Roupa” e o bloco da “Rua Tamandaré”.
Em 1970, a escola de samba “Unidos da Tamandaré” participou do seu primeiro desfile e já conquistou o primeiro lugar no conjunto fantasia. Depois, a escola colecionou diversos títulos, sendo vencedora dos Carnavais nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980, 1988, 1990, 1994 e de 2000. A agremiação ficou fora do Carnaval somente em 1993 e 1997, período em que não aconteceram os desfiles oficiais na cidade. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Luiz Lobo e Nanci Peres entram na briga pela presidência da Câmara

Ilhabela - A briga nos bastidores e nas articulações políticas no arquipélago
andam de vento em popa.
Dois vereadores pleiteiam a presidência da Câmara: Luiz Antônio dos Santos (PL), o Luiz Lobo, e Nanci Peres de Araújo Zanatto (PTB), reeleitos nas eleições de outubro e ambos da bancada de apoio do prefeito também reeleito, Manoel Marcos (PTB). Talvez seja esse o motivo do clima de paz entre os concorrentes. "Não somos nem adversários políticos, apenas queremos o mesmo cargo", diz Nanci.
"Ela é tão bem-preparada quanto eu", avalia Lobo.
Luiz Lobo assume seu terceiro mandato, mas foi já eleito por quatro vezes. Em 93, não pôde assumir sua cadeira por um problema de homônimo (pessoas com nomes idênticos) não resolvido dentro do prazo legal.
Ainda assim, Lobo foi diretor de Esportes, o que segundo ele, tornou-se uma boa oportunidade para conhecer como funciona, na prática, o Executivo. O vereador afirma que as negociações com os colegas estão bem adiantadas.
"Conversei com cinco vereadores, que até agora não deram certeza de voto, mas senti uma confiança muito grande no apoio deles".
O projeto mais ousado de Lobo para a presidência da Casa é transmitir as sessões em tempo real, via internet.
"Ainda preciso fazer um estudo detalhado sobre custos e benefícios para o município".
Além disso, o parlamentar quer unir forças a Manoel Marcos e resolver problemas pendentes que atingem a população, como o saneamento básico, além de encontrar soluções para a questão da segurança na cidade.
Força feminina - Única mulher eleita para a legislatura 2005 e com o status de atual líder do prefeito na Câmara, Nanci Peres de Araújo Zanatto admite que as negociações para sua candidatura estão indo muito bem, porém esconde o jogo.
"Ainda não vou divulgar meus projetos, mas garanto que ninguém ama tanto esta ilha quanto eu", garante.
"Tenho me dedicado exclusivamente a Ilhabela no decorrer de todos esses anos e, como presidente da Câmara, vou me dedicar ainda mais". A vereadora já foi presidente entre 83 a 85 e exerce em 2005 o sexto mandato. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

'Lei do Silêncio' impera em S. Sebastião
Após duas mortes, moradores vivem em meio a clima de tensão e medo; polícia promete reforçar patrulhamento

São Sebastião - Após duas mortes em cinco dias, o clima entre moradores dos bairros Olaria e Itatinga, na costa norte de São Sebastião, é de tensão e silêncio.
Familiares e amigos das vítimas evitam comentar sobre as possíveis causas das mortes, temendo represálias.
A situação nos bairros levou a Polícia Militar a planejar reforço no policiamento dos locais, considerados de difícil monitoramento devido à topografia. Para a Polícia Civil, não existe 'guerra' entre gangues, como relatam os moradores (leia texto nesta página).
Ontem, foi enterrada a segunda vítima da violência no local --a funcionária pública Maria Aparecida Pinheiro Franco, 38 anos, executada na tarde de anteontem nas escadarias do bairro do Itatinga.
Na sexta-feira, a professora de dança Joseane Pereira, 21 anos, foi morta por uma bala perdida. Ela, que teve os órgãos doados, será sepultada hoje às 15h em São Sebastião.
Devido à aglomeração no velório de Maria Aparecida, a família, que evitou comentar o caso, antecipou o sepultamento, previsto para as 16, para as 14h15.
Maria Aparecida trabalhava no setor de limpeza pública da prefeitura havia mais de 17 anos. Ela teria sido executada com pelos menos cinco tiros, a maioria deles na cabeça, segundo informou a Polícia Civil.
No velório, familiares e amigos lamentaram a morte de Maria Aparecida, considerada por todos uma pessoa alegre e comunicativa.
Cerca de 60 pessoas acompanharam o enterro. O pai, Adão Pinheiro, 78 anos, disse que sua filha teria sido morta por vingança.
"A gangue do Itatinga (onde a família mora) não faria isso. Eles até me ajudam quando preciso", disse. O irmão, A.P., 48 anos, disse que não comentaria porque poderia haver represália.
Medo - Quem conversou com o ValeParaibano pediu anonimato. B., 25 anos, morador do Itatinga, disse apenas que não tinha o que falar dos casos. "Tenho um filho para criar e quero ficar fora disso."
S., 19 anos, também moradora do Itatinga e amiga de Maria Aparecida, disse suspeitar que a funcionária pública teria sido executada por ter identificado os responsáveis pela morte de seu namorado, ocorrida no mês passado.
Segundo a Polícia Civil, o namorado da mulher, Eli Afonso Santos, 30 anos, foi executado no mês passado com 10 tiros disparados por armas calibres 45, 380 e 38, no Itatinga. Há suspeitas de que Santos estaria envolvido com o tráfico de drogas.
Na época do crime, Maria Aparecida esteve na delegacia para reconhecer o corpo. Segundo amigos dela, a funcionária pública teria comentado que sabia quem eram os responsáveis pelo crime. Segundo o pastor da Igreja Pentecostal Filadélfia da Última Hora, Constantino Pinheiro da Silva, 65 anos, tio da vítima, os confrontos entre as gangues do Itatinga e do Olaria tiveram início em 86. "Temos realizado (também as demais igrejas) cultos e reuniões para tentar acabar com isso", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Bairros terão rondas reforçadas

São Sebastião - O comandante-interino da Polícia Militar no Vale do Paraíba e Litoral Norte, coronel Sérgio Teixeira Alves, afirmou ontem que haverá reforço no policiamento nos bairros Olaria e Itatinga na tentativa de acabar com o tráfico de drogas e a briga entre gangues.
Segundo ele, a topografia dos bairros Olaria e Itatinga prejudica o trabalho da PM. "Quando chegamos lá, os traficantes fogem para o morro", afirmou.
O comandante definiu as brigas de gangues em São Sebastião como "uma questão pontual grave". O comandante disse acreditar que não haja ligação entre as facções criminosas do Rio de Janeiro e as gangues do Olaria e Itatinga.
PISTAS - O delegado seccional João Barbosa Filho afirmou ontem que a polícia já tem pistas sobre os responsáveis pela morte da professora de dança Joseane Pereira, 21 anos.
Com relação aos autores da morte da funcionária pública Maria Aparecida, a polícia ainda não tem pistas ou suspeitos.
Barbosa Filho disse acreditar que a morte de Maria Aparecida tenha sido crime passional, relacionada à morte de seu companheiro ou ainda a um possível envolvimento dele com drogas. Para Barbosa Filho, não existe guerra de gangues nos morros de São Sebastião.
A morte de Joseane, segundo ele, teria sido uma fatalidade. Ele informou ainda que nunca a polícia apreendeu um volume grande de drogas nos dois bairros, mas apenas deteve usuários e traficantes condenados e procurados pela Justiça. (Fonte: ValeParaibano)

Número de crimes cai no feriado

São Sebastião - O reforço e as operações especiais da PM no Litoral Norte, determinadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, refletiram nos números de crimes registrados no feriado de Finados, que obtiveram queda.
A partir do feriado da Padroeira, quando uma menina de 5 anos morreu durante um sequestro-relâmpago em Caraguá, a PM realizou duas mega-operações no litoral.
Segundo dados divulgados ontem pela Delegacia Seccional, no último feriado, quando houve reforço de 200 policiais, foram registradas 240 ocorrências na região.
No feriado de 7 de setembro, quando a região não contou com reforço, foram 349 ocorrências. Em Finados, foram 33 roubos, contra 44 ocorridos em 7 de setembro.
Em Caraguá, o número de roubos entre um feriado e outro reduziu mais de 100%. Em São Sebastião, foram contabilizados 10 roubos em 7 de setembro, contra 8 de finados.
Em Ubatuba, o índice de roubos foi maior em Finados --17, contra 15 do anterior. O número de ocorrências no geral foi menor no último feriado --83, contra 112 de setembro.
Denúncia - O delegado seccional João Barbosa Filho reconheceu que os índices de criminalidade caíram devido ao reforço e as ações da PM na região. Barbosa Filho que quer a população colabore mais com a polícia, denunciando criminosos.
Segundo a PM, o reforço tem o objetivo combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população. (Fonte: ValeParaibano)

Ônibus bate e cinco pessoas ficam feridas

São Sebastião - Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas no acidente envolvendo o ônibus circular 1150 da Autoviass (Auto Viação São Sebastião), que bateu de frente em um poste no bairro Praia Grande, na tarde da última segunda-feira. O coletivo, placas DBB-9511, de São Sebastião, fazia a linha Centro-Boracéia.
Segundo informou o gerente da empresa, Juvenal Ferreira, o motorista relatou que a batida foi provocada por um carro que teria invadido a pista contrária, bem na curva entre a Praia Grande e a Praia Preta, na altura do km 130 da SP-55 (Rodovia Manoel Hyppólito do Rego). No momento do acidente, por volta das 13h, a chuva era intensa.
Cinco pessoas ficaram feridas na batida do ônibus contra o poste, na Praia Grande
Com a pista molhada, o ônibus acabou derrapando até atingir o poste. Os cinco passageiros feridos foram levados ao Pronto-Socorro Municipal por ambulância e viatura de resgate do Corpo de Bombeiros .
O funcionário público Tadeu Casseano, que estava no ônibus, disse que o acidente poderia ter sido muito pior caso o motorista não tivesse efetuado a manobra. Casseano machucou a boca ao chocar-se contra o banco da frente.
Parte da pista teve de ser interditada. O trânsito em frente ao Balneário dos Trabalhadores foi monitorado por agentes do Detraf (Departamento Municipal de Tráfego). A Polícia Rodoviária também esteve no local para registrar a ocorrência. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara de São Sebastião arquiva investigação da CEI do Caso Eness

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião arquivou ontem toda a investigação feita pela CEI (Comissão Especial de Inquérito) do Caso Eness. Isto porque, os relatórios dos três integrantes da comissão são divergentes.
Conforme anunciou o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, em conformidade com as normas regimentais, passa a prevalecer o parecer que opina pela improcedência da denúncia.
Na última sexta-feira, os vereadores José Luiz Ribeiro e João Barreto protocolaram o relatório em que pediam pelo arquivamento da investigação. A CEI foi criada em maio deste ano para apurar um suposto esquema de favorecimento em obras públicas da prefeitura às empreiteiras AMPM e Eness Construções e Serviços Ltda, que tem como sócio-proprietário Marcos Gessuli Caldeira, genro do prefeito Paulo Julião.
O presidente-relator, Erwin Edson Aparecido da Mota, o Capitão Mota, havia apresentado um relatório com mais de 200 páginas, no final de setembro, pedindo a abertura de processo de cassação de Paulo Julião. Contudo, no relatório protocolado na semana passada, Zé Luiz e João Barreto, que discordavam do posicionamento do presidente-relator, declaram a inexistência de provas cabais.
Além disso, eles relataram que nos depoimentos colhidos pela comissão “não se verificou conduta do prefeito que se configurasse ilícito administrativo por ato comissivo e omissivo culposo”. Para os vereadores, as comissões da prefeitura e a Secretaria de Assuntos Jurídicos “não negligenciaram no exercício das suas respectivas funções”.
Zé Luiz e João Barreto acreditam que o melhor procedimento é aguardar o julgamento do Poder Judiciário. “Já existem duas ações na Justiça e nós discordamos do relatório do presidente (Capitão Mota). O Tribunal de Contas também não encontrou nada sobre a Eness. O mais certo é arquivar”, enfatizou José Luiz Ribeiro. “Não achamos irregularidades”, completou Barreto.
O líder do governo na Câmara, vereador Marco Antônio de Souza, que chegou a integrar a comissão no início dos trabalhos, lembrou ter sido contra a abertura da investigação pelo Legislativo. Ele também considerou que o foro competente para tal apuração é a justiça. A reportagem não conseguiu contato com o prefeito Paulo Julião ontem à noite, após a sessão.
Presidente da CEI - No dia 22 de setembro deste ano, Capitão Mota entregou o relatório com o pedido de processo de cassação do prefeito Paulo Julião. “Diante do que foi apurado, configura claro ilícito administrativo por ato comissivo e omissivo culposo, no qual o prefeito se mostrou deveras negligente em suas atribuições”, disse o presidente-relator, na ocasião.
Ele também pediu a abertura de uma sindicância na prefeitura para apuração de responsabilidades. “Foram detectadas algumas falhas quanto à fiscalização dos documentos apresentados pelas empreiteiras”. Mota não descartou a participação do prefeito em um suposto esquema de favorecimento as empreiteiras.
“Ele é quem representa a relação entre prefeitura e empresas, o ordenador das despesas, quem autoriza pagamentos e assina contratos”, concluiu.
Ontem à tarde, por telefone, o vereador Capitão Mota comentou a decisão dos vereadores José Luiz Ribeiro e João Barreto. “Isso já era esperado, pois são da base de sustentação do prefeito”. Em viagem, ele não participou da sessão de ontem à noite.
Quanto à votação no plenário, Mota acredita que as investigações da CEI serão arquivadas em razão da maior parte dos vereadores pertencer ao grupo de apoio a Paulo Julião. (Fonte: Imprensa Livre)

Empresa japonesa manifesta interesse em investir no Porto

São Sebastião - O presidente mundial da empresa Mitsui Trading, Shoei Utsuda, se reuniu ontem com o Governador Geraldo Alckmin para discutir vários temas relacionados a investimentos que a empresa estaria interessada a fazer no Estado.
Entre eles, a participação no Porto de São Sebastião, que integra o corredor de exportações paulista. “A Logística do município favorece e também desafogaria o porto de Santos.
A empresa exporta produtos como ferro, soja e café para o Japão”, informou a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes. Conforme o setor, não foi exposto na conversa entre o governador e o presidente da empresa japonesa nenhuma informação concreta sobre os investimentos a Mitsui Trading estaria disposta a realizar no município.
A reportagem encaminhou mensagem eletrônica para a empresa, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Ciência e Tecnologia - O secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, disse que Utsuda mostrou ao Governador algumas intenções do grupo Mitsui. “Eles estão extremamente interessados em continuar a participar, como parceiros, na construção do metrô de São Paulo.
Seja na linha quatro, que agora entra em uma fase que a iniciativa privada participa, ou seja no Metropass, onde a empresa tem uma importante contribuição a dar”, disse Meirelles. Ainda segundo o secretário, os japoneses também estão interessados na exportação e comercialização de etanol juntamente com o Japan Bank que colaboraria para financiamentos de infra-estrutura para o Governo de São Paulo.
Com relação ao etanol, informa o secretário, o grupo faz projeções para construir usinas no Brasil, mas esse é um plano de longo prazo. “Nesse momento, o que entendemos ser necessário é a infra-estrutura de logística para o transporte de etanol. Essa é a prioridade maior”.
Empresa está entre as três maiores do Japão - A Mitsui é uma das três maiores trading japonesas com importante ligação ao Brasil. No país, de janeiro a junho as exportações para a terra do sol nascente atingiram a marca de U$ 170 milhões. Suas principais atividades em território nacional são exportações de ferro, aço, soja, café e suco de laranja congelado; além de importação de produtos químicos e máquinas indus-triais.Neste caso seus principais parceiros são Companhia Vale do Rio Doce, Petrobras, Usiminas, Cosipa e Telemar.
A empresa mantém unidades em 86 países e atua em diversos segmentos como produtos de ferro, aço, logística de transporte e nos mercados financeiros e de alimentos. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador protesta contra falta de segurança e vítima recebe homenagem

São Sebastião - Em discurso na Tribuna da Câmara, na sessão de ontem, o vereador Wagner Teixeira fez um desabafo contra a falta de segurança no município. Ele reclamou, principalmente, da falta de estrutura da polícia para a investigação de crimes.
Teixeira citou os últimos casos de assassinatos ocorridos na região da Topolândia, além da morte da jovem Josiane Pereira de Jesus, de apenas 21 anos, vítima de uma bala perdida no Morro da Olaria, na semana passada.
“Onde vai parar São Sebastião, nas páginas policiais. A Rede Globo e a Record já estavam aqui e nada é feito. Querem fazer um DP (Distrito Policial) em Juquehy, sendo que o de Boiçucanga não funciona, faltam efetivo e viaturas”, declarou.
Ele considera a situação caótica e cita casos envolvendo vereadores. “Edvaldo, Amâncio e Ronaldo Lourenço já foram vítimas da violência. Pergunta se prenderam os bandidos. Moro na Costa Sul, onde quero morrer, mas se Deus quiser não vai ser na mão de vagabundo.
Em time que não está ganhando tem que se mexer. Estou revoltado com a situação da segurança pública no município”, concluiu.
Durante a sessão de ontem, a Câmara prestou uma homenagem a jovem Josiane Pereira de Jesus, que será sepultada hoje à tarde no Cemitério Municipal de São Sebastião.
Após aprovarem por unanimidade uma moção de pesar, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem a dançarina.
Josiane foi atingida por uma bala perdida perto de sua casa, no Morro da Olaria.
Com morte cerebral e atendendo um desejo da própria jovem, a família autorizou a doação de órgãos, feita em Santos. “Mais uma vez a violência que assola nosso município faz uma vítima, uma jovem que esteve junto conosco na campanha”, disse o vereador Marquinho Souza, lembrando que Josiane havia participado de comícios de Paulo Julião com apresentações de aeróbica.
Segurança Municipal - O prefeito eleito Juan Manoel Pons Garcia, que assistiu à sessão de ontem, na Câmara de São Sebastião, afirmou que já está preparando medidas para reforçar a segurança no município a partir do ano que vem. Uma delas é criar a Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
Conforme explicou, a pasta inclui a criação da Guarda Civil.
Juan Garcia destaca que a guarda será armada e auxiliará no policiamento ostensivo.
De acordo com o prefeito eleito, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana contará com uma corregedoria. Além disso, também abrangerá setores como trânsito, defesa civil e guarda patrimonial. “A idéia é de, no primeiro ano, discutir e implantar a secretaria para depois estruturar a guarda”.
Segundo Juan Garcia, a guarda civil dará apoio a Polícia Militar, principalmente, no caráter preventivo. Na semana passada, o prefeito eleito participou de uma reunião na Delegacia Geral da Polícia Civil, em São Paulo.
Para a próxima semana, ele agendou um encontro no comando da Polícia Militar, em São José dos Campos. A reportagem não conseguiu contato com o atual prefeito, Paulo Julião, na noite de ontem, após a sessão. (Fonte: Imprensa Livre

Posto fechado pode ter causado morte de morador em Maresias

São Sebastião - A dona de casa Marlene Pereira Souza está inconformada com a morte de seu marido, o pintor Nei da Silva, ocorrida na última sexta-feira. Aos 40 anos, ele foi vítima de infarto agudo do miocárdio e hipertensão sistêmica, conforme o atestado de óbito.
Ontem à tarde, acompanhada do massagista Gilson Makarausky, amigo da família, Marlene esteve na redação do Imprensa Livre e atribuiu o falecimento ao fato do posto de saúde do bairro estar fechado na ocasião.
“Ele teve o infarto no meio da Rua do Forno, enquanto andava de bicicleta, e foi socorrido por populares até o posto de saúde local, só que estava fechado. Não tinha médico, enfermeiro ou mesmo uma ambulância de plantão, isso por volta do meio-dia de sexta-feira”, relatou Makarausky.
Neste momento, Marlene Souza recebeu a notícia sobre a situação de seu marido. Foi então que ela conseguiu um carro para levá-lo até o Pronto-Socorro de Boiçucanga, a cerca de 7km do local. “No meio da serra conseguimos parar uma ambulância. Às 13h40, ele faleceu no pronto-socorro”, conta a dona de casa.
Para a moradora de Maresias, seu marido poderia ter sobrevivido caso tivesse o socorro imediato. “A seqüência de infarto que ele teve, o prejudicou demais. Usaram o desfribilador, mas já era tarde”, disse o amigo da família, Gilson Makarausky.
“Porque o posto estava fechado, cadê a ambulância? A falta de atendimento matou meu marido”, concluiu Marlene Pereira Souza. O corpo de Nei da Silva foi enterrado no sábado, às 8h30, no Cemitério de Maresias.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde, na tarde de ontem. Segundo o coordenador do PSF (Programa de Saúde da Família), Silvio Pimentel, todos as unidades básicas de saúde da cidade estavam fechadas na sexta-feira.
Isto porque a prefeitura transferiu o feriado do Dia do Funcionário Público de quinta, 28, para sexta, 29. Desta forma, somente os dois prontos-socorros do município (Boiçucanga e Centro) estavam aptos ao atendimento de emergência. Em dias normais, a unidade básica conta com médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde, sendo que o atendimento vai das 7h às 17h. (Fonte: Imprensa Livre)

Associação Costa dos Alcatrazes realiza entrega de prêmios do I Concurso de Frases

São Sebastião - A Associação Costa dos Alcatrazes (ACA) realizou ontem, na Escola de Educação Infantil Alegria das Crianças, em Boiçu-canga, a premiação do I Concurso de Frases, projeto desenvolvido pela ACA em parceria com o Sebrae de Caraguatatuba.
Vinte e três escolas localizadas entre os Bairros de Boracéia do Norte e Boiçucanga, na Costa Sul do município, foram convidadas e doze aceitaram participar da idéia.
Cinqüenta e seis frases foram selecionadas, das quais quarenta foram premiadas com kits escolares, dezesseis receberam kits e mochilas e as três melhores do concurso foram recompensadas com bicicletas.
“O resultado do projeto foi maravilhoso. As crianças participaram e as frases foram ótimas”, disse o presidente da ACA, Luiz Vergílio, que conduziu a entrega dos prêmios.
O Concurso de Frases é uma das ações desenvolvidas pelo PDTR (Plano de Desenvolvimento do Turismo Regional), plano idealizado pela ACA e pelo Sebrae de Caraguatatuba. O concurso visou estimular os alunos matriculados a partir do pré 3 até a 3ª série do ensino médio (3º colegial) a produzirem frases que estimulem o turismo em seus respectivos bairros.
Além dos prêmios entregues ontem, trinta e duas faixas serão confeccionadas com as melhores frases e nomes dos seus autores, para serem fixadas em diversos bairros de São Sebastião.
As frases foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por dois membros da ACA, um representante da Divisão Regional de Ensino da Costa Sul, um membro do Sebrae e outro da Secretaria de Turismo Municipal.
“Eu gostaria de agradecer a todos que de alguma forma colaboraram com a realização dessa idéia. Projetos assim são muito bons e certamente outros serão realizados em um futuro muito breve”, concluiu Luiz.
Outras informações sobre o I Concurso de Frases, a ACA ou o PDTR podem ser acessadas no site www.aca.org.br
As três melhores frases do I Concurso de Frases - “Quer um turismo diferente? Tem opinião? Venha para a Costa dos Alcatrazes, venha para São Sebastião”, Francisca Rosane, aluna da Escola Municipal Plínio Gonçalves de Oliveira.
“O nosso paraíso é aqui, venha conhecer, a Costa dos Alcatrazes ajuda você”, Matheus Lamela Nacare, aluno da Escola Raízes.
“Praia e sol são necessários para pegar um bronze. Prancha e mar são necessários para dropar no surfe. Aqui na Costa dos Alcatrazes tudo isso não vai faltar”, Eduardo Romano Junior, aluno da Escola Municipal Maria da Conceição de Jesus Santos. (Fonte: Imprensa Livre)

Mais de 800 gramas de maconha e cocaína são apreendidas no feriado

São Sebastião - Tijolos de maconha, cocaína e um celular foram apreendidos pela Polícia Civil, no bairro Barra do Una, Costa Sul de São Sebastião
Policiais civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) do Litoral Norte apreenderam 820 gramas de maconha e cocaína. A droga estava com J.D.G.S., de 18 anos, passageira de um ônibus da Autoviass (Auto Viação São Sebastião) que fazia a linha Boracéia/Boiçucanga.
O setor, sob o comando do delegado Marcelo de Abreu Magalhães, recebeu uma denúncia de que uma mulher estaria vindo da Praia Grande com a droga. A informação ainda detalhava as roupas e cores.
Os policiais montaram um bloqueio, revistando os coletivos que vinham para o litoral. E, em Barra do Uma, eles pararam o ônibus, encontrando a mulher, que escondia a droga na mochila.
Os entorpecentes, sendo 750g de maconha e 70g de cocaína estavam puros. A mulher ainda faria a mistura e a separação para venda. J. alegou que comprou a droga na frente do cemitério em Praia Grande, pagando R$ 450 na maconha e R$ 300 na cocaína. Ela ainda confessou que iria vender em Boiçucanga, onde estava fazendo o tráfico há quatro meses.
J. foi conduzida à delegacia, sendo autuada por tráfico de drogas e recolhida na cadeia feminina de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia

Ubatuba Viva recebe Promotora do Meio Ambiente e Presidente da OAB

Ubatuba - O movimento pela cidadania Ubatuba Viva recebeu na noite de ontem a presença da promotora do meio ambiente, Dra. Elaine Taborda, e do presidente da OAB subseção Ubatuba, Dr. Luiz Celso Rocha. A reunião aconteceu na ACEU, Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba, onde o movimento se reúne todas as quartas-feiras a partir das 19h.
Entre os assuntos apresentados foram discutidos os problemas que Ubatuba enfrenta e suas possíveis soluções. O presidente da OAB, Dr. Luiz Celso Rocha, mostrou a importância de a sociedade organizada cobrar uma postura ética e transparente dos responsáveis pelo executivo e legislativo.
A promotora do meio ambiente, Dra. Elaine Taborda, explicou como o ministério público, em parceria com a sociedade organizada, poderia auxiliar na solução dos problemas já existentes na região. Falou também das dificuldades que enfrenta na cobrança de ações devido à morosidade que a justiça enfrenta devido ao acúmulo de processos. Taborda propôs auxiliar o movimento Ubatuba Viva e se colocou à disposição para orientações sobre ações que visem o interesse da coletividade.
Segundo os participantes membros do movimento, a reunião foi muito produtiva e abriu novas perspectivas de ações para uma melhor qualidade de vida para os moradores de Ubatuba.

Ação Litoral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Barco em Maranduba - Emilio Campi


Barco em Maranduba
©2004 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor