Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 19 de novembro de 2004 - Nº 1159 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
CBH-LN: conheça e participe
Análise da Cetesb aponta que esgoto polui 18 praias na região

Caraguatatuba
Prefeito de Caraguá recebe mais uma homenagem do Corpo de Bombeiros
Escola de Caraguá tem festa que resgata cultura caiçara
Caraguá faz campanhas para prevenir doenças
TEC apresenta a peça Vestido de Noiva na Fundacc
Fundacc encerra oficina de música dança e folclore com apresentações artísticas
Fundacc realiza audição para Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba
Pilotos disputam última etapa de Kart em Caraguá


Ilhabela
Ilhabela em clima de New Orleans

São Sebastião
Renato Braz retorna para encerrar o Maré MPB
São Sebastião comemora Dia Nacional da Consciência Negra
Pescador quer diesel mais barato

Ubatuba
Ubatuba sedia final do Paulista de Pesca
Workshop discutirá Turismo Sustentável em Ubatuba
Casal afogado ainda não foi identificado
Ubatuba cria Associação Náutica
Associação Náutica de Ubatuba realiza 1ª Jornada De Segurança Marítima
Jogos Escolares Infantis
Prova Natatória do Perequê Açú

Seções
Artigo

Esclarecimento
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

CBH-LN: conheça e participe
Rodada de palestras para envolvimento da sociedade pelas águas e meio ambiente

Litoral Norte - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte terá sua composição modificada e para tanto está preparando uma apresentação para os interessados em participar, além de dar as boas-vindas aos prefeitos e vereadores eleitos.
Os participantes serão informados sobre o funcionamento do Comitê, os passos necessários para cadastramento da sociedade civil, regras do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos e calendário para financiamento de projetos.
Além disso estará em pauta o projeto “Agenda 21 do Litoral Norte”, que está sendo financiado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente, e que representa um passo importante para o envolvimento da população no sentido de alcançar o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente.
Estão convidados todos os vereadores atuais e os eleitos para a próxima gestão, os prefeitos e suas equipes, todos os interessados do segmento sociedade civil, já cadastrados no Comitê ou interessados em se cadastrar, representantes do segmento estadual, enfim todos que queiram saber mais e participar do CBH-LN.
As reuniões serão realizadas nas Câmaras Municipais, com a seguinte agenda:
- 22 de novembro às 14:00h na Câmara Municipal de Ubatuba
- 23 de novembro às 17:30h na Câmara Municipal de Ilhabela
- 24 de novembro às 14:00h na Câmara Municipal de São Sebastião
- 26 de novembro às 14:00h na Câmara Municipal de Caraguatatuba
Maiores informações: Secretaria Executiva do CBH-LN
R. Cunhambebe, 521 - Centro - Ubatuba - (12) 3832-3816. (Fonte: CBH-LN)

Análise da Cetesb aponta que esgoto polui 18 praias na região

Litoral Norte - O último boletim divulgado pela Cetesb, aponta 18 praias poluídas por coliformes fecais na região.
Caraguatatuba entra na relação com 5 praias: INDAIÁ, CENTRO, PALMEIRAS, PORTO NOVO, TABATINGA.
Ilhabela igualmente apresenta 4 praias contaminadas: PEREQUÊ, PINTO, SIRIÚBA e ITAGUAÇU.
Ubatuba apresenta 3 praias impróprias: PICINGUABA, ITAGUÁ, PEREQUÊ-MIRIM.
Em São Sebastião, 6 praias da região central estão comprometidas. O relatório desaconselha: BAREQUEÇABA, PRETA DO NORTE, PORTO GRANDE, DESERTA, SÃO FRANCISCO. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral

Prefeito de Caraguá recebe mais uma homenagem do Corpo de Bombeiros
O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, recebeu na manhã do dia 17 de novembro, quarta-feira, a terceira homenagem do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte.

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva recebeu uma placa de agradecimento, na manhã desta quarta-feira, dia 17, em seu gabinete, pelo incentivo dado aos bombeiros no município. Foi homenageado também o diretor da Ditran (Divisão de Trânsito) Coronel Celso Rapaci.
“Antonio Carlos investiu no trabalho dos bombeiros para oferecer um atendimento de qualidade à sua população e a seus visitantes. Se todos os prefeitos fizessem como ele, o trabalho do Corpo de Bombeiros seria de extrema qualidade em todas as regiões do país”, disse o Capitão Comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros do Litoral Norte, José Eduardo Stanelis de Aquino, que fez pessoalmente a entrega das placas.
Segundo o prefeito, que já tem duas homenagens oficiais dos bombeiros — Amigo do Bombeiro e Bombeiro Honorário — é uma honra receber mais uma. “Fico muito honrado com esta homenagem e, mais ainda, em recebê-la juntamente com o Coronel Rapaci. Tenho muito orgulho em possuir uma placa irmã gêmea da dele”.
O Capitão Stanelis afirmou que a homenagem é uma demonstração de gratidão pelos oito anos de realizações em parceria com a prefeitura da cidade.
“Antonio Carlos é o pai dos bombeiros em Caraguá, foi ele quem implantou a primeira sede na cidade. Coronel Rapaci tornou-se um grande representante do Posto Avançado, pois tomou conta dos bombeiros como ninguém. Quando estávamos a procura do terreno, ele percorreu conosco toda a cidade para escolhermos o melhor local”.
Ao se pronunciar, durante a cerimônia de entrega, o diretor da Ditran fez questão de enfatizar a importância da parceria estabelecida com os bombeiros. “É inimaginável a cidade sem o trabalho deles como é realizado hoje. Isso demonstra a seriedade com o que são feitos os atendimentos, atualmente”. Ele acrescentou que o trabalho realizado com os projetos para crianças e adolescentes do município têm sido de grande valia. “Essas crianças serão adultos melhor informados e que saberão lidar com situações de risco de uma forma mais adequada”, concluiu Rapaci.
Com relação aos projetos mencionados pelo Coronel, Stanelis disse que a idéia é fazer um pouco mais para a sociedade. “Dessa forma, podemos contribuir pela formação de cidadãos em Caraguatatuba”.
Ao final de cerimônia, o prefeito e o diretor da Ditran receberam as placas e os cumprimentos do comandante, que finalizou dizendo. “É um orgulho para nós saber que o Resgate atende aquele que mais necessita, pois são as pessoas de baixa renda que podem contar somente conosco e com a Santa Casa. Ficamos felizes em ter baixado as estatísticas de afogamento em 33%. O investimento da prefeitura foi muito importante, pois o salvamento de uma vida não tem preço. (Fonte: PMC)

Escola de Caraguá tem festa que resgata cultura caiçara
Ciefi do Porto Novo faz atividades folclóricas, comidas típicas e recreação

Caraguatatuba - Alunos e professores do Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil Profª Maria Aparecida Ujio), realizam a 5ª Festa Caiçara, amanhã a partir das 15h30. A festa terá atividades folclóricas com apresentação de danças típicas, exposição de artesanato caiçara, comidas da culinária local e recreação para as crianças.
Durante as atividades, os alunos irão contar a história da cultura caiçara por meio de danças, encenações das lendas locais e exposição de obras feitas pelos próprios alunos.
Pais, professores e membros da comunidade também participarão da festa. Eles vão ajudar na montagem das barracas, contribuir para a exposição de artesanato e também vão auxiliar na preparação de pratos típicos da cultura caiçara, como o bobó de camarão, lambe-lambe, espeto de peixe e pastel de camarão.
Segundo a diretora da escola, Débora Vale, a iniciativa da festa é a valorização da cultura caiçara entre os alunos, professores e a comunidade.
A festa acontece todos os anos no mês de novembro. Débora afirmou que durante todo o primeiro semestre do ano escolar, alunos e professores realizam atividades visando a preparação da festa.
O projeto é lançado na unidade escolar no início do 2ª semestre, com uma reunião pedagógica, quando o professor é convidado a conhecer sobre a cultura caiçara e adquirir mais conhecimentos para trabalhar com os alunos.
O endereço da 5ª Festa Caiçara é av. 1ª de Maio, 285, bairro Porto Novo. A entrada é franca. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá faz campanhas para prevenir doenças

Caraguatatuba - A prefeitura fará campanhas de prevenção contra as doenças DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Catarata e Câncer de Pele, com início no dia 23 de novembro e término no dia 10 de dezembro.
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba dará início a campanhas de prevenção contra catarata, DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Câncer de Pele, que acontecerão de novembro a dezembro.
A primeira campanha será a de Catarata, que vai acontecer no dia 20 de novembro na Unidade de Saúde do bairro Porto Novo, promovendo uma triagem com pacientes que apresentaram sintomas da doença. Cerca de 200 pessoas foram selecionadas. A expectativa é que todos os pacientes com suspeita da doença compareçam para fazer a avaliação médica. Os casos que necessitarem de cirurgia serão agendados. A coordenação da campanha será feita pelo Dr. José Ernesto Servidei.
Já no dia 23 de novembro, terça-feira, terá início a campanha da DST/AIDS, com as oficinas para os profissionais da Rede Básica de Saúde. Com isso, a Vigilância Epidemiológica pretende sensibilizá-los com a divulgação de dados da doença no município, orientando-os quanto aos procedimentos no caso de paciente com suspeita da doença. Já no período de 29 de novembro, sábado, a 3 de dezembro, sexta-feira, a comunidade será o alvo da equipe de saúde. Palestras e vídeos serão exibidos em todas as unidades de saúde para que a população possa se mobilizar para a prevenção da doença.
Para comemorar o Dia Internacional da AIDS, no dia 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde irá montar um stand, onde um profissional da área irá orientar a população quanto a prevenção da doença. Serão distribuído panfletos informativos e preservativos. O local ainda não foi definido pela secretaria.
De 6 a 10 de dezembro a comunidade ainda poderá fazer a coleta de sangue para o teste de HIV. Todas as Unidades de Saúde do município estarão recolhendo as amostras, que serão encaminhadas ao laboratório Adolfo Lutz, que é parceiro na campanha. Os resultados serão retirados nas unidades em que o sangue foi coletado. Todas as pessoas que fizerem os exames terão seus nomes mantidos em sigilo. Hoje, em Caraguá existem 49 casos de DST, 85 casos confirmados de Soro Positivo (HIV) e 174 de AIDS.
A campanha de combate ao Câncer de Pele acontece no dia 4 de dezembro, sábado, das 8h às 16h, no Centro de Especialidades, no Centro de Saúde, e na Unidade de Saúde, no bairro Porto Novo. Os quatro profissionais da área e seus assistentes estarão nos dois locais atendendo a toda a comunidade para tirar dúvidas e fazer uma consulta prévia. Quando forem necessários exames mais completos, o paciente terá sua consulta agendada.
A secretaria de Administração da prefeitura, por meio da Divisão de Segurança e Medicina do trabalho estendeu a campanha a todos os funcionários municipais. Os servidores foram alertados quanto ao período das campanhas para que todos possam se prevenirem contra as doenças. (Fonte: PMC)

TEC apresenta a peça Vestido de Noiva na Fundacc

Caraguatatuba - O TEC – Teatro Experimental de Caraguatatuba, grupo da Fundacc, sob a direção de Junior Magresco, apresentará no dia 20 de novembro, às 19h, no auditório do Centro Cultural Maria Stella de Oliveira, sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues.
O trabalho, que teve sua estréia durante o Festival Estudantil de Teatro, será reapresentado durante a abertura da mostra de encerramento das Oficinas Culturais de Teatro ministradas durante o ano letivo.
Som de buzinas, carros, movimento. Alaíde é atropelada na rua por um automóvel que foge sem prestar socorro. Levada ao hospital em estado de choque, é submetida a uma cirurgia de emergência. A imprensa divulga notícias sobre o acidente e o estado da vítima. Alaíde não agüenta e morre – “Contada assim, Vestido de Noiva parece ter um enredo simples e banal. Porém, esta é uma das dimensões da peça. Junto com essa história que corresponde ao plano da realidade, coexistem os planos da alucinação e da memória. E são esses últimos que povoam o palco A realidade serve, na verdade, apenas para nos dar as bases cronológicas da história”- comenta Magresco.
O elenco é formado por 17 atores, entre eles, Adbailson Cuba (vencedor do Mapa Cultural Paulista e 3º FET (Mostra de Rua), com a peça Bumba meu Boi, Lala Machado (melhor atriz coadjuvante na fase regional do Mapa Cultural Paulista), Natália Barros, Rosana Castro, entre outros.
A montagem foi realizada no período de quatro meses e será reapresentada nesta sexta-feira, 19 de novembro, com entrada franca.
Prestigie o teatro em Caraguá. (Fonte: Fundacc)

Fundacc encerra oficina de música dança e folclore com apresentações artísticas

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está encerrando as atividades das oficinas culturais e estão previstas apresentações artísticas por toda a cidade nas áreas de dança, música e folclore. Confira a programação:

Data Hora Apresentação Executor Local
20/11 19:00 Folclore – Capoeira na Praça de Eventos
27/11 18:00 Dança Recreativa – GRD/ Arlete/ no Travessão – Ciase
27/11 18:00 Música - Oficina do Centro na Praça Coreto
28/11 14:00 Dança de Rua/André/na Oficina Cultural do Travessão
30/11 14:00 Dança, Música e Artes Cênicas na Oficina Cultural do Pegorelli
30/11 17:00 Música – na Oficina do Centro
03/12 18:00 Dança Recreativa/Andréia/ no Cief Massaguaçu
05/12 19:00 Jazz – Clássico/Iara/no Auditório Fundacc
07/12 18:00 Dança Recreativa/Andréia/ no Cief Porto Novo
09/12 18:00 Dança Recreativa/Andréia/ no Cief Martin De Sá
11/12 17 e às 20:00 Jazz – Clássico/Carla Domingues/ no Auditório Fundacc
12/12 17:00 Jazz – Clássico/Carla Bueno/ na Oficina do Poiares
12/12 17:00 Dança de Rua/Rogéria/ na Oficina do Poiares
17/12 s/ horário definido - Dança Recreativa/Kamylla/ no Cief do Barranco Alto

Fundacc realiza audição para Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Com a intenção de abrir novas vagas para bailarinos da região, a Fundacc realiza no dia 10 de dezembro, audição para o Corpo de Baile de Caraguatatuba adulto e mirim. A audição do grupo mirim acontece às 15 horas e a do grupo adulto está marcada para as 17 horas, ambas na sala de dança da Fundacc.
As inscrições devem ser feitas na secretaria da Fundacc, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Segundo Cristina Neves, coreógrafa do Corpo de Baile, haverá avaliação clássica e variações e é necessário que o bailarino já tenha frequentado oficina ou cursos de dança. O responsável pela audição será um profissional renomado no meio da dança, convidado pela a Fundacc para o evento.
Para a audição do grupo adulto, os bailarinos devem ter acima de 13 anos e para o mirim, abaixo de 14 anos.
A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. Mais informações pelos telefones(12) 3883 7555, 3883 3737 ou 3883 3727. (Fonte: Fundacc)

Pilotos disputam última etapa de Kart em Caraguá

Caraguatatuba - Pilotos da capital e interior disputam em Caraguá, no domingo, 21, a 9ª e última etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart. Dois competidores da 'casa' poderão ser campeões.
50 pilotos do Vale do Paraíba, Grande São Paulo, Interior e Litoral Norte são esperados pelo Kartódromo de Caraguatatuba para o próximo domingo, 21, quando acontece a 9ª e última etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart.
Na disputa pelo titulo de campeão, dois pilotos de Caraguá lideram a prova. Na categoria Cadete, Denis Canteruccio, está com apenas 3 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Carlos César, de São Paulo. Já Nathan Oliveira, da categoria Parilla Graduados, está na segunda posição, mas o seu principal adversário, que só precisaria do ponto de participação para ser campeão, não poderá competir, pois está competindo pela Seletiva Petrobrás, em Natal, no Rio Grande do Norte. Com a ausência do adversário, o atleta Caraguatatubense assume o favoritismo da prova. Além disso, Nathan também está na disputa pelo título de Campeão Paulista Light.
Na prova serão disputadas as categorias Cadete, Parilla Júnior, Parilla Graduados, Parilla Sênior e RD 135cc. Em quatro delas os pilotos estão lutando para conquistar a "Taça". Na categoria RD 135cc, o título de campeão já foi conquistado por Thiago Lara, São Paulo, na 8ª etapa, por antecipação, mas grandes disputas vão acontecer pelo título de vice-campeão, seis pilotos estão na briga.
Para o organizador do evento, Alexandre Gula, todos os participantes têm grandes possibilidades de vencer. "A prova promete muita emoção tanto para os participantes quanto para o público, o equilíbrio é muito grande entre os competidores, todos terão chance de sair com a Taça na mão. Estamos na reta final do campeonato, agora é vencer ou vencer", finalizou.
A prova, que é organizada pela KRT Moto Clube com a supervisão da FASP (Federação Automobilística de São Paulo) tem o apoio da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.
Para mais informações ligue (11) 6950-6538/8141-7727 com Alexandre ou via e-mail kart@softmed.com.br

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Ilhabela em clima de New Orleans
Ilhabela reedita o Festival gastronômico e musical "Jambalaya"

Ilhabela - Depois do sucesso de 2.003, o Festival Jambalaya! está de volta em Ilhabela. A edição 2.004 acontece nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Sexta e sábado, às 21h na Vila, os shows serão abertos ao público. E no domingo, no Eco Point às 13h, o Jamba! Session será acompanhado por um menu característico de New Orleans.
Para esse ano as atrações ficam por conta de dois grandes astros da atualidade em New Orleans, Christian Scott, a grande revelação do trompete e Corey Harris, o grande astro do Blues.
O primeiro, embora jovem, já recebeu prêmios significativos e foi citado por Wynton Marsalis, como o maior trompetista entre os novos talentos.
Por sua vez, Corey Harris é considerado hoje, não somente um excepcional músico, mas também um dos maiores estudiosos do gênero.
Ele está constantemente, pesquisando as raízes africanas para melhor entender e interpretar esse ritmo contagiante, difundido mundialmente.
No ano passado ele foi o grande protagonista do documentário sobre Blues realizado por Martin Scorsese.
A grande novidade do Festival para esse ano, é a realização do Jamba! Session no domingo. Esse show promete ser mais descontraído e íntimo (ingressos limitados a 120 pessoas).
Nele está prevista a participação de músicos brasileiros, fazendo uma “jam” junto com Christian Scott, o que certamente provocará um show diferenciado e cheio de improvisos de virtuosismo, o que é a grande característica do jazz.
No ingresso está incluso, além do show, um almoço especial com assinatura do chef Daniel Bonnot, vindo especialmente de New Orleans para o evento (reservas: 12-3895-1017 ou ecopoint@bighost.com.br).
Além dessas atividades, a produção programou vários workshops, gastronômico e musical.
No gastronômico, o chef Bonnot deverá fazer palestra e demonstrações para um grupo de restaurantes.
E também, um outro aberto para o público. No musical, os astros estrangeiros estarão se reunindo com convidados e músicos da região para um intercâmbio.
Com essa edição o Festival dá mais um passo na formatação do conceito estabelecido pelos seus idealizadores.
Segundo Edson Akio Takayanagi, diretor de Marketing do evento, o Festival Jambalaya! não visa ser de grande volume, mas sim de qualidade e muito charme.
Seu objetivo é ser um evento multi-cultural. Para os próximos anos deverão ser agregados mais shows musicais, danças, mostras de imagens e também promover um intercâmbio entre os países participantes.
Em junho de 2.005 já está programada a estréia em Cartagena, a pérola do Caribe, informa Thomas André, o diretor executivo.
Ainda segundo Thomas, o Jambalaya! está em conversação com o New Orleans Jazz & Heritage Foundation, que organiza o Festival de Jazz de New Orleans, simplesmente um evento que acontece há 36 anos e atrai um público de mais de 500 mil pessoas do mundo todo.
Esse fato possibilitará um intercâmbio que ele promete ser a grande novidade do próximo ano. (Fonte: Correio do Litoral)
 
Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Renato Braz retorna para encerrar o Maré MPB

São Sebastião - O cantor revelação Renato Braz se apresenta no próximo sábado, 20, às 21h, no Teatro Municipal de São Sebastião, encerrando o Projeto Maré MPB 2004. Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do Teatro e estarão disponíveis a partir de amanhã, sexta-feira, 19. A entrada custa R$ 20 e R$ 10 para compra no dia, antecipado ainda há 20% de desconto.
Na voz e violão, acompanhado dos músicos Sizão Machado (contrabaixo) e Bré (percussão), Renato Braz interpreta também alguns choros e serestas clássicos e mostra um pouco do repertório de seus elogiados discos, através de composições de Dori Caymmi, Ivan Lins, Gilberto Gil e Paulo César Pinheiro. Renato foi o último vencedor do Prêmio Visa-Edição Vocal, o maior prêmio brasileiro dado a intérpretes, e hoje é considerado artista de ponta no cenário musical brasileiro.
Realizado pela Prefeitura, o projeto Maré MPB trouxe para São Sebastião nomes como Simone Guimarães, Zé Luiz Mazziotti, Trio Madeira Brasil, Guilherme de Brito, Filó Machado, Tito Madi, Alaíde Costa, entre outros, em shows que lotaram o teatro.
Sobre Renato Braz - Numa cena em que o papel de intérprete parece ter se tornado propriedade da figura feminina surge Renato Braz, um cantor que fez da noite paulistana sua primeira escola e também sua primeira vitrine. Lançou, em 1996, pela Atração Fonográfica, seu primeiro CD, muito elogiado pela crítica e indicado ao Prêmio Sharp de Música, na categoria revelação.
Nos últimos anos apresentou-se em locais como o Centro Cultural São Paulo - Projeto Todos os Sons, o Instituto Cultural Itaú, como convidado do maestro Nelson Ayres no Projeto Rumos Musicais, o SESC Pompéia, em projetos como Braguinha 90 em 90, ao lado de Johnny Alf, Noite Ilustrada, André Abujamra, Mônica Salmaso e Grupo Vésper, com direção de Rodolfo Stroeter, Quatro Anos em Ação, ao lado de Sá e Guarabyra, espetáculo para o movimento Ação pela Cidadania, e Projeto Café com Leite, ao lado de nomes como Fernando Brant e João Bosco, direção do maestro Gil Jardim.
Em julho de 1998 foi uma das quatro atrações nacionais - ao lado de Antônio Nóbrega, D. Selma do Côco e grupo Mestre Ambrósio - dos espetáculos oficiais da 50a Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Por dois anos consecutivos apresentou-se com grande sucesso no Projeto Seis e Meia em Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte. Tendo realizado espetáculos em muitas cidades brasileiras, em fevereiro de 1999 apresentou-se na Alemanha acompanhado pelo percussionista Bré, nas cidades de Hamburgo, Wuppertal e Heidenheim. Foi convidado para voltar a este última cidade para o seu tradicional Festival de Música que se realiza no mês de maio.
Lançou no final de 1998 seu segundo CD, “História Antiga”, com a participação, como arranjador e músico, de Dori Caymmi, que veio uma segunda vez de Los Angeles, onde reside, para participar do espetáculo de lançamento, em dezembro, no teatro do SESC Pompéia, em São Paulo, e que contou com os músicos Bré, Gerson Oikawa, Sizão Machado, Teco Cardoso e Watson Clis.
Participou, em julho de 2000, da 10ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns - Pernambuco, ao lado de Elza Soares, Luiz Melodia, Jards Macalé, Guinga, Ney Matogrosso, entre outros.
Como idealizador e produtor esteve à frente do Projeto “Casa de Caboclo”, realizado no período de julho a setembro de 2000 no Teatro da Cultura Inglesa – SP. Com grande êxito, o Projeto contou com a participação de Novelli, Alaíde Costa, Simone Guimarães, Mario Gil e Mônica Salmaso, Cristina Buarque e Dobrando a Esquina, Tereza Cristina, Vania Abreu, Ceumar, Vanessa da Matta e Consuelo de Paula.
Em novembro de 2000 foi convidado pelo compositor Edu Lobo a integrar o elenco do espetáculo “O Grande Circo Místico” ao lado de Arnaldo Antunes, Cássia Eller, Nando Reis, Jane Duboc, Daniella Mercury, Maestro Nelson Ayres, Orquestra Jazz Sinfônica, entre outros.O espetáculo gravado no teatro Via Funchal foi exibido como especial de Natal pela emissora SBT.
Em novembro de 2001 participou da reedição do espetáculo “Banquete dos Mendigos” realizado no Teatro Municipal de São Paulo, em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao lado de Jards Macalé, Chico Cesar, Lenine, Joyce, Ceumar, Sá e Guarabira entre outros.
Lançou em março de 2002 o seu terceiro CD, “Outro Quilombo”, em que se destacam as participações especiais do percussionista Bré, cantando “Fiz uma Viagem” (tema do folclore brasileiro recolhido por Dorival Caymmi) e de Dori Caymmi, que canta com Renato “Na Ribeira Deste Rio” (poema de Fernando Pessoa musicado pelo próprio Dori).Ao lado de canções consagradas como “Segue O Teu Destino”, de Sueli Costa (sobre poema de Ricardo Reis) e “Casinha Feliz”, de Gilberto Gil, há inéditas de Chico Cesar e Paquito, “Crença”, e de Ivan Lins e Marina Colasanti, “Acqua Márcia”, alem das recentes “Cruzeiro do Sul”, dos irmãos Jean e Paulo Garfunkel e “Outro Quilombo”, de Mario Gil e Paulo Cesar Pinheiro.
Em julho de 2002 foi o vencedor do 5º Prêmio Visa de MPB - Edição Vocal, realizado no Direct TV Music Hall onde se apresentou ao lado dos músicos Sizão Machado, Mario Gil, Gerson Oikawa, o percussionista Bré, e da Orquestra Jazz Sinfônica. Além do Prêmio do Júri Oficial Renato recebeu também o Prêmio do Júri Popular.
Em novembro de 2002, como parte da premiação, lançou pelo selo Eldorado o CD “Quixote” com as participações especiais da cantora Alaíde Costa, do cantor e compositor Chico Cesar, dos arranjadores Dori Caymmi e Laércio de Freitas.
Teatro Municipal
Endereço: Avenida Altino Arantes, s/nº - Rua da Praia
Telefone: (12) 38924489

São Sebastião comemora Dia Nacional da Consciência Negra

São Sebastião - Em comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Prefeitura de São Sebastião realiza hoje, dia 19, às 20 horas, por intermédio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, uma palestra sobre Zumbi dos Palmares, a ser realizada na Secretaria de Turismo e Cultura. Em seguida, haverá a apresentação do Coral Municipal “Maestro Sinésio Pinheiro”.
Vinte de novembro é a data de aniversário da morte do líder dos escravos no século XVII, Zumbi dos Palmares. Em 1695 ele foi morto numa emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou também com o início da destruição do quilombo Palmares.
História - Zumbi foi o grande líder desse quilombo, considerado herói da resistência anti-escravagista. Estudos indicam que nasceu em 1655 no quilombo, sendo descendente de guerreiros angolanos.
Com poucos dias de vida, foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, sendo entregue depois a um padre, conhecido como Antônio Melo que o batizou com o nome de Francisco. Aos 15 anos, fugiu da casa do padre e retornou a Palmares, onde mudou o nome para Zumbi. Ficaria conhecido em 1673, quando a expedição de Jácome Bezerra foi desbaratada. Um ano antes de sua morte, caiu em um desfiladeiro após ser baleado num combate contra as tropas de Domingo Jorge Velho, que seria mais tarde acusado de matá-lo. Dado como morto, Zumbi reaparece em 1695, ano de sua morte.
Aos 40 anos, morreu após lutar contra milícias organizadas por donos de terras durante dezessete anos. Durante mais uma incursão comandada por Domingos, Zumbi foi abatido no seu esconderijo descoberto depois da traição de um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que revelou onde o líder se encontrava. (Fonte: PMSS)

Pescador quer diesel mais barato

São Sebastião - As quatro colônias de pesca do Litoral Norte encaminharam protesto à Seap (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca), em Brasília, pelo fato da Petrobras vender o óleo diesel mais barato para as embarcações de pesca estrangeiras que abastecem no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso).
Segundo Guilmer Puertas Tavares, presidente da Colônia de Pescadores de São Sebastião, as embarcações estrangeiras estão pagando R$ 0,90 pelo diesel, enquanto que, os pescadores do Litoral Norte pagam R$ 1,80 o litro nos postos de combustível.
"Trata-se de uma injustiça com os pescadores artesanais brasileiros", reclamou Tavares. Segundo ele, mais de 1.200 pescadores no Litoral Norte estão sendo prejudicados pela Petrobras. Tavares reclamou ainda que com o fechamento do posto de abastecimento no terminal da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) os pescadores são obrigados a comprar diesel nos postos da região.
O Tebar informou que a venda do diesel para as embarcações espanholas fretadas pela Companhia Pesqueira Noé do Brasil foi acertada diretamente com a Petrobras no Rio de Janeiro. O Tebar não informou o preço cobrado pelo litro do diesel. Cada embarcação abastece até 180 mil litros de diesel nos tanques do Tebar.
O ministro José Fritsch, que se encontrava ontem no Paraná, informou que, por determinação de uma lei federal, as embarcações estrangeiras pagam pelo litro do diesel o mesmo valor cobrado em seus países.
Fritsch adiantou que as colônias podem fazer um convênio com a Seap para adquirir o combustível com desconto de 20%, diferença que é subsidiada pelo governo. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia

Ubatuba sedia final do Paulista de Pesca

Ubatuba - A praia do Cruzeiro será palco da sexta etapa do campeonato paulista de pesca e lançamento, neste domingo, dia 21 a partir das 8 da manhã. Serão conhecidos os campeões das categorias, masculino, feminino, master e juvenil, em quatro horas de disputa, com os atletas mudando de box a cada hora, para aumentar o equilibrio entre os competidores. Cerca de 120 atletas estarão em Ubatuba nesta que é a ultima etapa e tem como principal característica é o gabarito para a captura de exemplares, que é de 15 cm. Os peixes com menos de 14 centímetros apresentados para pesagem resultarão na pena de multa, à razão de 10% por exemplar, a ser deduzida da pontuação do atleta. A pontuação, nas provas de pesca, será assim atribuída: 2 pontos pôr peça e 1 ponto para cada 100 gramas ou fração de peso total das peças capturadas No masculino, onde competem cerca de 75 atletas a situação é a seguinte: Antonio Bonifácio do Clube Brasa, lidera com 373,7537 pontos, já contabilizado o descarte. Em segundo está Roberto Kawabe e em terceiro Hiroshi Shigueoka ambos do Mauá. A diferença entre o primeiro e o oitavo colocado é de apenas treze pontos. Entre as mulheres a liderança é de Vilma Domiciano de Caraguá com 139,2016 pontos, seguida de Luiza Sano do Mauá., e Márcia H. Numata do Brasa. No feminino 27 atletas estam habilitadas a participar da disputa. Entre os 39 participantes da Master a liderança é de Valter Afonso Iannicelli de Caraguá, com 162,3372 pontos, seguido de perto por Nelson de Melo, também de Caraguá e Takeshi Tanabe do Suzanpesca. Thiago Muniz Palialol é o líder da categoria Juvenil com 44,0267 pontos, tendo Augusto S. Iwato do CPEVAP e Robson Akira Matsuzaki do Suzanpesca em seu encalço. Essa classificação conta com o descarte do pior resultado de cada atleta. No Interclubes Caragá lidera com 45,0228 pontos tendo o Brasa em segundo com 44,0217 e Mauá em terceiro com 42,0203. O campeonato paulista de pesca e lançamento é organizado pela F.P.P.L (Federação Paulista de Pesca e Lançamento) com a direção da CBPDS (Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos),arbitragem da CNA (Comissão Nacional de Arbitragem) e apoio do Clube de Pesca de Ubatuba.
CPU - O Clube de Pesca de Ubatuba participará da ultima etapa do campeonato paulista de pesca e lançamento com uma equipe composta por cerca de 15 atletas. O presidente do clube, Silvio Andrade está animado, pois pela segunda vez Ubatuba sedia a etapa final do campeonato: “A Federação Paulista acreditou no potencial da cidade e investiu aqui novamente. Receberemos todos os atletas de braços abertos e esperamos que o tempo e os peixes colaborem para abrilhantar ainda mais o espetáculo.” Andrade lembrou ainda que o clube dará total apoio para a realização da etapa: “Toda a infra-estrutura ficará a disposição da Federação, inclusive nossa sede, que no final de semana será a sede da federação. Ubatuba, neste final de semana será a Capital Paulista da Pesca.” Um dos mais empolgados com a competição é o atleta José Carlos de Macedo que na disputa do Ubapesc, no dia 7 deste mês, conseguiu quebrar o recorde brasileiro da espécie Parati Barbudo (POLYDACTYLUS SP) de 875 gramas: “Sei que vai ser difícil obter um novo recorde mas espero que os atletas do CPU obtenham bons resultados.” No masculino o atleta de ubatuba melhor posicionado é Juscelino Soares Barbosa, na 39ª posição. No Máster José de Camargo está em 22º, mesma posição de Sidinéia Nogueira no Feminino, enquanto Jéferson Barbosa está em 7º no juvenil. O CPU ocupa a 7ª posição no interclubes.
Informações para a imprensa(12) 8123- 0818 com Luis.
Contato: ubapesc2004@bol.com.br 
Luis E. Castro – Rel. Públicas do C.P.U.

Workshop discutirá Turismo Sustentável em Ubatuba

Ubatuba - Será realizado nos dias 23 e 24 de Novembro próximo, na Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba das 8:00h as 12:00 h –com retorno das 14:00h as 18:00h o Workshop “Planejamento Do Turismo Sustentável no Município de Ubatuba”.
O evento, realizado por entidades e empresários ligados ao setor turístico local, tem por objetivos:
Estabelecer diretrizes e linhas de ação, através de estratégias que irão orientar planos, programas e projetos para o turismo sustentável no município de Ubatuba, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada.
Oferecer orientação técnica aos tomadores de decisão, legisladores e gerentes responsáveis pelo turismo no município de Ubatuba para o desenvolvimento do turismo sustentável.
Consolidar junto à sociedade de Ubatuba o entendimento de que o turismo uma vez bem fomentado e solidamente implementado, pode contribuir efetivamente para o processo de transformação local.
O âmbito de ação desse trabalho está expresso no que se entende ser um dos primeiros passos em busca do desenvolvimento sustentável do turismo, ou seja, o compromisso proposto pelo setor e assumido pelos candidatos ao executivo municipal, intitulado Agenda Mínima de Turismo e que pretende nortear o desenvolvimento municipal do turismo de forma sustentável e servir como base para a implantação de uma Política Municipal de Turismo que assegure:
1. à comunidade: melhores condições de vida e reais benefícios;
2. ao meio ambiente: uma poderosa ferramenta que valorize os recursos naturais;
3. ao município: uma fonte de riqueza, divisas e geração de empregos e a oportunidade de conhecer e utilizar o patrimônio natural onde convergem a economia e o meio ambiente para o conhecimento e uso das gerações futuras;

Os realizadores do evento são:
Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba
CA – Latitude 23°
Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba
Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba
Associação Comercial e Industrial de Ubatuba
Parque Estadual da Ilha Anchieta
Projeto Tamar
Associação de Quiosques da Praia Grande
Coletivo de Entidades Ambientalistas de Ubatuba;
Consórcio Intermunicipal do Litoral Norte de São Paulo
Rádio Gaivota FM
Aquário de Ubatuba
Associação dos Comerciantes do Bairro do Itaguá
Associação Náutica de Ubatuba
Sindicato de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares
Associação de Hotéis e Pousadas
Movimento Ubatuba Viva

O evento ocorrerá em 2 dias e a programação é a seguinte:
1º dia: Abertura
Pré – Diagnóstico (se utilizará como subsídio para discussão o resultado das oficinas do PNMT e o material Técnico elaborado pelos parceiros)
2º dia: Definição de estratégias, prioridades, estrutura necessária, dotação orçamentária, perfil das equipes entre outros (se utilizará como subsídio a Agenda Mínima de Turismo). (Fonte: COMTUR)

Casal afogado ainda não foi identificado

Ubatuba - A Polícia de Ubatuba ainda não conseguiu obter a identificação do casal de turistas que se afogou anteontem no ilhote do Baguari. Nenhum amigo ou parente das vítimas procurou a delegacia para identificar os corpos, que permanecem na Funerária Litorânea. Segundo informou a polícia, os corpos permanecerão no local até serem identificados. Caso isso não ocorra em 15 dias, os dois poderão ser sepultados como indigentes. O casal estava em uma encosta quando foi levado por uma onda. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba cria Associação Náutica

Ubatuba- Fundada em 07 de julho próximo passado a Associação Náutica de Ubatuba recebeu no dia 07 de outubro, o seu indispensável registro.
Entre outros objetivos, destacam-se:
1- Propiciar condições para a prática eficiente e segura da atividade náutica;
2- Dedicar-se ao ensino e à boa prática da marinharia e da náutica, seja de turismo, desportiva, de lazer, eventual ou permanente de seus associados, em todas as suas modalidades, podendo cumprir missões de emergência ou de notório interesse da coletividade;
3- Promover, colaborar e disseminar os estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades correlatas ao setor.
A ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DE UBATUBA já nasceu trabalhando pela qualidade dos serviços náuticos, organizou JORNADA DE SEGURANÇA MARÍTIMA, para 24/11/2004, com o objetivo de disseminar as normas básicas de segurança recentemente modificadas e curso MAM – Marinheiro Auxiliar de Máquinas, para o início de dezembro.

Associação Náutica de Ubatuba realiza 1ª Jornada De Segurança Marítima

Ubatuba - Será no dia 24 de novembro próximo, a partir das 10:00 horas, no Tamoios Iate Clube, à Av. Leovigildo Dias Vieira Nº 1430 – Itaguá - Ubatuba. O Capitão-de-Fragata LUIZ FERNANDO PEREIRA DA CRUZ, Delegado responsável pela prevalência da Segurança em nossa área, objetivando fomentar a conscientização da mentalidade marítima, proferirá conferência sobre “Filosofia de Segurança na Navegação Marítima e Comentários Sobre a Legislação Vigente.” O representante da Autoridade Marítima ouvirá aos presentes.
Associados e especialistas discorrerão sobre:
- Segurança nas operações em terra
- Cuidados com motores e máquinas
- Cuidados exigíveis com o meio-ambiente
- Artefatos de Navegação Eletrônica – GPS
Todos são bem-vindos. A inscrição prévia é indispensável. O evento é gratuito e serão fornecidos Certificados de Participação.
INSCRIÇÕES
Na presidência pelos telefones (012) 3833-5116 ou 3833-4668
Na Secretaria ou pelo telefone (012) 3832-5440
Na Diretoria Técnica ou pelo telefone (012) 3833-2391

Jogos Escolares Infantis

Ubatuba - Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação, o 2º Jogos Escolares Infantis. O evento acontece a partir de 22 de novembro, no Ginásio Municipal de Esportes (TUBÃO).
As modalidades que serão disputadas serão as seguintes: Queimada masculina e feminina e Futebol masculino. (Fonte: SEL/PMU)

Prova Natatória do Perequê Açú

Ubatuba - Será realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio da Associação de Mães de Atletas da Natação (AMAN) e das empresas locais de Ubatuba: Distribuidora de Águas Assai, EMI Embalagens, Auto Posto Kamomê, Ubatuba Automóveis, Ideal Contábil, Zeus Informática, Casa Fernandes Magazine, Hotel São Charbel, Ismael Comida Caseira, Art Screen e Academia RH Positivo, a 4º Etapa do 8º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, no dia 21 de novembro (domingo), a partir das 10:00 horas, na Praia do Perequê Açú.
As provas do Circuito, atendem atletas de 07 anos até atletas com mais de 60 anos, de ambos os sexos, com percursos que são distribuídos em: 250, 500, 1000 e 3000 metros.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece antecipadamente a todos os envolvidos direta ou indiretamente no 8º Circuito Ubatuba de Águas Abertas. (Fonte: SEL/PMU)

Ação Litoral

Artigo Topo

Feira na Praça x Casa do Artesão

É gritante a polêmica criada em torno do projeto de lei do vereador João Maziero no qual autoriza o Poder Executivo a conceder 30 licenças para a venda de artesanato na praça Alberto Santos, no bairro do Itaguá, em Ubatuba.
Segundo o projeto original, as licenças seriam concedidas para artesãos residentes nos bairros do Itaguá, Estufa I e II, Sesmaria, há mais de 2 anos, devidamente habilitados e cadastrados em associações próprias. A comercialização seria feita em barracas padronizadas, montadas e removidas diariamente, e ficaria proibida a venda de produtos industrializados, como os já comercializados na atual "feira hippie", no início da avenida Iperoig.

Artesãos
A justificativa do projeto visa à venda, exposição e geração de renda para estes artesãos, criando mais uma atração turística para a cidade. Ubatuba possui pessoas talentosas, com habilidade, que produzem peças lindíssimas e de valor histórico e cultural. A comercialização de seus produtos muitas vezes ocorre através de atravessadores, que pagam um preço irrisório destas peças revendendo-as com uma enorme margem de lucro. Esta diferença poderia melhorar a condição destes artesãos, se vendessem diretamente ao público consumidor, talvez por um preço intermediário entre o que recebem do atravessador, e o que este revende ao público consumidor. Lei de mercado.

Representantes do Itaguá
Por outro lado, associações e representantes do bairro do Itaguá são radicalmente contra a implantação desta feira de artesanato como proposta no projeto de lei inicial. Eles alegam que tal procedimento não traria um turismo de qualidade, causando uma má impressão visual para a praça, se comparados à "feira hippie" da avenida Iperoig, com aquela cobertura de plástico azul. Vários outros argumentos, todos válidos, apontam uma série de problemas que este projeto traria para o bairro. Congestionamento, limpeza, drenagem e iluminação. Soma-se a isto o fato de que a vinda dos artesãos para o bairro abrirá precedente para outros setores da sociedade reivindicar licenças, o que fere os interesses da sociedade ali já estabelecida.

Movimento Ubatuba Viva
Em reunião na última quarta-feira, o Movimento Ubatuba Viva convidou o vereador João Maziero para que explicasse o projeto. Compareceram também representantes do bairro do Itaguá, entre eles Hugo Gallo, Wagner Aparecido Nogueira, Marcio M. Worth, Guilherme F. de Assis, e outros moradores e pessoas interessadas no bem da cidade. Esteve presente também o arquiteto Sidney Giraud, que apresentou um projeto de urbanização da praça, que mereceria ser discutido. Temos conhecimento que outros arquitetos possuem projetos interessantíssimos para esta praça, entre eles Renato Nunes e Gilmar Rocha. Não seria viável uma discussão entre os interessados no bem da praça (moradores e comerciantes), os interessados em obter renda na praça (artesãos) e os interessados em resolver este impasse de uma maneira que atendam aos interesses de todos? Arquitetos se oferecem para ajudar; o Movimento Ubatuba Viva também almeja que uma solução que vise o melhor para a cidade seja encontrada. O vereador João Maziero abriu espaço para discussão e busca de uma solução para o impasse. Inclusive colocando um substitutivo com algumas alterações no projeto de lei.
O que se nota é certa intransigência por parte de algumas pessoas que não querem ceder em suas posições. Se não houver um pouco de tato, humildade, consideração, bom senso e, principalmente, a prioridade para que a melhor solução seja para a coletividade (empresários, comerciantes, moradores, artesãos, turistas e comunidade em geral), e não para este ou aquele segmento da sociedade.

Casa do Artesão de Ubatuba
Entre muitas sugestões possíveis para este problema, sugerimos a criação da Casa do Artesão de Ubatuba. Para exemplificar, tomemos como base a Casa do Artesão em Cunha, SP. Quem ainda não visitou deveria conhecer. É um casarão amplo, como uma grande loja de artesanato, que expõe todos os tipos e peças da arte local: pintura, escultura, cestaria, bonecas, enfeites, milhares de produtos da maior variedade. Todas as peças são etiquetadas com o preço, e o nome do artesão autor. O visitante escolhe seus produtos, e ao passar no caixa, é registrado num livro todas as peças vendidas, creditando o valor de cada venda para o autor da peça. Todos os dias o artesão pode passar na Casa do Artesão e verificar se tem algum crédito a receber. Tudo isso administrado pelos próprios artesãos.
Aproveitando a idéia e se a adaptarmos para nossa Ubatuba, poderíamos incluir nesta suposta Casa do Artesão de Ubatuba, um espaço para oficina de produção. A cada dia um artesão faria um plantão no local produzindo peças dentro de sua especialidade. No dia seguinte, outro artesão estaria produzindo outras peças. Isso se tornaria uma atração turística, e melhor... Faça sol ou faça chuva. Um espaço coberto, bem planejado, integrado a praça Alberto Santos, ou avenida Iperoig, ou em qualquer outro local, seria mais uma opção para os turistas em dia de chuva. Se fossem montadas barracas padronizadas montadas e desmontadas diariamente, quantos artesãos iriam trabalhar com chuva?
Não estamos falando de uma super construção em concreto armado, aço escovado, vidros e fibra de carbono. Quanto mais rústico, melhor. O ideal seria alguma coisa em estilo pau-a-pique com chão de terra batida e cobertura de sapé, mas o vandalismo inviabilizaria o projeto. Creio que nossos arquitetos encontrariam sugestões magníficas para esta idéia.
É isso que precisamos. Idéias viáveis, pessoas dispostas a se dedicar aos projetos, união, bom senso e deixar que a os egos venham impedir que as coisas dêem certo em Ubatuba.

Vantagens da Criação da Casa do Artesão de Ubatuba:
- Criação de várias associações de artesãos nos diversos bairros e núcleos municipais
- Exposição permanente do artesanato local
- Atração turística no período de chuva (in door)
- Não haveria necessidade de todos os artesãos presentes para venda de suas peças
- A oficina de produção in loco se tornaria um atrativo a parte, mostrando como a peça é feita, fazendo que o turista voltasse várias vezes para conhecer técnicas diferentes.
- A construção do espaço coberto se integraria aos demais itens do projeto da praça, criando um cenário harmonioso.
Uma cidade para ser considerada um destino turístico precisa primeiro oferecer qualidade de vida para seus moradores. Pense na coletividade, no turismo, na geração de renda. Estas são apenas algumas considerações que poderiam ser alteradas, acrescentadas, suprimidas ou adaptadas para o bem comum. Se você pode colaborar com idéias e sugestões, estimule o debate. Ubatuba só tem a ganhar com isso.

Emilio Campi
Ubatuba, SP

Esclarecimento Topo

Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba

O IPMU tendo em vista notícias veiculadas na mídia regional informando sobre aplicação de recursos deste instituto previdenciário junto ao Banco Santos, esclarece, a bem da verdade e em respeito a seus 1340 servidores contribuintes e mais 144 aposentados e pensionistas:

1 – O fenômeno financeiro ocorrido com o Banco Santos é o mesmo que ocorreu em passado recente com outras instituições financeiras, as quais sofreram intervenção federal e foram liquidados posteriormente sem qualquer prejuízo aos investidores.

2 – Sobre os valores aplicados pelo IPMU junto ao Banco Santos, R$ 17 milhões são constituídos de Títulos da Dívida Pública Federal, portanto imunes aos efeitos desse fenômeno, sendo certo que a transferência da custódia desses títulos para outra instituição financeira já foi prontamente solicitada .

3 – Os restantes R$ 2,7 milhões estão aplicados em fundo de investimento aberto, de propriedade dos cotistas e que não se confunde com o patrimônio do banco. Em caso de liquidação esses recursos não poderão ser utilizados para pagamento da dívida da instituição.

4 – Todos os investimentos foram efetuados de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

5 – Com objetivo justamente de proteger os interesses dos cotistas, a CVM em 16/11/04 concedeu autorização especial ao interventor do Banco Santos para fechar os fundos de investimento da instituição para resgates por um prazo de até 30 dias, a fim de evitar distribuição injusta de patrimônio, e também para que o BC possa promover e coordenar assembléias de cotistas que decidirão sobre a mudança do administrador.

6 – O IPMU através da Diretoria Executiva está em permanente contato com a ANEPREM – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL para a tomada de todas as providências cabíveis no caso, sempre na defesa do patrimônio social dos participantes deste Instituto Previdenciário.

José Carlos da Silva
Presidente do IPMU

Carta do Leitor Topo


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Picinguaba - Hugo Simeão


Pôr do Sol e Picinguaba
©Hugo Simeão


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor