Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 23 de novembro de 2004 - Nº 1161 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
CBH-LN terá novos representantes

Caraguatatuba
Estudante conquista o segundo lugar na Copa Chevrolet de Xadrez
Rabeca da década de 80 é destaque do MACC em novembro
Campanha contra DST/AIDS começa esta semana em Caraguá
"Dengue Boy" ajuda no combate do mosquito em Caraguá
Caraguá teve saldo positivo na Campanha contra o mosquito da dengue
Prefeitura participa de evento do Comitê de Bacias Hidrográficas
Público prestigia Festa Caiçara
Folia na Comunidade atrai milhares de pessoas para a Praça de Eventos
Projetos continuam na pauta para votação


Ilhabela
Associação pede retorno de Fazzini à secretaria de Turismo

São Sebastião
Causas da queda do avião há 10 anos serão investigadas
Após autuação, São Sebastião fecha 34 farmácias municipais
Motociclista morre ao cair de sua moto

Ubatuba
Casal morto em Ubatuba é reconhecido

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

CBH-LN terá novos representantes

Litoral Norte - O CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográ-ficas do Litoral Norte) terá sua composição modificada. Para tanto, haverá apresentações de segunda-feira, 22, ao dia 26 deste mês, direcionadas aos interessados em participar do comitê. Também serão realizadas boas-vindas aos prefeitos e vereadores eleitos nas quatro cidades da região.
Os participantes serão informados sobre o funcionamento do CBH-LN, as medidas necessárias para cadastramento da sociedade civil, as regras do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e sobre o calendário para financiamento de projetos.
Também estará em pauta o projeto “Agenda 21 do Litoral Norte”, sob financiamento do Fundo Nacional de Meio Ambiente. A Agenda 21 do Litoral Norte é importante para o envolvimento da população a fim de promover o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente.
O CBH-LN convida todos os prefeitos e vereadores -atuais e os eleitos-, as equipes dos prefeitos e todos os interessados do segmento estadual e da sociedade civil. As reuniões serão realizadas nas Câmaras Municipais, com a seguinte agenda: 22 de novembro, às 14h: Câmara de Ubatuba; 23 de novembro, às 17h30: Câmara de Ilhabela; 24 de novembro, às 14h: Câmara de São Sebastião; 26 de novembro, às 14h: Câmara de Caraguatatuba.
A Secretaria Executiva do CBH-LN, que fica na rua Cunhambebe, 521 - Centro – Ubatuba, atende pelo telefone (12) 3832-3816. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral

Estudante conquista o segundo lugar na Copa Chevrolet de Xadrez
Com apenas 12 anos, Fábio Alves Lins Júnior já conquistou três vitórias no xadrez

Caraguatatuba - O estudante de Caraguatatuba, Fábio Alves Lins Júnior, 12 anos, é o vice-campeão na categoria sub-12 da 10ª Copa Chevrolet de Xadrez, realizada no domingo, 21, na ADCGM de São José dos Campos.
Fábio, que joga xadrez há dois anos, disputou o campeonato com 112 pessoas. "Já participei de vários campeonatos, ficando três vezes em primeiro lugar", disse.
Fábio já foi campeão no Torneio de Xadrez do Litoral Norte, na 2ª Copa Bolha de Xadrez e no 1º Torneio Interno de Xadrez Biblioteca "Cecília Meirelles". Em outros campeonatos, ele conquistou duas vezes o segundo lugar e uma vez o terceiro.
Agora, o estudante treina para competir no Torneio Estudantil Paulista de Xadrez em 2005. Fábio, que cursa a 6ª série, ressaltou que o xadrez também ajuda nos seus estudos e hoje, é considerado o melhor aluno de matemática de sua classe.
"Treino com os meus professores José Rodrigues da Silva e Francisco Medeiros, para participar do Torneio Paulista no próximo ano". (Fonte: PMC)

Rabeca da década de 80 é destaque do MACC em novembro

Caraguatatuba - Como destaque do mês de novembro, o MACC – Museu de Arte e Cultura mostra a rabeca, conhecida no Litoral como violino caiçara. Esse instrumento esteve sempre presente na cultura musical do Litoral Norte. A rabeca da década de 80, exposta no museu, pertence ao acervo de Nei Martins, folclorista de Ubatuba.
Durante muitas décadas, a rabeca integrou o conjunto de instrumentos dos tocadores da Folia de Reis, da Folia do Divino e de outras manifestações folclóricas e religiosas que permanecem fortes na região.
A rabeca se difere do violino pelo seu acabamento mais rústico feito por artesão do litoral, que utiliza a caxeta ou guairana para sua produção. Existem rabecas de três, quatro e até seis cordas. Porém o rabequista pode cantar e tocar com quantas cordas quiser. A afinação depende da afinação musical ou da intuição do tocador.
O MACC pode ser visitado de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. (Fonte: PMC)

Campanha contra DST/AIDS começa esta semana em Caraguá
Funcionários da Saúde serão orientados sobre aos procedimentos, em caso de suspeita, da DST/AIDS e a população orientada sobre a prevenção

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá no dia 23, terça-feira, as atividades da campanha de combate às doenças DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis) com oficinas para os profissionais da Rede Básica de Saúde. A Vigilância Epidemiológica pretende sensibilizar os profissionais com a divulgação de dados da doença no município, orientando sobre os procedimentos em caso de paciente com suspeita de DST/AIDS.
De 29 de novembro até 3 de dezembro a comunidade será o alvo da equipe de saúde. Palestras e vídeos serão exibidos em todas as unidades de saúde para que a população possa se mobilizar para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
Para comemorar o Dia Internacional de Combate à AIDS (1º de dezembro), a Secretaria de Saúde montará um stand, com um profissional da área para orientar a população sobre a prevenção da doença. Serão distribuídos panfletos informativos e preservativos. O local do evento ainda não foi definido pela secretaria.
Entre os dias 6 e 10, a comunidade ainda poderá fazer o teste de HIV (da AIDS). Em todas as Unidades de Saúde do município haverá coleta de sangue, que será encaminhada ao laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, parceiro na campanha. Os resultados devem ser retirados nas unidades, que o sangue foi coletado. Os nomes das pessoas que fizerem os exames serão mantidos em sigilo. Hoje, há registrado 49 casos de DST, 85 de Soro Positivo (HIV) e 174 pessoas com AIDS, em Caraguá. (Fonte: PMC)

"Dengue Boy" ajuda no combate do mosquito em Caraguá
Boneco, símbolo da campanha de prevenção da doença, visitou escola

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba recebeu o boneco "Dengue Boy", símbolo estadual no combate ao mosquito transmissor da dengue, nesta segunda-feira, 22.
O Dengue Boy visitou a escola "Professor Luiz Ribeiro Muniz", no bairro Martim de Sá, e orientou mais de 300 crianças sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Após a visita, o boneco seguiu em carreata para a praça Dr. Cândido Motta, no centro. Durante o trajeto, que incluiu a avenida da Praia e várias ruas da região central, várias pessoas foram abordadas e receberam folhetos explicativos.
O boneco, criado pela Secretaria de Estado da Saúde, começou a visitar as cidades do Estado no dia 19, e já esteve em São José do Rio Preto, Bauru, São José dos Campos. (Fonte: PMC)

Caraguá teve saldo positivo na Campanha contra o mosquito da dengue
Mais de 500 pessoas são orientadas para ajudar na prevenção da doença; possíveis criadouros do mosquito são recolhidos

Caraguatatuba - Cinco toneladas de entulhos que poderiam servir de criadouros para o mosquito da dengue foram recolhidos pela prefeitura, durante a campanha de prevenção da doença, no sábado, 20.
A Secretaria de Saúde mobilizou 40 agentes de saúde e dois caminhões para recolher o material no bairro Tinga. Mais de 700 casas foram visitadas.
Cerca de 500 pessoas receberam folhetos explicativos com orientações para evitar a doença nos estandes montados nas praças do bairro Travessão e Dr. Cândido Motta, no centro. Algumas amostras da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doenças, estavam expostos.
Segundo o Chefe da Seção de Zoonoses, Ricardo Souza, o saldo da campanha foi positivo. “Houve colaboração dos moradores do bairro Tinga, pois muitos já estavam com os entulhos na calçada. Com a campanha, conquistamos nosso principal objetivo que era eliminar parte dos criadouros".
Ele disse que até o final do ano será feita outra campanha. “O período é ideal para fazer esses trabalhos de conscientizações, pois os meses de janeiro e fevereiro são os mais propício para registrar casos da doença”.
A Campanha de Combate à Dengue é desenvolvida nos municípios e incentivada pelo Ministério da Saúde e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Neste ano, Caraguá registrou 437 casos da doença. PMC

Prefeitura participa de evento do Comitê de Bacias Hidrográficas
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba participará, com toda sua equipe de técnicos, de uma reunião que o CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) realizará nesta sexta-feira, dia 26, para discutir projetos de conscientização da população do município sobre o desenvolvimento sustentável

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, participará de uma reunião com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte nesta sexta-feira, dia 26, às 14h, na Câmara Municipal de Caraguá.
O objetivo do CBH-LN é formar sua nova diretoria e apresentar, principalmente aos prefeitos e vereadores eleitos, a Agenda 21 que discute projetos de conscientização da população sobre o desenvolvimento sustentável. Trabalhar dentro do contexto de “desenvolvimento sustentável” significa desenvolver os municípios com consciência de preservação do meio ambiente.
Outras reuniões estão marcadas para o início da semana, sendo a primeira nesta segunda-feira, dia 22, às 14h, na Câmara de Ubatuba. Na terça-feira, dia 23, às 17h30, na Câmara de Ilhabela. Na quarta-feira, às 14h, na Câmara de São Sebastião.
Em Caraguá, o evento terá início com uma rodada de palestras sobre a importância da preservação das águas e do meio ambiente como um todo. Esta rodada tem como público alvo os prefeitos e os vereadores, atuais e eleitos, os especialistas na área ambiental, a sociedade civil organizada, os interessados em pedir financiamento para projetos, e também a população em geral.
Programação
- O que é e como participar do CBH-LN
- O que é e quais são as regras para solicitação dos recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos)
- Como apresentar projetos para financiamento
- O que é a Agenda 21 do Litoral Norte
Saiba o que a Agenda 21
É uma tentativa, já realizada, de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. É um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um país, estado, região e/ou município, e que planeja o futuro de forma sustentável. PMC

Público prestigia Festa Caiçara
Com a participação de alunos e professores, a 5ª edição da Festa Caiçara atraiu mais de 600 pessoas e valorizou a cultura caiçara

Caraguatatuba - A “V Festa Caiçara” do CIEFI (Centro Integrado de Educação Fundamental e infantil) "Professora Maria Aparecida Ujio", do Porto Novo, atraiu mais de 600 pessoas, no sábado, 20. O objetivo foi incentivar e valorizar a cultura caiçara.
A festa teve como atrações exposições de alunos, danças, comidas e bebidas típicas caiçaras, folclore, barracas de artesanatos feitos na própria comunidade e a participação especial da Grupo de Congada 'São Benedito", de São Sebastião.
A diretora da escola, Débora Valle da Silva Pillon, considerou a festa um sucesso. “Apesar da chuva, o saldo positivo e as pessoas compareceram. A participação dos alunos e professores também foi importante para a nossa cultura". PMC

Folia na Comunidade atrai milhares de pessoas para a Praça de Eventos

Caraguatatuba - Estudantes de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo divertiram crianças e adultos com o 'Folia na Comunidade, no domingo, 21, na Praça de Eventos, em Caraguá. O evento foi realizado por alunos do 2º ano do curso, que contaram com o apoio da Prefeitura Municipal e Sabesp.
O 'Folia na Praia' atraiu milhares de pessoas para a Praça com a Escolinha de Circo do CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio Educativas) e diversas tendas de recreação. As crianças puderam brincar na cama elástica, no pula-pula, na piscina de bolinhas, além de participar de jogos, recreação, pintura e reciclagem.
Os participantes, em sua maioria crianças, aprenderam com os monitores a fazer brinquedos com sucata e também malabarismos, como perna-de-pau, bambolê, cambalhotas em dupla e muitas outras brincadeiras de circo. O grupo de dança 'KLP', formado por alunas do curso, agitou o evento com apresentações e aulas para a garotada.
Quem foi até lá para conferir não se arrependeu. Os alunos mostraram que já sabem colocar em prática o que aprenderam na disciplina ‘Gestão de Eventos’, cuidando da organização, das parcerias necessárias, da infra-estrutura, da divulgação, das atrações e outros detalhes necessários para o sucesso do evento. MODULO

Projetos continuam na pauta para votação
Proposituras se arrastam há 3 semanas e não são votadas devido a Regime de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute e vota hoje, 16 de novembro, na Ordem do Dia da sua 39ª Sessão Ordinária semanal, projetos do Executivo e do Legislativo. Os projetos já constam na Ordem do Dia há 3 semanas e só não foram discutidos e votados devido aos vários projetos em Regime de Urgência que deram entrada nas últimas semanas.
O primeiro projeto tem a autoria do Executivo e celebra convênio com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, com intuito de trazer o reforço policial para a temporada de verão.
O segundo projeto é de autoria do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) e denomina de João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca, a ala onde estão instalados os gabinetes dos Vereadores. O Vereador Baduca faleceu em maio deste ano, vítima de infarto fulminante.
O terceiro e último projeto tem a autoria do Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS) e denomina de “Benedito Corrêa do Prado” a atual avenida 3, localizada no Loteamento Jardim Califórnia – Bairro Getuba, na zona norte da cidade.
Se os projetos não forem votados, por qualquer razão que seja, corre-se o risco de haver Sessões Extraordinárias para “limpar” a pauta, visto que as Sessões Ordinárias terminam em 14 de dezembro e 2 delas deverão ser reservadas para a votação do Orçamento 2005. Até o final do ano Legislativo restam apenas 4 (quatro) sessões. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Associação pede retorno de Fazzini à secretaria de Turismo

Ilhabela - A Associação de Hotéis, Bares, Restaurante e Similares de Ilhabela (AHBRI) indicou o ex-secretário de Turismo Ricardo Fazzini Dias para, novamente, assumir a pasta.
A indicação aconteceu na quinta-feira, no gabinete do prefeito Manoel Marcos, que recebeu a presidente da AHBRI, Maria Inez Ferreira (Hotel Pousada do Capitão) e os membros da diretoria Alemão (Hotel do Alemão), Cláudio (Hotel Vilamar), Iane (Restaurante Deck), Silvia (Chalés Mirailha), Val e Karel (Pousada Carolina) e Murilo (Hotel Guainumbis).
Na ocasião os presentes reafirmaram a parceria da entidade com a administração, além da entrega de um documento com sugestões de um Planejamento Estratégico de Turismo.
Entre as principais propostas estavam a construção de um Centro de Convenções e Espaço Cultural, a confecção de material institucional de Ilhabela para ser distribuído em feiras de turismo, elaboração de um calendário anual de eventos, reativação de Conselho Municipal de Turismo com membros da AHBI e demais membros da sociedade; criação de postos de atendimento ao turista na entrada da cidade e no centro, com funcionários que falem inglês e espanhol e revitalização da entrada da cidade.
A relação propõe ainda ações emergenciais para fiscalizar o número de meios de hospedagens clandestinas e a fiscalização nos quiosques e bares de praia. (Fonte: Imprensa Livre)
 
Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Causas da queda do avião há 10 anos serão investigadas
Aeronáutica e Cenipa vão analisar destroços do aparelho que caiu em São Sebastião

São Sebastião - Técnicos da FAB (Força Aérea Brasileira) deverão chegar hoje a São Sebastião para começar a investigação sobre as causas do acidente com o avião bimotor Seneca, prefixo PT-OEK, encontrado na última sexta-feira, na serra de Toque-Toque Grande após 10 anos da sua queda.
Cinco pessoas morreram no acidente. O caso também será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
A FAB e o Cenipa vão reabrir as investigações, que tinham sido arquivadas sem conclusão em 1997 devido à não-localização da aeronave.
Segundo o Cecom (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica), os técnicos vão fotografar o local do acidente e recolher os destroços para tentar apurar as causas do acidente.
O Cenipa informou que a investigação poderá levar alguns meses para ser concluída. Familiares das vítimas reconheceram no último domingo a aeronave acidentada em 15 de outubro de 1994, durante um vôo entre Blumenau e Rio de Janeiro.
O avião era do empresário Miguel Gonçalves Marques, 48 anos, dono de uma rede de supermercados em Goiânia, morto no acidente.
Além do empresário, estavam a bordo do avião o piloto Átila Fontes, 30 anos; a namorada de Marques, Mônica Amaral Rosa, 20 anos; e o casal Mercedes e Antônio Rocha Coelho, ambos de 57 anos.
O empresário e seus amigos, depois de terem participado da Oktoberfest, em Blumenau, decidiram viajar até o Rio de Janeiro, quando ocorreu o acidente. O último contato feito pelo piloto ocorreu na manhã do dia 15, com o Aeroporto de Curitiba.
A aeronave foi procurada durante seis meses nos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, sem sucesso.
RECONHECIMENTO - A Polícia Civil de São Sebastião localizou os destroços do aparelho na última sexta-feira, por meio de informações repassadas por um morador da região. O local é difícil acesso.
No domingo, os policiais retornaram ao local do acidente acompanhados da filha do empresário Márcia Carrilho Marques e seu marido, Jucélio Fleury; de Sayonara Rocha Coelho Cauterman, filha do casal e de Alessandro Martins Fortes, marido de Marlúcia, também filha de Marques.
"Estou abalada e cansada", afirmou Márcia, ontem pela manhã ao ValeParaibano. Segundo ela, os corpos serão levados para Goiânia, para sepultamento, assim que a polícia autorizar.
Sayonara disse que identificou seus pais pelas roupas, sapatos, objetos e um kite de medicamentos, onde estava o remédio Otocynolar, para ouvidos, utilizado pelo seu pai.
Ela também reconheceu a arcada dentária do pai, recolhida pela polícia, por meio de um dente de ouro. Um relógio, também encontrado no local do acidente, seria do piloto Átila Fontes.
"Foi um alívio, não suportava mais viver com esta interrogação", afirmou Sayonara. Ela disse que nunca teve esperanças de encontrar seus pais ainda com vida.
Segundo ela, dificilmente alguém poderia ter sobrevivido a um acidente aéreo. Ela reconheceu os pertences de seus pais no local do acidente.
O delegado Odair Bruzos não descarta a possibilidade de exames de DNA para identificação das vítimas.
A equipe da polícia que esteve no local na sexta-feira recolheu dois crânios e pertences das vítimas. Bruzos afirmou que deverá ser feita outra varredura no local do acidente para localização de mais ossadas e pertences das vítimas. (Fonte: ValeParaibano)

Após autuação, São Sebastião fecha 34 farmácias municipais
CRM identifica falta de farmacêuticos; apenas seis postos estão em operação

São Sebastião - A Secretaria da Saúde de São Sebastião fechou 34 das 40 farmácias municipais, onde eram distribuídos remédios à população carente.
Segundo o secretário Paulo Jorge de Souza Campos, as farmácias municipais foram fechadas devido à falta de farmacêuticos.
As seis farmácias municipais que continuam fazendo a distribuição de medicamentos na cidade estão localizadas nos bairros da Enseada, Centro, Topolândia, Boiçucanga, Juquehy e Barra do Una.
Souza Campos disse que optou pelo fechamento das farmácias após uma autuação do CRM (Conselho Regional de Medicina).
Segundo ele, o CRM obriga a presença de farmacêuticos nos postos onde é feita a distribuição de remédios para a população.
O secretário disse que a prefeitura já foi autuada várias vezes pelo CRM. Ele não soube informar o valor das multas aplicadas pelo CRM. "Temos apenas três farmacêuticos contratados para atender a rede", disse.
Souza Ramos afirmou que os três farmacêuticos se revezam para prestar atendimento diário nos seis postos de distribuição de medicamentos ainda em funcionamento.
Ele afirmou que não faltam remédios nos postos que estão funcionamento. Segundo ele, não existe a possibilidade da contratação de mais profissionais da área pelo fato da atual administração se encontrar em final de governo.
ADIAMENTO - "A contratação de mais farmacêuticos terá que ser feita pelo próximo prefeito", afirmou.
O prefeito eleito Juan Pons Garcia (PPS) não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto. Ele está em Portugal.
Souza Ramos afirmou que o fechamento das 34 farmácias não trouxe prejuízos à população. "Os usuários podem procurar as farmácias de outros bairros para obter seu medicamento", disse.
O vereador Erwin Mota (PTB) considerou o fechamento das farmácias municipais um "absurdo". Segundo ele, existem outros setores com excesso de profissionais.
"A população mais carente não pode ser penalizada com essa decisão, afinal quem busca pelos remédios, são pessoas carentes, que nem sempre tem dinheiro para tomar um ônibus para procurar outra farmácia", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Motociclista morre ao cair de sua moto

São Sebastião - Um homem morreu e outro ficou levemente ferido em um acidente no km 187 da SP 55 em São Sebastião na tarde de ontem. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o pneu dianteiro da moto estourou e o motoqueiro José Roberto Pegoraro, 34 anos, caiu e morreu no local. O carona, Euladio José Cardoso, 43, foi levado para o Pronto-Socorro de Boiçucanga. Outro acidente, no km 68 da  Tamoios, em Caraguá, às 19h30 de ontem, fez duas vítimas graves. Um caminhão tombou e motorista e carona ficaram presos nas ferragens. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia

Casal morto em Ubatuba é reconhecido

Ubatuba - A Polícia Militar conseguiu identificar os corpos do casal de turistas que morreu afogado na praia do Tenório, em Ubatuba, no último dia 17. O contabilista Vlaudemir Mendonça, 48 anos, e a esteticista Cleonice Gomes, 38 anos, foram levados por uma onda enquanto tentavam tirar fotos no local conhecido como ilhote do Baguari.
O mar estava de "ressaca" naquele dia. Mendonça era de Araraquara e Cleonice, de Maringá (PR). Os corpos foram sepultados ontem. Eles foram reconhecidos apenas no domingo pelo filho de Mendonça, Ricardo, 22 anos.
Também participou do reconhecimento João Miguel Oliveira, sócio de Mendonça em um escritório de contabilidade em Araraquara. Mendonça e Cleonice eram namorados. Eles chegaram a Ubatuba na segunda-feira, dia 15.
O casal estava hospedado na casa de veraneiro de José Carlos Oliveira, na Praia Grande, próximo ao local onde ocorreu o acidente.
Segundo o filho de Oliveira, Ronaldo, seu pai tentou contato com Mendonça durante a semana, por meio do telefone celular, sem sucesso.
Preocupado, Oliveira entrou em contato com uma vizinha. A mulher foi até a casa e viu que a mesma encontrava-se fechada com uma moto CB Honda na garagem, que pertencia a Mendonça.
A vizinha, que tinha notícias da morte de um casal por afogamento, acionou a Polícia Militar. Por meio de documentos, a PM identificou o casal. (Fonte: ValeParaibano)

Comunidades quilombolas recebem salas de leitura

Ubatuba - Os quilombos de Cafundó e Caçandoca, localizados nos municípios de Salto de Pirapora, região de Sorocaba, e Ubatuba ganharam na sexta-feira, dia 19, suas primeiras salas de leituras, com acervo de livros para a comunidade. As unidades foram entregues pela Secretaria de Estado da Cultura. Cada espaço inicia suas atividades com um acervo de 1,2 mil volumes.
A iniciativa faz parte do programa "São Paulo: Um Estado de Leitores", criado pelo governador Geraldo Alckmin em abril de 2003, e tem como objetivo incentivar o hábito de leitura em pessoas de todas as idades. As salas de leituras funcionam em parceria com segmentos da sociedade e da iniciativa privada, com finalidade de desenvolver atividades diversas e acesso aos livros. A meta da Secretaria de Estado da Cultura é que todos os municípios ganhem sua biblioteca até o final deste ano. (Fonte: O Guaruçá)

Ação Litoral

Artigo Topo

A lei como guia
Corsino Aliste Mezquita*

O cidadão que escreve estas linhas tem idéias claras sobre a necessária separação entre:
“O público e o privado”
“O meu e o nosso”
“O laico e o religioso”
“O indivíduo e a comunidade”.
São conceitos básicos que todo aquele que lida com administração pública tem que manter presentes, na sua mente e na sua vida, para respeitar a Lei e não confundir os seus deveres cívicos e profissionais com interesses privados ou arroubos místicos de pequenos grupos. Fatos bastante comuns em Ubatuba.
Assistimos desde 04 (quatro) de outubro a dois tipos de posicionamento que, como cidadão, nos tem preocupado. É um fenômeno social que nunca antes tinha observado nos trinta e dois anos de Ubatuba.
1 – De um lado as questões da transição de governos e a suposta falta de acesso por parte dos eleitos ou o não aproveitamento dos direitos concedidos por lei.
2 – De outro lado a quantidade de candidatos de uma suposta entidade religiosa que já se consideram ocupantes de cargos públicos em comissão como se a Prefeitura já estivesse loteada sem maiores análises de competências necessárias para ocupá-las produtivamente. Acreditamos também que sem autorização do Exmo. Sr. Prefeito Eleito para fazer essas manifestações.
Em relação ao primeiro ponto devemos considerar que a transição deve ser feita com os novos ocupantes dos cargos conhecendo previamente as funções que deverão desenvolver e a formação, honestidade, ética e conhecimentos necessários para realizar cada uma dessas funções. Essencial nos parece que o Sr. Prefeito, que vai nomear esses cargos, conheça, antes, quem as ocupa atualmente, sua situação funcional, se efetivo ou comissionado, seu desempenho no cargo, caráter, honestidade, relacionamento com os superiores, colegas, usuários de seus serviços, avaliação profissional que deles fazem seus superiores hierárquicos, etc.
Tenho certeza que nenhum dos atuais ocupantes dos cargos públicos criarão quaisquer tipo de obstáculo ou barreira para o Exmo Sr. Prefeito Eleito ou para seu Vice-Prefeito realizarem esses contatos. Ambos são vereadores e todos nós conhecemos o Artigo 21 da Lei Orgânica do Município de Ubatuba que disse: “Artigo 21 – No exercício de seu mandato, o Vereador terá livre acesso as repartições públicas municipais, podendo diligenciar pessoalmente junto aos órgãos de Administração Direta e Indireta, devendo ser atendido pelos respectivos responsáveis”.
Certamente, na Secretaria Municipal de Educação, o Exmo. Sr. Prefeito Eleito, será recebido com o respeito e as atenções que seu cargo atual e o futuro merecem, caso nos brinde com sua visita. Nossa cidadania não nos permitiria comportamento diferente. A transição deve ocorrer. É um fato político natural que deve ser feito com profissionalismo e espírito público por ambas as partes. Não podemos permitir entretanto que exista ruptura, descontinuidade ou descontrole administrativo. Existirá se não forem tomadas as providências necessárias. O prejuízo será para todos. Ubatuba não merece isso. De nossa parte daremos todas as facilidades para que a transição aconteça com grandeza.
Sobre o segundo item apenas citarei a Artigo 19 da Constituição Federal. “Artigo 19 – É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios: I – Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da Lei, à colaboração de interesse público”.
O político, como cidadão e indivíduo, é livre para praticar à religião que ele acha verdadeira e que, na sua avaliação, melhores princípios teológicos, morais e éticos possue. Já como agente político tem que agir de acordo com o que determina a lei do Estado que lhe deu o Poder do qual está investido. O Estado Brasileiro é laico e seus homens públicos devem estar a serviço de todos os cidadãos, quaisquer que seja seu credo, sua raça, sua origem, sua ideologia. O respeito á isonomia e à pluralidade cultural, religiosa e social será um grande ganho para todos. Também o será se o Sr. Prefeito Eleito não se deixar influenciar por messianismos e vitolas estreitas. Ubatuba espera de todos nós, homens servidores públicos, grandeza, inteligência, trabalho e sabedoria. Exige também cuidados, por parte dos governantes eleitos pelo povo, para não conduzir a cargos públicos pessoas que anteriormente se mostraram desqualificadas para governar e administrar e foram causadoras de grande parte das desgraças que vivemos em Ubatuba. Fazemos votos para que a futura administração consiga cumprir plenamente o eslogam de campanha e resgate Ubatuba de todos seus problemas, daqueles que os causaram, dos que os continuam causando, dos que procuram conduzir o mandatório à “solidão do poder” impedindo-o de agir com sabedoria e universalidade.

Corsino Aliste Mezquita
Secretário de Educação de Ubatuba

Carta do Leitor Topo

Pontal de Santa Marina - Emílio Bom dia!
Primeiro quero dizer que é maravilhoso poder acompanhar de São Paulo diariamente o que acontece com o nosso litoral. Quando chego a São Paulo, logo na Segunda-feira já tenho meu jornal, é só ler! Isto é fantástico! Impagável!
Sei que todos os políticos e autoridades de Caraguatatuba o fazem logo no café da manhã então...  Gostaria de dirigir uma pergunta ao novo prefeito de Caraguatatuba e sua comitiva que irá assumir em 1º de janeiro:
Quais serão as ações direcionadas ao bairro Pontal de Santa Marina? Por ações posso traduzir, saneamento, asfalto, saúde pública e (tam, tam, tam... risos...) SEGURANÇA?
MAS JÁ..., NEM ASSUMIMOS, poderiam perguntar???
JÁ!!
Porque assumir, em outras palavras é assumir o trabalho, certo?
Chegou a hora do "vamos ver" , de colocar a "mão na massa" do "mato a cobra e mostro o pau!"
Não vai dar pra sentar na cadeira e aih começar a : pensar..., pensar..., analisar, ver orçamento... (ihhh), e... mas...e agora... a câmara.... os políticos....depois de... primeiro isto... depois daquilo... até que ...
Ahhhhhhh... agora tá no fim do meu mandato!!!! Gostaria muito de atender.... mas... Me ajuda a eleger o meu candidato (olhe estou contando com voce!!) Assim que ele for eleito e tomar posse nós resolvemos tudo isso e muito mais. Eu tenho grandes idéias para o bairr(!!!), só não coloquei em prática porque não deu tempo...

Marizilda Faia
Contribuinte do Pontal de Santa Marina
Caraguatatuba, SP

Super - Com tanta disque disque, tá na hora do Clark Kent aparecer como Super, colocar seu uniforme e, dar umas "voadinhas" por aí. Quem sabe, alguns ícaros parem de voar e, as "bailarinas" desistam de suas poses nas pontas dos pés. Quem sabe...?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Saco da Ribeira - Júlio César Gava


Saco da Ribeira
©Júlio César Gava


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor