Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 24 de novembro de 2004 - Nº 1162 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
“A luta pela base de apoio do gás deve ser de todo LN”, reforça Zangado
Família é feita refém no litoral
CBH realiza reuniões para apresentação de trabalho

Caraguatatuba
Palestras propõem alternativas de negócios para o varejo do LN
Aposentado de Paraibuna é assassinado em Caraguá
MACC expõe TEBAR 35 Anos
Estudantes apresentam ‘Os saltimbancos’
Alunos apresentam 11º Sarau Literário
Projeto Comunicando com Arte realiza I Exposição de Desenhos e Pintura dos alunos


Ilhabela
Capital da vela recebe o Paulista de Oceano e Regata Volta à Ilha
Piloto de Ilhabela fica em 2º na etapa do Paulista de Bicicross
Campeonato Paulista de Vela Oceânica perto do final
Diretor de Materiais recebe Moção de louvor
Expo Imóvel e Arte apresenta exposição dos artistas ilhabelenses


São Sebastião
Entregador vai à Justiça após moto ter apresentado suposto “defeito de fábrica”
Chapa “União e Trabalho” vence eleição para a Associação dos Moradores do Itatinga
OAB espera 2 mil pessoas na passeata pela Paz
Batida no Itatinga prende traficante e descobre foragido de Mongaguá
Definido o campeão paulista de surfe
Família de piloto processa Aeronáutica
Peritos identificam 2 vítimas
TRE avalia recurso de São Sebastião

Ubatuba
Comunidade quilombola de Ubatuba recebe sala de leitura
Adolescente é morto com tiro na boca em Ubatuba
Comando da PM reforça efetivo em Caraguá

Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

 “A luta pela base de apoio do gás deve ser de todo LN”, reforça Zangado
Presidente da Associação Civil para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Sebastião considera positivo o fato de estudo preliminar da Petrobras apontar Caraguá para possível instalação de unidade

Litoral Norte - Em entrevista na tarde de ontem, o ex-vereador e atual presidente da Associação Civil para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Sebastião, Luiz Leite Santana, o Zangado, comentou o fato de um estudo preliminar da Petrobras apontar Caraguatatuba como provável sede da base de apoio à exploração do gás natural, encontrado em abril do ano passado em águas de Ilhabela.
Conforme reportagem divulgada no último fim de semana pelo Imprensa Livre, o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Unidade Rio de Janeiro, denominado “Plano de Desenvolvimento do Campo de Mexilhão”, já traz a área citada como “Estação Caraguá”.
Este projeto foi apresentado na sexta-feira, numa reunião que envolveu, além de Zangado, o vereador Marco Antônio de Souza e o gerente interino do Tebar (Terminal Almirante Barroso), José Maria Cruz.
Luiz Leite Santana, que em agosto deste ano foi o único representante da região “Seminário Base de Negócios para a Economia Regional”, no Guarujá, considera positivo o fato da empresa estudar a possibilidade de instalação da unidade em Caraguatatuba. Apesar de pertencer a uma ONG (Organização Não Governamental) de São Sebastião, o ex-vereador diz que a luta não permite bairrismo.
“A Petrobras está certa, pois é uma linha reta entre o poço e a cidade de Caraguá. Mesmo se tivéssemos espaço e se a nossa lei permitisse, o gasoduto teria dificuldade para fazer curvas e adentrar o canal, por onde passam navios”, salientou.
Contudo, o ex-vereador acredita que, mesmo assim, São Sebastião será beneficiada. “A sede da base pode até vir a ser aqui, mas isto é mais difícil. Por outro lado, se for realmente em Caraguá, nosso município possui o maior terminal aquaviário da América Latina e pode atuar em conjunto. O importante é que fique na região, pois significa geração de emprego e desenvolvimento”.
Para Zangado, além das questões técnicas, o artigo 157 da Lei Orgânica Municipal (LOM), que proíbe o armazenamento e o transporte de gás por meio de dutos, é um dos fatores que afasta São Sebastião da disputa pela base. “Essa lei precisaria ser adequada”, avalia o ex-vereador.
No início deste mês, a Câmara de São Sebastião promoveu um debate com a sociedade civil para discutir a possibilidade de alteração da norma, porém, não houve consenso. A maioria das entidades participantes pediu informações técnicas sobre o assunto.
A comissão especial de assuntos ligados ao porto, reforma tributária e petróleo, formada pelos vereadores Marco Antônio de Souza, Wagner Teixeira e Carlos Borba, pretende agendar ainda esta semana um encontro na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. O ofício foi enviado na sexta-feira.
No estudo da Petrobras, a distância calculada entre o poço de mexilhões, nas águas de Ilhabela, e a “Estação Caraguá” seria de aproximadamente 165 km. A jazida de gás natural foi descoberta em abril do ano passado. Desde então, o interesse pela base de apoio foi despertado no Litoral Norte e na Baixada Santista.
Ontem à tarde, o vereador Marco de Souza também falou sobre o projeto da empresa. “Foi uma surpresa ver apontado Estação Caraguá no estudo da Petrobras, mas é agradável, pois fica no Litoral Norte. Vale destacar que este ainda é um anteprojeto. Precisamos saber se o município de São Sebastião realmente foi excluído porque a lei não permite.
Vamos convidar técnicos de exploração para uma audiência pública, porque precisamos de informações sobre pontos positivos e negativos da vinda da unidade para a região. Queremos o envolvimento dos políticos das quatro cidades”, concluiu o presidente da comissão. (Fonte: Imprensa Livre)

Família é feita refém no litoral

Litoral Norte - Oito pessoas, com idade entre 9 e 66 anos, ficaram 15 horas reféns de seqüestradores em São Sebastião. As vítimas são familiares de um gerente de banco da cidade e foram liberadas sem pagamento de resgate.
O seqüestro começou 1h30 da madrugada de segunda-feira, quando o gerente foi surpreendido por quatro homens armados de pistolas em sua casa, no bairro de São Francisco. O cunhado do gerente chegou a ser atingido por coronhadas e chutes.
Eles exigiram que o gerente conseguisse R$ 500 mil da agência em que trabalhava em troca da liberdade de sua família. Segundo o delegado Marcelo Magalhães, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), ainda na madrugada a família foi transferida para um cativeiro no Topovaradouro.
Na manhã de segunda-feira, seguranças do banco acionaram a polícia.
Segundo Magalhães, a polícia tentou rastrear a ligação para descobrir o local do cativeiro enquanto os seqüestradores falavam com o gerente.
"Acreditava-mos que, caso o dinheiro não fosse entregue até o fechamento do banco, os seqüestradores abandonariam o caso", afirmou o delegado. Por volta das 16h30 da segunda-feira, a família foi libertada próximo à encosta de um morro de Barequeçaba. Os seqüestradores fugiram. Segundo Magalhães, a polícia tem suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

CBH realiza reuniões para apresentação de trabalho

Litoral Norte - O CBH/LN - Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte realizará hoje, 24, das 14h às 18 horas, na Câmara Municipal de São Sebastião, uma reunião com representes dos poderes Legislativo e Executivo, além de candidatos eleitos, funcionários públicos e representantes de entidades civis.
Com o título “Comitê de Bacias: Conheça e Participe”, o CBH já esteve em outras cidades do Litoral Norte, como Ubatuba e Ilhabela, falando sobre seus trabalhos.
No evento de amanhã, o CBH também irá tratar sobre requisição de financiamento ao Fehidro para projetos de recursos hídricos e irá cadastrar os interessados em participar das atividades do Comitê. A agenda do CBH termina na sexta-feira, 26, às 14 horas, na Câmara de Caraguatatuba. (Fonte: PMSS)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral

Palestras propõem alternativas de negócios para o varejo do LN

Caraguatatuba - Teve início ontem, no auditório das Faculdades Integradas Módulo, o 1º Circuito de palestras ‘Desafios para o Litoral Norte’, promovido pelas Faculdades Integradas Módulo junto a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Caraguá. O evento prossegue até amanhã, sempre das 19h às 20h30.
O professor e administrador Ricardo Lima Ribeiro será o palestrante dos três dias. A primeira palestra, ocorrida ontem, foi sobre ‘Estratégia de Atendimento ao Cliente’. A palestra de hoje será ‘Tendências ao pequeno e médio varejo’ e a última palestra, no dia 24, será sobre a ‘Radiografia e estratégia para a baixa temporada’. O palestrante já trabalhou nas empresas Caloi, Banco Safra e Siemens.
E evento é aberto ao público, especialmente aos pequenos e médios empresários, comerciantes locais, gerentes e supervisores de loja, gerentes de instituições financeiras e órgãos públicos e tem como objetivo sugerir alternativas de manutenção dos negócios para as pequenas e médias empresas varejistas da região.
O presidente da ACE de Caraguá, Jorge Washington, disse que a iniciativa do evento foi das Faculdades e que a Associação incentivou, ajudando a divulgar as palestras. “O Módulo tem a parte teórica, os comerciantes a parte prática, portanto uma área pode incentivar a outra. Esta foi a idéia do diretor do Módulo, Alexandre Nogueira, e nós acatamos”, explicou.
Washington ainda disse que este é o primeiro passo para a ACE e o Módulo organizarem nos próximos meses, seminários para profissionais liberais, a fim de apresentar as novas teorias e tendências de cada área.
“Se não tivermos profissionais qualificados no litoral, poderemos buscar de fora e orientar nossos médicos e dentistas sobre os lançamentos em cada ciência, pois temos clínicas associadas, além do que os comerciantes utilizam estes serviços de saúde”, completou. (Fonte: Imprensa Livre)

Aposentado de Paraibuna é assassinado em Caraguá

Caraguatatuba - O corpo de um homem foi encontrado na tarde de ontem em um sítio localizado no bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Militar, o aposentado José Claro Monteiro, 64 anos, foi encontrado por volta das 12h, com um tiro na cabeça, além de ter sido esfaqueado nas costas. A polícia informou que Monteiro era natural de Paraibuna e estava morando no local havia pouco tempo. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) da cidade. Até a noite de ontem, a polícia de Caraguatatuba ainda não tinha suspeitos do crime, mas abriu inquérito para investigar o caso. (Fonte: Imprensa Livre

MACC expõe TEBAR 35 Anos

Caraguatatuba - Até dia 19 de dezembro o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba expõe TEBAR 35 Anos contando a história do TEBAR - Terminal Marítimo Almirante Barroso, por meio de 26 painéis com textos e mais de cem fotografias.
Com pesquisa histórica e fotográfica de Marlene Fontes e J. Valpereiro e fotografias do acervo Petrobrás e Transpetro e acervo pessoal do Sr. Álvaro Orselli, morador de São Sebastião, a exposição mostra todo o processo de implantação do terminal da Petrobrás na cidade de São Sebastião, e a inauguração, em abril de 1969, alterando a rotina da cidade na época, tricentenária.
Inaugurado em 11 de abril de 1969, o Tebar recebe a primeira carga, em caráter experimental, superior a meio milhão de barris de petróleo, bombeada para a refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão por meio de oleoduto.
Em 35 anos de existência o Tebar revolucionou o município com as melhorias de infra-estrutura sanitária, rodoviária, elétrica, médica e de lazer mais os aspectos sócio-econômicos.
Muitos projetos foram implantados, beneficiando a comunidade mais carente como o Programa de Criança, entre outros, oportunizando crianças e jovens entre sete e 14 anos, proporcionando lazer orientado, atividades artísticas, culturais, esportivas e noções de higiene e saúde, afastando-os das ruas.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca e o MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Estudantes apresentam ‘Os saltimbancos’

Caraguatatuba - Um grupo de alunos do Colégio Módulo apresentam o musical ‘Os Saltimbancos’, nesta quinta-feira, às 16 horas, no auditório. As escolas Arca de Noé, Tableau, Modulo - Educação Infantil e Casulo já confirmaram presença. A apresentação será aberta ao público e o ingresso custa R$ 1,00.
A peça é apresentada por um grupo de 18 alunos de 5ª a 8ª série e 1º colegial. O mesmo grupo vem apresentando o musical para diferentes platéias. Este ano os alunos levaram alegria para o Asilo Vila Vicentina, Apae e outras instituições assistenciais, e nas EMEFs do Massaguaçu e Rio do Ouro.
‘Os Saltimbancos’ é uma adaptação de Chico Buarque de Holanda sobre o conto alemão ‘Os músicos de Bremem’, dos irmãos Green. O músico brasileiro fez uma nova versão do musical na Itália juntamente com um compositor italiano.
Sob a direção da professora Rita Pisteco, e com simples e adequado figurino, os alunos cantam e dançam as criativas coreografias, demonstrando habilidade e proporcionando alegres momentos.
Os alunos que já arrecadaram livros e alimentos e doaram à instituições assistenciais, apresentarão o musical no dia 17 de dezembro, para crianças portadoras de câncer, durante a festa de Natal da ACCC (Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba), no Módulo. (Fonte: Módulo)

Alunos apresentam 11º Sarau Literário

Caraguatatuba - Os alunos do curso de Letras das Faculdades Integradas Módulo apresentam o 11º Sarau Literário no sábado, dia 27 e, domingo, dia 28, das 19h às 20h e das 20h30 às 21h30. As apresentações acontecem na Tenda Cultural. Os ingressos custam R$ 5,00 e serão vendidos na recepção.
Com a participação de alunos de Educação Física e História, o Sarau terá números de teatro, música e dança, sob textos de grandes nomes da literatura, como Castro Alves, Cruz de Souza, Vinícius de Moraes, Jorge Amado e outros.
Sob o tema ‘Um ponto negro de luz’, o 11º Sarau quer valorizar a contribuição africana para a cultura brasileira. “Essa contribuição evidencia para nós educadores que o passado de um aluno negro não é a senzala e sim a África. A presença cultural africana é fundamental para a nossa sociedade, na música, na dança, na religião, na alimentação, na literatura”, comenta o professor Edson Santos da Silva.
“Dentro da diversidade étnica e cultural brasileira, a presença negra destaca-se pela sua riqueza. Por meio do tráfico negreiro vieram para o Brasil cerca de 4 milhões de africanos, durante mais de três séculos de escravidão. Atualmente, o Brasil tem uma população de afro-descendentes maior que a de qualquer outro pais do mundo, exceto os da própria África”, lembra o professor.
O evento também será apresentado nos dias 4 e 5, nos dois horários. (Fonte: Módulo)

Projeto Comunicando com Arte realiza I Exposição de Desenhos e Pintura dos alunos de Caraguá

Caraguatatuba - O projeto “Comunicando com Arte”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da monitora e artista plástica Marilda Godoy, com alunos das EMEFs “Profª Antonia Antunes Arouca”, do Massaguaçú, “Benedita Pinto Ferreira”, do Casa Branca e “Profª Maria Thereza Souza Castro”, do bairro Getuba, terá no dia 25 de novembro, na próxima quinta-feira, sua “I Exposição de Desenhos e Pintura”.
A exposição do trabalho realizado com os alunos acontecerá na Sala de Artes da EMEF “Profª Antonia Antunes Arouca”, no Massaguaçú, das 14h às 16h.
Esse trabalho, que envolveu estudantes do Ensino Fundamental de 5º a 8º ano, teve como principal objetivo possibilitar ao aluno desenvolver sua criatividade, descobrindo novas habilidades e trabalhando questões como autoconhecimento, a autoestima por meio de atividades artísticas, que proporcionam aos estudantes compreender melhor o contexto social em que estão inseridos.
Foram desenvolvidas várias técnicas em algumas artes convencionais como desenho, pintura, escultura, comunicação e história da arte. Com isso, além de desenvolver novas habilidades para o desenho e pintura, os alunos tiveram também a chance de ampliar seus conhecimentos experimentando fazer arte com diferentes tipos de materiais.
A I Exposição de Desenhos e Pintura do projeto “Comunicando com Arte” é aberta ao público. A EMEF “Profª Antonia Antunes Arouca” fica na rua Itália Baffi Magni nº 582, no bairro Massaguaçú. (Fonte: SME/PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Capital da vela recebe o Paulista de Oceano e Regata Volta à Ilha

Ilhabela - O Yacht Club de Ilhabela foi cenário de muita emoção neste final de semana, quando aconteceu a 5ª etapa do Campeonato Paulista de Oceano, a 4ª etapa do IV Campeonato de Oceano de Ilhabela e a IV Regata Volta à Ilhabela, com percurso de 55 milhas. No próximo final de semana, haverá mais três regatas, sendo duas no sábado e uma no domingo, quando serão definidos os campeões da temporada.
A 5ª Etapa da Regata Volta à Ilhabela, com 37 veleiros, começou no sábado com tempo instável, pouco vento e muita corrente contra no Canal de São Sebastião, além de bom vento e corrente a favor no lado mar de Ilhabela.
A largada foi por volta das 11h15, em frente ao Pindá Iate Clube, no sentido Sul, contornando Ilhabela. O Fita Azul foi o Asa Alumínio, que chegou na Ponta das Canas às 20h48 e, o último veleiro, 1h27. Após esta largada, foi a vez da Regata de Percurso Médio, com vento fraco e muita corrente contra na ida e a favor na volta, percorrendo o canal até o Farolete 1 (Ponta da Sela), de volta ao Iso Vermelho (Lado norte de São Sebastião), cruzando o Canal até a Ponta das Canas. O Fita Azul, veleiro HPE de Felipe Furquim, chegou às 18h08 e o último veleiro, às 21h52.
No sábado, a classificação provisória da IV Regata Volta a Ilhabela, com tempos corrigidos, foi a seguinte: IMS: 1º Touche Light Banco Safra, 2º Asa Alumínio, 3º Triksu e 4º Phetixe V (a ser confirmado pela organização). ORC CLUB 600 / 650: 1º Kawabunga, 2º EasyGoing, 3º Loyal, 4º Brisa, 5º Newport / Realizado / Infinitum (DNF). BRA-RGS ‘A’ : 1º Gaudium, 2º Jambock, 3º Orsom 3 / BL3 Armação/ Nosso (DNF).
A Classificação provisória da Regata de Percurso Médio (corrida no Canal de São Sebastião), foi a seguinte: ORC CLUB 700 : 1º Orson Jr, 2º Cururu, 3º Abusado, 4º Honda Marine, 5º Mystic. HPE: 1º Felipe Furquim, 2º Gabriel Borgston, 3º Renato Frankental, 4º Cacau Peters, 5º Augusto Falletti. BRA-RGS ‘B’: 1º Pipoca, 2º Sem Fim, 3º Andiamo, 4º Fandango, 5º Toy, 6º Oktopus/ Dolce Vita (DNF). BICO DE PROA ‘B’: 1º Carapau; BICO DE PROA ‘A” : 1º Água Ardente/ Bom Motivo (DNF). Multicasco : 1º Lascado.
No domingo, a 2ª regata largou às 13h, Barla-Sota, com sol e vento Sul, teve as seguintes classificações provisórias: IMS : 1º Touche Light, 2º Asa Aluminio, 3º Triksu, 4º Phetixe V (a ser confirmado pela organização). ORC CLUB 600 : 1º Infinitum. ORC CLUB 650 : 1º Loyal, 2º Kawabunga, 3º Easy Going, 4º Realizado, 5º Newport. ORC CLUB 700 : 1º Honda Marine, 2º Cururu, 3º Orson Jr., 4º Mystic, 5º Abusado (DNC). HPE: 1º Renato Frankenthal, 2º Cacau Peters, 3º Gabriel Borgston, 4º Felipe Furquim, 5º Augusto Falletti. BRA-RGS ‘A’: 1º BL 3 Armação, 2º Gaudium, 3º Nosso, 4º Jambock, 5º Orson 3. BRA-RGS ‘B’: 1º Andiamo, 2º Fandango, 3º Sem fim, 4º Pipoca, 5º Dolce Vita, 6º Ocktopus (DNC).
Bico de Proa ‘B’ : 1º Carapau; Bico de Proa ‘A’: 1º Bom Motivo, 2º Água Ardente. Multicasco: 1º Lascado. (Fonte: Imprensa Livre)

Piloto de Ilhabela fica em 2º na etapa do Paulista de Bicicross

Ilhabela - O piloto Ilhabelense Renye Oliveira (Guará Power / Mônaco) mostrou que está em ótima fase e conquistou o segundo lugar na 8ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross, em Indaiatuba, no domingo. A uma etapa da final, Renye é o vice líder paulista na categoria 8 anos expert. O primeiro colocado é Anderson, de Minas Gerais.
Também fizeram parte da equipe do Ilhabela Bicicross Clube outros seis pilotos, destaque para Francisco “Picachu” Batalha e Jonathan Sagrillo, que disputaram as classificatórias e passaram para as finais, ficando na oitava colocação.
Participaram do evento 211 pilotos divididos em 52 baterias com idades de 6 a 60 anos. O forte calor foi o grande adversário. Para Renye, 8 anos, que veio direto do Campeonato Brasileiro de João Pessoa, o desgaste foi maior por causa da viagem. Na capital da Paraíba, o ilhabelense foi o 3º colocado na categoria, terminando o circuito em 5º lugar.
A prova foi bastante disputada pelos atletas. Desta vez prevaleceu a raça na disputas das baterias. Mesmo assim, ainda várias categorias ficaram indefinidas, como a elite man (principal), onde três pontos separam os pilotos Deivilin Baltazar e Allan Jonas, o “Alladim”.
A decisão será no próximo domingo, dia 28, na cidade de Paulínia, onde acontece a final do campeonato Paulista.
O Ilhabela Bicicross Clube agradeceu a colaboração do comércio local, Bahia Bar, Chec UP Car, Supermercado Colina, Center Par e Barra Bike. (Fonte: Imprensa Livre)

Campeonato Paulista de Vela Oceânica perto do final

Ilhabela - O Campeonato Paulista de Oceano teve prosseguimento, no último final de semana, com a realização de mais três regatas válidas pela 5a etapa da competição, com sede no Yacht Club de Ilhabela.
No sábado (20) foi realizada a IV Regata Volta à Ilhabela, para os barcos IMS, ORC Club 600 / 650 e BRA-RGS A, enquanto os demais corria a regata de Percurso Médio. No domingo foi a vez da regata barla-sota.
Sábado:
A regata Volta à Ilhabela teve sua largada as 11h13, em frente ao Pindá Iate Clube sentido Sul.
Após contornar toda a ilha a Fita-Azul ficou com o barco Asa Alumínio após 9h35. Mas a vitória no tempo corrigido da IMS ficou com Touche Light Banco Safra.
Na regata de percurso médio, onde participaram os barcos medidos na ORC 700, BRA-RGS B, além dos multicascos, Bico de Proa B e dos moderníssimos HPE, a fita-azul foi do HPE de Felipe Furquim.
Domingo:
Um dia maravilhoso com vento Sul de boa intensidade proporcionou uma bela regata de barla-sota. A regata toda foi realizada dentro do canal, entre o Yatch Club de Ilhabela e o Pier da Balsa.
Mais uma vez na IMS levou a melhor o Touche Light. Na HPE a vitória ficou com Renato Frankenthal.
Resultados:

:: Regata Volta à Ilhabela:

* IMS:
1º Touche Light Banco Safra
2º Asa Alumínio
3º Triksu
4º Phetixe V

* ORC CLUB 600 / 650:
1º Kawabunga
2º EasyGoing
3º Loyal
4º Brisa
5º Newport

* BRA-RGS A:
1º Gaudium
2º Jambock
3º Orsom 3

:: Regata BL3 de Percurso Médio:

* ORC CLUB 700:
1º Orson Jr
2º Cururu
3º Abusado
4º Honda Marine
5º Mystic

* HPE:
1º Felipe Furquim
2º Gabriel Borgston
3º Renato Frankental
4º Cacau Peters
5º Augusto Falletti

* BRA-RGS B:
1º Pipoca
2º Sem Fim
3º Andiamo
4º Fandango
5º Toy
6º Oktopus

* BICO DE PROA B:
1º Carapau

* BICO DE PROA A:
1º Agua Ardente

* MULTICASCO:
1º Lascado.

:: Regata Barla-Sota

* IMS:
1º Touche Light
2º Asa Aluminio
3º Triksu
4º Phetixe V

* ORC CLUB 600:
1º Infinitum.

* ORC CLUB 650:
1º Loyal
2º Kawabunga
3º Easy Going
4º Realizado
5º Newport.

* ORC CLUB 700:
1º Honda Marine
2º Cururu
3º Orson Jr.
4º Mystic
5º Abusado (DNC).

* HPE:
1º Renato Frankenthal
2º Cacau Peters
3º Gabriel Borgston
4º Felipe Furquim
5º Augusto Falletti.

* BRA-RGS A:
1º BL 3 Armação,
2º Gaudium,
3º Nosso,
4º Jambock,
5º Orson 3.

* BRA-RGS B:
1º Andiamo,
2º Fandango,
3º Sem fim,
4º Pipoca,
5º Dolce Vita,
6º Ocktopus (DNC).

* BICO DE PROA B:
1º Carapau;

* BICO DE PROA A:
1º Bom Motivo,
2º Agua Ardente.

* MULTICASCO:
1º Lascado.

No próximo final de semana serão realizadas mais 3 regatas quando serão conhecidos os campeões paulistas de Oceano de 2005. (Fonte: Correio do Litoral)

Diretor de Materiais recebe Moção de louvor

Ilhabela - De autoria do vereador Walter Duarte de Souza (PTB), o Irmão Walter, foi entregue na sessão ordinária desta segunda-feira, 22, a Moção de Louvor nº 58/2004, destinada ao diretor da Divisão de Materiais da Prefeitura Municipal de Ilhabela, José de Assis Figueira.
O homenageado é natural de Cunha (SP), cidade em que nasceu no dia 31 de maio de 1939. Quando tinha apenas 11 anos, sua família mudou-se para Guaratinguetá (SP). Foi lá que o jovem completou o curso primário e, depois, o ensino médio.
Já moço, ingressou no Banco Francês e Brasileiro S/A. Em 1965, prestou concurso para a Caixa Econômica do Estado de São Paulo e passou a trabalhar na cidade de Lagoinha (SP). Em 1966 voltou para Guaratinguetá e neste mesmo ano passou a prestar serviços na Delegacia da Caixa Estadual, na cidade de Taubaté.
José Figueira chegou em Ilhabela no ano de 1967, quando foi designado para substituir o gerente da agência da Caixa Econômica do Estado de São Paulo. No mês de novembro de 1967, casou-se com a professora primária Ruth Elias França Figueira. Tiveram três filhos: José Eduardo, Carlos Fernando e Ana Paula.
No período de 1968 a 1970 foi tesoureiro do Esporte Clube de Ilhabela, na gestão do então prefeito Roberto Fazzini. Em 1972 fundou o Grêmio de Vela de Ilhabela juntamente com Carlos Herman, Carlos Cyrillo e Mário de Souza Oliveira. Em 1973 foi convidado para abrir o primeiro banco em Ilhabela, o Banco Novo AS., onde permaneceu até 1978. Decidido a mudar de ramo, Figueira construiu uma padaria em frente ao Supermercado do Frade, no bairro Perequê. Já com experiência, em 1980 resolveu abrir outro negócio, em São Paulo, no bairro da Aclimação. A nova padaria funcionou até 1982, quando o empresário decidiu passar o ponto e transferir-se para Taubaté. Lá, prestou vestibular para o curso de Direito na Universidade UNITAU e foi aprovado.
Foi em 1982 que Gilson Tangerino Francisconi foi eleito prefeito municipal de Ilhabela e convidou José Figueira para ser o seu Chefe de Gabinete. No cargo, ele permaneceu até o mês de julho de 1985, quando foi chamado para atuar como gerente da concessionária da Wolksvagem, em São Sebastião. Em 1988 resolveu sair da referida empresa e montar um comércio em Guaratinguetá, onde permaneceu até o ano de 1998. Lá se aposentou e decidiu retornar para Ilhabela.
No ano de 2000, ele foi um dos coordenadores da campanha de Manoel Marcos para prefeito de Ilhabela. Já eleito, Manoel Marcos o convidou para assumir o cargo de diretor da Divisão de Materiais, sendo o responsável pelo Almoxarifado Central e o Setor de Compras da Prefeitura.
“Por sua seriedade, honestidade e equilíbrio, o senhor José Figueira conduz suas funções com muita seriedade e é muito respeitado por todos os funcionários públicos municipais”, avalia Irmão Walter. “Durante estes quase quatro anos que atuamos juntos, tenho acompanhado sua maneira de trabalhar, sempre tratando a todos com respeito e igualdade, e, apesar de muitas vezes ser obrigado a dizer não, sempre o faz com educação”.
Para o vereador, o senhor José Figueira desempenha um excelente trabalho nesta administração, ajudando, em muito, o prefeito Manoel Marcos. “Sou muito criterioso nas Moções que apresento. Esta é a segunda delas e ele (Figueira) merece essa honraria”, lembrou o vereador Irmão Walter. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Expo Imóvel e Arte apresenta exposição dos artistas ilhabelenses

Ilhabela - A imobiliária Harry Finger Imóveis inicia no próximo sábado, dia 27 de novembro, em Ilhabela, a Expo Imóvel e Arte apresentando obras dos artistas ilhabelenses Giba Ilhabela Pinna e Eros Santiago Pinna. A exposição acontecerá todos os dias até 25 de dezembro de 2004.
A exposição, localizada na Rua do Meio, um dos pontos mais movimentados da Vila, estará aberta para visitantes e moradores que terão oportunidade de conhecer um pouco da cultura caiçara em forma de arte. Segundo o corretor de imóveis Harry Finger a idéia é expor obras acessíveis a todo tipo de público, pensando também em apresentar opções de presentes de Natal.
Entre os trabalhos, que seguem o tema voltado para as paisagens naturais, história e cenas do cotidiano de Ilhabela, estão telas, pedras decorativas e pequenas telas em paspatur solto. Os valores variam de R$50,00 a R$300,00.
A vernissage, que também inaugura a imobiliária Harry Finger Imóveis, será aberta ao público sábado, dia 27 de novembro, às 21h, na Rua São Benedito, 23 – Rua do Meio – Vila. DIVULGAÇÃO
 
Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Entregador vai à Justiça após moto ter apresentado suposto “defeito de fábrica”

São Sebastião - O entregador Gilberto Pereira Gomes, morador da Topolândia, entrou este mês com uma ação no Juizado Especial Cível de São Sebas-tião contra a Nipakh Motores Ltda, de Caraguatatuba, concessionária Honda. Ele relatou ter comprado, em fevereiro de 2003, uma moto modelo NXR-150 Bros, que teria apresentado defeitos pouco depois de ter sido retirada da loja.
Gomes afirma ter voltado à concessionária, já que a motocicleta ainda estava no período de garantia, mas mesmo assim não conseguiu solucionar o problema. Sem o conserto, ele procurou o Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor).
Conforme a representação judicial, a empresa novamente se recusou a executar os serviços sob a alegação de que os defeitos apresentados não eram de sua responsabilidade. “Quando fiz a primeira revisão já apresentava barulho de válvula. Saiu da loja com problema. Pouco depois, começou a bater corrente de comando e não tinha força”, explicou o entregador.
Gilberto Gomes disse ter conversado, na época, com o gerente de mecânica da concessionária, o qual teria negado ser defeito de fábrica. De acordo com o entregador, a moto está na loja para manutenção desde dezembro de 2003, ou seja, há 11 meses. “Me falaram que para arrumar eu teria que gastar R$ 2,5 mil. Espero que a Justiça resolva meu problema”, concluiu. Na ação, assinada pelo advogado Samir Toledo da Silva, o morador pede R$ 7,2 mil de indenização.
Concessionária - O gerente de mecânica da Nipakh Honda, André Marques, contesta as declarações de Gilberto Gomes. “Perdeu a garantia por mau uso. A moto chegou com embreagem queimada”, aponta.
Segundo o gerente, a garantia foi reprovada pela Moto Honda da Amazônia. “Foi desmontado o motor e a embreagem estava frita. A válvula está perfeita”, acrescentou.
Marques diz que com R$ 270 o entregador “sai com a moto andando da loja”, porém, para que tenha nova garantia, várias peças terão de ser trocadas, o que deve totalizar os R$ 2,5 mil. Em relação à ação judicial movida por Gomes, ele declarou: “Não foi defeito de fabricação e sim mau uso da moto. Terá de provar contra os advogados da Honda”. (Fonte: Imprensa Livre)

Chapa “União e Trabalho” vence eleição para a Associação dos Moradores do Itatinga

São Sebastião - A chapa 1 “União e Trabalho”, encabeçada por Cristiano Jardelino de Almeida, o Cristiano Bigode (foto), venceu no último domingo à eleição da diretoria da Ambita (Associação de Moradores do Bairro Itatinga). Foram mais de 400 votos de diferença sobre a chapa 2 “Acae”, de André Luiz Oliveira.
O resultado final foi 662 votos para a “União e Trabalho” contra 256 da 2ª colocada. A votação foi realizada na rua Enílson Soares de Lima, das 8h às 16h.
Apenas dez votos nulos foram registrados. A chapa 3, da candidata a presidente Charlene Aparecida Vasconcelos Silva, desistiu da disputa.
Esta será a primeira diretoria da Ambita. Até então, o bairro era representado pela Sato (Sociedade Amigos da Topolândia). “Nossa proposta é dar continuidade a um trabalho que já vem sendo realizado no Itatinga na área social”, disse Bigode.
Atualmente, ele preside o Naja (Nova Associação de Jovens e Amigos), um grupo sem fins lucrativos que promove eventos em prol da comunidade. Bigode também acredita em mais representatividade com a criação da Ambita
“Teremos mais força para reivindicar melhorias e também ajudarmos nossos representantes na Câmara”, salientou.Na próxima legislatura, três moradores de Topolândia e Itatinga estarão na Câmara. São eles: Robson Ceará, Coringa e Marcelo Filho do Marinho.
Quanto ao alto índice de violência registrado no bairro, Cristiano Bigode frisa que a intenção é promover mais atividades para crianças e adolescentes. “Só com a união da comunidade conseguiremos fazer com que menores não estejam envolvidos. Hoje, falta um local para prática de esporte, não se tem uma quadra aqui no bairro”, concluiu. Uma das primeiras iniciativas da Ambita será a realização de uma campanha de Natal. (Fonte: Imprensa Livre)

OAB espera 2 mil pessoas na passeata pela Paz

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subsecção de São Sebastião/Ilhabela, espera a participação de 2 mil pessoas na passeata “São Sebastião pede paz”.
O evento terá início às 15h, a partir da Rua Altino Arantes, a Rua da Praia,no próximo dia 30, terça-feira. Conforme o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, o dia da passeata se deve aos 30 dias da morte da professora de dança Joseane Pereira de Jesus, aos 21 anos, atingida por bala perdida na Olaria, bairro da região central.
Prado considera que a violência na cidade está incontrolável.
A passeata seguirá pela Rua Auta Pinder e pela Avenida Guarda Mor Lobo Viana, retornando à Rua da Praia. Neste local, será celebrado ato ecumênico de encerramento. Os organizadores pedem para que as pessoas usem camisetas brancas.
Mais informações podem ser obtidas na OAB, pelo telefone (12) 3892-2349. (Fonte: Imprensa Livre)

Batida no Itatinga prende traficante e descobre foragido de Mongaguá

São Sebastião - Uma patrulha da Força Tática da PM no final da tarde de domingo na Travessa Antônio Tenório dos Santos, no bairro Itatinga, onde seria uma “boca”, resultou na prisão de um suposto traficante e na descoberta do esconderijo de um foragido do presídio de Mongaguá, no Litoral Sul.
A exemplo de patrulhas anteriores, mais uma vez policiais deparam com situação criminosa na travessa, que tem uma escadaria e é conhecida como Morro do Juramento.
A equipe da Força Tática - composta pelo sargento Lucca e soldados Saldiva, Teixeira e Tenório - deparou com E.C.A., de 18 anos, natural de Ouro Preto do Oeste (RO), portando um revólver, calibre 38, municiado, R$ 240 e quatro “tijolinhos” de maconha, com peso total de 22 gramas.
No mesmo local, os policiais suspeitaram da atitude de H.W.H., de 22 anos, natural de Santos, que tentou se esconder em uma casa ao ver a equipe. Uma busca no imóvel revelou uma porção de maconha. H. apresentou uma identidade, que em pesquisa se revelou falsa.
Para a polícia, o jovem queria esconder o verdadeiro nome, pois é foragido da penitenciária, onde cumpria pena de cinco anos e quatro meses em regime fechado por assalto.
H. e E. foram conduzidos ao 1° Distrito Policial, onde foram registradas a captura de condenado, o tráfico de entorpecentes e o porte ilegal de armas.
Operações positivas - No último mês o Morro do Juramento registrou dois assassinatos. Em razão da onda de criminalidade, a área foi palco de ação intensiva das Polícias Militar e Civil.
Estas operações parecem terem surtido efeito. Em apenas duas “visitas” dos poli-ciais foram apreendidos mais de dois quilos de maconha; 336 porções da mesma droga e ainda 120 pedras de crack, além de pistola, revólver, espingarda e farta munição de diferentes calibres. (Fonte: Imprensa Livre)

Definido o campeão paulista de surfe

São Sebastião - Boas ondas marcaram a 3ª e última etapa do Free Surf Pro, a decisão pelo titulo do Circuito Paulista Profissional de Surfe em 2004, que aconteceu no fim de semana, em Maresias. Com ondas de até um metro e meio de altura, os atletas puderam demonstrassem um alto nível de surfe.
A bateria final reuniu os paulistas Heitor Pereira e Beto Fernandes, e os cariocas Simão Romão e Leandro Bastos. Leandro conquistou o título da etapa e faturou os R$ 4.5 mil destinados ao vencedor. Simão obteve a primeira colocação no ranking e ficou com o título do circuito paulista de surfe profissional em 2004.
Beto Fernandes terminou como vice-líder do ranking e, como paulista melhor colocado no circuito, tornou-se campeão estadual profissional em 2004. Já Heitor Pereira conquistou uma vaga para o SuperSurf (elite nacional) de 2005.
“Temos uma bateria final de vencedores hoje em Maresias. Esses atletas certamente acirrarão a disputa do SuperSurf em 2005 e do circuito mundial durante os próximos anos”, disse Marcos Bukão, locutor do evento.
“Eu estou realmente muito feliz por essa conquista, muito mesmo. Eu me machuquei na sexta-feira e consegui me recuperar. Quero agradecer a todos que me apoiaram e ao público presente aqui em Maresias hoje”, afirmou Beto Fernandes, atleta de Praia Grande.
“Maresias sempre funciona para mim. Eu consigo bons resultados aqui e estou muito satisfeito. Obrigado a todos que prestigiaram o evento hoje”, ressaltou Leandro Bastos.
Outras informações e fotos podem ser acessadas nos sites www.freesurfer.com.br ou www.fpsurf.com.br. (Fonte: Imprensa Livre)

Família de piloto processa Aeronáutica
Falta de aparelho que localiza aviões impediu que Átila Fontes fosse encontrado após queda no litoral

São Sebastião - O publicitário Lamberto Fontes, 64 anos, pai do piloto Átila Fontes, 30 anos, morto no acidente com o avião Seneca, prefixo PT-OEK, ocorrido em 15 de outubro de 94, em São Sebastião, afirmou ontem ao ValeParaibano que irá responsabilizar judicialmente a Aeronáutica pelo acidente.
Segundo ele, Átila havia feito um plano de vôo e comunicado ao Centro Aeronáutico de Curitiba, mas a Aeronáutica não teria checado as informações do vôo entre Blumenau e Rio de Janeiro. Fontes afirmou que a Aeronáutica não se preocupou em saber se o avião havia pousado no Rio, conforme previsto no plano de vôo.
"A Aeronáutica foi comunicada do acidente pelas famílias, quatro dias após o desaparecimento do avião", explicou. Fontes afirmou ainda que a aeronave possuía um aparelho conhecido como ELT, que emite sinais em caso de queda. O aparelho era exigido pelas autoridades, mas segundo ele, a Aeronáutica não tinha o equipamento utilizado para captar os sinais emitidos pelo ELT.
Fontes disse que no dia do acidente o piloto manteve contato com o mecânico da aeronave em Goiânia para reclamar de defeito em um dos magnetos --equipamento que abastece o avião de energia. O piloto teria sido alertado a seguir em direção ao Rio, onde o reparo poderia ser efetuado. Fontes suspeita que o defeito no magneto pode ter sido a causa do acidente.
Outro lado - O Cecomaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica), em Brasília, informou ontem que compete à Aeronáutica apenas investigar as possíveis causas do acidente. Segundo o Cecomaer, não compete à Aeronáutica opinar sobre questões jurídicas ou criminais relacionadas aos acidentes aéreos.
A assessoria de comunicação do DAC (Departamento de Avião Civil) no Rio de Janeiro informou que o assunto seria levado ao conhecimento da diretoria do órgão. O DAC adiantou apenas que foram reabertas as investigações para apurar as causas do acidente com a aeronave.
O grupo voltava de Blumenau depois de visitar a Oktoberfest. (Fonte: ValeParaibano)

Peritos identificam 2 vítimas

São Sebastião - Dois dentistas, contratados como peritos pela Polícia Civil de São Sebastião, identificaram ontem 2 das 5 pessoas que morreram na queda do avião. A identificação foi feita pelas arcadas dentárias encontradas pela polícia no local do acidente.
Foram identificados o empresário Miguel Gonçalves Marques, 48 anos, dono do avião, e Mercedes Rocha Coelho, 57 anos. Os peritos utilizaram exames odontológicos e raio X das arcadas dentárias trazidas pelos familiares.
Ainda ontem, poderia ser identificada oficialmente Mônica Amaral Rosa, 20 anos, namorada do empresário, através de exame em um maxilar inferior recolhido pelos policiais no local do acidente.
Ontem estiveram na delegacia, Maria Helena Rosa do Amaral, mãe de Mônica Amaral, e Alexandre Fontes, irmão do piloto Átila Fontes. (Fonte: ValeParaibano)

TRE avalia recurso de São Sebastião


São Sebastião - O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) julga amanhã, às 15 h, recurso impetrado pela coligação 'São Sebastião Vive Melhor', que apoiou a reeleição de Paulo Julião (PSDB), contra a vitória de Juan Pons Garcia na disputa pela prefeitura.
A coligação denuncia Juan Pons por abuso de poder político e econômico nas eleições.
Entre as provas apresentadas pela coligação constam fitas de vídeos e cd room onde Pons Garcia e seus assessores supostamente reivindicam recursos ao empresário Luiz Carlos dos Santos, dono da empresa Autovias, responsável pelo transporte coletivo na cidade.
A denúncia foi feita à Justiça local no dia 16 de setembro. No dia 2 de outubro, o juiz Luiz Antonio Carrer, julgou-a improcedente pelo fato de que, na época da denúncia, Pons Garcia não tinha sua candidatura registrada. A coligação recorreu ao TRE em 9 de outubro.
O advogado Luiz Antonio Curi, contratado pela coligação de Paulo Julião, afirma que desde 1995 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem dado pareceres sobre abuso econômico e eleitoral, independente do candidato ter registrado ou não sua candidatura.
O prefeito eleito Pons Garcia(PPS) viajou para Portugal e não foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia

Comunidade quilombola de Ubatuba recebe sala de leitura

Ubatuba - O quilombo da Caçandoca, localizado em Ubatuba ganhou na sexta-feira, 19, sua primeira sala de leitura, com acervo de livros para uso da comunidade.
A unidades foi entregue pela Secretaria de Estado da Cultura. O espaço inicia suas atividades com um acervo de 1,2 mil volumes.
A iniciativa faz parte do programa "São Paulo: Um Estado de Leitores", criado pelo governador Geraldo Alckmin em abril de 2003, e tem como objetivo incentivar o hábito de leitura em pessoas de todas as idades.
As salas de leituras funcionam em parceria com segmentos da sociedade e da iniciativa privada, com finalidade de desenvolver atividades diversas e acesso aos livros.
A meta da Secretaria de Estado da Cultura é que todos os municípios ganhem sua biblioteca até o final deste ano. (Fonte: Correio do Litoral)

Adolescente é morto com tiro na boca em Ubatuba

Ubatuba - O estudante N.A.A.J., 14 anos, foi executado com um tiro a queima-roupa na boca na tarde de ontem no bairro do Perequê-Açú, em Ubatuba. A polícia suspeita que o menor tenha sido vítima de traficantes. O corpo foi encontrado às 14h30 por moradores da rua Santa Rita e levado para o IML (Instituto Médico Legal). Segundo o comandante da Polícia Militar de Ubatuba, capitão Marcos Marcondes, o menor pode ter sido morto em outro local, porque nenhum morador ouviu disparos de tiros na rua. Segundo a polícia, o adolescente não tinha atos inflacionais registrados. Ele morava com a mãe na no bairro Estufa 2. (Fonte: ValeParaibano)

Comando da PM reforça efetivo em Caraguá
Comandante do Vale e Litoral visita a cidade; reforço do efetivo atua nos finais de semana e feriados por causa da proximidade da temporada

Ubatuba - Com a proximidade da temporada de verão 2004/2005, a Polícia Militar reforçou o efetivo nos finais de semana em Caraguatatuba e nas demais cidades do Litoral Norte. E para intensificar ainda mais a atuação da PM na região, o comandante do Policiamento do Interior 1, coronel Oswaldo da Silva Filho, visitou Caraguá na segunda-feira, 22. Ele é responsável pelo comando do Vale do Paraíba e litoral.
O comandante também esteve com o prefeito Antonio Carlos da Silva e o prefeito eleito José Pereira de Aguilar. Eles visitaram as instalações do Teatro Municipal, que será inaugurado em dezembro.
De acordo com o capitão da PM em Caraguá, Valter Padulla, o coronel tratou também de assuntos internos da polícia. E por causa do aumento do fluxo de visitantes nos finais de semana e feriados, o reforço de policiais continuará. Todos os anos a polícia também realiza uma operação especial durante a temporada de verão. (Fonte: PMC)

Ação Litoral

Opinião Topo

Sapatinho de cristal
Ronaldo Dias

Os caracteres próprios. Como as pessoas, ou lugares têm identidades. No decorrer do tempo, por diversas ações, boas ou más, adquirem outras. Quando definimos uma meta ou um objetivo temos que planejar. Também não se pode planejar antes da definição da meta ou do objetivo. Simples, como fazem os que traçam uma rota de navegação. Onde estou. Onde quero chegar. Neste caso (da rota de navegação) apenas o objetivo de onde quero chegar não dá a garantia do sucesso sem os pré-requisitos básicos necessários a navegação pretendida.
Ou seja, que tipo de equipamento disponho, se ele esta apto a percorrer a rota em condições normais e, quais os recursos necessários em condições desfavoráveis ou adversas. Assim, não podemos planejar sem respeitar a máxima que define acessórios e principal. Lembrando a cada instante que “o acessório acompanha o principal”. Sem o que, estaremos fadados ao insucesso ou a “ridicularização” de querer atravessar o Atlântico de automóvel. Definida as de metas e os objetivos, precisamos buscar todas as informações disponíveis para o planejamento. O conhecimento profundo dos “caminhos” é fundamental.
Para os “caminhos” desconhecidos, devemos buscar experiência, analisar “rotas” de terceiros, contratar técnicos com boa formação etc. Para resumir, para quem nunca “traçou” uma rota, pode “navegar” e pode estar no comando, porém, deve ter ao seu lado um excelente CAPITÃO. Apenas os mais afoitos e os aventureiros, podem utilizar os métodos das tentativas e erros, desde que os recursos (financeiros inclusive) e o risco do insucesso seja inteiramente seu. Que não envolva, por exemplo, o futuro de toda uma população. Assim, imaginem a responsabilidade (os que têm) dos administradores públicos! Imaginem, o resultado, por exemplo, de um administrador que delega
(erroneamente, pois a definição cabe a apenas a ele) os destinos econômicos e sociais do seu país, do seu estado ou de sua cidade?
O destino de todos seria o mesmo que os dos passageiros de um Boing teriam, se o comandante da aeronave estivesse só, sem os engenheiros de vôo e fosse, até mesmo um Capitão. Só que de fragata. Temos assistido e sofrido com as atitudes políticas de políticos muitas vezes até bem intencionados, que nomeiam “politicamente” seus assessores e secretários e dão a eles plenos poderes, até mesmo para a definição das “rotas”. O resultado, é um desastre. Ou, no mínimo, mais uma frustração para toda uma população que acreditava, desesperançada pela falta de rumo, perdida no seu destino, com sua carteira de identidade, com sua vocação definida pela própria natureza, mais uma vez, levada pelos mesmos e instransponíveis “caminhos” por uns poucos dinheiros, doses cavalares de vaidades e “compromissos”. “Não é brinquedo não”.
Para mim ficam as dúvidas: irresponsabilidade, desídia, ingenuidade ou coragem? Terminando essa matéria me veio, assim do nada, uma frase secular e conclusiva “Não vá o sapateiro, além das chinelas”. Muito boa essa frase.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Artigo Topo

A corporação chamada Igreja
Herbert José de Luna Marques

A partir da Revolução Francesa os Estados foram estimulados a desatrelarem-se da Igreja, o que veio acontecer aqui a partir da Proclamação da República em 1889, com edição da nova Constituição que reconhecia o Brasil como uma nação laica. Laico, para Houaiss é aquele que não pertence ao clero, nem a uma origem religiosa, aquele que é independente em face do clero e da Igreja, e, em sentido mais amplo, de toda confissão religiosa.
A França nos deu exemplo muito recente quando proibiu os jovens em idade escolar, de freqüentar os estabelecimentos públicos com vestes que caracterizam os adeptos da religião de Maomé. Esta medida provocou sérias controvérsias em todo o mundo mas não modificou a medida tomada pelos dirigentes da nação que fez nascer a separação do Estado da Igreja. Estão certos eles. Cabe ao Estado dirigir seu povo dando-lhe todos os recursos que possam permitir ao homem uma vida livre, onde a dignidade, a educação a saúde e todos os demais recursos que a vida permite, inclusive o direito a profissão de sua fé, possam ficar a disposição de seu povo sem cobrança alguma que não seja a ordem para o exercício e aplicação desses bens e os tributos devidos. Cabe a Igreja dar o conforto espiritual a seus seguidores, sem nenhuma interferência nas funções precípuas do Estado. Esta é a verdadeira democracia.
A Igreja Católica nunca aceitou ficar fora do Estado, talvez pelo vício de tantos séculos, mas foi engolindo aos poucos, principalmente na Europa onde dividia seu poderio cristão com outras seitas da mesma origem. Nas Américas, principalmente a do Sul, a Igreja ainda faz suas incursões, principalmente nos países mais subdesenvolvidos.
Por outro lado cabe aqui uma anotação importante. A Igreja Católica deu espaço para outras igrejas de sua mesma origem, porém pertencentes a várias facções tidas como pentecostais e neo-pentecostais, formando um grupo de dessidentes, maioria das vezes de procedimento fundamentalista. Esses, aproveitando do engajamento constante de fiéis vindos do catolicismo puro, estão ingressando na política pela porta certa, a eleição, ocupando lenta e paulatinamente postos de grande importância na administração pública, sempre, como não poderia deixar de ser, como fanáticos ou simplesmente oportunistas, para tirar proveito para os pares de sua fé ou seu bolso.
O religioso na política está se tornando o maior dos entraves na evolução de uma coletividade. Sua visão míope para as coisas do mundo não permitem admitir nada mais que seus princípios bíblicos, interpretados por pastores incultos, ou oportunistas, com graves conseqüências para toda a humanidade. Nos Estados Unidos o presidente reeleito, defensor nos princípios morais defendidos pelo Cristianismo fundamentalista, está a impedir o desenvolvimento da ciência e até mesmo da sociedade, ao impedir a utilização de células tronco, a união legal dos homossexuais etc. Na nossa corte maior, decisão que revogou liminar concedida para aborto eugênico, segundo a imprensa nacional teve um dos votos redigidos por um dos bispos da Igreja Católica. No Estado do Rio de Janeiro, decisão da Governadora passa a obrigar aulas de religião no ensino básico e alimentação do ensino da teoria do criacionismo, sabidamente obsoleta para toda a humanidade civilizada.
Corre notícia a boca grande, que o governo eleito em nosso município está sofrendo pressão da Igreja que contribuiu para sua eleição no sentido de colocar nos mais variados cargos de confiança, seus irmãos de fé independentemente da qualificação de cada um. Se isso for verdade estamos começando mal.

Herbert José de Luna Marques
é advogado militante em Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Esclarecimentos que não esclarecem – Nos esclarecimentos postados pela Assessoria de Imprensa, neste espaço no último dia 22, justificando e defendendo o alcaide o mesmo tenta esclarecer o inexplicável. Na verdade a má administração do atual Prefeito.
Como dito pelo Sr. Celso Teixeira Leite “a desinformação sempre causa estragos...” e, manter o povo desinformado ou confundindo-o com meias verdades também. Algumas dessas verdades o Sr. Assessor de imprensa tenta distorcer ou confundir o leitor, lembrando tempos passados de um certo Ministro da Propaganda alemão da década de 1930.
O desabafo referido pelo assessor foi enviado a este informativo no dia 17, ou seja, no mesmo dia em que ocorreu a primeira reunião do Sr. Prefeito com a equipe de transição, só para informar ao Sr. Celso, a reunião ocorreu na quarta-feira, dia 17 e não dia 18 como escrito pelo Sr. assessor, sendo dessa forma impossível adivinhar que tal reunião iria ocorrer naquele dia e noticiada no dia seguinte por esse informativo juntamente com meu desabafo.
Na referida nota de esclarecimento o assessor credita as chuvas da última semana o atraso no recapeamento das ruas do centro, mas o mesmo não explica o fato da hidrossolubidade do asfalto eleitoreiro colocado desde o inicio deste ano. Para tanto basta transitarmos pela rua Maria Vitória Jeans, no trecho próximo a saída da cidade, em frente ao posto BR, ou na Rua Conceição esquina com a Rua Maranhão, que neste trecho recebeu um remendo, na segunda-feira, dia 22, para cobrir os buracos que ali existiam, diga-se de passagem, o asfalto na rua Conceição foi feito nas vésperas da eleição.
Mesmo a seguradora tendo garantido o ressarcimento pela perda total do Passat importado e, a justiça dando parecer favorável para a compra de tal carro, isso não justifica o gasto para beneficiar o ego e a vaidade de uns poucos que geriram a Prefeitura nestes últimos quatro anos, confundindo o interesse público com o particular. Pode ser legal, mas é completamente imoral para uma cidade que tem inúmeras ruas sem calçamento, sem saneamento básico e com diversos problemas de infra estrutura. Ainda sobre carros, o assessor se esqueceu de esclarecer a compra de 29 carros sem licitação.
Apostando na falta de memória de alguns, a nota de esclarecimento do IPMU, foi publicada no dias depois ao desabafo feito por mim, ou seja, no dia 23 e não no mesmo dia conforme o assessor quer fazer crer, a bem da verdade, tal esclarecimento do IPMU, deveria ter sido feita antes de ser questionada, mas, enfim, antes tarde do que nunca. E é de bom alvitre lembrar também que o erro de muitos, 77 institutos segundo o assessor, não justifica cometermos o mesmo erro. Pergunto por que não investir o dinheiro publico numa instituição bancaria pública também, como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal?
Quanto ao material depositado no “futuro” Centro de Treinamento para Futebol Dente de Leite não se torna tão importante à procedência, aeroporto ou BR 101, o que importa e que o material ali esta, enquanto não for retirado caracteriza-se um lixão sim, o tal Centro encontra-se com suas obras paralisadas há muito tempo e haverá gastos para retirá-lo dali, quando isso ocorrer, se ocorrer ainda na atual administração.
Pena o Sr. Assessor não ter explicado a falta de creches e pré escolas para a totalidade de nossas crianças, a falta de incentivo as iniciativas de geração de renda e emprego para os jovens, a falta de seriedade na condução da política de turismo na cidade, a falta de apoio as comunidades quilombolas da Caçandoca e do Camburi, e a falta de tantas outras coisas mais.
Gostaria de lembrar ao Sr. Celso Teixeira Leite que se a administração do atual prefeito fosse tão boa como ele quer fazer crer o mesmo teria sido reconduzido a administração municipal nas últimas eleições.
Aproveito o ensejo para parabenizar o Sr. Celso Teixeira Leite, pois com seu esclarecimento que nada esclareceu corroborou com as afirmações que fiz em 27 de agosto, neste mesmo meio de comunicação, sobre a lealdade dos técnicos da Prefeitura, afinal como arauto do rei tentou explicar o inexplicável.

Afonso Ricca
Ubatubense por escolha e coração

Por que? - O que me traz a escrever essas poucas linhas, é para deixar aqui a minha indgnação referente a não divulgação de nossa linda cidade, quando a mesma é palco de várias gravações de filmes, novelas, minisséries e por aí a fora.
A última foi essa novela da globo que estreiou por esses dias, e teve cenas gravadas na praia da Fazenda, aqui no nosso paraíso, e se quer foi citada pelos atores e diretores de que se tratava de uma praia do litoral norte de SP. Pelo contrário, em entrevista ao vídeo show um dos atores disse que se tratava de uma praia localizada na cidade de Paraty. Oras, será que esse ator não sabe que a praia onde gravava era de Ubatuba e não de Paraty? Pode até ter cenas gravadas naquela cidade, mas a cena em que se referia, era daqui de Ubatuba.
Cabe a nós perguntarmos: Por que não se divulga que o cenário das gravações foram nas seguintes cidades?
Que se de os devidos créditos para essas maravilhosas cidades, ja que não se paga nada para usar as suas belezas naturais, que pelo menos se divulgue em rede nacional que esse filme, essa novela ou o que quer que se grave por aqui, se diga que foi gravado na cidade de Ubatuba, e que se diga aos atores os nomes das praias e onde ela se localiza, para que não se diga o que não se sabe.
Até quando vamos ficar nesse anonimato?
E olha que nem citei que Luciano Hulk tb teve por aqui gravando cenas para seu programa, vamos assistir para ver se pelo menos ele de os devidos créditos para nossa linda Ubatuba.
Abraços.

Elísio Russo
Radialista e morador de Ubatuba

Parabéns - Meu caro Emílio Campi, parabéns pelos 10 anos do Litoral Virtual, importância reconhecida na Moção de Congratulações conferida pela Câmara Municipal, indicação do vereador Domingos dos Santos, nosso futuro vice-prefeito. E, Emílio, como nosso editor, conivente, cúmplice e arauto, já que nos faz à luz, seus colaboradores também se sentem agraciados, mesmo que apenas de passagem. Em vez da mordaça, louvores.
Hosana! Hosana!

Flávio Girão
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Caisinho - Roberto Russo


Caisinho
©Roberto Russo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor