Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 26 de novembro de 2004 - Nº 1164 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
CBH-LN convida população para elaborar Agenda 21
Litoral tem sete praias impróprias

Caraguatatuba
Caraguá realiza "Festival de Nado Livre Pequenos Cidadãos"
Entidades Sociais recebem doações
Defesa Civil faz curso em Caraguá
TCE exige devolução de verba em Caraguá
Vereadores aprovam convênio para custear reforço policial na temporada
Médica da Unicamp faz palestra sobre drogas em Caraguatatuba
Assaltantes invadem casa de tenente
Samba de Caraguá concorre a final na Escola Unidos da Tamandaré
Títulos de Cidadão ocupam agenda até o recesso
Curso SENAC Administração de Pessoal


Ilhabela
Ilhabela receberá cruzeiro no domingo
Festival de jazz agita ilha


São Sebastião
TRE rejeita recurso contra eleição de Juan Pons Garcia
Presidente da OAB convoca população para manifesto contra violência
Pesquisas sobre Parque Estadual devem começar em janeiro
Pela 2ª vez consecutiva Câmara derruba veto de Julião a projeto
As cinco melhores serão escolhidas e premiadas no sábado
Dia D em combate à dengue tem resultados positivos em São Sebastião
TEBAR realiza Workshop sobre Estação de Tratamento de Efluentes

Ubatuba
Transição: Verão 2005 é prioridade
Confirmada a segunda e última etapa do Circuito Municipal de Surf
Charles Medeiros na vanguarda da comunicação
Nova Secretaria nos Planos do PSDB
Programação com os eventos dos próximos dias em Ubatuba
Polícia prende acusado de matar menor
Polícia apreende palmito
Fundo transfere recursos
Cone Leste premia Ubatuba

Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

CBH-LN convida população para elaborar Agenda 21

Litoral Norte - Todos os interessados em contribuir para a elaboração da Agenda 21 do Litoral Norte pode se cadastrar. Ontem, durante reunião promovida pelo CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), na Câmara de São Sebastião, este assunto, entre outros, foi tratado.
A Agenda 21 do Litoral Norte terá financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente. No Estado, o projeto está sob coordenação de Zuleica Beiruth, do Instituto de Pesca, ligado à Secretaria de Agricultutra e Abastecimento. Marcela de Marco Sobral, membro do CBH-LN, explica que este comitê é um dos articuladores junto a várias instituições não governamentais para a elaboração da Agenda 21 do Litoral Norte.
A Agenda 21, em termos mundiais, é um programa para este século que expressa o desejo de 172 países, entre eles o Brasil. A meta é firmar compromisso entre todas as pessoas, organizações, associações, entidades e instituições para garantir justiça social, equilíbrio econômico, qualidade de vida e respeito à natureza.
Em cada cidade do Litoral Norte são feitos os cadastramentos. Em São Sebastião, os interessados em participar das discussões podem entrar em contato com o Instituto Terra & Mar (fone 3862-1099, Shirley Pacheco), Instituto Gondwana (3892-4143, Eduardo Hipólito do Rego) ou com Marcela de Marco Sobral, (3892-1568). Ela atua no Departamento Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião. O cadastramento também pode ser feito pelo e-mail agenda21litoralnorte@grupos.com.br .
Entre as estratégicas para garantir o máximo de participação da sociedade, será proposto a professores, alunos, funcionários das escolas e agentes de saúde para que sejam elo de comunicação do projeto com suas comunidades a fim de informá-las como participar de todas as etapas da Agenda 21.
Cada grupo de bairros elegerá seus representantes (delegados), que devem discutir, propor e defender as propostas de vida melhor para todos. Os delegados participarão das reuniões municipais.
Ontem, durante a reunião na Câmara, Marcela Sobral fez exposição sobre a estrutura do CBH-LN, seus objetivos e conquistas.
O objetivo da palestra foi explicar o assunto, uma vez que o comitê terá novos representantes a partir de 2005. Os membros representativos da sociedade civil serão eleitos dia 11 de fevereiro. No dia 4 de março será a posse, em local a definir.
A assessora da secretaria executiva do comitê, Lenina Mariano, também fez exposição a respeito de apresentação de projetos de instituições jurídicas, com vistas a financiamento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). No dia 3 de dezembro haverá plenária no Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte), em Caraguatatuba, para deliberação de critérios sobre os projetos.
A reunião na Câmara de São Sebastião começou por volta das 15h e foi encerrada às 17h. Cerca de 50 pessoas compareceram, a maioria representante de organizações não governamentais. Nenhum vereador compareceu. Somente o parlamentar Wagner Teixeira encaminhou a representante Fabiana Oliveira.
O CBH-LN já realizou a mesma reunião em Ubatuba e Ilhabela. Na sexta-feira, 26, o encontro será na Câmara de Caraguatatuba, a partir das 14h.A Secretaria Executiva do CBH-LN, que fica na rua Cunhambebe, 521 - Centro – Ubatuba, atende pelo telefone (12) 3832-3816. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral tem sete praias impróprias

Litoral Norte - O Litoral Norte tem sete praias impróprias para banho, segundo boletim de balneabilidade divulgado anteontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Segundo a Cetesb, todas as cidades do litoral apresentam praias poluídas, que devem ser evitadas pelos banhistas até nova avaliação. Das 15 praias de Caraguatatuba, 3 estão impróprias --as do Centro, Indaiá e Porto Novo.
Em São Sebastião, das 28 praias, uma está poluída, a de São Francisco. A cidade de Ilhabela, que possui 11 praias têm uma imprópria, a do Pinto. Já Ubatuba, que tem 26 praias, teve 2 consideradas impróprias, a de Itaguá e a de Perequê-Mirin.
A amostragem foi realizada pela Cetesb entre 24 de outubro e 21 de novembro. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral

Caraguá realiza "Festival de Nado Livre Pequenos Cidadãos"
Evento acontece na primeira piscina olímpica do Litoral Norte

Caraguatatuba - Para marcar o início das atividades na primeira piscina olímpica do Litoral Norte, no dia 05 de dezembro, será realizado o "Festival de Nado Livre Pequenos Cidadãos", no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), no bairro Travessão.
A disputa do festival será para os nadadores da região sul do município. O início da competição será às 10h. O festival terá as categorias: até 10 anos, 11 e 12 anos, 13 e 14 anos, 15 e 16 anos e mais de 17 anos, com provas de 25 metros e 50 metros.
No mesmo dia haverá o "Revezamento da Amizade – Confraternização na Água", aberta aos nadadores de outras regiões, nas categorias: ‘A’ de 9 a 13 anos, ‘B’ de 14 a 18 anos, ‘C’ de 19 a 25 anos, ‘D’ de 26 a 32 anos, ‘E’ de 33 a 39 anos, ‘F’ acima de 40 anos e ‘G’ livre (competidores de outras idades). Os primeiros colocados em todas as categorias receberão medalhas.
A organização dos eventos é da Secretaria de Esportes e Recreação, em parceria com as Faculdades Módulos. A entrada do público para acompanhar o evento é gratuita.
As inscrições para o "Festival de Nado Livre Pequenos Cidadãos" já podem ser feitas no CIASE, até o dia 3 de dezembro (sexta-feira). E para o "Revezamento da Amizade – Confraternização na Água", as inscrições vão de dia 29 (segunda –feira) até 3 de dezembro (sexta-feira), no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). Informações pelo telefone (12) 3888-4110 e/ou 3887-1165, com Juliana. (Fonte: PMC)

Entidades Sociais recebem doações
Entidades Sociais de Caraguá foram beneficiadas com alimentos arrecadados na gravação de programa de Televisão

Caraguatatuba - Seis entidades sociais de Caraguatatuba receberam doação de alimentos não perecíveis, na terça-feira, 23 no CIASE (Centro Integrado de Educação Sócio-Educativo), no Travessão. Os produtos foram arrecadados durante a gravação do programa do televisão Tele Catch (luta livre),no domingo, 21, no CIASE. Cada instituição recebeu aproximadamente 50 kg de alimentos.
As entidades beneficiadas foram: Comunidade Divina Providência, Associação Matinata, Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, Centro Espírita Amor e Caridade, Comunidade Terapêutica Vida Nova e a APAMI (Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância no Período Neo Natal). Cinco das entidades beneficiadas não são conveniadas com a prefeitura. E a APAMI, que tem convênio com o município, foi escolhida para receber a doação por fazer um trabalho de alimentação com gestantes carentes da cidade.
A entrega foi feita pela secretária de Assistência Social, Ana Carolina Muri Simões Stringari e pelo secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, que apoiaram o evento. (Fonte: PMC)

Defesa Civil faz curso em Caraguá
Mais de 70 agentes da Defesa Civil participaram do curso de Plano Preventivo 2004/2005

Caraguatatuba - Cerca de 70 agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba passaram pelo 10º curso de Plano Preventivo de Defesa Civil 2004/2005, nos dias 22 (segunda-feira) e 23 (terça-feira). O curso teve o objetivo de preparar os agentes e voluntários para o período de chuvas, que inicia em dezembro.
Para o presidente da Defesa Civil de Caraguá, José Ernesto Pires de Campos, os agentes receberam instruções de como agir nas áreas de riscos de alagamentos, escorregamentos e deslizamentos. "Eles foram instruídos também para monitorar as áreas quando a chuva atingir o índice de 120 milímetros".
O curso foi ministrado por um representante da Casa Militar do governo do Estado, em conjunto com técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do IG (Instituto de Geologia). O presente e agentes da Defesa Civil de Ubatuba também participaram do curso, que teve a presença do prefeito eleito José Pereira de Aguilar, representando o prefeito Antonio Carlos da Silva. (Fonte: PMC)

TCE exige devolução de verba em Caraguá

Caraguatatuba - O TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) deu um prazo de 30 dias para que a Câmara de Caraguá devolva o dinheiro recebido a mais pelos vereadores em 2003. O tribunal cobra também despesas indevidas feitas pela Câmara no mesmo período.
A notificação do TCE foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estadode São Paulo. O processo de nª 1476/026/03 está a cargo do relator Edgard Camargo Rodrigues. A auditoria foi feita pela unidade do TCE em São José e contém 65 páginas.
O diretor regional do TCE em São José dos Campos, Fernando Antunes, afirmou que não tinha detalhes do processo.
Antunes não informou os valores que a Câmara teria que devolver no caso das despesas consideradas indevidas feitas em 2003. Ele citou, apenas como exemplo, que a Câmara não pode usar dinheiro público para comprar jogo de camisa de futebol.
Em São Paulo, o cartório do desembargador Edgard Camargo Rodrigues informou apenas quanto alguns dos vereadores teriam recebido a mais em 2003. O vereador Juarez Pardim (PPS), por exemplo, teria recebido R$ 10 mil indevidamente naquele ano. O suplente de vereador Carlos de Oliveira (PTB) teria recebido R$ 8.500.
OUTRO LADO - A Câmara foi notificada na tarde de ontem sobre a auditoria do TCE.
A assessoria do Legislativo informou que vai retirar o processo em São Paulo para tomar conhecimento das irregularidades apontadas pelo TCE. Somente depois de o departamento jurídico analisar as questões, se manifestará sobre o assunto.
O presidente da Câmara, Wilson Gobetti (PPS), não foi localizado para comentar o assunto.
Pardim aformou desconhecer o assunto, mas que iria cobrar providências por parte da Câmara. Oliveira, não foi localizado para falar sobre o assunto. A câmara tem dezessete vereadores e cada recebe, como subsídio, R$ 3.300 mensais. (Fonte: ValeParaibano)

Vereadores aprovam convênio para custear reforço policial na temporada

Caraguatatuba - Os vereadores aprovaram projeto de lei do Executivo que celebra convênio com a secretaria de Estado da Segurança Pública. Com isto, o município terá verba para custear a alimentação e os gastos com material e operacional aos órgãos policias, visando o bom desenvolvimento das atividades de segurança pública no período da temporada de verão.
Outros cinco projetos limparam a pauta da sessão de terça-feira, que estava acumulada pela terceira semana consecutiva. Foi aprovado o decreto legislativo da Mesa Diretora, presidida por Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que faltou à sessão, denominando de vereador João Rodrigues de Godoy Filho- o ‘Baduca’, o anexo destinado ao gabinete dos vereadores.
Também foi aprovado o ‘Vale Alimentação Complementar’, de autoria do Executivo, que presenteia os servidores públicos com verba extra de R$ 120,00 devido às festividades do natal.
A vereadora Leonor Diniz (PP) denominou de avenida Waldomiro Passos a atual Av. Sergipe, no bairro Indaiá, e Laércio Andrade (PPS) denominou Benedito Corrêa do Prado a atual Av. Três, no loteamento Balneário Califórnia, no Getuba.
Celso Pereira comentou o projeto de Laércio, o Bolha. “O Pradinho é a segunda pessoa da região norte que será homenageada em vida e com muita competência no serviço da prefeitura em que se aposentou”, disse.
Foi aprovado projeto de suplementação de verbas do Poder Legislativo, da autoria da Mesa Diretora. Porém, o que foi discutido não foi o projeto propriamente dito, mas uma folha rasurada que estava dentro do projeto. “Isto (a folha rasurada) não é exemplo para ninguém e não pode se repetir mais”, comentou a vereadora Vera Peixoto (PL). (Fonte: Imprensa Livre)

Médica da Unicamp faz palestra sobre drogas em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Os profissionais da saúde da região puderam reciclar seus conhecimentos sobre a dependência de álcool e drogas numa palestra promovida pelo CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), realizada no último sábado. A médica da Unicamp Renata Azevedo veio ao litoral para abordar a temática aos profissionais que atuam na área da saúde mental e reabilitação de dependentes, mas acabou sendo ouvida por pessoas da comunidade interessadas no assunto.
A médica orientou os profissionais para ficarem mais atentos aos sinais da dependência, que vêm aumentando entre os jovens. Ela foi objetiva ao falar sobre as substâncias e suas reações no organismo. “Ninguém vai ter uma overdose de maconha, mas o cérebro não está pronto para receber tais substâncias e sofre séries conseqüências com isso, principalmente em relação à memória, que fica debilitada com o tempo”, afirma.
Renata comentou que muitas pessoas não sabem, mas podem ter algum fator genético ou predisposição para ter doença mental. Nesse caso, o uso de álcool ou drogas pode desencadear esses problemas, que podem ser irreversíveis. A médica aponta que 11,2% da população brasileira é dependente de álcool, 9% é dependente de nicotina é 1,6%, de maconha. No caso do álcool, o consumo entre as mulheres está aumentando e, atualmente, a cada três dependentes da bebida, 1 é mulher.
Segundo ela, uma pesquisa indicou que os alunos de escolas privadas usam mais drogas do que os de escolas públicas. Além disso, em uma década, o consumo entre adolescentes teria aumentado significativamente.
A maconha, que hoje já foi utilizada por 7,5% dos estudantes, apesar de não parecer muito, subiu o equivalente a 300%. Esse número é ainda menor do que o consumo de cocaína, que aumentou 400% nesse período.
A médica disse que é preciso estar sempre atento para ajudar um usuário de álcool ou droga antes que ele se torne um dependente, e conta que isso não é tão difícil, pois ele acaba dando indícios do estágio que se encontra do consumo. Os homens que têm pouco risco de se tornarem dependentes podem consumir até 21 unidades alcoólicas por semana.
Já para as mulheres esse numero é menor -14 unidades- já que o organismo feminino absorve mais o álcool. Para saber quantas unidades alcoólicas são consumidas, existe um calculo: multiplicar o teor alcoólico pelo volume da bebida e dividir por 100. Esse resultado equivale a quantidade de gramas de álcool. Cada dez gramas representa uma unidade alcoólica. Uma lata de cerveja, por exemplo, tem 1,7 unidade.
Renata Azevedo explica que devido a todos os problemas ocasionados pelo grande consumo de drogas e álcool no país, o CRM orienta que todos os profissionais façam a investigação do consumo de álcool e drogas, com ênfase nos jovens, para que a dependência seja evitada. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes invadem casa de tenente

Caraguatatuba - Oficiais da PM têm sido alvo de assaltantes na cidade. Em menos de dois anos foram seis casos. Embora as vítimas tenham semelhança profissional, os roubos não têm relação, até porque são assaltantes distintos.
O último aconteceu na noite de terça-feira, quando um trio invadiu a casa de um oficial, rendendo a mulher e filho. A vítima é tenente lotado no Batalhão da PM do Litoral Norte, cujo nome não foi divulgado pelo comando da região.
O oficial foi rendido dentro da residência. Os assaltantes armados pegaram televisão, aparelho de DVD, computador, celular e o revólver pertencente à PM. Os equipamentos foram colocados no carro do tenente, uma caminhonete SD-10, que foi levada na fuga.
Na tarde de ontem o veículo teria sido localizado em uma cidade do Vale do Paraíba, levantando a suspeita de que os assaltantes não são do Litoral Norte. O oficial chegou a ser agredido a coronhadas. O roubo foi registrado na delegacia da cidade.
Casos anteriores - Os outros cinco casos foram de maior gravidade. No anterior, ocorrido no início deste mês, um assaltante morreu após reação de um soldado, que era filho da vítima, um major aposentado que teve sua casa de veraneio invadida.
Dois meses antes a tragédia foi aindamaior. Um capitão, desta vez do Exército, acabou matando a esposa ao tentar atirar no assaltante que teria abusado da mulher. Em abril deste ano, assaltantes invadiram uma casa que é vizinha de um capitão, cujo filho é tenente.
Os dois perceberam o crime em andamento, conseguindo prender os autores. No ano anterior, outro tenente e um PM reformado já tinham sofrido assaltos, tendo suas casas invadidas respectivamente por criminosos na Martin de Sá e Praia das Palmeiras. (Fonte: Imprensa Livre)

Samba de Caraguá concorre a final na Escola Unidos da Tamandaré
Samba de compositores da cidade disputa a final do enredo em escola de Guaratinguetá, no domingo, 28

Caraguatatuba - O samba “Tempero de Mãe” feito pelos compositores Chalinho e Henrique Galvão, de Caraguatatuba, concorre a final do enredo da Escola de Samba “Unidos da Tamandaré”, de Guaratinguetá, no domingo, 28, a partir das 18h. A agremiação vai homenagear a cidade no Carnaval de 2005 e o tema principal será “Caraguá, Um Tempero de Mãe”.
No samba, os compositores destacam os principais fatos que marcaram a história da cidade, como a catástrofe da década de 60, as tradições caiçaras e o desenvolvimento estrutural e turístico do município.
O samba disputa a final com outros seis enredos. Os compositores e mais três puxadores representarão Caraguá.
A escolha do enredo do Carnaval 2005 acontece na quadra da Escola de Samba “Unidos da Tamandaré, localizada na rua Paissandu, nº 250, no bairro Tamandaré, em Guaratinguetá. (Fonte: PMC)

Títulos de Cidadão ocupam agenda até o recesso
Parlamento tem 5 sessões solenes até o dia 13 de dezembro

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba agendou até o dia 13 de dezembro uma série de solenidades, envolvendo a entrega de Títulos de Cidadão a diversas autoridades do município. Houve a suspensão dos eventos devido a Lei Eleitoral. Estão agendadas 5 Sessões Solenes.
Os eventos acontecem até o dia 13 de dezembro, próximo do encerramento do Ano Fiscal e Político no Parlamento Municipal, que está marcado para o dia 17, quando ocorrerá, no plenário do Legislativo, a cerimônia de Diplomação para o Prefeito, o Vice, Vereadores e seus suplentes.
A agenda tem início hoje, quinta-feira, dia 25 de novembro, com a entrega de Título de Cidadão para o médico ortopedista Ibrahim Antonio Bittar Júnior. Na próxima segunda-feira, dia 29, será a vez do Dirigente Regional de Ensino, Laércio Albaricci, de ser honrado com a cidadania Caraguatatubense.
O mês de dezembro começa no dia 3 com as solenidades, desta vez premiando a atual Presidente da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Eloiza Antunes. No dia 9 será a vez do militar reformado e atual diretor de Trânsito local, Celso Antonio Rapaci. Finalizando, no dia 13 de dezembro será a vez do pai do Assessor Jurídico da Prefeitura, Cassiano Ricardo, o Assistente de Gabinete João Marcos de Oliveira.
Outros eventos dominam a agenda da Câmara neste final de Ano Legislativo. No dia 2 de dezembro, às 15 horas o Prefeito-mirim, seu Vice e Vereadores, da escola do bairro Casa Branca tomam posse no plenário do Parlamento. Já os Parlamentares de verdade, serão diplomados pela Juíza Eleitoral, Regiane dos Santos no próximo dia 17 de dezembro, às 19 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Curso SENAC Administração de Pessoal

LOCAL: Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba
Av. Frei Pacífico Wagner, 295 Centro (12)3883-1303 C/ Ana Teresa
Carga Horária: 120 Horas
Horário: Aos Sábados das 13:00 Ás 17:00
Pré Requisitos: Ter 16 anos completos e estar cursando a 2ª sério do Ensino Médio
Método: Aulas Teóricas
Programa:
·1 Administração Empresarial
·1 Conceito de Empresa
·2 Recursos Empresariais
·3 Funções Básicas do Administrador
·4 Habilidade do Administrador
·5 Planejamento Estratégico, Tático e Operacional
·6 Administração de Recursos Humanos
·7 Objetivos da Área
·8 Recrutamento e Seleção
·9 Treinamento e Desenvolvimento
·10 Administração de Cargos e Salários
·11 Benefícios
·12 Avaliação de Desempenho
·13 Empregabilidade
·14 Segurança e Medicina Ocupacional no Trabalho
·15 Matemática Básica
·16 Operações Fundamentais
·17 Regra de Três Simples
·18 Porcentagem
·19 Legislação Trabalhista e Previdenciária
·20 Hierarquia das Leis
·21 Convenção/acordos/dissídios/coletiva de Trabalho
·22 Controle de Jornada de Trabalho
·23 Salários e Remuneração
·24 Décimo Terceiro Salário
·25 Férias
·26 Rescisão de Contrato de Trabalho
·27 Noções de Custeio e Benefícios da Previdência Social
·28 Rotinas de Administração Pessoal
·29 Admissão de Empregados
·30 Jornada de Trabalho
·31 Cálculo de Folha De Pagamento
·32 Encargos Sociais
·33 Cálculo de Férias
·34 Cálculo de Rescisão de Contrato de Trabalho
·35 Prazos de Arquivamento
·36 Obrigações Mensais e Anuais
Material didático - O SENAC oferece: apostila e o livro manual de administração de pessoal; autora cecília soares iório; editora senac são paulo.
Certificação: O SENAC confere o certificado de conclusão do curso.
Valor do Curso: R$868,00 - poderá ser parcelado em 7 cheques de r$124,00.
Início: quando formar turma de no mínimo 15 pessoas. (Fonte: ACE-Caraguá)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Ilhabela receberá cruzeiro no domingo

Ilhabela - A Capital da Vela receberá cerca de 40 mil turistas dos chamados navios de cruzeiros a partir do próximo domingo. A exemplo do ano passado, as embarcações farão 29 escalas na Ilhabela. O diferencial desta temporada é o turismo internacional, responsável por oito das 29 escalas. “O Tropicale virá diretamente de Punta Del Leste.
Conseqüentemente, os passageiros vão desembarcar com mais entusiasmo e contribuirão para melhorar ainda mais a qualidade do nosso turismo”, comemora Ricardo Fazzini, o ex-secretário de Turismo que reassumirá a pasta em janeiro.
Para conquistar os novos turistas, Ilhabela decidiu investir em mão-de-obra especializada. “Através de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), treinamos cerca de 90 profissionais da área, entre pessoas físicas e jurídicas”, conta Fazzini.
Segundo ele, ao longo dos próximos quatro anos também estão previstos cursos de idiomas. “Esta era uma falha apontada pelo receptivo que já está sendo corrigida. Em termos de infra-estrutura, Ilhabela já é a melhor cidade para escala de navios de cruzeiro.
Oferecemos píer privativo, atendimento médico, segurança e outros valores agregados, como música ao vivo, queima de fogos de artifício, além de outros benefícios.”
Fazzini, que também atua como vice-presidente da Associação Brasileira dos Portos de Cruzeiros Marítimos (Brasil Cruise), com sede na Cidade, revela que Ilhabela mantém bom relacionamento com as companhias e pretende proporcionar condições para que outros portos paulistas também recebam navios de cruzeiro. Ano passado ele reuniu Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros envolvidos nas questões burocráticas dos navios de cruzeiro para viabilizar as escalas de navios internacionais.
A equipe da Anvisa inspeciona condições do sistema de climatização dos navios; armazenamento, manipulação e preparo de alimentos; água para consumo humano; controle sanitário dos passageiros; condições do tanque de retenção e tratamento de dejetos e águas servidas; controle dos resíduos sólidos; controle de vetores (transmissores de doenças, como febre amarela, dengue e malária) e análise documental, inclusive do formulário de água de lastro. (Fonte: Imprensa Livre)

Festival de jazz agita ilha
Evento mistura música e gastronomia a partir de hoje, com nomes como Christian Scotti e Corey Harris

Ilhabela - O Festival Jambalaya traz à Ilhabela neste fim de semana dois grandes astros do jazz e dos blues: Christian Scott e Corey Harris, ambos de New Orleans (EUA). O festival que mistura música e gastronômia também contará com a participação do chef Daniel Bonnot, de New Orleans, que dará palestras e fará demonstrações para restaurantes locais.
Scott, uma das maiores revelações do trompete norte-americano, já recebeu prêmios significativos de revistas especializadas como trompetista. Scott foi citado por Wynton Marsalis, um dos maiores trompetistas do jazz norte-americano, como um dos destaques da nova geração.
Harris, além de excelente trompetista, também é considerado um dos maiores estudiosos do gênero, pesquisando inclusive as raízes africanas para melhor entender e interpretar suas músicas. No ano passado, Harris foi o protagonista do documentário sobre blues realizado pelo diretor de cinema Martin Scorsese.
E o melhor, as apresentações dos dois músicos serão feitas em um palco na Vila- centro comercial e turístico de Ilhabela, com entrada franca ao público. Christian Scott se apresenta hoje, às 21 horas; amanhã, no mesmo horário, o show será com Corey Harris.
CREOLE - No domingo, às 13 horas, será realizado no Ecopoint, na Barra Velha, o Jamba Session, evento que mistura música com gastronômia.
Os ingressos limitados, apenas 120 liberados ao público, custam R$ 50 e dá direito a apresentação de Scott e outros músicos e também da tradicional comida "creole" , do Estado da Louisiana (EUA).
O prato principal será o jambalaya- risoto com frutos do mar, frango, linguiça e o típico tempero da Louisiana. A bebida oficial será o "hurricane" (furacão), run com o licor granadini, feito a base de frutas vermelhas, também típica daquele estado. O jambalaya será preparado pelo chef Daniel Bonnot.
Segundo Edson Akio Takayanagi, diretor de marketing do evento, o festival não visa grande volume de público, mas sim um público de qualidade e muito charme. Em 2005 está prevista uma parceira com o New Orleans Jazz & Heritage Foundation, que organiza o festival de jazz de New Orleans, há 36 anos e que atrai um público estimado em 500 mil pessoas do mundo todo.
O Festival Jambalaya tem como objetivo difundir a música e a gastronômia da Louisiana e é promovido pelo governo daquele estado, com apoio do consulado norte-americano e apoio da prefeitura de Ilhabela. O Ecopoint fica na rua dos Carijós, 2.000, na Barra Velha. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

TRE rejeita recurso contra eleição de Juan Pons Garcia

São Sebastião - O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) rejeitou ontem o recurso impetrado pela coligação 'São Sebastião Vive Melhor', que apoiou a reeleição do prefeito Paulo Julião (PSDB).
Os seis desembargadores votaram contra o recurso, confirmando a decisão dada no dia 2 de outubro pelo juiz Luiz Antonio Carrer, em São Sebastião.
A coligação denunciou Juan Pons Garcia (PPS) e seus assessores por abuso de poder político e econômico nas eleições.
Entre as provas apresentadas no tribunal constavam fitas de vídeos e CD-Room onde Pons Garcia e assessores supostamente reivindicavam recursos para a campanha do empresário Luiz Carlos dos Santos, dono da empresa de trasnportes que opera no município.
O advogado da coligação de Julião, Luiz Antonio Curi,lamentou a decisão do TRE. Segundo ele, os desembargadores entenderam que não teria havido o pagamento dos recursos solicitados.
"Vamos recorrer, cobrando explicações das argumentações feitas pelos desembargadores", afirmou. A coligação também recorrerá ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em Brasília.
COMITIVA - Vários assessores de Julião estiveram em São Paulo para acompanhar o julgamento.
A decisão do TRE teria acabado com as esperanças de Julião em permanecer no cargo a partir de 2005, com a possível cassação do prefeito eleito.
O vereador Marcos de Souza(PSDB), um dos lideres do prefeito, preferiu não se manifestar sobre o assunto.
Pons Garcia não foi localizado para falar sobre a decisão do TRE. O prefeito eleito viajou para a Europa. (Fonte: ValeParaibano)

Presidente da OAB convoca população para manifesto contra violência
“A caminhada visa mostrar que queremos mudanças na segurança pública”

São Sebastião - Em discurso na tribuna da Câmara, logo após o encerramento da sessão de terça-feira, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subsecção São Sebastião/Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado (foto), convocou a população do município a participar do ato público “São Sebastião pede Paz”, que será realizado no próximo dia 30, a partir das 15h, com concentração na Rua da Praia.
Ele também fez um desabafo quanto às condições atuais de segurança e o crescimento da violência nos últimos meses. “O Estado de São Paulo tem uma Justiça morosa, retrógrada, por isso nossa classe está de luto. Espero que não precisemos ficar de luto pela falta de segurança”.
Luiz Tadeu diz temer pelo destino da cidade. “O medo está em todo lugar. Não existe um dia que não tenhamos notícias de violência.
Traficantes operando livremente, muita gente usando droga, assaltos, estupros e até balas perdidas vitimando nossos jovens. Até agora vimos pessoas reclamando isoladamente. São Sebastião ainda não mostrou sua força. Não é justo que não tenhamos paz para criarmos nossos filhos ou colocarmos a cadeira na calçada para tomarmos uma brisa, como acontecia antigamente. Nossa polícia não tem recursos e o poder público tem de ser mais dinâmico”, declarou o presidente da OAB. “Aqueles que mandam têm que mostrar a situação; quando existe comodidade fica difícil”, completou.
Ele acredita que um dos motivos do aumento da violência é o crescimento desordenado da cidade. “Pessoas que invadiram centenas de lotes não recolhem impostos, não tem emprego, então, partem para a violência”.
De acordo com o presidente, a caminhada do próximo dia 30 visa mostrar que a sociedade está descontente e exige mudanças na segurança pública. “Todos nós já tivemos amigos ou parentes vitimados pela violência. Proporcionalmente é equivalente ao Rio de Janeiro.
Temos cerca de 60 mil habitantes e todo dia temos casos noticiados, fora aqueles que nem são registrados por conta de delegacias fechadas”.
Ainda segundo Luiz Tadeu, “o povo está deixando de confiar na polícia”. Para ele, isso pode trazer conseqüências ainda mais graves. “É ruim porque o traficante toma conta, fazendo benefícios para famílias e ganhando o silêncio.
Fico triste de ver nossa cidade estampada nos jornais. TV noticia que não consegue subir o morro para fazer reportagem . Temos de pressionar as autoridades e conscientizar a população que o povo é a grande força da democracia”, finalizou.
A OAB ainda está recebendo doações de copos de água mineral e camisetas brancas, na rua Expedicionários Brasileiros, 156, no Centro Histórico. Após a caminhada, o manifesto da paz será encerrado com um ato ecumênico na Rua da Praia. A expectativa é que pelo menos 2 mil pessoas participem do “São Sebastião pede Paz”. (Fonte: Imprensa Livre)

Pesquisas sobre Parque Estadual devem começar em janeiro

São Sebastião - O Parque Estadual: Núcleo São Sebastião contará com amplo estudo sobre os meios biológico, físico e antrópico, relativo às ações do homem. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira pelo diretor do Núcleo, Edson Marques Lobato, durante a reunião do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação.
Ele explica que os profissionais serão altamente qualificados. O KfW, instituição financeira alemã, realiza consultoria para avaliação dos projetos a serem contratados. A assessoria de imprensa da SMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) informa que o KfW bancará os trabalhos, cujo valor ainda não está definido. A contratação será pela mesma empresa, mas a verba será liberada a fundo perdido.
Os estudos em campo devem começar em janeiro de 2005. Os resultados das pesquisas servirão para elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual e Zoneamento da área, já em andamento por técnicos da SMA. O estudo abrangerá os demais núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar do Litoral Norte.
Conselho Consultivo - O Conselho Consultivo do Parque Estadual no Núcleo São Sebastião participará da elaboração do Plano de Manejo e de Zoneamento. Na noite de segunda-feira ocorreu a segunda reunião ordinária dos conselheiros nas dependências do Cebimar (Centro de Biologia Marinha) da USP.
O conselho é formado por representantes da sociedade civil organizada, prefeitura e órgãos do Estado. Cerca de 30 pessoas, entre conselheiros e convidados participaram da reunião. Entre os convidados, estavam futuros secretários do governo municipal eleito.
O conselho deveria discutir na segunda-feira programa de fiscalização, o que não ocorreu em razão de falta de tempo. A reunião começou com exposição de pesquisa feita pela organização não governamental AL Norte (Ambiental Litoral Norte) sobre o Parque Estadual de São Sebastião. O trabalho é denominado Projeto de Percepção da Paisagem e Conservação Ambiental. Foram aplicadas entrevistas a 226 moradores, 116 turistas e 17 guias de turismo.
André Viana, presidente da Al Norte, explica que a pesquisa científica não foi feita para identificação e contagem do número de pessoas que ocupam o parque, mas para apurar a percepção que têm sobre a Unidade de Conservação. Ele afirma que a maioria dos 226 moradores está distribuída na cota 40 (entorno tombado pelo Condephaat), e o restante no limite e dentro do parque. A equipe de pesquisadores percebeu que a ocupação avança para a Unidade de Conservação.
Lobato afirma que os pesquisadores a serem contratados (pelo KfW) farão pesquisa sobre a ocupação e poderão revelar estimativa de pessoas residindo nas áreas. “Mas não devemos ter expectativa de número exato, ou seja, 100% de dados, já que o estudo deve abranger os demais núcleos”, disse.
AL Norte - Os resultados obtidos pela pesquisa da AL Norte revelam que a maior parte dos moradores desconhece a existência do Parque. Em relação às formas de exploração da natureza, 11% dos entrevistados declararam ou deram indícios de que caçam animais silvestres; 10,3% desmatam para o cultivo de roças; 5,2% declararam cortar palmito; e 4,5% coletam epífitas e bromélias para a venda.
A pesquisa mostra também que a migração está em pleno curso. Cada vez mais pessoas chegam ao município e ocupam áreas irregulares no entorno ou no próprio Parque. “São parentes e amigos de moradores mais antigos em busca de melhores condições de vida”, relatam os pesquisadores.
André Cabral, também da Al Norte, que expôs os resultados da pesquisa, afirma que foi possível constatar boa qualidade de vida dos moradores, em sua maioria vinda de regiões pobres do país. Ele explica que as famílias têm melhor condição de vida porque contam com escolas para os filhos e atendimento médico. Além disto, os pais conseguem recursos por meio de emprego temporário. A qualidade de vida, então, provoca o aumento da ocupação porque estas famílias chamam parentes para migrar à cidade.
Divergências - Lobato observa que durante a reunião dos conselheiros ficaram claras divergências entre os que priorizam a defesa do meio ambiente e os que defendem o homem em primeiro lugar. O biólogo André Rossi, um dos conselheiros, proprietário da Fundação Animália, em São Sebastião, foi enfático. Segundo ele, para resolver o problema da ocupação dentro do Parque a medida é retirar as famílias da área. Também alertou para a importância de uso de arma para combater ações de criminosos dentro da Unidade de Conservação (veja texto nesta página).
Lobato considera que não se deve optar pelo meio ambiente em detrimento do bem estar das pessoas, e vice-versa. Quanto à ocupação dentro do parque, ele é obviamente contra, mas disse que a problemática precisará ser discutida para solução.
Para agilizar os trabalhos do Conselho Consultivo do Parque Estadual de São Sebastião, a conselheira Valéria Hadel, que representa o Cebimar/USP, propôs a criação de comiss