Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 30 de novembro de 2004 - Nº 1166 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
-

Caraguatatuba
Acusado de clonar cartões é preso em Caraguá
3 morrem em acidentes em Caraguá
Bala perdida fere rapaz em perseguição
Polícia crê em plano de novo assalto
Escola elege samba em homenagem à Caraguá
Audiências Públicas sobre Plano Diretor e Lei de Zoneamento acontecem na Fundacc
Educação de Caraguá comemora o Natal com apresentações dos alunos
Ricardo Toledo realiza campeonato virtual
Caraguá inaugura Espaço Educacional e Cultural Mario Covas no dia 15 de dezembro
6º Encontro de Dança reuniu 140 alunos em 10 apresentações
Nomes de rua dominam a pauta na Câmara de Caraguá
Prefeitura entrega rádios de transmissão e elabora projeto de melhorias para pescadores


Ilhabela
-

São Sebastião
São Sebastião faz manifestação pela paz
Mulher morre afogada na praia do Arrastão
Mutirão contra a dengue é realizado em ilha da Costa Sul

Ubatuba
Ubatuba Natal 2004
Ubatuba prepara segurança para temporada de verão
Charles Medeiros em visita ao Presidente do ITV
André Rafael é o 1° "Bí" do Municipal de futmesa
Exposição de Trabalhos Pedagógicos Agitam Colégio Taba


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral

Acusado de clonar cartões é preso em Caraguá
Usuário percebe equipamentos instalados em caixa eletrônico e aciona a polícia

Caraguatatuba - O estudante universitário Luiz Alcântara Silva Júnior, 26 anos, de São Paulo, foi preso anteontem em Caraguatatuba acusado de clonar cartões bancários em um caixa de auto-atendimento no bairro do Getuba.
O suspeito foi preso depois que um usuário percebeu os equipamentos de clonagem instalados na máquina. Segundo a polícia, o acusado tentou fugir mas foi localizado pela Polícia Militar nas proximidades da praia de Massaguaçu.
Em seu carro, um Fiat Uno, a PM localizou equipamentos eletrônicos que seriam utilizados para clonar as senhas e os números do cartões. Parte dos equipamentos, entre eles uma filmadora, foi encontrada no caixa.
Segundo o usuário disse à polícia, seu cartão teria ficado retido quando o inseriu no caixa.
Ele disse à polícia que, ao puxar o cartão, saiu junto um equipamento que teria sido introduzido pelo universitário na máquina. Depois de perceber a fiação e a filmadora, ele decidiu acionar o gerente do posto de gasolina, onde fica o caixa.
Segundo a polícia, o acusado acompanhava tudo dentro de seu carro, onde foram encontrados pela polícia os equipamentos que captavam as senhas e os números dos cartões, via rádio. O suspeito se negou a dar declarações à polícia. Nenhum advogado de Silva Júnior foi localizado.
De acordo com a polícia, o universitário pagaria R$ 50 pela clonagem de cada cartão, que seria feita em Campinas. Com a prisão do universitário, a polícia tenta esclarecer outros casos de clonagem de cartões ocorridos na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

3 morrem em acidentes em Caraguá

Caraguatatuba - Três pessoas morream em dois acidentes ocorridos anteontem em Caraguá. Alexandre Ferreira de Souza e Joice Carina Ramos, ambos de 18 anos e moradores de São José dos Campos, morreram em um acidente de moto na Rio-Santos. Marcelo Augusto dos Santos, de 3 anos, morreu após ter sido atropelado no bairro do Poiares.
Souza e Carina tinham ido passar o domingo em Ubatuba, junto com mais quatro amigos. No retorno, por volta das 16h, Souza perdeu o controle da moto numa curva do km 84, na Praia da Mococa. A moto, uma XT-225, chocou-se com um Corsa, de Aparecida.
Os dois morreram no local do acidente. No Corsa ninguém, ficou ferido.
Souza e Carina moravam no Jardim São Vicente. Os dois eram amigos. Ele tinha se formado torneiro mecânico e aguardava o início do trabalho. Carina era estudante. O corpo de Souza foi levado no domingo para São José e enterrado ontem à tarde no Cemitério Paraíso. O corpo de Carina seguiu ontem à tarde para São José.
Presentimento - Os amigos que acompanhavam Souza na viagem até Ubatuba disseram que ele havia sonhado com o acidente de moto, na noite de sábado para domingo, ainda em São José. Ele não teria conseguido dormir.
Souza teria permanecido calado em Ubatuba, incomodado com o sonho.
Em Caraguá, às 17h do domingo, o menino Marcelo foi atropelado quando atravessava uma rua no bairro do Poiares. Ele foi atropelado quando ia brincar com amigos no outro lado da rua. O proprietário do veículo parou e ajudou a socorrer o menino. Marcelo morreu antes de dar entrada na Santa Casa. (Fonte: ValeParaibano)

Bala perdida fere rapaz em perseguição

Caraguatatuba - O técnico em computação Antonio César dos Santos, 21 anos, foi atingido por uma bala perdida durante uma troca de tiros, ocorrida no sábado à noite, entre a Polícia Militar e um suspeito de assalto. O tiroteio aconteceu no bairro Pontal Santa Marina, em Caraguatatuba.
O suspeito, que fugiu após bater o carro em um poste, faria parte da quadrilha que invadiu a Pousada das Garças na última quinta-feira, durante um concurso de modelos, e roubou cerca de R$ 10 mil em jóias, dinheiro e celulares.
Santos estava internado em estado grave na Santa Casa de Caraguá até ontem às 20h. Ele retornava de uma padaria com a namorada D.S., 18 anos, por volta das 23h, quando foi atingido nas costas. A mulher não se feriu.
O rapaz foi encaminhado ao hospital com uma bala alojada na espinha. Segundo informou o hospital, o estado de Santos é grave, apesar dele estar consciente.
Prisão - No domingo, uma operação conjunta feita pelas polícias Civil e Militar resultou na prisão de parte da quadrilha que invadiu o desfile, realizado pela agência Mega Models, de São Paulo. Os assaltantes usaram metralhadoras, pistolas automáticas e até uma granada no assalto.
Após investigações, foram presos no bairro do Golfinho E.J.P., 26 anos, de São José, R.G.M., 23 anos, de Guarulhos, S.S.C., 24 anos, de Santo André, e R.S.S., 21 anos, de Caraguá.
Em outra casa, no bairro do Travessão, foram detidos R.P.N., 22 anos, de Taubaté, e R.L., 37 anos, de Caraguá. Não foi informado se um dos presos era o suspeito perseguido pela PM na noite anterior.
Em posse da quadrilha, a polícia apreendeu armas, munições para calibres 38 e 32 e vários aparelhos celulares roubados durante o assalto à pousada.
Segundo a polícia, há a suspeita de que quadrilha programava uma grande ação na cidade, devido aos equipamentos encontrados nas residência onde ocorreram as prisões (leia texto nesta página).
Morte - Além do assalto, a polícia suspeita que o grupo seja responsável também pela execução de um casal na noite da última sexta-feira, no bairro do Rio Claro.
Um homem aparentando 35 anos teria sido torturado e depois morto com sete tiros. A mulher, de cerca de 22 anos, foi morta com dois tiros. Um rolo de fita adesiva, idêntico ao utilizado para amarrar as mãos do homem assassinado, foi localizado na casa onde a quadrilha foi detida.
O comandante da PM em Caraguá, capitão Valter Padula, não quis comentar o caso ontem.
A delegada titular, Elizabeth Zago Maluf, afirmou que as armas dos PMs foram apreendidas para exame de balística.(Fonte: ValeParaibano)

Polícia crê em plano de novo assalto

Caraguatatuba - A delegada Elizabeth Zago Maluf disse que a polícia tenta identificar e prender os demais integrantes da quadrilha que assaltou a Pousada das Garças. Dois assaltantes ainda estariam foragidos.
Segundo a delegada, as armas, munições e equipamentos apreendidos em poder da quadrilha comprovariam que os assaltantes pretendiam realizar um assalto a banco ou uma ação de grande porte na cidade.
Foram apreendidos maçaricos de alta pressão, de acetileno e de oxigênio, rádio-comunicadores, um macaco hidráulico utilizado no transporte de cofres e caixas eletrônicos e capuzes.
A polícia está checando os nomes das pessoas detidas, por suspeita de que elas estariam utilizando documentos falsos.
Todas os detidos no fim-de-semana foram indiciadas por formação de quadrilha, receptação e uso de drogas.
A polícia tenta encontrar agora as metralhadoras, pistolas automáticas e a granada utilizadas no assalto à pousada. O armamento estaria em poder dos foragidos. (Fonte: ValeParaibano)

Escola elege samba em homenagem à Caraguá
Enredo feito por compositores da cidade fica em 4º lugar; festa conta com a presença do prefeito Antonio Carlos da Silva

Caraguatatuba - A escola de samba 'Unidos da Tamandaré', de Guaratinguetá, escolheu no domingo, 28, o enredo que vai homenagear Caraguatatuba no Carnaval de 2005. A eliminatória contou com sete sambas, sendo um feito por compositores de Caraguá. O tema principal foi "Caraguá, um tempero de mãe".
Representaram o município Chalinho e Henrique Galvão, junto com os intérpretes Sissi, Robinho e Celso do Banjo. Na final, eles conquistaram o quarto lugar.
O vencedor foi o enredo dos compositores de Guaratinguetá, Anderson, Flavinho, Ney e Severino. O samba destaca as lendas, o povo caiçara, a gastronomia, a natureza e o desenvolvimento da cidade.
O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, entregou um troféu aos vencedores e elogiou a participação de todos os compositores e intérpretes. Ele também agradeceu a homenagem da agremiação para a cidade. "Desejo que a escola vença a disputa com garra e emoção. São 40 anos de participação das pessoas, que lutaram para que a Tamandaré fosse, hoje, uma grande escola. O Carnaval de Guará é reconhecido como o melhor do estado e do país", disse o prefeito. (Fonte: PMC)

Audiências Públicas sobre Plano Diretor e Lei de Zoneamento acontecem na Fundacc
As Audiências Públicas sobre o Plano Diretor e as novas diretrizes da Lei de Zoneamento do município de Caraguatatuba acontecem nos próximos dias 1º e 6 de dezembro, na Fundacc

Caraguatatuba - As Audências Públicas sobre o Plano Diretor e as novas diretrizes da Lei de Zoneamento do município de Caraguatatuba já estão marcadas e irão acontecer no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
Neste dia 1º de dezembro, quarta-feira, a reunião acontece, a partir das 9 horas. No dia 6, segunda-feira, a audiência terá início às 18 horas.
As plantas dos novos projetos estão disponíveis para consulta na Associação dos Engenheiros e Arquitetos e também na própria sede da Fundacc.
Ambas as audiências são abertas à participação da população em geral, além de especialistas no assunto, autoridades e sociedade civil organizada. (Fonte: PMC)

Educação de Caraguá comemora o Natal com apresentações dos alunos

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, já está em clima de comemoração natalina juntamente com as unidades escolares administradas pela Prefeitura Municipal.
Para celebrar o Natal, durante o mês de dezembro, a cidade contará com uma programação especial que inclui apresentações de dança e coral e vários estabelecimentos de Caraguatatuba.
Assim como nos anos anteriores, os cartões de Natal também serão feitos pelos alunos das unidades escolares. Neste ano, são responsáveis pela confecção dos desenhos e mensagens as EMEFs “Bernardo Ferreira Louzada”, do Rio do Ouro, “Masako Sone”, do Pegorelli, “Alaor Xavier Junqueira”, do Travessão e “Dr. Carlos de Almeida Rodrigues”, do Indaiá.
Além disso, mais 5 unidades escolares e 2 CEIs realizarão apresentações natalinas. A primeira apresentação acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Educação, com o coral de alunos da EMEF “Luiz Ribeiro Muniz”, da Martim de Sá, no dia 13, às 15h.
No dia 14, a EMEF “Prof João Baptista Gardelin” levará o coral de alunos para uma apresentação no Caraguá Praia Shopping, às 15h.
No dia 15, os alunos da EMEF “João Benedito Marcondes”, do Barranco Alto, apresentam um número de dança no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, às 14h.
A EMEF “Prof Lúcio Jacinto dos Santos”, do Tinga, comparece no dia 16/12, às 15h, no Paço Municipal para a apresentação dos alunos participantes do projeto de flautas.
No dia 17/12, o Supermercado Silva Indaiá receberá os alunos da EMEF “Pedro João de Oliveira”, da Tabatinga, que se apresentarão na modalidade dança, às 10h. Ainda no dia 17/12, também às 10h, as crianças do CEI Messias Mendes de Souza”, do Ipiranga, farão uma apresentação de coral na praça do coreto.
Encerrando as comemorações natalinas com chave-de-ouro, os alunos do CEI “Profª Maria Carlita Saraiva Guedes”, do Morro do Algodão, cantarão músicas natalinas no supermercado Pão-deAçúcar, às 15h. Prestigie nossas crianças! (Fonte: SME/PMC)

Ricardo Toledo realiza campeonato virtual

Caraguatatuba - O 1º Curso de Introdução à Arbitragem do Surf terminou com a realização de um campeonato virtual que aconteceu no auditório das Faculdades Integradas Módulo neste último sábado, dia 27 de novembro.
Idealizado pelos alunos do curso de Educação Física da Faculdade, Jonas Ricci (Shaper e juiz profissional) e Ricardo Toledo (Bicampeão Brasileiro de Surf Profissional), o curso tem um perfil sócio-iterativo e teve como objetivo proporcionar aos pais, alunos e professores a interação com o surf tornando o julgamento mais acessível às pessoas do Litoral Norte, criando uma mão de obra local de maior qualidade.
Ricardo Toledo foi o responsável pelas atividades deste último módulo, onde foi feito um questionário para avaliar quanto os participantes assimilaram do conteúdo que foi passado durante as duas primeiras etapas do curso.
Além do questionário foi feito um campeonato virtual com a utilização dos recursos de multimídia e um telão onde foi passado um filme de surf que serviu como base para a análise do grau de dificuldade de manobras, pontos críticos da onda, aproveitamento de uma onda e manobras inovadoras.
Durante o filme os participantes do curso tiveram que avaliar algumas ondas, simulando uma bateria de surf, dando notas para estas ondas. Toledo participou como Spoter, “chamando” as ondas que deveriam ser julgadas, exatamente como acontece em campeonatos de surf.
Ao termino desta avaliação foi feito um comparativo das notas dadas pelos participantes. O resultado foi muito positivo, mostrando que o objetivo foi atingido, pois a grande maioria das notas estava dentro dos critérios de julgamento.
Ricardo Toledo lembrou que o curso deu noções básicas de julgamento e que há a necessidade da participação em campeonatos de bairros e até municipais como estagiários para aprimorar as técnicas de julgamento e atingir o objetivo de ser um arbitro de surf. “Espero que deste curso saiam algumas sementes que possam vir a ser juizes em competições de todos os níveis” finalizou o bicampeão brasileiro de surf.
Ao término deste último módulo todos os participantes receberam o certificado de conclusão do 1º Curso de Introdução à Arbitragem de Surf que teve como patrocínio as Faculdades Integradas Módulo e Água do Mar Surf Shop.
Ainda está programado um festival de surf que estará utilizando a mão de obra dos participantes deste curso que formarão toda a equipe técnica.  (Fonte: Renato Boulos)

Caraguá inaugura Espaço Educacional e Cultural Mario Covas no dia 15 de dezembro

Caraguatatuba - Caraguatatuba vai receber no dia 15 de dezembro o Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas, uma das 40 obras que serão inauguradas e entregues à população até o final da gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva.
Com 618 lugares, equipado para receber grandes espetáculos de teatro, dança e música, assim como sediar eventos e convenções, a obra vai transformar o cotidiano do caiçara.
O Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas conta com um palco com 12X29 metros, cinco camarins, sendo um vip; sala de aquecimento abaixo do palco para atores e bailarinos, vestiário, sala de imprensa e sala vip para entrevistas, chapelaria, bilheteria, sala administrativa, copa e banheiros.
A inauguração, prevista para as 20 horas do dia 15, será dividida em vários momentos; a praça em frente ao Espaço Educacional e Cultural recebe o nome de Lucinha Mendonça, esposa do Dr. Marcos Mendonça, ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo e atual presidente da Fundação Padre Anchieta -TV Cultura; seguindo a programação, acontece a inauguração do Busto Mario Covas. Na seqüência serão entregues as obras dos artistas plásticos de Caraguatatuba, Antonio Carelli, Ben-Hur Vernizzi e Juliano Junqueira, e seguindo a inauguração do Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas.
Os convidados desta noite assistem a uma apresentação artística, fechando a noite de inauguração.
A programação artística segue até dia 21, com apresentações de teatro e música.
No dia 14, acontece uma pré-estréia para convidados, com o espetáculo Contos de Areia, uma produção da Fundacc, com música, teatro e dança. A peça será apresentada especialmente aos operários que participaram da construção da obra e também para suas famílias, assim como familiares dos alunos das oficinas culturais participantes do espetáculo, professores, funcionários e pessoas envolvidas no processo de realização do espaço – “Assim, criamos uma maneira de agradecer aos profissionais o trabalho realizado e proporcionamos a eles, a oportunidade de realmente inaugurar o Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas, oferecendo um espetáculo caiçara, também feito por nós”- comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc.
No dia 16 acontece o espetáculo A Mandrágora, do grupo Tapa, direção de Eduardo Tolentino, clássica comédia de Nicolau Maquiavel; já no dia 17, Pedro Paulo Pedregulho ou Olha o Nariz Dele!, de Cíntia Alves, uma deliciosa comédia infanto-juvenil da Cia Le Nez; no dia 18 é a vez de Regina Duarte, com o espetáculo Coração Bazar, direção de José Possi Neto. No dia 19, acontece a apresentação da do Cordel Encantado, da Cia Repentistas do Corpo; no dia 20, a Orquestra de Cordas & Acordes de Tatuí, e no dia 21, fechando a programação de inauguração, o espetáculo Bumba-meu-Boi, peça vencedora do Mapa Cultural Paulista 2004, direção Adbailson Cuba. (Fonte: Fundart)

6º Encontro de Dança reuniu 140 alunos em 10 apresentações

Caraguatatuba - O 6º Encontro de Dança, desenvolvido por meio dos Projetos Especiais de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, reuniu no Centro Esportivo, na última sexta-feira 26, cerca de 140 alunos em 10 apresentações, com coreografias desenvolvidas pelos professores Adriana Pileggi, Laís Lippi, Rosemary Santos e Edvaldo Silva, nas EMEFs dos bairros Morro do Algodão, Jardim Califórnia, Travessão e Tinga.
As apresentações foram realizadas com o objetivo de encerrar as atividades do ano letivo de 2004. Estiveram presentes no evento a Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, responsável pela implantação do projeto em 2001, a presidente do CPP, Profª Antonia Ribeiro da Silva, diretores de escolas, professores, supervisores de ensino além de pais de alunos e comunidade.
O projeto de Dança, vem sendo realizado com grande sucesso há 5 anos na rede municipal, faz parte dos Projetos Especiais de Educação Física, cujo principal objetivo é desenvolver na criança a expressão corporal, a percepção do espaço, a capacidade de movimento e um autoconhecimento do corpo. Desde o início do trabalho, já participaram do projeto cerca de 500 alunos
Após as apresentações, diretores, professores e a Secretária de Educação, Roseli Morilla receberam homenagens. Segundo explicou a Secretária, “é uma grande satisfação poder assistir ao resultado positivo desse projeto, que mostra a qualidade as atividades desenvolvidas com as crianças da rede pública. Temos orgulho de ter iniciado esse projeto e acreditado plenamente em sua realização como pudemos perceber hoje, parabéns ás crianças e aos professores”, finalizou. (Fonte: SEL/PMU)

Nomes de rua dominam a pauta na Câmara de Caraguá
Acúmulo e importância das proposituras podem gerar Regime de Urgência ou Sessões Extraordinárias

Caraguatatuba - A Ordem do Dia da 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba está voltada para as denominações de rua. Ao todo são 5 projetos, todos de autoria do Legislativo.
Estando a poucos dias do final do ano Legislativo, nada impede que os vários projetos constantes no Expediente possam dar entrada em Regime de Urgência ou até ser feita uma ou mais Sessões Extraordinárias. Cerca de 10 projetos ainda tramitam e estão aptos a serem discutidos e votados em plenário.
Um projeto em Regime de Urgência necessita da assinatura de 12 Vereadores e uma Sessão Extraordinária só pode ser convocada com 48 horas de antecedência.
A última Sessão Ordinária do ano está marcada para o dia 14 de dezembro, mas tanto esta como a anterior, do dia 7 de dezembro, deverão ser reservadas para a votação do Orçamento Municipal de 2005, que por força do Regimento Interno, é votado em dois turnos e necessita de toda a Ordem do Dia voltada exclusivamente para esta propositura.
Quanto a Sessão Ordinária do dia 30 de novembro, são 5 (cinco) os projetos constantes na Ordem do Dia. A Vereadora Dalva Santana (PMDB), quer denominar a atual travessa Recife na Alameda Ernesto de Albuquerque, no bairro do Porto Novo, de “Américo Calandrelli”. O Vereador Nilson Lopes da Silva – Nézão (PPS), quer denominar de “Odete Correa Bernardo” a atual travessa projetada, localizada no bairro do Jaraguazinho.
O Vice-Presidente Juarez Pereira Pardim – Juarez Pardim (PPS), quer denominar “Joaquim Gomes Miranda” a atual rua B , no bairro do Rio do Ouro. O Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), também apresentou projeto e quer denominar “Daltro Brock de Oliveira Júnior” a atual rua 7, localizada no Jardim Maristela e finalizando o Parlamentar Aurimar Mansano (PTB) denomina de “Maria da Conceição Antero dos Santos” a atual rua 10, localizada no Jardim dos Sindicatos, no Porto Novo. (Fonte: PMC)

Prefeitura entrega rádios de transmissão e elabora projeto de melhorias para pescadores
Rádios serão destinados aos pescadores carentes; projeto garante combustível e seguro desemprego aos profissionais

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba concedeu nesta segunda-feira, 29, oito aparelhos de rádio de transmissão aos pescadores da Colônia Z-8 “Benjamin Constant”, localizada no bairro Indaiá. Foi anunciado também a elaboração de um projeto de lei, que tem o objetivo de oferecer benefícios aos pescadores carentes da cidade.
Durante a cerimônia de entrega realizada no gabinete do prefeito Antonio Carlos da Silva, a secretária de Assistência Social de Caraguá, Ana Carolina Muri Simões Stringari, disse que os rádios ajudarão no trabalho dos pescadores. “Eles receberam os rádios, que serão usados nas embarcações, sendo que um aparelho ficará na base da colônia”, afirmou Ana Carolina.
O prefeito Antonio Carlos ressaltou que serão entregues também mais três aparelhos até o final do mês. “Temos respeito e carinho pelos pescadores, e já me considero um caiçara por adoção“. Os rádios foram entregues aos pescadores como cessão de uso (os profissionais podem usar os aparelhos, que pertencem ao município).
A secretária ressaltou ainda que os rádios também fazem parte do Programa “O Pescador – Valorizando o pescador, respeitando o mar”, que será encaminhado como projeto de lei para a Câmara. A proposta foi elaborada em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e a Colônia Z-8.
Sobre o projeto de lei, a secretária afirmou que a idéia é autorizar a concessão de benefícios, por parte do Executivo, aos pescadores como: combustível e uma verba na época do defeso do camarão, quando a pesca fica proibida.
“Com a aprovação do projeto, os pescadores artesanais em risco social poderão receber uma cota de combustível por mês e os pescadores de camarão uma verba (seguro-desemprego) durante os três meses do defeso”, disse a secretária.
Na proposta, para receber o seguro desemprego o profissional deve ser pescador de camarão, associado da colônia e munícipe de Caraguá, ter renda per capta de até R$ 100 e estar em dia com as documentações exigidas pelos órgãos responsáveis.
A entrega e a votação do projeto na Câmara devem acontecer até a última sessão ordinária do ano, no dia 14 de dezembro. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Ilhabela

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

São Sebastião faz manifestação pela paz

São Sebastião - Cerca de 2.000 pessoas são esperadas hoje para a manifestação 'São Sebastião Pede Paz', organizada pela OAB local. O ato, às 15h na avenida Altino Arantes, foi marcado para lembrar a morte da professora Joseane Pereira, 21 anos. No dia 30 de outubro, ela foi atingida por uma bala perdida durante um confronto entre gangues dos bairros Olaria e Itatinga. Dois dias depois, os traficantes fizeram outra vítima. Os crimes, até hoje não esclarecidos, originaram o movimento. Segundo o presidente da OAB local, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, o ato tem como objetivo cobrar o aumento da segurança. (Fonte: ValeParaibano)

Mulher morre afogada na praia do Arrastão

São Sebastião - O corpo de uma mulher foi encontrado próximo a costeira da praia do Arrastão, na costa norte de São Sebastião, na tarde de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima, ainda não identificado pela polícia, foi encontrado às 18h40, depois de denúncia de moradores. Segundo a Polícia Civil, a mulher trajava calça e blusa e aparentemente não apresentava sinais de violência. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) da cidade para exames necroscópicos. A Polícia Civil vai investigar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Mutirão contra a dengue é realizado em ilha da Costa Sul

(São Sebastião - Um mutirão de combate à dengue foi realizado, na última sexta-feira, em uma ilha da costa sul de São Sebastião, conhecida como “As Ilhas”. A iniciativa envolveu a equipe da Prefeitura que integra o PSF – Programa Saúde da Família – de Barra do Sahy, em parceria com a sociedade amigos de bairro.
“Não adianta um trabalho de prevenção bem feito no continente se as ilhas da região não receberem o mesmo cuidado”, alertou o coordenador do PSF, Sílvio Pimentel.
Com o apoio de voluntários, foram recolhidos vidros, garrafas, latas, entulhos e outros materiais que podem se tornar um criadouro do mosquito transmissor da dengue.
“Uma simples tampinha de garrafa é o suficiente para a proliferação do mosquito. É preciso que as pessoas tenham consciência dos riscos que isso pode causar à sua saúde”, informa Pimentel.
O presidente da SABS – Sociedade Amigos de Barra do Sahy –, Eduardo Nunes, afirma que, além da preocupação com a saúde, o mutirão também beneficia o turismo. “A ilha é um local bastante visitado, principalmente nessa época do ano”, afirma. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia

Ubatuba Natal 2004

Ubatuba - O Natal e considerado uma das maiores celebrações e em Ubatuba inicia-se no sábado, dia 04 de dezembro, a inauguração da decoração de Natal na cidade. O evento tem como realizadores a SETUR - Secretária de Turismo de Ubatuba, COMTUR – Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba, FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e Associação Comercial e Industrial de Ubatuba. Como parceiros contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação de Engenheiros e Arquitetos, Supermercado Paulista, Móveis Teixeira Leite, Gráfica São Lourenço e Esquina das Modas. Durante este período, esta celebração terá como novidades uma programação especial preparada pelos organizadores: FUNDART, COMTUR e SETUR: Coral, Retreta com Papai Noel, Sarau, Apresentação de Balé Clássico, Projeção de filme de Natal, entre outros. Os eventos se estenderão até o dia seis de janeiro de 2005, com apresentação dos grupos de Folia de Reis.
O evento, espera um grande número de turistas no período da sua realização, ou seja, de 04 de dezembro até 6 de janeiro de 2005.
Natal é o momento para renovar os sonhos, fortalecer a fé, fazer um brinde e sentir o que a cidade tem a oferecer, além de seus encantos naturais, uma programação variada. Confira a

Programação especial de Natal:

03 - Sexta Básica Musical – Fundart - Praça Anchieta, 38 às 19:00 h.
04 – Chegada do Papai Noel – Ilha dos Pescadores, às 18:00 h.
04 à 24 – Visita ao Papai Noel - Casa do Papai Noel no Calçadão, a partir das 9:00h (entrada doação de 1kg de Alimento não Perecível para Santa Casa).
04- Coral da Fundart – Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
04- Retreta com Papai Noel – Calçadão, Av. Maria Alves às 18:00 h.
05- Cine Debate - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 19:00 h.
07- Coral da Fundart - Calçadão, Av. Maria Alves às 18:30 h.
08- Sarau - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 18:00 h.
10- Sexteto (instrumentos de sopro e percussão) - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
11- Apresentação de Balé Clássico - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
11- Banda no Bairro – Picinguaba
12- Projeção de filme de Natal - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
12- Lira no Ipiranguinha – Rua da Cascata, Paróquia Local às 20:30 h.
17- Coral da Fundart - Calçadão – Av. Maria Alves às 19:00 h
17- Seresta - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
18- Sexteto – Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
18- Coral da Fundart na Igreja Matriz – Praça Exaltação à Santa Cruz às 20:30 h.
19 - Projeção de filme de Natal - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
19- Madrigal - Praça Exaltação à Santa Cruz às 20:30 h.
22- Coral Splendor Caeli e Coral da Fundart no Ipiranguinha - Rua da Cascata, Paróquia Local às 20:30 h.
22- Duo de sopro (clarinete e flauta transversal) – Calçadão - Av. Maria Alves às 19:30 h
24- Duo de sopro (clarinete e flauta transversal) - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
26- Apresentação do Grupo de Folia de Reis no Calçadão - Av. Maria Alves às 20:00 h.
31- Retreta - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:30 h.
02- Projeção de filme de Natal - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 19:00 h.
06- Apresentação da Folia de Reis - Fundart - Praça Anchieta, 38 às 20:00 h.
Os eventos negritados são os que ocorrerão na sede da Fundart, no Casarão do Porto e estarão inseridos no calendário do Natal Luz da Elektro. (Fonte: Fundart) & (Fonte: COMTUR)

Ubatuba prepara segurança para temporada de verão

Ubatuba - Durante reunião das entidades envolvidas com a temporada de verão no Gabinete
do Prefeito Paulo Ramos, de Ubatuba, na última quinta-feira, 26, ficou acertado que a alimentação da Polícia Militar que contará com reforço de 154 homens além dos 100 já existentes será fornecida pela Prefeitura incluindo o contingente da Polícia Civil, Rodoviária Federal, Estadual, bombeiros e esquadrão do helicóptero "Águia". A frota da Polícia Militar, atualmente com mais de 20 viaturas, contará ainda com equipe de resgate e de combate a incêndio durante 24 horas por dia a partir de 26 de dezembro até o Carnaval. Um helicóptero estará de plantão no Aeroporto e uma base móvel (sprinter) vai complementar o policiamento. A Polícia Militar conta com bases comunitárias nos bairros da Maranduba, Lázaro, Centro, Perequê-Açu, Ipiranguinha, Itamambuca e Picinguaba. Os telefones para contato são 3832.3598, 3833.0461 e 190.
"Alguns militares que estão chegando já atuaram em temporadas passadas e estão preparados para orientar os turistas" afirma o comandante Marcos Antonio Marcondes Carvalho, da 3a Cia. da PM.
A atual administração municipal vem mantendo contatos com a equipe de transição do prefeito eleito Eduardo Cesar visando dar continuidade aos serviços essenciais como policiamento, coleta de lixo, abastecimento de combustível e Santa Casa, a partir de primeiro de janeiro. Algumas das providências terão que ser adotadas em conjunto tendo em vista o início da temporada logo após o final do atual governo municipal. O Corpo de Bombeiros com 40 guarda-vidas será reforçado com mais 20 homens a cargo da Petrobras com possibilidade de mais 10 da Prefeitura.
Outros reforços previstos para a temporada dizem respeito a delegados e escrivãos; viaturas, policiais e caminhão-gaiola para apreensão de animais para a Polícia Rodoviária Federal e atuação mais presente da equipe do Serviço Municipal de Trânsito - SMT.
A Prefeitura marcou para o próximo dia 29, segunda-feira, uma nova reunião para os últimos acertos das providências para a temporada de 2005. (Fonte: PMU)

Charles Medeiros em visita ao Presidente do ITV

Ubatuba - Em visita aos companheiros do PSDB, em São Paulo, o vereador Charles Medeiros se encontrou com o ex-Deputado Federal e Presidente do ITV (Instituto Antonio Vilela) Silvio Torres, em conversa, Torres relembrou do pedido que o vereador fez para que o ITV estivesse em Ubatuba em Setembro passado.
Segundo Charles Medeiros, o ITV realiza um trabalho excelente por este País, ele é responsável pelo aprimoramento do respeito aos princípios democráticos, visando nas administrações à preocupação com as responsabilidades fiscais e sociais, tudo dentro de uma coerência ética e política.
Silvio destaca a preocupação do companheiro Charles Medeiros com a sua cidade e colocou a disposição o ITV para novas palestras e debates para a cidade de Ubatuba. Medeiros disse que o evento ainda não possui uma data definida, e que iria conversar com o Sr. Magalhães, para que o novo evento seja realizado no Tamoio Iate Clube. Comenta ainda que é necessário que nós legisladores façamos a nossa parte, pois a intenção é aprimorar o ideal de quem realmente está interessado na cidade, saber como fazer funcionar melhor as engrenagens da democracia, e como cada cidadão pode agir, interagir, participar, acompanhar, cobrar e opinar sobre os rumos de Ubatuba. Como ex-deputado, sei o que é correr para que as coisas funcionem, sei o que é ter um ideal e mantê-la, a população acha que os legisladores possuem a caneta para resolver os problemas, por isso admiro muito o trabalho e esforço do meu amigo e companheiro de partido Charles Medeiros, termina
Silvio Torres. (Fonte: Ezequiel dos Santos)

André Rafael é o 1° "Bí" do Municipal de futmesa

Ubatuba - Terminou neste Sábado a edição 2004 do Campeonato Municipal de futebol de mesa de Ubatuba, o mais antigo e tradicional torneio de futmesa de todo o Litoral Norte paulista. André Rafael, líder do ranking local e melhor botonista ubatubense em 2003 e 2004, confirmou seu favoritismo absoluto e sagrou-se o 1° botonista a conquistar o Municipal por dois anos seguidos (também foi campeão em 2003).
O Municipal deste ano contou com os 16 melhores botonistas de Ubatuba, que foram divididos em dois grupos na 1ª Fase. André venceu todos os seus jogos no Grupo "A" e classificou-se como campeão de sua chave. Na Fase Final, viu Edu Macedo Jr começar liderando, mas já na metade da Fase, assumiu a liderança e não a perdeu mais. Na última rodada, precisava de um empate para garantir o título, mas mesmo assim venceu o arqui-rival Adauto Júlio e fechou sua participação com chave de ouro. A partida decisiva para a conquista do título, no entanto, aconteceu na penúltima rodada, quando André e Edu enfrentaram-se e ficaram no empate em 2x2, placar que deixou André com a mão na taça.
O vice-campeonato ficou com Edu Jr, que este ano também foi vice no Metropolitano (junto com o Municipal, os mais importantes do calendário
regular). Edu fez brilhante campanha, liderou o início da Fase Final, mas nas últimas rodadas, perdeu pontos importantes e acabou deixando o título escapar. Em terceiro na competição ficou Rodrigo Lobo, que havia passado para a Fase Final no saldo de gols e depois subiu muito de produção. Em quarto terminou Ralph Solera, apelidado na reta final de "Rei das Viradas" por estar perdendo as duas últimas partidas por 3 gols de diferença e conseguir virar os jogos. Em quinto ficou Alexandre Augusto, que recuperou-se nas rodadas finais e teve chance até de ser vice-campeão, além de bater Edu no último jogo e lhe tirar qualquer chance de título. O Dr.
Adauto Júlio, decepção do campeonato, já que era apontado como o grande rival de André na luta pelo título, terminou em sexto, mesmo tendo dominado alguns jogos que acabou perdendo, como a partida final contra o campeão. Na sétima posição ficou Ednelson Prado, que se auto-proclamava o "homem que tiraria o título de André" antes do início do torneio, mas acabou passando longe do pódio. O lanterna da Fase Final foi Flávio Bellard, em oitavo, que não conseguiu repetir os brilhantes desempenhos dos últimos torneios antes do Municipal, como a Taça Iperoig, quando ficou na terceira colocação. (Fonte: AUFM)

Exposição de Trabalhos Pedagógicos Agitam Colégio Taba

Ubatuba - O Colégio TABA promoveu no dia 26 de novembro, uma Feira Pedagógica envolvendo os alunos do Maternal até a 4ª série do Ensino Fundamental, abordando as áreas de humanas, exatas e biológicas.
Os trabalhos, desenvolvidos pelos alunos, mostraram uma retrospectiva dos conteúdos trabalhados nas diversas áreas que compõem o currículo desse nível escolar.
O valor de eventos desse nível se dá pela importância que o Colégio TABA vê em desenvolver com seus alunos experiências concretas e laboratoriais, evidenciando o trabalho em sala de aula e atendendo a proposta do Sistema de Ensino Pedagógico ANGLO, adotado em nosso colégio.
O envolvimento da família é grande e importante durante o processo de formação educacional, pois os alunos, com o apoio dos pais, no momento das pesquisas, das consultas, são amparados para a realização de seus projetos concretos, no exercício de experimentos e atividades prazerosas para eles.
Os alunos, fazendo uso da Internet e também de material reciclado e de sucatas, encontram peças e ferramentas que contribuem para a construção de seus trabalhos. Com isso, o Colégio TABA consegue atingir um de seus ideais que é construir um cidadão criativo, visando prepará-los para as adversidades do dia-a-dia.
Incentivar a curiosidade científica, a imaginação e o prazer de aprender, por mais simples que seja o resultado de um projeto, pode ser retratado com satisfação na felicidade de nossos alunos.
Para nós professores, esse grande laboratório serve para avaliarmos as reações intelectuais, emotivas e criativas de nossos alunos e ainda, apontar os novos trabalhos a serem realizados.
Os temas abordados na exposição foram os seguintes:

MATERNAL I: Sementinhas em crescimento;
MATERNAL II: Os animais marinhos;
JARDIM I: O homem grama (partindo da experiência com plantio e desenvolvimento do alpiste)
JARDIM II: Tipos diferentes de moradias ( partindo da pré-história, mostrando sua evolução );
PRÉ: A arte presente no dia-a-dia;
1ª SÉRIE: Os índios brasileiros / Os animais ( classificação );
2ª SÉRIE: As plantas ( raízes de vários tipos e suas funções, raízes comestíveis, o caule, as folhas e sua classificação, plantas que curam, folhas que servem de alimento, o uso de inseticida racional e o controle biológico necessário para defender as plantações das pragas ). Essa atividade pôde proporcionar aos visitantes a degustação da culinária com o uso de folhas e raízes. Muito interessante!!!!!
3ª SÉRIE: As regiões do Brasil;
4ª SÉRIE: Sistema solar;
OFICINA DE MATEMÁTICA: Jogos para os conteúdos trabalhados em matemática – a experiência com o concreto.
Durante o evento também foram expostos os diversos trabalhos desenvolvidos em Educação Artística, como: Estudo das obras da artista Tarsila do Amaral; Papel reciclado; Sucatas etc.
O Colégio TABA também adota o Sistema Pedagógico C.C.A.A. o qual também abrilhantou nosso evento, mostrando curiosidades sobre a língua inglesa.
O evento contou ainda com o apoio e incentivo de todo o corpo docente, direção pedagógica e demais funcionários do Colégio.
O Colégio TABA agradece a todos que prestigiaram e contribuíram para o sucesso do evento !!!!

Profª Elizabeth Teixeira Leite Isnard Santos.
2ª série do Ensino Fundamental

Ação Litoral

Artigo Topo

Economize as velas
Ednelson Prado

Como tem acontecido há algum tempo, e ainda ocorrerá por um certo período, é de longe que acompanho os acontecimentos e discussões em Ubatuba.
Por sorte, nosso amigo Emílio Campi mantém o Litoral Virtual, reconhecidamente um ponto de encontros e idéias.
A última delas foi o posicionamento de um contribuinte sobre a atual administração, mais precisamente, sobre o atual administrador.
Posteriormente, ocorreu a resposta dada pelo assessor de imprensa da prefeitura, que, cumprindo seu papel, tentou responder às colocações e acusações feitas.
Novamente, o contribuinte, que me pareceu uma pessoa bem informada, tornou a argumentar, agora diante das exposições feitas pelo jornalista Celso Teixeira Leite.
Bem, talvez o necessário neste instante não seria um conselho, mas apenas uma sugestão ao nobre cidadão que decidiu questionar atos e situações referentes à prefeitura e ao atual chefe do Executivo: por certo, entendo que seja melhor agora, fazer o que fez a maior parte da população de Ubatuba, e ignorar o atual prefeito e dar adeus à sua nefasta maneira de administrar. Uma maneira equivocada, que despreza os interesses e necessidades do povo em prol de medidas meramente de satisfação pessoal, como no caso do Passat, uma vergonha nacional.
Mas como prefeito, ainda temos que aturá-lo, agora por praticamente um mês, apenas.
Depois, vida nova, novos tempos e novas expectativas, com o resgate que o provo escolheu e que espera-se realmente ocorra.
Quanto ao atual prefeito, a ele, parece, cabe a expectativa de uma candidatura a deputado. Quanto a isso, eu, que daqui do Vale acompanho os fatos, sei que se depender das duas maiores cidades do Vale, só resta uma coisa a dizer: desista da idéia de se candidatar, porque a imagem por aqui não é a das melhores, de um administrador sério e de futuro. Por aqui, o que se diz é que nas mãos dele, Ubatuba deixou de crescer, e muito. Diante disso, ser representante da região parece ser um sonho distante. Ainda mais que os votos do Litoral, em sua maioria, devem ir rumo ao atual prefeito de Caraguatatuba.
Sendo assim, nobre contribuinte, não acenda vela à toa.
Para sorte de Ubatuba, o que se vai em 31 de dezembro é um rio que passou e que, se tudo correr bem, não mais voltará.

Ednelson Prado
Jornalista
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Ubatuba que queremos - Parabéns Jorge Lee pelo belo artigo "A Ubatuba que queremos, é assim mesmo que penso. Não podemos trabalhar olhando para o próprio umbigo e sim fazer um trabalho que resulte continuidade aos que vierem. Ubatuba merece ser RESGATADA , COM TRABALHO ÁRDUO, SÉRIO E MUITO AMOR.Tenho certeza de que agora estaremos no caminho certo. "Ubatuba Participativa e Culturalmente preparada."
Um abraço

Mariá de Cerqueira Leite
Ubatuba, SP

Violência Contra Mulheres - Olá Emílio. Parabéns pelos dez anos do litoral virtual e pela moção de congratulações merecida.
Dia 25 de novembro pp, iníciou-se uma campanha em rede nacional de rádio e tv sobre o fim da violência contra as mulheres.
Rádios e tvs divulgaram em suas programações spots com textos que davam conta dos números da violência enfrentadas pelas mulheres, seja ela de cunho racial, sexual, doenças, direitos humanos, etc.
A campanha que tem até uma belo nome "16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES".
Essa campanha teve início no dia 25 de novembro e irá até o próximo dia 10 de dezembro.
Muito bonito realmente essa atitude,mas nos leva a fazer algumas observações.
Como acabar com a violência contra nossas mulheres se na mídia se divulga e muito essa violência?
Essas novelas que começam e terminam mostrando homens agredindo mulheres,mostrando todo o seu rótulo de macho, "AQUI QUEM MANDA SOU EU".
Temos que tomarmos conciência de que violência,gera violência,campanhas como essa, serão sempre bem vindas, mas temos que combater a dissiminação que vem tomando conta desse tema.
Hoje em dia é comum,em desenhos,filmes e principalmente em novelas a banalidade de ver uma mulher apanhando.
Campanhas são bem vindas,mas se faz com a mão direita e tira-se com a esquerda, ja dizia o ditado.
Desse jeito até parece a sabesp, que gasta uma fortuna com propagandas para que se economize água, que vc não seja um pato, mas no final o grande pato da estória, e sempre a sabesp. Então façamos a nossa parte, se vc conhce alguma mulher que sofre com violência, seja ela qual for, DENÚNCIE. DIGAMOS NÃO A VIOLÊNCIA COM O CONHECIMENTO DE TODAS AS SUAS LETRAS.

Elísio Russo
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Sítio Pica-pau - Emilo Campi


Sítio Pica-pau ©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor