Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta, 01 de dezembro de 2004 - Nº 1167 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Juízes apontam CDP como solução para acabar com problema carcerário na região
Hoje, dia mundial de combate à Aids

Caraguatatuba
Caraguá oferece benefícios fiscais para instalação de novas empresas
Grupo invade secretaria e acaba preso em Caraguá
Prefeitura instaura investigação interna
Projeto incentiva a instalação de novas empresas em Caraguá
Parceria gera plano para facilitar a compra da casa própria
Caraguá faz campanha no combate a AIDS
Taxistas de Caraguá fazem curso de capacitação
Pilotos de Donwhill sobem ao pódio em MairinqueFutebol Amador de Caraguá disputa final
Equipe de Bicicross de Caraguá fica em 8º lugar no Campeonato Paulista
Bando é preso se preparando para roubar caixa eletrônico da Secretaria da Educação


Ilhabela
Sabesp interrompe abastecimento de água

São Sebastião
Ato pela paz reúne 400 em S. Sebastião
Tebar testa tecnologia para resíduo
Jovem não identificada morre afogada na praia do Arrastão
São Sebastião implanta esquema especial de coleta de lixo na temporada
Ato pela paz reúne mais de mil pessoas nas ruas do Centro
Cene comemora seu 50º aniversário

Ubatuba
Surf Trip Escola forma novos bodyboarders na praia das Toninhas
Conselhos municipais têm sede própria em Ubatuba
Campeã de jiu-jitsu morre atropelada
Ajude a Santa Casa


Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Juízes apontam CDP como solução para acabar com problema carcerário na região
Celas lotadas, processos judiciais demorados e estrutura precária foram justificativas apresentadas

Litoral Norte - Celas lotadas; trabalho judiciário demorado, com presos esperando mais de dez meses para responder a processo; estrutura física precária, com instalações elétricas deficientes; custo alto de recursos humanos, com mais de 50 policiais civis dedicados a cuidar de presos; e também financeiro, com o gasto mensal de cerca de R$ 70 mil nas contas de água e luz, além de combustível em escoltas. Estes foram alguns problemas apresentados no Simpósio sobre a situação carcerária na região.
O evento, realizado na manhã de ontem no Teatro Municipal de São Sebastião, contou com a presença de autoridades judiciárias, policiais, políticas, representantes de entidades de segurança da região e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A abertura do simpósio foi feita pelo delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, que lembrou da importância do assunto, principalmente quando as únicas cadeias da região, de Caraguatatuba e São Sebastião, estão interditadas ou em processo.
Além do delegado, a mesa do evento foi composta pelos juizes corregedores de São Sebastião, Luiz Antônio Carrer; e de Caraguatatuba, Alexandre Dalberto Barbosa; pelo comandante do Batalhão da PM do Litoral Norte, major Milton Pouza Júnior; e pelo prefeito eleito de Caragua-tatuba, José Pereira Aguilar, que defendeu a idéia de um CDP e sugeriu doação de um terreno. (veja texto nesta página)
Violando regras - O prefeito eleito de Caraguá, José Pereira Aguilar, manifestou apoio à instalação do CDP, desde que situado a 40 km do centro
Os dois juízes defenderam o CDP, apresentando justificativas que o apontam como a solução de vários problemas. Em um deles, Carrer lembrou que a cadeia dificulta a aplicação da lei de execução penal, onde os presos provisórios ficam juntos com os definitivos e os em regime diferenciado. “Do jeito que está viola todas as regras”, disse.
Conforme o juiz de São Sebastião, presos provisórios têm que ficar em CDP, que seria um local adequado e diferenciado dos condenados. “Por falta de um centro, eles ficam nas cadeias juntos, aguardando vaga, sem uma estrutura, como setor de saúde, que o CDP tem”, ressaltou. Uma destas dificuldades, apontadas pelo juiz, são os presos com insanidade mental.
Para poderem seguir para um setor destinado a eles, é necessário um exame médico, que a cidade não conta gratuitamente. Então é necessário buscar suporte em outras cidades, o que torna lento o processo, fazendo com que o preso doente permaneça encarcerado. Já houve caso na cadeia local de preso assassinado por outros, que não agüentaram a insanidade.
Para o juiz, as cadeias deveriam ficar apenas para abrigar os presos em trâmite burocrático para o acesso à prisão, por um ou dois dias. “Seria apenas um entreposto aos detidos de madrugada ou em caso de presos por dívida civil, como pensão alimentícia”, completou.
Liberar policiais civis, que vivem cuidando e escoltando presos, também seria outro benefício de um CDP local. “O centro conta com funcionários próprios e preparados para isso”, lembrou. Conforme o juiz, é importante destacar o perigo da cadeia local, próxima de várias escolas públicas e particulares.
Por fim, Carrer lembrou que tramita em seu gabinete um processo de interdição. Ele adiantou que há grande possibilidade, diante da situação crítica, de interditar o local, lembrando que isso não seria uma decisão definitiva, pois ela ainda deve ser apreciada pela corregedoria.
Lentidão judiciária - O juiz de Caraguatatuba colocou os mesmos problemas de Carrer, mas destacou também a demora e dificuldade nos processos em razão dos presos locais estarem em outras regiões, como muitos no CDP de Taubaté.
Há casos em que os detentos não vêm para o júri ou audiência, dificultando a agilização de processos, principalmente nos casos em que uma vítima tem que fazer reconhecimento. “A identificação da vítima é imprescindível para o processo”, analisou.
O juiz de Caraguatatuba lamentou a possibilidade, dada pelo governador Geraldo Alckmin na ocasião da visita na região, dos presos irem para o novo CDP de Praia Grande.
Para ele, isso seria pior ainda, devido à distância e também a guarda de detentos mais perigosos. “Nestes centros, muitas vezes até jovens de 18 anos, iniciante no crime, se misturam com presos de maior periculosidade e quando voltam já têm esquemas de contato para adquirir drogas, armas, formando quadrilhas e bandos e aumentando a criminalidade”, refletiu.
Aguilar defende CDP na região e também Batalhão da PM em Caraguá - O prefeito eleito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar, não só defendeu a idéia de construir um CDP (Centro de Detenção Provisória) na região como mostrou interesse em doar uma área na cidade para que ele fosse implantado, que poderia ser na Estrada para Limeira.
“Se Caraguá é o ideal como mostram as autoridades, em razão da centralização com outras cidades, vamos discutir”, disse. Entretanto, ressaltou Aguilar, com critérios como 30 a 40 quilômetros de distância da área urbana.
Para o futuro prefeito não há outra solução para o problema carcerário. “É impossível conviver com a situação colocada aqui”, ressaltou.
Aguilar disse que pretende, quando assumir a prefeitura, estar conversando, envolvendo e montando documentos para que a região tenha um centro. “A justificativa de que o CDP afugentará turista é porque ele não conhece nossas cadeias, que ficam nos centros. Isso é que realmente o afugentaria”, afirmou.
Independente de defender a idéia de CDP na cidade, Aguilar colocou a vontade de Caraguatatuba ser a sede também do Batalhão da PM, uma vontade antiga e que já teria um local, no bairro Jardim Aruã, onde há uma obra sendo feita para abrigar a nova sede da Companhia da PM, que hoje é implantada precariamente ao lado da delegacia.
Mas esta mudança ainda seria especulação, precisando de mais discussão política, até porque caso o Batalhão seja levado à Caraguatatuba, a Delegacia Seccional também deve acompanhá-lo, pois os setores, que comandam as Polícias Civil e Militar do Litoral Norte, têm que estar na mesma cidade. 

Hoje, dia mundial de combate à Aids
O litoral realiza algumas ações para lutar pelo combate da doença que tem grande número de infectados em todo o país

Litoral Norte - No dia de hoje o mundo todo está voltado para uma causa especifica: o combate à Aids. Apesar da batalha constante de pesquisadores em busca da cura da doença, que já infectou milhões de pessoas, o dia 1º de dezembro é uma data que representa algo que por enquanto é o único meio eficaz contra a o HIV: a prevenção.
Para que isso aconteça, são realizadas diversas campanhas, que ganham um reforço hoje. O litoral aderiu à causa e oferece várias ações para reforçar a conscientização sobre a importância de se prevenir.
Em São Sebastião, cidade que tem o quinto maior número de pacientes infectados do país, em relação ao número de habitantes, o Cemin (Centro de Infectologia) estará o dia todo com as portas abertas para a realização do exame de HIV.
No período das 8h00 às 16h00 os profissionais estarão no centro para atender os interessados em colher o exame preventivo. A equipe explica que esse tipo de procedimento já existe no local há dois anos e a única diferença, neste caso, é que devido à data foi feita uma divulgação maior, para oferecer o serviço a um numero maior de pessoas.
Também dentro da programação do dia de combate, haverá uma reunião com as equipes técnicas de todo o município, para fazer a divulgação de uma avaliação feita recentemente, que mostra as condições do atendimento a esses pacientes em São Sebastião.
A reunião será realizada a partir das 10h00 na videoteca e tem como objetivo retratar todo o atendimento do DST/Aids na cidade. Há cerca de um mês e meio todos os postos de saúde, de Boracéia ao Canto do Mar, responderam a um questionário, feito pelo CRT, para fazer esse levantamento.
Apesar do trabalho realizado pelo Cemin, o número de pacientes infectados ainda aumenta, assim como a estatística nacional. Atualmente, são atendidos 215 pacientes, incluindo cerca de 40 pessoas que moram em Ilhabela e têm como referência o atendimento em São Sebastião. Desde a descoberta do primeiro caso, em 1988, a cidade já registrou 365 casos. Somente no ano passado, foram 54 novas descobertas, contra 29 do ano anterior.
O aumento foi significativo, mas é necessário considerar o trabalho constante do grupo da infectologia, como a campanha do “Fique Sabendo”, que realizou mil exames a mais em 2003 do que em 2002. Com o aumento dos exames, é possível aumentar o índice de detecção de casos no município.
Esse ano ainda não há dados oficiais, mas até agora oito gestantes confirmaram ser soropositivas. Um dado que diferencia a cidade da tendência nacional, é que já se equiparou o numero de mulheres contaminadas ao dos homens, que antes eram a maioria. São Sebastião já possui uma mulher para cada homem portador da doença.
A faixa etária que apresenta maior incidência de pessoas contaminadas é entre 20 e 40 anos. De acordo com o sociólogo do Cemin, Cláudio Monteiro, que atua há 19 anos nessa área, atualmente mais pessoas estão procurando fazer o exame do HIV. Além disso, ele acredita que a Aids está mais desmistificada e já não é associada com homossexualismo ou uso de drogas.
Ele adianta que é importante que as pessoas façam o exame, pois quanto mais cedo for descoberta, melhor será o tratamento, que é iniciado com o monitoramento do sistema imunológico da pessoa.
O Cemin procura oferecer o atendimento integral aos pa-cientes e além da consulta médica, ainda recebem consulta de enfermagem, ginecologia, pediatria, tratamento odontológico especializado, psicoterapia e auxilio social.
“Tudo é feito com o propósito de fazer com que o paciente possa realizar um bom tratamento e viver melhor”, resume Monteiro.
Quem tiver interesse em realizar o exame pode comparecer à sede do Cemin, que fica na Rua Benjamin Constant, no Centro. É válido lembrar que não é necessário estar em jejum ou com pedido médico. O resultado sai em 20 dias. Para mais informações o telefone é 3892-6126. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral

Caraguá oferece benefícios fiscais para instalação de novas empresas
Prefeitura vai doar áreas para indústrias no bairro Barranco Alto; lideranças empresariais aprovam iniciativa

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva(PSDB), encaminhou à Câmara projeto de lei de incentivo ao desenvolvimento econômico, que prevê benefícios fiscais até a doação de áreas para atrair pequenas e médias empresas que se instalarem no município.
O proposta se inspira em leis já existentes em outras cidades da região, como Taubaté, Pinda e Lorena.
Silva afirma que a implantação do distrito industrial sempre foi um desejo da sua administração, mas que somente agora está saindo do papel porque a prefeitura conseguiu a escritura definitiva de uma área de cerca de 80 mil metros quadrados no bairro Barranco Alto.
Segundo Silva, com a aprovação do projeto a prefeitura pretende atrair empresas que venham a atender o mercado local.
"Pretendemos trazer para cá empresas ligadas ao ramo da construção civil, como fábricas de esquadrias de alumínio e de material feito em fibra", explicou.
Para Silva, a implantação das empresas devem gerar empregos e aumentar a arrecadação do município. O prefeito tem apenas uma preocupação, que o projeto não seja votado ainda este ano, quando conclui seu segundo mandato."
Trata-se de um sonho que pretendia ver concretizado ainda em minha administração", afirmou.
Caso o projeto seja aprovado, as empresas interessadas serão beneficiadas com isenção ou de taxas, impostos e contribuição de melhorias, por um prazo que pode variar de 5 a 20 anos.
A área designada para o distrito industrial será dividida em lotes, cada uma com 3.000 metros quadrados. O projeto prevê um prazo de 18 meses para a implantação da empresa, a partir da 'doação da área.
Elogios - O presidente da Associação Comercial, Jorge Washington de Camargo, afirmou que a proposta é excelente e que deverá atrair empresas interessadas em se instalar na região.
Camargo cobra apenas que a lei obrigue as empresas a contratarem mão-de-obra local, para que com isso haja aumento de emprego e o dinheiro circule pelo comércio da cidade..
Para Maria Aparecida Medeiros, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), o projeto é bastante interessante.
"O Sebrae pode prestar ampla assessoria às empresas interessadas", afirmou.
A vereadora Madalena Fachini (PSB), lamentou a demora da lei ser encaminhada à Câmara. Segundo ela, a área tinha sido designada para se transformar em distrito industrial há muito tempo.
"De qualquer maneira trata-se de um projeto muito bom para o município."
Caraguá tem apenas uma indústria, ligada ao setor automotivo. As demais empresas são do ramo de confecções, fábricas de blocos e de móveis. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo invade secretaria e acaba preso em Caraguá

Caraguatatuba - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São José prendeu em flagrante na noite de anteontem sete pessoas acusadas de tentativa de assalto a um caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá.
Entre os presos está Raimundo Marinho da Conceição Filho, 35 anos, apontado pela Polícia Civil como um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas em Caraguá.
Segundo a polícia, o objetivo do grupo era roubar R$ 150 mil, valor que estaria armazenado no caixa para pagamento de salários dos funcionários públicos, que ocorreu ontem. Segundo a prefeitura, o dinheiro é depositado em contas correntes.
"A investigação inicial era a conexão entre o tráfico de São José e Caraguá, de uma possível remessa de drogas que estaria para acontecer. Mas ontem (anteontem), levantamos as informações sobre o assalto", disse o delegado da Dise, Talis Prado Pinto.
Uma equipe de 15 homens de São José participou da operação em Caraguá. Os policiais esperaram os suspeitos na secretaria para fazer a prisão em flagrante.
Crime - A tentativa de assalto teve início por volta das 21h30, quando os assaltantes estacionaram três veículos --Parati, Corsa Sedan e Kadett-- em frente à secretaria. Quatro homens, um deles armado com revólver 38, teria invadido o prédio, enquanto outros quatro teriam ficado nos veículos.
Após renderem o vigilante, que foi amarrado e colocado em um banheiro, os assaltantes teriam tentado abrir o caixa. Quando os policiais, que estavam de campana desde as 18h, se aproximaram do local, foram recebidos a tiros pelos assaltantes que permaneciam do lado de fora. Houve perseguição e troca de tiros.
Um dos assaltantes, ainda não identificado, dirigia o Kadett e conseguiu fugir. Os demais foram presos. Na Parati, a polícia encontrou um maçarico e equipamentos que seriam utilizados para retirar o dinheiro do caixa.
Segundo a polícia, além de Marinho, o ajudante geral Márcio José Pinto Vitor, 26 anos, também teria ajudado a planejar o crime.
"Ele (Marinho) era gerente de um traficante chamado Pintado, que mesmo preso controla o tráfico. O Marinho tinha uma dívida enorme com o tráfico e precisava do dinheiro", disse o delegado.
Cadeia - Foram presos Bruna Salviano Inácio, 20 anos, e Winderson Balbino de Lima, 29 anos, ambos de Caraguá, Luciano Augusto de Souza, 26 anos, Peter de Campos Arruda, 26 anos, e Marinaldo Batista, 40 anos, de São Paulo. Eles foram levados para as cadeias de Ubatuba (Bruna) e de Caraguá.
Eles foram presos em flagrante por tentativa de roubo, formação de quadrilha e porte ilegal de arma. Foram apreendidos três revólveres calibre 38, munições, celulares e dois carros.
Nenhum dos suspeitos quis falar com o ValeParaibano ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura instaura investigação interna

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que deve instaurar nos próximos dias procedimento administrativo para apurar o possível envolvimento de funcionários públicos com a quadrilha presa anteontem pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes).
Segundo apurou a polícia, o grupo tinha em detalhe informações sobre o funcionamento do prédio da Secretaria de Educação, alvo da tentativa de assalto.
O secretário de Assuntos Jurídicos de Caraguá, Sidnei de Oliveira Andrade, disse que a decisão foi adotada apesar de a prefeitura não ter sido comunicada oficialmente pela Polícia Civil sobre a suspeita envolvendo servidores.
A prefeitura informou ainda que ontem a Polícia Militar intensificou as rondas próximo ao local do crime.
Segundo a Dise de São José, que efetuou a prisão, membros da quadrilha afirmaram em depoimento que um funcionário público teria fornecido todas as informações sobre a rotina e o funcionamento da Secretaria de Educação, como o número de vigias, a localização do caixa eletrônico, o valor contido na máquina, a rotina adotada pelos funcionários, entre outros.
A prefeitura informou também que o prédio da secretaria possui alarme e vigilante noturno. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto incentiva a instalação de novas empresas em Caraguá
Projeto de lei do Executivo será votado na Câmara; objetivo é gerar renda e novos empregos

Caraguatatuba - Com o propósito de atrair novas empresas para Caraguatatuba, a prefeitura criou um projeto de lei de incentivo ao desenvolvimento econômico no município. A proposta, enviada para a Câmara, será votada até o dia 14 de dezembro (antes do recesso anual), de acordo com a assessoria do parlamento.
Segundo o secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella, o projeto tem o objetivo de oferecer incentivos fiscais para empresas não poluentes que tenham interesse de instalar-se na cidade. O mesmo vale para empresas já existentes no município e que desejam ampliar seus negócios. Ele afirmou que a prefeitura tem uma área no bairro Barranco Alto, que foi dividida em lotes de, em torno de 3 mil metros quadrados, que seriam cedidos às empresas.
“A prefeitura pretende ceder as áreas e as empresas terão de cumprir algumas determinações para receber o incentivo fiscal. A proposta é a geração de empregos e de renda”, disse o secretário.
De acordo com o projeto, a lei permite a concessão de benefícios fiscais de isenção ou redução de taxas, impostos e contribuição de melhorias, durante um prazo que pode variar de 5 a 20 anos. As empresas passariam por uma análise, antes da liberação dos benefícios fiscais.
A construção das sedes das empresas deve começar em até seis meses após a liberação da área, e o funcionamento em até 18 meses, contados a partir da data da assinatura da escritura de doação.
Para conseguir os benefícios, as empresas teriam que encaminhar um requerimento ao prefeito e cumprir várias determinação como: ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), declaração de atividades que não causam poluição ou projeto de controle de poluição e de proteção do meio ambiente, e estar em dia com as obrigações junto à Previdência Social.
Todos os critérios seriam analisados pelo CIAE (Conselho Municipal de Incentivos para as Atividades Empresariais), que será criado junto com o projeto, antes da liberação dos incentivos. O conselho, que tem o dever de orientar o desenvolvimento empresarial, deve ser formado por cinco membros, três do poder público e dois da sociedade civil. No desrespeito das determinações, poderá ser anulada a concessão dos benefícios. (Fonte: PMC)

Parceria gera plano para facilitar a compra da casa própria
Uma parceria estabelecida entre a prefeitura de Caraguatatuba, a Caixa Econômica Federal e a construtora Canuanã gerou um plano para facilitar a aquisição da casa própria no município

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito, numa parceria com a Caixa Econômica Federal e a Canuanã Empreendimentos e Participações Ltda, está facilitando a compra da casa própria por meio de um plano, criado em conjunto, para as pessoas com renda entre R$ 1.450 e R$ 4.500.
Com prestações mensais a partir de R$ 380, as casas do condomínio Guido Galvão de Castro, localizado na Rodovia Caraguá-São Sebastião, terão 42m² de área construída, 2 dormitórios, banheiro, sala, cozinha, quintal, duas vagas na garagem, água, luz e rede de esgoto, num terreno de 7,5m x 20m, totalizando 150m².
O condomínio, que será fechado, terá um total de 160 casas em uma área de 40 mil m², com ruas asfaltadas e esgotamento pluvial, guarita, muro externo e área verde, no bairro Juqueriquerê, entre as avenidas José Herculano (marginal da Rodovia Caraguá-São Sebastião) e José da Costa Pinheiro Júnior.
O valor total, que é de R$ 33.320, poderá ser 100% financiado em até 239 meses pela Caixa Econômica Federal, após aprovação de cadastro.
As inscrições estarão abertas de 30 de novembro a 12 de dezembro, na Rua Major Aires, 338, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3883-8051.  (Fonte: PMC)

Caraguatatuba faz campanha no combate a AIDS

Caraguatatuba - Um estande será instalado na praça Drº Cândido Motta, no centro, para orientar moradores e turistas sobre a prevenção da AIDS, em comemoração ao Dia Internacional de Combate à doença, em 1º de dezembro.
Segundo a secretaria de Saúde, serão distribuídos panfletos e preservativos. E até o dia 3 de dezembro (sexta-feira), em todas a Unidades de Saúde do município, acontecem palestras e mostra de vídeos informativos sobre DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Já nos dias 6 e 10, a comunidade poderá ainda fazer o teste de HIV (AIDS) gratuito. Nas Unidades de Saúde da cidade haverá coleta de sangue, que será encaminhada ao laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, parceiro na campanha. Os resultados devem ser retirados nas próprias unidades em que o sangue foi coletado. Os nomes das pessoas serão mantidos em sigilo.
Hoje, na cidade, há registrado 49 casos de DST, 85 de Soro Positivo (infectada pelo HIV) e 174 pessoas com AIDS. (Fonte: PMC)

Taxistas de Caraguatatuba fazem curso de capacitação
Profissionais passarão por curso sobre turismo

Caraguatatuba - Um grupo de 42 taxistas de Caraguatatuba passará por um curso de capacitação sobre turismo. Os profissionais, que fazem parte da Associação de Taxistas, receberão informações de atendimento aos turistas, pontos turísticos e de divulgação da cidade. O curso acontece no dia 9 de dezembro, quinta-feira, no auditório do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), às 14h.
Para o presidente da Associação de Taxistas de Caraguá, Luiz Camilo, o bom atendimento é muito importante para conquistar o turista. “Temos que saber recepcionar, orientar e ser útil ao turista, para que ele queira voltar à nossa cidade.”
O curso será ministrado pelo professor e coordenador de Turismo das Faculdades Integradas Módulo, Fernando Hanaoka. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de dezembro, terça-feira, na sede da associação, localizada no Terminal Rodoviário, na Avenida Brasil, 50, no bairro Jardim Jaqueira.
Para o taxista Osvaldo Latske Filho, o curso melhorará o trabalho dos profissionais. “O curso é válido, tanto para recepcionar o turismo como para ter mais cultura.” Já o taxista Koishi Takaoka, é importante saber tratar não só o turista, mas todos os passageiros.
A iniciativa do curso é da Associação, em parceria com a secretaria de Turismo e as Faculdades Integradas Módulo. (Fonte: PMC)

Pilotos de Donwhill sobem ao pódio
Os pilotos Luiz Alexandre e Pascoal Martinez trouxeram a taça de campeões da sexta e última etapa do campeonato de Donwhill

Caraguatatuba - Dois pilotos de Caraguá saíram vitoriosos na sexta e última etapa Campeonato Paulista de Donwhill, em Mairinque (SP), no final de semana.
O piloto Pascal Martinez Filho ficou na 2ª colocação da categoria Sênior B, mas com o seu favoritismo no decorrer do campeonato sagrou-se campeão paulista, pelo segundo ano consecutivo. Já o piloto Luiz Alexandre Monteiro foi campeão da prova na categoria Rígida SR. O piloto não competiu em todas as etapas do campeonato.
Na última competição, Caraguá foi representada por cinco pilotos, incluindo Ricardo Henrique Teixeira, Jefferson Esquerro e Jeffesrson Luiz da Silva.
Os pilotos caraguatatubense tiveram apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Loja Pontbike, Beco do Açaí, Loja Sportlife e Mahi presentes.
O campeonato teve cinco etapas, com a participação de aproximadamente 150 pilotos cada, de todo o estado. (Fonte: PMC)

Futebol Amador de Caraguatatuba disputa final
Disputa para a final será no dia 1º de dezembro. Final acontece no domingo, 5.

Caraguatatuba - As equipes de futebol da primeira e segunda divisão de Caraguatatuba se preparam para disputar a final do "Campeonato de Futebol Amador 2004", no domingo, 5.
Já na quarta-feira, 1º de dezembro, as equipes disputarão as eliminatórias do campeonato. A União do Litoral e Esporte Clube Barranco Alto se enfrentam para o primeiro jogo da final. O primeiro jogo da primeira divisão será dia 2.
As equipes finalistas do campeonato disputarão dois jogos e quem marcar o maior número de gols será o vencedor. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.
O campeonato foi organizado pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol Amador), com apoio da secretaria de Esportes e Recreação).
Na final, no domingo, o início da competição será entre as equipes da segunda divisão, a partir das 12h , no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Os times A.F Santa Cruz e Pedrinho Futebol Clube lutarão para conseguir a 3ª posição no campeonato, às 12h. Já o Brasileirinho enfrenta a Associação Atlético Corintinha em busca da vitória, às 14h. E as equipes da primeira divisão, União do Litoral e o Esporte Clube Barranco Alto, entram em campo para disputar a final, às 16h. (Fonte: PMC)

Equipe de Bicicross de Caraguá fica em 8º lugar no Campeonato Paulista
Equipe conquista o 8º lugar no ranking anual

Caraguatatuba - A equipe Bicicross Clube de Caraguatatuba conseguiu a 8ª posição no ranking anual de bicicross. Nas categorias novatos até 6 anos, Matheus Prazeres foi vice-campeão na etapa e o 5º colocado no ranking final. Na novatos 7 anos, Luís Santos (Guga) ficou na 3ª colocação, Luiz Leal (Lula) em 5º lugar e Marlon Fortes em 7º lugar. Na novatos 10/11 anos, Rodolfo Corrêa, conquistou o 7º lugar. E na novatos 12/13 anos, Paulo Leal (Baiano) foi o 11º colocado no ranking final.
Já Rodrigo Sampaio, foi 18º colocado (novatos 14/15 anos) e Celso Bugarelli, foi o vice-campeão estadual (16/17 anos).
Os pilotos de Ilha Bela que competem pelo Clube de Caraguá, Renye Oliveira, foi o vice-campeão Paulista na categoria experts 8 anos, Lucas Batalha ficou em 10º lugar na categoria novatos 8/9 anos,
(Leia outras vitórias da equipe no quadro abaixo).
A decisão aconteceu em Paulínia (SP) no domingo, 28, na nona e última etapa do Campeonato Paulista de Bicicross Rodan Refactor, que foram definidos os campeões do ano. Foram 36 categorias disputadas, 389 pilotos de vários estados como: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Na temporada, a equipe de bicicross disputarão as provas da final da 'Copa Jacareiense', em 05 de dezembro, a 'Internacional de Sorocaba', válida pelo ranking mundial (data não definida). No dia 12, acontece a 3º e última etapa da 2ª Copa Caiçara, que encerra o calendário de 2004 e contará com a presença dos principais pilotos da região, na Pista Ton Ferreira, no centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Categorias Pilotos Posições
Experts 12 anos Alan Marques (Capetinha)
13 anos Evandro Castilho (Oreia)
15 anos Danilo Reis (Cabelo)
  Danilo Oliveira (Seco) 12ª
16 anos Cainã Cezar 10ª
  Maurício Molinario 11ª
17/18 anos Cruizer Marcelo Molinario 12ª
19 anos Paulo Carvalho (Mineiro) 13ª
35 a 39 anos Cruizer Pérsio Luiz
Júnior Man (aspirante ao profissional) William de Paula (Zoiô) 18ª
Elite Man ( Profissionais),

 
Paulo César (Fi), compete também nos Estados
Unidos
11ª
Categoria feminina 15/16 anos Carolina Spielkamp
  Talita Ingrid
  Simoni Orives

Bando é preso se preparando para roubar caixa eletrônico da Secretaria da Educação

Caraguatatuba - Um bando foi preso na noite de segunda-feira, em atos preparatórios para assaltar o caixa eletrônico, localizado dentro da Secretaria Municipal da Educação.
A prisão foi feita por policiais civis de São José dos Campos, que receberam denúncia informando do crime e vieram verificar a ocorrência.
Houve troca de tiros e a rendição de M.J.O., de 41 anos; P.C.A., de 24 anos; A.B.L., de 39 anos; R.M.C.F., de 35 anos; M.J.P.J., de 26 anos, e B.S.I.. O bando teria vindo do Vale do Paraíba para praticar o crime na região.
Os supostos assaltantes foram levados para São José dos Campos para registro do crime. Posteriormente, eles foram recolhidos na cadeia pública de Caraguatatuba.
Na manhã de ontem, dando continuidade ao caso, a polícia registrou o encontro de um revólver, calibre 38, localizado próximo a uma caixa de luz e onde houve a troca de tiros.
Um caseiro que mora nas proximidades encontrou o revólver, avisando a polícia. A arma seria do bando, que a “dispensou” no momento da prisão. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Sabesp interrompe abastecimento de água

Ilhabela - A Sabesp realiza hoje trabalhos para interligação de uma rede distribuidora de água no bairro Saco da Capela, Ilhabela. Para tanto, a empresa comunica que será necessário interromper o fornecimento das 8h00 às 14h00, nos seguintes Saco do Indaiá, Santa Tereza, Barreiros, Siriúba, Arrozal, Pedra do Sino, Ponta Azeda, Praia do Pinto, Armação, Pontas das Canas e Pacuíba.
Segundo a Sabesp, o serviço de interligação da rede é fundamental para atender todos os imóveis da Rua Francisco Gomes da Silva Prado, que contará com nova malha de fornecimento de água. Esta permitirá maior vazão e pressão de água tratada para cerca de 500 pessoas.
A normalização do abastecimento após o término dos trabalhos ocorrerá de forma gradual. Casos de emergência serão atendidos pelo 195, ligação gratuita. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Ato pela paz reúne 400 em São Sebastião

São Sebastião - Cerca de 400 pessoas participaram ontem de uma manifestação pela paz em São Sebastião. Com cartazes, faixas e em silêncio, os moradores homenagearam as vítimas da violência na cidade e cobraram mais segurança por parte das autoridades.
Participaram do ato estudantes, moradores, comerciantes, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da prefeitura. O prefeito Paulo Julião (PSDB), vereadores e secretários se uniram aos moradores na caminhada silenciosa pela principais ruas da cidade. A manifestação foi encerrada com um ato ecumênico na principal avenida da cidade.
"É preciso dar um basta na violência", afirmou Tatiane Pereira, 25 anos, irmã da professora de dança Joseane Pereira, 21 anos, morta há um mês por uma bala perdida durante um confronto entre duas gangues da cidade. Segundo ela, até agora a polícia não esclareceu o crime.
A professora e advogada Kairê Kattiussy, que reside no bairro da Topolândia, afirmou que é preciso providências imediatas por parte da autoridades para o combate à violência e principalmente ao tráfico de drogas nos morros da cidade. "O tráfico está impondo regras no Itatinga e no Olaria e atraindo nossos jovens", disse.
O presidente da OAB local, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, afirmou que o objetivo da manifestação é conscientizar a todos de que juntos poderão conseguir das autoridades providências para o combate às drogas e o fim da violência nos bairros. (Fonte: ValeParaibano)

Tebar testa tecnologia para resíduo

São Sebastião - O Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras) vai começar este mês um projeto-piloto no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, para avaliar novas tecnologias para tratamento e descarte dos resíduos de petróleo e derivados --nafta e diesel.
Estão sendo implantadas tecnologias das empresas Enviro-Chemie, da Alemanhã; Dégremont, da França; Seguers Keppel, da Bélgica; e da GE Infrastructure, dos Estados Unidos.
As três primeiras utilizarão um processo biológico com membranas (bactérias) para tratamento dos efluentes. A General Eletric utilizará o processo de nanofiltração --separação em nível de moléculas.
Segundo a bióloga Cintia Masumoto, do Cenpes, após a escolha, a nova tecnologia será aplicada nos demais terminais e refinarias da empresa.
Atualmente, o Tebar utiliza um processo físico-químico para separar a água do petróleo e da nafta e diesel. O efluente é lançado por meio de um emissário submarino no canal de São Sebastião. O Tebar é o maior terminal da Petrobras no país. (Fonte: ValeParaibano)

Jovem não identificada morre afogada na praia do Arrastão

São Sebastião - Uma mulher não identificada, de 30 a 35 anos, foi vítima de afogamento, ao final da tarde de ontem. O corpo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros a cerca de 80 metros da praia do Arrastão, na região central da cidade. Moradores declararam ao Corpo de Bombeiros que a mulher estaria entre 10 a 15 minutos no mar.
O soldado Helton dos Santos Monteiro afirma que a corporação recebeu chamado às 18h40. Chegando ao local, os bombeiros colocaram a mulher em bote. Ela estava pálida e desacordada.
“Não houve possibilidade de verificar se estava morta, mas não apresentava sinais vitais; realizamos os massagem cardíaca enquanto a levávamos até o setor de balsas”. Deste local, ela foi transferida para a viatura-resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto-Socorro.
A mulher usava calça jeans escura, blusa e estava descalça, Aparentava ter 1,60 de altura. Era morena, clara, magra, cabelos cacheados, castanho escuro e na dos ombros, Não apresentava sinais de ferimentos.
Não foi possível confirmar se a mulher chegou ainda viva no Pronto Socorro, mas as primeiras informações no PS davam conta de ela estava em estado gravíssimo. O corpo foi levado ao IML (Instituto Médico Legal). Até o início da noite, a polícia não tinha a identificação da vítima, que estaria sem documentos. O caso também foi encaminhado para registro na Polícia Civil. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião implanta esquema especial de coleta de lixo na temporada

São Sebastião - A Prefeitura dá início no dia 20 de dezembro a um esquema especial de coleta e transporte do lixo que será produzido durante toda a temporada de verão. A coleta de lixo será realizada diariamente em quase todos os bairros do município. Já o recolhimento da sucata será intensificado nos seguintes bairros: Centro, Maresias, Boiçucanga, Tropicanga, Cambury, Camburizinho, Baleia, Barra do Sahy, Juquehy, Praia Preta, Barra do Una, Juréia, Engenho e Boracéia. Esses bairros recebem a maior parte dos turistas que visitam a cidade nesta época do ano.
A coleta tembém ocorrerá no período noturno, nos seguintes bairros: Pontal da Cruz, Porto Grande, Topovaradouro, Barequeçaba, Guaecá, Toque-Toque Grande, Calhetas, Toque-Toque Pequeno, Paúba e Santiago.
Cerca de 80 toneladas de lixo e 12 de sucata são recolhidas por dia na cidade. Na alta temporada, esses volumes chegam a 270 e 23 toneladas/dia, respectivamente.
O esquema especial de coleta seguirá até 13 de fevereiro de 2005. (Fonte: PMSS)

Ato pela paz reúne mais de mil pessoas nas ruas do Centro

São Sebastião  - Cartazes decorados, faixas, camisetas e o mesmo objetivo. Assim as mais de mil pessoas que compareceram ao ato público contra a violência “São Sebastião pede Paz” protestaram contra os acontecimentos que abalaram o município nos últimos meses.
A passeata, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil-subsecção São Sebastião/Ilhabela, com apoio da prefeitura. começou pontualmente às 16h00, saindo da Rua da Praia (foto) em direção à Avenida Guarda Mor Lobo Viana, trajeto que os participantes percorreram em silêncio até o Cemitério Municipal.
Ali, rezaram uma oração antes de prosseguir novamente até a Rua da Praia. Na chegada, a música “Enquanto houver sol”, dos Titãs, ajudou a dar o tom de esperança por dias melhores. Um ato ecumênico com orações finalizou o manifesto.
O presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, disse que a manifestação pacífica serviu para mostrar às autoridades que a sociedade está descontente com a atual situa-ção da segurança pública no município. “Basta andar à noite por determinados locais para constatar que a população não está contente com os rumos da segurança.
Pedimos para que realmente a segurança mude”, diz o presidente da OAB. Ele também diz que foi encaminhado um documento ao governador Geraldo Alckmin pedindo mais segurança à região que, segundo Luiz Tadeu, se sensibilizou e deve antecipar o início da Operação Verão 2005. “Helicópteros da Polícia Militar já dão vôos rasantes em pontos onde se concentram os focos de criminalidade”.
Lembranças - Familiares da jovem Josiane Pereira de Jesus, vítima de bala perdida na Topolândia, em outubro, compareceram ao manifesto em que a professora de dança foi lembrada. Para Tatiane Pereira, 25 anos, irmã da jovem, os fatos que comprovam a existência de uma ‘guerra’ entre traficantes na cidade.
Ela lamenta que, com todas as ini-ciativas pedindo paz, talvez, só se consiga mobilizar “as pessoas boas que tem consciência, pois os bandidos não mudam. E não vamos conseguir mudar a realidade para trazê-la de volta”.
A mãe da jovem, Geralda Pereira de Jesus, também acha que paira sobre o município uma ‘guerra’ provocada pelo tráfico. “Existe, mas tem gente que ainda não quer perceber. Se as autoridades quiserem, acaba”. (Fonte: Imprensa Livre)

Cene comemora seu 50º aniversário

São Sebastião - A Escola Estadual Professora Maísa Theodoro da Silva, no bairro Porto Grande, região central de São Sebastião, estará comemorando seu 50º aniversário com eventos a partir de hoje, dia 1º, até sábado, 4. A escola, mais conhecida como Cene, atende a 684 alunos por meio dos ensinos fundamental, médio e supletivo, o EJE (Ensino de Jovens e Adultos).
Conforme o diretor substituto do “Cene”, Josimar Hermano de Souza, também são mantidos curso específico de espanhol e o PEC (Programa de Educação Continuada), destinado a professores, em parceria com a prefeitura.
O programa comemorativo será aberto às 17h00 de hoje. Para tanto foram convidadas autoridades políticas do Litoral Norte, além de toda a comunidade. Amanhã, quinta-feira, às 19h30, a sebastianense Neide Palumbo contará seus “Causos Caiçaras”.
Na sexta-feira, 3, às 19h, o professor Laércio Albarici, dirigente regional de Ensino, fará exposição sobre os 50 Anos de Educação. “Cene: 50 Anos de História” será o tema da palestra das professoras Márcia Rego e Maria Helena Torres.
História - Josimar, que atua no Cene desde 1992, também trabalha como professor de história e filosofia. Ele afirma que a escola, em 14 de janeiro de 1954, foi instalada no prédio onde funciona a prefeitura, no centro da cidade. Na época, a escola era denominada “Ginásio Estadual de São Sebastião”.
Em 1963, passou a se chamada “Escola Normal e Ginásio de São Sebastião”, contando com o curso para formação de professores, quando o colégio foi transferido para o prédio ocupado hoje pela Setec (Secretaria de Turismo e Cultura), na Rua da Praia, centro.
Josimar esclarece que a origem do nome “Cene” (Colégio e Escola Normal e Estadual) surgiu em 1965, quando o colégio começou a funcionar na Alameda Jundiaí, Porto Grande, onde se mantém até hoje. Na década de 80, com a morte da professora de educação artística Maísa Theodoro da Silva, o colégio recebe o seu nome, resultante de homenagem dos alunos.
Para o diretor substituto, o Cene significa a extensão de sua casa, tamanha afinidade que mantém com a instituição. “Tenho paixão e amor pela escola”, ele revela. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia

Surf Trip Escola forma novos bodyboarders na praia das Toninhas

Ubatuba - No último final de semana atletas iniciantes e adeptos do bodyboarding tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o esporte, em aulas teóricas e práticas, ministradas na Praia das Toninhas. Os instrutores foram Roberto Germano, o Quaquá, chefe de equipe e competidor profissional, e Débora Ross, atleta local e campeã de 2004 por antecipação do Circuito
Ao todo, onze alunos de São Paulo, São José dos Campos e Ubatuba participaram das aulas. A Surf Trip Escola Genesys é um projeto novo, que tem por objetivo corrigir e ensinar novas manobras aos amantes deste esporte. “Esses dois dias foram muito bem aproveitados.
Alguns alunos nunca haviam tentado surfar com bodyboarding e saíram da aula já dando joelhinho”, conta a instrutora Débora, falando sobre a manobra de “furar” a onda para ultrapassá-la.
Antes de entrar no mar, os alunos passaram por exercí-cios de alongamento. Segundo Débora Ross, Ubatuba foi escolhida para receber a escolinha porque “é um lugar onde o esporte está evoluindo muito, com um número considerável de praticantes”.
Ela conta que além do aperfeiçoamento dentro da água, as aulas foram uma atividade de integração que contou com pais e filhos juntos. Outra edição da escolinha de bodyboarding está prevista para breve, mas ainda sem data definida. As inscrições são abertas para qualquer idade e as aulas são gratuitas. (Fonte: Imprensa Livre)

Conselhos municipais têm sede própria em Ubatuba

Ubatuba - A prefeitura municipal inaugurou ontem as instalações da Casa dos Conselhos. Localizada à Rua Paraná, nº 127, ao lado da sede do Conselho Tutelar, a Casa dos Conselhos vai abrigar seis entidades: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS); Conselho Municipal da Saúde (COMUS); Conselho Municipal do Idoso (CMI); Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e Conselho Municipal de Educação (CME).
O prédio conta com sete salas e um espaço para reu-niões, em um espaço de 127 m² de área construída.
As reuniões e os trabalhos desenvolvidos por estas entidades, que definem as ações de suas respectivas áreas, contarão a partir de agora com espaço próprio. Segundo Cláudia Regina da Fonseca, presidente do Fundo Social e secretária de Assistência So-cial, cada conselho funcionava em sua secretaria, alguns sem local apropriado, chegando a ter que levar papéis para a casa de funcionários.
Além disso, devido aos conselhos serem 50% governamentais e 50% não governamentais, por vezes o munícipe ia fazer alguma reclamação a determinado conselho e acabava se deparando com funcionários públicos, já que as secretarias e conselhos funcionavam no mesmo local. Isso, por vezes, causava constrangimento ao cidadão, que acabava por não fazer a reclamação da forma como gostaria.
Esta falta de espaço implicava em desorganização.
“Na Casa dos Conselhos vai haver um agente administrativo para atender os seis conselhos, organizando e unindo, fazendo com que um conheça melhor o outro, integrando e trabalhando em rede, de mãos dadas”, explica Cláudia, dizendo acreditar que esse seja um peso muito forte na administração municipal.
Na inauguração estiveram presentes representantes de todos os Conselhos, da Associação dos Aposentados, do Rotary Clube, do Fórum e a comunidade em geral. (Fonte: Imprensa Livre)

Campeã de jiu-jitsu morre atropelada

Ubatuba - A estudante Tamires Barbosa de Oliveira, 17 anos, morreu vítima de atropelamento no Km 52 da BR-101, bairro Itaguá, na manhã de ontem. Ela foi atingida por um veículo, marca Quantum, conduzido pelo frentista Amadeu Rodrigues Ferreira, de 28 anos.
Segundo testemunhas do acidente, a estudante estava em uma bicicleta pelo acostamento, quando teria atravessado a rodovia, sendo atingida por trás. Tamires subiu no capô do carro, vindo a cair no chão.
Ela chegou a ser socorrida com vida até a Santa Casa de Ubatuba, morrendo logo depois de dar entrada. O acidente foi registrado na delegacia da cidade. A estudante era conhecida na cidade como campeã de jiu-jitsu. (Fonte: Imprensa Livre)

Ajude a Santa Casa

Ubatuba - A partir do dia 4 de Dezembro, a Comtur vai estar realizando uma campanha de solidariedade com a finalidade de ajudar a Santa Casa de Ubatuba. Para visitar a casa do Papai Noel, que vai estar localizada no calçadão, basta levar 1kg de alimento não perecível que será revertido para Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba. Contamos com a colaboração de todos para fazer um Natal mais feliz para realmente quem precisa de ajuda. (Fonte: COMTUR)

Ação Litoral

Opinião Topo

Conscientização Ambiental

A algum tempo, a idéia de mobilizar as pessoas ecologicamente através de “plaquinhas” de conscientização, tornou-se um pequeno projeto para este verão de 2005. O nosso objetivo é que até o dia 20 de dezembro sejam colocadas aproximadamente 60 dessas “plaquinha” distribuídas entre os quiosques da Praia Grande (o que seria mais ou menos 2 placas por quiosque). A Praia Grande foi escolhida por dois principais motivos: primeiramente, porque a praia é uma das mais visitadas na temporada pelos turistas, e conseqüentemente, uma das que ficam mais danificadas. E também porque nós da Cia Radical pretendemos poder estar agindo durante essa temporada no próprio local, onde estaremos pessoalmente passando para o público, informações importantes, dicas e fortalecendo ainda mais essa idéia.
Partindo do princípio que estas placas são feitas através de material reciclado (caixotes de frutas, encontrados em feiras, mercados e lixões) e de fácil fabricação, surgiu um outro projeto, a convite do “Neto” da APPRU (amigos na preservação, proteção e respeito à Ubatuba) no qual estaríamos passando esta idéia para uma turma de 2-série (de 8 a 10 anos) do ensino fundamental da escola José Padre de Anchieta, do Professor Frei Paulo.
Nós então, nos reunimos com as crianças e passamos a nossa idéia e ela foi recebida com muito amor por essa turminha. A empolgação foi tanta, que já na hora do intervalo, podíamos vê-los pegando os lixos que estavam no chão e os colocando em seus devidos lugares: nos lixos. Também durante essa primeira semana recebemos apoio dos pais dessas crianças que ajudaram e até mesmo chegaram a fabricar algumas placas para ajudar nesta pequena AÇÃO AMBIENTAL.
Foi preciso passar algumas informações importantes para estas crianças, elas tiveram que responder questionários sobre o assunto e nós discutimos com elas a respeito, durante 3 dias em sala de aula antes de começarmos realmente a AÇÃO.
O segundo passo da nossa AÇÃO AMBIENTAL foi levar essas crianças para conhecer a rádio COSTA AZUL de Ubatuba e lá tivemos a oportunidade de falar, ao vivo, para todos os ouvintes a nossa idéia, e inclusive, alguns alunos também estiveram se manifestando, falando frases de preservação ambiental.
Foram confeccionadas cerca de 30 “plaquinhas”, as quais os próprios alunos com nosso auxílio puderam escrever suas frases de manifestação ambiental.
Por fim, nesta segunda-feira, dia 29-11, nós da Cia Radical, junto a APPRU e ao prof. Frei Paulo com a sua turminha da escola Anchieta, fomos ao calçadão do centro manifestar nossa idéia e colocar as placas nos canteiros. Foi muito bom o primeiro contato com as pessoas que ali estavam, todas olhavam atentas aquelas pequenas crianças dando uma tremenda “lição de moral” para os grandões. As pessoas paravam, olhavam e cumprimentavam as crianças.
Foi um trabalho super simples, que contou apenas com a boa vontade e o amor dos que dele participaram, e eu realmente espero que isso venha a se manifestar mais vezes, em outras escolas, com outras turmas. Essa semente de conscientização foi plantada na hora certa dentro destas crianças, as informações passadas para elas são fundamentais, e a partir daí, eles se tornaram verdadeiros “fiscais ambientais” dentro de casa, na escola, com os colegas é esta realmente essa a nossa idéia, vamos CONTAMINAR a todos com o vírus da conscientização!
Pense nisso, se você ainda não faz parte dessa turma de ATIVISTAS AMBIENTAIS, busque mais informações a respeito, e da próxima vez que for ao banco, ou estiver apenas sentando tomando um lanche no calçadão, lembre-se que estas crianças já estão fazendo a sua parte!
Para outras informações a respeito, entre em contato conosco!

Fones: 3833.1598 – 9715.0414
Bruna – Cia Radical
www.ciaradical.com.br

Artigo Topo

Casa do Artesão, singelo exemplo de cidadania

Tivemos a oportunidade de acompanhar uma importante discussão que envolveu comerciantes do bairro do Itaguá e um segmento dos artesãos de Ubatuba. Deste debate nasceu a possibilidade da criação da Casa do Artesão, que representa uma conquista para estes artistas e para o turismo de Ubatuba.
Papel importante teve o Movimento Ubatuba Viva para o avanço desta idéia.
Para quem não sabe, o Ubatuba Viva reúne-se, semanalmente, na sede da Associação Comercial, para discutir questões da cidade e indicar soluções. Dele participam empresários; profissionais liberais; lideranças comunitárias, enfim, toda pessoa disposta a dedicar parte de seu tempo para um grupo organizado que procura a valorização da cidadania. Lembro que este movimento sempre pauta por ações conciliadoras, construtivas. Nele deve-se, obrigatoriamente, deixar as diferenças político-partidárias de lado.
O Ubatuba Viva não quer ser palco para espetáculos de vaidade. Não quer ser usado. Não quer ser trampolim para ambiciosos de plantão. E, contra tudo isso, age com paciência e energia.
A prova da maturidade do Ubatuba Viva está no fato de ter sobrevivido a uma eleição municipal, não sendo usado para beneficiar qualquer candidato. Para quem entende de política fica mais fácil compreender que esta postura foi fundamental para o movimento. Representou um alicerce bem feito gerando credibilidade e perspectivas de crescimento e fortalecimento maiores.
Por isso, na questão do artesão e a praça Alberto Santos, o Ubatuba Viva procurou fazer com que todas as partes se manifestassem.
Deste debate - caloroso muitas vezes - aprendemos muito.
Aprendemos que o autor do Projeto, vereador João Mazieiro exercita plenamente a democracia ao sustentar com coragem o seu ponto de vista mas estando pronto a prestigiar um acordo mais amplo. Nesta hora transmito os parabéns ao vereador João Mazieiro e, na sua pessoa, presto uma homenagem aos vereadores que não alcançaram a reeleição, lembrando que o exercício da cidadania não exige mandato. Continuem participando ativamente da vida política de Ubatuba, levando a experiência aqui conquistada para colaborar na formação de novas lideranças.
Aprendemos que os empresários do Itaguá, defendem um projeto urbanístico para a praça Alberto Santos e para toda orla e que não deixarão de apoiar, inclusive com recursos, a implantação da Casa do Artesão, mesmo que ela não seja construída naquele local. Reforçam, entretanto, que o projeto deve ser marcado por um planejamento rigoroso para garantir um faturamento estimulador aos artesãos e uma conquista real para o turismo da cidade. Gratificante, também, foi ver a solidariedade de empresários do Perequê-Açu, apresentando um plano alternativo para que os artesãos pudessem, naquele bairro, atuar provisoriamente.
Aprendemos com os artesãos. Pessoas extremamente sensíveis, como requer a arte, revelaram-se guerreiros lutando por seu espaço e exigindo a atenção do poder público. Querem o essencial: perspectiva de trabalho. Sonham com o artesanato gerando divisas para a cidade permitindo até o surgimento de uma escola de artes para a nossa juventude. Àqueles que moram em Ubatuba há muitos anos lembro que a saudosa Madre Glória já havia convertido este sonho em realidade. Em muitos recantos do município há gente que aprendeu na ALA os cursos de artesanato em palha, entre outros. Este projeto maravilhoso não seguiu adiante mas encontra-se vivo em nossos pensamentos. Retorná-lo à prática é tarefa de todos.
Para o Movimento Ubatuba Viva a questão exige o despertar do Poder Público, que precisa estar à frente nas ações que promovam o desenvolvimento. O que o anseio dos artesãos revelou? A resposta está clara. Todos, e não apenas eles, querem a oportunidade de trabalhar onde tem gente: público, turistas, compradores. Estes, só encontramos com absoluta freqüência na orla das praias. Seja na do Cruzeiro, na do Itaguá, na Praia Grande...
Por isso cobramos a criação de um plano estratégico de desenvolvimento integrado e, nesta hora, a Casa do Artesão pode transformar-se num singelo exemplo. A escolha de uma área apropriada; um projeto adequado; um marketing bem feito; uma parceria ativa com hotéis e pousadas; poderia transformar um espaço em qualquer bairro em atrativo turístico. Não necessariamente na orla marítima. O interessante destas novas ocupações é que elas colaboram para que, no entorno, criem-se novos pontos comerciais, gerando mais empregos, mais desenvolvimento.
Hoje, poderemos criar a Casa do Artesão. Amanhã, após um minucioso cadastramento histórico e geográfico teríamos em diversos bairros centros culturais; núcleos esportivos; museus; espaços para teatro e música; orquidários; estimulando uma permanência maior do turista na cidade.
Dinheiro para tanto?
O Movimento Ubatuba Viva aponta como um dos caminhos a inédita idéia da carteira de débitos para conversão social, oriunda dos devedores de impostos municipais interessados em regularizar suas dívidas fiscais e, simultaneamente, financiar projetos comunitários. Estes teriam suas dívidas convertidas em cotas, transformando-se em verdadeiros acionistas destes projetos. De ações arrojadas como estas poderíamos até acreditar no financiamento de um núcleo industrial não poluente, o que diversificaria as oportunidades para a nossa gente. Este, entretanto, é assunto para as próximas reuniões do Ubatuba Viva, onde todos são convidados a participar.
Encerro, trazendo a esperança do Movimento Ubatuba Viva de que o desfecho deste projeto seja coroado pelo bom senso, garantindo melhores oportunidades para os artesãos, sem comprometer os aspectos urbanísticos. Nesta hora, lembramos os versos de Caetano Veloso que traduz os desejos do Movimento Ubatuba Viva e de todos nós: “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome.”

Pronunciamento feito por Celso de Almeida Jr
Membro do Movimento Ubatuba Viva
Tribuna da Câmara Municipal, em 30/11/2004

Carta do Leitor Topo

Ubatuba e São Sebastião - Lendo o artigo do amigo Ednelson Prado, um dos melhores comunicadores do Litoral Norte, ao lado de Tony Luiz, sinto que dias melhores virão para todos os Caiçaras.Quanto ao atual Prefeito de Ubatuba e sua equipe de incompetentes ( FHC na folha de São Paulo desta terça - 30/11 - diz que incompetência não é ofensa mas sim, o resultado negativo no momento de uma avaliação.. ) já vão tarde conforme já me expressava em carta anterior. Acredito nas intenções e na competência do Eduardo Cesar e do Domingos que certamente comandarão sua equipe para trabalhar por dias melhores para o povo de Ubatuba.
Já o Dr. Juan Garcia, que descansa em Portugal, que tem formação superior em duas áreas, homem de sólida formação e militância política, trará novos ares a São Sebastião e tudo de ruim que tem rolado no Litoral Norte serão águas passadas.
A modernidade chegou e cabe a nós que amamos essa terra, trabalharmos para o melhor da população. Da minha parte estarei sempre divulgando suas belezas naturais, sua gente boa e a cultura caiçara. Por falar nisso, neste próximo domingo, apartir das 10 horas da manhã, no Programa Revista Cultural da Tv Record ( Tv Mar ), no terceiro bloco, estarei reapresentando matéria realizada em Ubatuba quando entrevistei o Hugo Gallo que faz um belíssimo trabalho a frente do Aquário da Cidade. Agora sim dá gosto de divulgar o nosso litoral. Vamos à luta.

Joca Diniz
Jornalista e Professor Universitário
Ubatuba, SP

Saudades - Meus oculos quebrou... começou meu suplicio, fui ao posto de saude aqui do Massaguaçu, Caraguatatuba, onde moro, marcar consulta, é rapidinho, estamos em setembro... marcaram p/novembro dia 30. Tudo bem muita gente, muitos pobres p/ atender... SUS sem dinheiro, eu aposentado, nem se fala, 5 anos salario sendo corrigido sempre abaixo da infração, nem sei se posso chamar de salario, eperamos... Chegou o dia... ufa havia até esquecido,tem que sair rapidinho, a consulta é do outro lado da cidade, 9:30hs... sai... lá pra 13:00hs tô de volta, ledo engano!
A Dra,chegou as 12:30, parece que já havia almoçado, falar em almoço, ai que fome... 15:30 chegou minha vez, atendimento rapido; TÁ ENXERGANDO?... É ESTA OU A OUTRA?... TÁ ENCHERGANDO?... perguntava a Dra, com toda a delicadeza do atendedimento plublico. 17:30hs, chego em casa com fome dor de cabeça, sei lá mais o que? ligo a TV p/ distrair um pouco... VEREADOR SUSPEITO DE TER ROUBADO... PREFEITO SUSPEITO... DEPUTADA SUSPEITO... SENADOR SUSPEITO... JUIZ SUSPEITO, ainda bem que neste pais não tem ladrão é só suspeito. Desligo... penso... é a democracia, onde estão os MILITARES?...que saudades!!!!!!!

Mauro Lopes
Bairro Massaguaçu
Caraguatatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Pescadores do Itaguá - Emilo Campi


Pescadores do Itaguá
©2004 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor