Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 02 de dezembro de 2004 - Nº 1168 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Agenda do Litoral Norte

Caraguatatuba
Caraguá oferece benefícios fiscais para instalação de novas empresas
Grupo invade secretaria e acaba preso em Caraguá
Prefeitura instaura investigação interna
CAPS de Guaratinguetá visita pontos turísticos de Caraguá
Caraguá inaugura Espaço Educacional e Cultural Mario Covas no dia 15 de dezembro

Ilhabela
Sabesp realiza serviços de manutenção em Ilhabela

São Sebastião
Ato pela paz reúne 400 em S. Sebastião
Tebar testa tecnologia para resíduo

Ubatuba
8º Nacional Motorcycle de Ubatuba
Programação da Fundart - Dezembro 2004 - FUNDART
Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 30/11


Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Agenda do Litoral Norte
Eventos marcam essa semana e a próxima o Litoral Norte: CBH-LN e Gerenciamento Costeiro.

Litoral Norte - Na sexta feira dia 3 de dezembro, às 9:30 no CEPROLIN em Caraguatatuba (Av. Rio Grande do Norte, 450 – Indaiá) ocorrerá reunião plenária do CBH-LN, a última deste mandato. Nesta reunião será deliberado a Agenda para 2005, seja para composição do CBH com os novos representantes, seja para apresentação de projetos que buscam financiamento junto ao FEHIDRO. Serão anunciados os próximos passos para a Agenda 21 entre outros temas.
No dia 7 de dezembro, às 16:00 h no Palácio dos Bandeirantes, será assinado pelo Governador Geraldo Alckimin o Decreto do Zoneamento Ecológico- Econômico do Litoral Norte – ZEE LN. Trata-se do primeiro zoneamento costeiro a ser aprovado no Estado de São Paulo e com o componente marinho, no Brasil. Consideramos uma vitória para aqueles que defendem a zona costeira. O ZEE LN contou com ampla participação do setor público e da sociedade civil, buscando assim, definir diretrizes para uso e ocupação do solo da região, seguindo o lema do ambientalmente sustentável e socialmente justo. O processo participativo, com as longas discussões e negociações para dirimir conflitos, justificam os 6 anos para a sua aprovação.
Acredita-se que o Zoneamento é um forte instrumento para evitar-se o casuísmo e as decisões sem embasamento quando tratamos de uso e ocupação do solo, licenciamento e outras medidas para a gestão do Litoral Norte. Todos do Litoral Norte estão convidados a participar da assinatura deste importante Decreto, que também contará com a presença do Secretário de Meio Ambiente José Goldenberg.
Cadastramento da Sociedade Civil: informamos que o cadastramento da sociedade civil para participar do Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte – GERCO está sendo feito conjuntamente com o do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. A data final para cadastro está prevista para o dia 4 de fevereiro de 2005 e a eleição para os novos representantes no dia 11 de fevereiro de 2005, em Caraguatatuba. Maiores informações junto ao CBH-LN pelo telefone (12) 3832 3816. (Fonte: CBH-LN)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral

Caraguá oferece benefícios fiscais para instalação de novas empresas
Prefeitura vai doar áreas para indústrias no bairro Barranco Alto; lideranças empresariais aprovam iniciativa

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva(PSDB), encaminhou à Câmara projeto de lei de incentivo ao desenvolvimento econômico, que prevê benefícios fiscais até a doação de áreas para atrair pequenas e médias empresas que se instalarem no município.
O proposta se inspira em leis já existentes em outras cidades da região, como Taubaté, Pinda e Lorena.
Silva afirma que a implantação do distrito industrial sempre foi um desejo da sua administração, mas que somente agora está saindo do papel porque a prefeitura conseguiu a escritura definitiva de uma área de cerca de 80 mil metros quadrados no bairro Barranco Alto.
Segundo Silva, com a aprovação do projeto a prefeitura pretende atrair empresas que venham a atender o mercado local.
"Pretendemos trazer para cá empresas ligadas ao ramo da construção civil, como fábricas de esquadrias de alumínio e de material feito em fibra", explicou.
Para Silva, a implantação das empresas devem gerar empregos e aumentar a arrecadação do município. O prefeito tem apenas uma preocupação, que o projeto não seja votado ainda este ano, quando conclui seu segundo mandato."
Trata-se de um sonho que pretendia ver concretizado ainda em minha administração", afirmou.
Caso o projeto seja aprovado, as empresas interessadas serão beneficiadas com isenção ou de taxas, impostos e contribuição de melhorias, por um prazo que pode variar de 5 a 20 anos.
A área designada para o distrito industrial será dividida em lotes, cada uma com 3.000 metros quadrados. O projeto prevê um prazo de 18 meses para a implantação da empresa, a partir da 'doação da área.
Elogios - O presidente da Associação Comercial, Jorge Washington de Camargo, afirmou que a proposta é excelente e que deverá atrair empresas interessadas em se instalar na região.
Camargo cobra apenas que a lei obrigue as empresas a contratarem mão-de-obra local, para que com isso haja aumento de emprego e o dinheiro circule pelo comércio da cidade..
Para Maria Aparecida Medeiros, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), o projeto é bastante interessante.
"O Sebrae pode prestar ampla assessoria às empresas interessadas", afirmou.
A vereadora Madalena Fachini (PSB), lamentou a demora da lei ser encaminhada à Câmara. Segundo ela, a área tinha sido designada para se transformar em distrito industrial há muito tempo.
"De qualquer maneira trata-se de um projeto muito bom para o município."
Caraguá tem apenas uma indústria, ligada ao setor automotivo. As demais empresas são do ramo de confecções, fábricas de blocos e de móveis. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo invade secretaria e acaba preso em Caraguá

Caraguatatuba - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São José prendeu em flagrante na noite de anteontem sete pessoas acusadas de tentativa de assalto a um caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá.
Entre os presos está Raimundo Marinho da Conceição Filho, 35 anos, apontado pela Polícia Civil como um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas em Caraguá.
Segundo a polícia, o objetivo do grupo era roubar R$ 150 mil, valor que estaria armazenado no caixa para pagamento de salários dos funcionários públicos, que ocorreu ontem. Segundo a prefeitura, o dinheiro é depositado em contas correntes.
"A investigação inicial era a conexão entre o tráfico de São José e Caraguá, de uma possível remessa de drogas que estaria para acontecer. Mas ontem (anteontem), levantamos as informações sobre o assalto", disse o delegado da Dise, Talis Prado Pinto.
Uma equipe de 15 homens de São José participou da operação em Caraguá. Os policiais esperaram os suspeitos na secretaria para fazer a prisão em flagrante.
Crime - A tentativa de assalto teve início por volta das 21h30, quando os assaltantes estacionaram três veículos -- Parati, Corsa Sedan e Kadett-- em frente à secretaria. Quatro homens, um deles armado com revólver 38, teria invadido o prédio, enquanto outros quatro teriam ficado nos veículos.
Após renderem o vigilante, que foi amarrado e colocado em um banheiro, os assaltantes teriam tentado abrir o caixa. Quando os policiais, que estavam de campana desde as 18h, se aproximaram do local, foram recebidos a tiros pelos assaltantes que permaneciam do lado de fora. Houve perseguição e troca de tiros.
Um dos assaltantes, ainda não identificado, dirigia o Kadett e conseguiu fugir. Os demais foram presos. Na Parati, a polícia encontrou um maçarico e equipamentos que seriam utilizados para retirar o dinheiro do caixa.
Segundo a polícia, além de Marinho, o ajudante geral Márcio José Pinto Vitor, 26 anos, também teria ajudado a planejar o crime.
"Ele (Marinho) era gerente de um traficante chamado Pintado, que mesmo preso controla o tráfico. O Marinho tinha uma dívida enorme com o tráfico e precisava do dinheiro", disse o delegado.
Cadeia - Foram presos Bruna Salviano Inácio, 20 anos, e Winderson Balbino de Lima, 29 anos, ambos de Caraguá, Luciano Augusto de Souza, 26 anos, Peter de Campos Arruda, 26 anos, e Marinaldo Batista, 40 anos, de São Paulo. Eles foram levados para as cadeias de Ubatuba (Bruna) e de Caraguá.
Eles foram presos em flagrante por tentativa de roubo, formação de quadrilha e porte ilegal de arma. Foram apreendidos três revólveres calibre 38, munições, celulares e dois carros.
Nenhum dos suspeitos quis falar com o ValeParaibano ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura instaura investigação interna

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que deve instaurar nos próximos dias procedimento administrativo para apurar o possível envolvimento de funcionários públicos com a quadrilha presa anteontem pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes).
Segundo apurou a polícia, o grupo tinha em detalhe informações sobre o funcionamento do prédio da Secretaria de Educação, alvo da tentativa de assalto.
O secretário de Assuntos Jurídicos de Caraguá, Sidnei de Oliveira Andrade, disse que a decisão foi adotada apesar de a prefeitura não ter sido comunicada oficialmente pela Polícia Civil sobre a suspeita envolvendo servidores.
A prefeitura informou ainda que ontem a Polícia Militar intensificou as rondas próximo ao local do crime.
Segundo a Dise de São José, que fetuou a prisão, membros da quadrilha afirmaram em depoimento que um funcionário público teria fornecido todas as informações sobre a rotina e o funcionamento da Secretaria de Educação, como o número de vigias, a localização do caixa eletrônico, o valor contido na máquina, a rotina adotada pelos funcionários, entre outros.
A prefeitura informou também que o prédio da secretaria possui alarme e vigilante noturno. (Fonte: ValeParaibano

Caraguá inaugura Espaço Educacional e Cultural Mario Covas no dia 15 de dezembro

Caraguatatuba - Caraguá vai receber no dia 15 de dezembro o Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas, uma das 40 obras que serão inauguradas e entregues à população até o final da gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva.
Com 618 lugares, equipado para receber grandes espetáculos de teatro, dança e música, assim como sediar eventos e convenções, a obra vai transformar o cotidiano do caiçara.
O Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas conta com um palco com 12X29 metros, cinco camarins, sendo um vip; sala de aquecimento abaixo do palco para atores e bailarinos, vestiário, sala de imprensa e sala vip para entrevistas, chapelaria, bilheteria, sala administrativa, copa e banheiros.
A inauguração, prevista para as 20 horas do dia 15, será dividida em vários momentos; a praça em frente ao Espaço Educacional e Cultural recebe o nome de Lucinha Mendonça, esposa do Dr. Marcos Mendonça, ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo e atual presidente da Fundação Padre Anchieta -TV Cultura; seguindo a programação, acontece a inauguração do Busto Mario Covas.
Na seqüência serão entregues as obras dos artistas plásticos de Caraguatatuba, Antonio Carelli, Ben-Hur Vernizzi e Juliano Junqueira, e seguindo a inauguração do Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas.
Os convidados desta noite assistem a uma apresentação artística, fechando a noite de inauguração.
A programação artística segue até dia 21, com apresentações de teatro e música.
No dia 14, acontece uma pré-estréia para convidados, com o espetáculo Contos de Areia, uma produção da Fundacc, com música, teatro e dança. A peça será apresentada especialmente aos operários que participaram da construção da obra e também para suas famílias, assim como familiares dos alunos das oficinas culturais participantes do espetáculo, professores, funcionários e pessoas envolvidas no processo de realização do espaço – “Assim, criamos uma maneira de agradecer aos profissionais o trabalho realizado e proporcionamos a eles, a oportunidade de realmente inaugurar o Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas, oferecendo um espetáculo caiçara, também feito por nós”- comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc.
No dia 16 acontece o espetáculo A Mandrágora, do grupo Tapa, direção de Eduardo Tolentino, clássica comédia de Nicolau Maquiavel; já no dia 17, Pedro Paulo Pedregulho ou Olha o Nariz Dele!, de Cíntia Alves, uma deliciosa comédia infanto-juvenil da Cia Le Nez; no dia 18 é a vez de Regina Duarte, com o espetáculo Coração Bazar, direção de José Possi Neto.
No dia 19, acontece a apresentação da do Cordel Encantado, da Cia Repentistas do Corpo; no dia 20, a Orquestra de Cordas & Acordes de Tatuí, e no dia 21, fechando a programação de inauguração, o espetáculo Bumba-meu-Boi, peça vencedora do Mapa Cultural Paulista 2004, direção Adbailson Cuba. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Sabesp realiza serviços de manutenção em Ilhabela

Ilhabela - A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo, realiza nesta quarta-feira, dia 1º, serviços de interligação de uma rede distribuidora de água no bairro Saco da Capela em Ilhabela.
Este serviço é de fundamental importância para o atendimento de todos os imóveis da Rua Francisco Gomes da Silva Prado que contará com uma nova malha de fornecimento de água que permitirá maior vazão e pressão de água tratada para atender cerca de 500 pessoas entre moradores e população flutuante.
Para realização dos serviços, das 8h às 14 horas, será necessário interromper o fornecimento de água nas seguintes localidades:
Saco do Indaiá, Santa Tereza, Barreiros, Siriúba, Arrozal, Pedra do Sino, Ponta Azeda, Praia do Pinto, Armação, Pontas das Canas e Pacuíba.
A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término dos serviços.
Durante a interrupção do fornecimento de água, a Sabesp solicita aos moradores que utilizem racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais, evitando desperdícios.
Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195. A ligação é gratuita e o funcionamento, 24 horas. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Ato pela paz reúne 400 em São Sebastião

São Sebastião - Cerca de 400 pessoas participaram ontem de uma manifestação pela paz em São Sebastião. Com cartazes, faixas e em silêncio, os moradores homenagearam as vítimas da violência na cidade e cobraram mais segurança por parte das autoridades.
Participaram do ato estudantes, moradores, comerciantes, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da prefeitura. O prefeito Paulo Julião (PSDB), vereadores e secretários se uniram aos moradores na caminhada silenciosa pela principais ruas da cidade. A manifestação foi encerrada com um ato ecumênico na principal avenida da cidade.
"É preciso dar um basta na violência", afirmou Tatiane Pereira, 25 anos, irmã da professora de dança Joseane Pereira, 21 anos, morta há um mês por uma bala perdida durante um confronto entre duas gangues da cidade. Segundo ela, até agora a polícia não esclareceu o crime.
A professora e advogada Kairê Kattiussy, que reside no bairro da Topolândia, afirmou que é preciso providências imediatas por parte da autoridades para o combate à violência e principalmente ao tráfico de drogas nos morros da cidade. "O tráfico está impondo regras no Itatinga e no Olaria e atraindo nossos jovens", disse.
O presidente da OAB local, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, afirmou que o objetivo da manifestação é conscientizar a todos de que juntos poderão conseguir das autoridades providências para o combate às drogas e o fim da violência nos bairros. (Fonte: ValeParaibano)

Tebar testa tecnologia para resíduo

São Sebastião - O Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras) vai começar este mês um projeto-piloto no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, para avaliar novas tecnologias para tratamento e descarte dos resíduos de petróleo e derivados --nafta e diesel.
Estão sendo implantadas tecnologias das empresas Enviro-Chemie, da Alemanhã; Dégremont, da França; Seguers Keppel, da Bélgica; e da GE Infrastructure, dos Estados Unidos.
As três primeiras utilizarão um processo biológico com membranas (bactérias) para tratamento dos efluentes. A General Eletric utilizará o processo de nanofiltração --separação em nível de moléculas.
Segundo a bióloga Cintia Masumoto, do Cenpes, após a escolha, a nova tecnologia será aplicada nos demais terminais e refinarias da empresa.
Atualmente, o Tebar utiliza um processo físico-químico para separar a água do petróleo e da nafta e diesel. O efluente é lançado por meio de um emissário submarino no canal de São Sebastião. O Tebar é o maior terminal da Petrobras no país. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Foto do Dia

Controle de borrachudos em Ubatuba está paralisado
A equipe de transição do prefeito eleito Eduardo César foi informada que o controle de borrachudos no município está paralisado completamente e caso nada seja feito imediatamente o reflexo será sentido no auge do verão 2005

Ubatuba - Uma grande infestação de borrachudos irá ocorrer no mês de janeiro caso as ações do programa de controle do Simulideo (nome científico do borrachudo), de responsabilidade da prefeitura municipal, não sejam retomadas imediatamente. Essa é a conclusão que a equipe de transição do prefeito eleito Eduardo César chegou após conversas com alguns dos responsáveis por essa área, dentro da Prefeitura. Segundo o coordenador do programa de controle do borrachudo, o biólogo Benedito Carlos Correia, mais conhecido por Xandeco, as ações de combate ao mosquito estão totalmente paralisadas. “Como o programa é setorizado, as ações foram sendo paralisadas aos poucos”. Segundo ele, a última aplicação do larvicida na região sul foi feita em 22 de junho, no centro em 6 de agosto e no norte foram realizadas aplicações até o início do mês, cobrindo apenas 50% dos focos. O ataque dos borrachudos já está sendo sentido pela população em praticamente todo o município.

Falta pessoal - Apesar do prefeito Paulo Ramos ter anunciado na imprensa (Litoral Virtual dia 17/11) “que a Prefeitura estaria constituindo um grupo especial nos próximos dias para dar combate ao borrachudo em caráter emergencial”, a equipe de transição concluiu que o programa está paralisado exatamente por falta de pessoal. De acordo com o coordenador do programa, para fazer o controle nos 793 focos do borrachudo em Ubatuba são necessários, no mínimo 24 desinfetizadores e a prefeitura, conta hoje, no seu quadro, com apenas 12. Esses funcionários, segundo Benedito Correia foram se aposentando e as vagas não foram sendo preenchidas. “Para realizar uma ação emergencial, a saída seria contratar temporariamente pelo menos 12 pessoas, sendo que a maioria delas poderia ser os próprios aposentados, já que são pessoas que conhecem a tecnologia de aplicação e principalmente a localização dos focos do mosquito. Quanto ao larvicida, o BTI, existe em grande quantidade no estoque, já que é o próprio Ministério da Saúde o responsável pela compra e envio do produto para as cidades brasileiras.

Atraso já comprometeu controle - Para se ter o controle dos borrachudos, segundo o biólogo, é necessária a aplicação do larvicida – BTI – de 14 em 14 dias, continuamente, durante o ano todo. “O que fazemos com essas aplicações é impedir que a larva se transforme em pupa e posteriormente em inseto alado, fases essas que não são controláveis”, explica Benedito. Ainda segundo o coordenador do programa, a única forma de se reduzir a incidência do borrachudo em janeiro é realizar aplicações durante todo o mês de dezembro, em todos os focos do mosquito. “Com essas ações conseguiríamos reduzir a incidência do mosquito no máximo em 80% no mês de janeiro, pois é preciso um intervalo de cerca de 45 dias até que as aplicações resultem na redução da quantidade de insetos alados”, informa o biólogo. É importante lembrar que o inseto alado tem vida média de 45 dias.

Carros quebrados - Além da falta de pessoal, a equipe do controle do borrachudo ainda enfrenta problemas com a falta de carros especializados para se chegar até os focos. Segundo Benedito, os quatro veículos Engesa do programa estão paralisados por falta de manutenção. Porém, se a contratação do pessoal for feita é possível, segundo ele, encontrar alternativas para levar o pessoal até os pontos de aplicação. “Podemos utilizar kombis até certo ponto e de lá, os desinfetizadores podem se locomover até os pontos de bicicleta”, adiantou.

Turismo prejudicado - “Estamos otimistas quanto ao movimento do turismo em Ubatuba no verão 2005, porém, encontrar nossa cidade, praias e matas infestadas de borrachudos vai afastar muitos visitantes”, declara o prefeito eleito Eduardo César. Ele revelou estar bastante preocupado, pois, mesmo com a aplicação imediata do larvicida a cidade ainda irá ter que conviver com os borrachudos no início de janeiro. “Apelo para o prefeito atual, em nome dos empresários e de todos que dependem do turismo, que inicie imediatamente o controle do simulídeo em todo o município pois o atraso já é irrecuperável”, conclui Eduardo César. (Fonte: assessoria de comunicação).

8º Nacional Motorcycle de Ubatuba

Ubatuba - Sendo um dos eventos mais importantes do município de Ubatuba, bem como, do Calendário Nacional de Eventos do país o 8º Nacional Motorcycle de Ubatuba, realizar-se-á de 10 à 12 de dezembro de 2004, na avenida Iperoig, Centro, município de Ubatuba (SP), no horário das 08h00 às 00h00.
Tratando-se de festa popular, com entrada totalmente franqueada ao público, e de contar com segurança particular, o evento será assistido pela Guarda Municipal, Polícia Militar e brigada de incêndio, bem como uma assessoria devidamente orientada para prestar informações aos clubes participantes. Ainda contará com uma ambulância devidamente equipada com aparelhos e pessoal que ficará à disposição do evento para prestar primeiros socorros, em caso de necessidade.
O 8º Nacional Motorcycle de Ubatuba conta com ampla divulgação em âmbito nacional, promovida através de cartazes, panfletos, meios de comunicação, como rádio, tv e jornais direcionados à motociclistas e de circulação geral. Espera-se que traga em média um público de 5.000 pessoas, com base em estatísticas levantadas em anos anteriores.
Possui uma programação diversificada, contando com apresentações de bandas de rock e blues, desfile de garotas concorrendo ao título de Miss Motorcycle, apresentações de Globo da Morte, show de wheeling, exposição de produtos motociclísticos e luta livre (esta última em negociação.)
O evento é fruto de produtiva parceria entre a Prefeitura Municipal através de sua Secretaria Municipal de Turismo e o Cruz de Ferro Moto Clube, entidade esta, de utilidade pública, (idealizadora e organizadora do evento). O 8º Nacional Motorcycle de Ubatuba não tem fins lucrativos e visa tão somente promover o turismo no município e o nome do Moto Clube local. (Fonte: O Guaruçá)

Programação da Fundart - Dezembro 2004 - FUNDART

Dia 02 às 19h30 - Casarão do Porto - Abertura da Exposição dos Alunos da Oficina de Desenho e Aquarela da Fundart.
Dia 03 às 19h00 - Casarão do Porto - "Sexta Básica Musical" - Banda Os Estrambelhados.
Dia 04 às 18h00 - Calçadão - "Retreta" com Papai Noel.
Dia 04 às 20h30 - Casarão do Porto - Apresentação do "Coral da Fundart".
Dia 05 às 19h00 - Casarão do Porto - "Cine Debate" - As Meninas texto de Clarice Lispector.
Dia 07 às 20h30 - Calçadão - Apresentação do "Coral da Fundart".
Dia 08 às 18h30 - Casarão do Porto - "Dia dos Novos e Sarau Cultural".
Dia 10 às 20h30 - Casarão do Porto - Apresentação do "Sexteto da Fundart".
Dia 11 às 20h30 - Casarão do Porto - Apresentação da Oficina de Balé Clássico da Fundart.
Dia 11 às 20h00 - Picinguaba - "Banda no Bairro" - Apresentação da Lira Padre Anchieta.
Dia 12 às 19h00 - Casarão do Porto - "Projeção de filme de Natal".
Dia 12 às 20h30 - Ipiranguinha - Igreja Nossa Senhora de Fátima - Apresentação da Lira Padre Anchieta.
Dia 17 às 19h00 - Calçadão - Apresentação do "Coral da Fundart".
Dia 17 às 20h30 - Casarão do Porto - Encontro Musical - "Seresta e Seresteiros".
Dia 18 às 20h30 - Casarão do Porto - Apresentação do "Sexteto da Fundart".
Dia 18 às 20h30 - Enseada - Capela Santa Rita - Apresentação do "Coral da Fundart".
Dia 19 às 18h30 - Casarão do Porto - "Projeção de filme de Natal".
Dia 19 às 20h30 - Igreja Matriz - "Madrigal Música na Catedral" - Apresentação da Lira Padre Anchieta com o Coral de musicalização infantil das escolas Maria Josefina e Arco Iris.
Dia 19 às 20h30 - Casarão do Porto - Abertura da Exposição dos Alunos da Oficina de Pintura em Tela da Fundart.
Dia 22 às 20h30 - Ipiranguinha - Igreja Nossa Senhora de Fátima - Apresentação do Coral Splendor Caeli e Coral da Fundart.
Dia 22 às 19h30 - Calçadão - Apresentação do "Duo de Sopro da Fundart".
Dia 24 às 19h30 - Casarão do Porto - Apresentação do "Duo de Sopro da Fundart".
Dia 26 às 20h00 - Calçadão - Apresentação de "Folia de Reis".
Dia 31 às 20h30 - Casarão do Porto - Apresentação da "Retreta".
Dia 02 às 19h00 - Casarão do Porto - "Projeção de filme de Natal".
Dia 06 às 20h00 - Casarão do Porto - Apresentação de "Folia de Reis".
Durante o mês de dezembro visitas dos Grupos de Folia de Reis as comunidades.
Mais informações pelo telefone (0**12) 3833-7000 ou pelo e-mail: eventos@fundart.com.br.

Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 30/11

Ubatuba - Foram votados os seguintes Projetos:
Aprovada, por unanimidade, a REDAÇÃO FINAL AO PROJETO DE LEI Nº 128/04, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, que institui no município de Ubatuba, a Campanha "Operação Limpeza do Meio Ambiente", e dá outras providências.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 18/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que autoriza a Administração Municipal a estabelecer que operadores de máquinas dirijam autos disponíveis no pátio, nas condições que estabelece.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 31/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a Caderneta de Obras nas construções.
Aprovado, com 8 (oito) votos contra 2 (dois), o PROJETO DE LEI Nº 43/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que acrescenta à Lei 2247/02, novo parâmetro para a concessão de permissão de uso de área pública na praia Grande, para implantação de projetos de urbanização.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 58/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, que dá a denominação de rua Clemente Ângelo dos Santos, à atual rua "C", no bairro do Ipiranguinha.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 101/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que institui no município de Ubatuba a Contribuição Voluntária para Custeio de Saúde Publica - CCSP.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 115/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que obriga a concessionária do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, a licenciar os veículos da frota em Ubatuba.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 118/04, da MESA DA CÂMARA MUNICIPAL, que altera a Lei 2021/01, que dispõe sobre a estrutura administrativa da Câmara Municipal, reclassificando o cargo de Assessor de Gabinete do Vereador.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 133/04, do Ver. JOÃO MAZIEIRO - PP, que autoriza o Poder Executivo a conceder 30 (trinta) licenças para venda de artesanato, na praça Alberto dos Santos, no bairro do Itaguá, com Emenda Substitutiva nº 01.
Retirado pelo autor o PROJETO DE LEI Nº 136/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que dá a denominação de "Orzília Maria de Jesus" a última travessa da rua Celestino Amaro de Oliveira, antes do retorno da mesma no bairro do Araribá.
Aprovado, com 8 (oito) votos contra 2 (dois), o PROJETO DE LEI Nº 145/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, que autoriza o Executivo Municipal a firmar Convênio com a Secretária da Segurança Pública do Estado de São Paulo, objetivando a cessão de servidores municipais para prestação de serviço na Delegacia de Polícia de Ubatuba.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 152/04, do EXECUTIVO, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Ubatuba para o exercício de 2005.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 156/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que autoriza o Executivo Municipal a conceder isenção do pagamento de taxas incidentes sobre imóveis do Estado ocupados por escolas e outros órgãos estaduais que atuam no Município.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 157/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que altera a Lei 1667/97 que dispõe sobre comércio expansionista, alterando o período para o cadastramento da firma interessada no exercício da atividade.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 158/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que altera a Lei 1680/97 que dispõe sobre esportes náuticos, autorizando a locação de um "caiaque" na barra do rio Itamambuca.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 170/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, que altera a Lei 1512/96 que dispõe sobre a política dos direitos da criança e do adolescente, concedendo gratificação natalina e adicional de férias, aos membros do Conselho Tutelar.

Moções:
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 68/04, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, de Congratulações, ao Doutor Juscelino Mendes de Almeida Neto, por seu altruísmo e postura profissional vem engrandecendo e dignificando o nome de nosso município.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 71/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, de Congratulações, ao surfista Ricardo Toledo, pela conquista do Título Paulista de Surf Open no Quebra-Mar, em Santos.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 73/04, do Ver. DOMINGOS DOS SANTOS - PT, de pesar pelo falecimento da jovem Tamires Barbosa.

Requerimentos:
Aprovado, por unanimidade, o N° 147/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Empresa de Correios e Telégrafos do Estado de São Paulo, para que instale no comércio do Sr. Wilson de Campos no bairro do Sertão da Picinguaba uma Caixa Postal Comunitária.
Aprovado, por unanimidade, o N° 148/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a Telefônica, que faça o reparo necessário no aparelho telefônico número 3848-0213, no bairro da praia Grande do Bonete.
Aprovado, por unanimidade, o N° 149/04, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, a Administração Municipal, solicitando a contratação dos profissionais necessários para o desenvolvimento do trabalho de prevenção através da SUCEN, no bairro do Corcovado.
Aprovado, por unanimidade, o N° 150/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, ao Senhor Prefeito Municipal, solicitação de combate aos borrachudos, no bairro do Corcovado.
Aprovado, por unanimidade, o N° 151/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, A Empresa de Transporte Cidade de Ubatuba, solicitação de mais um horário de ônibus para o bairro da Cachoeira dos Macacos, nos horários, das 7:00 horas as 11:30 e das 13:30 as 18:00 horas. (Fonte: O Guaruçá)

Ação Litoral

Opinião Topo

Apenas uma Sugestão
Engº Mauricio O Costa

Terrenos Baldios: Não há dúvidas que os terrenos baldios são ao maiores geradores de conflitos no município. Ora invadidos, ora transformados em depósitos de lixo, drogas e materiais furtados, são verdadeiros focos de doenças. Por isso apresentamos aqui algumas sugestões que talvez possam minimizar os problemas:

1. Obrigatoriedade da construção de mureta com 1 metro de altura e vão livre de 3 metros para entrada de máquina e caminhão.
2. Nº de inscrição do imóvel estampado na mureta com tamanho de letra especificado
3. Quando a vegetação atingir a altura da mureta, automaticamente o proprietário é notificado para num prazo de 30 dias executar a limpeza do mesmo. Em caso de descumprimento este serviço seria executado por empresa especializada e contratada por processo licitatório, cuja cobrança seria efetivada também após 30 dias da execução dos serviços.
4. Após cobrir os gastos com o serviço, o saldo da arrecadação seria empregado especificamente em programas de implantação de guias e sarjetas em ruas de terra. Com estas medidas teríamos uma melhora significativa no visual da cidade e as ruas de terra estariam alinhadas, definidas com levantamento planialtimétrico para escoamento de águas pluviais implantados. Além disso, o mais importante seria o fator de inibidor para lançamento de esgoto em via pública. Cada morador já poderia cuidar de sua calçada.

Arborização: Criação de uma Equipe Verde, para programas de plantio de árvores adequadas nos locais públicos, principalmente em relação à rede elétrica, controle de altura, nivelamento em relação ao solo, limpeza, poda com utilização de triturador de galhos e possível aplicação do material para adubagem. Alguém se habilita a fazer a lei?

Engº Mauricio O Costa
Ubatuba, SP

Artigo Topo

Como educar nosso povo

Acho que o que está faltando em Ubatuba é uma valorização de nossa cidade. Existem pessoas que trabalham às vezes anos para poder vir para cá e ficar uma semana no Paraíso, outras rodam às vezes centenas de quilômetros para chegar aqui tomar um banho de mar e ir embora.Acho que deveríamos expor como é a vida nas grandes metrópoles as dificuldades e privações que o povo passa para que pudéssemos valorizar um pouco mais Ubatuba. Veja as fotos. Abraços














 

Engº Mauricio O Costa
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Equipe de transição dá prioridade para a temporada - Sr. Redator. Na matéria, sob o título acima, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação do Ilmo Sr. Prefeito Eleito, tem um sub título denominado: “Denúncia de irregularidades”, que passamos a comentar.
É lamentável que a Assessoria de Comunicação não tenha lido com a devida atenção a matéria: “A LEI COMO GUIA” e percebido que está mais para observação sociológica e alerta de velho cidadão do que para crítica. A matéria não critica ninguém, não ofende a quaisquer que seja, não cita nomes. Chama a atenção sobre movimentos preocupantes e lamentos de sereia que não deveriam acontecer se cada um de nós, cidadãos conscientes e responsáveis, conhecendo nossos deveres e direitos, agíssemos como tais.
Sobre as palavras finais atribuídas pelo redator ao Sr. Prefeito Eleito: “Temos, inclusive, recebido denúncias de irregularidades na área da Educação que futuramente, no momento adequado, serão investigadas pelo órgãos competentes” – finaliza o prefeito eleito Eduardo César, farei também algumas considerações.
Conhecendo alguns dos que se arvoram em Assessores de Imprensa, em Ubatuba, e tendo lido “Paixões D’alma”, de René Descartes, cabe-me “ a certeza do direito à dúvida”. Não podemos acreditar que Vereador – Prefeito Eleito – receba denúncias de irregularidades, não apure a sua veracidade, cumprindo seu dever de vereador e, se procedentes, tome de imediato as providencias saneadoras que a legislação lhe outorga. Deixar as coisas para depois seria omissão, prevaricação. Isso é inacreditável. Publicá-lo em jornal é aberração. Prefiro pensar ser coisa de Assessor. Caso contrário toda a sociedade ubatubense deve se preocupar. Nós já lhe provamos com a Constituição na mão, denúncias improcedentes e caluniosas feitas pelo nobre vereador.
De nossa parte se nos derem a honra de receber as “denúncias de irregularidades na área da educação” teremos imenso prazer em apurá-las, e, caso estejam acontecendo, corrigi-las de imediato para evitar desgaste e perda de tempo à futura administração. “ O bom administrador cuida do presente, planeja e projeta o futuro e esquece o passado”. Fazemos votos para que a futura administração tenha sucesso e governe, em harmonia, com prudência e sabedoria.

Corsino Aliste Mezquita
Secretário Municipal de Educação
Ubatuba, SP

Interdição do lixão da baleia - Gostaria de lhes informar que o pesadelo de 15 anos está por terminar. A CETESB emitiu um laudo, na semana passada, condenando o lixão da Baleia.
Deu um prazo de 60 dias, para a sua interdição, a contar de hoje dia 1º de dezembro .
Este prazo foi dado em consideração a nova administração , que assumirá no dia 1º de janeiro.
Foram anos e anos para tentar convencer as autoridades de que aquele lixão estava poluindo com chorume, toda a área em volta, afetando a saúde de todos que vivem perto deste local.

Maria Antonia Civita
São Sebastião, SP

Alcatrazes - A Ilha dos Alcatrazes sofreu durante todo o dia de hoje, terça-feira 30/nov/2004, um incêndio imenso que se prolongava durante a noite. As chamas foram percebidas pelas pessoas desde a costa de Ilhabela e São Sebastião. Várias denúncias chegaram a sede da Estação Ecológica Tupinambás - IBAMA, ao Corpo de Bombeiros e à própria Marinha do Brasil. Sucede que a Marinha realiza suas operações de bombardeio nesta semana.
Por favor Alcatrazes pede socorro, qualquer duvida me liguem.

Celso Saviolli
(11) 4238 2325 ou celular (11) 9458 5597
São Sebastião, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

São Sebastião-SP

Sol no Canal - Emerson Almeida


Sol no Canal
©2004 Emerson Almeida


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor