Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de dezembro de 2004 - Nº 1169 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Cetesb registra 7 praias contaminadas por esgoto na região

Caraguatatuba
Prefeito eleito de Caraguá anuncia a equipe de governo
Escola do Tinga promove Feira do Conhecimento
Prefeito entrega pacote com 44 obras e reformas em dezembro
Adiada as Audiências Públicas sobre Plano Diretor e Lei de Zoneamento
Alunos do Massaguaçú encerram Teatro na escola com peça infantil
EMEF do Tinga realiza III Feira do Conhecimento na próxima sexta-feira 3
Projeto da Ditran finaliza formaturas de alunos participantes da Educação no Trânsito
Estudantes de Direito homenageiam profissionais da área
Programa Universidade para Todos
Atletas de Caraguá se destacam no ‘Sul Americano de Karatê de Contato’
Ex-aluna recebe Prêmio ‘Professor Eliseu Martins’


Ilhabela
Meninas do BL3 Armação conquistam o Bi-Campeonato Paulista de Vela Oceânica

São Sebastião
Grupo tenta conter fogo em Alcatrazes
Causa ainda é desconhecida pela Marinha
Teatro Municipal apresenta amanhã o infantil “Aventura na Ilha Azul”
Fugitivos da cadeia de São Sebastião ainda estão à solta
Conselho de Segurança da Costa Sul leva reunião à Vila Baiana
Baleia Jubarte morta é achada encalhada na praia das Cigarras
Títulos do Faps são transferidos para corretora financeira “Domínio”
Teatro de São Sebastião apresenta “Aventura na Ilha Azul”
São Sebastião comemora “Dia do Samba”


Ubatuba
Grupo pede vaga para deficiente
Ubatuba se prepara para receber os turistas neste verão
Saúde recebe verbas
Programação dos eventos dos próximos dias em Ubatuba
Ação Litoral comemora seu primeiro aniversário


Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Cetesb registra 7 praias contaminadas por esgoto na região

Litoral Norte - O último boletim de balneabilidade da Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, aponta a ocorrência de 7 praias contaminadas por esgôto doméstico na região.
Segundo o relatório, das 80 praias monitoradas no Litoral Norte, as seguintes praias estão contaminadas por altos índices de coliformes:
Em lhabela, encontra-se imprópria a praia do PINTO.
São Sebastião: São Francisco.
Caraguatatuba: Centro, Indá e Poro Novo.
E em Ubatuba devem ser evitadas as praias de Itaguá e Perequê Mirim. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Refugio Massaguaçu

Prefeito eleito de Caraguá anuncia a equipe de governo
José Pereira Aguilar mantém 7 dos atuais secretários e promete valorizar a área social

Caraguatatuba - O prefeito eleito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar (PSDB), apresentou ontem seu secretariado, mesclando a experiência administrativa de sete assessores da atual administração com nomes novos, de perfil mais técnico.
São 15 secretários, sendo que três deles, nas pastas de Planejamento, Turismo e Gabinete, vão trabalhar pela primeira vez em uma administração pública. Outros seis, integram a atual administração do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Aguilar disse que seu secretariado foi formado sem qualquer interferência ou acordo político. Segundo ele, trata-se de uma equipe técnica. "É um secretariado que tem a minha cara", afirmou.
Segundo o prefeito eleito, no segundo semestre de 2005 será criada a Secretaria da Segurança.
Ele voltou a reafirmar que suas prioridades serão a saúde e o social, mas sem descartar obras. "Pretende fazer duas escolas e creches por ano", afirmou.
Aguilar adiantou ainda que irá dar um reajuste aos servidores públicos a partir de janeiro.
Planejamento - Luz Marina Aquino, 32 anos, nascida em Itajubá(MG) e há oito anos residindo em Caraguá, assumirá a secretaria de Planejamento.
Formada em administração de empresas, Lu Marina, uma das novatas na administração pública, afirmou que pretende fazer um trabalho integrado com as demais secretarias, buscando o desenvolvimento da cidade e região.
O secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, 36 anos, natural de São Paulo e há cinco anos na cidade, é administrador de empresas, com especialidade em marketing. É professor das Faculdades Módulo. "Quero desenvolver ainda mais o potencial turístico da cidade", comentou.
Outro novato é José Pereira Aguilar Júnior, 24 anos, filho do prefeito eleito. Ele foi um dos principais assessores do pai durante a campanha eleitoral.
Manutenção - Eleito com o apoio do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), Aguilar fez questão de manter alguns dos atuais secretários.
Permanecem no primeiro escalão os secretários Roberti Costa (Serviços Municipais), Nivaldo Alves (Esportes), Auraci Mansano (Meio Ambiente), Leandro Borela (Urbanismo) e Eloíza Andrade (Fundacc).
João Sena, que ocupava a secretaria de Administração, vai ser o secretário de Saúde. Edvaldo Dal Vale, que ocupou o Planejamento até o início do período eleitoral, será o secretário das Finanças. (Fonte: ValeParaibano)

Escola do Tinga promove Feira do Conhecimento

Caraguatatuba - A EMEF “Prof. Lúcio Jacinto dos Santos”, do bairro Tinga, realiza hoje a 3ª Feira do Conhecimento. Essa atividade tem como principal objetivo mostrar à comunidade e visitantes da unidade escolar o trabalho desenvolvido com alunos de todas as idades em temas diversificados.
Segundo explicou a diretora da escola, Vera Medeiros, todas as salas participam do evento, inclusive os alunos do Maternal. Entre os temas que serão abordados estão: Sempre é tempo de sonhar; E Deus criou...;
É só imaginar, criar, brincar e aprender, Arte, educação pela paz, Mundo dos insetos; Salve a mata e preserve a vida; Êta cafezinho bom!; Fique livre da Dengue; Postura Corporal e o projeto de artes Pintando o Sete.
Além da participação efetiva dos alunos, a escola contará também com a presença da equipe do PSF (Programa Saúde da Família), que atua na Unidade de Saúde da Família (UBS) do bairro Tinga. A UBS dará orientações sobre temas como Tuberculose e AIDS.
A escola municipal do Tinga estará aberta à visitação no dia 3, das 10h às 15h. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito entrega pacote com 44 obras e reformas em dezembro
Melhorias variam desde pavimentação de rua até teatro; entregas acontecem entre os dias 3 e 30

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, entrega a partir de sexta-feira, 3, um pacote com 44 obras e reformas realizadas no município. Os primeiros bairros contemplados serão: Jardim Primavera, Massaguaçu, Olaria e Tinga.
No Jardim Primavera, serão entregues a ponte do rio Santo Antônio, a obra de urbanização das margens do rio, a rotatória "Renato Navarro Magalhães" e as pavimentações da avenida José Antônio Domiciano e dos trechos das avenidas São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Amazonas e Bahia.
Os moradores receberão no Massaguaçu, a ponte dos Tourinhos; no Olaria, a canalização da vala de drenagem da avenida Ipiranga; e no Tinga, o recape e reparos da rua Elvira Perpétua.
No domingo, 5, as entregas serão no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves", no Jardim Britânia, e no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas) "Dr. Adhemar de Barros", no Travessão.
O Centro Esportivo receberá quadras de malha, bocha e tênis, piscina de biribol, pavimento e guarita. Já no CIASE, serão entregues o campo de futebol, as quadras de tênis, malha e bocha e a piscina olímpica, considerada a sexta do estado de São Paulo e a única do Litoral Norte.
Os setores da Educação e da Cultura serão contemplados, no dia 15, (quarta-feira), com a inauguração do Espaço Educacional e Cultural Governador "Mario Covas", que abriga o Teatro Municipal de Caraguatatuba e a reforma da Praça do Teatro, no Indaiá. E também com as reformas e ampliações da EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) Profº Etoe Yoshimoto e da Escola Estadual Profª Maria Thereza de Souza Castro Isolda, no Jetuba.
E no dia 19, (domingo), a população do bairro Porto Novo ganhará um campo de futebol.
Os moradores do Tinga serão novamente contemplados, no dia 20, (segunda-feira). No bairro serão entregues um complexo esportivo, uma quadra poliesportiva, uma USF (Unidade de Saúde da Família), a ponte da avenida Dom João VI, os recapeamentos da avenida Rio Grande do Norte, da rua Benedita Mendes de Souza, do trecho da rua Elvira Perpétua de Santana e da praça "Princesa Isabel", a reforma da Praça do Tinga e as pavimentações das ruas Higino Martins e Gonçalo Pacheco.
Também estão incluídos no 'pacote de obras e reformas' a escada de acesso à rua César Augusto de Camargo, no Jaraguazinho; o centro comunitário, no Jetuba; a reurbanização do trecho da praça "Walfrido Arouca" e a reforma da praça "Dr. Diógenes Ribeiro de Lima", no Centro; o complexo esportivo, no Morro do Algodão; e o campo de futebol e de vôlei de areia, no Rio do Ouro.
As últimas obras serão entregues até às vésperas do Ano Novo. No Rio do Ouro, a população será beneficiada com a rede coletora de esgotos da Ilha do Sol, dia 27, (segunda-feira). E dia 28, (terça-feira), entrega da obra de proteção da margem do Rio Santo Antônio.
Nesta mesma data, serão entregues a reforma do novo prédio da Secretaria de Saúde, no Indaiá, e o sistema de sinalização viária, instalado em todo o município.
E no dia 30, (quinta-feira), estão na lista: a reurbanização da avenida Maria Carlota, no bairro Massaguaçu, a construção do Centro dos Maricultores, na praia da Cocanha, e a reforma da EEPSG (Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau) Profº Avelino Ferreira e da obra de desassoreamento do Rio Juqueriquerê, no Porto Novo. (Fonte: PMC)

Adiada as Audiências Públicas sobre Plano Diretor e Lei de Zoneamento
As Audiências Públicas sobre o Plano Diretor e as novas diretrizes da Lei de Zoneamento do município de Caraguatatuba foi adiada pata o dia 11, no Ceprolin

Caraguatatuba - As Audências Públicas sobre o Plano Diretor e as novas diretrizes da Lei de Zoneamento do município de Caraguatatuba foram adiadas para o dia 11, sábado, às 14h, no auditório do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte).
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, o adiamento das audiências foi solicitado pelas Ongs e associaçães à mesa diretora, para que as propostas fossem melhor analisadas. As plantas dos novos projetos estão disponíveis para consulta na Associação dos Engenheiros e Arquitetos e também na própria sede da Fundacc.
Ambas as audiências são abertas à participação da população em geral, além de especialistas no assunto, autoridades e sociedade civil organizada. (Fonte: PMC)

Alunos do Massaguaçú encerram Teatro na escola com peça infantil

Caraguatatuba - Os alunos do 4º ano do CIEFI “Benedito Inácio Soares”, do Massaguaçú, e estudantes de 5º ano da EMEF “Profª Antonia Antunes Arouca”, no mesmo bairro, participaram nesta terça-feira, 30 de outubro, do encerramento do projeto Teatro na Escola, desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
No CIEFI do Massaguaçú, segundo contam os próprios alunos, as aulas de teatro já aconteciam anteriormente por outros monitores de teatro da Fundacc, que desenvolve a atividade cênica nas escolas de diversos bairros do município há 3 anos.
De acordo com o monitor de teatro responsável pelo projeto no Massaguaçú, Rafael Andrade, a oficina teve a duração de 9 meses, com duas aulas semanais. “Nessa unidade escolar trabalhei basicamente com crianças entre 9 e 11 anos. Durante as aulas foi possível desenvolver atividades voltadas à interpretação e improvisação por meio de jogos dramáticos, uma vez que a pesquisa teatral não é favorecida nessa faixa etária. Por esse motivo, ao longo desse curso, no qual trabalhei tanto com crianças que já atuaram como iniciantes, procurei desenvolver a pesquisa embutida na interpretação das personagens”, explicou o diretor de teatro.
Segundo explicou a estudante e atriz Carolina Matos, 10 anos, aluna do 4º ano, foi muito bom participar das aulas. “Eu já participei do teatro no ano passado e continuei porque gosto das aulas e principalmente das improvisações”, disse.
Para Sherry Chang, 10 anos, que também estuda no 4º ano, o teatro foi uma experiência nova. “Com as aulas eu deixei de ser tímida e agora consigo falar melhor na frente as pessoas. Essa foi a primeira vez que participei de teatro, e achei bastante legal porque aprendi muitas coisas novas como por exemplo interpretar textos”, declarou Sherry.
Outra aluna participante do projeto, também do 4º ano foi Fernanda da Silva Sodré. Segundo a estudante de 10 anos, “esse foi o primeiro ano em que participei do projeto. Tive vontade de entrar nas aulas porque já assisti a peça feita pelos alunos no ano passado e gostei bastante. Eu gostei bastante das improvisações, mas além disso o teatro me ajudou a falar melhor, porque tenho a língua presa, e com as aulas aprendi a falar mais claramente e as pessoas me entendem mais que antes”, explicou Fernanda.
A peça apresentada como resultado do curso foi “A turma da floresta contra Malégola”, de Walter Machado, que conta a história de uma bruxa malvada que seqüestra a mãe-natureza. A apresentação da peça teatral envolveu em média 20 alunos e foi aberta aos pais de alunos e comunidade. (Fonte: SME/PMC)

EMEF do Tinga realiza III Feira do Conhecimento na próxima sexta-feira 3

Caraguatatuba - A EMEF “Prof. Lúcio Jacinto dos Santos”, do bairro Tinga, realizará na próxima sexta-feira, 3 de dezembro, a III Feira do Conhecimento.
Essa atividade, que está em sua terceira edição, tem como principal objetivo mostrar à comunidade e visitantes da unidade escolar o trabalho desenvolvido com alunos de todas as idades em temas diversificados. Segundo explicou a diretora da escola, Vera Medeiros, todas as salas participam do evento, inclusive os alunos do Maternal. Entre os temas que serão abordados estão:
Sempre é tempo de sonhar – Maternal
E Deus criou... – Nível I
É só imaginar, criar, brincar e aprender – Nível II
Arte, educação pela paz – 1º ano
Mundo dos insetos - 2º ano
Salve a mata e preserve a vida – 3º ano
Êta cafezinho bom! – 4º ano
Fique livre da Dengue – EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Postura Corporal - Educação Física
Pintando o Sete – Projeto de Artes.
Além da participação efetiva dos alunos, a escola contará também com a participação da equipe do PSF – Programa Saúde da Família, que atua na UBS – Unidade de Saúde da Família do bairro Tinga, que estará prestando orientações sobre temas como Tuberculose e AIDS.
A EMEF do Tinga estará aberta à visitação no dia 3, das 10h às 15h. Prestigie nossas crianças. Participe.  (Fonte: SME/PMC)

Projeto da Ditran finaliza formaturas de alunos participantes da Educação no Trânsito

Caraguatatuba- A Secretaria Municipal de Educação e a Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, realizaram de 24 a 30 de novembro as formaturas dos alunos que participaram do projeto “Trânsito Legal”, no segundo semestre de 2004.
Receberam certificados de participação no programa alunos de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental que participaram de aulas de Educação no Trânsito, deveres e direitos de pedestres, ciclistas e motoristas, e outros conceitos transmitidos pelos agentes de Trânsito envolvidos no trabalho.
Segundo informou o setor de Projetos e Capacitações, nesse ano o programa Trânsito Legal foi dividido em duas etapas. No 1º semestre os agentes de Trânsito trabalharam com os alunos das escolas da região Norte, e no 2º semestre foram contempladas com o programa as unidades escolares da região Sul, totalizando um atendimento a 970 estudantes durante o ano de 2004.
As formaturas do 2º semestre aconteceram nas próprias unidades escolares. Os estudantes diplomados pertencem às EMEFs dos bairros Pegorelli, Travessão, Morro do Algodão, Porto Novo, Poiares, Tinga e Indaiá.
A Secretária de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos, e o diretor da Ditran, Cel. Celso Rapacci, juntamente com os agentes de Trânsito, acompanharam as formaturas, com entrega simbólica de certificados, apresentações de dança, teatro, entre outros, feitos pelos próprios alunos.
Além das formaturas, as escolas vencedoras do concurso de Folders e Histórias em Quadrinhos também foram anunciadas durante as formaturas.
Dentro do concurso, alunos do 3º ano de toda a rede participaram na categoria HQ, e alunos do 5º das EMEFs do Getuba, Massaguaçú e Casa Branca (que possuem ensino do 5º ao 8º ano), fizeram propostas de folders sobre a Educação no Trânsito.
O tema de ambos os trabalhos estiveram relacionados a ciclista, pedestre, passageiro e equipamento de segurança. A partir disso, foram desenvolvidas atividades com os temas trabalhados durante as aulas com os monitores da Ditran.
O Concurso Trânsito Legal foi realizado tanto no primeiro quanto no segundo semestre, já que as aulas foram divididas entre a região Norte e Sul da cidade. No 1º semestre, ficaram empatadas em 1º lugar as EMEFs “Prof Aída de Castro Grazioli”, do Rio do Ouro, e a 5º B da EMEF “Benedita Pinto Ferreira”, do bairro Casa Branca, em 2º lugar a EMEF “Profª Antônia Ribeiro da Silva”, do Jardim Califórnia, e o 5º A da EMEF “Benedita Pinto Ferreira”, do Casa Branca, e em 3º lugar as EMEFs “Benedito Inácio Soares”, do Massaguaçú, e alunos do 5º D da “Benedita Pinto Ferreira”, do Casa Branca.
No 2º semestre o 1º lugar ficou para os alunos do 3º B da escola bicampeã “Prof. Alaor Xavier Junqueira”, do Travessão, o 2º lugar ficou para o 3º B da EMEF “Prof. Maria Aparecida Ujio”, do bairro Porto Novo, e a 3ª colocação ficou para o 3º E da EMEF “Dr. Carlos de Almeida Rodrigues”, do Indaiá.
Os prêmios para os alunos vencedores são: 1º lugar – um passeio ao zoológico em São Paulo, 2º lugar – uma sessão de cinema e 3º lugar – bicicleta.
Para o aluno do 3º ano da EMEF Masako Sone, do Pegorelli, Alef Vinícius Ferreira, “foi muito divertido participar do Trânsito Legal. Os agentes são muito legais. Eu aprendi muitas coisas e uma delas é que os pedestres não devem atravessar quando o sinal está amarelo, porque significa que a cor do semáforo vai mudar e pode tanto estar aberta aos veículos, como aos pedestres, portanto é necessário estar a hora certa para atravessar, e isso serve tanto para quem vai atravessar como para o próprio motorista”, explicou o estudante.
Segundo explicou o agente de trânsito Bernardo Alexandre Pereira Queiroz, que está no projeto desde sua implantação, “foi muito gratificante dar continuidade a esse trabalho iniciado no ano passado. Nós, agentes, não tivemos dificuldades em lidar com os alunos, porque nossa formação acadêmica coincide com a formação humana, que favorece o diálogo. Procuramos trabalhar a interdisciplinaridade e contextualização mostrando aos alunos a importância de entender o trânsito tanto como pedestre como motorista. Nossa base está nos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. E embora no ano passado tenhamos trabalhado o ano todo com as mesmas turmas, a redução do programa para 6 meses em todas as escolas não reduziu a qualidade do trabalho, e isso nós observamos pelo resultado do projeto, que vimos por meio das atividades desenvolvidas pelas crianças ao final do curso”, explicou o agente.
Segundo o cel. Celso Rapacci, da Ditran, “é motivo de muito orgulho para a Ditran o resultado desse projeto nas escolas, porque nós o desenvolvemos em caráter experimental junto com a Educação nesses últimos dois anos, e devido ao sucesso, o Trânsito Legal se transformou em programa, e essa é a garantia da continuidade das atividades nas unidades escolares, e a integração marronzinho/criança foi a grande chave para o sucesso do trabalho, que a cada ano tornará os alunos mais conscientes de seu papel como cidadãos”, disse Rapacci.
Para a Secretária de Educação Roseli Morilla, “o resultado desse trabalho é visível e a aprovação dos pais, que vieram prestigiar as formaturas, mostra que estamos no caminho certo, envolvendo e integrando a família e a escola em ações sociais como esse programa de Educação no Trânsito, que proporciona às crianças a chance de levar para a casa regras de trânsito que nada mais são que regras de preservação da vida. São ações como essa que vão fazer diferença no futuro, na vida do aluno que esteve envolvido com o trabalho e em toda a comunidade na qual esse cidadão está inserido”, finalizou. (Fonte: SME/PMC)

Estudantes de Direito homenageiam profissionais da área

Caraguatatuba - Os alunos do último ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Módulo, irão homenagear pessoas do meio jurídico da região, na festa ‘Baile dos 100 dias’, que acontece no próximo dia 17 de dezembro, no Princes Clube.
Além das homenagens, os organizadores do evento querem integrar os acadêmicos à sociedade jurídica e também arrecadar fundos para a formatura. Autoridades do legislativo, do executivo e do judiciário darão brilho à festa. Foram convidados o prefeito eleito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, o presidente da Câmara dos Vereadores, Wilson Gobeti, além de autoridades jurídicas da região e professores e coordenadores da Faculdade.
Os ingressos antecipados já estão à venda nas lojas: Nice Calçados Fashion, Perereka, Madeireira Esquadrilar, Via Brasil Modas, Nefertite, Bar do Hélio, Quiosque Cacha Prego (Ubatuba), por R$ 10. Na bilheteria, o ingresso vai custar R$ 15. Quem preferir pode reservar mesas com Lúcia, pelo telefone: 3883-2104 (após 20h). (Fonte: Módulo)

Programa Universidade para Todos
Alunos da rede pública de ensino deverão se inscrever pelo site do MEC no período de 6 a 17 de dezembro.

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo aderiram ao Programa Universidade para Todos. O Convênio firmado com o MEC prevê a concessão de 49 bolsas de estudo integrais e 84 bolsas parciais, distribuídas entre todos os cursos da Instituição.
Para concorrer às bolsas do ProUni, o candidato deverá ter feito todo o ensino médio na rede pública (ou ter sido bolsista integral em escola particular) e ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2004.
As bolsas integrais serão concedidas a estudantes cuja renda familiar per capita não ultrapasse um salário mínimo e meio (R$ 390), e as parciais àqueles cuja renda familiar per capita seja de até três salários mínimos (R$ 780). O programa destina-se também a portadores de necessidades especiais, independente de terem estudado em escolas públicas, e a estudantes que atuem como professores de educação básica, desde que estejam pleiteando vaga em curso de licenciatura ou de pedagogia, independente da renda.
Segundo dirigentes do Módulo, além das bolsas do ProUni, a Instituição pretende conceder bolsas parciais para os cursos que não tenham todas as vagas preenchidas no processo seletivo 2005, mesmo que o candidato não tenha realizado o ENEM em 2004.
Os interessados nas bolsas do ProUni deverão se inscrever pelo do site do MEC www.mec.gov.br entre os dias 06 e 17 de dezembro e os interessados nas vagas remanescentes das Faculdades Integradas Módulo, até o dia 14 de janeiro de 2005. As inscrições poderão ser feitas na própria Instituição, ou nas agências dos Correios. Mais informações pelo fone 3897-2043/3897-2044 ou no site www.modulo.br.

Atletas de Caraguá se destacam no ‘Sul Americano de Karatê de Contato’

Caraguatatuba - Duas atletas de Caraguá representaram o Brasil e ficaram entre as melhores no Campeonato Sul Americano de Karatê de Contato, realizado no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera, em São Paulo, no dias 27 e 28 de novembro. O campeonato contou com a participação de delegações da Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Uruguai e Brasil.
Jenifer de Faria foi a vice-campeã Sul Americana e Thais de Oliveira ficou em terceiro lugar na prova. Ambas foram acompanhadas pelo sensei José Ribeiro, que também competiu. As feras são alunas de Karatê do CIASE (Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo, no Travessão em Caraguá.
O Campeonato Sul Americano de Karatê de Contato acontece a cada dois anos e credencia os atletas para a Copa do Mundo. “Nossas atletas mostraram que têm potencial para chegar à Copa do Mundo. Quem saber até em Osaka-Japão”, disse o instrutor Ribeiro.
O CIASE está com vagas abertas para as aulas de Karatê de Contato, para as idades de 7 a 13 anos e acima de 14 anos. Informações pelo telefone 3887-9431. Outros projetos desenvolvidos pela AMEC (Associação Módulo de Educação e Cultura, também estão com vagas abertas)

Ex-aluna recebe Prêmio ‘Professor Eliseu Martins’

Caraguatatuba - A ex-aluna das Faculdades Integradas Módulo, Gabriela Christina Wahlmann, de Ubatuba, foi uma das finalistas do 2º Prêmio Prof. Eliseu Martins, com o trabalho de graduação “Um Estudo Exploratório sobre a Atividade de Controladoria nas Microempresas na Cidade de Ubatuba”.
Na cerimônia de premiação, que aconteceu no Centro de Convenções na cidade de Vitória – Espírito Santo, no dia 16 de novembro, ela recebeu o prêmio de 8º lugar, com o único trabalho do Estado de São Paulo a se qualificar e participar da segunda fase de avaliação do Prêmio.
A monografia foi orientada pelo Prof. Ms Ricardo Maroni Neto, das Faculdades Integradas Módulo, onde Gabriela Christina Wahlmann, colou grau em Ciências Contábeis em janeiro de 2004. Atualmente Gabriela é sócia da Gestão Contábil, escritório de prestação de serviços de assessoria contábil e consultoria empresarial em Ubatuba.
O Prêmio Professor Eliseu Martins foi lançado no dia 26 de fevereiro de 2003, pela FUCAPE (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Fianças com sede em Vitória/ES). O objetivo foi estimular o espírito de pesquisa, assim como o conhecimento e a reflexão sobre as ciências empresariais.
Na segunda edição do prêmio (2004) foram inscritas 276 monografias de 13 Estados brasileiros, sendo que 39 eram do Estado de São Paulo. Na primeira fase, cada trabalho foi avaliado por cinco profissionais (mestres e doutores de todo território nacional). Os 20 trabalhos passaram para a segunda fase, na qual 22 professores doutores de várias partes do Brasil integraram a banca examinadora, que indicou os dez finalistas premiados.
As apresentações em Vitória – sede da FUCAPE, foram finalizadas com um amplo debate entre os professores doutores da FUCAPE, os dez jovens pesquisadores e seus orientadores, possibilitando a troca de novas propostas e experiências obtidas nas diversas partes do território nacional.
*A FUNCAPE é uma organização ligada à Universidade de São Paulo (USP), formada por professores da própria universidade, que conta com a experiência de profissionais de uma Fundação que milita no campo da pesquisa científica há 25 anos, e que é hoje referência nacional e internacional por reunir os melhores pesquisadores em contabilidade no Brasil e manter-se pioneira e revolucionária no estudo dessa área de conhecimento desde a década de 60. (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Meninas do BL3 Armação conquistam o Bi-Campeonato Paulista de Vela Oceânica

Ilhabela - Formada em sua maioria por ex-alunas da BL3, a tripulação feminina do veleiro BL3 Armação, ficou com o o 2º lugar na 5ª e última etapa do Paulista de Vela Oceânica, realizado durante o final de semana passado, 27 2 28 de novembro.
O veleiro Gaudium, rival de muitas disputas nesta etapa ficou com a primeira colocação. O resultado porém não foi suficiente para abalar a colocação mantida desde o início do ano e que deu a elas o bi-campeonato da classe RGS.
O entusiasmo tomou conta na premiação, realizada na pousada Armação dos Ventos em Ilhabela durante a "Festa Tripulante", organizada por elas mesmas.
Fizeram parte desta vitoriosa tripulação, em diversas regatas sob o comando da Valéria Ravani, a Ana Vitória, a Giseli Higuera, a Fabiana , a Andreia Videira, a Marcia Sato, a Juliana Gomiero, a Andreia Rogick, a Cris Lueth e a Alessandra Ribeiro.
Todas mostraram muita garra e disposição mostrando bastante valentia em várias oportunidades. Mais uma vez provaram aos marmanjos que elas não foram só enfeitar a raia. É claro que todos gostaram muito.
Parabéns a todas elas, e em especial ao Ralf Bruder, que desempenhou o papel de tático e técnico nesses dois anos de velejadas bem acompanhadas. Com certeza foi o velejador mais invejado deste campeonato. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Grupo tenta conter fogo em Alcatrazes
Força-tarefa segue hoje para o arquipélago em São Sebastião para combater incêndio que começou na terça-feira

São Sebastião - A Marinha pediu ontem ao governo do Estado de São Paulo ajuda para combater o fogo que atinge desde terça-feira o arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião.
Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros seguirá hoje pela manhã para o local. Uma equipe do Prev-fogo, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), também vai colaborar no controle do fogo.
As causas do incêndio ainda não foram reveladas (leia texto nesta página).
A Marinha comunicou ontem que reapareceu o foco de incêndio em Alcatrazes. Anteontem, a Marinha havia informado que o fogo detectado na terça-feira havia sido controlado.
Um novo foco foi descoberto na tarde de ontem, durante vistoria feita por técnicos da Marinha no local. Um helicóptero "bambi bucket" (dispositivo que transporta água para o local do fogo) continua sendo utilizado pela Marinha.
Um total de 22 homens do Bombeiros, 11 deles pertencentes à força-tarefa especial de São Paulo, seguirá até o arquipélago hoje às 8h em helicóptero cedido pela Marinha.
A equipe do Prev-Fogo composta por 21 guardas florestais especializados em combate a incêndio, do Ibama, também vai ajudar no controle do fogo.
O foco apareceu na terça-feira quando a Marinha realizava exercícios de tiros em Alcatrazes. Moradores da costa sul e de ilhas próximas podem avistar o fogo a quilômetros de distância.
Segundo a professora Benedita Ferreira Salgues, que mora na Ilha Montão de Trigo, a 18 km do arquipélago, o fogo não havia sido controlado até as 12h de ontem.
Preocupação - O Ibama pretende enviar seus técnicos na manhã de hoje a Alcatrazes. Ontem, o mau tempo não permitiu o acesso ao arquipélago devido às péssimas condições do mar. A Marinha cancelou o vôo que iria levar os técnicos até o local, alegando falta de segurança.
Segundo Roberto Reis, gerente da Estação Ecológica Tupinambás, responsável pela proteção ambiental do arquipélago, caso fique constatado que o incêndio foi provocado pelos exercícios de tiro, a Marinha poderá ser responsabilizada pelos danos causados ao meio ambiente local.
O arquipélago de Alcatrazes fica a 40 km de São Sebastião, com cerca de 2.800 hectares de área. É formado por cinco ilhas, ilhotes, lajes e parcéis. Além de Alcatrazes, também formam o conjunto as ilhas da Sapata, do Paredão, Porto, Lage do Nordeste, Lage do Sudoeste e Oratório.
O lado nordeste da ilha principal abriga o maior ninhal do Sudeste do país. As ilhas servem à alimentação e reprodução de pelo menos 80 espécies de aves brasileiras. Somente as espécies residentes nas ilhas, cinco, formam uma população de aproximadamente 10 mil aves.
Segundo o analista ambiental, Gerhard Kempkes, existem no arquipélago rica fauna e flora, sendo 18 espécies endêmicas (exclusivas do local), como a jararaca de Alcatrazes e a perereca-scinacx.
A diversidade da avifauna no arquipélago é fonte de pesquisa de várias instituições como USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas) e Instituto Butantã.  (Fonte: ValeParaibano)

Causa ainda é desconhecida pela Marinha

São Sebastião - O Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo, informou às 18h de ontem que as causas do incêndio em Alcatrazes ainda não tinham sido apuradas, bem como, as proporções dos danos causados ao meio ambiente.
A Marinha negou que o incêndio tenha aparecido durante a "Operação Fraterno", um exercício anual feito em conjunto com a Marinha Argentina, entre o litoral de Itajaí( SC) e Cabo Frio (RJ), com fragatas e submarinos.
A Marinha informou ainda que há muito tempo não utiliza bombas explosivas nos exercícios realizados no local, apenas bombas de lastro (com areia), justamente para evitar danos ao local.
O arquipélago é utilizado para exercícios de tiro há mais de 20 anos, apesar dos protestos dos ambientalistas. Segundo a Marinha, as causas e as proporções do incêndio ainda não foram constatadas.
O Comando do Distrito Naval não informou quantos e quais tipos de navios participavam dos exercícios realizados esta semana no arquipélago.
A Marinha não informou também se o incêndio teve início no "Saco do Funil", local onde estão instalados os alvos para os exercícios de tiros praticados pelos navios. (Fonte: ValeParaibano)

Teatro Municipal apresenta amanhã o infantil “Aventura na Ilha Azul”

São Sebastião - O espetáculo infantil “Aventura na Ilha Azul” será apresentado amanhã no Teatro Municipal, às 19h00. Trata-se da história de três duendes que vivem em uma ilha para onde são levados os espíritos de crianças que fogem de casa. Lá, os duendes têm como função julgar essas crianças que, quando condenadas, recebem uma tarefa. Quando a criança falha na realização da tarefa, ela é transformada em um beija-flor, ficando presa para sempre na ilha.
Ao fugir de casa, Juquinha, um menino muito esperto, é condenado pelos duendes e tem como tarefa prender a bruxa Chuvismilda – A Terrível, que sonha em transformar os duendes em cogumelos venenosos e ser rainha da Ilha Azul.
Com a ajuda do duende Amoroso, que se torna seu amigo, Juquinha consegue cumprir sua tarefa e voltar para casa. A peça tem no elenco os atores Jenifer Pinheiro (Amoroso), Jaqueline Aparecida Santos (Pirilampo), Bianca dos Santos (Chuvismilda) e Geovane Souza (Juquinha), que foram dirigidos pelo monitor Roney. Os ingressos serão distribuídos a partir das 14h00 de amanhã na bilheteria do teatro. (Fonte: Imprensa Livre)

Fugitivos da cadeia de São Sebastião ainda estão à solta
Fotos dos foragidos são distribuídas para policiais

São Sebastião - Até a noite de ontem os 16 fugitivos da cadeia local não haviam sido capturados. Fotografias de alguns foragidos foram entregues para policiais nas ruas.
Eles fugiram na madrugada de quarta-feira por um túnel, que desembocava ao lado do pátio externo do 1° Distrito Policial, na rua Armando Sales de Oliveira, na Vila Amélia.
Segundo a diretora da cadeia, delegada Arlete Maria de Carvalho Neves, os crimes imputados a estes presos são assalto, furto e tráfico, geralmente o que predomina na cadeia. Apenas dois deles, Euclides Moreira Domiciano, de 28 anos, e Antônio Carlos Carneiro, de 27 anos, estavam na cadeia como foragidos capturados.
Ambos já eram fugitivos dos presídios de Tremembé e Franco da Rocha e não ficaram nem uma semana na cadeia local. No sábado passado eles foram detidos, pela Polícia Militar, no bairro Canto do Mar, na Costa Norte. Os dois estavam juntos em uma moto que acelerou ao deparar com os policiais, o que levantou suspeita.
Interditada - A delegada explicou que na noite de quarta-feira a polícia verificou as celas, não encontrando nada de suspeito. Na tarde de ontem, o buraco da cela quatro, onde os presos iniciaram o túnel, já tinha sido tapado por funcionários da prefeitura, mas a cela permanecia interditada até que o concreto se firmasse.
Ontem, dia seguinte ao da fuga, o local estava tranqüilo, com os presos junto aos familiares no dia da visita, que ocorre sempre às quintas-feiras. Nenhum dos fugitivos recebeu visita, o que leva a polícia acreditar que eles próprios já tinham comunicado às suas famílias que haviam escapado.
A fuga aconteceu um dia depois de autoridades discutirem a fragilidade das cadeias do Litoral Norte em simpósio, que defendeu a construção de um CDP (Centro de Detenção Provisória). O evento contou com autoridades policiais, políticas e judiciárias.
Na ocasião, juízes das comarcas de São Sebastião e Caraguatatuba, únicas a abrigar cadeias exclusivamente masculinas, apontaram os riscos e precariedade do chão das cadeias. O juiz corregedor Alexandre Dalberto Barbosa, de Caraguatatuba, chegou a lembrar que por ter solo “arenoso”, as escavações eram facilitadas. “O presos chegam a cavar com as mãos”, alertou.
Os fugitivos - Alexandre de Abreu Oliveira Araújo, Carlos Alberto da Silva, Clemente Ferreira dos Santos, Everton Venâncio de Carvalho, Francisco Gomes da Silva Júnior, Gabriel Gyaraqui Neto, José de Moura Neto, Rodrigo Ferreira de Souza, Romildo Gonçalves de Jesus, Waldeci Lino dos Santos, Douglas dos Santos, Elias Gomes da Silva, Paulo Gionani Gonçalves Barreiros e Sérgio Pereira dos Santos. (Fonte: Imprensa Livre)

Conselho de Segurança da Costa Sul leva reunião à Vila Baiana

São Sebastião - A idéia de descentralizar as reuniões do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da Costa Sul mais uma vez será colocada em prática. Hoje o encontro, que acontece mensalmente, será na Vila Baiana, no bairro Barra do Sahy, a partir das 19h00. Entre os assuntos que serão discutidos com a comunidade estão os transtornos que as festas têm causado aos moradores.
Segundo uma das diretoras do Conseg, Éder Castanha Monteiro, há várias reclamações sobre estas festas. “O barulho é um inferno”, comenta a diretora, que chegou a ir pessoalmente a uma ao atender uma queixa na Vila Tropicanga. Geralmente as festas acontecem em alguma casa particular.
Éder lembra que um morador, que nem residia tão perto do evento, não conseguiu dormir de noite, tamanho era o barulho. “Ele disse que era como se estivesse um bumbo embaixo de seu travesseiro”, acrescentou. Este morador tinha que acordar às 5h00 para o trabalho.
Conforme Éder, será pedido aos representantes das Polícias Militar e Civil, que estarão na reunião, explicações de como a população deve agir nestes casos.
De acordo com a diretora, outros assuntos também serão abordados, como Operação Verão, que se aproxima; andamento das obras do Pelotão em Boiçucanga e outros problemas existentes nos bairros. A reunião na vila será no salão comunitário na rua Basílio dos Santos. (Fonte: Imprensa Livre)

Baleia Jubarte morta é achada encalhada na praia das Cigarras

São Sebastião - Uma baleia jubarte foi encontrada morta na manhã desta quinta, na praia das Cigarras, em São Sebastião. O mamífero macho tinha cerca de 6,5 metros de cumprimento e pesava aproximadamente 5 toneladas.
Avistada por pescadores, a baleia já estava em avançado estado de decomposição, tendo morrido há cerca de dez dias. Segundo especialistas que trabalham com o meio ambiente no Litoral Norte, por causa do estado de putrefação ficou difícil detectar as causas da morte.
A baleia ficou na beira da praia entre as sete e 10 horas e foi enterrada no mesmo local, em um esforço conjunto entre ambientalista, voluntários e policiais. A prefeitura cedeu uma máquina retroescavadeira para ajudar a enterrar o animal. De acordo com a oceanógrafa Shirley Pacheco, um mamífero por mês aparece morto nas cidades litorâneas paulistas. Geralmente são golfinhos. (Fonte: Imprensa Livre)

Títulos do Faps são transferidos para corretora financeira “Domínio”

São Sebastião - Após uma transação que durou cerca de 10 dias, na última quarta-feira, os R$ 41 milhões do Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor) da Prefeitura de São Sebastião - aplicados em títulos públicos no Banco Santos, foram transferidos para a corretora financeira Domínio, que ficará com a custódia dos títulos em caráter provisório, até que seja escolhido um novo banco para a aplicação.
Continuam bloqueados R$ 21,1 milhões aplicados em fundos de investimento. O presidente do Faps, José Inácio Homem de Bittencourt, o Juca, informou que esse montante faz parte de um investimento em grupo, também chamado de condomínio. Esta transação está sendo intermediada pela Anaprem (Associação Nacional de Previdência Municipal). Segundo o diretor do Faps, Clovis Roberto Oliveira – que também é tesoureiro da Anaprem -, a associação já providenciou a contratação de uma empresa de advocacia especializada neste tipo de negociação financeira, a Bacarter Camargo Costa e Silva, que fará a análise e mediação junto aos gestores.
A previsão inicial, no dia 18 de novembro, era de pelo menos 30 dias para um posicionamento. “Baseado em lei federal, 80% dos R$ 21,1 milhões também foram aplicados em títulos públicos, o que pode facilitar o resgate”, informou Juca. O Banco Santos está sob intervenção do Banco Central desde o dia 12 de novembro. (Fonte: PMSS)

Teatro de São Sebastião apresenta “Aventura na Ilha Azul”
Sábado, dia 04, é dia de espetáculo no Teatro Municipal. Neste dia, às 19 horas, será apresentada a peça teatral “Aventura na Ilha Azul”.

São Sebastião - Trata-se da história de três duendes que vivem em uma ilha para onde são levados os espíritos de crianças que fogem de casa. Lá, os duendes têm como função julgar essas crianças que, quando condenadas, recebem uma tarefa. Quando a criança falha na realização da tarefa, ela é transformada em um beija-flor, ficando presa para sempre na ilha.
AO fugir de casa, Juquinha, um menino muito esperto, é condenado pelos duendes e tem como tarefa prender a bruxa Chuvismilda – A Terrível, que sonha em transformar os duendes em cogumelos venenosos e ser rainha da Ilha Azul.
Com a ajuda do duende Amoroso, que se torna seu amigo, Juquinha consegue cumprir sua tarefa e voltar para casa.
A peça tem no elenco os atores Jenifer Pinheiro (Amoroso), Jaqueline Aparecida Santos (Pirilampo), Bianca dos Santos (Chuvismilda) e Geovane Souza (Juquinha), que foram dirigidos pelo monitor Roney. Os ingressos serão distribuídos a partir das 14 horas de sábado na bilheteria do teatro. (Fonte: PMSS)

São Sebastião comemora “Dia do Samba”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza na sexta-feira, dia 03, a partir das 21 horas, no pátio da Secretaria de Turismo e Cultura (Setec) uma série de apresentações em homenagem ao “Dia do Samba”. O evento contará com a participação do grupo “Papo de Samba” e das escolas de samba “Acadêmicos de São Francisco”, “Sol de Verão”, “Ki-Fogo”, “Mocidade Indenpendente da Topolândia e “X-9 Litoral Norte”, além do bloco da Terceira Idade “Polvo”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Salete Recanto da Candinha

Grupo pede vaga para deficiente

Ubatuba - A Associação de Deficientes de Ubatuba quer anular o concurso público em andamento por parte da Comtur (Companhia Municipal de Turismo). Segundo a associação, a companhia não teria destinado vagas para deficientes físicos, conforme determina a Constituição.
O presidente da associação, André Luiz dos Santos, informou que a entidade vai encaminhar um mandado de segurança contra a continuidade das provas.
A Comtur abriu concurso para contratação de 119 pessoas. A prova escrita aconteceu no domingo passado. No próximo, acontecem as entrevistas. Cerca de 100 pessoas se inscreveram. A presidente da Comtur, Patricia Ortiz, não foi localizada para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba se prepara para receber os turistas neste verão

Ubatuba - Com a aproximação das festividades de fim de ano, as autoridades do município acertam medidas para que a cidade esteja pronta para receber seus turistas.
A Sabesp vai contratar três caminhões-pipa e dois “sewer-jet” para desobstrução da rede de esgoto. Será feita a colocação de filtros nas Estações de Água da Maranduba e Itamambuca, para melhorar a qualidade de água prejudicada pelas chuvas comuns nesta época do ano. O telefone 195 estará de plantão 24 horas.
Haverá também atuação mais eficiente em relação à segurança patrimonial, principalmente na área de mananciais. A qualidade da água é controlada diariamente e a Sabesp descarta a possibilidade de racionamento durante a temporada.
A Polícia Civil, que tem hoje 46 funcionários, entre delegados, 7 escrivãos, 21 investigadores e 15 funcioná-rios gerais, prevê para reforço mais um delegado e seis escrivãos para plantões. Já a Polícia Militar terá reforço de 154 homens, que ficarão alojados no Quartel da 3ª Companhia, com alimentação oferecida pela Prefeitura Municipal.
O efetivo local conta com 100 homens e frota de mais de 20 viaturas. Há previsão também de reforço de um helicóptero, equipe de resgate e de combate a incêndio. O município conta com sete bases comunitárias, além de uma base móvel.
A Polícia Rodoviária Federal, que trabalha atualmente com cinco viaturas operacionais, um caminhão-gaiola para apreensão de animais e um efetivo de 20 poli-ciais rodoviários, vai receber mais quatro policiais e duas viaturas. Será intensificada a fiscalização quanto a motoristas alcoolizados, excesso de velocidade e direção perigosa.
As obras de recapeamento da rodovia Governador Mário Covas estarão concluídas ainda em dezembro. O entrosamento com as demais corporações e fiscalização no trânsito tem sido a base da atuação da Guarda Municipal. O treinamento inclui a orientação para atender o turista, prevenção para pequenos delitos nas praias e proteção dos logradouros públicos.
A corporação conta com 63 integrantes.
Em relação ao trânsito, o SMT (Serviço Municipal de Trânsito) está equipado com três veículos operacionais e atuará em plantões. Deve haver também melhorias no sistema de sinalização.
A prefeitura pretende intensificar a fiscalização, atuan-do com equipes da área de tributos, postura, obras e vigilância sanitária. Os quiosques serão a grande preocupação, juntamente com os ambulantes.
Atualmente estão creden-ciados 720 ambulantes. Os produtos perecíveis apreendidos, em condição de consumo, são doados a entidades assistenciais, enquanto os demais ficam em depósito durante 30 dias, à disposição do dono da mercadoria.
Coleta de lixo - Quanto à coleta de lixo, realizada pela Prefeitura e a empresa Sanepav, a frota será ampliada de seis para 12 veículos para as praias da Região Sul, Estufa II, Sesmaria até o Pé da Serra, Perequê-Açú, Ressaca e Taquaral. No centro e Região Norte, a frota conta com seis caminhões, com coleta às 6h00 e repasse às 17h00.
Na área da saúde, a Santa Casa deve contar com reforço de médicos, enfermeiras, equipes de apoio e medicamentos, com recursos do “Projeto Verão”, do Governo do Estado, cujo montante será definido a partir das necessidades dos municípios do Litoral Norte. No Posto de Atendimento da Maranduba será mantido plantão de 24 horas durante os finais de semana.
O Grupo de Salvamento Marítimo do Litoral Norte, em Ubatuba, que conta com 40 guarda-vidas fixos, terá reforço de 20 homens e contratação de mais 10 por meio de parceria da prefeitura com iniciativa privada. Eles são equipados com nadadeiras, flutuadores, helicóptero “Águia”, duas ambulâncias, duas viaturas e dois botes infláveis.
Para amanhã está prevista a inauguração oficial dos enfeites de Natal em Ubatuba. Para o Reveillon, projetos estão em negociação entre a a-tual e a futura administração.
Segundo o Secretário de Turismo, Sidney Gasparetto, tais medidas são realizadas para que “sejam tomados todos os cuidados para o verão e quem venha para cá tenha a tranqüilidade para usufruir toda a beleza que Ubatuba oferece. Estamos preparados e ansiosos para receber os turistas. Não esquecendo que o Centro de Informações Turísticas está à disposição de quem precisar”. (Fonte: Imprensa Livre)

Saúde recebe verbas

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), esta semana, recebeu um telegrama do Ministério da Saúde (Fundo Nacional de Saúde) informando a liberação de mais recursos financeiros para o município. Foram enviados R$195.874,83. Informações através do endereço eletrônico: www.fns.saude.gov.br ou pelo telefone: 0800-6448001. A ligação é gratuita. (Fonte: Luana Camargo)

Programação dos eventos dos próximos dias em Ubatuba

Dia 02 – Abertura da Exposição dos alunos da Oficina de Desenho e Aquarela da Fundart. Às 19h30, no Casarão do Porto. Realização: Fundart
Dias 03, 04 e 05 – Última etapa do Circuito Municipal de Surfe de Ubatuba. Na Praia Grande
Dia 03 – Sexta Básica Musical com a Banda Os Estrambelhados. Às 19h no Casarão do Porto. Realização: Fundart.
Dia 04 – “Retreta” com Papai Noel. Às 18h no Calçadão
Dia 04 – Apresentação do “Coral da Fundart”. Às 20h30 no Casarão do Porto. Realização: Fundart
Dia 04 - Música ao Vivo com Kiko Lara, no Recanto das Toninhas Hotel. Todos os sábados à noite.
Dia 05 – “Cine Debate” – As Meninas, texto de Clarice Lispector. Às 19h no Casarão do Porto. Realização: Fundart
Dia 07 – Apresentação do “Coral da Fundart”. Às 20h30 no Calçadão. Realização: Fundart
Dia 08 – Dia dos Novos e Sarau Cultural. Às 18h30 no Casarão do Porto. Realização: Fundart
Dia 09 – Jantar de Fim de Ano e posse da nova diretoria da Associação dos Aposentados. Jantar dançante com música ao vivo. Convites à venda na rua Sebastião Benedicto da Rocha, 95.
Oficina Cultural de Teatro – De 2ª e 5ª feira, das 14h30 às 17h30, a partir das 12 anos. De 2ª e 5ª feira, das 19h às 22h para adultos a partir de 16 anos. Com a professora Marilena Cabral. Informações: 3833-7000 ou 3833-7001
Sr. Hoteleiro e Agências de Turismo,
Temos display para divulgação dos estabelecimentos, então se possuírem panfletos e folders, podem traze-los na SETUR para que sejam expostos, principalmente para divulgação neste feriado e temporada de verão. (Fonte: SETUR)

Ação Litoral comemora seu primeiro aniversário

Ubatuba - O programa Ação Litoral, produzido por Cássio Petreca, festejou ontem, dia 2, na boate Sprint, o primeiro aniversário do programa, que atualmente é transmitido em Ubatuba, Caraguatatuba e em mais 12 cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais, atingindo uma audiência de mais de 600 mil telespectadores.

A comemoração contou com uma apresentação de dança do ventre e a presença de várias pessoas de destaque da sociedade ubatubense, além dos parceiros, patrocinadores e equipe do programa. Abaixo, alguns momentos registrados pela câmera do Litoral Virtual, presente na festa:

     

     

     

Ação Litoral

Opinião Topo

Super Herói
Ronaldo Dias

Tenho acompanhado notícias e comentários sobre a formação da equipe e do secretariado de governo do prefeito eleito. Informações desencontradas, fofocas, disque-disques, promessas, juras eternas, alianças e listas. Listas tríplices, quádruplas e até sêxtuplas. Tem de tudo. Até, o prometido governo participativo ser confundido com governo com todo mundo participando. Maus presságios! Todas estas discussões acessórias escondem o principal. São intestinas. Devemos mesmo é nos preocupar com quem será escolhido como responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade. Se não tem ou não esta previsto, como então vamos ser resgatados? A base de IPTUs? Desenvolvimento econômico municipal não é inovação. É uma necessidade premente. Para esta função, é preciso um profissional. E, nada de improviso, de boa vontade, de boas intenções e de “deixa que eu sei fazer”. Estamos exaustos destes tipos de atores. Não será nada fácil identificar este profissional no mercado de trabalho, muito menos, será convincente a ele, um salário de secretário. De toda forma, não trazer este assunto à discussão na primeira pauta é, no mínimo, irresponsabilidade; é continuar pelos mesmos sofridos e conhecidos caminhos; é estar condenado ao replay. Será, que é só a minha capa de super-herói que não voa?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Artigo Topo

Ao Novo Governo de Ubatuba
Jorge Lee

Lealdade, palavra essa que tem significado contundente, é uma mistura de caráter e consideração sem medidas exatas. A população acredita e espera lealdade quanto aos projetos apresentados pelo prefeito eleito no palanque de campanha. Os que carregaram a campanha desde o primeiro dia até a vitória acreditam e esperam lealdade do novo prefeito quanto a serem “lembrados” de alguma forma. Não é fácil ser eleito e depois ter que agradar a gregos e troianos. O que está em jogo nesse momento é o destino da nossa cidade e o que estamos assistindo é uma espécie de assentamento de solo. No lado do coração estão todas as pessoas que se emocionam quando lembram das primeiras reuniões há mais de um ano na casa do pai (já falecido) do prefeito eleito. No lado da razão estão aqueles que, por um motivo o ou outro, estão sendo chamados para ocupar cargos no primeiro e no segundo escalão sem nem sequer terem participado da campanha ou até mesmo sem terem votado em Eduardo de Souza César e Domingos dos Santos.
Há um contra senso aparentemente inexplicável, porém, não deveria ser surpresa para qualquer pessoa que o prefeito eleito tivesse que compor com os segmentos da sociedade para garantir governabilidade. A pergunta que não quer calar é: Seria justo e prudente salvaguardar o tesouro precioso que são as pessoas que realmente militaram em prol de uma mudança positiva na gestão administrativa da boa e velha Ubatuba? Bem, nas cenas dos próximos capítulos (mais ou menos 250 dias) poderemos obter uma resposta. É importante observar que o Edu, como é carinhosamente chamado o nosso novo prefeito, tem nas mãos uma oportunidade única na sua trajetória política – a possibilidade de RENOVAR e INOVAR. O que constatamos com os fatos (ou especulações, segundo a equipe transitória de governo), é que Ubatuba ainda não possui um quadro de profissionais preparados para gerir administrativamente e não politicamente nossa Ubatuba. Ainda vivemos a politicagem em detrimento da qualidade administrativa. Sem querer meter a colher de boca para azedar tudo, o conceito mais correto para o novo tempo que se aproxima é “transição para a mudança” e não a mudança propriamente dita. Ubatuba precisará de pelo menos três gestões administrativas do município para ressurgir das cinzas.
O primeiro passo foi dado. Entre Paulo, Pedro e Eduardo preferimos eleger a terceira via que proporcionou à maioria dos eleitores uma sensação singela de esperança e fé nos políticos. Quanto aos “arranjos” para governar (realmente estranhos em alguns casos), o Edu e o Domingos sabem que estamos todos atentos. Cada passo dado será avaliado e positivamente criticado. Não adianta ficarmos debatendo sobre esse ou aquele nome para secretarias e assessorias. A hora é de apostar no melhor e acreditar que estamos no caminho certo. Ao tempo caberá nos mostrar se acertamos ou erramos e a nós reeleger ou rechaçar Eduardo e Domingos a partir das conclusões que teremos sobre seus atos. Nosso maior trunfo é o voto. Depois de Deus, o voto é o nosso maior aliado. Boa sorte Eduardo e Domingos, vocês irão precisar de muita.

Jorge Lee
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Como educar nosso povo? - Observando os comentários do Eng. Maurício Costa publicado em 02/12/2004, sobre o problema dos terrenos baldios, e de diversos locais da cidade abandonados, como mostrado nas fotos, concordo com todos os comentário e acredito que o caso dos terrenos merece mais uma observação. Além de todos os problemas citados, causados pelo abandono por parte do proprietário, existem casos onde a cota do terreno (altura) está abaixo dás áreas adjacentes, causando acúmulo de água, e, por conseqüência, a criação de mosquitos. Já fiz três relatos fotográficos neste jornal sobre um lote no Itaguá, onde o proprietário, pressionado pela prefeitura em época de eleição, fez o muro e a calçada, porém ignorou o fato de acúmulo de água. Atualmente não é possível aterrar o lote, pois foi construído um muro em toda a frente.
A solução apresentada pelo Eng, é ótima porém, haverá muitos casos, onde o proprietário não arcará com as despesas, e a prefeitura não terá como manter o programa.
Para estes casos, talvez fosse necessário, além do aumento da dívida ativa, quando a mesma ultrapassasse certo valor percentual em relação ao valor venal do imóvel, e após comunicados ao proprietário, o leilão do imóvel para cobrir os gastos. Não conheço os meandros da lei, nem se é possível, porém algo neste sentido deveria ser feito, pois há muitos casos onde os proprietários mal conhecem a cidade, tem o imóvel somente para especulação, e se esquecem das pessoas que aqui moram, e dos turistas que movem grande parte da economia.
Outro assunto importante e mais fácil de ser resolvido, é o problema da falta de educação de trânsito dos ciclistas.
Tivemos recentemente o trágico acidente da Tamires Barbosa, que por falta de instrução, causou o acidente que a matou. A qualquer momento podemos observar na rua Prof Thomaz Galhardo, o trânsito de bicicletas na contra-mão, o que é extremamente perigoso tendo em vista o aumento de fluxo de carros na via em função do crescimento da cidade e da chegada do verão.
Somente placa não resolve. A solução seria o cadastro de toda e qualquer bicicleta que circule no perímetro urbano, instruindo seu condutores a trafegar junto com carros e pedestres, e no caso de descumprimento, a apreensão da bicicleta com liberação após pagamento de multa. Assim o ciclista teria maior segurança e conseqüentemente o número de casos de furto seria menor.

Engº Roberto Russo
Ubatuba, SP

Terrenos baldios - Gostaria de parabenizar o Eng Mauricio O. Costa pela sugestão sobre os terrenos baldios, e dizer que essa medida foi tomada pela Prefeitura de Atibaia com resultados altamente satisfatorios.

"Zanza" Siqueira
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ilhabela-SP

Amanhecer em Ilhabela - Luiz C. Pardini


Amanhecer em Ilhabela
©2004 Luiz C. Pardini


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor