Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 08 de dezembro de 2004 - Nº 1172 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Alckmin assina Decreto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte
Governador articula a continuidade da ampliação do Porto de São Sebastião
São Sebastião e Potim oferecem maior risco de proliferação da dengue em SP
Potim e Caraguá lideram casos da doença
Verão eleva incidência de casos

Caraguatatuba
Temporada em Caraguá tem início no dia 18
Estudantes de Direito prestam homenagem a profissionais da área

Ilhabela
-

São Sebastião
Juquehy assume obras da prefeitura


Ubatuba
Odirlei Coutinho é homenageado na Câmara Municipal
Ubatubenses vencem o Paulista
Saem os 8 classificados para o Masters de futmesa
Nesta quarta-feira tem Ka Pra Nóis


Seções
Opinião
Literatura
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Alckmin assina Decreto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte

Litoral Norte - O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, dia 7, às 16 horas, no Palácio dos Bandeirantes, o Decreto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte.
O decreto é resultado dos estudos iniciados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente na região de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba ainda na década de 90 e contou com a contribuição dos órgãos públicos municipais e estaduais, de entidades não governamentais e do Conselho Estadual do Meio Ambiente/Consema, o que resultou nas diretrizes para o planejamento regional, em atendimento a Lei Estadual 10.019, de 3 de julho de 1998, que instituiu o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro.
Os instrumentos fixados pelo Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, entre os quais se destacam o Zoneamento Ecológico-Econômico e o Plano de Ação e Gestão, são elaborados de forma participativa e descentralizada, por meio de um Sistema de Gestão regulamentado pelo Decreto Estadual 47.303, de 7 de novembro de 2002 que definiu a composição, competências e forma de atuação de grupos setoriais para cada área do litoral paulista - Litoral Norte, Baixada Santista, Complexo Estuarino Lagunar de Iguape e Cananéia e Vale do Ribeira.
O zoneamento do Litoral Norte foi o primeiro a ser concluído. (Fonte: Correio do Litoral)

Governador articula a continuidade da ampliação do Porto de São Sebastião

Litoral Norte - O Governo do Estado vai dispor de R$ 6,7 bilhões no orçamento de 2005 para investir em obras. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira, dia 6, durante explanação sobre as ações do Governo em infra-estrutura, durante visita à sede do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sinicesp), na região da Paulista, capital.
Alckmin disse que a construção civil é um setor importante para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil. “Um dos grandes gargalos que poderemos ter para o crescimento sustentado, forte e de longo prazo é a questão da infra-estrutura e logística. Por isso, é importante termos bons projetos que serão feitos com recursos do Governo do Estado, da Parceria Público Privada (PPP) e de concessões, cujos investimentos são privados”, detalhou o governador.
Entre os principais projetos do Governo em parceria com a iniciativa privada está o novo corredor de importação e exportação (Campinas/São José dos Campos e São Sebastião); a construção do segundo píer de São Sebastião em águas profundas para atracação de navios que necessitam de um calado maior. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião e Potim oferecem maior risco de proliferação da dengue
Estado de SP revela as 20 cidades com maior incidência de larvas do mosquito transmissor da doença

Litoral Norte - São Sebastião e Potim lideram o ranking das cidades no Estado que oferecem o maior risco de proliferação da dengue em 2005, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
O estudo foi feito com base no índice Breteau --que verifica a infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Foram identificados pelo Estado 20 municípios com índices acima de 3,0, considerado crítico.
A cidade de São Sebastião possui o maior índice de Breteau no Estado, com 20,14, seguida de Potim, com 13,59 (veja quadro nesta página). Os demais municípios do Vale e Litoral Norte não aparecem no ranking por possuírem índices abaixo de 3,0.
O índice de Breteau aponta a porcentagem de imóveis com criadouros com larvas do mosquito por área --de 10 mil a 12 mil metros quadrados.
A secretaria divulgou o ranking da dengue devido à proximidade do verão, período em que os casos da doença aumentam (leia texto nesta página).
"É hora das prefeituras vasculharem suas cidades atrás dos focos do mosquito Aedes aegypti, causador da doença", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Segundo ele, sem os devidos cuidados por parte das prefeituras e da população, a dengue pode voltar com força total.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que houve uma queda de 85% no número de registros da doença entre 2003 e 2004. Este ano foram registrados 3.015 casos de dengue no Estado contra 20.362 em 2003.
No Litoral Norte, no entanto, o número de casos aumentou, passando de 50 em 2003 para 509 casos este ano, segundo a secretaria.
COMBATE: O coordenador de combate à dengue em São Sebastião, Roberto Marcelino dos Santos, disse que o índice de Breteau divulgado pela secretaria referente ao município está incorreto.
Ele disse que o índice foi registrado em abril deste ano. Porém, a secretaria informou que os dados são referentes aos meses de outubro e novembro de 2004.
Segundo ele, em agosto deste ano, São Sebastião registrou índice de 2,89. "Até a próxima segunda-feira teremos o índice de Breteau referente ao mês de dezembro e ele não deve passar dos 12,0", afirmou Santos.
São Sebastião registrou 35 casos de dengue este ano. Na cidade, os principais focos dos mosquito transmissor da dengue foram localizados nos bairros da Costa Sul, Topolândia, centro e Canto do Mar.
A Prefeitura utiliza uma equipe formada por 29 agentes de saúde no combate aos criadouros.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Potim, Claudinei Ricardo da Paixão, disse que os focos do mosquito estão sendo constatados principalmente nos bairros Miguel Vieira e Vista Alegre, mais afastados do centro. Este ano, foram registrados 600 casos de dengue em Potim.
"Estamos intensificando o combate ao mosquito para evitar a dengue no verão", disse.
É importante as pessoas tomarem as providências devidas para evitar os criadouros e os riscos de transmissão da dengue. É bom lembrar também que a dengue não tem vacina, por isso, é preciso cuidado. (Fonte: ValeParaibano)

Números da Dengue

Índice de Breteau no Estado
1º) São Sebastião: 20,14
2º) Potim: 13,59
3º) Ituverava: 8,0
4º) Itapevi: 6,36
5º) Jandira: 5,77

Casos de dengue em 2004

Potim: 600 casos
Caraguatatuba: 437 casos
Ilhabela: 66 casos
São Sebastião: 35 casos
Ubatuba: 0
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.
(Fonte: ValeParaibano)

Potim e Caraguá lideram casos da doença

Litoral Norte - As cidades de Potim, que está em segundo lugar no Estado na incidência de criadouros do mosquito, e Caraguatatuba, lideram os casos confirmados de dengue este ano no Vale do Paraíba e Litoral Norte, com 600 e 437 casos, respectivamente.
Em 2003, Caraguá registrou 32 casos. Ilhabela é a segunda cidade no ranking do Litoral Norte, com 66 casos este ano; São Sebastião ocupa a terceira posição, com 35 casos. Ubatuba não registra casos autóctones --contraídos na cidade-- da doença há dois anos.
A Secretaria da Saúde de Caraguatatuba tem intensificado o combate ao mosquito transmissor. No Dia D de Combate à Dengue, a secretaria fez um arrastão na cidade para eliminar os focos do mosquito.
Foram visitadas 700 casas e recolhidos 5 toneladas de entulhos que poderiam servir de criadouro.
Em São Sebastião, a Secretaria de Saúde tem feito visita casa-a-casa e até nas ilhas próximas com o objetivo de eliminar os criadouros doAedes aegypts.
Quando o foco é localizado, a secretaria faz um arrastão em um raio de 500 metros quadrados do local, além da aplicação de inseticida para eliminar o mosquito.
Em Ubatuba, foi registrado dois casos importados da doença no ano passado, um deles, de uma pessoa de Caraguatatuba. Para evitar os criadouros, a prefeitura aplica o "abate", um inseticida que elimina o foco do mosquito transmissor. (Fonte: ValeParaibano)

Verão eleva incidência de casos

Litoral Norte - A diretora do controle de vetores da Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Dalva Marli Wanderley, adverte que os riscos de contrair a dengue são maiores durante o verão.
Segundo ela, no verão as condições climáticas são extremamente favoráveis ao desenvolvimento do mosquito transmissor --em menos de 7 dias o ovo atinge a fase adulta.
Ela afirmou que o risco de transmissão também é maior porque leva menos tempo entre o mosquito se infectar e transmitir o vírus.
Dalva afirmou que o movimento turístico no verão também aumenta o risco da doença atingir outras cidades. "As pessoas podem levar o agente da doença de um local para outro", disse.
Ela recomenda todo cuidado por parte da população porque a dengue não tem vacina. "É importante as pessoas tomarem as providências devidas para evitar os criadouros e os riscos de transmissão da dengue", disse.
Segundo ela, a população pode tomar alguns cuidados, como tampar a caixa d'água e manter as calhas desobstruídas. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Refugio Massaguaçu

Temporada em Caraguá tem início no dia 18

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba abre sua programação de verão no próximo dia 18, com show musical na praça de eventos e aulas de aeróbica e lambaeróbica nas praias. A programação terá ainda o projeto brincando na areia e massagens nas praias. O secretário de turismo, Paulo Noronha, acredita que a cidade deverá receber cerca de 500 mil pessoas na temporada. O comércio deve faturar cerca de R$ 5 milhões na temporada. No período do natal, haverá apresentação musical nas principais ruas da cidade e pontos comerciais. Para o Réveillon estão previstos queima de fogos no centro e na Massaguaçu e show musical na praça de eventos. (Fonte: ValeParaibano)

Estudantes de Direito prestam homenagem a profissionais da área

Caraguatatuba - Os alunos do último ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Módulo, irão homenagear profissionais da área jurídica na festa ‘Baile dos 100 dias’, que acontece no próximo dia 17 de dezembro, no Princes Clube.
Autoridades do legislativo, do executivo e do judiciário darão brilho à festa. Foram convidados o prefeito eleito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, o presidente da Câmara dos Vereadores, Wilson Gobeti, além de autoridades jurídicas da região, professores e coordenadores da Faculdade.
Além das homenagens, os organizadores do evento querem integrar os acadêmicos à sociedade jurídica é cultivar uma tradição dos acadêmicos de Direito, promovendo anualmente o ‘Baile dos Cem Dias’ ou um evento similar, em Caraguá. A festa também visa arrecadar fundos para a formatura.
Os ingressos antecipados já estão à venda nas lojas: Nice Calçados Fashion, Perereka, Madeireira Esquadrilar, Via Brasil Modas, Nefertite, Bar do Hélio, Quiosque Cacha Prego (Ubatuba), por R$ 10. Na bilheteria, o ingresso vai custar R$ 15. Quem preferir pode reservar mesas com Lúcia, pelo telefone: 3883-2104 (após 20h). (Fonte: Módulo)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

-

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

Juquehy assume obras da prefeitura

São Sebastião - A Samju (Sociedade Amigos do Bairro de Juqueí), na costa sul de São Sebastião, assinou convênio com a prefeitura local para assumir várias obras públicas no bairro. A Samju deverá investir cerca de R$ 1,7 milhão na construção de uma delegacia de polícia, um posto de saúde, um centro cultural, uma creche e um posto da PM.
Segundo o presidente da Samju, Lafit Abrão Júnior, os recursos para as obras serão arrecadados com os moradores e frequentadores do bairro, um dos mais frequentados da costa sul. "Tratam-se de obras prioritárias que decidimos viabilizar com recursos da sociedade amigo de bairros."
A prefeitura cederá uma antiga escola que será transformada no 4º Distrito Policial de São Sebastião, centro comunitário e cultural e posto policial. "Em troca, a sociedade construirá uma creche e um novo posto de saúde em uma área de 3.000 metros quadrados cedida pela prefeitura", explicou o prefeito Paulo Julião (PSDB). Juquehy tem cerca de 5.000 moradores fixos. Na temporada, cerca de 20 mil pessoas frequentam a praia. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Salete Recanto da Candinha

Odirlei Coutinho é homenageado na Câmara Municipal

Os acessores do vereador Charles Medeiros, Ezequiel e Junior, entregam moção a Anderson (centro), irmão de Ordilei Coutinho, Ubatuba - O vereador Charles Medeiros entregou ontem a Anderson Coutinho, irmão do homenageado, a Moção de Congratulações que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. A homenagem foi para o atleta e surfista Odirlei Coutinho, pela conquista do vice-campeonato Brasileiro de Super Surf realizado na Praia de Itaúna na cidade de Saquarema (RJ). Anderson é o irmão caçula de Odirlei e foi representá-lo na entrega, pois Odirlei está no Hawai disputando o WQS, circuito mundial da 2ª divisão que permite acesso a 1ª divisão.
Charles destaca importância de se destacar nossos atletas, principalmente a garra, a dedicação e a vontade que eles nossa cidade possuem para defender o esporte levando o nome de nossa cidade, isto nos torna orgulhosos dos filhos que temos nesta terra abençoada. Somos umas das poucas cidades que podem ser consideradas como “cidade fábrica de atletas”, só falta investimento na área e uma política mais séria para o esporte, reitera Medeiros.
Anderson relembra que foi o irmão mais velho quem o incentivava a ir a praia para surfar, lembra também que a primeira prancha que o irmão possuía era de isopor, daquelas comprada em supermercado, das vezes que o Pai, Sr. Benedito Coutinho, chamou a atenção para que não se envolvessem com drogas ou coisas do gênero. Andersom conta ainda que com o “irmãotrocínio” foi a Florianópolis e lá ele viu que a cidade tem preocupação com os surfistas, pois os ônibus de transporte daquela cidade possuem no lugar do último banco um sistema para que os atletas acomodem suas pranchas e possam se locomover com segurança e tranqüilidade pela cidade. (Fonte: Ezequiel dos Santos)

Ubatubenses vencem o Paulista

Ubatuba - Os ubatubenses Ricardo Toledo e Jahia Bettero, alunos de Educação Física da Faculdades Integradas Módulo, e o paulistano Michel Cardoso, do Mackenzie, garantiram os títulos de campeões estaduais no Volcom - Campeonato Paulista de Surfe Universitário 2004, no último fim de semana, na praia de Camburi, em São Sebastião.
Surfista mais velho do evento, aos 36 anos, e ex-bicampeão brasileiro de surfe profissional, Toledo foi o melhor da open, em sua temporada de estréia na categoria. Jahia, vice-campeã no ano passado, garantiu o seu primeiro título na carreira. Já Michel entrou para a história ao ser o primeiro bicampeão paulista universitário, feito conquistado na categoria paulistana (para atletas que moram e estudam na capital e no Grande ABC).
"Não sei como explicar essa sensação maravilhosa de voltar a conquistar títulos", afirmou Toledo, que voltou a competir este ano e também foi campeão paulista open e vice estadual master.
SORTE - No feminino, Jahia Bettero venceu no último minuto. Orientada por Toledo, ela mudou de "pico" e achou a onda para virar o resultado, faturando 6,75 pontos.
"Foi o Ricardinho que me mostrou o lugar certo. Não estava acertando e a onda veio. Essa praia dá sorte para a minha família", vibrou Jahia, lembrando que domingo passado, também em Camburi, seu irmão, Hizunomê Bettero, venceu a final do Billabong Pro Júnior. (Fonte: ValeParaibano)

Saem os 8 classificados para o Masters de futmesa

Ubatuba - Com o fim do Campeonato Municipal, terminou também a temporada regular da AUFM (que distribui pontos para o ranking local). Com isso, já são conhecidos os 8 melhores do ano, que garantiram participação na Copa dos Campeões, também chamado de "Masters", o mais importante torneio de futmesa de Ubatuba, já que reúne apenas os melhores do ano. No Grupo "A" da Copa dos Campeões estão André Rafael, Alexandre Augusto, Rodrigo Lobo e Fábio Aparecido (revelação do ano). No Grupo "B" estão Adauto Júlio, Ralph Solera, Edu Macedo Jr e Flávio Bellard. Os botonistas irão jogar entre sí dentro dos grupos e os campeões das chaves estarão classificados para a grande final.
Caso vença os Masters, André Rafael será detentor de mais um récorde: será o 1° botonista a conquistar num só ano os 5 torneios do "Grand Slam" (Taça Ubatuba, Campeonato Metropolitano, Copa Caiçara, Campeonato Municipal e Copa dos Campeões). Em 2003, Ralph Solera surpreendeu no Grupo "B", onde Daniel Gusmão e Ednelson Prado eram favoritos e classificou-se para a finalíssima contra o próprio André, que havia passado por seu grupo, com 100% de aproveitamento. Na final, Ralph venceu e ficou com o título, impedindo que André fechasse o ano com chave de ouro.
Agora, em 2004, André ganhou 10 dos 12 torneios disputados até o momento e é o franco-favorito ao título da Copa dos Campeões, que o faria fechar a temporada de forma ainda mais espetacular. Confira a chave do Masters e outras notícias no site da AUFM: www.futmesaubatuba.hpg.com.br 

Nesta quarta-feira tem Ka Pra Nóis

Ubatuba - O Dia dos Novos e Sarau Cultural da Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba tem a finalidade de incentivar a arte e cultura, dando a oportunidade a bandas, grupos teatrais e outras formas de expressões artísticas que tenham cada um o seu talento para mostrar e encantar o público.
A proposta do Dia dos Novos e Sarau Cultural é que aconteça uma vez por mês. A participação é livre, podendo os interessados se cadastrarem na Fundart. A palavra sarau significa reunião festiva, em casa particular, clube ou teatro, em que se passa à noite dançando, jogando, tocando etc. A Fundart promove mensalmente o evento.
Nesta quarta-feira, dia 08 de dezembro às 18h30, o conjunto de forró Ka Pra Nóis se apresentará no Sarau Cultural na Fundart. Compareça!

Ação Litoral

Opinião Topo

Comentários
Ernesto F. Cardoso Jr.


A respeito do artigo "Super Herói" de Ronaldo Dias e a legítima preocupação que ele demonstra sobre a necessidade de se planejar atividades econômicas e outras que desenvolvam o município, é mistér lembrar que o primeiro passo a ser cumprido é obedecer ao que dita a Constituição Federal em seu artigo 182, que versa sobre Política Urbana e determina em seu artigo primeiro que, "O Plano Diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana". Mais recentemente, o Estatuto das Cidades estabeleceu exigências específicas que o Plano Diretor deverá atender com prazo de cumprimento até final de 2006. O Plano de Gerenciamento Costeiro aplicável ao município, agora complementado por nova e recente legislação estadual, estabelece também exigências para o planejamento dos municípios do Litoral Norte do Estado e são instrumentos que todos aqueles que desejam oferecer sugestões ao novo Prefeito deveriam primeiro conhecer e enfatizar a necessidade de Ubatuba cumprir essas legislações, sem o que não existirá planejamento de Direito e o investidor continuará sem garantias e a mercê dos despachantes de plantão que tem engordado suas receitas e empobrecido o município, pois, vão "quebrando os galhos" ao arrepio das leis que existem e até criando as suas próprias leis, alimentados pelos polpudos "cachês" que cobram para a aprovação das ilegalidades e monstruosidades que vemos por toda a parte neste município.
O dia em que a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo desta cidade for séria, no dia em que os Secretários competentes escolhidos não forem defenestrados pelos interesses dos despachantes e de seus clientes cúmplices das ilegalidades que exigem, ela será a primeira a dar andamento no cumprimento dessas legislações, que já tardam muito e que são uma das principais razões do atraso no desenvolvimento geral deste município.
Desculpem-me a franqueza, mas acho que precisamos ser objetivos e saber que não existe roda a ser descoberta. Só é preciso haver honestidade, integridade, competência, transparência e firmeza em cumprir o que a legislação determina e ter, de fato, o verdadeiro senso do serviço público. A questão aqui colocada indica que não é ofício para um profissional caro ou barato, mas, sim, para uma equipe multidisciplinar competente que receberá pelo justo valor de seu trabalho, mas, que terá de ser feito ao preço que for.

Ernesto F. Cardoso Jr.
Ubatuba, SP

Literatura Topo

Presídio feminino, um mundo com vida própria

Os depoimentos de reeducandas , e não detentas ou prisioneiras como geralmente são chamadas, publicados em "Vidas Corrompidas" como trabalho de conclusão de Curso de Comunicação Social de Emiliana Teixeira Leite e Priscila Camargo demonstram a força do tema e a rotina da Penitenciária Feminina do Tatuapé - PFT. Trabalho desenvolvido ao longo de um ano recheado de dificuldades e desafios traz as desventuras de mulheres , mães arrancadas dos filhos e família, que teimam em sonhar por uma vida normal. " Aqui dentro falta ar, espaço. Falta amizade, carinho. Falta vento. Quero sair e tomar muito, mas muito vento no rosto", diz uma das entrevistadas cujos nomes foram trocados por uma questão ética. Os nomes utilizados não são verídicos, mas suas histórias infelizmente são, afirmam as autoras.
Nascida em Brasília, de tradicional família de Ubatuba, Emiliana teve uma rápida passagem pelo jornal "A Cidade" durante o colegial e desde então sinalizou sua carreira em direção ao jornalismo. Após cursar 3 anos de Direito em Mogi das Cruzes optou pela nova profissão para não sair mais. Juntou-se a Priscila que ficou responsável pela diagramação e editoração e juntas definiram o projeto de conclusão de curso transformado em livro. Muitos apoios foram indispensáveis como das jornalistas Beth e Luciene do "Projeto ZAP" ( palavra PAZ escrita ao contrário), uma ONG voltada para a defesa de mulheres condenadas à prisão. O orientador Willian Araújo, o pessoal da PFT e a Corregedoria do Fórum Criminal de São Paulo também são lembrados. Mas, importante mesmo foram os depoimentos das reeducandas que mostram que há vida a ser recuperada dentro das prisões. A biografia exigiu consulta de obras acadêmicas consagradas e outras mais atuais como de Caco Barcellos ( Abusado, o dono do Morro Santa Marta) Ilana Casoy ( Serial Killers Made in Brazil) Drauzio Varella ( Estação Carandiru), entre outros.
A mulher, quando obrigada a abandonar sua liberdade para entrar nesta comunidade criminal, submete-se a um processo de adaptação denominado de " prisionalização", definido como a adoção em maior ou menor grau de pensar, dos costumes, hábitos e da cultura geral do penitenciário, esclarece trecho do livro.
"Vidas Corrompidas" é uma prova de fogo de jornalismo de reportagem que irá competir em âmbito nacional com publicações de final de curso de outras universidades. "Uma experiência de vida maior que qualquer experiência profissional", conclui Emiliana.

Carta do Leitor Topo

Zoneamento Ecológico - No grande espaço de tempo dos 15 anos, entre a proposta e a aprovação, muita coisa mudou e os ajustes, não se ajustaram. Tenho receio de leis e decretos de "proteção ambiental" feitos e aprovados dentro de salas com ar refrigerado. O difícil, não é legislar, difícil é dar "sustentabilidade" a prole, é achar quem paga as contas, é respeitar direitos constitucionais de ir e vir. Não se pode preservar, sem controle do crescimento (descontrolado) da população, e da superutilização dos espaços (vide a ZONA do último feriado). Mágicos e cômicos! Tragicômicos.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Manifestação - Alunos, pais e professores da Cooperativa Educacional de Ubatuba farão uma manifestação pacífica para chamar a atenção da população sobre a questão da Segurança no Trânsito, nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, às 15 horas, na Praça 13 de Maio, Centro de Ubatuba. A iniciativa faz parte do projeto de educação para o trânsito de bicicletas, realizado ao longo do ano pela 2a série do Ensino Fundamental, e envolverá toda a escola. A cidade de Ubatuba tem um grande número de ciclistas, que usualmente trafegam na contramão, colocando em risco a segurança de todos.

Cooperativa Educacional de Ubatuba
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Caraguatatuba-SP

Praia da Cocanha - Emilio Campi


Praia da Cocanha
©2004 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor