Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 16 de dezembro de 2004 - Nº 1178 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Acidentes no litoral deixam dois feridos
Delegacias do litoral têm reforço
Eleitos de São Sebastião e Ubatuba serão diplomados hoje à noite
Caraguá sedia Seminário de Administração Pública

Caraguatatuba
INSS Bloqueia pagamento de 128 pessoas em Caraguá.
MP pede devassa nas contas de Aguilar
ONG de Caraguá vai fiscalizar a Câmara
Estado adia conclusão da duplicação na Rio-Santos
PMDB de Álvaro protocolou impugnação de contas de campanha
Contos de Areia abre ciclo de apresentações no Teatro Mário Covas
Eleitos em Caraguá serão diplomados amanhã na Câmara
Programa de TV será gravado em Caraguá
Assistência Social doa brinquedos no encerramento dos projetos sociais
Concurso de Presépios de Natal
Alunos da Martim de Sá emocionam funcionários da SME


Ilhabela
-


São Sebastião
São Sebastião altera lei para ter duto
Maresias e Cambury recebem circuitos locais de surfe
Lei aprovada permite regularizar lotes na Costa Norte da cidade
Prestação de contas de diretores do Faps à Câmara é cancelada
São Sebastião antecipa pagamento do 13º salário

Ubatuba

Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 14/12

Seções
Opinião
Artigos
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Acidentes no litoral deixam dois feridos

Litoral Norte - lateral entre uma motocicleta e um caminhão no km 107, às 11h10 em Caraguatatuba, deixou o motociclista gravemente ferido. Segundo a polícia, a moto foi atingida por um caminhão em um cruzamento da cidade. O piloto da moto foi levado para o pronto-socorro de Caraguá. Um atropelamento no km 132, em São Sebastião, também deixou uma vítima grave. Segundo a polícia, um pedestre foi atingido por uma motocicleta no bairro do Barequeçaba, em São Sebastião. A vítima foi levada para o pronto-socorro da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Delegacias do litoral têm reforço

Litoral Norte - As delegacias de polícia do Litoral Norte receberam ontem o reforço de delegados, investigadores, escrivães e carcereiros. Durante a temporada de verão, 400 policiais vão trabalhar nas delegacias em sistema de revezamento semanal.
Segundo o delegado seccional João Barbosa Filho, a cada semana 45 policiais do Vale do Paraíba e da capital prestarão serviços no litoral. A 'Operação Verão', iniciada ontem, termina em 15 de fevereiro. As diárias dos policiais serão pagas pelo Estado. Hospedagem e alimentação serão bancadas pelas prefeituras.
"Com o reforço, serão agilizados os flagrantes, os boletins de ocorrência e as investigações, permitindo a liberação mais rápida das vítimas e também dos PMs que atuam nas ocorrências", afirmou Barbosa Filho. Na temporada, o número de boletins de ocorrências cresce 30% na região. (Fonte: ValeParaibano)

Eleitos de São Sebastião e Ubatuba serão diplomados hoje à noite
“Estou sendo diplomado prefeito num ato formal, mas referendado pela votação expressiva nas urnas. O povo me diplomou”, diz o prefeito eleito de São Sebastião, Juan Garcia.

Litoral Norte - Os eleitos de São Sebastião e Ubatuba participam, hoje à noite, das respectivas cerimônias de diplomação. Prefeitos e verea-dores escolhidos pela população no dia 3 de outubro recebem hoje o certificado da Justiça Eleitoral.

Em São Sebastião, além do prefeito eleito Juan Manoel Pons Garcia e seu vice Paulo Henrique Santana, serão diplomados os seguintes verea-dores: Wagner Teixeira, José Cardim de Souza, Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa, Marcos Leopoldino, Solange Araújo, Kotian, Carlos Augusto Senatore, o Guto, Marcelo Filho do Marinho, Dalton Silva e Robson Ceará. A solenidade será realizada no Teatro Municipal, às 19h00.

Já no município de Ubatuba, a diplomação será na Câmara Municipal. Recebem o certificado: o prefeito eleito Eduardo César, o vice Domingos dos Santos, e os vereadores Jairo dos Santos, Charles Medeiros, Luciana Machado, Edílson Félix, Marquinhos Tio Sam, Osmar, Dr. Ricardo, Mico, Gerson Biguá e Claudinho.

Para o prefeito eleito de São Sebastião, Juan Garcia, trata-se do coroamento de um trabalho político desenvolvido ao longo dos anos. Ele acrescenta que seu diploma vem com respaldo popular. “Estou sendo diplomado prefeito num ato formal, mas referendado pela votação expressiva nas urnas.
O povo me diplomou”, disse Garcia.
O prefeito eleito acredita que o primeiro ano de sua administração será difícil. “Estamos otimistas em superar as dificuldades. A prefeitura foi destruída administrativo e financeiramente, por isso será um ano de recuperação”, avaliou.
Juan Garcia diz que tem informações sobre falta de materiais básicos em vários setores. “O povo terá de dar crédito para que possa governar este ano. A reestruturação fará com que possa oferecer serviços”, concluiu.

Ilhabela - Ilhabela realiza amanhã a diplomação do único prefeito reeleito do Litoral Norte nesta eleição, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, do vice-prefeito Antônio Carlos Cajado Simões, e dos vereadores Carlinhos, Luiz Lobo, Professor Joadir, Keko, Beto, Márcio Garcia, Dr.Guilherme, Nanci Perez de Araújo Zanato e Zeca do São Pedro. A cerimônia será no Hotel Ilha Flat, na praia do Perequê. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá sedia Seminário de Administração Pública

Litoral Norte - Foi realizado nesta quarta-feira, 15, no auditório do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte) um seminário sobre "Administração Pública" , destinado aos funcionários de cargos comissionados que irão integrar a administração municipal das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. O evento aconteceu das 8h às 17h.
O seminário contou com exposições e palestras e teve a participação dos secretários e diretores municipais nomeados pelos prefeitos eleitos. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Penapraya Imóveis

INSS Bloqueia pagamento de 128 pessoas em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em Caraguatatuba, bloqueou o pagamento de 128 benificiários devido à falta de médicos para exames periciais.
A falta de médicos e a demora nas perícias têm revoltado os segurados que dependem do pagamento para manter suas famílias.
O motorista Alexandre Marcos da Cruz, 30 anos, afirmou que muitas pessoas têm procurado a agência de Caraguá para marcar a perícia médica e desbloquear o pagamento do INSS, referente ao auxílio doença ou invalidez. Cruz está de licença médica há quatro meses.
Como a agência possui apenas um médico, são atendidas cerca de dez pessoas por dia. A perícia médica de Cruz foi marcada para o dia 3 de fevereiro. "Estou sem receber este mês e não tenho como manter minha família", afirmou.
Outro Lado - A gerente do INSS em São José dos Campos, Nancy Vilma Santos Turquetti, responsável pela agência de Caraguá, disse que o pagamento de auxílio-doença foi bloqueado por causa da falta dos exames periciais, que comprovam a doença e o direito ao benefício.
Segundo ela, o INSS fará as perícias na agência de São Sebastião. Um médico daquela agência foi designado para atender os benificiários de Caraguá.
Ela afirmou que está procurando um imóvel novo para locar em Caraguá e com isso aumentar o número de médicos no atendimento aos benificiários. (Fonte: ValeParaibano)

MP pede devassa nas contas de Aguilar

Caraguatatuba - O Ministério Público pediu à juiza eleitoral Regiane dos Santos a apuração de possíveis irregularidades nas contas de campanhas do prefeito eleito José Pereira de Aguilar (PSDB) e dos dez vereadores vitoriosos em Caraguá, acatando denúncia feita anteontem pela coligação "Viva Caraguatatuba" e o PMDB.
Segundo a promotora eleitoral, Maria Cristina Tadeu Garcia, as denúncias feitas, em tese, podem ser consideradas como 'graves'.
Ela solciitou à coligação e ao PMDB mais documentos sobre as possíveis irregularidades.
A coligação e o PMDB alegam que Aguilar teria recebido doações de empresas prestadoras de serviços à prefeitura, o que contraria a resolução nº 21.609/04 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As doações teriam sido feitas pela empresa que edita um jornal local e pela concessionária de transporte coletivo da cidade.
No caso dos vereadores eleitos, além da denúncia de recebimento de doações de empresas prestadoras de serviços, eles também teriam deixado de apresentar notas referentes aos gastos com despesas de publicidade e de pagamento de cabos eleitorais.
Outro Lado - O presidente do comitê financeiro da campanha de Aguilar, Edvaldo Dal Vale, negou qualquer irregularidade na prestação das contas da campanha do PSDB.
Com relação aos vereadores, Dal Vale disse que eles foram orientados de como prestar as contas, mas cada um deles ficou responsável pela apresentação dos documentos ao cartório.  (Fonte: ValeParaibano)

ONG de Caraguá vai fiscalizar a Câmara

Caraguatatuba - A partir de janeiro, os vereadores eleitos em Caraguatatuba terão a atuação parlamentar fiscalizada por uma ONG (Organização Não-Governamental).
A entidade, denominada 'Olho Vivo', vai acompanhar os trabalhos dos políticos na Câmara.
Um dos motivos da criação da ONG, segundo seus organizadores, foi o fato de nenhum vereador de oposição ao prefeito eleito José Pereira de Aguilar (PSDB) ter sido eleito nas eleições deste ano.
Segundo o advogado João Lúcio Teixeira, um dos diretores da ONG, a idéia é acompanhar e fiscalizar de perto os projetos e as decisões dos futuros vereadores.
A ONG tem 30 associados, entre eles médicos, dentistas, advogados e universitários.
Teixeira disse que a 'Olho Vivo' foi criada a partir de documentos enviados pela ONG Amarrigo, da cidade de Ribeirão Bonito (SP).
"Não queremos conflito com o Legislativo, mas apenas analisar de forma técnica as possíveis irregularidades e encaminhá-las às autoridades competentes, entre elas, o Ministério Público", disse Teixeira.
Fiscalização - O vereador reeleito Omar Kazon (PL) afirmou ao ValeParaibano que a criação da ONG é importante para a cidade.
Segundo ele, pelo fato de não contar com nenhum vereador de oposição, o papel fiscalizador da Câmara poderá ser prejudicado.
"A ONG poderá exercer essa função e até contar com o apoio de alguns vereadores", afirmou o vereador. (Fonte: ValeParaibano)

Estado adia conclusão da duplicação na Rio-Santos

Caraguatatuba - A conclusão das obras de melhorias na rodovia Rio-Santos deverá ocorrer até o próximo dia 30, acumulando mais de um ano de atraso.
A Secretaria de Estado dos Transportes havia anunciado em setembro que as obras seriam concluídas e liberadas ao tráfego ontem, período em que tem início oficialmente a temporada de verão no Litoral Norte.
É a terceira vez que o Estado adia a entrega das obras na rodovia, cuja conclusão foi prevista inicialmente para julho do ano passado e depois para dezembro de 2003.
Segundo a empresa Enger, responsável pela supervisão das obras, as chuvas e os embargos judiciais foram os responsáveis pelos recentes atrasos.
Segundo o engenheiro Reinaldo Lima, da Enger, o trecho de 46,4 quilômetros entre Caraguá e Ubatuba está finalizado. O trecho recebeu 4,2 quilômetros de duplicação, 8 quilômetros de terceira faixa, 53 quilômetros de acostamentos e 13 quilômetros de ciclovia.
O trecho entre Caraguá e São Sebastião deverá ser totalmente concluído até o final do mês. Segundo Lima, faltam a conclusão das obras de concretagem da nova ponte sobre o rio Juqueriquerê --a ponte mede 88 metros de extensão por 8,5 metros de largura--; a implantação de pista dupla em alguns trechos e a sinalização definitiva.
O trecho de 17,6 quilômetros entre Caraguá e São Sebastião está recebendo 12,6 quilômetros de duplicação, 31 quilômetros de acostamento e 10 quilômetros de ciclovia.
O Estado está investindo R$ 31,6 milhões nas obras da rodovia, com recursos provenientes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Reclamação - Comerciantes dos bairros Sumaré, Cidade Jardim e Martim de Sá, em Caraguá, instalados em frente à rodovia alegam que o novo traçado, que obriga o uso das marginais para acesso aos estabelecimentos comerciais, está causando prejuízos.
Eles afirmam que a queda no movimento atinge até 50%. "A maioria dos comerciantes deste trecho está fechando suas portas e procurando outras locais para se estabelecer devido à queda no movimento", afirmou o comerciante Espencer Esper.
Segundo o comerciante Frederico Nascimento, o novo traçado da rodovia impede o acesso dos clientes e até dos fornecedores aos estabelecimentos situados em frente à rodovia.
Em setembro, o secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, afirmou que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) faria estudos para avaliar a possibilidade de implantar rotatória no trecho. A Secretaria dos Transportes não se manifestou ontem sobre o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

PMDB de Álvaro protocolou impugnação de contas de campanha

Caraguatatuba - O PMDB do candidato derrotado Álvaro Alencar protocolou na última segunda-feira pedido de impugnação das contas da campanha eleitoral do prefeito eleito José Pereira de Aguilar (PSDB) e dos vereadores eleitos Agostinho Lobo de Oliveira, Aureliano Gonçalves Pereira, Aurimar Mansano, Celso Pereira, Cristian Alves de Godoy, Eugênio de Campos Júnior, Germino de Souza, Juarez Pardin, Omar Kazon e Wilson Agnaldo Gobetti.
A intenção do PMDB é cancelar a diplomação marcada para amanhã. O pedido alega que o prefeito eleito teria recebido doações da Praiamar Transportes e da Nova Oceânica Comunicação, concessionárias de serviços públicos na cidade, o que contraria o artigo 22, III da Lei nº 9.504/97 do Código Eleitoral Brasileiro.
Referente aos vereadores, o PMDB diz que os vereadores deixaram de registrar gastos com propaganda política num jornal local, trabalho prestado pelos ‘cabos eleitorais’ que foram contratados para vestir as camisetas dos candidatos e pintura de muros.
Defesa - O advogado da coligação de Aguilar, Sidnei Oliveira, disse que espera que a juíza eleitoral não aceite os documentos visto que o prazo para as contestações das prestações de contas da campanha terminaram dia 10 e a advogada Ana Paula Nigro protocolou na última segunda, dia 13. “Estamos tranqüilos com a prestação. Compramos com cheque nominal os passes da Praiamar”.
O vereador Celso Pereira (PSDB) disse também não ter recebido nenhuma doação da Praiamar. “O pior é não aceitar a derrota. O Álvaro está procurando pêlo em ovo”, afirmou.
Já Cristian Godoy, o Baduca filho, disse que sua prestação está à disposição no Cartório da Cidade. Aurimar Mansano disse que é um direito do perdedor. “Espernear é o que resta para eles”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Contos de Areia abre ciclo de apresentações no Teatro Mário Covas

Caraguatatuba - Depois de muita expectativa, o Teatro Mário Covas finalmente ficou pronto. Quem esteve na pré estréia pôde conferir de perto a estrutura da mais nova casa de espetáculos do Litoral Norte. Assim como a primeira platéia, composta pelos operários que ajudaram a construir o teatro, os primeiros artistas que pisaram no palco do municipal, também são da cidade.
A emoção de abrir o espaço estava em cada um dos integrantes, que apresentaram Contos de Areia, que reuniu dança, música e teatro. O texto é de Daniel Forjaz e a direção geral de Junior Magresco. A coreografia é de Cristina Neves e a direção musical de Eliana Banheza.
A presidente da Fundacc Eloíza Antunes diz que essa é uma oportunidade para esses profissionais que foram de grande importância para a construção do centro que será útil para toda a região. Ela afirma que o teatro vai possibilitar que sejam desenvolvidos programas culturais e até mesmo criar parcerias com a Secretaria de Cultura do Estado para dar acesso à cultura para muitas pessoas.
A jornalista e atriz Rosana Castro atuou em Contos de Areia e diz que foi uma oportunidade única abrir as apresentações do teatro. “Não participamos da inauguração, mas nem tínhamos pretensão para isso, porém é uma satisfação pisar no palco primeiro que todo mundo e poder mostrar o que estamos realizando aqui na cidade”, comentou.
A coreógrafa Cristina Neves conta que foi um mês e meio de ensaios e que algumas dificuldades surgiram no início. Apesar disso, ela diz que a equipe não desistiu e continuou com os ensaios, que resultaram numa boa apresentação. Para ela, o maior obstáculo foi unir a dança, o teatro e a música num só trabalho. “Foi uma experiência enorme, deu prazer em fazer, mais ainda para mostrar aos operários, aqueles que construíram tudo isso aqui”, ressalta.
O maestro José Maria também avalia positivamente a apresentação. “Esse teatro é espetacular e vem somar a cultura da cidade. Vamos ter condições de absorver um público maior, já que o teatro da Fundacc já estava pequeno para receber todos que procuravam as atividades culturais da cidade”, finaliza.
A programação - Ontem, na estréia oficial do teatro, foi apresentada a comédia Mandrágora, do grupo Tapa, que torna a se subir ao palco do municipal hoje à noite. A direção do espetáculo é de Eduardo Tolentino. Dia 17, o público poderá conferir a peça Pedro Paulo Pedregulho ou Olha o Nariz Dele!, de Cíntia Alves. Trata-se de uma comédia infanto-juvenil da Cia Le Nez.
No dia 18, será realizada a apresentação mais esperada. Será a vez de Coração Bazar, encenada por Regina Duarte. No dia 19, acontece a apresentação do Cordel Encantado. No dia seguinte, é a vez da Orquestra de Cordas & Acordes de Tatuí e no dia 21, fechando a programação de inauguração, o espetáculo Bumba-meu-Boi, peça vencedora do Mapa Cultural Paulista 2004, direção Adbailson Cuba. (Confira a programação completa na Agenda ao lado).
Todos os convites para as apresentações podem ser encontrados na sede da Fundacc.
Operários vibram com apresentação no Teatro - A noite de estréia do Teatro Mário Covas foi dedicada aos operários e funcionários da Prefeitura que trabalharam para a concretização deste ‘sonho’ do prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB). O teatro, também conhecido como Centro de Treinamento do Professor, abre as portas oficialmente na inauguração prevista para a noite de ontem.
Na peça teatral ‘Contos de Areia’, apresentado na terça como pré inauguração, somente operários e funcionários foram convidados. Na ocasião, a presidente da Fundacc, Eloíza Andrade Antunes agradeceu a todos que se ‘arriscaram nas alturas’ para a conclusão da obra. “Este é um momento de cultura para todos.
As dificuldades da administração municipal foram grandes, mas vencemos e hoje apresentamos esta peça com coral, dança e teatro, feita especialmente para a ocasião”.
Já o prefeito Antônio Carlos falou da homenagem ao ex-governador do estado Mário Covas, que dá nome ao teatro e da importância da obra.
“Povo sem história não é lembrado. Este teatro é uma obra inesquecível que dei prioridade, porque eu poderia ter construído um novo Paço Municipal, mas preferi investir neste teatro que pode alavancar mais nosso turismo cultural e de negócio.
De um limão, fizemos uma limonada. Esta é outra alternativa para o turista nos dias chuvosos, porque temos que oferecer oportunidades”, confirmou.
O prefeito também anunciou que a administração do Teatro ficará a cargo do atual secretário de Comunicação André Procópio.
Para Daniel Damião Bento da Silva, que trabalhou na limpeza geral do teatro, o espetáculo foi ‘belíssimo’. “O conjunto de teatro com o coral Água Viva e os bailarinos ficou perfeito. Fiquei ansioso para saber como iria ficar, mas valeu a pena porque nunca tinha assistido algo parecido”, revelou. (Fonte: Imprensa Livre)

Eleitos em Caraguá serão diplomados amanhã na Câmara

Caraguatatuba - O prefeito eleito José Pereira de Aguilar (PSDB), seu vice Lúcio Fernandes e os dez vereadores eleitos serão diplomados amanhã, a partir das 19h00, na Câmara Municipal. A chefe do cartório, Eline Oliveira Alves informou ontem à tarde que os diplomas já estavam prontos e que toda a documentação dos eleitos foi entregue corretamente.
“O Tribunal Federal Eleitoal nos enviou os diplomas e nós preenchemos. A própria juíza eleitoral da cidade, Regiane dos Santos, fará a entrega. Ela e a funcionária do cartório Ediline Alves Santos chamarão os presentes eleitos para compor a mesa”, explicou Eline.
Os dez vereadores eleitos (sete re-eleitos) que serão diplomados são: Cristian Godoy (Baduquinha), Francisco de Oliveira (Carlinhos da Farmácia), Germínio, Agostinho Lobo de Oliveira (Lobinho), Aureliano Gonçalves Pereira (AG Pereira), Aurimar Mansano, Celso Pereira, Juarez Pereira Pardim, Omar Kazon e Wilson Gobetti.
Os diplomas para os vereadores suplentes poderão ser retirados no Cartório Eleitoral, a partir da próxima semana.
Por fim, Eline informou que as prestações de contas dos candidatos nesta última eleição municipal também já foram feitas e publicadas do Diário Oficial na semana passada. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa de TV será gravado em Caraguatatuba
O programa de TV ‘Supercath Luta Livre’ arrecadará brinquedos que serão doados para crianças carentes

Caraguatatuba - Para arrecadar brinquedos para crianças carentes de Caraguatatuba, o programa “Supercatch Luta Livre” será novamente gravado no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), na bairro travessão, dia 19, (domingo), às 20h.
A luta mais esperada do ano, pelos amantes do programa, será entre o desafiante Trovão (Abutre) e o campeão brasileiro, Bob Léo.
No dia da gravação outros lutadores se enfrentam como: Jeca Tatu Cardoso, Diabo Loiro, Nocaute Jack, Belo, Gari Apolo, Toni Lima, Bob Júnior, Don Afonso, Índio Moicano, Perez do Arizona. O evento terá o apoio da prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes e Recreação e de Assistência Social e da Sociedade Amigos do Bairro do Travessão.
O ingresso para assistir a gravação do programa será um brinquedo, que será entregue para a Sociedade Amigos do Bairro do Travessão que doará os brinquedos arrecadados às crianças carentes. O programa será exibido em vários canais de TV, como TV Gazeta e Rede Record, por meio da afiliada TV Mar, mas a data ainda não foi definida.
No mês passado, o programa foi gravado no mesmo local e atraiu mais de 300 telespectadores. O ingresso foi alimentos não perecíveis que foram doados para instituições do município.
Ao final da gravação, a produção do programa fará o sorteio de uma bicicleta para os apreciadores do espetáculo. (Fonte: PMC)

Assistência Social doa brinquedos no encerramento dos projetos sociais
Crianças carentes do município receberam brinquedos no encerramento dos projetos sociais

Caraguatatuba - Os brinquedos arrecadados na campanha “Doe um brinquedo a quem mais precisa” foram doados às crianças carentes do município durante o encerramento dos projetos sociais “aprender e Brincar é só Começar” e “De Bem com a Vida”, que atende crianças e adolescentes.
A chegada do papai Noel, nos bairros Travessão, Tinga e Massaguaçu aconteceu na segunda feira, 13, onde foram entregue brinquedos para as crianças.
No dia 14, a entrega aconteceu nos bairros Casa Branca, Ponte Seca e Barranco Alto.
Na campanha, foram arrecadados aproximadamente 600 brinquedos. A organização foi da secretaria de Assistência Social com apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Ong Manifesto Brasil e voluntários. Fonte: PMC)

Concurso de Presépios de Natal

Caraguatatuba - Encerra-se na próxima sexta-feira,17, as inscrições para o 1º Concurso de Presépios de Natal, realizado pela Pastoral Fé e Política, da Diocese de Caraguatatuba.
As inscrições devem ser enviadas para a Cúria Diocesana,Rua Santos Dumont, 100 – centro Caraguatatuba, juntamente com uma foto do presépio. As pessoas ainda podem solicitar a presença de um membro da equipe para fotografar o presépio, caso não tenha condições de providenciar a foto exigida.
Concorrem a prêmios de valor cultural 2 categorias: residenciais e não residenciais. Os concorrentes têm liberdade para a criação dos presépios que devem obedecer a um tamanho máximo de 1 metro quadrado.
A categoria especial é dos presépios maiores que apenas participam da Exposição de Fotos que estará no Museu de Arte de Caraguatatuba, no mesmo período em que os classificados estarão expostos à votação popular, ou seja, de 27 de dezembro a 06 de janeiro.
Informações: Cúria Diocesana – 3883.6668 - Diego e Sofia - 3889.1000. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Alunos da Martim de Sá emocionam funcionários da SME
A programação de Natal que inclui várias apresentações de alunos, terá continuidade até o dia 17, em diversos estabelecimentos públicos e privados

Caraguatatuba - Os alunos da EMEF “Luiz Ribeiro Muniz”, do bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba iniciaram a agenda natalina da Educação Municipal, com uma apresentação no saguão da SME.
Os “pequenos coralistas” atraíram funcionários e visitantes que passavam pelas imediações com canções de Natal.
Essa apresentação faz parte do projeto preparado pela Secretaria Municipal de Educação, junto às escolas, para a celebração do Natal em vários estabelecimentos públicos da cidade.
A SME foi o primeiro prédio a receber esse presente de Natal preparado pelos com muito carinho pelos alunos da EMEF Martim de Sá. A apresentação aconteceu nesta última segunda-feira, dia 13.
No dia 14, a EMEF “Prof João Baptista Gardelin” levou o coral de alunos para uma apresentação no Caraguá Praia Shopping, e nesta quarta-feira 15, os alunos da EMEF “João Benedito Marcondes”, do Barranco Alto, apresentam um número de dança no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, às 14h.
A EMEF “Prof Lúcio Jacinto dos Santos”, do Tinga, comparece no dia 16/12, às 15h, no Paço Municipal para a apresentação dos alunos participantes do projeto de flautas.
No dia 17/12, o Supermercado Silva Indaiá receberá os alunos da EMEF “Pedro João de Oliveira”, da Tabatinga, que se apresentarão na modalidade dança, às 10h. Ainda no dia 17/12, também às 10h, as crianças do CEI Messias Mendes de Souza”, do Ipiranga, farão uma apresentação de coral na praça do coreto.
Encerrando as comemorações natalinas com chave-de-ouro, os alunos do CEI “Profª Maria Carlita Saraiva Guedes”, do Morro do Algodão, cantarão músicas natalinas no supermercado Pão-de-Açúcar, às 15h. Prestigie nossas crianças! (Fonte: SME/PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

anuncie aqui Superchic

São Sebastião altera lei para ter duto

São Sebastião  - Os vereadores de São Sebastião aprovaram anteontem em segunda discussão a emenda que altera o artigo nª 157 da Lei Orgânica Municipal e permite ao município a instalação do gasoduto.
A alteração da lei foi aprovada por unanimidade. O autor da emenda, vereador Marcos de Souza (PSDB), manteve as proibições a armazenagem e transporte de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
"A alteração permitirá que no futuro o município possa receber por gasoduto o gás natural que será processado e armazenado em Caraguatatuba pela Petrobras", afirmou Souza.
Ele disse acreditar que a Petrobras possa vir a transportar o gás natural através do porto local.
O ambientalista Eduardo Hipólito do Rêgo, do Instituto Educa-Brasil, lamentou a decisão dos vereadores. Segundo ele, a Câmara havia se comprometido em fazer uma audiência pública com a participação da população para discutir a possível alteração da lei.
São Sebastião está tentando sediar a base que servirá de apoio à exploração de gás natural do Campo de Mexilhão. A jazida está localizada a 137 quilômetros de Ilhabela e é considerada uma das maiores do país, com cerca de 400 bilhões de metros cúbicos de gás natural.
No anteprojeto da Petrobras, a cidade escolhida para sediar a base é Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Maresias e Cambury recebem circuitos locais de surfe

São Sebastião - A ASSS (Associação de Surfe de São Sebastião) e a Ascam (Associação de Surfe de Cambury) realizam durante esse fim de semana as etapas finais dos seus respectivos circuitos de surfe. O 13º Circuito Tent Beach Sebastianense de Surfe, promovido pela ASSS, acontecerá na praia de Maresias e apresenta quatro categorias internas, ou seja, somente para sebastianenses; e outras seis abertas.
As internas são: Petit (atletas com no máximo 10 anos), Estreante (atletas com no máximo 12 anos), Iniciante (atletas com no máximo 14 anos) e Mirim (atletas com no máximo 16 anos). As categorias abertas são: Junior (atletas como no máximo 18 anos), Open, Feminino, Longboard, Pré-Master (atletas com no mínimo 28 anos) e Master (atletas como no mínimo 35 anos).
O 4º Circuito Ascam de Surfe será realizado na praia de Cambury e contará com as categorias Junior, Mirim, Longboard, Open, Feminino e Pré-Master.
“A nossa última etapa do ano estava agendada para o fim de semana passado, mas choveu muito e as ondas estavam horríveis para a prática do surfe. Por isso nós decidimos adiar para esse fim de semana”, explicou Gioni dos Santos, presidente da Ascam.
Aproximadamente 200 atletas estão inscritos em ambas as competições, 120 competem no circuito da Ascam e outros 80 no Sebastianense.
“Os circuitos de São Sebastião e de Ubatuba são os únicos da região que realizam todas as categorias oficiais e classificam para o circuito paulista e outros. Vamos torcer para que as ondas apareçam e nós tenhamos um bom espetáculo”, disse Gedeon Gonçalvez, presidente da ASSS.
A previsão da Marinha Brasileira afirma que o mar deverá apresentar ondas muito pequenas durante os próximos três dias no Litoral Norte. Outras informações sobre o 13º Circuito Tent Beach Sebastianense de Surfe e sobre o 4ª Circuito Ascam de Surfe podem ser obtidas no site da Federação Paulista de Surfe – www.fpsurf.com.br ou www.waves.com.br  (Fonte: Imprensa Livre)

Lei aprovada permite regularizar lotes na Costa Norte da cidade

São Sebastião - A aprovação do projeto de lei 080/2004, que dispõe sobre desmem-bramento de lotes em zonas específicas da Costa Norte, cujas normas para o uso e ocupação do solo são estabelecidas pela lei 225/78, irá permitir a regularização de imóveis nos bairros Jaraguá, Enseada e Canto do Mar.
Conforme havia informado o prefeito Paulo Julião, autor da proposta, a idéia é assegurar que a propriedade atenda sua função social, evitando a retenção especulativa de imóveis e também regularizando a urbanização de área ocupada por população de média e baixa renda.
O projeto foi aprovado na última terça-feira pela Câmara de São Sebastião. “Já se encontra decretada uma situação. Se existiu falha de fiscalização, o fato é que não podemos derrubar o que está feito”, disse o vereador Marquinho Souza.
O vereador Wagner Teixeira ressaltou a importância de estudar mudanças na Lei de Uso do Solo para que a Costa Sul também seja contemplada, mas prefere esperar as regras do zoneamento ecológico. “Temos de fazer uma ampla discussão para a criação de bolsões habitacionais. Vamos criar no ano que vem uma comissão para estudar mudanças na lei”, completou o vereador José Cardim de Souza.
Pelo projeto da Costa Norte, para efeito de desmem-bramento de lotes ficará estabelecida área mínima de 125m² e frente mínima para via pública de cinco metros, isto aonde houver rede pública de esgoto em funcionamento. Nas áreas sem o sistema de esgoto, a área mínima é de 150m². A nova lei envolve a Zona III, a Sub-Zona III, a Zona IV e a Zona IX, que estão estabelecidas na lei de uso e ocupação do solo.
De acordo com o prefeito, “não estão inclusos nesta legislação loteamentos como Reserve du Moulin, Arrastão, Portal da Olaria, entre outros, devido aos mesmos possuírem um processo de urbanização diferenciado”. Julião salienta que a administração está adequando uma situação de uso e ocupação do solo já sedimentada ao longo dos anos. (Fonte: Imprensa Livre)

Prestação de contas de diretores do Faps à Câmara é cancelada

São Sebastião - A prestação de contas do presidente do Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor), José Inácio Homem de Bittencourt, o Juca, atual secretário municipal de Administração, e do diretor financeiro, Clóvis Roberto de Oliveira, à Câmara de São Sebastião, que estava prevista para hoje, às 15h00, foi cancelada em razão da diplomação dos eleitos, marcada para as 19h00, no Teatro Municipal. Quatro vereadores da atual legislatura foram reeleitos e serão diplomados nesta noite.
Desta forma, a presidência da Câmara decidiu por cancelar a reunião com os diretores do Faps. A nova data da prestação de contas ainda não foi agendada.
Ontem à tarde o diretor financeiro Clóvis de Oliveira esteve em São Paulo para uma reunião no Banco Central. Desde o início do mês passado, quando o Bacen decretou a intervenção sobre o Banco Santos, no qual o Faps tinha R$ 62 milhões investidos, cerca de R$ 21 milhões estão bloqueados. O dinheiro foi aplicado em sistema de condomínio, ou seja, um investimento em grupo.
O restante, aproximadamente R$ 41 milhões, estava investido em títulos públicos e, por isso, já foi recuperado. Oliveira informou que amanhã terá mais informações sobre a situação dos R$ 21 milhões retidos.
Esta semana, o futuro secretário municipal de Administração, Alberto Carlini, esteve com o chefe dos interventores do Banco Central. “Ele me disse que é preciso esperar as conclusões dos interventores para saber o paradeiro do dinheiro. Há muita especulação, mas nada de concreto”,encerrou. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião antecipa pagamento do 13º salário

São Sebastião - Pelo terceiro ano consecutivo, a prefeitura antecipou ontem, dia 15, o pagamento do 13º salário dos funcionários públicos. Por lei, o pagamento teria que ser feito até o dia 20 de dezembro, segunda-feira.
Mas, segundo o secretário de Administração, José Inácio Homem Bittencourt, o Juca, o prefeito Paulo Julião autorizou a antecipação do 13º, visando contribuir com o fim de ano dos funcionários, que poderão fazer suas compras de Natal com mais tranqüilidade, além de incentivar o comércio local.
“Este ano, São Sebastião sentiu dificuldade em pagar o 13º salário devido à lei de responsabilidade fiscal. Fizemos questão de priorizar os funcionários. Esta atitude demonstra o compromisso da administração com o servidor público”, disse Juca.
Em São Sebastião, a primeira parcela do 13º salário é paga pela Prefeitura no mês anterior ao aniversário do funcionário público.
A prefeitura também vem concedendo reajustes anuais aos salários dos servidores, que somam, desde o início da atual administração, aproximadamente, 40,22 % de reajuste salarial.
Em 2003, os funcionários receberam um reajuste salarial de 16,5%. Em 2001, com a defasagem salarial na ordem de 64%, a administração concedeu o primeiro, de 8,09% e, em 2002, o segundo reajuste, de 11%. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Solar Bem Te Vi

Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 14/12
Foram Votados

Ubatuba - Projetos - Pedido de Vistas por 6 dias ao PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 106/02, DA MESA, que dispõe sobre as diretrizes e normas do zoneamento, uso e ocupação do solo, revogando a Lei 711/84 e alterações.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 08/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, dispõe sobre a criação de Comissão Especial de Estudos referente ao Parque Estadual da Serra do Mar "Núcleo Picinguaba" e sua integração à comunidade local.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 09/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, dispõe sobre a criação de Comissão Especial de Estudos para discutir Carreira para os Servidores Públicos Municipais de Ubatuba.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 31/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a Caderneta de Obras nas Construções. Com Emenda nº 1 do Ver. Gerson de Oliveira.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 77/04, do Ver. SAMUEL DOS SANTOS - PP, que altera o artigo 32 da Lei 1011/89 que instituiu o Código Tributário Municipal, com as alterações da Lei 1678/97, autorizando o Executivo a conceder remissão do IPTU do imóvel em que reside o aposentado que possua, além desse, até mais um imóvel.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 101/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que institui no município de Ubatuba a Contribuição Voluntária para Custeio de Saúde Pública - CVSP.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 115/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que obriga a concessionária do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, a licenciar os veículos da frota em Ubatuba. Com Emenda nº 1 do Autor.
Aprovado, por unanimidade, o SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 133/04, do Ver. JOÃO MAZIEIRO - PP, que autoriza o Poder Executivo a conceder 30 (trinta) licenças para venda de artesanato, na praça Alberto dos Santos, no bairro do Itaguá, Substitutivo do Autor. Emenda em Plenário do Ver. Dr. Ricardo.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 140/04, do EXECUTIVO, que autoriza o Poder Executivo a locar um imóvel objetivando a instalação da Unidade de Atendimento do SEBRAE e o Banco do Povo.
Aprovado, com 9 (nove) votos contra 2 (dois), o PROJETO DE LEI Nº 141/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que dá a denominação de "Rua do Indaiá" a marginal da BR-101 antes da ponte do Rio Indaiá do lado direito, no bairro do Perequê-Açú.
Retirado por ausência do autor o PROJETO DE LEI Nº 149/04, do Ver. EDUARDO CÉSAR - PL, que declara de Utilidade Pública Municipal a Sociedade Amigos de Itamambuca - SAI.
Retirado pelo autor o PROJETO DE LEI Nº 153/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que dá a denominação de "Rua das Laranjeiras" a primeira rua à esquerda da rua Salvador Carlos, no bairro da Praia Dura.
Aprovado com 10 (dez) votos contra 1 (um), o PROJETO DE LEI Nº 155/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que autoriza a Administração Municipal a conceder uma licença de ambulantes a COOMABEM para comercialização de seus produtos na praça 13 de Maio.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 156/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que autoriza o Executivo Municipal a conceder isenção do pagamento de taxas incidentes sobre imóveis do Estado ocupados por escolas e outros órgãos estaduais que atuam no Município.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 157/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que altera a Lei 1667/97 que dispõe sobre comércio expansionista, alterando o período para o cadastramento da firma interessada no exercício da atividade.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 159/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que institui o "Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos", e o Título de "Instituição Amiga dos Animais", no município de Ubatuba.
Pedido de Vistas por 6 dias ao PROJETO DE LEI Nº 162/04, da MESA DA CÂMARA MUNICIPAL, que altera a Lei 2021/01, que dispõe sobre a estrutura administrativa da Câmara Municipal reclassificando o cargo de Assessor Parlamentar Externo, da referencia I para a II.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 172/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que regulamenta a implantação de postos revendedores de combustíveis automotivos (postos de gasolina), no município de Ubatuba.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 175/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que altera a Lei 2073/01 que dispõe sobre o título de mérito estudantil de "Vereador Mirim", reduzindo de 13 para 10 o número de contemplados.
Aprovado, com 8 (oito) votos contra 1 (um), o PROJETO DE LEI Nº 176/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que prorroga o prazo da Lei 1575/98 que dispõe sobre regularização de construções clandestinas.
Aprovado o PROJETO DE LEI Nº 178/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a desafetação de bem de domínio público municipal e dá outras providências.
Retirado pelo autor o PROJETO DE LEI Nº 179/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, altera a Lei 1294/93, criando adesivo que identifique a praia e o número de licenças naquele local.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 181/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que altera a Lei 1.667/97, que dispõe sobre o comércio expansionista, alterando o prazo para obtenção de licença e estabelecendo novas taxas para o licenciamento. Com Emenda em Plenário do Ver. João Maziero.
Aprovado, com 9 (nove) votos contra 1 (um), 0 PROJETO DE LEI Nº 182/04, do Ver. JOÃO MAZIEIRO - PP, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder permissão de uso de área pública e instalações junto ao aterro sanitário, a cooperativa de trabalhadores, para separação e reciclagem de lixo.
Retirado por ausência do autor o PROJETO DE LEI Nº 183/04, do Ver. EDUARDO CÉSAR - PL, que dá denominação de "Marino Elídio Vieira" à Quadra Poliesportiva Municipal, localizada à rua Imaculada Conceição, no bairro do Sumidouro.
Retirado pelo autor o PROJETO DE LEI Nº 184/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que altera a Lei 1680/97 que dispõe sobre esportes náuticos, autorizando mais uma licença para locação de "caiaque" na Praia do Perequê-Açú.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI, Nº 160/04, da MESA DA CÂMARA, que dispõe sobre a remuneração dos Srs. Vereadores.

Moções
: Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 74/04 do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, de Congratulação, pelo primeiro aniversário do Programa Ação Litoral, também parabenizando a equipe do programa pelo profissionalismo em destacar o nome de Ubatuba em mídia Televisiva.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 75/04 do Ver. RICARDO CORTES - PFL, de Congratulação, a Olavo Alves da Silva Júnior, que por sua dedicação a prática e ensino da Capoeira eleva de maneira honrosa o nome de nosso município.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 76/04, do Ver. DOMINGOS DOS SANTOS - PT, de Congratulações à Rosângela Fernandes Lamin, Mini Miss Ubatuba 2004 e à modelo Fernanda de Souza Dias, pelo sucesso alcançado em seu início de carreira.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 77/04, do Ver. MAURO BARROS - PFL, de Congratulações à Comissão da Mulher Advogada de Ubatuba, 119ª Subsecção das Ordens dos Advogados do Brasil, constituída pelas advogadas Dra. Sandra Maria Galhardo Sanches e Esteves Pinto, no cargo de Presidente, Dra. Yara Ferreira Assunção e Dra. Renata Aparecida Rico Teixeira Leite, na qualidade de membros, em reconhecimento a visão, determinação e empenho, extensiva à atual Diretoria, tão bem representada por seu presidente Dr. Luiz Celso Rocha, que cada vez mais se destaca pela forma democrática, descentralizadora e atuante em todas as áreas de interesse de nossa comunidade, bem como às sempre gentis e eficientes funcionárias da entidade, que não mediram esforços para a concretização desta importante e vitoriosa campanha.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 78/04, do Ver. MAURO BARROS - PFL, de Pesar à família do Sr. Antônio Carlos dos Santos, o Carlinhos como era conhecido, pelo seu falecimento no dia 5 de dezembro nesta cidade de Ubatuba, onde residia desde seu nascimento.

Pedidos de Informação:
Aprovado, por unanimidade, o Nº 114/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, cópia do Cadastro de Contribuintes Imobiliários.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 115/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, relação de obras executadas no município de março de 2004 a novembro de 2004, cópia dos alvarás expedidos.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 116/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, referente ao repasse de verba para ajardinamento dos trevos da BR-101, trechos da praia Grande e rodovia Oswaldo Cruz para a saída de Taubaté.

Requerimentos:
Aprovado, por unanimidade, o N° 152/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, referente ao repasse de verba para ajardinamento dos trevos da BR-101, trechos da praia Grande e rodovia Oswaldo Cruz para a saída de Taubaté.
Aprovado, por unanimidade, o N° 153/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, recolocação do aparelho telefônico na praia do Estaleiro.
Aprovado, por unanimidade, o N° 154/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, serviços de acostamento, recapeamento e sinalização em todo o trecho da BR 125 entre a cidade de Ubatuba e Taubaté.
Aprovado, por unanimidade, o N° 155/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, placa de sinalização de uma vala na rua Rubillard Marigny próximo ao nº 1170. (Fonte: O Guaruçá)

Ação Litoral

Opinião Topo

Ecoeficiência
Ronaldo Dias

Ontem, demoradamente, tive o prazer de conversar com Dehborah Munhoz, de BH, amiga da Marta do Aquário, e prender um pouco sobre Ecoeficiência, Ecoempreendedorismo, Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano. Temas atualíssimos. Por coincidência, deparei-me, em seguida, com a matéria abaixo (que anexo de inteiro teor) onde pude identificar claramente um, dos temas em questão: A Ecoeficiência. O sexto parágrafo da referida matéria, identifica um Banco peruano que faliu, por financiar um número excessivo de modernos barcos de pesca. Com a nova tecnologia e o número maior de barcos financiados, a captura intensa dos pescados, foi além da capacidade de reposição dos cardumes. Resumo: Quebraram a indústria de pesca e o Banco.
Não basta, portanto financiar projetos. É necessário medir sua eficiência. A PETROBRÁS tem tirado muito proveito institucional dos projetos que financia. Os projetos, inúmeras vantagens dos financiamentos. Pergunto: Quando acaba um projeto? Até quando, pelo menos, estes projetos são ECOEFICIENTES?

Ação Triangulo
Sua empresa tem que conhecer a ecoeficiência!

A Ecoeficiência faz parte de uma filosofia de gestão empresarial que inclui a preocupação com a questão ambiental.
Podendo ser aplicada em qualquer empresa, de qualquer seguimento, a Ecoeficiência traz competitividade de mercado, lucro, inovação, qualidade e responsabilidade social.
As metas empresariais são alcançadas mediante a oferta de bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida com o diferencial de reduzir progressivamente o impacto ambiental e o uso desorganizado de recursos ao longo do ciclo de vida do produto ou serviço a um nível no mínimo equivalente à capacidade de sustentação estimada da Terra.
Trabalhar com a Ecoeficiência é, portanto, um processo contínuo de melhoria. Mais do que um destino a ser alcançado, a Ecoeficiência é um caminho a ser percorrido.
Mas para ser uma empresa de gestão ecoeficiente é necessário, antes de tudo, estudar e adquirir conhecimento do sistema natural em que opera para saber a capacidade de resistir aos impactos causados.
Na natureza tudo pode ser reposto se retirado ou usado com conciência ambiental.
Um exemplo claro é a de um dos bancos mais tradicionais do Peru que quebrou porque financiou um número excessivo de modernos barcos de pesca. Com a nova tecnologia, os pescadores ganharam uma capacidade de captura do pescado maior que a do sistema natural de recuperar os cardumes. Em pouco tempo não havia peixe na região. Quebraram as indústrias de pesca e, com elas, o banco.
Atitudes como esta levam ao desequilíbrio ecológico, o que não é bom para todos.
Na natureza tudo ocorre em ciclos. O detrito de um é o alimento do outro. Assim, a natureza está sempre se reciclando. É nessa metodologia que trabalham as empresas que buscam a sustentabilidade: estabelecer sistemas de produção cujo objetivo final, ideal, é gerar zero resíduo.
Produção Mais Limpa (P+L) é o principal ponto para incluir a Ecoeficiência.
Todos os resíduos geram custos às empresas, em forma de tratamento ou de multas que foram pagas um dia. Custam dinheiro no começo e continuam a custar no final.
Assim, forma-se o princípio básico de metodologia de produção mais limpa: reduzir ou eliminar a poluição durante o processo de produção e não apenas no seu final. (Fonte: Jornal Cidade Planeta)
 

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Artigos Topo

Uso do solo
Ronaldo Dias

Descaracterizadas, as principais áreas já foram (muito mal) ocupadas. As opções do passado nos fazem reféns do presente, sem maiores alternativas para o futuro.
Da vocação turística, optamos pelo veraneio. Deu no que deu. Outros fatores, como saneamento inadequado e a poluição visual (placas, luminosos, faixas (até as oficiais)), dos acessórios "naquilo" que foi "mal" construído, nos rotula de péssima aparência.
Para completar os "ares" da falta de posturas municipais, surgem agora (além dos carros-som) as bici-som e as motos-som. Seus reclames vão ao "ar" editados com decibéis muito acima dos índices que já fecharam até boate.
Os mendigos e doentes mentais, depositados aqui pelos municípios vizinhos, comemoram o fim das chuvas e aguardam, espalhados pelas praças da cidade, os (equivocados) "eventos" sonoros do verão.
O solo é parte do meio ambiente que precisamos defender.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Praça  Alberto Santos - Itaguá


Pça Alberto Santos
©2004 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor