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Quinta-feira, 23 de dezembro de 2004 - Nº 1183 Edições Anteriores

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Região
Polícia espera estradas cheias a partir das 16h
Litoral investe R$ 4,3 mi em coleta de lixo na temporada
Tarifa de ônibus gera crise política
Prefeito recua em Caraguá

Caraguatatuba
Jipeiros entregam brinquedos em Caraguá
Membros do Conselho Tutelar tomam posse
Projeto Tempero de Mãe conquista prêmio “Chopin Tavares de Lima”
Atleta é campeão brasileiro de Jiu-Jitsu
Comissão julgadora classifica presépios para a etapa final


Ilhabela
Ilhabela 'exporta' lixo para Tremembé

São Sebastião
São Sebastião fica sem área para resíduos
Prefeitura implanta baias de conversões em três bairros

Ubatuba
Eduardo César anuncia integrantes do novo secretariado
Saúde, prioridade do governo Eduardo César
Conheça a Equipe de Governo
Papai Noel fica até amanhã em Ubatuba

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Notícias da Região Topo

Polícia espera estradas cheias a partir das 16h
Feriado leva 77 mil carros às pistas entre hoje e domingo

Litoral Norte - O feriado de Natal deve intensificar o movimento nas rodovias da região a partir das 16h de hoje, segundo previsão da Polícia Rodoviária Estadual.
Para o turista que pretende viajar para o Litoral Norte, a previsão é de tráfego intenso somente amanhã, a partir das 17h.
Também é recomendado que o motorista evite viajar no sábado, entre 16h e 22h, e no domingo, das 9h às 23h --horários com previsão de pico de movimentação nas estradas do Vale do Paraíba.
No feriado de Natal, cerca de 77 mil veículos devem trafegar pelas rodovias da região.
Na Tamoios (SP-99), que liga São José a Caraguatatuba, estão sendo esperados 58 mil veículos e pela Oswaldo Cruz (SP-125), que liga Taubaté a Ubatuba, devem trafegar 19 mil carros.
FAIXA AUXILIAR- Para facilitar a vida dos motoristas que passarem pela Tamoios, a Polícia Rodoviária Estadual vai liberar uma faixa auxiliar, no trecho que vai do km 10 ao km 64, aumentando assim a capacidade das pistas.
Entre o km 70 e km 81, também será implantado pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem) uma faixa operacional para descida, mantendo a rodovia com duas faixas até a chegada em Caraguatatuba.
O objetivo das dar fluidez ao trânsito, evitando pontos de lentidão, principalmente no trecho de serra.
O policiamento será reforçado para a 'Operação Verão', que mobilizará 370 policiais rodoviários. Os policiais ficarão espalhados pelas bases e por toda a extensão da rodovia.
Os policiais também estarão munidos de binóculos e radares móveis para a fiscalização do trânsito. Também serão utilizados bafômetros na fiscalização, durante todo o feriado, já que a ingestão de bebidas alcóolicas antes de dirigir é uma prática comum em época de festas.
Para mais informações, os usuários poderão acessar o site http://www.dersa.sp.gov.br, que trará informações sobre o trânsito, além de imagens online da rodovia, que são atualizadas automaticamente a cada 20 segundos.
RISCO NA PISTA- Em razão da previsão de tempo chuvoso até sábado em toda a região, a Polícia Rodoviária Estadual alerta os motoristas para os riscos, já que o mau tempo e a neblina prejudicam a visibilidade do motorista. A polícia recomenda que seja redobrada a atenção.
Os policiais pedem ainda que o motorista utilize luz baixa e respeite os limites de velocidade, em cada trecho. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral investe R$ 4,3 mi em coleta de lixo na temporada
Investimento na limpeza de ruas e praias das cidades da região triplica no verão

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte vão investir R$ 4,3 milhões para coletar o lixo durante a temporada de verão. Os gastos são referentes aos meses de janeiro e fevereiro quando cerca de dois milhões de turistas devem frequentar a região, segundo estimativa das prefeituras.
O investimento com a coleta do lixo na temporada é praticamente três vezes maior que o gasto mensal das quatro prefeituras fora das férias de verão, de cerca de R$ 1,3 milhão por mês.
São Sebastião que investe na coleta de lixo, R$ 700 mil por mês, gastará R$ 1,2 milhão em janeiro e o mesmo valor em fevereiro, para manter ruas, praças e praias limpas.
A previsão do volume de lixo a ser coletado diariamente nas cidades da região a partir de 1ª de janeiro é de 835 toneladas. Fora da temporada o volume de lixo recolhido diariamente pelas quatro prefeituras chega a 220 toneladas.
Em Ubatuba, onde a prefeitura recolhe diariamente 65 toneladas, a partir de janeiro a coleta chegará a 300 toneladas por dia.
Para poder dar conta do lixo produzido por moradores e turistas durante o verão, as prefeituras estão preparando um esquema especial para a coleta e reforçando o número de coletores, containers e caminhões. Para facilitar o trabalho, as prefeituras devem fazer ampla divulgação dos horários da coleta, para evitar o acúmulo de lixo nas calçadas, ruas, praças e terrenos baldios.
REFORÇO - A Prefeitura de Caraguá ampliou de 5 para 16 o número de caminhões que farão a coleta do lixo na temporada. O serviço é feito pela empresa Pioneira. A prefeitura deverá gastar R$ 1 milhão para coletar o lixo nos dois meses da temporada. O volume de lixo coletado passará de 60 para 220 toneladas por dia.
Segundo o diretor do Setor de Limpeza Pública, Gilberto dos Santos, um total de 75 homens cuidarão diariamente da limpeza das praias. A prefeitura irá instalar nas praias 100 containers, cada um com capacidade para mil litros.
A coleta domiciliar, segundo Santos, será diária, da 4h às 12h, na região central. Nos bairros das regiões Norte e Sul, o lixo será coletado três vezes por semana, no horário das 6 às 18 horas. Apenas 10% do lixo produzido é reaproveitado pela entidades que trabalham com reciclagem no município.
A Prefeitura de Ubatuba deve recolher 300 toneladas de lixo por dia a partir do dia 1ª de janeiro. Fora da temporada a prefeitura recolhe 65 tonelas diariamente. Serão colocados 20 caminhões para recolher o lixo no município.
Nos bairros da Picinguaba, Almada e Camburi, a coleta será feita por uma empresa contratada pela prefeitura.
Segundo o chefe de Serviços Públicos, Pedro Paulo Souza, a coleta do lixo será diária na maioria dos bairros e o número de contâineres nas praias será ampliado. A prefeitura deverá gastar R$ 320 mil por mês com o recolhimento do lixo. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Tarifa de ônibus gera crise política

Litoral Norte - O prefeito eleito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS) afirmou ontem, que assim que assumir, irá revogar o decreto do atual prefeito, Paulo Julião (PSDB), que reajusta em 12% a tarifa do transporte coletivo.
A prefeitura deve reajustar as tarifas nos próximos dias.
Em Caraguatatuba, o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) decidiu ontem cancelar o reajuste previsto para hoje (leia texto nesta página).
Em Ubatuba a tarifa está mais cara desde a zero hora desta quinta-feira. A passagem passou de R$ 1,70 para R$ 1,90.
Os reajustes estão acima do índice de inflação oficial avaliada nos últimos doze meses pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 5,80%.
Segundo Julião, a tarifas devem ser passar de R$ 1,70 para R$ 1,90, nas linhas normais; de R$ 2,30 para R$ 2,60, na linha Centro-Maresias; de R$ 2,60 para R$ 2,90, na linha Centro-Boiçucanga; e de R$ 3,60 para R$ 4 na linha Centro-Boracéia.
Garcia disse que pretende revogar o aumento porque considera 'falta de ética' de Julião reajustar as tarifas a dez dias do final de sua administração.
"Todo e qualquer reajuste de serviços públicos deve ser discutido a partir do dia 1ª de janeiro", disse o prefeito eleito. Segundo ele, a empresa Autovias deve procurar a nova administração para discutir o assunto.
Juan Pons afirmou ainda que considera a atual tarifa cara para os padrões da população local. "Somos favoráveis à implantação da catraca eletrônica porque o usuário irá pagar apenas pelo trecho percorrido e não mais pela tarifa integral", comentou.
FUNCIONALISMO - O prefeito eleito de São Sebastião também prometeu ontem fazer uma 'devassa' nas contas da administração assim que assumir.
Ele planeja revogar a lei que incorpora 20% aos salários dos funcionários que ocuparam cargo de confiança no atual governo e fazer uma auditoria contábil na prefeitura.
Além disso, o prefeito eleito anunciou um censo para apurar quais os servidores que efetivamente trabalham na administração.
OUTRO LADO - Julião afirmou ontem que até o dia 31 será o prefeito da cidade. "Se entender que o reajuste deva ser dado, assim o farei. Nossa preocupação é manter um transporte de qualidade", disse.
O prefeito disse ainda que o último aumento nas tarifas ocorreu em janeiro de 2003. "Houve vários aumentos, entre eles, nos combustíveis e nos pneus, conforme detalha a planilha encaminhada pela empresa."
Com relação às auditorias, Julião disse que vai deixar uma prefeitura em melhores condições financeiras do que quando assumiu em 2001.
O diretor da Autoviass, Luiz Carlos Soares, não foi localizado para comentar o assunto. A empresa opera o transporte coletivo na cidade. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Prefeito recua em Caraguá

Litoral Norte - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva (PSDB), decidiu ontem suspender o reajuste previsto para esta quinta-feira. Em Caraguá, a tarifa iria de R$ 1,70 para R$ 1,90.
Os assessores de Silva já tinham avaliado a planilha encaminhada pela empresa PraiaMar Transporte, que opera o transporte coletivo e concordado com o reajuste de cerca de 12%.
Silva decidiu, no entanto, não assinar o decreto que reajustava as tarifas. Ontem, o prefeito enviou um ofício à empresa, comunicando sua decisão de deixar o reajuste para decisão do prefeito eleito José Pereira de Aguilar.
"Achei que a dez dias de encerrar minha administração não seria justo autorizar o reajuste", afirmou ontem o prefeito. Segundo ele, toda a documentação (planilha) será encaminhada ao prefeito eleito para análise e decisão.
Aguilar não foi localizado ontem. Ele encontrava-se justamente em reunião com a direção da empresa para discutir o assunto.
Ele não retornou as ligações feitas pelo ValeParaibano.
A gerente da empresa Simone Oliveira também não foi localizada. O último reajuste nas tarifas ocorreu em agosto de 2003.
Em Ilhabela, o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira(PFL), afirmou que não irá reajustar a tarifa, atualmente, de R$ 1,70. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Jipeiros entregam brinquedos em Caraguá
No último domingo, dia 19, o Jeep Clube Tamoios fez a entrega de 400 brinquedos para crianças carentes do bairro Cantagalo, em Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 15 jipes participaram da entrega de 400 brinquedos a crianças carentes do bairro Cantagalo, em Caraguá. O Jeep Clube Tamoios, todos os anos, realiza sua campanha de Natal e escolhe um bairro diferente. No ano passado, o bairro contemplado com os presentes foi o Poço das Antas.
Eles saíram da Praça de Eventos, às 10h, e percorreram a Avenida da Praia e o centro da cidade com o Papai Noel, depois seguiram para o bairro Cantagalo pelo trajeto atrás do Morro do Santo Antônio, chegando ao pátio da igreja, onde as crianças já os esperavam.
No local, foram distribuídos balas e pirulitos, cachorro-quente, refrigerante, algodão-doce, picolé e cerca de 400 brinquedos, entre carrinhos, bonecas e bolas, Segundo o presidente do Jeep Clube Tamoios, Eduardo Norberto Júnior, a fartura foi tanta que até sobraram brinquedos. “Tudo o que levamos deu e até sobrou. Ficamos lá por cerca de duas horas e meia, nos divertindo com as crianças”, disse.
Ele completou agradecendo a todos que colaboraram com as doações. “Devemos agradecer a todos que colaboraram com as doações para que o evento fosse um sucesso como também os que ajudaram na distribuição. Agradecemos especialmente ao Sr. Teixeira que foi nosso Papai Noel”. (Fonte: PMC)

Membros do Conselho Tutelar tomam posse
Os membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar iniciaram os trabalhos nesta quarta-feira dia 22, às 9h

Caraguatatuba - Membros eleitos que irão integrar o Conselho Tutelar de Caraguatatuba tomaram posse na terça-feira, 21. A cerimônia aconteceu na secretaria de Assistência Social.
A secretária de Assistência Social, Ana Carolina Muri Simões Stringari, representou o prefeito, Antonio Carlos da Silva, que não pôde comparecer a cerimonia.
Os cinco membros titulares e os três suplentes foram escolhidos pelo voto direto. A eleição aconteceu na dia, 20, segunda-feira.
No dia 22, quarta-feira, às 9h, os conselheiros se reuniram na sede do Conselho tutelar para iniciar seus trabalho.

Membros Titulares:
Cíntia Aparecida Fernandes
Maísa Nascimento Oliveira Silva
Ana Alice Cardoso da Silva Barbosa
Antônio Rodolfo Fernandes
Luiz Henrique de Camargo

Membros Suplentes:
Roberto Folter
Angela Cristina Fernandes da Silva
Selma Marcelo dos Santos (Fonte: PMC)

Projeto Tempero de Mãe conquista prêmio “Chopin Tavares de Lima”
A cerimônia de premiação dos cinco municípios vencedores do prêmio aconteceu na sede do CEPAM, na Capital paulista, nesta terça-feira 21

Caraguatatuba - A Educação Municipal de Caraguatatuba, está fechando 2004 com “chave-de-ouro”, uma vez que, há poucos dias do final do ano, conquistou mais um prêmio referente ao trabalho realizado na rede municipal.
O projeto “Tempero de Mãe”, existente há dois anos, foi destacado por treinar e capacitar mães de alunos de comunidades próximas às escolas para atuarem como merendeiras, por meio das APMs – Associações de Pais e Mestres. Segundo a Secretária de Educação Roseli Morilla, essa iniciativa proporcionou geração de renda a famílias carentes, tornando a escola um espaço democrático, onde mães de alunos são partes fundamentais no exercício da cidadania. A mãe de aluno que atua no projeto, trabalha com mais carinho e dedicação, transformando uma simples merenda numa refeição com melhor qualidade e grandes doses de calor humano, uma vez que a merendeira está fazendo a comida também para seu próprio filho, que estuda na mesma escola em que atua a merendeira contratada pelo projeto”, explicou.
A cerimônia de premiação aconteceu na sede do CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal - Fundação Prefeito Faria Lima”, localizado na Cidade Universitária, da USP.
Participaram do evento o Governador Geraldo Alckmin, o presidente do CEPAM, Silvio Torres, o sr. Chopin Tavares de Lima, que deu nome ao prêmio recebido pelos municípios participantes, entre outras autoridades.
Centenas de pessoas, entre prefeitos e secretários, participaram do evento, acompanhando os projetos selecionados para a etapa final, na qual 12 cidades tiveram seus projetos avaliados por uma comissão composta por representantes de vários setores do Governo do Estado de São Paulo, para a escolha dos cinco melhores projetos, escolhidos pelos seguintes critérios: simplicidade, replicabilidade, alcance social, acessibilidade, alteração na prática da rotina, entre outros.
Os 12 municípios concorrentes receberam certificados, entregues pelo sr. Chopin Tavares de Lima, e em seguida foi exibido o vídeo que anunciou os cinco projetos vencedores, entre eles o “Tempero de Mãe”, realizado em Caraguatatuba, o qual teve a idealização das supervisoras de Ensino Rosana Albuquerque e Cláudia Burihan, que também acompanharam a premiação na Capital paulista, juntamente com o Diretor da Merenda, Manoel Vicente da Silva, responsável pela execução do trabalho nas escolas.
Além de Caraguatatuba, as quatro cidades vencedoras do “Prêmio Chopin Tavares de Lima – Novas Práticas Municipais” foram Araraquara, com o projeto “Escola do Campo, São João da Boa Vista com o “Hospital Regional de Divinolândia”, Itapecerica da Serra, que desenvolveu o “Plano Diretor de Bairro” e Pacaembu, com o projeto “Uma cidade de leitores”.
Os outros sete municípios participantes do prêmio foram Vale do Paranapanema, Ipuã, Jundiaí, Praia Grande, Santa Fé do Sul e São Manuel.
O prêmio “Chopin Tavares de Lima” foi criado com o objetivo de divulgar boas idéias em diferentes áreas, que podem servir como exemplo a outros municípios, e ainda, que podem ser colocados em prática com facilidade, poucos recursos e maior simplicidade.
Segundo explicou o sr Chopin Tavares de Lima, que concedeu seu nome ao prêmio, a pedido do CEPAM, “quando me perguntaram se eu autorizaria dar meu nome ao prêmio, senti que essa homenagem poderia ser feita a tantos outros políticos que fizeram parte de nossa história. Porquê eu? Eu sempre fui idealista, sempre lutei por grandes causas, mas muitas pessoas marcaram nossa história. Assistindo ao vídeo sobre os prêmios, sinto-me honrado em conceder meu nome a essa iniciativa do CEPAM, uma vez que vimos aqui grandes idéias propostas com o objetivo essencial, melhoria das condições e da qualidade de vida do cidadão. Portanto esse prêmio, concedido às cidades, na verdade, hoje, está sendo recebido por mim também”, finalizou.
Em seguida, foi exibido um vídeo sobre o Programa “Caravanas do Conhecimento: Interior na Praia e Redescobrindo o Interior”, e o Governador Geraldo Alckmin encerrou a cerimônia parabenizando os municípios vencedores do “Prêmio Chopin Tavares de Lima”.(Fonte: SME/PMC)

Atleta é campeão brasileiro de Jiu-Jitsu

Caraguatatuba - O atleta das Faculdades Integradas Módulo, Wladimir Andrús Rojo Veja, de Ubatuba, é o campeão do ‘Circuito Melhores do Brasil de Jiu-Jitsu’. A disputa aconteceu no Colégio Magno em São Paulo, no dia 12 de dezembro, mas a sua vitória começou em setembro, quando sagrou-se campeão da 1ª Etapa do Campeonato, conseguindo somar 100 pontos, válidos para a somatória do ranking.
O atleta também foi o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu este mês, que aconteceu no dia 11 de dezembro, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.
Aluno do 1º ano do curso de Educação Física noturno, Wladimir é atleta do programa Bolsa-Esporte Módulo e representou o Litoral Norte em diversos campeonatos, conquistando títulos importantes em 2004.
O atleta também conquistou a 5ª colocação no campeonato Internacional Masters & Seniors de jiu-jitsu 2004, que teve as disputas realizadas no ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, em agosto, com a participação de atletas de todo o mundo, entre americanos, japoneses, argentinos etc., levando mais uma vez o nome da Faculdade e de Caraguá para o cenário esportivo Internacional.
“Agradeço a Deus por me brindar com esta conquista, as Faculdades Integradas Módulo e ao empresário Virgilio César Barroso Pinto, que colaboram para que eu possa participar de campeonatos expressivos no cenário esportivo do jiu-jitsu”, disse o atleta. (Fonte: Módulo)

Comissão julgadora classifica presépios para a etapa final

Caraguatatuba - Depois de dois dias de avaliação e visitas “tira teima”, a Comissão Julgadora da 1ª etapa do 1º Concurso de Presépios da Diocese de Caraguatatuba, divulgou o nome dos seis classificados para a etapa final. Os escolhidos ficarão expostos no Museu de Arte de Caraguatatuba a partir do dia 28 de dezembro e até o dia 6 de janeiro, sujeitos à votação popular que escolherá os três melhores de cada uma das categorias participantes: residencial e não-residencial.
Os jurados foram: Ir.Elizete e Pe. Alessandro, representando a Igreja católica; Selma Gallo e Carlos Henrique Airosa Galvão, representando a Secretaria de Turismo; Andréa Barbosa Palazzo e Jac Costa, como professores de arte; Maria do Carmo Cunha Ferreira e Sonia Fernandes Villar, representando a Fundacc, e Juliano Junqueira da Associação dos Artesãos de Caraguatatuba.

Os classificados na categoria residencial:
Família Ribeiro – bairro Sumaré
Inara Aparecida Graça C Gianini – bairro Ponte Seca
Irene Prado de Souza – bairro Rio do Ouro
Maria Helena Conceição – bairro Morro do Algodão
Juciel Antunes dos Santos – Jaraguazinho
Vânia Cristina de Oliveira – Perequê-Mirim

Categoria não residencial:
Lojas Selles
Jocami
Cartório de Registro Imóveis
TRI Tec Revestimentos Impermiabilização
Igreja Paróquia N Sra Glória
Igreja São Jose (do Morro do Algodão)

Todos os inscritos terão suas fotos expostas no Museu de Arte de Caraguatatuba a partir do dia 26 de dezembro, inclusive outros 3 presépios que não participaram porque pertenciam a cidade de São Sebastião, mas lá estarão como incentivo para a participação nos próximos anos.
A categoria especial, que contemplava presépios com tamanhos superiores ao estabelecido no regulamento também farão parte da exposição de fotos.
Para a Pastoral Fé e Cultura, organizadora do evento, os objetivos foram alcançados. Foram quarenta e sete inscritos e muitas pessoas que foram tocadas pelo sentimento e desejo de participar nos próximos anos.
Dom Fernando Mason, bispo diocesano está enviando, através da equipe da Pastoral Fé e Cultura, uma mensagem para cada um dos participantes.
A cerimônia de encerramento e premiação acontecera no dia 6 de janeiro, no Museu de arte de Caraguatatuba, às 20h com apresentação de uma palestra cultural sobre o presépio e do Coral Splendor Caeli, de Ubatuba. Os prêmios são de valor cultural.
Desde já a comissão agradece a todos os parceiros deste projeto, Radio Caraguá FM, Radio Oceânica, Jornal Imprensa Livre, Jornal De Praia em Praia, Fundacc, Prefeitura Municipal e TV Canção Nova. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

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Ilhabela 'exporta' lixo para Tremembé

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela exporta seu lixo desde o mês de junho para um aterro sanitário privado, na cidade de Tremembé. A prefeitura gastará cerca de R$ 150 mil por mês na temporada para transportar o lixo para o Vale do Paraíba. Fora da temporada, as despesas ficam em torno de R$ 45 mil mês. A produção diária de lixo na temporada prevista pela prefeitura será de 45 toneladas dia. Fora de temporada é de 15 toneladas por dia.
A prefeitura começou a "exportar" o lixo porque o aterro da Água Branca está saturado e foi interditado em junho. O envio dos resíduos para Tremembé faz parte do acordo firmado pela prefeitura com a Cetesb e Ministério Público. (Fonte: ValeParaibano)

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São Sebastião fica sem área para resíduos

São Sebastião - O prefeito Paulo Julião (PSDB) enfrenta dois sérios problemas com o lixo de sua cidade: o aterro da Praia da Baleia onde é depositado o lixo do município foi interditado e a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) proibiu a prefeitura de utilizar uma de suas áreas no centro da cidade para depositar o lixo até a liberação do aterro.
A prefeitura depositava o lixo recolhido na região central na área da Dersa para, no período noturno, os caminhões transportá-lo até a costa sul, fugindo dos congestionamentos.
São Sebastião gasta R$ 700 mil por mês com a coleta de lixo. Nos meses de janeiro e fevereiro, a despesa mensal com o recolhimento do lixo chega a R$ 1,2 milhão.
"Estou tentando liberar o aterro da Baleia, não temos onde depositar o lixo", disse. Julião pretende pedir ao governo do Estado a liberação da área da Dersa para depósito temporário do lixo. Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura implanta baias de conversões em três bairros

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio do Detraf (Departamento de Tráfego), deu início na última terça-feira, dia 21, à implantação de baias de conversões de entradas nos bairros Morro do Abrigo, Arrastão e Porto Grande. Na terça-feira foi realizada a pré-demarcação. Ontem, dia 22, começaram a ser feitas sinalização, pintura e canteiro central. “Essas baias servirão para aumentar a segurança dos veículos no momento da conversão”, afirmou o diretor do Detraf, Marcus Vinícius de Oliveira.
A conclusão dos serviços deve acontecer na sexta-feira. (Fonte: PMSS)

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Eduardo César anuncia integrantes do novo secretariado

Ubatuba - Ontem, após um café da manhã com a mídia e sua equipe, no Hotel Recanto das Toninhas, o prefeito eleito Eduardo César anunciou os nomes que ocuparão as cadeiras das secretarias municipais a partir do próximo ano.
Eduardo começou seu discurso falando sobre a importância da imprensa, divulgando amplamente os atos da nova Prefeitura para que haja transparência no governo.
Antes de anunciar os nomes dos novos secretários, o prefeito eleito disse que esta equipe é para ele um grande orgulho, pois foi fruto de determinação e seriedade, fazendo com que hoje esteja preparado para a “luta” que vem pela frente.
A equipe de governo para a gestão 2005/2008 ficou assim definida:
Prefeito: Eduardo Souza César
Vice-Prefeito: Domingos dos Santos
Secretário de Administração: Sizenando Cristo
Secretária de Agricultura e Abastecimento: Valéria Cress Gelli
Secretária de Educação: Isabel Roseli
Secretário de Esportes e Lazer: José Luiz Bittencurt Junior
Secretário de Finanças: Gilson Ferreira da Silva
Secretário de Meio Ambiente: Paulo Roberto Pires (Shiri)
Secretário de Obras: João Paulo Rolim
Secretária de Promoção Social: Kátia Regina Gomes Nunes
Secretário de Saúde: Dr. Marcos da Silveira Franco
Chefe de Gabinete: Silvana Maria Monteiro Niel
Coordenador de CPD: Alessandro Terra Palhares
Procurador Chefe: Dr. Anderson de Souza
Assessor para Assuntos Comunitários: René Nakaya
Assessora para Assuntos Externos: Dra. Denise Martins Silveira
Assessor de Expediente de Gabinete: Silvio Bonfliglioli Neto
Assessor de Governo: Mauro Gilberto de Freitas
Fundo Social de Solidariedade: Denise Maria Barbosa Montemor César
Administração Regional Sul: Mário Clarassoti.
Faltou anunciar os nomes que ocuparão a Secretaria de Turismo, a Comtur (Companhia de Turismo) e a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo (SAU). Os dois primeiros cargos estão à espera de aceitação dos convites feitos a Luiz Felipe Azevedo e Josias Sabóia (Jija), respectivamente e a SAU deve ser ocupada por alguém indicado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos, assim como foi com a Secretaria de Obras.
Ainda em espera para decisão estão os nomes que encabeçarão a Guarda Municipal, a Fundart (Fundação de Arte e Cultura) e a Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente)
Foi apresentado aos representantes da mídia regional o currículo de cada uma das pessoas anunciadas, que segundo Eduardo César, são totalmente coerentes com os cargos a serem ocupados.
O vice-prefeito eleito, Domingos dos Santos, manifestou a esperança que vem junto com a nova administração: “é uma equipe com muitos desafios a encarar, principalmente no que diz respeito à área da saúde e carência nos bairros, mas são pessoas com capacidade técnica para gerenciar bem suas pastas, que têm a “ficha limpa” e o dever de não frustrar a expectativa da população”.
Domingos lembrou a necessidade do resgate da cultura caiçara, não só para a preservação dos costumes antigos, mas para multiplicar o turismo, que está intimamente ligado ao meio ambiente onde, segundo ele, “assume uma pessoa muito experiente”, referindo-se ao nome anunciado a esta pasta, Paulo “Shiri”: “o município vai recuperar a boa fama de décadas atrás, trazendo um turismo de qualidade e de maior poder aquisitivo, gerando renda para Ubatuba”.
Na mesa, junto ao prefeito e vice eleitos estava Jairo dos Santos, irmão do vice e único vereador eleito pela legenda da nova administração. Jairo, que é candidato a presidência da Câmara, parabenizou a escolha: “será uma grande responsabilidade pois é um governo de mudanças”.
Os integrantes da mesa abriram oportunidade para que os presentes fizessem perguntas, quando foram abordados assuntos como critérios para escolha do novo secretariado, Comtur, função do vice, temporada, Câmara Municipal, Saúde, Saneamento Básico, relação com cidades vizinhas, eventos para o verão e lei do uso do solo.
No que diz respeito à situação financeira a ser enfrentada quando da posse da Prefeitura, Eduardo disse que existem dívidas e que são grandes. Os números devem ser divulgados assim que assumir o governo. “O município não se encontra no caos, principalmente devido à lei de responsabilidade fiscal que não permite que uma administração deixe rombos para a seguinte, apesar de não estar como desejamos, a atual Prefeitura fez o que podia.”
Quando questionado sobre a possível implantação de auditoria para fiscalizar o governo que passou, o prefeito eleito disse: “a partir do momento que vencemos, olhamos para frente, sem ficar nos prendendo ao que já passou. Não desejamos procurar falhas na outra administração”.
Quanto a Comtur, que é uma empresa de capital misto, ele disse que deverá ser executado um desempenho com total transparência, caso contrário será estudado seu fechamento.
Assumindo o governo em plena temporada de verão, Eduardo César explica que não pretende começar com mudanças radicais: “A população não deve sentir uma troca que prejudique o turismo. O que deve ser feito de início é relacionado à saúde, limpeza, sinalização e plano visual para quem entrar aqui perceber que existe um governo disposto a receber turistas”. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre)

Saúde, prioridade do governo Eduardo César

Ubatuba- Muito citada na ocasião, a questão da saúde é uma das principais metas de governo para esta nova administração.
O novo prefeito falou sobre o custo exagerado do PSF (Programa Saúde da Família), que paga encargos sociais de uma OSCIP de Londrina, e sobre a falta de medicamentos.
Entre os principais problemas atuais da Secretaria Municipal de Saúde estão: profissionais desmotivados, desarticulados e desatualizados; gratificação não regulamentada; filas de espera para dentista, oftalmologista, cirurgia eletiva; grande infestação de Aedes Aegypt, transmissor da dengue, na região central; falta de especialistas; obras paralisadas, entre outros.
No que diz respeito à falta de medicamentos, há carência de remédios de uso contínuo para hipertensos, diabéticos e cardiopatas, como captopril, metil dopa, metiformina e furosemida; soro fisiológico para curativos; antibióticos como ampicilina e antiinflamatórios atuais para crianças.
Outro grave problema é a não realização de exames preventivos, o que vem aumentando a incidência de câncer de útero no município. Outro exame não realizado atualmente é a biópsia para diagnóstico de Leishmaniose. (Fonte: Ana Gabriela Fernandes/Imprensa Livre)

Conheça a Equipe de Governo

Secretaria de Administração: Sizenando Cristo tem 55 anos, é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração de Osasco, com vários cursos de especialização em Organização de Empresas, Tecnologia e Sistemas de Informação. Possui 35 anos de experiência nas áreas de organização, tecnologia e sistemas de informação, tendo ocupado posições de direção em grandes empresas nacionais e multinacionais (Bradesco, Grupo Bunge & Born, Continental Grain Company, Rhodia e Peoplesoft). Nesse período desenvolveu projetos e trabalhos na Argentina, Chile, Venezuela, França, Inglaterra e Estados Unidos.
Atualmente atua como consultor com foco em Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Análise e Revisão de Processos e Qualidade de Produtos de Software e é professor na FASP (Faculdades Associadas de São Paulo) nas disciplinas Gestão de Processos e Planejamento de IT (Information Technology), nos cursos de Pós-Graduação e MBA.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Valéria Cress Gelli tem 37 anos, é formada em Oceanografia Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande, e também em Oceanografia Biológica, pela mesma Universidade. Fez especialização em Tecnologia de Produtos Pesqueiros na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, na área de  Aproveitamento do Mexilhão Perna perna, como bolsista da Capes e Especialização em Cultivo de Moluscos Marinhos na Universidad Catolica Del Norte, UCN, Chile na área de Cultivo do Mexilhão Perna Perna no Litoral Norte de São Paulo  como bolsista do JICA. E atualmente faz pós graduação na UNESP de Jaboticabal,SP em  Aquicultura  na área de Estudos Econômicos de Projetos.
Fez estágio no Ibama/Bahia, na Implantação do Parque Marinho dos Abrolhos e desde 1993 é servidora pública do Instituto de Pesca, hoje no cargo de Pesquisadora Científica, depois de ter sido classificada em primeiro lugar em concurso público para o referido cargo na área de produção de organismo aquático no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte do Instituto de Pesca. Participa de vários grupos de estudo, pesquisa e trabalho nas áreas relacionadas a atividades de produção e pesquisa pesqueira. Além disso, Valéria desenvolve vários projetos, entre eles “Capacitação Técnica e Gerencial para o Desenvolvimento da Maricultura”, “Otimização da Captação de Sementes do Mexilhão Perna Perna (Linnaeus, 1758) em Coletores Artificiais”, “Criação de Camarões rosa Farfantepenaues paulensis em gaiolas flutuantes e sua integração com o cultivo de macroalgas e mexilhões”.
Em seu currículo, destacam-se as seguintes áreas de atuação: Maricultura, Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais, Ecologia Aplicada e Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos, com dezenas de trabalhos publicados. Em 97 recebeu o prêmio de melhor desempenho e maior produtividade, no Instituto de Pesca.

Secretaria de Educação: Isabel Roseli de Souza Leite tem 42 anos, é formada em Pedagogia pela Faculdade Módulo de Caraguatatuba e em Psicologia pela UNITAU. Tem pós graduação em nível de Especialização em Educação Infantil pelo IESDE/SP. Isabel Leite, mais conhecida por “Bebel”, está há 19 anos na rede municipal de ensino de Ubatuba. Nesse período ocupou o cargo de Psicóloga Escolar por 12 anos, atuou seis anos como professora efetiva em Pré-escola e um ano como Diretora. Ainda durante sete anos, foi professora de Psicologia nos cursos de Secretariado, Turismo e Administração, na escola Tancredo Neves.

Secretaria de Esportes e Lazer: José Luiz Bittencurt Junior tem 26 anos, é jornalista formado pela Universidade de Taubaté com curso de extensão em Jornalismo Esportivo pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. É árbitro de futebol formado pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo; contabilista formado pelo Colégio Comercial Cândido Mendes, de Valença, RJ; foi preparador de goleiros da categoria infantil do Brasileirinho Futebol Clube, de Valença e ainda autor do livro “Fluminense ontem, hoje e sempre: meu coração não tem divisão”. Bittencurt, como é mais conhecido, atuou como profissional de jornalismo nas Rádio “Cacique” de Taubaté - SP, Rádio “Costa Azul” de Ubatuba – SP, Rádio “Alternativa Sul” de Valença – RJ, Jornal “Acontece no Esporte” de Taubaté – SP e no Jornal “A Semana” de Ubatuba. Foi ainda o terceiro colocado entre 1480 trabalhos inscritos de todo o Brasil no Intercom de 1999, realizado na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro e também finalista do prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, categoria “Jornal Laboratório”, em 2000.

Secretário de Finanças: Gilson Ferreira da Silva tem 54 anos, é economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, em Itajubá e pós-graduado em Administração Financeira e Orçamentária para o Setor Público, pela USP, além de professor universitário. Na administração pública, Gilson já ocupou o cargo de diretor de Administração e Planejamento na Prefeitura de Piquete, São Paulo, em dois momentos – de 89 a 92 e de 97 a 2000 e na Prefeitura de Guaratinguetá, foi gestor público no cargo de assistente técnico da Secretaria da Fazenda, de 2001 a 2004.
É consultor em gestão pública na GFS – Treinamento e Aperfeiçoamento em Administração Pública desde 1989; foi consultor técnico da Conam – Consultoria em Administração Municipal de 80 a 89, e assistente técnico do Grupo de Planejamento Setorial da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de 76 a 1980. Além de diversos cursos na área da administração pública, entre eles, cursos sobre as Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei Orçamentária Anual, Gilson da Silva tem ministrado palestras sobre essas leis e também sobre Gestão Pública em diversos municípios paulistas.

Secretaria de Meio Ambiente: Paulo Roberto Pires mais conhecido por Paulo “Sri”, tem 51 anos, é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, da USP e curso de especialização em tecnologia rural, também pela Esalq. Fez estágio no Instituto Oceanográfico da USP com trabalho sobre tecnologia de pescado e curso de Landascape architeture e curso sobre manejo de animais selvagens na Universidade de Kopenhagen, na Dinamarca. Com ativa participação em seminários, cursos, fóruns, congressos e encontros sobre as questões relativas ao meio ambiente, Paulo Pires já respondeu pela coordenação do Núcleo de Atividades em Conservação Ambiental do Projeto Tamar-Ibama no Parque Estadual da Ilha Anchieta; foi consultor ambiental da Prefeitura de São Sebastião, delegado regional do DEPRN –Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo além de responsável técnico no litoral norte pela assistência técnica e análise de recursos ambientais.
Desde 99 Paulo Pires é o diretor do Píer do Saco da Ribeira, órgão da Fundação Florestal e é também o representante da Fundação no Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. Tem vários trabalhos publicados e participação em dezenas de comissões técnicas e grupos de trabalho na área ambiental. Além disso, Paulo tem um longo currículo em participação ativa em diversas entidades da sociedade civil organizada, entre elas, a Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro, SOS Queimadas, Grupo Salvamar, Conselho Gestor do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Greenpeace internacional, Fundação Capricórnio Ambiental, Fundação SOS Mata Atlântica, entre muitas outras.

Secretaria de Obras: João Paulo Rolim tem 41 anos, é engenheiro civil formado pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá, Minas Gerais. Na administração pública, João Paulo já desenvolveu projetos para o Departamento de Engenharia e Obras de Itajubá e na Prefeitura Municipal de Ubatuba, atuou como engenheiro e depois como diretor na Diretoria de Obras e Viação. De 1999 a 2000 João Paulo ocupou a pasta de secretário de Arquitetura e Urbanismo. Na iniciativa privada, desenvolveu projetos junto às empresas Sengés Laminadora de Madeiras, no Paraná, Guivale Engenharia e Construção e também na Consenge Com. de Pedras e Terraplenagem. Como autônomo, realizou vários trabalhos, entre eles, a construção de passagem subterrânea na rod. BR 116, em Angra dos Reis, projeto e construção de um píer na praia do Engenho, licenciamentos ambientais de postos de combustíveis, cálculos em alvenaria estrutural e concreto armado, além de projetos e construção de obras civis.

Secretaria de Promoção Social: Kátia Regina Gomes Nunes tem 40 anos e é graduada  em Educação Física. É pastora da Igreja Evangélica Ágape de Ubatuba juntamente com seu marido. Sua atuação atualmente tem se desenvolvido dentro da igreja, em vários projetos sociais. Cerca de três mil pessoas tem sido atendidas dentro da área social através de projetos como: alfabetização; curso de linguagem de sinais para surdos e mudos; palestras sobre sexualidade e drogas para jovens; conscientização sobre a importância da família; assistência espiritual no presídio feminino e na Santa Casa de Ubatuba; Projeto José: fartura em tempo de escassez (onde todas as famílias necessitadas da igreja são assistidas com alimentos e outras necessidades; bazares de novos e usados com preços totalmente acessíveis; projeto "portas abertas", onde os desempregados recebem palavras de auto-estima, ajuda na elaboração de currículo e acesso a ofertas de emprego; além de ônibus gratuito para os eventos da igreja.

Secretaria de Saúde: Marcos da Silveira Franco tem 50 anos, é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina ABC, em Biologia pela Universidade de São Paulo, em Saúde Pública também pela USP e em Pediatria pelo SES-SP. Na administração pública já foi secretário municipal de saúde em Embu-Guaçu (82/88), em Ubatuba (97/2000) e também em Caraguatatuba, em 2001. Foi coordenador do Programa de Saúde da Família de São Sebastião e desde o ano passado responde pelo mesmo programa em Ubatuba. Foi também diretor do Centro de Saúde II, em Embu-Guaçu, médico pediatra da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, médico pediatra do Centro de Saúde II de Ubatuba, coordenador da Vigilância Sanitária de Ubatuba, médico da equipe de prevenção e atenção à Aids em Ubatuba, médico do corpo clínico da Santa Casa de Ubatuba, representante regional do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de SP (COSEMS-SP) e também vice-presidente do mesmo conselho.
Atualmente Marcos Franco é membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), cargo que ocupa desde 2001, é membro também do Comitê Consultivo da Comissão Intergestores Tripartite pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CIT-SUS) desde 2001 e professor adido do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Sistema de Saúde do Departamento de Prática da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Procurador Chefe: Anderson de Souza tem 39 anos, é advogado especialista nas áreas trabalhista, previdenciária e civil, formado pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, em 1993. Possui curso de Pós Graduação “Lato Sensu”, com especialização em Direito Individual do Trabalho, Metodologia do Trabalho Científico e Direito Processual do Trabalho, Metodologia do Ensino Jurídico, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Processual Civil e Direito Civil (Contratos). É mestre em Direito (Área de Concentração – Direito das Relações Internacionais) pela Universidade Católica de Santos. Acabou de defender tese de dissertação sobre o tema “A Tutela Jurídica do Trabalhador Marítimo” (O Trabalho Marítimo e sua Proteção pela OIT). Tem cursos de oratória, inglês, transações imobiliárias (corretor de imóveis), estudos de política e estratégia. Foi professor de Direito do Trabalho (Santos), de Ciências Políticas (Caraguatatuba), professor assistente, nas cadeiras de Direito e Processo do Trabalho na Universidade Santa Cecília e Universidade Cidade de São Paulo,  professor de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário da Faculdade de Direito do Centro Universitário Mont Serrat – UNIMONTE, desde fevereiro de 2002.
Atuou como assistente administrativo no Departamento Jurídico da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP e atualmente exerce a advocacia nas áreas Trabalhista, Previdenciária e Cível.

Coordenador de CPD: Alessandro Terra Palhares tem 30 anos, é especialista em sistemas de informação nas áreas de marketing e CRM (Customer Relationship Management). Possui experiência em processamento de dados, tendo formação e especialização em CATI (Computer Assistent Telefonic Information) pela Field Access norte americana. É diretor técnico da Medimix do Brasil e responsável pelo desenvolvimento de programas e implantação de sistemas de armazenamento e processamento de informações e de coleta de dados em pesquisas de marketing. Supervisiona e dirige as centrais de coleta de dados – call center - e a aplicação de técnicas de entrevista “face-to-face”. Realiza trabalhos de supervisão técnica e construção de instrumentos para obtenção de informações em Pesquisas de Marketing na área de saúde em Portugal e no Brasil.  

Assessor de Governo: Mauro Gilberto de Freitas tem 36 anos e há 12 anos é o assessor parlamentar do prefeito eleito Eduardo César. Durante todo esse tempo, “Maurinho”, como é mais conhecido, tem sido o braço direito de Eduardo e o seu principal articulador político. Participou ativamente das cinco campanhas políticas disputadas por Eduardo, atuando na maioria delas, como coordenador geral. Durante os três mandatos de Eduardo como vereador, Mauro atuou como seu assessor de gabinete e na última campanha, para prefeito, teve papel fundamental na articulação política com os vários partidos que integraram a coligação Resgate Ubatuba.  

Assessoria para Assuntos Externos: Denise Martins Silveira tem 24 anos, é advogada formada pela Universidade Estadual de Londrina, com inscrição na OAB/SP 205437, é especialista em Relações Internacionais (pós-graduada) pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. Fez cursos de extensão universitária na área de técnicas de redação e gramática, cultura geral, história do cinema, do teatro, música e filosofia; foi aprovada no exame de proficiência em inglês do programa de mestrado da USP e no exame de Filosofia do Direito do Programa de Mestrado da USP.  Foi monitora acadêmica em Direito Constitucional, atuou no escritório Miranda Filho Advogados, no Rio de Janeiro e atualmente é professora universitária na área de Direito Internacional e Supervisora de Estágio. Atuou em vários projetos sociais de orientação jurídica à população carente. Fala fluentemente inglês, tem nível avançado em espanhol e conhecimentos básicos em alemão e francês.   

Assessor de Expediente de Gabinete: Silvio Bonfiglioli Neto tem 55 anos é formado em Administração de Empresas com cursos em tecnologia de gestão, supervisão, comunicação e relações humanas; chefia e liderança e administração de recursos; planejamento, organização e administração. Na sua vida profissional atuou como gerente de filial da Itautec, do grupo Itaú, diretor da Quac Industria e Comércio, gerente geral do Hotel Nacional e chefe de Tributos da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Atualmente é comerciante. No seu currículo consta ainda atuações sociais como presidente da Conseg, presidente da sociedade amigos do bairro Perequê Açu e presidente do movimento Norte tem Esporte.  

Assessor para Assuntos Comunitários: René Nakaya tem 49 anos, é engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), São Bernardo do Campo, com vários cursos em manutenção e operação de frotas. Na administração pública atuou como secretário municipal de planejamento durante 10 anos na Prefeitura de Bastos, São Paulo, nas gestões 83/88 e 92/96. Atuou na coordenação estratégica de quatro campanhas eleitorais para prefeito. Na iniciativa privada foi gerente administrativo de empresa de desenvolvimento de sistemas por três anos (Fórum Access) e na área de comunicação atuou como sócio-gerente de emissora de rádio por quatro anos (Rádio Bastos AM), além de sócio-proprietário de fábrica de acumuladores para tratores e caminhões por dois anos (Voltex Baterias). Ainda na área de informática já atuou como analista e programador de sistemas intermediários em Microsoft Access e desenvolvimento de web sites em HTML.

Chefe de Gabinete: Silvana Maria Monteiro Niel, tem 41 anos, é psicóloga formada pela Faculdade São Marcos, com pós graduação em Terapia Familiar Sistêmica pela Universidade de Taubaté. É formada também em inglês pela Mayfield College of English, em Brighton, Inglaterra. Foi professora de inglês no Curso Superior de Administração com ênfase em Hotelaria e Turismo, na UNITAU - Ubatuba, onde também coordenou o curso de extensão em inglês oral, além de ter sido professora de inglês em várias instituições de ensino de Ubatuba e São Paulo. Atualmente atua como psicoterapeuta – família, casal e individual e dá aulas particulares de inglês.

Fundo Social de Solidariedade: cargo sem remuneração que será exercido pela primeira dama do município, a esposa do prefeito eleito Eduardo César, Denise Maria Barbosa Montemor César.  Denise tem 38 anos, duas filhas, é formada em Letras e Pedagogia pela Faculdade Módulo de Caraguatatuba e desde 91 é professora da rede estadual de ensino, atuando inicialmente em Caraguatatuba e desde 95 em Ubatuba. Por seis anos prestou serviços a rede municipal de ensino de Ubatuba.  
 

Administração Regional Sul: Mário Clarassoti, 56 anos, morador da Maranduba há 23 anos, sempre atuando no comércio do bairro. Antes de se estabelecer em Ubatuba, Mário atuou como empresário na área industrial, na fabricação de máquinas e ferramentas para moldes de extrusão de material plástico. Tem curso técnico em ferramentaria e participou da diretoria da extinta Associação Comercial do bairro da Maranduba.

Papai Noel fica até amanhã em Ubatuba

Ubatuba - O Papai Noel de Ubatuba vai estar até amanhã em sua casa de pau-a-pique, montada no calçadão da cidade, distribuindo balas e conversando com as crianças. Na véspera de Natal, haverá distribuição de brinquedos para entidades como Apae e Lar do Menor. O Casarão do Porto, sede da Fundart, está com sua iluminação pronta, um projeto em parceria com a Elektro, chamado Natal de Luz. Também foram decoradas a Igreja Exaltação da Santa Cruz e o Coreto. Além disso, o projeto contou com a montagem de árvore de luz de 12 metros, que tem 14.400 lâmpadas, na Praça Santos Dumont. Os postes das avenidas Leovegildo Dias Vieira, Guarani e Iperoig também foram decorados. A Prefeitura de Ubatuba instalou anjos com cornetas que formarão um corredor de luz nos postes das três avenidas. Desde a chegada do Papai Noel na Ilha dos Pescadores, no início deste mês, Ubatuba está em clima natalino. O 'bom velhinho' chegou a Ubatuba de barco e trocou suas tradicionais renas pelo transporte típico caiçara, que chamou a atenção de muitas pessoas. A programação de eventos artística e cultural também caracterizou o Natal em Ubatuba. Projeção de filmes com temas natalinos, apresentações musicais, de corais natalinos, balé clássico e folia de reis fizeram parte dos eventos programados pela Fundart. A Diretora de Turismo da Comtur (Companhia de Turismo), Samantha Rassan, disse que o material comprado este ano deverá ficar como acervo para as próximas decorações. Samantha afirmou que a decoração de Natal é muito importante para deixar a cidade mais bonita e atrair um número maior de turistas. (Fonte: ValeParaibano)

Ação Litoral

Opinião Topo

O que realmente aconteceu em Alcatrazes !!!! Toda a história
Celso Saviolli

Terça-feira (30/11/2004)
As forças navais do Brasil e da Argentina treinam manobras de guerra na costa sul-sudeste brasileira, entre os Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina.
À noite, no Jornal Nacional, a notícia que ao largo do Rio de Janeiro um navio da Marinha do Brasil foi alvo de “fogo amigo” por um dos barcos da Marinha estrangeira, deixando alguns militares hospitalizados, incluindo um de nacionalidade argentina.
Ao anoitecer, um enorme incêndio pode ser visto com clareza em Alcatrazes. Nessa mesma tarde vasos de guerra foram avistados da costa sul da Ilhabela navegando próximos ao Arquipélago.
Os telefones começam a tocar no Posto do IBAMA, em São Sebastião, sede da Estação Ecológica Tupinambás.
A pesquisadora Silvana Aseredo, moradora do Camburi, liga para o Coordenador do Projeto Alcatrazes em São Paulo, Fausto Pires de Campos, avisando do fogo em Alcatrazes e pondo em alerta a Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro.
Por volta das 21h00 são feitos os primeiros contatos com o IBAMA/S.Sebastião e a Delegacia da Capitania dos Portos na mesma cidade.
Na sede da ESEC Tupinambás o vigia noturno atendia aos telefonemas que pipocavam e tentava entrar em contato com o responsável pelo Posto, Roberto Reis. O funcionário percebe um movimento incomum de pousos e decolagens de helicóptero.
Na Delagacia da Capitania dos Portos de São Sebastião um militar de plantão repetia apenas: “o Comandante da Base está ciente do fogo. A Marinha já tomou as devidas providências”. Na Ilha dos Alcatrazes o incêndio se alastrava.
A imprensa é avisada. Alertada, a pesquisadora Cinthia Brasileiro, do Instituto Butantan, em pânico – justamente no Saco do Funil a equipe do Butantan acaba de descobrir um pequeno anfíbio novo para a Ciência –, dispõe-se a sacrificar os seus já escassos fundos de pesquisa para viabilizar uma ida de emergência ao Arquipélago.
Contatado, o representante do IBAMA em S. Sebastião condiciona nossa iniciativa à decisão da reunião com a Marinha, prevista para o dia posterior.

Quarta-feira (01/12/2004)
Logo pela manhã, o Projeto Alcatrazes/SDLB disponibiliza um barco ao IBAMA para vistoriar a área. Diante da possibilidade de navegar com a imprensa, a recusa.
O IBAMA não vai ao Arquipélago. No Saco do Funil o fogo está no segundo dia.
O Corpo de Bombeiros se oferece para dar combate ao fogo. A Marinha recusa.
Botamos a boca no trombone. Ministério do Meio Ambiente, Procuradoria da República, Rede Globo/TV Vanguarda Paulista, redes na Internet, Agência Estado, SOS Mata Atlântica/CI, Greenpeace. Avisamos quem foi possível.
À noite, as chamas descontroladas em Alcatrazes podem ser vistas da costa de São Sebastião e Ilhabela, a quase 40 km de distância.

Quinta-feira (02/12/2004)
Terceiro dia do incêndio. As condições de mar não permitem a navegação. Somente a Marinha tem acesso ao Arquipélago.
A fúria do fogo esquenta a cobertura da imprensa: o Jornal Nacional dessa noite dá a notícia, o Portal do Estadão na Internet acompanha de perto os acontecimentos e a versão impressa do jornal também traz reportagem. Os jornais e noticiários regionais dão destaque ao assunto. A Rádio Eldorado de São Paulo entrevista ao vivo o Coordenador do Projeto Alcatrazes/SDLB.

Sexta-feira (03/12/2004)
Finalmente, no quarto dia do incêndio, desembarcam na Ilha dos Alcatrazes as brigadas do Corpo de Bombeiros e do Prev-Fogo/IBAMA. Lutam durante todo o dia para controlar o fogo. Não conseguem vencer a batalha.
O Instituto Butantan encaminha apelo à Ministra Marina Silva por empenho para que o fogo seja debelado e na devida apuração das causas
A Superintendência do IBAMA/SP se desloca até São Sebastião.

Sábado (04/12/2004)
O incêndio é, enfim, debelado. Depois de cinco dias. Começam a chegar as primeiras imagens do Arquipélado. A vegetação de Mata Atlântica em recuperação na encosta onde estão os alvos da Marinha, no Saco do Funil, foi devastada. O solo, calcinado.
A Superintendência do IBAMA/SP sobrevôa a área do incêndio

Quinta-feira (09/12/2004)
Durante toda a semana a imprensa acompanha o desenrolar dos fatos. Permanece desconhecida, entretanto, a efetiva extensão e gravidade dos danos. No Portal do Estadão, a notícia continua em destaque.
Reunião no Instituto Butantan formaliza, na forma de documento para Ministra Marina Silva, o pedido conjunto do Instituto Butantan, da OSCIP Ama-Brasil e da Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro, pela preservação de Alcatrazes para as futuras gerações.
O Ministério Público Federal designa a Polícia Federal para realizar perícia no Arquipélago dos Alcatrazes.

Sexta-feira (10/12/2004)
A Marinha cassa a autorização previamente concedida para a realização da 41a. expedição científica do Projeto Alcatrazes/SDLB às ilhas, prevista para os dias 13-16/dez. A expedição é remarcada para os dias 18-21/dez.

Domingo (12/12/2004)
O jornal O Estado de São Paulo publica o Editorial “Tiros em Alcatrazes”, alertando para o estrago desnecessário que os bombardeios no Arquipélago infligem à imagem da Marinha.

Segunda-feira (13/12/2004)
A Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro lança uma carta aberta sobre o acidente devido ao bombardeio sobre a Ilha doa Alcatrazes.
Um grupo de estudos universitário de Direito Ambiental do Rio de Janeiro se interessa em estudar o caso e, talvez, por uma nova interpelação judicial.
Os peritos da Polícia Federal e os técnicos do IBAMA, em reunião, discutem os detalhes da perícia, marcada para o dia seguinte.
O Jornal Nacional, mais uma vez, destaca os desdobramentos do caso. As causas do acidente permanecem desconhecidas

Terça-feira (14/12/2004)
Técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA reunem-se em Brasília para estudar o caso Alcatrazes e a eventual recategorização para a área da Unidade de Conservação.
O cerimonial da Ministra acena com audiência para receber o pedido conjunto encaminhado na semana anterior
A Polícia Federal realiza perícia em Alcatrazes
Continua o silêncio das autoridades

Quarta-feira (15/12/2004)
A Sociedade é instada pelo MMA a fornecer subsídio técnico-científico à discussão da criação do Parque Nacional Marinho dos Alcatrazes.

Quinta-feira (16/12/2004)
Os primeiros documentos são enviados para Brasília. A expedição do Projeto Alcatrazes, por determinação da Marinha, é mais uma vez cancelada.

Terça-feira (21/12/2004)
... a cocção do galináceo ...

Celso Saviolli
São Sebastião, SP

Artigos Topo

Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro
Um convite à participação da comunidade
Arq. Gilmar Rocha


Atualmente, em vista da assinatura pelo Governador Geraldo Alckmin, no último dia 07, do Decreto no 49.215/04, muito se tem falado (e ainda ouviremos falar por muito tempo...) do Zoneamento Ecológico-Econômico criado e de sua compatibilidade (ou incompatibilidade) com a realidade sócio-econômica e ambiental dos municípios do Litoral Norte e seus respectivos planos diretores e leis de uso e ocupação do solo.
No entanto, muito pouco se tem falado de sua próxima etapa, importantíssima, que será a elaboração do Plano de Ação e Gestão, razão pela qual sinto-me no dever de divulgar algumas informações a esse respeito.
O Plano de Ação e Gestão, a exemplo do Zoneamento Ecológico-Econômico, também será elaborado pelo Grupo Setorial de Coordenação, composto, em número igualitário, de representantes do Estado, dos Municípios e da Sociedade Civil Organizada e deverá ser integrado e compatibilizado com os planos diretores regionais e municipais e, na ausência destes, com as leis municipais de uso e ocupação do solo, nos termos da Lei no 10.019/98.
A elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico e da minuta do decreto que o regulamenta teve início em 1998, teve duas minutas elaboradas por um Grupo de Trabalho instituído pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e uma minuta final elaborada pelo Grupo Setorial de Coordenação instituído pelo Governador do Estado.
Os representantes da Sociedade Civil Organizada de Ubatuba no Grupo de Trabalho inicial, que elaborou o ZEE e as duas primeiras minutas de decreto, foram eleitos de acordo com as normas estabelecidas nos Decretos Municipais nos 2991/98 e 3021/98 pelas vinte e duas entidades que se cadastraram junto à Prefeitura Municipal de Ubatuba e indicaram representantes para esse fim. Naquela oportunidade, fui eleito juntamente com os colegas arquitetos Flávio Malta e Renato Nunes e nosso amigo José J. de Magalhães Neto, do Tamoios Iate Clube. Juntos esforçamo-nos, até o início de 2002, por bem representar a comunidade ubatubense e bem informá-la, por meio de artigos em jornais e entrevistas radiofônicas locais e mensagens eletrônicas, do andamento dos trabalhos.
Em meados de 2002, o Secretário de Estado do Meio Ambiente afastou-se para concorrer às eleições, sendo substituído pelo atual Secretário, que empenhou-se no sentido da instituição do Grupo Setorial de Coordenação, o que foi feito mediante as normas estabelecidas no Decreto Estadual no 47.303/02.
Referido decreto estabeleceu que, na primeira eleição, “os representantes da sociedade civil organizada nos Grupos Setoriais serão eleitos (...) por indicação dos representantes das entidades civis cadastradas no Comitê de Bacia Hidrográfica correspondente ao respectivo setor costeiro”. Esta eleição foi pouco divulgada em Ubatuba, de modo que só veio a haver uma maior participação da comunidade apenas no final do processo de elaboração do zoneamento e da minuta de decreto, no ano passado, por intervenção dos representantes da Prefeitura de Ubatuba no Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte.
No início do próximo ano, provavelmente em fevereiro ou março, haverá a substituição dos atuais representantes do Estado, das Prefeituras e da Sociedade Civil Organizada no referido Grupo Setorial de Coordenação.
Nos termos do Decreto Estadual no 47.303/02, a eleição dos representantes da Sociedade Civil Organizada será feita “por indicação dos representantes das entidades civis cadastradas no Comitê de Bacia Hidrográfica correspondente ao respectivo setor costeiro; ou (...) em reuniões públicas, especialmente convocadas para esse fim”, sendo que a “opção pela forma de eleição será feita por cada grupo setorial até 3 (três) meses antes do término do mandato dos representantes da sociedade civil organizada” e, em “caso de silêncio ou de manifestação tardia adotar-se-á a” eleição “por indicação dos representantes das entidades civis cadastradas no Comitê de Bacia Hidrográfica”. Caso o Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte tivesse optado (ou venha a optar, se ainda houver tempo, o que parece pouco provável) pela eleição mediante “reuniões públicas, especialmente convocadas para esse fim”, estas deverão ser ”convocadas pelo Coordenador do Grupo Setorial” (Sr. Nivaldo Simões, de São Sebastião) “através de edital, com 30 (trinta) dias de antecedência mínima indicando dia, hora e local da reunião, o qual deverá ser publicado na imprensa oficial e em jornais de circulação regional ou nacional”.
Em face do exposto, fica o alerta e convite a todas as pessoas que integram as entidades que compõem a Sociedade Civil Organizada de Ubatuba e demais cidades do Litoral Norte - em especial aquelas que costumam reclamar, muitas vezes com razão, da falta de chamamento à participação -, que cadastrem-se ou renovem seu cadastro o mais rapidamente possível junto à Secretaria Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte - CBH-LN -, situada à Rua Cunhambebe, 521, Centro, em Ubatuba (tel. 3832-3816, e-mail cbhln@pratica.com.br), como forma de garantir sua participação, ao menos na eleição de seus representantes no Grupo Setorial que irá elaborar o referido Plano de Ação e Gestão e, se possível, como ativo colaborador em sua concepção e implantação.
Com votos de um Feliz Natal a todos,

Arq. Gilmar Rocha
Secretário de Arquitetura e Urbanismo e representante da Prefeitura Municipal de Ubatuba no Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte e no Grupo Estadual de Coordenação do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro.

Carta do Leitor Topo

PARTICIPE! - Se você leitor pudesse pedir "presentes" para Ubatuba, o que pediria? Sua colaboração para esta pequena estatística poderá dar grandes resultados para nossa cidade. Eleja até 10 temas, idéias ou ações que Ubatuba , no seu ponto de vista, está mais precisando e envie por e-mail para: emíliocampi2@uol.com.br - sidneyborgesdacosta@yahoo.com.br - ronaldo@corsario.com.br

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Plaquinhas- É isso ai Maurício! A nossa idéia é essa mesma. A princípio seria muita pretensão querer "contaninar" todas as praias com nossas plaquinhas, mas acreditamos que com ajuda de outras pessoas que queiram aderir esta idéia, poderemos SIM colocar isto em prática.
Estamos totalmente abertos a sugestões e dúvidas....
Vamos "contaminar" Ubatuba com um novo conceito de vida, onde é fundamental PRESERVAR e CUIDAR para que outras gerações possam também desfrutar das belezas desta cidade maravilhosa!
Contamos com a COLABORAÇÃO DE TODOS!
VAMOS REALMENTE RESGATAR UBATUBA!
VIVA O MEIO AMBIENTE!

Bruna- Cia Radical
Ubatuba, SP

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Saíra 7 Cores - Divaldo Pereira Passos Filho


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Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


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