Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 27 de dezembro de 2004 - Nº 1185 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Litoral investe em turismo histórico
Turistas comemoram dia quente e com sol
Batalhão de ambulantes invade as praias durante a temporada
Comerciantes cobram mais fiscalização
Associações comerciais se preparam para a temporada 2005
Frente fria deixa mar com ressaca
Defesa Civil já trabalha com o Plano Preventivo por causa das chuvas
Polícias Civil e Militar pretendem fechar o cerco contra a criminalidade
Pescadores brasileiros serão recadastrados até maio, afirma ministro

Caraguatatuba
Sem prédios, Caraguá opta por eventos
Espetáculos no teatro ‘Mario Covas’ têm preços promocionais
Comissão julgadora classifica presépios para a etapa final
Disputa da Câmara em Caraguá


Ilhabela
Uma cidade corta os mares e atraca em Ilhabela
Lobo X Nanci na disputa da Câmara

São Sebastião
Quatro nomes disputam a presidência do Legislativo sebastianense
Detraf implanta baias de conversão para facilitar acesso aos bairros

Ubatuba
Presente de Natal: tarifa de ônibus fica mais cara em Ubatuba
Eduardo César anuncia secretariado e dá prazo de 180 dias para atendimento das expectativas
Disputa da Câmara em Ubatuba
Renato Galvão é campeão brasileiro de surfe

Seções
Opinião
Artigos
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral investe em turismo histórico
Prefeituras devem recuperar e melhorar a sinalização de prédios históricos para atrair os turistas estrangeiros

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte vão investir na recuperação e sinalização de seus prédios históricos para atrair mais turistas, principalmente, internacionais, interessados em conhecer o patrimônio histórico, arquitetônico e cultural das cidades da região.
O crescimento deste tipo de turismo é evidente em todas as cidades da região. Em Ubatuba, por exemplo, turistas estrangeiros, entre eles, franceses, alemães e italianos, têm parado na cidade para visitar os prédios históricos antes de seguirem para Paraty (RJ).
Segundo Praxedes Oliveira, o coordenador do centro de informações turísticas da cidade, existem até mesmo agências de turismo explorando essa atividade, devido ao aumento do interesse por parte dos visitantes, principalmente, estrangeiros.
Entre os prédios mais visitados estão o casarão do porto, construído em 1846 e atualmente sede da Fundart (Fundação Cultural de Ubatuba); a imagem de Nossa Senhora da Paz, doada em 1963 pelo papa João 23, no terceiro centenário da cidade; e os prédios em estilo colonial da Câmara de Vereadores, da antiga cadeia e a da Igreja Matriz.
O secretário de Turismo e Cultura de São Sebastião, Julio Buzzi, afirmou que, pretende valorizar o patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município. "Pretendemos em parceria com a iniciativa privada restaurar e recuperar o centro histórico", afirmou.
Segundo ele, a partir de janeiro, será criado um roteiro de visitação turística, com a coordenação de um monitor. Fora da temporada o roteiro será feito com estudantes das escolas públicas da cidade. São Sebastião tem oito quarteirões tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Entre os prédios mais visitados estão a Casa Esperança, na avenida da praia, com arquitetura colonial; a Igreja Matriz, o Convento de São Francisco e o prédio da Câmara.
O secretário de Turismo de Ilhabela, Alfredo Cirilo, disse que existe projeto para valorizar o turismo cultural, entre as iniciativas estão previstas a sinalização turística dos pontos mais visitados e até mesmo a recuperação de alguns prédios. "Temos notado que a cada dia mais e mais turistas procuram visitar nossas igrejas e prédios hsitóricos", afirmou.
Entre as atrações de Ilhabela estão as igrejas dos século 17 e 18, entre elas, a da Armação, a da Praia Grande e a de Nossa Senhora d'Ájuda, no centro. Também são muito procurados pelos turistas os antigos engenhos de cana de açúcar, entre eles o Engenho D'Água, do século 18. Os turistas também visitam o prédio que abrigou a cadeia e o fórum da cidade. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Turistas comemoram dia quente e com sol

Litoral Norte - As cidades do Litoral Norte tiveram sol forte e temperaturas que chegaram a 31ºC ontem, contrariando as previsões meteorológicas.
O bom tempo foi comemorado pelos turistas que passaram o feriado de Natal no litoral, já que finalmente puderam curtir a praia após dias seguidos de chuva.
A estudante de São José dos Campos Paula do Nascimento, 18 anos, disse ontem que estava feliz de o sol ter aparecido. "Desde que cheguei, só peguei chuva e ontem [anteontem] fiquei o dia todo em casa, vendo televisão. Já não aguentava mais", disse.
O turista de São Paulo Valter Rodrigues de Melo, 23 anos, que está em Caraguatatuba desde quarta-feira, disse que a chuva não atrapalhou o passeio, mas que preferia o tempo ensolarado.
A advogada Eliana Malinosk, 40 anos, também de São Paulo, chegou ontem ao Litoral Norte. Ela desceu a serra com mais quatro pessoas e disse que ficará em Caraguatatuba até o dia 1º, independente de sol ou chuva. "Vim para descansar e aproveitar o Réveillon", disse.
A previsão para hoje também é de sol durante o dia com possibilidades de chuva apenas no final da tarde e à noite, segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). (Fonte: ValeParaibano)

Batalhão de ambulantes invade as praias durante a temporada
Mais de 3.000 dos 4.500 vendedores ambulantes do Litoral Norte são clandestinos

Litoral Norte - Cerca de 4.500 ambulantes vão invadir as praias do Litoral Norte durante a temporada de verão, segundo estimativa das prefeituras. Desse total, somente 1.440 são cadastrados.
Para fiscalizar esse "batalhão" de vendedores à beira-mar existem apenas 48 fiscais em toda a região --o que permite a ação de ambulantes clandestinos.
O Litoral Norte deve receber três milhões de turistas durante o verão.
"Durante a temporada fica difícil tomar sol com tranquilidade. Os ambulantes pertubam muito, oferecendo rede, óculos e até roupas", disse Kika Morais, frequentadora da praia de Maresias, em São Sebastião.
As associações comerciais, quiosqueiros e até os ambulantes credenciados pelas prefeituras reclamam do excesso de ambulantes clandestinos nas praias durante o verão (leia texto abaixo).
Segundo as prefeituras, boa parte dos vendedores ilegais que atuam durante a temporada é procedente de cidades do Vale ou de outras regiões do Estado que vão para o litoral para aproveitar o grande movimento de turistas na região.
FISCALIZAÇÃO - Ubatuba tem 720 vagas para ambulantes --400 atuam diretamente nas praias, segundo informou a prefeitura.
A Praia Grande, uma das mais frequentadas da cidade tem 136 vendedores cadastrados, mas o número de pessoas vendendo as coisas pela areia da praia na temporada, praticamente triplica, segundo a própria prefeitura.
Segundo a chefe do Setor de Tributos Mobiliários, Lucilene Maria Ferreira, existem apenas seis funcionários para fiscalizar o comércio. "Para aumentar o número de fiscais seria preciso fazer um concurso público", disse.
Em Caraguá, existem 300 ambulantes com licença para trabalhar --cerca de 250 já foram renovadas para a temporada deste ano -- e dez fiscais para atuar em toda a cidade. Segundo a prefeitura, o número de ambulantes nas praias no verão é três vezes maior.
"Fica muito difícil fiscalizar, vem muita gente de fora para faturar por aqui", afirmou o chefe da fiscalização, Nilo Sérgio de Oliveira. Segundo ele, para coibir a atividade clandestina a prefeitura irá montar uma base na praia Martin de Sá --a mais visada pelos ambulantes.
A Prefeitura de São Sebastião conta com 17 fiscais para impedir a atuação dos clandestinos nas praias. Oficialmente, são liberados 300 alvarás para ambulantes.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), informou que tem 15 fiscais para percorrer as praias do município durante o verão. A prefeitura, segundo ele, tem credenciados 120 vendedores ambulantes.
"Na temporada o número de ambulantes triplica", afirmou o prefeito.
Ferreira disse que pretende intensificar a fiscalização para barrar o ambulante clandestino na cidade.
"A fiscalização será rígida durante toda a temporada. O comércio local gera empregos e recolhe devidamente seus impostos, contribuindo para o desenvolvimento de Ilhabela", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Comerciantes cobram mais fiscalização

Litoral Norte - As associações comerciais das quatro cidades do Litoral Norte cobram o aumento de fiscais nas praias para conter a ação de ambulantes clandestinos.
O presidente da Associação Comercial de Caraguá, Jorge Washington de Camargo, afirmou que os ambulantes clandestinos prejudicam o comércio local e a arrecadação do município.
"É preciso aumentar o número de fiscais nas praias e para isso estamos dispostos a colaborar com a prefeitura", afirmou.
Segundo o secretário executivo da Associação Comercial de Ubatuba, Célio Morais, a atual legislação tem que ser mudada para que o número de fiscais seja ampliado nas praias.
"A lei municipal impede que outros funcionários da administração exerçam a fiscalização. Isso tem que ser mudado. A prefeitura tem colocar mais fiscais nas praias durante a temporada de verão", disse Morais.
O ambulante credenciado João Souza, que trabalha em Maranduba, também reclama da ação dos clandestinos. "Os ambulantes de fora da cidade prejudicam o trabalho e o faturamento da gente na temporada", comentou. (Fonte: ValeParaibano)

Associações comerciais se preparam para a temporada 2005

Litoral Norte - Com a temporada 2005 que se aproxima, as associações comerciais da região se preparam para receber os turistas. A idéia é promover atrativos para que tanto turistas como moradores gastem no comércio local, movimentando assim a economia do Litoral Norte.
Na ACISS (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), com a nova chapa do presidente eleito Fábio Aranha, algumas providências já foram tomadas, antes mesmo da posse.
"Já conseguimos instalar a URA (Unidade Remota de Atendimento), que facilita a consulta de cheques 24 horas para os comerciantes, via telefone".
Aranha ressalta que a associação e seus associados estão com ótimas expectativas, comprovadas com o crescente aumento de consulta a cheques, realizados ultimamente. "Além disso, uma pesquisa provou que as vendas da região aumentarão de 10 a 15%".
O presidente revela ainda que reuniões com o futuro secretário de Turismo e Cultura, Júlio Buzzi, já são realizadas, com o objetivo de elaborar o calendário 2005.
Em Ilhabela, o presidente da ACII (Associação Comercial e Industrial de Ilhabela), Marcelo Antônio de Freitas Carlos, fala na preparação de cursos para os funcionários dos associados, como forma de proporcionar bom atendimento aos turistas. "Esperamos também um verão melhor que o do ano passado. Sempre temos uma expectativa otimista".
Ele também ressalta as paradas dos navios na cidade como fontes geradoras de dinheiro e, inclusive, promoção do nome da cidade. "Quando eles vendem o pacote e consta o nome da cidade, é uma forma de promoção, Ilhabela se torna conhecida e, com certeza, quem leu sobre ela em algum lugar terá vontade de conhecê-la. E quando os turistas descem do navio, consomem, gerando dinheiro".
O presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguá), Jorge Washington de Camargo, ressalta que apesar das chuvas, a expectativa é boa.
"As fábricas estão produzindo, o comércio vende bem, além de estarem surgindo novas lojas pela cidade e, para provar o otimismo, os hotéis já estão lotados ou com todas as reservas fechadas".
Camargo diz ter esperança de que a temporada de 2005, embora curta, seja melhor que a deste ano. "Como está em época de transição, a elaboração de eventos ainda é complicada, estamos em conversa com o futuro secretário (de Turismo) para saber as atitudes que vamos tomar."
Já em Ubatuba, o secretário executivo da ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba), Célio Moraes Stéfani, acredita que agora é impossível ter uma avaliação, já que esta semana é fraca (para o turismo), em vista do Natal, quando as pessoas comemoram com suas famílias. "Em relação ao movimento, o tempo realmente atrapalha e muito, mas podemos ter algo diferente durante a passagem do ano, afinal há três passagens de ano consecutivas chove, no entanto a cidade lota".
Stéfani disse ainda que tudo é imprevisível, principalmente porque há uma transição política. "A cidade cheia não significa lucro para o comércio". (Fonte: Correio do Litoral)

Frente fria deixa mar com ressaca

Litoral Norte - O Litoral Norte deve apresentar ondas de quatro metros de altura em alto mar, de acordo com previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de Cachoeira Paulista.
Segundo o meteorologista do Cptec, Giovanni Dolif, a agitação do mar é causada pela baixa pressão ao ar --consequência da presença de frente fria--, que intensifica os ventos.
"A previsão de mar agitado por causa dos ventos moderados em todo o litoral paulista. Do norte de Santa Catarina ao Rio de Janeiro."
Hoje, a previsão é que o vento perca intensidade no litoral do Rio de Janeiro, mas continue intenso no litoral sudeste", afirmou Dolif.
O Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte recomenda que as pessoas evitem as praias consideradas perigosas e evitem sair com embarcações no período em que o mar está agitado.
"A melhor maneira de evitar acidentes é as pessoas perguntarem aos guardas-vidas sobre os locais mais seguros e respeitarem a sinalização", afirmou o guarda-vida Vladimir Martinez.
PRAIAS - Em Ubatuba, as praias consideradas perigosas e mais movimentadas são a Grande, Itamambuca, Vermelhas, Toninhas entre outras. Em São Sebastião, é preciso redobrar os cuidados na praia Maresias, Camburi e Juqueí. Em Caraguá não há praia movimentada considerada perigosa. (Fonte: ValeParaibano)

Defesa Civil já trabalha com o Plano Preventivo por causa das chuvas

Litoral Norte - Iniciados a temporada de verão e o período de fortes chuvas, as equipes municipais das Defesas Civis da região estão em estado de alerta, participando da Operação Verão coordenada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
A operação envolve autoridades e profissionais do setor nos municípios, órgãos estaduais e municipais que desenvolvem ações de Defesa Civil (Secretarias, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, Trânsito, entre outros), institutos técnicos como IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), IG (Instituto Geológico) e DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).
Durante a Operação Verão, serão desencadeados planos preventivos e de contingência de Defesa Civil, que possuem parâmetros técnicos para o monitoramento meteorológico permanente, monitoramento pluviométrico e vistorias de campo, ações que têm como objetivo identificar situações de risco iminente e promover a remoção preventiva dos moradores, antes que ocorra o deslizamento nas encostas de morros e trechos habitados da Serra do Mar.
O Litoral Norte é uma das regiões pioneiras na criação de um sistema de monitoramento que funciona desde 1988, quando foi lançado o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), específico para deslizamentos de terra na Serra do Mar.
Seu êxito fez com que se tornasse modelo e referência de planos para outras regiões com problemas semelhantes. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil de São Paulo estará a postos 24 horas, todos os dias, emitindo boletins meteorológicos para cada uma das regiões do Estado, expedindo alertas quando necessário e monitorando os índices pluviométricos, com o objetivo de orientar ações de remoção preventiva de moradores das áreas vulneráveis, em casos de risco iminente.
Além disso, a Defesa Civil contará com uma estrutura preparada para subsidiar as equipes municipais nas catástrofes, suplementando as necessidades prementes e orientando as ações.
A reportagem do CORREIO DO LITORAL conversou com Émersom Alonso, coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, que falou sobre a operação.
Segundo ele, na cidade, as áreas em alerta sujeitas a deslizamento são Morro do Abrigo, Topolândia, Olaria, Itatinga, Vila Tropicanga, Vila Débora. Já as passíveis de alagamento são Baleia Verde e Canto do Mar. "Apesar das fortes chuvas causadoras de deslizamentos, não foram registradas mortes nos últimos oito anos, o que representa total sucesso, uma vez que o objetivo da Defesa Civil é evitar mortes.
Contamos com o serviço de atendimento telefônico 24 horas, através do número 199. Uma equipe de 20 homens estará permanentemente de prontidão para atender a qualquer tipo de ocorrência".
Alonso ressalta ainda que as Defesas Civis estão preparadas para trabalhar não-somente em situações provocadas pelas forças da natureza, mas também em acidentes envolvendo veículos, retirada de árvores e galhos, ocorridos em vias públicas.
"Outra situação em que atuamos principalmente durante a temporada é no resgate de turistas que se aventuram pelo Parque Estadual da Serra do Mar, desacompanhados de guias, e acabam se perdendo na mata".
Alonso orienta os aventureiros para que procurem sempre os serviços de um profissional habilitado para transitar pelas trilhas da região.
"Esse profissional obrigatoriamente precisa nos informar o destino do grupo, horário de saída e de retorno. (Fonte: Correio do Litoral)

Polícias Civil e Militar pretendem fechar o cerco contra a criminalidade

Litoral Norte - Em função do aumento de turistas que freqüentam a região na alta temporada, a Polícia Civil iniciou a Operação Verão 2005, que consiste em constantes blitzes realizadas por grupos especializados, entre eles, equipes do GARRA (Grupo Armado de Repressão à Roubos e Assaltos), DEAS (Delegacia Anti-Seqüestro), DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e DISE (Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes).
As equipes intensificarão o policiamento preventivo e repressivo, com a realização de operações em pontos estratégicos das cidades da região, visando combater toda espécie de crimes, além de reforçar o policiamento nas cadeias da região.
A operação foi determinada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
O delegado seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, informou à reportagem do CORREIO DO LITORAL que a região receberá o reforço de 405 policiais civis, vindos da capital para trabalhar em regime de revezamento até o final da temporada.
Polícia Militar - Já a Operação Verão 2005 da Polícía Militar terá duas fases, a primeira começou na quartafeira, 15, e vai até o próximo domingo, 26.
A segunda fase começa na segunda-feira, 27, e se estende até 13 de fevereiro de 2005, período de carnaval.
Todos os policiais militares empregados nessa operação serão orientados sobre as particularidades e os locais de maior índices de criminalidade.
O efetivo será distribuído nos municípios do Litoral Norte, conforme o Planejamento Operacional da Polícia Militar.
Ao todo, serão deslocados para a região 430 homens, 5% a mais em relação ao ano passado. Eles devem realizar o policiamento ostensivo na região.
Para a operação, a Polícia Militar terá ainda viaturas e um helicóptero de São Paulo, em São Sebastião, e, eventualmente, uma aeronave de São José dos Campos para apoio em Ubatuba.
Duas novas unidades de forças táticas da Polícia Militar foram criadas para também reforçar o policiamento. As unidades da região ficarão sediadas em Caraguatatuba e Ubatuba.
O comandante da Polícia Militar na região, Oswaldo da Silva Filho, afirmou que o objetivo da operação é intensificar as ações de polícia ostensiva no Litoral Norte, visando a preservação da ordem e a garantia da tranqüilidade de moradores e turistas.
Ele garante perfeita integração das atividades especializadas, como rodoviárias, ambientais e aéreas, e, ainda, ações de Defesa Civil, prevenção a afogamentos, salvamento e resgate. A expectativa do comando é retrair a a ação de criminosos. (Fonte: Correio do Litoral)

Pescadores brasileiros serão recadastrados até maio, afirma ministro

Litoral Norte - O ministro da Secretaria de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, tem boas expectativas para o ano de 2005. Segundo ele a secretaria, criada no início de 2003, já conseguiu organizar toda a estrutura de produção de pescado nas barragens e represas do Brasil.
"Desenvolvemos também toda a atividade do Plano Nacional da Maricultura. Fazendas marinhas, parques aqüicolas em todo o litoral brasileiro vão qualificar a produção de alga, mexilhão, vieiras e ostras, nossos principais produtos", explicou.
Fritsch também ressalta que o ministério está implantando o benefício de subsídio de óleo diesel para o pescador artesanal.
"Além disso, em vários estaleiros do litoral brasileiro, estamos construindo barcos de pesca oceânica. Isto é resultado da política que o presidente Lula definiu para que o Brasil tenha uma frota pesqueira oceânica", afirmou.
Em entrevista à TV Nacional, o secretário destacou as ações de sua autarquia no ano de 2004.
"Este ano, tivemos um encontro nacional, que reuniu mulheres de todo o Brasil. A reunião foi muito importante para reconhecer a mulher na atividade de pesca", disse. O debate nacional gerou algumas propostas que serão desenvolvidas pela secretaria.
"Estamos praticamente finalizando, um projeto que vai financiar nos próximos anos, recursos da ordem de R$ 15 milhões, para a produção de algas pelas mulheres marisqueiras do Nordeste", informou José Fritsch.
Outro trabalho importante desenvolvida pela pasta, segundo Fritsch, foi a identificação da confecção de carteiras falsas de pescadores em alguns estados, municípios e colônias do Brasil.
"Estamos fazendo uma valorização do pescador brasileiro que estava tendo seus benefícios roubados", ressaltou. "Até maio do ano que vêm, estaremos finalizando o processo de recadastramento de todos os pescadores brasileiros", finalizou o secretário. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Sem prédios, Caraguá opta por eventos

Caraguatatuba - A cidade de Caraguá é a única na região a não contar com prédios históricos. Por ter sido a primeira cidade do Litoral Norte a ser acessada por rodovia, o desenvolvimento acelerado fez com que nenhum de seus prédios antigos fossem preservados.
Um o único prédio antigo existente no município é o da igreja matriz de Santo Antônio, mas as inúmeras reformas feitas no local, descaracterizaram e muito a sua arquitetura original. Mesmo assim, o local ainda é muito visitado e explorado com um dos cartões postais da cidade.
"Caraguá é uma cidade de vanguarda, infelizmente, nenhum de seus prédios históricos foi preservado", afirmou a presidente da Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba), Eloiza Antunes. Segundo ela, o museu e o teatro deverão atrair muitos turistas.
O novo teatro, inaugurado no último dia 15, custou R$ 4 milhões, tem capacidade para mais de 600 pessoas e é considerado um dos mais bem equipados do Estado de São Paulo. Segundo Eloíza, a idéia é promover peças de destaque para atrair os visitantes.
Outra boa opção é o Museu Adaly Coelhos Passos, onde são promovidas exposições com artistas renomados. O local ainda abriga um museu da cidade; um aquário, com espécies naturais da região; a Casa do Caiçara, típica moradia de pecadores artesanais; e, uma videoteca. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Espetáculos no teatro ‘Mario Covas’ têm preços promocionais
Ingressos para os dias 28 e 29 de dezembro custam R$ 5, valor de meia entrada

Caraguatatuba - Dois espetáculos teatrais serão apresentados por R$ 5 cada (valor de meia entrada) nos dias 28 e 29 de dezembro, no Espaço Educacional e Cultural Governador ‘Mario Covas’ - Teatro Municipal de Caraguatatuba.
A primeira peça será voltada para o público infantil, que curtirá 'Macacos em Cacos', dia 28, às 18h. O espetáculo aborda o medo do desconhecido, tão presente em nosso cotidiano.
A peça apresenta um trabalho multimídia com vários segmentos artísticos, que se fundem e dialogam entre si. O resultado é uma obra rica em linguagens, como pantomima, teatro-dança, técnicas circenses (trapézio) e de vídeo, com desenhos animados.
A peça, da Magesto Cia de Dança, conta também com a interação de elementos cênicos na ação coreográfica, tudo amparado pela psicanálise. A direção geral é de Carla Nader e Mônica Ferraro e a artística de Natalie Fiorentino. O projeto conta com assessoria psicanalítica de Renata Quina. O elenco é formado por Carla Nader, Mônica Ferraro, Natalie Fiorentino e Ricardo Salvedote.
No dia 29, o humor toma conta do teatro com o show “Os Caipiras”, às 21h. No elenco, está a dupla Heittor Barsalini e Ricardo Porto.
“A idéia do espetáculo não é satirizar o caipira e sim mostrar sua ingenuidade e pureza”, disse Ricardo Porto.
Os atores avaliam que o espetáculo caipira tem uma grande aceitação do público, por ser um humor ingênuo, que conquista a platéia pela simpatia, sem ridicularizar a figura do caipira.
Para Heyttor Barsalini, a figura do caipira está extremamente ligada ao adulto e existe uma empatia. “O caipira está para o adulto, assim como o palhaço está para a criança. Procuramos sempre sintonizar com a platéia, pois é desta aliança que surge os momentos mais divertidos.”
Além de fazer apresentações em teatros, clubes, empresas, eventos e praças públicas, a dupla também leva humor aos pacientes e internos de hospitais e asilos, um serviço voluntário para a ONG “Os Hospitalhaços”.
Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na Fundacc (com antecedência) ou no Teatro Municipal (no dia do espetáculo), por R$ 5, preço de meia entrada.
O endereço da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) é rua Santa Cruz, 396, Centro, de Caraguá. Já o Teatro Municipal fica na avenida Goiás, 187, Indaiá. Mais informações pelos telefones (12) 3883-7555 e 3883-3737.

Magesto Cia de Dança - Formada em 2000, a Magesto Cia de Dança desenvolve um trabalho com bases na dança contemporânea. Em sua trajetória, destacam-se o Festival Nacional Curta Teatro - Sorocaba (SP), a Bolsa de Pesquisa Interior da Dança - Votorantim (SP) e a 3ª Bienal Sesc de Dança Contemporânea.
O projeto 'Articulação' também foi aprovado pela LIC/2002 (Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí). Faz parte do projeto o 'Inter Vias' - fomento e circulação de trabalhos e companhias profissionais do interior do estado.
A Cia realiza atualmente o projeto 'Trilhas da Cultura', uma parceria entre a Secretaria de Educação e Fundação Cultural de Jacareí e o Videodança 'Em Partes', também beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Jacareí, em 2003.
A Magesto Cia de Dança é composta por quatro bailarinos, formados em ballet clássico, dança contemporânea, contato e improvisação, release e teatro, que fazem parte do núcleo de pesquisas e semiótica do movimento, coordenado por Helena Katz, na PUC-SP.

“Os Caipiras” - Heittor Barsalini: Ator e diretor formado pela Unicamp (Universidade de Campinas). Tem atuado e dirigido trabalhos para teatro e vídeo desde 1993. Com mais de 43 produções, já participou de festivais no Brasil e na Alemanha.
Atualmente trabalha com o espetáculo "Os Caipiras" e no seriado de humor da emissora SBT, “Meu Cunhado”, no qual é Justos, com os atores Golias e Moacir Franco.
Ricardo Porto: Ator formado pelo Conservatório Carlos Gomes e pelo Centro de Pesquisa Teatral, dirigido por Antunes Filho.
Trabalhou em torno de 40 produções teatrais desde 1981. Atuou em minisséries da Rede Globo e em novelas das emissoras Record, SBT e Globo. Participou de vários comerciais publicitários e de três curta-metragens. (Fonte: PMC)

Comissão julgadora classifica presépios para a etapa final

Caraguatatuba - Depois de dois dias de avaliação e visitas “tira teima”, a Comissão Julgadora da 1ª etapa do 1º Concurso de Presépios da Diocese de Caraguatatuba, divulgou o nome dos seis classificados para a etapa final. Os escolhidos ficarão expostos no Museu de Arte de Caraguatatuba a partir do dia 28 de dezembro e até o dia 6 de janeiro, sujeitos à votação popular que escolherá os três melhores de cada uma das categorias participantes: residencial e não-residencial.
Os jurados foram: Ir.Elizete e Pe. Alessandro, representando a Igreja católica; Selma Gallo e Carlos Henrique Airosa Galvão, representando a Secretaria de Turismo; Andréa Barbosa Palazzo e Jac Costa, como professores de arte; Maria do Carmo Cunha Ferreira e Sonia Fernandes Villar, representando a Fundacc, e Juliano Junqueira da Associação dos Artesãos de Caraguatatuba.

Os classificados na categoria residencial:

Família Ribeiro – bairro Sumaré
Inara Aparecida Graça C Gianini – bairro Ponte Seca
Irene Prado de Souza – bairro Rio do Ouro
Maria Helena Conceição – bairro Morro do Algodão
Juciel Antunes dos Santos – Jaraguazinho
Vânia Cristina de Oliveira – Perequê-Mirim

Categoria não residencial:

Lojas Selles
Jocami
Cartório de Registro Imóveis
TRI Tec Revestimentos Impermiabilização
Igreja Paróquia N Sra Glória
Igreja São Jose (do Morro do Algodão)

Todos os inscritos terão suas fotos expostas no Museu de Arte de Caraguatatuba a partir do dia 26 de dezembro, inclusive outros 3 presépios que não participaram porque pertenciam a cidade de São Sebastião, mas lá estarão como incentivo para a participação nos próximos anos.
A categoria especial, que contemplava presépios com tamanhos superiores ao estabelecido no regulamento também farão parte da exposição de fotos.
Para a Pastoral Fé e Cultura, organizadora do evento, os objetivos foram alcançados. Foram quarenta e sete inscritos e muitas pessoas que foram tocadas pelo sentimento e desejo de participar nos próximos anos.
Dom Fernando Mason, bispo diocesano está enviando, através da equipe da Pastoral Fé e Cultura, uma mensagem para cada um dos participantes.
A cerimônia de encerramento e premiação acontecera no dia 6 de janeiro, no Museu de arte de Caraguatatuba, às 20h com apresentação de uma palestra cultural sobre o presépio e do Coral Splendor Caeli, de Ubatuba. Os prêmios são de valor cultural.
Desde já a comissão agradece a todos os parceiros deste projeto, Radio Caraguá FM, Radio Oceânica, Jornal Imprensa Livre, Jornal De Praia em Praia, Fundacc, Prefeitura Municipal e TV Canção Nova. (Fonte: PMC)

Disputa da Câmara em Caraguá

Caraguatatuba - O atual vice-presidente da Câmara de Caraguatatuba, Juarez Pereira Pardim (PPS), é um dos candidatos ao cargo, ao lado do reeleito Celso Pereira (PSDB). Pardim goza da simpatia de boa parte de seus colegas, enquanto Pereira é um dos preferidos do prefeito eleito José Pereira de Aguilar (PSDB). A briga em torno da presidência da Câmara de Ubatuba também anda agitada, assim como em outros Legislativos da região. (Fonte: Correio do Litoral)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Uma cidade corta os mares e atraca em Ilhabela

Ilhabela - Em visita ao navio Island Escape, ancorado na última terça-feira, 21, em Ilhabela, a reportagem do CORREIO DO LITORAL percorreu os quatro cantos da embarcação, visitou os mais variados ambientes do naviocruzeiro, como restaurantes, piscina, academia de ginástica, salão de beleza, teatro para shows e apresentações noturnas, sala para internet, café, boate, sauna, lojas, cassino, espaço para crianças a partir de três anos e com atividades monitoradas por pessoal treinado, três restaurantes.
Um deles, o Beachcomber, funciona 24 horas com bufê self-service, tripulantes que falam português e uma infinidade de serviços e atrações a bordo.
O Island Escape está cumprindo um roteiro de seis noites, vindo de Santos, com escalas em Ilhabela, seguida da Ilha de Búzios, Florianópolis, Porto Belo e finalmente Santos, de novo.
Cerca de 1, 2 mil passageiros dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo fazem esse cruzeiro, mas a capacidade total do navio é de aproximadamente 1,7 mil passageiros, além dos 500 tripulantes espalhados pelas mais diversas áreas como alimentação, lazer, esporte e hotelaria, para maior conforto dos passageiros.
A tripulação - Para o diretor de cruzeiros, Francisco Sartori, a função dos os tripulantes é proporcionar tudo o que o passageiro deseja, desde que esteja a seu alcance. "Nós sempre buscamos o melhor para o passageiro, só não podemos melhorar uma coisa: o tempo", comenta, acrescentando que, para dias chuvosos, como o da visita da reportagem, a melhor opção são as atrações que o navio oferece, de cinema, teatro, academia, a jogos.
Sartori trabalha há 11 anos em cruzeiros e se diz satisfeito com a sua profissão, ressaltando que a felicidade no trabalho depende de cada um.
"Em cruzeiros, comecei trabalhando na área de recreação, em 1993, e pude ver que dependia somente do meu desempenho para crescer, tanto que hoje, sou diretor".
Recreador infantil na embarcação, Ricardo Rossini acompanhou a reportagem durante a visita e mostrou os lugares mais freqüentados pelos passageiros, como o restaurante Beachcomber-,e a academia de ginástica, com uma vista privilegiada para o arquipélago.
Satisfeito com o trabalho, ele destaca o contato com as pessoas como ponto mais interessante dentro de suas funções.
Atrações - Durante o dia, todas as atrações funcionam normalmente, exceto o cassino e a boate, abertos somente à noite. A academia de ginástica, o Beachcomber, e a piscina são os locais mais procurados pelos passageiros durante o dia.
Na piscina, bar e cadeiras de praia ao redor inspiram descanso e paz, ainda que haja ali, todos os dias, shows musicais ao vivo, nos mais variados estilos.
Durante a noite, no ambiente onde se fica o cassino, bar e música dão o tom de Las Vegas, com máquinas caça-níqueis, mesas para jogo de roleta e para jogos mais tradicionais, como pôquer e canastra, entre outros.
Já na boate, o espaço impressiona pela dimensão e vista para o mar. Por estar localizada em um ponto alto do navio, é possível apreciar todo o mar, proporcionando assim, uma `balada´ diferente.
Avaliação - Se depender da avaliação dos passageiros do cruzeiro quanto ao atendimento, infra-estrutura e às atrações proporcionadas pelo Island Escape, tudo está bom.
De acordo com Vanessa Koso, 23, ela já havia navegado uma vez em um cruzeiro e adorou a idéia, trazendo agora, toda a família para passar o Natal no mar.
"Queria um Natal diferente com a minha família, com essa viagem, acredito que o astral de minha familia vai melhorar e muito".
Já o agitado Adriano Carrasco Gonçalves, 10, viaja pela primeira vez e considera tudo divertido. "Todos os lugares aqui são ótimos. Não dá tempo de ficar parado, vou dormir perto das 23h".
Para a psicóloga Márcia Gonçalves, 53, a vontade era de também passar um Natal diferente, já que seu filho trabalha no navio e, nas horas vagas, eles podem ficar juntos. "Já tinha feito um cruzeiro anteriormente e passsamos o dia em Ilhabela. Mudou bastante o meu astral, espero que este seja melhor ainda". (Fonte: Correio do Litoral)

Lobo X Nanci na disputa da Câmara

Ilhabela - Em Ilhabela, dois vereadores pleiteiam a presidência da Câmara, Luiz Antônio dos Santos (PL), o Luiz Lobo, e Nanci Peres de Araújo Zanato
(PTB), reeleitos nas eleições de outubro e ambos pertencentes à bancada de apoio do prefeito também reeleito, Manoel Marcos (PTB).
Lobo foi diretor de Esportes e afirma que as negociações com os colegas estão bem adiantadas.
Seu projeto mais ousado para a presidência da Casa é transmitir as sessões em tempo real, via internet.
Única mulher eleita para a legislatura 2005 e com o status de atual líder do prefeito na Câmara, Nanci Peres de Araújo Zanato admite que as negociações para sua candidatura estão indo muito bem, porém esconde o jogo. A vereadora já foi presidente entre 83 a 85 e exerce em 2005 o sexto mandato. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Quatro nomes disputam a presidência do Legislativo sebastianense

São Sebastião - Depois das eleições municipais, culminadas com o anúncio dos prefeitos eleitos, a expectativa agora passa a ser pela cadeira mais cobiçada dos Legislativos do Litoral Norte, a da presidência da Casa.
E a disputa anda acirrada nas quatro cidades, o que deve reforçar a emoção no primeiro dia de 2005, data marcada para eleição das Mesas Diretoras das Câmaras de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatuba e Ubatuba.
Nas três primeiras cidades, o mandato será por dois anos, enquanto em Ubatuba, apenas um. Ao todo, dez candidatos vão para a briga por essas vagas das quatro cidades.
O Município com maior número de concorrentes é São Sebastião, com quatro candidatos interessados (o pelista Dalton José da Silva, o pepista José Cardim de Souza, o pefelista Luís Antônio Santana Barroso, o Coringa, e o pevista Wagner Teixeira), motivo de uma disputa ainda mais acirrada.
Dalton José da Silva confirma sua candidatura e pretende, se for eleito, valorizar e governar em parceria com os seus colegas eleitos.
"Queremos dar uma estrutura boa para que os vereadores trabalhem bem em prol da comunidade".
Em seu quinto mandato, José Cardim de Souza diz que vai para a disputa.
"Estou colocando o meu nome na disputa, pela experiência que tenho no Legislativo. O meu objetivo é resgatar a respeitabilidade da Câmara perante a sociedade", esclarece.
"Hoje, o político tem uma imagem ruim. Precisamos ter transparência, ética e moral".
Já Luiz Antônio Santana Barroso, o Coringa, tem a seu favor, além do carisma, o fato de ser o único na disputa levado ao Legislativo pela coligação "Novos Tempos", que apoiou a candidatura do prefeito eleito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS).
Além disso, como o próprio candidato diz, tem um bom relacionamento tanto com os políticos como com os vereadores da situação e oposição.
"Pretendo ainda resgatar o prestígio moral que a Câmara não tem mais. A sociedade civil não é ouvida nos assuntos polêmicos. Mas, sobre isso vou brigar, independentemente de ser ou não presidente".
Outra proposta do parlamentar é a construção de uma sede própria.
"Temos de aumentar o espaço para o público, pois hoje, o plenário tem apenas 40 vagas. Queremos uma participação ativa da sociedade".
Wagner Teixeira traz a seu favor o status de ter sido o vereador mais votado nas últimas eleições, com 1.123 votos. Ele se revela candidato à presidência da Casa e seu objetivo principal é construir uma sede própria para o Legislativo.
"Gasta-se muito com aluguel. Além disso, quero criar o núcleo Costa Sul e Norte. Precisamos também reaproximar a população da Câmara".
Mesmo na disputa, Teixeira acha injusta a eleição da presidência. "O presidente para o primeiro biênio deveria ser o mais votado na eleição". (Fonte: Correio do Litoral)

Detraf implanta baias de conversão para facilitar acesso aos bairros

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio do Detraf (Departamento de Tráfego), deu início na última terça-feira, 21, à implantação de baias de conversões de entradas nos bairros Morro do Abrigo, Arrastão e Porto Grande.
Na quarta-feira, 22, foi realizada a pré-demarcação e o início da sinalização, com pintura do canteiro central.
"Essas baias servirão para aumentar a segurança dos veículos no momento da conversão", afirmou o diretor do Detraf, Marcus Vinicius de Oliveira.
Já o chefe da divisão de operações do sistema viário do setor, Adriano Nogueira, ressalta que com a implantação das baias de conversão a segurança dos condutores de veículos e dos pedestres aumenta consideravelmente, evitando assim, possíveis acidentes.
"As baias foram implantas em locais que dão acesso da avenida para o bairro, como o Porto Grande, por exemplo, ocasionando menos riscos para os que atravessam a rua, e para os veículos que trafegam pela avenida".
A conclusão dos serviços está prevista para até este final de semana. O setor espera um movimento intenso de veículos, a partir da próxima semana. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Solar Bem Te Vi

Presente de Natal: tarifa de ônibus fica mais cara em Ubatuba

Ubatuba - O assunto mais comentado na região nesses dias é o possível aumento de 11% nas tarifas do transporte coletivo em todo o Litoral Norte. A justificativa das empresas para o aumento seria o constante aumento no preço da gasolina e das peças mecânicas.
As empresas concessionárias enviaram às respectivas prefeituras planilhas de custos que contêm a elevação dos gastos, a fim de que estudassem o pedido e concedessem o aumento.
Ubatuba foi a primeira cidade a ter um o valor reajustado, passando de R$ 1,70 para R$ 1,90 o preço da passagem cobrado pela empresa Cidade de Ubatuba.
A nova tarifa passou a vigorar à 0h de 22 de dezembro. O decreto foi assinado na última segunda-feira, 20, pelo prefeito Paulo Ramos (PFL).
Ele justifica no decreto o aumento, em função da `elevação de custos nos insumos dos transportes e a necessidade de adequar as tarifas desse serviço de utilidade pública a esses custos, sem transformá-las em ônus insuportável para a população´.
A assessoria de imprensa informou que desde 2001 não haviam sido feitas alterações no valor, tornando-se assim necessário o reajuste.
A reportagem do CORREIO DO LITORAL conversou com alguns moradores da cidade, que rejeitaram o aumento. "É um absurdo, tudo aumenta, menos o nosso salário", critica a faxineira Maria de Lourdes Ferreira.
Já o balconista Lúcio de Souza e Silva considera de extrema importância a criação do transporte alternativo da cidade. "Só tem uma empresa e ela cobra o que bem entende, nós, usuários, é que sofremos".
Nenhum representante da empresa Cidade de Ubatuba foi encontrado para comentar o assunto.
Outras cidades - Em Caraguá, o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB), por meio da assessoria de imprensa, informou que ainda está analisando as planilhas enviadas pela empresa de transporte coletivo Praiamar e acrescentou que só pensará no assunto, posteriormente.
No entanto, o prefeito tem uma semana para decidir se acata ou não o pedido, já que está prestes a deixar o Executivo. Caso não se pronuncie, a decisão ficará para seu sucessor, o também tucano José Pereira de Aguilar.
A empresa que comanda o transporte coletivo em São Sebastião também enviou planilhas de custos ao Executivo para que haja reajuste nas tarifas de ônibus.
O prefeito Paulo Julião (PSDB) disse que recebeu o material e encaminhou à assessoria para avaliação dos números.
"Ainda está em fase de análise, se for preciso, atenderemos ao pedido".
Já o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), revelou que não pretende acatar o pedido de reajuste, pois já considera alto o valor atual de R$ 1,70.
"Não vou autorizar de forma alguma. Durante esses quatro anos em que estou à frente da prefeitura, pavimentei os locais por onde passam os ônibus, justamente para reduzir os gastos de manutenção". CORREIO

Eduardo César anuncia secretariado e dá prazo de 180 dias para atendimento das expectativas

Ubatuba - Fim do mistério. O prefeito eleito de Ubatuba, o jovem Eduardo César (PL), e seu vice, o petista Domingos dos Santos, anunciaram na última semana o primeiro escalão que vai compor a administração a partir de 1º de janeiro de 2005.
E nem bem anunciou os nomes, César já mandou um recado a seus pupilos. "O secretário que não corresponder às expectativas em 180 dias, será substituído e o critério, ou melhor, a justificativa para exoneração, seria uma pesquisa qualitativa realizada na pasta sob seu comando".
Obrigações à parte, ao contrário das outras cidades da região, o secretariado escolhido pelo prefeito eleito surpreende por conta do grau de instrução dos nomes, na sua maioria pessoas graduadas para as respectivas áreas que vão assumir.
Além disso, Eduardo César inova ao buscar alguns nomes nas associações de profissionais. Por exemplo, o secretário de Obras foi escolhido através de uma lista de nomes indicados pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba.

Nomes
Para a Secretaria de Administração, o escolhido foi Sizenando Cristo, enquanto para a Agricultura e Abastecimento, a experiente bióloga Valéria Cress Gelli.
Já o secretário de Esportes e Lazer será José Luiz Bittencourt Júnior. A Secretaria de Finanças terá o comando de Gilson Ferreira Nunes.
Os maiores orçamentos serão administrados por Isabel Roseli de Souza Leite, na Educação, e Marcos da Silveira Franco, na Saúde.
Outros nomes aparecem na lista:Paulo Roberto Pires (Meio Ambiente), João Paulo Rolim (Obras), Kátia Regina Gomes Nunes (Promoção Social), Silvana Maria Monteiro Niel (Chefe de Gabinete), Alessandro Terra Palhares (Coordenador de CPD), Anderson de Souza (Procurador
Chefe), Denise Martins Silveira (assessora para Assuntos Externos),
Sílvio Bonfliglioli Neto (assessor de Expediente de Gabinete), Mauro Gilberto de Freitas (assessor de Governo), Denise Maria Barbosa Montemor César (Fundo Social de Solidariedade), Mário Clarassoti (Administração Regional Sul), e José Roberto Júnior (Administração Regional Norte).
Para a Setur (Secretaria de Turismo) e a Comtur (Companhia Municipal de Turismo), os nomes de Luis Felipe Azevedo e Josias Savóia foram divulgados, mas o prefeito eleito ainda aguarda uma resposta dos indicados, que deve sair na próxima semana.
A guarda municipal terá à frente um nome escolhido pelo comando da Polícia Militar de Ubatuba.
Já a Fundart (Fundação de Arte e Cultura) requer uma lista sêxtupla para a escolha do nome. A ecolha para o setor deverá ser feita pelo PT, assim como na Fundac (Fundação da Criança).
A Secretaria de Arquitetura e Urbanismo também será definida através de uma lista cedida pela Associação dos Engenheiros.

Avaliação
"É uma questão inédita em Ubatuba, a escolha de nomes baseada em indicações de associações de profissionais. Saibam que nós temos orgulho dessa equipe que vai transformar Ubatuba", comentou Eduardo César.
Já o vice-prefeito eleito, Domingos dos Santos, disse que a equipe tem muitos desafios e trabalho a encarar. "Os problemas são muitos. Temos a extrema esperança e confiança nessa equipe. Para isso, escolhemos pessoas com capacidade técnica para gerenciar suas pastas".

Outros assuntos
Aproveitando a coletiva concedida à imprensa para o anúncio de seu secretariado, Eduardo César respondeu a diversas perguntas, entre elas, algumas da reportagem do CORREIO DO LITORAL.
Em determinado momento, o prefeito eleito fez questão de mencionar os cinco partidos de sua coligação, PL, PT, PRP, PHS e PC do B e mandou um recado às legendas.
"Estamos agendando uma reunião com os presidentes de todos os partidos do município, para que dêem sugestões para a nossa administração. Temos de acabar com aquele sentimento de que presidente só é lembrado na véspera da eleição para compor uma coligação", criticou.
"Vamos dar voz aos partidos da cidade, independentemente da legenda. Se tiverem boa intenção, irão nos ajudar a governar".

CORREIO DO LITORAL: Ao assumir, o senhor pretende promover uma reforma administrativa?
Eduardo César: Haverá necessidade de algumas alterações. Por exemplo, somos o único município do Litoral Norte com guarda municipal, então teremos de criar a Secretaria de Segurança Pública. Vamos ainda criar a Regional Norte e setores de fiscalização para
coibir o chamado crescimento desordenado, entre outros departamentos. Existe um grupo de estudo, formado por técnicos, que pretende elaborar a reforma administrativa. Provavelmente será implantada ainda no primeiro semestre.

CL: De que forma o senhor escolheu os nomes não-indicados pelas associações de profissionais? Quais os critérios adotados?
EC: Algumas Secretarias são essencialmente políticas, principalmente as que estão próximas do prefeito e vice. Por isso, optamos por nomes ligados a nós, sem nunca deixar de lembrar que o cidadão escolhido vai prestar um serviço para a comunidade e vai ser cobrado por isso. Vale lembrar que o secretário que não corresponder às expectativas em 180 dias, será substituído e o critério, ou melhor, justificativa para exoneração, seria uma pesquisa qualitativa realizada na pasta sob seu comando.

CL: Como o senhor pretende mudar o estereótipo de que a Comtur (Companhia Municipal de Turismo) e a Setur (Secretaria de Turismo) são problemas para uma administração em Ubatuba?
EC: Nós temos dois caminhos para a Comtur. Ou vai desempenhar seu papel com extrema transparência, para que não tenha dúvidas e vai reinvestir onde esteja arrecadando, ou deve-se estudar o fechamento da Companhia. Se for para continuar do jeito que está, com dívidas, é melhor fechar. A Setur é a mesma coisa, pois não desempenha seu verdadeiro papel. Não tem representatividade, justo numa cidade que depende do turismo. A Comtur tem de ser um braço executor da Setur.

CL: Qual será o papel do vice na sua administração?
EC: O vice será a extensão do prefeito. Tem de estar acompanhando tudo. Não existia um vice mais apto que o nosso. É um legislador, um homem público e sabe dos anseios da população. A história do Domingos serve de referência em Ubatuba. No primeiro momento, poderia até ser secretário, mas optou em ficar na cadeira de vice, por querer desempenhar o papel no qual foi eleito. A administração não é do Eduardo César e nem do Domingos dos Santos, mas sim, da comunidade.

CL: Anunciado o secretariado, a expectativa agora passa a ser o segundo e o terceiro escalões. O senhor pretende valorizar o funcionalismo público?
EC: Não tenho dados, mas muitos funcionários públicos de carreira estarão assumindo os cargos e quem vai nos ajudar na escolha é o Sindicato dos Servidores.

CL: O que senhor acha da formação da nova Câmara?
EC: Temos um bom relacionamento com todo o Legislativo, ou seja, com todos os 10 vereadores eleitos na cidade. A intenção da nossa administração é trabalhar `pari passu´ (simultaneamente) com o Legislativo, sempre em busca do melhor para Ubatuba. Mas vale lembrar que a Câmara é um órgão fiscalizador e deve exercer esse papel.

CL: Como o senhor vê o papel da imprensa na divulgação dos atos do Executivo?
EC: Sem a participação efetiva da imprensa não se faz uma administração com transparência e por isso todos os atos de nossa administração serão amplamente divulgados.

CL:Qual a sua relação com demais prefeitos do Litoral Norte?
EC: A relação nunca foi tão boa. Os quatro prefeitos foram vereadores em suas cidades, então sabemos que somos o elo entre administração e comunidade. Nossa intenção é trabalhar pela região, para que o turista venha para cá e desfrute o que cada cidade tem de melhor.

CL: O que o senhor acha da instalação de um CDP (Centro de Detenção Provisória) na região?
EC: O Litoral Norte precisa de um CDP sim, e Caraguatatuba, geograficamente falando, é o melhor local. Não vejo com bons olhos instalar uma unidade em Ubatuba. Mas acho justo, por exemplo, se for construído um hospital regional na região, Caraguá teria de abrigar também. (Fonte: Correio do Litoral)

Disputa da Câmara em Ubatuba

Ubatuba - Em Ubatuba os nomes que vão para a disputa são do reeleito Ricardo Cortes (PFL) e do novato Jairo dos Santos (PT).
A experiência pode ser um ponto a favor de Cortes, eleito pela segunda vez na capital do surfe com 730 votos. Uma de suas propostas é bastante polêmica, a construção de apartamentos para vereadores.
Jairo dos Santos, eleito com 505 votos, tem a seu favor o grau de parentesco (irmão) com o vice-prefeito eleito em Ubatuba, o petista Domingos dos Santos, além de despontar como um dos preferidos do prefeito eleito Eduardo César (PL). (Fonte: Correio do Litoral)

Renato Galvão é campeão brasileiro de surfe

Ubatuba - Em outubro, nas ondas de Saquarema, no Rio, Renato Galvão, de Ubatuba, faturou o título do Campeonato Brasileiro de Surfe e trouxe a taça do Nacional novamente para São Paulo. O feito de Galvão, que tem 22 anos, aconteceu após nove anos da conquista do também ubatubense Ricardo Toledo, que faturou seu segundo troféu de campeão da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) em 1995. No feminino, Ubatuba também subiu no pódio do Brasileiro de 2004, com o vice-campeonato de Suelen Naraisa. A campeã foi a cearense Silvana Lima. (Fonte: ValeParaibano)

Ação Litoral

Opinião Topo

Segredos do Mar

Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar.
Multidões se reúnem nas praias buscando um contacto com as ondas do mar que nos proporcionam prazer e descanso. Porém, o caminhar do ser humano deixa
sua trilha fatal nas areias da praia.
Milhões de sacolas de nylon e plásticos de todo o tipo são largados na costa e o vento e as marés se encarregam de arrastá-los para o mar.
Uma bolsa de nylon pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar. As tartarugas marinhas confundem-nas com as medusas e as comem, afogando-se na tentativa de engoli-las. Milhares de golfinhos também se confundem e morrem afogados.
Eles não têm capacidade para reconhecer os lixos dos humanos, simplesmente, se confundem, até porque, "tudo o que flutua no mar se come".
A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que a sacola plástica, pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar por mais de um século.
O Dr. James Ludwing, que estava estudando a vida do albatroz na ilha de Midway, no Pacífico, a muitas milhas dos centros povoados, fez uma descoberta espantosa. Quando começou a recolher o conteúdo do estômago de oito filhotes de albatrozes mortos, encontrou: 42 tampinhas plásticas de garrafa, 18 acendedores e restos flutuantes que, em sua maioria, eram pequenos pedaços de plástico. Esses filhotes haviam sido alimentados por seus pais que não conseguiram fazer a distinção dos desperdícios no momento de escolher o alimento.
A próxima vez em que Você for à sua praia preferida, talvez encontre na areia lixo que outra pessoa ali deixou.
Não foi lixo deixado por Você, porém, é SUA PRAIA, é o SEU MAR, é o SEU MUNDO e Você deve fazer algo por eles.
Muitos pais jogam com seus filhos o jogo de: "vamos ver quem consegue juntar a maior quantidade de plásticos?" como forma de uma inesquecível lição de ecologia.
Outros, em silêncio, recolhem um plástico abandonado e levam-no para suas casas, com restos do mar. Você os verá passarem sorridentes, sabendo que salvaram um golfinho.
"Não se pode defender o que não se ama e não se pode amar o que não se conhece".
Ajude-nos a divulgar essa mensagem.

Artigo Topo

Um Caminho para 2005
Alexandre Tavares

Ao entrar no quinto ano deste novo milênio, a humanidade vai dando seus passos, ora rápidos, ora lentos, rumo a... rumo ao quê? Todos vão: alguns impetuosos, outros indecisos; este com entusiasmo, aquele com medo; este outro, empurrado; aquele ali, arrastado. Mas todos vão... Vão para onde? Quanta gente vai tocando a vida mecanicamente, sem saber para onde está indo...! Desperta pela manhã, veste-se, toma o café, começa a trabalhar, almoça, volta a trabalhar, janta e dorme. No dia seguinte, a mesma rotina. Ao cabo de 20, 30, 50 anos, qual foi o resultado desta repetição? Qual o sentido da vida, e para que existimos?
Que decepção se a minha vida se limitasse a comer, beber e dormir, sem dar qualquer atenção ao sobrenatural! Deus criou o universo em cinco escalões hierárquicos: o reino mineral, o vegetal, o animal, o humano e o angélico. O mineral não tem vida; o vegetal tem vida, mas não o movimento; o animal tem movimento, mas não a inteligência; o humano tem espírito, mas atrelado a um corpo animal; o angélico é puro espírito.
Os únicos seres capazes de decidir o seu próprio destino são os homens e os anjos. Só eles podem aceitar ou rejeitar o Deus que os criou. E por isso mesmo, só eles são merecedores de um prêmio ou de um castigo. Os anjos já passaram por esta prova. Na grande batalha travada no Céu, os anjos maus foram castigados e os bons premiados eternamente. Resta apenas a decisão da humanidade: decidir simplesmente se quer ou não... ir para o Céu!
Aqui estamos, entrando em 2005. Dois milênios atrás, a terra conheceu um homem que zerou o nosso calendário. A História se dividiu em duas partes: antes e depois de Cristo. Mas não dividiu Ele apenas a História; separou também os corações. De um lado estão os que o seguem; de outro, os que o rejeitam. E assim ficou mais fácil tomar nossa decisão: Jesus é “o caminho, a verdade e a vida”. São 2005 anos de conhecimento deste tesouro que nos proporciona, aqui na terra, uma pré-degustação da alegria que gozaremos no céu.
Que no umbral deste novo ano, ainda envolvidos pelo aconchegante calor do presépio, a Virgem Maria e São José nos alcancem de seu divino Filho, as graças necessárias para seguir Jesus decididamente, rumo à felicidade celeste!

Alexandre Tavares (Músico)
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

10 Presentes para Ubatuba I

1. Que o povo Ubatubano recorde sempre e passe de pai para filho o quanto foi péssimo o prefeito Paulo Ramos.
2. Que o atual prefeito Eduardo Cesar não faça como Paulo Ramos, melhorando somente as ruas do centrinho da cidade aonde os turistas passam, que melhore também as periferias.
3. Impostos: (por sinal bem caros) sejam melhor aproveitados, arrumando pelo menos todas as ruas, que na verdade estão todas esburacadas (Ubatuba está um caus).
4. Deixem as praias livres de pagamento do estacionamento, afinal as praias são da natureza.
5. Que os terrenos baldios fossem feitos muros e calçadas, enviando os custos aos proprietários.
6. Sistema de esgoto: que todas as ruas fossem feito o prolongamento de esgoto, para que não existissem mais fossa.
7. Que a defesa civil olhasse também o outro lado, em primeiro lugar está a nossa segurança e depois a preservação, se querem preservar mesmo então que arrumem tempo para cuidar das arvores arrancando os matos que as sufocam.
8. Violência: está demais a violência nesta cidade, temos que viver trancados, com medo de andar nas ruas.
9. Que todos os moradores e turistas ajudem a Santa Casa, pois precisamos muito.
10. Precisamos de uma pulverização para acabar com os pernilongos, borrachudos e etc.... que está demais.

Magaly Zingaro
Itaguá - Ubatuba

10 Presentes para Ubatuba II

01. Geração de Empregos (Creio que isso e o pedido de todos os cidadoes rsrsrsrs...);
02. Cursos Profissionalizantes (Trazer o Senai ou Sesi, para nossa cidade, para a recolocação de muita gente boa no mercado de trabalho e para ajudar quem está começando agora a arranjar seu primeiro emprego, sendo que aqui na nossa cidade não tem muitas alternativas, como, se e mulher é balconista de lojas em shopping ou em outros estabelecimentos, se é homem, é garçom em algum quisoke, ou atendente de hotéis, falo isso não desmerecendo a profissão pelo contrario, acho que toda e qualquer profissão e válida desde que seja exercida com caráter e educação, mas chamo a atenção pelas poucas oportunidades de emprego que nossa cidade oferece ao seu povo);
03. Trazer mais eventos culturais, exposições, shows, etc...(Ubatuba tem que parar de “viver” apenas em dezembro, janeiro, fevereiro, temos que explorar mais a nossa cidade, para que ela não viva apenas de temporada mas sim, de algo que faz lembra-la não só pelas belas praias, mas sim pelos seus eventos, exposições, shows feito fora da temporada trazendo os turistas para cá o ano todo);
04. Instalação de pequenas indústrias (Não sei se Ubatuba tem porte para a instalação de grandes empresas, mas acho que para empresas de pequeno porte, creio que seria ótimo para a geração de empregos em nossa cidade);
05. Educação (Bom, segundo o que me falam, a educação foi boa comparada ao outros anos, mas se melhorassem “ainda mais” seria muito bom, já que e com uma boa educação que se faz uma sociedade com dignidade e caráter );
6., 7., 8., 9., 10. ...Bom, se cumprisse estes cinco pedidos, já estaria ótimo, como se diz: o que viria seria lucro...Vamos ver se o Bom Velhinho será generoso com nossa bela cidade de Ubatuba

Douglas Meirelles
Professor / Técnico em Informática
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Av. 9 de Julho - Roberto Russo


Av. 9 de Julho
©Roberto Russo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor