Litoral Virtual últimas notícias do litoral
terça-feira, 04 de janeiro de 2005 - Nº 1191 Edições Anteriores

Giorgio Portal da Palmeira Locação

Região
Excesso de turistas gera caos no Litoral Norte

Caraguatatuba
Turistas tentam atear fogo em mendigos
Posse do prefeito Aguilar reúne mais de 600 pessoas
Logo está disponível aos moradores para a divulgação da cidade
Vereadores tomam posse; Pardim é o novo Presidente
Daniel e Roupa Nova levam juntos mais de 100 mil pessoas a Praça de Eventos
Projeto Guri: inscrições abertas para 2005
Alunas do Corpo de Baile de Caraguatatuba ganham bolsa para Cuballet 2005
Corpo de Baile a todo vapor
Ceprolin abre inscrições para curso de ARQUI 3D
Fundacc recebe projetos culturais para 2005
MACC apresenta “De Salto Alto – O Começo e o Fim de Tudo”
Teatro Mario Covas dá início ao projeto Teatro Vanguarda com Taumaturgo Ferreira
Agenda Cultural FUNDACC – Janeiro 2005


Ilhabela
Luiz Lobo é eleito presidente da Câmara Municipal de Ilhabela

São Sebastião
Julião entrega prefeitura com déficit menor do que recebeu em 2000
Julião não descarta volta à política
Juan Pons veta reajuste de ônibus em São Sebastião
Opositor vence disputa na Câmara
Ministério Público instaura processo para investigar incêndio em Alcatrazes

Ubatuba
Liminar mantém cobrança da COMTUR em praias de Ubatuba
Ubatuba tem a 1ª desova de tartaruga
Guarda aborda motociclista sem capacete e descobre tráfico de drogas
Fiscalização promove ação para regularizar comércio em Ubatuba
Mudança de trânsito nas imediações do Aeroporto ocorrerá em março
Definição em Ubatuba vai parar na Justiça
Polícia autua oito por agressão contra sobrinho de governador
Comando descarta o envolvimento de PMs
Jovem bate carro e morre preso nas ferragens na Rio/Santos
Ruínas da Lagoinha mostram um pouco da história do Litoral Norte

Seções
Opinião
Artigos
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Excesso de turistas gera caos no Litoral Norte
Visitantes enfrentam falta de água, trânsito congestionado e filas no comércio durante o feriado na praia

Litoral Norte - O movimento de turistas durante a passagem do ano no Litoral Norte surpreendeu prefeituras e comerciantes. Devido à superpopulação, turistas e moradores tiveram que conviver com trânsito congestionado, filas nos comércios, falta de água e atendimento deficiente em quiosques, bares e restaurantes.
Segundo as prefeituras, a expectativa de 1,5 milhão de turistas durante o feriado foi atingida.
As filas no comércio em geral lideraram as reclamações. A turista Aline Oliveira, de Mogi das Cruzes, disse que o comércio do litoral deveria se capacitar para atender à demanda no final do ano. "Tem fila para tudo e o atendimento é muito demorado."
Ilda Nascimento Nani, de São Paulo, que passa as férias em Caraguá, disse que optou em estocar tudo, inclusive pão, para evitar filas nos supermercados, padarias e bares.
Guilherme Tavares, de São Paulo, que passou o feriado na praia de Massaguaçu, disse que ficou sem água. "Tivemos que usar até água em garrafão para cozinhar e tomar banho", disse.
Marcos Rogério Alvarenga, morador de Caraguá, disse que o trânsito esteve insuportável no feriado. Segundo ele, a prefeitura deveria criar mais áreas de estacionamento e colocar os agentes para orientar os motoristas. "Evitei sair de carro no feriado pois estava tudo parado", disse.
MELHORIA - O superintendente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) no Litoral Norte, José Ricardo Amadei, confirmou a falta de água em Massaguaçu. Segundo ele, o abastecimento foi feito com carros-pipa da empresa.
Amadei disse que, devido ao grande movimento de turistas, houve queda na pressão da água no horário entre 17h e 21h em vários bairros da região. Ontem, segundo ele, a situação já estava normalizada.
O presidente da Associação Comercial de Caraguá, Jorge Washington de Camargo, disse que o movimento de turistas surpreendeu os comerciantes. "Teve comércio que se preparou para a demanda, outros não."
Segundo Camargo, é preciso que os comerciantes capacitem e qualifiquem a mão-de-obra para que o atendimento seja ideal para os turistas. "Temos feito parceria com o Sebrae para orientar os comerciantes a se prepararem para a temporada", afirmou.
O secretário de Turismo de São Sebastião, Júlio Buzzi, disse que, devido ao intenso movimento, as filas são comuns no feriado. Segundo ele, a prefeitura buscará parceria com a associação comercial da cidade para conseguir cursos de capacitação para o comércio.
O diretor do Departamento de Trânsito de Caraguá, coronel Celso Rapacce, disse que não faltam áreas de estacionamento na região central da cidade. Segundo ele, o congestionamento ocorrido nos dias 30 e 31 foi motivado pelo grande volume de carros. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Turistas tentam atear fogo em mendigos
PM prende dois suspeitos de espancarem e jogarem álcool em andarilhos na Prainha, em Caraguá

Caraguatatuba - Os turistas Igor Luiz, 19 anos, e Thiago Bertin, 20 anos, ambos de Guarulhos, foram presos ontem em Caraguatatuba acusados de tentativa de homicídio. Os suspeitos, além de outros dois amigos que estão foragidos, teriam espancado dois andarilhos e depois tentado atear fogo nas vítimas. O crime aconteceu na Prainha, por volta das 6h.
Os andarilhos José Maria da Silva, 45 anos, e Celso Ribeiro, 50 anos, estariam dormindo dentro de um barco na areia da praia quando foram abordados pelos quatro rapazes.
Os dois teriam sido agredidos com socos, pontapés e chutes no corpo sob a acusação de que teriam furtado as bolsas dos rapazes. Após a agressão, os suspeitos teriam jogado álcool nas vítimas, mas acabaram contidos por populares.
"Eles chegaram a jogar um barco sobre minha cabeça. Não podia gritar por socorro porque um deles me enforcava com as mãos", disse Silva.
Ele precisou de atendimento médico no pronto-socorro da Santa Casa. Silva sofreu vários hematomas no corpo e levou três pontos na boca.
Ribeiro disse que também apanhou muito, sem saber o porquê. Ele também precisou de atendimento médico.
Ribeiro disse que, quando os rapazes jogaram álcool no corpo de seu amigo para atear fogo, decidiu correr e pedir socorro. "Nunca sofri tamanha violência assim", disse.
TESTEMUNHAS - O ataque aos andarilhos ocorreu por volta das 6h da manhã, em frente ao condomínio Costa Esmeralda. As poucas pessoas que estavam na praia correram para socorrer Silva e Ribeiro.
"Corremos para prestar socorro porque eles seriam mortos a pancada e queimados", disse o comerciante Ricardo Fraga, uma das testemunhas.
Fraga disse que a Polícia Militar chegou rapidamente ao local, após ser acionada.
Luiz e Bertin foram presos mas os outros dois rapazes, ainda não identificados, conseguiram fugir em uma moto.
Na delegacia, Ribeiro e Silva negaram o furto das malas dos rapazes. "Vivemos recolhendo latinhas na praia, jamais pegamos nada de ninguém", disse Ribeiro.
FURTO - Os dois suspeitos presos alegaram apenas que os andarilhos furtaram suas malas. "Eles pegaram um óculos da minha mala", disse Bertin. Eles não quiseram comentar a acusação de que pretendiam atear fogo nos andarilhos.
O delegado Paulo Sérgio Barbosa disse que, sem a interferência dos populares, os dois andarilhos seriam queimados pelos rapazes.
"Vou qualificá-los por tentativa de homicídio qualificado por meio cruel", disse o delegado.
Os dois turistas foram levados para a Cadeia Pública de Caraguá e devem ser transferidos para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Posse do prefeito Aguilar reúne mais de 600 pessoas
Cerimônia foi marcada por missa, transmissão de cargos e show do Roupa Nova

Caraguatatuba - Mais de 600 pessoas participaram da cerimônia de posse do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), no dia 1º de janeiro, em Caraguatatuba. A solenidade começou com uma missa de Ação de Graças, na paróquia Santo Antônio, e contou com a presença do prefeito e seus familiares, do vice-prefeito Lúcio Fernandes, secretários, vereadores eleitos, funcionários públicos, autoridades locais e moradores.
A missa foi celebrada pelo bispo da Diocese de Caraguá, Dom Fernando Mason, com a participação dos padres de cinco paróquias da cidade. Dom Fernando ressaltou a importância que o poder público tem para a população.
"Desejo que vocês (prefeito, vice, secretários e vereadores) tenham um toque maternal na administração e simpatia, disposição e atenção com as pessoas mais frágeis", disse o bispo.
O prefeito Aguilar fez a leitura da consagração da cidade para o padroeiro Santo Antônio e participou do ofertório, junto com o chefe de gabinete, José Pereira de Aguilar Júnior, e os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho e de Esportes e Recreação, Nivaldo Rodrigues Alves. Na missa, o prefeito foi homenageado pela Orquestra de Violeiros "Professor Alexandre Nunes".
Posse - Após a celebração religiosa, centenas de pessoas também estiveram presentes, na sessão solene da Câmara, para as posses do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos do município. A mãe do prefeito Aguilar, Isaura Teixeira de Aguilar, 92 anos, também participou da cerimônia.
O prefeito Aguilar, o vice-prefeito Lúcio Fernandes e os dez vereadores eleitos foram empossados, após o juramento dos cargos.
Durante discurso, o prefeito falou sobre sua experiência política. "Não foi por acaso que cheguei até aqui, foram 16 anos. Sempre trabalhei por Caraguá e estou comprometido com o município".
Ele reafirmou o compromisso com a cidade. "É uma grande responsabilidade ser prefeito, mas tenho saúde, vontade e conto com pessoas também compromissadas. Nossa preocupação é com a saúde, mas temos responsabilidade com o social, a educação, o esporte. Falei para os secretários que temos de trabalhar sem olhar para trás. Eles são bons e querem continuar na administração. Eu aprendi muito nesses anos como vice. Gosto de escutar as pessoas, quero aprender, pois não sei tudo", disse o prefeito.
O prefeito Aguilar afirmou a importância do trabalho em conjunto com o Legislativo. "Preciso do apoio dos dez vereadores. A Câmara precisa do Executivo e vice-versa, em prol do povo".
Ele lembrou também de sua participação, como vice, na administração do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva. "Aprendi muito com ele. A administração foi a melhor de Caraguá e tenho a honra de dizer que fiz parte dela".
Antonio Carlos também ressaltou seu apoio a Aguilar. "Quero pedir (à população) que continue dando sustentação ao novo prefeito. Não é um cargo fácil, mas é gratificante quando deixamos melhor do que estava".
Já o vice-prefeito, Lúcio Fernandes, agradeceu aos partidos que fizeram parte da chapa do prefeito e à população. "Todos que trabalharam com Aguilar serão sempre lembrados, pois foram soldados na campanha".
Transmissão de Cargos - A transmissão dos cargos de prefeito, vice-prefeito e a nomeação oficial do secretariado aconteceu no gabinete do prefeito.
Pela primeira vez em Caraguá, houve a passagem da faixa de prefeito durante uma transmissão de cargo. Aguilar recebeu a faixa de Antonio Carlos, como indicado em lei municipal aprovada pela Câmara.
Houve também no gabinete a nomeação oficial dos secretários municipais e dos presidentes da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e do Caraguaprev.
"É uma tarefa difícil, mas estou preparado. Como vice-prefeito trabalhei e levei a sério. Deus me deu a oportunidade de estar aqui, hoje. Tenho de ser melhor, nós somos a continuidade de uma administração que deu certo, mas somos um novo governo. O objetivo é trabalhar pela população e sua qualidade de vida. Não faltará vontade de fazer o melhor e acredito na competência de cada secretário", declarou o prefeito Aguilar.
A cerimônia oficial de posse terminou com a apresentação da logomarca da nova administração, que tem como slogan "Caraguá, Viver é Aqui".
O Show da Posse foi animado pelo o grupo Roupa Nova, na Praça de Eventos, no Centro. (Fonte: PMC)

Logo está disponível aos moradores para a divulgação da cidade
Moradores de Caraguá já podem usar a logomarca da nova administração "Caraguá, Viver é Aqui"

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba coloca à disposição dos moradores a logomarca da nova administração pública. Com o slogan "Caraguá, Viver é Aqui", o logo foi lançado durante a posse do prefeito, José Pereira de Aguilar (PSDB), no dia 1º de janeiro.
Nas cores laranja, amarelo, verde, azul e preto, a logomarca representa a alegria do prefeito Aguilar em governar o município. O sol, a montanha e o mar, simbolizam a imagem de Caraguá.
Segundo a publicitária, Camila Cordeiro Senna Kogake, que criou o logo, as figuras simbolizam os elementos naturais do município. "A cidade passou por uma transformação e a idéia é transmitir essa energia e alegria. O verão é representado pelo sol, nosso maior produto, as belezas naturais pela montanha, e o litoral pelo mar ".
Camila ressaltou que as cores usadas na logomarca também estão ligadas ao município.
O laranja e o amarelo são cores quentes, que lembram o calor humano do povo caiçara, já o verde representa as montanhas e a natureza. O azul destaca as praias, nossas principais atrações, e o preto, no slogan, mostra a seriedade e a responsabilidade da administração.
A logomarca também está disponível aos comerciantes, que podem usar a figura como estampa em camisetas, em adesivos e em outros produtos, para a venda e divulgação da cidade.
Para adquirir o logo, basta procurar a Assessoria de Comunicação Social da prefeitura. Mais informações pelos telefones (12) 3882-1240 / 3882-5441. (Fonte: PMC)

Vereadores tomam posse; Pardim é o novo Presidente
Sessão transcorreu tranqüila e novo Presidente venceu com chapa única

Caraguatatuba - Após 4 longos anos de trabalho e uma eleição acirrada e muito disputada, os 10 Vereadores de Caraguatatuba, que foram diplomados pela Justiça Eleitoral no dia 17 de dezembro, tomaram posse no início da noite do dia 1º de janeiro, em Sessão Solene Especial ocorrida na Câmara Municipal de Caraguatatuba. Ao final elegeu-se a Mesa Diretora com a vitória de Juarez Pereira Pardim (PPS).
As galerias da Câmara estavam lotadas, com mais de 200 pessoas presentes, entre convidados, Vereadores e autoridades. Mesmo com o ar condicionado ligado não houve como amenizar o forte calor reinante naquele horário.
A Sessão Solene Especial de Posse teve início às 18h40 e foi presidida pelo Vereador Aurimar Mansano (PTB), o mais votado nas eleições municipais de 2004, conforme reza o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal.
Após a composição da mesa foram chamadas as autoridades e realizada a posse dos Vereadores, do Vice e do Prefeito Municipal, com a leitura e conferência dos documentos de posse e o juramento feito pelos eleitos.
A Sessão só foi paralisada às 20h40, para a cerimônia de Transmissão do Cargo, no gabinete do Prefeito e para o protocolo das chapas concorrentes a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O prazo dado por Aurimar terminava às 21h05.
Às 21h15 teve início a eleição da Mesa Diretora, apenas com a chapa liderada pelo Parlamentar Juarez Pereira Pardim (PPS) e tendo Aurimar Mansano (PTB) como Vice-Presidente, Germínio de Souza (PPS) como 1º Secretário e Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB) como 2º Secretário, onde o Vereador obteve vitória por unanimidade, recebendo a faixa do ex-Presidente Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) e fazendo o juramento conforme reza a lei 1.117/04. A sessão terminou por volta das 22 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Daniel e Roupa Nova levam juntos mais de 100 mil pessoas a Praça de Eventos

Caraguatatuba - Os shows musicais do Daniel e Roupa Nova, respectivamente nos últimos dias 30 de dezembro e 1º de janeiro de 2005, levaram juntos mais de 100 mil pessoas para a Praça de Eventos e a Avenida Arthur Costa Filho - Av. da Praia.
Daniel fez um show romântico e empolgante durante pouco mais de uma hora. Ele entrou no palco às 23h, cantando para um público estimado pela Polícia Militar de 60 mil pessoas, lotando a capacidade da Praça de Eventos que é de 30 mil pessoas.
Já, o grupo Roupa Nova animou cerca de 45 a 60 mil pessoas. Eles entraram no palco as 23h20 e tocaram os sucessos românticos antigos como ‘Dona’ e a animada música ‘Whisky a go go’, entre outros. Até os últimos sucessos internacionais do pop rock, o grupo tocou.
As bandas Audigy e Paradise animaram com reggae cerca de 15 mil pessoas para a Praça de Eventos no último domingo. A cidade permanece bem cheia de turistas, movimentando as praias e comércios locais.
Programação - A programação de shows na Praça de Eventos até o dia 16 de janeiro prevê apresentações musicais de todos os rítmos, mas ainda nenhum artista renomado está confirmado. Todos shows são gratuitos e tem início às 22h.
No dia 4, a ‘Tribo Caiçara’ anima com forró. No dia 5, muito samba e pagode com ‘Moleque Atrevido’. No dia 7 tem o sertanejo de ‘João Marcos e Juliano’. Dia 8, é a vez da Apaluzza com MPB e Pop Rock da dupla ‘Julinho Marasse e Gutemberg’.
Dia 9, tem reggae com ‘Bichos da Costeira’. Dias 11 e 12 ainda tem programação indefinida. Dia 13, tem Pop Rock com SDR. Muito pagode com ‘Ousadia de Viver no dia 14. No sábado, dia 15, tem Festival de Forró com as bandas ‘Trio Virgulino’, ‘Banda Maria’ e ‘Canaviá’. Dia 16, novamente a dupla sertaneja ‘João Marcos e Juliano’ anima os turistas.
Para os dias 22 ou 29 de janeiro está sendo negociada a vinda de um cantor ou grupo de renome no país. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Guri: inscrições abertas para 2005

Caraguatatuba - O Projeto GURI está com as inscrições abertas para 2005, assim como para rematrícula dos alunos que já freqüentam o projeto. Os interessados devem ter entre 8 e 19 anos. A rematrícula acontece de 24 a 29 de janeiro. Novas matrículas de 31 de janeiro a 05 de fevereiro no Centro Comunitário do Poiares, com Ariadne de Oliveira Melo.
Os alunos, entre 8 e 19 anos, poderão aprender a tocar instrumentos como violino, viola, violoncello, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trombone, sax, bateria, percussão e canto coral.
Os pais devem levar o RG ou certidão de nascimento do filho e um comprovante de residência. É necessária a presença dos pais ou responsáveis do aluno para a matrícula.
O projeto acontece no Centro Comunitário do Poiares. O endereço é Rua Marechal Floriano Peixoto, 567, Poiares, em Caraguatatuba. Mais informações, na Fundacc pelos telefones 3883 3737, 3883 3727 e 3883 7555.
Guri em Caraguá - O Pólo Caraguatatuba foi implantado em setembro de 2001, por meio de uma parceria bem sucedida entre a Fundacc, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelo projeto, criado em 1995. Atualmente o Guri atende no Centro Comunitário do Poiares, aproximadamente 200 alunos, divididos entre a orquestra e o coral.
O Projeto vem transformando a vida de muitos jovens através da música. Com uma orquestra e um coral formado por integrantes de 8 a 19 anos, o GURI é um dos projetos mais bem sucedidos da área social em todo o país. É um empreendimento sócio-cultural onde a criança e o adolescente são integrados ao mundo da música, visando a formação de orquestras, corais e grupos musicais. (Fonte: Fundacc)

Alunas do Corpo de Baile de Caraguatatuba ganham bolsa para Cuballet 2005

Caraguatatuba - Kamyla Mello e Érika Ueda, integrantes do CBMC - Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, terão a oportunidade de fazer parte do Cuballet - o maior curso de verão da América Latina, entre os dias 3 e 29 de janeiro, em São Paulo-SP. As bolsas foram conseguidas por meio de contatos de Cristina Neves, coreógrafa do Corpo de Baile, com a direção do Cuballet.
Cuballet é um curso de intercâmbio cultural realizado pelo Centro Pró Danza de Cuba, dirigido por Laura Alonso, filha da lendária bailarina cubana Alicia Alonzo. São atividades que promovem a difusão do método cubano de ballet clássico, cada vez mais respeitado no mundo inteiro.
Desde 2000, o Cuballet vem sendo realizado sempre em janeiro no Espaço Cultural Eldorado, e a cada ano, apresentaM uma montagem de um ballet de repertório diferente ao término do curso, como La Baydere, La Fille mal gardee, Corsério, Coppelia, Lago dos Cisnes. Neste ano, Cuballet 2005 apresenta Don Quixote.
As bailarinas Kamyla Mello e Érika Ueda estarão participando desta apresentação, ao lado de grandes bailarinos, no dia 29 de janeiro de 2005.
Os bailarinos participantes terão aulas de Ballet, Ponta, Pas-de-Deux, Repertório, Variação, Condicionamento Físico, Caráter, Pantomima, Maquiagem e Encenação.
As aulas acontecem em dois períodos e as bailarinas Kamylla e Érika terão aulas com os seguintes mestres cubanos: Laura Alonso (diretora), Ibis Montoto, Lily Debassa (metodologia), Rolando Candia, Lourdes Alvarez, Isaura Guzman, Niurka Naranjo ainda a confirmar, Jorge Moya (Condicionamento Físico) Tony (Alongamento), José Henrique (Auto-Maquiagem), Ariel Moshe (Atuação), Dolores Pestelli (Dança a Caráter) Roberto Rosa (Register)
Laura Alonso, a diretora do projeto, precursora do método cubano de ballet clássico, é filha da lendária Alicia Alonso e desde pequena foi aprendendo a conviver com a vida artística, seus pais e seu tio fundaram a Escola Cubana de Ballet e o Ballet Nacional de Cuba, na década de 40 e criaram uma metodologia própria que Laura até hoje aplica. (Fonte: Fundacc)

Corpo de Baile a todo vapor

Caraguatatuba - Em dezembro, foram realizadas as audições, oportunizando a entrada de novos alunos ao Corpo de Baile. Os novos integrantes são: Carolin Evelyn Sabará, Eloísa Moreira, Letícia Alves de Oliveira e Reinaldo Bezerra Junior, que ao lado de Adelino Marcelo Correia da Silva, Agatha Cristi Silva, Bárbara Detusk Reis, Bruna
dos Santos Fonseca, Camila Cavinchi de Freitas, Cristian Rocha de Souza, Érika Ueda, Kamyla de Mello, Priscila Souza, Taiana Floriano de Sá, os veteranos do grupo integram o elenco do CBMC em 2005.
No dia 3 de janeiro de 2005, o Corpo de Baile retorna às suas atividades, com aulas e ensaios diários das 17 às 20 horas na sala de dança do Teatro Municipal Mario Covas, especialmente preparada para abrigar as aulas de ballet do grupo.
Durante o verão de 2005, o público vai poder conferir o trabalho realizado pelo grupo sob a direção da bailarina e coreógrafa Cristina Neves - o Corpo de Baile realiza o projeto “Dançando na Praia” entre os dias 6 e 29 de janeiro, às quintas, sextas e sábados, às 20 horas, na praia do centro, ao lado da imagem de Iemanjá.
A coreografia apresentada, um contemporâneo, foi premiada no Festival Imprensa, em São Paulo em 2004.
O projeto tem início já no dia 6, quinta-feira, às 20 horas. Vale a pena conferir. (Fonte: Fundacc)

Ceprolin abre inscrições para curso de ARQUI 3D

Caraguatatuba - O Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte abre inscrições para o curso de ARQUI 3D, com carga horária de 32 horas/aula, de segunda à sexta-feira, das 19 às 23h. O período de duração é de 10 a 19 de janeiro de 2005, e o valor do curso R$100,00.
O público alvo são engenheiros, arquitetos, e desenhistas, que já tenham feito o curso de utilização do Autocad, sendo esse, um
O ARQUI 3D possibilita o desenvolvimento de projetos arquitetônicos desde sua concepção volumétrica até o detalhamento, incluindo a geração de quantitativos de materiais, geração automática de detalhamento de esquadrias, entre outros.
Seu principal objetivo, é liberar o projetista de tarefas repetitivas ou configurações desnecessárias como escala de desenho e altura de textos, fazendo com que o mesmo só dispenda o seu tempo com comandos dirigidos e totalmente amigáveis como viga e planta de cobertura entre outros.
Os desenhos obtidos são extremamente detalhados, com todos os elementos visualizados e representados de maneira a representar tecnicamente com diferenciação de espessuras de penas na plotagem.
Mais informações pelo telefone 3888-3888. O Ceprolin fica na Rua Rio Grande do Norte, 450, Indaiá. (Fonte: Fundacc)

Fundacc recebe projetos culturais para 2005

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba já está recebendo projetos para as Oficinas Culturais, que acontecerão nos Centros Culturais, e escolas municipais do município durante o ano de 2005.
Os interessados podem entregar seus projetos até dia 30 de janeiro de 2005 na sede da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguatatuba, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Os projetos devem inserir-se nas áreas da cultura; artes plásticas, dança, música, artes cênicas, fotografia, cinema e vídeo, literatura, folclore, esporte-arte e artesanato.
O conteúdo dos projetos devem conter apresentação, objetivos, metodologia, público alvo/faixa etária, material necessário para o desenvolvimento do projeto, que deve ser digitado e apresentados na fonte “Times New Roman 12” ou “Arial” e entrelinhas duplo, com margem superior 3 cm, direita 2 cm, inferior 2 cm,e esquerda 3 cm. Não serão aceitas as propostas manuscritas. Os interessados também devem inserir seu currículo no projeto.
Não serão recebidos projetos remetidos pelo correio, e-mail ou fax. Mais informações na sede da Fundacc, ou no site www.fundacc.com.br

MACC apresenta “De Salto Alto – O Começo e o Fim de Tudo”

Caraguatatuba - Até o dia 30 de janeiro fica em cartaz no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a exposição “De Salto Alto – O Começo e o Fim de Tudo”, uma mostra coletiva de 37 artistas paulistas que fazem parte da Associação Brasileira dos Artistas plásticos de Colagem, com a curadoria de Robert Richard e Deni Saez.
Tendo como foco o sapato de salto, os artistas soltaram a imaginação e utilizando materiais diversos, como madeira, papel, cerâmica, recicláveis entre tantos outros, criaram obras de arte que transmitem todo o fetiche do salto alto.
A exposição já percorreu outras cidades do Brasil e pode ser visitada até dia 30 de janeiro. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. (Fonte: Fundacc)

Teatro Mario Covas dá início ao projeto Teatro Vanguarda com Taumaturgo Ferreira
De 7 a 30 de janeiro, turistas e moradores de Caraguatatuba vão assistir a uma programação teatral intensa no Teatro Mario Covas, com o projeto Teatro Vanguarda. Doando um caderno universitário, os preços caem significativamente.Os ingressos já estão à venda no Caraguá Praia Shopping.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a TV Vanguarda realizam o projeto Teatro Vanguarda, que acontece de 7 a 30 de janeiro de 2005, no Teatro Municipal ‘Mario Covas’. O Espaço Educacional e Cultural Governador Mario Covas foi inaugurado no dia 15 de dezembro, com 618 lugares, situado no bairro do Indaiá, próximo ao Rio Santo Antonio.
Com uma programação variada, contando com comédias, shows musicais e espetáculo infantil, o público vai poder assistir produções atores como Taumaturgo Ferreira, Leandra Leal, Cláudio Cavalcante, Ana Lúcia Torre, Rosa Maria Murtinho, Simone Gismonti, Nelson Freitas e Raul Gazola, entre outros.
O preço dos ingressos variam entre R$ 30 reais e R$ 5, mas doando um caderno universitário, os preços caem significativamente.
Nos dias 7, 21, 28 e 29 os preços são R$ 20,00(inteira) e R$10,00 (meia)– doando o caderno universitário os preços ficam R$10,00 e R$ 5,00. Já nos dias 8 e 9, 15 e 16, 22 e 23, custam R$30,00(interia) e R$15,00(meia); doando um caderno universitário, os ingressos ficam R$20,00 e R$ 10,00. No dia 30, o ingresso tem preço único – R$ 5,00. Às sextas e sábados, os espetáculos acontecem às 21 horas e aos domingos, às 19h30.
Os ingressos podem ser adquiridos no Caraguá Praia Shopping - Av. da Praia, no centro de Caraguatatuba. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá.
Informações pelo telefone (12)3881 2623.

Confira a programação:

Dia 7 – (sexta-feira) 21h – “Taumaturgo Ferreira Interpreta Músicos Brasileiros” (Show Musical) -Valores R$20,00 inteira e R$10,00 meia e R$10,00 e R$5,00 – doando um caderno universitário.

Dias 8 e 9 – “Arsênico e Alfazema”, comédia, (Sábado) 21h e (Domingo) 19h30 - com Ana Lucia Torre, Ary França, Paulo Coronato e grande elenco – ingressos - R$30,00 inteira e R$15,00 meia - e doando um caderno universitário – R$20,00 e R$10,00

Dias 15 e 16 – (Sábado) 21h e (Domingo) 19h30 – “E Agora o Que é Que eu Faço com o Pernil” – comédia - com Rosa Maria Murtinho, Cláudio Cavalcante e grande elenco - Valor R$30,00 e R$15,00 e R$20,00 e R$10,00, doando um caderno universitário.

Dia 21 – (Sábado) 21h e (Domingo) 19:30 – “Assim como o Vento”, de Ronaldo Ciambroni - Valor R$20,00 e R$10,00 e R$10,00 e R$5,00 doando um caderno universitário.

Dias 22 e 23 – (Sábado)21h e (Domingo)19h30 – “Impressões Sobre Meu Quarto”, com Leandra Leal e Simone Gismonti - Valor R$30,00 e R$15,00 e R$20,00 e R$10,00 doando um caderno universitário.

Dia 28 – (Sexta-feira)21h – “Nelson Freitas canta Pixinguinha” - com participação especial de Raul Gazola - R$20,00 e R$10,00 ou R$10,00 e R$5,00, doando um caderno universitário.

Dia 29 – (Sábado) 21h – Show musical com Peleco, Nadiejo e Alessandro  - R$20,00 e R$10,00 ou R$10,00 e R$5,00 doando um caderno universitário.

Dia 30 – (Domingo) –15h - “A Cigarra e a Formiga” - Infantil - preço único R$5,00 (Fonte: Fundacc)

Agenda Cultural FUNDACC – Janeiro 2005

Caraguatatuba - A Fundacc inicia o Projeto “Coreto em Sol”, com apresentações musicais na praça Dr. Cândido Motta, no centro, e nas praças dos bairros do Massaguaçu, Perequê-Mirim e Porto Novo, às sextas, sábados e domingos. O projeto acontece entre os dias 07 e 30 de janeiro de 2005.
Na Praça Dr. Cândido Motta a programação musical acontece na sexta, com MBP, no sábado com chorinho e no domingo com a Banda Municipal Carlos Gomes. Já nas praças dos bairros, o Coreto em Sol acontece aos sábados, com MPB e sertanejo.
Projeto “Dançando na Praia” – O CBMC - Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, sob a direção de Cristina Neves, realiza o projeto de 6 a 29 de janeiro, sempre às quintas, sextas e sábados às 20 horas, com apresentações de dança contemporânea na praia do Centro próximo a imagem de Iemanjá e a praça de eventos

Programa de férias na Videoteca Lúcio Braun - A Videoteca Lúcio Braun, instalada no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, apresenta entre os dias 4 e 30 de janeiro de 2005, a nova programação. De terça a domingo as projeções acontecem às 20horas. Os ingressos custam R$ 1 real. O Pólo Cultural fica na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.
Confira a programação:
Dia 04 - Crepúsculo dos Deuses (12 anos) (Drama) Com: Glória Swanson / 1950
Dia 05 - Rio Bravo (12 anos) (Faroeste) Com: John Wayne / 1959
Dia 06 - O Mundo da Fantasia (Livre) (Musical) Com: Donald O'Connor / 1954
Dia 07 - A Corrida do Século (Livre) (Comédia) Com: Tony Curtis / 1965
Dia 08 - Teu Nome é Mulher (Livre) (Comédia) Com: Lauren Bacall / 1957
Dia 09 - O Príncipe Encantado (Livre) (Romance) Com: Laurence Olivier / 1957
Dia 11 - A Malvada (12 anos) (Drama) Com: Bette Davis / 1950
Dia 12 - Jejum de Amor (Livre) (Comédia) Com: Cary Grant / 1940
Dia 13 - Um Corpo que Cai (14 anos) (Suspense) Com: Kim Novak / 1958
Dia 14 - Assim Estava Escrito (12 anos) (Drama) Com: Lana Turner / 1952
Dia 15 - O Pai da Noiva (Livre) (Comédia) Com: Elisabeth Taylor / 1950
Dia 16 - Aconteceu Naquela Noite (Livre) (Romance) Com: Clark Gable / 1934
Festival "Férias de Verão"
Dia 18 - Homens de Preto 2 (Livre) (Comédia) Com: Will Smith / 2002
Dia 19 - Pequenos Espiões (Livre) (Aventura) Com: António Banderas / 2001
Dia 20 - Johnny English (Livre) (Comédia) Com: Mr. Bean / 2003
Dia 21 - Sexta-Feira Muito Louca (Livre) (Comédia) Com: Jamie Lee Curtis / 2003
Dia 22 - Stuart Little 2 (Livre) (Aventura) (Dublado) / 2002
Dia 23 - Looney Tunes: De volta à Ação (Livre) (Aventura) (Dublado) / 2003
Dia 25 - Tudo que uma Garota quer (Livre) (Comédia) Com: Amanda Bynes / 2003
Dia 26 - Scooby- Doo (Livre) (Aventura) (Dublado) / 2002
Dia 27 - Mulan (Livre) (Desenho) (Dublado) / 1998
Dia 28 - Vida de Inseto (Livre) (Desenho) (Dublado) / 1998
Dia 29 - A Nova Onda do Imperador (Livre) (Desenho) (Dublado) / 2000
Dia 30 - Sinbad, A Lenda dos Mares (Livre) (Desenho) (Dublado) / 2003

Exposição no MACC – “De Salto Alto” até 25 de janeiro de 2005. Artistas utilizam o sapato de salto para suas criações cheias de criatividade e olhares particulares, utilizando diversos materiais. Novo horário do museu das 13:30 às 21:00h. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá.

Festa de Santos Reis – Dia 15 de janeiro de 2005, na escola “Prof. Lúcio Jacinto dos Santos” no bairro do Tinga às 15 horas, com a chegada do grupo, missa, cantoria do presépio, jantar e baile.

Curso de Empapelamento – A Fundacc promove o curso de empapelamento visando a confecção de máscaras e bonecões para o Carnaval de Antigamente. O curso acontece na Oficina do Centro entre os dias 04 de janeiro e 03 de fevereiro. Às terças e quintas das 14:00 às 17:00h e das 18:30 às 20:30h. Inscrições na Fundacc das 09:00 às 17:00h. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá.

Abertas inscrições para o Projeto Guri – Os interessados devem ter entre 8 e 19 anos. A rematrícula acontece de 24 a 29 janeiro. Novas matrículas de 31 de janeiro a 05 de fevereiro no Centro Comunitário do Poiares. Informações na Fundacc pelos telefones 3883 3737, 38837555. (Fonte: Fundacc)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Luiz Lobo é eleito presidente da Câmara Municipal de Ilhabela

Ilhabela - O vereador Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo (PL) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal nesta na noite de ontem. O novo chefe do Legislativo teve 7 votos e uma abstenção, por parte da vereadora Nanci Perez de Araújo Zanato (PTB). A votação foi aberta e nominal e contou com a presença de mais de 100 pessoas nas galerias.
A chapa única "Ilhabela forte" foi eleita e a mesa diretora agora é composta por Luiz Lobo na Presidência, José Roberto Campos, o Beto (PMN) como vice, além de Joadir Luiz Capucho (PPS) como 1º Secretário e Guilherme Henrique Maria Vieira (PMDB) como 2º. O novo presidente e demais integrantes da mesa permanecem no cargo até 2006.
A vereadora Nanci Perez de Araújo Zanato diz ter se ausentado da votação devido a "motivos particulares". Ela comentou que "alguns sapos pode-se engolir, mas outros são impossíveis".
No encerramento da solenidade, o novo presidente Luiz Lobo declarou que suas principais plataformas para o biênio 2005-2006 é a instalação e centralização do 190 no município de Ilhabela (Polícia Militar), uma Câmara mais participativa, além de incentivo ao esporte e à cidadania. (Fonte: Pablo Erick Rodrigues/Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Julião entrega prefeitura com déficit menor do que recebeu em 2000

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião foi entregue ao prefeito eleito Juan Manoel Pons Garcia com aproximadamente R$ 2 milhões de déficit, resultado que considera positivo, uma vez que seria menor do que o recebido da gestão que o antecedeu, do ex-prefeito João Siqueira (PSB). "Vamos passar a prefeitura com algumas dívidas, mas bem menores das existentes quando pegamos".
Ele afirmou que o balanço financeiro estaria concluído até o fim de semana. "Tudo indica que vamos passar a gestão com R$ 6 milhões de restos a pagar e R$ 4 milhões em caixa, ou seja, déficit de R$ 2 milhões. Cumprimos integralmente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos os compromissos assumidos a partir do 2º quadrimestre foram todos pagos. A folha de pagamento está em dia.
A dívida que recebemos quando entramos, descontado o dinheiro em caixa, foi de R$ 4 milhões. Na época, o orçamento era R$ 95 milhões e hoje entregamos com previsão de R$ 190 milhões. Praticamente dobramos a arrecadação e essa foi uma das nossas preocupações durante o governo, consolidar a receita", frisou.
O prefeito alegou problemas com a informatização da contabilidade para justificar o déficit deixado para a próxima administração. "De julho para cá, revertemos a situação com corte de horas extras, redução da jornada para seis horas e controle de compras". Julião ainda lembrou que, em 1991, conseguiu elevar a receita em 1.200% com a conquista de royalties e ICMS do petróleo.
Conforme reportagem publicada na semana passada pelo Imprensa Livre, a Secretaria do Tesouro Nacional autorizou que prefeitos contabilizem o primeiro repasse de 2005 referente ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios) como receita orçamentária de 2004. A medida ajudaria os administradores em final de mandato a fecharem suas contas em conformidade com a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Em São Sebastião isso não seria diferente. Segundo Julião, pelo menos R$ 500 mil ou mais poderão entrar como dinheiro em caixa. "De repente, com a antecipação do FPM, podemos até passar com superávit", encerrou.
No sábado, após a transmissão do cargo ao Procurador, Paulo Julião acenou para populares e exclamou: "Até a volta!" (GG). (Fonte: Imprensa Livre)

Julião não descarta volta à política

São Sebastião - Em entrevista ao Imprensa Livre na tarde da última quinta-feira, dois dias antes de encerrar seu mandato, o ex-prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), fez um balanço positivo de seus quatro anos de governo. Julião falou sobre suas principais conquistas, mágoas e também dos projetos futuros.
"São Sebastião se destacou no cenário estadual e nacional com ações pioneiras. Saio de cabeça erguida e com a certeza que, se não fizemos tudo o que gostaríamos de fazer, fizemos tudo o que pudemos fazer", declarou o prefeito.
Paulo Julião afirma estar tranqüilo para entregar a prefeitura. "Nossa opção de administração foi saúde e educação. Não tivemos uma criança fora da escola. Encontramos crianças estudando em contêiner, mas construímos novas escolas, como Maresias e Barra do Una, e ampliamos outras.
Passamos de 6 mil alunos para 13 mil", enfatizou.
Na área da saúde, o prefeito destacou a instalação do PSF (Programa de Saúde da Família) em toda a cidade. "Chegamos a 100% das unidades. É um programa polêmico, que será entendido a médio e longo prazo. Melhoramos dois prontos-socorros, hoje com três médicos por plantão, fora a cobertura de feriados e temporada".
Ele comemora também a redução do índice de mortalidade infantil de 16,9 para 12,6. "O saneamento básico aumentou de 25% de rede de esgoto para 59%, restando a inauguração de alguns sistemas. Tivemos a conscientização com programa de caça-esgoto e nos últimos meses São Sebastião é a única cidade sem praias poluídas", apontou.
Entre as principais obras, além do Centro de Informações Turísticas inaugurado na semana passada, Paulo Julião citou o novo fórum, que abrigará 1ª, 2ª e 3ª varas, no Topovaradouro. "Deixamos o fórum pronto, mas lamentavelmente não conseguimos inaugurar por questão de agenda do Tribunal de Justiça. Mais importante que nomes em placa é deixar o nome no coração das pessoas. Vai agilizar a questão jurisdicional do município. Onde se instala um fórum ocorre um grande desenvolvimento".
Conforme o prefeito, as áreas de cultura, turismo e esporte foram fundamentais para um processo de inclusão social. "Tivemos 4 mil pessoas por ano em diversas oficinas culturais. Isso é cidadania, pois a população pode desenvolver atividades que melhoram a vida. Nas escolinhas esportivas, um número bem parecido.
Hoje São Sebastião é respeitada em todas as modalidades na micro e macro região. Implantamos também um parque escultórico, que valoriza a cidade. Revitali-zamos o Centro Histórico e hoje as pessoas admiram a preservação".
Em relação ao grande número de shows realizados nos primeiros anos de governo, Julião enfatizou: "É uma cidade voltada para o turismo, e com certeza, isso contribuiu para o desenvolvimento e qualidade de vida. Os melhores artistas passaram por aqui. Com o show de Roberto Carlos, por exemplo, vendemos a idéia dos 500 anos e São Sebastião chegou ao Jornal Nacional e Fantástico".
No setor de transporte, Paulo Julião salientou a recuperação da SP-55 pelo governo estadual, incluindo a duplicação do trecho entre Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, e Caraguatatuba. "Tivemos a honra de ter votado em 2000, como deputado, o empréstimo do BID para restaurar estradas. Nossa passagem ajudou para que não fosse retirada do programa. Agora temos trevos em Barra do Una, Juréia, Juquehy", exemplificou.
Mágoas e projetos - "Não deixo nenhuma mágoa. É uma história de 19 anos e, pela pesquisa feita em outubro, 55% de aprovação desta administração. A única coisa que me chateou foi a pecha de corrupção divulgada via uma notícia inconseqüente da revista Veja, bem como da TV Bandeirantes. Embora os respingos tenham dado resultado, a Justiça mostrará que não houve favorecimento ou enriquecimento de ninguém".
Paulo Julião considera que o novo prefeito terá mais facilidades. "Deixamos um orçamento com condições para programas do próximo ano".
Sobre os projetos futuros, o prefeito diz que ainda não tem nada definido quanto às suas pretensões políticas. "Em 2000 optamos por concorrer porque o coração falou mais alto. Até porque tinha passado duas administrações com 70% de rejeição. Política não é profissão. Trabalhei 25 anos na Petrobras, da qual sou aposentado. Também atuei como advogado e comerciante no município.
Sempre participei da vida da comunidade e foi isso que me levou a nomeação em 1989 e, posteriormente, à eleição. Torço e espero uma boa administração do novo prefeito. Por enquanto, não temos planos futuros, exceto retomar à participação na comunidade. Nunca pleiteei posições ou cargos, mas é evidente que se convidado estudarei com carinho. Estou com 59 anos e tenho muito a fazer", avaliou.(GG). (Fonte: Imprensa Livre)

Juan Pons veta reajuste de ônibus em São Sebastião
Novo prefeito revoga decreto de antecessor e impede aumento de 11% na tarifa

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), revogou o decreto publicado no último dia 30 pelo ex-prefeito Paulo Julião (PSDB) que estabelecia um reajuste de 11% para as tarifas do transporte coletivo no município.
Ontem, após a publicação do decreto de Garcia, as passagens de ônibus foram reduzidas para o valor anterior --R$ 1,70.
O decreto que reduziu as tarifas foi o primeiro assinado pelo novo prefeito de São Sebastião, que assumiu o cargo no sábado, em solenidade ocorrida no Teatro Municipal.
Garcia foi empossado pelo procurador da prefeitura Celso Luiz dos Santos, uma vez que Julião não compareceu à solenidade de transmissão do cargo.
O novo prefeito afirmou que reduziu as tarifas porque considerou 'indevido' o reajuste liberado poucos dias antes de sua posse. "Todo e qualquer reajuste de serviço público deve ser discutido pelo atual governo", afirmou.
O decreto do ex-prefeito Julião reajustou as tarifas em 11%. A tarifa básica havia sido elevada de R$ 1,70 para R$ 1,90. A tarifa centro-Maresias passou de R$ 2,30 para R$ 2,60, a centro-Boiçucanga saltou de R$ 2,60 para R$ 2,90 e a centro-Boracéia foi aumentada de R$ 3,60 para R$ 4. As novas tarifas vigoraram apenas nos dias 1º e 2 de janeiro.
Apesar do decreto de Garcia ter sido elaborado no sábado, a redução das passagens somente começou a vigorar ontem, quando o decreto foi publicado oficialmente em um mural da prefeitura.
Alguns usuários chegaram a procurar o Procon para reclamar da empresa Autoviass, concessionária do serviço, que não teria reduzido as tarifas a partir da divulgação do decreto do prefeito.
O diretor da Autoviass, Luis Carlos Soares, informou que oficialmente a empresa tomou conhecimento do decreto reduzindo as tarifas na manhã de ontem, após sua publicação no painel da prefeitura.
RECEIO- Soares disse que espera que o novo prefeito reveja sua decisão. Segundo ele, o reajuste foi concedido a partir de uma planilha detalhada dos custos do transporte local.
Segundo o diretor da concessionária, o último reajuste, de 21%, ocorreu em dezembro de 2002.
"Tenho receio de que a redução das tarifas possa provocar o desequilíbrio financeiro da empresa e consequentemente causar problemas ao transporte coletivo", afirmou Soares.
A Autoviass tem a concessão do transporte público em São Sebastião até 2010.
OUTRAS CIDADES- Em Caraguatatuba e Ilhabela, os valores das passagens de ônibus (R$ 1,70) foram mantidos pelos prefeitos José Pereira Aguilar (PSDB) e Manoel Marcos de Jesus (PTB) --até ontem não havia previsão de reajuste.
Em Ubatuba, a tarifa foi reajustada pelo ex-prefeito Paulo Ramos (PFL) no final do ano passado. Na cidade, os usuários passaram a pagar R$ 1,90 pelas passagens de ônibus. O novo prefeito, Eduardo César (PL), não se manifestou sobre o assunto depois de empossado no cargo. (Fonte: ValeParaibano)

Opositor vence disputa na Câmara

São Sebastião - O vereador Wagner Teixeira (PV) derrotou por seis votos a voto o colega Luiz Barroso Santana (PFL), conhecido como Coringa, na disputa pela presidência da Câmara de São Sebastião. O pefelista era apoiado pelo novo prefeito, Juan Manoel Pons Garcia (PPS). A votação ocorreu no sábado. Em Caraguatatuba, onde todos os vereadores integram a base que vai dar sustentação ao governo do tucano José Pereira Aguilar, o eleito para comandar o Legislativo no biênio 2005-06 foi Juarez Pardim (PPS). (Fonte: ValeParaibano)

Ministério Público instaura processo para investigar incêndio em Alcatrazes

São Sebastião - A Promotoria de Justiça Regional do Meio Ambiente do Litoral Norte instaurou o processo 32/2004 para apurar eventuais danos ambientais provocados no Arquipélago dos Alcatrazes por incêndio, entre o final de novembro e início de dezembro de 2004.
Ontem, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subsecção São Sebastião/Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, recebeu ofício do promotor de Justiça Bruno Márcio de Azevedo, informando sobre a abertura do procedimento.
No documento, o promotor escreveu que “a peça de informação tem por objeto a investigação de eventual dano ambiental decorrente do incêndio no arquipélago dos Alcatrazes, município de São Sebastião, que teria se iniciado durante exercício de tiro pela Marinha do Brasil”.
O presidente da OAB havia solicitado a investigação ao Ministério Público. A Marinha do Brasil realizava os exercícios de tiro no Arquipélago, no dia 30 de novembro, quando observou foco de incêndio. Na noite de 2 de dezembro, moradores da Costa Sul de São Sebastião viram labaredas de fogo no arquipélago.
No dia 3 de dezembro, homens da Força-tarefa do Corpo de Bombeiros, em São Paulo, e da corporação do Litoral Norte, além de equipe do Prevfogo, do Ibama, foram deslocados para Alcatrazes a fim de acabar com os focos de incêndio. A operação teve apoio da Marinha do Brasil. Equipe do Ibama já recolheu amostras de materiais para avaliar os danos ambientais no arquipélago. Entre as amostras estão animais mortos. O laudo ainda não foi divulgado.
Em entrevista publicada em 12 de dezembro no Imprensa Livre, a gerente executiva do Ibama/SP, Analice de Novaes Pereira, afirmou que o Ibama quer compartilhar com a Marinha e toda sociedade brasileira discussão sobre qual o destino que se quer sobre o Arquipélago dos Alcatrazes. “Entendemos ser necessário que esse debate saia dos gabinetes das instituições e sensibilize a so-ciedade”, ela escreveu.
Conforme a gerente, os cidadãos devem ser informados adequadamente sobre a relevância científica, histórica e cultural do arquipélago. “Não se trata de simplesmente ignorar a atuação da Marinha, que tem um papel importante a cumprir. Mas em tempos de democracia plena como a em que estamos vivendo é imprescindível que a sociedade se manifeste a respeito dos usos que pretende para um patri-mônio que é de todos”, ela considerou.
“Entendemos que os cidadãos devem se manifestar pelos canais de que dispuserem, entre os quais figuram os veículos de imprensa”, concluiu. Os interessados em se manifestar sobre o assunto também podem fazê-lo pelo endereço eletrônico do Ibama-SP: ascom.sp@ibama.gov.br  . (Fonte: Nívia Alencar/Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo
Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Solar Bem Te Vi

Liminar mantém cobrança da COMTUR em praias de Ubatuba

Ubatuba - A Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba) obteve ontem liminar na Justiça para continuar cobrando pelo estacionamento nas praias da cidade.
Um decreto do prefeito Eduardo César (PL), editado dia 1º, havia suspenso temporariamente a cobrança de estacionamento nas praias.
A presidente da Comtur, Patrícia Ortiz, afirmou ontem que recorreu contra a decisão do prefeito porque sem a cobrança do estacionamento a empresa não teria como quitar suas dívidas e pagar seus funcionários.
"Temos dívidas de cerca de R$ 2 milhões, entre ações trabalhistas, civis, INSS e imposto de renda. A arrecadação com o estacionamento nas praias representa 60% das nossas receitas", disse. A Comtur tem 100 funcionários.
A empresa mantém a cobrança de estacionamento nas praias desde 1998. Atualmente, é cobrado R$ 3 por um período de 12 horas nas praias Grande, Lagoinha, Tenório e Maranduba. A Comtur é uma sociedade de economia mista com 51% das ações da prefeitura e o restante dividido entre 49 empresários da cidade.
Eduardo César não foi localizado ontem para comentar o assunto. O decreto de nº 01/05, o primeiro editado pelo atual prefeito, será publicado apenas hoje. Por isso, a medida não chegou a ser cumprida pela Comtur.
O prefeito quer formar uma comissão para avaliar a legalidade da cobrança, que segundo ele, nunca trouxe benefícios ao turismo local. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba tem a 1ª desova de tartaruga

Ubatuba - A Base do Projeto Tamar- Ibama registrou pela primeira vez, uma desova de tartaruga marinha nas praias de Ubatuba.
A desova ocorreu na noite de 1º de janeiro na praia do Tenório. Na manhã seguinte, a equipe do Tamar foi até a praia, identificando os rastros e o ninho. Trata-se provavelmente de uma tartaruga da espécie cabeçuda por ser a tartaruga que tem a área de desova mais próxima de Ubatuba, na região da bacia de Campos, estado do Rio de Janeiro. O local foi isolado, o ninho recebeu uma estaca identificadora e, durante o período de maior movimento, estagiários do Tamar atendem os turistas e moradores da cidade sobre a ocorrência da desova. O monitoramento do ninho continuará sendo feito pela equipe técnica do Tamar e se tudo correr bem, os filhotinhos nascerão dentro de mais ou menos 50 ou 60 dias.
Ubatuba não está situada em área de reprodução de tartarugas marinhas e é possível que esta tartaruga tenha se desorientado, vindo a desovar fora de seu local habitual. A área de reprodução das tartarugas marinhas no Brasil situa-se desde o norte do Estado do Rio de Janeiro - Bacia de Campos até o nordeste, com maior concentração nos Estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe, além das ilhas oceânicas de Trindade, Fernando de Noronha e Atol das Rocas.
A Base do Tamar em Ubatuba foi a primeira a ser instalada em áreas não reprodutivas e está atuando em Ubatuba desde 1991. O litoral da região apresenta elevada concentração de tartarugas verdes, na maioria juvenis que se aproximam da costa, provavelmente atraídas pela abundância de alimento e abrigo encontrados nos costões rochosos. Com o apoio voluntário dos pescadores, já foram registradas mais de 5500 ocorrências de tartarugas marinhas.
Em Ubatuba, o Tamar desenvolve continuadamente, atividades de pesquisa e conservação, educação ambiental e programas de inserção social junto às comunidades de pescadores e conta com o apoio institucional e efetivo da Prefeitura do Município de Ubatuba, vínculo este que vem se mantendo ao longo dos 13 anos de atividade do Tamar.
O Projeto Tamar- Ibama tem o patrocínio nacional da Petrobrás e em Ubatuba recebe o apoio da Prefeitura Municipal e da Arcor do Brasil. (Fonte: TAMAR)

Guarda aborda motociclista sem capacete e descobre tráfico de drogas

Ubatuba - O que era para ser apenas uma infração de trânsito acabou virando tráfico de drogas. A Guarda Municipal deteve um motociclista, no bairro Perequê-Açu, por estar sem capacete. Ele não gostou de ser autuado, ofendendo os guardas e impedindo a fiscalização.
O motociclista, que não teve o nome divulgado, recusou-se a mostrar os documentos, entortando a placa para que ela não fosse anotada.
Diante da dificuldade, os guardas pediram apoio para revistar o motociclista, que portava uma porção de maconha, além de estar com a moto apresentando várias irregularidades.
Dando continuidade às investigações, foi feita uma vistoria na sua moradia. Em seus pertences foram encontradas 33,5 gramas de cocaína, 9,6 gramas de maconha, embalagens plásticas, fita crepe, um telefone celular, um carregador de celular, uma colher de chá para medidas, documentos, relógio e R$ 470,00 em dinheiro.
O motociclista acabou passando a “virada” do ano preso por tráfico de entorpecentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Fiscalização promove ação para regularizar comércio em Ubatuba
Operação busca moralizar as atividades no comércio, garantindo o direito dos legalmente licenciados

Ubatuba - O Setor de Tributos Mobiliários da Prefeitura Municipal de Ubatuba iniciou ontem, 3 de janeiro, uma fiscalização intensiva ao longo de todo o município. A operação visa coibir, de forma abrangente, todo tipo de comércio ilegal que ocorre atualmente.
Serão verificadas atividades comerciais, tais como: esportes náuticos, módulos especiais (quiosques), artesanatos, ocupação indevida de vias públicas, perturbação do sossego público e eventos. Além disso, a fiscalização pretende organizar a ação dos vendedores ambulantes, combatendo a clandestinidade, a venda de produtos não autorizados por ambulantes que possuem licenças legalizadas, vendedores de óculos e bebidas alcoólicas, licenças que estiverem sendo utilizadas por terceiros (a licença é intransferível) e licenciados que estejam operando em locais não autorizados pelo setor.
Essa ação da Prefeitura coloca em prática o cumprimento da Lei 1294/93 e suas alterações, que “busca moralizar as atividades no comércio, visando garantir o direito dos legalmente licenciados”.
Na gestão anterior, a Prefeitura Municipal havia estabelecido um prazo de 60 dias, a partir do dia 1º de agosto de 2004 para o cadastramento de novas licenças e de 30 dias para a renovação dos licenciados. A Lei estabelece a emissão anual de 720 licenças para vendedores ambulantes. (Fonte: PMU)

Mudança de trânsito nas imediações do Aeroporto ocorrerá em março
Prefeito atende solicitação de comerciantes do local e adia para março as alterações do trânsito no local

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), atendendo solicitação dos comerciantes das ruas Guarany e Antonio Carlos Ribeiro, acatou o pedido de mudança do trânsito nas imediações do Aeroporto Gastão Madeira somente para o final de março, após a Semana Santa. De acordo com o abaixo assinado encaminhado pelos comerciantes do local, as alterações poderiam ser prejudiciais aos moradores, comércio local e aos turistas.
O proprietário do restaurante O Rei do Peixe, Jurandiau Lovizaro, disse que as providências seriam quanto a infra-estrutura do local para receber as mudanças. A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Serviço Municipal de Trânsito entrará em contato com os comerciantes antes da implantação das alterações. (Fonte: PMU)

Definição em Ubatuba vai parar na Justiça

Ubatuba - Em Ubatuba, a disputa pela presidência da Câmara continua gerando polêmica. Jairo dos Santos (PT), irmão do vice-prefeito, Domingos dos Santos (PT), foi eleito por um grupo de cinco vereadores em sessão realizada no últimdo domingo.
Vereadores de oposição, entre eles, Ricardo Cortez (PFL) entraram com mandado de segurança, alegando que a escolha de Santos teria sido irregular.
Na Câmara de Ilhabela, o vereador Luiz Lobo (PL) foi eleito para dirigir a mesa. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia autua oito por agressão contra sobrinho de governador

Ubatuba - A Polícia Civil indiciou oito pessoas pela agressão sofrida por dois sobrinhos do governador Geraldo Alckmin, na última quarta-feira, em um bar na avenida Guarani, próximo ao aeroporto. A notícia de que os culpados seriam policiais militares atuando como seguranças ainda não foi confirmada.
Segundo a Polícia Civil, o bar não teria sido aberto no final de semana, por estar com documentação irregular. Houve apreensão de bebida suspeita de falsificação, que seria encaminhada à perícia. Os oito indiciados seriam seguranças do bar.
Os sobrinhos do governador, D.P.M., V.G.V. e P.C.B.C. estariam no bar, onde ocorreu uma briga generalizada. Eles teriam sido espancados pelos seguranças, ficando bastante feridos. Um deles chegou a sofrer fratura na face.
Não são PMs - O coronel Silva Filho, comandante da Polícia Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, informou que não é certo que os agressores se-riam policiais militares.
O comandante explicou que logo depois do fato a corregedoria da PM acompanhou as investigações em razão do boato levantado de que os culpados seriam da corporação. Conforme o coronel, as fotos de todos os policiais foram apresentadas às vítimas, que ficaram em dúvida sobre dois policiais.
Silva Filho disse que foi feito um reconhecimento pessoal destes dois policiais, tendo as vítimas descartado o seu envolvimento. “Até o momento não há confirmação de policiais nossos na agressão”, afirmou o comandante. (Fonte: Imprensa Livre)

Comando descarta o envolvimento de PMs

Ubatuba - O delegado titular de Ubatuba, Fausto Cardoso, informou que intimaria ontem para comparecer à delegacia o proprietário da boate localizada no bairro do Itaguá onde, na madrugada do dia 30, dois sobrinhos do governador Geraldo Alckmin (PSDB) foram agredidos. O delegado quer a lista com os nomes dos seguranças da casa para tentar identificar os possíveis agressores. O comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento Militar do Interior), tenente-coronel Oswaldo da Silva Filho, informou que não foi constatada a participação de nenhum policial militar no caso. Segundo ele, a apuração foi feita pela Corregedoria da PM. (Fonte: ValeParaibano)

Jovem bate carro e morre preso nas ferragens na Rio/Santos

Ubatuba - O jovem Vinicius Juan Gualberto Ferreira Cabo, de 28 anos, morreu em acidente de trânsito ocorrido por volta das 21 horas do último dia do ano, no Km, 1,1 da BR-101, bairro Cambury, próximo da divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Esta foi a única morte registrada neste período nas rodo-vias de acesso ao Litoral Norte.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele dirigia um Gol, de Niterói, sentido Paraty/Ubatuba, quando ainda por motivo ignorado perdeu o controle, vindo a invadir a pista contrária e bater frontalmente com um Ford Ranger, de Jundiaí/SP, conduzido por Arthur Rigoni Júnior, que não teve ferimentos.
Para a polícia, o condutor do Gol pode ter dormido ao volante ou estava em velocidade excessiva. Vinícius, que estava sozinho no carro, morreu no local prensado nas ferragens. O carro ficou com a frente destruída.
O acidente também deixou feridos uma mulher, de 28 anos e seu filho de dois anos, que estavam no Ford Ranger. Os dois foram socorridos até a Santa Casa de Ubatuba e não correm risco de morte.
Embriaguez - A “virada” do ano também não foi boa para a dona de casa P.C.C, de 34 anos. Ela foi atropelada quando transitava pelo acostamento do Km 41 da BR-101, por um condutor embriagado.
O motorista D.V.G. perdeu o controle do veículo, invadindo o acostamento e atingindo a mulher. A Polícia Rodoviária Federal realizou o teste de “bafômetro” em D.. Segundo o setor, o teor permitido é de 0,30 milímetro de álcool por litro de sangue. O condutor acusou 1,20 milímetro no teste, ou seja, quatro vezes o limite.
Ele foi conduzido à delegacia para registro da ocorrência de embriaguez. D. foi liberado após depoimento e pagamento da fiança de R$ 1 mil. (Fonte: Selma Almeida/Imprensa Livre)

Ruínas da Lagoinha mostram um pouco da história do Litoral Norte

Ubatuba - As ruínas em pedra e cal do antigo Engenho da Fazenda Bom Retiro da Lagoinha revelam um tesouro escondido que guarda a memória dos antigos engenhos que existiram na região no século 19.
O fotógrafo Paulo Zumbi, que trabalha na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), conta que apesar do engenho ser um patrimônio histórico da cidade, grande parte da população não conhece a história das ruínas. "Muitas pessoas nem sabem que as ruínas existem".
Antes de ser um pólo de turismo na região a cidade de Ubatuba já foi uma vila que recebia estrageiros e tropeiros do Vale do Paraíba que vinham fazer negócios no antigo porto da cidade. Neste contexto histórico, o engenho da fazenda Bom Retiro era um expoente da economia na época, pois além da fabricação do açúcar, o engenho era uma escola que ensinava novas técnicas para o cultivo da cana de açúcar.
Segundo informações da Fundart, o terreno onde estão as ruínas do engenho da Lagoinha pertenceu a um engenheiro francês que viveu na região. No final do século a fazenda foi vendida para Romualdo Antonio de Oliveira, conhecido como Capitão Romualdo, que trabalhava com a plantações de café e cana de açúcar.
Nos arquivos da Fundart conta-se a história de que após a abolição da escravatura os escravos que trabalhavam na fazenda decidiram continuar a trabalhar para o capitão, em gratidão à sua bondade com os negros.
A fazenda modelo entrou em decadência por volta de 1850 com a evolução das técnicas agrícolas, o prédio foi desativado e deteriorado com o tempo. Em 1985 as ruínas do antigo engenho foram tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo.
A Fundart passou a ser responsável pela preservação do que restou do antigo engenho a partir de 1989, quando recebeu o terreno na fazenda Bom Retiro, do então proprietário Jamil Zanut.
Atualmente o local é um ponto turístico da cidade. Pela trilha que leva à praia da Loginha pode-se chegar até as ruínas. No local foi instalado um sistema de iluminação que possibilita a visita às ruínas durante a noite.
Ruínas do antigo engenho da fazenda Bom Retiro em Ubatuba - Rodovia Rio-Santos, próximo ao Km 72, sentido serra. Informações (0xx12) 3832-4584. (Fonte: Thiago E. Milani/ValeParaibano)

Ação Litoral

Artigo Topo

Lambança tem limite
Herbert José de Luna Marques


Cada dia me convenço mais de que não necessitamos de políticos, muito menos de seus acólitos como escrevi em publicação do dia 9 de dezembro p. p. sob o título "Curiosidade é parente de ansiedade". O procedimento de moleque que nossos homens públicos, quer eleitos, quer seus acompanhantes, certamente futuros assessores, tiveram no primeiro e segundo dia do ano, quando da posse dos vereadores, eleição da mesa e posse do prefeito, é digno de coluna do Macaco Simão na Folha ou Millor da Veja.
O homem público deve ter conduta exemplar, não cabendo desequilíbrio, quer em público, quer entre os seus. O homem que se dedica as causas públicas, submetendo-se ao sufrágio da sua coletividade, deve respeitar seus eleitores e não eleitores, pois a partir do exercício de seu mandato e até antes dele, deve ter procedimento ético, não lhe sendo permitido nem mesmo deslizes de pequena monta. É o que chamamos de ética na política, que nada mais é que comportamento social ímpar em todos os momentos em que se faz presente, quer representando seus eleitores na vida pública, quer simplesmente em sua vida privada. O mesmo diga-se daqueles que ocupam cargos públicos advindos dos políticos eleitos.
O que se viu é exatamente o inverso disso tudo. Não houve o mínimo respeito para com o Poder Legislativo ou Executivo, ficando por conta do calor da disputa por cargos e funções, um painel lastimável de baixarias, lambanças e agressões, chegando ao ponto de ter havido interferência da Polícia, com direito a jatos de gás pimenta, BOs e tudo mais, sem contar algumas ações que devem pipocar de hoje para amanhã no Judiciário.
Vai aqui uma recomendação aos jovens políticos que ingressam na vida pública agora ou já estão nela há algum tempo. O nascedouro dos princípios básicos da ética são encontrados no berço, no colo da mamãe. Se não teve essa oportunidade, ainda é tempo de reformular sua vida e buscar nos livros e principalmente nos exemplos, o mínimo de conceitos que possam ajuda-lo a exercer sua função com maior dignidade. Faça isso com urgência por favor. Precisamos salvar essa sociedade tão maravilhosamente pródiga pela natureza e tão carente de princípios éticos pelo povo que nela habita.

Herbert José de Luna Marques
advogado militante em Ubatuba, SP




Espaço na mídia é precioso demais para ser ocupado com escândalos
Ednelson Prado

É com imensa tristeza que acompanho as primeiras notícias do novo ano em Ubatuba. Pelo que se vê, são novos tempos com velhos problemas.
Mais uma vez, o espaço ocupado na mídia tem como pauta os escândalos. Pior, os escândalos provocados pela classe que mais recebe e que mais envergonha a cidade, os políticos.
As cenas proporcionadas durante a posse, que inicialmente deveriam ser positivas, mostram o descaso dessa classe, só preocupada com seus interesses pessoais. Afinal, se a preocupação fosse a população, no primeiro dia do ano, as ações seriam de arregaçar as mangas e partir para o trabalho e não de brigar como ocorreu na Câmara, pois é disso que Ubatuba precisa, de pessoas dispostas ao trabalho, e não apenas ao discurso.
São cenas deprimentes, as que vimos ontem neste Litoral. Cenas que mostram ( me desculpe o leitor) que, infelizmente, mudaram apenas as moscas, mesmo assim nem todas.
Neste campo, enquanto se espera o resgate, teremos de acompanhar uma Casa de Leis que já partiu para a justiça para definir seu presidente, o que demonstra falta de união e de um objetivo maior, que seria o trabalho pelo município. Mais uma vez, pelo que se desenha, teremos de acompanhar brigas pessoais e políticas, com poucas ações de planejamento fiscalização e legislação, que são as funções básicas dos vereadores
Comtur
Assim como já ocorreu em diversas outras oportunidades, a Companhia de Turismo vira manchete pelas brigas judiciais.
Criada para dar um encaminhamento, planejar e executar um turismo de qualidade, até hoje serviu apenas para cobrar as taxas de estacionamento.
Está certo o novo prefeito ao tentar proibir a cobrança. Não que ela tenha de deixar de existir em definitivo, mas é preciso criar uma destinação legal e correta para o dinheiro arrecadado.
O turista que freqüenta há anos a cidade não se incomoda em pagar, até porque, em suas cidades eles estão, na grande maioria dos casos, acostumados a pagar zona azul. O que ele não suporta é pagar, durante anos, uma taxa que em nada é revertido em prol da cidade e do turismo.
Agora, esperar da atual presidente que ela tome outra atitude que não a de recorrer da decisão do prefeito, é querer demais. Desde que assumiu ( particularmente de maneira questionável, em relação ao seu antecessor), o que apresentou de diferente em relação ao que existia? Pelo que parece, nada, afinal, impostos continuaram a deixar de serem pagos e funcionários continuaram a receber em atraso.
Está certo o atual prefeito, a Comtur precisa de uma solução, e definitiva. Mas, para isso, é preciso coragem, que esperamos o novo prefeito tenha, e muita.
E por falar em prefeito, esperamos de Eduardo César o resgate prometido. Mas, aqui entre nós, logo no primeiro dia de trabalho, não ser localizado para dar informações, como trouxe hoje o Valeparaibano, é o tipo de falha que não deveria ser cometida. Claro que acreditamos ter sido algo que passou despercebido, mas é situação que precisa ser vista com cuidado, para não ser repetida tão cedo. Afinal, é início de mandato e trabalho.

Ednelson Prado
Jornalista

Opinião Topo

Vejo, ouço, leio e escrevo
Ronaldo Dias

Nada pior do que palpite de fora. Por aqui, somos tutelados por empresas e departamentos estaduais que na verdade, nada nos acrescentam. Muito pelo contrário, muitas, usam seus poderes coercitivos para justificarem-se. Será que a administração do Parque Estadual da Ilha Anchieta só agora percebeu o malefício e os estragos ao meio ambiente, dos animais exóticos ali implantados? Ninguém sabe, ninguém viu? Em que tanto se labora na ilha, que não há tempo para perceber tamanhas alterações ambientais? Brincadeira! Na Maré FM, ouço, repetidamente, que é preciso economizar água. Porque? Onde é que fica a estação produtora de água da Sabesp? A água, não vem da cachoeira dos macacos? Então? Sabem o motivo do mau cheiro próximo as estações de tratamento de esgoto? Elas não são adequadas e dimensionadas para o tipo de uso que necessitamos. Dinheiro jogado fora! Pode? Das praias impróprias anunciadas, gostaria que publicassem também os índices de coliformes fecais das Praias Grande, Tenório, Lázaro, Enseada e Dura (na saída do Rio Escuro). Não seria o caso, de milhares de pessoas urinando e defecando na água, altíssimo risco para a saúde pública? Ou assim, quando tem gente (gente) de mais na água, não vale medir? Pega mal quando tem muitos cocôs boiando? É nojento? Medo? Porque fede tanto o Acaraú na Capitão Felipe? É o cocô cooperado? E os carrinhos de lanches, sem refrigeração adequada, transportando, armazenando e preparando alimentos (sem o tão exigido CIF) ao ar livre? O milho da baba! Carrinhos, versus as exigências para restaurantes, pastelarias e afins, de um monte de telinhas antimoscas, pés direito de tanto, janelas de quanto, pisos de tal, potes de qual. Dois pesos e quatro medidas. E as lixeiras coletivas? Quem se importa? E responsabilidade de quem? Quem autoriza sua construção? Sua permanência? De quem é a responsabilidade deste verdadeiro descaso com a saúde pública? Idem para a fiscalização do ICMS. Porque só fiscalizam quem tem endereço certo e CNPJ próprio? Discriminação, ou medo de enfrentar quem não tem nenhum compromisso com a sociedade? E as feirinhas paraguaias, seus contrabandos e suas mercadorias sem nota? E as butiques de praia? E as lojinhas dos nossos moderníssimos e recém instalados Shoppings de Eventos? Se todos são iguais perante a lei, qualquer discriminação é odiosa. Onde tudo é permitido, nada pode ser proibido.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP



2005 um divisor de águas no Litoral Norte
Joca Diniz


Com a posse dos novos Prefeitos e Vereadores, esperamos dias melhores, sobretudo nos municípios de Ubatuba com Eduardo Cesar e, São Sebastião com Juan Garcia. Esses municipios sofreram muito ao longo dos anos e, com a consciência política do povo, essas cidades elegeram Prefeitos que realmente sinalizam mudanças positivas. Enquanto Reporter do Programa Revista Cultural ( que vai ao ar todos os domingos às 10 horas da manhã ) na Tv Mar ( Tv Record ), fico satisfeito com os encaminhamentos nas nomeações desses Prefeitos, sobretudo com Felipão e Jija em Ubatuba e, Júlio Buzi em São Sebastião. Infelizmente nossa Equipe não conseguiu entrevistar o Prefeito de Ubatuba, pois no momento de nossa visita ele estava reunido com alguns Secretários e ainda não havia definido os condutores do Turismo nessa nova fase da cidade. Já em São Sebastião, Juan Garcia nos recebeu com todo o seu Secretariado em frente a Igreja Matriz e nos concedeu um bela entrevista abordando todas as dificuldades que enfrentará.Esta entrevista irá ao ar no próximo domingo ( 09/01). Penso que com o esforço de todos nós, Jornalistas, Prefeitos, Secretários, Vereadores e população, as cidades realmente estabelecerão um divisor de águas no Litoral Norte de São Paulo. Quero aqui fazer uma menção especial a Jornalista Patricia Coelho que com enorme competência demonstrada, fará as belezas de São Sebastião repercutirem além das fronteiras deste nosso querido Litoral.

Joca Diniz
Professor Universitário e Jornalista
Santos, SP

Carta do Leitor Topo

Informação Urgente - Vênia, gostaria de obter informações quanto ao fechamento da ligação da Av Guarany com Rua Guaicurus (ao lado do Aeroporto). Na semana passada a Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio do Depto de Trânsito abriu a referida rua após ser sinalizada e no dia seguinte a mesma econtrava-se fechada e sem as placas de sinalização.
Pergunta-se o motivo de tal fechamento numa obra que com certeza não ficou barato e a população e comerciante do local não tem nenhuma informação.
As pessoas e motoristas que por ali passavam, só elogiavam e derepente no dia seguinte a rua estava fechado sem nenhuma explicação pelo Depto de Trânsito e da própria Prefeitura.
Creio que é hora de fazermos algo por Ubatuba e deixar o nosso atual Prefeito Governar, pois aqui não é terra de ninguém não, onde qualquer um manda e desmanda, e por isso, nós temos um representante eleito pelo povo e é ele quem deve dar a palavra final, por isso a população o escolheu.
Fica aqui minha solicitação de informação e aguardo resposta quanto a tal.

Ozéias Amaro de Oliveira
Ubatuba, SP


Saldo Negativo - Nada produzimos. Serviços? Uns poucos. Nada que justifique contabilizar. Do que então vivemos? Do que vive Ubatuba? Onde e como gera suas riquezas? A prefeitura, do IPTU, sendo que mais de 65% do arrecadado é referente a imóveis de proprietários não residentes. E a população? Quem são os seus empregadores? O maior, é a própria Prefeitura! Depois, talvez, as marinas. Os demais empregos encontram-se nos supermercados, seguidos pelos hotéis, bancos, SABESP, magazines, pequenas lojas, quiosques, barracas da feirinha paraguaia, butiques de praia, carrinhos de lanches, ambulantes e, tomadores de conta de carro. Qual é o caminho dos salários ou do ganho dos trabalhadores? O trabalhador, compra no supermercado e, perto de 80% do valor do seu gasto, volta para os fabricantes e produtores das mercadorias que ele levou para casa. Quando ele vai pagar a prestação do eletrodoméstico, quando compra uma calça, uma calcinha, uma cueca, quando ele paga a conta de energia, do celular, da água e do esgoto, o dinheiro evapora. Seu salário, quase inteiro, sobe a serra. Isso acontece com todos os salários, aposentadorias e proventos recebidos por aqui. Com as receitas das empresas, que ainda pagam juros e taxas aos bancos, impostos estaduais e federais não é diferente. A riqueza sobe e some. Sem renda e sem nada produzir, não há poupança (interna). Pensamos então depender de "investidores" (externos) que constroem (e vendem) nas nossas melhores praias, predinhos, cheios de apartamentinhos, que nas temporadas, são alugados bem baratinhos e, ficam bem cheinhos de gentinhas, que nos causam um montão de probleminhas. Assim, vamos queimando nosso patrimônio paisagístico em nome da necessidade do crescimento da "renda" cidade. Nada mais burro e estúpido. Estouraremos o crédito do cartão natureza, com um juro impagável.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Destruição - Aqui na Praia do Felix, ainda cartão postal de Ubatuba, temos inúmeros acessos aos freqüentadores ao longo da praia. Um deles, por propriedade particular, ao fim da descida, fechado por portão azul de madeira e com passagem lateral para motos e pessoas, há vinte e cinco anos, pelo menos, possibilita a todos freqüentadores lindo caminho arborizado, com estacionamento à frente do caminho disciplinado pelos tomadores de conta de carros da região.
Não me lembro de qualquer dano á propriedade material dos veiculos estacionados ao longo destes muitos anos.
Ao fim deste caminho privado, mas franqueado a todo e qualquer freqüentador, existe área destinada ao estacionamento dos veículos dos proprietários da área, tudo constante de escritura pública.
É documentação e explicações que constam do Departamento Jurídico da Prefeitura e já por mais de uma vez foram dados como absolutamente válidos.
Neste estacionamento cabem, no máximo, oito veículos. Mais veículos destruiriam o meio ambiente local, área de APP e de vegetação exuberante e linda.
Cabe aqui dizer que DEFICIENTES MOTORES são autorizados, em caracter precário, a acessarem o local com seus veículos.
Assim, nestes vinte e cinco anos, a cidade de Ubatuba tem a Praia do Felix preservada em seu ponto mais bonito que é acessado por este caminho.
Os proprietários, por sua associação, fazem a preservação da praia com o recolhimento do lixo e outros serviços comunitários sociais, dos quais não o único é facilitar a vida de deficientes motores acessando praia com meio ambiente preservado e digno.
Qualquer mudança ou tentativa de mudar tal regime destruirá o precário meio ambiente local, afrontará direitos privados, impedira que DEFICIENTES MOTORES possam usufruir seu direito de acessar uma praia ainda digna e limpa. Qualquer tentativa de mudança terá a conseqüência de desestabilizar direitos e expectativas do cidadãos sem qualquer benefício à sociedade.
Assim, esta carta é um alerta aos Srs. representantes políticos ora empossados para que conheçam, se ainda não o fizeram, a feliz solução do Felix, uma das poucas praias ainda não destruídas de Ubatuba.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Posse dos Vereadores - Escrevo ao Litoral Virtual para comentar sobre o tumulto que ocorreu na manhã do último sábado (dia 1º de Janeiro) durante a Posse dos Vereadores na Câmara Municipal de Ubatuba.
Eu estava presente ao evento por conta da grande importância que esta posse teria, afinal, Ubatuba estaria renovando em 50% sua Câmara, e a Posse de Eduardo César e Domingos dos Santos seria um marco de enorme importância na história da cidade. Fui sem nenhum interesse, apenas como um Cidadão que reside em Ubatuba há exatos 3 anos e meio e gosta de acompanhar o processo político de nossa cidade.
A sessão da Câmara sofreu um atraso de mais de 1 hora, não sei por quais razões, mas gostaria de manifestar o desejo de que as futuras sessões na Câmara evitassem o atraso, que saia tudo dentro do planejamento para evitar desagradar ao público e aos cidadãos, que pagam seus Impostos e votaram nos vereadores eleitos. Espero que eles pensem nisso, é algo importante.
Sobre o início do tumulto, se deu quando o vereador Gérson de Oliveira (PMDB) se recusou á empossar Osmar de Souza (PFL) por não ter enviado seu diploma de declaração de bens 24 horas da cerimônia (ou seja, Osmar tinha que ter entregue isso até as 10h de 31/12/2004) mas ele entregou poucos instantes antes do início da sessão. Gérson alegou estar cumprindo a lei, tudo bem, foi a argumentação dele. Outros vereadores que defendiam Osmar (Edílson Felix, Jairo dos Santos, Luciana Machado, etc) alegavam que a lei não determinava exatamente que o vereador não seria empossado se não apresentasse o certificado 24 horas antes da cerimônia.
Enfim, eram argumentos de um lado, e de outro. Saber quem estava certo, só um bom advogado para analisar as leis e dar um veredicto.
Mas não escrevi para julgar qual dos dois lados estaria certo, mas sim para constatar minha indignação quando á reação do público.
Eu estava no meio dessas dezenas de pessoas, mas me recusava á vaiar Gérson de Oliveira ou apoiar a posse de Osmar, pois penso que antes de julgarmos algo precisamos ter certeza do que está acontecendo. Por um instante, antes de suspender a sessão, Gérson de Oliveira até esboçou inicar explicações ao público, mas foi interrompido pelo fanatismo cego daquela imensa massa que só sabia repetir chavões em alto tom de voz. Não admira em nada saber que grande parte daquela massa que se indignava portava bandeiras do PT.
Longe de sair culpando gratuitamente o PT, já que isso é atitude típica de gente cega de classe média, mas é inegável que todo aquele escândalo que a conclusão precipitada de muitas pessoas do populacho forçou Gérson á interromper a sessão, e foi respaldado por outros vereadores como Charles Medeiros, Ricardo Cortes e Marcos Francisco, que saíram do plenário.
Portanto, fica o recado para a militância fanática e xiita que seja mais ponderada, que não tire conclusões precipitadas e nem fiquem vomitando chavões só porquê apenas suspeita que havia um "golpe" liderado por Gérson de Oliveira. Se a sessão transcorresse normalmente até seu final, sem essa interrupção, Gérson teria concluído as posses de Domingos dos Santos e Eduardo César na Câmara, e teria ocorrido a votação para escolher o Presidente da Câmara ainda no próprio sábado, e Osmar seria empossado Vereador em algum outro dia, provavelmente no domingo.
Ou seja, Gérson não deu golpe algum para ficar no cargo de líder da câmara, mas acabou ficando líder da casa por alguns momentos á mais por conta da cegueira de algumas pessoas cheias de conclusões precipitadas do público.
Um forte abraço á todos.

Antonio Pessoa
Cidadão Ubatubense, 23 anos


Felicitações I - Meu caro Emílio, que Ubatuba continue recebendo suas luzes, sua dedicação jornalística, seus ideais. Parabéns ao Litoral Virtual por nos informar, nos atualizar dia após dia nos meandros da notícia. Todas as manhãs, às 6 horas, leio o Litoral Virtual. Devo-lhe esse prazer.
Que em 2005 o nosso alcaide e os nossos edis iniciem com firmeza a saga tão esperada da cidade limpa, bem cuidada, gostosa de morar, e tudo noticiado no Litoral Virtual.

Flávio Girão
Ubatuba, SP


Felicitações II - Caro Emílio. Meus cumprimentos a você e ao Litoral Virtual. Após as eleições passo novamente a ser seu leitor assíduo, sei quanto é importante este veículo de comunicação. Fico, por força do trabalho, a maior parte do tempo no município sede de Caraguatatuba, apesar de atender todo o Litoral Norte. Quero esclarecer que solicitei o encerramento do processo eleitoral que imputava a utilização desse site por alguns candidatos e correligionários. Entendo após verificar que algumas manifestações de certa forma extrapolaram e foram muito ofensivas, levaram o corpo jurídico a tomar aquela atitude, no momento eleitoral. Hoje melhor refletindo, seria mais razoável ter contratado uma assessoria de comunicação para fazer o contraditório e argumentações.
Aproveito para escrever sobre algumas reflexões sobre essa eleição e o que de fato posso tirar como aprendizado e experiência.
É necessário conviver com o sucesso, lembrando que traz satisfação e eleva a auto-estima, mas não se deve ter confiança excessiva, para não subestimar as criticas. Cercar-se de pessoas de bom censo e ouvir as mais diversas opiniões. Na derrota, não olhe para trás, voce pode fazer muita coisa boa, os erros apontam caminhos da mesma forma que os acertos.
Parafraseando Fernando Pessoa:

De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos apenas começando,
A certeza de que é preciso continuar,
A certeza que seremos interrompidos antes de terminar.
Portanto , devemos fazer da interrupção um caminho novo,
DA QUEDA UM PASSO DE DANÇA,
Do medo uma escada,
Do sonho uma ponte,
Da procura um encontro.

Pedro Tuzino
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

PEIA - Alexandre Antonakis


Ruínas Ilha Anchieta
©Alexandre Antonakis


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor