Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 12 de janeiro de 2005 - Nº 1197 Edições Anteriores

Litoral Virtual Casa na Fortaleza

Região
Discussão sobre zoneamento ecológico reúne representantes do Litoral Norte
Cetesb intensifica análises das praias
Cai de 30 para 27 número de praias poluídas
Turismo de um dia: São Sebastião e Ubatuba mantêm valor de taxas

Caraguatatuba
Água salgada impressiona crianças do programa Interior na Praia
Arsênico e Alfazema trouxe humor com inteligência à Caraguá
Técnicos do Estado reúnem-se com Grupo de Gerenciamento Costeiro em Caraguá
Prefeito participa de reunião com Conselho Municipal de Saúde
Fundacc inicia projeto Coreto em Sol e leva música aos quatro cantos da cidade
Câmara e Polícias fazem parceria em Caraguá
Câmara atenderá somente em Fevereiro
A Câmara e os números de dezembro
A Câmara e os números da 13ª Legislatura
Suposto traficante de drogas é morto em confronto com PM
MP vê ocupação irregular em Caraguá

Ilhabela
Ilhabela faz pesquisa com turistas
Atêlie Mercado das Artes é espaço para artesãos em Ilhabela
Ilhabela terá falta de água hoje

São Sebastião
Férias tem exposição de espécies exóticas em São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião prorroga o pagamento do IPTU
Clube da Caminhada visa melhora na qualidade de vida e saúde
Wagner promulga lei da incorporação para servidores; Juan quer revogação

Ubatuba
Prefeitura consegue liminar contra isenção de imposto da empresa de ônibus urbano
“Caravanas do Conhecimento” traz crianças para férias em Ubatuba
Trânsito nas areias do Ubatumirim é fator de perigo para os banhistas
Mulher suspeita de roubo em pizzaria morre em troca de tiros
Festa de cores e formas na 1ª Mostra Itinerante de Artes Plásticas em Ubatuba
Piscina Municipal amplia atendimento
Capoeiristas encerram evento em Ubatuba
Falta de ondas adia campeonato de Disco e Skimboard
Balcão de Empregos de Ubatuba

Seções
Opinião
Artigos
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Discussão sobre zoneamento ecológico reúne representantes do Litoral Norte

Litoral Norte - Realizada anteontem, no anfiteatro da Secretaria de Educação de Ubatuba, a reunião sobre Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte contou com a presença de representantes das quatro cidades do Litoral Norte para discutir a implantação do Decreto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte, assinado em dezembro último.
O decreto 49.215 consolida um ciclo de trabalho que começou em 1998, com o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, estabelecido pela Lei Estadual 10.019, que envolveu todos os segmentos interessados e contou com a participação entusiasmada dos representantes das áreas técnicas dos órgãos estaduais e das prefeituras, assim como dos representantes da sociedade civil.
Este é o novo instrumento que regulamenta o uso e ocupação do solo nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
A partir da regulamentação do decreto, o licenciamento e a fiscalização dos empreendimentos serão realizados com base nas normas e nas diretrizes estabelecidas pelo zoneamento, sem prejuízo das normas específicas federais, estaduais e municipais.
Segundo a coordenadora de planejamento ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Lúcia Bastos Ribeiro de Sena, a intenção do encontro foi conversar com representantes dos municípios para acertar o que deverá ser implantado dentro do que estabelece o decreto.
Entidades como Cetesb, DPRN, Petrobrás, Instituto Florestal, Parque Estadual da Serra do Mar e Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH- LN) participam ativamente das discussões e ações que fazem parte do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, do qual o Zoneamento Ecológico-Econômico é instrumento.
O encontro contou com as presenças do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar; do secretário do Meio Ambiente de Ubatuba, Paulo Sri; do secretário de Arquitetura e Urbanismo de Ubatuba, Sidney Giraud; do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Auracy Mansano Filho, do gerente da Cetesb em Ubatuba, Silvio do Prado Bohn Júnior, entre outros.
Ainda no início deste ano será eleito o novo grupo setorial de coordenação do Litoral Norte e também haverá a renovação da diretoria do Comitê de Bacias Hidrográficas.
Ambos têm inscrições abertas até o dia 4 de fevereiro de 2005 e as eleições serão no dia 11 do mesmo mês, em Cara-guatatuba. A eleição para o grupo setorial é aberta para a sociedade civil e terá validade para dois anos de mandato.
Auracy diz que reunião esclareceu dúvidas dos gestores - O secretário de meio am-biente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, avaliou de maneira positiva o encontro realizado com técnicos do governo do Estado sobre o decreto do gerenciamento costeiro. Ele acredita que a reunião foi importante para esclarecer as dúvidas das equipes, que deverão atuar para colocar em prática do decreto. Esse foi o primeiro encontro realizado após a assinatura do decreto.
Como Caraguatatuba e Ilhabela mantêm as mesmas equipes nas secretarias de meio ambiente, os representantes dos municípios não travaram contato com tantas novidades quanto os participantes das outras duas cidades do Litoral Norte, que passam a acompanhar o projeto a partir de agora.
Os participantes receberam materiais informativos e puderam questionar os técnicos sobre os detalhes do decreto. Para discutir um pouco mais essa questão, os grupos do litoral resolveram fazer um outro encontro, desta vez apenas com representantes do litoral, em Caraguatatuba. A reunião será realizada amanhã na videoteca municipal, a partir das 10h00.
Mansano explica que os grupos precisam se reunir, para definir alguns assuntos. Ele comenta que a partir de março, as cidades deverão elaborar o programa de gestão do decreto, que vai colocar as ações em prática. “A regulamentação foi dada, agora não basta ter a lei, precisamos da gestão e é isso que pretendemos fazer”, apontou.
O secretário disse que para que tudo passe a funcionar, serão importantes as participações da sociedade civil, município e estado.
Auracy acredita que o governo envie verbas complementares para que o programa seja desenvolvido de maneira adequada no Litoral Norte.
No caso do zoneamento terrestre, ele aponta a necessidade de sanea-mento básico em todas as áreas de ocupação, com água, esgoto e coleta de lixo em todas elas, para auxiliar na preservação do meio ambiente. Já no zoneamento marinho, que o secretário faz questão de apontar como o pioneiro no Brasil, Mansano diz que auxiliará muito na preservação.
Ele cita como exemplo o caso das áreas de exclusão de arrasto, onde será possível desenvolver as espécies e recompor a cadeia alimentar. Além disso, ele diz que o município terá melhores condições de monitorar as praias e propor ações que evitem a degradação do meio ambiente.
Até a famosa banana boat poderá ser gerenciada. “A prefeitura poderá dizer onde a banana boat poderá funcionar, sem causar danos ambientais e onde não poderá ser utilizada. Teremos subsídios para garantir isso”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Cetesb intensifica análises das praias

Litoral Norte - A Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental) aumentou o trabalho de análises das praias.
Agora serão emitidos três laudos por semana sobre 29 praias e um ponto do Litoral Paulista. Nos demais 119 pontos, a amostragem continua semanal para a produção do Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas às quartas-feiras.
O primeiro boletim, com as condições de balnea-bilidade das 29 praias e um ponto, foi emitido ontem, reforço que deve ser mantido até a semana do carnaval. A intensificação de amostragens é feita nas praias que apresentaram maior variação em suas classificações (própria ou imprópria), no verão de 2004.
Como ocorreu no ano passado, o esforço de verificação mais freqüente das condições de banho das praias, faz parte da campanha de conscientização ambiental “Verão Limpo”, que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente organiza pela 17ª edição consecutiva, por intermédio da Cetesb.
Os trabalhos de intensificação tiveram início no último sábado, 8. As amostragens se darão sempre aos domingos, quartas-feiras e aos sábados, com a emissão e divulgação dos respectivos boletins às segundas, quartas e sextas-feiras. Os resultados de hoje já se referem às análises das amostras coletadas no último sábado (veja texto nesta página).

Praias e pontos com amostragens intensificados

Litoral Norte

Ubatuba
Iperoig, Itaguá e Enseada
Caraguatatuba
Prainha, Indaiá e Palmeiras
São Sebastião
São Francisco, Pontal da Cruz e Porto Grande
Ilhabela
Perequê e Itaguaçu

Baixada Santista

Bertioga
Enseada (altura do Indaiá)
Guarujá
Pernambuco e Enseada (altura Av. Atlântica)
Santos
Todas (Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Bo-queirão, Gonzaga, além de José Menino em dois pontos)
São Vicente
Itararé
Praia Grande
Vila Tupi e Vila Mirim
Mongaguá
Vila São Paulo e Vera Cruz
Itanhaém
Suarão e Centro
Peruíbe
Prainha e Guaraú (Fonte: Imprensa Livre)

Cai de 30 para 27 número de praias poluídas

Litoral Norte - O novo laudo divulgado pela Cetesb ontem mostra que 27 praias do Litoral Paulista estão poluídas por esgoto doméstico. Pelo laudo anterior, divulgado na quarta-feira, eram 30 impróprias para banho.
No Litoral Norte, São Sebastião apresenta todas as praias próprias para banhistas, resultado que se repete há quase seis semanas consecutiva. São 26 praias na cidade monitoradas pela Cetesb. Nesta região, Ilhabela também está com todas praias liberadas, pela primeira vez após várias semanas.
Em toda a região do Litoral Paulista, também continuam próprias as praias de Iguape e Ilha Comprida, ao sul do Estado, o que é muito comum.
Em Ubatuba, se mantém imprópria a praia do Perequê-Mirim e a praia do Itaguá que voltou à lista das poluídas. A praia do Centro, em Caraguatatuba, continua poluída, deixando a lista das comprometidas as praias das Palmeiras e do Indaiá.
Em Bertioga, continua poluída a praia da Enseada, na altura do Indaiá e da Rua Rafael Constábile. No Guarujá, se mantém poluída a praia do Perequê, o que é crônico, além da Enseada, na altura da Estrada de Pernambuco.
Todas as seis praias monitoradas em Santos, entre Ponta da Praia e José Menino, estão poluídas, resultado que ocorre há quase cinco semanas. Em São Vicente, o mesmo vale para as praias dos Milionários, do Gonzaguinha, Itararé e da Ilha Porchat.
Em Praia Grande, a praia do Boqueirão continua poluída, além de Vila Mirim e Jardim Solemar. Em Mongaguá, a praia Central se mantém imprópria e também estão poluídas as praias Vera Cruz, e do Itaóca. Em Itanhaém, continuam poluídas as praias Jardim Cibratel e Balneário Gaivota.
Na cidade de Peruíbe, no Litoral Sul, também continuam poluídas as praias do Parque Turístico, do Balneário São João Batista e da Avenida São João. Os banhistas devem evitar pontos próximos a córregos de água que deságuam nas praias porque podem estar poluídos. Chuvas também podem alterar a balneabilidade, já que carregam para as praias o esgoto de áreas sem saneamento básico.
Campanha Verão Limpo 2005 - A versão 2005 da Campanha Verão Limpo, lançada no último dia 2, em Santos, prosseguirá no próximo fim de semana, dias 15 e 16, nas praias do Perequê e Curral, em Ilhabela. Nos dias 22 e 23, será a vez da praia do Guaiúba, no Guarujá. Já nos dias 29 e 30, as atividades serão realizadas na praia de Aruã, em Caraguatatuba.
Nos dia 5 e 6 de fevereiro, encerramento da campanha, os eventos serão promovidos na Praia do Centro (Praça Dudu Samba), em Mongaguá. O Verão Limpo 2005 é patrocinado pelo Governo do Estado e pela empresa Comgás, com o apoio das empresas Porto Seguro Seguros, Ecovias, Dersa, do DER, da Artesp e Polícia Ambiental.
As atividades são desenvolvidas sempre nos finais de semana, das 9h00 às 17h00, numa tenda armada na praia, onde são promovidas atividades educativas de caráter ambiental como teatro de bonecos, oficinas com materiais recicláveis, atividades circenses lúdicas e apresentação de histórias infantis, brincadeiras de quintal, como amarelinha na praia, queimada e esconde-esconde, além de palestras interativas.
O público também conta com orientações de nutricionista sobre aproveitamento, por exemplo, de cascas de laranja e ramas de cenouras para sucos.
Monitores estão distribuindo sacolinhas para lixo e cartilha informativa sobre a balneabilidade das praias aos banhistas. Ao todo, serão distribuídos 100 mil sacolinhas, 20 mil cartilhas, 10 mil tapassóis para carro, 1.100 camisetas e 1.100 bonés. Além disso, faixas e “banners” foram fixados em pontos estratégicos, como rodovias, balsas e nas próprias praias.
Ainda junto à tenda da campanha, há a exposição do Laboratório Móvel de Monitoramento da Qualidade da Água, da Cetesb, e exposição de animais empalhados, com espécies em extinção, da Polícia Ambiental do Estado. (Fonte: Imprensa Livre)

Turismo de um dia: São Sebastião e Ubatuba mantêm valor de taxas

Litoral Norte- As prefeituras de São Sebastião e Ubatuba vão manter os preços das taxas cobradas para os ônibus de turismo de um dia. Elas também não possuem projetos para estimular esse tipo de turismo em seus municípios.
Em Caraguatatuba, o prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), reduziu as taxas de R$ 300 para R$ 100 para os ônibus e de R$ 150 para R$ 50 para as vans. As taxas são cobradas para acesso ao terminal da Praia das Flexeiras.
O secretário de Turismo de São Sebastião, Júlio Buzzi, disse que o município não conta com outro espaço para abrigar os turistas de um dia, a não ser o terminal turístico da Praia Grande.
A prefeitura cobra taxa de R$ 300 para ônibus; R$ 60 para vans e de R$ 5 para carros de passeio. Veículos com placa da cidade não pagam a taxa. Segundo Buzzi, o movimento maior é de carros de passeios, com uma média de 200 por fim de semana.
A presidente da Comtur (Companhia de Turismo) de Ubatuba, Patrícia Ortiz, disse ser contra reduzir as taxas e o incentivo ao turismo de um dia no município.
Segundo ela, o ideal é estimular um turismo de maior poder aquisito no município. A Comtur cobra taxas de R$ 300 para ônibus e de R$ 150 para vans que utilizam o terminal. Uma média de oito ônibus tem utilizado o local nos fins de semana. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Água salgada impressiona crianças do programa Interior na Praia
Crianças dos municípios de Cajamar, Itararé e Onda Verde chegaram nesta segunda-feira 10 em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá recebeu nesta segunda-feira 10, as delegações das cidades de Cajamar, Itararé e Onda Verde, compostas por um total de 154 crianças que neste ano participam do programa Caravanas do Conhecimento “Interior na Praia”. Durante os próximos dias, além de conhecer as praias, as crianças visitarão pontos turísticos, museu, parque de diversões e poderão descobrir parte da natureza que cerca a região do Litoral Norte, por meio do projeto Caravela Kids, de biologia marinha.
Os estudantes, acompanhados de monitores de suas cidades e outros, selecionados pela coordenação do Programa em Caraguatatuba, foram recepcionadas na escolas hospedeiras pela Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo e sua equipe. Em seguida, dando prosseguimento a um roteiro de atividades especialmente preparado para que essa semana seja inesquecível para as crianças, foi servido o almoço e houve visitação às praias Mococa e Cocanha.
De acordo com o coordenador do programa do Cepam, Arthur Galhano, que veio a Caraguatatuba participar do 1º dia do “Interior na Praia”, representando o presidente do Cepam, “a grande expectativa é de que esse programa se consolide após essa segunda experiência. Essa troca de informações e experiências é enriquecedora para os participantes do programa. Em 2004, o Caravanas do Conhecimento proporcionou um intercâmbio cultural a cerca de 12 mil crianças, que têm em média uma família composta por cinco integrantes. Com isso, indiretamente, o programa atingiu cerca de 60 mil pessoas, se considerarmos que essas crianças são agentes transmissores de informações. Nesse ano atenderemos mais 12 mil crianças, ampliando esse universo de famílias atingidas para 120 mil”, explicou Galhano.
Segundo o representante do Cepam, Caraguatatuba foi apontada como um dos melhores municípios em receptividade. “Temos que confessar que muitas cidades pedem para vir a Caraguatatuba, mas infelizmente o município não poderia atender toda essa demanda, e temos outras cidades litorâneas que também estão recebendo as crianças do Interior na Praia, completou Galhano.
Para Natali Machado, 10 anos, do município de Itararé (zona rural), “entrar no mar foi muito bom. Não imaginava que fosse tão grande e salgado. Deu um pouco de medo no começo, mas eu gostei bastante”, disse. O visitante João Vitor de Oliveira, 11 anos, de Onda Verde, disse que “o mar é muito bonito e gostoso e me senti seguro de entrar. Mas também achei a cidade muito bonita, porque tem muitas montanhas e a paisagem da serra também foi marcante para mim”, explicou.
Nesta terça-feira 11, as crianças de Cajamar, Onda Verde e Itararé estiveram na praia do Indaiá no período da manhã, participando de uma aula de Ciências do projeto Caravela Kids, e aproveitaram para tomar banho de mar, sob o monitoramento da equipe do Salvamar.
De 17 a 21 de janeiro, chegam à cidade os municípios de Atibaia, Lagoinha, Presidente Venceslau, Borebi e Iepê, e, de 24 a 28 de janeiro, Caraguá recebe crianças de Fernão, Bento de Abreu, Queluz, Capão Bonito, Coroados e Cristais Paulista. Serão recepcionadas 18 delegações com 720 crianças, além da previsão de 72 monitores, 18 motoristas e 18 policiais, totalizando 828 visitantes. (Fonte: PMC)

Arsênico e Alfazema trouxe humor com inteligência à Caraguá
A comédia Arsênico e Alfazema atraiu um público de cerca de 1000 pessoas em duas apresentações no Teatro Mário Covas em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundacc em parceria com a TV Vanguarda estão realizando o projeto Teatro Vanguarda, que trará ao município durante todo o mês de janeiro grandes nomes do teatro brasileiro em peças consagradas pela opinião pública e pela crítica.
Neste fim-de-semana, dias 8 e 9, estiveram em Caraguá os atores Ana Lúcia Torre, Ary França, Paulo Coronato e grande elenco, sob a direção de Alexandre Reinecke, com a comédia Arsênico e Alfazema. A peça foi a segunda grande atração do Teatro Mário Covas, deste ano que iniciou com Taumaturgo Ferreira.
“Arsênico e Alfazema” conta a história de duas senhoras simpáticas que envenenam velhinhos solitários na melhor das intenções para que eles encontrem o caminho da luz e não sofram com a solidão. Após uma taça de vinho de sabugueiro com arsênico e cianureto, os distintos senhores morrem em poucos minutos e são enterrados no porão da casa, com a ajuda do sobrinho, que pensa ser o presidente Roosvelt e acaba participando dos assassinatos de maneira ingênua, cavando supostos buracos no canal do Panamá(porão da casa), local onde ele mesmo enterra as vítimas da febre amarela – a justificativa é de que a epidemia não pode se alastrar, e assim já existem no “Panamá” 12 túmulos, contando o Sr. Hoskins, a última vítima, que estava escondida no baú da casa. Teddy vive num mundo fantasioso e está cercado por assassinos. O enredo do espetáculo, que tirou risos da platéia do começo ao fim, apesar de estar ligado a assassinatos e conflitos pessoais, não utiliza palavras grosseiras tampouco violência, e pode ser assistido e compreendido até mesmo por crianças pequenas, uma vez que o próprio personagem Teddy (Roosvelt) tem uma idade mental inferior às suas características.
O cenário e trilha sonora foram idealizados pelo diretor Alexandre Reinecke com o objetivo de resgatar ou fazer uma alusão ao cinema.
Com um público de 600 pessoas no sábado e 400 no domingo, essa comédia, que está em cartaz há 6 meses no circuito Rio-SP tem o apoio cultural do Banco do Brasil e retorna a Capital paulista para uma curta temporada nas próximas semanas.
Em Caraguatatuba, a atriz Bárbara Paz foi substituída por Flávia Garrafa, que fez no palco do Teatro Mário Covas sua estréia no elenco. O diretor Alexandre Reinecke, que até o momento apenas dirigiu o espetáculo também participou das apresentações em Caraguatatuba, substituindo um ator que tinha viagem marcada para o exterior.
“Arsênico e Alfazema” foi um espetáculo da Broadway de grande sucesso nos anos 30 e 40 e teve sua primeira adaptação para o cinema em 1945.

Bate-papo com os atores
- Na tarde do último sábado 7, o elenco da comédia Arsênico e Alfazema recebeu no saguão do Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, a imprensa do Litoral Norte, para uma conversa informal sobre o enredo da peça. Durante o bate-papo, os atores falaram da banalização da cultura de maneira geral. Segundo explicou Paulo Coronato (o taxista de Mulheres Apaixonadas), “hoje em dia infelizmente é impossível viver somente de teatro. Temos de fazer outros trabalhos que, se pudéssemos, provavelmente deixaríamos de fazer, como por exemplo comerciais de sabonete, entre outros”. Ana Lúcia Torre, a respeito da peça, destacou a reação das crianças, “é impressionante perceber que apesar do enredo, as crianças se concentram na temática e curtem cada momento do espetáculo, rindo em momentos que passam desapercebidos pelos adultos”, disse. Para Ary França, o Brasil vive hoje uma época em que a cultura de massa predomina. “O cinema piorou, a música piorou e as peças também pioraram. E tudo isso é nossa culpa, porque nos permitimos aceitar certas atrações. Ficamos muito felizes ao chegarmos na cidade e encontrarmos esse obra de grande porte, feito para que a população passe a freqüentar o teatro, porque é assim que o município possibilita à população adquirir o hábito da cultura”, finalizou. (Fonte: PMC)

Técnicos do Estado reúnem-se com Grupo de Gerenciamento Costeiro em Caraguá
Após a apresentação da regulamentação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte, os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente visitam Caraguá nesta quarta-feira, dia 12, para participarem da 1ª reunião com o Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte

Caraguatatuba - Caraguá receberá, nesta quarta-feira, dia 12, a visita de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para participarem da primeira reunião do Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte. O encontro acontecerá na videoteca Lúcio Braun, às 10 horas.
Na última segunda-feira, dia 10, os técnicos estiveram em Ubatuba, apresentando, às secretarias municipais das quatro cidades do Litoral Norte, o decreto nº 49.215/04 que regulamenta a lei nº 10.019/98 sobre o gerenciamento costeiro do estado de São Paulo.
O Litoral Norte é a primeira região do Brasil a elaborar este tipo de zoneamento, que foi dividido em cinco zonas marinhas e cinco zonas terrestres definidas de acordo com sua ocupação (do solo) e suas características naturais.
A chamada Zona 1 (Z-1) é a mais preservada, ou seja, é aquela que menos sofreu alterações ambientais, podendo ter uma ocupação de até 10% da área total. A Zona 2 (Z-2) pode ser ocupada em até 20% de sua área, a Zona 3 (Z-3) suporta até 30% de área construída e até 70% de agricultura mais 10% de agrofloresta. Na Zona 5 (Z-5), estão localizados os grandes núcleos urbanos. Entre as cidades do Litoral Norte somente Ilhabela não possui a Z-5.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá, Auracy Mansano Filho, os municípios deverão seguir todas as orientações determinadas no plano de ocupação e contribuir na fiscalização de construções nessas áreas. Ele informou que, a partir de março, essa fiscalização será feita por meio de um núcleo de gestão tripartite, reunindo representantes do Estado, do município e da sociedade civil organizada, que também participaram da elaboração do Plano de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte. (Fonte: PMC)

Prefeito participa de reunião com Conselho Municipal de Saúde
Os primeiros passos para a humanização e o acolhimento aos usuário da rede já foram dados pela administração. Congelamneto de áreas de risco é outra meta do prefeito.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, participou na tarde desta terça-feira de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, realizada na Casa dos Conselhos, com a participação do secretário municipal de Saúde, João Correia Senna Filho e da presidente do Conselho, Gladys Sylvia C. T. C. Lima, além de funcionários da Saúde e do Programa Saúde da Família. Os conselheiros agradeceram a presença do prefeito e lembraram, em consenso, que pela primeira vez contam com a presença do administrador municipal em uma reunião.
O prefeito Aguilar disse que espera contar com o apoio do Conselho para administrar a Saúde. Ele destacou que o objetivo desta administração é humanizar o atendimento ao público. Aguilar se colocou à disposição de todos e disse que nos próximos dias estará se dedicando em tempo integral para acertar os passos das próximas ações de todas as secretarias. "Precisamos nos unir pelo bem comum, tem muita gente lá fora doente porque não tem o que comer. Isso é muito sério!", disse.
O prefeito Aguilar adiantou que fará um congelamento das áreas de risco e que discutirá o assunto com 17 autoridades (Horto Florestal, secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Cetesb, Defesa Civil, entre outros órgãos) juntamente com o Promotor de Justiça do município, nesta quarta-feira.
Os participantes discutiram sobre o convênio com a Fundação Zerbini para a administração do PSF (Programa Saúde da Família), atualmente administrado pela Casa de Saúde Stella Maris. Segundo o secretário de Saúde, o protocolo de intenções assinado no final do ano passado está sendo analisado. João Correia Senna Filho disse que fez um aditamento do convênio com a Casa de Saúde Stella Maris e sugeriu às gestoras da instituição uma nova proposta sobre a continuidade do convênio. Senna também disse que aceitará propostas de outras empresas. O prazo estipulado para a definição do convênio foi de três meses. "Queremos encontrar a solução para aumentar a qualidade do atendimento no PSF com os menores custos", comentou Senna.
Também foi discutida a realização da Conferência Municipal de Sáude e as pré-conferências. A data da conferência foi marcada para abril e as pré-conferências para março de 2005. Outro assunto discutido foi a criação do Plano Municipal de Saúde, que deve acontecer até maio.
O secretário de Saúde contou que os primeiros passos da secretaria buscam a humanização e o acolhimento ao usuário da rede. Segundo Senna, alguns orçamentos já estão sendo feitos para o início de algumas reformas, que deverão ser feitas nas Unidades, visando melhorar o atendimento. (Fonte: PMC)

Fundacc inicia projeto Coreto em Sol e leva música aos quatro cantos da cidade

Caraguatatuba - A Fundacc iniciou o Projeto “Coreto em Sol”, no dia 7 com apresentações musicais na praça Dr. Cândido Motta, no centro, e nas praças dos bairros do Massaguaçu, Travessão e Porto Novo.. O projeto acontece entre os dias 07 e 30 de janeiro de 2005, às sextas, sábados e domingos a partir das 20h30.
No final de semana, de 7 a 9 de janeiro, apresentaram-se os músicos Zé Maria e Mara, Mara Amaral e Banda Audigy, Zé Maria e Popó da Percussão, Chorinho do Vale e Banda Carlos Gomes.
Na Praça Dr. Cândido Motta a programação musical acontece na sexta, com MBP, no sábado com chorinho e no domingo com a Banda Municipal Carlos Gomes. Já nas praças dos bairros, o Coreto em Sol acontece aos sábados, com MPB e sertanejo.
A intenção do projeto é dar espaços para bandas locais e regionais, para que mostrem seu trabalho, divulguem suas músicas e façam novos contatos.
Essa é a quinta edição do projeto, que vem encantando os turistas que visitam Caraguatatuba. entretenimento na cidade e percebem que as praças
O coreto da Praça Cândido Motta, no centro da cidade, está se firmando como um espaço de arte e cultura onde um público cativo, seja de moradores ou turistas, lotam as cadeiras, bancos, lanchonetes e restaurantes para apreciar música de primeiríssima qualidade nas noites quentes de verão 2005.
Sempre primando por música brasileira, o Coreto em Sol vem proporcionando ao público o contato com renomados músicos da região, em estilos variados: música para todos os gostos e idades, de reggae a bossa nova, de chorinho a surf music.
São grupos musicais da região dividindo os palcos improvisados, nas praças, apresentações quase mambembes, que levando a música de qualidade onde o povo está, tornam a cultura mais acessível a todos. (Fonte: Fundacc)

Confira a programação desta próxima semana:

Centro
Dia 14 – Liga Metálica(São Sebastião)
Dia 15 – Violeiros de Caraguatatuba e Clube do Choro Pixinguinha(SJC)
Dia 16 – Banda Municipal Carlos Gomes

Massaguaçu
Dia 15 – Giselle e Banda

Porto Novo
Dia 15 – Banda Carlos Gomes

Travessão
Dia 15 – Família Conceição (Fonte: Fundacc)

Câmara e Polícias fazem parceria em Caraguá
Pardim, Capitão Padulla e Delegada Beth Maluf fazem parceria pela melhoria na qualidade de vida na cidade

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Juarez Pereira Pardim – Juarez Pardim (PPS), esteve recentemente reunido em seu gabinete com os comandantes das polícias civil e militar no município. O objetivo é o de firmar uma parceria pela melhoria na qualidade de vida da população.
O problema da Segurança Pública não é apenas local. A violência tem atingido tanto o município como as regiões, os estados, as capitais e todo o país. Em Caraguatatuba são vários os casos envolvendo mortes, roubos e furtos.
A parceria envolve o Legislativo, na pessoa do Presidente Juarez Pereira Pardim e o Executivo, com o Comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar, Capitão Walter Padulla e a Delegada Titular de Polícia Civil, Elizabeth Maluf. Enquanto a Segurança Pública faz parte do plano de ação do Vereador, o Capitão da PM tem desenvolvido um grande trabalho no combate ao crime no município. Aliado a eles está a Delegada de Polícia Civil, que decretou “Tolerância Zero” na cidade.
Se por um lado a Polícia Militar trouxe o reforço de Verão para compensar o grande número de turistas na cidade, a Polícia Civil tem agilizado os inquéritos e as investigações. Por outro lado a Câmara se compromete, nesta parceria, a dar todo o respaldo político para que os objetivos sejam concretizados. “O Vereador pode apenas dar o seu apoio político, seja entre o Prefeito como para Deputados e Senadores. Ao Legislativo cabe apenas ação política, que visem a redução drástica da criminalidade na cidade”, finalizou Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara atenderá somente em Fevereiro
Reforma do prédio em Caraguá obriga a paralisar o atendimento

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba só voltará a atender os eleitores a partir do dia 1º de fevereiro. A medida foi tomada tendo em vista as reformas e adequações que o prédio terá que passar para retomar o atendimento à população.
O Parlamento Municipal de Caraguatatuba paralisou suas atividades em 18 de dezembro, para o recesso de Natal e Ano Novo dos funcionários e início do recesso dos Vereadores. Este recesso foi interrompido em 1º de janeiro para a posse dos Parlamentares, com os trabalhos reiniciando-se em 3 de janeiro, somente para os funcionários, visto que os Vereadores continuavam em recesso até o dia 31 deste mês.
Com a posse automática do novo Presidente, o Vereador Juarez Pereira Pardim, várias mudanças administrativas foram feitas, sendo necessária também uma reforma no prédio, que apresenta alguns problemas estruturais e o mais importante, a adequação do prédio para o novo número de Vereadores, que agora é de 10 (dez).
As reformas incluem o telhado do segundo andar e a transferência de alguns setores, como a Assessoria de Imprensa, que irá para o térreo e o Protocolo, que irá para o segundo andar. O Patrimônio e o Recursos Humanos irão para a sala onde está o Protocolo e o Financeiro irá para a sala onde está hoje o Patrimônio e o RH.
O plenário também sofrerá reforma, para se atualizar com o novo número de Parlamentares. A disposição das mesas e cadeiras ainda não foi definida, mas sabe-se que haverá lugar para a imprensa e os advogados dentro do plenário.
As mudanças, reformas e adequações visam melhor estruturar a Câmara para o trabalho do Vereador, dos funcionários e para o atendimento aos munícipes. “Recebo a Câmara com a incumbência de fazer melhor do que o meu antecessor e a de adequar o prédio para a nossa realidade, que são aproximadamente 60 mil eleitores e apenas 10 Parlamentares”, disse o Presidente do Legislativo, Juarez Pereira Pardim (PPS). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de dezembro
Índice foi dos mais baixos, visto que encerra a Legislatura

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, apresenta os índices de produtividade do Legislativo no mês de dezembro, mês que fechou a 13ª Legislatura, iniciada em 2001.
Em termos de proposituras, foram protocoladas 3 Projetos de Lei, 2 Indicações e 1 Requerimento. Não houve registro de Projetos de Decreto Legislativo, Projetos de Lei Complementar, Projetos de Resolução e de Emenda à Lei Orgânica, bem como não houve protocolo de Moções.
Como o mês de dezembro teve apenas 13 dias úteis, foram anotadas apenas a entrada de 37 pessoas que desejaram falar com os Vereadores. O número de Presenças também foi baixo e registrou apenas 259 pessoas em 6 sessões, sendo 4 Solenes e 2 Ordinárias.
Ao final de 2004 o cômputo geral registrou os seguintes números: 105 Projetos de Lei, 15 Projetos de Decreto Legislativo, 1 Projeto de Lei Complementar, 6 Projetos de Resolução, 4 Projetos de Emenda à Lei Orgânica, 648 Indicações, 62 Moções, 94 Requerimentos, 6.646 Visitas e 2.188 Presenças, além de 4 documentos diversos.
O ano de 2004 também apresentou os seguintes registros na Câmara Municipal de Caraguatatuba: 37 Sessões Ordinárias de 42 estimadas, 13 Sessões Solenes, 4 Sessões Extraordinárias, 2 Sessões de Prestação de Contas, 10 Audiências Públicas de 14 programadas e 2 Audiências Públicas da Saúde. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números da 13ª Legislatura
Produtividade anual não seguiu uma regra básica

Caraguatatuba - A 13ª Legislatura da Câmara Municipal de Caraguatatuba teve início em 2001, com 17 Vereadores e terminou em dezembro de 2004 com a obrigação de no ano seguinte apenas 10 Parlamentares ocuparem cadeiras na Casa de Leis. Os números, ano a ano revelam que uma regra básica não foi seguida.
A regra básica dentro de uma Câmara Municipal, se é que pode existir regras básicas em casas políticas, diz que o primeiro ano é de grande produtividade, devido a euforia dos Vereadores. O segundo e o terceiro ano continua com a mesma euforia, mas uma produtividade acentuada para menos, pois o Parlamentar está de uma maneira, mais pé no chão.
O último ano a queda na produtividade é vertiginosa, pois o Parlamentar busca primeiro sua colocação dentro da legenda, a documentação necessária para a reeleição, as convenções e a campanha em si, o que o afasta e muito, dos afazeres da Vereança, deixando-o restrito apenas para as sessões.
Os números falam por si: O ano de 2001 foi campeão em Projetos de Resolução, com 23 unidades; Requerimentos (301) e Presenças (2.439). Em 2002 o único índice que sobressaiu os demais foram os 7 Projetos de Emenda à Lei Orgânica. Já em 2003 foram registrados os maiores índices de Projeto de Lei (160), Projeto de Decreto Legislativo (16), Indicação (1.137), Moção (104) e Visitas (12.086). O ano de 2004 não registrou números em sua produção que ultrapassassem os anos anteriores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Suposto traficante de drogas é morto em confronto com PM
Ele estaria com quase meio quilo de cocaína e teria resistido à prisão

Caraguatatuba - Um suposto traficante de drogas foi morto em confronto com a Polícia Militar na noite de domingo à beira da rodovia SP-55, próximo ao bairro Tinga. Ele estaria portando uma sacola contendo cerca de meio quilo de cocaína. Edson Lemes de Oliveira, de 32 anos, estava com um amigo, que conseguiu fugir.
Por volta das 22h00, uma viatura da Polícia Militar fazia patrulhamento de rotina, quando os policiais militares suspeitaram da atitude de duas pessoas que caminhavam pela rodovia, um deles carregando uma sacola. Ao ver a viatura, os dois teriam acelerado o passo.
Os policiais decidiram parar e quando se aproximavam com a viatura teriam sido recebidos a tiros pelos dois, que entraram no matagal. Houve o revide e Edson foi atingido por quatro tiros no peito. O parceiro não foi visto.
Dentro da sacola, que estaria com Edson, a polícia encontrou a droga em forma bruta. Ele também teria um revólver, calibre 38, que estava com dois projéteis intactos e três deflagrados.
A princípio o suspeito não tinha sido identificado, embora fosse conhecido nos meios policiais. Sem documentos na hora do tiroteio, ele somente foi reconhecido na tarde de ontem. A causa da morte foi traumatismo de tórax. (Fonte: Imprensa Livre)

MP vê ocupação irregular em Caraguá

Caraguatatuba - O Ministério Público cobra da Prefeitura de Caraguatatuba uma ofensiva de fiscalização em áreas ocupadas irregularmente no Parque Estadual da Serra do Mar, na região do Cantagalo.
O promotor Moacyr Whitaker Cohn de Assumpção reúne-se hoje, às 16h, com o prefeito, José Pereira Aguilar (PSDB), para exigir uma ação da administração para retirar as famílias que residem em três núcleos situados em área de preservação permanente.
"O MP vem investigando a ação da prefeitura no local já há algum tempo e, caso o prefeito não assine o termo de ajustamento de conduta, poderemos mover uma ação civil pública contra a prefeitura por ter permitido a ocupação de áreas de preservação", afirmou Assumpção.
O promotor não soube informar quantas famílias estariam ocupando áreas de preservação. Segundo ele, o MP constatou ocupações irregulares nas áreas conhecidas como Vila Machado, Fazenda Colibri e no Sítio do Toco Preto.
Segundo a prefeitura, existem atualmente 250 casas construídas irregularmente no Cantagalo --50 estão em área de preservação permanente, próximas às margens do rio Guaxinduba, nascentes e mananciais.
Aguilar informou, através de sua assessoria, que tem intenção de congelar o avanço das áreas de risco e construir moradias populares para retirar os moradores desses locais. Ele disse que existem hoje 1.500 pessoas vivendo em áreas de risco na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela faz pesquisa com turistas

Ilhabela - A Diretoria de Turismo de Ilhabela está realizando uma pesquisa com os turistas que chegam à cidade nos navios de cruzeiros. Cerca de 500 turistas já foram entrevistados.
A prefeitura pretende entrevistar 1.500 dos 60 mil turistas que participam dos 28 cruzeiros destinados à cidade.
Segundo a prefeitura, o objetivo é verificar a opinião dos turistas sobre o receptivo e o turismo local.
A pesquisa pretende revelar ainda quanto cada turista gasta na cidade. Os resultados da pesquisa serão divulgados no dia 15 de março. A partir dos dados a prefeitura pretende sanar os problemas identificados. (Fonte: ValeParaibano)

Atêlie Mercado das Artes é espaço para artesãos em Ilhabela

Ilhabela - Há um ano e meio os turistas que vão ao Litoral Norte tem um motivo a mais para atravessar o canal que separa Ilhabela do continente. Graças ao Ateliê Mercado das Artes de Ilhabela, é possível desfrutar não só as belezas naturais do santuário ecológico, mas também as belezas da arte que é produzida por artistas nativos.
O Atelier Mercado das Artes de Ilhabela começou como uma iniciativa informal de artistas plásticos e artesãos da ilha, que montaram uma feira para expor e vender suas obras.
Segundo uma das administradoras do ateliê, a artista plástica Cristina Ota, em 2002 os artistas organizaram uma feira mensal na praia do Engenho D' água. "Fizemos a feira durante um ano e depois começamos a pensar em um local diferente", conta.
Esse local diferente foi um casa grande que podia acolher não só a feira de artesanato, como ateliês de artistas e ainda uma sala de exposições. Em setembro de 2003 nasceu o Ateliê Mercado das Artes de Ilhabela, um espaço ocupado por 13 artistas de Ilhabela e São Sebastião que expõem, vendem e ensinam técnicas de artesanato.
Hoje em dia o espaço recebe um volume muito grande de turistas que visitam o ateliê para admirar o talento dos artistas e também levar uma lembrança para casa. "Muitos turistas estrangeiros que visitam a ilha ficam encantados com as obras", revela Cristina.
A variedade de expressões artísticas presentes no ateliê inclue o batik --que é a pintura sobre o tecido--, tear manual, luminárias e pinturas a óleo, entre outros tipo de arte e artesanato, além dos cursos de fotografia, cerâmica, tear e mosaico.
Cristina conta que todos meses um artista nativo é convidado para expor e vender suas obras em uma sala separada especialmente para as exposições. "Aqui na ilha existem muitos artistas e nós queremos dar espaço a eles".
Em março de 2004 o ateliê recebeu do Citibank um prêmio de incentivo ao micro empreendedorismo. "Fomos premiados pela iniciativa de nos unirmos em prol de um objetivo mais amplo", conta Cristina.
Após a temporada de maior movimento no litoral os artistas irão organizar novas atividades a serem relizadas no ateliê. Para os artistas, manter-se em constante processo de aprimoramento é o que garante o sucesso no trabalho.
Ateliê Mercado das Artes de Ilhabela - Aberto todos os dias das 10h às 22h. Av. Almirante Tamandaré, 136, Itaquanduba. Tel.(0xx12) 3896-6935. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela terá falta de água hoje

Ilhabela - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) interromperá o fornecimento de água hoje, das 7h às 11h30, em 15 bairros de Ilhabela. No período, a empresa vai realizar obras de desassoriamento emergencial e preventivo na barragem e captação da Água Branca. A Sabesp orienta os moradores a utilizarem de maneira racional a água armazenada nos reservatórios residenciais. Os bairros afetados serão --Barra Velha, Centro, Água Branca, Reino, Cocaia, Costa Bela, Perequê, Morro da Cruz, Itaguaçu, Itaquanduba, Morro dos Mineiros, Engenho D'Água, Saco da Capela, Saco do Indaiá e Morro de Santa Tereza.  (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Férias tem exposição de espécies exóticas em São Sebastião

São Sebastião - Espécies exóticas do fundo do mar estão à espera de visitantes nas férias de janeiro. São as visitas monitoradas à costa brasileira, promovidas pelo Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar), em São Sebastião, SP.
O Cebimar estará aberto ao público entre 13 de janeiro e 6 de fevereiro de 2005, de quinta a domingo, das 14:00 às 17:00 h. Os visitantes serão atendidos em grupos de cerca de dez pessoas acompanhadas por um monitor que, através de uma conversa informal, esclarecerá dúvidas e curiosidades e transmitirá informações sobre os ecossistemas marinhos, os animais e algas que neles vivem e como as pesquisas científicas são realizadas nesta área do conhecimento.
A visita monitorada do Cebimar visa conscientizar os visitantes sobre preservação ambiental. Na primeira parte está prevista uma caminhada pela praia e costões rochosos para reconhecimento do ecossistema marinho e os organismos que nele vivem. Através de uma conversa informal, os monitores transmitem informações sobre as pesquisas que são realizadas no Cebimar, conceituam a questão do lixo reciclável e descartável e falam sobre os riscos que trazem à vida marinha. Serão abordados temas como a biologia dos animais cujas rotas migratórias passam pelo Litoral Norte Paulista.
Na segunda parte da visita, o grupo será levado aos tanques aquáticos contendo organismos vivos da fauna e flora marinha. Os visitantes vão conhecer novas espécies, tipos que raramente são encontrados em outras exposições. É o caso da Ascidia, um pequeno animal que vive no fundo mar, em locais mais rasos, e que facilmente pode ser confundido com uma bolinha de piche. A outra mascote da exposição é o Crinoide, um pequeno bichinho muito parecido com uma alga. Ainda nessa fase, será possível saber sobre a vida dos bichos – alimentação, reprodução, estratégias de defesa e os cuidados com aqueles que oferecem risco a vida humana.
No CEBIMAR, a entrada é franca e todas as atividades prevêem a participação de deficientes motores e sensoriais. (fonte: CEBIMar) http://www.usp.br/cbm/

Prefeitura de São Sebastião prorroga o pagamento do IPTU

São Sebastião - A prefeitura decretou ontem (11/01) a prorrogação do vencimento da primeira parcela e da parcela única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2005. O pagamento das parcelas passou do dia 10 para o dia 25 de janeiro, sem qualquer acréscimo financeiro.
Os carnês que estiveram com data de vencimento para o dia 10 de janeiro deverão efetuar o pagamento nas agências do Banespa. Carnês com outros vencimentos continuam inalterados e poderão ser pagos em qualquer agência bancária. Todas as demais parcelas terão seus vencimentos mantidos conforme consta no próprio carnê de pagamento.
Conforme informou o secretário de Fazenda, Amin Nossabein o contribuinte que desejar efetuar o pagamento integral em uma única parcela, com desconto de 10% (dez por cento), o prazo final será dia 25 de janeiro. Para o contribuinte que desejar efetuar o pagamento integral em uma única parcela, com desconto de 5% (cinco por cento), fica mantido o respectivo vencimento conforme consta no próprio carnê de pagamento.
De acordo com o secretário, os carnês começaram a ser distribuídos no dia 03 de janeiro, sendo o último lote postado na segunda-feira, dia 10. No total foram emitidos 39.343 carnês, incluindo os que foram enviados aos proprietários de imóveis que residem em outros municípios.
O contribuinte que não recebeu o carnê deve procurar a prefeitura e retirar uma segunda via na Divisão de Lançadoria, no Paço Municipal, e caso seja residente em outro município poderá requerer por fax. Maiores informações pelo telefone (12) 3891-2071, 3891-2072 e 3891-2073. PMSS

Clube da Caminhada visa melhora na qualidade de vida e saúde

São Sebastião - No próximo dia 24 de janeiro, às 7 horas, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv), inaugura o “Clube da Caminhada”. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, um grupo orientado por profissionais de Educação Física fará uma caminhada com uma hora de duração, saindo do Píer do Pontal da Cruz.
Os participantes, antes da caminhada, farão uma sessão de alongamento e poderão também aferir a pressão e conferir a pulsação com auxiliares de enfermagem. Informações sobre hábitos saudáveis, sobre como caminhar de forma correta e eficiente a fim de se evitar uma prática de exercício sem critérios que, segundo os especialistas da área, pode causar sérias lesões físicas.
O evento tem como objetivos despertar o indivíduo para a necessidade de praticar atividades físicas regulares e orientadas, desenvolver hábitos saudáveis, previnir doenças, melhorar as condições físicas e mentais, além de promover a integração da comunidade, transformando-se, também, num momento de lazer.
Segundo o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Anthero Ventura Alves Neto, trata-se de um projeto piloto, que depois de estruturado no Pontal da Cruz, será implantado em outros bairros, estendendo este benefício aos demais municípes.
“O intuito é proporcionar aos munícipes e veranistas a oportunidade da prática de uma atividade física regular”, disse. PMSS

Wagner promulga lei da incorporação para servidores; Juan quer revogação

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira, promulgou a lei complementar 056/04, que dispõe sobre a remuneração dos cargos em comissão e define critérios de incorporação nos salários dos funcionários. Esta lei está sendo publicada hoje.
A proposta havia sido apresentada pelo ex-prefeito Paulo Julião no final do ano passado, a pedido do vereador José Cardim de Souza (PP) por meio de uma indicação. Aprovado pela Câmara em regime de urgência, o projeto chegou a ter dois dispositivos vetados por Julião.
Posteriormente, os vereadores derrubaram o veto, em sessão extraordinária realizada no último dia 30. Como o prefeito Juan Garcia também não sancionou a lei, Wagner Teixeira resolveu promulgá-la.
Segundo ele, a medida beneficia os servidores muni-cipalizados e é retroativa a 6 de dezembro de 2002, ou seja, a data da publicação da lei complementar 25/02, que retirou os direitos conquistados pela categoria ao longo dos anos. Ainda de acordo com o presidente, serão beneficiados os funcionários que estão ocupando ou ocuparam cargos de chefia ou assessoria.
Para o prefeito de São Sebastião, Juan Manoel Pons Garcia, a lei é inconstitucional. “Vou pedir a revogação da lei porque ela é inconstitucional. Se a Câmara não revogar a lei nós entraremos na Justiça para que isso aconteça”, afirmou o prefeito.
Isto porque, segundo o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Celso Luiz dos Santos, a nova lei fere o artigo 37, incisos II e XIV, da Constituição Federal, além da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
O inciso II diz: “uma vez que tendo o servidor ingressado, após previa aprovação em concurso público, para determinado cargo público, passará a fazer jus a remuneração que evidentemente não é aquela fixada para o cargo que é titular”. Já o inciso XIV relata o seguinte: “os acréscimos pecuniares não poderão ser acumulados, pois trarão concessão em acréscimos posteriores, fazendo com que o servidor que exerceu cargo comissionado, em retorno a seu cargo de carreira, ganhe mais do que os que estão no mesmo cargo, ferindo o princípio da isonomia”.
Apesar disso, o presidente da Câmara defende sua decisão. “Se o prefeito acha por bem revogá-la, ele tem todo o direito de entrar na Justiça. Eu já promulguei, a Câmara fez o seu papel em relação ao funcio-nalismo público. Agora é esperar e ver a decisão da Justiça. Cumprirei o que ela determinar”, rebate Wagner Teixeira.
Ele afirma ser favorável à incorporação salarial para os servidores. “Enquanto vereador votei a favor da lei. Não seria justo agora como presidente eu não promulgar”.
Para o presidente, a proposta faz justiça aos funcionários que ocupam um cargo de responsabilidade. Wagner Teixeira ressalta ainda que a matéria passou pelas comissões da Câmara, não havendo registro de irregularidade.
O vereador José Cardim de Souza, autor da indicação que originou o projeto de lei, também considera que a proposta visa corrigir uma injustiça aos servidores. “A lei vinha atendendo o funcionalismo de carreira ao longo dos anos e agora se faz justiça. O Código Civil diz que ninguém é competente para dizer que uma lei é inconstitucional, só o procurador de Estado”, enfatizou Cardim.
Pela nova lei, o servidor investido em cargo de comissão incorporará à sua remuneração a importância equivalente a 20% sobre a diferença entre o salário base em seu respectivo grau e o vencimento do cargo comissionado, para cada doze meses de efetivo exercício até o limite de 100%. O funcionário fará jus à incorporação referente a nomeações ocorridas em qualquer tempo, seja no Poder Executivo ou no Poder Legislativo.
Os critérios de incorporação instituídos pela norma em questão estendem-se aos servidores nomeados ou eleitos para cargos comissionados e/ou funções gratificadas, bem como aos funcionários municipalizados. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Prefeitura consegue liminar contra isenção de imposto de empresa de ônibus
Tribunal de Justiça do Estado concede liminar a Prefeitura suspendendo os efeitos da lei que concedeu isenção do ISSQN a empresa A Cicdade de Ubatuba, aprovado pela Câmara no ano passado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba acaba de obter uma liminar suspendendo a isenção do ISSQN – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – da empresa Transportes A Cidade de Ubatuba, concedida no ano passado através de uma lei de autoria do vereador Ricardo Barbosa. Segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos, Anderson de Souza, a liminar foi concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado que entendeu que houve vício de iniciativa, ou seja, a elaboração desta lei não competia a Câmara e sim ao Executivo. Além disso a lei 2585 de 30/9/2004 teria acarretado renúncia de receita, o que ofende a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Providências legais - O prefeito Eduardo César (PL), que na época da votação da lei, cumpria seu terceiro mandato como vereador, votou contra e agora comemora a concessão da liminar: “Na época fomos para a imprensa denunciar o absurdo da lei e suas conseqüências para o município. O que assistimos naquele momento foi o benefício da lei para uma grande empresa em detrimento do prejuízo para toda uma coletividade”, comentou Eduardo. Segundo o prefeito já estão sendo tomadas as providências cabíveis para que a empresa faça o recolhimento determinado pela lei.
Embora a liminar não prevê a retroatividade da cobrança, a empresa de transporte coletivo de Ubatuba terá que efetuar o pagamento do imposto de janeiro até setembro do ano passado. Isto porque a lei que instituiu a cobrança do ISSQN para a Tranportes A Cidade de Ubatuba passou a vigorar em janeiro do ano passado porém a empresa nunca recolheu o imposto. (Fonte: PMU)

“Caravanas do Conhecimento” traz crianças para férias em Ubatuba
Ubatuba recebe 700 crianças, de 15 cidades, em três etapas durante janeiro

Ubatuba - Começou anteontem, dia 10, a primeira etapa do “Interior na Praia”, em Ubatuba. Esse programa traz para Ubatuba crianças de baixa renda do Interior de São Paulo. Nessa primeira etapa, vieram 200 estudantes entre 9 e 11 anos, de 5 cidades do interior paulista.
Durante uma semana, as crianças conhecem praias, visitam pontos turísticos e participam de atividades culturais e artísticas. O alojamento fica na Escola Padre Anchieta, com toda a infra-estrutura e acompanhamento de monitores.
Esse ano, a prefeitura de Ubatuba aderiu ao projeto, permitindo que as crianças pudessem visitar Ubatuba. A Secretária de Educação Isabel de Souza Leite diz que é muito gratificante proporcionar às crianças essa oportunidade de conhecer o mar e vivenciar dias de férias inesquecíveis. Ela conta que muitas crianças nunca viram o mar: “Elas ficam maravilhadas com a imensidão e a beleza do mar”, comenta Bebel.
O projeto - “Caravanas do Conhecimento” é uma iniciativa do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), em parceria com diversas secretarias do estado, prefeituras municipais e empresas privadas. Esse projeto tem duas versões: No “Interior na Praia”, as crianças do interior visitam cidades de todo o litoral paulista, durante o verão. Depois, nas férias de julho, os estudantes do litoral é que vão passear, na versão “Redescobrindo o Interior”. Segundo o coordenador do projeto em Ubatuba, Edison Soler, “o objetivo desse programa é promover a interação entre as crianças de diversas cidades, envolvê-las em atividades interdisciplinares. Em conseqüência disso, a bagagem cultural das crianças aumenta e todos saem ganhando”. (Fonte: PMU)

Trânsito nas areias do Ubatumirim é fator de perigo para os banhistas

Ubatuba - A praia de Ubatumirim, no extremo norte do município, é um local de preservação ecológica permanente, parte do Parque Estadual da Serra do Mar, e, portanto com restrições quanto à construção de estradas.
Segundo o chefe do Serviço Municipal de Trânsito de Ubatuba, Ronaldo Lopes, tem havido denúncias de menores dirigindo naquela praia e atrapalhando quem está tomando sol na areia.
O STM esteve no Ubatumirim para verificar o que estava realmente acontecendo e, de acordo com Lopes, o problema são os abusos: “Cavalo de pau, gente sem habilitação e pessoas que estão realizando passeios de buggie sem autorização”.
Lopes explica que o trânsito naquele local não é um problema que surgiu agora. Ubatumirim é a única praia em que o tráfego tem que ser feito pela areia, já que a estrada de terra de margeia a rodovia não chega nem até metade da extensão da praia. Caminhões de gás e lixo também trafegam pela areia.
“Da metade para a ponta esquerda da praia é tudo mata, mangue e rio, então não tem como construir estrada”, explica Ronaldo Lopes. “A polícia tem ido periodicamente ao local, passando por uma fase de adaptação. Pretendemos implantar agentes da Guarda Municipal para atuar pelo menos nos finais de semana, pois nosso efetivo é insuficiente para os 100 km de município”.
Não houve registro de acidentes envolvendo veículos e turistas, mas Lopes admite que o abuso por parte dos motoristas põe em risco a vida do pessoal que freqüenta a praia: “Queremos solucionar o problema antes de acontecer algo grave”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulher suspeita de roubo em pizzaria morre em troca de tiros

Ubatuba - J.C.J., de 19 anos, morreu em suposta troca de tiros com a Polícia Militar na madrugada de anteontem. Ela estaria com outra mulher e mais três homens, que seriam integrantes de uma quadrilha, de Caraguatatuba, e teriam assaltado uma pizzaria no bairro de Itamambuca, momentos antes.
Segundo o delegado Fausto Moro Cardoso, de Ubatuba, dois casais e mais um homem entraram na pizzaria, rendendo clientes e funcionários. A quadrilha, que chegou com um Kadett cinza, pegou cerca de R$ 700, celulares e documentos pessoais dos fregueses e caixa, indo embora levando um carro, modelo Blazer, cor branca, de um cliente que tinha acabado de chegar no estabelecimento.
As vítimas passaram à Polícia Militar e as características dos veículos usados na fuga. A Blazer foi abandonada em uma ribanceira na Praia do Alto. Os assaltantes jogaram o veículo de uma altura de aproximadamente 25 metros.
Uma viatura da PM deparou com o Kadett na rodovia seguindo rumo a Caraguatatuba. Houve uma perseguição e troca de tiros pela estrada, até que o veículo parou.
A mulher estava morta e outros dois assaltantes M.G. e C.B.S. se encontravam baleados. Eles foram levados ao pronto-socorro Central. Um deles, atingido na perna, estava bem e não corria risco de morte. O outro teria ferimentos mais graves no rosto.
No carro, a polícia apreendeu dois revólveres, calibre 38 e objetos roubados na pizzaria. Uma outra mulher, que seria menor de idade, e mais A.G.M. foram conduzidos à delegacia. Segundo o delegado, a quadrilha, que teria passagens pela polícia, mora em Caraguatatuba.
Um deles, disse o delegado, seria dono de uma padaria no bairro Travessão. O Kadett também pertence a um dos assaltantes. A quadrilha, cujos integrantes têm idades entre 20 e 25 anos, foi indiciada pelo roubo. A menor seria encaminhada a Justiça da Infância e Juventude e os homens, recolhidos no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. (Fonte: Imprensa Livre)

Festa de cores e formas na 1ª Mostra Itinerante de Artes Plásticas

Ubatuba - Está acontecendo na Fundart, desde o dia 7, a 1ª Mostra Itinerante de Artes Plásticas. São mais de 100 artistas, expondo cerca de 180 peças, entre telas e esculturas, de artistas de todo o Vale do Paraíba e grande São Paulo.
A 1ª Mostra foi organizada numa parceria entre o Estúdio Neves Artes de Guaratinguetá e a Fundart. Ubatuba foi escolhida para sediar a 1ª Mostra por ser uma cidade turística e por estar passando pelo momento da alta temporada. O coordenador do evento e artista Paulo Alves, diz que é muito importante promover exposições desse porte em Ubatuba. “A 1ª Mostra conseguiu reunir na Fundart, obras de muita qualidade, divulgando a nossa arte e valorizando os artistas”.
A entrada é franca e o preço das peças varia de R$ 120 a R$ 9.000. A 1ª Mostra Itinerante de Artes Plásticas fica na Fundart até 30 de janeiro. O horário de visitação é das 15h às 22h. A próxima parada da exposição será na alta temporada de Campos do Jordão, em julho.
Técnicas e Estilos - A exposição mostra uma variedade de cores e formas que agrada a qualquer gosto. Os estilos acadêmico e contemporâneo marcam a 1ª Mostra Itinerante. As técnicas também variam entre óleo sobre tela, acrílico, mistura de materiais, colagens, trabalhos com giz pastel e esculturas em madeira e em concreto celular.
Talentos Ubatubenses - Entre as dezenas de artistas ubatubenses, participam da exposição, pintores e escultores premiados com medalhas no 1º e 2º Salões de Artes Plásticas que ocorrem no aniversário da cidade. Destacam-se talentos como Ademar Costa Simões (ouro no 1º Salão), Vladimir Ferreira da Silva (prata no 2º Salão), Cristiano Mendes (bronze no 2º Salão) e Paulo Canezó (ouro em escultura no 2º Salão). ((Fonte: PMU)

Piscina Municipal amplia atendimento
Maior tempo para lazer e bons resultados em competições são as metas a serem alcançadas

Ubatuba - A temporada 2005 da natação de Ubatuba promete ser um divisor de águas. O setor passa por um processo de reformulação, onde o social e a competição ganharão atenção especial. Atualmente cerca de 600 pessoas fazem uso das instalações da Piscina Municipal e segundo o responsável do setor, José Eduardo de Andrade, esse numero poderá ser ampliado para 1500 usuários. O secretário municipal José Luiz Bittencourt Júnior ao assumir a pasta de esportes, determinou que a piscina ficasse aberta também durante as férias: “É inconcebível que a piscina fique fechada quatro meses por ano. A partir de agora ampliaremos também os horários de funcionamento, atendendo a um pedido do prefeito Eduardo César, para atender um numero maior de crianças e diminuir a espera de vagas para as aulas de natação”. A piscina agora abre seis dias na semana e atende, alem de adultos e crianças em aulas de natação e hidroginástica, grupos de Terceira Idade, Saúde Mental e ADUBA (Associação dos Deficientes de Ubatuba).
Centro de Excelência - Um dos objetivos de Bittencourt Júnior é levar a natação de Ubatuba ao topo do pódio em competições: “Temos atletas de alto nível, o que falta é uma participação maior em competições regionais e estaduais. Nós incentivaremos os atletas da cidade, pois eles ainda nos darão muitas alegrias”.
Em seu primeiro ano à frente da natação de Ubatuba, José Eduardo de Andrade afirma que a implantação de um Centro de Excelência de Natação na cidade é um sonho que em breve será concretizado: “Vamos dar aos atletas o que há de melhor no esporte, com a melhor infraestrutura possível, alem de acompanhamento técnico e nutricional. Os atletas têm que desenvolver mentalidade de vencedor”. Andrade salienta que as o circuito municipal de águas abertas é importante, mas a participação em outros torneios é necessária: “Não adianta vencer apenas em casa, temos que buscar bons resultados em outras competições e mostrar que Ubatuba tem ótimos nadadores”.
O secretário Bittencourt Junior pretende, aos poucos remodelar a estrutura da natação de Ubatuba, buscando parcerias para melhorias da piscina existente e também a construção de piscinas em outras áreas do município: “Sabemos que a realidade financeira é difícil, por isso a iniciativa privada será uma grande parceira, não apenas para a natação, como para outros esportes. Vamos oferecer aos esportistas da cidade o melhor, para que eles possam buscar bons resultados”. (Fonte: PMU)

Capoeiristas encerram evento em Ubatuba
Integração total entre atletas do Brasil e do exterior

Ubatuba - Terminou neste domingo, dia 9, o Capoeirando 2005, evento destinado a capoeiristas de diversas partes do mundo. Cerca de 50 participantes estiveram reunidos em Ubatuba, buscando integração entre academias e estilos do esporte. Durante os cinco dias do evento os capoeiristas vindos dos Estados Unidos, Itália e diversas partes do Brasil, participaram de debates, cursos e aulas para mestres e alunos, alem de apresentação na Praia Grande e aula aberta no ginásio de esportes Tubão. Para o coordenador do evento em Ubatuba, Mestre Quebrinha, a participação de atletas dos Estados Unidos costuma ser grande, mas esse ano poucos puderam vir, pois estão em treinamento intenso para a formatura que acontece em 2006. “O importante é que todos os participantes saíram de Ubatuba satisfeitos, prometendo voltar em 2006”.Para o Mestre Quebrinha a participação de atletas da cidade poderia ser maior: “Espero que os capoeiristas de Ubatuba participem mais no ano que vem. Entendo que muitos estavam trabalhando, devido à temporada, mas acredito que para 2006 eles possam se agendar com calma e participar desse grande intercambio”. O Capoeirando prossegue nesta semana na cidade de Ilhéus (BA) com participação do Mestre Suassuna e termina semana que vem em Arraial do Cabo (RJ) com o Mestre Gato. A etapa de Ubatuba do Capoeirando 2005 contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Falta de ondas adia campeonato de Disco e Skimboard
Atletas vão aguardar uma semana para apresentar manobras radicais na Sununga

Ubatuba - A ausência total de ondas provocou o adiamento do 3º Campeonato Sununga Disco & Skimboard, que seria realizado nos dias 8 e 9. Cerca de 30 participantes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro aguardaram a melhora do mar até o inicio da tarde de domingo, porem, como isso não ocorreu a organização preferiu adiar o evento para os dias 15 e 16 à partir das 10 horas. Os interessados em participar do evento podem entrar em contato com Luiz Fernando, através do telefone 9714-7876. No Disco são duas categorias (Mirim e Open), enquanto no Skimboard apenas uma (Open). A competição é dividida em baterias de quatro atletas que podem pegar até 10 ondas em 15 minutos. As baterias semi finais e finais acontecem no estilo homem-a-homem, e tem a duração de 20 minutos. Entram no julgamento cinco quesitos: velocidade, qualidade da onda, estilo, manobra e finalização da onda
O Disco, também é conhecido como sonrisal é praticado em discos de madeira que deslizam em cima das ondas próximas a areias da praia O praticante joga a prancha na areia úmida, e sobe em cima em direção ao mar, até chegar à onda .O esporte, que se iniciou no passado com quadrados de madeira, foi adaptando-se com o tempo, chegando aos dias de hoje na forma arredondada para adquirir maior velocidade durante a realização das manobras. Na Sununga, o primeiro campeonato aconteceu em 1975. O Skimboard, um tipo de prancha de surf, menor e sem quilha, surgiu na Califórnia, na década de 30, ganhando popularidade em todo o mundo. No Brasil ainda é pouco conhecido, mas em países como EUA, Austrália e França é considerado esporte profissional com atletas, campeonatos e patrocinadores. O 3º Campeonato Sununga Disco & Skimboard tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Balcão de Empregos de Ubatuba

Ubatuba - O Balcão de Empregos da Secretaria de Assistencia Social da Prefeitura Municipal de Ubatuba coloca a disposição da população de Ubatuba as seguintes vagas:

01 - Costureira – Costura Reta e Overloc – Estufa 2
01 - Costureira – Costura Reta e Overloc – Centro
03 - Vendedores de sorvete com carro
01 - Serv. Gerais Masc. – Centro
02 - Vendedores de Lanche Natural – Estufa 2
01 - Motoboy – Perequê Açu
01 - Recepcionista - Itamambuca
02 - Gançons Masc / Fem. - Itamambuca
01 - Pizzaiolo - Itamambuca
01 - Cozinheiro Masc / Fem - Itamambuca
01 - Secretária com exp. _ Itaguá
01 - Vendedora com noções de Informática– Perequê Açu
01 - Costureira – Centro
02 - Garçons – Itamambuca
02 - Funcionários p/ Lavanderia – Lagoinha
01 - Garçom p/ Quiosque – Perequê Açu

Os interessados devem comparecer à Rua Paraná 375, centro e atende diariamente das 8:00 às 11:00 hs. A Secretaria de Assistência Social pede aos empresários que necessitarem de funcionários para disponibilizar suas vagas através do Balcão de Empregos através do telefone 3832 – 6038, ou no endereço acima citado em horário comercial. (Fonte: PMU)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Muitas Galinhas... poucos ovos
Ronaldo Dias

Com esta frase, simplista, o Joaquim da padaria definiu o movimento financeiro da temporada. Claro que há exceções mas, na verdade, o diagnóstico geral é que precisamos de um choque de qualidade e, que não suportaremos mais algumas temporadas, dadas as mesmas condições, com esta quantidade de visitantes. Não há infra-estrutura para receber tanta gente, muitos, muito mal educados. Do lado do comércio, como sempre, os aproveitadores da nossa incapacidade e do nosso despreparo, colhem, como seus, os nossos frutos. Aqueles frutos, que esperamos o ano inteiro para amadurecer. Um verdadeiro saque! Desnecessário citar que me refiro a (mais) duas coberturas, que acobertam dezenas de novos, transfigurados e travestidos ambulantes. A eles, somam-se todos os demais Fast Moneys. O que é de se estranhar é o silêncio cômodo e passivo, da Associação Comercial, diante destes elefantes multicoloridos. A quais interesses a Associação serve? Estes tipos de negócios intinerantes e descompromissados, servem apenas a diferentes tipos de eventos e feiras e pagam regiamente pelos espaços que utilizam. São inconcebíveis para a cidade. Aqui, são apenas concorrentes desleais que com toda sua infra estrutura "vazia", funciona como "isca" e, diz a máxima, que é, de acordo com ela, o bicho que vem! Que mercadorias especiais elas oferecem que não podem ser encontradas no comércio local? Preços melhores? São milagrosos? Não! Ali, o CNPJ deve ser coletivo. Espero que este verão sirva de alerta e de exemplo para que, no próximo, estejamos preparados e organizados não para suportar o insuportável, muito menos para administrar o caos, mas para impor ordem e disciplina em todas as atividades lúdicas, de lazer, de entretenimento, no uso e no trato das coisas e dos espaços que são públicos mas, como vivemos aqui, estão sob nossa guarda.

COMTUR, a hora é agora - Espero que não demore a constatação, pela administração municipal, de que apenas a COMTUR terá a agilidade e a presteza necessária de ser parceira e braço executivo da prefeitura para servir de alicerce ao desenvolvimento do município. Aos comerciantes, hoteleiros, proprietários de meios de hospedagem, profissionais liberais, restauranteiros, legisladores, donas de casa, lojistas, estudantes, estagiários, recepcionistas, cozinheiros, garçons, cumins, copeiros, balconistas, manutencisitas e demais integrantes e representantes da nossa força de trabalho, é imprescindível sua participação. Não esperem que alguém faça alguma coisa por vocês. Não farão. Interessem-se profundamente pela COMTUR. Ela é, e será, a nossa única alternativa de futuro. Cobrem do Sr. Prefeito, como seu representante legítimo que interceda e imponha responsabilidade, trabalho sério e efetivo ao seu Conselho de Administração. Chega de Conselheiros figurativos. Não aceitem fórmulas, falsas promessas, conchavos ou imposições. Com a participação de todos, ela representa o sonho do Conselho Municipal de Turismo. A COMTUR tem dono. Ela é do povo! Lutem por ela. O prefeito levantou a badeira do resgate mas, ele só acontecerá com a nossa efetiva participação. A hora tão esperada é agora!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Opinião Topo

Isopor de Domingos salva a casa de Pedro Paulo!
Sidney Borges

Em 1955 o médico dermatologista João Cardoso e o professor e ex-prefeito de Ubatuba Pedro Paulo Teixeira Pinto estudavam no Liceu Pasteur, em São Paulo, onde se conheceram e ficaram amigos. Depois cada um seguiu um rumo e nunca mais se encontraram. Anos depois, clinicando em Ubatuba, o Dr. João atendeu um jovem professor que atualmente é o vice-prefeito da cidade, Domingos dos Santos. Conversa vai, conversa vem, acabaram juntando as peças e a coisa terminou num encontro na casa de Pedro Paulo. Isso faz aproximadamente cinco anos. Domingos levou um isopor – enorme – onde seriam colocadas as cervejas para a comemoração do reencontro. O isopor, que não foi usado, acabou esquecido. Hoje o ex-prefeito estava em minha casa jantando, quando caiu um dilúvio. Foi então que ele me contou que está fazendo reparos no telhado e em decorrência surgiu uma goteira no meio da sala de estar. Para prevenir problemas ele colocou o isopor de Domingos aparando a água indesejada. Como a chuva aumentasse de intensidade, fomos para lá verificar se o isopor estava cheio ou se havia transbordado. Felizmente estava pela metade. Aos poucos a chuva amainou. Dessa forma o isopor do vice-prefeito, do PT, salvou de inundação a casa do ex-prefeito, do PMDB, dando um final feliz para a história.

Sidney Borges
Ubatuba Víbora

Carta do Leitor Topo

-
-
 
Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Barra Seca - Emilio Campi


Barra Seca
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor