Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 18 de janeiro de 2005 - Nº 1201 Edições Anteriores

Litoral Virtual Casa na Fortaleza

Região
Tempo fica nublado até 5ª feira

Caraguatatuba
Aguilar almoça com delegações do Interior na Praia
Nelson Freitas deu show de irreverência interpretando Pixinguinha
Projeto Verão tem nova programação musical
Beto Guedes canta em Caraguá no dia 22
Câmara de Caraguá aprova 41 cargos
'Vou melhorar o atendimento à população'
Pedro Norberto é eleito presidente do XV de Novembro de Caraguá
Campeonato de futvolei fará parte do Projeto Férias em Caraguá
Beach Soccer terá próxima rodada nesta semana em Caraguá

Ilhabela
Marinha proíbe ida de navio da Claro para a praia da Baleia
Atividades do Verão Limpo voltam a Ilhabela logo antes do Carnaval
“verão Limpo” 2005 foi sucesso em Ilhabela
Parque Estadual de Ilhabela busca verba no BID para novos projetos
Summer Look agita Ilhabela a partir deste sábado

São Sebastião
Prefeito visita área alagada na Baleia Verde
Agentes de combate à dengue protestam contra dispensa iminente
Ambita reúne vereadores para apresentar reivindicações do bairro
TJ mantém ação contra vereador
Programa de Eco-Turismo será retomado

Ubatuba
Chuva deixa 200 desabrigados em Ubatuba
Queda de 8 barreiras fecha pista na BR-101
Enchente gera apreensão entre turistas
Família de Taubaté fica 20 h ilhada
Desabrigados precisam de calçados infantis fraldas descartáveis e alimentação
Situação no município já está sob controle
Tamar encontra ninho de tartaruga em plena Praia Grande de Ubatuba
Itamambuca separa 11 toneladas de materiais recicláveis em um ano
SAI forma agentes ambientais
Prédio da Vigilância Sanitária de Ubatuba será reformada este mês
A Força da Mobilização

Seções
Opinião
Artigos
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Tempo fica nublado até 5ª feira
Meteorologia adverte: chuva continua em toda a região, com menor intensidade

Litoral Norte - A chuva que atinge a região desde domingo deve continuar até quinta-feira, mas perderá intensidade hoje. A previsão é do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Segundo os meteorologistas, uma combinação de fatores favoreceu o volume de chuvas registrado em Ubatuba.
O fenômeno foi causado por uma grande área de baixa pressão localizada em todo o Vale do Paraíba, sul do Estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A chegada de uma frente fria proveniente da Argentina contribuiu para a drástica mudança do tempo.
"Como vínhamos de uma semana com temperaturas muito elevadas, a massa de ar frio ganhou força. Tudo isso resultou nesta grande quantidade de chuva", disse a meteorologista Shirley Marques Lima.
Hoje, a frente fria deve se afastar em direção ao oceano, mas o clima não melhora devido à elevada concentração de umidade que permanece sobre a região.
A previsão é de tempo nublado e chuvoso, em todo o Vale do Paraíba até quinta-feira.
ÍNDICE- Apesar do temporal registrado em Ubatuba, o nível de chuvas em toda a região ainda está dentro do previsto para o mês de janeiro.
Duas cidades entraram em estado de alerta e atenção ontem. Em três dias de monitoramento, Cruzeiro registrou 88 milímetros de precipitação e Cachoeira Paulista, 72.
Em São José dos Campos, a o nível de chuvas no final de semana ficou em 13 milímetros. Taubaté e Campos do Jordão tiveram 28 milímetros. Caraguatatuba teve 51 milémetros.
Para ser considerado normal, o índice de chuvas no Vale e na Serra da Mantiqueira deve ser inferior a 49 milímetros. No Litoral Norte, a quantidade de chuvas é normal até 79 milímetros.
"Apesar dos níveis ainda estarem dentro da normalidade, é preciso cautela nas cidades que apresentam problemas com enchentes e alagamentos. O solo está muito úmido e a chuva vai continuar", disse Shirley.
TEMPERATURAS- O dia permanece chuvoso hoje em toda a região. As temperaturas ficam entre 27ºC e 20ºC em São José dos Campos. Ubatuba terá máxima de 27ºC e mínima de 24ºC. Cruzeiro deve ter máxima de 26ºC e mímina de 18ºC.
Amanhã, a previsão é de chuva, mas as temperaturas devem estar em ligeira elevação. São José deve registrar máxima de 28ºC e mímina de 21ºC. Em Ubatuba a máxima atinge 28ºC e a mínima, 23ºC. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Aguilar almoça com delegações do Interior na Praia
Nessa segunda semana do programa, estão participando do programa crianças de Atibaia, Lagoinha, Presidente Venceslau, Borebi e Iepê

Caraguatatuba - Crianças dos municípios de Atibaia, Lagoinha, Presidente Venceslau, Borebi e Iepê foram recepcionados pelo prefeito José Pereira de Aguilar e pela Secretária de Educação, Silmara Selma Mattiazzo, nesta segunda-feira 17, 1º dia de passeio em Caraguatatuba, por meio do programa Caravanas do Conhecimento “Interior na Praia”. Após a chegada das delegações nas escolas (alojamentos), e o primeiro contato entre monitores do interior com monitores de Caraguatatuba, o prefeito e a secretária de Educação participaram do almoço junto às delegações antes da primeiro banho de mar.
Essa é a segunda semana em que a cidade recepciona estudantes da rede pública de 9 a 11 anos de vários municípios do interior que, pela primeira vez, têm a oportunidade de conhecer a praia.
Para o estudante José Alencar de Oliveira Cursino dos Santos, 9 anos, de Lagoinha, chegar na cidade e ver o mar, mesmo de longe foi bastante emocionante. “Não tem problema não estar sol, eu quero ir na praia mesmo assim, porque eu nunca tinha visto o mar, e quando passamos em frente a praia eu percebi que era bem maior do que eu imaginava, mas não estou com medo. Eu não sei nadar, mas estou ansioso para entrar na água”, relatou.
Segundo o monitor de Lagoinha, Luiz Roberto de Moura Santos, que cuida do alojamento e segurança dos garotos de Lagoinha, “nesse ano tivemos um critério diferente para a escolha das crianças, de modo que pudemos selecionar aquelas que realmente não teriam oportunidade de conhecer a praia por falta de condições financeiras. Assim estamos dando a esses estudantes a chance de conhecer um outro universo, rico em informações e contato com diferentes culturas”, explicou o monitor.
Apesar do município ter sido hospedeiro do programa no início de 2004, com a mudança da gestão municipal, receber esse programa está sendo uma experiência nova também para a Secretaria de Educação, que é a principal responsável pelo bom andamento do programa no município. Para a Secretária de Educação Silmara, “a primeira semana foi novidade, mas a gente pôde contar com uma equipe que já trabalhou no ano passado e correu tudo bem. No encerramento da primeira semana nós ficamos muito felizes em saber o quanto foi importante para essas crianças conhecerem o mar. Por isso esperamos que nessa segunda semana, a experiência se repita da mesma forma, e que os participantes do programa lembrem de Caraguatatuba com muito carinho”, disse a professora.
O prefeito Aguilar, afirmou que “já conhecia o programa desde sua primeira implantação em 1982, durante o governo do saudoso Franco Montoro. E acho esse trabalho importantíssimo, porque dá a oportunidade às crianças carentes do interior de terem seu primeiro contato com a praia. Estamos recebendo meninos e meninas que nunca viram o mar, e nunca colocaram as mãos numa areia salgada, e hoje, com esse intercâmbio, eles levarão para suas cidades um conhecimento muito grande, e claro, uma lembrança que guardarão por toda a vida. Por isso eu achei fantástica essa retomada do programa Interior na Praia, e em nossa administração faremos o possível e o impossível para que esse passeio de nossos visitantes em Caraguatatuba seja um sucesso”, finalizou o prefeito. (Fonte: PMC)

Nelson Freitas deu show de irreverência interpretando Pixinguinha
O ator global Nelson Freitas deu um “show de interpretação” cantando Pixinguinha, acompanhado pelo violonista de sete cordas Mário Eugênio

Caraguatatuba - Caraguatatuba recebeu neste fim-de-semana o ator global Nelson Freitas, que junto com o violonista Mário Eugênio e o baterista Glauco, de Taubaté, realizou duas apresentações dentro da programação do Teatro Vanguarda. O circuito teatral que está movimentando o mês de janeiro, acontece na cidade por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a TV Vanguarda.
O espetáculo “Nelson Freitas canta Pixinguinha” foi apresentado no sábado 15, e domingo 16, no Teatro Mário Covas. Durante a apresentação, o ator deu um show de irreverência e bom humor, interpretando clássicos da MPB dos anos 20, 30 e 40, alternando com algumas piadas e causos que fizeram o público rir do começo ao fim do show.
Segundo Freitas, “Caraguatatuba é uma cidade maravilhosa que marcou um momento muito importante da minha vida. Foi aqui que entrei no mar pela primeira vez e senti a água salgada nos meus pés, com 2 anos de idade. Por isso, retornar à cidade é sempre muito gratificante”, explicou, completando que, com relação à música brasileira, “hoje, o Brasil está desfavorecendo os cantores que apenas interpretam, porque as gravadoras querem artistas autorais como Caetano, Gil e outros nomes consagrados da MPB. Eu sou apenas um ator que gosta de cantar, e esse espetáculo surgiu de um encontro que tive com Mário Eugênio em Ilhabela, num restaurante em que ele estava tocando, e numa brincadeira cantamos juntos nossa primeira música, Rosa, de Pixinguinha, o que desencadeou nossa parceria para a realização desse show”, declarou o ator global.
Durante a apresentação, o ator cantou, dançou, interpretou e acompanhou algumas músicas fazendo percussão com diversos instrumentos. O violonista Mário Eugênio iniciou a parte musical com um arranjo da música Berimbau para violão de sete cordas, e finalizou a noite tocando “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa Lobos. (Fonte: PMC)

Projeto Verão tem nova programação musical

Caraguatatuba - Os shows musicais do Projeto Verão 2005 continuam até o dia 30 de janeiro. São shows gratuitos que acontecem de terça a domingo, a partir das 22horas, e aos sábados, das 23 horas. A programação musical do Projeto Verão é promovidapela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Imaginasom.
Um show gratuito com o cantor Beto Guedes, no dia 22, deverá atrair o maior público de todo o evento. O grupo ‘Batom na Cueca’ é outro nome que promete agitar a cidade, levando muito axé e alto astral para moradores e turistas, em seu show no dia 29 de janeiro, na Praça de Eventos.
Caraguá deverá entrar em clima carnavalesco após o show do grupo. ‘Batom na Cueca’ irá puxar um Bloco Oficial no Carnaval 2005 de Salvador, juntamente com o Terrasamba, no b oco "GULA", na segunda-feira de Carnaval, no circuito Barra / Ondina.
A prefeitura fechou uma programação musical bastante variada, atendendo moradores e turistas. O diferencial este ano é que todos os shows têm entrada franca.

Veja a nova programação:
Dia 17, Segunda-feira - Puro Charme e Forró PraJah
Dia 18, Terça-feira - Medida Salvadora
Dia 19, Quarta-feira - Kalangyé
Dia 20, Quinta-feira - Amplitude Valvulada
Dia 21, Sexta-feira - João Marcos e Juliano
Dia 22, Sábado - Beto Guedes
Dia 23, Domingo - Cristiano Fragoso
Dia 24, Segunda-feira - Nadiêjo e Peleco
Dia 25, Terça-feira - Denis Paz e Banda
Dia 26, Quarta-feira - Locaute
Dia 27, Quinta-feira - Absinto Dark Project
Dia 28, Sexta-feira - Banda Píer
Dia 29, Sábado - Batom na Cueca
Dia 30, Domingo - Noite da Moda de Viola (20h) e Banda Feira Livre (22h) (Fonte: PMC)

Beto Guedes canta em Caraguá no dia 22
Show com Beto Guedes é atração confirmada para o dia 22 de janeiro

Caraguatatuba - Um show gratuito com o cantor Beto Guedes é a nova atração do Projeto Verão de Caraguá, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Imaginasom.
A prefeitura fechou uma programação musical bastante variada para o mês de janeiro, atendendo moradores e turistas. O diferencial este ano é que todos os shows têm entrada franca.
Os shows de verão estão acontecendo de terça a domingo, na Praça de Eventos, a partir das 22 horas. Apenas o Forrave, dia 15, sábado, que terá duração de 7 horas, começará às 17 horas.
Para festejar o aniversário da cidade de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro, a prefeitura irá promover dois shows musicais, um no dia 24 e outro no dia 25, com nomes ainda não confirmados. (Fonte: PMC)

Sobre Beto Guedes
"Todo dia é de viver / Para ser o que for / e ser tudo..."

Nascido a 13 de agosto de 1951 em Montes Claros (norte de Minas Gerais, quase divisa com Bahia), o leonino Alberto de Castro Guedes, filho dos baianos (seus pais são de Riacho de Santana) Dona Júlia de Castro Guedes e Godofredo Guedes, caçula de uma família de oito irmãos (3 homens e 5 mulheres), adora aviões - aeromodelos ou ultra-leves.
Com oito anos estava tocando seu primeiro instrumento, um pandeiro para acompanhar seu pai num conjunto regional que ele formara com uma porção de parentes e amigos.
Aos nove anos muda-se para Belo Horizonte, tornando-se vizinho de Lô Borges, com quem forma um conjunto de violão e 4 vozes: The Beevers - composto por Lô, Márcio, Yé Borges e Beto Guedes, com repertório exclusivamente dedicado aos Beatles.
A beatlemania dura até 1968/69 e Beto está com 18 anos, quando o conjunto se desfaz porque parte da turma passa no vestibular. Na metade de 69, Beto volta a encontrar Lô e começam a trabalhar juntos. Aparecem os festivais e eles passam a participar.
No Festival Estudantil da Canção tiraram 5º lugar com a música "Equatorial". No Festival Internacional da Canção (1970), "Feira Moderna" (Lô, Beto e Fernando Brant) fica em 8º lugar.
Volta para Belo Horizonte e reorganiza o chamado "Bloco B" - o Clube de Esquina, que Milton homenageia em seu disco.
Em 75, grava com Milton Nascimento no LP "Minas", a música "Fé Cega, Faca Amolada".
Em 76, assina contrato com a Odeon e em 77 lança seu primeiro disco individual: "A Página do Relâmpago Elétrico", que recebe ótimas críticas e supera as previsões de vendagem.
Ainda em 77, lança seu terceiro disco "Amor de Índio" onde procura cantar o que resta do índio em cada um de nós.
Em 80, sai seu quarto LP "Sol de Primavera". Em 81, lança seu 5º disco: "Contos de Lua Vaga".
Em outubro de 83, lança uma coletânea de seu trabalho entre os anos de 76 a 81, com o título de "Lumiar".
Em 84, lança seu 6º LP: "Viagem das Mãos".
Em outubro de 86, na cidade de São Paulo, dá inicio à sua maior tournée realizada até então em sua carreira. Começa a promover o LP ALMA DE BORRACHA, pela ODEON em janeiro, dando-lhe rapidamente seu 1º Disco de Ouro, ultrapassando a marca de 200 mil cópias vendidas. Marca recorde em sua carreira.
Acompanhado por uma super banda, com vocal e tudo que tem direito, inclusive visual (outubro de 86 a outubro de 87), Beto realiza pouco mais de 70 shows, atingindo um público de mais de 400 mil pessoas.
Quebra recordes em vários locais (São Paulo, Recife, Rio, Salvador e Brasília) e resolve gravar um LP AO VIVO para comemorar seus 10 anos de carreira solo (A PÁGINA DO RELÂMPAGO ELÉTRICO foi lançado em 77). Convida Caetano Veloso, que logo aceita o convite e grava em
agosto/87, no Morro da Urca seu novo LP: um apanhado geral de sua carreira na sua concepção musical atual.
Este é Beto Guedes que adora conversar nos bares e pescar, que se perde nas datas, que em todos os seus discos homenageia seu pai, encerrando um dos lados com uma música de sua autoria. Fonte: www.betoguedes.com.br

Câmara de Caraguá aprova 41 cargos
Em sessão extra, vereadores duplicam número de assessores e ampliam cota de gastos com telefones celulares

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou ontem, por unanimidade, um projeto de resolução que aumenta de dois para quatro o número de assessores para cada um dos 10 vereadores da cidade.
A proposta foi aprovada em sessão extraordinária realizada às 16h de ontem. Sem prévia divulgação, as galerias ficaram vazias durante a votação.
O projeto foi apresentado pela mesa diretora, formada pelos vereadores Juarez Pardim (PPS), Aurimar Mansano (PTB), Germínio dos Santos (PTB) e Francisco Carlos Marcelino (PSDB).
Foram criados 41 novos cargos. São dez vagas para assessores políticos, com salários de R$ 1.500, dez para assessores políticos adjuntos, com salários de R$ 900, dez para assessores parlamentares, com vencimentos de R$ 700, dez cargos de assessor parlamentar adjunto, com remuneração de R$ 700 e um cargo de auxiliar de gabinete --cujo salário não foi divulgado.
Com a aprovação do projeto, a despesa mensal com assessores de vereadores será de R$ 59,5 mil.
Na legislatura passada, com 17 vereadores, a despesa com assessoria era de R$ 35,7 mil mensais.
Apesar do corte de vagas, a Câmara manteve o orçamento de R$ 5,3 milhões para este ano.
O Legislativo perdeu sete cadeiras para o atual mandato por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
No quadriênio 2001-04, cada vereador tinha direito a contratar dois assessores.
O presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS) sustenta que a Câmara criou apenas sete novos cargos com o projeto aprovado ontem. Ele garante ainda que não haverá aumento de gastos (leia texto nesta página).
CELULAR- Os vereadores aprovaram ainda uma cota mensal de R$ 700 para uso de telefones celulares. No ano passado, a cota era de R$ 300.
Também receberam cota para despesas referentes à telefonia celular o diretor-geral (R$ 450), o assessor de gabinete da presidência (R$ 300), o assessor técnico legislativo, os agentes de serviços externos, os motoristas, o assessor de comunicação e o assessor jurídico (R$ 100 cada).
A Câmara aprovou ainda durante a sessão extra de ontem uma diária de alimentação de R$ 50 para os vereadores --até o máximo de quatro viagens por mês para fora do município.
Para os funcionários, ficou definido o pagamento de R$ 10, para viagens com duração de seis horas; R$ 20 com duração de 6 a 9 horas; e, de R$ 35 para viagens acima de 9 horas.
PROTESTO- O presidente da ONG (Organização Não Governamental) Olho Vivo, João Lúcio Pereira, disse que irá denúnciar o aumento do número de assessores ao Ministério Público.
"Trata-se de uma questão de moralidade. Reduziram o número de vereadores e não poderia ser aumentado o número de assessores", afirmou. (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

'Vou melhorar o atendimento à população'

Caraguatatuba - O presidente da Câmara de Caraguá, Juarez Pardim (PPS), disse ontem que apesar do aumento do número de assessores provocar polêmica a medida era necessária.
"Vamos proporcionar uma boa estrutura aos vereadores e um melhor atendimento à população", afirmou.
Pardim afirma que extinguiu 34 cargos antigos e estaria, com o projeto, criando apenas sete novos cargos efetivamente.
No entanto, com o corte de sete cadeiras (de 17 para 10) no Legislativo, era aguardada a redução de 34 para 20 assessores, caso fosse mantida a cota de dois cargos por parlamentar.
Pardim disse ainda que, como os gabinetes serão ampliados, haverá espaço para os novos assessores. Segundo ele, a Câmara sofrerá uma reestruturação.
Logo após a sessão de ontem, os vereadores se reuniram com o prefeito José Pereira Aguilar (PSDB). O tema do encontro seria o reajuste salarial do funcionalismo, estipulado em 5,8%. Os vereadores querem negociar um índice maior para a categoria. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá cadastra tabagistas

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Sáude de Caraguá está informando e cadastrando a população sobre o Programa de Tratamento do Tabagismo, em uma tenda do 'Agito Vanguarda' (evento que oferece lazer e recreação na Praça Ton Ferreira, das 17h às 23 horas, de quinta a domingo). O Programa de Tratamento do Tabagismo, do Ministério da Saúde, já acontece em grandes cidades como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e outros.
Segundo a coordenadora da Saúde Mental, Dra. Sílvia Regina Scolfaro, uma equipe de profissionais da Saúde está sendo capacitada para atuar no Programa, que será implantado no município, no mês de março.
O objetivo deste programa é tratar os dependentes do tabaco. Para isso, uma equipe composta por psiquiatra, clínico geral, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta e um funcionário administrativo, fará o cadastro dos fumantes e em seguida uma avaliação psiquiátrica para medir o grau de dependência de cada um. Após a comprovação da dependência, os pacientes serão encaminhados para o tratamento, que será feito com a equipe multi-profissional e, em alguns casos, com o pneumologista.
A proposta do tratamento é conseguir a cura num período de dois a oito meses. O Programa irá receber verba, medicamentos e apoio do Ministério> O tratamento não será generalizado, embora realizado em grupos. Os medicamentos e as terapias serão indicadas de acordo com as necessidades dos usuários.
Segundo a Dra. Sílvia Regina Scolfaro, de acordo com as pesquisas, o tabagismo é reconhecido como uma doença. "É o pior tipo de dependência e por isso ela deve ser tratada isoladamente. "Queremos conhecer nossa população de tabagistas para adequarmos a proposta terapêutica ao perfil dos pacientes".
O atendimento deverá ser realizado na unidade do Cap´s , no Indaiá.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3881-1122 ou pelo site do Cap´s: caps.sesal@caraguatatuba.sp.gov.br 

Pedro Norberto é eleito presidente do XV de Novembro de Caraguá

Caraguatatuba - O médico Pedro Norberto é o novo presidente do Esporte Clube XV de Novembro. Na eleição ocorrida na tarde do último sábado, Norberto recebeu 11 votos favoráveis, além de um voto em branco e um voto para a chapa de José Carlos de Oliveira (Kibinho), que presidiu o clube nos últimos dois anos.
“A eleição foi tranqüila. Comparecem cerca de 25 pessoas, mas somente os 14 membros e suplentes do Conselho Deliberativo e Fiscal puderam votar. Hoje (ontem) teremos uma reunião da nova diretoria para traçar os rumos do novo trabalho, mas de antemão garante que o XV disputará o campeonato Paulista deste ano, segundo a maioria decidiu”, revelou Norberto, comple-mentando que pessoalmente, ele preferiria que o XV se estruturasse e não participasse do campeonato este ano.
Porém, o ex-presidente José Carlos não entregou as chaves do clube à nova diretoria. “Ele disse que só entregará a chave com a ata da eleição que vamos protocolar esta terça-feira (hoje). Kibinho continua dizendo que fará outra eleição no dia 22, mas ele não tem nenhum aparato legal”, informou Norberto.
Dentre as novidades na chapa vencedora, Norberto garantiu que as escolinhas de base de futebol irão permanecer, assim como o clube terá todas modalidades esportivas. “Queremos ter desde canoagem até futebol, com aulas a preços simbólicos. Também vamos reativar a parte so-cial do clube”, disse.
Norberto se afastou do cargo de presidente do Conselho Deliberativo para se candidatar. O cargo hoje está sob o comando de Sílvio Barbosa, que será o diretor esportivo do clube.
O presidente do biênio 2003/04, José Carlos de Oliveira, não foi localizado para comentar a eleição. (Fonte: Imprensa Livre)

Campeonato de futvolei fará parte do Projeto Férias em Caraguá
O campeonato de futvolei acontece no próximo domingo, 23, a partir das 10h, na praça Ton Ferreira. Os interessados em competir poderão fazer suas inscrições às 8h no local da prova

Caraguatatuba - Dando continuidade aos eventos esportivos, durante o período de férias em Caraguá, a Secretaria de Esportes e Recreação está organizando o Campeonato de Futvolei. O evento acontece no próximo domingo, 23, às 10h, no campo de Beach Soccer, na Praça Ton Ferreira, ao lado da pista de Skate.
As duplas interessadas em competir devem procurar a equipe da secretaria de Esporte no dia e local da competição para fazerem suas inscrições. Os participantes têm que ter idade acima de 14 anos. As inscrições terão início às 8h e o sorteio das duplas competidoras acontece às 10 horas.
Para os atletas turistas, veranistas e moradores esta é mais uma opção para mostrar suas habilidades esportivas durante as férias, e para os apreciadores do esporte é mais uma opção de diversão e lazer. A entrada é gratuita.
As três duplas vencedoras receberão como prêmio troféus e medalhas. (Fonte: PMC)

Beach Soccer terá próxima rodada nesta semana em Caraguá
As equipes de Bech Soccer lutaram para garantir uma vaga na próxima fase do campeonato. As competições continuam nesta semana, em Caraguá

Caraguatatuba - O campeonato de Beach Soccer, que teve início na quinta-feira, dia 13, terá a próxima rodada a partir desta quarta-feira, dia 19, na praça Ton Ferreira. O encerramento das competições está previsto para o dia 29, sábado.
O evento, que é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação, faz parte do Projeto Férias de Caraguá.
O campeonato é dividido nas categorias livre, infantil masculino, infantil feminino e mirim masculino.
Durante os primeiros dias de competição, as equipes lutaram para conquistar uma vaga na próxima fase do campeonato.
Na quinta-feira, dia 13, aconteceram dois jogos (categoria livre). O primeiro foi disputado entre a equipe da Madeireira Getuba e da Serralheria Nova Aurora. A equipe da Madeireira Getuba levou a melhor e venceu de 3 X1. No segundo jogo, a equipe do Jaraguazinho enfrentou a equipe da Folha e perdeu de 6 X 7. Na sexta-feira, dia 14, foram disputados mais dois jogos: a equipe da Olaria F.C. enfrentou a equipe da Caraguatá e venceu de 6 x 5; e a Adil Car enfrentou a equipe do Tabajara e também venceu de 4 X 3.
No sábado, dia 15, a equipe da Folha perdeu para a equipe da Serralheria Nova Aurora de 2 x 6 e a equipe do Jaraguazinho venceu a equipe da Madeireira Getuba de 5 x 4. No mesmo dia aconteceram as disputas entre as equipes que são divididas em categorias. Na mirim masculino, a equipe da Olaria A venceu a equipe do Beira Mar de 1 X 0 e a equipe do Corinthinhas venceu a equipe do Gelaf também de 1 X 0. Na categoria infantil feminino, a equipe do C.A. Poiares venceu a equipe da Olaria de 2 X 0.

Confira a tabela dos jogos para esta semana:

Dia 19, quarta-feira
15h30: Infantil Masculino - Projeto futuro X Praia Soccer
16h00: Mirim Masculino - Praia Soccer X Pastoral
16h40: Infantil Feminino - Geração Independente X Pastoral

Dia 20, quinta-feira
15h30: Mirim Masculino - Beira Mar X Gelaf
16h00: Mirim Masculino - Corinthinhas X Olaria A
16h40: Infantil Masculino - Olaria X Corinthinhas
18h30: Infantil Masculino - Tabajara X Olaria F.C.
19h30: Infantil Masculino - Caraguatá X Adil Car

Dia 21, sexta-feira
18h30: Madeireira Getuba X Folha
19h30: Jaraguazinho X Serralheria Nova Aurora

Dia 22, sábado
15h30: Mirim Masculino - Corinthinhas X Projeto futuro
16h00: Mirim Masculino - Pastoral X Olaria B
16h40: Infantil Feminino - Pastoral X Olaria (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Marinha proíbe ida de navio da Claro para a praia da Baleia

Ilhabela - A Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil não autorizou o embarque e desembarque de pessoas ao interior do navio “Maré Claro by Siemens”, na praia da Baleia, Costa Sul de São Sebastião. O risco da operação foi constatado em laudo, emitido pelo órgão, na última sexta-feira.
O documento informa que a posição de latitude e longitude que o cargueiro ficaria fundeado está correta, mas o tráfego das lanchas e escunas, que transportam o público até o local não poderia ser realizado.
A embarcação deixaria Ilhabela no domingo, mas por conta do problema permanece no arquipélago até o próximo dia 25. Depois, parte para Ubatuba, onde fica, possivelmente, até o dia 13 de fevereiro.
De acordo com o tenente Roberto Braz Ferreira, a região da praia da Baleia “é diferente da que temos no canal de São Sebastião, que está amparado pela estrutura da Ilha. Lá (na Baleia) é uma área de mar aberto e mudanças climáticas poderiam colocar em risco a vida das pessoas”, alertou.
As “mudanças” a que o tenente se refere poderiam facilmente ser percebidas, na praia, com a entrada de correntes marítimas e ondas que, sem a estrutura adequada, facilitariam o risco de acidentes no mar. “O objetivo da Marinha é sempre a salvaguarda da vida humana”, diz Braz.
O responsável pela organização do projeto, Wagner Zaratin, disse que a alteração da rota não diminuirá a animação dentro do navio. “Em respeito ao público, sempre com o intuito de zelar por sua segurança, com a suspensão da etapa na Baleia, os patrocinadores decidiram prorrogar a permanência em Ilhabela, onde, em apenas 10 dias, mais de 15 mil turistas foram recebidos”. (Fonte: Marcello Veríssimo/Imprensa Livre)

Atividades do Verão Limpo voltam a Ilhabela logo antes do Carnaval

Ilhabela - Mais de 100 mil sacolinhas para lixo, 20 mil cartilhas informativas sobre a balneabilidade das praias, 10 mil tapassóis para carro, 1,100 camisetas e 1.100 bonés foram distribuídas no último fim de semana em Ilhabela, no Projeto “Verão Limpo”, patrocinado pelo Governo do Estado e pela empresa Comgás, com o apoio das empresas Porto Seguro, Ecovias, Dersa, DER, Artesp e Polícia Ambiental. A ação, que mistura educação ambiental e lazer, volta a Ilhabela numa próxima etapa, no dia 3 de fevereiro.
Os eventos são destinados à população moradora e aos veranistas, alvo de trabalhos de conscientização ambiental. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Ilhabela, durante fim de semana foram desenvolvidas atividades educativas de caráter ambiental, sendo montada uma tenda na Praia do Perequê, onde as crianças e adultos participaram de teatro de bonecos, oficina com material reciclável, atividades circenses lúdicas, apresentação de histórias infantis, brincadeiras de quintal, palestras interativas e avaliação nutricional.
Os visitantes conheceram o Laboratório Móvel da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e também participaram de uma exposição de animais em extinção empalhados, apresentados pela Polícia Ambiental.
Aniversário do Parque - Na próxima quinta-feira será comemorado o aniversário do Parque Estadual de Ilhabela. Em razão da data, acontecerá uma concentração na Av. Princesa Isabel, no bairro do Engenho D´Água.
A sequência da programação do pré-calendário anual das comemorações de 200 anos do município voltadas à integração cidadão-meio ambiente foi divulgada pelo prefeito Manoel Marcos. No dia 3 de fevereiro acontece o evento “Integrar e Mobilizar”, na praia do Perequê, em frente ao Hotel Pelicano.
Os projetos culturais que serão ainda inseridos no pré-calendário são oficinas de artesanato caiçara, brincadeiras e cantigas infantis, cartilhas de cultura, dança, artes plásticas, apresentação da orquestra popular de Ilhabela, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3896-1747 (Fundação Cultural) e (12) 3896-1091 (Secretaria de Turismo). (Fonte: Imprensa Livre)

“Verão Limpo” 2005 foi sucesso em Ilhabela
O Evento aconteceu dias 15 e 16 na Praia do Perequê

Ilhabela - Aconteceu em Ilhabela neste último final de semana, dias 15 e 16 de janeiro, a Campanha “Verão Limpo” – 2005, um projeto do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Para desenvolver as atividades educativas de caráter ambiental, foi montada uma tenda na Praia do Perequê, onde as crianças e adultos participaram do teatro de bonecos, oficina com material reciclável, atividades circenses lúdicas, apresentação de histórias infantis, brincadeiras de quintal, palestras interativa e avaliação Nutricional, e ainda visitaram o Laboratório Móvel da CETESB e a Exposição de animais em extinção, empalhados, apresentados pela Polícia Ambiental.
Durante o evento foram distribuídos brindes: 100 mil sacolinhas para lixo, 20 mil cartilhas informativas sobre a balneabilidade das praias, 10 mil tapassóis para carro, 1,100 camisetas e 1.100 bonés.
O Projeto “Verão Limpo” é patrocinado pelo Governo do Estado e pela empresa Comgás, com o apoio das empresas Porto Seguro, Ecovias, Dersa, DER, Artesp e Polícia Ambiental.
O projeto “Verão Limpo” estará de volta em Ilhabela dia 3 de fevereiro. (Fonte: PMI)

Parque Estadual de Ilhabela busca verba no BID para novos projetos

Ilhabela - O Parque Estadual de Ilhabela, localizado no bairro do Itaguassú, encaminhou quatro projetos ao governo do Estado, contando também com financiamento do BID (Bando Interame-ricano de Desenvolvimento).
Segundo a diretora do PEI, Marília Britto Rodrigues de Moraes, os projetos prevêem melhoria na estrutura da estrada de Castelhanos com cobrança no acesso à praia, revitalização da trilha Sepituba-Bonete-Castelhanos, construção de trilhas subaquáticas e restauração do prédio da cadeia para instalação do Centro de Visitantes.
Segundo Marília, há anos a estrada de Castelhanos apresenta caminhos tortuosos e de difícil acesso. “Precisamos melhorar o caminho, tão procurado por turistas internacionais, viabilizando uma melhor trilha de ecoturismo, infra-estrutura organizada e dando atenção à natureza e fiscalizando os veículos que podem trafegar ou não na natureza da região”, diz.
O “Programa de Desenvolvimento de Ecoturismo da Mata Atlântica” é o modelo que o Parque Estadual de Ilhabela está indicando para que seja posto em prática dentro do município. Os projetos estão ligados à secretaria estadual de Meio Ambiente e Instituto Florestal. Para que fosse definido foram feitas várias reuniões com comunidades locais, através de um conselho consultivo e prefeitura.
A diretora da reserva ecológica salientou que haverá um sistema de drenagem na estrada de Castelhanos, para evitar deslizamentos e proteção de encostas.
“Estamos prevendo também compactação da estrada para evitar acidentes e isto somente é possível com a drenagem”, explica . Ela também afirmou que irá propor placas de sinalização, entre outras melhorias.
Trilhas receberão pontes para pedestres
A diretora do Parque Estadual comentou que na trilha de Sepituba serão feitas pontes sobre cachoeiras, porém sem a passagem de veículos. Ela revela também que há propostas para implantação de trilhas subaquáticas . “Este trabalho já é uma realidade na Ilha Vitória e queremos aperfeiçoá-lo, utilizando um monitor debaixo d´água, ensinando o turismo, sem agressão ao meio ambiente”, relembra.
A proposta deve ser aprovada em março pelo governo do Estado e, segundo a diretora, haverá uma exposição pública dia 10 de fevereiro, mostrando toda e estrutura planejada. Ela acrescenta que no antigo Fórum e Cadeia, localizado na Vila, será instalada a sede do Parque Esta-dual e também funcionará um centro de visitantes e um museu.
“Estamos sempre discutindo com a comunidade e anda não há nada definido em relação a vários aspectos. Aceitamos sugestões pelo e-mail peib@uol.com.br ou através de cartas, no endereço Rua Morro da Cruz, nº 608, bairro Itaguassú, CEP 11630-000, Ilhabela”, encerra. (Fonte: Imprensa Livre)

Summer Look agita Ilhabela a partir deste sábado
Evento que reúne esportes de verão, recreação, gastronomia e consumo começa dia 15 com show da banda Eureka

Ilhabela - A praia e a fazenda de Siriúba, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, abrigarão entre 15 e 29 de janeiro a primeira edição do Summer Look. O evento será um conjunto harmonioso de opções para esportes de verão, recreação, gastronomia e consumo em uma locação cinematográfica e em perfeita integração com a natureza a apenas cinco minutos ao norte do centro turístico.
Serão 15 dias com opções para todas as idades, trazendo para a ilha atrações inéditas e imperdíveis. Logo na noite de abertura uma grande festa com a banda Eureka fará a diversão do público com muito blues, jazz e soul.
Miguel Giannini, o óptico mais famoso do país, terá na casa sede um “quartel general” de verão, com o que há de mais moderno em óculos solares e armações especiais para cada tipo de esporte e estilo das marcas: Nike, Donna Karan, Nautica, Fendi, Mormaii, Julbo, Alain Mikli, Clairmont, Prada, Salvatore Ferragamo, Ray Ban, Reebok, Louis Féraud, Rodenstock e Cerrruti 1881, além de lentes com tecnologia Transitions, que escurecem em ambientes externos e ficam transparentes em locais fechados.
A Fuji vem com um espaço especial dedicado a câmeras e filmes adequados para registrar cada momento do verão, com destaque para as opções descartáveis que deixam a cabeça do fotógrafo livre de preocupações com areia e maresia para pensar somente no clique perfeito.
Para corpo e alma – várias atividades preencherão as horas de quem visitar o Summer Look. Pelas manhãs, caminhadas diárias iniciam o ciclo. Ao mesmo tempo, a clínica de vôlei de praia e as aulas de kite surf agitam as areias da Siriúba e dentro da fazenda uma programação com aulas de hidroginástica, gincanas dentro e fora da piscina, e o Parque Radical com cama elástica, arvorismo, tirolesa e parede de escalada rolam durante o dia todo. Domingo, 23 de janeiro, é o dia da Maratona Aquática, para nadadores de diversas categorias e idades.
A diversão dura até de madrugada na pista de autorama gigante da Paralu Autoramas.
Para alimentar a alma e a mente, aulas de pintura serão ministradas na Arte Oficina pelo artista plástico caiçara Giba Ilhabela Pinna. No fim da tarde, entre 21 e 25 de janeiro, a diversão será garantida no maior videokê do Litoral Norte. Um internet point da Yes Net garante a conexão dos visitantes com as notícias e a diversão online.
Um restaurante montado no local oferecerá um cardápio variado, com opções adequadas ao verão tropical, além de petiscos, drinques e o cremoso café expresso Illy. Uma champanheria da Casa Valduga dá o toque final ao evento, que conta com uma biblioteca da HSM Group, maior empresa de gestão empresarial do Brasil.
Cada atividade terá um preço específico, a ser conferido no local. Qualquer produto comprado no evento dá direito a descontos nas atividades. (Fonte: www.summerlook.com.br

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Prefeito visita área alagada na Baleia Verde
A água invadiu ontem cerca de 15 casas no bairro da Baleia Verde, Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - O prefeito Dr Juan Garcia visitou o local e constatou que a água chegou a quase um metro de altura. O nível começou a subir por volta da 1h da madrugada e baixou hoje cedo, por volta das 6h.
Para o prefeito a população que reside na Baleia Verde já tem intimidade com essas enchentes. “A água do rio sempre sobe na época das chuvas, inclusive as casas já estão condicionadas para essa situação, pois são bastante altas, construídas sob palafitas, mas essa noite a chuva foi acima da expectativa”, comenta.
A chuva causou alguns danos materiais aos moradores locais, mas segundo prefeito a Defesa Civil irá proporcionar ajuda para estas famílias. Segundo o chefe de divisão da Defesa Civil, Paulo Galeano, cinco colchões já foram providenciados para as famílias. “Providenciamos os colchões para os mais necessitados”, explica.
Para Garcia, a melhor forma de atuar agora é contornar a situação e depois passar a orientar a população quanto a ocupação de áreas de risco. “A região está nessa situação devido a ocupação desordenada. O povo foi se instalando aqui sem uma orientação técnica, numa área não adequada e para que isso não aconteça mais é preciso orientar para que não se tenha comprometimentos como o que tivemos agora”, afirma.
A Defesa civil informou que existem cerca de 35 áreas de risco ao longo do município, sendo que dessas áreas, seis são alagadiças e as outras correm o risco de escorregamento de encostas. Para evitar maiores danos à população, a Defesa Civil fará visitas periódicas nestas áreas para orientar quanto ao desvio de águas pluviais, ao lançamento de lixo nas encostas e em córregos, aos cortes irregulares de barrancos próximos as casas, e ainda sobre o cultivo inadequado de bananeiras, que atuam como um funil, canalizando a água das chuvas e encharcando o solo. PMSS

Agentes de combate à dengue protestam contra dispensa iminente

São Sebastião - Cerca de 30 agentes municipais de Saúde, que atuam no combate à dengue, se reuniram em frente à prefeitura na tarde de ontem para protestar contra o fato de que em breve deverão ser exonerados.
O prefeito Juan Garcia, em pronunciamento aos servidores, confirmou que todos os contratados sob regime emergencial serão exonerados até março. Segundo ele, o Tribunal de Contas do Estado julgou irregulares as contratações, em decorrência da falta de concurso público.
O prefeito afirmou que os contratos dos agentes de combate à dengue são de emergência, recurso previsto na lei 1027/1995, mas que se arrasta por quatro anos por falta de concurso público. Ele acentuou que este tipo de contratação deve ser temporária e envolver situação excepcional de emergência e calamidade pública.
Conforme o prefeito, a situação irregular envolve funcionários praticamente de todos os setores, num total aproximado de 300 pessoas. Ele também citou monitores culturais e esportivos, como exemplo. “Quero dar aos funcionários estabilidade por meio do concurso público”.
Os agentes, na maioria mulheres, estavam indignados. “Meu contrato vencerá em fevereiro, não será renovado?”, perguntou Ana Gabriela Santos. “Não”, o prefeito respondeu. “Todos nós passamos por dificuldade financeira, ela reclamou.
Nervosa, Ana Gabriela sugeriu que os agentes poderão relaxar o trabalho, já que serão exonerados. “Todos terão de cumprir o trabalho, vocês são pagos pela população”, o prefeito avisou. Alguns agentes também reclamaram sobre a idéia de concurso público, uma vez que moradores de outras cidades terão direito de concorrer, o que é da legislação.
Risco de epidemia - Leonor Alves Santos, outra agente, afirmou que a cidade está sob risco iminente de sofrer outra epidemia de dengue. “Há focos do mosquito transmissor por toda a cidade, éramos em 100 agentes. Ainda durante o governo anterior este número caiu para 26, por isto não estamos dando conta”, resaltou.
Leonor questionou o fato de o governo atual ter contratado agentes de trânsito em regime de urgência. “A Saúde também é situação emergencial; temos experiência no trabalho”, completou. Segundo ela, a maioria dos contratos de agentes contra a dengue vencerá em abril.
O prefeito afirmou que enquanto não ocorram contratações via concurso público, irá remanejar e treinar servidores efetivos para o trabalho contra a dengue. Declarou que até março definirá se precisará contratar mais pessoas. Na hipótese de a cidade enfrentar nova epidemia de dengue, ele disse que a causa não será falta de funcionários.
Conforme o prefeito, 80 professores terão de ser contratados em regime emergencial, por falta de concurso público, sob pena de 2 mil alunos ficarem sem aulas a partir do final deste mês. (Fonte: Nívia Alencar/Imprensa Livre)

Ambita reúne vereadores para apresentar reivindicações do bairro

São Sebastião - A Ambita (Associação dos Moradores do Bairro Itatinga), presidida por Cristiano Jardelino de Almeida, promoverá amanhã, a partir das 19h30, uma reunião com vereadores do bairro. São eles: Robson Ceará, Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa, e Marcello Filho do Marinho.
O objetivo, segundo o secretário da associação, Lourival Siqueira dos Santos, é apresentar reivindicações da comunidade e firmar uma parceria com os representantes na Câmara de São Sebastião. “Hoje precisamos de melhorias no campo de futebol ao lado da área da Sabesp, calçamento de ruas, energia elétrica nas partes mais altas”, citou Santos.
Para Robson Ceará, a proposta da entidade de reunir os vereadores é válida e deve ser seguida por outras associações. “Acho importante porque temos de falar a mesma língua. Vou trabalhar junto com as SAB’s (Sociedades Amigos de Bairros), assim como o próprio prefeito. Nada mais justo que ouvir a comunidade”, disse Ceará, que ainda hoje se reúne com moradores do Jaraguá.
Ele afirmou ter alguns projetos para Itatinga, Topolândia e Morro da Olaria. “Vou cobrar a reforma do Centro Comunitário, o campo de futebol e a reabertura do PSF (Programa de Saúde da Família). As obras realizadas no bairro devem gerar empregos”.
Já o vereador Marcello Filho do Marinho, que até o ano passado presidiu a Sato (Sociedade Amigos da Topolândia), disse que a comunidade terá voz enquanto estiver na Câmara. “No tempo que fui presidente de associação não tive apoio e pretendo trabalhar junto com a comunidade. Que não fique só nesta reunião”.
Marinho considera que o principal problema enfrentado pelos moradores do Itatinga é a falta de energia elétrica no morro. “Também temos que resolver a questão do mau cheiro provocado pela estação de tratamento de esgoto da Sabesp. Enfim, medidas que melhorem a qualidade de vida da população”.
Coringa ressalta que o encontro significa o trabalho conjunto entre comunidade e Poder Legislativo. Na sua opinião, a área social é a mais carente. “São problemas na área da saúde, falta de vagas nas creches, que precisam ser solucionados rapidamente. A reunião promovida pela Ambita mostra que a região da Topolândia, que é tão discriminada, toma uma atitude modelo no município”, encerrou. O encontro será realizado na sede da associação, localizada na rua Enílson Soares de Lima, nº 8, no Itatinga. (GG) (Fonte: Imprensa Livre)

TJ mantém ação contra vereador

São Sebastião - O TJ (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) manteve a sentença de primeira instância que condenou o vereador José Cardim de Souza (PP) pela criação do 'Trem da Alegria' em 97 na Câmara de São Sebastião.
Na ocasião, Cardim foi denunciado pelo Ministério Público por ter contratado sem concurso público 64 servidores para o Legislativo.
A condenação prevê suspensão dos direitos políticos e determina ainda a devolução de cerca de R$ 200 mil aos cofres públicos.
Logo após a ação movida pelo Ministério Público, Cardim exonerou os 64 assessores, mas recontratou 29 deles em cárater emergencial.
"Contratei copeiras, motoristas, serventes e vigias para administrar o Legislativo até que fosse realizado o concurso público. Vou recorrer, cabe ainda recurso especial ou extraordinário", afirmou Cardim ao ValeParaibano.
Segundo ele, o Ministério Público teria julgado erroneamente inconstitucional uma lei municipal. (Fonte: ValeParaibano)

Programa de Eco-Turismo será retomado
Monitores devem fazer recadastro entre 18 e 21 deste mês

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião, por meio da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), irá retomar o programa Municipal de Eco-Turismo.
Os monitores de ecoturismo e cultura já credenciados estão sendo convocados a fazerem uma atualização do mesmo junto a Sectur, no período de 18 a 21 de janeiro. No Centro da cidade, o local para o recadastro, é o Centro de Informações Turísticas, localizado na av. Dr Altino Arantes, 174, no horário das 8h às 22h. Já na Costa Sul, o atendimento será das 8h às 18h, na Praça Pôr do Sol, na av. Walkir Vergani, em Boiçucanga.
O monitor que não realizar o recadastro será efetivamente desligado do programa. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3892 2620 ou 3865 43 35. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Chuva deixa 200 desabrigados em Ubatuba
Temporal de 7 horas alaga casas em 8 bairros; famílias são transferidas para ginásio de esportes

Ubatuba - As fortes chuvas que atingiram Ubatuba entre 19h de domingo e 2h de ontem deixaram 200 pessoas desabrigadas. Segundo a Defesa Civil, o temporal provocou alagamentos em oito bairros da cidade.
O mau tempo também causou deslizamentos de encosta no bairro Bela Vista e queda de barreiras em oito pontos da BR-101, que liga a cidade a Paraty (RJ).
A Defesa Civil entrou em alerta e os moradores desalojados foram encaminhados ao ginásio de esportes do Tubão, no centro. Entre as vítimas, estão quatro bebês --um deles de apenas de 10 dias.
Nos bairros mais atingidos, o índice de chuva chegou a 200 milímetros --quase o dobro do patamar considerado crítico pelos meteorologistas.
Os rios Grande e Acaraú, obstruídos, e a maré alta impediram o escoamento da água da chuva, provocando o alagamento nos bairros, na avaliação da Defesa Civil.
A previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) é de que o tempo permaneça chuvoso em toda a região até quinta-feira (leia texto nesta página).
Sofreram alagamentos os bairros Praia Grande, Itaguá, Estufa 1, Estufa 2, Núcleo Botafogo, Parque Guarani, Toninhas e parte do centro. Uma barreira atingiu uma casa no bairro Bela Vista --a família foi alojada em casas de parentes no Ipiranguinha.
Ontem à tarde, quatro pessoas que encontravam-se desaparecidas desde a noite anterior no Rio Puruba, na região norte da cidade, foram resgatadas pelos bombeiros.
Eram três homens e uma mulher de uma família de Taubaté. Eles estavam pescando quando começou o temporal (leia texto abaixo).
MUTIRÃO - Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e voluntários trabalharam durante a madrugada e a manhã de ontem na retirada de moradores e turistas das áreas alagadas.
Muitos turistas, preocupados, pretendiam deixar a cidade ainda ontem. "Fomos pegos de surpresa", disse Florisvaldo Malaquias, morador da rua Alcatraz, na Praia Grande, um dos bairros mais prejudicados pelas fortes chuvas.
Ele disse que dormia com a mulher e a filha quando acordou com 80 centímetros de água dentro da casa.
Malaquias afirmou que a família deixou a casa em um caiaque para se abrigar em um sobrado de um vizinho. A família perdeu o guarda-roupa, a cama e o aparelho de som.
O presidente da Associação dos Moradores da Praia Grande, Fernando de Lima Oliveira, disse que encaminhou vários ofícios à prefeitura pedindo a desobstrução do rio Acaraú, responsável pela inundação que atingiu ontem o bairro. "Temos medo de contrair doenças, pois com o transbordamento do rio, veio esgoto e lixo para dentro das casas", afirmou.
O prefeito, Eduardo César (PL), após sobrevoar pela manhã as áreas atingidas, solicitou ajuda ao governo do Estado por meio da Defesa Civil. Ele pediu colchões, cobertores e alimentos para distribuir entre os desabrigados. Eduardo César optou por não decretar estado de emergência ou de calamidade pública.
"Todos os nossos técnicos estão trabalhando para desobstruir rios e córregos e, com isso, facilitar a vazão da água da chuva para o mar", afirmou César.
Ele disse acreditar que, os alagamentos ocorridos ontem não causarão prejuizos ao turismo local. (Fonte: Salim Burihan/ValeParaibano)

Queda de 8 barreiras fecha pista na BR-101

Ubatuba - Com a chuva intensa de anteontem no Litoral Norte, houve queda de barreiras em oito pontos da rodovia Mário Covas, BR-101, que liga Ubatuba a Paraty (RJ).
Segundo a Defesa Civil, foram registrados deslizamentos de terra nos quilômetros 3 (Cambury), 6 (Picinguaba), 10 (Praia da Fazenda), 18 e 20 (Ubatumirim), 25 (Praia da Puruba), 32 (Praia do Félix) e 40 (Praia Vermelha do Norte).
No km 40, próximo à praia Vermelha do Norte, a queda de barreira obstruiu totalmente a pista entre 21h30 e 1h30.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, não houve registro de congestionamento porque era reduzido o número de veículos na rodovia no momento da chuva.
Nos demais trechos, houve apenas interdição de meia pista na rodovia. Máquinas da prefeitura trabalharam durante toda a madrugada para remover as barreiras que caíram ao longo da rodovia Mário Covas.
A Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo trecho, recomenda muito cuidado aos motoristas que circulam pelo trecho, devido à presença de muita lama na pista.
RECOMENDAÇÃO- Devido à previsão de continuidade das chuvas até a próxima quinta-feira, feita ontem pelo Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, a recomendação dos patrulheiros é para que os motoristas evitem trafegar pela rodovia no período noturno. (Fonte: ValeParaibano)

Enchente gera apreensão entre turistas

Ubatuba - Os turistas que passam férias em Ubatuba ficaram assustados com o temporal que atingiu a cidade entre domingo e ontem.
"Nunca tinha visto isso aqui antes", afirmou Wanderley de Oliveira, de Três Corações (MG). Ele disse acreditar que falta infra-estrutura na cidade para escoamento da água da chuva.
Segundo Oliveira, a madrugada de ontem foi tensa. Sua família passou a noite alojada no apartamento de um amigo. "Quando a água baixar vou embora", afirmou o turista.
Fábio Ronca, de São Paulo, disse que ficou 'ilhado' em sua casa com outras 24 pessoas. Ele reclamou da falta de apoio das autoridades às famílias desabrigadas.
A turista Consuelo Galvani, também de São Paulo, disse que utilizou um barco ontem para deixar sua casa de veraneio na Praia Grande.
"Os córregos estão obstruídos e, quando chove, alaga tudo por aqui", disse Consuelo.
Com o alagamento das ruas e avenidas de bairros centrais, como Itaguá e Praia Grande, dezenas de carros apresentaram problemas mecânicos.
Os proprietários dos serviços de guincho cobravam até R$ 100 para rebocar os veículos.
Alguns moradores também optaram por retirar os carros das garagens de suas casas, temendo inundações e eventuais prejuízos.
A prefeitura, no entanto, não acredita que as chuvas prejudiquem o turismo na cidade durante o verão e iniciou ontem mesmo um mutirão para limpeza das áreas mais afetadas pelo temporal. (Fonte: ValeParaibano)

Família de Taubaté fica 20 h ilhada

Ubatuba - O Corpo de Bombeiros resgatou na tarde de ontem quatro pessoas de uma mesma família que ficaram 20 horas ilhadas no bairro do Cambuçá, na costa norte de Ubatuba.
Segundo a Polícia Ambiental, os turistas de Taubaté passaram a tarde de domingo no rio Puruba, onde pescavam. Eles foram surpreendidos pela enchente. A chuva forte durou sete horas na cidade.
Ainda segundo a polícia, os veranistas chegaram a ficar pendurados em árvores para não serem arrastados pela correnteza.
José Fernandes Diniz, 53 anos, Valéria Ramos Diniz, 43 anos, Alexandro Ramos Diniz, 16 anos e Sebastião Batista Brandão, 43 anos, foram socorridos às 15h de ontem pelos bombeiros, que chegaram até o local de bote salva-vidas. Eles foram levados para o Pronto Socorro da cidade.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, chegou a sobrevoar a região para auxiliar nas buscas durante a manhã e a tarde de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Desabrigados precisam de calçados infantis fraldas descartáveis e alimentação

Ubatuba - As fortes chuvas que atingiram o município de Ubatuba na noite de ontem provocaram muitos estragos e deixaram quase 100 pessoas desabrigadas. Todos os desabrigados, inclusive quatro bebês, um deles de apenas 10 dias, estão alojados no Tubão.
O Fundo Social de Solidariedade avisa a comunidade de Ubatuba que já está se movimentando para fazer doações que as principais necessidades no momento são:
fraldas descartáveis, calçados infantis e alimentação não perecível.
Todas as doações devem ser entregues na Secretaria de Promoção Social, na rua Paraná, esquina com Minas Gerais. Mais informações pelo telefone 3832-6038. (Fonte: PMU)

Situação no município já está sob controle
As fortes chuvas provocaram deslizamentos, alagamentos e deixaram cerca de 100 desabrigados

Ubatuba - As fortes chuvas que caíram no município de Ubatuba na noite de domingo e madrugada de segunda-feira provocaram vários alagamentos em bairros da cidade, deslizamentos de terra em três pontos da BR 101, interrupções em vicinais tanto na região sul como norte, além de deixar quase 100 pessoas desabrigadas. Os bairros mais atingidas foram o Itaguá, Praia Grande, Estufa I e II, Núcleos Botafogo e Anchieta, Parque Guarani e alguns pontos do centro da cidade que tiveram algumas de suas ruas completamente alagadas.
Uma grande equipe de trabalho foi formada por voluntários, funcionários da Prefeitura, Defesa Civil, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar que desde as primeiras horas da madrugada percorreram bairros e ruas da cidade auxiliando na remoção de barreiras e no deslocamento de pessoas, especialmente aquelas que tiveram suas casas atingidas e foram abrigadas no Ginásio de Esportes Tubão.
Situação sob controle - Segundo o prefeito Eduardo César, que além de percorrer vários pontos da cidade acompanhado de seu vice, Domingos dos Santos, sobrevoou todo o município, a situação já está sob controle. “Montamos um grande mutirão que foi às ruas fazer a limpeza, a desobstrução das barreiras e também nos auxiliou no atendimento a população que foi abrigada no Ginásio de Esportes. Muitos funcionários da Prefeitura estão dedicando horas a mais para preparar os alimentos doados que serão servidos aos desabrigados”, afirmou o prefeito, agradecendo a todos pela colaboração e solidariedade.
Além disso, o prefeito já solicitou a Casa Civil do Estado ajuda na forma de alimentos, colchões e roupas e aguarda um retorno. A população de Ubatuba também já mostrou a sua solidariedade e tem levado suas doações até a Secretaria de Promoção Social. Quem ainda puder ajudar, os itens mais necessários no momento, além da alimentação, são fraldas descartáveis e calçados infantis. Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Montemor César, entre os desabrigados estão quatro bebês, um deles de apenas dez dias de vida.
Resgate de turistas - Quatro turistas de Taubaté que saíram para uma pescaria na tarde de ontem foram tidos como desaparecidos e uma grande operação de buscas foi montada pela Polícia Ambiental, Bombeiros Salva Mar, Águia 10 da Polícia Militar, Defesa Civil e Guarda Municipal. Por volta das 3 horas da tarde de hoje (17) eles foram resgatados sem nenhum ferimento. Os turistas José Fernando Diniz, Sebastião Batista, Valéria Ramos Diniz e Alexandre Ramos, todos de uma mesma família moradores no bairro Três Marias, em Taubaté, foram encontrados pelos bombeiros sobre uma árvore, aguardando socorro. (Fonte: PMU)

Tamar encontra ninho de tartaruga em plena Praia Grande de Ubatuba

Ubatuba - Mais um ninho de tartaruga marinha foi encontrado nas praias de Ubatuba. Desta vez foi na Praia Grande, a mais movimentada da cidade.
No dia 16 de janeiro, os integrantes da equipe Salva-Vidas do Corpo de Bombeiros na Praia Grande localizaram o ninho e comunicaram à equipe do Tamar.
Acredita-se que é a mesma tartaruga que desovou no dia 1º de janeiro na Praia do Tenório, uma vez que as tartarugas marinhas podem realizar mais de uma desova na mesma temporada reprodutiva, com intervalo de aproximadamente quinze dias entre as desovas.
Segundo conversa com três turistas, privilegiados por terem flagrado a fêmea durante o retorno ao mar na Praia do Tenório, suspeita-se tratar de uma tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), a espécie que mais desova no litoral brasileiro.
Pescadores e alguns moradores de Ubatuba apontam a existência de outras ocorrên-cias reprodutivas de tartarugas marinhas, no passado. Em janeiro de 2004, a eclosão de um ninho de ‘cabeçuda’ foi registrada em Trindade, município de Parati, no Rio de Janeiro.
Acredita-se que as ocorrências reprodutivas na região sejam fatos isolados, conseqüência da desorientação de algumas fêmeas, por razões desconhecidas. Desde a implantação da Base de Ubatuba, em 1991, estas são as primeiras ocorrências confirmadas no município.
Os ninhos da Praia do Tenório e da Praia Grande foram isolados e sinalizados, para evitar o pisoteio pelos freqüentadores da praia. Foi organizado um plantão de estagiários que aproveitam o interesse do público para esclarecer as dúvidas sobre as tartarugas marinhas e convidar os turistas para conhecerem o Centro de Visitantes do Tamar, localizado no Bairro do Itaguá. (Fonte: Imprensa Livre)

Itamambuca separa 11 toneladas de materiais recicláveis em um ano
Programa contribui para a diminuição do volume de lixo enviado para o aterro municipal, um dos maiores problemas ambientais de Ubatuba

Ubatuba - Realizado pela SAI, com o apoio de empresas ambientalmente responsáveis, como EAB Imóveis, Porto Seguro Alarmes Monitorados e South to South, o programa de coleta seletiva de Itamambuca atingiu o resultado de 11 toneladas de materiais recicláveis separados em 2004. Não fosse a iniciativa, todo esse volume seria depositado no aterro municipal, agravando ainda mais um dos maiores problemas ambientais de Ubatuba. Com sua capacidade esgotada, o aterro não tem sistema de drenagem para os gases, nem chorume (líquido marrom escuro altamente tóxico, resultante do processo de decomposição do lixo). Segundo a prefeitura, a solução técnica para ampliar o espaço do aterro e resolver temporariamente o problema da disposição do lixo na cidade de Ubatuba, será uma escavação de 30 mil m³, que possibilitará a utilização desse aterro por cerca de mais um ano e meio. Vale lembrar que o aterro encontra-se no bairro do Mato Dentro, cujo próprio nome denuncia o fato de estar encravado numa trecho da Mata Atlântica.
O material separado em Itamabuca é retirado pela Recivida e revendido para as indústrias. O dinheiro arrecadado pela SAI é reinvestido no programa, principalmente em material de comunicação, como banneres sobre o que e como separar, e em educação ambiental. Ano passado, parte da arrecadação foi destinada à reforma do posto de saúde do bairro. “É imprescindível esse reinvestimento em comunicação, porque, em pleno século XXI, ainda há gente levando saco de lixo com restos de macarrão cozido aos pontos de entrega voluntária da Coleta Seletiva”, lamenta a jornalista Regina Teixeira, coordenadora voluntária do programa.
Para participar, basta separar embalagens e recipientes de plástico, papel, metal e vidro que não forem reaproveitados, limpá-los e levá-los até um ponto de entrega voluntária. Itamambuca dispõem hoje em dia de 6 pontos de coleta seletiva, espalhados pela avenida central.
SAI faz coleta especial de pilhas e baterias
Já está à disposição de todos, na sede e na portaria da SAI, um coletor especial para pilhas e baterias usadas, que contêm metais pesados e podem contaminar o solo e a água se descartadas de forma inadequada. O material será encaminhado para a Cooperativa Educacional de Ubatuba, de onde seguirá para um centro de coleta especial, em São Paulo. A escola é parceira do Aquário de Ubatuba nesse importante projeto. (Fonte: SAI)

SAI forma agentes ambientais
Objetivo é desenvolver atividades que gerem renda e ajudem na formação de uma juventude mais consciente

Ubatuba - Realizada pela SAI, com patrocínio da South to South e EAB Imóveis, a Operação Praia Limpa Verão 2005 conta com seis agentes ambientais, na faixa de 16 anos, pertencentes à comunidade de Itamambuca. Eles foram contratados temporariamente, para distribuir sacolinhas e orientar os turistas a recolher seu lixo da praia, não levar cachorros e participar do programa de Coleta Seletiva. Para compreender a razão e a importância desse trabalho, a equipe foi sensibilizada através de palestras e vídeos educativos, seguidos de debates e oficina de confecção de faixas, na qual foram criadas as seguintes mensagens: “Praia limpa. Planeta Sorrindo”, “Surfista: entre na nossa onda e ajude a preservar a natureza” e “Fumantes: areia não é cinzeiro”.
O grupo também está atuando na implantação de um projeto piloto de coleta seletiva no canto direito da praia, em parceria com os quiosques. Cada estabelecimento recebeu oito coletores de materiais recicláveis, doados pela Roxy. Os agentes ficam no local, orientando as pessoas a jogar somente o que estiver limpo, para não inviabilizar a reciclagem.
“Eu não tinha a mínima noção do problema do lixo e agora não só entendo como também defendo a coleta seletiva”, declarou Flávio Henrique, um dos agentes ambientais.
Outra atividade do grupo foi percorrer as ruas do loteamento num dia nublado, em que a praia estava mais vazia, para levar informações sobre a coleta seletiva. “Tinha gente que não sabia da existência do programa e que, agora, vai começar a participar”, contou o agente Flávio.
As atividades de treinamento e acompanhamento dos agentes ambientais estão sendo coordenadas por educadoras ambientais voluntárias, que planejam dar continuidade ao trabalho, dependendo do interesse do grupo. “A idéia é incentivar essa juventude a empreender projetos de geração de renda que contribuam com a preservação do meio ambiente e a manutenção da qualidade de vida, como, por exemplo, produção de papel reciclado e adubo orgânico, horta comunitária, centro de triagem e muito mais”, avisa o trio formado pela cientista social Valéria Cushway, a jornalista Regina Teixeira e a turismóloga Carollinne Boé. (Fonte: SAI)

Prédio da Vigilância Sanitária de Ubatuba será reformada este mês

Ubatuba - A sede da Vigilância Sanitária de Ubatuba será reformada este mês para melhorar o atendimento na cidade. Como parte da reestruturação também serão contratados novos funcionários. O novo quadro de funcionários vai contar com farmaceuticos, médicos veterinários e agentes de saúde. Segundo a administração da Vigilância Sanitária da cidade, a reforma servirá para ampliar o atendimento em dois setores --o combate à dengue, a fiscalização de estabelecimentos comerciais e o setor de zoonoses da prefeitura. Para o combate ao mosquito da dengue, foram contratados dez agentes de saúde que farão o serviço de educação com os moradores da cidade. Os agentes também vão visitar as casas e distribuir material de conscientização para o combate à dengue. Serão distribuídos panfletos de orientação nas casas de diversos bairros de Ubatuba. Segundo a Vigilância da cidade, os trabalhos de combate à profileração do mosquito estavam paralisados desde o ano passado. Não existem casos de dengue identificados em Ubatuba. A contratação de médicos veterinários contribuirá para a apreensão de animais abandonados nas ruas, rodovias e praias da cidade. A Vigilância pretende realizar também uma campanha de adoção de animais, em parceira com a Apauba (Associação de Proteção de Animais de Ubatuba). Para o setor de fiscalização, uma equipe será encaminhada para vistoriar os equipamentos de saúde da rede municipal. O objetivo é produzir um relatório para que vai avaliar as condições de atendimento. Ainda na fiscalização, a Vigilância pretende intensificar a fiscalização dos bares e restaurantes localizados na orla. O novo prédio da Vigilância fica à avenida Rio Grande do Sul, 710, bairro do Umuarama. VALE

A Força da Mobilização

Ubatuba - Quem chegou para uma consulta médica, na Unidade Mista de Saúde da Maranduba, região Sul da cidade, neste sábado, foi surpreendido com um grande movimento. O mutirão para a reforma do prédio começou às 8 horas da manhã. Sob um sol escaldante,vários moradores junto com o presidente da Câmara, Jairo dos Santos, e os vereadores Luciana Machado, Osmar de Souza e Romerson de Oliveira, sem perder tempo, foram substituindo as telhas quebradas, trocando o encanamento, a fiação, lixando e pintando todo o prédio e aparando a grama do lado de fora. Os pacientes, que tiveram atendimento médico normal, ficaram satisfeitos. Cristiane Rosa dos Santos, mãe de um bebê de dois meses, não escondeu o desejo de mudança: “Espero que continue assim. Isto aqui estava abandonado”. O turista Éder Ferreira, que freqüenta há anos o bairro e já utilizou inúmeras vezes a Unidade Mista de Saúde da Maranduba, acha que a iniciativa é um exemplo a ser seguido: “Fenomenal”, disse ele.“A idéia de mutirão é muito boa porque a comunidade valoriza mais o trabalho e ajuda a cuidar mais”.
Na breve parada para o almoço, uma surpresa: a visita do prefeito Eduardo César. Ele almoçou com a comunidade e gostou do que viu.
Os trabalhos comunitários vão continuar nos Postos de Saúde da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

“Desinfetante e papel higiênico são artigos de luxo em Ubatuba”
Jorge Lee

“Não há crítica construtiva. Há sinceridade ou omissão de quem diz querer bem ao outro.”

Os jornais noticiaram: “Sanitarista assume Vigilância e amplia serviços de prevenção e combate. A vigilância passará por uma grande reestruturação, começando pela contratação de farmacêutico, médico veterinário e uma série de medidas em defesa das condições sanitárias do município. O sanitarista Antônio Jorge, o Tom, assumiu a Vigilância Sanitária de Ubatuba e já contabiliza avanços significativos nesta segunda semana de trabalho. O Secretário Municipal de Saúde Dr. Marcos Franco, ao assumir a pasta, disponibilizou três veículos para o setor que estava sem as mínimas condições de trabalho até dezembro último”.
Há duas coisas na vida que ninguém gosta de freqüentar – cemitério e hospital. No último domingo, 16 de janeiro, fui ao cinema no Passeio Santa Fé. Ao sair da sessão, por volta das 22h00, entrei na Santa Casa para me proteger da forte chuva que alagava sem piedade as ruas asfaltadas do centro. É verdade que ruas pavimentadas com bloquetes também alagam, porém, com menor volume de água. Bem, não consegui permanecer na sala de espera por mais que dez minutos. Motivo: o cheiro insuportável de banheiro sujo, com perdão da palavra, de mijo mesmo.
Não consegui entender como aquela casa podia ter um péssimo cheiro justamente no local onde pessoas doentes esperavam pacientemente para serem atendidas. Aquela situação foi embrulhando o meu estômago e acabei preferindo tomar a chuvarada que caía como se fosse uma assepsia. Já que a vigilância sanitária passará por uma “grande reestruturação” e como cidadão colaborador que sou para as melhorias da cidade, sugiro que o Sr. Antônio Jorge dê o tom adequado a essa sinfonia tão descompassada que é a Santa Casa. Eu tive a curiosidade de visitar o banheiro masculino e não fiquei surpreso ao ver um local sem qualquer tipo de cuidado. A partir dali, fiquei pensando como seriam as outras alas e os procedimentos contra infecção hospitalar. Papel higiênico, toalhas de papel e sabonete líquido nem pensar, não havia. As portas não possuíam sistema de fechamento automático e ficavam escancaradas.
Não pretendo me tornar um chato impiedoso que só critica a administração municipal, mas há duas semanas que um novo sanitarista está atuando na cidade e a meu ver a Santa Casa deve ser o ponto de partida. De nada adianta proibir o dono do carrinho de lanches de trabalhar por falta de higiene se o Templo da Saúde Pública está em ruínas.

Paradigma desta semana:
Desinfetante e papel higiênico são artigos de luxo em Ubatuba.

Penso que quinze dias “em defesa das condições sanitárias” tenha sido tempo suficiente para realizar a desinfecção dos banheiros da Santa Casa. Não dá para tolerar mais descasos por parte das autoridades públicas. Sábias as palavras do apóstolo Alexandre Nunes, do Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba, proferidas durante a solenidade de posse do novo prefeito e vice: “...devemos honrar a quem merece honra e dar glória a quem merece glória... Pedimos a Deus que governe Ubatuba e dê sabedoria ao prefeito, ao vice-prefeito e aos vereadores.” Nosso prefeito também proferiu palavras apropriadas: “... o importante é deitar a cabeça no travesseiro e dormir em paz. Temos um aliado muito forte. Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Tudo isso nos sensibiliza, mas até o mês de dezembro do ano passado a administração municipal era considerada negligente com a saúde pública. E agora? Tudo bem são só quinze dias de governo, mas não vamos esperar que Deus resolva os problemas que nossos livres arbítrios provocam. Sejamos homens de Deus em verdade e coragem. A canção “Terra do Teu Amor”, de autoria de Vitória Nunes, cantada pela autora e Raquel Novaes, no dia da posse dos novos administradores municipais, fez total sentido:

“... Ubatuba, Terra do Teu Amor
Lugar de esperança e restauração
Cidade Refúgio no Brasil ”.

Que assim seja restaurada a cidade e a esperança de todos nós.
Vamos prosseguir com o primeiro ano.

Jorge Lee
Consultor de Planejamento de Vida,
Entusiasmo e Motivação

Opinião Topo

O canto e a dança do Tangará
Ronaldo Dias

Dependentes do humor e das inspirações platônicas dos burocratas e pseudo-ecos, certamente vindas das observações (pela janela lacrada) do transito caótico das marginais e pelo forte fedor exalado dos rios (Pinheiros e Tietê) ficamos aguardando, passivamente, quais as (novas) condições que nos darão, para que possamos viver nas áreas que determinam como de restrições ambientais e de “preservação”. Quais são as alternativas econômicas sustentáveis, que as restrições ambientais impostas nos propõem? Estas alternativas são “rentáveis”? São rentáveis e suficientes para proporcionar uma vida digna a nossa crescente e carente população? Claro que não! É muito fácil (longe da nossa realidade) ditar leis e normas para cumprirmos. Aqui, as restrições ambientais que normatizam a ocupação dos espaços e as atividades humanas, são muito pertinentes, porém, não prevêem o mais importante: A adequação realística, para atender a demanda do crescimento populacional migratório (recorde brasileiro), o vegetativo e, o mais pernicioso vilão, responsável pelo fomento dos recordes migratórios, o destramelado, sazonal e, imprevisível, veraneio. Para se obedecer a restrições legais de ocupação de um determinado espaço é preciso que haja limites quantitativos de suas populações; sem contar, com as determinantes da capacidade ambiental deste espaço de suportar tais, quantas e, quais “populações”. Creio que estas poucas considerações são mais do que suficientes para esclarecer e, convencer, que necessitamos voltar e fixar o rumo para a nossa verdadeira vocação. Preservar, manter e defender o nosso meio ambiente é questão de sobrevivência. O nosso meio ambiente é o nosso sustento. É também, o nosso único capital econômico. Quem quiser ter o nosso, como seu (também), que assuma, como nós, todos os ônus intrínsecos a esta postura. Chega de poesia e, de cortesias com os nossos chapéus. Chega de nos usarem para justificarem seus empregos. Oras bolas. Vão catar carrapatos na Ilha Anchieta!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Absurdo - Caros amigos, nste último final de semana estava no Litoral Norte, precisamente em Juqueí e vi algo que acabou com meu final de semana. Entre as praias de Barra do Una e Juqueí, começaram a construir um condomínio e simplesmente deflorestaram metade do morro que separa as 02 praias!!!! UM ABSURDO!!!!
Perguntei para algumas pessoas próximas ao local e obtive a resposta de que a obra está embargada, porém o estrago já foi feito..... e com certeza o condomínio acabará sendo construído, como sempre acontece.
Abraços,

Lincoln Morato
via e-mail


Congestionamentos - Será que teria como gerar uma critica junto à mídia sobre o descaso da policia rodoviária, onde, ao serem comunicados do congestionamento demonstraram ou simples despreparo ou desinteresse do que estava ocorrendo.
O ocorrido se deu durante a noite de sexta-feira e a manhã de segunda, onde mesmo cientes do grande movimento de veículos, não foi montada a operação descida, gerando nos últimos 20 km da Tamoyos congestionamento que acaba acarretando desagrado e insatisfação sobre o litoral norte, creio que o interesse no aumento do turismo não é só dos comerciantes, mas também da prefeitura e outros órgão que se utilizam do dinheiro gerado com impostos e tudo mais, o verão é um período curto que temos para gerar capital para a nossa cidade se manter e continuar crescendo.
Fico no aguardo e acredito que sua voz será bem aceita junto a nossas autoridades.
Atenciosamente,

Ronaldo Mykio Yatabe
São Paulo, SP


"Chuvas de Verão" - Apesar da situação calamitosa e desanimadora com que nos deparamos na manhã do dia 17 de janeiro, venho registrar os agradecimentos e elogiar a presteza e eficiência dos servidores públicos na liberação da passagem de aguas pluviais defronte a rua Carlos Asseburg no bairro do Itaguá, que, mesmo sem os devidos equipamentos, conseguiram liberar a passagem da agua para o mar, fazendo com que o volume do "rio" que se transformou a referida rua, diminuisse rapidamente.
Sabemos que a atual situação que vivenciamos não é culpa da atual administração (a meu ver tentará minimizar o máximo este acontecimento em épocas futuras), e sim de Aaaadddministrações anteriores que sem mais nem menos "jogaram uma camada, se é que podemos dizer de "asfaltica" nas ruas, sem contudo, efetuar uma rede de escoamento de aguas pluviais NECESSÁRIO.
Fica aqui o pedido para que a administração faça um mutirão para a limpeza das "bocas de lobo", Bueiros e a tubulação de aguas pluviais. Assim como o alerta à toda população para não jogarem lixo nas ruas, evitando assim o impedimento do escoamento de água.

Maick Walace Agostinho
Apui Artesanatos
Bairro do Itaguá
Ubatuba, SP


Reflexões - Apenas Cinco Reflexões:
Área do Horto X Um bom campo de Golfe.
Ilha Anchieta com seu criatório de animais exóticos X Arrecadação para o Parque.
Excesso de tartarugas verdes X Marketing “paz e amor” da Petrobrás.
Estação de tratamento de esgoto mal dimensionada X Engana povo
Cinco reflexões X Outras tantas.
Faça uma lista das suas!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Maranduba - Emilio Campi


Domingo em Maranduba
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor