Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 20 de janeiro de 2005 - Nº 1203 Edições Anteriores

Litoral Virtual Casa na Fortaleza

Região
Litoral Norte cria comissão de combate à Dengue
CDP do litoral pode sair até dezembro
Após reforma, prédios vão sediar delegacias
ISS será destinado a creche
Viaturas da PM beneficiam 18 cidades
Chuva deve continuar até amanhã na região

Caraguatatuba
Polícia de Caraguá recebe novas viaturas do governo do Estado
Caraguá vai sediar Jogos Regionais
Secretaria de Esportes realiza competições recreativas em Caraguá
'Operação Praia Limpa' traz atividades para Caraguá
Prefeitura apoia Tenda Ambiental
Fundacc contrata professores para cursos técnicos no Ceprolin
Fundacc abre inscrições para vestibular no Ceprolin
Câmara altera valor das diárias dos motoristas
Câmara de Caraguá limita gastos com celulares
Câmara de Caraguá reestrutura cargos
Câmara atenderá somente em Fevereiro
Teatro Vanguarda apresenta Assim como o Vento no dia 21

Ilhabela
Programação do Carnaval de Ilhabela

São Sebastião
Prefeito recebe Cetesb para discutir questões ambientais
Doação para a pesca
Interior na praia
Dança folclórica resgata tradição cultural
Iniciantes representam São Sebastião
Sectur abre inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval
Campeão olímpico participa de Clínica de Vôlei em São Sebastião

Ubatuba
Ataque de abelhas africanas leva nove pessoas ao hospital
Médico reduz efeito de veneno com antialérgico
Corpo de Bombeiros seleciona guarda-vidas para o verão 2005
Ubatuba reduz salário de vereador
Chega a Ubatuba auxilio enviado pelo Governo Estadual
Grupo volta para casa em Ubatuba
Mais de 600 itens apreendidos em duas semanas de fiscalização
Zoneamento Ecológico-Econômico movimenta o Litoral Norte
Eleição para o Gerenciamento Costeiro
“Amigos dos Adolescentes” resgatam a auto-estima e dignidade dos jovens
Ubatuba pronta para receber campeões do vôlei
Novos talentos do surf de Ubatuba competem no Sul do Brasil
Skate também movimenta o verão em Ubatuba
Ubatuba recebe feras do Pára-quedismo
UNITAU inicia Mestrado em Ubatuba
Jipes considerados sucatas são recuperados para auxiliar no combate ao borrachudo
Convite para participação do Gerenciamento Costeiro-Litoral Norte

Seções
Opinião
Artigos
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte cria comissão de combate à Dengue
As quatro cidades do Litoral Norte trabalharão em conjunto para traçar ações e evitar a epidemia da doença. A comissão organizada fará a primeira reunião dia 26, quarta-feira, em Caraguá

Litoral Norte - As quatro cidades do Litoral Norte e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) criaram uma comissão para desenvolver ações para prevenção à dengue na região entre os meses de fevereiro a abril, período em que os casos aumentam no principalmente no litoral. O trabalho será realizado durante pela Sucen e secretarias de saúde municipais.
A comissão é formada por representante das cidades do Litoral Norte, Sucen e Vigilância Epidemiológica do estado.
A decisão aconteceu, na terça-feira, dia 18, após reunião realizada em Caraguá com a participação dos secretários de Saúde das quatro cidades do Litoral, o superintendente da Sucen, Dr. Luiz Jacinto, a diretora regional da Sucen, Celeste Cristina Azevedo, a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado, Roberta Spinola e representantes da divisão de zoonoses dos municípios.
Durante a reunião foi apresentado pelo superintendente da Sucen, o quadro geral da doença no litoral e em todo o estado de São Paulo. Os secretários apresentaram suas principais dificuldades e idéias para que as cidades do litoral possam trabalhar em conjunto. Jacinto disse que vai mobilizar seus recursos para atender a região.
A diretora da Sucen disse da intenção de facilitar os trabalhos dos setores. “Este ano, a intenção é montar um laboratório em Caraguatatuba, vamos equipar e treinar pessoal para que os exames não tenham que ser feitos em São Paulo, isso agilizará os resultados” disse a diretora.
O Secretário de Saúde de Caraguá, João Correia Senna Filho, falou da estrutura do setor e da contratação dos novos agentes através do concurso público, realizado no ano passado. Ele propôs que as próximas reuniões sejam feitas na cidade, devido ao fácil acesso para as cidades, para que os municípios possam levar suas dificuldades e propostas para evitar surtos na região, durante os períodos críticos.
A primeira reunião com a comissão acontece no dia 26, quarta-feira, às 14h, na sede da Vigilância Epidemiológica, em Caraguá. No dia da reunião, os representantes vão levar suas necessidades e propostas de ação, para que juntos possam traçar ações para evitar a proliferação da doença na região.
A Sucen apresentou os números de dengue na região nos últimos três anos.
Caraguatatuba teve, em 2002, 1.426 casos notificados, sendo 464 positivos, 405 autóctones e 59 importados. Em 2003, foram 182 notificações, 41 positivos, sendo 39 autóctones e 2 importados. Já em 2004, foram notificados 988 casos com 501 positivos, 499 autóctones e 2 importados. Este ano, a cidade teve 5 notificações da doença, mas nenhum confirmado. (Fonte: PMC)

CDP do litoral pode sair até dezembro
Prefeito de Caraguá aguarda apenas aval do Estado para finalizar desapropriação de área na costa sul

Litoral Norte - O CDP (Centro de Detenção Provisória) do Litoral Norte pode ficar pronto até dezembro. O impasse sobre a instalação da unidade na região, que já dura três anos, está perto do fim e a solução depende apenas de uma confirmação oficial do Estado para a obra ser iniciada em uma área no bairro Rio Claro, em Caraguatatuba.
Segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) do Estado, entre prazo de licitação e construção, seriam necessários 11 meses. Apesar do tempo 'apertado', a secretaria informou que a meta é entregar a unidade até o final do ano.
Orçado em R$ 13,5 milhões, o CDP terá capacidade para 768 presos e deverá acabar com os problemas de superlotação e condições precárias de saúde nas cadeias públicas de Caraguatatuba e de São Sebastião, interditadas pela Justiça no final do ano passado.
A área que abrigará o CDP fica na costa sul da cidade e foi vistoriada e 'pré-aprovada' por técnicos da SAP em dezembro. No mesmo dia, outro terreno, de 47 mil metros quadrados, apontado até então como ideal para a unidade, foi reprovado devido à topografia de morro.
De acordo com as exigências da SAP, a área para sediar o CDP precisaria de no mínimo 50 mil metros quadrados de terreno plano, com bom acesso e facilidade para instalação de água, luz, energia elétrica e telefonia.
Segundo a prefeitura, a nova área, além de maior (tem 67 mil metros quadrados), é 80% plana, o que facilitaria a instalação de serviços necessários à unidade, apontado como principal problema do local vistoriado anteriormente.
AVAL - O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), disse que aguarda apenas o aval do Estado para finalizar a negociação para desapropriação do terreno. O Estado ainda estaria avaliando se não há impedimentos, como dificuldade para instalação de serviços básicos e restrições quanto a condições ambientais, entre outros itens.
"Já tive um contato com o dono (da área) e ele se mostrou favorável. Mas tenho que esperar o levantamento que está sendo feito por Sabesp, Cetesb e outros órgãos", disse o prefeito, que não quis falar sobre prazos.
Segundo a SAP, apesar de o terreno já ter sido vistoriado, uma nova avaliação poderá ser feita, caso haja necessidade.
Cerca de 120 famílias moram no bairro Rio Claro, que fica a 14 quilômetros do centro da cidade.
O ISS (Imposto Sobre Serviços) arrecadado na obra deverá ser revertido para o município e o dinheiro poderá ser empregado na construção de uma creche (leia texto nesta página).
MELHORIA - Segundo o delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, responsável pelo Litoral Norte, hoje, são 260 presos ocupando as cadeias de Caraguá e de São Sebastião, que juntas têm capacidade para 108 pessoas.
Para ele, além de livrar a população de unidades prisionais instaladas no centro dos dois municípios, a unidade em Caraguá irá desafogar também os CDPs de São José dos Campos e de Taubaté, onde estão pelo menos 450 presos do Litoral Norte.
"Político tem que ter coragem. Ele (Aguilar) teve coragem e inteligência, pois resolveu um problema do litoral e ainda livrou a população de cadeias no centro das cidades", disse o delegado.
Segundo ele, após os presos serem transferidos para o CDP, as cadeias de Caraguá e de São Sebastião serão reformadas (leia texto nesta página).
De acordo com a SAP, não há previsão de instalar novos CDPs na região. (Fonte: Janaína Coelho/ValeParaibano)

Após reforma, prédios vão sediar delegacias

Litoral Norte - Uma verba de R$ 360 mil foi destinada pelo governo do Estado para a reforma das cadeias públicas de Caraguatatuba e de São Sebastião, interditadas pela Justiça no final do ano passado devido à superlotação e às condições precárias de higiene e saúde para os detentos.
Segundo o delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, responsável pelo Litoral Norte, com a construção do CDP, os prédios das cadeias poderão ser transformados em sedes para delegacias especializadas, hoje instaladas em imóveis alugados pelas prefeituras.
De acordo com o delegado, em Caraguá, o prédio, localizado no bairro do Indaiá, poderá sediar a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).
Já em São Sebastião, o imóvel, também no centro, deverá abrigar a Ciretran, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes). "Vamos tirar as grades e usar os prédios para instalar as delegacias", disse Barbosa Filho.
Segundo ele, apenas em São Sebastião deverão ser mantidas duas 'celas de transição', específicas para abrigar pessoas presas durante a madrugada ou em caso de não ser possível efetuar imediatamente o transporte do detento até o CDP.
O prazo de licitação e reforma das unidades é de cerca de seis meses, segundo o delegado.
Em Caraguá, a cadeia pública, com capacidade para 48 detentos, abrigava no início da semana 129 presos. Em São Sebastião, onde o limite é de 60 homens, havia 131 presos.
POLICIAIS NAS RUAS - Além de tirar os presos de unidades no centro das cidades, o delegado também aponta como benefício a liberação de policiais civis da segurança das cadeias para retornarem ao serviço nas delegacias.
Segundo ele, pelo menos 30 homens de cada unidade poderão ser deslocados para outras funções. Em CDPs, a segurança é feita por agentes penitenciários, contratados por meio de concurso público pelo Estado.  (Fonte: ValeParaibano)

ISS será destinado a creche

Litoral Norte - Cerca de 5% do ISS (Imposto Sobre Serviços) arrecadado com a obra do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba será destinado ao município, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.
De acordo com a prefeitura, a verba deverá ser empregada na construção de uma creche ou escola na cidade.
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), estima um retorno de cerca de R$ 280 mil para os cofres públicos. Segundo ele, o dinheiro seria suficiente para construir uma creche para 40 crianças.
De acordo com a SAP, o valor só será definido após a conclusão do processo de licitação e contratação da empresa que executará a obra da unidade prisional. A previsão é de 3 meses, após a doação da área ao Estado, para selecionar a empresa.
BATALHÃO - Com a construção do CDP, Caraguá deverá sediar a sede da Polícia Militar na região. Hoje, o 20º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), responsável pelas quatro cidades do Litoral Norte, fica em São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Viaturas da PM beneficiam 18 cidades

Litoral Norte - Em Pindamonhangaba, o governador Geraldo Alckmin participou ontem da cerimônia de entrega de 56 novas viaturas à Polícia Militar do Vale do Paraíba. O evento, que teve início às 10h, foi realizado no Ceap (Centro de Apoio ao Produtor) e contou com a presença de várias autoridades.
Os novos veículos deverão beneficiar 18 cidades da região --além de Pinda, receberão novas viaturas os municípios de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Paraibuna, Piquete, São José, São Sebastião, Tremembé e Ubatuba.
Durante o discurso de entrega dos carros, o governador chegou a comemorar a notícia da redução de 15% no índice de homicídios em São José. Os dados, divulgados ontem pelo ValeParaibano, fazem parte do relatório da Urbam (Urbanizadora Municipal).
"Isso é resultado de um trabalho sério que estamos fazendo. Aqui em Pinda tivemos a felicidade de registrar uma queda ainda maior no número de homicídios", afirmou o tucano. (Fonte: ValeParaibano)

Chuva deve continuar até amanhã na região

Litoral Norte - O tempo deve continuar chuvoso na região até amanhã, de acordo com o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos). A previsão para hoje é de chuva forte em pontos isolados. Segundo o meteorologista Roberto Pereira, o tempo ruim é consequência de um fenômeno típico do verão que impede que frentes frias fiquem no continente, causando chuva sem alterar a temperatura. Hoje, em São José, a temperatura máxima esperada é de 30ºC e a mínima de 21ºC. Ubatuba deverá ter máxima de 29ºC e mínima de 24ºC e, no Fundo do Vale, a temperatura deve ficar entre 22ºC e 31ºC. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Polícia de Caraguá recebe novas viaturas do governo do Estado
Caraguatatuba recebeu do governo do Estado quatro novas viaturas, que farão parte da frota da Polícia Militar do município

Caraguatatuba - Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira, dia 19, quatro novas viaturas para comporem a frota da Polícia Militar do município. A entrega das chaves aconteceu, às 10h, ao lado do terminal rodoviário do município de Pindamonhangaba, e foi feita ao Comandante da Polícia Militar de Caraguá, Valter Padulla, e ao Diretor da Ditran (Divisão de Trânsito), Cel. Celso Rapaci, que representou o prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) no evento. O benefício recebido faz parte do pacote de 57 viaturas que o governo do Estado entregou às cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Estiveram presentes à cerimônia de entrega, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário de Estado de Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, o secretário de Estado da Habitação, Emanuel Fernandes, representantes do Comando Geral da Polícia Militar do Estado e do Comando Regional da Polícia Militar, o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, o prefeito de Ilhabela, Manuel Marcos, e outros prefeitos do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
Com os novos carros, a frota de Caraguatatuba passa a ter 29 viaturas no total. “Recebemos duas Blazers e dois Corsas. É sempre bom receber viaturas, pois elas proporcionam a melhoria da condição de atendimento às ocorrências e a diminuição dos gastos com manutenção, já que a frota é zero quilômetro”, afirmou o Cap. Valter Padulla.
Segundo ele, para que o policiamento funcione bem são necessárias três coisas: homem, instrução e equipamento. “Com os novos carros, ganhamos em equipamento. Essas viaturas servirão para os trabalhos de radiopatrulhamento e força tática”. Padulla informou ainda que Caraguá possui um efetivo de 135 homens e que, para esta temporada, recebeu um reforço de mais 115 soldados.
O diretor da Ditran, Cel. Celso Rapaci, disse que o benefício para o município é imediato. “Além de uma frota zero quilômetro não ter desgaste, elas vieram num momento muito bom, que é a temporada de verão, logo, o benefício é imediato”.
No Litoral Norte, Ubatuba recebeu três viaturas, Ilhabela uma e São Sebastião duas.
Entrega ao prefeito - No mesmo dia, em ato simbólico, às 16h, o prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) recebeu da PM, em seu gabinete, as chaves das viaturas, nas presenças do diretor da Ditran, Cel. Rapaci, do Comandante da PM de Caraguá, Cap. Padulla, e de policiais militares. (Fonte: PMC)

Caraguá vai sediar Jogos Regionais
Municípios sedes dos jogos se reúnem no próximo dia 28 para definir a data do evento.

Caraguatatuba - Com a desistência do município de Taubaté, Caraguatatuba será o município sede dos Jogos Regionais de 2005. O secretário de Esporte e Recreação de Caraguá, Nivaldo Rodrigues Alves, participa de uma reunião com o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, dirigentes da região e secretários municipais das 6 regiões sedes dos jogos, para definir a data e os municípios que sediarão.
São seis as regiões sedes: São José dos Campos, na qual faz inserida Caraguatatuba e as regiões de Barretos, São José do Rio Preto, Avaré, Araçatuba e Baurú.
De acordo com o diretor de Esportes de Caraguatatuba, Luiz Cláudio P. Ribeiro dos Santos, a intenção é de realizar os jogos na segunda quinzena de julho. “Estaremos acertando a data na reunião. Os dirigentes querem realizar os Jogos na primeira quinzena de julho, mas para o município, a segunda quinzena será ideal porque as escolas estarão em férias”.
O município sediou o evento no ano passado e conta com enorme infra-estrutura. A prefeitura investiu em obras de adaptação como a construção de mais uma piscina, pista de atletismo, salão de jogos, além dos alojamentos.
A secretaria já está preparando os atletas das categorias de base como basquete, vôlei, futsal, futebol, atletismo e outras. Grande parte dos times das Escolinhas irão participar.
Caraguá é a única cidade turística da região a sediar os Jogos Regionais. O município foi destaque no ano passado, sendo considerado pelos dirigentes como a melhor edição dos Jogos, tanto em organização como em infra-estrutura. (Fonte: PMC)

Secretaria de Esportes realiza competições recreativas em Caraguá
Competições recreativas de dama, xadrez e dominó começam amanhã, a partir das 15h na praça Ton Ferreira

Caraguatatuba - A secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba está realizando de quinta a sábado competições recreativas de xadrez, dama e dominó. As disputas acontecem a partir das 15 horas, na praça Tom Ferreira, nos estandes da TV Vanguarda. O evento faz parte da programação esportiva e recreativa de férias.
Os esportistas turistas, veranistas e moradores interessados em participar das competições é só comparecerem ao locar. O visitante pode lançar desafio recreativo para os concorrentes.
Os vencedores das disputas não terão premiação. O objetivo é oferecer aos visitantes, do local, mais uma opção de lazer e diversão.
No período de férias, Caraguá está oferecendo aos esportistas visitantes e moradores a opção de praticar seus esportes favoritos. Para os apreciadores de esportes, a cidade têm o objetivo de oferecer lazer, descontração e muita diversão durante as férias. (Fonte: PMC)

'Operação Praia Limpa' traz atividades para Caraguá
Crianças e adultos poderão participar das oficinas de reciclagem, teatro, brincadeiras e palestras do 'Praia Limpa', na praia do Indaiá, dias 29 e 30 de janeiro.

Caraguatatuba - O projeto 'Operação Praia Limpa', da Secretaria de Estado de Meio Ambiente trará para Caraguá nos dias 29 e 30 de janeiro, atividades educativas para o público adulto e infantil. O evento se concentrará na Praia do Indaiá.
O projeto usará este ano uma nova fórmula para ensinar noções de preservação ambiental aos banhistas. A presença de um Carro Laboratório mostrará os equipamentos como é feita a análise da água pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Técnicos da Cetesb e do Estado também ministrarão palestras interativas para o público adulto e infantil. A Polícia Ambiental fará uma exposição sobre equipamentos, animais empalhados e registros de acidentes ambientais. Na programação também estão incluídas oficinas de reciclagem com papel e garrafas pet´s.

Confira a programação:
Dias 29 e 30
10h às 11h30 - oficina de reciclagem com papel de revista para adultos.
10h às 11h30 - brincadeiras de quintal, para crianças.
11h às 12h10 - Apresentação de teatro, para adultos e crianças.
11h10 às 12h30 - palestras interativas, para adultos e crianças, com técnicos do estado e Cetesb.
12h às 14h - oficina de reciclagem com garrafas pet´s, para adultos.
13h às 14h - Brincadeiras de quintal.
14h às 15h10 - atividades circenses e lúdicas, contos e estórias com o Homem de Água Doce, para adultos e crianças.
15h30 às 16h10 - teatro.
16h às 17h - brincadeiras de quintal. (Fonte: PMC)

Prefeitura apoia Tenda Ambiental
Tenda leva educação ambiental à banhistas na Praia do Indaiá, até o dia 30 de janeiro.

Caraguatatuba - Diversas secretarias municipais estão participando da Tenda Ambiental instalada na arena da TV Band Vale na praia do Indaiá, desde o final de semana passado. Além das secretarias de Meio Ambiente e Educação, participam também a Ong Caravela, Ong Onda Verde e Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos e Petrobrás.
A convite da TV Band Vale, o projeto 'Limpa' foi desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente e vai agitar a praia com educação ambiental até o dia 30. Na sexta-feira, 21, o prefeito José Pereira de Aguilar, estará presente na tenda para o lançamento oficial do projeto 'Limpa'.
Na Tenda Ambiental, várias ações estão promovendo a conscientização e a educação ambiental com o uso de cartazes, folhetos e cartilhas informativos, além da equipe da prefeitura orientando o público com eco-dicas. A secretaria Municipal de Educação está apresentando projetos de educação ambiental realizados nas escolas.
O projeto 'Caravela', dos alunos do curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Módulo, mostra a diversidade marinha e os tipos de acidentes que podem ser evitados. Os aquários e as explicações a respeito do formato dos peixes e a relação entre seus hábitos e habitats, chamaram a atenção do público no final de semana. (Fonte: PMC)

Fundacc contrata professores para cursos técnicos no Ceprolin

Caraguatatuba - A FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com inscrições abertas no período de 20 a 28 de janeiro de 2005, para professores que se interessem em prestação de serviços de Professor da Educação Profissional de Nível Técnico, no Centro de Educação Profissional do Litoral Norte – Ceprolin. As áreas são: Gestão, Informática e Turismo.
Os documentos necessários para inscrição: cópias autenticadas da cédula de identidade – Registro Geral; cadastro de pessoas físicas - CPF; curriculum vitae; prova de endereço; declaração de instituição particular ou certidão de instituição pública de ensino comprovando experiência em docência, mencionando período;prova de inscrição no Instituto Nacional da Previdência Social na categoria de profissional autônomo expedido pelo órgão competente ou cópia do comprovante de inscrição no PIS/PASEP; cópia autenticada de graduação em nível superior, tecnológico e de especializações, quando o caso; cópia autenticada de especialização lato sensu ou equivalente, quando realizado; cópia autenticada de diploma em nível técnico da área e de especializações; uma Fotografia 3x4, recente e entregues entre os dias 20 a 28 de janeiro no Ceprolin - Av. Rio Grande do Norte nº 450, bairro Indaiá, fone (12) 3888-3737. O edital completo encontra-se afixado nas dependências do Ceprolin e no site www.fundacc.com.br

Fundacc abre inscrições para vestibular no Ceprolin

Caraguatatuba - Os cursos Técnicos de Gestão Empresarial, Desenvolvimento de Sistemas Comerciais e Turismo com ênfase em Eventos acontecerão no Ceprolin a partir do primeiro semestre de 2005. Os cursos são gratuitos e a partir do dia 17 de janeiro, os manuais já podem ser adquiridos nas agências bancárias da Nossa Caixa de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba por meio do Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte - abre inscrições para processo seletivo de novos cursos técnicos gratuitos a serem iniciados no primeiro semestre de 2005 - Técnico de Gestão Empresarial, Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Comerciais e Curso Técnico em Turismo com ênfase em eventos.
A partir de 17 de janeiro, o manual poderá se adquirido a R$ 5 reais, nas agências bancárias da Nossa Caixa de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Em Caraguatatuba também poderá ser adquirido na Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, no centro da cidade e no Ceprolin - na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá.
As inscrições acontecem de 19 a 28 de janeiro de 2005, das 9 às 20 horas, de segunda a sexta-feira no Ceprolin. O valor da inscrição é de R$15 reais.
A prova acontece no dia 13 de fevereiro de 2005, das 9h30 às 13 horas, no local indicado no comprovante de inscrição.
Serão oferecidos a candidatos carentes os benefícios de isenção da despesa de inscrição e de aquisição do manual do candidato. O pedido de isenção, devidamente instruída com os documentos exigidos, deverá ser protocolado nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2005, no Ceprolin, das 9horas às 20 horas.
Somente serão aceitas matrículas para candidatos ao curso Técnico de Gestão Empresarial, aqueles que comprovem ter sido aprovados na terceira série do Ensino Médio, e para os cursos de Desenvolvimento de Sistemas Comerciais e de Turismo, comprovação de que o candidato está cursando a terceira série do ensino médio.
O exame será constituído por prova com questões de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos programáticos pertinentes ao ensino fundamental – 2° ciclo, de 5ª a 8ª série.
Para o curso de Técnico de Gestão Empresarial serão destinadas 45 vagas; para o curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Comerciais são 45 vagas e para Técnico em Turismo com ênfase em eventos serão destinadas 90 vagas.
Para mais informações, os interessados podem consultar o edital afixado nas dependências da Fundacc e do Ceprolin, assim como no www.fundacc.com.br ou pelo telefone (12) 3888 3888. (Fonte: Fundacc)

Câmara altera valor das diárias dos motoristas
Valores referentes a propositura tem por objetivo a redução dos custos operacionais do Parlamento Municipal

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta segunda-feira, às 16 horas, a sua primeira Sessão Extraordinária com a nova composição e sob o comando do novo Presidente, o Parlamentar Juarez Pereira Pardim (PPS). Foram aprovados projetos que vão ao encontro dos objetivos de campanha para a Presidência do Legislativo.
Apresentado pela Mesa Diretora, que é composta pelos Vereadores Juarez Pardim (PPS) – Presidente; Aurimar Mansano (PTB) – Vice-Presidente; Germínio de Souza (PPS) – 100% Germínio – 1º Secretário e Francisco Carlos Marcelino (PSDB) – Carlinhos da Farmácia – 2º Secretário, a propositura tem por base regulamentar o novo valor das diárias dos motoristas da Câmara.
Anterior a aprovação os motoristas recebiam 4% (quatro por cento) do valor do salário como forma de diária para sua alimentação nas viagens que fazem diariamente com os Parlamentares. Com o projeto, as diárias obedecem ao seguinte parâmetro: R$ 10,00 (dez reais) para viagens com duração até 6 horas, R$ 20,00 (vinte reais) para viagens de 6 a 9 horas de duração e de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para viagens com duração acima de 9 horas.
Ao mesmo tempo foi aprovada uma verba de alimentação aos Vereadores, de R$ 50,00 (cinqüenta reais), toda vez que o Parlamentar viajar com autorização e quando houver disponibilidade de recursos. O limite desta verba será de R$ 200,00 (duzentos reais) mês para até 4 viagens do Vereador, que só receberá se for feita a viagem.
Se ao mesmo tempo há redução de custos, os Parlamentares terão agora mais comodidade e tranqüilidade para suas viagens de trabalho, o que, segundo Juarez Pardim, implementa a nova dinâmica da Casa de Leis em termos de atividades administrativas. “Estou reduzindo custos operacionais e ao mesmo tempo, proporcionando mais estrutura ao Vereador, que só receberá a verba de alimentação se houver recursos para isso”, finaliza o Presidente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara de Caraguá limita gastos com celulares
Presidente Pardim estabelece cotas para gastos com telefone

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), juntamente com a Mesa Diretora, aprovou em Sessão Extraordinária, realizada nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, Projeto de Resolução que limita os gastos com a telefonia celular no Parlamento Municipal.
Os gastos foram divididos em 3 categorias e tem por objetivo estabelecer um controle rígido do uso da telefonia celular na Casa de Leis, seja pelos Vereadores, seja pelos funcionários que tem acesso ao aparelho.
O Presidente da Câmara e os Vereadores terão gasto de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais. Já o Assessor de Gabinete da Presidência terá uma cota de R$ 300,00 (trezentos reais) mês e o restante dos funcionários que tem acesso ao sistema, a cota será de apenas R$ 100,00 (cem reais) a cada 30 dias.
Segundo o Projeto de Resolução, que é assinado pela Mesa Diretora, todo aquele que ultrapassar a cota mensal estabelecida terá desconto na folha de pagamento, sendo o Vereador ou funcionário responsável pelo aparelho em caso de roubo, perda ou furto.
De acordo com o Presidente Pardim o aumento da cota dos Vereadores não contradiz a sua política austera de contenção de gastos. “A cota aumentou, mas a per capita de cada Parlamentar também. Hoje temos 100 mil habitantes e cada Vereador tem cerca de 10 mil pessoas para atender e trabalhar, para um Parlamento de apenas 10 representantes. O valor condiz com a verba e com a estrutura que o representante do povo necessita para trabalhar.”, disse o Presidente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara de Caraguá reestrutura cargos
Foram criados apenas 7 cargos visando o atendimento do eleitor

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, durante a primeira Sessão Extraordinária de 2005, realizada nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, Projeto de Resolução que cria 7 (sete) novos cargos. A reestruturação visa adequar a Câmara para 10 Vereadores, promover uma melhor estrutura ao Parlamentar e melhorar o atendimento para o eleitor do município.
Foram extintos os 34 cargos de assessor para os 17 Vereadores da gestão anterior, que tinham custo mensal de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais). Com o Projeto de Resolução, assinado por toda a atual Mesa Diretora, foram criados 41 cargos assim distribuídos: 10 cargos de Assessor Político, referência 21 – R$ 1.393,86; 10 cargos de Assessor Político Adjunto, referência 13 – R$ 858,81; 10 cargos de Assessor Parlamentar, referência 10 – R$ 694,18 e 10 cargos de Assessor Parlamentar Adjunto, referência 7 – R$ 521,32, além de 1 Auxiliar de Gabinete, referência 12 – R$ 803,94.
Excetuando-se o Auxiliar de Gabinete, os gastos com assessores terão um total mensal de R$ 34.681,70 com os atuais 10 Parlamentares, contra um gasto anterior de R$ 37.400,00 quando o Legislativo tinha 17 Vereadores. Ao contrário do que muitos pensam, a verba do Legislativo não está relacionada ao número de Vereadores, mas sim a Receita Corrente Líquida do Orçamento do Executivo. No caso de haver sobra do Orçamento do Legislativo, a lei manda que o mesmo seja devolvido ao Executivo no final do exercício fiscal.
O Presidente Pardim sente-se recompensado pelo projeto, que vai ao encontro de sua rígida política de economia do erário público legislativo. “Conseguimos aumentar o número de Assessores e gastar menos do que no ano passado. Isto prova que o dinheiro público pode ser bem usado, visando trazer estrutura ao Vereador e um melhor atendimento ao munícipe”, disse Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara atenderá somente em Fevereiro
Reforma do prédio em Caraguá obriga a paralisar o atendimento

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba só voltará a atender os eleitores a partir do dia 1º de fevereiro. A medida foi tomada tendo em vista as reformas e adequações que o prédio terá que passar para retomar o atendimento à população.
O Parlamento Municipal de Caraguatatuba paralisou suas atividades em 18 de dezembro, para o recesso de Natal e Ano Novo dos funcionários e início do recesso dos Vereadores. Este recesso foi interrompido em 1º de janeiro para a posse dos Parlamentares, com os trabalhos reiniciando-se em 3 de janeiro, somente para os funcionários, visto que os Vereadores continuavam em recesso até o dia 31 deste mês.
Com a posse automática do novo Presidente, o Vereador Juarez Pereira Pardim, várias mudanças administrativas foram feitas, sendo necessária também uma reforma no prédio, que apresenta alguns problemas estruturais e o mais importante, a adequação do prédio para o novo número de Vereadores, que agora é de 10 (dez).
As reformas incluem o telhado do segundo andar e a transferência de alguns setores, como a Assessoria de Imprensa, que irá para o térreo e o Protocolo, que irá para o segundo andar. O Patrimônio e o Recursos Humanos irão para a sala onde está o Protocolo e o Financeiro irá para a sala onde está hoje o Patrimônio e o RH.
O plenário também sofrerá reforma, para se atualizar com o novo número de Parlamentares. A disposição das mesas e cadeiras ainda não foi definida, mas sabe-se que haverá lugar para a imprensa e os advogados dentro do plenário.
As mudanças, reformas e adequações visam melhor estruturar a Câmara para o trabalho do Vereador, dos funcionários e para o atendimento aos munícipes. “Recebo a Câmara com a incumbência de fazer melhor do que o meu antecessor e a de adequar o prédio para a nossa realidade, que são aproximadamente 60 mil eleitores e apenas 10 Parlamentares”, disse o Presidente do Legislativo, Juarez Pereira Pardim (PPS). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Teatro Vanguarda apresenta Assim como o Vento no dia 21

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta a comédia “Assim como o Vento”, de Ronaldo Ciambroni, direção Roberto Rocco, no dia 21 de janeiro, às 21 horas. Os ingressos podem ser adquiridos no Caraguá Praia Shopping a R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) e R$10,00 e R$5,00 doando um caderno universitário. Os ingressos também podem ser adquiridos 1h30 antes do espetáculo, no Teatro Mario Covas. O espetáculo faz parte do projeto Teatro Vanguarda, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundacc.
Assim Como o Vento tem uma linguagem fluente, cômica e muito simples, e aborda um problema social, falando da vida do excepcional.
Eguiberto (Edu Rodrigues) personagem central, da mesma forma que diverte a platéia, faz com que ela reflita e se emocione com cenas, ora engraçadas, ora surpreendentes e até chocantes. Personagem rica, mostra o lado do deficiente que ninguém vê, as suas emoções e até suas intimidades sexuais.
Alice (Rosa Guimarães) é a mãe e representa o padrão brasileiro, sofrida e até lutadora, mas que se perde nos sonhos entre as panelas e o detergente.
Ela, espera de todos, o seu futuro e “Assim Como o Vento”, voa pelos móveis da sala.
Os filhos, Silvia (Joice Hilário) e Paulo (Tercio Gennari) têm um só
objetivo: aproveitar o vento bater mais forte e virar brisa, onde o aroma
da riqueza estiver presente. Eles representam o preconceito que a
sociedade mostra ao conviver com um deficiente.
Ellen (Rosa Guimarães) é a estrangeira na casa de Eguiberto, é a
novidade, é o poder, talvez uma solução paliativa, mas...Assim Como O Vento ela se vai, deixando o que resta para aquelas personagens: a vida e o vento.
Divertida e emocionante, Assim Como O Vento é um espetáculo que faz o público sacudir o seu dia a dia e perceber que não são apenas as folhas secas que voam sem rumo e se perdem pelo chão, que a vida até pode ser um vendaval, mas o importante é abrir a fenda e não ficar ao léu.
De Uma forma poética, e com muito humor o texto de Ronaldo Ciambroni mostra o dia a dia de uma família em plena decadência e as conseqüências de se ter como parente, um excepcional.
A peça enfoca a marginalização que sofre o deficiente mental em nossa sociedade e o que pode acontecer, quando por falta de um tratamento adequado, a agressividade se torna inevitável. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Programação do Carnaval de Ilhabela

Sábado – dia 5 de fevereiro a partir das 22 horas:
- Abrindo o Carnaval de Ilhabela, o desfile da Rainha e do Rei Momo e o desfile dos Blocos Carnavalescos estreantes:
- Bloco Carnavalesco “Segurando o Bagre”
- Bloco carnavalesco “Pequeá”
- Bloco Carnavalesco do “Ditinho”

Domingo – dia 06 a partir das 22 horas
 - Desfile dos 4 Blocos Carnavalescos Oficiais
- “Água na Boca”
- “Azul e Branco”
- “Unidos da Folia”
- “Recreativo do Morro”
- “Banda das Bonitas”

Segunda–Feira – dia 07 a partir das 22 horas
 - Desfile das Escolas de Samba
- “Unidos da Padre Anchieta”
- “Mocidade do Sul da Ilha”
- “Mocidade Independente da Vila”
- “Unidos do Garrafão”

Terça-Feira – dia 08
- Às 10 horas – abertura dos envelopes das notas, apuração dos vencedores
- Ás 13 horas – Desfile dos Blocos para o “Banho da Dorotéia”
- Às 22 horas – Apoteose – Desfile das Escolas e Blocos vencedores do Carnaval 2005.

Os Desfiles acontecerão na Vila, Rua Dr. Carvalho, onde será montada a passarela do Samba, e as arquibancadas. Nas quatro noites de Carnaval, após os Desfiles, acontecerá Show mecânico onde todos poderão participar. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Prefeito recebe Cetesb para discutir questões ambientais

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ao lado do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thales Guilherme Carlini e da procuradora ambiental do município, Sueli Stropp, recebeu hoje no Passo Municipal o gerente da Cetesb - Agência Ambiental de Ubatuba, que atende o Litoral Norte, Sylvio do Prado Bohn Junior e a secretária executiva do CBH-LN (Comitê das Bacias Hidrográficas – Litoral Norte), Rosa Maria Machado Mancini. Um dos objetivos da reunião foi discutir todos os assuntos relacionados ao meio ambiente e ao controle da poluição, o que incluiu o lixão da praia da Baleia e a estação de tratamento de esgoto do terminal turístico da Praia Grande. Segundo o gerente da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) o intuito também é estreitar o relacionamento da Cetesb com a administração municipal. “A proposta é de somar os esforços do Estado com Município para tentar reorientar a questão do lixo e outros problemas ambientais aqui do Litoral Norte”, destacou Junior.
Para o prefeito a idéia é contar com a Cetesb para poder superar os problemas com o destino do lixo no município. “Queremos ajuda da Cetesb para equacionar a questão de lixo, a curto, médio e longo prazo. Dentro disso foi elencado a questão da regularização dos transbordos, caso haja o eventual fechamento do aterro da Baleia, e a questão do destino final do lixo do Litoral Norte”, relatou o prefeito.
A reunião rendeu um bom entrosamento e serviu para dar andamento a futuros projetos que visam solucionar algumas questões ambientais no Litoral. (Fonte: PMSS)

Doação para a pesca

São Sebastião - O Departamento de Pesca da Prefeitura de São Sebastião, recebeu hoje (19/01), sete toneladas de fios de faixa de pneu. O material será aproveitado pelos pescadores para confecção de redes. Uma fábrica de cordas do Guarujá efetuou a doação, que foi repassada à Colônia de Pescadores do município. Estiveram presentes na entrega, o diretor do departamento, Álvaro Augusto Moura, o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura (órgão do Governo estadual), Maurício Alves, e o vereador, Dalton José da Silva. (Fonte: PMSS)

Interior na praia

São Sebastião - O projeto Caravana do Conhecimento levou, na manhã de hoje (19/01), 160 crianças à praia de Barequeçaba. “A maioria deles nunca havia visto o mar”, declara um dos responsáveis pelo grupo, José Magno. Na parte da tarde, foi realizada uma caminhada pelo Centro Histórico. As crianças, de família carentes, vivem nas cidades do interior paulista de Rancharia, Santa Cruz da Esperança, São José da Boa Vista e Tiriúba. O projeto é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Dança folclórica resgata tradição cultural

São Sebastião - Acontece amanhã (20/01), às 20hs30, em frente a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) na Rua da Praia a apresentação de Congada do bairro do São Francisco. O grupo que é formado por 40 integrantes resgata uma antiga tradição trazida pelos jesuítas e colonizadores que era usada como forma de catequizar os escravos.
Canto, dança e representações fazem parte desta, que é considerada, uma das mais importantes manifestações religiosas do Brasil, segundo a historiadora e pedagoga da Sectur, Adriana de Souza. Ela conta que a Congada de São Sebastião destaca-se por utilizar a marimba (instrumento musical de modelo africano, com arco, tabuletas de madeira e ressoadores de cabaça).
No decorrer da apresentação, sucedem-se diferentes coreografias e músicas que podem ser adaptadas ao santo homenageado. De acordo com o coordenador do grupo, Tiago Fortunato, o texto desta Congada foi recuperado através da memória de ex-congos, assim como a melodia, os ritmos e as evoluções. (Fonte: PMSS)

Iniciantes representam São Sebastião

São Sebastião - São Sebastião terá três representantes no Campeonato Brasileiro de Laser, que começa neste domingo, em Ilhabela. Lucas Carranca (De-Ed, DM Comunicação-SP Visual e IAS Ar Condicionado-SP), 11 anos, Luiza Praia, 16 anos e Vinícius Rateiro, 12 anos, terão o desafio de representar a cidade, participando da categoria 4.7, (velas menores) para iniciantes que saíram da classe Optimist (barcos com dimensões específicas para crianças) e disputarão 10 vagas para o Mundial dos Estados Unidos em Julho com 60 concorrentes. O responsável pelo treinamento dos três iatistas do Litoral Norte é Fernando Freitas.
O objetivo é um só para todos: conquistar bons resultados no campeonato e ganhar maior visibilidade e apoio de patrocinadores. O torneio tem duração de 10 dias.
"Eles estão treinando até três vezes por semana para fazer uma boa participação no campeonato", disse Gláucia Cristóvão Carranca, mãe de Lucas Carranca. (Fonte: ValeParaibano)

Sectur abre inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), abriu as inscrições no dia 18 de janeiro para escolher o Rei Momo, Rainha do carnaval e princesas deste ano.
Para concorrer ao cargo de Rei Momo o candidato precisa, além de samba no pé e muita simpatia, pesar mais de 120kg, ser morador de São Sebastião e ter no mínimo 18 anos.
Para a Rainha do Carnaval cada escola irá indicar duas candidatas para disputar o reinado, para isso precisarão mostrar muito samba no pé, beleza, simpatia.
Cinco jurados serão selecionados pela Sectur para avaliar os candidatos. Segundo o diretor de cultura, Gleivson Gaspar, o objetivo dessa escolha é dar início aos festejos do carnaval.
Antes da divulgação das notas dos candidatos, as escolas de samba apresentarão os sambas enredo, com a presença de mestres-salas, porta bandeiras e passistas.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, a premiação será de R$ 1.500,00 para o Rei Momo e Rainha do Carnaval, e de R$ 800,00 para a princesa. “Estamos programando para que no carnaval de 2006 as escolas de samba possam fazer concursos e eventos para escolher duas candidatas para o posto de rainha do carnaval e assim arrecadar fundos para a escola e colaborar na escolha”, finalizou Buzi.
As inscrições para o concurso estarão abertas até o dia 25, na Sectur e a escolha da rainha e rei momo será no dia 29 de janeiro no Palco Principal, na Rua da Praia. (Fonte: PMSS)

Campeão olímpico participa de Clínica de Vôlei em São Sebastião

São Sebastião - Acontece no próximo domingo, dia 23, uma Clínica de Vôlei nos bairros de Barequeçaba e Boiçucanga. O evento acontecerá em dois horários, sendo das 10hs às 12hs, em Barequeçaba, e das 16hs30 às 18hs30, em Boiçucanga e é uma realização do Banespa e da Prefeitura de São Sebastião
O evento reúne alguns dos principais jogadores do país, como o campeão olímpico, Nalbert, e o ex-jogador Montanaro. A oficina pretende ensinar, gratuitamente, os fundamentos básicos da modalidade.
A diretora de eventos da Secretaria de Esportes, Neila Maria, acredita que a participação de ídolos do voleibol deve atrair um grande número de pessoas: “Eventos como esse incentivam a prática do esporte por adultos e crianças”, destaca.
Serão distribuídos bonés e camisetas aos participantes. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Ataque de abelhas africanas leva nove pessoas ao hospital

Ubatuba - Nove pessoas, entre elas seis crianças, foram atacadas por abelhas africanas no bairro Perequê-Mirim, em Ubatuba, na última terça-feira. Elas precisaram de atendimento médico após as picadas.
Oito delas ficaram em observação médica até a meia-noite de ontem na Santa Casa. O menino Alison José Mendes Blac, 10 anos, ficou internado até as 18h de ontem, por apresentar quadro mais grave.
O incidente aconteceu às 16h de terça-feira, na casa de Maria de Fátima Blac, na estrada do Palhal, região sul da cidade.
Segundo ela, um grupo de crianças brincava no quintal de sua casa, quando uma delas mexeu com um pedaço de bambu em uma colméia de abelhas que estava dentro de uma caixa d'água abandonada no terreno.
As abelhas passaram a atacar as crianças que correram em busca de abrigo. Até mesmo quem passava pela rua acabou sendo picado.
O menino Alison, que sofreu mais de cem picadas na cabeça, costas, rosto e braços, disse que correu gritando por socorro.
"Mesmo correndo fui tirando toda a roupa do corpo, ficando só de cueca, porque estava cheia de abelha", afirmou, ainda sob observação na pediatria do hospital.
A turista peruana Marinela Herrera, 35 anos, estava em sua casa de veraneio, quando ouviu a gritaria das crianças. "Saí para prestar socorro às crianças e fui picada", disse.
Matheus, de dois anos e dez meses, filho de Marinela, também foi atacado pelas abelhas. Eles foram levados para a Santa Casa. "Fiquei muito assustada. Nunca tinha visto nada igual", afirmou.
Ela disse que, para livrar-se das centenas de abelhas, entrou debaixo de uma torneira. Marinela afirmou que levou mais de 120 picadas e que sentiu muita dor de cabeça e passou o dia vomitando. O filho teve os mesmos sintomas.
A Polícia Militar, bombeiros e Defesa Civil ajudaram no atendimento às nove pessoas.
O apincultor Douglas Menezes, utilizando roupas especiais, retirou a colméia do local, transferindo-a para o Horto Florestal, no bairro do Ipiranguinha. (Fonte: Salim Burihan/ValeParaibano)

Médico reduz efeito de veneno com antialérgico

Ubatuba - Médico reduz efeito de veneno com antialérgico
O médico Lavousier Pereira, diretor do Pronto-Socorro da Santa Casa de Ubatuba, disse que todas as vítimas atacadas pelas abelhas receberam soro e antialérgicos para reduzir os efeitos do veneno dos insetos. Segundo ele, quando o número de picadas é muito grande, os riscos são maiores. O tenente Oliveira Neto, do Corpo de Bombeiros, disse que o ataque surpreendeu pelo número de abelhas e pela quantidade de picadas sofrida pelas vítimas. Segundo ele, elas não tiveram opções para fugir, porque o local tem muito declive e é cercado de mato. (Fonte: ValeParaibano)

Corpo de Bombeiros seleciona guarda-vidas para o verão 2005
Prefeitura de Ubatuba anuncia aumento do número de guarda-vidas temporários que não foi feito pela administração passada

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba abriu 15 vagas para guarda-vidas temporários para apoiar o efetivo existente no Posto de Bombeiros da cidade na proteção ao banhista das principais praias de Ubatuba. Os guarda-vidas selecionados serão contratados pelo período de 60 dias.
Essa medida foi tomada para pela nova administração, pois a anterior não havia previsto a necessidade de haver um aumento do pessoal durante a temporada. Por conta disso, a contratação em tempo hábil para cobrir os primeiros dias da temporada ficou prejudicada. Agora, a contratação depende do processo seletivo a ser realizado pelo Corpo de Bombeiros.
O Tenente Alexandre Rodrigues, comandante do Posto de Bombeiros de Ubatuba, informa que os interessados em se inscrever devem comparecer a unidade de Ubatuba, situada na Rua Guanabara, 18, Perequê-Açu. As inscrições serão feitas no dia 14 de janeiro, das 8 às 17 horas, no Posto, sem recolhimento de taxa.
Processo seletivo - Os interessados em ser guarda-vidas temporários devem ser brasileiros, de ambos os sexos, ter idade entre 18 e 40 anos, ter concluído o ensino fundamental e estarem aptos para realizar esforços físicos.
Além disso, devem estar em dia com as obrigações eleitorais, não registrar antecedentes criminais de natureza dolosa e ter concluído o Curso de Guarda-vidas Temporários referente à temporada 2004/2005, estando habilitado pelo corpo de bombeiros a exercer as funções de guarda-vidas temporário.
O candidato será submetido a uma prova teórica de conhecimentos gerais, um teste de aptidão física, aquacidade (mergulho em apnéia) e natação. Mais informações, pelo telefone 3832-1290 (Fonte: PMU)

RELAÇÃO DE APROVADOS NA SELETIVA DO CORPO DE BOMBEIROS - GVT 2004/2005

NOME

RG

CLEITON DOS SANTOS 33524832-9
JOSE MARCOS SILVA DOS SANTOS 127463735
CLEUMIR DE JESUS SILVA 34894697-1
CAIO RODRIGUES 34647400-0
HOSANY EPIFANIO DOS SANTOS 44194239-8
JULIO CESAR BATISTA 34451212-5
HENRIQUE ENES VIRGILIO JUNIOR 33598725-4
PATRICIA ALVES PASSOS 34647375-5
JOSE CARLOS RIBEIRO  32481349-1
NELSON ROBERTO DOS SANTOS 27717182-9
FELIPE BARONE SOBREIRA 25758861-9
CARLOS ALBERTO MESQUITA SANTOS 30106956-6
RAPHAEL SOARES FLAUSINO 29592152-3
LEON MALERBA RAGGI MESQUITA 32419912-0
LUCAS LEITE VIEIRA  42769168-0
ROGERIO DE SOUZA BARBOSA 33599393
RAFAEL VIEIRA DE OLIVEIRA 47076908-7
GILSON ANTONIO DE PAULA 29135769-6
RUBIO ADONYS DE OLIVEIRA 32419979-x
FLAVIO DE RESENDE C. RUDGE 22162495-8
MARCIO DE OLIVEIRA 33976014-x
FABIA LUCIA CASTRO DE PAULA 28426358-8
LUIZ EDUARDO BERNARDES FORTES 44662327-7
RODRIGO FAGNER BARBOSA 34744910-4
CAIO RODRIGO CARDOSO SOARES 40252778-1
SIDNEY CUBA  22145420-2
ADALMIR DOS REIS B. NASCIMENTO 42769155-2
CLEBER PACIFICO DOS SANTOS 41159811-9
RICARDO DE OLIVEIRA BARBOSA 33975972-0
EDGARD NERY DOS SANTOS 41090615-3
ALAN FARIA FEITOSA DE OLIVEIRA 35488853-3
MARCEL PRADO DOS SANTOS 24368745
LUANA ZANIN MACEDO DE OLIVEIRA 40646805-9
ANA CAROLINA SANTANA BARBOSA 29160284
MARCIO CLAUDINO DE MEDEIROS  335986407
VALMIR DA SILVA AMORIM  41190299-8
DEOCLECIANO LOPEZ ORTIZ DE PAULA 24862762-4
CLAUDIA REGINA FERNANDES 23451482-6
WALTER JÕAO BALLAK JUNIOR 28163923-1
DIMAS LEITE VIEIRA 42768961-2
EDNEY FABIANO SILVA 29791763-8
FABIO NOVAES VIANA 06718278-2
DAVIDSON OLIVEIRA BATISTA  42769364-0
MARCELO RODRIGUES DOS SANTOS 30434899-5
ANDRE NUNES MOISES 25957124-6
JOANILSON DE SOUZA SOARES 42768903-x

Ubatuba reduz salário de vereador

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba realiza sessão extraordinária amanhã, às 19h30, para discutir a revogação de lei aprovada em dezembro passado que aumentou o salário dos vereadores para a legislatura 2005-08.
O projeto de lei 2.618, aprovado em dezembro passado, de autoria do vereador Marcos Safisco (PSC), elevou de R$ 3.000 para R$ 3.800 o subsídio dos dez vereadores a partir deste mês.
O atual presidente da Câmara, Jairo dos Santos (PT), disse que pretende revogar a lei porque a assessoria jurídica da Casa considerou a proposta ilegal.
"O reajuste foi aprovado após as eleições, podendo caracterizar interesse próprio e deve acarretar problemas junto ao TCE [Tribunal de Contas do Estado]", disse.
Santos, que é irmão do vice-prefeito Domingos Sávio dos Santos (PT), afirmou ainda que considera que o reajuste de subsídio para os vereadores 'não é justo e nem necessário'.
Ele disse contar com apoio da maioria dos vereadores para aprovar redução dos subsídios na sessão de amanhã.
O vereador de oposição Ricardo Cortes (PFL) disse que o reajuste foi definido com base nos vencimentos dos deputados estaduais, conforme determina a legislação.
ASSESSORIA- O presidente da Câmara pretende ainda reduzir de 39 para 30 o número de assessores que prestam serviço aos vereadores.
Ubatuba teve reduzido o número de vereadores de 15 para 10 a partir deste ano, seguindo deliberação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em Caraguá, apesar da redução do número de cadeiras do Legislativo, a Câmara duplicou o número de assessores por gabinete. (Fonte: ValeParaibano)

Chega a Ubatuba auxilio enviado pelo Governo Estadual
Desabrigados aguardam liberação da defesa civil para retornar às suas casas.

Ubatuba - A Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Ubatuba recebeu nesta quarta-feira a primeira parte do material enviado pela Casa Militar do Governo do estado de São Paulo. Colchões, cobertores, roupas, cestas básicas e material para limpeza fizeram parte desse primeiro lote de artigos enviados para auxiliar as vitimas dos alagamentos ocorridos na ultima segunda-feira (17). As famílias continuam alojadas no ginásio de esportes Tubão, onde aguardam liberação da Defesa Civil para retornar às suas casas.
A Secretária Kátia Nunes disse que a condição dos desabrigados é boa: “As pessoas estão recebendo todo o cuidado necessário. São cinco refeições diárias e as crianças recebem atenção de uma recreacionista, enviada pela Secretaria de Esportes, mas as pessoas querem mesmo é voltar para suas casas. Eles receberam orientação de como proceder na higienização das casas e os kits de limpeza já estão prontos. Aguardamos apenas o sinal verde da defesa civil, que ainda não aconteceu. Enquanto isso vamos dar toda a assistência às pessoas”, afirmou. (Fonte: PMU)

Grupo volta para casa em Ubatuba

Ubatuba - Contrariando a Defesa Civil, a maioria dos desabrigados em Ubatuba decidiu ontem voltar para casa, após três dias no ginásio de esportes do Tubão.
Os técnicos passaram a tarde reunidos com os desabrigados, na tentativa de fazê-los ficar mais uma noite no ginásio devido ao risco de novas chuvas.
Segundo a secretária da Promoção Social, Kátia Nunes, 18 famílias (74 pessoas) optaram por retornar para casa. Outras 15 famílias (38 pessoas) decidiram permanecer no abrigo.
Quem deixou o ginásio, teve que assinar um termo de responsabilidade, isentando a prefeitura de culpa em caso de novos deslizamentos ou alagamentos.
"Fui bem tratada, mas decidi voltar para casa porque a chuva parou", disse Fabrícia Gonçalves Rocha, do Parque Guarani.
Geralda Oliveira da Silva e os quatro filhos terão que ficar no abrigo. A casa da família, no bairro Estufa 2, foi interditada.
Técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) vistoriaram ontem os bairros do Bela Vista, Cachoeira dos Macacos e Estufa 2, onde ocorreram deslizamento. O laudo seria concluído ontem à noite.
O técnico Jair Santoro disse que a casa do apresentador Clodovil Hernandes, no Prumirim, foi interditada parcialmente devido ao risco de novos desmoronamentos no local.
O acumulado de chuva em últimos três dias na cidade chegou a 98 milímetros. (Fonte: ValeParaibano)

Mais de 600 itens apreendidos em duas semanas de fiscalização
Mercadorias apreendidas serão leiloadas após 30 dias, revertendo os lucros para o fundo social. Comestíveis estão sendo doados imediatamente para entidades do município

Ubatuba - A equipe de fiscalização da Prefeitura, que está percorrendo toda a extensão de Ubatuba, apurou na primeira semana muitas práticas irregulares, que foram notificadas, entre comércios estabelecidos e ambulantes. Foram apreendidos, ao todo, 660 itens de mercadorias diversas, que vão desde peças artesanais, mantas e redes, óculos e produtos alimentícios. Os esportes náuticos e carrinhos de lanche licenciados também foram vistoriados, visando a segurança dos turistas que costumam utilizar esses serviços.
Foram notificados 31 comerciantes, entre os comércios estabelecidos, ambulantes e permissionários de banana-boat e esportes náuticos. Ao todo, foram encontrados 86 ambulantes irregulares. Foram apreendidas 9 licenças em mãos de terceiros, prática que contraria a lei que regulamenta o comércio dos ambulantes. Os fiscais realizaram um trabalho de orientação e esclarecimento aos comerciantes sobre como regularizar a situação e trabalhar de acordo com as normas estabelecidas pela legislação vigente no município.
Destino das mercadorias - As mercadorias apreendidas têm 30 dias a partir da apreensão para serem retiradas após pagamento de uma multa de R$348,04, mais taxa de R$ 4,54 ao dia, por volume. Após esse prazo, os produtos serão leiloados, revertendo os lucros para o fundo social. Mercadorias perecíveis são doados imediatamente para entidades do município, quando há condições de consumo.
Mudanças para 2005 - Em 2005, o critério para licenciar os ambulantes passará por mudanças para melhor atender à população ubatubense. O prefeito Eduardo César diz que a forma como era feita a avaliação anteriormente lesava o comerciante. Ele aconselha aos ambulantes que se organizem em associações, para que um levantamento seja feito e a prefeitura possa atender aos trabalhadores que dependem dessas licenças. “É fundamental que os vendedores ambulantes de cada praia formem grupos, cadastrem-se para podermos trabalhar de forma justa e organizada”, conclui Eduardo César. (Fonte: PMU)

Zoneamento Ecológico-Econômico movimenta o Litoral Norte
Equipes técnicas e autoridades se reúnem para estudar as mudanças nas normas ambientais do litoral norte

Ubatuba - Durante a semana passada, representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente estiveram reunidos com diversos setores dos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba para esclarecer as mudanças regulamentadas pelo decreto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte.
O decreto, que foi assinado no final do ano passado, é pioneiro no país na implantação do Zoneamento Ecológico-Econômico. Por essa razão, o novo instrumento, que regulamenta o uso e ocupação do solo nos municípios do Litoral Norte Paulista, deixou as autoridades apreensivas em relação aos caminhos a serem percorridos, de agora em diante pelo desenvolvimento urbano integrado à proteção ambiental dos municípios.
As reuniões tiveram como objetivo repassar informações pertinentes ao uso do solo e as adaptações que deverão ser feitas a partir do novo decreto aos setores interessados. Estiveram presentes representantes das quatro prefeituras do Litoral Norte, Cetesb, profissionais da área de construção civil, bem como membros da comunidade interessados em obter mais informações a respeito do decreto.
Em Ubatuba - Uma equipe formada por arquitetos, engenheiros e secretários da prefeitura está estudando a nova lei para aplicá-la ao município. Segundo o chefe de planejamento e proteção ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba, Fabián Alberto Péres, o decreto é um avanço, pois proporciona um desenvolvimento ordenado no município. “A nova lei permite que os investimentos na cidade sejam feitos com segurança, pois a lei regulamenta as ações e preserva o meio ambiente”.
Agora, o próximo passo é estudar, adaptar-se à nova lei que engloba os ecossistemas terrestres, marinhos e de transição, com normas, diretrizes e metas estabelecidas no Zoneamento Terrestre e no Zoneamento Marinho. A nova lei também define áreas e atividades de abrangência, tais como: ocupação urbana, ecoturismo, estruturas náuticas, manejo sustentado dos recursos naturais, pesca artesanal, amadora, científica e industrial, entre outras especificações. (Fonte: PMU)

Gerenciamento Costeiro: Eleições para a representação civil

Ubatuba - Está aberto, até 4 de fevereiro, o cadastramento de entidades que queiram participar das eleições para a representação da sociedade civil no Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte, mandato 2005/2006. As eleições serão no dia 11 de fevereiro de 2005, em Caraguatatuba, na Cief, Estrela Dalva.
As entidades interessadas em se credenciar devem ser não governamentais, com atuação comprovada na área que abrange o Setor Costeiro, cujos objetivos estejam relacionados com a defesa dos interesses econômicos, sociais e ambientais do município. A comprovação das ações poderá ser feita através da apresentação de matérias jornalísticas, projetos encaminhados a outras instituições, convênios, etc.
O cadastramento deve ser feito pelo presidente da entidade interessada, ou por um representante autorizado por indicação. As entidades deverão comprovar a existência mínima de 1 ano, a legalização jurídica e apresentação de toda a documentação necessária.
Local para cadastramento em Ubatuba: Secretaria Executiva do CBH-LN, localizada na Rua Cunhambebe, 521, Centro – Ubatuba. Tel: (12) 3832-3816. (Fonte: PMU)

“Amigos dos Adolescentes” resgatam a auto-estima e dignidade dos jovens
Participação da sociedade civil é fundamental para o desenvolvimento do projeto

Ubatuba - A Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba, em parceria com a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) está realizando, desde dezembro do ano passado, um programa que visa resgatar os adolescentes em conflito com a lei em Ubatuba. O objetivo do programa é conhecer as prioridades de cada um e proporcionar a eles soluções, de acordo com suas necessidades.
O programa, intitulado pelos próprios meninos como “Amigos dos Adolescentes”, utiliza medidas sócio-educativas para inseri-los de forma saudável na sociedade. Através da Fundac/Febem, os adolescentes em liberdade assistida recebem acompanhamento psicológico, são encaminhados para tirar documentos e prestar serviços à comunidade, de acordo com a determinação da Justiça. O psicólogo do programa, Luiz Henrique do Vale explica que essas medidas são educativas e não punitivas. “Procuramos estimular a reflexão de valores, possibilidades e perspectivas no processo de construção de sua identidade e de seu projeto de vida”.
Conscientização e Parcerias - A iniciativa privada também desempenha um papel fundamental na realização desse projeto. Através do apoio da sociedade local, é possível conseguir cursos e recursos para que os resultados sejam efetivos. Segundo a psicóloga Helena Fonseca Rodrigues, a comunidade começa a se mobilizar, mas é preciso uma conscientização maior. “As pessoas precisam se libertar do preconceito e perceber que todos nós somos responsáveis pelas nossas crianças e adolescentes. Precisamos ajudá-los em sua formação, para que eles venham a contribuir com o desenvolvimento do nosso município”.
Os adolescentes assistidos já podem contar com o apoio de uma escola de informática do município, academia de artes marciais, e da Secretaria de Esportes da Prefeitura. Outro trabalho interessante é a parceria com a ASSU (Associação Sócio-Ambiental Somos Ubatuba), que iniciou essa semana a segunda edição do projeto “Ação Ambiental”.
Ação Ambiental – Verão 2005 - Pelo segundo ano consecutivo, a ASSU realiza o Projeto “Ação Ambiental”, que busca praticar com os turistas a educação ambiental, de diversas formas, em dez das principais praias de Ubatuba. Com o tema “Ubatuba é uma festa, mas vamos cuidar da casa”, a equipe contará com uma base fixa na Praia Grande e uma equipe móvel que percorrerá outras nove praias.
Esse ano, o “Ação Ambiental” que começou no último fim-de-semana, dia 15, sábado, estará realizando um trabalho sócio-educativo com as crianças e adolescentes da Fundac. Juntamente com outros voluntários, os meninos e meninas atuarão como agentes ambientais, conversando com turistas e estimulando a conscientização ecológica. O projeto levará às praias ubatubenses atividades como: oficinas de escultura de areia, arte reciclagem, mutirões de limpeza, serviços de informações turístico-ambientais e outras. (Fonte: PMU)

Ubatuba pronta para receber campeões do vôlei
A Clinica de Vôlei vai acontecer no paraíso do surf

Ubatuba - A praia de Itamambuca, considerada pelos surfistas como o “Maracanã” do surf terá em suas areias neste sábado, 22, a clínica de vôlei do Banespa / MasterCard / São Bernardo. Muitos atletas da equipe querem aproveitar a estação mais quente do ano nas areias do litoral norte. As clinicas acontecem há quatro anos e são abertas ao publico em geral. Essas oficinas têm como objetivo ensinar os fundamentos básicos da modalidade e ainda colocar os fãs em contato com os craques do time. Neste sábado, a equipe estará das 10h às 13h, em Itamambuca, Ubatuba. Os participantes irão receber brindes, como camisetas e bonés.
“Já ouvi falar muito de Ubatuba”, disse o ponta Ricardo Serafim, tentando emplacar outro esporte por lá. “Sei que Itamambuca é praia de surfista, o que é bacana. É uma oportunidade muito legal de mostrarmos o nosso trabalho”. Ele aprovou o que conheceu do litoral norte. “Sempre vou para Maresias, inclusive passei este reveillon lá, e já estive em Ilhabela e em São Sebastião. São praias muito bonitas. O levantador Vinhedo é outro que está com bastante expectativa. “ Visitei Ubatuba umas quatro vezes e adorei. As praias do litoral norte são muito bonitas e agitadas, isso sem contar que sempre tem gente bonita por lá”, contou.
Como a equipe terá um dia livre em Ubatuba na sexta-feira, as expectativas em descer a serra são ainda maiores. “Vamos curtir um pouco também, afinal, uma folguinha na praia será ótima para nós. Além disso, nas clínicas, iremos pegar um pouco do clima do verão, do astral das pessoas que estão de férias”, concluiu Vinhedo. As atrações da equipe do Banespa / MasterCard / São Bernardo também incluem o ponta campeão olímpico Nalbert (Atenas, 2004) e o gerente José Montanaro Júnior, medalhista de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984).
A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba estará colaborando para a realização do evento. O secretário Bittencourt Jr. aproveita para convidar a população: “Gostaria de ver muita gente em Itamambuca. É uma chance incrível de aprender com grandes atletas, e mesmo quem não tem muita intimidade com a bola, poderá conhecer alguns dos melhores jogadores do Brasil. Faço inclusive um convite especial para as crianças da cidade que praticam o esporte, pois, poderão se espelhar em atletas de alto nível.
As primeiras clínicas do ano, realizadas em Santos e no Guarujá, foram um sucesso, no total, 450 pessoas participaram diretamente das atividades, sem contar os espectadores. No domingo, a equipe estará em Barequeçaba (das 10h às 12h) e em Boissucanga (das 15h às 17h), praias localizadas no município de São Sebastião. (Fonte: PMU)

Novos talentos do surf de Ubatuba competem no Sul do Brasil
Ubatuba envia dez surfistas para torneio em Santa Catarina

Ubatuba - Pelo sexto ano consecutivo acontece o Rip Curl Grom Search, tradicional evento que reúne a nova geração do surf nacional. O circuito tem o compromisso de apoiar as associações locais, motivar as escolas de surf e revelar novos talentos. O evento também oferece aos surfistas um final de semana com muito surf, educação e confraternização, resgatando o verdadeiro espírito do esporte, repleto de camaradagem, diversão e a busca pela onda perfeita.
Ubatuba envia uma equipe com dez atletas,que embarcam nesta quinta-feira rumo a Florianópolis, com o objetivo de conseguir bons resultados. Fazem parte da delegação comandada por Mauricío Araújo, os seguintes atletas: Wigolly Dantas, Emerson Santos, Gustavo Araújo e Tamaê Bettero que disputam a categoria Mirim; Marco Aurélio e Lucas Santos na Estreantes; Giovanni Ferreira é o único representante na Iniciante, e Leila Eustáquio e Luana Coutinho competem no Feminino.
Em 2005, o Grom Search terá três etapas. A primeira rola nos dias 22 e 23 de janeiro na praia do Santinho, em Santa Catarina. Depois a garotada parte para a Barra da Tijuca nos dias 26 e 27 de fevereiro. A última etapa acontece na praia do Tombo, no Guarujá, nos dias 5 e 6 de março. As categorias em disputa são: Grommets (até 12 anos), Iniciantes (até 14 anos), Mirim (até 16 anos) e Feminino (até 16 anos). Os campeões das categorias Mirim e Feminino levam como prêmio uma bolsa de estudos para um curso de inglês intensivo, com duração de um mês e 25 horas semanais de carga horária em Sydney, na Austrália, além de um mês de acomodação e alimentação em casa de família e translado do aeroporto. Porém, os vencedores só recebem o curso em 2006, quando participarão da final internacional do Rip Curl Grom Search, prevista para rolar em Bell's Beach em data ainda a ser definida. Os atletas de Ubatuba contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. (Fonte: PMU)

Skate também movimenta o verão em Ubatuba
Profissionais vão ensinar técnicas radicais

Ubatuba - Skatistas de todas as idades estarão a partir de sexta-feira, dia 21, radicalizando na pista de skate de Ubatuba. O evento faz parte da programação do Agito Vanguarda, que é afiliada da Rede Globo promove em Ubatuba. Até domingo, quem comparecer à arena armada na praça Trópico de Capricórnio poderá participar de Clínicas com atletas profissionais, acompanhar demonstrações e ganhar autógrafos das feras do skate.
Os monitores estarão dando dicas para quem está iniciando e também para quem já domina o shape e quer aprender novas manobras. O evento acontece com a seguinte programação: 18 hs - Clínica 9 a 15 anos; 19 hs, Clínica 3 a 8 anos; 20 hs - apresentação dos profissionais; 22 hs - Clínica a partir de 15 anos; 23 hs – Pista livre. O Agito Vanguarda é uma parceria da TV Vanguarda com a Prefeitura Municipal de Ubatuba e Secretaria de Esportes e Lazer. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe feras do Pára-quedismo
Pára-quedistas prometem belos espetáculos no céu de Ubatuba

Ubatuba - Começa neste sábado, 22, no aeroporto Gastão Madeira, o tradicional Boogie de Pára-quedismo de Ubatuba, promovido pela Azul do Vento, escola de Pára-quedismo de Campinas, considerada a melhor da América Latina e uma das melhores do mundo.
O evento, que promete reunir alguns dos principais atletas do país, colorirá o céu de Ubatuba até o dia 8 de fevereiro. A organização do evento pretende realizar cerca de 400 saltos nas modalidades FQL (formação em queda livre), Freefly (onde o pára-quedista efetua manobras radicais atingindo velocidades de até 400 Km/h), Skysurf (com a utilização de uma prancha) e saltos recreativos.
Quem quiser aventurar-se neste radical esporte aéreo poderá iniciar com saltos duplos. O Boogie de Ubatuba acontece desde 1996 e já recebeu pára-quedistas de renome internacional. Para este ano os organizadores decidiram concentrar as atividades nos finais de semana: 22 a 25, 29 e 30 de janeiro e 5 a 8 de fevereiro, das 8 da manhã até o pôr-do-sol.
O Boogie de Ubatuba conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria de Turismo, Secretaria de Esportes e Lazer, Daesp e Cia Radical. (Fonte: PMU)

UNITAU inicia Mestrado em Ubatuba

Ubatuba - A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu vagas para cursos de Mestrado no Campus de Ubatuba, nas áreas de Administração Pública e Gestão de Turismo e Serviços. O período de matrícula vai de 18 de janeiro a 10 de março. O curso tem início previsto para 19 de março.
É a primeira vez que o curso de Mestrado da UNITAU, reconhecido recentemente como um dos sete melhores do país pela revista Você SA, é oferecido em Ubatuba. Serão 25 vagas disponíveis para cada área.
As matrículas podem ser feitas no próprio Campus, na Avenida Castro Alves, 392, Itaguá, Ubatuba. A especialização em Administração Pública tem duração de 16 meses e a Especialização em MBA Gestão de Turismo e Serviços, 18 meses.
O coordenador geral dos cursos é o prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira. Mais informações pelo telefone (012) 3832-2460. imprensa@unitau.br

Jipes considerados sucatas são recuperados para auxiliar no combate ao borrachudo
Dois jipes já estão rodando, um na região Norte, outro na região Sul

Ubatuba - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está recuperando os 4 jipes Engesa, utilizados para fazer o controle dos borrachudos na cidade. Os veículos foram considerados sucata pela antiga administração e agora estão sendo recuperados utilizando peças disponíveis na prefeitura.
Dois dos quatro jipes já estão em condições de uso e a previsão para que os outros dois estejam prontos é fevereiro. O secretário do Meio Ambiente de Ubatuba, Paulo Roberto Pires diz que os jipes são de extrema importância para o município. “Devido à dificuldade de acesso aos locais onde é necessário aplicar o larvicida (BTI), os jipes são fundamentais para o trabalho dos agentes. Por essa razão, estamos recuperando os veículos, utilizando os recursos disponíveis e a boa vontade para melhorar o nosso município”. (Fonte: PMU)

Convite para participação do Gerenciamento Costeiro-Litoral Norte

Ubatuba - O presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos, convida os vereadores e os interessados, para participarem da reunião que vai discutir a eleição de representantes da sociedade civil, para o Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte – Gerenciamento Costeiro. A reunião acontecerá na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro, às l9 horas, na Câmara Municipal.
Convocação - O vereador Jairo dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, convocou uma Sessão Extraordinária no dia 21 de Janeiro de 2005, sexta-feira, às 19:30, para discutir a revogação da Lei 2.618/04, que estabeleceu o subsídio dos Vereadores, para a Legislatura de 2005 a 2008. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Tsunamis
Enviado por Ronaldo Dias

De origem japonesa - tsunami designa ondas oceânicas de grande altura. Embora sejam erroneamente denominadas de ondas de maré, as tsunamis não são causadas por influência das forças de maré (forças astronômicas de atração do Sol e da Lua).
Tsunamis são ondas de grande energia geradas por abalos sísmicos. Têm sua origem em maremotos, erupções vulcânicas e nos diversos tipos de movimentos das placas do fundo submarino.
Portanto uma boa definição para a tsunami seria uma onda sísmica que se propaga no oceano. Historicamente, é no Oceano Pacífico onde ocorreram a maioria das tsunamis, por ser uma área cercada por atividades vulcânicas e freqüentes abalos sísmicos. Ao norte do Oceano Pacífico, desde o Japão até o Alasca, existe uma faixa de maior incidência de maremotos e erupções vulcânicas que originariam as tsunamis mais freqüentes do nosso planeta.
Talvez a tsunami mais famosa tenha sido a provocada pela explosão vulcânica da Ilha de Krakatoa no Oceano Pacífico em 26 e 27 de agosto de 1883. A tsunami resultante atingiu as ilhas da Indonésia com ondas de até 35 metros de altura.
As tsunamis ao se propagarem no oceano possuem comprimento da ordem de 150 a 200 km de extensão e apenas 1 metro de altura. Portanto, em alto mar elas são quase imperceptíveis. Entretanto, ao se aproximar de zonas costeiras mais rasas, a redução da velocidade, devido ao atrito com fundo do seu comprimento, porém a energia continua a mesma. Conseqüentemente, a altura da onda aumenta bastante em pouco tempo. Neste ponto, ela pode atingir 10, 20 e até 30 metros de altura, em função de sua energia e da distância do epicentro da tsunami.
Na recentemente levantada hipótese sobre o perigo de um maremoto de grandes proporções, ele seria tão catastrófico quanto maior for presumida explosão vulcânica nas Ilhas Canárias, local onde foi detectada importante atividade sísmica no subsolo.
Uma analogia a esse processo seria uma panela de pressão que tem a sua válvula reguladora obstruída enquanto aumenta o calor interno gerado pelo fogo. A pressão interna vai aumentando proporcionalmente ao acúmulo de energia potencial. Este processo tem continuidade até que ocorra uma ruptura em algum ponto da estrutura da panela redundando em uma explosão, ou seja, na liberação instantânea de grande quantidade de energia.
No caso das Ilhas Canárias foi observado um aumento da atividade sísmica/vulcânica no interior da ilha. Como a mesma estava inerte a várias dezenas de anos, o topo do cone vulcânico, que é a própria ilha, se consolidou de tal forma que se extinguiu o respiro ou válvula de alívio da pressão interna do vulcão. Assim, quanto mais sinais ela der de atividade vulcânica no seu interior maior será o risco de haver uma erupção vulcânica de grandes proporções. O tamanho da onda tsunami gerada será proporcional à quantidade de energia transmitida ao mar no momento da erupção.
Por outro lado, uma erupção vulcânica não é um evento comum e, se levarmos em conta outros fatores, veremos que a probabilidade de formação de uma onda tsunami destruidora é pequena.
Outro fator a ser considerado é a distância do litoral brasileiro, especificamente dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Amapá, em relação à Ilhas Canárias. São aproximadamente 4,500 km/h, o que equivaleria a 8 horas de percurso até chegar ao litoral brasileiro.
Assim, quanto maior for a distância entre a origem (epicentro) e o litoral de impacto, maior será a perda de sua intensidade por espalhamento e mesmo dissipação de sua energia. Outro fator de reflexão é que quanto menor for a profundidade das zonas por onde a onda propaga maior vai ser a redução de sua energia pelo atrito com o fundo submarino.
Se somarmos a probabilidade e os registros históricos de erupções e/ou abalos sísmicos em ilhas do Oceano Atlântico, que são mínimos, veremos que as chances de ocorrer um acidente ambiental de grandes proporções são baixas.
Desta forma, antes do Brasil, Portugal, Norte da África e o arquipélago de Cabo Verde serão as vítimas potenciais devido à proximidade do epicentro da eventual explosão vulcânica, recebendo diretamente o impacto da onda de grande altura.
Por outro lado se existe a probabilidade é preciso ter cuidado de alterar para as possíveis conseqüências do fenômeno. A conjunção de fatores intervenientes pode provocar estragos catastróficos, daí a importância de que a população seja informada e que as autoridades competentes tomem as devidas precauções. Um bom exemplo desse tipo de política de seguranças é o desenvolvimento através de informações de satélite pela Organização Meteorológica Mundial - OMM.
Devido a freqüência da ocorrência de tsunamis no Pacífico, existe uma rede internacional de sismógrafos ao longo do cinturão de fogo que altera para a formação de qualquer onda catastrófica. Como resultado dessa iniciativa nenhuma morte foi contabilizada com a passagem de uma tsunami no Havaí em 1957. Já a tsunami de 1946, com altura inferior à de 1957, causou inúmeras vítimas fatais pela ausência de um sistema de alerta.
Portanto, medidas preventivas são muito menos onerosas e possíveis de serem tomadas do que medidas corretivas, muito mais dolorosas. O medo é gerado pela ignorância, o respeito é gerado pelo conhecimento.

Fonte: Revista ECO 21
www.eco21.com.br
Outubro, 2001

Opinião Topo

Parabéns!
Ronaldo Dias


Muito boa a matéria do Vereador Charles Medeiros no Litoral Virtual de ontem. O Medeiros é um político que vem amadurecendo a cada gestão, e tem futuro. Bom futuro. O texto é esclarecedor e de conciêncientização dos trabalhos do legislativo. Tomara possamos contar com todos os demais vereadores, agindo e pensando nesta "linha". Para não perder o costume, apenas uma observação à matéria, o congelamento de ocupações irregulares de todas as áreas de risco, Parques, mananciais (vide, cachoeira dos macacos), públicas ( vide, aeroporto) etc. deve ser incondicional. Não devemos, muito menos podemos (por falta de recursos e de espaço físico) criar um círculo vicioso da ocupação irregular X ganhar um terreninho ou uma casinha. Até o Lula está atrás de uma fórmula assim, que dê certo, de custo zero e, sem criar um processo migratório infindável. Para casas e loteamentos populares (ou não) é preciso de grandes áreas disponíveis e próprias para tanto.Quantas precisamos? Qual nossa carência? Onde encondem-se estas áreas, quais restrições nos impedem de tê-las, que nos obrigam a iniciar todas as ocupações, primeiramente com picadas, depois vielas...até a oficialização de rua? São perguntas e temas para vereadores com coragem. Sua praia Charles. De quais mais?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Incompetência Mata - Todos aqueles que adotamos Ubatuba como nossa casa, nosso lar, ilha de nossas fantasias de felicidade, qualidade de vida, bem viver e que, dentro de nossas singelas possibilidades, temos dado, emprestado e dedicado nossas forças para realizar ações que contribuam a fazer desta cidade uma mansão de paz e tranqüilidade para moradores e turistas, nos questionamos, intimamente, quais serão as causas de tantos males que nos afligem. Porquê nossa ilha de fantasias naturais fica tão comprometida nas suas ações políticas e sociais ?
Nossas meditações e análises, desprovidas de quaisquer conotação política e com base em experiências administrativas e observações diárias, nos levaram a algumas conclusões óbvias.
A primeira dessas realidades patentes é: “Falta estrutura administrativa na Prefeitura Municipal, na Câmara Municipal, nas fundações, autarquias e companhias de economia mista” de Ubatuba.
Faltando estrutura administrativa ocupantes dos cargos fundamentais ao funcionamento dos poderes não possuem estabilidade, não são treinados, trocam quando existe alternância do poder e geralmente as pessoas que os assumem estão despreparadas, não conhecem as funções que deverão desenvolver, chegam com ânsia de poder e de benesses, sem maiores preocupações com o serviço público, e, certamente, sem a consciência de que o funcionário público é um “servidor”, um “empregado” de toda a sociedade que o remunera.
Segundo o Prof. Luis Marins as empresas públicas ou privadas que não tenham um quadro de funcionários estáveis, bem treinados e eficientes nunca terão funcionamento satisfatório.
As conclusões do Prof. Luis Marins nos explicam as causas de nossas crises de paralisia administrativa a cada alternância de poder, a cada mudança na Prefeitura e cada uma de suas secretarias, na Câmara, na Fundart, Emdurb, Comtur, Fundac.
Todas as administrações tem abusado na atribuição de cargos de confiança a pessoas incompetentes, despreparadas e sem condições de prestar bons serviços. A sociedade contribuinte acaba pagando a conta e sofrendo as conseqüências da malversação do dinheiro público com pagamentos a pessoas que não prestam serviços.
Nossa atual administração está caprichando em levar pessoas despreparadas para cargos de chefes de serviço, seção e setor. Até pessoas que já infelicitaram Ubatuba em outras administrações, que já foram demitidos de outros municípios estão ocupando cargos de comando nestes primeiros dias de administração municipal. São casos preocupantes que nos levam a pensar que, o Exmo. Sr. Prefeito, ou não conhece as pessoas ou não está controlando o que está sendo feito nas diversas repartições municipais. As duas hipóteses são preocupantes. Algumas dessas pessoas nunca antes trabalharam nem no serviço público, nem na empresa privada. Certamente não serão produtivos em cargos de confiança.
O Prof. Luis Marins afirma que: “incompetência mata”. Esses cargos entregues a despreparados poderão matar a administração, e certamente, matarão a secretarias, assessorias, serviço, seção ou setor a eles atribuídos.

Corsino Aliste Mezquita
RG nº. 2.976.292-3
Ubatuba, SP


COMTUR - SEM TUR - Li, no Correio Guaruçá, matéria publicada em nome da COMTUR intitulada "Construindo novos Horizontes". Nada mais equivocado. Vou deixar os comentários de parágrafo por parágrafo, até que, o acionista majoritário, manifeste-se a respeito de sua regulamentação e administração. Já que a matéria afirma estar cumprindo os estatutos da Compania, por enquanto, gostaria da publicação, nesta mesma revista, para conhecimento dos demais acionistas, como eu, mal informados, e também do povo (seu maior acionista), das últimas atas das reuniões do Conselho de Administração, principalmente aquela em que o Conselho determina ao diretor presidente "quais horizontes quer construir".

Ronaldo Dias
(acionista minoritário)
Ubatuba, SP


Enchente na Toninhas - Moro nas Toninhas, na Rua América, 236 e foi publicado que a prefeitura fez limpeza nas valas e deu atendimento para os flagelados da enchente, mas isso não é uma verdade, pois aqui não apareceu ninguém. Segue anexo as fotos da minha casa e da minha rua.

Edgar Romera
Rua America, 236
Toninhas, Ubatuba, SP

     

     

     
Fotos enviadas por Edgar Romera - Toninhas

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Farol do Cruzeiro - Emilio Campi


Farol  do Cruzeiro
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor