Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 25 de janeiro de 2005 - Nº 1206 Edições Anteriores

Litoral Virtual Casa na Fortaleza

Região
Cidades da região variam programação para o Carnaval 2005
Rede municipal do Litoral Norte garante vagas para demanda de alunos em 2005

Caraguatatuba
Atriz global Leandra Leal lotou a platéia do TMC no fim-de-semana
Prefeito Aguilar é patrono de formatura
MACC mostra “Carmen Miranda – Tic Tac do Meu Coração”
Caraguá faz arrastão contra a dengue em quatro bairros
Projeto Verão tem nova programação musical
Campeonato de Vôlei de Praia e Skate no fim de semana em Caraguá
Caraguá recepciona Paraguaios com jogo de confraternização
Artistas globais empatam com Caraguá em 3x3 no Beach Soccer
Campeonato de Beach Soccer encerra esta semana em Caraguá

Ilhabela
Robert Scheidt vence duas regatas no Campeonato Brasileiro
Aluno do Projeto Navegar é o novo Campeão Brasileiro de Optmist
Maratonas Aquáticas Summer Look reuniu mais de 200 nadadores na Fazenda Siriúba
Câmara Municipal de Ilhabela promove discussão sobre Segurança

São Sebastião
PF vai investigar indícios de tráfico de mulheres via Porto de São Sebastião
Reunião com vigilantes altera carga horária
Detraf e Guarda Patrimonial recuperam equipamento roubado
Clube da Caminhada teve início ontem
Clínicas de Vôlei foram atração na costa sul

Ubatuba
Praia da Almada põe placas contra droga
Ubatuba intensifica a fiscalização
Skatistas radicalizam no verão de Ubatuba
Clínica de Volei anima Itamambuca
Nalbert Troca a quadra pelas ondas em Itamambuca
Animação garantida na Praia Grande

Seções
Artigos
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Cidades da região variam programação para o Carnaval 2005

Litoral Norte - Mesmo com as mudanças de governo em três das quatro cidades do Litoral Norte, as prefeituras, em parceria com as associações responsáveis pelo carnaval, correram contra o tempo para proporcionar aos foliões um evento inesquecível.
São Sebastião e Ilhabela trarão os desfiles das escolas de samba. Já nas cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, a grande atração será a
apresentação dos blocos carnavalescos, marchinhas e matinês.
Em São Sebastião, os desfiles das escolas de samba e os tradicionais bailes prometem agitar os foliões durante o carnaval.
O presidente da Asec (Associação das Entidades Carnavalescas de São Sebastião), Eli Roberto Santana, declara que, mesmo diante das dificuldades encontradas espera fazer o melhor carnaval que já houve em São Sebastião.
"Em visitas aos barracões das escolas de samba, vejo que este ano teremos um dos melhores carnavais de todos os tempos".
Santana afirma que o desfile voltará para a avenida da Rua da Praia, por questões de espaço e para atender aos pedidos da própria população.
"A idéia anterior de construir um sambódromo foi boa, mas faltou estrutura", lembra.
"E agora, voltando para a Rua da Praia, creio que seja melhor, ainda mais porque o povo quer isso".
Já o tradicional baile dos foliões será realizado no aterro.
De acordo com o presidente da Asec, a Prefeitura vai repassar R$ 200 mil às entidades carnavalescas e dará a a infra-estrutura para a realização do carnaval.
"Por ser um dos melhores, senão o melhor do Litoral Norte, a realização do carnaval atrai muitos turistas".
O secretário de Turismo e Cultura, Júlio Buzzi, ressalta que, este carnaval, é o primeiro a ser realizado após a mudança de governo.
"Mesmo com poucos dias para a realização da festa, estamos correndo para que São Sebastião tenha uma festa à sua altura".
Ele lembra que também no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul, haverá bailes durante as quatro noites de carnaval.
"Os moradores da Costa Sul também terão o seu carnaval, com muita festa e alegria".
Ilhabela - O arquipélago prepara sua festa com os desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos, além de shows marcados para ocorrer após as apresentações das escolas.
Os desfiles das escolas de samba serão na Vila, na segunda de carnaval. No local, estão sendo montadas as estruturas para a arquibancada e a passarela do samba.
Já a apresentação dos quatro blocos carnavalescos oficiais existentes na ilha, será no domingo, 6.
A expectativa da Secretaria de Turismo e Cultura é grande, já que a festa atrai muitos turistas para o arquipélago, proporcionando lucro para a cidade.
Ubatuba - Ubatuba quer colocar na avenida um carnaval muito alegre, com a apresentação dos blocos carnavalescos. Conforme um dos organizadores do evento, Nei Martins, este ano, as inscrições dos blocos superaram as expectativas.
"Mesmo com a mudança de governo, estamos nos mobilizando para proporcionar o melhor carnaval para a cidade".
Sobre a verba destinada para a festa, Martins afirma que a prefeitura ajudou, mas não o suficiente para a realização de toda a programação. "Eles deram uma pequena ajuda, muito pouco".
A programação se estenderá nos cinco dias de folia, com desfile de oito blocos, matinês e as marchinhas apresentadas nos diferentes pontos da cidade, entre eles, avenida Iperoig, Perequê-Açu e Centro.
Caraguatatuba - Caraguatatuba ainda não tem uma programação definida para o carnaval 2005, mas de acordo com a tradição da cidade, a intenção é dar continuidade aos eventos realizados em anos anteriores.
A cidade tem planos de fazer o "Carnaval de antigamente", onde um cordão de foliões festeja a folia de Momo ao som das marchinhas, durante as quatro noites de festa, com famílias inteiras brincando juntas. Nova pagina 1

Rede municipal do Litoral Norte garante vagas para demanda de alunos em 2005

Litoral Norte - Diferente da realidade exibida nos veículos de comunicação em boa parte do País que mostram pais e mães dormindo em filas gigantescas, buscando uma vaga para seus filhos em escolas perto de suas casas, as cidades do Litoral Norte, em sua maioria, estão preparadas para receber a demanda de alunos.
A única exceção acontece em São Sebastião, onde cerca de 62 crianças aguardam na lista.
O secretário de Educação de São Sebastião, Paulo Henrique Ribeiro Santana, afirma que este ano o problema que deve encontrar será com a educação infantil, ou seja, crianças de zero a quatro anos.
Ele justifica que isto está ocorrendo porque em quatro anos, nenhuma creche foi construída.
"Se ao menos duas creches fossem construídas, estaríamos sem problemas de vagas."
De 1ª à 8ª séries do ensino fundamental, a demanda de alunos será atendida pelo ensino municipal, totalizando cerca de 10 mil alunos.
Santana ressalta que o ensino para alunos jovens e adultos, alunos especiais e os que cursam entre a 5ª e a 8ª séries, também serão atendidos, totalizando 11,5 mil alunos em toda a rede municipal.
"Atenderemos cerca de 15 mil alunos este ano. Estamos satisfeitos com esses números", finaliza o secretário.
Em Ilhabela, o secretário da pasta, Antônio Cornélio, diz que o programa para este ano será feito conforme a necessidade.
"Não podemos garantir vagas no próprio bairro, mas os alunos terão o transporte necessário para irem de suas casas à escola".
A cidade terá sete mil alunos para ocuparem as escolas da rede municipal.
"De diferente, vamos inserir aulas sobre a história da cidade".
Cornélio diz que o material didático para que os professores ministrem essas aulas está sendo elaborado.
"Queremos alunos multiplicadores de informação".
Ubatuba e Caraguatatuba - O supervisor de ensino da rede municipal de Ubatuba, Aládio Teixeira, afirma que o número de vagas nas escolas municipais é suficiente para inclusão de todos os estudantes. "Até agora, estamos atendendo a demanda de vagas tranqüilamente".
Teixeira ressalta ainda que a construção de duas novas escolas, instaladas nos bairros do Perequê-Açu e da Marafunda, está em fase final. "Com estas duas unidades, creio que não teremos problema de vagas".
Ubatuba possui 46 escolas municipais e, de acordo com a Secretaria da Educação, o atendimento à cerca de 12 mil alunos novos será de 100%.
A assessora de imprensa da Secretaria de Educação, Ana Carolina Muri, fala que a gestão avaliou e comprovou não haver a necessidade de construção de escola no município.
Outro dado relevante é que nenhum prédio precisará passar por reformas.
"Se no decorrer do tempo aumentar a demanda, faremos o que for necessário. Por enquanto, o número de escolas da rede municipal é suficiente para todos".
Caraguá possui 33 unidades que comportarão 15 mil estudantes, além de duas creches conveniadas. "Temos 600 professores concursados que ministrarão aulas". Litoral Norte

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Atriz global Leandra Leal lotou a platéia do TMC no fim-de-semana

Caraguatatuba - A atriz Leandra Leal lotou a platéia do Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, durante os dois dias de apresentação do monólogo "Impressões do Meu Quarto", que teve o acompanhamento da pianista e amiga da atriz Bianca Gismonti.
A apresentação foi uma das atrações do projeto Teatro Vanguarda, que acontece em Caraguá por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a TV Vanguarda.
Durante o mês de janeiro, no Teatro Mário Covas (recentemente inaugurado), passaram pela cidade vários artistas de reconhecimento nacional com grandes peças, que puderam ser apreciadas pelo público da cidade, turistas e moradores da região do LN.
Neste último fim-de-semana, foi a vez da atriz Leandra Leal (a Cláudia da novela Senhora do Destino) entrar em cena, num trabalho que impressionou o público pela técnica, cenários e trilha sonora, e percussão por meio de diversos objetos.
Além de dividirem o palco, Leandra Leal e Bianca Gismonti também assinam a escrita do texto. Utilizando uma linguagem bastante poética, a peça narra a noite seguinte a uma perda amorosa vivida pela jovem Alice, sozinha, dentro de seu quarto. A personagem principal, tem seu amor perdido revivido por meio de um casaco com o qual a atriz contracenou em grande parte da peça. Sentimentos como solidão, a perda, o sentimento do amor, da desilusão foram abordados mostrando os anseios da adolescência e o sofrimento da perda do primeiro amor, da angústia de não querer admitir uma desilusão. Nesse mundo introspecto, Alice é uma personagem que abusa da poesia e simplicidade, trancada em seu quarto com objetos íntimos da personagem, como caixas, cartas e fotografias.
Coletiva - Durante a coletiva de imprensa concedida pela atriz Leandra Leal e pela pianista Bianca Gismonti, na tarde do último sábado, 22 de janeiro, no saguão do Teatro Mário Covas, Leandra falou sobre a peça e a experiência de escrever e representar seu próprio texto. “É lógico que quando encenamos algo que é nosso, temos mais liberdade, inclusive para modificar algumas coisas. Esse trabalho começou como uma esquete e foi se desenvolvendo por meio de um grupo de estudo. Ainda estamos em constante modificação. Trata-se de um trabalho técnico, onde a personagem tem muito de nós duas(Leandra e Bianca), é moldada por sentimentos pelos quais nós já passamos, mas ao mesmo tempo é algo bem distante de nossa realidade”, explicou Leandra, que em seguida elogiou a estrutura técnica do Teatro Mário Covas. “Achei esse espaço muito bacana, e o melhor de tudo isso é ser uma obra pública. É muito gratificante para um artista saber que numa região existem dois teatros de grande porte, esse de Caraguá com melhor estrutura, mas de qualquer forma, isso fomenta a cultura. Com uma obra nova como essa é preciso fazer uma campanha de formação de platéia. Porque em pleno verão, onde a praia deveria ser o principal atrativo, a cultura pode levar turistas e moradores pra o teatro, proporcionando novas opções de lazer”, finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar é patrono de formatura
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, acompanhado da primeira dama Rose Leite Aguilar, foi o patrono na formatura dos alunos do Colégio Módulo.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, acompanhado da primeira dama Rose Leite Aguilar, foi o patrono da formatura dos alunos do ensino fundamental do Colégio Módulo, na última sexta-feira, 21.
A cerimônia, no auditório 'Angelo Fonseca Nogueira', contou com a presença de pais, amigos e funcionários do Colégio para a entrega dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.
O prefeito Aguilar parabenizou o trabalho do Colégio Módulo e de seus educadores, e declarou ter se sentido honrado por, mais uma vez, ser convidado para ser o patrono. "Estou aqui não como prefeito mas como pai. Desejo sucesso a todos. Sabemos que esta conquista é na verdade mais um desafio, tanto dos pais quanto dos formandos. Este é mais um degrau dos muitos que terão pela frente. Que Deus ilumine o caminho de vocês".
A paraninfa Profa. Geovana Flávia de Oliveira, parabenizou especialmente os pais dos alunos. "Quando eu tiver filhos quero saber educar tão bem como vocês educaram seus filhos. Essa turma é maravilhosa". O Paraninfo, prof. Rodrigo Vieira Muniz contou uma história e fez uma metáfora sobre as coisas mais importantes da vida.
O diretor geral do Colégio, Alexandre Fonseca Nogueira, desejou equilíbrio aos formandos da 8ª série. "Nesta fase somos impelidos a fazer escolhas visando a satisfação imediata. Por outro lado somos estimulados pelos pais a plantarmos sementes para colher no futuro. Mas é importante lembrar que a vida não existe se ficarmos parados. Que vocês encontrem o equilíbrio e sejam felizes". (Fonte: PMC)

MACC mostra “Carmen Miranda – Tic Tac do Meu Coração”

Caraguatatuba - O MACC – Museu de Arte e Cultura mostra de 25 de janeiro a 6 de março de 2005, a exposição “Carmen Miranda - Tic Tac do Meu Coração”, uma coletiva da ABAPC - Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem, sob a curadoria de Robert Richard e Deni Saez. E são eles: Deni Saez, Dora Cesar, Ezídio dos Santos, João Generoso, Lena Buazar, Richard, Thelma Lunardi, Toni Gonzagto, Panzica, Antonio Marin, Wilma Darienzo, Alex Villas Boas, Raphael Williams, Suely Finoto, Vera Ferro, Vera Pavanelli, Rosângela Ap, Juliana Pavanelli, Wladimir Wagner, Alzira Fragoso, José Freire. A exposição é uma homenagem aos seus 96 anos de nascimento e 50 anos de sua morte, comemorado em agosto de 2005. No dia 25, terça-feira, a artista Lana Miranda faz show em homenagem à Carmem Miranda na Praça Dr. Cândido Motta, a partir das 20h30.
Essa mostra, além dos trabalhos dos artistas plásticos de colagem, também integra uma coleção de selos dos Correios, da Assessoria Filatélica de Baurú, intitulada de Música e Harmonia (instrumentos e autores do período de Carmen) e uma coleção de discos originais, partituras e revistas da época, da coleção de Nelson Paulo Azevedo Jr.
A coleção é composta por 98 folhas e retrata os caminhos da música, a técnica musical, os instrumentos, os grandes compositores e as canções que os imortalizaram. Mostra, ainda, a música de nossos dias. Essa coleção é pura melodia...com alguns selos e breve comentário sobre Carnaval, Samba e Música Popular Brasileira, dentre outras, há também selos de Cazuza, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa e Carlos Gomes.
Esta mostra que se iniciou em 2000, continuou itinerante até 2003, passando por São Paulo, interior e outras capitais, encerrando-se no memorial do Imigrante (Carmen era portuguesa de nascimento) em grande estilo, com apresentação de chorinho e de Lana Miranda, fã que começou aos 15 anos, ouvindo rádio e colecionando materiais sobre Carmen Miranda e decorando as músicas até a primeira apresentação em 1996 numa grande casa noturna. Desde então, faz shows homenageando a cantora. Traz em seu currículo, apresentações no Aniversário dos 75 anos do Copacabana Palace, Caixa Econômica Federal - 90 anos de Carmen Miranda e Comemoração dos 500 anos do Brasil no Texas - EUA - 2000. Conheceu Aurora Miranda, irmã de Carmen apresentada pelo ex-diretor do Museu Carmen Miranda. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá, e a exposição, pode ser visitada de terça a domingo, das 13 às 21h30.
Um pouco de Carmen Miranda - Carmen Miranda (Maria do Carmo Miranda da Cunha), cantora, atriz e dançarina, nasceu em Marco de Canaveses, Portugal, em 9/2/1909, e faleceu em Beverly Hills, Los Angeles, EUA, em 5/8/1955.
Carmen Miranda é até hoje a cantora brasileira que mais fez sucesso no exterior. Dona de um estilo absolutamente único e particular, tanto na maneira de cantar como na performance de palco, teve uma vida de mito, cheia de glórias e dramas. Nascida em Portugal, veio para o Brasil ainda bebê, fixando-se com a família no Rio de Janeiro. Aos 15 anos começou a trabalhar numa loja de chapéus. Em 1928 conheceu o compositor e violonista Josué de Barros, que a convidou para participar de um festival beneficente e mais tarde a levou para o rádio.
A primeira gravação veio em 1929, pela Brunswick, tendo de um lado o samba "Não Vá Simbora" e o choro "Se o Samba É Moda", ambas de Josué. Carmen gravou alguns outros discos antes de estourar com seu primeiro grande sucesso, a marchinha "Pra Você Gostar de Mim (Taí)" (Joubert de Carvalho), que bateu recordes de venda, com 36.000 cópias. A partir daí, gravou diversos discos, fez cinema, trabalhou em dupla com sua irmã Aurora, fez parte da história do lendário Cassino da Urca, onde, em 1938 usou pela primeira vez o traje de baiana que a celebrizaria mundo afora. No Cassino conheceu um empresário norte-americano que a convenceu a ir para os Estados Unidos.
Acompanhada pelo Bando da Lua, a maior estrela do Brasil deixou uma legião de fãs chorando na sua despedida e chegou à América em 1939 totalmente desconhecida e sem falar inglês. Em pouco tempo fez participações em programas de grande audiência, cantando músicas como "Mamãe Eu Quero", "Tico-tico no Fubá", "O Que É Que a Baiana Tem?" e "South American Way" e se tornou um fenômeno também nos EUA, onde chegou a ser a segunda estrela mais bem paga de Hollywood. No total, participou de dez filmes em Hollywood e ficou conhecida como a Brazilian Bombshell.
Em 1940 voltou rapidamente ao Brasil, onde a população a recebeu com euforia, à exceção do público do Cassino da Urca, que a tratou com indiferença e frieza. Arrasada, Carmen encomendou uma música sobre a situação, e gravou "Disseram que Voltei Americanizada" (V. Paiva/ L. Peixoto). Depois disso voltou para os EUA e se radicou em Beverly Hills, onde continuou sua carreira de cantora e atriz de cinema e televisão. Em 1954 as pressões da indústria do entretenimento causaram uma crise de nervos, e a Pequena Notável veio ao Brasil para se tratar e descansar. Voltou para Beverly Hills em 55, e em agosto teve um colapso cardíaco e morreu, depois de passar mal em um programa de televisão. Seu corpo foi embalsamado e veio de avião para o Brasil, onde uma multidão de um milhão de pessoas seguiu o cortejo de seu enterro.
Carmen continuou sendo sempre lembrada por meio de shows e discos de homenagens, filmes, documentários sobre sua vida (como o premiado "Banana Is My Business", de Helena Solberg). Seu acervo está preservado no Museu Carmen Miranda, no Rio de Janeiro. (Fonte: PMC)

Caraguá faz arrastão contra a dengue em quatro bairros

Caraguatatuba - A Secretaria da Saúde de Caraguatatuba começou ontem um "arrastão" para identificar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegipty, mosquito transmissor da dengue. O "arrastão" será realizado até o dia 28, nos bairros do centro, Tinga, Caputera e Indaiá. Amanhã, às 14h, na sede da Vigilância Epidemiológica, em Caraguá, acontecerá a primeira reunião da comissão regional de prevenção à dengue. Os quatro municípios --Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, além de Caraguá-- vão atuar em conjunto no combate à dengue. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Verão tem nova programação musical

Caraguatatuba - Os shows musicais do Projeto Verão 2005 continuam até o dia 30 de janeiro. São shows gratuitos que acontecem durante toda a semana, a partir das 22horas, e aos sábados, das 23 horas. A programação musical do Projeto Verão é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Imaginasom.
Um show gratuito com o grupo baiano Batom na Cueca promete agitar a cidade, levando muito axé e alto astral para moradores e turistas, em seu show no dia 29 de janeiro, na Praça de Eventos.
Caraguá deverá entrar em clima carnavalesco após o show do grupo. ‘Batom na Cueca’ irá puxar um Bloco Oficial no Carnaval 2005 de Salvador, juntamente com o Terrasamba, no bloco "GULA", na segunda-feira de Carnaval, no circuito Barra / Ondina.
A prefeitura fechou uma programação musical bastante variada, atendendo moradores e turistas. O diferencial este ano é que todos os shows têm entrada franca.
Veja a nova programação:
Dia 25, Terça-feira - Denis Paz e Banda e João Marcos e Juliano
Dia 26, Quarta-feira – Locaute e Free Lance
Dia 27, Quinta-feira - Absinto Dark Project
Dia 28, Sexta-feira - Banda Píer e D’JAHGA
Dia 29, Sábado - Batom na Cueca
Dia 30, Domingo - Noite da Moda de Viola (20h) e Banda Feira Livre (22h) (Fonte: PMC)

Campeonato de Vôlei de Praia e Skate no fim de semana em Caraguá
Caraguatatuba sedia os campeonatos de Vôlei de Praia e Skate, no dia 30, domingo, a partir das 10h15, na praça Ton Ferreira

Caraguatatuba - O fim de semana em Caraguatatuba vai ser de muita emoção. A secretaria de Esportes e Recreação está organizando os campeonatos de Vôlei de Praia e Skate. O evento que fará parte do Projeto Verão 2005 da cidade acontece no dia 30, domingo, a partir das 10h15, na praça Ton Ferreira.
O campeonato de Vôlei de Praia será dividido nas categorias masculino e feninino livre. Já o campeonato de Skate será dividido em cinco categorias: Mirim ( até 14 anos), Amador livre, Máster livre, Long Board livre e Iniciantes livre.
As inscrições começam às 8h, o sorteio para definir a ordem das competições será às 10h e o início das competições será às 10h15.
A premiação para o Vôlei de Praia será troféus para os três primeiros colocados. O prêmio para os competidores de Skate será medalhas para os dez primeiros colocados em todas as categorias.
Para os amantes do esporte esta é uma boa opção para mostrar suas habilidades esportivas. Para os apreciadores dos esportes, esta é mais uma opção de diversão e lazer. A entrada é gratuita. (Fonte: PMC)

Caraguá recepciona Paraguaios com jogo de confraternização
Paraguaios visitam Caraguá e são recepcionados pela prefeitura com jogo de confraternização. O evento acontece nesta terça-feira, 25, na arena da TV Vanguarda, na praça Ton Ferreira

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, fará um jogo de futebol de areia para recepcionar uma grupo de aproximadamente 50 pessoas, entre crianças e monitores, paraguaios que estão visitando a cidade. A equipe de paraguaios é formada por crianças carentes que fazem parte de uma escolinha de futebol no Paraguai. As competições acontecem amanhã, dia 25, terça-feira, na arena da TV Vanguarda, na praça Ton Ferreira.
As disputas entre as equipes começam às 9h, com a equipe pré-mirim da Gelaf que enfrenta a equipe pré-mirim do Paraguai. Às 9h30, é a vez das equipes mirins se enfrentarem. Às 10h, os professores da secretaria de esportes enfrentam os professores do Paraguai.
Esta foi uma maneira que a cidade encontrou para dar as boas vindas aos visitantes.
O grupo está alojado na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, no Indaiá, onde recebe apoio do programa Escola da Família e da prefeitura, através das escolinhas de futebol. “Além das atividades recreativas e das competições com as escolinhas de futebol, a equipe visitou as cidades de são Sebastião e Ubatuba, eles também estão visitando os principais pontos turísticos da cidade”, declarou a diretora da escola Colônia dos Pescadores, Marta Regina de Oliveira.
A diretora declarou ainda que a equipe trouxe toda a infra-estrutura, e que além dos projetos esportivos as crianças tiveram a oportunidade de assistirem a apresentações de dança rítmica e axé, apresentadas por grupos da escola. “Aqui eles puderam fazer um intercâmbio cultural fazendo comparações entre palavras que eles ouvem e que têm um significado diferente lá no Paraguai”, finalizou a diretora.
A equipe chegou na cidade no dia 19, quarta-feira, e fica até o dia 28, sexta-feira. (Fonte: PMC)

Artistas globais empatam com Caraguá em 3x3 no Beach Soccer
O “Jogo dos Artistas”, que aconteceu neste sábado 22, na arena do Agito Vanguarda, na Praça Ton Ferreira, atraiu centenas de fãs mesmo debaixo de chuva

Caraguatatuba - O projeto “Agito Vanguarda”, realizado em Caraguatatuba na Praça Ton Ferreira pela Ativa Promoções, trouxe neste fim-de-semana artistas globais para uma partida amistosa de Beach Soccer contra um time da cidade.
No sábado 22, o jogo foi disputado na arena do Agito Vanguarda e apesar da chuva, centenas de fãs compareceram ao local de evento, para ver de perto os atores Nicola Siri (o padre Pedro da novela Mulheres Apaixonadas), Fábio Villa Verde, e ainda os ex-Big Brothers Fernando Fernandes e Kléber BamBam. A equipe global, que ficou desfalcada com a ausência dos atores Kadú Moliterno e Thyerri figueira (que não conseguiram chegar em tempo), acabou contando com a participação de jogadores do grupo adversário, composto por integrantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.
A partida, que deveria ser realizada em três tempos de 12 minutos, acabou prorrogada para o 4º tempo a pedido da produção do evento, objetivando dar uma chance aos artistas de correrem atrás do prejuízo tentando empate no jogo, que no final do terceiro tempo estava em 3x2 para a equipe de Caraguá.
O primeiro gol da equipe de Caraguá aconteceu nos primeiros minutos do 1º tempo, pelo delegado dr. Marcelo Magalhães. O segundo chute certeiro foi dado por Renato Aguilar e Henrique emplacou o terceiro gol no começo do 3º tempo.
Ainda no 3º tempo, o ex-BBB Fernando Fernandes partiu para o ataque marcando dois gols seguidos. Como a partida ganhou o 4º tempo (caso raro em torneio de Beach Soccer), no final no jogo os artistas conseguiram marcar o terceiro gol, também com o empenho de Fernando Fernandes. Assim a partida terminou empatada em 3x3.
Para o ex-BBB Kleber BamBam, “a partida foi muito boa e os jogadores da cidade colaboraram bastante. Isso tornou a partida bem descontraída”, disse.
De acordo com Carlos Eduardo Fernandes, da Ativa Promoções, que trouxe o Agito Vanguarda para Caraguá, “tivemos pouco tempo para formatar o evento, mas estamos procurando privilegiar o turista e morador nos períodos da tarde e noite, com atrações como dança-de-rua, apresentações, tendas, massagem relaxante e outras atividades que ainda serão realizadas até o final do verão”, disse Fernandes, completando que “eu não conhecia Caraguatatuba mas a cidade tem belas praias e uma área bastante privilegiada para esportes de arena. A administração municipal recém-chegada está demonstrando força de vontade em alavancar o turismo, e acreditamos que esse é o caminho. Nós levamos o Jogo dos Artistas para diversas regiões do Brasil e é sempre uma grande festa. Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento, e temos a certeza que, se possível, em 2005, o evento terá uma infra-estrutura ainda melhor, porque já teremos o raio-x da região”, declarou o produtor, que atua com grandes marcas no mercado como Nestlé, Brahma, e realiza eventos como o “Noite Feliz”, apresentado no Vale do Paraíba no mesmo formato e elenco da “Paixão de Cristo” de Nova Jerusalém.
Segundo o diretor de eventos da Secretaria de Turismo de Caraguá Gilson Cabrera, que na ocasião representou o Secretário, Ricardo Ribeiro, “o Agito Vanguarda é uma parceria de grande interesse para a cidade. Acreditamos ser esse o caminho do turismo receptivo. O jogo dos artistas, por exemplo, é uma atração que, apesar da chuva, foi um grande sucesso, porque não é uma disputa. Trata-se de um jogo amistoso com clima de muita festa. Atrações desse porte ajudam a criar uma imagem positiva para o turista e também para a própria população local que tem a oportunidade de participar de atividades diferentes preparadas especialmente para incrementar o verão em Caraguá”, finalizou. (Fonte: PMC)

Campeonato de Beach Soccer encerra esta semana em Caraguá
Durante esta semana continuam as disputas do campeonato de Beach Soccer. O evento faz parte da programação do Projeto Verão 2005. O jogo final será no dia 29, sábado, na praça Ton Ferreira

Caraguatatuba - As competições do campeonato de Beach Soccer, que teve início no dia 13, quinta-feira, em Caraguá, terá as disputas finais a partir de amanhã, terça, feira, dia 25, na praça Ton Ferreira, ao lado da pista de Skate. O evento é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação e faz parte da programação do Projeto Verão 2005 da cidade.
O campeonato terá a disputa final no dia 29, sábado. Os três primeiros colocados da competição serão premiados com troféus.
Na segunda semana do evento, as disputas forram acirradas entre as equipes. No dia 19, quarta-feira, na categoria Infantil Masculino, a equipe do Projeto Futuro perdeu para a equipe do Praia Soccer de 2X3; na categoria Mirim Masculino, a equipe Praia Soccer venceu a equipe Pastoral de 4X1 e na Infantil Feminino, a equipe Geração Independente também venceu a equipe Pastoral de 2x0.
No dia 20, quinta feira, na categoria Mirim Masculino, a equipe do Gelaf venceu a equipe do Beira Mar de 1X0 e a equipe do Olaria A venceu a equipe do Corinthinhas de 3X0; na categoria Infantil Masculino, a equipe do Olaria venceu o Corinthinhas de 1X0.
Na categoria livre, a equipe do Tabajara perdeu para a equipe do Olaria F. C de 4X6 e a equipe da Adil Car venceu a equipe da Caraguatá de 5X2.
No dia 21, sexta-feira, na categoria Infantil Masculino, a equipe do Projeto Futuro venceu a equipe do Corinthinhas de 4X2 e a equipe do Praia Soccer venceu a equipe do Olaria de 1X0; na Infantil feminino, a equipe C. A Poiares venceu a equipe Geração Independente de 2X1. Já na categoria livre, a equipe da Folha venceu a equipe da Madeireira Getuba de 1X0 e a equipe Jaraguazinho também venceu a equipe da Serralheria Nova Aurora de 5X3.
No último dia de jogo, dia 22, sábado, as disputas continuaram acirradas, na categoria Mirim Masculino, a equipe Corinthinhas venceu a equipe Beira Mar de 1X0 e a equipe Pastoral também venceu a equipe Olaria B de 2X1. Já na categoria Infantil Feminino, a equipe Pastoral venceu a equipe Olaria de 3X1. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Robert Scheidt vence duas regatas no Campeonato Brasileiro

Ilhabela - O velejador Robert Scheidt começou muito bem a caminhada rumo ao 11º. título de campeão brasileiro da classe Laser de sua vitoriosa carreira.
Ele venceu nesta segunda-feira (24) as duas primeiras regatas da competição, disputada em Ilhabela.
A terceira regata do dia foi cancelada por causa da chuva forte que caiu no final da tarde.
Com as duas vitórias, obtidas com ventos de cerca de 15 nós, Robert soma dois pontos perdidos e lidera a competição, seguido do gaúcho André Streppel, que tem seis pontos (um quarto e um segundo lugares) e do catarinense Bruno Fontes, com sete (um terceiro e um quarto).
"Comecei o torneio muito bem. Velejei fácil e fiquei feliz com o meu desempenho, comentou o atleta de 31 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Brasil Telecom, Medley Genéricos, Varig e Volvo Car Brasil. Espero continuar assim porque teremos muitas regatas pela frente até sábado".
Campeão brasileiro em 1992, 1994, 1995, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, o bicampeão olímpico e hepta mundial é o favorito na competição.
Scheidt tem a seu favor também o fato de conhecer muito bem a raia. O multicampeão está tranqüilo. O objetivo é vencer, claro, mas não estou me sentindo pressionado. Quero velejar com prazer.
O Brasileiro de Laser é a terceira competição de Robert Scheidt em 2005. Antes, ele foi vice-campeão do Campeonato Sul-Americano de Star ao lado do proeiro Bruno Prada, em Buenos Aires, e conquistou o bicampeonato do Suunto Match Race de Laser, em Búzios. Na carreira, Scheidt acumula 116 títulos, sendo 96 na Laser. (Fonte: Correio do Litoral)

Aluno do Projeto Navegar é o novo Campeão Brasileiro de Optmist

Ilhabela - Finalmente foi possível conhecer o campeão do XXXIII Campeonato Brasileiro de Optimist. Ronyon Silva, de 15 anos, da equipe Grêmio de Vela de Ilhabela, garantiu o título após assegurar boas colocações nas três regatas disputadas na tarde deste sábado (22).
Fruto do Projeto Navegar de Ilhabela, idealizado pelo atleta Lars Grael, Ronyon ficou na 4º na primeira regata do dia, repetindo o mesmo resultado na segunda. Porém, na terceira e última regata do Campeonato sua estrela brilhou e conseguiu a primeira colocação.
Estou muito feliz pelo título. Agora vou treinar para o Sul-Americano (na Argentina) e para o Mundial (na Suíça), mas antes preciso encontrar patrocinadores, declara o campeão. Vale lembrar que ele também ficou em segundo lugar com a Taça Westland.
Rodrigo Hasselmann, do Rio Yacht Clube, assegurou a segunda colocação, seguido de Baepi Pinna, do Grêmio de Vela de Ilhabela; Lucas Mesquita, do Rio Yacht Club; Patrick Nick, do Iate Clube do Rio de Janeiro e Gaëtan Labi, do Lagoa Iate Clube.
No feminino Daniele Fuhrich, da equipe Veleiros do Sul garantiu a primeira colocação, seguida de Martine Grael, do Rio Yatch Clube e Anna Pineda, do Yacht Clube Santo Amaro (SP).
Campeão sem patrocínio - Ronyon enfrenta um problema comum entre os atletas que estão começando a carreira: a falta de patrocínio. Sem dinheiro para comprar seus próprios equipamentos, Ronyon usava material emprestado de outros velejadores.
"A gente colocava à disposição dele o barco do Projeto Navegar, que ele competia em algumas regatas nos fins de semana", conta Marcos Cardial, coordenador do projeto Navegar de Ilha Bela.
O coordenador do Projeto confessa que não esperava o primeiro lugar de Ronyon, mas imaginava um bom resultado. Acho que nem ele imaginava que ficaria em primeiro lugar nesta competição, completa.
Ronylan Silva, pai do campeão Ronyon, definiu a vitória de seu filho ao telefone com a família da seguinte forma : "A onça foi beber água. O mato é nosso!".
Emocionado, Ronyon afirmou que a vitória veio com a dedicação, concentração e disciplina. Morador de Ilhabela, Ronyon está com o pé no mundial. Esta será a última vez que o vencedor corre pelo Brasileiro da Classe Optimist, após a vitória ele vai passar a competir pela classe 420. (Fonte: Correio do Litoral)

Maratonas Aquáticas Summer Look reuniu mais de 200 nadadores na Fazenda Siriúba

Ilhabela - Mais de 200 nadadores de várias cidades de São Paulo participaram no último domingo, dia 23, da Maratona Aquática Summer Look e última etapa do III Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela, evento que integrou o calendário esportivo do Summer Look, que vai até dia 29 de janeiro na Fazenda Siriúba, em Ilhabela.
O sol, as condições do mar, o clima, a temperatura da água e o vento estavam perfeitos para a prática do esporte e proporcionou aos nadadores e a um público de mais de 500 pessoas um dia muito agradável na praia e nas dependências da Fazenda Siriúba curtindo as atrações do Summer Look.
Entre os principais nomes da natação brasileira que prestigiaram a prova estava o nadador Luiz Lima, Fernando Ernesto P. dos Santos, Matheus Branco Elias, Leandro Monteiro Esteves, Monique Perez, Fernanda Reis Marinho e Israel Murat além da equipe Caraguatação, de Caraguatatuba, da equipe de Bertioga e atletas de Santos, Guarujá, São José dos Campos, ABC, Campinas, Pindamonhangaba, Jacareí, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
A primeira largada aconteceu por volta das 11h30, com a prova infantil, melhor idade e deficientes físicos, com o percurso de 500 metros. Em seguida, aconteceu a prova feminina com o percurso de 1.500 metros e masculina, também com 1.500 metros.
O primeiro atleta a cruzar o funil foi Luiz Lima, já favorito para o primeiro lugar, em segundo chegou Lenadro Monteiro Esteves e em terceiro Israel Murat. Na geral feminina, a nadadora Monique Peres terminou a prova em primeiro lugar, Marcela Souza em segundo e Fernanda Reis em terceiro.
Dos atletas de Ilhabela, o destaque é para o professor Mário Bello, que se recupera do AVC que teve a a dois meses, nadou os 500 metros. A ilhabelense Maíra Souza, foi a primeira a chegar entre as atletas do Litoral Norte e em nono lugar na geral feminina. Harry Finger, Eros Pinna e Manoel Carvalho foram primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente do masculino de Ilhabela a cruzarem a linha de chegada.
A cerimônia de premiação aconteceu mais tarde com entrega de medalhas e brindes da Mormaii, Speedo e Fuji para os três primeiros lugares de cada categoria, além do sorteio de brindes para todos os nadadores. A premiação do ranking de Ilhabela aconteceu logo após com a entrega dos troféus ao melhores nadadores que participaram do III Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2004. As fotos do evento estarão disponíveis no site www.summerlook.com.br .

Câmara Municipal de Ilhabela promove discussão sobre Segurança

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela irá promover na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro às 19 horas em suas dependências, uma reunião para discutir a questão da segurança no município.
A iniciativa é do presidente da casa, vereador Luiz Antônio dos Santos, Luiz Lobo(PL) e contará com a presença do prefeito Manoel Marcos, do Tenente do 20° batalhão da Polícia Militar, André Luiz Paes, do Delegado titular da Polícia Civil de Ilhabela, Dr. Vanderlei Pagliarini Filho além de outras autoridades relacionadas do município.
“É muito importante que a população participe também, para saber como agir numa situação de risco além de saber como preveni-las”, diz o presidente Luiz Lobo, que se diz preocupado com os últimos incidentes ocorridos na Ilha.
“Só neste mês de janeiro foram 15 boletins de ocorrência de furtos, isso sem contar as pessoas que não registram boletim”.
Outra questão a ser discutida será a postura de alguns empresários da Ilha, que tomaram atitudes isoladas distribuindo cartazes sobre o assunto pela cidade.
“É preciso fazer uma divulgação adequada, pois trata-se de um problema delicado, pois somos uma cidade turística”, ressalta Lobo.
O próximo tema que o presidente quer discutir através de reuniões com autoridades e a comunidade é questão da ocupação desordenada, “outro tema polêmico, mas que precisa ser enfrentado para o bem estar do município”, diz Lobo. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

PF vai investigar indícios de tráfico de mulheres via Porto de São Sebastião

São Sebastião - O novo delegado da Polícia Federal de São Sebastião, José Pinto de Luna, nem bem assumiu o seu posto, e já afirmou que pretende realizar uma intensa e dura fiscalização no Porto de São Sebastião, principalmente depois de ter informações que a unidade poderia ser um dos pontos de partida para o tráfico de mulheres ao exterior.
"Não temos informações concretas, mas a existência do Porto e a proximidade com a zona de prostituição, possibilita essa atividade".
O delegado disse que para realizar a investigação pretende reativar o trabalho da equipe de inteligência na região, que encontra-se parado.
"O operacional da Polícia Federal se encontra desativado. Resolvemos somente problemas burocráticos".
Além disso, José Pinto de Luna, vai requisitar apoio de outros órgãos. Uma de suas propostas é fazer com que o Ministério Público Federal, Receita Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil atuem em parceria com a Polícia Federal. "Queremos realizar um trabalho em conjunto para reprimir o crime, seja o tráfico de mulheres, ou qualquer outro", explica. "Quem tiver cometido o crime não terá isenção, doa a quem doer".
Ainda em relação ao Porto de São Sebastião, ele explica haver a necessidade de uma política séria de segurança, além da obrigatoriedade de adequação da unidade às normas americanas de combate ao terrorismo.
Quanto ao contrabando, o delegado também avalia ser necessário maior efetivo a frente dos trabalhos de repressão. "Mais agentes foram solicitados e deverão ser enviados para resolver essa questão".
Outras medidas - Luna disse ainda que a delegacia precisa de mudanças, começando por sua estrutura física. "O local não é adequado, não temos lugar para guardar as viaturas. A Dersa nos cede um espaço". A vontade do delegado é fixar a delegacia da Polícia Federal no Litoral Norte. Pois, São Sebastião é mesmo um local adequado, por sua proximidade com o Porto.
Depois do Porto de São Sebastião, outra grande preocupação do delegado diz respeito à segurança privada.
Ele diz ser necessário fiscalizar as empresas clandestinas, que se passam por especializadas em segurança. "O `segurança´ deve ter uma formação".
Outro problema citado pelo delegado refere-se ao derrame de cédulas falsas, hackers e cartões clonados. "As pessoas encaminham à Polícia Civil, quando na verdade deveriam vir aqui".
Em relação a emissão de passaportes, Luna disse que continuará com o procedimento já adotado. "Como o nosso documento é emitido no mesmo dia, as pessoas vêm de outras cidades e estados para utilizar o serviço". (Fonte: Correio do Litoral)

Reunião com vigilantes altera carga horária

São Sebastião - Um acordo selado hoje (24/01) definiu nova carga horária para servidores que atuam na Guarda Patrimonial da Prefeitura. O regime de carga horária, que era de 36 horas semanais, passa para turno de trabalho de 12 horas por 36 de descanso. Também ficou garantido o retorno do vale-refeição.
Cerca de 80 funcionários da categoria estiveram presentes na reunião realizada na sede do Detraf, que contou com a participação do secretrário de Governo, Paulo Rogério Motta, do secretário de Assuntos Jurídicos, Celso dos Santos, e do presidente do Sindicato dos Servidores, Afonso Valle.
“A proposta agrada o sindicato. Acredito que a intenção é o respeito e valorização do funcionário”, destaca Valle. O acordo é válido por 6 meses, tempo em que será formulado um estatuto visando garantir direitos e deveres do servidor.
Para o secretário de Assuntos Jurídicos, Celso dos Santos, um dos objetivos do estatuto é uniformizar as gratificações: “Nada será imposto. Queremos o apoio do funcionalismo para que se faça uma reforma que agrade a todos”, afirma.
O secretário de Governo, Paulo Motta, espera aumentar o número de postos cobertos pela Guarda Patrimonial. Atualmente, a Prefeitura possui 193 vigilantes. Descontando os casos de desvio de função, esse número cai para 178. (Fonte: PMSS)

Detraf e Guarda Patrimonial recuperam equipamento roubado

São Sebastião - Uma ação integrada que envolveu o Detraf e a Guarda Patrimonial, recuperou na última sexta-feira (21/01) um rádio HT que havia sido roubado no dia anterior (20/01), do Pátio de Obras da Prefeitura.
O chefe da Guarda Patrimonial, Carlos Caciaris explica como foi a operação: “Conseguimos localizar o aparelho no bairro da Topolândia, através de rastreamento. Em seguida, acionamos a Polícia Militar”. Uma pessoa foi detida e vai responder por receptação de furto. (Fonte: PMSS)

Clube da Caminhada teve início ontem

São Sebastião - O Clube da Caminhada iniciado hoje conseguiu atingir os objetivos propostos. Cerca de 30 pessoas se reuniram no Píer do Pontal da Cruz para dar início ao evento que está sendo organizado pela secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuv). A proposta é despertar o indivíduo para a necessidade de praticar atividades físicas regulares e orientadas, desenvolver hábitos saudáveis, previnir doenças, melhorar as condições físicas e mentais, além de promover a integração da comunidade, transformando-se, também, num momento de lazer.
Os participantes puderam, antes da caminhada, fazer alongamento e aferir a pressão e pulsação com auxiliares de enfermagem. Seis professores de Educação Física recepcionaram e orientaram o grupo durante todo o percurso. Foram passadas informações sobre como caminhar de forma correta e eficiente a fim de se evitar uma prática de exercício sem critérios que, segundo os especialistas da área, pode causar sérias lesões físicas.
A caminhada acontecerá todas as segundas, quartas e sextas-feiras, com duração de cerca de uma hora de duração, com saída às 7h, do Píer do Pontal da Cruz. O percurso tem em média 3.600 metros e está sendo realizado, a princípio, na ciclovia, mas há previsão para ser diversificado com o decorrer do projeto, podendo se estender pelos bairros e praias.
Segundo o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Anthero Ventura Alves Neto que também compareceu, é um projeto piloto, que depois de estruturado no Pontal da Cruz, será implantado em outros bairros, estendendo este benefício aos demais munícipes. “O intuito é proporcionar aos munícipes e veranistas a oportunidade da prática de uma atividade física regular”, disse.
“Trata-se de um trabalho de prevenção que pode auxiliar também diabéticos, hipertensos, idosos, entre outros que necessitem de uma atividade física constante”, completou a diretora de eventos e lazer da Sejuv, Neila Brunetti Itavo. (Fonte: PMSS)

Clínicas de Vôlei foram atração na costa sul

São Sebastião - A clínica de vôlei Banespa/Master Card/ São Bernardo esteve no último domingo (23/01) nas praias de Barequeçaba e Boiçucanga, na costa sul do município, e atraiu cerca de 500 participantes. Dentre eles estavam o prefeito da cidade, Dr Juan Garcia, o secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Anthero Ventura Alves Neto e o secretário de Cultura e Turismo, Júlio César Elias Buzi, que compareceram a praia de Barequeçaba para prestigiar o evento.
Um amistoso foi realizado entre a equipe Master de volei feminino de São Sebastião e os atletas do Banespa. Para a equipe sebastianense que foi campeã paulista por duas vezes no ano passado, esta foi uma oportunidade gratificante e erriquecedora. Para o campeão olímpico (Atenas – 2004) Nalbert que participa pela primeira vez do evento, as atividades são uma exepriência muito rica. “Apresentar nosso esporte para todos e ter um contato maior com o público é muito gratificante para nós atletas”, destacou o jogador.
Três quadras foram montadas para atender os visitantes que não tinham limite de idade nem precisavam saber jogar. Para ensinar os fundamentos básicos da modalidade o Banespa trouxe cerca de 20 atletas, além do técnico Mauro Grasso e do gerente José Montanaro Júnior.
Os participantes puderam, além de aprender noções do esporte e concorrer ao sorteio de brindes, conversar e fotografar com os ídolos.
Segundo a gerente do Banespa em São Sebastião, Elaine Patrícia Marques Valente o apoio da Prefeitura foi muito importante. “Este é o 3º ano que realizamos a clínica e desta vez, em especial, pudemos contar com o apoio da secretaria de esportes e também do prefeito, que abriu todas as portas para que fosse possível realizar o evento”, frisou. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Praia da Almada põe placas contra droga

Ubatuba - As polícias Civil e Militar de Ubatuba vão realizar blitze na praia da Almada, na região norte da cidade, para coibir o uso de maconha pelos frequentadores do local. A medida será tomada após os moradores terem colocado duas placas proibindo o uso da droga na praia.
A realização das blitze foi programada ontem pelo delegado titular da cidade, Fausto Cardoso.
"Desconhecia que a praia vinha sendo frequentada pelos consumidores de drogas", disse Cardoso.
A Sociedade Amigos da Praia da Almada mandou confeccionar duas placas --com a folha de maconha, cortada por uma faixa vermelha-- e foram colocadas nos locais mais procurados pelos consumidores da droga.
"Os usuários da droga vinham afugentando os turistas da praia", afirmou o vice-presidente da SAB, Fernando Florindo, dono de um bar e restaurante no local.
Florindo afirmou que, quando os jovens desrespeitam as placas, os moradores se reúnem e expulsam eles da praia.
"Foi uma medida correta, não dá para permitir que eles fumem maconha perto de nossos filhos", afirmou o turista Rui Alvarenga, de São Paulo.
Os consumidores da droga não gostaram das placas. "Vamos passar a frequentar as praias vizinhas", disse J.M.C.
A jovem B.N, 20 anos, disse que, ela e seus amigos já foram duas vezes expulsos pelos moradores fumando maconha na costeira. "Não vamos respeitar as placas", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba intensifica a fiscalização

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está apreendendo mercadorias de ambulantes irregulares da cidade. Desde a última semana. foram apreendidas 660 itens incluindo peças artesanais, mantas e redes, óculos, produtos alimentícios, e objetos de esportes náuticos. Os carrinhos de lanche também foram vistoriados com o objetivo de visar a segurança dos turistas. Os comerciantes que estavam irregulares estão sendo notificados e multados. As mercadorias apreendidas serão leiloadas após 30 dias. Os lucros serão revertidos para entidades assistenciais da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Skatistas radicalizam no verão de Ubatuba

Ubatuba - Dezenas de skatistas participaram do Torneio Agito Vanguarda/Central Surf/Plasma de Skate, realizado na arena montada na praça Trópico de Capricórnio, no domingo (23).
No programa constava apenas uma Clínica, onde profissionais do esporte ensinariam técnicas sobre manobras radicais, porem, na sexta feira, ao sentir o clima dos participantes, os organizadores decidiram pelo torneio.
A taxa de inscrição foi 1 quilo de alimento não perecível que foi encaminhado a entidades assistenciais. Os participantes foram divididos em três categorias; Mirim Masculino 8 a 14 anos, Livre Masculino (acima de 15 anos) e Feminino.
A Central Surf e a Plasma cederam Kits, medalhas e troféus para os vencedores. Após as baterias eliminatórias e as finais uma surpresa: todos os participantes foram premiados e levaram uma lembrança deste verão em Ubatuba.
O bom público que acompanhou o torneio nas arquibancadas montadas pela Vanguarda, também foi contemplado com diversos brindes dos patrocinadores.
Para os skatistas este fim de semana vai ficar marcado como o início de uma nova realidade para o esporte em Ubatuba. O Torneio Agito Vanguarda/ Central Surf/Plasma contou com apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba.
Confira os Resultados : Mirim – 1º Julio César, 2º Lucas de Oliveira, 3º Jonatas Cabral; Livre – 1º Felipe Marcondes, 2º Guilherme Ayres, 3º Diego de Oliveira; Feminino – 1ºTaiane Vieira, 2º Cristiane Lousie, 3º Tâmara Cardia. (Fonte: PMU)

Clínica de Volei anima Itamambuca
Atletas mostram técnica e simpatia em Ubatuba

Ubatuba - A Clínica de Vôlei Banespa / MasterCard / São Bernardo movimentou as areias de Itamambuca no sábado (22). Cerca de cem pessoas de todas as idades puderam aprender novas técnicas ou ter seu primeiro contato com o esporte. Nalbert, Vinhedo e os demais atletas esbanjaram simpatia e atenderam todos os pedidos de autógrafos e fotos solicitados pelo publico presente. Até o sol colaborou e resolveu aparecer com força, durante as atividades.
A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba preparou três quadras onde os atletas primeiro orientavam os participantes com os fundamentos básicos e depois disputavam as partidas. Para permitir equilíbrio, as aulas para homens, mulheres e crianças eram ministradas separadamente. Entre os mais novos a emoção era grande “Nem imaginava que um dia poderia jogar junto com o Nalbert e conhecer esse time nas minhas férias, foi demais”, disse Fábio Miranda, de 12 anos. O gerente da equipe José Montanaro elogiou a organização do evento “ Fomos muito bem recebidos, o pessoal da Secretaria de Esportes se esforçou ao máximo e quem sabe, poderemos voltar em breve”.
O possivel retorno da equipe também foi comentado por Rosana Carpinetti Mian, gerente do Banespa em Ubatuba “ Entrei em contato com nosso superintendente, que já ficou sabendo do sucesso do evento. Agora ele quer agendar uma reunião com o prefeito Eduardo César e o secretario Bittencourt Jr. para analisar outras ações na cidade”.
Para Bittencourt, isso é apenas o começo “Vamos nos esforçar ao máximo para trazer grandes nomes do esporte a Ubatuba. Queremos colocar nossos jovens em contato com grandes astros de todas as modalidades para que eles possam se espelhar nesses exemplos”. No encerramento da Clínica os jogadores do Banespa, desfalcados de Nalbert, venceram um combinado formado por funcionários da Secretaria de Esportes e Lazer por 2 sets a 0. (Fonte: PMU)

Nalbert Troca a quadra pelas ondas em Itamambuca
Campeão olimpico pretende continuar surfando

Ubatuba - O mar de Itamambuca, em Ubatuba, que abriga etapas do Super Surf (principal campeonato brasileiro) e do WQS (segunda divisão do Mundial de Surf), não assustou o campeão olímpico Nalbert. O ponta, que esteve em Ubatuba neste sábado (22) para ministrar clínicas de voleibol com a sua equipe, o Banespa / MasteCard / São Bernardo, trocou por uma hora a bola pelas ondas, e fez uma aula de surf com o professor Zecão, que há oito anos ensina os freqüentadores do local. Foi a primeira vez que Nalbert tentou surfar, e conseguiu ficar algumas vezes em pé no longboard. “Foi sensacional. E vou continuar praticando, podem ter certeza”, avisou o craque.
Entre algumas “vacas”, como são chamados os tombos pelos surfistas, o desempenho de Nalbert era acompanhado por toda a praia. Tanto que, quando ele conseguiu ficar de pé pela primeira vez, todos os presentes comemoraram. Principalmente Zecão, que no início foi rígido com o aluno. “Sou um técnico chato, pior que o Bernardinho”, disse ele, referindo-se ao técnico da Seleção Brasileira de Vôlei. “O Nalbert foi um excelente aluno. Ele é esportista, não tem jeito. Está de parabéns”, elogiou Zecão. O jogador adorou a sensação de ser levado pelas ondas. “Quero comprar uma prancha e vou praticar no Rio de Janeiro”, prometeu o carioca Nalbert, saindo são e salvo do mar, para alívio do salva-vidas que ficou de prontidão, assim que o campeão olímpico entrou no agitado mar. “Sei que o negócio dele é bola, e não água”, brincou o salva-vidas. (Fonte: PMU)

Animação garantida na Praia Grande
Arena reuniu mais de cinco mil pessoas no final de semana

Ubatuba - Terça-feira (25) é ultimo dia para curtir o “Verão Nick - A Onda é se Divertir” em Ubatuba. No canto esquerdo da Praia Grande o canal de TV a cabo Nickelodeon montou uma super estrutura para divertir adultos e crianças. Na Arena Nick acontecem as mais variadas gincanas, enquanto na areia os menores se divertem com vôlei, futebol, castelos de areia, pula-pula e outras atrações.
No final de semana a arena foi visitada pelo surfista Ricardo Toledo, bi-campeão brasileiro e atual campeão paulista amador. Ricardo aprovou o evento “É legal ver toda essa gente se divertindo de maneira saudável, tem até aula de surf. A garotada está se divertindo a valer”. O Secretário de Esportes e Lazer Bittencourt Jr., também foi conferir as atrações. “Esses eventos que envolvem não só o esporte, mas também a recreação para todas as idades são muito bons. Tentaremos realizar eventos assim durante todo o ano”.
No sábado e na segunda aconteceram sessões de cinema, onde foram arrecadados cerca de 100 quilos de alimentos que serão encaminhados a entidades assistenciais da cidade. A Coordenadora do Verão Nick em Ubatuba, Vanessa Dias, atesta o sucesso do evento. “Reunimos cerca de duas mil e quinhentas pessoas por dia em nossa arena. Estamos oferecendo recreação com total segurança aos participantes”, lembrou Vanessa, que comanda uma equipe de 60 pessoas em Ubatuba. O Verão Nick encerra suas atividades nesta terça às 19 horas e conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba.(Fonte: PMU)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

A dificuldade de impor limites
Aline Carvalho Vendruscollo

Por muito tempo, a educação foi uma função primordialmente familiar, recebendo apenas um complemento da escola. No entanto, à medida que a urbanização e a industrialização foram avançando, os modos tradicionais de organização familiar e a criação dos filhos foram também se modificando, de tal forma que a escola passou a ocupar gradativamente um espaço de grande importância na vida das pessoas.
Em função do ingresso da mulher no mercado de trabalho, a família se viu obrigada a delegar, cada vez mais cedo, a educação de seus filhos a outras instituições. Como é possível afirmar, a escola de hoje se depara com um novo contexto trazido pelas crianças e suas respectivas famílias.
Como psicóloga, percebo algumas falas comuns a adultos mais maduros sobre a “falta de limites” das crianças de hoje, em comparação com as de décadas atrás. Estes defendem, por vezes, a rigidez da escola daquela época, pois, “pelo menos, o professor não era desrespeitado por seus alunos” (mesmo admitindo que o que existia era uma relação baseada no medo). Incomodados com tudo isso, pais, avós e demais cuidadores se perguntam sobre qual a forma mais adequada de encaminhar esta questão junto às crianças.
O que talvez tenha acontecido dentre tantas mudanças ocasionadas pelos novos tempos é que a instituição-escola perdeu aquele “poder” sobre seus alunos, delegado pelos pais e expresso tão claramente nas formas mais diversas de castigos dos mestres, visando manter a disciplina.
Porém, como vemos algumas vezes, a relação entre os pais e a escola, atualmente, pode se revelar por outro extremo: vemos uns passarem a mão na cabeça dos filhos, fechando os olhos para algumas de suas condutas ou apresentando dificuldades de estabelecerem limites aos pequenos.
É certo que o fato dos pais questionarem alguns posicionamentos da escola pode servir, em muito, como uma forma de participação ativa destes na educação dos seus filhos. Contudo, no momento em que esta atitude visa, por exemplo, desautorizar um professor diante dos seus alunos, é que nos deparamos com a “falta de limites” dos próprios adultos.
Alguns deles relatam não saberem bem como lidar com esta questão, principalmente porque temem incorrer no mesmo erro dos seus pais, com freqüência descritos como pessoas rígidas e inflexíveis. Assim, na tentativa de evitar atitudes autoritárias, estes pais abrem mão de sua autoridade, o que também é prejudicial para o desenvolvimento saudável das crianças.
Em outros casos, os responsáveis não percebem claramente estas dificuldades, pois, embora admitam que é importante para o desenvolvimento moral do filho que alguém o ensine as fronteiras entre o certo e o errado, acabam cedendo aos sentimentos de culpa. A este respeito, não devemos esquecer que nossas atitudes são, muitas vezes, regidas por fatores inconscientes, dos quais nem sempre nos damos conta a tempo.
Certa vez, um casal me relatou não conseguir manter uma combinação com a filha pequena por muito tempo, de modo que após o “não”, eram movidos por sentimentos de culpa e “pena” em relação à menina, cedendo às suas vontades. Aos poucos, estes pais foram percebendo que a culpa estava relacionada ao fato de trabalharem o dia inteiro e até tarde, de modo que quando estavam juntos da filha, queriam “aproveitar o momento, sem conflitos maiores”. Na verdade, queriam compensar a filha de alguma forma, pelos momentos em que era privada da presença de quem mais amava.
Cito este exemplo com o intuito de ilustrar o que venho refletindo: se no tempo de nossos avós, a educação em casa e na escola era quase sempre tão rígida a ponto de não considerar, muitas vezes, a evolução moral da criança e a impor regras que ela mal entendia, hoje parece que a questão dos “limites” é de interesse dos educadores em geral, tendo em vista as mudanças ocorridas tanto nas famílias como nas escolas, como coloco no início deste artigo.
Dessa forma, muito mais que tecer críticas às atitudes dos cuidadores, este visa trazer à discussão o papel dos educadores (de casa e da escola) junto à infância de hoje que, apesar das peculiaridades que apresenta, necessita de uma dosagem ideal de liberdade, que não é tolhida nem confundida com falta de limites. E esta dosagem deve ser dada pelos adultos conforme a capacidade da criança de lidar com responsabilidades, no decorrer do seu desenvolvimento. Sem culpa e com muito amor.

Aline Carvalho Vendruscollo
Psicóloga
aline.vendruscolo@ig.com.br

Opinião Topo

Por todos os filhos!
Ronaldo Dias

Hoje, quando sai de casa, a caminho da cidade, me propus observador. Logo após o portão a figura da péssima conservação dos 700 metros seguintes de leito de terra, reafirma meu inconformismo com a falta de espírito comunitário dos meus vizinhos com o nosso acesso. Não há, absolutamente nenhuma colaboração. Todos esperam por alguém que faça. Não há mesmo sinais de educação e civilidade com os espaços de uso público e comum. Lixeiras fedorentas e transbordando, com o xorume escorrendo para o riacho mais próximo, a caminho da praia, sinalizam que o lixeiro não pareceu ou, os carros estacionados ao longo e, no meio da estrada, impediram sua passagem. Ele retornou. Azar. Muros que invadem e estreitam o leito carroçável ( sem interferência do poder público) reafirmam e, validam todos os meus mais sinceros e peçonhentos sentimentos, com estes meus vizinhos “moradores acidentais”. Á partir do asfalto, pouco muda. Carros estacionados dos dois lados impedem e, atrapalham o trânsito. As placas de proibido estacionar, foram retiradas pelos afoitos tomadores de “conta” de veículos, que faturam alto, em prejuízo dos usuários e longe, mas muito longe, de qualquer ação coercitiva da Guarda Municipal. Com o tempo, a estrada, que é também municipal, será requerida e, deferida, como área de estacionamento do sindicato dos Tomadores de “Conta” da Fortaleza. Tudo mais e, todos os demais, pouco importa. Imagino que, não andei um quilometro ainda e, teria, além destas, dezenas de observações a fazer. E olhem que não citei a praia. Não sei se tenho facilidade para ver e enxergar ou se, teimoso, insisto em apontar e reclamar, na esperança de um dia tudo mudar. Boa rima. Este texto até aqui, foi, na verdade, apenas um pretexto, para sensibilizar as inúmeras pessoas, importantíssimas que, ainda anônimas, muito poderiam colaborar na construção do nosso futuro. É uma pena, e lamentável, que tanta gente boa, que vive aqui em Ubatuba, cheia de competência, nos mais diferentes ramos do conhecimento humano, não se proponha, ao menos, em externar seus pontos de vista, apontar erros e sugerir soluções. Simples! Seria muito bom poder contar com estas valiosas colaborações. Esta minha afirmação pode ser entendida como um convite. Aceitem! Sejam bem vindos! Participem da vida comunitária da cidade. Será bom para todos vocês e, para todos nós. Façam isso, por seus filhos. Façam, por todos os outros filhos.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Uma boa dica para os Srs. Vereadores de Ubatuba:

Lei estabelece tempo de espera em filas de banco em SP
da Folha Online

As intermináveis filas de agências bancárias estão com os dias contados. Pelo menos é isso que pretende a lei municipal nº13.948 promulgada pelo prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), no último dia 20, que limita o tempo de espera para dias normais em 15 minutos.
A tolerância ao atraso aumenta somente às vésperas e após feriados prolongados --até 25 minutos-- e nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais --até 30 minutos. Os prazos valem também para filas especiais, dedicadas ao atendimento de idosos, gestantes e deficientes físicos.
A fiscalização será realizada pelos próprios usuários, por meio de um relógio de ponto que deverá ser instalado em todas as agências bancárias e estabelecimentos de crédito em até 120 dias sob pena de multa no valor de R$ 564 --ou o dobro, em caso de reincidência.
Segundo a lei, trata-se de uma obrigação destes locais colocar "pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja feito em prazo hábil, respeitada a dignidade e o tempo do usuário".

Enviado por
Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

São Sebastião-SP

Equipe Shark do Cantão de Boraceia - Carlos Valim


Equipe Shark do Cantão de Boraceia  ©Carlos Valim


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor