Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 - Nº 1207 Edições Anteriores

Litoral Virtual Casa na Fortaleza

Região
No litoral, empresas "caçam" consumidores
Secretários de Educação do Litoral Norte discutem melhorias
Marinha barra shopping flutuante

Caraguatatuba
Secretarias se reúnem para fazer o Carnaval, com segurança
Fundacc realiza Carnaval de Antigamente nas praças de Caraguá
Última semana do programa Interior na Praia traz 220 crianças
Verão provoca aumento da coleta seletiva em Caraguá
Espaço Verão agita Praia em Caraguá
Finais de Beach Soccer acontecem neste sábado 29 na arena do Agito Vanguarda
Campeonato de Skate e Torneio de Vôlei acontecem dia 30 na Praça Ton Ferreira
"Quem tem medo de Itália Fausta" traz “Beiçola” a Caraguá neste sábado 29
Chega de Saudade é a homenagem do coral Libercanto a Tom Jobim e Vinícius
Público infantil poderá assistir A cigarra e a formiga no domingo 30
Show musical com Peleco encerra Teatro Vanguarda neste domingo 30

Ilhabela
Ilhabela comemora o dia de Nossa Senhora D’ajuda
Programação Carnaval 2005 - Ilhabela

São Sebastião
PF apura tráfico de mulheres no litoral
Região pode ter polícia marítima
Secretaria de Saúde orienta população no combate ao caramujo
Henrique Botelho recebe doação da Transpetro
Secretário de Turismo destaca preocupação com segurança dos foliões no Carnamar

Ubatuba
Justiça indisponibiliza bens de Paulo Ramos e Andrade Henrique
Ubatuba se mobiliza no combate ao mosquito da dengue
Prefeitura usa jipes em campanha contra borrachudos
Vigilância Sanitária interdita creche em Ubatuba
Um morre e dois se ferem na Rio-Santos
Ubatuba dedica carnaval às famílias, resgatando a cultura popular

Seções
Artigos
Opinião
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

No litoral, empresas "caçam" consumidores

Litoral Norte - A disputa pela fidelidade dos consumidores tem levado um número cada vez maior de empresas para o Litoral Norte, na temporada de verão. As que mais investem em ações de marketing, como as operadoras de telefonia celular e montadoras descem a serra de olho no concorrente.
"A nossa presença no litoral visa principalmente a fidelização do nosso cliente", disse o diretor regional da Vivo, Élder Miguel Alves da Silva.
Dos mais de 26 milhões de clientes, quase 4 milhões estão no interior de São Paulo. No verão, boa parte deles frequenta as praias do litoral.
As ações da Vivo no litoral incluem além de shows musicais, atividades interativas em pedágios, com blitz nas praias e arenas de entretenimento. A programação se estende até o final de fevereiro.
Em Maresias, a operadora montou um espaço em parceria com o club Heaven, que reúne piscina, duchas, decks, bangalôs, bar e shows acústicos ao pôr-do-sol, entre outras atrações.
A TIM, que também atua no Vale do Paraíba, está investindo pelo segundo ano consecutivo na temporada de verão no litoral, com demonstrações de serviços e tecnologia nas praias, incluindo um espaço exclusivo em Maresias, em São Sebastião.
No mercado da telefonia celular, as empresas que não investirem nesse tipo de ação correm o risco de perder clientes, segundo especialistas de mercado, porque o "assédio" é muito grande.
PARCERIA - A Ford está investindo na temporada em parceria com a Claro e a Siemens. A montadora está patrocinando uma equipe de instrutores a bordo do navio Borodine, que ficará ancorado alternadamente entre as praias de Ilhabela, Baleia e Ubatuba entre os dia 1º e 13 de fevereiro.
Nas três praias, as pessoas que se cadastrarem para conhecer o navio ganharão um test drive nos modelos Fiesta Sedan Flex, Focus Sedan, EcoSport e Ranger. Os veículos serão usados também nas ações da Claro e da Simens durante a temporada.
No inverno as empresas "migram" para a temporada de inverno de Campos do Jordão, tradicional vitrine de produtos para as classes de maior poder aquisitivo. (Fonte: ValeParaibano)

Secretários de Educação do Litoral Norte discutem melhorias

Litoral Norte - Em encontro realizado no último dia 24, na sede regional de Ensino de Caraguatatuba, reuniram-se os secretários municipais de Educação das quatro cidades do Litoral Norte para discutir a melhoria da qualidade do ensino na região. Segundo o dirigente regional de Ensino de Caraguá, Laércio Albarici, esta é a primeira vez em seus nove anos de gestão que conseguiu reunir os secretários das quatro cidades.
O secretário da Educação de São Sebastião, Paulo Henrique Ribeiro Santana, mostrou-se bastante otimista. “Essa reunião serve para enfatizar o clima de trabalho em equipe que pretendemos realizar no Litoral Norte”, frisou.
Dentre os vários assuntos abordados destacaram-se a questão do transporte escolar, Plano Municipal de Educação, Fundeb/Fundef, municipalização de professores, calendário escolar e concursos públicos.
Outro ponto colocado foi a criação de um “Fórum Regional de Educação para o Litoral Norte”. A idéia foi apresentada pelo secretário da Educação de São Sebastião e está sob análise,mas ainda não há previsão de quando será realizada.
Compareceram também os secretários da Educação de Caraguá, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, de Ilha Bela, Antônio Cornélio de Morais Filho, e representando a secretária de Ubatuba, Isabel Roseli de Souza Leite, estava a assessora Luciana Valério Cunha. (Fonte: PMSS)

Marinha barra shopping flutuante

Litoral Norte - A Marinha interditou esta semana o cargueiro de 107 metros de comprimento do projeto Maré, desenvolvido pelas empresas de telefonia celular Claro e Siemens durante a temporada de verão no Litoral Norte. Estão suspensas as atividades, bem como a visitação pública ao navio. A embarcação, chamada de 'shopping flutuante', possui danceteria, restaurante, bares, lojas, quadras de esporte e lan house. Segundo a Marinha, o navio que permanece atracado no canal de São Sebastião, somente será liberado após atender as exigências da legislação. Assim que regularizar as pendências com a Marinha, o navio seguirá para uma praia de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Secretarias se reúnem para fazer o Carnaval, com segurança
Prefeitura priorizou a segurança, com períodos mais curtos de bailes, fechamento da Praça de Eventos e a proibição de garrafas, latas e objetos que ofereçam riscos. Seguranças serão contratados e câmeras irão monitorar o local.

Caraguatatuba - O secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro reuniu-se, nesta terça-feira, com representantes da Polícia Militar, Divisão de Trânsito, Defesa Civil, Fiscalização do Comércio, Conselho Tutelar, Administração, Saúde, entre outros, para tratar dos últimos preparativos para o Carnaval 2005 - 'Folia é aqui'.
"A idéia é nos precavermos para os possíveis problemas durante o Carnaval. Acho importante estarmos em sintonia já que o seu sucesso do evento vai depender da atuação de todos os setores da prefeitura", disse o secretário a todos. Segundo Ribeiro, a prefeitura está tomando medidas conservadoras para o Carnaval, programando uma festa que ofereça, acima de tudo, a segurança de moradores e turistas.
"Além da escolha da banda Palace, que tocará músicas que agradem um público variado, em especial as famílias, vamos tomar medidas que garantam a segurança dentro do local". A Praça de Eventos será totalmente fechada para o baile popular nas cinco noites, até as 3 horas da manhã, evitando assim que a festa se estenda a horários mais críticos, além disso não será permitida a entrada de latas, garrafas, espumas e objetos que ofereçam perigo aos foliões.
Outra medida que visa a segurança é a instalação de quatro câmeras para monitorar o local nos horários de festa. A prefeitura está contratando 30 seguranças que atuarão nos locais de festa. A Polícia Militar, segundo o capitão Valter Padula, colocará 200 homens na rua, durante o evento, o que significa 100 homens a mais no efetivo.
O secretário solicitou aos representantes da secretaria de Saúde, ambulâncias para o atendimento ao público em todos os locais de baile. Uma ambulância deverá atender os bairros Travessão e Porto Novo, e outra à Praça de Eventos.
Também foi solicitado pelo secretário de Turismo que as conselheiras do Conselho Tutelar façam frases sobre a proibição da venda ou repasse de bebida alcóolica a menores para serem comentadas pelas bandas durante os intervalos. A Fiscalização do Comércio fará plantão nas ruas, especialmente à noite, fiscalizando bares, quiosques, barracas e ambulantes. Quem vender bebida alcóolica para menores poderá ser autuado pela Polícia Militar após a ação fiscalizadora do Conselho Tutelar e a falta da presença de familiares. A higiene, os alvarás e as condições de funcionamento também serão fiscalizados.
A secretaria de saúde fará um trabalho com os agentes do Programa Redução de Danos, de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Haverá distribuição de camisinhas, folhetos informativos, além de abordagens. O secretário também solicitou à Saúde, frases de conscientização sobre as doenças para serem comentadas pelos músicos, nos intervalos dos shows. (Fonte: PMC)

Fundacc realiza Carnaval de Antigamente nas praças de Caraguá
Fundacc promove bailes de carnaval com marchinhas populares, bonecões, concurso de fantasias e blocos mais animados e resgata o carnaval tradicional em Caraguá

Caraguatatuba - Pelo sexto ano consecutivo, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba estará realizando o "Carnaval de Antigamente", animado pela New Band no coreto da Praça Cândido Motta, no centro da cidade. Os bailes acontecerão de 5 a 8 de fevereiro, das 21 às 24 horas, e a matinê, no dia 6, domingo, das 16 às 18 horas.
No repertório, só marchinhas relembrando os carnavais tradicionais de salão. Para animar o público, os bonecões Bié, Filó, Bilózinho e Ritinha estarão participando dos bailes. Este ano também está acontecendo a oficina de empapelamento, com o artista plástico Jac Costa, dentro do projeto "Resgate do Carnaval Popular", resultando nas máscaras e adereços produzidas através da técnica do empapelamento, que farão parte da decoração da praça para o Carnaval. As máscaras e os bonecões ficam à disposição do público para as brincadeiras durante os bailes.
Serão premiadas a melhor fantasia infantil (masculino e feminino), e adulto(masculino e feminino), e o grupo fantasiado mais animado (adulto). Os bailes realizados pela Fundacc têm atraído grande público, na maioria composto por famílias inteiras, relembrando os antigos carnavais de clubes, onde pais e filhos divertiam-se juntos.
Nos coretos das praças do Porto Novo e Travessão, na região sul da cidade, também acontecerão bailes de carnaval realizados pela Fundacc, das 21 às 24 horas. Popó da Percussão e Banda toca no Travessão e a Família Conceição anima o Porto Novo. Nos repertórios, marchinhas, samba, forró, xote e xaxado. (Fonte: Fundacc)

Última semana do programa Interior na Praia traz 220 crianças
O programa Caravanas do Conhecimento “Interior na Praia” está em sua última semana. Caraguatatuba recebeu nesta segunda-feira 24, 220 crianças de seis municípios

Caraguatatuba - O programa Caravanas do Conhecimento “Interior na Praia”, promovido pelo Governo do Estado por meio do CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas em Gestão Municipal em parceria com as Prefeituras Municipais, está na reta final.
Caraguatatuba recebeu nesta segunda-feira 24, crianças de 9 a 11 anos dos municípios de Fernão, Bento de Abreu, Queluz, Capão Bonito, Coroados e Cristais Paulistas, totalizando 220 participantes.
Segundo explicou o coordenador de alojamentos, Prof. Edvaldo Armindo da Silva, nessa última semana todas as cidades compareceram ao programa e planejamos dar continuidade no mesmo roteiro utilizado para as delegações hospedadas na semana anterior”, disse.
Além da praia, que é a grande e mais esperada atração para as crianças, foram programados para os próximos dias alguns passeios que prometem ficar registrados na lembrança dos pequenos visitantes. Entre eles estão: a aula de Biologia do projeto Caravela Kids, aula de Vela do projeto “Vento em Popa”, na Tabatinga, a visita ao Parque de Diversões, a redescoberta do meio ambiente e da natureza por meio de passeios ao Parque Estadual da Serra do Mar, além de recreações, cinema na escola, Dia do Sorvete, visita ao Museu de Caraguatatuba, etc.
Essa é a segunda vez que Caraguatatuba recebe o programa desde sua retomada, em 2004, pelo Cepam. Inicialmente, o “Caravanas do Conhecimento” aconteceu por volta de 1982, durante a gestão do governador Franco Montoro, segundo relembrou o prefeito José Pereira de Aguilar, que almoçou com as crianças na última segunda-feira 17.
Mas como funciona? - Em janeiro, crianças do interior que teriam poucas possibilidades de conhecer o mar, pertencentes a famílias de baixa renda, com idade entre 9 e 11 anos, são selecionadas por meio da escola para participar do programa. Para isso, os pais devem estar de acordo com a viagem e preencher uma ficha com particularidades da criança como apetite, socialização (se já viajou sozinho, se chupa dedo, se gosta de fazer amigos, se pratica esportes, se não tem medo de escuro, entre outros), e os monitores, que acompanham o grupo de crianças, além de preencher uma fica pessoal passam por um treinamento severo, afinal, não é fácil para um monitor se responsabilizar por um grupo de 10 crianças.
Após a seleção das meninas e da monitora responsável, acontece o mesmo com os meninos.
Segundo explicou Vicente de Paula, membro do CEPAM e coordenador geral do Programa, “nesse ano, a exemplo de situações inusitadas ocorridas em outros municípios, procuramos estabelecer algumas metas na seleção de monitores nessa nova edição, para a segurança das crianças. Além disso, as crianças têm camisetas e bonés sinalizadores do Interior na Praia, além de pulseiras de identificação que variam de cor conforme o município.
As escolas hospedeiras, que nesse ano foram as EMEFs Benedito Inácio Soares e Profª Antonia Antunes Arouca, ambas no Massaguaçu, com cerca de 500 metros de distância entre os prédios, poderão em julho selecionar e levar seus alunos de 9 a 11 anos para alguma cidade do interior, dentro do programa Caravanas no Conhecimento “Redescobrindo o Interior”. Em 2004, as escolas hospedeiras do Porto Novo e Barranco Alto levaram seus alunos para a cidade de Pirassununga, em julho, durante os Jogos Regionais sediados por Caraguá. (Fonte: PMC)

Verão provoca aumento da coleta seletiva em Caraguá
O lucro dos sócios da Associação Arte de Viver de Caraguatatuba teve aumento nesta temporada, já que a coleta seletiva cresceu mais de 25%

Caraguatatuba - “A temporada está ótima, tivemos um aumento de 60% na coleta de papelão e de 30% na coleta de material plástico. Somente a coleta de alumínio que não aumentou”, disse Damião Raimundo dos Santos, 33 anos, coordenador da associação.O verão está sendo muito produtivo para os 12 sócios da Associação Arte de Viver. Localizada no bairro Rio do Ouro, esta associação, que funciona em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, está trabalhando a todo vapor para suprir parte da demanda do lixo reciclável da cidade.
O lucro mensal dos associados, que fora da temporada gira em torno de R$300,00, aumentou para em média R$500,00. Anderson Cristiano Simão, 22 anos, associado há 5 meses, disse que está trabalhando mais, contudo o resultado final está sendo compensador.
A coleta é feita diariamente nos supermercados e uma vez por semana nas escolas municipais. Após a coleta o lixo é separado e vendido para usinas de reciclagem O valor do papelão é de R$ 0,28 Kg, plástico R$0,35 e garrafa pet R$0,90. O alumínio é o mais caro, R$3,60 Kg, é o material mais difícil de ser doado para a reciclagem, visto que nesta temporada muitas pessoas estão recolhendo-o.
As pessoas que quiserem colaborar podem deixar o lixo nas escolas ou telefonarem para 38834310, que o caminhão retira o lixo no local. Os materiais que a associação recolhe são: papelão, alumínio, plástico. (Fonte: PMC)

Espaço Verão agita Praia em Caraguá
Arena montada pela empresa Colgate atraiu grande público para a praia do Indaiá.

Caraguatatuba - O “Espaço Verão” promovido pela empresa Colgate, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, montou, na praia do Indaiá, em Caraguá, uma arena de aproximadamente 200m², que está atraindo um grande número de crianças e adultos para o local. O espaço foi montado no domingo, 23 e vai até quarta-feira, dia 26. O local conta com área de lazer e até guarda-sol para os pais enquanto os filhos se divertem com brincadeiras recreativas como: aqua play, gincanas e piscina de bolinhas. O espaço funciona das 10h às 18h.
No local, o público visita um mini túnel com ar climatizado e conhece diversos produtos da marca Colgate (protex, palmolive e sorriso), e ainda ganha brindes.
As crianças podem participar de brincadeiras no aqua play, piscina de bolinhas e gincanas, além de ganhar vários brindes. Durante o dia, as atividades são revezadas a cada 30 minutos ou até 1h30. As brincadeiras são animadas por um DJ especializado.
O local recebeu nesta terça-feira, 25, as crianças que estão participando do projeto Caravanas do Conhecimento "Interior na Praia", que participaram das brincadeiras junto com os monitores.
Segundo o supervisor do projeto, Odair Bueno, Caraguá é uma das cidades que mais atraiu visitantes ao local. "Já fizemos todas as praias da baixada santista, estamos satisfeitos com o resultado do nosso projeto, aqui na cidade, temos atraído um grande número de público. Daqui vamos para Salvador e Fortaleza", finalizou Bueno.
Segundo o diretor de eventos, Gilson Cabrera, o incentivo e o apoio a este tipo de promoção na cidade é uma das estratégias, com vistas a parcerias na baixa temporada. "O município sai ganhando porque estas promoções oferecem atrativos para turistas e moradores, geram receita e emprego por meio das ações promocionais e das taxas cobradas. Queremos incentivar a vinda destas empresas também na baixa temporada", disse. (Fonte: PMC)

Finais de Beach Soccer acontecem neste sábado no Agito Vanguarda
Torneios de Beach Soccer, Vôlei e Skate prometem agitar o fim-de-semana, numa parceria entre a Prefeitura de Caraguá e a Tv Vanguarda

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e TV Vanguarda, realizam neste fim-de-semana, 29 e 30 de janeiro, várias modalidades esportivas dentro da programação do projeto Agito Vanguarda.
Neste sábado, 29 de janeiro, serão realizadas as finais na modalidade Beach Soccer, categorias Mirim Masculino, Infantil Masculino/Feminino e Adulto Livre Masculino. Segundo informações da Secretaria de Esportes, as partidas estão previstas para iniciar as 15h30, na arena do Agito Vanguarda, na Praça Ton Ferreira, no Centro, em Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Campeonato de Skate e Torneio de Vôlei acontecem no domingo

Caraguatatuba - No próximo domingo 30, na Praça Ton Ferreira, será realizado o Campeonato Municipal de Skate. Vale lembrar que podem participar da disputa skatistas de todas as idades. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no local da competição, das 8h às 10h30. O torneio começará às 11h na pista de Skate e vale lembrar que no final da competição haverá premiação com medalhas para os primeiros colocados.
Além do Skate, a Secretaria de Esportes de Caraguá, em parceria com o Agito Vanguarda realiza simultaneamente o Torneio de Vôlei de Areia, também neste domingo 30, ao lado da pista de Skate. As inscrições para o Vôlei são gratuitas e podem ser feitas das 8h às 10h30, nas categorias Livre, Masculino e Feminino. As equipes vencedoras receberão troféus como prêmio. (Fonte: PMC)

"Quem tem medo de Itália Fausta" traz “Beiçola” a Caraguá neste sábado
A comédia, composta por 11 personagens em nove quadros promete arrancar gargalhadas do público neste sábado 29, às 21h, no TMC

Caraguatatuba - A peça teatral “Quem tem medo de Itália Fausta” será o último espetáculo de renome do projeto Teatro Vanguarda, que acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, a Fundacc e a Tv Vanguarda.
Essa comédia, que traz as peripécias das irmãs conferencistas Fanta Maria e Pandora, além de personagens como Aracy caiu na poça, entre outros, trará a Caraguá o ator Marcos de Oliveira (O Beiçola, do sitcom A grande família), e Eduardo Martini – um grande nome da comédia brasileira, que já encenou esse texto com o autor Miguel Magno, antes da entrada de Marcos de Oliveira. Segundo uma declaração de Martini a um veículo de imprensa nacional, com relação ao espetáculo, "Muitos têm vontade de rever, muitos não viram. Estou feliz em levar essa Itália Fausta novamente à cena.", declarou, após o início de sua temporada com a peça no circuito nacional.
O espetáculo se divide em três partes e há uma interação com a platéia em determinado momento da apresentação. Os atores representam onze personagens divididos em nove quadros do espetáculo, assinado por Ricardo de Almeida e Miguel Magno.
Trata-se de uma comédia que leva a platéia ao riso do começo ao fim da apresentação, com um humor leve e inteligente. Quem tem medo de Itália Fausta é a boa pedida para o fim-de-semana e com certeza encerra projeto Teatro Vanguarda com chave-de-ouro na área teatral.
A apresentação será no Teatro Mário Covas, às 21h, com ingressos no valor de R$ 30,00 (inteira), e R$ 15,00 (meia). Doando um caderno universitário o valor da entrada fica em R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). (Fonte: PMC)

Chega de Saudade é a homenagem do coral Libercanto a Tom Jobim e Vinícius

Caraguatatuba - O coral “Libercanto” de São José dos Campos se apresentará nesta sexta-feira, 28, às 21h, no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. Para homenagear os saudosos mestres da MPB, os coralistas apresentarão o tema “Chega de Saudade”, relembrando grandes músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
O ingresso será vendido na bilheteria e no Caraguá Praia Shopping no valor de R$ 5,00 além de um caderno universitário, que deverá ser entregue antes do espetáculo. (Fonte: PMC)

Público infantil poderá assistir A cigarra e a formiga no domingo

Caraguatatuba - A programação teatral do Teatro Vanguarda será encerrada neste domingo 30, com uma apresentação especialmente preparada para as crianças.
O último espetáculo teatral que será apresentado no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba é o clássico “A Cigarra e a Formiga”. O ingresso tem valor único de R$ 5,00. A peça será às 15h. (Fonte: PMC)

Show musical com Peleco encerra Teatro Vanguarda neste domingo

Caraguatatuba - O Teatro Mário Covas, por meio da Fundacc, em Caraguatatuba, encerra a programação do Teatro Vanguarda com o show musical de peleco, Nadiejo e Alessandro, num show que terá como base violão, voz e acompanhamento. A apresentação deve atrair amantes da MPB em geral, que poderão conferir na voz de Peleco nuances muito próximas a voz do cantor Cazuza, que marcou a história da música nacional.
Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), ou R$10,00 e R$ 5,00, doando um caderno. A apresentação será às 21h. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela comemora o dia de Nossa Senhora D’ajuda

Ilhabela - Dia 2 de fevereiro, Ilhabela comemora o dia de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, Padroeira da Cidade.
A origem da crença - Acredita-se que grande parte das devoções surgidas no século XVI em Portugal, principalmente em homenagem a Nossa Senhora, tenha chegado a Ilhabela com as expedições marítimas.
No caso de Nossa Senhora D’Ajuda, o título tem a ver principalmente com o momento da morte de Cristo na cruz. Enquanto ele oferecia a vida pelos homens, Nossa Senhora colocava-se como “da ajuda” e intercessora dos pecadores. Todo esse envolvimento religioso que tomava conta do povo português continuou fazendo parte do universo de colonizadores e colonizados durante séculos, principalmente no Brasil, onde o Estado e a Igreja caminhavam juntos. Tão juntos que, ao longo do período colonial, os pequenos povoados eram chamados de “capelas” e, à medida que cresciam demograficamente e economicamente, eram levados a condição de “freguesia” (aquele que freqüentava as missas era chamado de freguês). Continuando o crescimento de freguesia, o povoado era elevado a condição de “villa”, o equivalente ao atual município.
Ao longo da segunda metade do século XVII formou-se um povoado na região central da Ilha de São Sebastião que então pertencia ao território da Villa de São Sebastião.
Esse povoado foi elevado a condição de capela por volta de 1885. Isso só foi possível graças ao vigário de São Sebastião, o padre Manuel Gomes Pereira Marzagão que, naquele local, mandou erguer uma capela em louvor a Nossa Senhora D”Ajuda e Bom Sucesso. A Capela continuou a desenvolver-se e cerca de 20 anos depois, com a construção da Igreja Matriz, Paço do Conselho, Cadeia e Pelourinho, foi elevada a condição de Vila, emancipando-se da Vila de São Sebastião em 3 de setembro de 1805, quando passou a chamar-se Vila Bela da Princesa, posteriormente Formosa e, a partir de 1945, Ilhabela.
O primeiro vigário colocado de Vila Bela da Princesa foi o Padre David da Graça Silva e Veiga. Por esse motivo Nossa Senhora D’Ajuda é a padroeira do município-arquilélago de Ilhabela que, além da Ilha de São Sebastião, atualmente incorpora as ilhas da Vitória, dos Búzios, dos Pescadores, da Serraria.
Inaugurada em 1806, a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, localizada na Vila, aos pés do morro Baepi, passou por várias reformas e ampliações. O trabalho e a dedicação do escultor paulista, professor Alfredo Oliani, que hoje é nome da praça onde está situada, foi o responsável pela atual Igreja, este artista, por meio de doações, reformou sua fachada, altares, pintura do forro, quadros pisos e por fim a “Via Sacra” de autoria do próprio Oliani.

Programação
De 25/01 a 02/02 - Novena com Missa
Igreja Matriz - 19:30 horas

De 28/01 a 02/02
Quermesse -
Rua Dr. Carvalho – Vila (em frente a Câmara)
A partir das 21 horas

Dia 28/01
Orquestra Popular de Ilhabela e Show com Antonio Carlos (Músicas de Roberto Carlos)

Dia 29/01
Banda Forró Saracote

Dia 30/01
Banda Herus

Dia 31/01
Banda Forró 40 Graus

Dia 01/02
Banda Moleke Atreveido

Dia 02/02
Banda Pronúncia no Olhar
Todos os Shows começam às 21 horas

Dia 02/02 – Dia da Padroeira
06 horas – Alvorada Festiva com repicar dos Sinos
10 horas – Santa Missa em honra da Padroeira
12 horas – Repicar dos Sinos
19:30 horas – Santa Missa Festiva seguida de Procissão pelas ruas da cidade, repicar dos Sinos e queima de fogos. (Fonte: PMI)

Programação Carnaval 2005 - Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, dará início as festividades do Carnaval/2005, às 22:00 do dia 05 de fevereiro, sábado, no sambódromo do Município, onde fará a entrega simbólica da chave da cidade para o Rei Momo, José Roberto Rocco, dando início aos desfiles carnavalescos.
Dia e ordem de entrada para o desfile das Escolas de Samba e dos Blocos

Sábado – dia 05 – Blocos estreantes:
1º. – Bloco do Ditinho: “Haloim a festa das Bruchas”
2º. – Segurando o Bagre: “No Agito do Egito”
3º. – Pequeá: “Tradição do Pequeá”

Domingo – dia 06 – Blocos Oficiais:
1º. – Banda das Bonitas:”Chica da Silva na Corte de Dom Manoel”
2º. – Recreativo do Morro: “A Festa de Parentins”
3º. – Unidos da Folia: “Airton Senna e a Escola da Família”
4º. – Azul e Branco: “Caiçara Sim Senhor”
5º. – Água na Boca: “A Lenda do Arco-Íris”

Segunda-Feira – dia 07 – Escolas de Samba:
1º. – Mocidade do Sul da Ilha: “Águas Lendárias”
2º. – Mocidade Independente da Vila: “A importância da diversão e do lazer na vida do homem”
3º. - Unidos de Padre Anchieta: “Amazônia”
4º. – Unidos do Garrafão: “Ilhabela uma Saga Cultural”

Terça-Feira – dia 08
Às 10:00 horas – Apuração
Às 14:00 horas – Banho da Dorotéia
Às 22:00 horas – Apoteose - Desfiles das Escolas e Blocos Campeões do Carnaval/2005 de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

PF apura tráfico de mulheres no litoral
Novo delegado de São Sebastião reestrutura unidade e planeja também combate a drogas sintéticas em boates

São Sebastião - A Delegacia da Polícia Federal em São Sebastião planeja uma reestruturação para combater o tráfico internacional de mulheres, crime que poderia estar ocorrendo por meio de navios que atracam no porto. O consumo de drogas sintéticas em boates e bares também está na mira da PF.
A informação é do delegado José Pinto de Luna, 39 anos, que assumiu interinamente a unidade do litoral neste mês. Segundo ele, o novo superintendente da PF em São Paulo, José Ivan Lobato, quer valorizar a delegacia, que quase foi extinta no ano passado.
A PF terá uma nova sede em São Sebastião e deverá receber novos delegados, escrivães e investigadores. Serão implantados também os núcleos de Inteligência Policial e de Polícia Marítima (leia texto nesta página).
Luna assumiu interinamente o cargo de delegado-chefe e aguarda nomeação oficial, que deve sair até o dia 14 de fevereiro.
"Temos informações de que pode estar ocorrendo tráfico internacional de mulheres através dos navios que atendem ao porto e ao terminal da Petrobrás", disse o delegado.
Uma das suspeitas da PF é que mulheres que trabalhariam em boates e bares na Vila Galvão estejam sendo transportadas em lanchas até os navios que ficam atracados no canal.
Segundo Luna, o canal de São Sebastião é muito vulnerável devido à falta de uma fiscalização mais rígida por parte da PF. "Temos que ter uma melhor estrutura para ampliar a fiscalização", disse o delegado.
Luna afirmou que os agentes não iam até os navios checar a documentação e vistos dos tripulantes, serviço que vinha sendo feito pelas agências marítimas que atendem às embarcações. As agências encaminhavam a documentação e os vistos à delegacia da PF.
A partir de janeiro, os agentes voltaram a vistoriar os navios, inclusive, os de cruzeiros que atracam em Ilhabela.
DROGAS SINTÉTICAS - Outra preocupação da PF é combater o tráfico e o uso de drogas sintéticas nos bares, danceterias e nas festas 'rave' realizadas na costa sul da cidade.
"Queremos implantar o serviço de inteligência na delegacia para combater o uso destas drogas por parte dos jovens da elite paulista", afirmou.
Luna não descarta a possibilidade de a região estar sendo utilizada pelo tráfico internacional de drogas, devido à ligação com Rio de Janeiro e São Paulo, além do porto.
SEGURANÇA PRIVADA - Outro alvo da nova chefia da PF é a segurança privada. As empresas do gênero na região serão fiscalizadas com mais rigor pela PF. Luna disse que não tem estimativa do número de empresas atuando nas quatro cidades do Litoral Norte.
"Aumentou muito esse tipo de serviço na região e essas empresas têm que estar cadastradas na PF."
Além de São Sebastião, a delegacia do litoral atende também a Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. Na região, a PF tem outra unidade, em São José dos Campos. (Fonte: Salim Burihan/ValeParaibano)

Região pode ter polícia marítima

São Sebastião - A delegacia da PF em São Sebastião deve contar com o Nupom (Núcleo de Polícia Marítima), especializado no combate ao tráfico de drogas, contrabando de mercadorias e entrada de estrangeiros ilegalmente no país.
O Nupom terá como objetivo fiscalizar os navios que atendem ao porto e ao terminal da Petrobrás. Cerca de 700 navios atracam no canal no ano.
Segundo o delegado José Pinto de Luna, qualquer navio pode ser utilizado para trazer contrabando ou levar drogas para outros países, devido à fragilidade da fiscalização.
O delegado não descarta a possibilidade dos contrabandistas estarem usando lanchas para buscar mercadorias nos navios, principalmente, no período noturno.
Segundo Luna, o superintendente da PF em São Paulo, José Ivan Guimarães Lobato, deve definir nos próximos dias a indicação de mais dois delegados, quatro escrivães e 15 novos agentes para São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria de Saúde orienta população no combate ao caramujo

São Sebastião- Visando o controle da proliferação do caramujo africano (Achatina fulica), a Secretaria de Saúde de São Sebastião está orientando a população a capturar e eliminar a espécie.
De acordo com o secretário Antonio Guilherme de Carvalho, o procedimento é simples e não necessita o envolvimento de agentes de saúde. “O próprio morador pode eliminar o caramujo. Isso torna o trabalho de combate mais ágil e eficaz”, explica Carvalho.
O secretário explica que é necessário o empenho da população devido à capacidade de reprodução desses animais. Em cada ovulação são colocados de 20 a 350 ovos. O clima quente e úmido do município propicia um ambiente ideal para a sua proliferação. Outro fator que contribui é o fato de não existirem predadores naturais para ele. “Queremos ter a comunidade como nossa aliada nesta e em outras campanhas”, declara o secretário.
Confira abaixo as orientações da Secretaria de Saúde:
1) Recolha os caramujos manualmente usando luvas descartáveis ou sacos plásticos;
2) coloque em um balde com água deixando-o por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, remova-o para um saco de lixo destinado apenas para esse fim;
3) deposite o saco em lixeira comum;
Depois de coletados, os caramujos são levados para o Aterro Municipal, no bairro da Baleia, na Costa Sul. No aterro, os ovos do caramujo são completamente eliminados, por causa da temperatura de 80 graus que as leiras atingem.
O que é o caramujo? - O caramujo foi introduzido no país para uso culinário, por meio de criadores e sua rápida reprodução, em grandes quantidades, teria acontecido por ser uma alternativa mais barata que o escargot francês. Como o cultivo não deu certo comercialmente, esses animais teriam sido descartados irresponsavelmente na natureza.
Ao contrário do escargot, esse caramujo na realidade não serve para o consumo.
A chefe da Divisão de Zoonose da Prefeitura, Carolina De Capitani, explica que além dos prejuízos à agricultura e ao meio-ambiente, essa espécie é responsável pela transmissão de dois tipos de vermes: o Angiostrongylus Cantoriensis, causador da meningite eosinofílica, e o Angiostrongylus Costariensis, que causa infecções graves no intestino, podendo levar à morte. “A transmissão da doença é feita através do contato com o muco (a baba) do animal, por via oral”, alerta. (Fonte: PMSS)

Henrique Botelho recebe doação da Transpetro

São Sebastião - A escola municipal Henrique Botelho, localizada no Centro da cidade, recebeu hoje (25/01) 20 latas de tinta que serão usadas na pintura da escola. A doação partiu da empresa Transpetro que normalmente colabora com a escola. Ao todo são 400 litros de tinta que serão utilizados na pintura das 11 salas de aula e do pátio interno da escola.
As obras de reforma contarão com a mão-de-obra da Prefeitura e devem ser iniciadas amanhã. Segundo a diretora da escola, Nívea Maria Quinsan dos Santos, a intenção é que a pintura esteja pronta antes do início das aulas, no dia 14 de fevereiro. “Queremos entregar a escola limpa para os alunos ”, explica.
A funcionária pública e membro da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, Maria Angélica de Moura Miranda conta que quando necessário busca apoio de empresas privadas. “Nós vamos até a empresa e fazemos o pedido. Quando conseguimos ficamos felizes. A APM deve buscar meios para melhorar a escola”, disse.
No ano passado foram arrecadados 150 metros de alambrado, também cedidos pela Transpetro, utilizados para cercar a quadra de esportes e o restante será instalado nos muros que cercam a escola. O HSBC doou cinco armários arquivos e um grupo de aposentados que utiliza a quadra da escola para a prática de esportes aos finais de semana também colaborou doando seis ventiladores para salas de aula.
Para a diretora da unidade escolar estas parcerias são muito importantes. “Trata-se de uma escola centenária que precisa de atenção. Quando as empresas locais, como a Transpetro, colaboram é um ganho para todo o município”, destaca.
A E.M. Henrique Botelho está localizada na rua Caraguatatuba, 203, no Centro de São Sebastião e atende atualmente 1.500 alunos, em três períodos. Criada em 1901, foi a primeira unidade escolar do município. A escola foi municipalizada em 2002 e atualmente conta com 120 funcionários, incluindo-se o corpo docente. (Fonte: PMSS)

Secretário de Turismo destaca preocupação com segurança dos foliões no Carnamar

São Sebastião - O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, destacou a preocupação de toda a organização com a segurança no 15º Carnamar. “É fundamental para o sucesso do evento. Todos os esforços estão sendo feitos para preservar a integridade física das pessoas”, enfatizou.
Na última segunda-feira, membros da organização, formada pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), participaram de uma reunião na sede da Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil, conforme noticiado na edição de ontem do Imprensa Livre.
Este encontro estabeleceu que qualquer tipo de embarcação, desde que esteja documentada e atendendo a todos os requisitos de segurança, poderá participar do ‘carnaval do mar’. Os condutores devem ser habilitados.
O presidente da ACISS, Fabio Aranha, estima que cerca de 250 embarcações estarão participando deste Carnamar, entre lanchas, escunas e jet-skis. O público esperado gira em torno de 4 mil pessoas. Segundo Aranha, o desfile terá aproximadamente três horas de duração, entre a praia do Arrastão e Ilhabela.
As embarcações serão avaliadas nas categorias decoração e animação, além da premiação para a marina que apresentar o maior número de inscritos.
Os interessados devem efetuar a inscrição (valor R$ 30,00) na sede da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, localizada na Rua Sebastião Silvestre Neves, 168, salas 15 e 16, ou nas próprias marinas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Justiça indisponibiliza bens de Paulo Ramos e Andrade Henrique
Juíza determina suspensão dos efeitos de decreto d ex-prefeito Paulo Ramos que adquiriu frota sem licitação no valor de mais de um milhão de reais

Ubatuba - A juíza substituta de Ubatuba, Dra. Cristina Alves Biagi Fabri encaminhou ofício ao Prefeito Eduardo César (PL) pedindo que tome as providências necessárias para suspender os efeitos do decreto municipal 3702 de abril de 2001,que autorizou a compra de vários carros e veículos pesados sem licitação. A juíza determinou ainda que os bens do ex-prefeito Paulo Ramos e do então secretário de Obras municipal Andrade Henrique sejam indisponibilizados para garantir a integral reparação dos prejuízos que causaram aos cofres públicos.
A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público em agosto do ano passado por entender que houve improbidade administrativa na aquisição de frota municipal sem licitação. Foram gastos, na época, R$329.294,38 para adquirir veículos leves e R$ 861.864,00 para a compra dos veículos pesados, num total de R$ 1.191.158,03. Além da suspensão dos efeitos do decreto e da indisponibilização dos bens dos réus, o Ministério Público pede ainda ressarcimento integral dos valores gastos na aquisição dos veículos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público.
Caso Passat - Ainda dentro dessa compra sem licitação, na época justificada por se tratar de uma padronização da frota, estava o Passat importado utilizado pelo prefeito e que custou aos cofres públicos R$126.000,00. Esse valor não está incluído na soma de R$ 1,2 milhão porque o caso Passat é objeto de uma outra ação, na época, movida pelo então vereador e agora prefeito de Ubatuba, Eduardo César. A aquisição do Passat, que inclusive teve perda total numa acidente em agosto do ano passado, foi a causa do afastamento de cerca de 15 dias do prefeito Paulo Ramos no início de 2002.
O prefeito Eduardo César, ao tomar conhecimento da decisão judicial, que ainda é provisória, decidiu ingressar na ação, como assistente, conforme lhe faculta o artigo 5º, parágrafo 2º da Lei 7347/85. Essa medida judicial, segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Anderson de Souza, visa reforçar a decisão da Justiça de Ubatuba e garantir a devolução desse montante aos cofres públicos municipais. (Fonte: PMU)

Ubatuba se mobiliza no combate ao mosquito da dengue

Cidade não registrou nenhum caso em 2004 e pretende repetir o feito em 2005

Ubatuba - A cidade de Ubatuba não apresentou casos autócnes de dengue em 2004 e a Secretaria Municipal de Saúde pretende manter o mosquito Aedes aegypti fora de circulação. Para isso montou uma mega-operação chamada Ubatuba Sim, Dengue Não! que será realizada neste sábado, dia 29, em duas regiões do município. Para facilitar o trabalho dos agentes de saúde, uma frente vai agir bairro do Perequê-Açu ao Aeroporto, enquanto outro grupo agirá do Aeroporto ao Parque dos Ministérios. Além dos funcionários da Saúde, participarão da operação todo o efetivo das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Educação, Turismo e Organizações não Governamentais que atuam em Ubatuba.
O objetivo da operação é atingir cerca de vinte mil residências. Os agentes visitarão as residências visando eliminar os criadouros internos, como: vasos, pratos de xaxim, enfeites e todo tipo de situação que possa acumular água limpa, bem como orientar os moradores para a limpeza de calhas, lajes, caixas d'água e ainda remover entulhos em terrenos baldios, entre outras ações. Haverá farta distribuição de material educativo para moradores e turistas, com o propósito de evitar a chegada da dengue a Ubatuba.
O que é dengue – A dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus do dengue, transmitida de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas:
Dengue clássico – A dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
Dengue hemorrágico - Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Alguns doentes apresentam choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente. O médico irá avaliar a condição do doente e indicar o tratamento correto.
Tratamento - Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Mas cuidado: não devem ser usados remédios a base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS. Nos casos de dengue hemorrágico o tratamento realizado é de suporte, no sentido de evitar o choque. Não existem vacinas contra a dengue de tal forma que a prevenção é a única arma contra a doença. Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar um posto de saúde para obter orientação médica. A solução é a prevenção. Por isso a cidade conta com a participação de todos. Ubatuba Sim, Dengue Não! (Fonte: PMU)

Prefeitura usa jipes em campanha contra borrachudos

Ubatuba - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba está recuperando quatro jipes que eram utilizados para fazer o controle dos borrachudos na cidade. Dois veículos já estão prontos para ser utilizados na guerra contra os insetos. A previsão é que até o final de fevereiro os outros dois veículos estejam prontos. Os jipes já foram utilizados pela prefeitura para realizar trabalhos da Secretaria do Meio Ambiente, mas estavam aposentados havia quatro anos, por serem considerados sucatas. Os jipes serão utilizados pelos agentes da secretaria para acessar locais mais retirados do centro e aplicar o larvicida. (Fonte: ValeParaibano)

Vigilância Sanitária interdita creche em Ubatuba
Interdição ocorreu por insalubridade do prédio

Ubatuba - A vigilância sanitária de Ubatuba interditou na tarde de ontem, 25, a Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) do Centro, situada na Rua Paraná, 347. Essa medida foi tomada ao ser constatado que o prédio não tinha condições para abrigar as 128 crianças de seis meses a três anos matriculadas na creche.
Cerca de 50 crianças que continuavam na creche durante o período de férias foram transferidas em caráter emergencial para a Emei da Rua Gastão Madeira. Enquanto isso, algumas alternativas estão sendo estudadas pela Secretaria de Educação para o ano letivo que se inicia no próximo dia 10 de fevereiro.
Foram encontradas diversas irregularidades no prédio. Dentre elas, a mais séria é a precariedade do telhado, que corre risco de desabamento. Além disso, os vazamentos permitem que as águas da chuva escorram pelas paredes, inundando o chão e deixando o ar impregnado com um forte odor de umidade. A diarista Rosilene Alves da Silva conta que a sua neta, matriculada na Emei Centro no ano passado, tem sofrido freqüentemente de doenças respiratórias desde então. “Eu não conhecia as condições da sala onde a menina ficava. Estou arrependida de ter deixado minha neta nesse lugar. Agora estou aliviada porque a creche foi interditada e a minha neta está numa creche melhor”.
Além do risco de desabamento, o prédio não foi projetado para abrigar uma escola e isso gerou uma série de problemas. Um deles, foi a abertura de diversos buracos em algumas paredes, rentes ao chão para que a água utilizada na limpeza escoasse para fora das salas. Essa solução fez com que roedores e diversos insetos tivessem livre acesso às dependências da creche.
A ação - A precariedade deste e de outros prédios foi descoberta durante uma vistoria promovida pela nova equipe da Secretaria de Educação em todas as escolas da rede pública e particular no município. A coordenadora de creches e Emei’s de Ubatuba, Patrícia Gomes Veloso Pereira, disse que, “ao ver a Emei do Centro nas condições em que se encontra, a única solução foi chamar a vigilância sanitária e pedir a interdição”.
O Chefe de Saúde Coletiva de Ubatuba, Antônio Jorge de Araújo explica que a interdição cautelar foi feita visando o bem-estar e integridade física das crianças. “A umidade e o mal estado de conservação do prédio oferecem diversos riscos à saúde das crianças. Entre eles, as doenças respiratórias são as mais freqüentes”.
A situação nas outras escolas da rede municipal de ensino que já passaram por vistoria não é muito diferente do caso da Emei do Centro, mas, segundo Araújo, esse caso é o pior. A secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite diz que esses resultados são uma surpresa, diante da verba destinada à educação no ano passado. “Causou-nos espanto encontrar as escolas nesse estado de abandono. A prestação de contas da Secretaria da Educação publicada nos jornais não condiz com a realidade que encontramos”. (Fonte: PMU)

Um morre e dois se ferem na Rio-Santos

Ubatuba - Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão, ontem às 14h40, no kmo 77 da rodovia Rio-Santos, nas proximidades do bairro Maranduba, em Ubatuba.
O motorista do caminhão José Feitosa Andrade Silva, 50 anos, morreu. Segundo a Polícia Rodoviária, o caminhão, que estava carregado de mercadorias, capotou na pista.
Silva chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas morreu ao dar entrada no pronto-socorro. Outros dois ocupantes do caminhão, Everton Macedo, 18 anos, teve ferimentos graves e Ricardo Mateus, 28 anos, teve ferimentos leves. Eles foram encaminhados para a Santa Casa de Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba dedica carnaval às famílias, resgatando a cultura popular

Ubatuba - Um carnaval à moda antiga. Um carnaval que resgata a cultura caiçara, com marchinhas, brincadeiras, fantasias e, principalmente, um carnaval dedicado às famílias, com segurança e organização. Essa é a proposta da Fundart (Fundação de Arte e Cultura) e da Secretaria de Turismo do município para a festividade de 2005 em Ubatuba.
Além dos desfiles tradicionais na avenida, acontecerá o Baile Popular na Praça Exaltação, com uma banda formada por músicos da Lira Padre Anchieta tocando no coreto. A banda estará recordando marchinhas antigas durante as quatro noites de carnaval, a partir das 21 horas. Segundo o presidente da Fundart, Martiniano Nelson Viana, “a intenção é resgatar, a cada ano, o carnaval antigo, a dança de rua, fazer uma festa voltada para a cultura local”. Para as crianças, será realizado o baile infantil, no Ginásio de Esportes Tubão, nas tardes de sábado a terça-feira, sempre a partir das 14 horas.
Na avenida Iperoig, praia do Cruzeiro, todas as noites – de sexta até terça de carnaval, acontecem os desfiles dos blocos. São eles: Cachorrada, - em que homens se vestem de mulheres e vice-versa; Recordar é Viver, bloco da terceira idade; Turma do Funil; Guaruçá; Bloco do Galo, tradicional bloco do bairro Perequê-Açu; Água Doce, bloco formado por turistas do Hotel Água Doce, da Praia Dura e o Boi Chorão. Segue abaixo, programação detalhada. (Fonte: PMU)

Programação

Dia 04/02 – 20 h - Desfile do Bloco do Guaruçá na Praia do Itaguá
Concentração: Quiosque Cacha/Prego
24 h – Desfile do Bloco do Galo
Saída do Perequê-Açu com destino Av. Iperoig

Dia 05/02 – 20:30 h - Desfile dos Blocos “Recordar é viver” e Bloco da Cachorrada
Av. Iperoig

Dia 06/02 – 21:00 h – Desfile do Bloco do Guaruçá
Concentração na Praça Nóbrega
22:00 h – Desfile dos Blocos: Turma do Funil e Bloco da Garça

Dia 07/02 – 15:00 h – Desfile dos Blocos do Guaruçá e Boi Chorão, na Praia do Perequê-Açu
21:00 h – Desfile dos Blocos Recordar é Viver, Água Doce e Cachorrada

Dia 08/02 – 21:00 h – Desfile do Bloco Guaruçá
Concentração na Rua Paraná com a Conceição
21:00 h – Bloco do Itaguá e Guaruçá (Fonte: PMU)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Empréstimo de terra em Ubatuba
Luiz Moura

Há muito venho falando da necessidade da administração municipal tomar a iniciativa para solucionar o problema do uso indiscriminado do empréstimo de terra. Vias públicas sem pavimentação e lotes urbanos não edificados são os principais destinos do material retirado das áreas empregadas para empréstimo.
Para que realmente possamos proteger a Mata Atlântica em nossa região, não podemos pura e simplesmente, proibir a retirada de terra. Temos que fazer um plano que possibilite a demanda do mercado, dentro de técnicas que minimizem os problemas causados pelo impacto ambiental e uma fiscalização (amparada em uma legislação) severa, que impeça a retirada de terra em outros locais a não ser nos determinados para tal.
Atualmente, áreas são utilizadas sem o devido projeto de manejo (raras são as exceções) ocasionando uma série de problemas para a administração tais como: desbarrancamento, assoreamento e poluição das águas, sem contar naturalmente com a agressão imposta a Mata Atlântica, de forma irregular e desordenada.
Como ponto de partida sugiro que sejam escolhidas (em conjunto com a comunidade, entidades de defesa do meio ambiente e órgãos governamentais pertinentes), pelo menos, 6 (seis) áreas ao longo do município. As áreas seriam desapropriadas pelo poder público e nelas (com a parceria, inclusive de investimentos, das empresas extratoras) seriam feitos os projetos de retirada de terra e de utilização futura da área (escola, posto de saúde, ponto de atração turística, área para prática de esportes etc.).
Para que haja uma fiscalização positiva, não só no cumprimento dos projetos, como também na preservação de toda a Mata Atlântica, em Ubatuba, sugiro ainda que se de a atribuição de polícia ambiental também para a Guarda Municipal de Ubatuba.
Áreas estão sendo danificadas enquanto se fala da necessidade de se encontrar uma solução para o problema e nada é feito. Vamos acabar como o "isto não vai dar certo", arregaçar as mangas e trabalhar em prol do município.

Luiz Roberto de Moura
é engenheiro civil e consultor de informática. Iniciou no jornalismo em 1970 como colaborador da Folha da Baixada. Na administração pública, em Ubatuba, dirigiu várias secretarias municipais.
É o responsável pelo UbaWeb - O Portal de Ubatuba.

Opinião Topo

A caminho...
Ronaldo Dias

...Cheguei da Fortaleza na Br 101. Rodovia INTERESTADUAL. Logo no trevo, Crianças, muitas crianças e, outros tantos adultos, de mãos dadas, com cadeiras de praia, guarda-sóis, esteiras, isopores pesados, bóias de braço e barracas de armar, esperam, impacientes, saltitantes no asfalto quente, que a fila interminável, de insensíveis veículos em trânsito nas duas direções ceda, uma pequena e proveitosa oportunidade de travessia. Deixo esta cena para trás para logo em seguida avistar, sob a ponte do Rio Escuro, dezenas de desavisados banhistas, banhando-se nas águas tranqüilas daquela barra. Mal sabem, que aquelas águas de aparência tão transparente, mascaram esgotos domésticos, in natura, de todo o bairro do Rio Escuro. Não seria, uma boa prática sanitária, uma placa de aviso? Percebendo o piscar insistente e, mal educado, do farol que vem atrás, pedindo passagem, vou para a faixa da direita. Muito bom ficou esta faixa dupla para quem sobe em direção ao Lázaro. Êpa!Pedestres e ciclistas na rodovia? Não é proibido? Está no código! Preciso frear. Mais um PERIGO! Uma fila de veículos, estacionados (dos dois lados da pista) aguardam seus confusos ocupantes encherem garrafões e garrafões na bica. Aquela água é potável? Não seria, uma outra boa prática sanitária, uma outra placa de aviso? Que bobagem e implicância a minha. Como reclamar de pedestres e ciclistas na rodovia se, nem mesmo a recente “reforma” com tantos engenheiros e, empreiteiras irresponsáveis previram? E os riscos de acidentes, para os enchedores de garrafões? Outro pensamento bobo. Imaginem! Quais alternativas teriam? Aposto, que a melhor que conseguiram foi que os pedestres e ciclistas, dessem a volta, pelo acesso alternativo, indo, primeiro até a cidade e, de lá, voltassem para o Lázaro. É. Acho que foi assim que os “reformadores” e empreiteiras da reforma da estrada pensaram. Pensaram? Claro que não! Pois o grave e, irresponsável defeito, de não ter local apropriado para ciclistas e pedestres repete-se da Enseada para as Toninhas, e, dela para a Praia Grande. Bobagem! Já, já nos acostumamos e esquecemos de todos os gravíssimos defeitos desta reforma (recapeamento) de um “traçado” muito idoso (30 anos) (muito ultrapassado) e, que não atenderá a demanda do tráfego no curtíssimo prazo.Não demoramos, quase nada, a nos acostumar com os “bodes” dentro de casa. Agora, o Governador anunciou, outras “melhoras” para o acesso às praias. Chegou a vez da Osvaldo Cruz receber seu quinhão de “melhoras”. Melhoras, mesmo as apenas maquiadas, são alardeadas, pela propaganda chapa branca, como facilidades para vir à praia. Chegando aqui, a infraestrutura necessária para receber esta grande demanda... Bem, ai, será problema nosso. Afinal, não estamos querendo muita gente? Agora, vou parar por aqui, pois um Rodoviário, logo ali na frente, pode perceber minhas divagações ao volante e, me aplicar uma multa, por cada pensamento.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Hoje no Rio, amanha aqui:

Fiscais apreendem produtos enterrados por ambulantes em praias do Rio
da Folha Online

Não são apenas banhistas que têm aproveitado as areias das praias do Leblon e de Ipanema, na zona sul do Rio. Ultimamente, comerciantes ambulantes que atuam na região --a mais procurada por turistas-- costumam enterrar barracas, cadeiras, isopores, utensílios de cozinha e até alimentos que serão usados no dia seguinte para evitar o vai-e-vem diário.
Com a ajuda de uma escavadeira para remexer a areia, somente entre as 23h de ontem e a 1h desta terça-feira foi apreendida mais de uma tonelada de produtos. Cinco carros que eram usados como depósitos ilegais também foram apreendidos.
Segundo o subprefeito da região, Mario Filippo Junior, durante a operação, moradores de diversos edifícios ofereceram suas garagens para que os infratores guardassem os objetos. A prefeitura irá notificar os condomínios oficialmente sobre a irregularidade.
Inicialmente, os fiscais pretendiam apreender dez carros que haviam sido previamente identificados. Entretanto, por volta da 1h, na altura do posto 9, um homem resistiu à apreensão de seu carro, causando tumulto. O caso foi registrado como desacato, na 14ª delegacia da cidade.
Para o subprefeito, realizar as apreensões durante a madrugada evita tumultos, já que o problema envolve "uma questão social, que é o desemprego". "As pessoas ainda não estão convencidas de que a lei foi feita para ser cumprida e que, às vezes, para isso, é preciso rigor", diz. Fonte -Folha On Line

Enviado por
Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Arco íris em itamambuca - Márcio de Oliveira Naves


Arco íris em Itamambuca ©Márcio de Oliveira Naves


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor