Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 27 de janeiro de 2005 - Nº 1208 Edições Anteriores

Litoral Virtual Casa na Fortaleza

Região
Carnaval em Caraguá terá vigilância eletrônica
CPTEC alerta sobre riscos na região

Caraguatatuba
Extreme Impact se apresenta em Caraguá
Agito Vanguarda e Prefeitura oferecem serviços
Batom na Cueca traz verdadeiro axé para Caraguá
Caraguá faz blitz contra esgoto ilegal
Caraguá vai sediar Jogos Regionais
Artistas plásticos participam do Jardim das Artes na Praça do Caiçara
Meninas para um lado e meninos para o outro
Alunas do Corpo de Baile de Caraguatatuba apresentam-se dia 30 no Teatro Alfa com o Cuballet 2005
Educação promove 1ª reunião de diretores nesta quinta-feira 27
Fundacc abre inscrições para projeto TerrAmar
Fundacc contrata professores para cursos técnicos no Ceprolin

Ilhabela
Prefeitos vão tentar municipalizar balsa
Velejadores ganham dia de folga no Brasileiro de Laser em Ilhabela

São Sebastião
Guaritas em Juquehy são demolidas
Tenda Ecológica é atração no Balneário dos Trabalhadores
Cia. Filarmônica doa alimentos para o Fundo Social
Ganhadores do carro da Festa do Padroeiro reclamam da demora

Ubatuba
Juíza de Ubatuba atende MP e bloqueia bens de ex-prefeito
'O Rappa' toca em Ubatuba
Ubatuba promove programa ambiental
Ubatuba quer ficar longe da dengue
Tudo pronto para a 8ª Copa Verão de Jiu Jitsu
Beach Soccer 5 na Praia Grande
Última oportunidade para visitar a 1ª Mostra Itinerante de Artes Plásticas
Artistas ganham espaço na Setur para expor a cultura caiçara
Início das aulas na rede municipal
UNITAU abre cursos de Pós-Graduação em Ubatuba

Seções
Artigos
Crônica
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Carnaval em Caraguá terá vigilância eletrônica
Bailes carnavalescos na Praça de Eventos serão observados por quatro câmeras de vídeo para ampliar segurança

Litoral Norte - A Prefeitura de Caraguatatuba vai instalar câmeras de vídeo na Praça de Eventos, onde serão realizados os bailes populares na cidade, para ampliar a segurança no local. Também serão contratados 30 seguranças.
São esperados cerca de 30 mil foliões por dia nos bailes carnavalescos na Praça de Eventos.
Além da instalação de quatro câmeras e da contratação de seguranças, a prefeitura decidiu ainda realizar os bailes até as 3h e proibir a entrada de foliões com latas ou garrafas de bebida e objetos que ofereçam risco aos foliões.
"A idéia é nos precavermos para os possíveis problemas durante o Carnaval", afirmou o secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro.
O secretário se reuniu na última terça-feira com representantes da Polícia Militar, Divisão de Trânsito, Secretaria da Saúde e Conselho Tutelar para acertar os últimos preparativos do Carnaval 2005.
A PM informou que 200 policiais vão trabalhar no Carnaval, a maioria pertencente ao reforço encaminhado pelo CPMI (Comando de Policiamento do Interior) ao município durante a temporada. Prefeitura e PM vão combater também a venda de bebidas alcóolicas a menores.
CARNAMAR - Em São Sebastião, a prefeitura também vai aumentar as medidas de segurança para a realização do 15º Carnamar, o desfile de barcos e lanchas, programado para o domingo de Carnaval, uma das principais atrações da cidade.
O secretário de Turismo de São Sebastião, Júlio Buzzi, disse que a questão da segurança é fundamental para o sucesso do evento, que deverá reunir este ano mais de 250 embarcações. O Carnamar é realizado pela Associação Comercial local em parceria com a prefeitura.
Na reunião entre representantes da associação e prefeitura com a Capitania dos Portos, ficou decidido que as embarcações terão que respeitar as normas da Marinha durante o evento.
O delegado da Capitania dos Portos, Luiz Fernando da Cruz, afirmou que as embarcações devem ficar distante cerca de 30 metros uma das outras. Somente poderão participar do evento embarcações devidamente registradas na capitania. A Capitania também exigirá dos participantes o uso de coletes salva-vidas. (Fonte: ValeParaibano)

CPTEC alerta sobre riscos na região

Litoral Norte - A previsão de chuva fina e contínua em toda a região até o final da semana aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos, segundo informou o Cptec. O motivo é que o solo já está saturado com as chuvas dos últimos dias.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, há risco de transbordamento de rios e córregos nas cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.
O cuidado deve ser redobrado nos 17 municípios que se encontram em observação --Aparecida, Areias, Bananal, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lavrinhas, Paraibuna, Piquete, Santa Branca, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga e São Sebastião.
São Bento do Sapucaí está em estado de atenção e as cidades de Queluz e Ubatuba, em alerta. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Extreme Impact se apresenta em Caraguá

Caraguatatuba - Em treinamento na cidade desde o dia 10 de janeiro, os 60 jovens que participam da primeira edição do Extreme Impact estão se apresentando em Caraguá.
Após ensaios de aproximadamente 8 horas por dia, as equipes de hip hop, skate, roller, teatro e pirofagia ganharam as ruas na última semana.
O grupo se apresentou no dia 22, na pista de skate e no palco do Agito Vanguarda. No dia 23, o grupo esteve na praça de eventos, na feira de artesanato e Martin de Sá.
Os 60 jovens que participam do Extreme Impact continuarão com espetáculos na Praça Ton Ferreira (Agito Vanguarda) e na Praça de Eventos, até o dia 30. A equipe Extreme Impact já se apresentou para mais de 500 pessoas. “Chegamos nos bairros e montamos um cortejo pelas ruas para convidar as pessoas”, diz Nina Morena, uma das dançarinas de hip hop. O Extreme Impact já passou pelos bairros: Cocanha, Travessão e Olaria.
"Cultura, arte, diversão e saúde. Essas são algumas bandeiras do Extreme Impact, que visa também apresentar soluções inteligentes e transformadoras para a vida das pessoas". (Fonte: PMC)

Agito Vanguarda e Prefeitura oferecem serviços

Caraguatatuba - O Agito Vanguarda está promovendo, em parceria com a prefeitura, diversas atividades e serviços na Praça Ton Ferreira, ao lado da pista de skate. No palco, grupos musicais e bandas atraem o público. Os bailarinos do Corpo de Baile Municipal continuam apresentando o 'Dançando na Praia', às sextas e sábados, 20 horas, na areia.
A secretaria de Saúde está informando a população sobre o programa Anti-Tabagismo do Ministério da Saúde e o de Redutor de Danos, de prevenção contra AIDS. Fumantes que queiram cadastrar-se no
programa e receber o tratamento para a dependência já podem procurar pelos Agentes de Saúde na Tenda do Agito Vanguarda. A equipe da Saúde também está fazendo distribuição de camisinhas na Tenda, em uma campanha pré-carnaval.
O público também pode receber as massagens gratuitas e levar as crianças para brincar na Tenda Kid´s, onde as crianças participam de brincadeiras, gincanas, pintura e jogos, coordenados pela recreacionista Nayana Flôr Ribeiro.
O Agito Vanguarda acontece de quinta a domingo, das 17 às 22 horas. (Fonte: PMC)

Batom na Cueca traz verdadeiro axé para Caraguá

Caraguatatuba - A programação musical do Projeto Verão 2005 em Caraguá terá o grupo ‘Batom na Cueca’. A banda promete levar muito axé e alto astral para o público, na Praça de Eventos, dia 29, sábado, às 23 horas.
Caraguá deverá entrar em clima carnavalesco após o show do grupo. ‘Batom na Cueca’ irá puxar um Bloco Oficial no Carnaval 2005 de Salvador, juntamente com o Terrasamba, no bloco "GULA", na segunda-feira de Carnaval, no circuito Barra / Ondina.
BATOM EM SALVADOR...com muito axé e astral!!
O grupo Batom na Cueca será o primeiro grupo que atua fora do mercado de Salvador que estará puxando um bloco oficial no Circuito Barra/Ondina no Carnaval 2005. Esta conquista se deu devido a grande luta, qualidade musical e acontecimentos na carreira desta galera.
Confira um resumo da histório do grupo: Fundado em Brasília, em 1996, e atualmente em São Paulo, o Batom é um exemplo de grupo que vem dando certo.
Com quase 8 anos de carreira, trazem no currículo, desde shows com grandes grupos como: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Rio Negro e Solimões, até uma turnê de 3 meses em Portugal.
Com uma média de 20 apresentações ao mês, os shows do grupo tem uma freqüência de público de 6.000 pessoas por semana, e é normal a presença de artistas e famosos em seus eventos.
O repertório é formado por músicas conhecidas nacionalmente no mercado do Axé Music e também por composições próprias, sempre com muita energia e astral.
Atualmente divulgando seu terceiro CD, lançado pela Universal Music, e em fase de seleção de repertório para o quarto CD, que deverá ser lançado em Novembro de 2004, o grupo vem realizando um trabalho de divulgação a nível nacional em programas de rádio e televisão.
A música "ARRASTA" está sendo executada no programa Band Folia, em rede nacional e em algumas rádios do sul do país e interior de São Paulo, além de ter sido inclusa nas coletâneas "AXÉ BAHIA 2004" , "BAND FOLIA 2004", "CABRAL 2004" e CD´s Pirata de Porto Seguro. (Fonte: PMC)

Caraguá faz blitz contra esgoto ilegal

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba vai realizar uma blitz no município para obrigar os proprietários de 30% das casas a ligarem seus sistemas de esgoto à rede coletora da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
O objetivo é reduzir a poluição das praias Indaiá e Centro, consideradas as mais poluídas da região no ano passado.
A praia do Indaiá passou 38 das 52 semanas de 2004 como imprópria ao banho de mar, segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
A praia do Centro ficou 34 semanas poluída no mesmo período. A poluição foi causada por lançamento de esgoto doméstico nos córregos e rios que deságuam nas duas praias.
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (PSDB), reuniu-se ontem com o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Ricardo Amadei, para definir a fiscalização que será feita pela Vigilância Sanitária após o Carnaval.
"Nosso objetivo é combater a poluição e melhorar as condições das duas praias", disse Aguilar.
Amadei afirmou que cerca de 30% das casas não estão com seus sistemas de esgoto ligados à rede da Sabesp. A Vigilância Sanitária vai multar quem desrespeitar o prazo de 30 dias para fazer a ligação. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai sediar Jogos Regionais
Com a desistência do município de Taubaté, Caraguatatuba será o município sede dos Jogos Regionais de 2005

Caraguatatuba - O secretário de Esporte e Recreação de Caraguá, Nivaldo Rodrigues Alves, participa de uma reunião com o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, dirigentes da região e secretários municipais das 6 regiões sedes dos jogos, para definir a data e os municípios que sediarão.
São seis as regiões sedes: São José dos Campos, na qual faz inserida Caraguatatuba e as regiões de Barretos, São José do Rio Preto, Avaré, Araçatuba e Baurú.
De acordo com o diretor de Esportes de Caraguatatuba, Luiz Cláudio P. Ribeiro dos Santos, a intenção é de realizar os jogos na
segunda quinzena de julho.
“Estaremos acertando a data na reunião. Os dirigentes querem realizar os Jogos na primeira quinzena de julho, mas para o município, a segunda quinzena será ideal porque as escolas estarão em férias”.
O município sediou o evento no ano passado e conta com enorme infra-estrutura. A prefeitura investiu em obras de adaptação como a construção de mais uma piscina, pista de atletismo, salão de jogos, além dos alojamentos.
A secretaria já está preparando os atletas das categorias de base como basquete, vôlei, futsal, futebol, atletismo e outras. Grande parte dos times das Escolinhas irão participar.
Caraguá é a única cidade turística da região a sediar os Jogos Regionais. O município foi destaque no ano passado, sendo considerado pelos dirigentes como a melhor edição dos Jogos, tanto em organização como em infra-estrutura. (Fonte: Correio do Litoral)

Artistas plásticos participam do Jardim das Artes na Praça do Caiçara

Caraguatatuba - Como ponto de encontro de artistas da cidade e local para venda de suas obras, a Praça do Caiçara no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos vem sendo inserida no roteiro de turismo cultural da cidade. A Fundacc criou a ‘Praça das Artes’ para que os artistas da cidade divulguem seus trabalhos e assim, possam comercializa-los. O público pode conhecer a arte de cada artista, cada qual em sua modalidade como pintura, escultura, desenho, gravura e fotografia.
O projeto já conta com oito artistas cadastrados e funciona nos finais de semana e nos feriados das 14 às 21 horas. Cada artista pode permanecer no projeto por 90 dias, podendo ter ser prorrogado.
Os interessados devem preencher um cadastro na Fundacc, localizada na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. Mais informações pelos telefones (12) 3883 7555, 3883 3727, ou 3883 3737. (Fonte: Fundacc)

Meninas para um lado e meninos para o outro
Saiba como funciona o alojamento do Interior na Praia

Caraguatatuba - No passeio para a praia tudo é uma grande descoberta para as crianças do programa Interior na Praia. A primeira grande tarefa na chegada a Caraguá é arrumar as camas.
No programa Caravanas do Conhecimento “Interior na Praia” os pequenos detalhes fazem uma grande diferença. Ao chegar em Caraguatatuba, os monitores, seguindo as orientações do CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal, órgão do Governo responsável pelo Programa, orientam as crianças em sua primeira “grande tarefa”: arrumar as salas de alojamento.
No corredor da EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, bairro Massaguaçu – uma das unidades escolares hospedeiras do Interior na Praia a divisão de turmas ficou bastante criteriosa. Meninas para um lado e Meninos do outro lado do corredor, com portas sinalizadas com o nome da cidade e a especificação “Alojamento dos Meninos” – cidade: (é trocada a cada semana).
Nas salas-de-aula adaptadas, o espaço comporta colchonetes enviados pelo CEPAM. Durante a visita do prefeito José Pereira de Aguilar ao alojamento na semana passada, a diferença entre meninas e meninos ficou bastante nítida. Antes mesmo no almoço, o alojamento feminino já estava todo arrumado, com colchonetes encapados com lençóis, malas arrumadas e ambiente aconchegante como um quarto de menina. A diferença é que ali estavam várias meninas divididas em grupos de 10, sob a coordenação de uma monitora da cidade visitante, que durante toda a semana torna-se a segunda mãe das crianças.
O mesmo acontece com os meninos. No entanto, ao entrar na sala, antes do almoço, a equipe de da Comunicação PMC pôde perceber a grande diferença: os colchões ainda estavam empilhados e as malas num cantinho da sala. Sob o comando dos monitores de Lagoinha-SP, os garotos iniciaram a arrumação completa da sala, com direito a escolha de local para o colchonete e colocação de roupas de cama. Os meninos, um pouco mais desajeitados, arrumaram o alojamento masculino em menos de 10 minutos, e apesar de tudo arrumado, o resultado final na comparação dos dois alojamentos é que, quarto de menino só serve mesmo para dormir: o restante do tempo é para brincar no pátio, na praia e nos passeios.
Na hora de fazer a mala...
A expectativa de chegar logo à praia torna a viagem ainda mais longa, segundo explicou o menino José de Alencar, de Lagoinha. “Com chuva ou não, o que eu mais quero é pisar na areia, eu trocaria até meu almoço para chegar logo na praia”, disse.
Durante o processo de seleção das crianças, o CEPAM manda para as Secretarias de Educação dos municípios visitantes a sugestão de mala para as crianças. Nessa mala básica o programa Caravanas do Conhecimento sugere:
1 travesseiro
1 lençol
1 cobertor
1 tolha de banho e 1 toalha de rosto
1 pijama ou camisola
3 cuecas ou calcinhas
3 camisetas
1 short
1 maiô
1 calça comprida
1 agasalho ou malha
2 pares de meia
1 par de tênis
1 chinelo de borracha
1 sacola com objetos de higiene pessoal(escova de dentes, pente, sabonete, etc)
1 saco para roupa suja
1 protetor solar
Além disso, o CEPAM pede que as roupas sejam identificadas com o nome da criança e que não sejam enviados objetos de valor como jóias, relógio ou dinheiro, porque tudo é subsidiado durante o passeio a à praia, desde alojamento até refeições. Depois das malas prontas começa a viagem em busca do desconhecido. Quando a cidade é longe, vêm dois motoristas para revezar o passeio e um policial militar, para assegurar uma viagem tranqüila. O resto fica por conta da cidade hospedeira e do tão esperado banho-de-mar.
É importante lembrar que segundo informações do CEPAM, Caraguatatuba foi considerada em 2004 a melhor cidade hospedeira de SP, em razão desse resultado, muitos municípios do interior pediram para ser alojados em nossa cidade. (Fonte: PMC)

Alunas do Corpo de Baile de Caraguatatuba apresentam-se dia 30 no Teatro Alfa com o Cuballet 2005

Caraguatatuba - Kamyla Mello e Érika Ueda, integrantes do CBMC - Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, estão fazendo o Cuballet - o maior curso de verão da América Latina, em São Paulo-SP. As bolsas foram conseguidas por meio de contatos de Cristina Neves, coreógrafa do Corpo de Baile, com a direção do Cuballet.
As bailarinas estão na capital desde o dia 3 e estarão encerrando o curso dia 29 de janeiro. Elas participarão da montagem de Don Quixote, no dia 30, quando dividirão o palco com os grandes bailarinos cubanos no Teatro Alfa, em duas apresentações, às 16 e às 21 horas. Teatro Alfa fica na Rua Bento Branco de Andrade, 722, São Paulo.
O que é Cuballet - Cuballet é um curso de intercâmbio cultural realizado pelo Centro Pró Danza de Cuba, dirigido por Laura Alonso, filha da lendária bailarina cubana Alicia Alonzo. São atividades que promovem a difusão do método cubano de ballet clássico, cada vez mais respeitado no mundo inteiro. O intercâmbio cultural entre o Centro Pró Danza e o Espaço Cultural Eldorado acontece há seis anos sempre resultando em montagens completas de balés de repertório, uma tradição rara em São Paulo.
Segundo Rui Sitta, diretor do Espaço Cultural Eldorado e responsável pelo Cuballet no Brasil, desde 2000, conta que o Cuballet vem sendo realizado sempre em janeiro no Espaço Cultural Eldorado, e a cada ano, apresentam uma montagem de um ballet de repertório diferente ao término do curso, como La Baydere, La Fille mal gardee, Corsério, Coppelia, Lago dos Cisnes. Neste ano, Cuballet 2005 apresenta Don Quixote.
Os bailarinos participantes terão aulas de Ballet, Ponta, Pas-de-Deux, Repertório, Variação, Condicionamento Físico, Caráter, Pantomima, Maquiagem e Encenação.
As aulas acontecem em dois períodos e as bailarinas Kamylla e Érika terão aulas com os seguintes mestres cubanos: Laura Alonso (diretora), Ibis Montoto, Lily Debassa (metodologia), Rolando Candia, Lourdes Alvarez, Isaura Guzman, Niurka Naranjo ainda a confirmar, Jorge Moya (Condicionamento Físico) Tony (Alongamento), José Henrique (Auto-Maquiagem), Ariel Moshe (Atuação), Dolores Pestelli (Dança a Caráter) Roberto Rosa (Register)
Laura Alonso, a diretora do projeto, precursora do método cubano de ballet clássico, é filha da lendária Alicia Alonso e desde pequena foi aprendendo a conviver com a vida artística, seus pais e seu tio fundaram a Escola Cubana de Ballet e o Ballet Nacional de Cuba, na década de 40 e criaram uma metodologia própria que Laura até hoje aplica. (Fonte: PMC)

Educação promove 1ª reunião de diretores nesta quinta-feira 27
Será o primeiro encontro da Secretária de Educação com todos os diretores da rede municipal para o planejamento pedagógico 2005

Caraguatatuba - Com a proximidade da volta às aulas, prevista para 14 de fevereiro, e a necessidade de discussões sobre planejamento escolar, a Secretária de Educação, Profª Silmara Selma Mattiazzo se reunirá com diretores da rede municipal para a 1ª reunião pedagógica do ano letivo de 2005.
A reunião será realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, nesta quinta-feira 27, no período da manhã com discussões sobre o plano de trabalho e as mudanças no setor administrativo e Supervisão da SME. Desde o início do ano, com a gestão do novo prefeito José Pereira de Aguilar, foi mudada também a gestão da Secretaria de Educação, que antes era administrada pela Profª Roseli Morilla e hoje é comandada pela ex-diretora da EMEF Prof Alaor Xavier Junqueira, do bairro Travessão, Profª Silmara.
Durante o mês de janeiro, a nova equipe da SME se estruturou para as mudanças e novos projetos para 2005. Apesar da reunião de diretores ser um trabalho rotineiro na Educação, trata-se de um momento especial, uma vez que os diretores da rede municipal terão a oportunidade de conhecer novos integrantes da Secretaria e também da equipe técnica da SME. Será também o primeiro momento da Secretária de Educação com toda a equipe da rede municipal. No período da tarde, a reunião será transferida para a EMEF “Profª Antonia Ribeiro da Silva”, no Jardim Califórnia, nas imediações do bairro estrela Dalva. (Fonte: PMC)

Fundacc abre inscrições para projeto TerrAmar

Caraguatatuba - A FUNDACC- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abre inscrições para o primeiro módulo do curso de modelagem em cerâmica do projeto TerrAmar, em parceria com o Núcleo de Cerâmica Artesanal dirigido pelo artista plástico Ben-Hur Vernizzi. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 28 de janeiro, a 11 de fevereiro no horário das 9:00h às 17:00h, na sede da FUNDACC, sita a Rua Santa Cruz, nº 396, Centro.
O projeto será desenvolvido em dois módulos. O primeiro módulo, aberto ao público em geral, com idade mínima de 16 anos, será monitorado pelos artesãos do núcleo TerrAmar com a supervisão do artista plástico. Esse módulo acontecerá na Oficina Cultural da FUNDACC - centro, de fevereiro a junho de 2005 e serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 15 para o período da manhã e 15 para o período da tarde.
Durante o primeiro módulo, os alunos serão avaliados tecnicamente pelos monitores e pelo supervisor do projeto, de modo que possam freqüentar o segundo módulo, que acontecerá de agosto a dezembro, no núcleo Terramar localizado no bairro do Porto Novo.
A intenção da FUNDACC, com o projeto Terramar, é formar novos artesãos para o município, criando novos núcleos de cerâmica nos bairros, difundindo e fortalecendo a arte cerâmica como artesanato local.
Mais informações pelos telefones (12) 3883 3737 e 3883 3727. (Fonte: Fundacc)

Fundacc contrata professores para cursos técnicos no Ceprolin

Caraguatatuba - A FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com inscrições abertas no período de 20 a 28 de janeiro de 2005, para professores que se interessem em prestação de serviços de Professor da Educação Profissional de Nível Técnico, no Centro de Educação Profissional do Litoral Norte – Ceprolin. As áreas são: Gestão, Informática e Turismo.
Os documentos necessários para inscrição: cópias autenticadas da cédula de identidade – Registro Geral; cadastro de pessoas físicas - CPF; curriculum vitae; prova de endereço; declaração de instituição particular ou certidão de instituição pública de ensino comprovando experiência em docência, mencionando período;prova de inscrição no Instituto Nacional da Previdência Social na categoria de profissional autônomo expedido pelo órgão competente ou cópia do comprovante de inscrição no PIS/PASEP; cópia autenticada de graduação em nível superior, tecnológico e de especializações, quando o caso; cópia autenticada de especialização lato sensu ou equivalente, quando realizado; cópia autenticada de diploma em nível técnico da área e de especializações; uma Fotografia 3x4, recente e entregues entre os dias 20 a 28 de janeiro no Ceprolin - Av. Rio Grande do Norte nº 450, bairro Indaiá, fone (12) 3888-3737. O edital completo encontra-se afixado nas dependências do Ceprolin e no site www.fundacc.com.br

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitos vão tentar municipalizar balsa

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), e o de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), querem municipalizar a travessia de balsa entre os dois municípios, atualmente de responsabilidade da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).
Segundo Ferreira, o assunto já foi discutido anteriormente com o governador Geraldo Alckmin, que teria se mostrado receptivo à proposta. Ferreira quer se reunir com Garcia, após o Carnaval, para juntos agendarem um encontro com o secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, para discutir a municipalização.
Para Garcia, não existe motivo para o serviço ser de responsabilidade do Estado, uma vez que atende exclusivamente aos interesses dos dois municípios. Segundo ele, a arrecadação obtida com a travessia não retorna aos dois municípios.
Ferreira afirmou que, com a municipalização o serviço poderia ser melhorado, uma vez que as balsas em operação estão ultrapassadas.
Caso a travessia seja municipalizada, o serviço poderá ser repassado para uma empresa privada. Segundo Ferreira, isso garantiria a melhora da qualidade do serviço e arrecadação para as duas cidades.
O prefeito de Ilhabela não acredita que a travessia seja deficitária. "O movimento sempre foi grande nos fins-de-semana e feriados. Entre o Natal e o Ano Novo mais de 40 mil veículos utilizaram a travessia", disse.
Garcia afirmou que são necessários estudos técnicos para discutir a viabilidade da municipalização.
ESTADO - O secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, afirmou ontem, por meio da sua assessoria, que seria interessante conhecer as propostas dos dois prefeitos sobre a municipalização da travessia. O serviço sempre foi de responsabilidade do Estado.
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) administrou a travessia até 1974, quando passou para o DH (Departamento Hidroviário).
Em 1989, a Dersa assumiu a travessia que é feita atualmente por seis balsas, com tarifas de R$ 10,60 (dias úteis) e de R$ 16 (fim-de-semana e feriados). (Fonte: Salim Buriham/ValeParaibano)

Velejadores ganham dia de folga no Brasileiro de Laser em Ilhabela

Ilhabela - Em vez de passar horas em cima do barco, descanso. Assim foi a quarta-feira (26) do bicampeão olímpico Robert Scheidt no Campeonato Brasileiro da classe Laser, que está sendo disputado em Ilhabela.
A falta de ventos adiou as duas regatas programadas, e a competição prossegue nesta quinta-feira. Ainda serão disputadas seis provas até sábado, com direito a dois descartes para cada velejador.
O tempo esteve fechado o dia todo, sem nenhum vento. É um dia a menos para cumprirmos a programação, mas faz parte, contou Scheidt, patrocinado por Banco do Brasil, Brasil Telecom, Medley Genéricos, Varig e Volvo Car Brasil.
Com quatro vitórias nas quatro regatas já disputadas, Scheidt lidera o Brasileiro com 4 pontos perdidos, contra 13 do catarinense Bruno Fontes e 15 do gaúcho André Streppel. O objetivo do heptacampeão mundial é repetir os títulos conquistados em 1992, 1994, 1995, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.
Agora são três dias para seis regatas, tempo mais do que suficiente. Tenho uma boa vantagem no placar, mas nada está definido ainda, disse o vice-líder do ranking mundial.
O Brasileiro de Laser é a terceira competição de Scheidt em 2005. Antes, ele foi vice-campeão do Sul-Americano de Star, na Argentina, e conquistou o bicampeonato do Suunto Match Race de Laser, em Búzios. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Guaritas em Juquehy são demolidas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião demoliu duas guaritas construídas pela Samju (Sociedade Amigos de Juquehy), entidade que reúne os moradores do bairro Juquehy. A demolição surpreendeu os moradores do bairro.
A obra foi autorizada em dezembro pelo ex-prefeito Paulo Julião (PSDB). O prefeito Juan Pons Garcia (PPS) disse que as guaritas foram demolidas porque não possuíam plantas e nem autorização municipal.
Segundo ele, a Samju desrespeitou o embargo das obras feito pela prefeitura.
A diretora da Samju, Regina Helena Paiva, disse que houve um erro de comunicação entre a entidade e a empreiteira responsável pelas obras.
"Isso não justifica a demolição. A prefeitura poderia ter advertido ou multado a Samju", disse.
Ela afirmou que os moradores vão se reunir hoje para decidir que providências tomar contra a prefeitura.
As guaritas foram construídas com dinheiro dos moradores para aumentar a segurança no bairro. Entre setembro e outubro, o bairro registrou 10 estupros e 17 roubos. A demolição das guaritas causou um prejuízo de R$ 30 mil, segundo Regina.
Segundo ela, em dezembro, a Samju acertou um convênio com a prefeitura para investir R$ 2 milhões na construção das guaritas, de uma creche, de um posto de saúde e de um distrito policial no bairro. O dinheiro seria arrecadado pelos moradores. (Fonte: ValeParaibano)

Tenda Ecológica é atração no Balneário dos Trabalhadores

São Sebastião - Esta é a última semana do projeto “Viva Verão Band Arena”, que está sendo realizado no Balneário dos Trabalhadores. As atividades podem ser conferidas a partir desta quinta-feira com encerramento no domingo no período das 10h às 13h e das 15h às 17h.
Uma das atrações do evento está sendo a “Tenda Ecológica”, montada na praia em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Além de divulgar os projetos ambientais desenvolvidos pela Prefeitura, a tenda dá orientações sobre a importância da redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo. Mas o que mais está atraindo os visitantes é a oficina de reciclagem de papel, que mostra na prática como é feito o processo de reaproveitamento de jornais ou cadernos velhos.
Um posto de recebimento de resíduos perigosos como pilhas e lâmpadas fluorescentes e baterias também foi instalado. Todo o material recolhido é encaminhado pela Prefeitura para empresas especializadas na reciclagem dos mesmos, localizadas em Suzano e Paulínea.
Monitores cedidos pela secretaria do meio Ambiente e Urbanismo, dentre eles um fiscal ambiental, ficam no local esclarecendo as dúvidas dos visitantes. Segundo uma das monitoras, a bióloga e educadora ambiental, Christiane Cruz de Morais, a intenção é engajar a comunidade. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância de seu interesse nas questões ambientais”, destaca.
Outras três tendas oferecem leitura, sarau cultural, com música, poesia e teatro. Na tenda de saúde pode se aferir a pressão arterial, peso, altura, além de receber massagem corporal.
No palco central há aulas de dança e nas quadras são desenvolvidas atividades recreativas como jogos de peteca, vôlei, futebol de caixote e futvôlei. O projeto oferece ainda dinâmica para a terceira idade e deficientes físicos. As atividades são monitoradas por promotores da Band e da Prefeitura. Segundo o organizador, Roberto Campos, toda a recreação é gratuita. (Fonte: PMSS)

Cia. Filarmônica doa alimentos para o Fundo Social

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), entregou para a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município de São Sebastião, Rosa Maria Motta, mais de cento e vinte quilos de alimentos não-perecíveis arrecadados durante a apresentação da Cia. Filarmônica de São Paulo, no Teatro Municipal no dia 15 de janeiro. Segundo a presidente do Fundo Social serão montadas cestas básicas que serão distribuídas entre as famílias mais carentes do município.
Participaram da doação o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi e o administrador do Teatro Municipal, Wilson Roberto Teotonio. (Fonte: PMSS)

Ganhadores do carro da Festa do Padroeiro reclamam da demora

São Sebastião - Os oito ganhadores do ‘bingão do carro’ da Festa do Padroeiro, realizado no último dia 20, estiveram ontem à tarde na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para reclamar da demora na premiação. Eles informaram que, até o momento, ainda não ha-viam recebido o dinheiro referente à divisão do prêmio.
No início da noite de ontem, cinco dos oito ganhadores estiveram na redação do Imprensa Livre. Flávia de Souza Jesus, 17 anos; Alzira Maria Santos, 48 anos; Maria Izabel Pinder, 50 anos; Claudinei Pardinho de Almeida, 25 anos; e Alberto Galani, 34 anos, afirmaram que irão procurar a Justiça para resolver o caso.
O grupo relatou que logo após o término do sorteio, na semana passada, foi combinado que no dia seguinte seria paga a quantia referente à venda do Uno, na Igreja Matriz. “Nossa idéia era vender o veí-culo para igreja, mas o padre nos disse que não tinha interesse e que apenas poderia tentar intermediar a venda para a concessionária em que havia comprado, de São José dos Campos”, disse o gerente de manutenção Alberto Galani.
“Marcou para hoje (ontem) às 10h00 e ficamos até às 11h30, só que a concessionária não poderia mandar o dinheiro. Pediu então para que nós voltássemos às 14h30 e a última proposta era de R$ 15,5 mil, sendo que cada um teria de desembolsar R$ 25,00 para o transporte do carro até São José”, completou a administradora Maria Izabel Pinder. Em média, cada ganhador ficaria com R$ 1,9 mil.
Entretanto, os ganhadores do carro não estão dispostos a pagar nada. “Todos nós fomos com o intuito de ganhar o carro e não houve nenhum comunicado, nem escrito, nem verbal, de que seria dividido. Cumprimos as regras, mas até agora não recebemos nem inteiro, nem pela metade”, reclamou Galani.
Cada ganhador está com sua cartela premiada em mãos. O presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, disse que irá encaminhar o caso ao Ministério Público e à Polícia Civil.
Paróquia - O padre Jaime Matheus, responsável pela Paróquia de São Sebastião, organizadora da Festa do Padroeiro, disse que a situação estará resolvida até amanhã. Ele salientou que, a partir da data do sorteio, o carro passou a ser dos ganhadores. “Até o dia 20 a Igreja era dona, mas depois já era deles. Falei que guardaria o carro aqui até o dia 31 e disse que ajudaria na venda para a concessionária”.
Ainda segundo o pároco, os contatos com a empresa que vendeu o veículo para a Festa do Padroeiro foram feitos da própria paróquia. O atraso, segundo ele, ocorreu porque a concessionária não tinha o “dinheiro em espécie” para mandar de imediato, o que dificultaria a divisão entre os ganhadores.
Conforme informou, o pagamento deve ocorrer amanhã. De acordo com o padre, o carro pode ser levado pelos ganhadores à concessionária ou por um guincho contratado, o que custaria R$ 25 para cada premiado.
Em relação ao grande número de contemplados no sorteio, o padre Jaime Matheus ressaltou que as gráficas imprimem cartelas de 1 a 1.500, sendo que a partir daí há repetição. A paróquia vendeu cerca de 3 mil cartelas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Juíza de Ubatuba atende MP e bloqueia bens de ex-prefeito
Paulo Ramos é acusado de usar R$ 1,19 mi em compra de 29 carros sem licitação

Ubatuba - A juíza substituta de Ubatuba, Cristina Alves Biagi Fabri, concedeu liminar indisponibilizando os bens do ex-prefeito Paulo Ramos (PFL) e do ex-secretário de Obras, Andrade Henrique dos Santos, acusados da compra supostamente irregular de 29 veículos, no valor de R$ 1,19 milhão, para a administração em 2001.
O bloqueio dos bens tem como objetivo garantir a integral reparação dos prejuízos aos cofres públicos, caso os dois venham a ser condenados pela Justiça.
A liminar também suspendeu os efeitos do decreto municipal 3.702 de abril de 2001, que permitiu a compra dos veículos, sem concorrência pública.
A aquisição dos veículos, sem a devida licitação, foi questionada pelo Ministério Público em agosto do ano passado, por meio de ação civil pública.
Na ação, a Promotoria pediu a suspensão do decreto, a devolução do dinheiro aos cofres públicos e a indisponibilidade dos bens e suspensão dos direitos políticos de Ramos e Santos.
A juíza substituta afirmou que, quando o MP moveu a ação, a juíza titular, Eva Lobo, entendeu que o assunto deveria ser apreciado pelo TJ (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).
Segundo Cristina, o Minstério Público entrou com um pedido de efeito suspensivo para o prosseguimento da ação em Ubatuba.
Segundo Cristina, um colegiado de juízes do TJ deve avaliar o mérito sobre a questão da competência.
O ex-prefeito e o ex-secretário foram procurados ontem pelo ValeParaibano, mas não retornaram as ligações da reportagem até as 22h.
A juíza disse que Ramos e Santos poderão recorrer da decisão junto ao TJ.
A Prefeitura informou ontem que o prefeito Eduardo César (PL) vai revogar o decreto.
César decidiu ingressar na ação como assistente, visando reforçar a decisão da juíza e garantir a devolução do dinheiro aos cofres públicos.
O ex-prefeito baixou o decreto padronizando a frota municipal, o que possibilitou a compra dos veículos sem licitação.
A prefeitura investiu R$ 329.294,38 na compra de 20 carros leves, da marca Wolkswagen e R$ 861.864,00 em nove veículos pesados, marca Mercedes Benz.
CARRO IMPORTADO- Ramos responde a outra ação, de autoria do ex-vereador e atual prefeito Eduardo César, pela compra também sem licitação, na mesma época, de um Passat importado, no valor de R$ 126 mil.
Devido à ação, Ramos chegou a ficar afastado 15 dias do cargo em 2002, mas foi reconduzido por determinação do Tribunal de Justiça.
O carro teve perda total em um acidente com assessores de Paulo Ramos em agosto do ano passado.
Acusados não são localizados - O ex-prefeito de Ubatuba Paulo Ramos (PFL) e o ex-secretário de Obras Andrade Henrique dos Santos, que foi vereador, foram procurados ontem pelo ValeParaibano em suas residências e telefones celulares, mas não foram encontrados para comentar a decisão judicial. Ambos não retornaram as ligações da reportagem até as 22h.
A ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público em agosto do ano passado pede ainda ressarcimento integral dos valores gastos na aquisição dos veículos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa. Salim Burihan/VALE

'O Rappa' toca em Ubatuba
Grupo carioca apresenta as músicas do último CD, 'O Silêncio que Precede o Esporro', em espetáculo a partir das 22h na Tribo Club

Ubatuba - O grupo carioca 'O Rappa' mostra hoje em Ubatuba as músicas de seu último disco, "O Silênico que Precede o Esporro", em show a partir das 22h na Tribo Club, em Ubatuba. A casa tem capacidade para receber até 9.000 pessoas numa única noite e fica na Prainha.
Além do show com o Rappa, a programação de hoje conta ainda com a presença de DJs convidados que animam os visitantes em vários ambientes. A apresentação do grupo O Rappa faz parte da turnê que divulga o quinto CD da carreira, lançado há um ano.
Além de novos sucessos, como a já conhecida "Reza Vela" e "Rodo Cotidiano", a banda preparou um roteiro que contempla também canções dos discos anteriores. Entre elas podem ser ouvidas "Minha Alma", "O Que Sobrou do Céu", "Vapor Barato", "Ninguém Regula a América" e "Me Deixa".
Formado por Marcelo Falcão (voz), Xandão (guitarra), Marcelo Lobato (teclado) e Lauro Farias (baixo), O Rappa está na estrada há dez anos.
Desde que lançou o primeiro CD, em 1994, nunca mais parou de atrair atenção de fãs e críticos.
A bem dosada mistura de ritmos e batidas, como reggae, rap, samba, aliada à árida poesia das letras fez do grupo um dos mais populares na última década.
"O Silêncio que Prece o Esporro" surgiu depois de o grupo ficar quatro anos sem gravar um disco de inéditas. Durante a gravação, os músicos se revezaram nos instrumentos e contaram com participações muito especiais, como a de Zeca Pagodinho -- que dá sua colaboração na faixa "Maneiras".
O trabalho que a banda realizou nesses dez anos de carreira já rendeu vários prêmios, tanto da audiência, como o de melhor banda do ano no VMB (Video Music Brasil) da MTV por várias vezes, e de venda. Com o último CD, por exemplo, a banda recebeu disco de ouro.
O Rappa - Hoje, a partir das 22h, no Tribo Club de Ubatuba (Topo da Praia dos Matarazzo - Prainha). Ingressos: R$ 40 pista; R$ 80 camarote. Pontos de venda: Lojas Stil Centro e Stil Shopping; Cervejaria Anexo Nacional e vendedores credenciados nas praias. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba promove programa ambiental

Ubatuba - A Lira Padre Anchieta e a Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba realizam o projeto "Ação Ambiental Verão 2005" na Praia Grande. O projeto começou dia 23 de janeiro e termina no Carnaval. Na programação estão incluidos shows musicais, oficinas de arte, mutirões de limpeza na praia, registro de denúncias e sugestões ambientais, informativos turísticos, pesquisas de opinião e educação ambiental. O projeto está sendo realizado em uma unidade móvel localizada na frente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Ubatuba. A campanha pretende percorrer outras praias da cidade até o final da temporada. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba quer ficar longe da dengue
“Ubatuba Sim, Dengue Não!”

Ubatuba - A Secretaria de Saúde de Ubatuba realiza neste sábado, dia 29, um grande arrastão para manter a dengue fora do município. Serão mobilizadas cerca de setecentas pessoas, que visitarão vinte mil domicílios, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Funcionários das Secretarias de Obras, Educação, Turismo, Esportes e Lazer estão recebendo orientação para colaborar com as equipes da Secretaria de Saúde e do Programa de Saúde da Família.
Os agentes recolherão todo material que poderia se transformar em criadouro do mosquito e também orientarão os moradores a manter suas casas livres de criadouros.
Os terrenos baldios receberão especial atenção, pois devido às chuvas dos últimos dias, tornaram-se áreas de grande risco. Segundo o secretário de Saúde, Marcos Silveira Franco, essa é uma boa época para ações desse tipo. “A maioria das casas de veraneio estão ocupadas, o que facilita o nosso trabalho. Esperamos contar com a colaboração de todos, pois queremos manter a dengue afastada de Ubatuba”.
Arrastão nas escolas - A Secretaria de Educação mobilizará seu efetivo para atuar nas escolas da rede municipal de ensino, checando e removendo possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, enquanto a Secretaria de Obras fará vistoria nos pátios de trabalho.
“Todo o material recolhido será ensacado, pulverizado com inseticida e depois encaminhado ao aterro sanitário”, informou Antonio Jorge Silveira, coordenador da vigilância sanitária. “O mosquito pode depositar seus ovos até em uma tampinha de garrafa, por isso vamos recolher todo o material encontrado”, completou Silveira.
O Mosquito - O transmissor da dengue é o Aedes aegypti, inseto altamente doméstico, inteiramente relacionado à população humana.
Características - Pernilongo de coloração escura e tórax com faixas brancas, que formam uma lira na parte superior. O macho se distingue da fêmea porque tem as antenas mais plumosas. A fêmea pica durante o dia, pondo seus ovos tanto em criadouros artificiais como naturais. Criadouros com água suja são rejeitados. Possui preferência por depósitos artificiais, escuros, localizados em áreas sombreadas, sem poluição, pobre em sais e matéria orgânica. São exemplos de criadouros os pneus, pratos de vasos de plantas, caixas dágua destampadas, bebedouros de animais domésticos, latas, garrafas, barris, bromélias, tambores e qualquer outro objeto feito pelo homem que possa reter água. (Fonte: PMU)

Tudo pronto para a 8ª Copa Verão de Jiu Jitsu
Ubatuba recebe mais de mil praticantes da milenar arte marcial

Ubatuba - A 8ª Copa Verão de Jiu Jitsu começa neste sábado (29) no ginásio de Esportes Tubão, com a disputa do estilo Subfigth (sem kimono). As lutas serão disputadas com um tempo máximo de dez minutos, sendo que nos cinco minutos iniciais será computada apenas a finalização e em caso de empate, nos minutos restantes vale quem aplicar o primeiro golpe perfeito. Como novidade, Ubatuba será o palco de estréia das categorias Feminino e Master (acima de 35 anos). Os quatro melhores atletas de cada categoria receberão medalhas.
No domingo (30) é a vez do Jiu Jitsu (com kimono), nas categorias Masculino e Feminino, em todas as idades e faixas. As lutas duram de três a dez minutos, conforme a graduação dos atletas. As atividades tem início previsto para às 9 horas nos dois dias do evento. A organização espera a participação de mil e quinhentos lutadores no primeiro grande torneio de 2005. Ubatuba participará com cerca de trezentos atletas de diversas academias. Entre os destaques André Galvão, campeão mundial Absoluto em 2004. Ubatuba também tem atletas que devem subir ao pódio, como os irmãos Oziel e Joel Hecher, Natalício, Valdir, Tinho e Rodrigues.
Antes dos atletas irem ao tatame, acontece um curso de arbitragem na sexta-feira, dia 28, no Centro de Artes Marciais de Ubatuba. Podem participar atletas, professores e instrutores. O curso tem início às 20 horas e as inscrições podem ser feitas na rua D. João III, 165. A 8ª Copa Verão de Jiu Jitsu, é organizada pela FESP (Federação do Estado de São Paulo) com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O evento tem o patrocínio de Sorvetes Nestlé, Jija Bikes, PHM Pneus, Funerária Litorânea, Restaurante 100 Miséria, Maria Alves Mat. Construção, Di Tudo, Casa Fernandes, Cavec Yamaha e Djalma Auto Center.(Fonte: PMU)

Beach Soccer 5 na Praia Grande
Torneio de futebol de areia integra programação da Secretaria de Esportes e Lazer

Ubatuba - Continuam abertas as inscrições para o 1º Beach Soccer 5, que acontece neste domingo (30) no canto esquerdo da Praia Grande. Algumas equipes tradicionais da cidade formaram times para participar dessa nova modalidade de futebol na cidade. O Smidi promete vir com força total, contando com Marcelo Yoyô, André Gil e Adílio; a equipe do Cruz de Malta contará com Willian Banana e o time da Silop também desponta como favorito, pois obteve bons resultados nos torneios disputados em 2004.
Segundo o Secretário Municipal de Esporte, Bittencourt Jr., o torneio pode ser o embrião de um campeonato maior. “Tem muita gente boa na cidade que vai querer participar. São 128 jogadores envolvidos em uma época em que o futebol está parado na cidade e o torneio também vai ser outra opção de lazer para os turistas”.
As equipes serão formadas por cinco atletas, sem goleiro. O torneio deve contar com 16 equipes disputando partidas com dois tempos de 10 minutos e em caso de empate, será usado o critério de sorteio para definir quem passa a próxima fase. A quadra terá demarcação de 30 X 15 e os gols 1,20 X 1,20. Cada equipe pode inscrever até oito componentes (três reservas) e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão até o dia 28. O sorteio das partidas será realizado no domingo às 8:30 hs na Praia Grande.
Damião Celestino, do Setor de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer, acha que é uma chance de desenvolver a modalidade em Ubatuba “Se a aceitação do pessoal da cidade for boa, vamos criar o circuito municipal”. (Fonte: PMU)

Última oportunidade para visitar a 1ª Mostra Itinerante de Artes Plásticas
A exposição mostra uma variedade de cores e formas que agrada a qualquer gosto

Ubatuba - Termina neste domingo, dia 30, a 1ª Mostra de Artes Plásticas na Fundart, que traz diversas obras nos estilos acadêmico e contemporâneo. Depois do dia 30, só será possível apreciar a exposição em Campos do Jordão, para onde a exposição irá durante a temporada de inverno.
São mais de 185 obras, entre telas e esculturas. Cerca de 100 artistas do Litoral Norte Paulista, Vale do Paraíba e grande São Paulo, participaram da exposição, dentre eles, 16 ubatubenses. Técnicas diversas, que variam entre óleo sobre tela, acrílico, mistura de materiais, colagens, trabalhos com giz pastel e esculturas em madeira e em concreto celular.
A 1ª Mostra foi organizada através de uma parceria entre o Estúdio Neves Artes de Guaratinguetá e o Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart. O coordenador do evento e artista Paulo Alves, diz que é muito importante promover exposições desse porte em Ubatuba. “A 1ª Mostra conseguiu reunir na Fundart, obras de muita qualidade, divulgando a nossa arte e valorizando os artistas. Para nós, foi uma grande surpresa, a 1ª Mostra superou todas as expectativas, foi um sucesso”. Em menos de um mês de exposição, foram mais de 5 mil visitantes
A entrada da exposição é franca e o preço das peças varia de R$ 120 a R$ 9.000. O horário de visitação é das 15h às 22h. Não perca essa oportunidade!! (Fonte: PMU)

Artistas ganham espaço na Setur para expor a cultura caiçara
Um tema diferente a cada mês, expondo belezas e manifestações culturais de Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Turismo de Ubatuba inicia a partir desse mês uma série de exposições de arte e artesanato no Centro de Informações Turísticas, com o objetivo de divulgar a cultura caiçara aos turistas e aos próprios moradores da cidade.
As exposições serão temáticas e têm início todo dia 22 de cada mês. Todos os artistas ubatubenses estão convidados a participar. As obras ficarão um mês na Setur e depois serão encaminhadas para o Paço Municipal, onde ficarão expostas durante mais um mês.
Para a abertura da série, foi escolhido o tema “Pássaros da Mata Atlântica”. Segundo o “birder” (guia para observação de pássaros), Carlos Rizzo, “esse tema é muito importante porque turistas do mundo inteiro procuram Ubatuba para observarem a nossa avifauna”.
O Centro de Informações Turísticas de Ubatuba recebe, em média, 300 pessoas por dia. Sua localização, na praia do Cruzeiro, e a estrutura panorâmica permitem que o espaço se torne uma vitrine, favorecendo a visualização das obras. O Secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo diz que o objetivo da exposição é “valorizar nossos artistas e mostrar ao turista um pouco da nossa arte e da nossa gente. Nada mais justo do que abrir um espaço para a demonstração dos nossos melhores valores artísticos e culturais”, completa Felipe.
Calendário:
Janeiro/Fevereiro – Pássaros da Mata Atlântica
Fevereiro/Março – Plantas e Flores da Mata Atlântica
Março/Abril – O Corcovado de Ubatuba
Abril/Maio – Mães e Maternidade
Maio/Junho – Peixes e Pescadores
Junho/Julho – Praias de Ubatuba
Julho/Agosto – Primavera
Agosto/Setembro – Paz de Iperoig
Setembro/Outubro – Crianças
Novembro/Dezembro – É Natal!
(Fonte: PMU)

Início das aulas na rede municipal

Ubatuba - A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba informa à população que o ano letivo de 2005 terá início no próximo dia 14 de fevereiro em todas as escolas da rede municipal de ensino, inclusive creches e Emei’s. Durante os dias 10 e 11 acontecerão reuniões pedagógicas e de planejamento entre funcionários e professores. (Fonte: PMU)

UNITAU abre cursos de Pós-Graduação em Ubatuba

Ubatuba - A UNITAU (Universidade de Taubaté), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu vagas para cursos de Especialização de Alto Nível e MBA (Master Business Administration) no Campus de Ubatuba. Os cursos são nas áreas de Administração Pública e Gestão de Turismo e Serviços, e têm início previsto para 19 de março. O período de matrícula é de 18 de janeiro a 10 de março.
A coordenação geral dos cursos é do prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, que também coordena os Cursos de Mestrado em Taubaté, reconhecidos recentemente como um dos sete melhores do país pela revista Você SA. Os professores André Luiz Freitas Guimarães e Quésia Kamimura Postigo sãos os coordenadores auxiliares, que estarão todos os das no campus. A pós-graduação Latu Sensu em Ubatuba oferece 25 vagas para cada uma das áreas disponíveis.
Destinado a executivos e profissionais de nível superior que pretendem se especializar ou se atualizar em Administração Pública ou Turismo e Serviços, os cursos de pós-graduação de Ubatuba irão oferecer aos pós-graduandos a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da gestão de empresas e de outras organizações públicas ou privadas.
Os cursos serão realizados em dois dias da semana, segundas e quartas-feiras, das 19h às 23h, ou aos sábados, das 08h às 17h, conforme divulgação antecipada dos horários no site da UNITAU (www.unitau.br).
As matrículas podem ser feitas no próprio Campus, na Avenida Castro Alves, 392, Itaguá, Ubatuba. A especialização em Administração Pública tem duração de 16 meses e a Especialização em MBA Gestão de Turismo e Serviços, 18 meses. Mais informações pelo telefone (012) 3832-2460 ou (12) 3833-1750. (Fonte: UNITAU)

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Davos ou Porto Alegre? Qual o Melhor Convescote?
Herbert Marques

A mídia desta semana tem informação pra dar com pau, principalmente com relação aos dois monumentais convescotes que estão sendo realizados em Davos, o dos ricos, e em Porto Alegre, o dos pobres. A reunião de Davos começou em 1999 com grandes temas sobre o rumo dos mercados globalizados, participando deles as maiores autoridades do ramo em nosso universo capitalista. Hoje, contudo, já nem tanto, mesmo porque no último deles nosso exótico presidente teve o desplante de propor um imposto sobre fabricação de armamento para ser revertido em combate à fome nos países subdesenvolvidos. Foi o início da desvirtuamento da discussão central, qual seja, sobre o rumo da economia mundial. Sempre é bom lembrar que a riqueza das nações deve ser o eixo para o desenvolvimento de qualquer povo, premissa diversa da que propõe o combate à pobreza com esmolas e outros programas surrealistas [fome zero etc]. O pior de tudo isso é que nosso presidente, pelo que tudo indica, levará na algibeira a mesma arenga.
O segundo convescote já é mais animado. São jovens, idealistas, cabeças ocas, descentrados da realidade, sonhadores e tudo o mais que a produção universal põe a disposição da sociedade, para discutir o rumo dos excluídos e a forma pela qual se pode chegar, se é que um dia se pode chegar, a participar do mundo dos ricos sem fazer força. Esse pessoal sonha com um mundo próximo do Olimpo dos deuses gregos. Muita festa, muito amor, nenhum suor.
Se você quiser participar de uma festa de arromba, corra para Porto Alegre que ainda é tempo. A festa dura até o final da semana. Davos nem pensar. É um mundo de gente chata, séria, com cara de cansado, estressado e mais, somente fala coisa séria, com exceção do nosso presidente que irá participar dos dois, muito provavelmente com o mesmo discurso. Eta nordestino de sorte.

Herbert Marques
Ubatuba, SP

Crônica Topo

Respeitável Público: Com Voces, Yoguin Gordin
Dayse Day

Tinha 17 anos e estava enorme. Uns 20 quilos acima do peso normal. Anos mais tarde fui saber que a razão era um bando cistos ovarianos irados causando alterações hormonais de peso. Faltou pouco para não ficar com bigodão tipo portuguesinha gorducha e bem dotada, de buço!
Fora a pança incômoda, tocava a vida e estava numa fase bem zen. Fazia yoga, um curso de Do-In e estava vegetariana. Nada radical a ponto de impedir o consumo de uns dois maços de cigarro por dia e umas brejas depois de uma meditação transcendental.
O negócio mesmo sempre pegava na hora de sair de casa. Maldito ritual.
Quarta tentativa, um horror! Vamos tentar essa outra blusinha aqui com essa calça, talvez não pareça tão gorda. Piorou. E assim se prolongava o velho cerimonial da tragédia: tira a roupa do armário, veste, olha no espelho e arremessa a peça totalmente embolada na cama. A coisa se repetia inúmeras vezes! Todos os modelitos pareciam uns quatro números abaixo do meu tamanho.
Um dia o ritual rolava como de costume, até que percebi estar atrasada para a aula de yoga. Naquela altura do campeonato não tinha mais o que escolher, muito menos tempo a perder. Coloquei uma porcaria qualquer e, embora convencida da minha semelhança à uma fugitiva de spa, fui para aula torcendo para não encontrar nenhum conhecido na rua. Fui mentalizando, durante o trajeto, os benefícios decorrentes dos cuidados dispensados às coisas do espírito. Claro, por que o corpo mesmo já era caso perdido (bendita lei das compensações...).
Chegando lá fui procurada pelo professor mais bem cotado da escola. Aquele cuja aula era disputadíssima por todas as freekis e hare krishnas do pedaço. Assim que cheguei ele, em pessoa, me convidou para participar da filmagem de uma matéria sobre yoga. Para a cena já haviam sido convocadas três moças, mas a direção queria fazer a tomada com quatro. O programa era aquele antigo da Marília Gabriela, TV Mulher. Para quem não conheceu, o programa contava com a participação da Marta, sexóloga. Quem diria que a especialista em sexo viraria prefeita de São Paulo. Se não estou enganada, ela falava logo depois da astróloga, seguida da “dona dicas de cozinha”....
Voltando ao meu convite, achei o máximo e aceitei sem a menor hesitação. E ainda pensei: não estou tão mal assim... até na GLOBO vou aparecer! Mandei às favas a aula de yoga e o desenvolvimento espiritual e parti para a fama. Sabia que o professor havia selecionado as alunas que apresentavam conhecimento e domínio das posturas, principalmente as de equilíbrio. Fui para a sala onde a equipe aguardava finalmente a quarta escolhida e, para minha surpresa, a matéria era sobre yoga para GESTANTES e eu comporia a cena com outras três grávidas! Apresentei todas as posturas que nos foram solicitadas e fui para casa de onde não saí por semanas.
Jamais chequei se a matéria foi ou não ao ar...

Dayse Day
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Carta Aberta a Sra. Secretária Municipal de Educação de Ubatuba - Prezada Senhora.
Como já lhe comuniquei, na transmissão do cargo, não tenho hábito de voltar aos locais onde tive cargos diretivos uma vez que deles me afastei. Não será diferente em relação à Secretaria Municipal de Educação.
Entretanto continuarei a exercer a cidadania e defenderei minha honra quando atacada ou maculada por pessoas menos escrupulosas e desrespeitadoras dos direitos constitucionais do próximo.
Em relação ao meu comportamento e das equipes que comigo trabalharam, posso afirmar-lhe que, fizemos uma administração honesta, dinâmica, produtiva e respeitadora da Lei nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – e toda a legislação federal, estadual e municipal relacionada à Educação e que, se alguém falar o contrário, e V.Sa., lhe der crédito, estará agindo levianamente, distraindo-se das tarefas estressantes da Secretaria e perdendo seu tempo.
Alertei-a para alguns cuidados especiais que deverá ter com alguns de seus colegas de secretariado e para os perigos de ser usada para desmoralizar a administração anterior e ou desviar dinheiro, prédios e veículos da Educação para outros fins que não aqueles para os quais são destinados. Pelas reportagens da Rádio Costa Azul, do dia 26.01.05, Vossa Senhoria já mordeu a isca em relação ao primeiro alerta e falou coisas que a realidade contraria e que em outra reportagem, no mesmo dia, sua assessoria contraditou quando afirmou: “Em Ubatuba não são necessárias construções ou reformas, todas as crianças serão atendidas sem quaisquer problemas” . Alguns dos outros alertas já estão ocorrendo.
Vossa Senhoria e sua equipe sabem das dificuldades de manutenção que sempre apresentou o Prédio da EMEI Centro e dos constantes cuidados para mantê-lo limpo e em funcionamento. Parece que esses cuidados não existiram nos últimos dias e a situação do prédio se agravou como conseqüência das chuvas torrenciais dos dias 16 e 17/01/05 sobre um prédio velho, com telhado de telha francesa e outros problemas estruturais. Problemas que existem faz, aproximadamente, vinte anos que são os que aquele prédio atende a creche e que todas as administrações procuraram superar para poder atender as crianças. O agravamento da situação com as chuvas exige, da Secretaria Municipal de Educação, outras providências além da interdição, pela Vigilância Sanitária, com direito a BAND-VALLE, Rádio Costa Azul e entrevistas indicativas do desconhecimento da realidade.
O “Prestando Contas” que apresentamos a toda a comunidade de Ubatuba e gentilmente publicado no Jornal “A Cidade” nº. 989 de 11/12/04, corresponde à realidade existente até 31.12.04. Posso informá-la que antes de publicá-lo conferi, prédio por prédio, a situação em que se encontrava cada um, para ser fiel à verdade. De todos ficou conhecido meu costume de conferir as realidades com meus próprios olhos e fazer minhas avaliações particulares. Como escrevi antes, alguns de seus assessores confirmaram, de público, o que estou afirmando. Pelas suas palavras, V.Sa. não teve o cuidado de visitar os mais de 50 (cinqüenta) prédios da Rede Municipal de Educação antes de desmentir o “Prestando Contas”.
Nossa responsabilidade com a Educação Municipal foi até o dia 31/12/04. Como a realidade é mutável e os problemas nos prédios, nas pessoas, e nas ações aparecem a cada dia não podemos ser responsabilizados pelas conseqüências causadas por fenômenos naturais ocorridos a posteriori e já na atual administração. Entendemos que os administradores deverão ser mais prudentes, mais honestos e realistas na divulgação de fatos que denigrem o município de Ubatuba e realizar ações positivas no sentido de construir imediatamente a creche já programada, projetada e prevista no orçamento para o terreno da antiga ELEKTRO e, desse modo, poder desativar, temporariamente e sem prejuízo do atendimento, prédios que precisam de reformas abrangentes ou de serem derrubados e substituídos por prédios modernos e adaptados às novas realidades, como é o caso do prédio da Rua Paraná, 347.
Para concluir posso dizer-lhe que o êxito de sua administração e equipe, a frente da Secretaria Municipal de Educação, não será conseguido tentando desmoralizar a anterior. O êxito só será alcançado praticando ações inteligentes, nobres, eficientes, sábias, com visão de presente e de futuro que superem em grandeza, abrangência, diversidade e pluralismo o que foi feito anteriormente.
Apresento-lhes cordiais saudações.

Corsino Aliste Mezquita
RG nº. 2.976.292-3
Ubatuba, SP


A Rua da Praia - Ato estapafúrdio é como eu chamo a abertura da segunda pista da Rua da Praia. A quem interessa tal obra? Aos pedestres, certamente não. Abriram a rua, retiraram os bancos e canteiros e o que deixaram para os moradores e turistas? Se o prefeito Dr. Juan Garcia alguma vez, desde a abertura da rua, caminhou por ali, com certeza deve ter percebido que é impraticável andar pelas calçadas tomadas por mesas e cadeiras dos restaurantes que seguem por praticamente toda a rua da praia, sendo assim, são obrigados a caminhar pelo asfalto, só que agora correndo o risco de serem atropelados por carros e até caminhões que trafegam livremente pelo novo acesso. Também não acredito que para os comerciantes tal obra tenha sido positiva, me parece ser melhor ter turistas caminhando em frente aos estabelecimentos, livremente, do que carros. Coisa feita “nas coxas”.
Dinheiro público gasto, e aí? Qual a finalidade? Vai ficar desse jeito mesmo? Só para dizer que acabou com o que o outro prefeito havia feito?
Minha sugestão, se ainda é tempo, é que pelo menos façam uma faixa para os pedestres caminharem, já que o primeiro trecho que vai da Pizzaria Palhoça até a Sorveteria do Rocha têm espaço para tal, sendo este também, o trecho mais crítico onde há a maior concentração de restaurantes.
Recado dado.

Luis Filipe Rodrigues
São Sebastião, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

São Sebastião-SP

Cachoeira da Fazenda/Barra do Una - Carlos Valim


Cachoeira da Fazenda/B.Una
 ©Carlos Valim


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor