Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 02 de fevereiro de 2005 - Nº 1212 Edições Anteriores

Anuncie Casa na Fortaleza

Região
Secretaria de Segurança constata estabilidade de crimes na região
Sindicato do Comércio Varejista do Litoral Norte é uma realidade
Sebrae fecha as portas em Caraguá

Caraguatatuba
Gerenciamento Costeiro confunde pescadores do Camaroeiro
Centro de Zoonose inicia campanha contra mosquito da dengue no Indaia
CEI do Ipiranga realiza carnaval “Abre-Alas” nesta quarta-feira 2
Caraguá distribui preservativos no Carnaval
Agenda Cultural FUNDACC Fevereiro 2005

Ilhabela
Ilhabela comemora hoje o dia de Nossa Senhora D’Ajuda, padroeira da cidade
Tráfego para a estrada de Castelhanbos no Carnaval

São Sebastião
Sindicato apóia abertura de CEI para apurar investimento do Faps
Começa nesta sexta-feira o Carnaval de São Sebastião
Programa DST/Aids de São Sebastião fará campanha durante carnaval
Secretaria da Educação deve reunir cerca de 800 professores
Seduc divulga período de remanejamento e atribuições
Moradores devem retirar credenciais

Ubatuba
Paraquedismo atrai celebridades a Ubatuba
Beach Soccer 5 deve emplacar em Ubatuba
Prefeito suspende decreto que autorizou compra sem licitação
Secretaria de Obras inicia operação tapa-buracos
Educação Alimentar: Nestlé e Secretaria de Educação firmam parceria
Ubatuba vai iniciar aulas no dia 14
FUNDART recebe Angela Guadagnin com proposta de revitalização

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Secretaria de Segurança constata estabilidade de crimes na região

Litoral Norte - A Secretaria de Segurança Pública divulgou na noite da última segunda-feira os dados correspondentes a crimes que ocorreram em diversas partes do Estado de São Paulo, nos quatro meses finais de 2004. A amostragem engloba setembro, outubro, novembro e dezembro. Assim, o órgão encerra o balanço do ano passado.
Divididos por áreas dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior, os números mostram queda e acentuada estabilidade de delitos como casos de seqüestro, na capital, mas revela aumento em ocorrências de roubos seguido de morte, por exemplo.
Na área do Deinter 1, de São José dos Campos, que inclui as quatro cidades do Litoral Norte, a SSP informa que durante todo o ano de 2004 houve queda de 8,22% nas ocorrências de homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados – foram 469 contra 511 em 2003. Nos casos de homicídios culposos a queda foi irrisória: de 361, no ano retrasado, para 360, em 2004. Isso representa baixa de 0,28% nesta modalidade de crime em que o autor, necessariamente, não pensa em praticar a violência.
Ainda conforme a estatística, as tentativas de homicídio, na área um, diminuíram 6,74% indo de 638 para 595 registros.
Tráfico e Roubos - Com relação ao tráfico de entorpecentes a região do Deinter 1, de acordo com os índices da Secretaria de Segurança, fechou o quarto trimestre de 2004 com alta de 1,22% já que o número de casos de venda de drogas subiram de 1.063 em 2003 para 1.081 no ano passado. Neste caso, o aumento é constatado desde 2002 quando a área registrou 876 ocorrências deste tipo.
A estatística mostra ainda que roubos em geral sofreram queda de 3,43%, terminando 2004 com 8.782 casos, ou seja, 312 registros a menos do que em 2003 quando foram contabilizados 9.094.
Já os casos de roubos de veículos, diz a SSP, tiveram alta de 5,59% passando de 1.808, em 2003, para 1.909 na região, ano passado. Em 2002 foram 1.621 ocorrências. Os dados da secretaria ainda informam que os furtos a automóveis também aumentaram na área 1 do Deinter. Conforme a estatística, foram 3.945 em 2004 contra 3.775 no mesmo período de 2003 – alta de 4,50%, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Por Cidades - Na estatística detalhada por municípios, disponível na página de internet da secretaria de segurança, é possível perceber também que o número de homicídios dolosos em Caraguatatuba diminuiu 46,7%. Passaram de 62 casos em 2003 para 33 no ano passado.
O quadro comparativo da secretaria compreende o período dos 12 meses do ano.
Ainda no município, a estatística aponta baixa de 10,6% com relação ao número de furtos: 2.526 registros em 2004, 301 casos a menos do que em 2003, quando foram totalizados 2.827. No mesmo período, segundo os dados, os roubos diminuíram 4,84% - passando de 599 em 2003 para 570 em 2004.
A violência diminuiu também em Ubatuba. De acordo com a estatística, entre as principais ocorrências foram 16 casos de homicídio no ano passado. Esse número é inferior ao de 2003, quando se registraram 23 assassinatos. Neste caso, a queda foi de 30,4%. Os roubos caíram de 365 para 327 e os furtos de 2.381 a 2.102.
São Sebastião foi outro município que registrou queda nos homicídios, de acordo com os dados. A estatística informa que a diminuição foi de 5,7%. Na comparação, os casos passaram de 35 em 2003, para 33 em 2004. Já os furtos aumentaram de 1.615 para 1.644 – alta de 1,79%, e os roubos de 269 para 339, caracterizando aumento de 26% no número de registros.
Das cidades da região, Ilhabela foi a única em que a Secretaria de Segurança Pública constatou pequeno aumento no número de homicídios já que, em 2004, o órgão contabilizou cinco. Em 2003 foram quatro assassinatos. Mas, conforme a estatística, em compensação os roubos baixaram de 51 para 49 e os furtos de veículos de 11 para 8. (Fonte: Imprensa Livre)

Sindicato do Comércio Varejista do Litoral Norte é uma realidade
Sua base territorial compreende as seguintes cidades: Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba

Litoral Norte - O sindicato está sendo apoiado pelas Prefeituras e Associações Comerciais destas cidades, que, inclusive, se fizeram representar no dia 27 p.p no coquetel de inauguração do mesmo, na sede da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba).
Estiveram presentes ao evento vários empresários e autoridades, para dar as boas vindas.
Representando o Prefeito Aguilar de Caraguatatuba, seu Secretário de Turismo Ricardo Lima Ribeiro, colocou a disposição do Sindicato, sua Secretaria e a Prefeitura como parceiros.
Em seguida representando o Presidente Abram Szajman da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, seu Diretor Benedito Medeiros, informou que a Federação dará todo o apoio de infra-estrutura e logística ao Sindicato, para que possa começar com sucesso suas atividades na região, alem de enfocar a importância do mesmo para o empresário.
Para terminar o Presidente eleito do Sindicato Hélio Barthem Júnior fez um breve relato sobre os desafios que teve e os que serão encontrados no decorrer de sua gestão além de informar alguns dos benefícios que o sindicato trará para sua base territorial e agradeceu a presença de todos.
O Sindicato, a fim de fortalecer o comércio vai trabalhar junto a Federação para que ela possa aumentar sua representatividade nos trabalhos que já se encontram em andamento, tais como:
01 – Lutar pela reforma tributária, pois a carga do empresário é muito alta;
02 – Trabalhar para aprovação de Código do Contribuinte;
03 – Negociações Coletivas, visando fortalecimento da classe;
04 – Ampliar os prazos de Recolhimento dos Tributos;
05 – Simples Paulista;
06 – Reduzir as multas Fiscais;
07 – ICMS – Parcelamento de Débitos Fiscais;
08 – ISS – Unificação de alíquotas, para eliminação da “guerra fiscal” entre municípios;
09 – Abrir o Comércio aos Domingos;
10 – Linhas de créditos para Atividade Comercial de Pequeno e Médio Porte;
11 – Emissão de cheques sem Fundos – No sentido de responsabilizar os bancos;
12 – Linhas de Créditos – BNDE’S – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil;
13 – Simples Paulista – Extensão dos Benefícios – reivindicação resultou aumento do Limite de Enquadramento;
14 – E.C.F - Emissor de Cupom Fiscal – Exclusão da Micro Empresa da adoção do E.C.F. concedido, ainda, crédito de ICMS na ordem de 50% para aquisição de equipamento de cupom fiscal para empresas interessadas;
15 – Protestar Duplicata Mercantil. A Entidade envidando esforços junto à Corregedoria Geral de Justiça para diminuição das taxas cartoriais;
16 – ICMS – Ampliação do Prazo de Recolhimento.

Sebrae fecha as portas em Caraguá

Litoral Norte - O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) encerra hoje as atividades de sua unidade em Caraguatatuba, que atendia o Litoral Norte. A unidade estava instalada havia sete anos na cidade e será fechada por contenção de despesas.
Segundo o gerente regional do Sebrae, em São José dos Campos, Mauro Medeiros, o fechamento da unidade de Caraguá, que atendia toda a região, foi decidida no final do ano passado.
Medeiros afirmou que, na ocasião, com a justificativa de conter gastos, a direção estadual do Sebrae decidiu pelo fechamento de duas unidades na Grande São Paulo e da unidade que atendia ao Litoral Norte desde maio de 1998.
Segundo Medeiros, o órgão continuará prestando assessoria e consultoria aos interessados e empresas do litoral em sua unidade no Vale do Paraíba.
PROJETOS - Medeiros afirmou que os projetos em execução nas cidades de Ubatuba, Caraguá, São Sebastião e Ilhabela continuarão sendo acompanhados pelos técnicos do Sebrae.
Segundo ele, dois técnicos do escritório de São José dos Campos serão enviados ao litoral duas vezes por semana para acompanhar os projetos em andamento na região.
O presidente da Associação Comercial de Caraguá, Jorge Washington, afirmou ontem que a entidade, a prefeitura local e as Faculdades Módulo estão viabilizando uma parceria para manter um posto de atendimento do Sebrae na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Gerenciamento Costeiro confunde pescadores do Camaroeiro

Caraguatatuba - Os profissionais da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro estão inconformados. De acordo com o presidente da entidade, Moacyr Frugoli dos Santos, os trabalhadores do local estão proibidos de praticar atividade pesqueira em uma profundidade abaixo dos 23,6 metros.
Os pescadores já pensam até em convocar uma greve geral da categoria. “O camarão em abundância existe na baía de Caraguá. Com a proibição, ficamos sem alternativa. Essa lei acabou com a gente”, afirma Frugoli, se referindo ao decreto de gerenciamento costeiro.
O presidente explica que é necessário muitas horas de viagem para alcançar uma profundidade superior aos 23 metros. “O mar aqui é raso. Se eu navegar 4 mil metros ainda não chego aos 15 metros de profundidade. Estamos todos revoltados”.
O inconformismo do profissional da pesca não procede. “Quem não pode trabalhar em uma profundidade abaixo do estabelecido pelo decreto são as embarcações que praticam a pesca industrial, que é extremamente predatória. Os trabalhadores artesanais estão liberados”, contesta o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano.
Segundo o secretário, a pesca com redes está proibida na baía de Caraguatatuba. “Da ponta do arpoador até a Prainha, como em outros locais do Litoral Norte, foram criadas zonas de exclusão de arrasto. Nesses trechos marítimos estão proibidas qualquer atividade com rede, independente do tamanho.
A baía daqui é rasa, ela apresenta profundidade média um pouco superior aos cinco metros, além de servir de berçário para a procriação de diversas espécies”, conta.
Mansano relata ainda que já conversou com os integrantes da Associação dos Pescadores da praia do Camaroeiro sobre o assunto. “Eu já expliquei o decreto para eles. Inclusive na semana passada, quando nos reunimos para discutir diversas reivindicações apresentadas pela associação”.
A Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro pretende disputar as eleições para representantes da sociedade civil no grupo setorial de coordenação do gerenciamento costeiro do Litoral Norte, que vai ser realizada dia 11 de fevereiro no CIEF Estrela D‘alva. As inscrições se encerram sexta-feira.
De acordo com Nivaldo Simões, presidente do Grupo Setorial do Zoneamento Ecológico e Econômico do Litoral Norte, o Gerenciamento Costeiro proíbe a captura de isca viva e pesca de arrasto por parelhas ou para pesca de camarão ao longo de todo Litoral Norte, até a profundidade de 23,6 metros. As normas já estão estabelecidas no decreto 49.215/2004, de 7 de dezembro.
Simões explica que a Z2 ME (Zona 2 Marinha Especial), estabelecida no decreto, veta pesca industrial, pesca de arrasto por parelhas ou pesca de camarão e captura de isca viva e isto se estende até a Z3M. Segundo ele, entre a Z1M e a Z3M, são permitidas a pesca artesanal e amadora, entre outras atividades como ecoturismo e aqüicultura. (Fonte: Imprensa Livre)

Centro de Zoonose inicia campanha contra mosquito da dengue no Indaia

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promoverá ações de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegipty, mais conhecido como o moquisto da dengue, amanhã e sexta-feira no Indaiá. Os agentes do Centro de Zoonose irão orientar e detectar os criadouros nas residências, além de distribuir folhetos informativos sobre prevenção aos moradores e turistas instalados no bairro. Segundo o biólogo Ricardo de Souza, a intenção do trabalho no Indaiá é atingir também as casas de veraneio do bairro, já que o período ainda é de férias e haverá muita gente chegando para passar o Carnaval na cidade. Nas casas fechadas, os agentes irão deixar folhetos informativos e orientar vizinhos para que eles multipliquem as informações de como evitar a proliferação do mosquito. Segundo a secretaria, o trabalho de prevenção ao mosquito da dengue já foi executado por várias equipes nos bairros Tinga, Rio do Ouro, Casa Branca, Caputera, Olaria, Getuba, Morro do Chocolate e Centro, em Caraguatatuba. A secretaria informou que foram detectadas garrafas e pneus em várias casa para comercialização, o que oferece perigo. Foram retirados entulhos em grandes criadouros, o que significa que a população ainda não se conscientizou do problema. O Centro de Zoonoses orienta a população de que objetos como vasos e pratos, caixa d'agua aberta, calhas, lajes, canos quebrados, garrafas de vidro ou plástico e qualquer objeto ou local que possa acumular água limpa e parada são considerados possíveis criadouros. Mais informações sobre a prevenção ao mosquito da dengue poderão ser obtidas pelo telefone (12) 3887-6888. (Fonte: ValeParaibano)

CEI do Ipiranga realiza carnaval “Abre-Alas” nesta quarta-feira 2
O Centro de Educação Infantil “Messias Mendes de Souza”, do bairro Ipiranga realizará baile de Carnaval para alunos nesta quarta-feira 2

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) “Messias Mendes de Souza”, do bairro Ipiranga, em Caraguatatuba, administrado por meio da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Orsa, realizará nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, o baile de Carnaval “Abre-Alas”, com o objetivo de envolver toda a comunidade do Ipiranga e Camaroeiro, incluindo alunos e pais para comemorar a festividade carnavalesca prevista para iniciar no próximo fim-de-semana no calendário nacional.
O CEI, que atende também alunos de EMEI (Maternal e Pré-escola), está no período de férias escolares crianças de 4 a 6 anos, mas não interrompeu o atendimento à Educação Infantil de zero a 3 anos e 11 meses, que permanecem na unidade escolar durante o período integral.
Segundo explicou a direção escolar, esse baile carnavalesco terá a participação das crianças dos Berçários, Mini Grupo, Grupos I e II, ou seja, (zero a 3 anos), que poderão aproveitar a sessão matinê juntamente com seus pais e familiares, nesta quarta-feira 2, a partir das 14h30. O Carnaval “Abre-Alas” é a primeira festa do ano do Centro de Educação Infantil do Ipiranga. Haverá crianças fantasiadas, confete, serpentinas e marchinhas de Carnaval para os alunos do CEI e suas famílias. (Fonte: PMC)

Caraguá distribui preservativos no Carnaval

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá vai intensificar a distribuição de preservativos durante o Carnaval. O trabalho será feito pela equipe de agentes do Programa Redução de Danos, que identifica populações vulneráveis e atua na prevenção de DST (doenças sexualmente transmissíveis) e Aid´s.
Os agentes atuarão em diversos bairros, distribuindo preservativos e folhetos informativos sobre DST e Aid´s. Segundo a coordenação de enfermagem, a Secretaria de Saúde, fará a distribuição de 10 mil preservativos.
A distribuição ocorrerá nas ruas, bares e locais com maior concentração de jovens. As Praças do Travessão e Porto Novo também serão visitadas por agentes durante o Carnaval.
A distribuição terá início nesta quarta-feira, nos bairros Martin de Sá, Benfica e Indaiá, e também será feita na Pista de Skate e Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos. Na quinta-feira, a distribuição será realizada nos bairros Massaguaçu, Getuba, Olaria, Casa Branca, Sumaré e Canta Galo. Já na sexta-feira, os bairros atendidos serão o Rio do Ouro, Jaraguazinho, Caputera, Indaiá e Jardin Aruan. E no sábado, o trabalho da equipe continua, só que nos bairros Morro do Algodão, Porto Novo, Travessão, Jaraguá e Perequê-Mirim. (Fonte: PMC)

Agenda Cultural FUNDACC Fevereiro 2005

Carnaval de Antigamente - Pelo sexto ano consecutivo, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba estará realizando o "Carnaval de Antigamente", animado pela New Band no coreto da Praça Cândido Motta, no centro da cidade. Os bailes acontecerão de 5 a 8 de fevereiro, das 21 às 24 horas, e a matinê, no dia 6, domingo, das 16 às 18 horas.
Nos coretos das praças do Porto Novo e Travessão, na região sul da cidade também acontecem bailes de carnaval realizados pela Fundacc, das 21 às 24 horas. Popó da Percussão e Banda toca no Travessão e a Família Conceição anima o Porto Novo.
No repertório, só marchinhas relembrando os carnavais tradicionais de salão. Para animar o público, os bonecões Bié, Filó, Bilózinho e Ritinha estarão participando dos bailes. Este ano também está acontecendo a oficina de empapelamento, com o artista plástico Jac Costa, dentro do projeto "Resgate do Carnaval Popular", resultando nas máscaras e adereços produzidas através da técnica do empapelamento, que farão parte da decoração da praça para o Carnaval. As máscaras e os bonecões ficam à disposição do público para as brincadeiras durante os bailes.
Serão premiadas a melhor fantasia infantil (masculino e feminino), e adulto(masculino e feminino), e o grupo fantasiado mais animado (adulto). Os bailes realizados pela Fundacc têm atraído grande público, na maioria composto por famílias inteiras, relembrando os antigos carnavais de clubes, onde pais e filhos divertiam-se juntos.

Projeto Guri – O projeto dá início às aulas em 16 de fevereiro, com aulas sempre ás quartas e quintas-feiras, no Centro Comunitário do Poiares.
O Projeto GURI está com as inscrições abertas para 2005, novas matrículas podem ser feitas de 31 de janeiro a 05 de fevereiro no Centro Comunitário do Poiares, com Ariadne de Oliveira Melo.
Os alunos, entre 8 e 19 anos, poderão aprender a tocar instrumentos como violino, viola, violoncello, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trombone, sax, bateria, percussão e canto coral.
Os pais devem levar o RG ou certidão de nascimento do filho e um comprovante de residência. É necessária a presença dos pais ou responsáveis do aluno para a matrícula.
O projeto acontece no Centro Comunitário do Poiares. O endereço é Rua Marechal Floriano Peixoto, 567, Poiares, em Caraguatatuba. Mais informações, na Fundacc pelos telefones 3883 3737, 3883 3727 e 3883 7555.
Guri em Caraguá
O Pólo Caraguatatuba foi implantado em setembro de 2001, por meio de uma parceria bem sucedida entre a Fundacc, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelo projeto, criado em 1995. Atualmente o Guri atende no Centro Comunitário do Poiares, aproximadamente 200 alunos, divididos entre a orquestra e o coral.
O Projeto vem transformando a vida de muitos jovens através da música. Com uma orquestra e um coral formado por integrantes de 8 a 19 anos, o GURI é um dos projetos mais bem sucedidos da área social em todo o país. É um empreendimento sócio-cultural onde a criança e o adolescente são integrados ao mundo da música, visando a formação de orquestras, corais e grupos musicais.

Exposição “Carmen Miranda Tic Tac do Meu Coração” - O MACC – Museu de Arte e Cultura mostra de 25 de janeiro a 6 de março de 2005, a exposição “Carmen Miranda - Tic Tac do Meu Coração”, uma coletiva da ABAPC - Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem, sob a curadoria de Robert Richard e Deni Saez. . A mostra é uma homenagem aos seus 96 anos de nascimento e 50 anos de sua morte, comemorado em agosto de 2005. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá, e a exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 13 às 21h30.

Videoteca Lúcio Braun - De 5ª a domingo, às 20h30 – A Videoteca fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. Confira a programação:

Dia 01 – Ao Mestre com Carinho (14 anos) (Drama) Com Sidney Poitier / 1967
Dia 02 – Psicose (16 anos) (Suspense) Com Janet Leigh /1960
Dia 03 – O Expresso de Von Ryan (14anos) (Guerra) Com Frank Sinatra / 1965
Dia 04 – O Homem que matou o Facínora (14 anos) (Faroeste) Com James Stewart / 1962
Dia 05 – Quando Paris Alucina (Livre) (Comédia) Com Audrey Hepburn / 1964
Dia 06 – Mary Poppins (Livre) (Musical) Com Julie Andrews / 1964
Dia 07 – El Dorado (14 anos) (Faroeste) Com James Caan / 1967
Dia 08 – A Raposa do Mar (14 anos) (Aventura) Com Robert Mitchum / 1957

Festival “Peter Sellers”
Dia 10 – Um Tiro no Escuro (12anos) (Comédia) 1964
Dia 11 – Um Convidado Bem Trapalhão (12 anos) (Comédia) 1968
Dia 12 – A Pantera Cor-de-Rosa (Livre) (Comédia) 1964
Dia 13 – Muito Além do Jardim (12 anos) (Drama) 1979

Dia 17 – Alcatraz – Fuga Impossível (14 anos) (Suspense) Com Clint Eastwood / 1980
Dia 18 – A Máscara do Zorro (14 anos) (Aventura) Com Anthony Hopkins / 1998
Dia 19 – Conduzindo Miss Daisy (Livre) (Drama) Com Morgan Freeman / 1989
Dia 20 – A Rosa Púrpura do Cairo (12 anos) (Romance) Com Mia Farrow / 1985

Dia 24 – Perfume de Mulher (12 anos) (Romance) Com Al Pacino / 1992
Dia 25 – O Campo dos Sonhos (Livre) (Drama) Com Kevin Costner / 1989
Dia 26 – Dois Velhos Mais Rabugentos (14 anos) (Comédia) Com Sophia Loren / 1995
Dia 27 – Além da Eternidade (Livre) Com Richard Dreyfuss / 1989

Abertura das inscrições para oficinas culturais: áreas: dança, música, artes plásticas, esporte-arte, teatro, artesanato, folclore - Dia 14 de fevereiro
Mais informações na Fundacc pelos telefones (12) 3883 7555, 3883 3737, 3883 2737.

Lançamentos dos projetos:
Litoral em Dança
4º Concurso Fundacc de Dramaturgia
Leitura Viva (Fonte: Fundacc)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela comemora dia de Nossa Senhora D’Ajuda, padroeira da cidade

Ilhabela - A cidade comemora hoje o dia da padroeira, Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso. Acredita-se que grande parte das devoções surgidas no século XVI em Portugal, principalmente em homenagem a Nossa Senhora, tenha chegado com as expedições marítimas.
Em relação a Nossa Senhora D’Ajuda, o título tem a ver, principalmente, com o momento da morte de Jesus na cruz. Enquanto Ele oferecia a vida pelos homens, Nossa Senhora colocava-se como “da ajuda” e intercessora dos pecadores.
Na segunda metade do século XVII formou-se um povoado na região central da Ilha de São Sebastião que até então pertencia ao território da Vila de São Sebastião. Esse povoado foi elevado à condição de capela por volta de 1885. Isso só foi possível graças ao vigário de São Sebastião, o padre Manuel Gomes Pereira Marzagão, que mandou erguer uma capela em louvor à Nossa Senhora D”Ajuda e Bom Sucesso.
A capela continuou a desenvolver-se e cerca de 20 anos depois, com as construções da Igreja Matriz, Paço do Conselho, Cadeia e Pelourinho, foi elevada a condição de Vila, emancipando-se da Vila de São Sebastião em 3 de setembro de 1805, quando passou a chamar-se Vila Bela da Princesa, depois Formosa e, a partir de 1945, Ilhabela.
A Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda foi inaugurada em 1806, localizada na Vila, aos pés do morro Baepi e passou por várias reformas e ampliações. O trabalho e a dedicação do escultor paulista, professor Alfredo Oliani, que hoje é o nome da praça em que está situada, foi o responsável pela atual Igreja. (Fonte: Imprensa Livre)

Tráfego para a estrada de Castelhanbos no Carnaval
Atenção usuários da estrada de Castelhano para a mudança do horário de tráfego no período de carnaval

Ilhabela - A Divisão de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com o acordo da Diretoria do Parque Estadual, visando a segurança de veículos e passageiros que trafegam em número bastante elevado no período de Carnaval, determinou que entre os dias 5 e 13 de fevereiro, o horário de ida para todos os veículos com destino ao bairro dos Castelhanos, será até as doze horas, na guarita do Parque Estadual, após este horário apenas passará da guarita veículos oficiais prestando serviços na estrada dos Castelhanos.
O diretor de Divisão da Defesa Civil, Klaus Bruder, lembra o ocorrido no carnaval passado, onde diversos turistas ficaram detidos em Castelhanos em função do período de chuva ter deixado a estrada sem condição de tráfego. "Estamos passando um verão com chuvas constantes (19 dias em janeiro), a condição da estrada é precária, a Defesa Civil poderá interditá-la, sem aviso prévio, se houver qualquer agravo em seu estado", ressaltou Bruder.
Recomenda ainda que o retorno dos usuários e turistas, do Bairro dos Castelhanos, aconteça até as 18:30 horas, para melhor visibilidade, tranqüilidade e segurança dos condutores e passageiros. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Sindicato apóia abertura de CEI para apurar investimento do Faps

São Sebastião - O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) apóia uma possível abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito) pela Câmara de São Sebastião para apurar o processo a aplicação de dinheiro do Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor) no Banco Santos, sob intervenção do Banco Central desde o final do ano passado. “Acho positiva esta proposta, pois realmente é preciso apurar se houve erro e quem cometeu. Não estamos acusando ninguém, mas vejo positivamente, sem qualquer questão política”, declarou o presidente do sindicato, Afonso da Silva Vale.
Em reportagem publicada pelo Imprensa Livre no último sábado, o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, cogitou a hipótese de criação de uma comissão de inquérito. “Tem que ter uma investigação profunda. Levantar o porque que quase 40% do dinheiro do Faps estava aplicado lá. Alguma coisa tem de ser feita porque foi muito dinheiro aplicado só em um banco. Cheira algo estranho. Uma CEI cairia muito bem, até para começar ter o fio da meada”, disse Teixeira, na ocasião.
Ontem à tarde, o presidente do Sindserv considerou que, se houve falha, os responsáveis devem ser punidos. Silva Vale diz que não tem informações sobre o paradeiro dos R$ 21 milhões aplicados no Banco Santos. “Encaminhamos ofício ao Faps e estamos pedindo informações sobre o relatório final do Banco Central. Enquanto não emitirem este documento, ficamos à deriva. De fato, não sabemos onde está o dinheiro atualmente”.
Ao todo, cerca de R$ 62 milhões do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor foram aplicados no Banco Santos, porém, cerca de R$ 41 milhões investidos em títulos públicos já foram recuperados. Outros R$ 21 milhões, que estavam em sistema de condomínio (investimento em grupo), continuam bloqueado.
A intervenção do Banco Central ocorreu no dia 12 de novembro. Na época, o Banco Santos operava com um negativo de R$ 100 milhões e precisaria de pelo menos R$ 700 milhões para voltar a funcionar. A previsão inicial era que as agências ficassem fechadas por até seis meses, sem qualquer tipo de transação financeira.
Ainda no ano passado, logo após a intervenção, o então presidente do FAPS, José Inácio Homem de Bittencourt, que ocupava o cargo de secretário municipal de Administração (governo Paulo Julião), disse que a intervenção não era normal, mas salientou que todas as providências para que o dinheiro fosse recuperado já haviam sido tomadas.
O atual secretário de Administração, Alberto Carlini, disse na semana passada que, dos R$ 21 milhões retidos, apenas R$ 688,9 mil foram devolvidos até o momento. Este mês houve uma reunião entre os cotistas em São Paulo, mas nada foi definido. O interventor do Banco Santos, nomeado pelo Banco Central, Vânio César Aguiar, pediu mais 60 dias para concluir os trabalhos investigativos. (Fonte: Imprensa Livre)

Começa nesta sexta-feira o Carnaval de São Sebastião

São Sebastião  - Na sexta-feira, dia 04, a partir das 21 horas, acontecerá a abertura do Carnaval 2004, na Avenida da Rua da Praia e em também Boiçucanga, na Costa Sul, contando com desfiles de escolas de samba, matinês e o tradicional baile de rua, que chega a reunir mais de 25 mil pessoas por noite.
No sábado, dia 05, às 21 horas, na Rua da Praia, acontecerá o tradicional desfile do Bloco dos Sujos, quando homens fantasiados de mulher e vice-versa animam o público com muitas brincadeiras. A saída será na Rua Mansueto Pierotti, perto da quadra, na Vila Amélia. Haverá também na Praça do Coreto, marchinha de carnaval, a partir das 21h.
No domingo, dia 06, acontece o Carnamar (Carnaval no mar) na Praia do Arrastão, a partir das 10 horas. O Carnamar chega a receber mais de 200 embarcações decoradas para o tradicional desfile pelo canal de São Sebastião. O evento, além de receber várias embarcações, atrai também centenas de pessoas que acompanham em terra. Para elas a festa também acontece com vários sorteios de brindes, concurso de dança e muita brincadeira. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), através do telefone 3892-2620. A melhor decoração receberá um prêmio de R$ 2.000,00, o mais animado R$ 1.000,00, marina com maior números de inscritos R$ 500,00, jet ski mais enfeitado R$ 500,00.
Os bailes de carnaval para as crianças, as famosas matinês, também acontecem neste dia e também no dia 08, na Praça do Coreto, a partir das 17 horas. Já o Desfile das Escolas de Samba na Rua da Praia tem início a partir das 21 horas. No dia 07, haverá desfile dos blocos, a partir das 21h, também na Rua da Praia. Este ano quatro blocos irão desfilar, o Unidos do Jaraguá (Baecó), o bloco do Cardim, o B.O 171 e o bloco do Povo da Terceira Idade.
De acordo com o secretario de Cultura e Turismo a expectativa é boa, pois tivemos pouco tempo para organizar o evento. “A secretaria está muito envolvida para realização do carnaval 2005”, disse.
Desfile das Escolas de Samba - As Escolas de Samba este ano receberam uma verba de R$ 200 mil da Prefeitura para a realização do evento. A Prefeitura de São Sebastião também vai arcar com toda a infra-estrutura para as festividades, o que inclui palco, iluminação, arquibancadas, camarotes, decoração e premiação.
A primeira escola a entrar na avenida do Grupo 1, será o GRES X-9 do Canto do Mar, com o enredo “Negros Povos d’além Mar”; em seguida, às 22 horas, o GRES Ki-Fogo, com o tema “Os Quatros Elementos da Natureza”; logo após, entra na passarela pelo grupo especial o GRES Mocidade Independente da Topolândia, com o tema “As Mineiras Mineiras”; GRES Sol de Verão, com o tema “Meu Carnaval é Garantido mais prometo ser Caprichoso, por fim, o GRES Acadêmico de São Francisco, que cantará “Amazônia”.
Mais folia - Na segunda-feira, dia 07, a partir das 15h, haverá a apuração do desfile, quando serão definidas as escolas de samba campeãs do carnaval 2005, na Rua da Praia.
No último dia do Carnaval, terça-feira, 08, também haverá a matinê na Praça do Coreto, a partir das 17 horas. Às 21 horas, a campeã do grupo 1 e grupo especial farão a festa na Avenida da Praia. (Fonte: PMSS)

Programa DST/Aids de São Sebastião fará campanha durante carnaval

São Sebastião  - Com o objetivo de conscientizar e prevenir doenças sexualmente transmissíveis, a Prefeitura de São Sebastião, através do Programa Municipal DST/ Aids, lançará uma campanha a ser realizada durante o carnaval.
De acordo com a psicóloga e coordenadora do DST/Aids do Centro Municipal de Infectologia (Cemin), Leda Nicolau Correa, em São Sebastião, serão distribuídos 20 mil preservativos durante todas as noites de folia, em dois pontos fixos: na Rua da Praia, em frente a Sectur e em Boiçucanga, na Costa Sul. A distribuição será realizada por cinco funcionários da Secretaria da Saúde que também ficarão itinerantes e estarão respondendo as dúvidas da população.
Campanha prevenção do mosquito da dengue - São Sebastião - Será feito orientação e distribuição de folhetos sobre dengue à população nas praias.
05/02 (sábado) – Barequeçaba
06/02 (domingo) – Guaecá
07/02 (segunda-feira) – Maresias
08/02 (terça-feira) – Boiçucanga
Sempre no período das 13h00 às 18h.
Vigilância Sanitária: 6 fiscais estarão de plantão na fiscalização sanitária durante o carnaval.
04/02 – período noturno
05/02 à 08/02 – período diurno
Região Central:
Dia: 06/02 - Carnamar (Praia do Arrastão), das 10h às 17h – 1 ambulância com 1 auxiliar de enfermagem e o motorista
Dia: 06 e 08/02 - Desfile das Escolas de Samba, das 21h ás 01h – Pronto atendimento instalado em uma barraca na quadra de esportes da Rua da Praia, com equipe formada por 1 médico, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 servente, 1 recepcionista, 1 vigia, 1 ambulância com 1 auxiliar de enfermagem, o motorista e apoio de 6 voluntários da Associação do Voluntários da Defesa Civil (Avdec), além do atendimento 24 horas da equipe de plantão no Pronto Socorro Central, mais a ambulância UTI com equipe composta por 1 médico, 1 enfermeiro e o motorista á disposição do município.
Dia: 07/02 – Desfile dos Blocos, das 21h ás 0h – Pronto Atendimento instalado em uma barraca na quadra de esportes da Rua da Praia com equipe formada por 1 médico, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 servente, 1 recepcionista, 1 vigia, 1 ambulância com 1 auxiliar de enfermagem e o motorista e apoio e apoio do de 6 voluntários da Avdec, além do atendimento 24 horas da equipe de plantão no Pronto Socorro Central, mais a ambulância UTI com equipe composta por 1 médico, 1 enfermeiro e o motorista á disposição do município.
Dia: 04 à 08/02 – Folia de Rua, das 21h ás 04h – Pronto Atendimento instalado em uma barraca na quadra da Rua da Praia com equipe formada por 1 médico, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 servente, 1 recepcionista, 1 vigia, 1 ambulância com 1 auxiliar de enfermagem e o motorista e apoio de 6 voluntários da Avdec, além do atendimento 24 horas da equipe de plantão no Pronto Socorro Central, mais a ambulância UTI com equipe composta por 1 médico, 1 enfermeiro e o motorista á disposição do município.
Dia: 05/02 – Desfile do Bloco dos Sujos, das 21h á 0h – Pronto Atendimento instalado em uma barraca na quadra de esportes da Rua da Praia com equipe formada por 1 médico, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 servente, 1 recepcionista, 1 vigia, 1 ambulância com 1 auxiliar de enfermagem e o motorista e apoio de 6 voluntários da Avdec, além do atendimento 24 horas da equipe de plantão no Pronto Socorro Central, mais a ambulância UTI com equipe composta por 1 médico, 1 enfermeiro e o motorista á disposição do município.
Dia: 05 à 08/02 – Marchinha de Carnaval na Praça do Coreto, das 21h á 0h – Ronda feita pela ambulância que estará de serviço na Rua da Praia, com auxiliar de enfermagem. No local do evento estarão de plantão dois voluntários da Avdec munidos de rádio.
Dia: 06 e 08/02 – Matinê, das 17h ás 19h - Ronda feita pela ambulância que estará de serviço na Rua da Praia, com auxiliar de enfermagem. No local do evento, ficarão de plantão dois voluntários da Avdec munidos de rádio.
Dia: 04 á 08/02 – Folia de Rua, das 21h á 04h - Pronto Atendimento instalado em uma barraca na quadra de esportes da Rua da Praia com equipe formada por 1 médico, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 servente, 1 recepcionista, 1 vigia, 1 ambulância com 1 auxiliar de enfermagem e o motorista, apoio de 6 voluntários da Avdec, além do atendimento 24 horas da equipe de plantão no Pronto Socorro Central, mais a ambulância UTI com equipe composta por 1 médico, 1 enfermeiro e o motorista á disposição do município.
Costa Sul:
Boiçucanga
Dia: 05 á 08/02 – Folia de Rua, das 21h ás 4h – 2 ambulâncias, cada uma com 1 auxiliar de enfermagem e o motorista, além do atendimento 24 horas da equipe de plantão no Pronto Atendimento de Boiçucanga.
Maresias
Dia: 05 á 08/02 – Folia de Rua, das 21h ás 4h – Pronto Atendimento 24 horas instalado na Unidade Básica de Saúde local com equipe formada por 1 médico, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 servente, 1 recepcionista, 1 vigia e ambulância com 1 auxiliar de enfermagem e o motorista.
Juquehy
Durante o período de Carnaval, de 04 á 08/02, 24 horas, estarão de plantão 1 ambulância com 1 auxiliar de enfermagem e o motorista.
Defesa Civil: Estará fazendo um trabalho preventivo que consiste em vistoriar a arquibancada e o palco. Serão cinco agentes da Defesa Civil trabalhando durante os cinco dias de carnaval, totalizando 20 agentes.
Plantão Infra Estrutura: Está sendo montando arquibancada para mil lugares, dividida em dois blocos de aproximadamente 38 metros cada.
Detraf: haverá fiscalização dentro do município, assistência na fila da balsa, orientação, fiscalização e controle de tráfego na Costa Sul e Centro, fechamento de ruas no centro.
Serão fechadas as ruas Expedicionário Brasileiro e Três Bandeirantes, os moradores dessa rua terão que comparecer no Detraf – Departamento de Trafego para retirar suas credenciais para circular no local. Os agentes de tráfego contarão com um rádio HT para comunicação. Haverá 20 agentes na Costa Sul e 28 agentes no centro, havendo necessidade, o Detraf terá a disposição apoio de outros funcionários de outras secretarias da Prefeitura.
Guarda Patrimonial: irão trabalhar na avenida da Praia, Carnamar e Coreto cuidando do equipamento de som e palco. Serão 21 Guardas Patrimoniais trabalhando por dia, totalizando 84 agentes durante o carnaval. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Educação deve reunir cerca de 800 professores

São Sebastião  - No próximo dia quatro de fevereiro, a Secretaria Municipal da Educação, realiza uma reunião que tem como objetivo promover a apresentação do novo Prefeito, e do Secretário da Educação aos professores da rede municipal de ensino, além de visar a integração da nova equipe que inclui os departamentos pedagógico, administrativo, de planejamento estratégico e de apoio à Educação. Segundo o secretário da Educação, Paulo Henrique Ribeiro Santana, o intuito é promover debates e reflexão entre a equipe para que desta forma seja possível a construção de uma escola de qualidade e cidadã.
O evento será realizado na E.M. Henrique Botelho, localizada na rua Caraguatatuba, 203, no Centro de São Sebastião e cerca de 800 profissionais, incluindo psicopedagogos, coordenadores, diretores e professores, estarão presentes.
Também foram convidados a participar o presidente da câmara municipal de São Sebastião, Wagner Teixeira e a secretária da Educação de Caraguatatuba, Silmara Selma Mattiazo Bolognini. Na ocasião será apresentada a parceria que está sendo firmada entre os municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, no âmbito da Educação.
Dentre as atividades programadas está a palestra do psicanalista e consultor pessoal e empresarial, José Augusto de Morais, que dissertará sobre o tema “Ética, comprometimento e responsabilidade”. Ele é fundador e diretor do IBDE – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Empresarial e também autor dos livros “Cresça e Enriqueça” e “A coragem de Mudar”. Atualmente ele é apontado pelos meios de comunicação como sendo o palestrante com o conteúdo mais rico e consistente na área do desenvolvimento pessoal.
Nesta palestra de duas horas ele busca comprometer os colaboradores para os processos de mudança e melhoria contínua. Segundo o secretário da Educação, Paulo Henrique Ribeiro Santana o intuito é despertar nos profissionais da Educação iniciativas e posturas que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. “Queremos reconhecer no professor a força da sua contribuição individual para a construção do interesse coletivo que é a Educação de qualidade”, explica. (Fonte: PMSS)

Seduc divulga período de remanejamento e atribuições

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria da Educação, informa que o processo de remanejamento, as atribuições de carga suplementar, bem como as atribuições de classe para professores lotados na Seduc, serão realizados na escola municipal Henrique Botelho, entre os dias dois e três de fevereiro.
Os horários variam conforme os níveis de ensino e as disciplinas, sendo que os professores efetivos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), deverão comparecer ao local para remanejamento, no dia dois de fevereiro, às 9h e às 13h respectivamente. Já no dia três será realizada a atribuição de carga suplementar, às 17h para os professores da Educação Infantil e as 19h para o Ensino Fundamental.
Os professores efetivos de 5ª a 8ª séries, já inscritos no processo de remanejamento, deverão comparecer na escola citada, no dia dois de fevereiro à partir das 14 horas. Será oferecida meia hora para cada disciplina, inicinado por Matemática, História, Geografia, Inglês, Ciências, Português e finalizando às 17 horas com Educação Artística. No dia três será realizada a atribuição de carga suplementar com disponibilização de uma hora para cada disciplina, seguindo a mesma ordem do remanejamento, no período das 9h às 16h.
Já os professores de Educação Física deverão comparecer ao mesmo local no dia dois para o remanejamento e no dia três para a atribuição de carga suplementar, ambos no mesmo horário, às 9 horas.
A E. M. Henrique Botelho está localizada a rua Caraguatatuba, 203, no Centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas com a Seduc pelo telefone 3892-2644.
Contratação de professores - Cerca de 600 projetos foram entregues na Secretaria Municipal da Educação (Seduc), no período em que estiveram abertas as inscrições para a contratação de professores para a rede municipal de Ensino. O que mais surpreendeu a equipe pedagógica que está fazendo a avaliação foram os projetos copiados na íntegra da internet e os duplicados, exatamente iguais, apenas com autores diferentes.
Os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries interessados em concorrer a uma vaga deveriam entregar um projeto de trabalho contendo justificativa, objetivo, ações, metas, desenvolvimento, avaliação e um currículo do profissional, entre os dias 10 e 14 de janeiro.
Todos os projetos estão sendo avaliados por uma equipe pedagógica e serão chamados por classificação. A análise, que já está quase concluída, verificou uma série de irregularidades. “Muitos projetos foram copiados na íntegra da internet, alguns foram entregues iguais, até reproduzidos, com autores diferentes. Já outros, feitos por pessoas que não possuíam formação adequada para assumir os cargos pleiteados, tiveram que ser desconsiderados”, conta a diretora do departamento Pedagógico, Genoveva Pons Garcia.
A Secretaria da Educação deve começar a chamar os primeiros profissionais para entrevista logo que encerrarem os períodos de remanejamento e atribuição de carga suplementar que ocorrem no início deste mês. Após este período será possível também saber qual o número de professores que a rede vai necessitar contratar.
“A contratação deverá acontecer porque há um déficit na rede. Não tenho tempo hábil até o início deste ano letivo para realização de concurso público”, explica o secretário da Educação, Paulo Henrique Ribeiro Santana.
“Havia um concurso aberto na administração anterior mas deixaram expirar o prazo. Chamaram os professores que estavam na lista de convocação para serem contratados pela lei 1.027/95”, completa Santana. Segundo ele, até o final deste ano um novo concurso será aberto para suprir estas vagas.
A Seduc atende o público no período das 9h às 17 horas e está situada na Av. Guarda Mor Lobo Viana, nº 966, no bairro Porto Grande. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Moradores devem retirar credenciais

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião, através do Detraf, comunica que todos os moradores das ruas Expedicionários Brasileiro e Três Bandeirantes, no centro da cidade, deverão comparecer no Detraf munidos de comprovante de residência para retirar suas credenciais para poderem circular no local, pois as ruas serão fechadas durante o carnaval. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Paraquedismo atrai celebridades a Ubatuba
Famosos do mundo da moda e da TV saltam de paraquedas em Ubatuba

Ubatuba - As modelos e apresentadoras de tevê, Luise Altenhofen e Lívia Lemos foram o destaque do evento Boogie de Paraquedismo no último final de semana em Ubatuba. Belas e famosas, as duas apresentadoras do programa esportivo Zona de Impacto experimentaram e aprovaram o salto duplo de paraquedas no recém reformado aeroporto da cidade. Luise Altenhofen já é freqüentadora assídua de Ubatuba, mais especificamente das areias de Itamambuca, onde mantém uma bela casa. Lívia Lemos, para quem não sem lembra, foi namorada do craque Ronaldinho, o jogador de futebol mais famoso do mundo.
Também experimentaram as emoções do salto de paraquedas a apresentadora global do Esporte Espetacular, Dani Monteiro, em companhia do atleta Luis Henrique Tabajós, mais conhecido por Sabiá, destaque em atividades aéreas e ainda a cantora Fantini, do grupo Rouge, que escolheu Ubatuba para concluir seu curso de paraquedismo. Seu salto foi acompanhado por centenas de olhares curiosos e sua “aterrisagem” aclamada por aplausos entusiasmados.
“A administração do prefeito Eduardo César acertou em cheio mais uma vez, pois apesar das chuvas, o evento está sendo um sucesso”, afirmou Luiz Felipe Azevedo, secretário de Turismo de Ubatuba. Ainda segundo ele, o Boogie terá continuidade no Carnaval, de 4 a 8 de fevereiro. Para quem quiser experimentar as emoções de um salto duplo, é só aparecer no aeroporto, de onde também partem os vôos panorâmicos de helicóptero (a partir de 30 reais) e de ultraleve (a partir de 50 reais). (Fonte: PMU)

Beach Soccer 5 deve emplacar em Ubatuba
Primeira edição do torneio agradou aos participantes

Ubatuba - O 1º Beach Soccer 5 agradou em cheio os esportistas da cidade. Dezesseis equipes compareceram à Praia Grande na manhã de domingo (30), para disputar o torneio que pode ser o embrião de um Circuito Municipal da modalidade. As equipes chegaram dispostas e bem preparadas tornando as partidas equilibradas.
A equipe do Skanqui chegou a final, após vencer a equipe Sol e Vida, enquanto o Rua Nova passou pela equipe da Sociedade XV. A partida final, disputada sob sol forte, com as equipes cansadas, resultou num jogo de estudos, cujo placar final terminou empatada em 0 a 0. Na cobrança de tiros livres, Clóvis marcou para o Skanqui o gol que garantiu o titulo do 1º Beach Soccer 5. A equipe do Skanqui formou com Clóvis, Zé Maria, Juscelino, Edson, Carlos e Mano Veio. O Rua Nova ficou em segundo e a Sol e Vida garantiu a medalha de bronze.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer Bittencourt Jr pretende dar prosseguimento ao soccer 5.“Foram partidas com bom nível técnico e muita garra dos jogadores. Já pedi para o Aleixo e também com o Damião, responsáveis pelo departamento de futebol, para estudarem datas para outros eventos da modalidade, incluindo aí as categorias Infantil e Feminino”, declarou Bittencourt.
O prefeito Eduardo César prestigiou o torneio e esteve na Praia Grande acompanhado pela família. “É uma modalidade que pode dar certo. Não requer a construção de novas áreas e Ubatuba tem muitas praias que podem abrigar as partidas. Daremos todo o apoio à secretaria para futuros eventos desse tipo”, elogiou o prefeito.
O 1º Beach Soccer 5 foi promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer e teve o patrocínio de Terral’s Doceria, Restaurante Tortilhão e Quiosque Baguari.(Fonte: PMU)

Prefeito suspende decreto que autorizou compra sem licitação
A pedido da juíza de Ubatuba, Eduardo César suspendeu efeitos do decreto do ex-prefeito Paulo Ramos que padronizou frota da prefeitura

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), acatou pedido da juíza substituta de Ubatuba, Dra. Cristina Alves Biagi Fabri e, através de um novo decreto, suspendeu os efeitos do decreto 3702, de abril de 2001, do ex-prefeito Paulo Ramos que autorizou a compra de vários carros e veículos pesados sem licitação. O decreto, publicado no último sábado, em jornal local, também disciplina os procedimentos administrativos para aquisição de veículos de qualquer espécie. Segundo a nova lei, todas as compras dessa natureza deverão obedecer ao princípio da livre concorrência. O Ministério Público, que moveu a ação civil que culminou com o pedido de suspensão do decreto e o bloqueio dos bens de Paulo Ramos e Andrade Henrique dos Santos, entendeu que houve direcionamento de licitação, ao decidirem pela padronização da frota.
Com o objetivo de fornecer os subsídios necessários para manter a decisão judicial, o prefeito Eduardo César pediu a sua assessoria jurídica que ingressasse na ação, como assistente, conforme lhe faculta o artigo 5º, parágrafo 2º da Lei 7347/85. Essa medida judicial, segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Anderson de Souza, visa reforçar a decisão da Justiça de Ubatuba e garantir a devolução dos valores gastos com as compras sem licitação aos cofres públicos municipais. “É dever do Poder Público zelar pela aplicação correta do dinheiro público e a própria lei nos obriga a comprar sempre, qualquer produto, pelo menor preço de mercado”, reforça Eduardo César.
A ação - A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público em agosto do ano passado por entender que houve improbidade administrativa na aquisição de frota municipal sem licitação. Foram gastos, na época, R$329.294,38 para adquirir veículos leves e R$ 861.864,00 para a compra dos veículos pesados, num total de R$ 1.191.158,03. Além da suspensão dos efeitos do decreto e da indisponibilização dos bens dos réus, o Ministério Público pede ainda ressarcimento integral dos valores gastos na aquisição dos veículos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público. (Fonte: PMU).

Secretaria de Obras inicia operação tapa-buracos

Ubatuba - A Secretaria de Obras de Ubatuba deu início ontem, 31, a uma operação tapa-buracos em várias ruas da cidade. Em muitos bairros, a situação das ruas é calamitosa e os buracos ganharam maior dimensão ainda com as fortes chuvas de janeiro. Segundo o responsável pelo setor da prefeitura, Wilson da Silva Frade, as primeiras ruas já começaram a receber reparos. Ele acredita que, se a chuva não atrapalhar, até o carnaval as principais vias da região central, Itaguá e Perequê-Açu estarão reparadas. “Sabemos que são muitas as ruas que precisam de cuidados, já que ficaram abandonadas por muito tempo, porém, estamos fazendo um cronograma para atender de uma forma justa todos os bairros do município”, garante o prefeito Eduardo César.
A Secretaria estará com duas equipes de manutenção e a prioridade é para as ruas de maior movimentação. Após o carnaval os demais bairros receberão a visita das equipes pois a força das águas abriu verdadeiras crateras em muitos pontos do município. Além das chuvas e da falta de manutenção nos últimos meses, outro motivo para a grande quantidade de buracos foi o grande fluxo rodoviário em função da alta temporada.(Fonte: PMU)

Educação Alimentar: Nestlé e Secretaria de Educação firmam parceria
A idéia é disseminar a educação alimentar através da rede municipal de ensino, atingindo assim, toda a população ubatubense

Ubatuba - Começa hoje, dia 2, em Ubatuba, um curso de capacitação e aproveitamento integral de alimentos, direcionado para as merendeiras, professores e vice-diretores da rede municipal de ensino. O curso foi desenvolvido pelo projeto Nutrir, da Nestlé e trazido para Ubatuba numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto é prevenir a desnutrição e diminuir o desperdício de alimentos.
O resultado do curso será aplicado imediatamente na alimentação dos alunos que estudam na rede municipal de ensino. Ao mesmo tempo, o conteúdo será trabalhado de forma interdisciplinar, mostrando, na prática, conceitos como: pesos e medidas, composição, calorias, importância nutricional e culinária. A coordenadora de ensino fundamental, Cristiane Gil diz que esse curso representa um avanço para a comunidade ubatubense. “Nossa intenção é implantar o conceito de educação alimentar no município. Essa é uma forma de incentivar a população a ter uma alimentação mais saudável, utilizando recursos que antes eram descartados.”
Compartilhando o conhecimento - Além das 50 merendeiras, 34 professores também participarão do curso. Cada escola terá um professor ou vice-diretor representante. Esse representante é responsável por disseminar os conhecimentos adquiridos aos outros professores que, por sua vez trabalharão o conteúdo dentro da sala-de-aula. A idéia do programa é transformar as crianças em multiplicadoras das informações, envolvendo as mães e familiares no processo.
Nutrir, responsabilidade social - O projeto Nutrir faz parte do programa de Responsabilidade Social da Nestlé. Por essa razão, o curso é ministrado gratuitamente. Todo o material utilizado, a alimentação para os participantes e kits para trabalhar o conteúdo com as crianças são patrocinados pela Nestlé, sem nenhum custo para o município. Além disso, o Nutrir faz um acompanhamento durante todo o ano, tirando dúvidas, prestando esclarecimentos e dando suporte para a implantação efetiva do projeto no município. (Fonte: PMU)

Ubatuba vai iniciar aulas no dia 14

Ubatuba - A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba informa à população que as aulas para o ano letivo de 2005 terão início no dia 14 de fevereiro em todas as escolas da rede municipal de ensino, inclusive creches e os Emei's (Escola Municipal de Ensino Infantil). Durante os dias 3, 4, 10 e 11 de fevereiro serão realizadas reuniões pedagógicas e de planejamento entre os funcionários e professores da rede municipal. Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 12 mil alunos estão matriculados na rede municipal de Ubatuba. Mais informações no telefone (12) 3833-3010. (Fonte: ValeParaibano)

FUNDART recebe Angela Guadagnin com proposta de revitalização

Ubatuba - Com a intenção de revitalizar o patrimônio histórico, o Presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Sr. Martiniano Nelson Viana, receberá em visita especial a Deputada federal Ângela Guadagnin (PT), na próxima quarta-feira, dia 02 de fevereiro de 2005, a partir das 18h00.
O motivo da visita é a elaboração de ações concretas para a captação junto a empresas privadas e órgãos públicos de verbas para a restauração do Casarão do Porto (atual sede da FUNDART para administração e atividades culturais).
Seguindo a proposta do prefeito Eduardo César de Resgatar Ubatuba, o presidente da FUNDART, tão logo assumiu o cargo, procurou a deputada federal Ângela Guadagnin para somar forças em busca de soluções para o abandono e o descaso em que encontrou o nosso imponente Casarão do Porto.
Sobre a deputada: Ângela Guadagnin é médica, casada, tem dois filhos e dois netos. Foi prefeita de São José dos Campos (1992) e eleita deputada federal (1998). É atuante da Pastoral da família e integra a Comissão em Defesa da Vida, que resultou na criação do Centro da Vida. (Fonte: Fundart)

Ação Litoral
 
Carta do Leitor Topo

Agradecimento - A Sociedades Amigos da Praia do Lazaro - SAL - agradece a Polícia Militar do Estado de São Paulo os excelentes serviços prestados em sua Base Comunitária na praia do Lázaro. Além da segurança que nos tem proporcionadado, ressaltamos o ocorrido no sabado dia 29/01/2005, quando uma senhora de nome Leonádia Alexandre Souza, acompanhada de seu marido, Sr. José Sendret, moradora na Praia Dura, chegou ao local em adiantado trabalho de parto. Foi prontamente atendida pelo Cabo Moura e Cabo Neto, auxiliados pelo Soldado Amaral, Soldado Veiga, Soldado Reis e Cabo Matomoto, dando à luz no próprio local um menino de nome Guilherme. A mãe e o bebe passam bem e já estão de alta, sendo que hoje, dia 01 de fevereiro fizeram questão de visitar a mesma base e agradecerem o carinho que receberam, sendo recebidos pôr todo o efetivo da PM e pela diretoria da SAL. A Policia Militar provou mais uma vez, sua capacidade de atender o povo em todas as situações.

SAL
Sociedade Amigos da Praia do Lázaro
Ubatuba, SP


Carta Aberta ao Sr. Prefeito, Vice-Prefeito e Supervisores da Secretaria Municipal de Educação - Agradecemos à equipe do novo governo pelo empenho em nos devolver a dignidade de poder escolher nossos locais de trabalho, de acordo com a pontuação de cada professor, sem “casos especiais”.
Hoje, podemos dizer que a Secretaria da Educação segue rigorosamente as regras da constituição, que determinam quem são as pessoas que tem prioridade na escolha das salas de aula. Com uma equipe assim, será mais fácil resgatar a educação de Ubatuba.
Agradecemos e Parabenizamos!

Professores Adjuntos de Ensino Básico I
Ubatuba, SP


Taxa de Preservação - Felizmente sempre surge uma luz no fim do tunel. A idéia apresentada pelo presidente da Camara de Ilhabela, Luiz Antonio dos Santos, pela cobrança de uma taxa de preservação aos turistas de um dia, que nada trazem de beneficios a cumunidade é extremamente benvinda.
Alerto o caro vereador que ao contrário de Fernando de Noronha, onde a taxa aumenta a medida em que o turista permanece na ilha, aqui na Ilhabela deveríamos faze-la exatamente ao contrário, quanto mais tempo permanecer menos pagará.
Essa mesma idéia deveria ser extendida para a cobrança da travessia na balsa. Travessia para permanência de um dia deveria custar no mínimo o dõbro da tarifa atual.
Outra tarifa que trará enormes benefícios a Ilhabela deverá ser a cobrança da entrada do Parque Estadual que falou-se muito e até hoje não saiu do papel.
Aqui na ilhabela só tem um jeito "cobrar prá preservar", o resto é blá, blá, blá.
Cordialmente

Ademar Fernandes Conde
Ilhabela, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Praia da Sununga - Emilio Campi


Praia da Sununga
 ©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor