Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de fevereiro de 2005 - Nº 1213 Edições Anteriores

Anuncie Casa na Fortaleza

Região
Vai até amanhã o cadastramento da sociedade civil para o CBH-LN e GERCO

Caraguatatuba
Caraguá se prepara para o Carnaval 2005
Prefeitura de Caraguá promove benfeitorias para pescadores
Prefeitura renova convênio com 'Vivaleite'
Vigilância Sanitária fecha dois estabelecimentos em Caraguá
Caraguá é tema da Escola de Samba de Guaratinguetá
Servidores municipais de Caraguá aprovam curso de capacitação sobre Previdência
Bailarinas de Caraguá se destacam no Cuballet 2005
CEI Rio do Ouro encerrou janeiro com formatura de alunos do Grupo II
3ª Copa Caiçara Circuito Noturno Monaco de Bicicross
Saúde Bucal divulga primeiras ações

Ilhabela
Ilhabela limita acesso a Castelhanos

São Sebastião
Prefeito demite 100 estagiários e abre crise em São Sebastião
São Sebastião reativa radares amanhã
Agenda 21 define novas metas para mobilizar a comunidade local
Fundo Social realiza reunião para conhecer os trabalhos de entidades assistenciais
Obras de esgoto terão início em março
Retirada de escultura gera polêmica
Moradores devem retirar credenciais

Ubatuba
Angela sugere criação de lei municipal de incentivo cultural
Fundart elege os novos coordenadores setoriais
Prefeitura requisita fita contendo entrevista com Clodovil Hernandez
Curso em Ubatuba capacita funcionários
Conselho Tutelar alerta sobre venda de bebida alcóolica para menores
“Ação Ambiental” cuida da casa durante carnaval em Ubatuba
Trânsito de Ubatuba sofrerá alterações

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Vai até amanhã o cadastramento da sociedade civil para o CBH-LN e GERCO

Litoral Norte - Termina amanhã, dia 04 de fevereiro, o prazo para cadastramento da sociedade civil no CBH-LN válido para a eleição de representantes junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e do Grupo Setorial do Gerenciamento Costeiro. Os interessados devem procurar o CBH-LN, à R.Cunhambebe, 521, Centro, Ubatuba, ou pelo tel: (12) 3832-3816 ou cbhln@pratica.com.br.
A eleição acontece no dia 11, a partir das 16:30 horas, no CIEFI Estrela D’Alva, em Caraguatatuba, , à Av. Alcides Alves Pereira, 140, tel (12) 3882-2286.
As entidades deverão ter mais de 1 ano de atuação e os documentos necessários para o cadastramento são: cópia do Estatuto Social, CNPJ, Ata de Fundação e de posse da atual Diretoria, além da Ficha Cadastral a ser preenchida, disponível no site www.sigrh.sp.gov.br, clicar em Comitês e LN. As entidades já cadastradas junto ao CBH-LN deverão apenas atualizar seu cadastro.
As entidades que desejarem fazer reuniões prévias para discussão e indicação de nomes nos municípios poderão fazê-lo. Porém isso não exclui a necessidade da presença dos representantes das entidades no dia 11.
O CIEFI Estrela D’Alva está localizado no final da rua do Supermercado Shibata, ou, pela R. Frei Pacífico Vagner, a 1ª à direita após o escritório da Porto Seguro. (Fonte: CBH-LN)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

Caraguá se prepara para o Carnaval 2005

Caraguatatuba - A Praça Cândido Mota, em Caraguá, ganha colorido durante a preparação para o “Carnaval de Antigamente”. A animação envolve até as crianças que participam da festa. “Vou dançar na matinê, o meu tio vai fazer uma fantasia para mim”, disse Taynara Cristina Santos Silva, 9 anos.
O “Carnaval de Antigamente é promovido pela prefeitura em Paraceria com a fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba). E será realizado na Praça Cândido Motta, no centro da cidade. Os bailes acontecerão de 5 a 8 de fevereiro, das 21 às 24 horas, e a matinê, no dia 6, domingo, das 16 às 18 horas. No repertório, só marchinhas animado pela New Band. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá promove benfeitorias para pescadores

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, fechou uma parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro para trabalharem juntas por melhorias no Entreposto de Pesca do local. Cerca de 50 famílias que executam o trabalho em conjunto serão beneficiadas com o projeto de melhorias de trabalho. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a primeira reunião do ano entre representantes da Secretaria e da Associação dos Pescadores discutiram a parceria pela melhoria das condições de trabalho dos pescadores no entreposto da Praia do Camaroeiro. Um dos primeiros trabalhos que deverão ser executados será o reparo do piso e a troca de quatro luminárias do entreposto, além da construção de dois novos boxes que deverão servir como sala para a limpeza do camarão. A obra fazia arte da reivindicações da classe e deverá ser executa nas próximas semanas. A Secretaria aproveitou a oportunidade para pedir aos pescadores que contribuam com a prefeitura, cumprindo as exigências da Vigilância Sanitária. Os pescadores foram orientados a limpar o local adequadamente para evitar mau cheiro. Também foi solicitado aos usuários dos boxes do entreposto o acondicionamento do lixo em sacos plásticos a fim de evitar transtornos no momento da coleta. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca informou que irá ajudar todos os pescadores a agilizar a regulamentação dos documentos necessários à prática da profissão e atualizará os cadastros junto a Secretaria. Mais informações sobre o programa poderão ser obtidas pelo telefone (12) 3882-5195. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura renova convênio com 'Vivaleite'
Em Caraguá, o 'Vivaleite' distribui 7.290 litros por mês. A entrega é feita três vezes por semana nas Unidades de Saúde.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar esteve nesta quarta-feira, na secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, para renovar o convênio com o Programa Vivaleite juntamente com prefeitos de outros 206 municípios.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Dearte Nogueira, lembrou a todos os prefeitos que já se passou 1/48 (um quarenta e oito avos) do governo de cada um, fazendo uma referência da velocidade que o tempo corre e desejou um feliz governo a todos. "Sei como é difícil trocar o pneu com o carro em movimento, pois uma administração municipal não pode parar", disse.
O projeto Vivaleite, do Governo do Estado atende a crianças carentes com idade entre 6 meses e 6 anos, bem como idosos a partir dos 60 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. São atendidas com prioridade as crianças com 6 a 23 meses de idade ou pertencentes a famílias cujo chefe encontra-se desempregado e aquelas em que a mãe for arrimo de família. Idosos acima de 65 anos, portadores de doenças crônicas ou aqueles que necessitem do uso contínuo de medicamentos também têm prioridade.
Em parceria com entidades cadastradas e prefeituras conveniadas, o projeto Vivaleite distribui mensalmente mais de 10,8 milhões de litros de leite fluído enriquecido com ferro e vitaminas A e D. O Projeto Vivaleite abrange todo o estado de São Paulo, sendo 3.700 entidades credenciais na Capital e na grande São Paulo e mais de 720 mil famílias beneficiadas.
Em Caraguá, o Vivaleite distribui 7.290 litros por mês, beneficiando os bairros onde se concentram famílias mais necessitadas como Getuba, com 585 litros de leite; Casa Branca e Olaria, com 4.575 litros, e Massaguaçu, com 2.130. A entrega do leite é feita três vezes por semana nas Unidades de Saúde, onde os enfermeiros do PSF - Programa Saúde da Família fazem a distribuição de acordo com a prescrição dos médicos. (Fonte: PMC)

Vigilância Sanitária fecha dois estabelecimentos em Caraguá
O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba fechou dois estabelecimentos comerciais, com irregularidades, na última terça-feira, dia 1º

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, por meio do setor de Vigilância Sanitária, fechou na última terça-feira, dia 1º de fevereiro, um açougue e uma lanchonete, com irregularidades de armazenamento e manipulação de alimentos.
Segundo informações da chefe de seção da Vigilância Sanitária, Alexandra Facchini, o açougue, localizado no bairro do Travessão, foi fechado pela manhã numa ação de retorno da fiscalização ao local.
“Os fiscais apreenderam 200 quilos de carne bovina e lingüiça suína armazenados em condições inadequadas de higiene e refrigeração”, disse ela, acrescentando que o local já havia sido vistoriado anteriormente e não cumpriu as determinações da advertência, motivo do fechamento.
O outro estabelecimento lacrado pela Vigilância Sanitária numa ação conjunta com o setor de Fiscalização do Comércio, da Secretaria de Fazenda, fica no centro de Caraguá, no calçadão Santa Cruz. Ele tinha autorização para funcionar como lanchonete, mas estava funcionado também como pizzaria. O local, além de não possuir autorização, não estava trabalhando em acordo com as exigências de asseio e infra-estrutura da prefeitura. (Fonte: PMC)

Caraguá é tema da Escola de Samba de Guaratinguetá

Caraguatatuba - Caraguá será homenageada pela Escola G. R. C. E. S. Unidos da Tamandaré, de Guaratinguetá. Com o samba enredo “Caraguá, Um Tempero de Mãe”. A escola sai na terça-feira, 8, às 21 horas e é a segunda escola a desfilar.
Em quatro atos, divididos em 15 alas, a Unidos da Tamandaré não pretende cair no lugar comum ao contar a história de Caraguatatuba. Pretende sim contar os fatos marcantes da vida da cidade.
Assim, vai, no desfile carnavalesco contar fatos, lendas e condutas político-administrativas da grande e acolhedora cidade, que na última década deu um grande salto em todas as direções, sejam elas culturais, esportivas, educacionais, saneando a saúde e a economia, tudo isto construído com um tempero de mãe, projeto esse, da área da educação municipal, onde as mães controlam as cozinhas das escolas, um toque diferencial por pretender também levar a reeducação de toda a comunidade por meio da escola, respeitando a cultura de cada região, melhorando o padrão da rede municipal bem como de suas famílias, buscando, para toda a comunidade, melhor qualidade de vida.
Entre as alas, participam do desfile, como comissão de frente, o CBMC - Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba, que vai por meio da dança abrir o desfile e ajudar a encenar a Vila que um dia desertou, com 14 bailarinos.
As alas são compostas dos temas: a vila que um dia desertou, fauna e flora, apogeu dos ingleses, festa do centenário, a catástrofe de 1967, da imensidão vem a escuridão, a brava gente caiçara, balneário de magia, delícias da gastronomia, lendas e causos, a vida com educação, esportes saúde e progresso econômico e a vida com cultura de um povo. A pesquisa, feita pela escola foi baseada nos livros Santo Antonio de Caraguatatuba – Memórias e Tradições de Um Povo e nas edições do projeto Recontando Caraguá, editados pela Fundacc. (Fonte: PMC)

Servidores de Caraguá aprovam curso de capacitação sobre Previdência
Os funcionários públicos, que trabalham com a área de Recursos Humanos na prefeitura de Caraguá, aprovaram a iniciativa do Caraguaprev e da Secretaria Municipal de Administração de realizarem, em parceria e com o apoio do Banco do Brasil, o curso capacitação sobre Previdência

Caraguatatuba - Os servidores públicos da prefeitura de Caraguatatuba aprovaram a iniciativa do CaraguaPrev e da Secretaria Municipal de Administração de Caraguatatuba de realizarem, em parceria e com o apoio do Banco do Brasil, o curso de capacitação sobre Previdência para funcionários que trabalham com Recursos Humanos na prefeitura.
“Acredito que este tipo de iniciativa é muito positivo. Tem que haver mais cursos, pois é um investimento capacitar o servidor efetivo. Isso valoriza o funcionário. É muito bom começar o ano, sabendo que o prefeito acredita nos servidores. Tenho certeza que todos que estão participando aqui terão condições de explicar, aos outros, o que foi aprendido sobre o assunto”, disse a coordenadora de Expediente da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Elaine Pires de Souza.
O encarregado de Segurança e Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Marcus da Costa Nunes Gomes, disse que o curso é importante para a divulgação das leis da Previdência. “Essa atitude de promover a capacitação é muito válida, pois, além de fazer o servidor entender o funcionamento do Caraguaprev, ele aprende as leis e repassa para os outros colegas”. Ele acrescentou dizendo que após a capacitação, os funcionários que participaram passam a ter muito mais propriedade para falar do assunto com os outros.
Segundo o presidente do CaraguaPrev, Francisco Carlos Conceição, o objetivo da capacitação é atualizar os setores de Recursos Humanos da prefeitura, da câmara, do CaraguaPrev e da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
“Foram muitas as mudanças na Legislação Previdenciária do Servidor Público e todos eles precisam saber sobre todas as novas regras”, explicou.
Ele acrescentou que este curso é o primeiro de uma série de outros que acontecerão no decorrer do ano. “Pretendemos promover muitas capacitações para os servidores em áreas diferentes. Iniciamos por RH, mas estenderemos a todos os setores que avaliarmos haver necessidade”.
Segundo o secretário de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, este é o primeiro curso do ano, mas a secretaria pretende firmar outras parcerias para a realização de outras capacitações. “Pretendemos buscar mais parceiros e promover outras capacitações para diversas áreas da prefeitura”, acrescentou.
O curso tem como palestrante o presidente da Apeprem (Associação Paulista de Entidades de Previdência Municipal) e consultor jurídico da Aneprem (Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal), advogado Antonio Gilberto Silvério, morador de Jacareí, que é professor do Ibrap (Instituto Brasileiro de Administração Pública) e autor de livros, artigos, teses, pareceres e documentos sobre a previdência funcional. Ele disse que já ministrou este curso em Ilhabela e Ubatuba no final do ano passado e que é a primeira vez que recebe o convite para ministra-lo em Caraguá.
A 1ª fase de treinamento dos servidores públicos municipais sobre a Reforma da Previdência tem como patrocinador o Banco do Brasil e acontece nos dias 02 (quarta-feira) e 03 (quinta-feira) de fevereiro, no auditório do Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte) para 30 funcionários municipais. (Fonte: PMC)

Bailarinas de Caraguá se destacam no Cuballet 2005
Kamyla Mello e Érika Ueda brilham em apresentação de Don Quixote realizada pelo Cuballet 2005 no Teatro Alfa

Caraguatatuba - A apresentação de Kamyla Mello e Érika Ueda, bailarinas do CBMC – Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba no Don Quixote, realizada pelo Cuballet no Teatro Alfa em São Paulo, com a participação de duas bailarinas do Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, foi realizada no dia 30, domingo.
As bailarinas apresentaram-se para um público de mais de 1000 pessoas, e entre elas, suas companheiras de ballet e Cristina Neves, coreógrafa do CBMC - que é mantido pela Fundacc - que foram especialmente a São Paulo para assistí-las.
Os bailarinos, cerca de 260, dirigidos por Laura Alonso, dividiram-se em dois grupos nas apresentações das 16h e das 20 horas, apresentando Don Quixote, ballet em três atos, baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes.
“Foi uma experiência muito boa, ter essa oportunidade de fazer o Cuballet, poder estar em contato com tantos bailarinos, vindos de várias escolas e poder trocar experiências” disse Kamilla Mello – “Agradeço a oportunidade de estar no Corpo de Baile da Fundacc. Isso nos proporcionou acesso às bolsas para fazermos o curso” - disse Érika Ueda. (Fonte: Fundart)

CEI Rio do Ouro encerrou janeiro com formatura de alunos do Grupo II
Alunos do Grupo II, com idade até 3 anos e 11 meses, do CEI Rio do Ouro participaram de formatura na última sexta-feira 28

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, do bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba, administrado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Orsa, encerrou o mês de janeiro em clima de festa com os alunos do Grupo II.
Assim como nos anos anteriores, a direção, juntamente com a equipe do CEI promoveu a festa de formatura para os alunos de 3 anos e 11 meses ou 4 anos completos.
A festa foi realizada na última sexta-feira 28, nas dependências do CEI, com a participação de pais de alunos e toda a comunidade do bairro. Além da tradicional entrega de certificados, houve coquetel de formatura e apresentação dos alunos, que se despediram do CEI para ingressar em classes de Maternal, localizadas também no Rio do Ouro, nas EMEFs “Bernardo Ferreira Louzada”, próxima ao Horto Florestal, e “Profª Aída Castro de Almeida Grazioli”.
Segundo a direção escolar, o CEI Rio do Ouro foi o primeiro espaço inaugurado em parceria com a Fundação Orsa, em abril de 2001. Após essa primeira experiência, outros CEIs foram inaugurados com salas de EMEI, de acordo com a necessidade do bairro atendido.
Em razão do Rio do Ouro possuir duas unidades escolares com salas de maternal, o CEI tem como necessidade principal atender crianças de zero a 4 anos. Ao completarem essa faixa etária, esses alunos são automaticamente transferidos para a EMEI mais próxima de sua casa.
Entenda a parceria
A parceria entre a Educação de Caraguá (Prefeitura) e a Fundação Orsa completa 4 anos em abril e contempla cerca de 3500 alunos de zero a 6 anos, em 10 Centros de Educação Infantil nos bairros Sertão dos Tourinhos, Olaria, João Bolinha (Querosene) Ipiranga, Rio do Ouro, Morro do Algodão, Travessão (2 unidades), Perequê-Mirim, e por último, em julho de 2004, a região do Estrela D’Alva passou a ser atendida pela parceria, quando a EMEF Santina Nardi Marques teve seus alunos transferidos para a recém-inaugurada EMEF do Jardim Califórnia. As salas de EMEI permaneceram no prédio antigo, que passou a atender também crianças de zero a 4 anos, ganhando a denominação de Centro de Educação Infantil “Profª Santina Nardi Marques”. (Fonte: PMC)

3ª Copa Caiçara Circuito Noturno Monaco de Bicicross

Caraguatatuba - Os pilotos Armando Ronconi (Caçapava), Fábio “Fera” Ferreira (São José dos Campos) e Elber Soares (Jacareí) foram os destaques na primeira etapa da 3ª Copa Caiçara / Circuito Noturno Monaco de Bicicross, prova esta que abriu o calendário nacional da modalidade, disputado na pista Ton Ferreira, em Caraguatatuba(litoral norte de São Paulo).
Armando Ronconi, que esteve ausente por dois anos das disputas, venceu na categoria Elite Man (Profissional). Fábio “Fera” Ferreira garantiu o 2º lugar na Elite Man e a vitória na 19 a 29 anos Cruiser, enquanto que Elber Soares, campeão Paulista de 2004 na categoria 16 anos, em sua primeira disputa da Junior Man, categoria de ascensão a Elite Man, foi o grande vencedor. A segunda etapa da competição será disputada no dia 10 de junho, podendo ser realizada no mesmo dia dos Jogos Regionais, ou no dia anterior, tudo dependo do acerto entre a Comissão dos Jogos Regionais, Federação Paulista de Bicicross, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, informa o Presidente do Caraguatatuba Bicicross Clube Wellington Dalprat.
Apesar da chuva, um grande público compareceu na pista Ton Ferreira, praia do Indaiá em Caraguatatuba(SP), vibrando com as disputas acirradas. A competição foi realizada no período da noite, e foi atrasada em duas horas devido à chuva. A prova quase foi adiada, mas com os esforços da organização que cobriu a pista durantes as pancadas de chuva, fez com que a pista apresentasse condições favoráveis para a disputa. O evento contou com a participação de 137 pilotos das cidades de Americana, Araraquara, Atibaia, Caçapava, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Ilha Bela, Indaiatuba, Jacareí, Jarinú, Jundiaí, Macaé-RJ, Poços de Caldas-MG, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos.
Houve premiação em dinheiro, acessórios e medalhas para as categoria Elite Man, Junior Man e 17 anos expert e ainda peças, assessórios e medalhas para as demais categorias.
Na Elite Man, além de Ronconi o grande vencedor e “Fera“ como 2º colocada, ainda chegaram: em 3º lugar, Gustavo Chiara (Americana / Petrobrás), Mauro Aquino (Jacareí) em 4º lugar, Luciano Roque (Poços de Caldas / Monaco) em 5º lugar, Paulo “Banana“ Lisboa em 6º lugar e Alan “Aladim“ em 7º lugar.
A outra categoria premiada em dinheiro foi a Junior Man, que teve, Elber Soares (Jacareí) o grande campeão, chegaram ainda Wegton Damas (Poços de Caldas / Mônaco) em 2º lugar, Vitor Pereira (Indaiatuba) em 3º lugar, William de Paula (Caraguatatuba) em 4º lugar, Celso Bugarelli (Caraguatatuba / Silva Indaiá / Juninho Bike Shop) em 5º lugar, enquanto que Junior Ferreira (Caraguatatuba) e Rafael de Sousa (São José dos Campos) forma o 6º e 7º colocado respectivamente.
Na categoria 17 Expert, que também foi premiada, Ademir Junior (Americana) foi o vencedor, enquanto que Cristiano Almeida (São José dos Campos) foi o 2º colocado, Carlos Henrique (Jacareí ) foi o 3º colocado, enquanto que Marcio Feitosa (Jacareí), Marcos Chokito (Caraguatatuba / Monaco), Alexandre Lima (Caraguatatuba), Kleber dos Santos (São Bento do Sapucai) e Rodrigo Sales (Caçapava), foram o 4º, 5º, 6º, 7º e 8º colocados respectivamente.
Na demais categorias os resultados foram:

Categoria 15 a 16 anos:
1º lugar – Rafael Lima (Jacareí);
2º lugar – Renato Rezende (Poços de Caldas / Mônaco);
3º lugar – Danilo “Seco” Oliveira (Caraguatatuba);
4º lugar – Everton Creatto (Indaiatuba);
5º lugar – Jorge Alves (Jacareí);
6º lugar – Evandro “Oreia”Castilho (Caraguatatuba);
7º lugar – Cláudio Junior (São José dos Campos);
8º lugar – Murilo Vianello ( Indaiatuba).

Categoria 13 a 14 anos:
1º lugar – Jorge dos Santos (Cargauatatuba);
2º lugar – Heron Faria (Jacareí);
3º lugar – Alessandro Castilho (Caraguatatuba);
4º lugar – Vitor Polessi (Jundiaí);
5º lugar – Neylor Freire (São Bento do Sapucaí);
6º lugar – Lucas Prado ( São Bento do Sapucaí);
7º lugar – Alan Marques (Caraguatatuba);
8º lugar - Eloí Juninho (São José dos Campos).

Categoria 11 a 12 anos:
1º lugar – Matheus Santos (São José dos Campos);
2º lugar – Rodolfo Correa (Caraguatatuba);
3º lugar – Caio Manara (Jacareí);
4º lugar – Alessandro Oliveira (São José dos Campos);
5º lugar – César Esperandio (Caraguatatuba);
6º lugar – Gabriel Alves (Caraguatatuba);
7º lugar – Leandro Correa (Caraguatatuba).

Categoria 9 a 10 anos:
1º lugar – Fabio santos (Jacareí);
2º lugar – Renye Oiveirao (Ilha Bela);
3º lugar – Luis Felipe Fávero (Americana);
4º lugar – Higor Sousa (São José dos Campos);
5º lugar – Caíque Calvo Basler (Americana / Monaco).

Categoria 7 a 8 anos:
1º lugar – Fabio Almeida (Caraguatatuba);
2º lugar – Luis “Guga” Santos (Cargautatuba);
3º lugar – Iago Almendra (Atibaia);
4º lugar – Vinicius Cabral (Caçapava);
5º lugar – Matheus Prazeres (Caraguatatuba / J.Bike / Môdulo);
6º lugar – Gustavo Malagutti (São José dos Campos);
7º lugar – Leonardo Malagutti (São José dos Campos);
8º lugar – Caio Dickson (Caraguatatuba).

Categoria até 6 anos:
1º lugar – Gustavo Silva (Jacareí);
2º lugar – André Donizetti (Jacreí);
3º Lugar – Luca Prazeres ( Caraguatatuba / J.Bike / Môdulo Infantil )

Categoria feminino até 10 anos:
1º lugar – Julia freire Cruz (Ilha Bela / Juninho Bike Shop).

Categoria feminino até 14 anos mais:
1º lugar – Carolina Spielkamp (Caraguatatuba);
2º lugar – Daniele de Abreu (Jacareí);
3º lugar – Beatriz Costa (Atibaia).

Categoria Cruiser 19 a 29 anos:
1º lugar – Fabio Ferreira (São José dos Campos);
2º lugar – Valdir Junior (São José dos Campos);
3º lugar – Diego Costa (Campos do Jordão);
4º lugar – Marcos Aurélio (Atibaia);
5º lugar – Denivaldo Moreira (São Jose dos Campos);
6º lugar – Ricardo Moreira (São José dos Campos);
7º lugar – Leandro Sousa (São José dos Campos);
8º lugar – Geziel Sousa (Ilha Bela).

Categoria Cruiser 30 a 39 anos:
1º lugar – Pérsio Luis (Caraguatatuba);
2º lugar – Clovis Junior (São José dos Campos).

Categoria Cruiser 40 anos mais:
1º lugar – Rubens Silveiro (Jacareí);
2º lugar – Arthur Almendra (Atibaia);
3º lugar – Helio Manara (Jarinú);
4º lugar – Olimpio Bernardes (Araraquara / Monaco);
5º lugar – Ademir Monaco (Americana / Mônaco);
6º lugar – Edmilson Favero (Americana).

A primeira etapa do 3ª Copa Caiçara / Monaco de Bicicross 2005 teve o patrocínio da Mônaco bicicletas, Circuit Racing e Proshock. A supervisão foi da Federação Paulista de Bicicross, com organização do Caraguatatuba Bicicross Clube, apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, Bicicletaria J.Bike e acompanhamento Médico do Dr. Olegário e Dr. Rômulo.

Saúde Bucal divulga primeiras ações
Troca de equipamentos e ampliação do atendimento são as primeiras ações da Divisão de Saúde Bucal.

Caraguatatuba - O secretário de Saúde de Caraguá, João Correia Sena Filho reuniu-se com os dentistas e auxiliares da Divisão de Saúde Bucal nesta quarta-feira, dia 2. A primeira reunião da nova gestão teve o propósito de apresentar a nova estrutura da Divisão e informar as propostas de trabalho para este ano. Senna reforçou o pedido de humanização no atendimento.
O diretor da Divisão, Olegário Alves dos Santos, disse que entre os inúmeros projetos que estão em andamento, a ampliação do atendimento à comunidade é uma das primeiras ações. Os bairros Getuba, Olaria, Rio do Ouro e Centro serão reativados, desafogando assim os bairros Casa Branca, Massaguaçu e Jaraguazinho. Outra boa notícia é a troca de equipamentos odontológicos antigos, que já está em licitação. Serão trocados 9 equipamentos.
Olegário disse aos 53 funcionários que uma das prioridades será a especialização e a capacitação dos profissionais. Ele lembrou que já está em discussão a data das pré-conferências municipais de Saúde, que irão acontecer nos bairros para detectar as necessidades da população. As informações serão discutidas na Conferência Municipal, que acontece em março. "Quero melhorar o sistema de atendimento ao público, o relacionamento entre os funcionários e também da equipe com a secretaria".
O diretor informou que os dentistas e auxiliares concursados serão convocados dentro dos próximos 20 dias e agradeceu aos serviços prestados pelos contratados, que terão contrato vencido no próximo dia 28. Serão contratados pela Secretaria, 10 dentistas e 5 auxiliares.
A coordenadora de Programas, Dra. Maria Aparecida de Assis Siqueira, disse que a proposta é priorizar o tratamento curativo aos usuários com cáries, mas os programas preventivos continuarão nas 20 escolas, entre creches, EMEI´s e EMEF´s, com inclusão da APAE, que passará a receber os auxiliares semanalmente para o atendimento preventivo das 40 crianças. A Divisão de Saúde Bucal prestou atendimento a 13.122 alunos em 2004. (Fonte: PMC)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela limita acesso a Castelhanos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela decidiu limitar o acesso à praia de Castelhanos, um dos pontos turísticos mais visitados da ilha. Entre os dias 5 e 13 de fevereiro, o acesso será liberado até o meio-dia e, depois desse horário, ficará fechado.
O prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB) afirmou que restringiu o horário de visitação a Castelhanos por medida de segurança. "A estrada está prejudicada devido às constantes chuvas", disse.
Segundo Ferreira, no Carnaval do ano passado, também por causa das chuvas, a estrada ficou interditada e várias famílias tiveram que ser resgatadas pela prefeitura.
Castelhanos fica a 26 quilômetros do centro da ilha. O percurso é feito por uma estrada de terra que corta o Parque Estadual de Ilhabela e leva cerca de uma hora e meia.
Segundo a diretora do Parque Estadual, Marília Brito Rodrigues de Moraes, o local recebe por dia cerca de 200 carros. "A estrada é muito perigosa", afirmou.
Segundo ela, o controle dos carros será feito na guarita que dá acesso ao parque.
Roseli Aghagarian, da Maremar Turismo, empresa que faz passeios de jipe até Castelhanos, disse que a limitação de horário não irá prejudicar a empresa.
O passeio que começa às 10h e termina às 18h custa R$ 50 por pessoa. Cada jipe transporta em média dez pessoas. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Prefeito demite 100 estagiários e abre crise em São Sebastião
Sem aval da Câmara para projeto, Juan derruba reajuste mensal da categoria

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), decidiu demitir todos os 100 estagiários que prestam serviços na prefeitura.
Garcia disse que tomou a medida porque a Câmara não aprovou a lei que altera a contratação dos estagiários, eliminando o reajuste de vencimentos mensal para a categoria.
"Elaborei uma nova lei, acabando com o reajuste mensal dos salários dos estagiários [a lei em vigor reajusta mensalmente os salários] e ampliando de 100 para 300 o número de vagas, mas como a Câmara não votou, decidi demitir todos eles até que isso seja feito", afirmou o prefeito.
Garcia disse ao ValeParaibano que não pode concordar com o reajuste mensal de salários para estagiários, pois os servidores municipais têm aumento salarial apenas uma vez por ano.
A prefeitura pagava R$ 396 para estagiários de nível técnico e R$ 528 para os de nível superior.
Logo após a demissão dos estagiários, um grupo de demitidos esteve ontem pela manhã na Câmara reunido com os vereadores Wagner Teixeira (PV), José Cardim de Souza (PP), Solange Ramos (PV) e Kotian Ono (PTB).
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, informou por meio de sua assessoria que os vereadores estão estudando emendas à lei 001/05 encaminhada pelo prefeito.
EMENDAS- Ainda segundo Teixeira, os vereadores devem apresentar emendas ao projeto de lei apresentado pelo prefeito.
De acordo com a assessoria da Câmara, os estagiários querem reduzir a jornada de trabalho de oito para seis horas.
Pela lei encaminhada pela prefeitura, os novos estagiários serão contratados por oito horas, podendo cumprir duas delas para prestar serviços de interesse da municipalidade, quando convocados.
A Câmara informou ainda que os vereadores poderão denunciar o prefeito por suposta improbidade administrativa, por contratar estagiários no dia 26, sem que a nova lei tenha sido aprovada pelos vereadores. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião reativa radares amanhã

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião reativa a partir de amanhã 16 radares instalados em oito pontos fixos no trecho urbano da rodovia Manuel Hipólito do Rego, entre o bairro São Francisco e centro. Os aparelhos estão desativados há seis meses. O limite de velocidade será de 60 km/h. As multas para quem exceder o limite variam de R$ 127,79 (para quem trafegar até 75 km/h) a R$ 574,62 (para o motorista que ultrapassar 80 km/h. A prefeitura informou que, em caso de multa, o motorista infrator terá desconto de 20% se fizer o pagamento até o dia do vencimento. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda 21 define novas metas para mobilizar a comunidade local

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, representada pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thales Guilherme Carlini e por membros das secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Saúde, marcou presença na reunião realizada hoje (02/02) pela manhã, na videoteca municipal da cidade, que buscou mobilizar a sociedade civil, entidades não governamentais e poder público para a elaboração da Agenda 21 local. Na ocasião, Carlini declarou o apoio da Prefeitura. “Esse programa é de grande importância para o município, pois visa obter uma construção social que beneficiará a todos. A Prefeitura também está estudando a possibilidade de seder um local para sediar a Agenda 21 em São Sebastião”, destacou.
A reunião faz parte de uma das etapas do projeto que prevê a mobilização dos municípios e onde se busca levantar os problemas prioritários de cada bairro, que deverá também indicar um delegado para fazer a apresentação de todos os dados coletados em plenária municipal que será realizada em dois dias ainda não definidos. No primeiro, será realizada a reunião das delegações para estabelecer a ação efetiva de todos os setores sociais. No segundo dia fecha-se um documento final do município, englobando os pontos de todos os bairros.
Numa outra plenária, agora regional, um representante de cada município do Litoral Norte fará uma exposição dos trabalhos desenvolvidos em cada cidade para que seja elaborado um documento em comum que relate as dificuldades encontradas e as possíveis ações e soluções que possam ser adotadas.
Outra parceria firmada com a Prefeitura foi a participação dos profissionais da área da Educação (escolas municipais) e da Saúde (Programa de Saúde da Família-PSF) para que os mesmos possam atuar como multiplicadores do projeto, bem como membros de entidades ambientalistas e líderes de bairro. A meta é atingir cerca de 80% da população municipal. ”Queremos usar estes meios para mobilizar a comunidade, sobre o que é Agenda 21, identificando os problemas do bairro. As pessoas da comunidade escolar e do programa de saúde da família vão ser a base do nosso trabalho. Elas serão treinadas e junto aos bairros irão identificar as lideranças, os problemas, para trazer para a plenária municipal, onde serão discutidos e decididos os encaminhamentos”, explica a secretária executiva, do CBH (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), Rosa Maria Mancini.
Coordenado pela Prefeitura de Ilha Bela, que é a tomadora de recursos oficial junto ao Fundo Nacional de Meio Ambiente e pelo Instituto de Pesca, representado pela coordenadora técnica do projeto, Zuleika Beyruth, o programa conta ainda com entidades como o Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH-LN), que atuam desde o início como parceiros, organizando as reuniões setoriais.
“O processo todo é de identificar problemas, ver quem são os responsáveis e apontar soluções para os mesmos, até que se consiga identificar um grande diagnóstico e uma grande saída para o Litoral Norte”, afirma a representante do CBH-LN. “Não se trata de linhas gerais, na verdade é um trabalho muito minucioso onde a gente vai trabalhar com cada morador, cada associação de bairro, cada entidade ambientalista”, acrescenta.
No próximo dia 16, acontece em Caraguá a reunião da coordenação do projeto, que também está aberta ao público em geral. Já no dia 3 de março acontece o segundo encontro do grupo da Agenda 21 de São Sebastião, na videoteca municipal, na Rua da Praia.
Agenda 21 - A Agenda 21 é um documento assinado por diversos países que participaram da Conferência da ONU sobre meio-ambiente e desenvolvimento sustentável, realizado no Rio de Janeiro, em 1992.
No documento, os países se comprometem a adotar políticas públicas e governamentais que estimulem o desenvolvimento econômico aliado à preservação do meio-ambiente.
A participação da sociedade civil organizada é fundamental para a promoção de uma série de atividades a nível local.
As instituições e pessoas interessadas em se cadastrar para participar da Agenda 21 do Litoral Norte podem entrar em contato pelos telefones (12) 3896-3832 (Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela), 3882-5195 (Secretaria do Meio Ambiente de Caraguatatuba); 3892-1568 (Secretaria do Meio Ambiente São Sebastião), 3832-3816 (CBH-LN), ou ainda pelo endereço eletrônico agenda21litoralnorte@grupos.com.br . (Fonte: PMSS)

Fundo Social realiza reunião para conhecer os trabalhos de entidades assistenciais

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade realizou ontem, dia 02/02, na Associação Antialcoólica uma reunião para conhecer cada entidade que desenvolve trabalhs sociais no município.
O objetivo dessa reunião foi o de conhecer as entidades, seus trabalhos, suas necessidades. Além disso, foi realizada uma dinâmica de grupo entre as entidades para cada uma mostrar os trabalhos que são desenvolvidos.
“Espero poder colaborar com cada entidade, conhecendo uma a uma e ser parceiros. O meu objetivo é realizar um trabalho de união com essas entidades e poder ajudar no que for possível”, informou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Motta.
Participaram da reunião as Associações de Amparo a Mulher Sebastianense (AAMES), de Mulheres Pérola Negra e a Antialcoólica (AA); os Projetos Viração da Fundamar e Orla Feliz; os Clubes de Mães; a Pastoral da Criança; o Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer; o Berçário Santana; as Creches Dona Laurinda e Diva Bernardino; Representantes do Caps, entre outras. (Fonte: PMSS)

Obras de esgoto terão início em março

São Sebastião - Está previsto para março o início das obras de rede e estação de esgoto que atenderão o Balneário dos Trabalhadores e as residências próximas a ele. As obras serão feitas em parceria entre a prefeitura e a SABESP e visam contribuir para a melhoria de vida da população local e dos banhistas que visitam a praia. Segundo o superintendente da SABESP no litoral norte, José Ricardo Amadei, o prazo para a execução das obras é de aproximadamente 120 dias. As obras serão feitas no trecho da SP 55 que vai desde o camping Pinon até o Balneário.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, também serão alteradas duas estações de bombeamento de esgoto situadas na Praça do Coreto. “O local onde está instalada a estação de tratamento receberá novas bombas submersas, permitindo assim que a edificação seja retirada”, informa.
Outra estação de bombeamento localizada na esquina da rua João Cupertino dos Santos com a avenida São Sebastião será relocada, liberando o terreno para a prefeitura. “Neste terreno serão levantadas edificações para os próprios municipais”, completa o prefeito. Já os PVs (poços de visitação), que são usados para fazer inspeção de manutenção da rede de esgoto e se encontram hoje acima da superfície da areia nas praias de Barequeçaba e São Francisco, serão rebaixados e lacrados para evitar a entrada e saída da água de chuva, informa Amadei.
O prefeito também esclarece que será promovida uma reunião entre a prefeitura, a SABESP e as empresas Geva e Monte Azul, que realizarão as obras de esgoto na Costa Sul do município, para definir o cronograma e início das obras ainda este semestre. (Fonte: PMSS)

Retirada de escultura gera polêmica

São Sebastião - A retirada de uma obra de arte na praça Santos Dumont, na praia do Arrastão, está gerando polêmica na cidade. Na última terça-feira, durante a primeira sessão da Câmara de São Sebastião, o vereador José Cardim de Souza (PP) criticou a medida.
Trata-se de uma obra pertencente ao Parque Escultórico de São Sebastião, feita em aço galvanizado. Ex-secretário de Cultura e Turismo, Cardim lamentou o fato. “O parque escultórico está no chão. O município não gastou um ‘p...’, pois veio pela Lei Rouanet. É um crime contra a legislação, a obra está embaixo do palco. Podemos divergir, mas não acabar com a história”, disse Cardim, vereador de oposição ao governo. “Os maiores artistas nacionais e interna-cionais estão aqui, de graça”, completou.
A lei municipal 1371/99, de autoria do ex-prefeito João Siqueira, proíbe a remoção ou substituição de símbolos, esculturas, placas comemorativas e indicativas, cívicas ou históricas fixadas em logradouro ou qualquer bem público.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a escultura foi retirada provisoriamente para instalação do palco do Carnamar 2005 em um ponto central da praça, na praia do Arrastão. A escultura será recolocada logo após o evento, que será realizado no próximo domingo, às 10h. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores devem retirar credenciais

São Sebastião  - A Prefeitura de São Sebastião, através do Detraf, comunica que todos os moradores das ruas Expedicionários Brasileiro e Três Bandeirantes, no centro da cidade, deverão comparecer no Detraf munidos de comprovante de residência para retirar suas credenciais para poderem circular no local, pois as ruas serão fechadas durante o carnaval. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Angela sugere criação de lei municipal de incentivo cultural

Ubatuba - A deputada federal Ângela Guadagnin (PT), que visitou ontem o município, colocou-se à disposição do município para buscar recursos em instituições federais: “É só fazer os projetos que irei atrás. Sou um mascate da cidade”, explicou, no último compromisso do dia, uma reunião na Fundart.
Durante todo o dia a deputada, que sugeriu na Fundart a criação de uma lei municipal de apoio à área cultural, percorreu a cidade e foi recebida nos gabinetes do prefeito Eduardo César (PL) e do presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos (PT).
Por volta das 19h00, acompanhada do vice-prefeito Domingos dos Santos (PT), chegou ao Casarão do Porto, onde está instalada a sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), sendo recebida por vários ‘companheiros’ de partido. O vice-prefeito presidiu o encontro, que contou com a presença dos secretários de Agricultura e Pesca, de Turismo e de Meio Ambiente, além de outras autoridades e representantes de demais segmentos.
Domingos disse que tem tido uma parceria constante com a deputada, que tem se destacado muito na área da saúde, nas denúncias contra abuso da mulher, maternidade precoce, etc.
Segundo ele, houve um retrocesso no aspecto cultural do município. O vice-prefeito relembrou o antigo museu caiçara instalado no prédio da Câmara Municipal, cujas peças atualmente fazem parte do acervo do museu da USP, em São Paulo, e falou da situação precária do prédio da Fundação e das condições de trabalho dos membros que compõem a Lira Padre Anchieta.
“Estamos muitoMoradores devem retirar credenciais preocupados com a história de nossos antepassados, pois todo ubatubense tem sangue tupinambá e estamos esquecendo as suas técnicas de pesca, a sabedoria das parteiras e das rezadeiras, o saber fitoterápico, como construir rabecas e violas e tantas outras tradições.
A cultura caiçara está se extinguindo. Para recuperar este atraso, temos que ter um planejamento para a cultura”, explicou.
Martiniano Nelson Viana, novo presidente da Fundart, disse que tão logo assumiu o cargo procurou Ângela para somar forças em busca de captação de recursos financeiros junto a empresas privadas e órgãos públicos, para a restauração do Casarão.
Ele fez um breve relato de como conheceu Ubatuba e um balanço da atual situação da Fundação, que está com passivo trabalhista e dívidas com o INSS, com o qual já fez acordo de parcelamento. “Sei do interesse político em diversos prédios (igreja, cadeia velha, fórum, etc.) e temos que aproveitar este momento”, sugeriu.
Martiniano afirmou que, independente de políticos, todos devem se unir num movimento popular para que todo prédio antigo passe a ser responsabilidade da Fundart, pois este é um dos seus principais objetivos. “Fiz um balanço no acervo da Fundação e constatei que faltam equipamentos, quadros doados e muitas outras peças”, denunciou.
O presidente falou ainda sobre diversos projetos que pretende realizar. “Temos que mudar a forma de visualizar a cultura. Não podemos depender só da boa vontade e obrigação do governo. Temos que achar nosso próprio caminho, mas a deputada Ângela é a ponte principal para se chegar ao governo federal”, profetizou.
A deputada falou que este é um momento histórico, uma virada de página. “Sinto-me feliz em estar neste momento de fazer história e coloco meu mandato à disposição, pois sei que tem muitos recursos no BNDS, na Petrobras, no Banco do Brasil e até no BNDES. É só fazer os projetos que eu serei ‘mascate da cidade’”, garantiu.
Após esclarecer dúvidas dos presentes, Ângela encerrou o encontro sugerindo que vereadores elaborem uma lei local de incentivo à cultura local. (Fonte: Imprensa Livre)

Fundart elege os novos coordenadores setoriais

Ubatuba - A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) realizou, na última segunda-feira, dia 31, a eleição anual para escolher os novos coordenadores e suplentes dos Grupos Setoriais. Os escolhidos integrarão o Conselho Deliberativo da Fundart em 2005.
O trabalho dos coordenadores é muito importante no funcionamento da entidade. O presidente da Fundart, Martiniano Nelson Viana, explica que eles desempenham um papel de “vereadores” dentro da Fundação. “Os coordenadores têm o poder de aprovar projetos, fazer a programação dentro dos seus setores e até mesmo modificar o estatuto. Junto com o presidente, eles determinam os rumos da entidade”.
Ao todo, foram aprovados sete coordenadores de setores distintos. O setor de arte e artesanato está temporariamente sem coordenador por uma questão estatutária a ser resolvida. Segundo o estatuto, para que uma pessoa possa se candidatar ao cargo de coordenador, ela precisa comparecer a, no mínimo, duas reuniões, o que não ocorreu.

Os novos Coordenadores e vices:

Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança
Coordenador: José Antonio Gordilho Teixeira de Freitas
Vice-Coordenadora: Paula Ferreira Tura

Grupo Setorial de Artes Plásticas
Coordenador: José Paulo Alves Barreto
Vice-Coordenador: Ademar Costa Simões

Grupo Setorial de Folclore e Tradições Populares
Coordenador: Júlio César Mendes
Vice-Coordenadora: Marisa Taguada

Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo
Coordenador: Emilio Campi
Vice-Coordenador: Sidney Borges da Costa

Grupo Setorial de História e Geografia
Coordenador: Carlos Augusto Rizzo
Vice-Coordenador: Pedro Paulo Teixeira Pinto

Grupo Setorial de Literatura
Coordenador: Luiz Roberto de Moura
Vice-Coordenador: Eduardo Antonio de Souza Netto

Grupo Setorial de Música
Coordenador: Isaac Alves
Vice-Coordenador: Valdecy dos Santos

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubatuba
Fones: (12) 3834-1040 - 3834-1023 - PABX: (12) 3834-1000 (Fonte: PMU)

Prefeitura requisita fita contendo entrevista com Clodovil Hernandez
Secretaria de Assuntos Jurídicos quer analisar conteúdo de entrevista para tomar providências cabíveis

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba protocolou ontem (2) junto a Rede Record de Televisão, a requisição da fita de vídeo contendo a entrevista que o estilista Clodovil Hernandez concedeu ao programa da apresentadora Sônia Abraão, na tarde da última segunda-feira (31). Segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos, Anderson Souza, o conteúdo da fita será avaliado e com base nesta análise poderá ser requerido o direito de resposta.
“Temos informações que o ex-apresentador de televisão, Clodovil Hernandez teria, em dado momento da entrevista, feito referências ao prefeito municipal de Ubatuba e também a sua equipe de governo, denegrindo a imagem de todos e induzindo a comunidade a crer em fatos que não são verdadeiros”, explicou o Secretário. Ainda segundo ele, “se for o caso, poderemos ajuizar queixa crime por difamação e ação cível por dano moral”. (Fonte: PMU)

Curso em Ubatuba capacita funcionários

Ubatuba - Acontece em Ubatuba o curso de capacitação e aproveitamento integral de alimentos, direcionado para as merendeiras, professores e vice-diretores da rede municipal de ensino. O objetivo do projeto é prevenir a desnutrição e diminuir o desperdício de alimentos. O curso foi desenvolvido pelo projeto Nutrir, da Nestlé, e trazido para a cidade numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O resultado do projeto será aplicado imediatamente na alimentação dos alunos que estudam na rede municipal de ensino. O evento ocorre na Escola Municipal Tancredo Neves, no centro de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Conselho Tutelar alerta sobre venda de bebida alcóolica para menores

Ubatuba - O Conselho Tutelar de Caraguatatuba estará de plantão para denúncias durante todo o Carnaval, por meio dos telefones 9729-7955, 3882-2573 e 3882-1690. Qualquer pessoa pode denunciar maus tratos e venda de bebida alcóolica para menores de 18 anos. O Conselho Tutelar enviou ofício aos comerciantes da cidade, informando sobre a Lei que proíbe a venda de bebidas alcóolicas para menores.
De acordo com o artigo 81 do ECA - Estatuto da Criança e do Adolecente, da Lei Federal 8069 de 13/07/90, é proibida a venda de bebidas alcóolicas, armas, munições, explosivos, bilhetes lotéricos etc à criança ou ao adolescente. Quem não cumprir a Lei pode responder criminalmente. De acordo com o artigo 243 “é proibido vender, fornecer, ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, à criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psiquiátrica por utilização indevida”.
A pena para quem infringir a lei, pode ser de 6 meses a dois anos, além de multa, se o fato não constituir crimes mais graves. A avaliação é feita pela Polícia Militar.
De acordo com a presidente do Conselho Tutelar, Cíntia Fernandes, a ação fiscalizadora cabe à Polícia Militar, à Fiscalização do Comércio Municipal e à própria população.
De acordo com o artigo 4º do estatuto, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetuação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária. “O artigo quer dizer que é papel de toda a sociedade fazer cumprir a lei”, comenta a conselheira.
O secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, em reunião com representantes da Polícia Militar, Fiscalização do Comércio, Conselho Tutelar, Saúde, entre outros, pediu que todos atuem de maneira integrada para garantir a segurança de turistas e moradores.
Também foi solicitado pelo secretário, que as conselheiras do Conselho Tutelar façam frases sobre a proibição da venda ou repasse de bebida alcóolica a menores, para que elas sejam repetidas durante os intervalos. A Fiscalização do Comércio fará plantão nas ruas, especialmente à noite, fiscalizando bares, quiosques, barracas e ambulantes. A venda de bebida alcóolica para menores poderá resultar em autuação da Polícia Militar. A higiene, os alvarás e as condições de funcionamento também serão fiscalizados. (Fonte: PMU)

“Ação Ambiental” cuida da casa durante carnaval em Ubatuba

Ubatuba - O projeto “Ação Ambiental” encerra a edição Verão 2005, defendendo a natureza durante os quatro dias de folia. Seguindo o lema da campanha,“Ubatuba é uma festa, mas vamos cuidar da casa!”, o “Ação Ambiental” realizará suas atividades com a base fixa da Praia Grande e em mais quatro praias com a base móvel. Nesse fim-de-semana prolongado, a novidade é o plantio de mudas nos arredores da Praia Grande. O plantio será feito pelos agentes e por turistas, com ajuda do técnico da Secretaria da Agricultura, Antonio Devide.
Durante a temporada, cerca de 10 mil pessoas freqüentam a Praia Grande nos fins-de-semana. A perspectiva para o carnaval é que se ultrapasse esse número. Um dos coordenadores do projeto, o artista Carlos Alberto Piovesan, , explica que “a equipe (de 16 agentes) é pequena para essa demanda, por isso é necessário que todos colaborem para deixar a casa em ordem. Precisamos da conscientização de moradores e turistas para transformar Ubatuba em uma cidade ecológica”. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU/ASSU)
Maiores informações: contato@assu.org.br
REALIZAÇÃO: ASSU (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba); SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente); SEIVA advogados da natureza.
PARCEIROS INSTITUCIONAIS: SEIVA Advogados da natureza; SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente); SETUR (Secretaria de Turismo); SAPA (Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento); FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba); FUNDART; COMTUR (Companhia Municipal de Turismo); CETESB /CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte); UNITAU (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba); SOCIEDADE LIRA PADRE ANCHIETA.
PATROCINADORES: Restaurante Rei do Camarão; Nova Ubatuba Empreendimentos e Participações S/C L.
COLABORADORES: Restaurante Gauchão; Papelaria do Estudante; Empório Itaguá; Comercial Itaguá; Aquário de Ubatuba.
APOIADORES: SOS Mata Atlântica; Ousadia Surf Shop; Rádio Gaivota FM 104,9 Mhz; Rádio Costa Azul AM 1104 kHz; Quiosque Kaiambá; Pousada SerraMar; Acquatec Informática; Saíra Ambiental. (Fonte: PMU)

Trânsito de Ubatuba sofrerá alterações

Ubatuba - O Serviço Municipal de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão fazendo adequações no trânsito, visando a segurança nas vias públicas do município durante o carnaval 2005. Os itinerários e locais de concentração dos blocos carnavalescos que irão desfilar entre os dias 4 e 8 de fevereiro também passaram por adequações.
A Avenida Iperoig, na Praia do Cruzeiro, Centro, será interditada das 18 às 2 horas da madrugada. Os motoristas poderão transitar pela rua Salvador Correa, que fica atrás da Avenida Iperoig. O Chefe do Serviço Municipal de Trânsito, Ronaldo Lopes, sugere uma alternativa para evitar o trânsito intenso na Praia do Itaguá, sentido Centro. “A melhor opção é sair da Av. Capitão Felipe pela Av. Castro Alves e ir até o final. Virando à esquerda, entrar na Rua Taubaté e seguir até encontrar a Av. Rio Grande do Sul”. (Fonte: PMU)

Seguem local de concentração e itinerário dos Blocos:

Dia 4/2 – sexta-feira - 20 horas – desfile do BLOCO DO GUARUÇA
Local da concentração: em frente à Capela do Itaguá.
Na praia do Itaguá.

24:00h – desfile do BLOCO DO GALO
Local da concentração: em frente ao Posto Jija.
Itinerário: Perequê-Açu com destino à Av. Iperoig.

Dia 5/2 – sábado - 20h30 – desfile dos blocos: RECORDAR É VIVER
Local da concentração: Agito Vanguarda
DA CACHORRADA
Local da concentração: Rua Salvador Corrêa com Rua João III.
Itinerário: R. Salvador Corrêa x R. Liberdade x Av. Iperoig.

Dia 6/2 – domingo - 21h – desfile do BLOCO DO GUARUÇA.
Local da concentração: Praça Nóbrega.
Itinerário: Pça. Nóbrega x R. Dr. Esteves da Silva x Av. Iperoig x R. Condessa de Vimieiro.
21h – desfile do BLOCO FIO DE OURO na praia do Itaguá.
Local da concentração: em frente à Capela do Itaguá.
22 h – desfile dos blocos: TURMA DO FUNIL E DO GARÇA.
Local da concentração: em frente à Praça Capricórnio.
Itinerário: toda Av. Iperoig.

Dia 07/02 – 15h– desfile dos blocos: GUARUÇÁ E BOI CHORÃO
na Praia do Perequê-Açu.

Dia 07/02 – 21:00h – desfile dos blocos: RECORDAR É VIVER, ÁGUA DOCE E CACHORRADA.
Local da concentração: RECORDAR É VIVER E ÁGUA DOCE na Praça Capricórnio – CACHORRADA na R. Salvador Corrêa.

Dia 08/02 – 21:00h – desfile do BLOCO DO GUARUÇA.
Local da concentração: R. Paraná com a R. Conceição.
Itinerário: R. Paraná x R. D. Maria Alves até o Coreto na Pça. Exaltação da Sta. Cruz.
21:00h – desfile do BLOCO DO GARÇA.
Local da concentração: em frente a Pça. Capricórnio.
Itinerário: toda Av. Iperoig.
21:30h – desfile do BLOCO FIO DE OURO na Praia do Itaguá.
Local da concentração: em frente à Capela do Itaguá. (Fonte: PMU)

Ação Litoral
 
Carta do Leitor Topo

Abandonar o posto é sacanagem - Não importa o motivo. Quando se tem um posto, ganho, conquistado, obrigado, não importa o modo e a forma, deve-se ter total responsabilidade sobre ele e, o pior que se pode fazer, é abandona-lo. Abandonar o posto, em uma guerra é falta gravíssima e, pode acabar em fuzilamento. Bang. Bang! Em tempos de “paz e amor”, deixar o posto, que fica em uma das principais entradas da cidade, totalmente abandonado, tomado de lixo e mato, é promover com esta péssima aparência, imagem negativa da cidade. Uma verdadeira sacanagem! Estou referindo-me, ao posto ESSO da Capitão Felipe. Já não era hora amigo, depois de tantos anos de militância, em alto posto, de alguma providência com este auto posto? Todos nós iremos agradecer! Muito.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Decoração de carnaval - Hoje a tarde passei pela sofrida Av. Iperoig e constatei que pela primeira vez ela está recebendo uma decoração que pode ser chamada de bela. Parabéns aos responsáveis.
Finalmente algo de bom gosto para contrastar com as calçadas arrebentadas, o excesso de veículos e de barulho, a presença indesejada de dezenas de indigentes e menores "olhando carros", os jegues que disputam espaço com transeuntes no passeio publico da orla, a feira azul lembrando cena de filme retratando o interior do país, o famigerado "parquinho" e a dúzia e meia de carrinhos de lanche e churros completando esse cenário, que afronta as técnicas urbanísticas mais elementares e, sobretudo, a urbanidade que deveria reger a cidade de Ubatuba.
Bom carnaval a todos.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP


Criminalidade - Que maravilha! Temos estabilidade no crime! Parabéns para a Secretaria de Segurança! A única noticia que poderia interessar à população é a de REDUÇÃO drástica no numero de crimes. Parece aquela história do cara que levou 22 tiros, mas felizmente só um foi mortal!

Milton Golombek
Caraguatatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Praia do Poruba - Claudia Pilan


Praia do Poruba
 ©Claudia Pilan


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor