Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 - Nº 1216 Edições Anteriores

Litoral Virtual Albatroz

Região
Violência na região cai no Carnaval
Conseg pede aumento de efetivo
PM diz que litoral terá novos programas
Turista 'estica' feriado na praia
Vale Verde lança vídeo-documentário "Biodiversidade do Litoral Norte"

Caraguatatuba
MTV faz programa ao vivo hoje na praia Martim de Sá
Baile da PAPET foi opção de Carnaval para turistas na Tabatinga
SAB do Pontal Santa Marina paralisou parcialmente a SP-55
Formatura no Módulo
Homem rouba fusca em supermercado e acaba preso

Ilhabela
Resultados do Carnaval de Ilhabela 2005

São Sebastião
Litoral tem nova apreensão de ecstasy
MP investiga uso de carro oficial
Político diz que seguia normas
Câmara aprova projeto que altera “Lei dos Estagiários”

Ubatuba
Torne-se um piloto desportivo em 10 dias
Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

Seções
Artigo
Opinião
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Violência na região cai no Carnaval
Balanço de casos no Litoral Norte mostra um feriado mais tranquilo, com 15% menos crimes que o ano passado

Litoral Norte - O número de ocorrências criminais registradas este ano no Litoral Norte durante o Carnaval caiu aproximadamente 15% em relação ao ano passado, de acordo com dados da Polícia Civil. A queda mais significativa ocorreu nos índices de roubos, furtos e roubos de veículos.
De acordo com a Delegacia Seccional de São Sebastião, nos quatro dias da 'Operação Carnaval', foram registradas 15 ocorrências de furto e roubo de veículos, contra 20 do mesmo período do ano passado --redução de 25%.
O número de roubos também caiu --em 2004 foram 49 casos e neste ano 37, redução de 24,48%.
O índice de furtos teve redução menor --foram 184 casos em 2004 e 182 este ano. "Tivemos uma redução de 14,9% nas ocorrências em relação a 2004, com diminuição de furtos, roubos, furto e roubo de veículos e com prisões em flagrante", disse a delegada seccional de São Sebastião, Elaine Maria Biazolla.
O Litoral Norte foi o principal alvo da 'Operação Carnaval' das polícias Civil e Militar da região, que teve início na última sexta-feira e se estendeu até a tarde de ontem. Durante a ação, a polícia utilizou sua força máxima para combater e prevenir a ocorrência de delitos e reforçou seu efetivo no Vale e litoral.
Durante o feriado, cerca de 1 milhão de turistas foram ao Litoral Norte, segundo estimativas das prefeituras da região.
HOMICÍDIO - De acordo com a Polícia Civil, este ano, ocorreu um homicídio no litoral durante o feriado. O caso ocorreu na madrugada terça-feira, por volta das 3h, no bairro de Boiçucanga, em São Sebastião. Um menor de 17 anos teria esfaqueado o estudante João Ricardo dos Santos, 18 anos, depois de uma briga.
O menor foi detido pela polícia ainda na terça-feira. A Polícia Civil informou que no ano passado não houve caso de homicídio durante o Carnaval nas quatro cidades da região.
Representantes de Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e SAB (Sociedade Amigos de Bairro) de São Sebastião criticaram a falta de efetivo no litoral nos períodos fora da temporada. De acordo com eles, após o término das operações 'Verão' e 'Carnaval', a região fica com efetivo insuficiente (leia texto nesta página).
OPERAÇÃO - Entre as 'armas' empregadas na operação, estavam dois helicópteros Águia da PM e policiais civis disfarçados em meio aos foliões. A ação das polícias priorizou os pontos com maior presença de pessoas e os locais com histórico de ocorrências.
O planejamento foi realizado pelos comandantes dos batalhões da região e pelos delegados seccionais. O efetivo utilizado durante a ação não foi divulgado.
"A avaliação (da PM) foi positiva já que não ocorreram casos graves e transcorreu dentro da normalidade", afirmou a chefe do Setor de Assuntos Civis do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), tenente Jaqueline Aparecida Ferreira Pires.
O comando da PM informou que está implementando policiamento ostensivo no litoral (leia texto nesta página). A 'Operação Verão' começou em 15 de dezembro e termina no próximo dia 15. (Fonte: ValeParaibano)

Conseg pede aumento de efetivo

Litoral Norte - O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da região de Boiçucanga até Boracéia, em São Sebastião, cobrou o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar no Litoral Norte. De acordo com o Conseg, as cidades da região ficam desprotegidas fora da temporada, o que facilitaria a ocorrência de crimes.
"O verão foi tranquilo. Não que não teve nada, mas só aconteceu o que já era previsto. Deveria ser permanente (o número de policiais que permanecem na região durante a temporada). Essa é a nossa briga, quando eles vão embora. Esse é o problema, faltam viaturas, policiais", disse a secretária do Conseg, Eder Ávila Castanha.
O coordenador operacional da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) da Praia da Baleia, na costa sul de São Sebastião, Eduardo Nunes, 37 anos, afirmou que os dados apresentados pela Polícia Civil não demonstram a real situação da segurança no litoral. "O plano de verão ameniza, mas não soluciona o problema", disse.
Ele acredita que cerca de 80% das ocorrências não são registradas. "Esses dados são vagos. Agora acaba a temporada e voltamos à questão caótica na região. Tirando essa operação de verão, somos completamente abandonados em questão de segurança pública", disse. (Fonte: ValeParaibano)

PM diz que litoral terá novos programas

Litoral Norte - O CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) informou que não é possível manter no Litoral Norte durante o ano todo o efetivo policial que participou das operações 'Verão' e 'Carnaval'.
O comando da PM da região informou também que está implementando programas de policiamento ostensivo no litoral.
De acordo com o comando, o número de viaturas em cada município é proporcional a características como total de habitantes e estatísticas criminais.
"Isso não é possível porque (após a operação) o reforço policial volta ao seu local de origem, suas cidades de origem, já que a população no litoral é flutuante", disse a chefe do Setor de Assuntos Civis do CPI-1, tenente Jaqueline Aparecida Ferreira Pires.
A tenente disse que foram implementadas Forças Táticas em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba em 2004. "Está havendo a implementação de diversos programas de policiamento ostensivo, como as motos, para movimentação rápida e segura", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Turista 'estica' feriado na praia

Litoral Norte - A presença de um grande número de turistas nas praias do Litoral Norte ontem surpreendeu os comerciantes à beira-mar. Por causa do sol e do forte calor, muitos turistas decidiram emendar o feriado até o próximo domingo.
O dentista Wander Vieira Barreto, de Caçapava, disse que pretende retornar para sua cidade e ao trabalho apenas na próxima semana. "O tempo está muito bom e a gente tem que aproveitar", disse.
O administrador de empresas Daniel Josph Anderson, de São Paulo, também resolveu emendar o feriado até sábado em Ubatuba.
"O sol apareceu apenas nos últimos três dias, por isso, resolvi ficar até o final de semana", afirmou o turista.
Welington de Moura, gerente do Quiosque do Bruzy, na praia do Felix, em Ubatuba, afirmou ter se surpreendido com a presença de tantos turistas na praia ontem. "Decidi até cancelar a folga de funcionários, programada para hoje (ontem)", disse.
Luciene Souza, do quiosque Canto Bravo, na praia Martin de Sá, em Caraguá, disse que muitos turistas devem permanecer na cidade até domingo por causa do tempo bom.
O comerciante Antonio Siqueira, do restaurante Canto do Jabaquara, na praia do Jabaquara, em Ilhabela, afirmou que muitos turistas preferem curtir a região após o Carnaval.
Segundo ele, o movimento ontem no restaurante foi dos maiores dos últimos dias. (Fonte: ValeParaibano)

Vale Verde lança vídeo-documentário "Biodiversidade do Litoral Norte"

Litoral Norte - A ONG Vale Verde lança em fevereiro o vídeo-documentário “Biodiversidade do Litoral Norte, o que você tem a ver com isso?” Feito em parceria com as Faculdades Módulo, UNIVAP e Dutrafer. O projeto foi patrocinado pelo Programa de Fortalecimento Institucional da Associação Mico-Leão-Dourado. www.micoleao.org.br e o CEPF – Critical Ecosystem Partnership Fund http://www.cepf.net e contou ainda com apoio de varias de ONGs do Litoral e outras parcerias que foram importantes para a viabilização do trabalho.
Numa grande maratona de pesquisas e viagens pelas 4 cidades do litoral a jornalista Areta Braga e o publicitário, cinegrafista e editor de som e imagem Filipe Soriano produziram uma bela obra, rica em imagens e informações sobre o Litoral Norte paulista e a Biodiversidade da Mata Atlântica.
A proposta deste projeto foi produzir um vídeo mostrando a importância econômica e ambiental do grande patrimônio genético que representa o bioma da Mata Atlântica e sua biodiversidade na região. O vídeo foi produzido em versões VHS e DVD e será distribuído gratuitamente na rede pública de ensino de: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. A Vale Verde disponibilizará cópias adicionais para instituições como Comitê de Bacias, ONGs, Conselhos Municipais, museus e outras entidades da região.
Entre as realizações do projeto estão a consolidação da sede da Vale Verde dentro das dependências das Faculdades Módulo em Caraguatatuba, além da realização de três seminários (debates) sobre a Biodiversidade do Litoral. Foram encontros que deixaram boas impressões quanto ao desenvolvimento sustentável do Litoral Norte e Mata Atlântica. Em setembro, no primeiro encontro a Vale Verde recebeu o diretor de relações institucionais da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani que apresentou aos presentes a atual situação da Mata Atlântica e toda a problemática existente nos órgãos competentes que têm como função preservar e fiscalizar.
O segundo encontro foi entre profissionais da imprensa regional que teve como objetivo abordar o papel da imprensa no desenvolvimento sustentável do Litoral. Estiveram presentes Igor Veltman do Jornal Imprensa Livre, Rogério Corrêa da TV Vanguarda, Vanessa Rodrigues da TV BandVale e Salim Buriam da sucursal do jornal ValeParaibano em Caraguá.
No terceiro encontro foi discutida a agenda ambiental mínima das novas administrações, gerada a partir de debates promovidos pelas ONGs e candidatos a prefeitos do Litoral Norte e também esclarecer pontos da lei sobre Gestão Compartilhada das Unidades de Conservação.
Participaram do encontro André Miragaia representando a Vale Verde (Caraguatatuba), Caio Marco Antonio da ASSU (Ubatuba), André Viana da ALNorte (São Sebastião), Beto Francine da Cunhanbebe (Ubatuba), Viviane Ribeiro da Ilhabela.Org (Ilhabela), Gregori Xavier do Instituto Ponto Azul (Caraguatatuba), Paulo André da Onda Verde (Caraguatatuba) e o Coordenador do Parque Estadual da Serra do Mar, Ivan Suarez.
Local: Auditório das Faculdades Integradas Módulo
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 653
Data: 17/02/2005
Horário: 19h00

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá BIL -= Bolsa de  Imóveis do Litoral Salete

MTV faz programa ao vivo hoje na praia Martim de Sá
O programa Câmbio MTV estará em Caraguatatuba nesta quinta-feira 10, ao vivo, na praia Martim de Sá, às 18h30, no quiosque Canto Bravo

Caraguatatuba - O programa Câmbio MTV, apresentado em estúdio pela VJ Penélope, e ao vivo por Léo Madeira, circulará até o final do verão por 64 praias de todo o Brasil, e passa por Caraguatatuba nesta quinta-feira 10.
A praia escolhida para a apresentação do programa foi Martim de Sá, onde o apresentador Léo Madeira estará reunindo muita gente bonita e uma banda local, que tocará ao vivo para todo o Brasil durante o programa Câmbio, a partir das 18h30.
Esse programa, que teve sua estréia no dia 10 de janeiro, começou na Bahia e terminará no Rio Grande do Sul, é apresentado ao vivo de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 18h30, e tem reprises às 12h e 23h.
Nessa viagem pelo Brasil, o programa mostra as cidades percorridas e lugares explorados pelo apresentador Léo Madeira, que conta curiosidades locais e regionais, a história da cidade, além de serviços como hospedagem, restaurantes e baladas.
Enquanto a apresentadora Penélope comanda a parte de estúdio, Léo Madeira agitará a galera na praia Martim de Sá, às 18h30, abrindo espaço para uma banda local tocar duas músicas ao vivo. O programa no 1º quiosque da Martim de Sá: o Canto Bravo. Participe. (Fonte: PMC)

Baile da PAPET foi opção de Carnaval para turistas na Tabatinga
O Baile da ONG PAPET foi mais uma opção de diversão durante o Carnaval em Caraguatatuba. Com animação da banda de Marcelo Sol, a festa reuniu cerca de 300 pessoas em ambiente familiar

Caraguatatuba - Caraguá teve folia para todos os gostos e idades durante o Carnaval 2005. Além do tradicional desfile de blocos, bailes populares e o Carnaval de Antigamente, nesse ano houve mais uma opção de lazer: o Baile de Carnaval realizado pela ONG PAPET(Projeto, Apoio e Pesquisas Especiais Trilhar), na Pousada Tabantiga, no último domingo 5.
Segundo explicou a direção da pousada, a ONG realizou esse baile pela segunda vez em Caraguá e nos anos anteriores, a festa, que já é tradicional, foi sediada pelo Ilha Porchat, em São Vicente. O objetivo da festa foi angariar recursos para a ONG, que presta assistência a crianças carentes.
O baile, animado por Marcelo Sol e banda, teve um clima bastante familiar e contou com a presença de cerca de 300 pessoas, além da imprensa local e regional e TV Band Vale. Personalidades do mundo artístico, entre elas artistas, empresários, inclusive um príncipe italiano também marcaram presença na festa de Carnaval da Tabatinga, que foi uma ótima opção de lazer para quem preferiu pular o Carnaval de maneira mais aconchegante, entre amigos.
A PAPET costuma realizar festas beneficentes ao longo do ano, entre elas, uma que aconteceu no restaurante O Leopolldo, em São Paulo, com apresentação de Fabiana Scaranzi, e presença de várias personalidades como Orestes Quércia, Tereza Collor, apresentação do grupo Fat Family. (Fonte: PMC)

SAB do Pontal Santa Marina paralisou parcialmente a SP-55

Caraguatatuba - A Sociedade Amigos de Bairro (SAB) do Pontal Santa Marina, região sul da cidade, realizou uma manifestação pacífica na SP-55 das 10h às 12h do último sábado. Cerca de 200 moradores permaneceram na pista da rodovia munidos de faixas pedindo melhorias no bairro.
“As Polícias Rodoviárias e Militar compareceram e mantiveram a ordem. Como não podíamos paralisar a rodovia, de 15 em 15 minutos liberávamos uma parte da pista”, relatou o presidente da SAB, Lenilson Alves de Lima.
A realização da manifestação foi um consenso de cerca de 150 moradores reunidos no final de janeiro, em Assembléia Geral da SAB. A reivindicação é de que a prefeitura faça melhorias constantes no bairro, como limpeza de ruas e calçadas, mais luminárias e segurança, deixar as ruas transitáveis com menos buraco, entre outros pedidos.
Na semana passada, o prefeito José Pereira de Aguilar, após tomar conhecimento da manifestação, chamou a diretoria da SAB em seu gabinete e explicou que os trabalhos de manutenção no bairro estavam em ritmo lento em janeiro, devido às chuvas. O prefeito ainda anunciou que este mês anunciará a empresa responsável pela instalação da rede de esgoto no bairro.
Lima confirmou que um dia após a conversa com Aguilar, a prefeitura enviou cerca de 30 homens para limpeza do bairro, além de duas máquinas, três cavadeiras e um caminhão de lixo. “No sábado, os funcionários da prefeitura limparam o bairro somente no período da manhã. Só queremos que isto aconteça periodicamente”, finalizou.
A diretoria da SAB também elaborou denúncia sobre a precariedade do bairro para ser entregue ao Ministério Público. (Fonte: Imprensa Livre)

Formatura no Módulo

Caraguatatuba - A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso do ensino fundamental e médio do Colégio Módulo, realizada este mês, no auditório ‘Ângelo Fonseca Nogueira’, contou com a presença de amigos, familiares, educadores e funcionários da instituição.
Os formandos do ensino fundamental convidaram o prefeito Aguilar para ser o patrono, que acompanhado da primeira dama Rose Leite Aguilar, professores e diretores do colégio, entregou os certificados aos alunos. O prefeito agradeceu o convite e parabenizou os alunos por terem vencido mais um degrau dos muitos que ainda terão de vencer.
“Estou aqui não como prefeito, mas como pai, sinto-me honrado por ser novamente o patrono de uma turma de formandos do Módulo, uma escola pela qual tenho muita admiração, pela competência e pela responsabilidade dos seus diretores e educadores. Desejo muito sucesso a todos e, que Deus ilumine o caminho de vocês”, disse o prefeito.
Num ato de despedida, os professores paraninfos Geovana Flávia de Oliveira e Rodrigo Vieira Muniz prestaram homenagens aos formandos e seus pais. Os alunos também prestaram homenagens ao prefeito Aguilar e professores, durante a cerimônia. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem rouba fusca em supermercado e acaba preso

Caraguatatuba - A Polícia Civil conseguiu recuperar um automóvel VW Fusca, que foi roubado na sexta-feira, dentro do estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, em Caraguatatuba. Eram 15h30 da tarde quando o desocupado A.S.A., natural de Minas Gerais, utilizando uma chave ‘micha’ conseguiu abrir o veículo de propriedade da técnica em Patologia, de São José dos Campos, L.C.S., que fazia compras.
De acordo com a polícia, o furto terminaria bem, pelo menos para A., se o investigador Robson, que atua na Delegacia de Defesa da Mulher, no caminho de Caraguá, próximo ao Porto Novo, não tivesse escutado pelo rádio a notícia do roubo no mercado.
E foi justamente no instante em que o policial ouvia as características do carro roubado, que o ladrão passou em frente. O investigador, rapidamente, fez o retorno e passou a segui-lo. Conseguiu detê-lo na rua Machado de Assis, no bairro da Enseada.
Robson, com o auxílio da Polícia Militar, levou o homem e o fusquinha ao 1° Distrito Policial, no Centro. Conforme o delegado Mucio Alvarenga, que estava de plantão, o autor do roubo não esboçou nenhum tipo de resistência ao ser flagrado pelo policial da DDM. Alvarenga disse ainda que o homem ficará recolhido na cadeia pública. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa Ação Litoral

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Resultados do Carnaval de Ilhabela 2005

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, deu início ao Carnaval 2005, na noite de sábado, dia 05, ao fazer a entrega da chave da cidade ao “Rei Momo” Rocco e à Rainha do Carnaval Marlini.
O público lotou as arquibancadas montadas na Rua Doutor Carvalho, Vila, para assistir aos desfiles, que tiveram início no sábado com a apresentação dos três Blocos estreantes: “Segurando o Bagre”, “Ditinho” e “Pequeá”. Domingo desfilaram os Blocos Carnavalescos Oficiais: “Água na Boca”, “Azul e Branco”, “Recreativo do Morro”, “Banda das Bonitas” e “Unidos da Folia”. Na segunda-feira, a apresentação das Escolas de Samba “Unidos de Padre Anchieta”, “Mocidade Sul da Ilha”, “Mocidade Independente da Ilha” e “Unidos do Garrafão”. Na terça-feira, após a apuração dos vencedores, às 14 horas, aconteceu o tradicional Banho da Dorotéia, com a participação de cinco blocos: “Os Velhos Marinheiros”, “Água Viva”, “Tirando a Craca”, “Pé na Jaca” e “Petit Village”; e, às 22 horas, na passarela do Samba, a cerimônia de premiação e desfile dos vencedores do Carnaval 2005 de Ilhabela.
Colocação:

Escolas de Samba

1o. – Unidos de Padre Anchieta – 78 pontos
Comissão de Frente – 10
Mestre-Sala e Porta-Bandeira – 10
Enredo – 10
Samba de Enredo – 10
Alegorias e Adereços – 09
Fantasia – 10
Harmonia – 9,0
Bateria - 10

2o. – Unidos do Garrafão – 75 pontos
Comissão de Frente – 8,0
Mestre-Sala e Porta-Bandeira – 10
Enredo – 10
Samba de Enredo – 10
Alegorias e Adereços – 9,0
Fantasia – 9,0
Harmonia – 9,0
Bateria – 10

3o. – Mocidade Independente de Ilhabela – 74 pontos
Comissão de Frente – 10
Mestre-Sala e Porta-Bandeira – 8,0
Enredo – 10
Samba de Enredo – 10
Alegorias e Adereços – 10
Fantasia – 9,0
Harmonia – 8,0
Bateria – 9,0

4o. – Mocidade Sul da Ilha – 66 pontos
Comissão de Frente – 8,0
Mestre-Sala e Porta-Bandeira – 10
Enredo – 8,0
Samba de Enredo – 9,0
Alegorias e Adereços – 9,0
Fantasia – 9,0
Harmonia – 7,0
Bateria – 8,0

Os jurados convidados pela Comissão de Carnaval de Ilhabela, para julgarem os quesitos das Escolas de Samba foram: Ana Cristina de Souza Lima (Comissão de Frente), Laise de Campos Cesar (Mestre-Sala e Porta-Bandeira), Antonio Carlos Alves Junior (Enredo), Idamaris Barbosa Benanse (Samba de Enredo), Claudinei dos Santos Barros (Alegorias e Adereços), Daniel da Silva (Fantasia), Rosa de Raphael (Harmonia), Deomery Beatriz Militão Marcelino (Bateria) e Joaquim Vianna Filho, chefe de equipe.

Blocos Carnavalescos

1o. – Banda das Bonitas – 39,20 pontos
Enredo – 9,5
Samba de Enredo – 10
Fantasia – 10
Empolgação – 9,7

2o. – Azul e Branco – 37,90 pontos
Enredo – 8,0
Samba de Enredo – 10
Fantasia – 10
Empolgação – 9,9

3o. – Unidos da Folia – 37,20 pontos
Enredo – 9,0
Samba de Enredo – 9,0
Fantasia – 9,5
Empolgação – 9,7

4o. – Água na Boca – 36,30 pontos
Enredo – 8,5
Samba de Enredo – 8,0
Fantasia – 10
Empolgação – 9,8

5o. – Recreativo do Morro – 36,20 pontos
Enredo – 8,5
Samba de Enredo – 9,0
Fantasia – 9,0
Empolgação – 9,7

Banho da Dorotéia – em julgamento: empolgação e fantasia

1o. – Velhos Marinheiros – 54 pontos
2o. - Pé na Jaca – 46 pontos
3o. – Tirando a Craca – 45 ponto
4o. – Petit Vilage – 29 pontos
5o. – Água Viva – 30 pontos

Saiba um pouco da história da grande vencedora do Carnaval de Ilhabela, Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta (fonte – Cartilha da Secretaria Municipal da Cultura – “Carnaval de Ilhabela”)
A Escola teve seu início em 1969, no mês de fevereiro, numa roda de samba composta por Carlito, Burgo, Pedrinho do Pandeiro, Davi do Cavaco, Zé de Alicio, Mami, Brejal, Jacaré, Chiquinho, Zé Nogueira, Samuel, Ademir, Cardosinho, Nego Neco, Cassiano, Totó, Giba, Maneco elix e outros da respeitada velha guarda.
A “Barraca do Samba”, de Carlito, era o local onde se reuniram os sambistas. Certa vez, o grupo resolveu “visitar” o restaurante Totinho, numa animada batucada que vinha da Barraca do samba, Dessa animada folia nasceu o “Bloco Barraca do Samba”. No ano seguinte, 1970, nascia a gloriosa “princesinha” Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta. O nome foi sugestão de Davi do Cavaco, em homenagem ao padre jesuíta mor da catequese brasileira.
As cores da bandeira foram dadas pelo mestre Brejal: azul celeste, branco e amarelo-ouro. O brasão foi criado por Giba, fundador, batuqueiro e artista-plástico. O porta-jóias da Padre Anchieta – sua bela bandeira – foi bordado pelas senhoras Wilma, Nenê e Eneida, para ser conduzida por muitos anos pela Porta-bandeira Celinha, protegida pelo mestre-sala Totó.
Cleuza Maciel foi importante figura da escola de samba, pelo trabalho que realizou como presidente, além de ter sido a primeira mulher ritmista. A Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta agraciou Cleuza com o título de “Cidadã do Samba”. Para o ano de 2005, a escola apresentou o enredo “Entre Contos e Encanotos: Anchieta conta a Saga da Floresta Encantada”, com o samba-enredo “Amazônia, pulmão do mundo”, composto por Ditinho Elegância, Oswaldo de Filinho e Jefferson de Jesus (J.J.). O enredo fala do universo amazônico, suas lendas, suas espécies de animais e plantas e de aspectos da cultura popular da região, como a Festa do Boi. A “Unidos de Padre Anchieta”, tem como presidente Mário Sérgio de Jesus e como vice Fátima Aparecida de Jesus. O carnavalesco é Sebastião Vicente de Andrade, o Tião.
Momento histórico do Carnaval Ilhabelense: O banho de Dotoéia (fonte – Cartilha da Secretaria Municipal da Cultura – “Carnaval de Ilhabela”)
Uma página à parte da história do carnaval de Ilhabela é o “Banho da Dorotéia” ou “Banho à fantasia”. Realizado sempre na terça-feira de carnaval, a brincadeira teve início na cidade nos idos de 1950. Conta D. Wilma, uma antiga moradora da Vila, que o Banho da Dorotéia era uma grande festa. “Haviam blocos e mais blocos de foliões, todos fantasiados com roupas de papel crepom. Grupos tradicionais eram os blocos da padaria da D. Cristina, do S. Jorge do Bazar São Paulo, do Zé Nogueira, da tia Lígia, da Suzana”, lembra!
A origem da comemoração é de 1923, no Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Santos. O clube criou como jargão a frase “Dona Dorotéia, vamos furar aquela onda”?. Não precisou muito para a folia receber, assim, a alcunha de “Banho da Dorotéia”. Após a farra, os integrantes dos blocos vestidos com papel crepom colorido se jogam do píer, derretendo as fantasias e tingindo as águas do mar. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Litoral Virtual Superchic

Litoral tem nova apreensão de ecstasy
Advogado é preso com 33 comprimidos na porta de boate em Maresias, em São Sebastião

São Sebastião - O advogado M.A.M., 33 anos, foi preso na noite de anteontem, em São Sebastião, acusado de tráfico de drogas. Segundo a polícia, ele foi flagrado com 35 comprimidos de ecstasy no bolso quando entrava em uma boate em Maresias.
A polícia informou que o suspeito mora em Piracicaba e estava no litoral a passeio com a mulher.
O flagrante aconteceu por volta das 23h. A Polícia Militar decidiu fazer uma operação na entrada da boate depois de receber denúncias do tráfico no local.
O suspeito vai ficar detido na Cadeia Pública de São Sebastião. Na manhã de anteontem, outra prisão semelhante foi feita por uma equipe do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos.
Na mesma boate, onde acontecia um Carnaval eletrônico, o desempregado J.R.P., 23 anos, foi preso acusado de vender os comprimidos. Ele estava com 12 cápsulas de ecstasy.
MACONHA - Policiais da Força Tática de Ubatuba apreenderam na noite de anteontem 665 gramas de maconha escondidos na casa do menor D.M.S., 17 anos.
Os policiais estavam em patrulha no bairro Pedreira, por volta das 23h, quando notaram o menor em atitude suspeita. Quando avistou a viatura, o menor tentou fugir mas foi detido e encaminhado até sua casa. Com autorização da mãe, foi realizada uma busca e encontrados em seu quarto mais três tabletes de maconha. (Fonte: ValeParaibano)

MP investiga uso de carro oficial

São Sebastião - O Ministério Público de São Sebastião impetrou ação civil pública contra o vereador Marcos Leopoldino (sem partido) por suposto uso indevido dos carros oficiais da Câmara no período em que ele ocupou a presidência da Casa.
Leopoldino presidiu o Legislativo de 2002 a 2004. O vereador foi reeleito em outubro do ano passado. O inquérito foi aberto no ano passado com base em denúncias apresentadas ao MP.
A ação civil pública foi impetrada na semana passada pela promotora Ana Cristina Chami. O MP pediu o ressarcimento do dano patrimonial causado aos cofres públicos, perda das funções públicas, suspensão dos direitos políticos, entre outras sanções.
A promotora não foi localizada ontem para comentar o assunto. Na ação, ela relata que no transcorrer das investigações feitas pelo MP constatou-se que vários funcionários e mesmo vereadores requisitam ao gabinete do presidente o uso dos carros oficiais para fins particulares.
A promotora informou ainda na ação que 'os requeridos (Leopoldino e seu chefe de gabinete, Rafael Nascimento), permitiam e autorizavam que tais pessoas físicas utilizassem bens integrantes do acervo patrimonial da Câmara com vistas à satisfação de interesses privados, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie'.
A promotora afirma ainda no documento que 'inúmeras viagens que não possuíam qualquer relação com o interesse público foram permitidas em proveito particular dos benefícios e em detrimento do patrimônio e da moralidade pública'.
Ela afirmou na ação, que após análise de documentos teria ficado comprovado que as viagens foram feitas em carros públicos, com combustível pago pelo contribuinte e não tinham qualquer finalidade de beneficiar a comunidade. (Fonte: ValeParaibano)

Político diz que seguia normas

São Sebastião - O vereador Marcos Leopoldino (sem partido) disse que não foi notificado da ação movida pela Promotoria e pretende apresentar sua defesa no caso.
Segundo o parlamentar, ele não pode ser responsabilizado pelo eventual uso indevido da frota oficial do Legislativo.
"Eu seguia todas as normas. Quando o vereador fazia a solicitação e apresentava a justificativa, eu liberava a viagem. Se havia alguma irregularidade, o vereador que usou o veículo é o responsável", disse. O Legislativo de São Sebastião tem seis carros oficiais. Segundo Leopoldino, durante sua gestão à frente da Câmara, foi feita uma economia de R$ 4 milhões.
O atual presidente, Wagner Teixeira (PV), disse que pretende limitar ainda mais os gastos com combustíveis dos vereadores.
Ele fez uma consulta ao departamento jurídico da Câmara para responsabilizar eventualmente até os motoristas se houver comprovação de uso irregular dos carros oficiais. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara aprova projeto que altera “Lei dos Estagiários”

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou, ontem à noite, em regime de urgência especial, o projeto de lei 001/2005, de autoria do prefeito Juan Garcia, que altera a lei 1.478/01 sobre estágio de estudantes de cursos profissionalizantes, ensino médio e superior. Antes da sessão, os vereadores se reuniram com um grupo de estagiários da prefeitura, exonerados na semana passada.
O projeto recebeu quatro emendas. Pela emenda modificativa 01/05, do vereador Wagner Teixeira, o auxílio-estágio passa a abranger os alunos do “ensino especial”. Já a emenda modificativa 02/05, das comissões de Justiça e Finanças da Câmara, trata da correção salarial dos estagiários, que passa a ser de acordo com o funcionalismo público municipal.
A emenda aditiva 01/05, elaborada pelas mesmas comissões, formadas pelos vereadores José Cardim de Souza, Marcos Leopoldino, Solange Rodrigues e Marcelo Filho do Marinho, estabelece as disposições das vagas para estágio pelo convênio entre prefeitura e CIEE (Centro de Integração Empresa Escola): 100 para estudantes do ensino superior, 40 ensino médio profissionalizante e 20 ensino médio regular. Ainda nesta emenda constam critérios para seleção de estagiários pelo CIEE: ter estudado no município no ensino fundamental para as vagas de curso profis-sionalizantes ou regular e por dois anos para as vagas de nível superior; apresentar comprovante de residência no município há dois anos; e ter renda familiar até cinco salários mínimos.
A cota de 5% para portadores de deficiências também foi estabelecida no projeto. Por último, a emenda supressiva 01/05, do vereador e presidente da Câmara, Wagner Teixeira, retira os artigos 1º e 2º do projeto encaminhado pelo prefeito, que tornavam obrigatória a carga horária de oito horas diárias. Com isso, o expediente dos estagiários passa a ser de seis horas.
Para os estudantes, as medidas são positivas. “Realmente não dá para trabalhar oito horas se a gente precisa ir para a faculdade”, disse um estagiário da prefeitura, que preferiu não se identificar, logo após a aprovação do projeto.
De acordo com vereador Robson Ceará, líder do governo na Câmara, os vereadores da bancada irão analisar junto com o prefeito Juan Garcia as mudanças feitas no projeto. A proposta foi apresentada na semana passada, porém, Ceará não conseguiu a adesão dos vereadores de oposição, maioria no plenário, para votação em regime de urgência sem a inclusão de emendas.
Na ocasião, em entrevista ao Imprensa Livre, o prefeito disse que a prefeitura não poderia ter dois expedientes diferenciados, um para servidores e outro para estagiários. Ele também ressaltou que o projeto havia sido encaminhado à Câmara de São Sebastião bem antes da primeira sessão.
Quanto à contratação de deficientes físicos, Juan salientou que isto já é previsto pela Constituição Federal. O prefeito ainda enfatizou que as alterações se devem ao fato de alguns estagiários terem ingressado ações judiciais contra a prefeitura pelo fato da lei vigente prever “reajustes mensais” dos salários. Por causa disso, alguns estagiários foram exonerados, com a garantia de recontratação após a mudança na lei.
O valor do auxílio-estágio está na ordem de R$ 396,00 mensais para estudantes de cursos profissionalizantes ou médio e R$ 528,00 para alunos do ensino superior. A seleção é feita por meio de convênio já existente com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mary´s Casa na Fortaleza

Torne-se um piloto desportivo em 10 dias

Ubatuba - Pilotar um avião não é lá uma tarefa do outro mundo. É fácil e prazeroso. Fazer curso teórico para obtenção de uma simples licença de piloto privado... é muito chato. Porém, em Ubatuba, já é possível tornar-se piloto desportivo em até 10 dias, dependendo do tempo e dinheiro.
A Escola Americanense de Aviação (EAA), através de sua filial em Ubatuba, está oferecendo cursos de piloto desportivo (CPD) que habilita vôo local e piloto de recreio (CPR) que habilita voar em rota.
Para se habilitar como piloto desportivo (CPD) o candidato deve se submeter a um programa mínimo de instrução de 15 horas. Para habilitar-se como piloto de recreio deve se cumprir mais 15 horas, onde o piloto estará habilitado a voar em rota. O valor da inscrição é de R$ 150,00, e a hora de vôo sai por R$ 260,00. E escola possuí 3 aeronaves, um Coyote para instrução CPD, um Mirage-3 e um Toxo II (demonstração), ambos para instrução CPR.
É possível também fazer vôos de ultraleve com decolagem no aeroporto de Ubatuba. Segundo o proprietário da EAA, Antonio Carlos Camargo, a sensação de voar em Ubatuba é indescritível. O cenário é maravilhoso oferecendo vários cenários deslumbrantes.
Os vôos de ultraleve custam R$ 50,00 e R$ 100,00 (Toxo II).
Os telefones da EAA são (12) 3832.7870 Ubatuba,  (19) 3467.2122  e 3467.1420 em Americana.
Confira amanhã reportagem completa sobre a Escola Americanense de Aviação (EAA).

Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

Ubatuba - Acontece nesta quinta-feira, 10/02/2005, às 19:00horas, importante reunião promovida pelo COMUS (Conselho Municipal de Saúde), para escolha de representantes dos usuários do sistema único de saúde que farão parte do CONSELHO GESTOR DA SANTA CASA DE UBATUBA. Conforme edital já publicado na imprensa, poderão participar da reunião e da escolha entidades não governamentais usuárias do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE(SUS), tais como sociedades amigos de bairro, entidades sociais (APAE, ADUBA, Assoc. dos aposentados, etc.), e de classe (assoc. dos Engenheiros, Assoc. Comercial, etc.).
A reunião terá como objetivo:
1 - escolha dos representantes de usuários no Conselho Gestor da Santa Casa de Ubvatuba;
2 - cadastrar as entidades interessadas em participar do processo de escolha dos representantes de usuários nos futuros conselhos gestores de unidades a serem formados nas unidades de saúde municipais;
3 - cadastrar entidades interessadas em enviar representantes para participação no "Curso para formação de Conselheiros Municipais de Saúde", a ser realizado em breve em parceria entre o COMUS e as secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
Para paticipar da reunião e do processo de escolha dos representantes dos usuários no conselho gestor da Santa Casa de Ubatuba, deverão ser apresentados os seguintes documentos, pelos representantes das entidades, antes do início da reunião:
1 - Estatuto da Entidade registado em cartório;
2 - Ata de Fundação da entidade;
3 - Ata de posse da atual diretoria da entidade;
4 - Cartão de CGC/CNPJ;
5 - Documento assinado pelo presidente da Entidade, quando o mesmo não estiver presente;
6 - Indicação do endereço da sede atual da Entidade no Município de |Ubatuba.
A reunião acontecerá na sede da Associação Comercial de Ubatuba, à rua Dona Maria Alves, 587, no dia 10/02/2005, às 19:00horas.
O Presidente do COMUS, Maurício Moromizato, ressalta a importância da participação do maior número possível de entidades pois os conselhos gestores são um grande avanço no controle social do SUS, representando uma excelente oportunidade para a comunidade exercer de fato a cidadania.

Ação Litoral
 
Artigo Topo

O Guaruçá saiu do buraco
Julinho Mendes

É por isso que eu falo: É preciso mudar! Mudando alguma coisa acontece de diferente, acaba o vício, sai o ranço, o novo quer mostrar serviço, enfim, as coisas começam a fluir. O povo mudou a política administrativa e o reflexo dessa mudança já observamos na cidade. Os enfeites de Natal que vimos na cidade foram conseqüência dessa mudança. O mês de janeiro veio com força no Esporte, com o Agito Vanguarda no rancho dos Skates, anunciando Ubatuba na TV. Em fevereiro a avenida Iperoig já estava enfeitada para o carnaval. Isso é resgate! Resgate sim, porque há quanto tempo não se vê um enfeite decente na avenida? Há quanto tempo não se vê um bloco carnavalesco tocando marchinhas e arrastando famílias com crianças e idosos nas ruas do centro da cidade? Esse foi o Guaruçá. O bicho guaruçá pressentiu a mudança e sai do buraco resgatando o carnaval com marchinhas em Ubatuba. Isso porque houve uma mudança. Mudou-se os secretários, a FUNDART tem um novo presidente; e nesses, observamos uma vontade grande de trabalho, de transformação, de querer incentivar e apoiar a cultura local.
Foi um carnaval muito rápido, com muita chuva em seus preparativos, mas aconteceu e seus principais protagonistas (Os blocos: Guaruçá, Galo da meia noite, Garça, Fio de Ouro do Itaguá, Recordar é viver, Caxorrada e outros) levaram à mídia que Ubatuba teria carnaval. Parabéns a esses blocos e a seus foliões e carnavalescos.
Como é bom mudar! Nunca em minha vida de folião e carnavalesco, havia presenciado um secretário de turismo e um presidente da Fundart, envolvido no meio da folia de momo. Parabéns secretário de Turismo, Sr. Luis Felipe Azevedo. Parabéns presidente da Fundart, Sr. Martimiano Nelson. Vi vocês no meio dos foliões, junto aos Guaruçás, juntos aos Caxorrões, junto aos Garças, aos Fios de Ouro, aos Recordar é Viver,... Vi vocês preocupados com a segurança de nossos foliões e turistas, dando assistências, mudando decisões para não quebrar as tradições e principalmente sentindo na pele o que é uma manifestação popular, sentindo o que nós foliões passamos para levar e dar ao povo local e turistas, um pouco de alegria. Vocês viram e sentiram que não é Fácil!
É muito bacana isso, viu Sr. Luis Felipe Azevedo e Sr. Martimiano Nelson, vocês estarem no meio da rua junto ao povo, experimentando, observando, sentindo, brigando, passando nervoso, sufoco,... É com essa experiência que vocês saberão organizar as ações para um próximo evento, seja carnaval, semana santa, festa de São Pedro,... É assim que um administrador deve fazer, saindo à rua, se misturando com o povo e sentindo todas as emoções populares. Não é indo aos camarotes da Sapucaí, ou indo aos trios elétricos da Bahia, ou até mesmo ficando dentro de casa; é saindo do buraco é que se vai saber o que acontece na cidade num dia de folia. Parabéns também à toda Guarda Municipal, ao pessoal da secretaria de Transito sob o comando do secretário Vella.
O GUARUÇÁ saiu do buraco junto com a SETUR, FUNDART, resgatando o verdadeiro carnaval de marchinhas de Ubatuba. O resgate também veio através da bateria do Bloco do Garça do Perequê-Açú e da Mocidade Alegre do Itaguá, prenunciando as escolas de samba para o carnaval de 2006.
Como diz meu pai Isaias Mendes: “Plantando dá, não plantando dão.” Não precisamos ir para a Sapucaí, para a Bahia, para Parintins, e nem para São Luiz do Paraitinga, basta investir no potencial humano e cultural que essa cidade tem. Se eu planto, eu tenho, se eu não planto, tenho que comprar de fora.

Julinho Mendes
Ubatuba, 10/02/2005

Opinião Topo

Várias Considerações
Ronaldo Dias


O lixo que fica - Todo ano, o mesmo assunto toma conta dos noticiários regionais. O que fazer com tanto lixo que sobrou da temporada? As prefeituras gastam fortunas de seus contribuintes para coleta e transporte. Para a disposição final, não encontram soluções. Não encontram, não querem ou não existe solução que atenda as exigências da CETESB? Circulo vicioso. Como, recolher, transportar e dar destinação sanitária atendendo até 15 vezes mais o volume gerado pelas populações fixas? As prefeituras utilizam quais recursos para cobrir estes gastos astronômicos? Quanto que o governo do Estado colabora, já, que os geradores de lixo e, o próprio lixo excedente vem de outras cidades do estado? A CETESB dá alternativas exeqüíveis? Se dá, porque não se cumpre? Se não dá, porque não da? Não da porque não quer, ou não dá porque não tem? Que nota daremos para os que não querem e para os que querem o que não tem? Não há problemas desta ordem que não tenha solução!

Urbanizar as praças - Excelente a iniciativa das urbanizações das praças. Muito bom mesmo. Parabéns!”. Como toda urbanização em todas as urbes, as reurbanizações carecem apenas de arquitetura de conjunto para agradar e devolver o espaço, para uso da população, em particular, idosos e crianças . O mais difícil, tem sido manter a urbanização. A permitir a continuidade da ocupação, e uso delas, pelos MENDIGOS, DOENTES MENTAIS (despejados aqui por municípios vizinhos) TOMADORES DE CONTA e AMBULANTES, com as desculpas pela opinião direta, melhor redirecionar os recursos ( já escassos) destas reurbanizações para parques infantis.

Evento Da Santa Casa - Com tanto capital excedente que pode ser vendido para quem quer usar e, não cedido gratuitamente e com ônus para os moradores como vem sendo feito, Ubatuba ainda precisa, contando com a colaboração de boas almas, promover, imaginem, um YaiKssoba a R$ 8,00, para compra e reposição de diversos materiais! Não é possível. Receber tanta gente, e depender tanto, de tão poucos. Inacreditável. Será que é assim mesmo ou algumas coisas estão erradas?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

-

 
Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br
O envio de foto caracteriza autorizada a sua publicação e identifica o remetente como autor.

Ubatuba-SP

Ilhote Maranduba, Pulso e Caçandoca - Emilio Campi


Ilhote Maranduba/Pulso
 ©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor